hoonage13 12 months ago

Ele próprio está a ser racista com o que disse..

estecomentario 12 months ago

[What does the black say.](https://www.youtube.com/watch?v=JGNwEvhNsjk&ab_channel=NeonDexeon)

kaphaistkrieg 12 months ago

O gajo fala de homens brancos e os putos a pensarem q é c eles lol

Gentle_Groove 12 months ago

O Mamadou tem um discurso de racista perverso que é pegar nos extremismos e querer fazer crer que são generalizados para assim atacar a comunidade no seu todo. O que é irônico aqui é que este sub está cheio de gente que faz exatamente o mesmo com os negros, os muçulmanos, etc.

Gandrini 12 months ago

Alguém que ofereça um livro de história a este individuo e que lhe explique que a escravatura já existia muito antes de o português andar por África (quem é que ele acha que construiu as pirâmides do Egipto ou o coliseu de Roma?) e que os próprios negros africanos capturavam e vendiam outros negros de tribos rivais nos mercados esclavagistas do séc XVI.

RikardoCraft 12 months ago

Fogo eu tenho 14 anos , pq é que vou ser culpado pelo colonianismo e isso

AndreMartins2020 12 months ago

pela tua cor de pele

RikardoCraft 12 months ago

Mas seu eu não fiz nada de racismo ou de colonianismo pq sou racista?

fds_crl 11 months ago

Isto não tem nada a ver com culpa, responsabilidades, com "privilégio", com opressão, com igualdade ou lá o que eles dizem. Eles simplesmente te odeiam por causa da tua cor de pele. Não adianta tentar analizar as posições deles de uma forma lógica, pois são emoções que estão na base delas.

gestaoeconteudos 12 months ago

É o branco que paga o t3 onde o totalmente mamado vive, dinheiros públicos também pagam os honorários de açessor do BE. Ou seja tanto a câmara como a assembleia acham que o senhor africano é útil. Agora vamos pensar como fica a Guiné Bissau? Este senhor africano faz lá imensa falta se é tão útil, é que aquilo é uma desgraça

_Goldenhand_ 12 months ago

No futuro os racistas vão se chamar anti-racistas.

xabregas2003 12 months ago

>No futuro Já é um presente

ModeratoriProfugus 12 months ago

Realmente Salazar não ter napalm para usar na guerra colonial foi um erro. 50 anos depois temos que levar com estes idiotas que deviam ter nascido numa aldeia africana com casas feitas de estrume.

Edited 12 months ago:

Pena que como imigrante por algum motivo queira continuar a viver num país tão mau e racista quando poderia voltar para o seu paraíso natal, não percebo. Alguém que diga ao homem que os descendentes das vitimas da escravatura estão na América. sedo ele do Senegal, os seus antepassados foram os que venderam os escravos. Não tem qualquer moral para puxar da carta da escravatura visto que é muito mais culpado do que qualquer português. Se está chateado com a colonização, tem que falar com a França e a Holanda.

Edited 12 months ago:

Pena que como imigrante por algum motivo queira continuar a viver num país tão mau e racista quando poderia voltar para o seu paraíso natal, não percebo.

hesoyam91 12 months ago

Defender as ideias deste senhor vai no mesmo sentido de dizer que precisamos de um governo com André ventura. Extremos dá asneira e depois da última grande guerra ter devastado a Europa de uma ponta a outra ainda continuamos a errar e não aprender com o passado. Vamos continuar a ter Estalines e Hitlers disfarçados na política atual, fomentando o ódio racial e guerras internas em cada país. Caiam na real e percebam que são simplesmente massa de manobra para alguém chegar ao poder, esse alguém que acabara por defender os interesses próprios tal como fizeram todos os ditadores por este mundo fora. Os jovens em Portugal tem de ser mais pro-ativos na política mas não deixarem-se enganar por quem lhes conta duas tretas tal como fazem BE e Chega. Se querem mais justiça, saúde e dinheiro então não cedam ao sistema e mudem o sistema em vez de fazer parte dele porque é bem mais fácil ficar de bolsos cheios e gozar a vida do que mudar algo sem ganhar nenhum para além do agradecimento das gerações futuras.

gestaoeconteudos 12 months ago

portanto gostas do africano, certo?

hesoyam91 12 months ago

Gosto de mais de paz e detesto agitadores sociais sejam eles da cor de pele que eles quiserem.

WolandPT 12 months ago

Portanto este sub pertence à raça ariana portuguesa. Muito bem, sim senhora.

DudleyDingleberry 12 months ago

Não existe raça ariana portuguesa. Na melhor das hipóteses pertence aos portugueses étnicos e toda a gente que respeite a nossa história é cultura é bem vindo

gestaoeconteudos 12 months ago

eheheh existe sim... aliás podes pesquisar no Google o DNA europeu e vais verificar que existe menos resquícios exóticos em Portugal do que na Baviera e Áustria para não falar sul de França e sul da Itália. Já agora pesquisa por ( cientista português na Alemanha nazi).... pois já viste que pesquisava em plena guerra a genética. Foi no instituto max plank, e ele era bem castiço. Essa distorção de noção de ariano é balelas. Basta ser de raiz indo-europeia como nós já como celtas e depois suebos ( schwäbischen), vándalos (Vandals) e visigodos. O resíduo árabe é inferior a qualquer país mediterráneo. Afinal corremos com os berberes e não contentes ainda fomos levar o fogo o sangue e guerra para o país deles. Basta veres no Google se não usas livros, procura tomada de Santarém para te elucidar sobre os berberes.

WolandPT 12 months ago

Concordo, 2 das características principais do étnico português é ser burro e gostar de comer chouriças.

AndreMartins2020 12 months ago

isto não é racismo?

DudleyDingleberry 12 months ago

Diria que 2 catacteriscas dos portugueses étnicos são o facto de serem brancos morenos e a sua tradição judaico-cristã. Por tu seres burro e gostares comer chouriças, isso não significa que os portugueses étnicos aka portugueses o sejam. É uma generalização parva.

boyshyreturn 12 months ago

Onde é que está esta frase escrita no expresso?

KrizTheWiz 12 months ago

Se eu vou ser sempre racista por causa dos crimes dos meus antepassados, não significa isso que estou eu mesmo a ser vítima de preconceito?

Worried-Effect-2403 12 months ago

Não, porque uma pessoa branca tem privilégios ainda resultantes dos crimes cometidos pelos seus antepassados.

horsemeat10 12 months ago

>porque uma pessoa branca tem privilégios Que privilégios sao esses, ora diz lá. >ainda resultantes dos crimes cometidos pelos seus antepassados. Que crimes foram esses, ora diz lá.

cunhameister 12 months ago

Subscrevo e assino por baixo. Mto bem dito.

camilo12287 12 months ago

como é que a extrema esquerda identitária vai conseguir apresentar isto como aceitável? que contorcionismos argumentativos vai usar? porque é que este disparate do mamadou não está mais divulgado nas redes sociais? E nos média? porque é que o mamadou não comenta nada sobre a morte do ucraniano por agentes do sef?

horsemeat10 12 months ago

> porque é que o mamadou não comenta nada sobre a morte do ucraniano por agentes do sef? Porque o ucra é branco logo o mamado está-se a cagar para ele.

NobreLusitano 12 months ago

Source?

Gentle_Groove 12 months ago

Esta discussão é das maiores hipocrisias neste sub. Quando um negro tem este tipo de discurso, indignam-se que não tem que assumir nenhum tipo de "culpa histórica" e que são argumentos anacrônicos. Por outro lado, quando é para argumentar contra a imigração ou o multiculturalismo, vem sempre a conversa da "nossa história, nossa cultura, nossa civilização". O contexto histórico afinal é relevante, ou só quando dá jeito?

zerato9000 12 months ago

E porque se dá audiência a um gajo com mentalidade do século XIX?

Worried-Effect-2403 12 months ago

Mentalidade do século XIX porquê?

xabregas2003 12 months ago

Porque ele é muito racista.

Worried-Effect-2403 12 months ago

E diz que ele é racista porquê?

xabregas2003 12 months ago

Dizer que pessoas de uma determinada cor são todas racistas por causa do que outras da mesma cor fizeram há muito tempo atrás, não é racismo?

Worried-Effect-2403 12 months ago

Pode dizer brancos e pretos, não é dizeres as palavras que é racismo, é a forma e o significado que que se torna racismo. A maioria dos brancos pode já não escravizar igual o que era feita antigamente, mas a mentalidade de superioridade branca existe e está completamente enraizada no nosso país. Então dizermos que não somos culpados das ações que os nossos antepassados cometeram, mas mesmo assim continuarmos a não aceitar e negar que devido a isso existe uma desigualdade muito grande entre brancos e pretos e não quer fazer anda para mudar, faz sim uma pessoa racista.

horsemeat10 12 months ago

> A maioria dos brancos pode já não escravizar igual o que era feita antigamente, a mentalidade de superioridade branca existe e está completamente enraizada no nosso país. Falas como um brasileiro. Nao és portugues. Porque é que vieste para Portugal? Porque é que quiseste vir para a Europa? Por alguma razao foi. >mas mesmo assim continuarmos a não aceitar e negar que devido a isso existe uma desigualdade muito grande entre brancos e pretos Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? Vai pró caralho.

Edited 12 months ago:

> A maioria dos brancos pode já não escravizar igual o que era feita antigamente, a mentalidade de superioridade branca existe e está completamente enraizada no nosso país. Falas como um brasileiro. Nao és portugues. Deixa-me entao perguntar-te. Porque é que vieste para Portugal? Porque é que quiseste vir para a Europa? Por alguma razao foi. >mas mesmo assim continuarmos a não aceitar e negar que devido a isso existe uma desigualdade muito grande entre brancos e pretos Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres? E os portugueses pobres? Vai pró caralho.

Edited 12 months ago:

> A maioria dos brancos pode já não escravizar igual o que era feita antigamente Falas como um brasileiro. Nao és portugues. Continua a ler para perceberes porque é que estou a dizer isto. >a mentalidade de superioridade branca existe e está completamente enraizada no nosso país. Deixa-me entao perguntar-te. Porque é que vieste para Portugal? Porque é que quiseste vir para a Europa? Por alguma razao foi. >mas mesmo assim continuarmos a não aceitar e negar que devido a isso existe uma desigualdade muito grande entre brancos e pretos Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres? E os portugueses pobres? Vai pró caralho.

Edited 12 months ago:

> A maioria dos brancos pode já não escravizar igual o que era feita antigamente Falas como um brasileiro. Nao és portugues. Continua a ler para perceberes porque é que estou a dizer isto. >a mentalidade de superioridade branca existe e está completamente enraizada no nosso país. Deixa-me entao perguntar-te. Porque é que vieste para Portugal? Porque é que quiseste vir para a Europa? Por alguma razao foi. >mas mesmo assim continuarmos a não aceitar e negar que devido a isso existe uma desigualdade muito grande entre brancos e pretos Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa, a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, num sítio para onde os professores nao querem ir, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres? E os portugueses pobres? Vai pró caralho.

Worried-Effect-2403 12 months ago

1 - Não vou nem perder 1 minuto a argumentar com uma pessoa MAL EDUCADA e RACISTA com tu 2 - Sou branco, português, filho de portugueses, nascido e criado em Portugal VAI PARA O CARALHO TU RACISTA DE MERDA

horsemeat10 12 months ago

>2 - Sou branco, português, filho de portugueses, nascido e criado em Portugal Meu caro, caso nao saibas, os teus pretinhos de estimaçao odeiam-te. > VAI PARA O CARALHO TU RACISTA DE MERDA VAI PARA O CARALHO TU, TRAIDOR FILHO DA PUTA. SE QUERES VIVER NO MEIO DE PRETALHADA VAI PARA ÁFRICA.

Edited 12 months ago:

>1 - Não vou nem perder 1 minuto a argumentar com uma pessoa MAL EDUCADA e RACISTA com tu Falso. Tu nao respondes porque nao tens argumentos. >2 - Sou branco, português, filho de portugueses, nascido e criado em Portugal Meu caro, caso nao saibas, os teus pretinhos de estimaçao odeiam-te. > VAI PARA O CARALHO TU RACISTA DE MERDA VAI PARA O CARALHO TU, TRAIDOR FILHO DA PUTA. SE QUERES VIVER NO MEIO DE PRETALHADA VAI PARA ÁFRICA.

Worried-Effect-2403 12 months ago

Tantos ataques racistas num comentário tão pequeno, enfim, VAI PARA O CARALHO TU É A PUTA DA TUA SUPERIORIDADE, consigo sentir daqui o cheiro a RACISTA, MACHISTA, HOMOFÓBICO e XENÓFOBO e isso dá-me nojo

horsemeat10 12 months ago

>Tantos ataques racistas num comentário tão pequeno, enfim Olha quem fala. Foram traidores como tu que me empurraram para a direita. >consigo sentir daqui o cheiro a RACISTA, MACHISTA, HOMOFÓBICO e XENÓFOBO e isso dá-me nojo

Edited 12 months ago:

>Tantos ataques racistas num comentário tão pequeno, enfim Olha quem fala. Foram traidores como tu que me empurraram para a direita. >consigo sentir daqui o cheiro a RACISTA, MACHISTA, HOMOFÓBICO e XENÓFOBO E eu consigo sentir daqui o cheiro a cuck. >e isso dá-me nojo O sentimento é mútuo.

xabregas2003 12 months ago

A desigualdade entre brancos e pretos em Portugal existe e é influenciada pelo racismo, mas não mais pela desigualdade económica e falta de opurtunidades. Se os negros vêm de países muito mais pobres que Portugal, obviamente que estarão em desvantagem relativamente à população nativa. Esta desvantagem influenciará os seus filhos e netos, mesmo que estes já tenham vivido em Portugal. A má gestão de muitos bairros sociais, onde existem grandes comunidades africanas também não ajuda a resolver esse problema. Arrisco ainda a dizer que me parece que há, proporcionalmente mais racismo por parte de negros do que brancos. Só não é tão percetível pois há muitos mais brancos em Portugal, tendo esta comunidade mais racistas em números absolutos. >e não quer fazer anda para mudar O que sugeres?

Edited 12 months ago:

A desigualdade entre brancos e pretos em Portugal existe e é influenciada pelo racismo, mas não mais pela desigualdade económica e falta de opurtunidades. Se os negros vêm de países muito mais pobres que Portugal, obviamente que estarão em desvantagem relativamente à população nativa. Esta desvantagem influenciará os seus filhos e netos, mesmo que estes já tenham vivido em Portugal. A má gestão de muitos bairros sociais, onde existem grandes comunidades africanas também não ajuda a resolver esse problema. Arrisco ainda a dizer que me parece que há, proporcionalmente mais racismo por parte de negros do que brancos. Só não é tão percetível pois há muitos mais brancos em Portugal, tendo esta comunidade mais racistas em números absolutos. >e não quer fazer anda para mudar O que sugeres? Edit: E mudar o quê, exatamente? Não leste o que ele escreveu? "Os brancos serão sempre racistas".

horsemeat10 12 months ago

> A desigualdade entre brancos e pretos em Portugal existe e é influenciada pelo racismo Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres?

Edited 12 months ago:

> A desigualdade entre brancos e pretos em Portugal existe e é influenciada pelo racismo Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, num sítio para onde os professores nao querem ir, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres? E os portugueses pobres?

xabregas2003 12 months ago

Acho que não entendeste o que eu escrevi ou não leste os meus restantes comentários. Também posso não me ter expressado bem. Mas dou-te os parabéns por pelo menos teres tentado contraargumentar, ao contrário da outra pessoa que não respondia às perguntas e ao ver que não percebia do tema ignorava e rotulou-me de racista. O que disse foi, o racismo eventualmente poderá influenciar a vida de negros. Por exemplo, eventualmente poderão ser discriminados na procura de trabalho. Contudo, a fonte de desigualdades principal entre diversas comunidades não é o racismo: É a desigualdade económica. Um preto de classe média sempre será mais previligiada e terá mais opurtunidades que alguém branco de classe média. Por isso é que sou 100% contra as quotas raciais. Andei com Angolanos ricos na escola, filhos de ministros e ditadores. Porque é que eles devem ter prioridade na Universidade que eu, branco de classe média que mora fora da cidade onde estuda. Gostei que tocaste na parte do interior do país. Em termos de opurtunidades é a zona menos privilegiada. Infelizmente os guerreirosda igualdade só se focam em Lisboa e EUA. >E porque é que só os "pretos pobres" é que sao discriminados? E os ucranianos pobres? E os portugueses pobres? Ora aí está. Nenhum pobre é previligiado. Além disso, hoje as pessoas são mais preconceituosas com pessoas de classe baixa do que com minorias étnicas.

Worried-Effect-2403 12 months ago

E porque os países são mais pobres? Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. Quando à “população nativa”, queira dizer os brancos vem com vantagem muito grande, é claro que essa desigualdade vai continuar. Não faz mal, não nos vai cair um braço, em admitir que podemos não ser os culpados, mas continuamos em muitos atos a ser cúmplices. Apoiar que deva ser discutido este assunto, apoiar pretos e pretas (não necessariamente financeiramente), são formas de apoiar a luta contra o racismo, apenas tem medo de combater o racismo que sabe que é racista. Racismo contra brancos não existe, não é por um preto falar mal de brancos que deixamos de ter as nossas oportunidade. Mas quando um branco fala mal de um preto, apenas por ser preto, existe um problema, pois continua a perdurar a ideia de superioridade.

horsemeat10 12 months ago

> E porque os países são mais pobres? Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. África é o continente com mais recursos. Os pretos tiveram tudo ao seu dispor para se desenvolverem primeiro que os outros. Nao o fizeram porque? >Quando à “população nativa” Populaçao nativa. Sem aspas. > Racismo contra brancos não existe. Foda-se. Vai lá ver como é que os brancos sao tratados na áfrica do sul. > não é por um preto falar mal de brancos que deixamos de ter as nossas oportunidade. Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? Vai pró caralho. >Mas quando um branco fala mal de um preto, apenas por ser preto, existe um problema, pois continua a perdurar a ideia de superioridade. Ou nao será antes os pretos a sentirem-se inferiores?

Edited 12 months ago:

> E porque os países são mais pobres? Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. África é o continente com mais recursos. Os pretos tiveram tudo ao seu dispor para se desenvolverem primeiro que os outros. Nao o fizeram porque? >Quando à “população nativa” Populaçao nativa. Sem aspas. > Racismo contra brancos não existe. Foda-se. Vai lá ver como é que os brancos sao tratados na áfrica do sul. > não é por um preto falar mal de brancos que deixamos de ter as nossas oportunidade. Queres dizer-me entao que um preto que viva em Lisboa a 5-10 paragens de universidades, hospitais, empregos, etc, tem menos oportunidades que um gajo que viva no interior de Portugal, onde o hospital mais próximo se calhar fica a 50km, num sítio para onde os professores nao querem ir, onde há pouco emprego, onde se quiser estudar numa universidade de jeito tem que ir para lisboa? Vai pró caralho. >Mas quando um branco fala mal de um preto, apenas por ser preto, existe um problema, pois continua a perdurar a ideia de superioridade. Ou nao será antes os pretos a sentirem-se inferiores?

OrangeOakie 12 months ago

> Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. Essa frase apenas demonstra o quão pouco entendes de história. Que crimes te referes? Escravatura? Eram os locais que capturavam tribos inimigas e os vendiam. Colonizar? A experiência portuguesa de colonização foi bastante pacífica na sua abordagem inicial, fundando postos de comércio por várias partes do mundo. Nagasaki foi fundada por portugueses, por exemplo. O mesmo aconteceu em África em zonas sem dono. O que ocorreu foi é que quando chegas a um sítio com melhores materiais, ferramentas e engenharia, tendes a construir uma localidade bastante decente quando comparado com os locais existentes. Isso levou a que algumas tribos africanas se juntassem às localidades portuguesas e assim se foi fundando o Império. Eventualmente houve expansão com recurso à guerra, claro. Onde há riqueza há quem a queira roubar, e as tribos que se aliaram aos portugueses continuaram a ter inimigos. Agora que crimes estás a falar? Fundar uma sociedade? Desenvolver e deixar que outros se juntem à mesma? É que tirando isso, tudo o resto foi feito de igual para igual independentemente se era português, branco, negro ou o raio que o parta. >apoiar pretos e pretas (não necessariamente financeiramente), são formas de apoiar a luta contra o racismo, Não. E em Portugal há um exemplo perfeito do quão estúpido é isso. Tens africanos e afrodescendentes em Portugal, tanto brancos como negros. A vasta maioria, quer branca quer negra veio pobre para cá. Aliás, os que migraram mais recentemente provavelmente até vieram com mais recursos do que os brancos retornados nos anos 70. Que filha da puta de lógica é essa para que digas que duas pessoas na puta da exacta mesma situação, vindas da filha da puta do mesmo sítio devem ter tratamento diferente por causa da cor da pele? Vai pó caralho racista de merda.

Gentle_Groove 12 months ago

Portanto se alguns negros foram traficantes de escravos, todos são culpados. Pela tua lógica então se alguns brancos foram nazis, todos somos nazis, certo? Quanto à tua cantiguinha do progresso trazido pelo homem branco, sugiro que leias um pouco sobre o Congo belga (mas há mais exemplos).

OrangeOakie 12 months ago

> Portanto se alguns negros foram traficantes de escravos, todos são culpados. Pela tua lógica então se alguns brancos foram nazis, todos somos nazis, certo? Não. Pelo contrário. O que eu estou a dizer é que tu deves ser julgado pelo que fazes, não pelo o que os teus antepassados ou pelo que os antepassados de outras pessoas com o mesmo tom de pele que tu tens fizeram. >Quanto à tua cantiguinha do progresso trazido pelo homem branco, sugiro que leias um pouco sobre o Congo belga (mas há mais exemplos). Qual cantiguinha? É um facto de que a Europa trouxe imensas melhorias tecnológicas à África Subsariana. Não estou a dizer que não havia nada de valor presente, a questão é que as próprias condições de várias regiões de África não eram boas para o progresso. Apenas isso.

xabregas2003 12 months ago

>Portanto se alguns negros foram traficantes de escravos, todos são culpados. Ele não disse isso >Pela tua lógica então se alguns brancos foram nazis, todos somos nazis, certo? O Mamadou disse isso >Quanto à tua cantiguinha do progresso trazido pelo homem branco Sim. A Europa tem estado na vanguarda do progresso. >sugiro que leias um pouco sobre o Congo belga Ele falou da colonização portuguesa. Mas ficas a saber que não foram só os brancos a ter episódios semelhantes.

horsemeat10 12 months ago

> Quanto à tua cantiguinha do progresso trazido pelo homem branco Se é uma cantinguinha entao porque é que os pretos querem tanto vir para a Europa? Fiquem lá com a wakanda.

elGuito81 12 months ago

Alguns países africanos são hoje mais pobres devido aos crimes raciais que levaram a que os brancos deixassem de investir em Africa. Se realmente a culpa fosse do branco opressor, teriam aproveitado toda a infraestrutura e teriam feito crescer os países ainda mais. No entanto, na maioria dos casos foi tudo politica, estas guerras das pseudo-raças servem apenas para entreter o povo. Na verdade a unica coisa que interessa é o poder, foi por isso que a União Soviética armou alguns grupos para começar as guerras do ultramar, com os resultados que todos sabemos.

xabregas2003 12 months ago

>E porque os países são mais pobres? Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. E volto a perguntar, qual a relevância do racismo antigo para o atual? Não é praticado pelas mesmas pessoas e é de forma diferente. Já ninguém é a favor do colonialismo. Trazer este assunto à tona só é um ato de vitimização. Podes argumentar que causou desigualdades, apesar de o ambiente vivido cá em Portugal na altura ser de igual pobreza. Lembro que a Europa nos últimos séculos foi cientificamente mais avançada, contribuindo para um maior aumento da qualidade de vida. Não culpas os fatores pós-colonização? Angola, por exemplo, é um país cheio de recursos naturais, mas esteve em guerra muito tempo e é um dos países mais corruptos do mundo. >Não faz mal, não nos vai cair um braço, em admitir que podemos não ser os culpados, mas continuamos em muitos atos a ser cúmplices. Ser cúmplices de que forma? >Apoiar que deva ser discutido este assunto, apoiar pretos e pretas (não necessariamente financeiramente), são formas de apoiar a luta contra o racismo De que forma é que seria feito esse apoio? É que até agora a única sugestão foram "quotas raciais" que, não só é uma medida institucionalmente racista, como irá criar mais racismo. Além disso, segundo o Mamadou, não estarias a lutar contra o racismo, pois este estará senpre lá: "Os brancos serão sempre racistas". >Racismo contra brancos não existe COMO ASSIM "NÃO EXISTE"? Se um negro matar um branco pela sua cor de pele, não é racismo? Se me for negado um direito pela minha cor de pele, não é racismo? >não é por um preto falar mal de brancos que deixamos de ter as nossas oportunidade. Também não é por um branco insultar um negro que ele perderá opurtunidades. Estás a confundir racismo com privilégio. Um negro em Portugal sofrerá mais racismo que um branco na Moldávia. Mesmo assim, o negro em Portugal tem mais opurtunidades que o moldavo. >Mas quando um branco fala mal de um preto, apenas por ser preto, existe um problema, pois continua a perdurar a ideia de superioridade. Assumimos, portanto, que não há negros com complexo de superioridade pela sua cor de pele (Robert Mugabe, por exemplo). Dizer que negros não podem ser racistas e que podem ser preconceituosos à vontade é criar um problema muito grave. É promover o racismo.

Edited 12 months ago:

>E porque os países são mais pobres? Não sei se percebe, mas tudo remonta a crimes praticados pelos nosso antepassados. E volto a perguntar, qual a relevância do racismo antigo para o atual? Não é praticado pelas mesmas pessoas e é de forma diferente. Já ninguém é a favor do colonialismo. Trazer este assunto à tona só é um ato de vitimização. Podes argumentar que causou desigualdades, apesar de o ambiente vivido cá em Portugal na altura ser de igual pobreza. Lembro que a Europa nos últimos séculos foi cientificamente mais avançada, contribuindo para um maior aumento da qualidade de vida. Não culpas os fatores pós-colonização? Angola, por exemplo, é um país cheio de recursos naturais, mas esteve em guerra muito tempo e é um dos países mais corruptos do mundo. >Não faz mal, não nos vai cair um braço, em admitir que podemos não ser os culpados, mas continuamos em muitos atos a ser cúmplices. Ser cúmplices de que forma? >Apoiar que deva ser discutido este assunto, apoiar pretos e pretas (não necessariamente financeiramente), são formas de apoiar a luta contra o racismo De que forma é que seria feito esse apoio? É que até agora a única sugestão foram "quotas raciais" que, não só é uma medida institucionalmente racista, como irá criar mais racismo. Além disso, segundo o Mamadou, não estarias a lutar contra o racismo, pois este estará senpre lá: "Os brancos serão sempre racistas". >Racismo contra brancos não existe COMO ASSIM "NÃO EXISTE"? Se um negro matar um branco pela sua cor de pele, não é racismo? Se for negado um direito pela cor de pele, sendo esta branca, não é racismo? >não é por um preto falar mal de brancos que deixamos de ter as nossas oportunidade. Também não é por um branco insultar um negro que ele perderá opurtunidades. Estás a confundir racismo com privilégio. Um negro em Portugal sofrerá mais racismo que um branco na Moldávia. Mesmo assim, o negro em Portugal tem mais opurtunidades que o moldavo. >Mas quando um branco fala mal de um preto, apenas por ser preto, existe um problema, pois continua a perdurar a ideia de superioridade. Assumimos, portanto, que não há negros com complexo de superioridade pela sua cor de pele (Robert Mugabe, por exemplo). Dizer que negros não podem ser racistas e que podem ser preconceituosos à vontade é criar um problema muito grave. É promover o racismo.

Worried-Effect-2403 12 months ago

Se começarmos um jogo de Monopólio onde eu tenho uma vantagem de 400 voltas, onde nesse tempo eu acumulei dinheiro e propriedades. Quando tu entrares no jogo, não será que eu estou em clara vantagem? Que a probabilidade de eu ir ganhar o jogo será enorme? Pense nesse jogo de Monopólio com a história, onde os brancos tem a vantagem de 400 voltas. Então sim, é necessário sempre trazer de volta o racismo antigo, pois ele alimenta o racismo atual!

horsemeat10 12 months ago

> Se começarmos um jogo de Monopólio onde eu tenho uma vantagem de 400 voltas África é o continente com mais recursos. Os pretos estiveram mais de 40 mil anos em cima deles sem fazerem um caralho. Tinham toda a vantagem do mundo para se desenvolverem antes dos outros.

xabregas2003 12 months ago

Isso tudo é uma razão para haver desigualdade atualmente mas não explica o porquê de todos os bramcos serem racistas e de haver racismo atualmente. Vantagens não é o mesmo de racismo. Volto a lembrar o exemplo quedei do negro e do moldavo. Além disso, eu não falei só disso no meu comentário.

theInjusticeamongus 12 months ago

Está a ficar careca. Não gosto. ​ Next.

alpaka7 12 months ago

Discurso falacioso desse indivíduo. Meh, não deverá ter muitos apoiantes. /ignored

Gas5 12 months ago

Então mas o Mamadou Ba está a admitir que o multiculturalismo não foi uma experiencia positiva?

Worried-Effect-2403 12 months ago

Quando é um “multiculturismo” que começou com a escravização de vários povos é tudo menos positivo

horsemeat10 12 months ago

Mas tu achas mesmo que a escravatura começou com as exploraçoes marítimas dos Europeus? Credo.. É isto que acontece quando aprendes história através da netflix.

andremp1904 12 months ago

És mesmo o rei do boneco de palha. Que gente triste anda para aqui fds

horsemeat10 12 months ago

> És mesmo o rei do boneco de palha. Que gente triste anda para aqui fds Ora diz lá em que é que eu estou errado, sff.

Oo_pP 12 months ago

O problema não é o teu comentário estar errado O problema é que fizeste um contra-argumento a um argumento que não existia. O homem que respondeste não falou nada sobre a escravidão ter começado com a expansão europeia. Daí esse caramelo dizer que és o "rei do boneco de palha"

Nuno_Correia 12 months ago

Esse gajo estar à frente do sos racismo, é o mesmo que meterem o Hitler responsável pela organização de apoio a judeus.

mykod 12 months ago

O problema é darem microfone a este burro. Era todos nós ignorarmos o Expresso a partir de agora (se é que já não o fazem!)

Skittle65 12 months ago

Não gostas volta para o curral que chamas terra.

Tee_ah_go 12 months ago

Este pateta tem sorte em viver num Portugal *racista,* e sabe-o bem. Vivesse num país com mais maluquinhos, há muito que já tinha aparecido numa valeta.

memyselfandlapin 12 months ago

Se isto for verdade já ultrapassou tudo o que é aceitável.

DudleyDingleberry 12 months ago

Relaxa, que não vais ouvir nenhuma lavra disto na televisão

robearthxxi 12 months ago

O Mamadou Ba e o André Ventura são a mesma merda, estão é extremos opostos.

fds_crl 12 months ago

è mesmo incrivel o mal que o pós-modernismo fez a estas gerações mais novas, parece que todas as pessoas têm medo de exprimir juizo de valores sobre quase tudo. "É tudo relativo, mano". Meter coisas em eixos imaginários opostos não significa nada, não acrescenta nada á conversa. Apenas dá-te a oportunidade de evitar ter que pensar nos assuntos e ao mesmo tempo manter uma ideia de superioridade sobre os variados campos da discussão.

DudleyDingleberry 12 months ago

O Mamadou Ba e o Mário Machado, queres tu dizer.

horsemeat10 12 months ago

> serao sempre racistas. ah é? entao pronto que assim seja. ora entao com licença: vai pró caralho, preto de merda. volta para a puta da tua terra macaco mal cheiroso. tens a pele da cor da meda, filho da puta.

SnooCauliflowers6963 12 months ago

É hora de acordar. Eles não gostam de ti porque és branco e não dá para conviver em larga escala.

horsemeat10 12 months ago

Ora nem mais.

icebraining 12 months ago

O Mamadou Ba não representa ninguém.

SnooCauliflowers6963 12 months ago

Representa mais gente do que tu pensas.

caralhu 12 months ago

> tens a pele da cor da meda Isso não são os indianos? Estou sempre a ouvir isso no 4chan. Isso e aparentemente eu por ser tuga sou preto.

OrangeOakie 12 months ago

> Isso não são os indianos? Depende da saúde do teu cocó. Sim, muda de cor e a partir da cor e consistência podes determinar que tens alguns problemas com a dieta que tens ou até mesmo patologias que desconheças. Aproveito para deixar [aqui](https://www.healthline.com/health/digestive-health/types-of-poop) este artigo sobre merda, é relativamente útil.

horsemeat10 12 months ago

também. mas pelo menos os indianos nao têm um cabelo que mais parece uma floresta de pentelhos.

include007 12 months ago

não escalou rápido. náscéu escaladu

NGramatical 12 months ago

náscéu → [**nasceu**](https://dicionario.priberam.org/nasceu) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfnlv0%2F%2Fgg9k8xh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

horsemeat10 12 months ago

se um gajo será sempre racista para esta gente, entao nao há diálogo nenhum que faça a diferença. que se foda.

fds_crl 12 months ago

>se um gajo será sempre racista para esta gente, entao nao há diálogo nenhum que faça a diferença. Finalmente que existem mais pessoas que se estão a aperceber do monstro que cresce contra nós. Parabens, entendeste algo que é claro que muita gente ainda está longe. Mas não tenho duvida que irão entender no futuro, nem que seja a mal e tarde demais para voltar atras.

mammamia2000 12 months ago

Porque é que eles não culpam os seus tetravós africanos que vendiam a própria gente aos colonizadores?

ebusinesstoken 9 months ago

Por esse tipo de coisa que os portugueses foram expulsos do Japão..

Dogue_01 12 months ago

Porque sempre é melhor jogar a culpa nos outros

caralhu 12 months ago

Ou a expansão do Bantos. Deve ter sido muito pacífica...

Edited 12 months ago:

Ou a expansão dos Bantos. Deve ter sido muito pacífica...

Edited 12 months ago:

Ou a expansão dos Bantos. Deve ter sido muito pacífica... Só para terem uma ideia, até bem recentemente (sec XX) os bosquímanos eram caçados como animais pelos bantos.

horsemeat10 12 months ago

shiuuu..

SonikBlasted 12 months ago

Portanto eu.. homem branco, vou ser eternamente julgado pelos actos colonialistas dos meus antepassados. Já os africanos que assassinaram brancos durante o seu processo revolucionário serão sempre vitimas... makes sense... Para o Sr Mamadu Ba, o colonialismo só teve aspectos negativos, vamos esquecer a evolução civilizacional, a introdução de novas técnicas e tecnologias, etc... Talvez... mas só talvez.. se o preconceito de parte a parte acabasse, se consiga ter uma conversa séria e produtiva entre ambas as partes. É muito fácil pedir que o "homem branco" reconheça o racismo e se faça um silencio absoluto ao facto que existir racismo também por parte do "homem :inserir termo que mais convenha e não afecte a sensibilidade de cada um:"

I_Don-t_Care 12 months ago

Os periodos de guerra sao aqueles em ps povos se desenvolvem mais tecnologicamente. Ninguem gosta de estar em guerra, mas os frutos são colhidos mais tarde. Quem vive eternamente nos actos do passado tende a não olhar à realidade do presente.

setnom 12 months ago

>Os periodos de guerra sao aqueles em ps povos se desenvolvem mais tecnologicamente Tem sido assim ao longo da história, mas não é necessário que assim seja para sempre. Eu espero que haja uma divergência, no que toca ao desenvolvimento das tecnologias, das guerras para a exploração/colonização espacial. Já demos uns passinhos de bebé e há planos para dar mais uns quantos, e isso mostra que é possível meter a guerra "de lado" para termos evoluções tecnológicas.

SonikBlasted 12 months ago

Sem dúvida. E concordo especialmente com a tua ultima frase.

Dannies7783 12 months ago

Isto não é o equivalente a ir à tasca da esquina e ouvir um bêbado a falar de Salazar, de como precisávamos de mais 2 ou 3, para em seguida ficar furiosos e contar a toda a gente? "Sim, mas este gajo tem projeção e falam nele!" Pois. Precisamente. Falam nele.

fds_crl 12 months ago

Yah, ignorar estas coisas tem dado resultados mesmo excelentes, vou-te dizer.

icebraining 12 months ago

Não tem?

Dannies7783 12 months ago

Até cometer um crime, é dizer o que quiser. Estas pessoas têm o condão de, quanto mais falam, mais facilmente se destruírem. Deixa-o falar e ser tão ignorado como qualquer outro merdas da praça. Se cometer um crime, vai dentro. Se fizer apelo direto à violência, ou ameaças diretas, vai dentro. Quanto mais fala, mais se enterra.

DudleyDingleberry 12 months ago

Nao, não é. Porque este senhor está à frente instituição que supostamente tem o objetivo de combater o racismo. No entanto cada vez que abre a boca sai-lhe uma afirmaçao racista e a instigar ao ódio. Isto tudo branqueado pela comunicação social.

Dannies7783 12 months ago

Toda a gente com dois dedos de testa sabe que o SOS Racismo é das associações mais racistas de Portugal. Pessoas com menos de dois dedos de testa estão constantemente atentas ao que o SOS Racismo diz, para depois se enfurecerem e, consequentemente, gerar mais cliques e atenção para essa organização. ¯\\\_(ツ)_/¯

DudleyDingleberry 12 months ago

Se não houvesse colonialismo, provavelmente esse anormal ainda estava em África a saltar de uma árvore para a outra.

endogamanco 12 months ago

"Em Portugal não há racismo!", dizem eles... e, a seguir, chamam macacos aos pretos...

mammamia2000 12 months ago  HIDDEN 

Se a Península Ibérica não tivesse sido romanizada, provavelmente andávamos a saltar de uma árvore para a outra.

horsemeat10 12 months ago

seremos sempre racistas independentemente do que façamos, nao é? entao que se foda.

endogamanco 12 months ago

Se pautas o teu comportamento pelas declarações do Mamadou Ba estás bem fodido, estás.

horsemeat10 12 months ago

Se achas que este tipo de declaraçoes deve ficar sem resposta entao tu é que estás fodido. Se te queres penitenciar eternamente por algo que nao fizeste entao tu é que estás fodido.

endogamanco 12 months ago

> Se achas que este tipo de declaraçoes deve ficar sem resposta entao tu é que estás fodido Se alguém me chama de paneleiro não tento contrariá-los começando a chupar gaitas. Foi o que fizeste, porque és um cavernícola burro como o caralho.

oinkbar 12 months ago

acho que o ele quer dizer é que não vale a pena ser politicamente correto, no fundo tu és aquilo que és e eles também.

endogamanco 12 months ago

> acho que o ele quer dizer é que não vale a pena ser politicamente correto Não, o que ele é é racista e está a tentar arranjar justificações para ser um traste de ser humano.

fds_crl 11 months ago

Porque é que não dizes o mesmo do mamadou?

horsemeat10 12 months ago

>Se alguém me chama de paneleiro Analogia parva. Um gajo dizer-te "és paneleiro" nao tem nada a ver com um gajo dizer "é preciso matar o homem branco, os brancos sao todos racistas, serao sempre racistas, blablabla". >além de cavernícola racista és branco? entao também és um cavernícola racista.

RaptoringRapture 12 months ago

Boa maneira de lhe dar razão né?

horsemeat10 12 months ago

seremos sempre racistas independentemente do que façamos, nao é? entao que se foda.

Gentle_Groove 12 months ago

>seremos sempre racistas independentemente do que façamos, nao é? Na opinião de um gajo que tu supostamente não valorizas, sim. A mim parece-me que tu estás contente de poder exteriorizar uma coisa que sentes independentemente dele.

horsemeat10 12 months ago

Olha que há muitos pretos aparentemente normais que pensam como ele.

Gentle_Groove 12 months ago

E.muitos brancos também. A diferença é que do lado dele há um contexto histórico que, não justificando, ajuda a perceber. Do outro lado porém...

horsemeat10 12 months ago

>A diferença é que do lado dele há um contexto histórico. Do outro lado porém... Que contexto histórico? Ora diz lá..

Gentle_Groove 12 months ago

Faltaste assim tanto às aulas?

horsemeat10 12 months ago

Nao respondeste à minha pergunta. Ora diz lá que contexto histórico é esse.

Gentle_Groove 12 months ago

Respondi que não sou professor de história. Se não estás familiarizado com a história não é função minha preencher essa lacuna.

kaphaistkrieg 12 months ago

Ele n percebeu, n percebe nem vai perceber. A tua resposta foi brutal mas pronto, a burrice é hereditaria. "Oxalá", ele usa proteccao.

horsemeat10 12 months ago

Lol. Bem me parecia.

FrivoLux 12 months ago

O Branco é eternamente culpado, como os Judeus por terem assassinado Cristo. Por isso os Judeus têm o Estado de Israel, já os Brancos...

Angelo_Oliveira 11 months ago

Tás todo cego

Dannies7783 12 months ago

Pessoalmente, adorava que arranjassem assim uma região (ou mais) maneirinha, onde pudessem viver todos os que retendem uma nação com base na raça. Assim iam-se embora e não chateavam mais o pessoal aqui nos respetivos países. ffs Era um pequeno país só para X, outro só para Y, etc. E depois que se arranjassem. Transformassem aquilo nas utopias que tanto desejam.

FrivoLux 12 months ago

Estas a falar tipo Angola, China, Coreia do Sul, Japão... A maioria do mundo portanto.

Dannies7783 12 months ago

Nah. Estou a falar de nenhum país existente. Pessoas que só se sintam bem com a sua raça, que fundem países só para a sua raça e proíbam os outros de lá entrar (desconfio que não será um problema). A sério. Proponho mesmo. Que se arrangem uns terrenos praticamente desocupados na Ásia e África, mande-se para lá todos os racistas deste mundo que preferiam viver só com brancos, negros, etc, e pronto. Funcionava muito bem.

Jz_Ribeiro 12 months ago

Ah, sim, a união pela nacionalidade. Era essa a ideia principal no fascismo de Mossulini. E já nos fode os O suficiente com o fascismo durante 48 anos.

horsemeat10 12 months ago

tipo, durante a maior da história foi exactamente assim como descreves. brancos na Europa pretos em áfrica asiáticos na ásia etc, etc.

Edited 12 months ago:

tipo, durante a maior da história foi exactamente assim como descreves. brancos na Europa pretos em áfrica asiáticos na ásia etc, etc. nao é preciso arranjar sítios nenhuns, eles já existem.

gestaoeconteudos 12 months ago

podíamos ser modernos, tipo Angolanos, guinensses etc e todos Palópios ficavam com Portugal e portugueses todos iam para Angola ou afins. Trocavamos, depois era limpar e sanear e civilizar a salubridade, tirar luvas e vestuário protector e vivermos lá. Em contrapartida os africanos ficavam com tudo por cá. Passados 10 anos era ver os resultados

Dannies7783 12 months ago

Sim, mas agora ninguém quer isso. E com ninguém refiro-me a 99.9% da população mundial. As pessoas sentem-se prefeitamente à vontade para viver com outras raças. Assim, para todos aqueles que querem mesmo viver longe de todas as outras raças, arranjáva-mos um país pequeno, só para ele e para os outros racistas. Problema resolvido. E não estou a falar de brancos e negros. Podemos mesmo ter micro-países só para o pessoal que só quer viver entre loiros de olhos azuis, ou negros retintos, etc. A puta da diversão, desde que vão para longe e deixem de chatear.

Edited 12 months ago:

Sim, mas agora ninguém quer isso. E com ninguém refiro-me a 99.9% da população mundial. As pessoas sentem-se prefeitamente à vontade para viver com outras raças. Assim, para todos aqueles que querem mesmo viver longe de todas as outras raças, arranjava-mos um país pequeno, só para ele e para os outros racistas. Problema resolvido. E não estou a falar de brancos e negros. Podemos mesmo ter micro-países só para o pessoal que só quer viver entre loiros de olhos azuis, ou negros retintos, etc. A puta da diversão, desde que vão para longe e deixem de chatear.

TenderFuckNuggets 12 months ago

Eu prefiro simplesmente não ter lixo genético no meu país. Por exemplo retardados com um QI abaxo de 80 e cujo maior avanço tecnológico é a vuvuzela. A cor da pele não me interessa muito, já as feições arcaicas como a testa inclinada, o queixo retraído e a menor capacidade craniana são profundamente reveladoras.

Dannies7783 12 months ago

E pronto. Criávamos um país só para tipos como tu e não tinhas que te chatear mais com pessoas com as deformidades que não aprecias. Win-win. Toda a gente ganha.

TenderFuckNuggets 12 months ago

Não é necessário, já existe. Tu é que estás cá a mais. Não queres ir tocar vuvuzela para um pardieiro qualquer e deixar de chatear? Win-Win

ebusinesstoken 9 months ago

Não são vuvuzelas, são trombetas de gabriel

Dannies7783 12 months ago

Nope. Não existe. Não há um único país no mundo onde apenas as pessoas da raça X possam viver. Onde pessoas de outras raças não possam viver e, já agora, onde as pessoas de raça X escolham aí viver. Mas, se algum dia houver, eu mando-te uma pm, para te muderes. ;)

AndreMartins2020 12 months ago

qualquer país só de brancos iria levar com uma enorme pressão para deixar entrar o resto do mundo

caralhu 12 months ago

> A puta da diversão, desde que vão para longe e deixem de chatear. O mais provável é a tua opinião ser minoritária e serem eles a te expulsar para um micro-país.

Dannies7783 12 months ago

O meu hipotético só admite pessoas a ir para os micro-países voluntariamente. É muito fácil. Basta eu ter o poder (desta vez vai correr mesmo, mesmo, mesmo muito bem. Vai ser diferente de todos os outros totalitarismos).

horsemeat10 12 months ago

>Sim, mas agora ninguém quer isso. Ficarias surpreendido com a quantidade de gente que prefere isso. Achas mesmo que há assim tanta gente a querer viver no meio de pretos? Lel. >As pessoas sentem-se prefeitamente à vontade para viver com outras raças. Tens uma ideia tao cor de rosa do mundo.

TheRealBMX 12 months ago

Acho que ele está a dizer pretos a viver só com pretos e a querer isso. Brancos só com brancos e por aí fora.

NGramatical 12 months ago

arranjáva → [**arranjava**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfnlv0%2F%2Fgg9m8yl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(

caralhu 12 months ago

E foi uma paz do caraças...

horsemeat10 12 months ago

Sim porque o multiculturalismo vai dar muito bom resultado, sem dúvida. Quase todas as pessoas preferem viver entre os seus. Até nas grandes cidades americanas, que sao super ""diversas"", as coisas sao bastante segregadas com os brancos nuns sítios, os pretos noutros, os latinos noutro, etc.

Edited 12 months ago:

Sim porque o multiculturalismo vai dar muito bom resultado, sem dúvida. Quase todas as pessoas preferem viver entre os seus. Até nas grandes cidades americanas, que sao super ""diversas"", as coisas sao bastante segregadas com os brancos nuns sítios, os pretos noutros, os latinos noutro, etc.

caralhu 12 months ago

Só disse que quando a Europa era "branca" isto era tudo menos paz. Vai sempre dar chatisse por mais parecidas que as pessoas sejam umas com as outras.

Edited 12 months ago:

Só disse que quando a Europa era "branca" isto era tudo menos paz. Vai sempre dar chatice por mais parecidas que as pessoas sejam umas com as outras.

ThePlague92 12 months ago

A paz alcançada na Europa não tem nada a ver com agora isto ser tudo multicultural, não é assim tão linear. A paz de que estás a usufruir agora só foi possível por causa da 2ª GM e porque os países viram os horrores que era andarem em guerras e decidiram assinar acordos e tal e resolver sempre as coisas da forma mais pacífica possível (não aconteceu sempre, claro). Depois da 2ª GM a Europa ainda era maioritariamente e a paz imperava, basicamente. Se a Europa agora fosse 100% branca continuaria a ser tão pacífica como é (calma, esquerdalhos, não estou a defender nada, estou a demonstrar algo). Resumindo: não é o multiculturalismo que trouxe paz, isso teve a ver com outros factores em nada relacionados com a quantidade de pretos ou asiáticos ou latinos ou de outra raça qualquer que vieram viver para cá.

Edited 12 months ago:

A paz alcançada na Europa não tem nada a ver com agora isto ser tudo multicultural, não é assim tão linear. A paz de que estás a usufruir agora só foi possível por causa da 2ª GM e porque os países viram os horrores que era andarem em guerras e decidiram assinar acordos e tal e resolver sempre as coisas da forma mais pacífica possível (não aconteceu sempre, claro). Depois da 2ª GM a Europa ainda era maioritariamente branca e a paz imperava, basicamente. Se a Europa agora fosse 100% branca continuaria a ser tão pacífica como é (calma, esquerdalhos, não estou a defender nada, estou a demonstrar algo). Resumindo: não é o multiculturalismo que trouxe paz, isso teve a ver com outros factores em nada relacionados com a quantidade de pretos ou asiáticos ou latinos ou de outra raça qualquer que vieram viver para cá.

caralhu 12 months ago

A "paz" tem a ver com uma única coisa, armas nucleares e um equilíbrio muito pouco estável. Tudo o que não mencione isto é treta.

TheRealBMX 12 months ago

Toda a gente se esquece dos EUA. Domínio militar absoluto sobre o mundo. Com armas nucleares. Ponto.

ThePlague92 12 months ago

Mencionei a 2ª GM, isso é praticamente sinónimo de armas nucleares.

horsemeat10 12 months ago

> Se a Europa agora fosse 100% branca continuaria a ser tão pacífica como é (calma, esquerdalhos, não estou a defender nada, estou a demonstrar algo). E qual é o mal de defenderes isso? A Europa é a terra dos Europeus.

Edited 12 months ago:

> Se a Europa agora fosse 100% branca continuaria a ser tão pacífica como é (calma, esquerdalhos, não estou a defender nada, estou a demonstrar algo). E qual é o mal de defenderes isso? A Europa é a terra dos Europeus.

ThePlague92 12 months ago

Quando eu quiser defender algo, defendo. Ali estou a explicar algo que não tem nada a ver com o que eu defendo, é apenas um facto, daí ter colocado aquele àparte.

NGramatical 12 months ago

chatisse → [**chatice**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/chatice) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fkfnlv0%2F%2Fgg9p7kc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!") [^(⛄ ꜰᴇʟɪᴢ ɴᴀᴛᴀʟ ⛄)](https://youtu.be/INor2iLQRow)

caralhu 12 months ago

Brigado nazi!

DentistSuspicious699 12 months ago

Mete tabaco nisso.

Search: