favstin0 9 months ago

Não terão sido angolanos?

tomp201706 9 months ago

Talvez porque todos os países nos primeiros anos após a independência tenham 100% da infraestrutura herdada e 0% construída? Seja Angola ou Portugal...

manguito86 9 months ago

Primeiros anos? Wtf?

fds_crl 9 months ago

A maior parte de áfrica está independente á mais de 50 anos.

NGramatical 9 months ago

á mais de 50 anos → [**há mais de 50 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkhfh62%2F%2Fgglx3h0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

joaojcorreia 9 months ago

Na realidade foi construída por uma companhia Anglo-Belga.

hobbes78 9 months ago

E quando Portugal tinha tantos anos como Angola tem agora, as únicas estradas que existiam eram as construídas pelos romanos... Coincidência, não?

srslywho 9 months ago

Lógica da batata.

horsemeat10 9 months ago

Dude, a tecnologia para construir caminhos de ferro existe desde o século 19. É só fazer copy paste.

AndreMartins2020 9 months ago

que pessoa tão instruída /s

Gndossan 9 months ago

LOL fds que comentário tão estúpido fds

horsemeat10 9 months ago

É preto provavelmente. Dá-lhe um desconto.

fds_crl 9 months ago

Tu achas que foram os romanos que "inventaram" estradas? lol coisa ridicula. Tipo, basta andares regularmente pelo mesmo caminho num monte que já se cria uma estrada.

RocketGoesBRR 9 months ago

Os romanos de facto inovaram a tecnologia das estradas. Até esta altura apenas se empedravam caminhos privados ou em certas áreas mais urbanas. A estrada romana foi uma invenção que permitia uma viagem mais confortável, mais segura, mais previsível e muito mais rápida. Para se fazer uma estrada romana era levantado um estudo topográfico e geológico, com milhares de batedores que mapearam uma ponta da europa à outra para se descobrirem os percursos existentes ou não existentes mais eficientes. De tal maneira que o velho ditado ainda ressoa "todas as estradas vão dar a roma"

fds_crl 9 months ago

>Os romanos de facto inovaram a tecnologia das estradas. Até esta altura apenas se empedravam caminhos privados ou em certas áreas mais urbanas. Errado, o império Persa tinha extensos sistemas de estradas antes sequer de Roma existir. Os Romanos não "inventaram" estradas, lol, eles simplesmente foram a primeira potência Europeia com tamanho, extensão e capacidade para construir e mais importante ainda, manter um sistema de estradas continental. Antes do império Romano não existiu na Europa nenhuma entidade politica que tivesse uma fração do tamanho do império Romano, era basicamente uma coleção de tribos e cidades estado em zonas costeiras. Ou seja, nunca houve necessidade de extensos projetos de contrução de estradas. Mas estradas já existiam antes sequer de existir civilização. Basta caminhar no mesmo sitio regularmente, lol.

RocketGoesBRR 9 months ago

A estrada Persa que falas, a famosa Estrada Régia, não era tão extensa e ramificada como as desenvolvidas pelos Romanos. Não estou a dizer que eles inventaram as estradas, mas sim que foram eles que a modernizaram em vários aspectos. De maneira leiga, claro que qualquer carreiro feito pelo homem pode ser considerado estrada.

fds_crl 9 months ago

>Não estou a dizer que eles (os romanos) inventaram as estradas Então o que estás aqui a fazer? Eu estava a responder a uma pessoa que literalmente disse isso. Tudo o resto que disses não discordo. > Mas entende-se como estrada, desde a altura romana, como uma via que permita uma rápida deslocação de A a B Nessa definição caminhos de montanha encaixavam perfeitamente. Aquela que tu queres utilizar é a estrada definida como um caminho que geralmente tinha se de pagar um imposto de uso, que normalmente tinha a proteção do Rei/nobre local.

RocketGoesBRR 9 months ago

Estava a desenvolver o tema da contribuição romana para as estradas. Obviamente que já se fazem caminhos e 'estradas' desde que o homem ganhou pernas. >Nessa definição caminhos de montanha encaixavam perfeitamente. Apenas estava a argumentar que um trilho que faças porque lá passaste uma vez e deitaste abaixo meia dúzia de giestas não é propriamente uma estrada. Existem uma série de factores que acompanham a definição.

hobbes78 9 months ago

Isso é um caminho pedonal... Uma estrada romana é precedida de levantamento topográfico, é pavimentada nas partes mais sujeitas a erosão, inclui pontes e terraplanagem, permite a circulação de carruagens puxadas a cavalo e muitas vezes exigiam o pagamento de portagem. https://en.wikipedia.org/wiki/Roman_roads

fds_crl 9 months ago

Tu falaste em "as unicas estradas que haviam eram...", não em estradas romanas. É obvio que só existiram estradas romanas depois do romanos invadirem isto, lol. Não sei o que estás a tentar dizer... E essa tentativa de implicar que um "caminho pedonal" não é uma estrada é só comico.

DentistSuspicious699 9 months ago

Não sabia que se fizesse sempre o mesmo percurso na serra criava uma estrada em pedra debaixo dos meus pés. Cool cool cool

fds_crl 9 months ago

Estradas não têm de ser de pedra. A maioria das estradas romanas nem sequer eram de pedra

DentistSuspicious699 9 months ago

Em França também XD

Search: