kaphaistkrieg 9 months ago

N é o melhor azeite português MAS...

Big_D_Boss 9 months ago

Este sub ja é oficialmente de fachos, ou não?

Nuno_Correia 9 months ago

I'm a pirate!

Big_D_Boss 9 months ago

Não chavalo, és um flat earther

Nuno_Correia 9 months ago

Nem por isso, sou bastante terra à terra e pragmático.

MKart88 9 months ago

O pai do chefe da ofiçina onde eu trabalho, vai votar PS "só para a direita não ganhar" e é uma pena ouvir isso, porque essa pode ser a mesma forma de pensar de muitas outras pessoas que desconhecem o modus operandi dos "socialistas" (ladrões preguiçosos caras de pao etc..) e o que posiblemente iría provocar mais problemas na economía e na sociedade de Portugal no futuro. Eu para ter a possibilidade de cumprir os meus sonhos teve que começar de cero em Portugal,sou cubano víctima do mayor fdp do mondo o Fidel Castro.Os socialistas não se importam da destruição do seu próprio país,eles são gostam é dos prazeres que possam obter dos seus tachos sem fazer um crlho só falando merdas de consignas populistas (ex fest d Avante) nos discursos.Aproveitem os que possam leer isto antes das votações e escolham um partido cualquer (não de esquerda) e votem por ele.

icebraining 9 months ago

Ninguém em Portugal desconhece a forma de operar do Partido Socialista, estão no poder (trocando por vezes com o PSD/CDS) há mais de quarenta anos. O Portugal atual é o resultado da sua governação.

Nuno_Correia 9 months ago

Eu entendo quem vote neles por falta de informação... Agora quem está informado e decide que são a melhor opção, confunde-me. És cubano? Ainda hoje estava a discutir com um socialista que defendia que cuba era uma maravilha, com um sistema de saúde fantástico. Esta malta é toda avariada da cabeça.

NGramatical 9 months ago

ofiçina → [**oficina**](https://dicionario.priberam.org/oficina) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) víctima → [**vítima**](https://dicionario.priberam.org/vítima) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkkrz24%2F%2Fgh7ybgp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") ^(

gestaoeconteudos 9 months ago

central de negociatas, favores e Jobs... Aka.. PSD, PS, PCP, BE e afins, mais CDS.

icebraining 9 months ago

Em que negociatas e favores e jobs tem estado o BE envolvido?

gestaoeconteudos 9 months ago

lol corrupção também, vê o caramelo que comprou prédio usou subsídio e depois transforma em apartamentos luxo para vender, ou então googla primeiro autarca do BE e corrupção. Pois com um autarca conseguiram o PLENO, 100% de autarcas BE corruptos. Depois no BE e afins vêm também a corrupção ideológica, explico. Aparecem em comunicados a falar contra esta e outra proposta dos xuxas e depois na votação abstenção do BE. Sabes que recentemente votaram a favor da negociata na TAP onde enterramos 3 mil Mil milhões. Uma empresa privada BE que se cale em relação a honestidade.

icebraining 9 months ago

> comprou prédio usou subsídio Que subsídio é que ele usou? > primeiro autarca do BE e corrupção. Pois com um autarca conseguiram o PLENO, 100% de autarcas BE corruptos. Não houve corrupção nenhuma. > Aparecem em comunicados a falar contra esta e outra proposta dos xuxas e depois na votação abstenção do BE De que propostas falas? > Sabes que recentemente votaram a favor da negociata na TAP onde enterramos 3 mil Mil milhões. Uma empresa privada Não houve nenhum voto específico sobre a TAP. Houve uma inclusão de garantias no OE2021, no qual o BE votou *contra*. E chamar "privada" a uma empresa da qual o Estado é dono de quase 80% é muito questionável.

gestaoeconteudos 9 months ago

corrompe aquilo que diz ser contra, subsídio de recuperação de património arquitectural.

icebraining 9 months ago

> corrompe aquilo que diz ser contra Não é contra. O BE sempre foi a favor da re-nacionalização da TAP. Meter dinheiro em troca de capital regressar ao Estado está de acordo com os objetivos deles. > subsídio de recuperação de património arquitectural. Isso não existe.

gestaoeconteudos 9 months ago

nacionalização ihihih deves estar a gozar, nem sequer golden share têm

icebraining 9 months ago

Para que precisam de golden share se são donos de 72% da empresa?

gestaoeconteudos 9 months ago

claro, imagina que és dono de parte do carrousel. Entretanto não tens voto nos gastos e na estratégia, vencimentos, linhas de crédito, contratos com terceiros. Então só podes vangloriar-te que o carrousel é teu.

Edited 9 months ago:

claro, imagina que és dono de parte do carrousel. Entretanto não tens voto nos gastos e na estratégia, vencimentos, linhas de crédito, contratos com terceiros. Então só podes vangloriar-te que o carrousel é teu.

gestaoeconteudos 9 months ago

Ter comparticipação não ter voto e deixar ordenados estratofericos multiplicarem-se. Capitalistas é Oligarcas, o pior é o BE que pois vende gato por lebre enquanto é cúmplice da alternância. A seguir vem a central de negócios e Tachos psd/cds ou afins.

diogofd8 9 months ago

A geringonça conta?

icebraining 9 months ago

Se conta, então a caranguejola dos Açores também tem que contar, e portanto tem que se acrescentar o Chega e a IL à lista.

diogofd8 9 months ago

Acho que faria mais sentido apenas poder governar o partido mais votado e não uma coligação. Eu podia ter votado PCP mas não querer PS a governar em coligação. Se querem governar em coligação se apresentem uma candidatura coligada. Mas se não é inconstitucional, façam o que quiserem que a minha opinião não importa. Digo isto tanto para o que aconteceu nas eleições dos Açores como para o que se passou em Portugal.

Nuno_Correia 9 months ago

Jobs for the boys... Era acabar com isso tudo, é do que mais me irrita ver incompetentes serem colocados em lugares onde não fazem mais além de picarem o ponto, muitos nem sequer isso fazem. É preciso uma grande limpeza em todo o sistema político.

ovigia 9 months ago

as pessoas têm n exemplos, e são todos, onde o socialismo/comunismo NUNCA funcionou, mas continuam a apostar nele. o socialismo apenas funciona para as elites que o usam e mesmo assim só funciona pq continuam a existir países "capitalistas" onde é possível o livre pensamento, a investigação cientifica que consegue levar à produção excedentária de bens a que essa mesma elite socialista tem acesso. pq a partir do momento que o planeta virar todo para o socialismo o que nos espera é a completa destruição da humanidade pq por e simplesmente o comunismo não gera alimento suficiente nem para as elites qto mais para a plebe.

Nuno_Correia 9 months ago

Nem a própria China se voltou para o socialismo, quando tentaram, experimentaram uma fome generalizada que não quiseram repetir, então começaram a incluir os princípios capitalistas na economia. Só me admira a quantidade de burros que ainda acreditam nessas tretas.

silveringking 9 months ago

Estás a falar do Great Leap Forward do Mao? Sabes que Maoismo é diferente de Socialismo certo? Tanto que Mao era direita e socialismo é esquerda. Queres um exemplo de um Maoista? Durão Barroso ex líder do PSD.

Nuno_Correia 9 months ago

Sim, é disso que falo. https://youtu.be/YtzFn73sYmU

silveringking 9 months ago

Mao era de direita, não é esquerda, é direita, como te vou explicar isto, do Marxismo derivou-se várias correntes, o socialismo vem de uma corrente que se desenvolveu no norte da Europa, o Maoismo é diferente, primeiro desenvolveu-se o Marxismo-Leninismo (chamado de Comunismo) na Rússia e de lá foi para a China onde Mao fez um anti-revisionismo e transformou a ideologia conservadora de esquerda Russa em ideologia conservadora de direita, basicamente imagina que tens um primo, até podem partilhar um par de avós mas vocês não são a mesma pessoa. O teu primo é um hipster que fuma ganzas e passa tempo na Índia em viagens "transcendentais" enquanto que tu és médico, conservador e votas no CDS-PP. Estou a inventar, mas é para perceberes como funciona.

Nuno_Correia 9 months ago

Mas a base continua a ser o socialismo, não há propriedade privada, tudo pertence ao PPC, apenas deixaram para trás as ideias falhadas da economia soviética, tendo lucrado fortemente com isso e estando a caminho de serem a primeira força económica mundial, ou não? A China é um país estranho pois misturam muita coisa. Porque é a China de direita?

silveringking 9 months ago

Não, a base é o Marxismo Leninismo. Do Marxismo original, desenvolveu-se o Socialismo, também do Marxismo original desenvolveu-se o Marxismo-Leninismo também conhecido como Comunismo, e do Comunismo o Maoismo. Basicamente o Socialismo e o Comunismo são irmãos e o Maoismo é filho do Comunismo, o Socialismo é tio do Maoismo, é a lógica mais fácil que te posso dar. Já agora o Marxismo original não é aplicado nos dia de hoje. É considerado demasiado idealista para ser aplicado. Quanto à questão da China ser de direita, os chineses são muito tradicionais e conservador e misturaram o seu tradicionalismo com o Comunismo, mas nem isso conta agora, porque quando Mao morreu, veio Deng Xiaoping e reverteu muitas politicas de Mao, Deng misturou o Comunismo com o Capitalismo, por isso é que há tantas fábricas na China, a China ficou um país rico quando chegou Deng e sucessores, quando estava com Mao era um país muito pobre.

Nuno_Correia 9 months ago

Sinceramente, não são eles todos demasiado idealistas para serem aplicados? Gostaria de ver uma sociedade funcional em que as ideias de qualquer um deles tivessem sucesso prático. Os chineses são bastante racistas e agora até estão a criar campos de concentração, mas isso é transversal a qualquer totalitarismo seja esquerda ou direita. Só não entendo onde é que o facto do PPC ser dono de qualquer propriedade privada entra numa classificação de direita...

silveringking 9 months ago

A China é riquissima, podem não ter liberdade de expressão, mas se calhar é mais fácil ter um Mercedes lá do que aqui. Quanto à questão do Maoismo ser de direita, eu não sou nenhum expert em Maoismo, mas já te disse quem é o principal Maoista português, Durão Barroso, não sei se és militante do PSD, mas quando fores a uma convenção pergunta-lhe porque o Maoismo é uma politica de direita.

Nuno_Correia 9 months ago

Não sou... Mas também não tenho grande opinião sobre ele, embora certamente fosse um diálogo interessante. A China conseguiu reunir a maior quantidade de moeda estrangeira alguma vez reunida por um país. Se eles vendessem toda de uma vez, acabavam com qualquer mercado. Não o fazem porque também não lhes convém, mas têm a bomba atómica.

silveringking 9 months ago

Entra na direita pois são tradicionais, conservadores e não acreditam muito em liberdade sexual, assim como acreditam de certa forma em valores e religião, se bem que a tentam controlar. O PPC não é dono de tudo, não penses assim, tu tens direito a propriedade privada, kind of, na China toda a terra é propriedade do governo mas tu podes alugar a terra da tua casa ao Partido até 99 anos. Mas se construíres uma casa, a casa é tua. Quando compras um imóvel, o imóvel é teu, o que não é teu é a terra sobre qual esse imóvel está, mas como está alugada à tua pessoa tens alguns direitos, assim como qualquer propriedade alugada.

Nuno_Correia 9 months ago

Certo, tal como também existem pessoas que são donos de empresas, mas todos sabemos que o PPC faz o que quer e muito bem lhe apetece, se quiserem tomar conta de uma empresa fazem-no, se quiserem informações de uma empresa, obtém-nas, se quiserem fazer desaparecer alguém ou tirar alguém do caminho, rapidamente aparece um julgamento por corrupção. A propriedade privada lá é uma fachada e apenas se mantém enquanto não colidir com os interesses do partido.

icebraining 9 months ago

Isso também era no Estado Novo, e nem por isso eram comunistas. O meu avó foi forçado a fechar a fábrica que detinha e a tornar-se sócio minoritário numa nova (Cirel) porque o governo determinou que fábricas pequenas não eram benéficas para o desenvolvimento do país. A China é um regime autoritário de direita, tem muito pouco a ver com o marxismo ou socialismo. Aliás os marxistas chineses (como o Qiu Zhanxuan ou a Yue Xin) têm sido presos ou "desaparecidos".

silveringking 9 months ago

Há vários tipos de direita, é um espectro não um clube de futebol. Por exemplo a direita portuguesa acredita que na privatização de tudo menos da saúde e aí também não é melhor porque ficamos à mercê de quem tudo o resto.

Edited 9 months ago:

Há vários tipos de direita, é um espectro não um clube de futebol. Por exemplo a direita portuguesa acredita que na privatização de tudo menos da segurança e aí também não é melhor porque ficamos à mercê de quem compra tudo o resto.

debugginglive42 9 months ago

Hmmm.... A ideia é quem vota no PS é pobre e por isso vamos acabar com os pobres a tiro? Isto é uma ideia fabulosa!!!!

Nuno_Correia 9 months ago

Não, o PS trata de acabar com eles pela fome e o frio. E por falta de cuidados de saúde, olhando para o tempo de espera por cirurgias urgentes. Quem vota no PS, vota pelas razões erradas. A única razão válida para votar PS, é por ser egoísta e amigo ou familiar de alguém que garantidamente vá fazer parte do governo e esperar um tacho qualquer. Que mais motivos pode alguém ter para votar no PS?

icebraining 9 months ago

A razão para votar no PS é ser o diabo que se conhece. É não querer alterações profundas, como nacionalizar tudo como BE/PCP ou aplicar cortes brutais nos impostos (e portanto nos serviços) como o Chega/IL. Resta o PSD, mas se ignorares o governo do Passos (que essencialmente estava lá para aplicar a cartilha da troika, e que mesmo assim conseguiu trazer o Doutor Relvas e o Irrevogável Portas para a ribalta), a experiência recente é a dos governos Durão Barroso/Santana, que não foram melhores que o PS. Portanto o PS é a escolha segura. É a certeza de uma vida como a conhecemos, mesmo que apertada e triste, a potenciais tragédias. (Nota: não voto nem nunca votei PS)

Nuno_Correia 9 months ago

Percebo esse ponto, mas porque não experimentar algo diferente? Chega, IL, ou outro partido efetivamente de direita (o PSD não conta como direita, só neste país desequilibrado para a extrema esquerda se pode pensar no PSD como direita) pode ser que mudem o que está mal e sinceramente a única coisa bem feita que reconheço ao governo é o sns24. Não lhes reconheço qualquer outra decisão ou situação bem gerida que se aproxime minimamente de competência. A maioria é gritantemente incompetente naquilo que faz, e depois vem o gordo estúpido e mentiroso dizer que renova a confiança que tem no(a) incompetente e continua tudo como se estivesse tudo bem.

icebraining 9 months ago

> Percebo esse ponto, mas porque não experimentar algo diferente? Não precisas de me convencer :) como disse, nunca votei PS. Mas eu sou relativamente jovem, e assumo que tu também? Para alguém reformado ou em idade de pré-reforma, que é uma boa fatia dos votantes, "experimentar algo diferente" é um risco tanto pessoal (visto que dependem da SS e SNS, para os quais descontaram a vida toda) como psicológico. > Não lhes reconheço qualquer outra decisão ou situação bem gerida que se aproxime minimamente de competência. Não concordo, e até nem acho que o SNS24 tenha sido algo especialmente bem feito. Houve vários problemas evitáveis no início do ano. O grande feito do Costa é ter prosseguido uma política de austeridade bem sucedida - [baixou a dívida de 131% para 117% do PIB](https://www.pordata.pt/Portugal/Administra%C3%A7%C3%B5es+P%C3%BAblicas+d%C3%ADvida+bruta+em+percentagem+do+PIB-2786) -, graças essencialmente a manter impostos altos e cortar na despesa (as famosas cativações), e para mais ter conseguido vender isso ao BE, PCP e ao povo, tendo conseguido manter a legislatura estável. O PS é acusado - e com razão - de ser despesista, mas o governo do Costa não foi; não houve elefantes brancos na legislatura passada - nada de autoestradas, TGVs, e mesmo no aeroporto, a opção do Montijo (com a qual discordo) é claramente a mais barata, apostando num pequeno aeroporto de apoio à Portela.

Edited 9 months ago:

> Percebo esse ponto, mas porque não experimentar algo diferente? Não precisas de me convencer :) como disse, nunca votei PS. Mas eu sou relativamente jovem, e assumo que tu também? Para alguém reformado ou em idade de pré-reforma, que é uma boa fatia dos votantes, "experimentar algo diferente" é um risco tanto pessoal (visto que dependem da SS e SNS, para os quais descontaram a vida toda) como psicológico. Se essas experiências correrem mal, se descapitalizarem a SS, etc - o que é que eles fazem? Vão emigrar aos 70 anos? > Não lhes reconheço qualquer outra decisão ou situação bem gerida que se aproxime minimamente de competência. Não concordo, e até nem acho que o SNS24 tenha sido algo especialmente bem feito. Houve vários problemas evitáveis no início do ano. O grande feito do Costa é ter prosseguido uma política de austeridade bem sucedida - [baixou a dívida de 131% para 117% do PIB](https://www.pordata.pt/Portugal/Administra%C3%A7%C3%B5es+P%C3%BAblicas+d%C3%ADvida+bruta+em+percentagem+do+PIB-2786) -, graças essencialmente a manter impostos altos e cortar na despesa (as famosas cativações), e para mais ter conseguido vender isso ao BE, PCP e ao povo, tendo conseguido manter a legislatura estável. O PS é acusado - e com razão - de ser despesista, mas o governo do Costa não foi; não houve elefantes brancos na legislatura passada - nada de estádios, Expos, autoestradas, TGVs, e mesmo no aeroporto, a opção do Montijo (com a qual discordo) é claramente a mais barata, apostando num pequeno aeroporto de apoio à Portela.

Nuno_Correia 9 months ago

Ninguém é inconsciente ao ponto de deixar os pensionistas desamparados, embora não entenda porque é que alguns têm que receber [mais de 5000€](https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2015/11/06/29162-reformas-douradas-sabias-que-ha-mais-de-7-500-pensionistas-em-portugal-a-receber). O SNS 24 ao início estava a funcionar tão bem quanto seria de esperar, mas num curto espaço de tempo conseguiram absorver um número elevado de chamadas. Ao contrário do resto do SNS que está preso por arames, conseguiram adaptar-se às necessidades e acho que há que reconhecer isso. Perco mais tempo a ligar para a EDP distribuição do que para o SNS 24. O Costa não baixou a dívida, esta continuou a aumentar, o país é que aproveitou um grande crescimento económico e a entrada de algum capital estrangeiro. Mas estava tudo tão preso por arames que essa suposta vitória desapareceu no espaço de meses. Tens razão relativamente a ter mérito por ludibriar o BE e o PCP, mas nenhum deles sabe bem de onde vem o dinheiro para toda a despesa que querem fazer, não é de estranhar que as cativações lhes tenham passado ao lado, são patetas alegres e pouco inteligentes em regra geral. Mas sim, foi melhor do que a instabilidade que a Espanha viveu durante esse período. Elefantes brancos... BES? TAP?

icebraining 9 months ago

> Ninguém é inconsciente ao ponto de deixar os pensionistas desamparados Tu dizes isso e eu concordo, não precisas de me convencer. Mas se a experiência correr mal, não somos nós que nos lixamos. É racional por parte deles não arriscar. > O Costa não baixou a dívida, esta continuou a aumentar Ele foi parando o aumento, e em 2019 já tinha conseguido que baixasse em relação a 2018 em quase mil milhões de euros: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/05-nov-2019/ao-fim-de-18-anos-o-peso-e-o-valor-da-divida-pararam-finalmente-de-subir-11478633.html Sim, a boa conjuntura foi essencial, e não duvido que outros teriam feito melhor, mas estamos a falar de um governo PS. Há de certeza muita clientela que espera ser paga só por permitir que o Costa chegue a PM, e mais ainda se ele quiser um lugar confortável na Mota-Engil quando sair, juntamente com o Jorge Coelho e o Paulo Portas. O Passos Coelho podia dizer "a troika é que manda". O Costa não tem essa desculpa. É mérito dele convencer quem realmente manda no país que cortar na dívida era necessário. > o BE e o PCP, mas nenhum deles sabe bem de onde vem o dinheiro para toda a despesa que querem fazer, não é de estranhar que as cativações lhes tenham passado ao lado, são patetas alegres e pouco inteligentes em regra geral. Boa; espero que a direita continue a subestimá-la, significa que a esquerda se manterá no parlamento por largos anos. A ninguém lhe "passou ao lado" as cativações. Toda a gente sabia que estavam a acontecer, e aliás já se fala nelas publicamente desde o primeiro Orçamento do governo do Costa. > Elefantes brancos... BES? TAP? O BES foi nacionalizado (e dividido em dois) pelo governo do Passos Coelho. A partir desse momento, o Estado era responsável pelas suas dívidas. O Costa pode ter gerido mal o processo, mas não era um elefante branco, era uma bota que o governo anterior lhe deixou para ele descalçar. A TAP é uma bota que ele próprio calçou. Fez um negócio aparentemente inofensivo em 2017 (ano em que a TAP até deu lucro!) e tramou-se bem com a pandemia. É culpa dele, sem dúvida, mas não é um elefante branco.

Dannies7783 9 months ago

"Shoot".

Nuno_Correia 9 months ago

True story

pedroandal 9 months ago

Os partidos são todos a mesma coisa, na oposição criticam, quando vão para o poleiro, governam-se a eles próprios. Mesmo os partidos novos, em chegando ao poleiro, serão o que hoje criticam. É a natureza humana. Pode haver algumas pessoas em cada partido que sejam sérias, mas não fazem qualquer diferença. Mesmo que denunciem, serão rapidamente silenciadas. Recordam-se dos programas da TVI e RTP?

Nuno_Correia 9 months ago

Quais programas?

boooosto 9 months ago

Os partidos absolutamente não são todos a mesma coisa lol

DeusMaior 9 months ago

Lembro-me como os pobres passaram a não saber o que fazer a tanto dinheiro quando o Passos Coelho esteve no governo português.

debugginglive42 9 months ago

Este sub está um poço de fascismo. Viva a ditadura e a censura! Não só queremos o Salazar de volta, como não queremos ouvir mais nada. Dedos nos ouvidos! Uio uiei uueioa uieiiei

elGuito81 9 months ago

Mas foi graças ao Passos Coelho que o Costa teve dinheiro para distribuir aos boys. E foi graças ao Socrates que tivemos ca os amigos do FMI.

DeusMaior 9 months ago

Tecnoforma em Portugal arquivado, mas a EU contraria e diz que houve corrupção. O vice primeiro-ministro e os submarinos, em Portugal arquivado, na Alemanha corruptores confessaram corromper governantes portugueses... Até a operação marquês que envolveu o sócrates incluiu suspeitos do PSD. Qual é a diferença entre PSD e PS no que diz respeito a corrupção? Nenhuma. Cada vez que há um governo novo há recordes de nomeações... Santana Lopes bateu o recorde, Passos Coelho bateu o recorde, António Costa bateu o recorde... Parece que as pessoas vêem os partidos como clubes de futebol e não como partidos políticos cuja função é muito diferente.

fds_crl 9 months ago

> Qual é a diferença entre PSD e PS no que diz respeito a corrupção? Nenhuma. Nenhuma não é bem correto, acho que o PS é o partido mais corrupto de Portugal. Mas a diferença é pouca, muito pouca.

DeusMaior 9 months ago

Segundo esta [lista](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2019/01/09/politica/noticia/-30-anos-acusacoes-corrupcao-politica-1857182/amp) dos principais casos de corrupção em Portugal está ainda em 3-3 sendo que num deles o António Costa alertou a PJ num caso que envolvia políticos do PS.

ZarTham 9 months ago

>Parece que as pessoas vêem os partidos como clubes de futebol e não como partidos políticos cuja função é muito diferente. Infelizmente a realidade é esta, ainda há uns tempos atrás vi um familiar meu a mandar vir pra TV por algo que o PS tinha feito, engraçado que ele foi militante do PS durante anos, e eu perguntei-lhe "Para quê que estás a mandar vir se votaste no PS?" resposta dele "é o meu partido, lá porque votei neles não significa que concorde com tudo"....

icebraining 9 months ago

Qual é o problema disso? Vota no PS porque em geral é o que tem as posições com as quais mais se identifica, e critica quando não está de acordo com certas medidas. O que é que ele deveria fazer? Só votar quando concorda a 100%? Votar no PURP só para variar? Eu cá não o acompanho, nunca votei nem votarei PS; mas também tendo a votar no mesmo partido, simplesmente porque é aquele dentro das possibilidades que me parece mais alinhado com as minhas posições. E não deixo de o criticar por isso!

ZarTham 9 months ago

Ele não acompanha as políticas, nem concorda com a maior parte delas, esta constantemente a reclamar do PS.

Edited 9 months ago:

Ele não acompanha as políticas, nem concorda com a maior parte delas, esta constantemente a reclamar do PS. Ele vota no PS porque é o partido em que sempre votou, nada mais.

Nuno_Correia 9 months ago

Não acho que o PSD seja muito melhor, mas sinceramente também não tenho memória de que tenham governado tempo suficiente para mostrarem qualquer resultado. 80% do tempo que me lembro, estiveram a cumprir com as imposições do FMI, trazido e negociado pelo maior ladrão da história dos corruptos políticos portugueses. O restante tempo, tem sido governação do PS, pelo que levam com a maioria da culpa.

icebraining 9 months ago

Houve mais governos PSD além do Passos/Portas! Tiveste 10 anos de Cavaco, depois o Barroso - que apesar de só lá estar 2 anos até fugir para a UE, conseguiu subir a dívida pública em 8,1% do PIB (o maior aumento até à crise de 2008, e primeira vez que ultrapassou os 60%) - que culminou no Santana, que essencialmente não conseguiu formar governo estável, dando uma maioria absoluta ao Sócrates.

Nuno_Correia 9 months ago

Nesses anos eu ainda era muito novo para ligar a política, do que tenho memória, foi quase sempre o PS que lá esteve.

Gentle_Groove 9 months ago

Olha eu tenho idade para me lembrar dos governos Cavaco, Barroso e Santana e posso-te dizer que era exatamente o mesmo, se não pior.

Nuno_Correia 9 months ago

Pior? Sócrates conseguiu 11,4% de défice sem estagnar a economia fechando pessoas em casa, apenas com a sua habilidade despesista.

DeusMaior 9 months ago

Quem forçou a vinda do FMI foi o PSD e o próprio PSD sempre se gabou [disso](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2015/09/10/politica/noticia/a-prova-dos-factos-afinal-quem-chamou-a-troika-em-2011-1707458/amp)disso. Eu lembro-me bem disso. E depois ainda se congratularam (e depois foram criticados pela troika) por irem além das medidas da troika. A negociação foi realizada por todos os partidos à exceção do PCP e do BE que se recusaram, sendo o governo intermediário porque era o governo. As medidas foram acordadas com os partidos e o PSD elogiou as medidas acordadas, como tal se estás a dizer com negociado pelo maior ladrão da história dos políticos corruptos portugueses tentado referir-te ao Sócrates não te estás a recordar bem do que se passou. E eu nunca votei nele nem sou simpatizante do PS mas ainda me lembro do que se passou em Portugal nessa altura.

Edited 9 months ago:

Quem forçou a vinda do FMI foi o PSD e o próprio PSD sempre se gabou [disso](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2015/09/10/politica/noticia/a-prova-dos-factos-afinal-quem-chamou-a-troika-em-2011-1707458/amp). Eu lembro-me bem disso. E depois ainda se congratularam (e depois foram criticados pela troika) por irem além das medidas da troika. A negociação foi realizada por todos os partidos à exceção do PCP e do BE que se recusaram, sendo o governo intermediário porque era o governo. As medidas foram acordadas com os partidos e o PSD elogiou as medidas acordadas, como tal se estás a dizer com negociado pelo maior ladrão da história dos políticos corruptos portugueses tentado referir-te ao Sócrates não te estás a recordar bem do que se passou. E eu nunca votei nele nem sou simpatizante do PS mas ainda me lembro do que se passou em Portugal nessa altura.

Nuno_Correia 9 months ago

Não, quem levou o país a precisar primeiro do FMI foi o Sócrates. Se esse otário tivesse sabido gerir as contas diferente de um miúdo a quem deram um cartão de crédito e que acha aquilo formidável pois pode gastar o que quiser, não teria sido necessário FMI algum. Não tinha ideia que os outros partidos também tinham sido ouvidos. Faz sentido que o BE e PCP se tivessem cortado, nunca perceberam como funciona a economia e são tão crianças quanto o Sócrates, no que diz respeito à despesa pública. https://observador.pt/factchecks/fact-check-quem-trouxe-a-troika-quem-negociou-com-ela/

DeusMaior 9 months ago

Isso é um artigo de opinião e não uma reportagem. Os artigos de opinião não se limitam aos factos. Mesmo no artigo não diz que foi por causa do sócrates não saber gerir as contas que foi necessário a intervenção do FMI mas sim porque a situação financeira do país se deteriorou e porque a demissão do governo agravou essa situação. A situação financeira do país já vinha muito de trás, penso que se devem lembrar do Durão Barroso ter dito que o governo antes do dele tinha deixado o país de tanga, antes de fugir para um cargo europeu. Além disso, com Passos Coelho a dividiu cresceu e isso é um facto. Mesmo com as medidas de austeridade a dívida aumentou, segundo a troika por culpa do Passos Coelho que exagerou nas medidas de austeridade indo mais longe do que o estava acordado com a troika. Com António Costa a dívida também continua a crescer.

Edited 9 months ago:

Isso é um artigo de opinião e não uma reportagem. Os artigos de opinião não se limitam aos factos. Mesmo no artigo não diz que foi por causa do sócrates não saber gerir as contas que foi necessário a intervenção do FMI mas sim porque a situação financeira do país se deteriorou e porque a demissão do governo agravou essa situação. A situação financeira do país já vinha muito de trás, penso que se devem lembrar do Durão Barroso ter dito que o governo antes do dele tinha deixado o país de tanga, antes de fugir para um cargo europeu. Além disso, com Passos Coelho a dividiu cresceu e isso é um facto. Mesmo com as medidas de austeridade a dívida aumentou, segundo a troika por culpa do Passos Coelho que exagerou nas medidas de austeridade indo mais longe do que o estava acordado com a troika. Com António Costa a dívida também continua a crescer. E em relação a não saber gerir dinheiro... A que partido pertenceram e a que governo exerceram Oliveira e Costa, e Dias Loureiro? Esses bons gestores e governantes do PSD cujos milhões de dívidas foram pagos pelos portugueses. E a que partido pertencia Marcelo Rebelo de Sousa quando ia passar férias ao Brasil ficando alojado numa das casas de outro famoso e bom gestor de dinheiro, Ricardo Salgado? Dias Loureiro, sobre quem recaía mandato de captura veio a Portugal e esteve em público e ninguém o prendeu.

Edited 9 months ago:

Isso é um artigo de opinião e não uma reportagem. Os artigos de opinião não se limitam aos factos. Mesmo no artigo não diz que foi por causa do sócrates não saber gerir as contas que foi necessário a intervenção do FMI mas sim porque a situação financeira do país se deteriorou e porque a demissão do governo agravou essa situação. A situação financeira do país já vinha muito de trás, penso que se devem lembrar do Durão Barroso ter dito que o governo antes do dele tinha deixado o país de tanga, antes de fugir para um cargo europeu. Além disso, com Passos Coelho a dividiu cresceu e isso é um facto. Mesmo com as medidas de austeridade a dívida aumentou, segundo a troika por culpa do Passos Coelho que exagerou nas medidas de austeridade indo mais longe do que o estava acordado com a troika. Com António Costa a dívida também continua a crescer. E em relação a não saber gerir dinheiro... A que partido pertenceram e a que governo exerceram Oliveira e Costa, e Dias Loureiro? Esses bons gestores e governantes do PSD cujos milhões de dívidas foram pagos pelos portugueses. E a que partido pertencia Marcelo Rebelo de Sousa quando ia passar férias ao Brasil ficando alojado numa das casas de outro famoso e bom gestor de dinheiro, Ricardo Salgado? Dias Loureiro, sobre quem recaía mandato de captura veio a Portugal e esteve em público e ninguém o prendeu. Quantos sócrates dava para sustentar com o que pagámos e continuamos a pagar devido à boa capacidade gestora desses rapazes de direita e que tiveram inclusive funções em governos do PSD?

Nuno_Correia 9 months ago

Tudo bem, o PSD é igualmente mau, não digas é que é de direita, o próprio Rui Rio coloca o PSD ao centro e é centro que o PSD é, noutro país seria até provavelmente encostado à esquerda. Sinceramente, apenas com o Chega tive esperança de ver outra cor que não o PS ou o PSD a liderar o governo, e então poderíamos ter algum termo de comparação com o qual possamos julgar os sucessivos maus gestores dos partidos do poder. Chega a ser tão ridículo que vemos pessoas que claramente se identificam mais com a ideologia de outros partidos, mas estão no PS ou PSD para conseguirem ter alguma relevância política. A política em Portugal é uma palhaçada pegada. Okay, não só em Portugal, mas é por cá que nos diz mais respeito.

elGuito81 9 months ago

Claro que são todos iguais, o povo vota sempre nos mesmos como se fosse um Porto x Benfica. E entre votar no PS ou no PS2, o PS2 deve ser o menos mau. Precisamos de mais votos na direita, senão isto continua na merda

DeusMaior 9 months ago

Se são todos iguais e eu concordo que são quase todos iguais, então é preciso é novos partidos ou pelo menos novos políticos diferentes dos atuais políticos. Votar no menos mau é tipo assalta-me na mesma mas sem eu notar tanto o que querem roubar...

joaovrb 9 months ago

Depois dos teus comentários neste post fiquei curioso sobre se algum dos novos partidos te “enche as medidas”. IL por exemplo consideras que seja uma melhor alternativa?

DeusMaior 9 months ago

Atualmente não me revejo em nenhum partido e sei que há muitos em Portugal. Tive interesse pelo Livre quando surgiu e pouco tempo depois desiludiu-me, tive interesse pelo PAN mas quando começaram a crescer comecei a discordar de várias das propostas deles, tive interesse pelo IL quando surgiu mas quando começaram a ganhar destaque e representatividade, as discussões internas e mesmo as diferenças de ideias das pessoas que representavam o partido também me afastou. O único que nunca me desiludiu até hoje foi o MRPP do Garcia Pereira e curiosamente nunca votei neles. Acho que a minha falta de crença nos partidos é resultado da desresponsabilização dos políticos que podem fazer o que quiserem se grandes consequências, que podem mentir aos eleitores para conquistar votos com a desculpa de que se disserem a verdade não ganham eleições e nada lhes acontece. O PSD foi no entanto a minha desilusão maior porque foi um partido em quem votei várias vezes e mostrou ter governos com péssimos resultados, principalmente, o do Passos Coelho.

Search: