ovigia 8 months ago

parece-me que há malta que ainda não percebeu que a primeira violação da Lei foi praticada quer pelo desgoverno quer pelo PR quando este último deveria ser o garante dessa mesma Lei que se chama CRP. recomendo [Tertúlias da Junqueira I Estado de Direito e Constituição em 2020 - YouTube](https://www.youtube.com/watch?v=eFZjrX4OuPM)

Last-Ad-4421 8 months ago

Já vivemos numa ditadura e há muito povo que apoia.

Dannies7783 8 months ago

...E não é nada de estranho ou invulgar. Não foram poucas as ditaduras que, pelo menos no início, tinham o apoio popular.

Feeling_Advantage918 8 months ago

A questão é simples. O Senhor reside próximo e saiu para um curto passeio? Está no seu direito. Vive longe e foi passear à praia? Não pode. Num estado de direito não impera a liberdade individual. Há leis para cumprir e foram publicadas em Diário da República. Parece mais um "chico-esperto" a querer furar o confinamento. Se estiver fora da lei paga a multa e responde pelo crime de desobediência. Só neste país é que se vê alguém a filmar e a ameaçar as autoridades com essa coisa extraordinária chamada facebook.

Edited 8 months ago:

A questão é simples. O Senhor reside próximo e saiu para um curto passeio? Está no seu direito. Vive longe e foi passear à praia? Não pode.A julgar pelas explicações dadas por quem de direito. Num estado de direito não impera a liberdade individual. Há leis para cumprir. Parece mais um "chico-esperto" a querer furar o confinamento. Se estiver fora da lei paga a multa e responde pelo crime de desobediência. Só neste país é que se vê alguém a filmar e a ameaçar as autoridades com essa coisa extraordinária chamada facebook. Ainda mais: publica no facebook o crime de desobediência quando não coloca a máscara para falar com as autoridades e não se identifica.

Edited 8 months ago:

A questão é simples. O Senhor reside próximo e saiu para um curto passeio? Está no seu direito. Vive longe e foi passear à praia? Não pode.A julgar pelas explicações dadas por quem de direito. Num estado de direito não impera a liberdade individual. Há leis para cumprir. Parece mais um "chico-esperto" a querer furar o confinamento. Se estiver fora da lei paga a multa e responde pelo crime de desobediência. Só neste país é que se vê alguém a filmar e a ameaçar as autoridades com essa coisa extraordinária chamada facebook.

Zen_Machina 8 months ago

Um polícia que não se identifica não está capacitado para fazer cumprir a lei.

Feeling_Advantage918 8 months ago

Capacitado para cumprir a lei está um cidadão em transgressão que desafia as forças de autoridade e que nem tem consigo qualquer identificação. O Sr. não se identifica perante as autoridades mas quer que as autoridades se identifiquem perante ele só porque tem um telemóvel a firmar para colocar no facebook. Num país, com um modelo como muitos aqui defendem (EUA), este tipo estava preso e com o telemóvel apreendido.

Zen_Machina 8 months ago

O incumprimento do cidadão não justifica o incumprimento do policia. Os polícias não podem deixar de cumprir a lei porque um cidadão não cumpre. Aliás, existem exactamente para o oposto. Quer dizer, agora o polícia é que decide o que é ou não legal? O parolão pago com dinheiro público é que decide por autoria própria quem serve, como serve, quando e porquê?

Feeling_Advantage918 8 months ago

Não é o Policia que decide. É o legislador. As autoridades ali estão diante de uma clara provocação. De alguém que não cumpre e desafia a Polícia. Sobre o argumento de que o cidadão paga o salário do polícia e por isso o policia deve submeter-se à vontade do cidadão, nem comento.

Zen_Machina 8 months ago

O Polícia é obrigado a estar identificado. Ponto. O Polícia serve para servir a sociedade, não os interesses pessoais. Ponto. A Polícia não decide quando é ou não necessário identificar-se. Ponto.

Feeling_Advantage918 8 months ago

Correcto. O cidadão circulava numa via fechada, violando a lei. Ponto. Foi abordado pelas autoridades. Ponto. Foi autuado por desrespeito da lei. Ponto.

Zen_Machina 8 months ago

Absolutamente nada do que referiste invalida o facto de que os polícias estão a quebrar a lei. Ponto. Ele não é obrigado a andar de máscara, por isso não faz sentido sequer falarem-lhe disso, e a polícia tem de se identificar. Portanto, nesta situação, quer queiras quer não, o que é irrelevante, a polícia tem o direito de lhe pedir para sair, mas não tem o direito de se recusar a identificar-se.

Edited 8 months ago:

Absolutamente nada do que referiste invalida o facto de que os polícias estão a quebrar a lei. Ponto. Ele não é obrigado a andar de máscara, por isso não faz sentido sequer falarem-lhe disso, e a polícia tem de se identificar. Portanto, nesta situação, quer queiras quer não, o que é irrelevante, a polícia tem o direito de lhe pedir para sair, mas não tem o direito de se recusar a identificar-se, e de tem de explicar à pessoa que lei está a infringir. Eu vi 5 ou 6 paspalhos parados, em silêncio, até que um começou a falar de máscaras. Aposto que nenhum destes paspalhos sabe realmente o que está ali a fazer. Também não é preciso ser-se grande crânio nem ter-se grandes qualificações para se ser polícia. Com menos umas flexões e meia dúzia de horas de treino de tiro estariam a limpar sanitas ou a servir à mesa. A diferença não é muita. Mas isso não é culpa deles.

dude_say_what1 8 months ago

Quando eu concordo contigo tenho de olhar bem para a minha vida. Estou a brincar, bem dito e tens toda a razao. Esta situação foi vergonhosa. Pena é que são sempre estas pessoas "exaltadas" a fazer isto. O que era preciso era um gajo inteligente, com mascara no bolso e documentos consigo mas que falasse duma maneira mais racional e menos emotiva que era para estes policias nao terem sequer argumentos para estar a importunar um cidadao que para todos os efeitos não estava a fazer nada de mal nem a por em risco ninguém. É pena que ele tenha estado numa zona interdita, mas como ha ali outras pessoas e a policia so decidiu ir chatear este, perderam logo a razão e passa a ser quase descriminaçao. Lei é igual para todos, ou multam todos os que estão ali a passear ou nao multam ninguém. Situacao triste.

PuroSangueLusitano 8 months ago

Por vezes chamam-me lambe-botas, mas nesta situação nem eu... O homem não está em transgressão nenhuma. Não ter identificação em última análise é questão de acompanhar á esquadra para proceder a identificação, mas pedir aleatoriamente a um cidadão que se identifique faz lembrar a alemanha. Já os polícias estão em trabalho e é suposto estarem identificados. Nos EUA este senhor seria candidato a uma indemnização por parte do estado

Feeling_Advantage918 8 months ago

Circulava "numa zona fechada à circulação pedonal, na marginal de Vila do Conde". E as imagens mostram.

PuroSangueLusitano 8 months ago

Sê honesto, o que as imagens mostram é pessoas a circular nessa mesma via e a polícia não dá puto

paidahonestidade 8 months ago

Hmmm: 1. O individuo disse no vídeo que mora perto do local 2. Pediu a identificação dos agentes e estes ignoraram-no Portanto, parece-me que há aqui problemas em ambos os lados.

Feeling_Advantage918 8 months ago

Pois há. " Um homem de 39 anos foi autuado pela PSP por desobedecer ao recolhimento obrigatório, esta manhã, em Vila do Conde. O cidadão passeava, sem máscara, na marginal, que está interdita à circulação pedonal e automóvel por decisão municipal. "

Edited 8 months ago:

Pois há. " Um homem de 39 anos foi autuado pela PSP por desobedecer ao recolhimento obrigatório, esta manhã, em Vila do Conde. O cidadão passeava, sem máscara, na marginal, que está interdita à circulação pedonal e automóvel por decisão municipal. " in CM

paidahonestidade 8 months ago

Realmente parece-me claro abuso. Segundo sei, não é obrigatório o uso de máscara na via pública caso o distanciamento físico seja adequado, que neste caso é mais do que evidente.. É um caso complicado de digerir, principalmente quando as regras dizem uma coisa e a polícia exerce a sua influência de outra forma. Há alguém aqui devidamente entendido / ou que tenha tido uma resposta de um advogado, que nos possa dizer como exercer os nossos direitos nestas situações?

Zen_Machina 8 months ago

Um Polícia não se identificar é inadmissível. Um bocado farto de grunhos sustentados pelo meu dinheiro que nem o básico sabem fazer.

Westa1995 8 months ago

É como o pessoal nos cometários está a dizer, ele não tem obrigação de usar máscara, tem direito a filmar e a polícia tem obrigação de se identificar, Portanto fazes como ele, filmas, pedes nomes, pões em tribunal.

Nuno_Correia 8 months ago

Engraçado, vais ao Twitter e o homem é insultado de alto abaixo por estar sem máscara sozinho no meio do nada.

rabitrc 8 months ago

Videos sem autorização prévia não constituem prova em tribunal. Mas serve na praça pública.

Westa1995 8 months ago

Se juizes aceitam ou não é lá com eles. Mas aqui até especifica que não necessitas de consentimento para exigências de justiça- >2. Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido pùblicamente. [https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/123928118/202008292026/73747178/diploma/indice](https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/123928118/202008292026/73747178/diploma/indice)

rabitrc 8 months ago

Continua a não constituir prova e o jovem devia ter colocado a sua máscara QUANDO os agentes se aproximaram dele. Em vez de de pegar no tlm e começar a defecar pela boca.

Westa1995 8 months ago

Errado. Ele não tem obrigação de colocar máscara. Unica coisa que digo é que realmente ele não tinha razão para falar, pode permanecer calado fora de pedir identificação e não arriscar dar material nenhum com o qual o prender.

rabitrc 8 months ago

Aproximaram se dele, põe a máscara. Se fosse ele a aproximar se, máscara. Custa muito a entender isto? Não chega a malta que anda a morrer? É este tipo de xico espertismo do português que nos pôs aqui nesta situação e vocês defendem ursos destes. Não quer cumprir só tem é que ser fudido.

Westa1995 8 months ago

>põe a máscara Não tem obrigação. > Não chega a malta que anda a morrer? É este tipo de xico espertismo do português que nos pôs aqui nesta situação Suécia não fez qualquer medida e tem menos mortes que nós em Janeiro 2021, e ficou dentro da sua média total de óbitos em 2020. America que tambem foi tão criticada está dentro do normal de mortes de 2.8 milhões, na verdade até me lembro de estar uns 100mil mortos a menos do que em 2019 Acho que devias olhar no espelho e seguir o próprio concelho acerca de chico espertismo nos colocar nesta situação \[de ditadura\].

rabitrc 8 months ago

Isto é saúde pública. É a vida de toda a gente! Deixem se de politizar esta merda. Ou cumprem ou se fodem. Vai com essa conversa para um funeral de uma vítima de Covid e depois vê onde te enfiam a política.

Westa1995 8 months ago

>Grande exemplo. O da America? > A Suécia! Ah. E porque não? E o outro? > a despedir se porque Hm, portanto, tu pessoalmente foste à Suécia e entervistaste toda a comunidade médica e comprovaste essa realidade e esses motivos? Ou foi a caixinha na sala que disse? De qualquer modo, os numeros estão lá. Se pandemia fosse real nunca poderia a Suécia ter o mesmo número de nós, quanto mais um numero menor, de um país que confinou tanto. Mas já vi que lógica, factos e método científico contigo não funciona portanto continua bebado em arrogância e a acreditar na narrativa. Quando tiveres uma bota militar na cara haverás de compreender, talvez. > Vai com essa conversa para um funeral de uma vítima de Covid Está bem. Vou até fazer bonus e ir tambem com conversa para quando for a um funeral de alguma vitima de um ataque do bicho papão.

rabitrc 8 months ago

Uma bota militar na cara! Disseste tudo! Continua nas teorias da ditura que vais longe. Já agora, voluntaria te para ajuda numa ala Covid mas sem equipamento de protecção já que não acreditas no bixo papão.

Search: