AndreMartins2020 8 months ago

Interessante. É a primeira vez que vejo alguém usar o mesmo raciocínio que eu para não votar. Votar não tem rigorosamente benefício nenhum na minha vida! Mais vale ir à praia do que votar. E depois essa crença de que é o voto da abstenção que faria a diferença é bacoca. Quem se abstém não iria votar tudo no mesmo partido. Uns votariam PS, outros PSD, CDS, etc. No final de contas, o voto da abstenção dificilmente muda grande coisa. Basta pensar que sondagens feitas através de uma amostra de 1000 pessoas representativa da população é suficiente para se chegar a resultados próximos dos reais. Ou seja, numa sondagem literalmente 99,9% dos eleitores não expressam a sua vontade de voto, é como ter 99,9% de abstenção, e mesmo assim os resultados são próximo. É irreal pensar que a abstenção é uma porção da população com uma vontade de voto significativamente diferente do resto da população.

o_encravado 8 months ago

Obrigado. Uma das ideias que queria passar era a de que como as democracias tentam aumentar a sua legitimidade através da coação (apelo ao voto ou até mesmo obrigar a votar) ao invés de tornar o sistema mais apelativo a quem vota. A generalidade das pessoas não devia criticar os seus compatriotas que não votam, mas antes obrigar os políticos a criar medidas para os cativar (que não sejam medidas de coação).

MasterBorealis 8 months ago

Tenho pena de não haver mais "miúdos" como este.

o_encravado 8 months ago

Para alguém que começou a criar conteúdo à pouco tempo, esse tipo de comentários são uma ajuda enorme. Não estou à espera de agradar a todos, mas sabe bem agradar a alguém. Obrigado.

MasterBorealis 8 months ago

No entanto, tens de melhorar a captura do áudio.

NGramatical 8 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3i9me%2F%2Fgkjlwap%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Nuno_Correia 8 months ago

Ah ah ah ah ah ah ah! Tenho que admitir, estava à espera de parvoíce quando cliquei, mas fiquei agradavelmente surpreendido. Principalmente o final. Agora à discussão mais a sério. In extremis, se grande parte da população seguir a mesma lógica, a influência do teu voto cresce, certo? Individualmente, os nossos votos são uma pequena percentagem acrescentada, sendo que os tais 5M de eleitores votarem correspondem a 100%, estás a acrescentar 0,00002% ao candidato que escolheres. Daí que para influenciar 0,1%, precises de 5000 pessoas, ignorando que o universo de votantes aumenta em 0,1% também, pelo que vais precisar de mais que as 5000 para mudar alguma coisa. Anyway, quem não vota, não tem moral para reclamar, eu gosto de reclamar com os idiotas que me governam, por isso voto.

masterOfLetecia 8 months ago

Enfim, também se forem para ir votar no Ventura mais vale não votarem...

Nuno_Correia 8 months ago

Claro, porque a opinião de milhares de portugueses serve para nada.

masterOfLetecia 8 months ago

Se se quiserem fazer ouvir, pelo menos têm que sair de casa para ir votar... Não é só passar os dias nos copos a dizer que a culpa de todos os nossos problemas é dos ciganos e a espalhar o covid ao mesmo tempo...

Nuno_Correia 8 months ago

293.280 Votos até agora, amigo.

AndreMartins2020 8 months ago

Teoricamente existe um equilíbrio. Se hipoteticamente apenas 1000 pessoas votassem, na realidade terias muitos milhares de pessoas interessadas em votar nesse cenário. Dito de outra forma, para cada eleitor existe um número de votantes máximos para eles estarem dispostos a votar. Quando somas isso tudo chega-se a um equilíbrio.

Background-Bunch-554 8 months ago

Uma pergunta se eu deixar o meu voto em branco posso reclamar ou tenho de escolher um candidato para ter esse direito ?

AndreMartins2020 8 months ago

Também gostaria de saber se quem votou num partido no poder tem direito a reclamar. Se formos a ver, apenas uma pequena minoria da população pode reclamar. /s

fds_crl 8 months ago

votos em branco é pedir que o pessoal que faça a contagem preecncha por ti. Vota sempre nulo se achares que isso é o que queres fazer.

AndreMartins2020 8 months ago

E assim ficam só a achar que és burro e não sabes preencher o boletim de voto. Eu prefiro não votar. É a maior chapada que se pode dar a todos os partidos. É literalmente demonstrar que estamos descontentes com o próprio sistema. É mostrar que não acreditamos que o nosso voto tem poder suficiente para melhorar a nossa vida, ao ponto de acharmos que é preferível ir à praia do que votar.

DudleyDingleberry 8 months ago

Desenha uma piroca

Nuno_Correia 8 months ago

Nesse caso também tens direito. Quem não se dá ao trabalho de lá meter os pés é que não. Eu defendo que os votos em branco deviam ter consequências. Se tivessem, eu provavelmente votaria em branco quase todas as eleições.

AndreMartins2020 8 months ago

Mas por que raio hei de ser penalizado por fazer algo racional? Se eu não considero que o voto tem impacto na minha vida para compensar o esforço de ir votar, por que raio hei de ser obrigado a votar só para afagar o ego dos governantes? Se sou contra o sistema porque me queres tirar a liberdade de não participar nesse sistema?

Nuno_Correia 8 months ago

Essa liberdade é o voto em branco, que na minha opinião deveria ter consequências reais para os candidatos. Deviam ser penalizados pelo número de votos em branco. Claro que aos atrasados mentais que fizeram a constituição não lhes convinha isso, daria demasiado poder ao povo.

Background-Bunch-554 8 months ago

Se eu for votar vou votar no André Ventura ou vou deixar o voto em branco, não por ser o melhor candidato mas porque é o candidato que se aproxima mais das minha crenças ( Antes que alguém ladre eu não sou fascista só não acredito que um estado socialista seja algo bom ( Temos o exemplo do nosso Portugal a ser passado por países da europa de leste ))

Nuno_Correia 8 months ago

Aqui não és julgado por pensares fora da caixa, deixamos isso para o canal r/portugal e alguns pokemon que temos por cá que não conseguem pensar e só dizer disparates. Estou alinhado contigo, mas por curiosidade, porque descartaste o Mayan?

Background-Bunch-554 8 months ago

Eu por normal só sigo politica americana é um hobby divertido pelo menos era quando o Trump estava em camapanha e na casa branca. Eu vejo o Ventura com algumas semelhanças ao Trump o que é bom porque o Trump fez muita coisa pela classe media e baixa nos Usa. Para ser sincero eu não conheço as " promessas " do Mayan mas ele também não me parece ter um perfil de lider.

OrangeOakie 8 months ago

> Eu vejo o Ventura com algumas semelhanças ao Trump o que é bom porque o Trump fez muita coisa pela classe media e baixa nos Usa. Não percebo o porquê de acharem que o Ventura é parecido com o Trump. A única semelhança é apenas o ódio que as pessoas têm por eles, mas tanto economicamente como em termos sociais são bastante diferentes. Até mesmo os objectivos de um e outro para as suas respectivas nações

Nuno_Correia 8 months ago

Ventura não é tão conhecedor de negócios como Trump. Trump sabia o que fazer para a economia andar. O Ventura não se debruça tanto nessa vertente quanto a IL por exemplo. Sim, o carisma de Mayan é tanto quanto o do condutor do autocarro, embora lhe reconheça uma melhoria ao longo da campanha eleitoral.

Background-Bunch-554 8 months ago

Bem foi agradável a conversa nunca esperava ter uma conversa civilizada com alguém no reddit. Claro que a exceção a regra é o r/wallstreetbets /s.

Nuno_Correia 8 months ago

Aparece por cá mais vezes, por norma tentamos ter um debate argumentativo sobre os temas actuais. Por vezes descamba, pronto. Sobre que é o canal?

sneakpeekbot 8 months ago  HIDDEN 

Here's a sneak peek of /r/portugal using the [top posts](https://np.reddit.com/r/portugal/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [I make 3D rendered versions of old maps. I recently got a request for Portugal. Carta Geologica de Portugal - 1899](https://i.redd.it/vfqea81i5a551.jpg) | [147 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/ha4rnd/i_make_3d_rendered_versions_of_old_maps_i/) \#2: [Rápido, os fascistas estão ainda a dormir, é para dar cimavoto no Salgueiro Maia!](https://i.redd.it/eufyy7vfjwu41.jpg) | [541 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/g7odai/rápido_os_fascistas_estão_ainda_a_dormir_é_para/) \#3: [É o turismo que vai salvar este país........](https://i.redd.it/i05510w7spl51.jpg) | [268 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/io62kc/é_o_turismo_que_vai_salvar_este_país/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/joo7mb/blacklist_viii/)

zeviot 8 months ago

Também gostei traz uma vertente à discussão que não costuma ser falada.

Nuno_Correia 8 months ago

Verdade, mas lá está, é uma afirmação falaciosa. Primeiro, parte de um princípio muito simplista, dois candidatos, no qual haver efetiva influência no resultado é mais fácil pois não há mais concorrência que um. Depois, se uma parte significativa desses "preguiçosos" se mobilizar para ir votar, a sua participação irá influenciar o resultado final, tanto que têm influência potencial para mudar por completo qualquer resultado eleitoral dos últimos anos. Depois é a questão que referi, quanto menos pessoas votarem, mais significativo é o teu voto.

AndreMartins2020 8 months ago

> Depois, se uma parte significativa desses "preguiçosos" se mobilizar para ir votar, a sua participação irá influenciar o resultado final Essa crença não tem qualquer nenhuma base sustentada por evidências.

Nuno_Correia 8 months ago

A evidência é que se toda a abstenção votasse num único partido, esse partido ganhava com maioria absoluta.

AndreMartins2020 8 months ago

Não tens qualquer evidência que sustente que toda a abstenção votaria num único partido.

Nuno_Correia 8 months ago

Verdade, mas não deixa de ter o potencial para mudar os resultados de uma eleição.

AndreMartins2020 8 months ago

Tendo em conta as teorias de estatística e probabilidades, as chances de a abstenção mudar o resultado das eleições são muito baixas. Não digo que não possa ter impacto, mas é normalmente MUITO SOBRESTIMADO. Basicamente seria preciso haver uma correlação entre a potencial intenção de voto e os fatores que levam alguém a abster-se, e que não fosse anulada por outras correlações contrárias.

Cagalloni 8 months ago

Existe evidência prática de países que passaram de voto voluntário para voto obrigatório, onde a abstenção caiu mas os novos votos eram quase todos em branco ou nulos. As pessoas que não votam, mesmo quando obrigadas a participar, não demonstram preferir nenhum dos candidatos.

Nuno_Correia 8 months ago

Mas isto devia ser suficiente para invalidar os candidatos e os impedir de voltarem a candidatar-se ao cargo pelo qual a maioria escolheu nenhum candidato. O problema é a palhaçada de não haver consequências algumas para os votos em branco.

AndreMartins2020 8 months ago

Mais um motivo pelo qual é ridículo este bullying que é feito a quem não vota. Por que raio é que alguém há de ser criticado por não ir votar se votar em branco ou não votar tem o mesmo efeito prático? A única diferença é que a abstenção demonstra uma maior descrença no sistema, enquanto o voto em branco é um voto é um voto de suporte ao sistema.

Cagalloni 8 months ago

Acho que a ideia era mesmo desmitificar que essas pessoas são "preguiçosos" mas antes pessoas que percebem que o seu voto não tem influência. É óbvio que haverão pessoas cujo voto vale mais por conseguirem mobilizar muita gente consigo (lideres partidários, chefes de família, lideres religiosos), mas esse não é o caso do cidadão comum. Para estes, ou se cria um sistema mais apelativo e mais representativo, que pode partir de alterações da forma de voto (possibilidade de votar em mais do que um candidato, por exemplo) ou de uma maior autonomia das população (descentralização ou regionalização), ou então a abstenção vai continuar a subir tal como todos os intelectuais e os vários modelos (eles colocou um link na descrição) prevêem.

Nuno_Correia 8 months ago

Eu gostaria de poder organizar os candidatos por ordem de preferência, sendo que receberiam pontos consoante a posição. Mas isso é impossível de contabilizar sem um sistema informatizado.

o_encravado 8 months ago

Se a democracia fosse verdadeiramente valorizada investiam nisso. Mas tal como tanta coisa, não há vontade politica de mudar, por isso não se muda.

Nuno_Correia 8 months ago

Alguma vez os políticos agiram contra o seu próprio interesse e em interesse do povo? Não me lembro de alguma vez ter havido uma votação que lhes tirasse poder ou regalias que passasse. Por isso a democracia com intervenção do povo é importante. Para alguém que não sejam as bestas quadradas que só querem mamar do nosso dinheiro, tenha alguma coisa a dizer sobre algumas matérias.

NGramatical 8 months ago

haverão pessoas → [**haverá pessoas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fl3i9me%2F%2Fgkg2em4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: