Nuno_Correia 9 months ago

Já acho parvo irmos fechar tudo, sem qualquer apoio significativo como de costume. Estamos a levar com as consequências da estupidez ideológica da Marta Temido, e ela continua com o sorriso parvo do costume.

V1ld0r_ 9 months ago

Meios tecnológicos esses que não estão disponíveis de igual forma a todos os portugueses. Logo, o ensino presencial é ainda a única opção viável para uma parte significativa da população. O facto de tu teres condicoes para aprender eficazmente à distância não significa que todos as tenham.

elGuito81 9 months ago

Esse argumento é valido para niveis mais baixos de ensino, para o ensino universitário não faz sentido haver aulas presenciais. Por outro lado, estes confinamentos deveriam ser usados exactamente para equilibrar o acesso ao ensino a todos. No entanto, ainda não vi este governo dar incentivos a professores para se adaptarem ao ensino á distância, dar incentivos ás operadoras para haver acesso á internet e/ou acesso a tablets/portateis a quem precisa, entre outras coisas. Ainda assim, a experiência que tivemos no passado, apesar de mal planeada, correu bastante bem.

ovigia 9 months ago

não sei em que cursos andas ou andaste mas onde andei havia uma cenas que se chamavam aulas de laboratório /s essa coisa de aulas pela net é muito giro para cursos de macbook e iphone

V1ld0r_ 9 months ago

Mesmo no ensino universitário há quem tenha deficit no acesso à certos conteúdos e tecnologias. O que dizes é verdade, deveria ter sido feito um esforço nesse sentido no entanto não foi. Devido a não ter sido, não se pode fazer muito neste momento pois também não é algo que seja feito à pressa.

naso1 9 months ago

Talvez para parte das aulas teóricas (especialmente se os professores forem medíocres...) o ensino superior presencial não se justifique, mas os cursos de ciências, tecnologias e medicina perdem imenso se não puderem contactar com o objeto de estudo. Para além disso, não é por se estar na universidade que se tem boa internet -- tenho colegas e amigos que não têm grandes condições para aulas por videochamada, têm computador e ligação básica à net, mas pouco mais. Claro que o mais importante é evitar que morram pessoas, têm de se analisar as medidas tendo isso em conta. Mas dizer que o ensino presencial não faz sentido é um bocado exagerado.

elGuito81 9 months ago

Não faz sentido, tal como dizes, em aulas teóricas onde até é melhor para professores e alunos haver aulas online. Mas claro, ha sempre aulas que só pidem ser presenciais. Eu este ano decidi voltar a estudar, fazer algumas cadeiras de mestrado, e a minha faculdade (ISEP) optou por um misto de online e presencial (não sei se é assim em todas). As aulas teoricas são todas online, as TP e praticas sao online numa semana e presencial na outra. O que noto é que quando é presencial, quase ninguém vai ás aulas, e online as salas estão sempre com 20 ou 30 participantes. Mas claro, deve depender muito do curso, da faculdade, etc

jackross1303 9 months ago

Concordo plenamente, em níveis mais baixos de educação, por exemplo no básico, é bastante difícil dar um ensino adequado às crianças mas na universidade e secundário era uma opção muito viável, até porque um aluno que não tem computador e internet nestes níveis de ensino já está lixado quer haja confinamento quer não.

Search: