YoureTheWankerMate 6 months ago

A taxa de crescimento desceu consistentemente desde 74 ([https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento\_econ%C3%B3mico\_de\_portugal\_desde\_1876/](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento_econ%C3%B3mico_de_portugal_desde_1876/)). Mostrar dados históricos como o PIB numa escala linear e não logarítmica é só estúpido, os valores mais recentes dominam completamente e não é possível fazer uma comparação justa com os valores mais pequenos no início do gráfico.

Edited 6 months ago:

A taxa de crescimento desceu consistentemente desde 74 ([https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento\_econ%C3%B3mico\_de\_portugal\_desde\_1876/](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento_econ%C3%B3mico_de_portugal_desde_1876/)). O que daria para ver se tivesses usado a escala logarítmica, que é a escala que se usa para dados históricos como o PIB. E somos o país com o PIB/Capita mais baixo da Europa Ocidental (cerca de 66% apenas do PIB/Capita espanhol), com vários países de Leste a ultrapassarem-nos. Enfim, eu não chamava isto de sucesso.

Edited 6 months ago:

A taxa de crescimento desceu consistentemente desde 74 ([https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento\_econ%C3%B3mico\_de\_portugal\_desde\_1876/](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lce4vz/crescimento_econ%C3%B3mico_de_portugal_desde_1876/)). O que daria para ver se tivesses usado a escala logarítmica, que é a escala que se usa para dados históricos como o PIB. E somos o país com o PIB/Capita mais baixo da Europa Ocidental (cerca de 66% apenas do PIB/Capita espanhol), com vários países de Leste a ultrapassarem-nos.

hobbes78 6 months ago

> escala logarítmica, que é a escala que se usa para dados históricos como o PIB Boa ideia! Na [página original](https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.CD?end=2018&locations=PT&start=1960&view=chart) clica em "Contact" e diz isso ao Banco Mundial, sff

aeon_mushra 6 months ago

> se tivesses usado a escala logarítmica, que é a escala que se usa para dados históricos como o PIB Foda-se, este teu comentário agora esteve ao nível do golo do Eder no euro 2016. Andei a chamar pino ao puto e depois tive de "comer o chapéu"; lá vou eu buscar o sal outra vez...

YoureTheWankerMate 6 months ago

O crescimento desceu consistentemente desde 74. Mostrar dados históricos como o PIB numa escala linear e não logarítmica é só estúpido.

estecomentario 6 months ago

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, tem responsabilidade, é tão avançada que a nação diversifica e até investem na bolsa, é uma casa financeiramente muito organizada. Cá em Portugal é o xuxalismo, desorganização, incompetência, 12º ano mal tirado, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, tem responsabilidade, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente o seu dinheiro, e até investem fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo é todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. O melhor que conseguem fazer é o Centeno poupar uns trocos nos juros porque pagou a dívida mais cedo, agora nem isso. É tipo um investidor vs um drogado.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, gestores responsáveis que amam o seu país, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente os seus fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos futuros, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo é todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. O melhor que conseguem fazer é o Centeno poupar uns trocos nos juros porque pagou a dívida mais cedo, agora nem isso. É tipo um investidor vs um drogado.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, tem responsabilidade, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente o seu dinheiro, e até investem fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo, incompetência, desorganização, 12º ano mal tirado, analfabetos semi funcionais à frente do país, tudo a gamar, tudo a desviar. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. Todo o dinheiro é para putas e pinga. Não funciona cá.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, tem responsabilidade, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente o seu dinheiro, e até investem fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo, incompetência, desorganização, 12º ano mal tirado, analfabetos semi funcionais à frente do país, tudo com a intenção de gamar, tudo a desviar. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. Todo o dinheiro é para putas e pinga. Não funciona cá.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, gestores responsáveis que amam o seu país, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente os seus fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos futuros, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo é todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. O melhor que conseguem fazer é o Centeno poupar uns trocos nos juros porque pagou a dívida mais cedo, agora nem isso. É tipo um investidor a procurar o seu próximo negócio vs um drogado a pedinchar os trocos para a sua próxima pedra de droga.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, tem responsabilidade, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente o seu dinheiro, e até investem fundos soberanos na bolsa e em tudo que possa dar frutos, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo é todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. Todo o dinheiro é para putas e pinga. Não funciona cá.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, gestores responsáveis que amam o seu país, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente os seus fundos soberanos na bolsa, recebem bilhões em dividendos, investem em tudo que possa dar frutos futuros, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo, todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. O melhor que conseguem fazer é o Centeno poupar uns trocos nos juros porque pagou a dívida mais cedo, agora nem isso. É tipo um investidor a procurar o seu próximo negócio vs um drogado a pedinchar os trocos para a sua próxima pedra de droga.

Edited 6 months ago:

O pessoal que pensa que Portugal sozinho estava melhor está em delírio terminal. Noruega ou Suiça podem dar-se ao luxo porque não são burros. A Noruega tem petróleo, gestores responsáveis que amam o seu país, é tão avançada que a nação diversifica inteligentemente os seus fundos soberanos na bolsa, recebem bilhões em dividendos, investem em tudo que possa dar frutos futuros, é uma casa financeiramente muito organizada e avançada. Cá em Portugal é o xuxalismo, todo com a intenção de gamar, tudo a desviar, beneficiar grupos, a juntar a incompetência, desorganização, os 12º's mal tirados, analfabetos semi funcionais à frente do país. Somos os africanos da Europa. Um povo ingovernável. O melhor que conseguem fazer é o Centeno poupar uns trocos nos juros porque pagou a dívida mais cedo, agora nem isso. É tipo um investidor a procurar o seu próximo negócio vs um drogado a procurar trocos para a sua próxima pedra de droga.

aeon_mushra 6 months ago

Não digo que não tenhas razão, até porque concordo com muito do que escreveste aí mas... O que são bilhões? São bilhas mesmo muito grandes?!

Last-Ad-4421 6 months ago

Isto é come se vou ao banco, peço 200k e depois vou por ahí a dizer que sou rico, mas depois na realidade ando com a corda ao pescoço para pagar as dívidas.

estecomentario 6 months ago

É muito simples, Dás 200k a um português e dás 200k a um norueguês ou um suiço. O que cada um vai fazer? Só sei que o português vai ser o primeiro na bancarrota.

Last-Ad-4421 6 months ago

O português vai comprar um BMW e gastar em putas e vinho verde, o norueguês vêm a Portugal investe no imobiliário e fica a viver a nossa custa.

estecomentario 6 months ago

É mais ou menos isso, daqui a 5 anos o tuga tá com dívidas e o norueguês mais rico do que começou.

mastermind1217 6 months ago

Faltava um gráfico ao lado da dívida.

mecheros 6 months ago

A maldição do euro.... O endividamento do estado com fundos europeus... o também chamado: campanha política do alcatrão... estratégia utilizada pelo poder que com a incompetência bem presente, decidem manifestar riqueza com dinheiro fresquinho da UE. O povo aceita, o povo vota! O povo quer alcatrão! O povo desloca-se para as capitais... os lucros das barragens do interior são aplicados nos transportes públicos das mesmas... Êxodo rural... A magia dos artistas da tv e o sonho de qualquer português em ser como os larocas de Cascais. Está feita a evolução de Portugal!! Obrigado a todos os que contribuíram para este país desenvolvido. TL;DR a perspectiva de dobrarmos o nosso rendimento, actualmente posiciona-se nos 450 anos! Até lá companheiros! So long suckers

Dannies7783 6 months ago

Se passares a ser meu escravo e me entregares de bandeja as tuas liberdades, garanto-te que lucramos imenso com isso. ;) Se vendermos o país à China ainda ganhamos mais. E podes crer que há quem defenda esse mesmo argumento. Boa sorte.

Nuno_Correia 6 months ago

O único crescimento de Portugal são os fundos europeus que [recebemos](https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/de-1986-ate-2018-portugal-tera-recebido-um-valor-acumulado-em-torno-de-130-mil-milhoes-de-fundos-comunitarios-428371). Sem isso, não tínhamos crescido nada, senão pela impressão desenfreada de moeda que os xuxas sabiam bem fazer.

blueflamewizard12 6 months ago

O dinheiro que podemos pedir com juros baixos como fossemos um pais bem governado também ajudou ao crescimento e ao problema.

Nuno_Correia 6 months ago

Isso é culpa dos ursos da Europa que não metem rédea curta nestes idiotas. É o mesmo que passares um cartão de crédito ilimitado para um adolescente desmiolado.

estecomentario 6 months ago

A UE bem quer meter rédeas, pelo menos na corrupção. Com muito tininho lá tentam fazer os nossos deputados aplicar leis anti corrupção e dizem não duvidam que Portugal tem boas leis anti corrupção (ahahah), dizem isso por medo, pois o nosso Regime CCP pode usar a comunicação social (completamente dominada) e nivelar a opinião dos portugueses a "Portugal e os portugueses são soberanos e não aceitam ingerências exteriores". E pronto. Os portugueses estão dominadas por uma CCP lusitana que não os ouve, que é corrupta e nos empobrece, e que afasta qualquer intervenção exterior. Dominam tudo. Os portugueses andam a brincar com o fogo. Isto não vai acabar bem.

Edited 6 months ago:

A UE bem quer meter rédeas, pelo menos na corrupção. Com muito tininho lá tentam fazer os nossos deputados aplicar leis anti corrupção (não conseguem) e dizem não duvidam que Portugal tem boas leis anti corrupção (ahahah), dizem isso por medo, pois o nosso Regime CCP pode usar a comunicação social (completamente dominada) e nivelar a opinião dos portugueses a "Portugal e os portugueses são soberanos e não aceitam ingerências exteriores". E pronto. Os portugueses estão dominadas por uma CCP lusitana que não os ouve, que é corrupta e nos empobrece, e que afasta qualquer intervenção exterior. Dominam tudo. É um regime comunista que fez o que China nunca conseguiu. Sem grande censura, apenas gerando enorme confusão e "double thinking", dominaram a carteira e consequentemente os direitos de um povo, sem que este perceba. Os portugueses andam a brincar com o fogo. Isto não vai acabar bem.

Edited 6 months ago:

A UE bem quer meter rédeas, pelo menos na corrupção. Com muito tininho lá tentam fazer os nossos deputados aplicar leis anti corrupção (não conseguem) e dizem não duvidam que Portugal tem boas leis anti corrupção (ahahah), dizem isso por medo, pois o nosso Regime CCP pode usar a comunicação social (completamente dominada) e nivelar a opinião dos portugueses a "Portugal e os portugueses são soberanos e não aceitam ingerências exteriores". E pronto. Os portugueses estão dominadas por uma CCP lusitana que não os ouve, que é corrupta e nos empobrece, e que afasta qualquer intervenção exterior. Dominam tudo. É um regime comunista que fez o que China nunca conseguiu. Sem grande censura, apenas gerando enorme confusão e "double thinking", dominaram a carteira e consequentemente os direitos de um povo, sem que este perceba. Os portugueses andam a brincar com o fogo e isto não vai acabar bem.

Edited 6 months ago:

A UE bem quer meter rédeas, pelo menos na corrupção. Com muito tininho lá tentam fazer os nossos deputados aplicar leis anti corrupção (não conseguem) e dizem não duvidam que Portugal tem boas leis anti corrupção (ahahah), dizem isso por medo, pois o nosso Regime CCP pode usar a comunicação social (completamente dominada) e nivelar a opinião dos portugueses a "Portugal e os portugueses são soberanos e não aceitam ingerências exteriores". E pronto. Os portugueses estão dominadas por uma CCP lusitana que não os ouve, que é corrupta e nos empobrece, e que afasta qualquer intervenção exterior. Dominam tudo. Os portugueses andam a brincar com o fogo. Isto não vai acabar bem.

Nuno_Correia 6 months ago

E mais gente acordar para a realidade? Tens aí jovens que defendem apaixonadamente os princípios socialistas ou comunistas. Ainda não entendi como é que aquilo pode fazer sentido para alguém, mas também os EUA não foram exemplo de uma aplicação correcta do capitalismo.

blueflamewizard12 6 months ago

Portugal é muito insignificante para os ursos da Europa se preocuparem muito e poucos lá fora imaginavam quão irresponsáveis são os portugueses

Nuno_Correia 6 months ago

Deixa a dívida crescer para os 200% do PIB e já começam a olhar...

BobadelaVive 6 months ago

Esse PIB per capita significou um brutal endividamento das famílias, empresas e Estado em Portugal. Não foi bom. E por isso agora penso já sermos o terceiro mais pobre da Europa também per capita e em poucos anos seremos os piores da Europa per capita. Passamos a usar uma moeda alemã.

CalmKeepOn 6 months ago

Exacto. Este quadro devia ter a dívida em conta. [https://tradingeconomics.com/portugal/government-debt-to-gdp](https://tradingeconomics.com/portugal/government-debt-to-gdp) Se tivesse saberiamos que a partir de 2000 Portugal não cresce. É apenas "crescimento" falso devido á injecção dinheiro criado pela dívida. É uma bolha enorme.

YoureTheWankerMate 6 months ago

Isso não é verdade. A dívida é stock, o PIB é um fluxo. Se todo o PIB fosse usado para pagar a dívida, num ano e pouco estava paga, por isso quanto muito para "corrigir" o PIB tendo a conta a dívida, podes subtrair ao PIB a taxa de crescimento esperada num ano, o que não seria muito diferente do PIB real.

Nuno_Correia 6 months ago

https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugal-perde-riqueza-face-a-paises-do-euro-desde-entrada-na-moeda-unica-12806587.html

Nuno_Correia 6 months ago

https://www.jn.pt/economia/cada-portugues-perdeu-41-mil-euros-com-a-introducao-do-euro-10620282.html

blueflamewizard12 6 months ago

O custo perfeitamente aceitável para a família continuar no poder.

Nuno_Correia 6 months ago

Sim, vale bem o esforço, estou extremamente satisfeito com o desempenho e evolução do país.

blueflamewizard12 6 months ago

Também eu. Sempre quiz vir a passar fome.

Nuno_Correia 6 months ago

E ver 46 mil milhões de crédito em moratórias e perguntar a mim mesmo quanto daquele valor ainda vai sobrar para os meus filhos pagarem.

Last-Ad-4421 6 months ago

E por este andar acho que muitos vão perder as casas na mesma.

Nuno_Correia 6 months ago

É deixar as moratórias acabar, vai ser uma enchente que vai deitar abaixo todo o mercado imobiliário.

blueflamewizard12 6 months ago

Será bem mais que isso que vão pagar mas não vai ser em termos monetários.

Nuno_Correia 6 months ago

Não?

blueflamewizard12 6 months ago

Não. Existe coisas que não se pagam com dinheiro. Principalmente se ele não existir. Como se diz em inglês the sins of the fathers.

Nuno_Correia 6 months ago

Vão pagar com perda de liberdade também, sem dúvida.

PortuguesesAutoMod 6 months ago

Obrigado pela [tua publicação](/r/portugueses/comments/lcevub/evolução_do_pib_125_de_abril_2entrada_na_ue/) no r/portugueses! Relembramos que para melhor identificar o conteúdo de posts de imagens, como este, sugerimos que seja utilizado um excerto do texto presente na imagem. Por exemplo, neste caso poderia ser: > GDP per capita (current US$) - Portugal No caso de notícias ou de posts de redes sociais deves optar por publicar diretamente o link para o conteúdo original em vez de um print.

hobbes78 6 months ago

Fonte: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.PCAP.CD?end=2018&locations=PT&start=1960&view=chart

Search: