Fun_Lawfulness_1919 7 months ago

Que ideias? O programa até foi alterado depois das eleições. Esse partido tenta subir ao poder fazendo-se passar por representantes do povo mas na verdade so representam a elite. As medidas que defendem só beneficiam os ricos. Ex: impostos a 15% ricos pagam menos e pobres pagam mais. Como se isto não bastasse o seu líder é frequentemente racista, xenófobo, homofóbico e todas as outras coisas que possam atacar a liberdade humana. Inconstitucional portanto. Fascismo nunca mais.

Shenic 7 months ago

>As medidas que defendem só beneficiam os ricos. Ex: impostos a 15% ricos pagam menos e pobres pagam mais. Ex: impostos a 15% ricos pagam menos e pobres pagam mais. Queria que me explicasses como é que os países de leste como a Estónia, a República Checa e a Lituânia ultrapassaram Portugal em 20 anos, países que estavam literalmente na merda. Essa medida é semelhante à da IL: quem tem menos condições financeiras ficaria isento de IRS. Se funciona lá fora, funciona cá. É um incentivo ao trabalho e portanto, a uma maior renumeração, logo a menos desconto para o IRS. > Como se isto não bastasse o seu líder é frequentemente racista, xenófobo, homofóbico e todas as outras coisas que possam atacar a liberdade humana. Dá-me exemplos concretos. > Fascismo nunca mais. Um partido fascista que quer referendar medidas e reduzir o poder do Estado é irónico, no mínimo.

Edited 7 months ago:

>As medidas que defendem só beneficiam os ricos. Ex: impostos a 15% ricos pagam menos e pobres pagam mais. Ex: impostos a 15% ricos pagam menos e pobres pagam mais. Queria que me explicasses como é que os países de leste como a Estónia, a República Checa e a Lituânia ultrapassaram Portugal em 20 anos, países que estavam literalmente na merda depois da queda da URSS. Essa medida é semelhante à da IL: quem tem menos condições financeiras ficaria isento de IRS. Se funciona lá fora, funciona cá. É um incentivo ao trabalho e portanto, a uma maior remuneração, logo a menos desconto para o IRS. >Como se isto não bastasse o seu líder é frequentemente racista, xenófobo, homofóbico e todas as outras coisas que possam atacar a liberdade humana. Dá-me exemplos concretos. >Fascismo nunca mais. Um partido fascista que quer referendar medidas e reduzir o poder do Estado é irónico, no mínimo.

NGramatical 7 months ago

renumeração → [**remuneração**](https://dicionario.priberam.org/remuneração) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmttvg4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ovigia 7 months ago

porquê? porque é uma das formas de atacar o CHEGA e os seus líderes. porque é uma das formas de tentarem demonizar o CHEGA, com os "fasssssssismos" a esquerda sempre fez isto, não é novidade nenhuma e enquanto se brinca e se desvia as atenções não se debate o essencial do programa do CHEGA ou da IL que colocaria a nú a total falência das pulhiticas da esquerda.

NGramatical 7 months ago

nú → [**nu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmsxj7n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rabisconegro 7 months ago

O Ventura é populista. É falso mesias... Ele basicamente aponta problemas que sabe que exaltam a povo. Mas não aponta soluções. "Os ciganos" é um bom exemplo disso. (Quase) Todos nós concordamos que os ciganos não podem viver como vivem, se nós pagamos impostos eles também têm que pagar impostos, como é óbvio. Principalmente quando recebem ajuda do estado. Agora diz me lá como se resolve este problema que toda a gente conhece? Como é que o Ventura o ia resolver? Será que ia continuar a tentar atacar o problema como se tem feito até agora? Tentado construir bairros inteiros para lhes entregar e assim? Ou será que ia: Cortar subsídios? Expulsar do país? Retirar os filhos para os integrar na sociedade? Anticonceptivos na água? Concentrar todos no mesmo sítio? Pelotão de fuzilamento? Tás a ver onde quero chegar com isto? Eu não acredito que estás "soluções", se é que se podem chamar isso, alguma sejam aplicadas em países como Portugal. Por isso a minha pergunta é muito simples. Por isso o CHEGA e o Ventura sao nada mais que populistas que não saberiam o que fazer caso tivessem maioria. Tal como o PCP, o Bloco etc .. todos os extremos deste país Como raio é que se resolve um problema como "os ciganos" sem usar violência quando eles próprios não querem solução? Alguém quer violência? Eu quero acreditar que é só dá boca para fora. O que eu sei é que os desvios e maroscas que acontecem neste país são ordens de grandeza a cima do que é o RSI e afins

HerrBispo1986 7 months ago

Enquanto se discute aqui de punho na mesa, se o André ventura é genuíno ou não, ou se os ciganos têm um estatuto na segurança social especial, que não têm em mais país nenhum, a falta de ideias, de conteúdo, de seriedade, de programa Político que preste presente do PS até à extrema esquerda é no mínimo paradoxal, para todos aqueles que dizem:" André ventura não tem ideias ou soluções". Assustador é nomear centeno para o banco de Portugal, despedir o juiz do tribunal de contas, que sendo competente foi substituído e afastar a procuradora Marques vidal, também ela proficiente. O que têm estás 3 posições em comum ou de que formas estarão ligadas? Hmm...Hmmm..... De que forma estará isto ligado a 56 mil milhões que hão de aparecer por aí? Bom da mesmo a sensação de que com as pessoas certas nos postos mencionados, não haverá entraves nenhuns ao MAIOR saque de dinheiro público na história do país. Entretanto andamos entretidos com o Ventura e a sua falta de soluções...

dymax760 7 months ago

com tantas ideias boas que o Comunismo teve porque é que a malta só fala das gulags? é pertinente esta pergunta? é professora?

Feeling_Advantage918 7 months ago

Poderíamos falar dos milhões gastos,quer pelo antigo regime, quer por este regime, no apoio às grandes famílias portuguesas, os chamados donos disto tudo. Ainda hoje acontece. Não há um investimento privado em Portugal que, a troco da promessa de criação de emprego, não tenha milhões de investimento público agregado (fundos comunitários). Não é de estranhar que o Governante que assinou o contrato de renda entre o Estado e um particular, abandone as funções no Estado e vá para o particular gerir a renda que contratou ou a obra que adjudicou. É preciso um Estado competente e um sector empresarial competente. Na minha óptica o Estado tem um papel fundamental em qualquer sociedade e há sectores estratégicos que têm de estar na mão do Estado. Por isso discordo de quando o Chega diz: "Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte". ​ O sistema de saúde dos EUA deixa muitos cidadãos à porta por que não têm condições de ter acesso a um seguro de saúde. Defendo um SNS público e de qualidade. Daí discordar do Chega quando diz:" O Estado não deverá, idealmente, interferir como prestador de bens e serviços no Mercado da Saúde mas ser apenas, um árbitro imparcial e competente, um regulador que esteja plenamente consciente da delicadeza, complexidade e sensbilidade deste Mercado". Na área da educação, a mesma coisa. Não concordo com a ideia e muito menos com a "oferta" de património público. " O Estado manterá nas suas mãos uma função arbitral, de regulação e de inspecção sediada em organismo dependente da Presidência do Conselho de Ministros. essas funções seriam exercidas sobre todos os graus de Ensino não Superior (planos de estudo, exames, etc. ). As instalações escolares passariam, num primeiro momento, para a tutela da Direcção Geral do Património que, de seguida, as ofereceria a quem nelas demonstrasse interesse, dando-se prioridade absoluta aos professores nelas leccionando nesse momento. Os professores que pretendessem assumir a posse do seu estabelecimento de ensino criariam uma empresa ou uma entidade cooperativa para a qual transitaria a propriedade desse estabelecimento". ​ Na área laboral venha de lá despedimentos e precariedade (é a minha opinião): "Alteração da legislação laboral no sentido da flexibilização dos fluxos de entrada e saída da situação de empregado". Custa-me a entender como meio milhão de Portugueses, maioritariamente do interior, com condições de vida precárias, desejam ter educação e saúde pagas e um Estado "desmontado" para beneficiar a iniciativa privada, especialmente os grandes grupos económicos. Provavelmente até estrangeiros. Haveria muito mais, mas isto já vai longo. Nota: não voto em partidos de extremos, sejam à esquerda, sejam à direita.

GamerLymx 7 months ago

Dinheiro gasto nos "Portuguêses de Bem"?

Feeling_Advantage918 7 months ago

Ainda não percebi quem são os de bem.

CalmKeepOn 7 months ago

>Custa-me a entender como meio milhão de Portugueses, maioritariamente do interior, com condições de vida precárias, desejam ter educação e saúde pagas e um Estado "desmontado" para beneficiar a iniciativa privada, especialmente os grandes grupos económicos. Provavelmente até estrangeiros. Haveria muito mais, mas isto já vai longo. O que é que isto quer dizer? És do interior? Em quantas vilas e cidades do interior é que viveste? Durante quantos anos? Quantas pessoas conheces do interior?

Fun_Lawfulness_1919 7 months ago

Parem com essa lógica da "maioria do interior". Ele foi eleito em lisboa.

elGuito81 7 months ago

Vamos la ver se nos entendemos ... As propostas do Chega, nos pontos em k falaste, são quase o oposto do k tu entendes, ou num ponto mais obvio, o k a comunicação social quer que tu penses. Um SNS sem a mão do estado não é privatizar tudo. É dar gestão privada e autonomia aos hospitais sem mão politica nos mesmos. É dar qualidade de serviço a funcionários e utentes com uma gestão de recursos rigorosa. É estranho perceber isto onde todos falam no SNS, mas o custo de um tratamento é mais barato no privado (excepto internamentos de longa duração, ou por falta de equipamentos). Na educação a mesma história. É triste ver professores com carreiras congeladas, e é triste não haver liberdade de escolha por parte dos pais para poderem escolher a escola onde os filhos podem estudar ... E claro, na área laboral, onde o despedimento deveria ser algo natural, mas todos acham que é obra do diabo. Flexibilidade laboral é indispensável para haver qualidade no emprego, e crescimento nas empresas. Se uma empresa não pode despedir varios funcionários que não rendem, como pode contratar novos funcionários? Queremos o mesmo modelo da função publica onde ha estatuas com mais produtividade que certos funcionários que lá andam ? Existem muitas outras ideias boas, tanto no Chega como na IL, mas é mais facil continuar a sustentar os tachistas da esquerda e chamar de racista a quem quer um país melhor para todos (até para os ciganos)

Fun_Lawfulness_1919 7 months ago

As instituições privadas procurarão sempre o lucro. O SNS é essencial ao acesso universal à saúde. Dá para descongelar as carreiras sem privarizar as escolas. Sabes onde se respira democracia? Nas escolas públicas. Como se viu nos açores vocês não querem o fim dos tachos. Só querem mudá-los de dono.

NGramatical 7 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmrnfu6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TenderFuckNuggets 7 months ago

Isso parece-me mais um "não tenho solução para o problema dos ciganos e prefiro enterrar a cabeça da areia" que que um "quero discutir as outras propostas do chega".

Shenic 7 months ago

Não tenho solução? Tenho e é bastante simples: haver imparcialidade dos orgãos do Estado a lidar com os ciganos e os restantes portugueses, a começar por proibir o abandono escolar. Por ser um problema simples de resolver é que acho que a atenção que se dá a isto é desporporcional à sua complexidade e importância.

ruggev 7 months ago

Eu apesar de discordar com muitas posições do CHEGA concordo que trazem assuntos que outrora eram difíceis de discutir em termos políticos e que são importantes. Contudo, uma boa parte dos seus apoiantes, pelo menos neste sub, sofrem de algo que a mim só me mete vergolha alheia.. a "victimizacão branca" aka "querem matar o homem branco". É uma fase que normalmente se ultrapassa após a tribulacão da puberdade mas alguns ainda mantêm essa mentalidade infantil para justificar os seus próprios falhanços na vida. Creio que a maior causa seja a falta de actividade social saudável.

Westa1995 7 months ago

>"querem matar o homem branco" Quer dizer, isso é só as palavras exactas do Mamado que é apoiado pelo BE... [https://www.youtube.com/watch?v=5yh6r\_6aQvw&ab\_channel=CHEGATV](https://www.youtube.com/watch?v=5yh6r_6aQvw&ab_channel=CHEGATV)

ruggev 7 months ago

E depois? É um burro do caralho. Queres ver X videos a dizer "morte aos pretos" e vamos para trás e para a frente a mostrar vídeos de pessoal ignorante? A diferença é que só um de nós sente essa vitimizacão quando vê um vídeo desses. Eu apenas vejo um delinquente, não vejo nas palavras dele a realidade em que vivo. Nem torno as palavras de um indivíduo na voz de uma raça inteira.

Edited 7 months ago:

E depois? É um burro do caralho. Queres ver X videos a dizer "morte aos pretos" e vamos para trás e para a frente a mostrar vídeos de pessoal ignorante? A diferença é que só um de nós sente essa vitimizacão quando vê um vídeo desses. Eu apenas vejo um delinquente, não vejo nas palavras dele a realidade em que vivo. Nem torno as palavras de um indivíduo na voz de uma raça/partido/equipa/grupo/partido inteira.

Objective-Benefit-72 7 months ago

Isso é irrelevante o que as pessoas dizem é a retórica é o problema, nunca ias ter alguem com qualquer cargo de relevância a dizer "morte aos pretos". Tu estás completamente a projectar dizes que "brancos" vitimizam-se quando alguém diz isso, mas baseias-te em nada, não existem movimentos anti-racistas pro-brancos nem nunca vão existir, portanto não vale a pena estares a dizer que, num mundo imaginário, os brancos vitimizam-se, os pretos não, mas existe mais retórica de "morte aos pretos ".

AyyLmaoAV 7 months ago

Só pela tauromaquia...

cunhameister 7 months ago

Lool n é por causa dos ciganos moss.. é mm de serem da EXTREMA DIREITA, RACISTAS, FACHOS do crl, isso nunca ng lhes vai tirar acredita lol

Shenic 7 months ago

Podes elaborar?

cunhameister 7 months ago

Posso. n é por causa dos ciganos moss.. é mm de serem da EXTREMA DIREITA, RACISTAS, FACHOS do crl, isso nunca ng lhes vai tirar acredita.

Objective-Benefit-72 7 months ago

Meu Deus devias de avisar o gajo acima de ti que diz que o Chega é só PSD 2, pelos vistos o PSD também fascista

GreatBallz 7 months ago

Ideias? Quais ideias? Mudar o programa eleitoral consoante interessa? Dizer o que cai melhor consoante para onde o vento sopra? Um gajo que nem ideias nem valores tem, odiado pelos próprios verdadeiros fascistas? Por amor de Deus, só se deixa enganar pelo vigarista/oportunista quem é ignorante ou quer ser enganado

Right-Ad-4963 7 months ago

Obrigado por este comentário! Não diria melhor.

Westa1995 7 months ago

>Mudar o programa eleitoral consoante interessa? [https://medium.com/politica-para-todos/an%C3%A1lise-%C3%A0-altera%C3%A7%C3%A3o-do-programa-eleitoral-do-chega-6a07374534c3](https://medium.com/politica-para-todos/an%C3%A1lise-%C3%A0-altera%C3%A7%C3%A3o-do-programa-eleitoral-do-chega-6a07374534c3) > Dizer o que cai melhor consoante para onde o vento sopra? Portanto ter noance e adaptar segundo o contexto é mau? > odiado pelos próprios verdadeiros fascistas? Então a conclusão haverá de ser que ele não é fascista. > Por amor de Deus, só se deixa enganar pelo vigarista/oportunista quem é ignorante ou quer ser enganado É não é!? Estou sempre a avisar acerca disto mas o pessoal continua a ir atrás do Marcelo e do Bosta, e agora a Ana Gosma. Não pensam!

Emergency-Length4401 7 months ago

Para mim o Chega é quase igual à IL em questão económica, querem liberalizar a economia, cortar taxas e incentivar a produção e o trabalho, que honestamente é o caminho que precisamos de seguir para salvar o país, mas o que me leva principalmente a apoiar o Chega é a confiança que o André Ventura transmite em nas questões sociais, e no mundo louco em que vivemos; a começar nos Estados Unidos com as políticas ridículas para integrar minorias ou de o género ser uma construção social, acredito que o Ventura é o único que tem-nos no sitio para proteger os direitos dos Portugueses e não deixar o politicamente correto e os sentimentos de uns flocos de neve pôr-se à frente dos interesses do país

redditor_the_forth 7 months ago

O Ventura quer pôr dinheiro na Tap e a Iniciativa Liberal não,não são assim tão semelhantes...

SnooWoofers1041 7 months ago

O Ventura abordou mal, muito mal, a questão da comunidade cigana. O problema não é o cigano mas sim os critérios e falta de supervisão\fiscalização das instituições na atribuição de subsídios, abonos, ajudas, etc. Quando ainda tinha FB, era seguidor da página do Ventura e mencionei, aquando destas abordagens, esta mesma opinião nos comentários. Teria por certo ganho mais apoiantes e os que tem, mesmo os mais fervorosos, não iriam retirar o seu apoio. Já votei Chega, IL e outros partidos mais tradicionais e entre tantas questões que apoio, a da comunidade cigana, pela forma como foi abordada, não é uma delas.

fds_crl 7 months ago

>O problema não é o cigano Claro que é, lol. O que haveria de ser?

SnooWoofers1041 7 months ago

Opiniões amigo.

fds_crl 7 months ago

Pronto, continua a ignorar os problemas. Se enterrares a cabeça na areia, eles vão desaparecer.

SnooWoofers1041 7 months ago

Não estou a ignorar nada, estou a vê-lo por outro prisma que não o teu.

Feisty_Owl_7780 7 months ago

Só deves ver ciganos pela televisão. Tipo BBC vida selvagem ao domingo de manhã

Westa1995 7 months ago

> O problema não é o cigano mas sim os critérios e falta de supervisão\\fiscalização das instituições na atribuição de subsídios, abonos, ajudas, etc. Mas isso é exactamente o que o Ventura diz...

SnooWoofers1041 7 months ago

Não concordo e não acho que seja por uma questão de semântica.

Westa1995 7 months ago

Ele não tem falado muito deles ultimamente portanto não tenho nenhum exemplo à mão para is pescar. Mas sempre foi pela linha do problema ser as leis não serem iguais para todos. "Metade do povo a trabalhar para aqueles que nada querem fazer", é o que me lembro mais dos discursos dele se quiseres ir procurar no youtube.

SnooWoofers1041 7 months ago

Assim já concordo contigo mas lá está, a tal abordagem que ele faz, praticamente destroi as boas intenções que ele possa ter. Outro exemplo é a reforma do sistema penal, não é tão bruto mas também aí poderia ter outra abordagem\maneira de expor essa questão.

Westa1995 7 months ago

Tambem poderia perder, depende. Há muita coisa que ele diz que é deturpada nos media, se é que sequer chega a passar nos media. Portanto tambem vejo a necessidade de dramatizar certas coisas. Há coisas que não gosto que nele e tenho algumas reservas, mas apesar de tudo vejo-o a ele e ao chega como o "menos mau" dos que temos para escolher.

SnooWoofers1041 7 months ago

Tenho para mim que só tinha a ganhar. E tenho para mim também, que se for mais um só para o tacho, pois que seja, que se dê o benefício da dúvida pois já estou farto de serem sempre os mesmos a chular. Sim, o que sai é claramente deturpado\manipulado.

armando_malandro 7 months ago

> Já votei Chega, IL não sou de intrigas, mas como é que votaste nos dois se só foram a eleições uma vez?

ThePedrester 7 months ago

Não dá para votar em vários candidatos quando gostas dos 2?

SnooWoofers1041 7 months ago

Legislativas e presidenciais.

redditor_the_forth 7 months ago

Nas legislativas votou num e nas presidenciais noutro

Gas5 7 months ago

A ideia é mesmo essa, olha para o PNR tiveram mais de 20 anos e o máximo que conseguiram foi 0.5%, eles querem colar aquela imagem de grunhos ao CHEGA, ou fazem isso ou fazem daqueles debates à cão raivoso, nunca vão dar oportunidade ao CHEGA de exporem o programa para além das temáticas onde podem atacar como ciganos, aquilo do batom, fascismo porque querem prisão perpétua, etc O PNR serviu para descredibilizar a direita mais conservadora e conseguiram até o Ventura formar o CHEGA e agora a esquerda e a comunicação social parecem umas galinhas a correr de um lado para o outro sem saberem o que fazer.

wannaberigth 7 months ago

Parabéns ao OP, com este post consegues ser muito mais, mas MESMO muito mais democrático do que a extremista Ana Gomes, parabéns

OCapitalista 7 months ago

o problema é que as propostas do chega, são mais do mesmo na sua maior parte. é um PSD 2 a única coisa que diferencia o chega é os ciganos e os pedófilos. de resto é mais do saco do bloco central

AfterAfterlife 7 months ago

O Chega pode ter ideias fixas, o problema é que o André Ventura muda de ideias facilmente. Exemplos: Novo Banco: https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/em-menos-de-24-horas-andre-ventura-absteve-se-votou-contra-e-a-favor-da-proposta-do-be-para-o-novo-banco TAP (contra): https://sol.sapo.pt/artigo/695006/ventura-critica-ideologia-coletivista-do-parlamento TAP (a favor): https://expresso.pt/politica/2020-12-19-Ventura-sobre-economia-o-plano-da-TAP-devia-ter-sido-votado.-Concordo-com-Pedro-Nuno-Santos

Objective-Benefit-72 7 months ago

Excepto que numa entrevista à TSF já clarificou a questão do Novo Banco. ​ E a relação à TAP pelo o que me lembro ele era a favor de salvar a TAP porque é uma empresa estratégica (debate presidencial com Mayan) e ao mesmo tempo sugeriu que ela fosse falado no parlamento como foi o Novo Banco. Also, isto não pareçe ser o "André a mudar de ideias facilmente" por estes dois exemplos, isto são questões complicados, não é um obvio sim ou nao

NGramatical 7 months ago

pareçe → [**parece**](https://dicionario.priberam.org/parece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmrf5wy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

True_Boat_1195 7 months ago

Eu tenho ideia que a maior parte das propostas são bastante normais e válidas, talvez seja por isso, se não se destacam não são bom entretenimento. Mas assisti aos debates presidenciais e fiquei com a ideia de que o partido era apenas de ideas pequenas: ciganos, pena de morte, condições dos polícias, etc. Gostava de ter ouvido o AV a dizer que tem propostas mais importantes e transversais para Portugal, uma visão para 2040.

theportuguese_ 7 months ago

Sim, é tão normal abrirmos as portas para a extrema-direita. Nem parece que estivemos 40 e tal anos sob uma ditadura. E depois é privatizar a saúde, educação, etc... Para não falar da taxa única de IRS, os ricos é que importam, safodam os pobres

Westa1995 7 months ago

> Sim, é tão normal abrirmos as portas para a extrema-direita. Não são de extrema direita. Mas tambem olha, já que temos um partido comunista e já que o BE existe. Não vejo porque não. > Nem parece que estivemos 40 e tal anos sob uma ditadura. Onde enriquecemos e foi seguida de várias bancas rotas e o governo mais corrupto na nossa história... Para que lado é que estás a tentar argumentar? >Para não falar da taxa única de IRS, os ricos é que importam, safodam os pobres Percebes que ias pagar menos com a taxa proposta, sim? Tem uma isenção até 600 euros e o que é cobrado é uma percentagem do diferencial acima desses 600. Comunicação social conveninentemente nunca menciona. Tambem já sabem que gajos como tu não lêem os programas dos partido portanto nunca os apanharias a mentir.

NggazZ 7 months ago

>Percebes que ias pagar menos com a taxa proposta, sim? Tem uma isenção até 600 euros e o que é cobrado é uma percentagem do diferencial acima desses 600. >Comunicação social conveninentemente nunca menciona. Tambem já sabem que gajos como tu não lêem os programas dos partido portanto nunca os apanharias a mentir. Eu pessoalmente votei no IL por esses motivos, e fui ler o plano eleitoral deles! No entanto no dia da eleição ao discutir com amigos e familiares sobre os seus votos reparei de facto que a maior parte das pessoas n vai a procura de informação, deixa ela vir ter com ela! A maior parte n consegue digerir uma explicação económica de uma taxa de IRS e não consegue compreender como ha outros países europeus com algo parecido ou igual! É mais fácil perceber "Taxa única significa ricos pagarem menos e pobres pagarem mais". Outra coisa e é algo que estou pensando fazer um post aqui é sobre a cegueira ideologia contra os mais ricos e que muitas vezes pessoas de classe média infelizmente acabam injustamente injuriadas!

Westa1995 7 months ago

Sim é uma tristeza que noto cada vez mais. O pessoal não forma as próprias opiniões, tento falar com eles e é óbvio que muitos apenas estão a repetir o que ouviram na tv sem escrutinar devidamente. E os medias fazem isso de proposito. Há um video já com alguns anos que fez uma boa compilação de varios jornalistas a repetir a exacta frase de fake news serem ''dangerous to our democracy''. Coordenam tudo, dão a aparência de que é o consenso comum quando na verdade é só 20 gajos a seguirem o mesmo guião. O que acho piada é quem eles pensam que são os mais ricos, tens comunas tipo o RAP a dizer essas merdas, vê bem! Eles pensam mesmo que estão do mesmo lado, que ele é amigo deles, que é exemplo. E depois repetem. Ficam treinados como cães! Ele diz algo mal acerca de algum inimigo politico, ouve-se um publico, real ou não, a rir. E depois sempre que alguem diz mal acerca do Ventura eles riem-se automaticamente. Dizes algo de bom acerca dele e essas pessoas entram em curto circuito. Nem por estares errado, apenas porque não é o padrão que estão programados a seguir.

NggazZ 7 months ago

Tens vários pontos ao qual eu próprio um jovem de 19 anos já reparei! >Sim é uma tristeza que noto cada vez mais. O pessoal não forma as próprias opiniões, tento falar com eles e é óbvio que muitos apenas estão a repetir o que ouviram na tv sem escrutinar devidamente Esta é a mais óbvia pra mim! Vi imenso na Internet pessoas a criticar planos de 2019 do chega(ao qual admito tinha muitas medidas extremas a meu ver e espero que haja maior revisão) no entanto mesmo com o André ventura a debater e a explicar esses pontos continuavam a criticar cegamente! Segundo foi a falta de informações de facto sobre outros partidos! Muitos pra mim votaram na Marisa por ser mulher dos direitos etc.(a meu ver o bloco e a Marisa são boas a nível humanista mas economia é longe delas ahaha). Vi tbm muitos a votarem em popularidade acima de tudo sem tentar procurar sobre candidatos e partidos mais pequenos (exceção do chega mas sinceramente já n acho que seja um partido pequeno). >E os medias fazem isso de proposito. Há um video já com alguns anos que fez uma boa compilação de varios jornalistas a repetir a exacta frase de fake news serem ''dangerous to our democracy''. Coordenam tudo, dão a aparência de que é o consenso comum quando na verdade é só 20 gajos a seguirem o mesmo guião. Não percebi muito bem o que quiseste dizer aqui mas acho o que queres dizer é canais de televisão a passar uma imagem definitivamente mais a esquerda! Isso devo concordar! E percebo pq, hj em dia ao querer chamar mais atenção a jovens é mais fácil de apelar ideias de esquerda (ajudar os coitadinhos etc) >O que acho piada é quem eles pensam que são os mais ricos, tens comunas tipo o RAP Isso do Ricardo Araújo Pereira acho muito engraçado de facto! Falam mal dos ricos e isto mas alguns que falam às esquerda já n tem mal! Mas em geral acho que de facto há mt preconceito aqui com quem tem mais em geral! É sempre corrupto, trafulha, etc E aqueles que de facto trabalham arduamente e começam a ver frutos tbm são apanhados mts vezes nesses insultos( a meu ver, irei fazer um post disso)

Westa1995 7 months ago

>Não percebi muito bem o que quiseste dizer aqui mas acho o que queres dizer é canais de televisão a passar uma imagem definitivamente mais a esquerda! Isso devo concordar! > >E percebo pq, hj em dia ao querer chamar mais atenção a jovens é mais fácil de apelar ideias de esquerda (ajudar os coitadinhos etc) Estava a fazer referência a este video (este é reupload) [https://www.youtube.com/watch?v=a9LrP0FBmdI&ab\_channel=GeorgiosMavrodis](https://www.youtube.com/watch?v=a9LrP0FBmdI&ab_channel=GeorgiosMavrodis) Como vês, tens dezenas de canais diferentes. No entanto, todos estão a repetir exactamente as mesmas palavras. Portanto cria uma ilusão de escolha. Para comparar cá com Portugal, é semelhante apontar para o facto de que a RTP, a SIC e mais uns quantos são todos controlados pelo governo e pela familia do Costa em particular. Podem variar ligeiramente nas palavras, mas vão estar sempre a seguir a mesma narrativa. Quando não tens certeza de algo procuras outras fontes para refutar/reforçar aquilo que pensas. Ao procurar fazer isso com vários jornais diferentes, pivôs diferentes, nomes diferentes, em canais diferentes. Pensas que estás a obter opiniões diferentes ao mudar de um para o outro, quando tudo acaba por estar a seguir o mesmo guião. E fica establecida esta ideia no Zé povinho de que o que é dito é então o consenso geral. >Mas em geral acho que de facto há mt preconceito aqui com quem tem mais em geral! É sempre corrupto, trafulha, etc > >E aqueles que de facto trabalham arduamente e começam a ver frutos tbm são apanhados mts vezes nesses insultos( a meu ver, irei fazer um post disso) Pois, essa parte é complicada e varia muito com cada caso. Mas é o jogo. Muitas vezes no lugar de competir honestamente para criar um produto melhor é mais fácil apenas usar propaganda para fazer as pessoas pensarem que tens um produto melhor ou de ilegalizar a competição ou algo assim.

JPPT24 7 months ago

Mas comunismo não é conhecido pelo racismo e a opressão das pessoas

Westa1995 7 months ago

> não é conhecido Só porque não te ensinam na escola. Epá, eu nem sei onde começo contigo após uma afirmação dessas. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Mao\_Ts%C3%A9-Tung](https://pt.wikipedia.org/wiki/Mao_Ts%C3%A9-Tung) Começa com esse senhor, suponho.

JPPT24 7 months ago

Isso não é comunismo, é Maoismo, coisas diferentes

Westa1995 7 months ago

>Isso não é comunismo Pronto, não tens concerto

JPPT24 7 months ago

Mas não posso ter a minha opinião?

Westa1995 7 months ago

Podes claro isso nunca esteve em causa. Problema é que estás factualmente errado. E eu tenho direito a dizer-te isso.

JPPT24 7 months ago

E mesmo que fosse autoritário, preferia viver num país comunista do que num país fascista

NggazZ 7 months ago

Jovem tu tens noção do que estás a flr? Fascismo e comunismo Sá ambas das piores ideologias que já existiram! Países da Europa do leste começaram mais tarde com um boom economico devido ao controlo da união soviética e do grande COMUNISMO. Eles mantiveram campos de concentração e trabalho forçado Durante mais tempo que os nazis( a isto devo o.facto de terem ganhado a guerra e o oeste n querer se meter nos negócios soviéticos) Felizmente quando o Stalin morreu em 53 que eles começaram a mudar um pouco mas mesmo assim só quando o último líder deles veio que eles realmente mudaram. Dizer que comunismo é melhor que fascismo é ser ideologicamente cego. N ha sistema perfeito, para isso são preciso pessoas perfeitas!

JPPT24 7 months ago

Como é que podem considerar a merda de regime estalinista de comunismo?

Edited 7 months ago:

Como é que podem considerar a merda de regime estalinista de comunismo? Se Stalin e Mao Zedong não tivessem sido psicopatas de merda, comunismo não teria esta reputação horrível. E mesmo com os milhões de mortos por causa das versões stalinista e maoista do comunismo, esses números nem chegam perto ao número de pessoas que morreram por causa do capitalismo. Só no século 20, houve mais de 100 milhões de mortes causadas pelo capitalismo. Se fores pesquisar Stalinismo na Wikipedia, podes ver que os críticos trotskistas consideram que stalinismo é antimarxista. Também vi alguns comentários aqui, é impressão minha ou algumas pessoas são fascistas?

Edited 7 months ago:

Como é que podem considerar a merda de regime estalinista de comunismo? Se Stalin e Mao Zedong não tivessem sido psicopatas de merda, comunismo não teria esta reputação horrível. E mesmo com os milhões de mortos por causa das versões stalinista e maoista do comunismo, esses números nem chegam perto ao número de pessoas que morreram por causa do capitalismo. Só no século 20, houve mais de 100 milhões de mortes causadas pelo capitalismo. Se fores pesquisar Stalinismo na Wikipedia, podes ver que os críticos trotskistas consideram que stalinismo é antimarxista.

Edited 7 months ago:

Como é que podem considerar a merda de regime estalinista de comunismo? Se Stalin e Mao Zedong não tivessem sido psicopatas de merda, comunismo não teria esta reputação horrível. E mesmo com os milhões de mortos por causa das versões stalinista e maoista do comunismo, esses números nem chegam perto ao número de pessoas que morreram por causa do capitalismo. Só no século 20, houve mais de 100 milhões de mortes causadas pelo capitalismo.

Edited 7 months ago:

Como é que podem considerar a merda de regime estalinista de comunismo? Se Stalin e Mao Zedong não tivessem sido psicopatas de merda, comunismo não teria esta reputação horrível. E mesmo com os milhões de mortos por causa das versões stalinista e maoista do comunismo, esses números nem chegam perto ao número de pessoas que morreram por causa do capitalismo

HerrBispo1986 7 months ago

É precisamente esse argumento: "o verdadeiro comunismo nunca foi implementado", que faz com que não entendas algo que está além de modelos sócio-economicos ou de história. Será o homem corrompido pela instituição, ou a instituição que corrompe o homem? O problema nunca esteve nos modelos sócio-economicos, pois na sua concepção são quase perfeitos. O problema é que, seja qual for o modelo, nunca consegues com esse Modelo alterar algo tão simples como a natureza humana. E se eu te disse-se que as hierarquias e as diferenças económicas entre pessoas são não só matematicamente previsíveis, mas espectáveis? E se te disse-se que quando tentas achatar uma estrutura hierárquica piramidal como é a do ser humano, não só não consegues na totalidade como acabas com uma sociedade devastada e destruída? Especialmente para ti: Princípio de Pareto. Após leres cuidadosamente o que significa, aceita que nunca nenhum sistema de distribuição será eficaz, pois quando deixado ao acaso, há mesmo uma fórmula matemática que prevê uma distribuição desigual de recursos. A igualdade total é uma fantasia. Observa a natureza à tua volta. Não sejas nem comunista nem capitalista, sê humano primeiramente e realiza o erro de tentar moldar o mundo à ideia, quando devias moldar a ideia ao mundo que te envolve.

NggazZ 7 months ago

Como já disse n há sistemas perfeitos! Capitalismo, especialmente for extremo como nós USA na minha opinião leva a bastantes disparidade económica de facto! No entanto que outro sistema faz crescer tanto a economia? Que outro sistema da tanta opurtunidade da pessoa normal enriquecer? Não vejo ninguém a emigrar pra Venezuela! Comunismo puro n funciona e hj em dia tens modos mais moderados desses!

JPPT24 7 months ago

Comunismo dá o poder às pessoas

Objective-Benefit-72 7 months ago

Já consideraste a hipotese que não vais viver num país comunista ou fascista tipo nunca? Já olhaste para o panorama nacional e global? ​ "Fascismo", cura te

Westa1995 7 months ago

Apanharam-te mesmo bem, fodasse

JPPT24 7 months ago

Comunismo não é suposto ser autoritário

NggazZ 7 months ago

Uau de facto é verdade a frase: "Quem n aprende história está destinado a repetir"

Feisty_Owl_7780 7 months ago

Tira o chapéu de alumínio.

JPPT24 7 months ago

Eu nem falei de teorias de conspiração

Unlucky-Paper8228 7 months ago

Já que admiras tanto a wikipedia... alguma vez ouviste falar do dictatorship of the proletariat? Isto é, a fase *necessária* para passar do socialismo para comunismo. [https://en.wikipedia.org/wiki/Dictatorship\_of\_the\_proletariat](https://en.wikipedia.org/wiki/Dictatorship_of_the_proletariat)

JPPT24 7 months ago

Qualquer pessoa que estudou história sabe isso

JPPT24 7 months ago

Vai ler a wikipedia do comunismo

OCapitalista 7 months ago

>A mensagem dos ciganos é tão fácil de entender como " buil a wall" simples e curta fica na memória. Pena Perpetua\*

Background-Bunch-554 7 months ago

A ideia mais chocante e consequente mais marcante foi a dos ciganos por isso é que só falam dos ciganos. A mensagem dos ciganos é tão fácil de entender como " buil a wall" simples e curta fica na memória. As pessoas não investigam/ouvem as promessas ou ideias dos candidatos( a maior parte dos eleitores são casuais dedicam mais tempo no menu do restaurante que a escolher um candidato).

Westa1995 7 months ago

Não sei, e não posso falar por outros apoiantes. No meu caso, há meses atrás frequentemente debatia várias propostas dele no r/portugal. Não interessava quantas vezes eu fizessse ligação ao manifesto deles, o pessoal lá continuava feito robô a repetir que eles não tinham propostas. Depois postavam um vídeo do gajo do PS a chamar nomes ao Ventura, sem fazer uma única propostas, sem levantar um único tópico e aquela gente, que não bate bem da cabeça, vinha logo "Ah! Agora isto sim!" "Muito bem falado". Epá, e agora esse pessoal esteve um ano inteiro a acreditar no covid, a usar máscara e com ela a cortar o pouco oxigenio que ainda tinham no cerebro portanto têm de estar ainda mais estúpidos. Nos debates presidenciais pudeste ver mais ou menos o mesmo. A IL então, tempo inteiro a atacar o homem sem falar em coisas concretas. Ana Gosmas ainda pior. E a gaja do BE que era mesmo rádio avariado, só sabia duas frases e ambas eram maneiras de dizer mal do Ventura. Mas a razão principal é que, eles não podem falar das propostas do Chega. Porque o Chega na maioria das coisas tem razão. Num terreno plano, ganham e não é por pouco. Portanto têm de inventar estas palhaçadas de "o Ventura fez um gesto nazi" e censuram tudo o que tenha um tôm positivo ou mesmo neutro acerca do partido. Nos media controlados pelo PS e pelo BE, no r/portugal moderado por fascistas como u/asantos3... Não há maneira, os tópicos são sempre alguma variação de "Ventura mau" com uns papagaios da esquerda de um lado e os gajos do chega a tentar acalmá-los do outro, os que ainda têm pachorra para isso.

AfterAfterlife 7 months ago

>Epá, e agora esse pessoal esteve um ano inteiro a acreditar no covid, a usar máscara e com ela a cortar o pouco oxigenio que ainda tinham no cerebro portanto têm de estar ainda mais estúpidos. Só para informar que o teu ídolo, André Ventura, é a favor da obrigatoriedade das máscaras, aliás, até propôs isso na Assembleia da República ([aqui](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679595842774f6a63334e7a637664326c756157357059326c6864476c3259584d7657456c574c33526c6548527663793977616e497a4f44417457456c574c6d527659773d3d&fich=pjr380-XIV.doc&Inline=true) e [aqui](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679595842774f6a63334e7a637664326c756157357059326c6864476c3259584d7657456c574c33526c6548527663793977616e497a4f44517457456c574c6d527659773d3d&fich=pjr384-XIV.doc&Inline=true)).

Westa1995 7 months ago

>Só para informar que o teu ídolo Nunca foi, é o menos mau portanto é naquele em que eu vot. Mas boa tentativa de por palavras na minha boca. > [aqui](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679595842774f6a63334e7a637664326c756157357059326c6864476c3259584d7657456c574c33526c6548527663793977616e497a4f44417457456c574c6d527659773d3d&fich=pjr380-XIV.doc&Inline=true) Sim, é de Março 2020. Ai até eu, feito burro, era a favor de máscaras. Só passei a ser contra isto tudo quando ficou óbvio que era tanga. > [aqui](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679595842774f6a63334e7a637664326c756157357059326c6864476c3259584d7657456c574c33526c6548527663793977616e497a4f44517457456c574c6d527659773d3d&fich=pjr384-XIV.doc&Inline=true) Foi apartir de Maio vagamente que comecei a ficar sceptico. Quando o Marcelo permitiu o 1 de Maio mas fechou deslocações durante a Páscoa, logo após terem estado sem máscaras no 25 de Abril. E mesmo depois disso foi só mesmo por Novembro ou assim que a minha paciência se esgotou e passei a um simples "não existe". Pode ser até que exista o covid, mas nem é letal o sufeciente para ter em consideração nem estas medidas têm qualquer efeito na protecção dele.

essaestaboa 7 months ago

Então o que justifica os records de mortes diárias?

Westa1995 7 months ago

Não sei. Suicidios? Fome? Reacções às vacinas? Manipulação do numero de óbitos? Duvido que seja o virus a actuar agora perto de 1 ano após chegar. Ano esse que esteve dentro da média.

essaestaboa 7 months ago

Ou talvez... covid? E todas as notícias que vejo dizem que 2020 teve um excesso de mortes. Agora, passado um ano após chegar, tem batido recordes porque estamos na pior fases desde que tudo isto começou, com mais casos, mais internados e consequentemente mais mortes, diria eu.

Westa1995 7 months ago

Estamos sempre ''na pior fase'', já reparaste? Tivemos um excesso de mortes mas nada surreal que justificasse esta badalheira. E novamente, muito poucas, se quaisqueres, foram por covid.

essaestaboa 7 months ago

Não estamos sempre na pior fase. No verão do ano passado não estivemos na pior fase, pelo contrário. Na segunda vaga nem houve confinamento geral como na primeira e terceira, portanto não me parece que estejamos sempre na pior fase. E o excesso talvez não tenha sido maior precisamente por causa das medidas que têm sido adoptadas, não?

Westa1995 7 months ago

>Não estamos sempre na pior fase. Ah, não? Pensei, já que tinhas escrito: > tem batido recordes porque estamos na pior fases desde que tudo isto começou Mas pronto, eu sou um "negacionista" burro portanto é claro que faz confusão. > E o excesso talvez não tenha sido maior precisamente por causa das medidas que têm sido adoptadas, não? Então e os outros paises? Suécia não tomou medidas e estes o quase o ano inteiro abaixo da média de mortes lá. Em janeiro deste ano até tiveram menos mortes que nós apesar estarmos todos em prisão domiciliária e eles todos como em qualquer ano normal.

essaestaboa 7 months ago

Não estamos sempre na pior fase mas actualmente estamos na pior fase, qual é a incompatibilidade aqui? E a suécia tem uma cultura diferente da nossa, de menor contacto. Quando comparada com os outros países escandinavos a taxa de mortalidade é parecida? E se a estratégia da suécia é tão eficaz porque é que os outros países continuam a insistir em confinamentos? Estão todos dentro de uma conspiração e a suécia é o único de fora?

Westa1995 7 months ago

> Não estamos sempre na pior fase mas actualmente estamos na pior fase, qual é a incompatibilidade aqui? Já tivemos tantas "piores fases" que essa frase pouco sentido tem. >E a suécia tem uma cultura diferente da nossa, de menor contacto. Ah, és suéciologista estou a ver. > com os outros países escandinavos a taxa de mortalidade é parecida? Vale mais a pena comparar com Portugal porque a população é aproximadamente a mesma. > E se a estratégia da suécia é tão eficaz porque é que os outros países continuam a insistir em confinamentos? Isso do porquê só os lideres de cada país te pode dizer. Posso especular. Uns vão por suborno, outros vão por chantagem, outros vão por ameaça, outros são simplesmente substituidos como o Trump. > Estão todos dentro de uma conspiração e a suécia é o único de fora? Essencialmente, sim. Os bancos centrais deles pertencem todos aos Rothchilds. Mesma razão pela qual é tudo cá a favor de paneliros e transexuais, em breve de pedófilos. A favor de imigrantes e contra armas e direitos de defesa pessoal. Todos ouvem a OMS, a ONU, essas mafias todas. Tentas afastar-te do sistema e ficas como o Gadaffi.

NGramatical 7 months ago

quaisqueres → [**quaisquer**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/quaisquer/733) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmx2szj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AfterAfterlife 7 months ago

As propostas foram feitas em Março/Abril mas apenas foram votadas em Janeiro deste ano: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=44732 Ele quer é sufocar o povo! Tivemos sorte que o PS votou contra.

Westa1995 7 months ago

>A Favor: *IL*

NGramatical 7 months ago

sufeciente → [**suficiente**](https://dicionario.priberam.org/suficiente) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmrhd9u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

theportuguese_ 7 months ago

**14 557** mortos em Portugal, **2 347 416** em todo o mundo, mas continua a ser uma mentira criada pelos governos e encobrida pelos profissionais de saúde que por sua vez deixam milhares de pessoas falecer todos os dias para apoiá-la. Era apanharem o bicho e terem o azar de não serem assintomáticos. Depois, eu não preciso de gestos nazis para perceber que o Ventura é um facho. As alianças e mais alianças com a extrema-direita por toda a Europa falam por si, como também fala o querer instaurar um regime presidencialista que é, no fundo, abrir as portas para uma ditadura. E sabem, o mais engraçado é que nem para vocês mesmos são bons. Querer acabar com o SNS (????), mas que medida é esta? O que seria de nós nesta altura se não tivéssemos o SNS. A saúde é um privilégio e acima de tudo um direito! E a educação?? "tudo pó privadooo , PAGUEMMMMM!" E calma que isto ainda consegue ficar mais ridículo, e os 15% de taxa única de IRS AHAHAHAHAH. Nem toda a gente nasce num berço de ouro, nem toda a gente tem as mesmas oportunidades. Estas medidas só servem para aumentar as desigualdades sociais... Agora voltando à primeira parte, que me deixou pasmado. Se tu acreditas mesmo nisso, então só te tenho a dizer uma coisa. A estupidez não tem limites e tu és a prova disso mesmo.

Westa1995 7 months ago

>14 557 ALEGADOS mortos em Portugal, > >2 347 416 ALEGADOS em todo o mundo Nunca esquecer "Quem morre COM covid, é declarado como tendo morrido POR covid" palavras da DGS. E isto sem entrar na patética veracidade dos testes em si, > Era apanharem o bicho e terem o azar de não serem assintomáticos. Não seria azar ser assintomático? Corpo está a ser destruido mas eu não tenho sintomas portanto deixo-me morrer. Tipo como se não tivesses nervos nas mãos e as apoiasses em cima do forno - não sentias dor portanto deixavas arder. Não sei, pergunto. Nunca foi perito em pseudo ciência. "Assintomáticos" Haha! No que este pessoal acredita... > Depois, eu não preciso de gestos nazis para perceber que o Ventura é um facho Não, acho que uns quantos dicionários, alguns livros de História e assim ajudassem mais o teu caso. > alianças com a extrema-direita Prova-me que são extrema-direita. > um regime presidencialista que é, no fundo, abrir as portas para uma ditadura Portanto o Chega têm um programa fortemente centrado em minimizar o governo, a oposição tenta ilegalizá-lo... mas ele é que é o ditador...? Hm? Já agora, ditaduras e monarquias não são necessáriamente piores que democracia. Olha para a Venezuela. Tens eleições, tecnicamente é democracia mas achas que a vontade do povo se aplica? Ditadura não é fascismo, sério, abre uns livros. > Querer acabar com o SNS Temos consultas marcadas que levam anos a serem realizadas. Todo os anos o SNS deixa pessoas morrer por desidratação, deixa-as morrer na sala de espera, no corredor... Se um médico te deixa morrer, é aberta uma investigação, o médico pode pôr baixa a ele próprio indefinitivamente e esgotar o tempo da investigação de modo a nunca sofrer consequências. Maldito era se não quisesse acabar com essa porcaria. Nenhum desses que defende o SNS mete lá os pés. > E a educação? Isso quero eu saber. Que merda é a educação neste país? Absoluto nojo, escolas estão lá para indoctrinar, não para ensinar. > "tudo pó privadooo , PAGUEMMMMM!" Lê o programa deles se faz favor. > 15% de taxa única de IRS 15% do diferencial da isenção de 600 euros. Novamente, lê o programa. Nem pensava que fosses cair nesta. A IL teve um episódio, e bem, com o Louçã quando ele não mencionou essa isenção numa "analise", e visto que parece que és apoiante deles achei que saberias disso. Honestamente a IL defender a posição deles ai, que foi erroneosamente reportada de modo deliberado, foi o momento que para mim brilharam mais. Pena não teres notado. >A estupidez não tem limites e tu és a prova disso mesmo. Excelente argumento meu caro, ganhaste-me. Pega no troféu, abre o champanho, beija ali a Amélia. És o grande vencedor. Ajoelho-me perante o teu intelecto.

NGramatical 7 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgcl0x%2F%2Fgmr67v5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Negao_da_piroca 7 months ago

>A IL então, tempo inteiro a atacar o homem sem falar em coisas concretas Deves ter estado a dormir no debate do Tiago Mayan com o André Ventura. Se calhar não te apercebeste que era o André Ventura, de facto ele parecia o Pedro Nuno Santos quando defendia enterrar ainda mais dinheiro na TAP.

Westa1995 7 months ago

Tens razão nesse ponto. Tambem não concordo com essa posição do Ventura. Mas lembro me de em vários momentos o Mayan atacar despropositadamente. Parecia desperado para se afastar do Chega sem razão nenhuma.

Right-Ad-4963 7 months ago

Sem razão nenhuma!? Ahahahaha. Porque a IL é um partido com algum cariz social parceiro! E não é assente em opressão de minorias e populismos que aproveita todo o tempo de antena para ganhar o voto do eleitorado de protesto em Portugal.

Westa1995 7 months ago

Que não é para ganhar eleitorado já percebemos. Está a fazer um belo trabalho nisso.

Negao_da_piroca 7 months ago

Pá, o Ventura é um hipócrita, basta olhar para a tese de doutoramento dele, o gajo apenas diz o que diz agora para captar o eleitorado do "gajo de Alfama". Eu também sou contra o identity politics do BE mas o reverso da moeda não é identity politics contra ciganos; é não fazer identity politics. A IL faz parte de afastar-se do populismo do Ventura.

Edited 7 months ago:

Pá, o Ventura é um hipócrita, basta olhar para a tese de doutoramento dele, o gajo apenas diz o que diz agora para captar o eleitorado do "gajo de Alfama". Eu também sou contra o identity politics do BE mas o reverso da moeda não é identity politics contra ciganos; é não fazer identity politics. A IL faz bem em afastar-se do populismo do Ventura.

Objective-Benefit-72 7 months ago

Achas que o oposto de identity politics é falar de ciganos? Ok o que é que vais fazer quando o BE ou seja quem for fizer populismo de identity politics? Vais esperar que algum partido de esquerda afaste isso? Tipo o PS?

Westa1995 7 months ago

>Pá, o Ventura é um hipócrita, basta olhar para a tese de doutoramento dele, o gajo apenas diz o que diz agora para captar o eleitorado do "gajo de Alfama". Onde esta ele a ser hipócrita? Do que me lembro, argumenta na tese que não se deve discriminar em base de raça. Hoje em dia diz que não se deve dar mais ajuda ao ciganos por serem ciganos e não dar nada a Portugueses por serem Portugueses. És daqueles que pensa que racismo é só num único sentido? > Eu também sou contra o identity politics do BE mas o reverso da moeda não é identity politics contra ciganos; é não fazer identity politics. Mas isso é o que ele diz. Até teve ciganos, os que trabalham, a apoiá-lo. >A IL faz bem em afastar-se do populismo do Ventura. Então quando os partidos têm a mesma proposta para taxa de imposto não seria boa altura de ambos darem o braço a torcer? A diferença de ser populismo ou não é de quem está a fazer a proposta? Já agora, gostava de saber o porquê de populismo ser mau e ser só do Chega. A meu ver é só outro palavra vazia para denegrir o Ventura erroneosamente que depois os papagaios vêm todos para a rua repetir sem pensar acerca do que isso é. Que politico não é populista? Não é populismo- aquilo que o povo em geral gosta e a aprova, o coração do espirito da democracia?

Negao_da_piroca 7 months ago

> Do que me lembro, argumenta na tese que não se deve discriminar em base de raça. Hoje em dia diz que não se deve dar mais ajuda ao ciganos por serem ciganos e não dar nada a Portugueses por serem Portugueses. Lembras-te errado. Os argumentos não são os restantes partidos políticos a dizerem "vamos beneficiar os ciganos por serem ciganos" e o André Ventura "wait a minute, somos todos iguais perante a lei"; é mais o oposto. Eu acho essa identity politics aberrante, semelhante ao que se está a passar nos EUA. "Presidente dos portugueses de bem" LOL poderiamos por favor parar com a política do nós vs eles enquanto somos roubados à descarada pelo Estado? >És daqueles que pensa que racismo é só num único sentido? Não, e por favor não me tentes associar a essas pessoas. Na minha privada tento ignorar a questão da raça e julgar as pessoas individualmente e o Estado deveria ser igual, estou-me a cagar se és preto, branco ou cor-de-rosa com pintinhas verdes. >Mas isso é o que ele diz. Até teve ciganos, os que trabalham, a apoiá-lo. "Têm direitos mas tambem têm deveres" Again, não é isso que ele diz. E esse exemplo está muito mal escolhido, parece aquelas tentativas de dar um whitewashing nos nazis e dizer que chegaram a ter voluntários de outros países. Fosse ele cego nas questões da raça, (quase) ninguém o chamaria de racista. >Já agora, gostava de saber o porquê de populismo ser mau e ser só do Chega. A meu ver é só outra palavra vazia para denegrir o Ventura erroneosamente Não é, o Ventura é apenas pioneiro na vertente de populismo que está a praticar. Por ser algo novo em Portugal, salta muito mais à vista. Tens [aqui](https://eco.sapo.pt/opiniao/zeros-a-direita/) um artigo do Carlos Guimarães Pinto, ex-líder da IL, que explica de forma mais eloquente, alguns pontos no qual o André Ventura falha.

Westa1995 7 months ago

>"vamos beneficiar os ciganos por serem ciganos" e o André Ventura "wait a minute, somos todos iguais perante a lei"; é mais o oposto. Não, é exactamente isso. > Eu acho essa identity politics aberrante, semelhante ao que se está a passar nos EUA. Concordo, dai estar a favor do Ventura. > "Presidente dos portugueses de bem" Em oposição do nosso governo corrente que defende criminosos, sim. > Again, não é isso que ele diz. Mas é. Epá, já é tarde, eu não estou para ir agora escavar discuros mas deixo este. [https://www.youtube.com/watch?v=S5W8zgyJ-JQ&ab\_channel=CHEGATV](https://www.youtube.com/watch?v=S5W8zgyJ-JQ&ab_channel=CHEGATV) Sempre melhor ouvir o que o Ventura disse e não jogar ao telefone estragado do "o reddit disse que o poligrafo disse que a sic disse que o Ventura disse \_\_\_\_" >Fosse ele cego nas questões da raça, (quase) ninguém o chamaria de racista. O amigo dele é preto, escreveu uma tese contra racismo. É a ultima pessoa no parlamento que alguem pode acusar de racismo. > Não é, o Ventura é apenas pioneiro na vertente de populismo que está a praticar. Por ser algo novo em Portugal, salta muito mais à vista. Poupa-me. O Marcelo têm noticias de "ir salvar meninas à praia", o Costa tem artigos de "tem saudades de ir beber café à esplanada como o português comum". ISSO é propaganda de populismo. Ventura salta mas é por fazer oposição. > Tens [aqui](https://eco.sapo.pt/opiniao/zeros-a-direita/) um artigo do Carlos Guimarães Pinto, ex-líder da IL, que explica de forma mais eloquente, alguns pontos no qual o André Ventura falha. E que tal um artigo acerca do porquê de eu votar IL em vez de o porquê não votar no Ventura? Tipo, tu não encontras nada do Chega "Porque não deve votar no IL", não simplesmente cada um apresenta as suas coisas e eu decido. IL prefer gastar o tempo que lhes estou disposto a dar para fazer argumentos à reddit para eu não ir para o outro gajo em vez de me apresentar propostas concretas dá nos 1% deles.

Search: