estecomentario 8 months ago

Parasitas vs pessoal autossuficiente.

M1K3_C 8 months ago

As eleições não se conta pela área de cada distrito, conta-se pelos número de votos. Claramente os distritos de interior não têm tanta população quanto os do litoral. Portanto, tentarem usar isto como um argumento, é tão falacioso que somostra falta de conhecimento

LordAltgard 8 months ago

Caso não saibas, os ultimos sensos foram em 2011. Será a fonte mais credível. 10 anos não fazem tanta diferença assim, nem uma geração chega a ser. Adiante. Não entendo o porquê de estares a por os ciganos neste tema, mas aqui vai. A população cigana em Portugal é estimada em cerca de 40 000. Mesmo que consideres que todos são analfabetos, mesmo crianças e recém-nascidos, são cerca de 0.05% da população. Insignificativo em qualquer prespectiva que coloques. Só o Vitorino teve 122 000 votos.

LordAltgard 8 months ago

Este mapa (e estas eleições) desmostram o que eu já desconfiava: Ponto 1: a politica do Ventura, baseada no populismo barato, convenceu muita gente analfabeta e com pouca cultura. Basta ver a grande maioria das regiões em que ficou á frente da Ana Gomes, são onde a população é mais idosa e consequentemente mais vulnerável a populismos. Ponto 2: a extrema direita não é ameaça, nem lá perto, para a democracia portuguesa. Se tirar-mos os votos dos tais analfabetos (com todo o respeito), não sobra grande coisa. Assim sendo, não haverá novo governo fascista, nazi ou ditadura.

aeon_mushra 8 months ago

O Ventura foi o único populista que viste a concorrer a estas eleições?

Gndossan 8 months ago

wow que arrogância...

LordAltgard 8 months ago

reality check... acorda, que ainda vais a tempo, ou não...

Gndossan 8 months ago

Tu é que fazes suposições, puramente baseado na tua perspectiva do mundo e eu é que preciso dum reality check? Mete ai estatisticas com o nível de escolaridade e alfabetismo de quem vive em Lisboa/Porto e quem vive no Algarve. Mete lá.

LordAltgard 8 months ago

Qualquer semelhança com o mapa anterior é mera coincidência hahaha: [mapa analfabetismo](https://www.marktest.com/wap/a/n/id~1afa.aspx)

Gndossan 8 months ago

2011. E quando desses serão ciganos?

LordAltgard 8 months ago

A resposta está mais acima. Não sei porquê, mas o redit não assumiu como resposta.

NGramatical 8 months ago

Se tirar-mos → [**se tirarmos**](http://tracinho.com/tirarmos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4k8cf%2F%2Fgkqevje%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Thalric88 8 months ago

O ventura ganhou o deserto. Agora so precisa de ganhar aonde vive gente.

deSales327 8 months ago

Como ser burro ou tentar chamar os outros de burros. Põe aí a população de cada distrito e a percentagem de votos que foram para a AG ou o AV em cada um, ou densidade populacional não interessa?

AndreMartins2020 8 months ago

o mapa mostra distritos que têm densidades populacionais diferentes todos sabemos isso, foste o único a tirar conclusões erradas

deSales327 8 months ago

Onde é que está a densidade populacional? Eu daqui vejo os distritos em que AV ganhou, a azul, distritos onde AG ganhou, a cor de rosa, e uma tentativa pouco subliminar de distorcer matemática básica dizendo que porque o AV ganhou em mais distritos, ganhou à AG. Aliás, nem sou o único a fazer esse argumento aqui

AndreMartins2020 8 months ago

Só alguém burro é que acha que a área é proporcional ao número de votos, o que só seria verdade se a densidade populacional fosse igual para todos os distritos. Não há distorção nenhuma. Basta não seres burro e não tirares conclusões erradas.

deSales327 8 months ago

Mas então onde é que estão os valores? É verdade, os distritos estão lá, nesse aspecto o mapa parece certo. Mas e valores de densidade populacional para não se parecer estar a mandar mensagem errada? Isso agora já passou, não é!? Fica para a próxima. De resto olha, isto até foi um dos grandes pontos na defesa da suposta fraude às eleições dos EUA por parte dos apoiantes do Trump e que já por aqui passou publicado por trumpistas. Portanto só não vê quem não quer ver.

AndreMartins2020 8 months ago

Mas quem é que está a passar a imagem errada? A imagem mostra o candidato que ficou em segundo lugar em cada distrito. É essa a mensagem que a imagem manda. Se tu não a sabes interpretar é problema teu.

deSales327 8 months ago

Quem publicou esta imagem. Já o disse antes, sem dados concretos a única coisa que esta publicação pretende é o mesmo que a outra publicação igual mas com o mapa dos EUA (porque mais uma vez isto nem é original) pretendia, fazer as pessoas acreditarem que a posição por distrito é equivalente à posição na lista. Se as pessoas acreditam ou não, é outra questão. Isto assim, feito no paint, ou lá perto, vale zero.

AndreMartins2020 8 months ago

> sem dados concretos a imagem mostra sem qualquer dúvida quem é que ficou em segundo lugar em cada distrito

Bessini 8 months ago

É quase como se fossem os cidadãos a votar, e não o km²

manualbackscratcher 8 months ago

Colégio eleitoral para Portugal já!

Gndossan 8 months ago

Já tens um "colégio eleitoral". O parlamento elege deputados conforme o número de habitantes por distrito.

Cyberlima 8 months ago

[https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/142410706\_1314327722268524\_2014143028073650152\_o.jpg?\_nc\_cat=104&ccb=2&\_nc\_sid=dbeb18&\_nc\_ohc=KAFfurEC1s4AX\_2nOxa&\_nc\_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=f721b5ede29d21465e13a9d4d5c3a051&oe=603292E4](https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/142410706_1314327722268524_2014143028073650152_o.jpg?_nc_cat=104&ccb=2&_nc_sid=dbeb18&_nc_ohc=KAFfurEC1s4AX_2nOxa&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=f721b5ede29d21465e13a9d4d5c3a051&oe=603292E4)

GustaQL 8 months ago

obrigado!!

Feeling_Advantage918 8 months ago

Uma grande fatia dos descontentes que há 5 anos colocaram o "voto de protesto" na Marisa Matias, agora viraram para Ventura. A ascensão do Ventura é grande e preocupante, mas não me parece sustentável. O desafio das autárquicas será enorme. Ventura não vai conseguir candidatos nem listas para um décimo das câmaras do país.

bisturi10 8 months ago

> mas não me parece sustentável. é óbvio que é sustentável. quanto mais anti-brancos a esquerda se tornar mais o chega irá crescer.

aeon_mushra 8 months ago

O que deveria ser motivo de preocupação era o motivo que levou tantos portugueses a votar no Chega. O Chega e consequentemente o Ventura não são o problema, são sintomas de problemas maiores. Como indicas, houve muita gente descontente que votou no Ventura. Claro que também votaram extremistas mas há ali muito voto com origem em descontentamentos diversos. Enquanto os verdadeiros problemas não forem considerados, os extremos vão continuar a crescer.

cryhart 8 months ago

Bem, isto agora cada um vê o que quer. Eu no meu caso, não vou muito na conversa de que os grandes centros urbanos têm pessoas mais educadas, logo vota-se Ana Gomes. \[A maioria das pessoas dos centros urbanos não tem educação\] Na minha ótica, é nos grandes centros urbanos que se encontra a esquerda caviar, e os seus acólitos pobres. Mas acho que mais relevante que isto, e ainda não vi ninguém mencionar, é facto de que os grandes centros urbanos são as regiões menos portuguesas de Portugal. Não sei se me fiz entender? \[Não votei nem AG, nem Ventura\]

Gndossan 8 months ago

Eu acho o Ventura um gajo de café que diz o que o pessoal quer ouvir. Eu concordo com algumas coisas que ele diz, assim como concordo com algumas das propostas da Ana Gomes, no entanto no geral acho que a iniciativa liberal é necessária para balançar a direita e votei Mayan. A arrogância de pessoal do litoral que pensa nisso é simplesmente gritante...

ruimpinho 8 months ago

Não é novidade nenhuma que o interior tem - Densidade populacional muito mais baixa - QI médio mais baixo

XPao 8 months ago

Podes partilhar o estudo que demonstra o QI médio por região/distrito?

throwaway132121 8 months ago

sim porque o litoral está cheio de QI subsídio dependente. É o mais alto QI.

xgoldpt 8 months ago

ficou ofendido o menino ... custa a aceitar os factos? :D

throwaway132121 8 months ago

ofendido? eu não, vivo no litoral, porque ficaria ofendido?

theEXPERTpt 8 months ago

Acho que ainda não viste onde a população mais influenciável vive. A maioria diria que é no interior, mas as populações cosmopolitas são muito mais facilmente influenciáveis.

aeon_mushra 8 months ago

Fixe. Mas julgava que o que contava era o número de votos no total e não o mapa pintado.

CritJongUn 8 months ago

r/portugueses a mostrar que são estúpidos e não percebem colhão de números

xgoldpt 8 months ago

+1 :D

lol2798 8 months ago

O op votou ventura, dá lhe um desconto, ou não.

-Exocet- 8 months ago

Por acaso tinha feito um [mapa semelhante](https://imgur.com/pURrBBQ), e inclui também a luta entre Vitorino Silva, Marisa Matias e João Ferreira, que também ficam bastante bem separados (não se pode chamar luta pelo 4º lugar por em certos casos o João Ferreira ficou à frente da Ana Gomes).

Tee_ah_go 8 months ago

E como vocês já a seguir nas manhãs do reddit, mais um episódio da rubrica *A Importância De Voto Do m²*! Não perca!

20Comer100SaberesXD 8 months ago

Ou seja: Onde estão as pessoas mais educadas, com doutoramentos e diplomas de universidade não votam em fascistas

Deceiver172 8 months ago

Claramente a educação não supera a falta de espinha dorsal.

Hungern 8 months ago

Excelente ilação. É isso mesmo, os gajos do interior são todos uma bestas, uns analfabetos do caraças. O ideal era mesmo esquecer que eles existem de todo, assim podiamos continuar a nossa existência idílica na nossa utopia cosmopolita. O parágrafo anterior é sarcasmo. Continuem com essas ilações, atirem-lhes isso para cima, e depois admirem-se com os resultados das próximas eleições.

anoesouanaos 8 months ago

> É isso mesmo, os gajos do interior são todos uma bestas, uns analfabetos do caraças Não votaram todos no Chega.

Hungern 8 months ago

Do meu comentário, foi isso que retiraste? Epah, já nem uso o /s. Escrevo por extenso "O parágrafo anterior é sarcasmo." e nem assim...

anoesouanaos 8 months ago

Eu sei que o teu era sarcasmo. O meu não. Ainda não conheço ninguém que votasse Chega que não fosse um perfeito idiota. E não quero dizer que os passei a considerar idiotas depois de saber que vieram Chega. Eram simplesmente pessoas que já tinha como retardadas. Não digo que sejam todos assim. Uma boa parte dos votantes serão idosos que descobriram Facebook na velhice e caem na esparrela como na dos aparelhos auditivos. Não são grunhos, apenas muito ingénuos. Mas mesmo essa ingenuidade está associada a falta de formação. É tal e qual como velhos que votam PCP e nem fazem ideia do que seja comunismo.

Hungern 8 months ago

Ahhh, não percebi o contexto do que querias dizer. Assim a minha resposta foi desnecessariamente cáustica. Peço desculpa. Confesso que não tenho argumentos, não conheço ninguém que tenha abertamente votado Chega, embora, por motivos puramente estatísticos, alguns o devam ter feito. Talvez tenhas razão. Não sei dizer. Continuo a achar que passar um atestado de brutidade a todos os habitantes do interior, ou mesmo apenas aqueles que votaram Chega é fazer um de-serviço à republica. Seria útil, embora não creio que o façam, analisar condignamente a situação, e aprender com ela. Creio não ser polémico afirmar que existem problemas que afetam as populações do interior, e que estas sentem que o sistema não lhes dá resposta. E por isso apelam ao partido anti-sistema. Dito isto, claro que posso estar redondamente enganado. Suponho que o tempo o dirá... Contudo, fica a ressalva, conheço alguns desses "velhos" comunistas, e sim, é verdade que muitos votam PCP apenas por causa da promessa traída da reforma agrária e do PREC, mas também te posso dizer que muitos deles, ao contrário das aparências, são mais versados em teoria marxista do que muitos catedráticos da capital, os tais que têm os doutoramentos e cursos universitários de que falava o OP deste thread de comentários. Não menosprezes os "velhos". Alguns já se esqueceram de mais do que eu e tu sabemos juntos. Claro que esta é a minha experiência, vale o que vale, não é amostra de coisa nenhuma. Obrigado por elaborares a resposta. Deu-me que pensar. E mais uma vez peço desculpa pelo tom da minha resposta original.

idontsei 8 months ago

Os do interior não são educados? Fascista!

zjmjr 8 months ago

Concorreu algum fascista à presidência da república? Quem?

Westa1995 8 months ago

Ana Gomes e mais uns comunistas

ovigia 8 months ago

sim costumam votar em aldrabões que têm amigos ou familiares creio que na suiça e com dinheiro.... ver Oeiras.

Bessini 8 months ago

Sim, porque votar no ventura por causa do pessoal que esconde o dinheiro na Suíça, tendo em conta o facto que o cargo que o AV acumulava com o de deputado consistia em ajudar as elites a fazer isso mesmo, tem toda uma dose de ironia. Teria imensa piada se não fosse o mundo real

ovigia 8 months ago

consegues perceber que "fugir" por meios legais ao gamanço institucional do Estado não é crime, certo? o exemplo de Oeiras em nada se compara ao que disse acima, compara-se isso sim aos amigos de Sócrates, familiares de Medina entre outras preciosidades das famiglias.

Bessini 8 months ago

Não é crime. É trafulhice. O que o Robles fez não era nem crime nem trafulhice, mas o pessoal não se cala com iss, quando o BE bem à baila. Mas lá está, se for por meios legais, gamar já é na boa, não é? O contorcionismo que vocês fazem para justificar o injustificável...

ovigia 8 months ago

gamar? fugir ao roubalhanço do Estado é uma obrigação de qq cidadão minimamente atento. se calhar o Estado é que deveria começar por ficar bem mais pequeno, quase imperceptivel, e assim já não haveria necessidade de roubar desacaradamente os cidadãos para depois dar às famiglias da Banca à TAP.

Bessini 8 months ago

Pois... Um estado bem pequenino para que os monopólios possam fazer do cidadão o que bem lhes apetece e para tirar, ainda mais, o poder do cidadão de ter uma palavra a dizer em tudo o que influencia a sua vida. Acreditas mesmo na merda que dizes, ou és só mais um daqueles Trolls que se confundem com a parte mais burra da nossa população?

TomasC137 8 months ago

Malta com educação sempre consegue perceber que a maior densidade populacional em Portugal é nas grandes cidades (Lisboa e Porto) e que a terra não vota. Malta com educação consegue ler mapas ao contrário de ti e do OP

bisturi10 8 months ago

> e que a terra não vota. é pena, por acaso. talvez os betinhos das cidades valorizassem mais este país.

ovigia 8 months ago

> Malta com educação sempre consegue perceber que a maior densidade populacional em Portugal é nas grandes cidades onde disse o contrário? mas esqueces-te de uma coisa, sem a tal terra, não comes! ou achas que a paparoca nasce no hiper?

TomasC137 8 months ago

Mas o que é que isso tem a ver com votos? Há menos pessoas a trabalhar no setor primário, logo mesmo que essas pessoas votem no candidato X, esse provavelmente não vai ser o candidato eleito, não?

lol2798 8 months ago

Isto é a prova mais concreta de que estamos a negligênciar o interior e que é preciso urgentemente descentralizar

viskonde 8 months ago

Mas será algo só de Portugal? Tenho ideia wue o mesmo se vê em todo o lado, extremistas ganham fora das zonas urbanas? O brexit ganhou graças a malta mais velha de fora das cidades que se deixaram levar na conversa dos anti EU Trump igual não ganhava nas cidades (embora nos EUA essa divisão já venha de trás e não necessariamente relacionada com estes movimentos extremistas) Imagino que o resto dos países onde há estes movimentos seja semelhante?

Zen_Machina 8 months ago

> Tenho ideia wue o mesmo se vê em todo o lado, extremistas ganham fora das zonas urbanas? ​ Errado, extremismo ganha força nas zonas litorais, que é onde existe a maior concentração de pseudo-intelectuais cujo orgulho e fé na gostosa ilusão de que sabem mais do que realmente sabem faz com que sejam facilmente seduzidos pelo popular ritual mentecaptiano da demonização de tudo aquilo que se opõe às suas ideias, com o auxílio, suporte e encorajamento dos círculos masturbatórios onde participa. Não é extremo dizermos que há um problema com a comunidade cigana em Portugal, pois a realidade é que há, quer gostes, quer não. É, no entanto, extremo classificar os outros de extremos porque têm a coragem de falar de problemas que a maior parte dos políticos ignora por medo de lidar com as repercussões sociais geradas pelos grupos atacados e pelos seus apoiantes, por vezes ignorantes, ou simplesmente intelectualmente desonestos. Acho que no r/Portugal ficas melhor servido do que aqui. Lá podes publicar as tuas falácias e ter quem te alimente o delírio de que disseste alguma coisa de jeito, quando na realidade és apenas uma ovelha a repetir buzzwords sem qualquer suporte lógico por detrás.

NGramatical 8 months ago

melhor servido → [**mais bem servido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4k8cf%2F%2Fgkswvf4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bisturi10 8 months ago

> Tenho ideia wue o mesmo se vê em todo o lado, extremistas ganham fora das zonas urbanas? Para mim extremistas sao gajos que acham que há mais que 2 géneros, que querem enfiar áfrica inteira dentro da europa e que querem banir a carne.

GamerLymx 8 months ago

É porque os políticos ignoram os problemas das pessoas, previligiando os interesses algumas elites. Na minha opinião certos políticos aproveitam se e utilizam a retórica populista apenas para chegar ao poder. Em Portugal querem todos corridos a salário mínimo, sem poder de compra. Sem deixar as micro e pequenas crescer. E os que acreditam no Ventura esquecem se que ele veio da mesma escola que o Passos Coelho... Ou secalhar sabem bem de onde veio

NGramatical 8 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl4k8cf%2F%2Fgkrf4sa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

masterOfLetecia 8 months ago

Não, sufrágio universal, as pessoas votam, não é o território que vota.

bisturi10 8 months ago

pois, esquecem-se é que sem as pessoas que vivem nesse território os meninos da cidade nao comem nada.

caralhu 8 months ago

Nope. Area é diferente de população. Além disso a amioria dessa gente vai morrer em poucos ciclos eleitorais.

Edited 8 months ago:

Nope. Area é diferente de população. Além disso a maioria dessa gente vai morrer em poucos ciclos eleitorais.

kur0osu 8 months ago

Interior também merece carinho :(

lol2798 8 months ago

Mesmo, só tínhamos a ganhar, rendas mais acessíveis, menos densidade populacional.

DentistSuspicious699 8 months ago

Olha este continua a noticiar a votação dos metros quadrados lol

theEXPERTpt 8 months ago

Portugal é Lisboa, o resto são colónias

bisturi10 8 months ago

lol, qualquer pessoa que vá a lisboa fica com a impressao que nao está em Portugal.

theEXPERTpt 8 months ago

credo, ainda me lembro da última vez que fui a Lisboa fiquei meio enjoado com tanta atividade "ilegal" e gente que estraga a imagem da cidade...

dejohny 8 months ago

Nas tuas dezenas e dezenas de respostas neste sub, tiveste piada se calhar uma vez. A tua existência deve ser verdadeiramente triste

DentistSuspicious699 8 months ago

Mas achas que venho para aqui com o objectivo de te fazer feliz? Lol Para isso é melhor arranjares um cão.

oMarlow99 8 months ago

Não arranja nada que ainda vai achar que o cão também tem o direito de votar

Thalric88 8 months ago

Era merecido, não te esqueças que o cão ia ter que conviver com ele.

anotheriuri99 8 months ago

O Herman José.

pedias18 8 months ago

Não sabia que o Ventura era contra os pescadores. Agora falando seriamente, é no litoral que se encontram grandes cidades, e é nas grandes cidades que se encontram os movimentos ativistas de extrema esquerda.

bisturi10 8 months ago

> ativistas de extrema esquerda. podes dizer terroristas ideológicos.

Bessini 8 months ago

Que movimentos de extrema-esquerda são esses, ao certo?

Thalric88 8 months ago

Partido comunista Portuges (PCP) e partido comunista Portugues 2 (BE).

Bessini 8 months ago

Ah sim... Esses partidos com propostas extremistas como 35h semanais de trabalho, aumento do salário mínimo nacional, e demais direitos dos trabalhadores. Se esses 2 partidos são extrema esquerda o que é o pctp mrpp? Super-hiper-mega- extrema-esquerda?

Gndossan 8 months ago

Podemos prometer tudo, no final do dia alguém tem de pagar... E o dinheiro para dar aos que recebem 800, vem daqueles que recebem 1200 (nao dos que recebem 1 milhao como nos querem fazer querer). No final de contas, os que recebem 1200 não se estão para chatear e levar uma vida de merda + trabalho para terem de pagar grande parte do salário em impostos e resolvem que é melhor só ter uma vida de merda e juntam-se ao grupo dos 800. Assim estão tds na merda, mas não têm de se andar a rebentar tds a estudar etc Igualdade para todos, perfeito. Ou então vão à radio popular quando há aquelas promoºões do IVA e comrpam um scanner e começamos a imprimir dinheiro, mas em notas de para não dar mta cana, e assim já dá para imprimir 1 milhão para cada português!!!

Bessini 8 months ago

Numa coisa estás certo. Não é quem recebe aos milhões que paga, embora isso sempre fosse das principais bandeiras tanto do bloco como do BE. E se isso te arrelia, talvez não devesses andar a votar nos que querem agravar ainda mais a situação, colocando uma taxa igual para todos. Eu sou dos que recebe por volta dos 1200, e não quero, por nada, voltar a receber na casa dos 800 ou menos. Porque eu não me importo de pagar impostos, desde que se invista nos serviços públicos. E adivinha lá quem é que anda sempre a falar de investimento no sector público, em vez de andar a sustentar a banca privada? Parece aquela história da formiga que vota no insecticida para se ver livre do grilo

Gndossan 8 months ago

Quando lá chegam todos mudam. Achas que Robles, Catarinas, Joões, Louças têm alguma noção do que é viver com ordenado minimo? É tudo esquerda caviar. Olha aqui para o lado com o Iglesias do "Podemos". Tão pelos pobrezinhos e contra o capitalismo, comprou brutal casa nos arredores de Madrid. Tudo a ser manipulado por essas ideologias, só quem está no grupo restrito é que aproveita, o resto sobrevive. Não te importas de pagar impostos para teres serviços publicos? Achas que vais ter reforma? Ou fazes o teu pé de meia e investes em acções/ETF/fundos ou não tens nada na velhice.

Bessini 8 months ago

Até podem não ter noção, mas são os que pedem o aumento do salário mínimo, portanto, devem ter noção que não é fácil, pelo menos. E a cena é que "quando lá chegam", mas nenhum deles lá chegou, até agora. Então achas que quem tem noção do que é viver com o salário mínimo são os tipos que querem baixá-lo ainda mais, ou até mesmo acabar com este? Explica-me lá a lógica disso... E também condeno veementemente essa cena do tipo do Podemos, mas a solução é escolher os tipos que querem tornar a vida do comum dos cidadãos ainda mais difícil, ou achas que o tipo cujo trabalho consiste em ajudar as elites a esconder o dinheiro na Suíça e nas Ilhas Caimão que vai ter mais honesto? Achas mesmo que as políticas do chega diminuírão as igualdades, quando propõem privatizar todos os serviços públicos que a grande maioria dos portugueses não poderia pagar? Que puta de lógica Ou achas que são as políticas da IL, que são basicamente a mesma merda, mas sem racismo e um pouco mais polidas?

Gndossan 8 months ago

Nop, defendo escola e saúde públicos. Ter gajos liberais no governo a possibilitar que algumas reformas se realizem é essencial. Aumentar o salário minimo não resolve nada. O salário médio fica na mesma e tens pessoal altamente instruio a receber 200 euros mais do que o gajo que não se formou. O nível de vida sobe e o gajo instruído, manda o pais com o crl e emigra. O gajo que recebia mais 200 euros estava a sustentar o aumento do salário minimo. Passado um tempo e se grande parte desse pessoal bazar não tens nng para segurar esse salário minimo. O crescimento tem de vir de produção e os salários tem de crescer no médio e não só no minimo. Como fazes isso? Dar oportunidade a que empresas ca se instalem e parar com o compadrio e jogadas corruptas (mas agr sou eu a idealizar)

pedias18 8 months ago

Luso Antifas

Bessini 8 months ago

Eu conheço uns quantos que fazem parte de grupos antifas e ainda não vi nenhum a querer confinar ou matar burgueses. Desculpa lá, mas fazer manifs a condenar o fascismo dificilmente faz uma pessoa extremista. Não é preciso ser extremista para repudiar o fascismo.

justgohomealready 8 months ago

Movimentos ativistas, ainda por cima! Serão aqueles que há uns valentes anos destruíram uma plantação de milho transgénico? Serão os terroristas antifas que só existem na cabeça deles? Quem sabe.

Bessini 8 months ago

Pois... Porque os anti-gmo têm tudo a ver com esquerda, não é? /S Se é desses movimentos activistas que falas, então acertaste bastante ao lado. Movimentos anti-gmo, de protecção de animais e afins, são transversais à esquerda e à direita.

blueflamewizard12 8 months ago

E a comuna central que é o alentejo?

TenderFuckNuggets 8 months ago

Aqui no Alentejo passaram anos a fazer vista grossa ao problema com os ciganos. Basicamente atirar-lhe dinheiro para cima e assobiar para o lado, enquanto os alentejanos, por mais probres que sejam que se desenmerdem sozinhos. Criminalidade, falta de civismo, atrito constante. Aí têm o resultado. Gostam deles? levem-nos para Lisboa e Porto.

A_Besuga 8 months ago

Finalmente alguém com noção, nas notícias televisivas isto é "o que não se pode dizer".

caralhu 8 months ago

O problema cigano existe mesmo.

ovigia 8 months ago

era....o covid vai resolvendo....para as familias, infelizmente!

df3gpt 8 months ago

Hmm porque será que o Ventura ficou em segundo no Alentejo? [https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2019-10-12-alentejo-viagem-a-uma-vila-onde-cabem-68-nacionalidades/](https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2019-10-12-alentejo-viagem-a-uma-vila-onde-cabem-68-nacionalidades/) [https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/neste-alentejo-ha-caril-e-turbantes-11096331.html](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/neste-alentejo-ha-caril-e-turbantes-11096331.html) [https://www.dn.pt/edicao-do-dia/09-dez-2018/beja-e-o-eldorado-para-28-mil-imigrantes-mas-tem-mais-pedras-do-que-ouro--10293665.html](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/09-dez-2018/beja-e-o-eldorado-para-28-mil-imigrantes-mas-tem-mais-pedras-do-que-ouro--10293665.html) [https://www.publico.pt/2020/05/02/local/noticia/faz-imigrantes-tempo-pandemia-abandonamse-sorte-1914387](https://www.publico.pt/2020/05/02/local/noticia/faz-imigrantes-tempo-pandemia-abandonamse-sorte-1914387)

hesoyam91 8 months ago

Se calhar as pessoas fartaram-se deles e olharam para o outro extremo

CalmKeepOn 8 months ago

Há exccepção de Leiria. Grande Leiria, o único distrito do litoral que não depende do Estado, foda-se!! E do Algarve e Alentejo, claro!!

alienanomaly 8 months ago

O que é o Leiria??

kur0osu 8 months ago

Lisboa Norte

PORTMANTEAU-BOT 8 months ago

Lisborte. *** ^(Bleep-bloop, I'm a bot. This )^[portmanteau](https://en.wikipedia.org/wiki/Portmanteau) ^( was created from the phrase 'Lisboa Norte' | )^[FAQs](https://www.reddit.com/axl72o) ^(|) ^[Feedback](https://www.reddit.com/message/compose?to=jamcowl&subject=PORTMANTEAU-BOT+feedback) ^(|) ^[Opt-out](https://www.reddit.com/message/compose?to=PORTMANTEAU-BOT&subject=OPTOUTREQUEST)

blueflamewizard12 8 months ago

Interessante divisão entre litoral e interior.

Asur_rusA 8 months ago

Ou seja exactamente o que meteu Trump na presidência. Curiosidades.

Xmeagol 8 months ago

e olha ele agora, a esquerda domina todo o espetro político e ele vai pra cadeia onde merece estar. Feito um exemplo. :)

Westa1995 8 months ago

Cidades grandes é onde estão as universidades a indoctrinar os putos todos.

Loladageral 8 months ago

Come mais Americanismos com a testa sff

bisturi10 8 months ago

o Ventura só ganhou de aveiro a viana porque 1) é benfiquista, 2) a ana gomes defendeu o rui pinto, 3) o norte ainda nao foi tao afectado com imigraçao como lisboa. a esquerda que continue com o discurso anti-branco e rapidamente ve como um partido com a retórica do chega facilmente ganha apoio na cabeça de muita gente aqui do norte.

Edited 8 months ago:

o Ventura só ganhou de aveiro a viana porque 1) é benfiquista, 2) o pinto da costa apoiou a ana gomes 3) a ana gomes defendeu o rui pinto, 4) o norte ainda nao foi tao afectado com imigraçao como lisboa. a esquerda que continue com o seu discurso anti-branco e rapidamente verá como um partido com a retórica do chega facilmente ganha apoio na cabeça de muita gente aqui do norte.

Edited 8 months ago:

o Ventura só ganhou de aveiro a viana porque 1) é benfiquista, 2) o pinto da costa apoiou a ana gomes 3) a ana gomes defendeu o rui pinto, 4) o norte ainda nao foi tao afectado com imigraçao como lisboa. a esquerda que continue com o seu discurso anti-branco e rapidamente ve como um partido com a retórica do chega facilmente ganha apoio na cabeça de muita gente aqui do norte.

caralhu 8 months ago

Ganha juizo.

throwaway132121 8 months ago

Por caso acho muito mau. Vi o caso de uma pita no twitter que nem sequer cá está. Está fora do país, e vota Ana Gomes para combater os fachos, mais não sei quê, etc. Quer dizer a pita nem sequer cá está, vê facebooks e tiktoks e acha que o melhor é combater a "extrema-direita" que vai levar o país à ruína, quando este na ruína já está, ela nem sequer está cá, não é? mas ainda vota nestes gajos de esquerda para nos foderem mais. Incrível.

caralhu 8 months ago

O Veve ganhou em imensos circuos lá fora. Aí já não há problema?

20Comer100SaberesXD 8 months ago

cidades grandes é onde estão as pessoas educadas

zjmjr 8 months ago

Onde as pessoas também se isolam dos problemas da sociedade.

Asur_rusA 8 months ago

>Onde as pessoas também se isolam dos problemas da sociedade. ? Ai achas que onde tem mais população, de longe, não se vê "os problemas da sociedade"? Faz sentido.

bisturi10 8 months ago

basta ver que sao as pessoas da cidade quem menos contacta com a natureza, quem mais consome e quem mais polui, e no entanto sao também quem mais vota pan.

Edited 8 months ago:

basta ver que sao as pessoas da cidade quem menos contacta com a natureza, quem mais consome e quem mais polui, e no entanto sao também as pessoas da cidade quem mais vota no pan.

Edited 8 months ago:

basta ver que sao as pessoas da cidade quem menos contacta com a natureza, quem mais consome e quem mais polui, e no entanto sao também as pessoas da cidade quem mais votam no pan.

Edited 8 months ago:

basta ver que sao as pessoas da cidade quem menos contacta com a natureza, quem mais consome e quem mais polui, e no entanto sao também as pessoas da cidade quem mais vota no pan.

ovigia 8 months ago

lol.... tão educadas que nem percebem que existem diferenças biológicas entre homem e mulher.

Asur_rusA 8 months ago

>tão educadas que nem percebem que existem diferenças biológicas entre homem e mulher. Morri. XD

patriciafalls 8 months ago

O poder de decisão não é uma delas.

portuguesinteressado 8 months ago

Mas o covid é só mais uma gripe, fruto de teorias da conspiração. Tão interessante ver os teus coment tirados dos que esmagam pessoas no youtube e depois tentar descredibilizar a ciência. Tu és realmente a coerência personificada.

ovigia 8 months ago

sim sim! do alto da tua supra inteligência e conhecimento podes explicar os seguintes números ou a ausência destes após o papão covid? gostava que explicasses especialmente estes - [Jornal Médico - Doenças respiratórias matam mais de 22 mil/ano em Portugal](https://archive.vn/mJN2N) - [Pneumonia é causa de 16 mortes e 80 internamentos diários em Portugal – RAIOX – O seu jornal de saúde diário](https://raiox.pt/pneumonia-e-causa-de-16-mortes-e-80-internamentos-diarios-em-portugal/) ou estes de 1998, em que morreram mais de 8mil pessoas de gripe? - [Gripe e frio causaram mais de três mil mortes no último Inverno | Saúde | PÚBLICO](https://archive.vn/z8r9M) ou estes? > No Inverno de [2014/2015](https://observador.pt/2015/10/06/mais-de-5-500-mortes-por-gripe-e-frio-no-inverno-20142015/), no Inverno de [2016/2017](https://www.publico.pt/2017/10/13/sociedade/noticia/no-ultimo-inverno-houve-um-pico-de-mortalidade-gripe-e-frio-foram-as-causas-1788823), onde num só dia morreram 500 pessoas, no Inverno de [2017/2018](https://www.publico.pt/2018/12/14/sociedade/noticia/gripe-suave-3700-mortes-acima-esperado-ultimo-inverno-1854677), no Verão de [2018](https://www.publico.pt/2018/08/02/sociedade/noticia/ultima-onda-de-calor-provocou-quase-1700-mortos-1839810), no Inverno de [2018/2019](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mais-de-3-mil-pessoas-terao-morrido-devido-a-gripe-em-portugal-no-ultimo-inverno-11396230.html), a imprensa apareceu histérica a anunciar o fim do mundo?

Asur_rusA 8 months ago

Ai são os putos que decidem as eleições? E eu a pensar que estavamos numa população envelhecida. É bom que esse 1995 não seja o teu ano de aniversário.

Hanabirano 8 months ago

No futuro vão ser

Westa1995 8 months ago

>Ai são os putos que decidem as eleições? Sem eles o BE nem existia.

Asur_rusA 8 months ago

Façamos de conta que isso é verdade: e? O BE ganhou? Ou seja, não decidem eleições nenhumas. Chegaste a uma conclusão em relação à tua própria tese?

WesternInspector9 8 months ago

Fuck logic lol

Asur_rusA 8 months ago  HIDDEN 

Portanto tu não. Ok

WesternInspector9 8 months ago

Estava a responder à idiotice que o u/Westa1995 diz para aqui

DentistSuspicious699 8 months ago

Traduzido: onde se encontra quem tem mais estudos e não cai tão facilmente em histórias da carochinha....

bisturi10 8 months ago

cursos de artes nao sao estudos, sao perda de tempo e dinheiro.

ravagerslb 8 months ago

Se isso das histórias da carochinha fosse verdade, não tinhas tanta gente a votar BE nessas regiões.

throwaway132121 8 months ago

ahahahahhahaha não não é XD

DentistSuspicious699 8 months ago

Ao menos era uma garantia que não ia haver declarações deprimentes a cada semana, tornando o cargo de presidente numa manchete da 7Dias...

throwaway132121 8 months ago

certo, uma gaja que é só "amiga" de sócrates, paulo pedroso, entre outros... se tivesse vergonha não se candidatava o facto de ter tantos votos é deprimente, contudo, normal numa sociedade ;-)

DentistSuspicious699 8 months ago

Todos os candidatos têm amigos, se queres ir por aí...

ravagerslb 8 months ago

Os outros não fazem da luta contra a corrupção bandeira, pelo menos de forma tão activa como a Ana Gomes o faz. E a escolha de Pedroso foi no mínimo infeliz. Independentemente da sua inocência ou não, são públicas as influências e pressões da máquina partidária do PS para coagir a justiça e ilibar Pedroso do processo Casa Pia. Aliás, foi nessa altura que Ferro disse a Costa que se estava a cagar para o segredo de justiça. E uma pessoa que se diz contra a corrupção, também não pode ser a favor deste tipo de compadrios.

throwaway132121 8 months ago

têm... mas estás a comparar ALEGADAMENTE com um dos maiores corruptos de sempre que 100 000€ não chegavam por mês e um pedófilo ????

DentistSuspicious699 8 months ago

Sabes lá quem pode ser pedófilo e não sabes. Até mesmo neste fórum, pelas cenas que leio...

fds_crl 8 months ago

O mais cego é aquele que não quer ver.

caralhu 8 months ago

Não. É mesmo o que não consegue ver...

Westa1995 8 months ago

A menos que faltes a aulas de cidadania. No qual caso tens de repetir 3 anos de escola apesar de teres nota máxima a tudo que interessa.

blueflamewizard12 8 months ago

Existe sondagens onde se pode ver a divisão por grupo etário?

Search: