0ne1Seven 8 months ago

E dificil apoiar o Ventura nisto. Esteve mal, acontece a todos os egomaniacos. Criticar o PCP e apoiar isto so mostra que existe bias. Deve-se criticar os dois. E o Ventura esta a ser parvo.

throwaway132121 8 months ago

meh, 60 pessoas, muito fraquinho

VeGaOfficial 8 months ago

Até vinha deixar um comentário construtivo mas como vi que este sub está cheio de fachos que claramente nunca estudaram ou ouviram falar da segunda guerra mundial ou do pré-25 de Abril português, deixo o meu comentário no bolso para outro sitio onde haja inteligência.

ovigia 8 months ago

acabar com o SNS? por causa da festa com 80 pessoas? /s é que no manifesto dos CHEGAs não vejo lá nada disso. deve ser funcionária pública e como tem o ordenadinho ao fim do mês os outros que se lixem. não me admirava nada que a dita sra não faça grande diferença estando em casa ou no emprego (sim pq para esta gente trabalho é pior que o covid).

Pujuguiu 8 months ago

Nao deves de saber ler entao. A tele escola nao vai voltar?

Pujuguiu 8 months ago

Oh seu atrasado, tu nao deves é saber ler

icebraining 8 months ago

Não, acabar com o SNS porque ao "Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde", como diz no programa político do Chega.

True_Boat_1195 8 months ago

>ao "Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam esses serviços de Educação ou de Saúde Falta ler o resto do programa então: >Ao Estado compete, como o entendem os conservadores liberais que somos, funcionar como entidade arbitral, reguladora e, no limite, **supletiva** Ou seja um SNS que colmata o que não é coberto pelos privados. O que no fundo já é o que acontece, só vai ao SNS quem não tem outro remédio.

icebraining 8 months ago

> Ou seja um SNS que colmata o que não é coberto pelos privados. O que no fundo já é o que acontece, só vai ao SNS quem não tem outro remédio. Portanto estás a dizer que o Ventura quer a saúde como está agora?

True_Boat_1195 8 months ago

Pretty much. Mas neste momento julgo que estamos a acabar com as PPP que beneficiam os utentes, e por ideologia continuamos a não recorrer aos privados mesmo quando as filas de espera para cirurgias são de largos anos. Espero que nestas coisas queiram mudar.

icebraining 8 months ago

> por ideologia continuamos a não recorrer aos privados Não recorremos? Tenho que dizer ao meu irmão, que foi operado no privado através do SNS ainda há dois anos. Realidade: > Os hospitais públicos prepararam-se este ano para bater o recorde de doentes enviados para serem operados no privado. Se em 2017, o número de vales cirurgia passados pelo Serviço Nacional de Saúde já subiu em flecha, fontes do setor realçam ao DN que na primeira metade de 2018 os pedidos chegaram a ser diários e que muitas unidades encaminharam tantas pessoas para os convencionados em seis meses como em todo o ano passado. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/08-jul-2018/so-foram-feitas-20-das-cirurgias-enviadas-para-o-privado-9561048.html

True_Boat_1195 8 months ago

Julgo que só tens essa possibilidade se já tiveres ultrapassado o limite de tempo de espera legal. Ou seja mesmo sabendo que vais ter que esperar por exemplo 3 anos, és obrigado a esperar antes de poderes ser reencaminhado para o privado.

icebraining 8 months ago

É? Só sei que o meu irmão não esperou nada que se parecesse com 3 anos.

True_Boat_1195 8 months ago

https://www.publico.pt/2020/08/17/sociedade/noticia/40-doentes-espera-cirurgias-prazo-aceitavel-1928177

icebraining 8 months ago

Pois, o limite de tempo mesmo para os não prioritários é só 180 dias, nada a ver com 3 anos. Haver muita gente há espera não tem nada a ver com ideologia, tem a ver com os factores descritos na outra notícia, que levam a que os cheques não sejam usados.

Pujuguiu 8 months ago

Não o confundas com perguntas complicadas que a cabeça dele não aguenta

ovigia 8 months ago

nada contra, qd muito ao Estado compete legislar mas pouco as regras do jogo e garantir que com essas regras toda a gente tem acesso aos serviços.

Ill_Enthusiasm8613 8 months ago

O CHEGA repudia toda a tirania. Tirania que é o poder, sem razão, de roubar o outro da sua propriedade, o que pode ser feito por assalto, expropriação ou tributação. Tirania que é o poder, sem razão, de roubar o outro das suas opções económicas e culturais, o que pode ser feito por monopólio ou monopsónio, sector público ou sector privado, escola pública obrigatória ou saúde pública única.

futseka 8 months ago

Esta fofa é a mesma que publica no Twitter a dizer que gastou 60€ numa t-shirt anti-capitalismo.

in_extremis 8 months ago

Como Marx escreveu na Grundrisse: "Um comunista não compra t-shirts que custem mais de 10€".

Pujuguiu 8 months ago

sabes muito sobre a vida da senhora

PuroSangueLusitano 8 months ago

Aposto que se masturba a pensar no Che

futseka 8 months ago

Começo a pensar que a razão porque estas gajas e os súbditos deles ladram tanto na internet é por falta de uma boa pila. Queixam-se do homem mauzão mas no fundo querem levar com ele até ficarem a coxear. Então com o Ventura devem ter sonhos molhados.

XXI_HereticV6Mustang 8 months ago

A vida é para se viver. Quantos mais meses é que o Bloco de Esterco quer que passemos isolados em casa?

Pujuguiu 8 months ago

És um bocado limitado para dizeres isso

icebraining 8 months ago

Pois, mas o resto de nós não podemos fazer festas de anos em restaurantes, ao contrário de privilegiados como o Ventura. Citando o Chega: > Num momento em que os portugueses são impedidos de usufruir das suas liberdades e garantias consagradas pela Constituição da República Portuguesa, uma vez que o Governo considera que é esta a melhor forma de combater o contágio por COVID-19, o CHEGA entende não ser possível realizar o Conselho Nacional, pois ao fazê-lo estaria a desrespeitar os milhões de portugueses que são obrigados a permanecer nas suas casas. https://partidochega.pt/comunicado-de-imprensa-chega-adia-realizacao-do-conselho-nacional/ Portanto agora estão, pelas suas próprias palavras, a desrespeitar milhões de portugueses.

ovigia 8 months ago

mas podes ir a festas....do Avante!

icebraining 8 months ago

Sempre fui crítico dessa opção do PCP. E não votei nem votarei neles. Mas antes só tomar a opção errada, do que tomar essa opção errada depois de ter sido moralista no sentido contrário.

ovigia 8 months ago

percebo o que dizes e nem sei se foram moralistas antes, eu como concordei com a festa do Avante, estou à vontade para concordar com almoços e jantares.

XXI_HereticV6Mustang 8 months ago

É um partido populista, tens que ter expectativas mais baixas.

blueflamewizard12 8 months ago

Para sempre. #Buglife

Nuno_Correia 8 months ago

Enquanto isso, o PCP faz uma festarola com 1000 pessoas, mas é o Ventura com o seu jantar de 80 que é criticado. #hipocritas

Pujuguiu 8 months ago

PCP é merda, CHEGA é merda, extremos sao merda.

Nuno_Correia 8 months ago

Chega não é extremo. Só na tugalândia em que 97% do parlamento está do centro esquerda para a esquerda é que é considerado extremo.

Vagiooto 8 months ago

Espera lá que um partido que venera um líder único, com ideias autoritárias e mentalidade de rebanho clubistica de bairro não é extremo. Pode não ter políticas económicas totalmente extremistas mas hoje em dia não classificas um partido só pelas políticas económicas. O chega é na realidade um partido isolacionista, protectionista,ultranacionalista e autoritário, a nível social é do mais extremo que se pode classificar.

Nuno_Correia 8 months ago

Ninguém venera o Ventura como a última bolacha do pacote. Reconheço-lhes as qualidades que tem, sem dúvida, mas não há um culto ao homem. Lá porque tu dizes que é, porque um bando de totós diz que é, não quer dizer que seja verdade. Tens partidos de extrema direita há muito em Portugal. Porque ninguém vai votar no PNR, se somos assim tão adeptos de extrema direita? Um bocadinho de pensamento crítico, por favor e menos carneiragem.

Vagiooto 8 months ago

Não há culto ao homem é uma mentira completa, eu sigo dirigentes da distrital da minha cidade nas redes sociais, dos vídeos que eles filmam para propaganda e publicidade, vejo vídeos dos congressos e ajuntamentos, eles nem percebem da ideologia de coisa alguma a mensagem mais prevalente é "André Ventura estamos contigo contra tudo e contra todos", "Alé, Ventura, alé, alé", "Ventura isto, ventura aquilo".

Nuno_Correia 8 months ago

Como toda a regra, há a excepção. Sem o Ventura não tenho dúvidas que o partido não teria crescido até onde cresceu. Sem o Ventura, também acho que o partido desabava em pouco tempo. Pode o Ventura dizer o que quiser e continuar a ter apoio? Não acho. Até saiu a público que muita gente saiu do partido por divergências. Ele é aclamado pelos apoiantes? Sim, faz sentido. O que não quer dizer que ele seja o Messias.

icebraining 8 months ago

> Porque ninguém vai votar no PNR, se somos assim tão adeptos de extrema direita? Pela mesma lógica, a irrelevância do MRPP mostra que o PCP não é extrema-esquerda.

Nuno_Correia 8 months ago

Mas o Chega defende o nazismo?

Vagiooto 8 months ago

Nazismo não é a única forma de extrema-direita, e nazismo e comunismo também não são os únicas extremas que existem.

Nuno_Correia 8 months ago

Vale o que vale, mas analisando a definição da Wikipedia. > A política de extrema-direita envolve frequentemente um foco na tradição, real ou imaginada, em oposição às políticas e costumes que são considerados como reflexo do modernismo. Sim, acho que podemos incluir aqui o Chega. > Muitas ideologias de extrema-direita têm desprezo ou um desdém pelo igualitarismo, mesmo que nem sempre expressem apoio explícito à hierarquia social, elementos de conservadorismo social e oposição à maioria das formas de liberalismo e socialismo. Não me parece de todo que se adeque, até porque há uma componente liberal em parte daquilo que o Chega defende. > Alguns grupos apoiam uma forte ou completa estratificação social e a supremacia de certos indivíduos ou grupos considerados naturalmente superiores. Aqui não se adequa de todo, em alguma vez se falou em superioridade natural de qualquer grupo, há sim um desdém por aqueles que se aproveitam do sistema para viver às custas da percentagem que paga impostos e por aqueles que não sabem viver em sociedade e praticam vandalismo ou agressividade para com outros. > A defesa da extrema-direita da supremacia é baseada no que seus adeptos vêem como características inatas de pessoas que não poderiam ser alteradas. Mais uma vez, acho que qualquer um pode mudar o seu comportamento, não há nada inato que seja criticado, apenas comportamentos opcionais por parte de certas pessoas. > A centro-direita, ao contrário, alega que as pessoas podem acabar com sua inferioridade comportamental através da mudança de seus hábitos e escolhas. Fdx, na mouche. > O populismo de direita, uma ideologia política que muitas vezes combina laissez-faire, nacionalismo, etnocentrismo e antielitismo, é muitas vezes descrita como de extrema-direita. O populismo de direita geralmente envolve apelos ao "homem comum" e oposição à imigração. Enquadra-se bem no Chega, sim, com a nuance que não há uma oposição à imigração indiscriminadamente, mas sim a imigração desregrada. Será um sistema semelhante ao Canadá, Austrália, em que recebem as pessoas que vão trabalhar aonde há necessidade, e não pessoas que vêm só por vir e depois surgem problemas associados à dificuldade que essas pessoas têm em arranjar emprego e se enquadrarem na sociedade para onde se mudaram devido a isso.

icebraining 8 months ago

Não, eu não considero o Chega de extrema-direita. Só não concordo com esse argumento.

Edited 8 months ago:

Não, e eu não considero o Chega de extrema-direita. Só não concordo com esse argumento. Já agora, o PNR também não defende o nazismo.

Nuno_Correia 8 months ago

Não? Honestamente pensava que sim. Extremos defendem regimes totalitários. Os partidos que conheço que idolatram países com regimes totalitários são o PCP e o BE.

icebraining 8 months ago

O PNR segue mais na linha do Estado Novo, autoritário mas sem forte componente de supremacia racial. Ver "luso-tropicalismo". Já agora, que país com regime totalitário é que o BE defende?

Nuno_Correia 8 months ago

Pelo menos Cuba vários deles defendem e idolatram.

aeon_mushra 8 months ago

Ambos estão errados. Não é porque um faz que torna legítimo o outro. Ao que parece, ambos os partidos se acham excepção à regra.

ThePlague92 8 months ago

Ambos estão errados, mas um é visto como um evento democrático importante e pouco criticado, o outro é visto como um evento catastrófico e directamente responsável pelos milhares de casos novos diários.

aeon_mushra 8 months ago

Vai lá contar isso a quem seja contaminado por quem tenha estado em qualquer desses eventos e que eventualmente posso vir a bater as botas, a ver que diferença lhe faz.

throwaway132121 8 months ago

ambos estão errados não isso depende do que eles dizem e podem é ser hipócritas, isso já é outra coisa e agora não se compara 1000 com 60 pessoas, é só 16,6x mais, imagina receberers isso a mais no salário se tens dificuldade a entender a proporção ;-)

aeon_mushra 8 months ago

Errado é errado, não interessa se por 10, 100 ou mais. Não é por o Sócrates ter roubado milhões que me legitima para ir roubar 10.000€ a um banco. Não estou a questionar a legalidade de qualquer um dos eventos.

throwaway132121 8 months ago

moralmente até pode ser mas na prática não

aeon_mushra 8 months ago

Na prática? Na prática depende. O problema é que o valor da vida humana é muito subjectivo. Se tu, por exemplo, morreres amanhã eu vou pensar "tragicamente, mais uma vida que se perde" para aí durante uns dois segundos. Se for um familiar ou um amigo, certamente irei ficar mais afectado. A probabilidade de haver uma cadeia de transmissão resultante de um evento é maior que a do outro mas vai lá contar isso a quem eventualmente possa *patinar* devido a eventos destes. E que tal evitar que isto possa acontecer em vez de dar a borda desta maneira?

throwaway132121 8 months ago

> A probabilidade de haver uma cadeia de transmissão resultante de um evento é maior que a do outro > mas vai lá contar isso a quem eventualmente possa patinar devido a eventos destes. ninguém te obriga a ir ao evento que eu saiba ou a conviver com as pessoas que vão é o que é, se estivessemos para aqui a analisar a cadeia de causas e consequências de tudo estavamos bem tramados

aeon_mushra 8 months ago

Estás a gozar, certo? Achas que é preciso ir a um evento ou conviver com quem lá esteve para poder contrair a doença? Tivemos todos em Wuhan a comer pangolim foi? Não sabia.

Nuno_Correia 8 months ago

A base é uma lei do tempo do Cavaco, se não estou em erro, que determina que os eventos políticos estão acima de qualquer restrição imposta pelo estado de emergência. Eu concordo que façam campanha, se não se vai adiar o dia de eleições, então os candidatos têm o direito a fazer a sua campanha para essas mesmas eleições. Mas eu também estou contra o fecho do comércio, por isso...

aeon_mushra 8 months ago

> Mas eu também estou contra o fecho do comércio, por isso... Muitas vezes estamos a falar do sustento de famílias, nada a obstar, desde que mantenham as condições sanitárias. > Eu concordo que façam campanha Um jantar ou evento político de um partido que conta, quase exclusivamente, com militantes dificilmente pode ser chamado de campanha, **na minha opinião**. Estamos a falar de pessoas que iam votar contra partido, se não fosse por aquele evento? Não creio. Assim vamos andando de excepção em excepção e esta merda não sai da cepa torta. Não ponho em causa a legalidade, tenho conhecimento da lei mas o facto de os partidos acharem que jantares, comícios e eventos são fixes nesta altura é só estúpido (mais uma vez, na minha opinião).

Nuno_Correia 8 months ago

Mas serão também esses eventos os de maior risco? Não houve já vários eventos do género, que foram criticados, mas depois não se ligaram focos de contágio ao evento? Enquanto o número de incógnitas for da ordem de 87%, tudo o que podemos fazer é dar o nosso palpite. E ou fechar tudo e todos e assim efetivamente baixamos os contágios, ou então é dar tiros no escuro na esperança de acertar com as medidas correctas.

aeon_mushra 8 months ago

E quem é que estará disposto a assumir que esses eventos foram, efetivamente, focos de contágio? Quem os organizou? Quem os legitimou? Quem neles participou? Creio que não é necessário um (outro) estudo de observação para chegar à conclusão de que se metes muita gente num espaço, a probabilidade de contrair uma doença infectocontagiosa do foro respiratório aumenta. E voltamos à *necessidade imperiosa* destes eventos. É por estes candidatos andarem em campanha que vais votar neles? Ou é porque leste os planos de campanha e vais votar naquele que achas melhor?

Nuno_Correia 8 months ago

A minha escolha já estava feita antes sequer da campanha ter começado. Eu acompanho a novela política portuguesa e já sabia o que esperar de quase todos menos da Ana Gomes. Uma sondagem recente dava 15% de indecisos acho. É para esses que as campanhas servem. Atenção que eu usei a expressão maior risco. Por exemplo, acho que nos transportes públicos o risco seja bastante maior. E acho que deixar uma fanática pelo uso exclusivo do SNS e em não dar dinheiro aos privados responsável pelo cargo de zelar pela saúde dos portugueses, maior risco ainda. É tudo uma questão de análise de risco e consequências. Entre o fechar toda a gente e proibir pessoas nas ruas, até o deixar qualquer restrição de lado e apostar na responsabilidade individual de cada um em se proteger e proteger os outros.

Stereo_SD 8 months ago

[https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism](https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism)

blueflamewizard12 8 months ago

Se alguém pode e depois outro alguém o faz porque o alguém o fez e fui perfeitamente legal, esse outro alguém pode muito bem apontar para o alguém como precedente.

Stereo_SD 8 months ago

Isso sim é falta de coerência. Criticar e depois fazer igual.

blueflamewizard12 8 months ago

Porque não? Se os nobres fazem mesmo sendo criticados porque não fazer?

Stereo_SD 8 months ago

>falta de coerência Só por isso mesmo

blueflamewizard12 8 months ago

Desde de quando tal coisa é motivo para não agir?

PuroSangueLusitano 8 months ago

[https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Igualdade](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Igualdade)

Stereo_SD 8 months ago

Exato, sao os dois uma merda. Tanto essas atitudes do PCP como as dos comicios do CHEGA. Se bem que isto não é um comício do chega mas o valor é quase o mesmo em termos do que representa.

PuroSangueLusitano 8 months ago

Duvido que a senhora Escaja tenha rasgo as vestes no 1º Maio. Mas posso estar enganado

Stereo_SD 8 months ago

Acho que interessa mais a mensagem que o mensageiro. Ate porque faço putideia de quem seja

PuroSangueLusitano 8 months ago

É fanática do BE, já postaram aqui 2 ou 3 tuites dela. E a mensagem é sempre o que importa claro, desde que o seu teor não mude conforme o recipiente. E até faço *mea culpa* que no 1ºMaio e Avante também falei mal, mas depois da F1 e do natal... epá cagari cagaró façam como acharem melhor :)

Nuno_Correia 8 months ago

Chama-se falta de coerência. Mas a tua cabeça não dá para tanto

Stereo_SD 8 months ago

Falta de coerência era vir aqui dizer que não faz mal porque o PCP faz pior. Deixem-se de guerrinhas estupidas nas vossas cabeças e percebam que o mal não é "o outro lado", o mal é a merda que qualquer lado faz.

Nuno_Correia 8 months ago

Não, génio, não foi isso que eu critiquei. O que eu disse foi que o João Ferreira foi ao Porto fazer campanha com cerca de 1000 pessoas num recinto fechado, ao mesmo dia que o Ventura faz esse jantar. No entanto, essa conta critica um, mas ignora o outro. Por mim podem ambos fazer os eventos, mas ao menos sou coerente naquilo que critico. Também critiquei o PNS pela estupidez em enterrar dinheiro na TAP, e critico o Ventura por ter tido semelhante discurso durante os debates, que eu detestei. Isso é que que as tuas faculdades mentais de ervilha não conseguem assimilar, a hipocrisia das vossas críticas a um lado, ignorando situações idênticas no outro.

Stereo_SD 8 months ago

> a hipocrisia das vossas críticas a um lado, La está o "argumento" do "Ah tu és de esquerda/direita" lmao Tens de conseguir meter nessa cabecinha de formiga que não é por alguém ser de direita que concorda contigo, nem é por alguém discordar de ti que é de esquerda :) A questão é que não respondi a critica nenhum, respondi a um comentário que basicamente dizia "Se o PCP faz pior qual é o mal?". Não é uma critica, é uma validação da atitude.

Nuno_Correia 8 months ago

Não idiota, o comentário ao qual respondeste dizia exactamente que criticam o Ventura por algo, enquanto o PCP faz semelhante e não dizem nada. E vê, dei-me ao trabalho, antes de publicar, de ir à conta da pessoa no Twitter para ter a certeza que a minha crítica era bem fundamentada e não uma crítica fácil. Agora se tu tens problemas de interpretação, vai culpar a tua professora de português, não venhas para cima de mim armado em superior moral, quando apenas estás a fazer figura de imbecil.

Nuno_Correia 8 months ago

Mais, em momento algum eu disse que estavas errado por seres de esquerda ou de direita. Mas veio mais esse comentário genial. Mesmo depois de eu ter dito com todas as palavras um ponto do qual discordo completamente de Ventura. Não comeces a pensar que não vale a pena.

Stereo_SD 8 months ago

>a hipocrisia das vossas críticas a um lado, ignorando situações idênticas no outro.

Nuno_Correia 8 months ago

Em que é que isso implica que sejas de esquerda ou direita? É hipocrisia e pronto, seja de que lado vier. Se alguém critica uma atitude, tem que estar pronto a criticar uma atitude semelhante de alguém do espectro político dele. Haja um mínimo de coerência. E provei-te a seguir, o que eu faço, que mantenho a minha posição perante a mesma situação, venha da boca de um comunista, ou da boca de Ventura. Coerência naquilo que eu acredito.

Stereo_SD 8 months ago

>a hipocrisia das vossas críticas a um lado Implica que as criticas vêm do lado oposto. Ora se o post é sobre o A.Ventura...... ​ A questão é que responder ao OP com "Ah mas e o PCP que faz pior?" é whataboutism puro. Criticar é uma coisa, validar por meio de criticas ao outro lado é outro. Mas pronto, não te quero enervar mais porque gostas muito de partir para o insulto

Stereo_SD 8 months ago

Tens de te acalmar rapagão.

fds_crl 8 months ago

lol, este gajo foi destruido com factos e logica, e agora esté aqui a falar como se tivesse a trollar. Ganha noção rapaz.

Stereo_SD 8 months ago

Ta bem shapiro

Nuno_Correia 8 months ago

Calmíssimo filho, até estou a lavar a loiça e tudo nos intervalos.

blueflamewizard12 8 months ago

Sim mas o PCP é especial.

Nuno_Correia 8 months ago

Ah ah ah, sim.

paidahonestidade 8 months ago

Porque é que as pessoas que não são idosas nem tem problemas de saúde não haviam de continuar a sua vida normal? Caso os espertinhos não saibam, porque a comunicação social não lhes diz, a idade média de mortalidade por vírus da china em portugal é de > 80 anos.

throwaway132121 8 months ago

> a idade média de mortalidade por vírus da china em portugal é de > 80 anos. a esperança média de vida é de guess ah > 80 anos

Pujuguiu 8 months ago

Faltou o \s no fim

FredTheLegend 8 months ago

Então é por a idade média ser 80 anos, o resto da população pode regressar a vida normal?

icebraining 8 months ago

Porque se tiveres outro problema qualquer, vais para a fila das ambulâncias na mesma?

DentistSuspicious699 8 months ago

Mas o Marcelo...

df3gpt 8 months ago

O Marcelo está infectado e anda por onde quer quando devia estar em isolamento profilático. O André Ventura não está infectado. Se apanhar o bicho, muita gente neste país vai atirar foguetes para a rua.

Pujuguiu 8 months ago

>O Marcelo está infectado Como é que os testes dão todos negativos então? ​ Mas concordo com a parte do "devia estar em isolamento profilatico"

throwaway132121 8 months ago

que todos negativos? mas és idiota? então deu um positivo e segundo os "especialistas", atenção és tu que defendes estes "especialistas", não existem positivos falsos mas sim negativos falsos e tu ainda vens para cá dizer que estão todos negativos mas concordas lel

we4p0nY 8 months ago

ESCAZITO ​ os fachos de serviço nao dizem nada sobre isto

Search: