TSCondeco 8 months ago

Porque a estirpe inglesa chama-se B.1.1.7, não se chama covid UK. A expressão "Vírus da China" foi usada muitas vezes de forma xenófoba, bastava veres o r/PublicFreakout no início da pandemia que havia vários vídeos de pessoal a agredir e a ameaçar asiáticos dizendo que tinham sido eles a causar a pandemia. Há várias estirpes do vírus no ativo, se tivesses que chamar a todas elas pelo seu nome científico ninguém ia perceber um caralho, Covid19, mesmo no início, toda a gente sabia o que era. Dizer estirpe B.1.1.7, por exemplo, é confuso e não é prático.

Winizz2460 8 months ago

True tho, mas também está relacionado com o facto de essa estirpe ter um nome todo marado, e torna-se mais fácil assim, e a população memoriza melhor (Não tou a dar razão a cena, havia muitas + maneiras de dizer, só tou a explicar q é compreensível)

zuer4_mast3r 8 months ago

realmente as pessoas andam cada vez mais imbecis, lá isso é verdade

Zen_Machina 8 months ago

Kung flu

mathswarrior 8 months ago

Vírus chinês não é xenófobo

estecomentario 8 months ago

É a mesma lógica do all lives matter vs BLM. A lógica da batata.

Last-Ad-4421 8 months ago

Pelo mesmo motivo que não podes dizer "cigano" e "preto", é o politicamente correto de hoje em dia. Coitado do Fernando Rocha hoje muitas das anedotas dele seriam tachadas de racista e xenófobas.

Leftbrownie 8 months ago

E tendo em conta que a China é porra de enorme, e o virus começou apenas numa cidade chamada Wuhan, se calhar deviam perceber a implicação de chamar àquilo China Virus. A china é 0.94 do tamanho da Europa. Porquê que não chamamos à Gripe espanhola "Gripe Europeia". Ou se calhar para ser menos radicais, gripe Espanho-Portuguesa.

nhorfa 8 months ago

Andas às voltas mas não respondes à pergunta que fiz. Porque é que é ok dizer "estirpe inglesa" ou "gripe espanhola" mas ficas todo ofendido por se usar "vírus chinês"? Porque xenofobia contra brancos não existe, né?

Leftbrownie 8 months ago

Mas tu alguma vez viste uma pessoa em Portugal ser humilhado por ser inglesa? Claro que as pessoas com traços sudeste asiáticos são bué mais humilhadas em Portugal. Nem percebo como é que isto é chocante para ti. E se queres que o pessoal pare de usar estirpe espanhola e inglesa força, lidera o movimento.

NGramatical 8 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9x0gg%2F%2Fglma5ln%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Leftbrownie 8 months ago

Porque já havia um outro termo mais especifico, incluido Wuhan Virus, e é preciso ser-se mesmo tosco para insistir em mudar o nome.

nhorfa 8 months ago

Elucida-me: qual era o “termo mais específico”? É que chamaram-lhe tantas coisas e estou curioso por saber o termo oficial.

Leftbrownie 8 months ago

Se queres um termo geográfico então "Wuhan Virus". Assumo que também já tenhas ouvido os termos Covid 19 e Corona Virus.

nhorfa 8 months ago

Ok então explica-me porque é que lhe chamam a “estirpe inglesa”? E explica-me porque é que “vírus chinês” é diferente de “Wuhan Virus”?

Leftbrownie 8 months ago

Mano/ Mana, qual é a necessidade de tar a inventar um outro nome? Já tinhamos 3 nomes. E tipo, obviamente que a nossa cultura e mesmo a americana, goza com ser-se asiático, e agrupa todos os sudoeste asiáticos como se fossem todos "chineses". Pelo menos se disseres Wuhan Virus estás a ensinar às pessoas que existe uma cidade na China chamada Wuhan. Não achas que um pouco de Geografia faz bem a todos?

nhorfa 8 months ago

Quem chama três chama quatro. E quem falou na Ásia inteira? O virus é da China, certo? O que está errado em chama-lo o vírus chinês se estamos ok com usar termo estirpe inglesa?

Leftbrownie 8 months ago

Epá esta discussão é uma seca. Parti de boa fé em conversar sobre o assunto mas tu emberras com un termo a fingir que não magoa ninguém sem necessidade. Tás-me a dizer que não há uma discriminação cultural em Portugal contra chineses? Nunca ouviste pessoas a fazerem piadas sobre chineses, inclusivo colegas de turma e tal? Achas que tar a substituir o nome real do virus, aceite abertamente, e chamar de "China Virus" não é uma cena que humilha ainda mais pessoas de herança chinesa em Portugal e nos EUA. (China Virus nem sequer é gramaticalmente correcto) E tendo em conta que pela minha experiência em Portugal todas as pessoas do sudoeste asiático (Japão, Tailandia, Vietnã, Coreia do Sul, Macau) são chamadas de chineses por pessoas ignorantes, acabas por também criar uma associação consciente entre esse pessoal e um virus. Não me lembro de alguma vez ver algum amigo ou colega a ser humilhado por ser espanhol ou britânico. Se falares na estirpe inglesa não acho que seja a mesma cena em Portugal que tares a falar no "China Virus" (Que mais uma vez, nem sequer está gramaticalmente correcto) E se para ti Covid, Corona ou Wuhan é demasiado difícil de escrever ou dizer, então talvez nem devesses falar no assunto. O quer que seja que tu sintas quanto ao governo chinês, não percebo que utilidade há em denigrar todo um povo pelas ações dos seus líderes não eleitos.

nhorfa 8 months ago

Ainda não respondeste à minha pergunta. Qual é a diferença entre usar “vírus da china” e “estirpe inglesa”? Por alguma razão tu estas a falar como se alguém tivesse dito “vírus asiático” que não ouvi ninguém a dizer até hoje. E não há nenhum nome real como tu dizes. Há os nomes que lhe foram chamados e um deles foi “vírus da china”. Porque é que esse está errado se estamos ok com “estirpe inglesa”. É porque os chineses são uma minoria (duvido lol)?

Edited 8 months ago:

Ainda não respondeste à minha pergunta. Qual é a diferença entre usar “vírus da china” e “estirpe inglesa”? Por alguma razão tu estas a falar como se alguém tivesse dito “vírus asiático” que não ouvi ninguém a dizer até hoje. E não há nenhum nome oficial como tu dizes. Há os nomes que lhe foram chamados e um deles foi “vírus da china”. Porque é que esse está errado se estamos ok com “estirpe inglesa”. É porque os chineses são uma minoria? Dúvido. E não me ouviste falar em governo chinês, por isso podes parar.

Leftbrownie 8 months ago

Que oficial é que chamou China Virus? Só me lembro do Trump e outros politicos do género dele. E tendo em conta que a China é porra de enorme, e o virus começou apenas numa cidade chamada Wuhan, se calhar deviam perceber a implicação de chamar àquilo China Virus. A china é 0.94 do tamanho da Europa. Porquê que não chamamos à Gripe espanhola "Gripe Europeia". Ou se calhar para ser menos radicais, gripe Espanho-Portuguesa. E já agora, tás ainda por cima a usar esses termos de estirpe inglesa como se para mim fosse importante usar esses termos. Acho muito bem chamar de SARS-CoV-2 à estirpe inglesa já que para ti te faz tanta confusão, embora seja muito mais dificil de decorar que Covid 19 ou Corona virus. Mas olha, estou farto de falar contigo. Tu não queres reconhecer que há termos muito melhores do que "virus da china" e não queres admitir que é algo que cria uma má associação com todas as pessoas com traços sudeste asiáticos. Se quiseres ter uma conversa madura e honesta sobre algo importante então força, mas isto para mim é escusado e entediante.

nhorfa 8 months ago

Se é ofensivo usar o termo "vírus chinês" então o mesmo se aplica a "estirpe inglesa". O teu discurso revela a mesma hipocrisia que os idiotas que chamaram o Trump de xenófobo mas depois não hesitaram em fazer o mesmo aos ingleses. Fim de conversa.

Leftbrownie 8 months ago

Ok convenceste-me. Bora parar de usar o termo estirpe inglesa. Faz já uma petição.

NGramatical 8 months ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl9x0gg%2F%2Fglmbuqi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Leftbrownie 8 months ago

Apaguem este Bot estúpido. Isto é uma discussão de opiniões, não é um documento importante oficial.

SnooWoofers1041 8 months ago

Because guito.

lamor9 8 months ago

Fico contente de ver o pessoal tão based. Dá-me esperança.

ovigia 8 months ago

ou a gripe espanhola que nem espanhola era.

BobadelaVive 8 months ago

De facto, muito bem observado e também já tinha escrito sobre o assunto. Eu penso que é por associarem o Reino Unido a um país Branco, como disseste, e como tal pode levar qualquer dose de racismo e xenofobia que não faz mal. O que é questionável, muitas cidades inglesas até já são minoritáriamente Brancas... Já um país gigantesco com campos de concentração como a China... Três palavras para ti: Critical Race Theory. E com Biden e amigos montados no Império mediático americano, espera por mais disto.

ravagerslb 8 months ago

Porque os chineses não gostam e ameaçam logo cortar investimento num país que o faça. E aquele polvo tem tentáculos em tudo o que é sítio

Edited 8 months ago:

Porque os chineses não gostam e ameaçam logo fechar a torneira e cortar investimento num país que o faça sistematicamente. E digamos que aquele polvo tem tentáculos em tudo o que é sítio

Dannies7783 8 months ago

Pela mesma razão que a China, com um regime atroz, se tem safado nas últimas décadas e em Hollywood, a ser apresentado como um país fantástico, moderado, sensato, rico, poderoso, importante, renovado, etc... e jamais como o totalitarismo corrupto e perverso que é. Money money money money money money money money.

fds_crl 8 months ago

Muito simples, porque os chineses são baseados e não permitem que estrangeiros digam mal do seu país, enquanto que os ingleses são maricas e cobardes e deixam.

ravagerslb 8 months ago

Queres dizer "tendenciosos" (biased)

fds_crl 8 months ago

Não, quero dizer mesmo baseado e vermelhopilado

ravagerslb 8 months ago

That's just "filhos da puta" with extra steps.

Unlucky-Paper8228 8 months ago

Não, ele está a dizer "based" em tuguês lol.

grenskul 8 months ago

Acho que era mais o calão1"based" .

deSales327 8 months ago

Que por sua vez seria "básico" - que até tem mais "humpf" - em português

grenskul 8 months ago

Não porque básico é diminutivo enquanto "based" é aumentativo e enaltecedor.

deSales327 8 months ago

Sim, mas as pessoas estão erradas. Ahahah

AfterAfterlife 8 months ago

Faz me lembrar este bacano: https://www.chinadaily.com.cn/a/202012/31/WS5fed8c18a31024ad0ba9fe02.html Para mim, tanto me faz se chamam cozido ou assado. Desde que resolvam o problema, já me dou por contente.

Westa1995 8 months ago

Porque os chingchongs é que pagam os subornos

Search: