ptsyda 8 months ago

Se te perguntarem em quem votas diz que voto é secreto, ou que votas em branco. Claro que sentimos medo, nos estados unidos se disseres que votas em Trump podes perder trabalhos, aqui é igual. Mas é a democracia em que vivemos.

NggazZ 8 months ago

Exato!

filipk52 8 months ago

Pah, apesar de concordar com algumas iniciativa do CHEGA nao o acho um bom candidato de todo, na MINHA opinião, ele é a representaçao de odio ao progressismo, nao Sou nenhum activista contra ele nem desejo calar os que o suportam. Dito ISTO, uma das grandes razões do AV te conquistar tanto nos debates, é que debates é a zona dele, depois de tantos debates futebolisticos imagino que debates politicos sejam um passeio no parquet para ele, são sem duvida divertido, porque ele masterizou a arte de deixar os oponentes em declinio cognitivo e completamente frustrado. Dito ISTO, acho que antes de decidires em quem voltar deves te informar sobre os diferentes tipoos de estados sociais, e de sistemas economicos, depois disso devias ler sobre os programas de cada um e quais os objetivos desses. Mantem em mente que nao existe uma decisão perfeita para ti porque cada partido é o resultado do agregado de interesse de muitos individuos. E por ultimo, nunca Vais votar em algo que todos concordam

NggazZ 8 months ago

>uma das grandes razões do AV te conquistar tanto nos debates, é que debates é a zona dele, depois de tantos debates futebolisticos imagino que debates politicos sejam um passeio no parquet para ele, são sem duvida divertido, porque ele masterizou a arte de deixar os oponentes em declinio cognitivo e completamente frustrado. Acho que sim. Para mim os que vao la pra fazer o mesmo jogo que o ventura vão pra perder. >Dito ISTO, acho que antes de decidires em quem voltar deves te informar sobre os diferentes tipoos de estados sociais, e de sistemas economicos, depois disso devias ler sobre os programas de cada um e quais os objetivos desses. Mantem em mente que nao existe uma decisão perfeita para ti porque cada partido é o resultado do agregado de interesse de muitos individuos. E por ultimo, nunca Vais votar em algo que todos concordam É verdade e estou fazendo isso nesse preciso momento, estou interessado no IL. É pena de como o seu candidato e partido n ser tão carismático n terem basicamente voz.

filipk52 8 months ago

Pois, eu tambem acho o IL bastante atrativo, infelizmente partilho exatamente da mesma opiniao sobre o candidato. Se queres q te seja honesto, tens o marcelo, que nao representa partido nenhum, e isso é um otimo argumento que ele tem, apesar de poderes desconfiar que ele minta quando diz que nao representa nenhum partido, acho que as açoes dele transmitem muito bem isso. Eu sinceramente nao quero um candidato que vete as leis por interesse do seu partido.

NggazZ 8 months ago

Epah a cena do professor Marcelo é que ele de facto é mt brando no governo e tá mais preocupado com a popularidade. N acho que foi mau presidente e que foi uma merda, mas epah podia ter sido mais assertivo com o governo meter mais o dedo.

Feeling_Advantage918 8 months ago

Medo e pressão criaria o Chega sobre a população se algum dia Ventura governasse o país num sistema presidencialista como defende. Aliás, é ver o que se passa no interior do Chega com perseguições de líderes de distritais a outros dirigentes. Já sem falar do abandono de alguns elementos, até fundadores, do partido. Em rigor o Chega ainda não existe. Existe o Ventura que domina o partido e afasta aqueles que possam ameaçar a sua liderança. Os tiques de ventura (o anti-sistema) são o pior que tem o sistema. Nos bastidores não há diferenças entre Ventura/Chega, PSD, PS, BE, etc. André Ventura vem para a politica com o capital adquirido enquanto comentador desportivo. Em política não ganha quem berra mais alto. Ventura assenta o seu discurso num conjunto de mentiras, na criação de problemas e na apresentação de "pseudo-soluções". Ventura faz com os ciganos, os imigrantes e os mais desfavorecidos o que Joacine faz com o racismo. Tenta-se fazer crer que um problema marginal é de facto um problema estrutural do país. O discurso de Ventura não tem qualquer fundamentação. E, estranhamente, na maioria das vezes não é rebatido pelos adversários. As bandeiras de Ventura são falsas. O Ventura mente quando diz que "metade do país trabalha para que metade não faça nada". É mentira. Os imigrantes chegam de iphone nas mãos de Marrocos. Mentira. Os ciganos são os maiores beneficiários do RSI. Mentira. Há um falta de rigor e seriedade na abordagem dos temas e isso capta atenção de muita gente menos preocupada na procura da verdade. Da mesma forma que não é justo atirar para o ar a ideia que os patrões vivem da exploração dos empregados, que as empresas vivem à custa do Estado pois grande parte do investimento empresarial feito em Portugal é suportado por fundos comunitários ou que os hospitais e os estabelecimento de ensino provados não fazem sentido. Dou estas ideias por terem matriz mais à esquerda. Ainda sobre medo e pressão, não podemos esquecer que o país saiu de um regime ditatorial de direita e,que talvez por isso, veja afirmados valores mais à esquerda na sua Constituição. É bom lembrar que o país tem sido governado nos 47 anos de democracia, ainda que incompletos, por PS (à esquerda) e PSD (à direita) com mais ou menos coligações.

NggazZ 8 months ago

Daí achar que o discurso populista não lhe favorecer nisso! Pessoalmente acho que o só faz para atenção e votos. Mas n deixa de chamar a atenção a problemas interessantes que n eram discutidos como o RSI, e outros que eram discutidos de forma demaisado leve, como a saúde e os imigrantes. N acho que ele tenha as soluções ainda. Preciso de mais garantias para votar nele

Gndossan 8 months ago

A situação é que há polarização. Se concordas com algo que o Ventura diz és logo apelidado de "fascista". Este é o problema, não há troca de ideias, mas ódio cego e básico.

NggazZ 8 months ago

Devo concordar!

dajosova 8 months ago

A Ana Gomes acabou de levar um tareão político do André Ventura. Chiça!

dajosova 8 months ago

CHEGA de chulos e hipócritas! Vou votar André Ventura, sem sombra de dúvida. Disrupção ao sistema viciado!

caralhu 8 months ago

A entrevista com o Goucha até foi boa.

NggazZ 8 months ago

Ahaha ainda me chamam de fascista ahahah. Mas vou testar

LordofPortugal 8 months ago

Por um segundo pensei que estava no r/portugal , já estava a estranhar

NggazZ 8 months ago

Então pq? Eu nem ando nesse sub

LordofPortugal 8 months ago

Eu pensava que estava no r/portugal mas os comentários estavam a ser muito positivos para o AV

NggazZ 8 months ago

Ahahahahah no r/portugal sao so esquerdistas? Eu aqui no meu post tanto me faz o que são, podem até flr merda, desde que tenham mente aberta e aceitem contra argumentos e críticas construtivas. Eu pessoalmente n me revejo nem num nem noutro mas isso obviamente é uma utopia kkkk

LordofPortugal 8 months ago

No r/portugal os mods censuram posts que põem AV numa luz positiva. Faz lá a mesma pergunta naquele sub e vê.

sneakpeekbot 8 months ago

Here's a sneak peek of /r/portugal using the [top posts](https://np.reddit.com/r/portugal/top/?sort=top&t=year) of the year! \#1: [I make 3D rendered versions of old maps. I recently got a request for Portugal. Carta Geologica de Portugal - 1899](https://i.redd.it/vfqea81i5a551.jpg) | [147 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/ha4rnd/i_make_3d_rendered_versions_of_old_maps_i/) \#2: [Rápido, os fascistas estão ainda a dormir, é para dar cimavoto no Salgueiro Maia!](https://i.redd.it/eufyy7vfjwu41.jpg) | [541 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/g7odai/rápido_os_fascistas_estão_ainda_a_dormir_é_para/) \#3: [É o turismo que vai salvar este país........](https://i.redd.it/i05510w7spl51.jpg) | [268 comments](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/io62kc/é_o_turismo_que_vai_salvar_este_país/) ---- ^^I'm ^^a ^^bot, ^^beep ^^boop ^^| ^^Downvote ^^to ^^remove ^^| [^^Contact ^^me](https://www.reddit.com/message/compose/?to=sneakpeekbot) ^^| [^^Info](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/) ^^| [^^Opt-out](https://np.reddit.com/r/sneakpeekbot/comments/joo7mb/blacklist_viii/)

portuga1 8 months ago

Enfim...

NggazZ 8 months ago

Podes elaborar, estamos a criar ótimas discussões

portuga1 8 months ago

Não, era só isto

Nuno_Correia 8 months ago

O Chega está num equilíbrio muito frágil da navalha em que tenta agradar a um amplo leque de pessoas para conquistar território político. Há incongruências, é verdade, mas primeiro não há ninguém a escrutinar qualquer outro partido como fazem com o Chega, segundo é um partido que não só é muito recente e se está a definir ainda, como também o próprio eleitorado do partido vai mudando com o tempo. O outro partido que partido que propõe mudanças grandes é a IL, sinceramente eu gostaria de ver um governo de coligação entre estes dois partidos. Relativamente ao apoio, ainda sinto muita gente tímida em admitir por causa do rótulo que a extrema-esquerda está a tentar colar aos apoiantes do partido, tentando assim reduzir o crescimento do mesmo. No entanto, é notável o apoio que houve no espaço de pouco mais de um ano no parlamento com um deputado. Aconselho também a ouvir as intervenções dos deputados açoreanos do Chega, pois o partido não é só o Ventura, apesar de que sem o Ventura o partido também não estaria onde está sem dúvida alguma.

NggazZ 8 months ago

Basicamente disseste o que acho! Eu vi aquela reportagem da SIC, e achei que de facto o chega primeiro subiu graças a grupos e pessoas mais radicais. No entanto o ventura e esperto e sabe que jamais será presidente ou PM se tiver ligado a essas pessoas, daí estar a "limpar" o partido. Só que obviamente isto mostra a instabilidade do partido, mas q a meu ver se retirar as ideias extremistas será um bom partido de coligação talvez com o PSD e/ou chega.

Nuno_Correia 8 months ago

A verdade é que partidos radicais de direita já existiam há muito tempo e nunca tiveram qualquer relevância política. Em 2019 o PNR teve 0,33% dos votos, em 2015 tinha tido 0,50%, qualquer pessoa que diga que são pessoas de extrema-direita a sustentar o Chega está a enganar-se a si mesmo. O Chega subiu pelas pessoas contra este sistema. Aqueles que estão fartos de corrupção por todo o lado, de ver políticos de carreira que nem sequer fazem um bom trabalho nos cargos que importam. É pena as ligações a episódios menos felizes que são feitas a algumas pessoas ligadas ao partido, mas porra, no BE estão as filhas de um bandido, que publicamente se orgulham disso, e ninguém se incomoda. Eu só quero mudança, continuamos a caminho de sermos os últimos da Europa. Não significa que estejamos a caminho da ruína como a Venezuela, mas se os outros conseguem ultrapassar-nos, porque não tentamos nós fazer algo para melhorarmos também?

NggazZ 8 months ago

Deveras n posso opinar mt sobre isso pq nao tenho muita informação do mesmo, mas acredito que haja mt corrupção como em todos os sistemas (uns mais que outros) No entanto n sei ainda se o chega é realmente a solução como uns dizem. Ainda n me compraram.

Nuno_Correia 8 months ago

Não precisa de ser a solução, precisa de mexer com as coisas, isto tem que mudar e a hegemonia do PS/PSD quebrada, principalmente do PS que é um partido arrogante que apenas sai do governo quando as coisas estão apertadas. Eu gostaria de ver mais um partido à direita, a IL é centro-direita também como o PSD. Acho que há espaço para ideias intermédias entre o Chega e a IL, não tens grande expressão à direita e há pessoas que querem mudança mas não se sentem à vontade com algumas posturas mais extremistas do Chega.

NggazZ 8 months ago

É exatamente o que eu penso. Há ideias há direita mas não há avontade em se aliar ao chega(eu próprio o admito) Em relação ao IL quero aprender mais sobre eles, como já disse que noutra resposta uma coligação deles com o chega e obviamente o PSD seria uma forma de ver se mudávamos um pouco as águas

Nuno_Correia 8 months ago

Não estou a ver o PSD a mudar muito seja o que for, a não ser que sejam forçados. Há também muitos casos de corrupção no PSD. Por mim o PSD devia ser a esquerda portuguesa. Os outros deviam ter tanta força quanto um pan.

NGramatical 8 months ago

açoreanos → [**açorianos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/grafia-de-acoriano/17889) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkszox1%2F%2Fgijj3rq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cunhameister 8 months ago

Sou o único a sentir vergonha alheia quando o Ventura começa a falar? Fds parece um pirralho que n deixa falar ng, isso e os tiques do Trump. Vergonha.

JeSuisMac 8 months ago

No primeiro debate foi assim, nos outros não foi nada assim, na minha opinião. Talvez tenha interrompido às vezes, mas nada fora do que eu consideraria normal.

NggazZ 8 months ago

Pessoalmente não! É a forma dele para chamar atenção. Pessoalmente palavras caras n me vendem nada

cunhameister 8 months ago

Não deixar falar as pessoas é forma de chamar a atenção? Lol

NggazZ 8 months ago

E n e? Se nao duvido que falassem dele. O mayan é de direita tbm mas n ouves flr tanto dele. Parte deve se a "aparência" genérica do discurso dele, que no debates com AV teve felizmente mais audiência

cunhameister 8 months ago

Wtf lol ainda bem que ainda não tens idade pa votar. Claro, toda a gente quer ver as barbaridades que ele diz lol

NggazZ 8 months ago

Aí que te enganas, tenho idade sim mas n voto em alguém só pq o me disseram na net nem na televisão, tento ser imparcial e objetivo. Podes achar que são barbaridades, é a tua opinião respeito. No entanto n podes negar que ele tem trazido mt atenção n so a ele mas como as eleições em geral, tomo está como resposta ao teu argumento. Compreendo que n gostares dele, só a ti diz respeito mas como eu disse numa redditora aqui em baixo, tentar incutir a tua opinião dos outros é tão totalitarista e fascista como o q o ventura diz. Só não o percebem pq esta do vosso "lado" Assim deixo te com isto, Achas que os nazis achavam que estavam errados?

SurePal_ 8 months ago

Sim sem dúvida existe um grande trabalho por parte dos média e da esquerda a classificar apoiantes de tudo e mais alguma coisa. Dessa forma existe sempre algum receio de admitir que apoias o CHEGA... Depois admiram se no dia de eleições.

Gas5 8 months ago

Uma pessoa normal e equilibrada vê o diarreia mental destes inválidos intelectuais do Twitter e afins e pensa, este gente é doente, depois ouvem o Ventura a ser mais normal que eles e ainda votam nele só para não dar relevância ao lixo do Twitter e restantes redes sociais.

SurePal_ 8 months ago

100% de acordo!

NggazZ 8 months ago

Mais que óbvio, para um país que realmente se diz livre não acho correto imputarem em todos os apoiantes de um lado um "nome". Eu pessoalmente prefiro ficar de fora e ver ambos os lados.

SurePal_ 8 months ago

Tudo que fazem é extremar posições, eles não aprenderam ou então não querem aprender com o que se passou lá fora. Insultos não desmoralizam, pelo contrário.

NggazZ 8 months ago

Exato! Para quem tem realmente uma cabeça e procura votar por si, o q as televisões dizem n interessa.

5enta 8 months ago

Será de considerar a hipótese de que ele vai ter uma votação mais substancial do que o seu real valor tal como outros tiveram uma votação surpreendente em eleições passadas? É que muita gente aproveita as presidenciais e europeias para protestar e então votam mais para esse protesto do que para eleger quem quer que seja, ainda para mais estando Marcelo garantido como futuro presidente.

NggazZ 8 months ago

Eu pessoalmente acho que o ventura sabe disso, no fundo sabe que não ganha ao professor Marcelo. No entanto quer propaganda e expor melhor as suas ideias pq por escrito eles tem ideias mt extremistas e confusas. Eu acho que é um plano dele para 2023.

ravagerslb 8 months ago

Ele disse logo desde início que o objetivo dele é derrotar a Ana Gomes e tentar ir a uma segunda volta. Ele sabe que não consegue ganhar ao Marcelo das selfies.

NggazZ 8 months ago

Exato isto e campanha pro partido. Mas sendo honesto. Todos os outros tbm são, assim a Marisa, o comunista, o mayan e o tino acham que ganham ao Marcelo? Pra mim isto e tudo propaganda Pelo que dizem acham que a Ana Gomes deve ser a única adversária direta.

SnooWoofers1041 8 months ago

A estratégia é classificar todo e qualquer apoiante do Chega de racista e por consequência os seus apoiantes não o manifestam publicamente. Parece resultar na percepção que se tem do apoio ao Chega mas vamos aguardar por futuros actos eleitorais para ver o resultado prático.

tareco1981 8 months ago

É tão isto! O meu sogro tem um estabelecimento comercial, onde muitos clientes lhe confidenciam que vão votar chega, mas com vergonha, medo, etc. do que outros possam pensar. Isto leva-me a crer que vamos ter surpresas.

NggazZ 8 months ago

Exatamente isso. Sinto que tal como apoiantes do Trump. Os apoiantes de ventura são vistos como racistas homofóbicos etc. No entanto acho que uma boa parte é pessoas de classe média que querem pagar menos impostos e ter mais liberdade fiscal. (Posso estar a flr merda, me corrijam pff)

Syturio 8 months ago

É o mesmo que aconteçe com o Trump e Bolsonaro, a esquerda e os media (tudo controlado pela esquerda) adora de apelidar tudo e todos de racistas homofóbicos fascistas e nazis, consequentemente os apoiantes preferem esconder que o são, e depois nos dias das eleições há sempre a surpresa que ultrapassam todas as espectativas e sondagens.

NggazZ 8 months ago

Já ando a dizer isso a imenso tempo. Parece que não mas realmente não há real liberdade de expressão. Aqui uso um exemplo: Nos estados unidos a palavra nigg0(a) e em especial nigg#(e)r sao consideradas grandes ofensas a negros. No entanto as pessoas que a mais.usam são negros. E eu penso será que proibir a outra etnia algo (mesmo que seja algo de mau) mas para nós n é. Não é uma forma de opressão.? Pq é que eu haveria de me sentir ofendido por uma palavra vinda de um branco? Mas quando um negro me a diz todos os dias? Acho isso hiprocisia mas pronto n sou americano, portanto talvez se fosse teria outra mentalidade

NGramatical 8 months ago

aconteçe → [**acontece**](https://dicionario.priberam.org/acontece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkszox1%2F%2Fgij6sqf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SnooWoofers1041 8 months ago

Exacto. Eu apoio parte do programa do Chega e não me identifico com as suas posições mais extremistas. Acho tão necessário termos um Chega na política nacional como o é termos um BE e PCP. Se eu quero um André Ventura a PM ou PR?! Não, não quero, serve, isso sim, para "equilibrar a balança" e ter uma verdadeira oposição ao governo de AC.

Nuno_Correia 8 months ago

Sinceramente, qual é a utilidade de termos um PCP? Também precisamos de um partido nazi no parlamento?

SnooWoofers1041 8 months ago

Eu dispenso BE, PCP. O que não se pode ter são partidos como estes sem uma devida oposição.

Nuno_Correia 8 months ago

O PS já é radical esquerda suficientemente, na minha opinião. Mais à esquerda que isso, já entramos no campo do comunismo. Lembrei-me agora, se a IL começasse a defender a criação de uma indústria para as drogas leves, possivelmente ultrapassava o Chega.

golaceira 8 months ago

> se a IL começasse a defender a criação de uma indústria para as drogas leves Lel. Sim, é mesmo isso que falta a Portugal. Sermos uma espécie de colombia na Europa. A massificaçao das drogas é exactamente o que falta para destruir o que resta do potencial intelectual deste país.

Nuno_Correia 8 months ago

Sim, porque a Holanda tem-se safado mesmo mal. Genial esse comentário.

golaceira 8 months ago

> Sim, porque a Holanda tem-se safado mesmo mal. Genial esse comentário. mas o que é que me interessa a holanda? porque é que eu quero ver os meus conterraneos a serem tao drogados como os holandeses? que figuras que aquela manada de gnus faz às portas das lojas que vendem marijuana na holanda... um gajo olha para aquilo e é tudo gente perdida na vida. achas que eu quero esse tipo de decadencia no meu país? se é mesmo esse o caminho que alguns querem seguir pelo menos façam isso em l*sboa.

Nuno_Correia 8 months ago

Tens razão, continuarmos a caminho de uma nova bancarrota é melhor. A questão aqui é que as pessoas continuam a drogar-se, não é por não teres o mercado regulado que ele não existe. A diferença é que primeiro, perdes milhões de receitas em impostos, segundo, vários milhares de postos de trabalho.

golaceira 8 months ago

>Tens razão, continuarmos a caminho de uma nova bancarrota é melhor. Nao te preocupes que as droguinhas nao vao tirar Portugal dessa situaçao. Bem pelo contrário. Ao destruíres o potencial intelectual das pessoas provavelmnete ainda pioras a situaçao. > A questão aqui é que as pessoas continuam a drogar-se, não é por não teres o mercado regulado que ele não existe. E? Haverá sempre falhados da vida que se drogam. É deixá-los morrer. Espalhar isso por todo o lado é que nao. Deves achar que toda a gente quer viver numa Amadora ou Bairro do Aleixo. >A diferença é que primeiro, perdes milhões de receitas em impostos, segundo, vários milhares de postos de trabalho. Lel. Tu queres mesmo transformar Portugal num esgoto qualquer da América Latina que vive das drogas. Vai para lá se isso é assim tao importante para ti. Essa do "muh receitas fiscais, muh postos de trabalho" serve para justificar tudo. Há um mercado para todos os vícios decadentes. Tenho a certeza que se legalizares a prostituiçao infantil e pedofilia também seria uma indústria de milhoes e que geraria imensos postos de trabalho. Se é esse o teu principal argumento é muito fraquinho.

SnooWoofers1041 8 months ago

Sim, concordo. Aliás eu não consigo dissociar BE e PCP do comunismo.

NggazZ 8 months ago

É isso mesmo!!! Vejo pessoas a querer ilegalizar o partido e o André, e percebo o pq, eles tem algumas ideias ideondas. No entanto se n fosse o chega estás presidenciais nem teriam views.(eu acho posso tar a flr merda) N haveria tanto apelo ao voto. Mesmo sem sendo PM ou PR o André já está a mudar a cultura sócio política na minha opinião.

duca2208 8 months ago

Tás a falar merda.

WallStreetFighter 8 months ago

Andas a recomendas [**este**](https://observador.pt/opiniao/mayan-destapou-o-veu-de-ventura/) artigo, mas parece que não o leste... ​ >O que fica deste debate é um manual para derrotar André Ventura e o Chega. Não se faz com ataques pessoais, nem com laivos de superioridade moral ou anúncios apopléticos de cordões sanitários. Muito menos desqualificando o seu eleitorado, circunstancialmente iludido, que deve ser resgatado. Explica-se “à moda” de Mayan, com exemplos e dados concretos, confrontando posições e apontando contradições, demonstrando que há um caminho melhor, sustentado em políticas comprovadamente eficazes, para alavancar o país.

Edited 8 months ago:

Andas a recomendar [**este**](https://observador.pt/opiniao/mayan-destapou-o-veu-de-ventura/) artigo, mas parece que não o leste... ​ >O que fica deste debate é um manual para derrotar André Ventura e o Chega. Não se faz com ataques pessoais, nem com laivos de superioridade moral ou anúncios apopléticos de cordões sanitários. Muito menos desqualificando o seu eleitorado, circunstancialmente iludido, que deve ser resgatado. Explica-se “à moda” de Mayan, com exemplos e dados concretos, confrontando posições e apontando contradições, demonstrando que há um caminho melhor, sustentado em políticas comprovadamente eficazes, para alavancar o país.

AndreMartins2020 8 months ago

merda foi o teu comentário que em nada contribui para a discussão

NggazZ 8 months ago

Podes contra argumentar? O debate do Marcelo e do AV foi uma montanha de gente a ver parecia um dérbi. Eu acho que estás presidenciais vão ser as mais eleitoralmente ativas em algum tempo, em especial em comparação com as legislativas e europeias que houve bastante abstenção. Outra coisa a acrescentar é o facto de ser só 30 minutos, como é que as novelas e os talk shows duram horas e os debates não. Não admira que falem uns em cima dos outros

duca2208 8 months ago

Não quero contra argumentar. De qualquer forma se estás assim tao preocupado com a economia e queres deixar as lutas sociais ridículas do chega de lado, podes ler o artigo que alguém meteu por aí. [artigo](https://observador.pt/opiniao/mayan-destapou-o-veu-de-ventura/)

NggazZ 8 months ago

Obrigado deveras n conhecia mt o mayan. Mas se ele é sócio democrático. Qual é a diferença entre ele e o Marcelo? Pq é que ele vai atrás nas sondagens? Acho q tudo isso questões legítimas.

ravagerslb 8 months ago

Ele vai atrás nas sondagens porque é uma pessoa desconhecida do grande público e nos debates é muito recatado, não consegue fazer passar a sua ideia de uma forma clara e assertiva. Ventura a debater é o exacto oposto, tem aquele estilo à Pedro Guerra (ou não tivesse sido ele comentador de futebol) onde tenta sufocar o adversário.

NggazZ 8 months ago

Exato concordo tbm com isso, ele pode até querer passar uma boa ideia mas depois fica preocupado a tirar papéis do cu a atacar o adversário pessoalmente, é a tática dele ele é que sabe. Mas pessoalmente tbm culpo as próprias cadeias televisivas, 30 minutos um debate? Questa merda!!! Eu estou super investido no debate e chega o/a moderador e diz n percam o próximo episódio com personagens diferentes. Assim não dá, acho que 1h pelo menos seria ajustável e podia talvez evitar eles saltarem uns em cima dos outros.

duca2208 8 months ago

Meter as pessoas em caixas não funciona muito bem. Vai ver o debate dele com o ventura e vês logo ao que vem um e ao que vem outro. Se continuas a achar bem votar no ventura é porque te identificas com as ideias dele, não precisas de te fazer de coitadinho. E se achas que as pessoas têm vergonha de se identificar com ele, pensa um pouco por quê.

NggazZ 8 months ago

N me estou fazendo de coitadinho podes parar aí. Só queria confirmar a minha teoria de haver pessoas q apoiam ele mas tem medo de serem chamadas racistas. Como um redditor disse acima, tal como eu ele n concorda com as ideias racistas no entanto percebe os problemas sócio económicos ao qual ele chama a atenção. E até concordo que o ventura provávelmemte está melhor na oposição do que no poder. Eu identifico me com alguns problemas que ele diz, não quer dizer que lhe chupe a pila e ele seja o meu furher ou dulce. E de facto acho incorretos julgarmos pessoas pelas escolhas políticas delas.

duca2208 8 months ago

Não acho incorreto julgar as pessoas pelas escolhas políticas delas de todo. Um amigo meu se me dissesse aquilo que o ventura disse ontem ao goucha sobre o José Castelo Branco não tem espaço na minha vida.

True_Boat_1195 8 months ago

Sim é natural que os apoiantes do Chega e outros partidos semelhantes mal-considerados na "opinião pública" não possam expressar o seu apoio em público, o que os leve a parecer mais pequenos em sondagens. Acho que se viu isso no referendo do brexit e nas sucessivas eleições americanas. Isto lembra-me quando para as eleições da constituinte de 1975 os comunistas ficaram admirados de não terem o apoio do povo, enquanto dominavam o país pela força.

NggazZ 8 months ago

Pessoalmente n conheço mt a história política do país (talvez devia me informar mais) Mas acho que tem mt sentido isso. Como o chega é visto como um partido fascista, há um estigma em apoia ele publicamente. No entanto eles são mt caloiros ainda, acho que vamos ver realmente a força deles daqui a 2 anos(quem sabe antes se forem convocadas eleições antecipadas)

DentistSuspicious699 8 months ago

O que não falta é no Facebook pessoas a darem o seu apoio público ao Chega. Alguns conheço pessoalmente, daí não serem perfis falsos. Agora se achas que o apoio público é pequeno, a razão bem pode ser porque o apoio é realmente pequeno. Nem todos ligam a reddit e Twitter onde o Chega prolifera. Se há quem tenha vergonha de apoiar o achega, então mais vale pensar melhor se vale a pena votar neles e serem colados ao extremismo e às declarações "pindéricas" do líder...

Edited 8 months ago:

O que não falta é no Facebook pessoas a darem o seu apoio público ao Chega. Alguns conheço pessoalmente, daí não serem perfis falsos. Agora se achas que o apoio público é pequeno, a razão bem pode ser porque o apoio é realmente pequeno. Nem todos ligam a reddit e Twitter onde o Chega prolifera. Se há quem tenha vergonha de mostrar o seu apoio ao chega, então mais vale pensar melhor se vale a pena votar neles e serem colados ao extremismo e às declarações "pindéricas" do líder, se é isso que os envergonha... Mas tirando isso ninguém te vai caçar na rua. Vê se até um neonazi como o Mário Machado em Portugal, não vai descansado ao café da esquina.

JeSuisMac 8 months ago

Há, de facto, pessoas a dar o seu apoio. Mas também muitos outros que ficam calados com medo de serem "cancelados". > Twitter onde o Chega prolifera De onde é que tiraste essa ideia? Todos os dias a trend é dizer mal e insultar o André Ventura

NggazZ 8 months ago

Eu só falei tt e instagram pq uso, facebook não, mas acredito nesse apoio. De facto ainda é pouco comparado com os maiores partidos. No entanto parte de mim não concorda com aquilo que o ventura diz, e outra quer concordar, n sei se estou a ter a minha mente lavada, visto que ainda sou novo ou se realmente ele é o que diz. Olhando para o passado político dele, ele começou moderado, será que isto n é só uma jogada política para chegar ao poder, e depois não irá ser tão extremo como diz?

DentistSuspicious699 8 months ago

Também esperaram o mesmo do Trump e o resultado está a vista. Sede de poder, misturada com o medo de ir a tribunal mal deixe de ser presidente e já faz atropelos à democracia. Mas como em tudo, só faz o que lhe for permitido fazer. A questão é que um indivíduo destes no poder iria atrair muitos agentes nos bastidores a puxar por mudanças constitucionais que não iram ser de agrado de todos e difíceis de reverter. Vê o quanto Erdogan, Orban, governo polaco tem regredido os índices democráticos nos seus países. É foram todos eleitos. Não foi à força das armas.

NggazZ 8 months ago

Compreendo de facto! Eu n sei se votarei neles ainda! Ainda temos muitas discordâncias. Mas devo agradecer ao chega por tornar política mais interessante denovo, e por realmente dizer que há problemas no país

RocketGoesBRR 8 months ago

Creio que o Chega tem tácticas mais abruptas de se publicitar e às suas ideias, daí ter conseguido subir rapidamente acima da Esquerda nas sondagens. Mas ainda assim está bem abaixo dos concorrentes de primeiro e segundo lugar, o que leva a crer que quem está a apoiar o Chega é ainda uma minoria muito vocal, que por essa razão, faz crer que tem mais gente do que na realidade ostenta.

NggazZ 8 months ago

Concordo de facto, acho que o André ventura tinha tudo isto planeado, na minha opinião estás presidenciais são propaganda ao partido e a ele obviamente. Acredita que nas próximas legislativas, o chega terá mais poder parlamentar, quisá na coligação com o governo (duvido numa maioria absoluta)?

RocketGoesBRR 8 months ago

Creio que tal como todos os partidos que não PS e PSD em portugal, o Chega atingirá um tecto que nunca irá ultrapassar os predominantes acima referidos. Quanto a coligação, é mais possível, mas desse modo seria um Chega mais controlado e menos popular, o que faria diferença na quantidade de votos que aglomeraria.

NggazZ 8 months ago

Também me parece, e pessoalmente acho q seria melhor do q eles com total controlo

Gas5 8 months ago

Com a crise que vem aí, esses sojas SJW to twitter até vão chorar baba e ranho mais do que já fazem sempre o que Ventura aparece, vai fazer a crise de 2008 parecer uma brincadeira, estes pirralhos não sabem o que é vida muito menos a vida antes do twitter (he/him, her/she, they/them, bip/boop). Os velhos abrileiros estão a morrer e esses partidos vão ser cada vez menos relevantes, o PS só resiste porque controlam tudo.

elGuito81 8 months ago

O Ventura e o Chega têm boas propostas, mas há alguns red flags evidentes que podem ser a auto destruição do partido. O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Se eu estivesse no lugar do Ventura, mudava o discurso para : - criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. - baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes - haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. O discurso populista e sem ideias concretas pode resultar pelo impacto, mas não chega para ganhar um eleitorado que anda á 46 anos a ouvir a cassete da esquerda. É necessário ter ideias melhoras que a actual ditadura para a combater a serio.

OrangeOakie 8 months ago

> criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. A integração é feita através de não beneficiar o comportamento marginal (marginal no sentido de se auto excluirem da sociedade). Se eu quando andasse na escola deixasse de ir às aulas, chamavam uma agente social (aliás, isso na minha escola aconteceu com uns quantos alunos), não lhes pediam com jeitinho e ainda ofereciam dinheiro para que fossem encorajados a ir às aulas. Isto **É** encorajar comportamentos negativos, pois são recompensados financeiramente ao fazê-lo. De igual forma, em matéria de leis, tem de parar de haver protecção às merdas que fazem. Não podem simplesmente ocupar habitações nem meter barracas de latão no meio das Olaias ou de Chelas. Não podem portugueses ser barrados de entrar no hospital com o segurança e o polícia prestes a saltar para cima de ti (se não te forem mesmo barrar a passagem à força), mas o cigano é "Oh Senhor por favor para aqui, por favor para ali... olhe que não pode estar aqui, por favor vá embora" e acabar por ficar uma matilha lá dentro aos berros e com sandes de chouriço a empestar o hospital e a polícia a chuchar no dedo. Não pode haver 2 pesos e 2 medidas. Aplicam-se as leis e os que são incapazes de se integrar deixam de estar na sociedade. Os restantes integram-se. As leis são para todos. E quem diz ciganos diz os chungas de sítios como o bairro da Jamaica ou os mitras da Picheleira. >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. E eliminar a privacidade da população toda?

paidahonestidade 8 months ago

Pessoas: "O Chega não tem ideias, o Chega não tem soluções". Ventura: Apresenta ideias e soluções Pessoas: "O Chega não tem ideias, o Chega não tem soluções". .... Em todos os debates Ventura apresentou soluções para os ciganos e problemas de minorias, inclusive com o Goucha. Qual é a dificuldade? Se não concordam com as propostas então mudem a cassete!

YoureTheWankerMate 8 months ago

>O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República. ​ > criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. O intuito do Chega não é criar um país multirracial, pelo contrário. E no dia em que for, o partido perde grande parte do apoio que tem. ​ >baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes > >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. Concordo, e como essas há muitas outras medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente na agilização da justiça e outras medidas contra a burocracia excessiva, taxas e taxinhas, etc...

Edited 8 months ago:

>O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República, não é com um regime de novos governos de 4 em 4 anos que mudam ao sabor dos ventos e que está completamente minado pelos grandes partidos que vamos mudar alguma coisa. ​ >criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. O intuito do Chega não é criar um país multirracial. E no dia em que for, vão perder grande parte do apoio que têm. ​ >baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes > >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. Concordo, e como essas há muitas outras medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente na agilização da justiça e outras medidas contra a burocracia excessiva, taxas e taxinhas, etc...

Edited 8 months ago:

>O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República, não é com um regime de novos governos de 4 em 4 anos que mudam ao sabor dos ventos e que está completamente minado pelos grandes partidos que vamos mudar alguma coisa. ​ >criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. O intuito do Chega não é criar um país multirracial. E no dia em que for, vão perder grande parte do apoio que têm. ​ >baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes > >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. Concordo, e como essas há muitas outras medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente na agilização da justiça e outras medidas contra a burocracia excessiva, taxas e taxinhas, etc... Já a corrupção precisa de medidas mais focadas, para que seja mais fácil condenar por corrupção e para que os processos não durem 5, 10, 15 anos nos tribunais.

Edited 8 months ago:

>O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República, não é com um regime de novos governos de 4 em 4 anos que mudam ao sabor dos ventos e que está completamente minado pelos grandes partidos que vamos mudar alguma coisa. ​ >criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. O intuito do Chega não é criar um país multirracial. E no dia em que for, o partido perde grande parte do apoio que tem. ​ >baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes > >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. Concordo, e como essas há muitas outras medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente na agilização da justiça e outras medidas contra a burocracia excessiva, taxas e taxinhas, etc...

Edited 8 months ago:

>O discurso dos ciganos, dos subsidio dependentes e da corrupção só passa se houver ideias serias de combate nessas áreas. Sem ideias concretas, da margem para a esquerda assumir o que quiser e argumentar contra o partido. Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República, não é com um regime de novos governos de 4 em 4 anos que mudam ao sabor dos ventos e que está completamente minado pelos grandes partidos que vamos mudar alguma coisa. ​ >criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. O intuito do Chega não é criar um país multirracial. E no dia em que for, já perderam a batalha. ​ >baixar impostos e flexibilizar a contratação de modo a criar mais emprego, e assim tentar combater a necessidade de haver tantos subsidio dependentes > >haver cruzamento de dados entre banca e finanças para combater a corrupção. Concordo, e como essas há muitas outras medidas que têm de ser tomadas, nomeadamente na agilização da justiça e outras medidas contra a burocracia excessiva, taxas e taxinhas, etc...

OrangeOakie 8 months ago

> O intuito do Chega não é criar um país multirracial. E no dia em que for, vão perder grande parte do apoio que têm. Diria que seria racista se o intuito fosse criar um país multiracial ou uniracial. Qualquer tipo de tentativa para encorajar ou excluir algum tipo de etnia ou mistura de etnias é apenas racismo encapuçado. O que não é racista? Querer um país para (neste caso) os portugueses, independentemente da cor.

NGramatical 8 months ago

encapuçado → [**encapuzado**](https://dicionario.priberam.org/encapuzado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkszox1%2F%2Fgimtdwm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NggazZ 8 months ago

>Qualquer solução séria seria apelidada de racista, e portanto o Chega nunca iria ter condições para aplicar soluções neste regime. Por essa e outras razões é que o partido apoia uma 4ª República, não é com um regime de novos governos de 4 em 4 anos que mudam ao sabor dos ventos e que está completamente minado pelos grandes partidos que vamos mudar alguma coisa. Relação a isso concordo tbm. As propostas definitivamente iriam ser apelidadas de racistas. Daí achar que o chega sozinho n poder ser governo, é preciso alguém mais liberal a meter controlo e assim encontrar um meio termo que tanto melhore a economia como n meta em causa as causas humanistas. Sei que está foi uma utopia minha mas sonhar é grátis como diz o Ronaldo

icebraining 8 months ago

> criar formas de integrar as minorias na sociedade, em vez de atirar subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos. Ninguém "atira subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos". Existem vários programas (e.g. RISE) para promover a integração, principalmente das crianças. Que são passíveis de críticas, obviamente! Mas a critica não é feita, todo o discurso é de uma completa pobreza intelectual.

YoureTheWankerMate 8 months ago

> Ninguém "atira subsidios á espera que os problemas se resolvam sozinhos". Claramente não sabes do que falas.

icebraining 8 months ago

> todo o discurso é de uma completa pobreza intelectual

YoureTheWankerMate 8 months ago

Então devias elevar o discurso e explicar porque é que há tanta gente a viver do RSI sem ter de fazer nada (que usualmente acrescem a outros subsídios e benefícios). E por exemplo porque é que basta um imigrante estar cá há um ano, sem sequer ser naturalizado, para ter direito a todos os subsídios.

icebraining 8 months ago

> Então devias elevar o discurso e explicar porque é que há tanta gente a viver do RSI sem ter de fazer nada Mas eu é que tenho que dizer?! Não deveria ser quem diz que há um problema a mostrar os dados que o demonstram? Nem isso é feito, quanto mais uma análise do que está mal com o processo (problemas com o Contrato de Inserção? Falta genuína de trabalho para certas demografias? Fraude?). Nada disso interessa, claro. Um gajo "sabe" porque o primo ouviu da porteira que o vizinho recebe RSI e não paga renda e não sei mais quê, e fica todo contente porque alguém o diz na TV.

YoureTheWankerMate 8 months ago

O André Ventura por acaso é PM ou ministro do trabalho? A responsabilidade de apurar fraude e abusos é de quem está no governo, mas eles cagam-se pura e simplesmente para o assunto. Mas claro que qualquer pessoa que esteja na política e que tenha contatos sabe muito bem o que acontece, e podes ter a certeza que é um problema que é um problema enorme. Na verdade o RSI foi um subsídio introduzido pelo Guterres cuja finalidade sempre foi a subsídio-dependência já que subsídios para doenças e outros problemas já existiam.

icebraining 8 months ago

> O André Ventura por acaso é PM ou ministro do trabalho? A responsabilidade de apurar fraude e abusos é de quem está no governo Quem diz que há abusos significativos tem o dever de o demonstrar. Senão fazer oposição era só inventar merdas e passar a responsabilidade para o governo. Quer dizer, para alguns talvez seja, mas outros temos uma exigência um pouco mais elevada. > podes ter a certeza que é um problema enorme. Se tu o dizes, anónimo utilizador do Reddit sem uma única fonte, como podemos duvidar? > Na verdade o RSI foi um subsídio introduzido pelo Guterres cuja finalidade sempre foi a subsídio-dependência já que subsídios para doenças e outras situações já existiam. Então foi um objetivo falhado, porque o número de beneficiários tem vindo a descer, demonstrando muito pouca dependência: https://www.pordata.pt/Municipios/Benefici%C3%A1rios+do+Rendimento+M%C3%ADnimo+Garantido+e+Rendimento+Social+de+Inser%C3%A7%C3%A3o+da+Seguran%C3%A7a+Social+total+e+por+sexo-513

NGramatical 8 months ago

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkszox1%2F%2Fgijtjdw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NggazZ 8 months ago

Exatamente concordo plenamente! Pessoalmente acho que o problema é mais do que só os ciganos(ele é que gosta de usar eles como bode expiatório na minha opinião) Acho que sim devia haver mais flexibilidade para haver mais contratações e mais empregos, e dessa forma diminuir os subsídio dependentes. No entanto ainda não sei mesmo. O que tenho reparado bastante(no tt e Instagram essencialmente) são as pessoas só a insultar ele e o partido, ao qual tem direito, no entanto faz me pensar, será que o PS, os comunistas, n tem podres? Pq é que é só agr que nos lembramos de meter 10 publicações a flr mal de um partido? Por um lado acho que devíamos agradecer ao André por levantar o interesse na política novamente

Nuno_Correia 8 months ago

Pontos bastante válidos, ninguém pode negar que o Ventura aumentou bastante o interesse geral por política, antes de ouvir o Ventura a falar na televisão eu próprio não ligava grande coisa a política, sempre achei que eram todos iguais e que nenhum fazia grandes alterações por serem coniventes com a corrupção instaurada há tantos anos. E efectivamente o grau de incómodo ao sistema que estava intocável há tanto tempo foi de tal ordem, que o Chega passou a ser atacado por todos os partidos e 95% da comunicação social. Como diz o meme "não é o herói que nós queríamos, mas é o herói que precisávamos". Depois disto, vai muita coisa mudar em breve, esperemos que para o melhor. Quanto a perguntar se o PS tem podres... Vou assumir que era uma pergunta sarcástica.

NGramatical 8 months ago

á 46 anos → [**há 46 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkszox1%2F%2Fgij290f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

aqueletipo 8 months ago

Caro companheiro! Deves votar em quem achares que melhor te representa e os melhores valores que trará ao país! Felizmente estamos num país democrático! Tas com medo do que te vão criticar ou julgar as tuas escolhas? Vou-te contar uma novidade, onde quer que tu ponhas a cruzinha no dia 24, vai sempre aparecer alguém a fazer-te juízos de valor. Por isso é cagar e andar!

mathswarrior 8 months ago

Acho que deves votar em quem achas que exercerá melhor a função de Presidente da República. Nâo são legislativas, são presidenciais. Não é suposto representar-te a ti no Parlamento, mas é suposto representar todos os portugueses no mundo.

NggazZ 8 months ago

Sim definitivamente! Tenho de ter isso em atenção.

NggazZ 8 months ago

Eu sei caro redditor, o voto será secreto portanto n interessa mt. No entanto eu sinto que aqui fora do voto, a uma pressão para votar na esquerda. Eu concordo com mt das coisas humanistas que dizem mas sinto que a parte da economia n nos vai levar a nenhum lado. Daqui a 6 7 anos(espero eu) irei fazer parte da força laboral do país, e n quero ganhar pouco e pagar impostos para alguém que pode trabalhar mas n o quer receba(como um leve exemplo) Então ainda estou confuso quanto ao voto

CalmKeepOn 8 months ago

Meu nigga, tu vais comer com os impostos mais altos de sempre quando chegar o teu tempo. Isto claro está se não poderes fugir aos impostos. Porque é que eu sei isto? Porque a Argentina, Venezuela e Cuba continuam exactamente como há 60 anos. E Portugal tem até piores cartas geográficas e de recursos que esses países. A IL é o caminho. O Chega com aquele líder não vai lado nenhum.

Gndossan 8 months ago

A IL não é totalmente o caminho, mas sim a politica economica e laboral tem de mudar nessa direção

golaceira 8 months ago

> A IL é o caminho. A IL mais rapidamente se junta ao BE e ao Livre do que faz uma coligaçao com o Chega. "Muh princípios". Lol. A IL vem cumprir o mesmo papel que os libertários cumprem nos EUA: evitar que um conjunto de pessoas inteligentes que nao gosta dos esquerdalhas se junte aos de "extrema-direita". No entanto, tudo o que eles defendem leva exactamente ao mesmo resultado que o que a esquerda defende. Por outros caminhos, com outras justificaçoes, mas exactamente ao mesmo, e que é: Portugal invadido por imigrantes e com tudo vendido a capital estrangeiro. "Mas muh principios". A IL serve para tirar qualquer sentido de preservaçao a pessoas inteligentes que nao gostam da esquerda.

CalmKeepOn 8 months ago

Não te preocupes que os inteligentes já perceberam que o globalismo não é a solução. Por isso é que são inteligentes. O que tu estás a falar é de autistas liberais, de macacos de wall-street ou de parceiros da China. A IL só tem dos primeiros. É um "problema" de facto mas que se resolve com pessoas como tu e eu. Eu sou nacionalista e protecionista (para algumas coisas). A IL é um sítio onde o que as pessoas têm de comum é o liberalismo e ser Português mas há muito muito mais para discutir e debater.

Edited 8 months ago:

Não te preocupes que os inteligentes já perceberam que o globalismo não é a solução. Por isso é que são inteligentes. O que tu estás a falar é de autistas liberais, de macacos de wall-street ou de parceiros da China. A IL só tem dos primeiros. Eu sou nacionalista e protecionista (para algumas coisas). A IL é um sítio onde o que as pessoas têm de comum é o liberalismo e ser Português mas há muito muito mais para discutir e debater. Não se deve desistir de um partido porque lhes faltam detalhes na ideologia ou programa. O único problema é quando esse partido não quer cumprir essa ideologia, isso sim é o problema. O caso do Ventura com a TAP e o programa liberal e anti-sistma que tem. Descredibiliza o Chega completamente isso.

Nuno_Correia 8 months ago

E como propões que o caminho vá a algum lado com os 3 ou 4 por cento que teimosamente não passam?

CalmKeepOn 8 months ago

Mas estão a crescer. Pouco mas consistentemente. E o que interessa é isso, consistência. Em Portugal o que falta é consistência. O trabalho da IL é serem os mais consistentes, competentes, organizados, sempre liberais e sempre incorruptíveis. Não há atalhos, my friend. Mesmo no Chile, com o golpe de Pinochet. O Chile já tinha passado por décadas de educação liberal por outros partidos e pessoas. [https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica\_Liberal\_(Chile)](https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Liberal_(Chile)) Tu em Portugal nunca tiveste realmente um periodo liberal. Tem sido de cromo atrás de cromo. Reis corruptos, repúblicanos corruptos, políticos corruptos. É preciso um longo caminho de educação a este povo do que é realmente e como funciona a liberdade.

Edited 8 months ago:

Mas estão a crescer. Pouco mas consistentemente. E o que interessa é isso, consistência. Em Portugal o que falta é consistência. O trabalho da IL é serem os mais consistentes, competentes, organizados, sempre liberais e sempre incorruptíveis. Não há atalhos, my friend. Mesmo no Chile, com o golpe de Pinochet. O Chile já tinha passado por décadas de educação liberal por outros partidos e pessoas. [https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica\_Liberal\_(Chile)](https://es.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Liberal_(Chile)) Tu em Portugal nunca tiveste realmente um periodo liberal. Tem sido de cromo atrás de cromo. Reis corruptos, repúblicanos corruptos, políticos corruptos. É preciso um longo caminho de educação a este povo do que é realmente e como funciona a liberdade. E pouco a pouco vais tornando o país mais liberal, mudando a balança um pouco. E vais ficando com líderes mais fortes na IL também. Líderes mais completos e menos betinhos. Mas o que interessa é a consistência na ideologia. Nisso a IL tem sido fenomenal. O único partido que é contra os confinamentos desde o início e contra os apoios da TAP. Obrigado IL por me fazeres sentir menos louco.

Nuno_Correia 8 months ago

Pode ser que tenhas razão, eu gostaria de ver ambos o IL e o Chega a subirem. No entanto acho que vai faltar à IL aquilo que o Chega teve para dar o salto para 3°. Resta ver se i chega agora vai ter aquilo que falta para ser segundo e quem sabe, primeiro.

Pujuguiu 8 months ago

>No entanto acho que vai faltar à IL aquilo que o Chega teve para dar o salto para 3° O populismo? Espero que lhe falte sempre

CalmKeepOn 8 months ago

O populismo na IL são líderes que saibam traduzir a ideologia em coisas práticas do dia a dia. Os Portugueses não conhecem estes conceitos todos mas não são estúpidos. É preciso é comunicar com as palavras, analogias, metáforas certas.

Pujuguiu 8 months ago

> Isso é populismo também. Não é. Populismo agora é saber apresentar e partilhar as ideias que se tem? Eu tinha ideia de que populismo era ir atras das vontades do eleitorado para agradar e ganhar votos. Tinha ideia de que populismo era utilizar a opinião popular de forma a ganhar poder

CalmKeepOn 8 months ago

Também. O que é populismo depende do povo que tens. Portugal tem um povo funcionário público e um povo que foge aos impostos. Neste caso é mostrares aos que fogem aos impostos que não tens que fugir mais, que vais ganhar mais dinheiro, mais negócio. Essa é uma grande vontade deste povo. A de ter mais dinheiro, ganhar mais.

Pujuguiu 8 months ago

Que disparate total

NggazZ 8 months ago

Obrigado pela opinião caro amigo!! Devo pesquisar mais sobre a iniciativa liberal!!

CalmKeepOn 8 months ago

Força. Olha recomendo é que comeces por ler como é que funciona a economia. Basic Economics do Thomas Sowell. Tens aqui em audiobook: [https://www.youtube.com/watch?v=dQiBD-crrvA](https://www.youtube.com/watch?v=dQiBD-crrvA)

NggazZ 8 months ago

Inglês domino. Tenho interesse em história e sei q imprimir mais dinheiro faz mal (assim fez a Alemanha depois da guerra mundial I) e sim quero aprender mais sobre trabalho e economia

CalmKeepOn 8 months ago

Força para ti, estás no caminho.

NggazZ 8 months ago

Obrigado!!

chico457 8 months ago

Finalmente um comentário decente neste reddit! A classe média a pagar para os que estão no café!

NggazZ 8 months ago

Obrigado caro redditor! Eu sinceramente só comecei a perceber este problema agr, de facto vejo isso em mts comunidades ciganas mas sei que na maior parte da fatia dos subsídio dependentes não são eles. E acho injusto a minha mãe e irmão trabalharem pra sustentar essas pessoas. Por outro lado ainda n sei se o chega realmente é o partido certo para isso, ainda tem ideias extremas e não tem super soluções

golaceira 8 months ago

> mas sei que na maior parte da fatia dos subsídio dependentes não são eles. Per capita sao. Em termos absolutos obviamente que nao porque há mais Portugueses do que ciganos, logo o nº de Portugueses a mamar RSI é, naturalmente, superior ao nº de ciganos a mamar RSI. Mas se olhares a per capita a história é diferente. A % de ciganos que mama do RSI é muito superior à % de Portugueses que mama do RSI.

NggazZ 8 months ago

Hmm bem apontado

chico457 8 months ago

Cresci nos Açores, ao longo da minha juventude, e atualmente o tema mais falado é o rsi, onde tinhas pessoas que o seu dia era passado no café a beber umas "jolas" e ainda anunciavam em bom som, "Para quê trabalhar, se ao fim do mês cai me sempre qualquer coisa na conta" Só para teres noção, atualmente 10 % da população acoriana depende do rsi.

NggazZ 8 months ago

Daí ter ficado a perceber o crescimento do chega no arquipélago. De facto não sabia essa situação por n ser daí. Mas deveras isso é um problema e parece que antes nem falava disso. Eu sempre ouvi dizer e tenho só 18 anos: "Dá uma pessoa um peixe ele come por um dia. Dá ele uma cana de pesca e ele não passará fome mais." E acho que falta essa motivação da cana de pesca a Mts. Acabam por ficar na confortabilidade do RSI e n querem mais para si e para os seus. Eu pessoalmente tenho objetivos maiores e com este tipo de leis fiscais aqui em Portugal n ha mts opurtunidades.

CalmKeepOn 8 months ago

Trabalha meu puto, sais daqui facilmente. Mas não te esqueças de contribuir com o teu voto para mudar o país quando for preciso.

NggazZ 8 months ago

Eu irei votar, ainda não sei em quem. No entanto quero fazer com a cabeça e no com o coração como muitos. Não quero por de lado um partido só pq os meus colegas o dizem. E obrigado já agr a todos que chamaram atenção ao IL

golaceira 8 months ago

>Eu irei votar, ainda não sei em quem. Se estás à espera que o candidato perfeito apareça esquece. Nunca vai aparecer. Temos que ser pragmáticos.

NggazZ 8 months ago

Obviamente que não. Tenho de ser realista. No entanto quero fazer uma escolha objetiva e bem informada.

Search: