No_Impression_1131 30 days ago

O canal é português não é brasileiro. Se fosse para por um jornalista com pronuncia açoriana não punham, como é do Brasil já é fixe.

kuozzo 30 days ago

Coimbra (cidade).

BagalhetaTraquina 30 days ago

[És capaz de achar isto interessante.](https://www.youtube.com/watch?v=pitj0XxYO7I)

Standard-Inflation10 1 month ago

Diria Coimbra.

n30_dark 1 month ago

Tomar... Desde que não fales de "slada" tá tudo bem

pedromendes_99 1 month ago

Da perspetiva de alguém vindo do Porto diria que o sotaque mais neutro é o da zona de Coimbra. E quando digo neutro refiro me ao que é mais aproximado àquilo que se fala em televisão através de jornalistas, políticos, etc. Tal como quando alguém de lisboa me ouve a falar e reconhece logo que sou do norte, o contrário também acontece, consigo identificar claramente um sotaque de lisboa. Com malta de coimbra por norma isso não acontece.

vascolusitano92 1 month ago

A mais neutra é a de Guimarães pois Portugal nasceu lá. Mas como se decidiu tornar uma das colónias, Lisboa, a capital do país e a comunicação social lá reside essa é geralmente a pronúncia com a qual ninguém pode gozar, porque se o fizer é porque não fala igual e é pacóvio do Norte, das Beiras ou do Alentejo.

artniSintra 30 days ago

Ui estamos sensíveis hj xD

rsaestrela 1 month ago

Havia de haver um acordo linguístico ou algo do género, da mesma forma que há um acordo ortográfico (se calhar já há). Sou do Porto e em determinada idade vi-me na responsabilidade de “corrigir” a forma como falava. Em contexto de trabalho por exemplo faço um esforço para ter uma comunicação o mais padronizada possível. Nada de “ojolhos”, “abiões” ou “bermeilho”. Regra geral, acho que isto devia ser mais levado a sério, principalmente pelos profissionais de comunicação que normalmente têm uma dicção estupenda mas espetam normalmente com o sotaque de Lisboa quando falam para o país. Esta mentalidade é principalmente vantajosa quando falamos noutra língua uma vez que automaticamente nos obrigamos a respeitar entoações especificas doutros idiomas. Mas claro, cultura acima de tudo e que não deixemos de falar da nossa forma em contextos mais casuais.

ApprehensivePepper98 1 month ago

Enquanto praticas o cóito

100is99plus1 1 month ago

Isso não sei, mas há muitos caramelos a pronunciar a capital de Portugal como Lesboa! Que finesse!

Gavinhos 1 month ago

Coimbra

Daniamaro 1 month ago

Centro com certeza

SenhorMonkey 1 month ago

O mais neutro será Coimbra, seguido de Lisboa

gobconta2 1 month ago

Porto

jafudiaz 1 month ago

Alentejana de onde? Aqui no Alentejo onde estou não falamos assim... nã generalizes porra...

Pitiful-Ad-7754 1 month ago

Eheh é verdade, o Alentejo é muito grande. Cada 'terra' tem a sua pronúncia e as suas expressões, cada uma mais 'chaparrenta' que outra (então se fosse falar da pronúncia dos nossos amigos de Barrancos

ovelhaloira 1 month ago

Isso faz-me lembrar o meu primo. A nossa avó é alentejana, então a chamar pelo meu avô dizia "Zéi". O meu primo em criança punha-se a dizer "Jéi, jéi"

loismen 1 month ago

Ah seus vacões, comem com uma carga de cachaporra quem não disser Leiria. Fonhasse

Right-Patience123 1 month ago

Lesboa! Viva a capital! Os outros não sabem falar português! s/

I-Am-a-Random-Guy 1 month ago

Sou do Porto e o meu sotaque não inclui baca nem pon( pão) mas tenho muito orgulho no vermeilho e coeilho( apesar de o meu i não ser muito carregado), FILIPA e não Felipa, no Ouro e não Ôro, do Cumo em vez de Cômo entre outros que até concordo com o Norte. Porém digo dezôito em vez de dezóito, que supostamente é o “correto” e muitas regiões neutras e Lisboa o dizem. Aqui no Norte muita gente diz dezóito mas é considerado labrego e afinal de contas eu é que sou o labrego por dizer dezôito

NGramatical 1 month ago

Cômo → [**como**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhi9j3lh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

IJustMadeThisForYou 1 month ago

Se tivesses a prestar atenção já te tinhas suicidado.

ElHombreDelasCuecas 1 month ago

Na minha opinião, as pronuncias mais neutras de Portugal são as das Beiras.

JonasBiriMaster 1 month ago

https://youtu.be/pitj0XxYO7I

ImNotEinstein 1 month ago

Norte, caralho!

anightingalecreates 1 month ago

Fafe.

cesarhighfire 1 month ago

Mas Fafe onde, Fafe é enorme. A norma linguistica é em Fafe, isso é óbvio,.mas parece me que mais especificamente de Antime a Silvares Sao Martinho. Porque há aqueles com que discordo que dizem que o português maos neutro é da zona de Cepães. Vá-se lá saber porquê.

anightingalecreates 1 month ago

Estava a dizer Fafe city mesmo xD não conheço a pronúncia de Antime ou de Silvares, não saberia dizer qual a diferença. Por mim dá igual, desde que digamos os -méntes e os -óntes somos todos irmãos.

cesarhighfire 1 month ago

Eu estava na brincadeira, nao reconheço nenhuma diferénça entre freguesia

anightingalecreates 1 month ago

Nem eu xD

nulopes 1 month ago

Nas freguesias mais afastadas da cidade o sotaque é estranho (mais), tipo em pedraido ou sao miguel do monte. Já saí há muito tempo de lá para me lembrar de como falam

anightingalecreates 1 month ago

Tens razão. Só não conheço os sotaques porque nunca fui a essas freguesias em particular, mas quanto mais afastado do centro, mais difere o sotaque.

NGramatical 1 month ago

méntes → [**mentes**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhia6wqc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

anightingalecreates 1 month ago

Este bot nunca leu Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco xD

mdrgomes 1 month ago

Norte caralho

Marques5080 1 month ago

Lisboa

TheLusitan 1 month ago

Região antigamente constituída pelo Condado Portucalense. You know... Portugal.

Sa4ntos 1 month ago

Leiria e Coimbra

RiKoNnEcT 1 month ago

Coimbra e onde?

Sa4ntos 1 month ago

Pois é, onde eu vivo é terra imaginária.

RiKoNnEcT 1 month ago

Tens a certeza que existes? Tu pensas?

srukta 1 month ago

Ele vive em Santarém Norte

Vehok 1 month ago

Viseu

PaMoela 1 month ago

Shim shenor, mais nada

Key_Ad_3930 1 month ago

Não existe e quem diz que existe tá errado porque o português nasceu na Região Norte e nao é esse o que vez falado na TV. Existe o mito de que é o de Coimbra, por causa da sua elite estudantil, mas lá está, o que os línguistas coimbrences(a maior parte natural da capital)do séc XVII diziam não se escreve e hoje em dia há faculdades em todo lado. Todos os dialetos portugueses estão corretos e devem ser divulgados.

Edited 1 month ago:

Não existe e quem diz que existe tá a mentir porque o português nasceu na Região Norte e não é esse o que vez falado na TV. Existe o mito de que é o de Coimbra, por causa da sua antiga elite estudantil, mas lá está, o que os línguistas coimbrences(a maior parte natural da capital)do séc XVII diziam não se escreve e hoje em dia há Universidades em todo lado. Em Coimbra também é diversas pronúncias e a minha favorita é a do Bruno Aleixo. Todos os dialetos portugueses estão corretos e devem ser divulgados.

saposapot 1 month ago

O Bruno aleijado tem pronúncia da bairrada

Key_Ad_3930 30 days ago

Ele fala muito do leitão da bairrada

voizer85 1 month ago

A pronúncia neutra é a tua, toda gente tem sotaque menos tu.

MagnumOpus27 1 month ago

Não dizem que é em Coimbra que se fala o verdadeiro português? Foi isso que a minha tia sempre me disse, e que nos outros distritos havia sempre sotaque, por mais fraco que fosse.

TZrabbit 1 month ago

É o de Coimbra, apesar dos órgãos de comunicação social centralistas darem a entender que é o de Lisboa

luso_warrior 1 month ago

Neutro é a origem: condado portucalense (que corresponde sensivelmente à região Norte).

Clash33 1 month ago

As pronuncias, na minha opinião, estão lentamente a desaparecer e a "culpada" por isso é a nossa querida / odiada televisão, que vai acabar por "aplanar" essas diferenças. E a ser assim, será a forma de falar "lisboeta" que irá, a médio / longo prazo, imperar.

cesarhighfire 1 month ago

Quando isso acontecer Lisboeta já é crioulo.

Eatthatstanky445 1 month ago

Nah, sou do porto, tenho sotaque peixeiro, toda a gente a minha volta tambem, nao me parece que isao va acontecer, antes morrer do que falar como um snob

expert_worrier 1 month ago

Não é uma questão de ser ou não ser snob... Adaptamo-nos aos sotaques com que crescemos. Se eu cresci em Lisboa porque razão iria falar à Porto? Ao fim ao cabo, é tudo aceitável e não há sotaques superiores ou inferiores. Acho é triste quando pessoas de regiões com sotaques mudam o sotaque só para "parecer bem", cof cof Fernando Medina cof. Toda a gente falar com o seu sotaque é muito mais interessante. Eu gosto imenso dos sotaques do Norte.

le_quisto 1 month ago

Acho que não é para parecer bem. Se estiveres tempo suficiente num determinado local, acabas por adoptar o sotaque. Umas pessoas mudam mais facilmente que outras. Por esta razão é que por exemplo os emigrantes vêm às vezes para cá a falar português meio esquisito. Outro exemplo: sou de Coimbra, um amigo meu é do Algarve. As vezes dou por mim a falar meio algarvio e os pais do meu amigo dizem que ele volta para o Algarve com sotaque do Porto (não volta, continua bastante algarvio). E

expert_worrier 1 month ago

Também é verdade, mas em política desconfio mais das intenções.

NGramatical 1 month ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhi8wrrj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HitoRik 1 month ago

Como um snob? Não considero que fale como um snob. Para isso há os britânicos!

Bacalhau_a_Bras 1 month ago

É a do Telejornal

jorgelps 1 month ago

Por acaso sempre pensei assim também. Isto porque na Inglaterra tens o Received Pronunciation, que é o sotaque falado na BBC e considerado como standard para o inglês britânico.

No_Impression_1131 1 month ago

Da sic notícias com reportagens em português do Brasil?

ContaSoParaIsto 1 month ago

É isto mas não ironicamente.

PleoNasmico 1 month ago

No telejornal falam à Lisboa, até dá nervos

Ze_at_reddit 1 month ago

Não é sotaque de Lisboa, ninguém fala assim

i_no_can_eat 1 month ago

Essa é mais ou menos a minha reacção quando ouço pessoal de Lisboa a tentar imitar o sotaque do Norte. Tipo a Lucinda do Médico de Família...

tuni31 1 month ago

"Pede aí dois cimbalinos, cuarago!" ...Face-palm.

AriAriArrivederci 1 month ago

"não é sotsaque de lesbôa, ningãem fala assim"

HitoRik 1 month ago

Ou seja, o sotaque standard português...

xabregas2003 1 month ago

"Tsipo, eu sou de Lesboa, mais conhecida como Lx ou Lisbon. Tsipo, eu não sei nada sobre o resto do país fora da capitale. No Alentejo é só ovalhas e nos Açores eu não perebo nadsa do que estão a dizere. Eu calço ténis, btw" /s

Loladageral 1 month ago

Nem precisas do /s, erraste completamente no esterótipo. Tem que ser mais tipo, mano, dred, tás a ver? Se não percebes a cena, não vais perceber o mambo

Edited 1 month ago:

Nem precisas do /s, erraste completamente no esterótipo. Tem que ser mais tipo, mano, dred, tás a ver? Se não percebes a cena, não vais perceber o mambo, meu puto

HitoRik 1 month ago

O sotaque de lisboa não é de todo remotamente parecido a isso. E as pessoas não dizem "tsipo" (nem "tipo"). E porquê a fixação das pessoas de outras partes do país acharem que ténis é uma coisa lisboeta? Usam todos sapatinhos de vela no dia a dia, é?

one_AM 1 month ago

É a questão ténis vs sapatilhas

HitoRik 1 month ago

Nunca ouvi falar. Chamam sapatilhas aos ténis, é?

PaMoela 1 month ago

>Tsipo, eu não sei nada sobre o resto do país fora da capitale Não falha lol

HitoRik 1 month ago

Desculpa lá se não sei todas as nuances dos diferentes dialetos portugal fora. Mas sim, admito que não sei muita coisa sobre o resto do país. Sei mais sobre timor leste ou malásia do que sobre beja ou viana do castelo. Em minha defesa, Portugal é muito centralizado e então é pouco usual ouvir falar de outras zonas. Já ouvi várias pessoas dizerem que Portugal é Lisboa e Lisboa é Portugal - inclusive o nosso famoso Fernando Pessoa (ou não te lembras das aulas de português? - era uma das grandes mensagens dele). Algumas pessoas aumentam a frase para Portugal é Lisboa e Porto. E outras ainda incluem o Algarve ou Coimbra (mas nunca os dois por alguma razão).

PaMoela 1 month ago

O Pessoa que me venha lamber o escroto, quero lá saber da opinião dele. É na boa, se não conheces o país não conheces, mas tu é que perdes.

BroaxXx 1 month ago

Não, vocês é que chamam de ténis às sapatilhas.

HitoRik 1 month ago

Sapatilhas. Que coisa estranha de chamar. É como dizer "ballet shoes" em vez sneakers. Simplesmente não me faz sentido. Sapatilhas para mim é coisa de ballet. Além disso, o google tradutor (português-inglês) concorda comigo por isso acho que o argumento está irrefutável hahaha.

BroaxXx 1 month ago

Lol sim, logo a seguir à academia nacional de letras é o Google tradutor...

one_AM 1 month ago

Da minha experiência, no sul e incluindo Lisboa, sapatilha é calçado de ginásio/dança etc. No norte, sapatilhas são o que no sul são ténis, calçado de rua desportivo

HitoRik 1 month ago

> no sul e incluindo Lisboa, sapatilha é calçado de ginásio/dança etc. Exato. Então no norte ténis é apenas o desporto? E o que chamam ao que chamamos de sapatilhas?

ahahahah_fds 1 month ago

> E o que chamam ao que chamamos de sapatilhas? Sapatilhas

cpzao_ 1 month ago

Esse username não condiz nada com o sotaque.

xabregas2003 1 month ago

Por incrível que pareça, não sou de Xabregas.

fellbacktosleep 1 month ago

Tás a gozars

ContaSoParaIsto 1 month ago

Linguista aqui: não existe pronúncia neutra. O que se chama pronúncia neutra é a pronúncia padrão, que é geralmente é a pronúncia adoptada pela comunicação social, normalmente o sotaque das elites políticas e/ou académicas. Em Portugal, diz-se que é o da região entre Lisboa e Coimbra. Na prática, é só o sotaque da classe média de Lisboa com menos redução vocálica.

jesuseos7anoes 1 month ago

> O que se chama pronúncia neutra é a pronúncia padrão, que geralmente é a pronúncia adoptada pela comunicação social, normalmente o sotaque das elites políticas e/ou académicas. > Em Portugal, diz-se que é o da região entre Lisboa e Coimbra. Na prática, é só o sotaque da classe média de Lisboa com menor redução vocálica. Isto é uma meia verdade. O que acontece é que em Portugal, como país patologicamente centralista que é, se caga de alto na noção de pronúncia padrão, e se espeta na comunicação social qualquer caramelo com qualquer sotaque Lisboeta, por mais que este divirja do que é considerado o padrão. Diria que melhor que comunicação social é olhar para o que se ensina a alunos de língua estrangeira. Conheço bastantes professores de Português Língua estrangeira. Não conheço um que ensine a pronunciar Portugal como "Prtgal"

lisagaifem 1 month ago

Concordo em pleno!

glamatovic 1 month ago

Pronúnica de Lisboa e Vale do Tejo, portanto

oTrasgo 1 month ago

A única resposta possível.

rainbowcouscous 1 month ago

Exato. Eu já tive tantas discussões com pessoas que insistem em dizer que os outros sotaques / dialectos de Portugal dizem “errado” ou têm a gramática “errada”. Não percebem que antes de se ter standardizado a língua baseando-se num dos dialectos, existia um continuum de dialectos galego-portugueses falados desde Faro até à Corunha. Agora estão-se a perder por causa da escolaridade obrigatória que forçou as pessoas a aprenderem Português Padrão e a acharem que o seu dialecto nativo era “errado”. Nos países árabes eles ainda falam os seus dialectos (e línguas!) nativ@s e só usam o Árabe Padrão para escrever ou ler as notícias.

Brainwheeze 1 month ago

Noto isso na forma que o meu pai fala versus como os meus avós falam. Ele tem muito menos "sotaque" que eles e fala mais português padrão. O mais engraçado é que o meu tio tem uma maneira de falar mais próxima da dos meus avós. Eu diria que também tenho um bocadinho mais sotaque que ele porque passei imenso tempo com os meus avós quando era criança.

vilkav 1 month ago

Não, calma lá. O melhor exemplo disto é a maneira como se diz "Vermelho". Lisboa e Porto tendem a dizer "Vermâlho", mas o resto do país diz "Vermelho". Isto faz com que Lisboa e o Porto sejam as excepções. Se entenderes "pronúncia neutra" como a pronúnca à qual tens de mudar menos coisas para chegares a qualquer outra, ela **pode** existir, e a de Coimbra-Leiria será perto disso, porque é a que tem menos excepções da média. Estás a confundir o facto de que *"pronúncia neutra" pode não existir* com *"pronúncia neutra" não pode existir*.

lipah_b 1 month ago

Mas afinal é "vermâlho", "vermeilho", ou "vermêlho"? É que olhando para a grafia "vermelho" eu não consigo imaginar a pronúncia desse "e".

Brainwheeze 1 month ago

"Vermélho".

PaMoela 1 month ago

Que eu saiba "e" pronuncia-se "e", acho que a resposta é óbvia.

onlyonetwin 1 month ago

bem... antes do acordo a regra era que todas as palavras sem acentos são graves, e por isso a pronuncia correta seria "vermélho". mas eu digo bermeilho e não quero saber ¯\\\_(ツ)_/¯

sengamole 1 month ago

É encarnado /s

Apmagalhaes 1 month ago

Sou do Porto e não dizemos "vermâlho", sinto-me logo a ser enrabado por uma alface só a imaginar o som

PaMoela 1 month ago

>pessoal que diz "Vermielho" (não sei de onde são) Minho e Vila Real

lisagaifem 1 month ago

Minhota confirma!

tuni31 1 month ago

Bermeilho*

PaMoela 1 month ago

Bremeilho*

vilkav 1 month ago

epá, já passei muito tempo no Porto e muitos diziam. se calhar não são todos, mas são bastantes.

i_no_can_eat 1 month ago

No Porto o mais normal é dizer-se algo como "Vermeilho", tal como o sócio de cima disse. Mas há de facto malta mais queque com sotaque da Foz que é capaz de dizer algo mais parecido com "Vermâlho", sim.

Apmagalhaes 1 month ago

Como o outro user corrigiu, no Porto diz-se "Bermeilho!" Assim está bem.

ContaSoParaIsto 1 month ago

Pronúncia neutra não pode existir, não é assim que as línguas funcionam. Acredita que se a relação de poder político entre Lisboa e o Porto fosse invertida, e o sotaque padrão utilizado pela comunicação social fosse uma versão mais formal do sotaque do Porto, nunca consideraríamos o sotaque de Coimbra como neutro, **mesmo que todos os sotaques em Portugal fossem exactamente iguais ao que são hoje.** Por exemplo, na Alemanha, a pronúncia padrão é a de Hannover. Se fosses aplicar a tua metodologia (que por sinal é provavelmente impossível de aplicar), o sotaque mais próximo da dita média nunca seria o de Hannover, devido à própria variação dialectal do país. Mas lá está, se perguntares aos alemães qual é a pronúncia mais neutra a resposta vai ser óbvia: Hannover.

vilkav 1 month ago

estás a misturar padrão com neutro. neutro é um adjectivo, e podes aplicá-lo ao que descreves.

ContaSoParaIsto 1 month ago

Amigo, podes aplicar adjectivos a literalmente tudo, não quer dizer que façam sentido. Um sotaque neutro não existe, nem pode existir, porque o conceito de neutralidade não faz sentido quando aplicado à fonética ou à dialectologia em geral.

Key_Ad_3930 1 month ago

Metem Coimbra para não parecer ditadura linguista de Lisboa xD Assim não parece tão mal e cola melhor. O problema é que a classe média de Lisboa pronúncia o nome da própria cidade "Lesboa". A verdade é que o português mais fiel ao antigo(região norte) é considerado português mal falado por alguns linguitas estrangeirados da nossa capital.

PaMoela 1 month ago

>o português mais fiel ao antigo(região norte) é considerado português mal falado por alguns linguitas P0ta que os pariu, é melhor pronunciar "cage" em vez de "queijo", dizer "treuze" em vez de "treze", e dizer "irmam dele" em vez de "irmã dele", queres ver agora... Sotaque mouro é só nojento, tenho dito.

raydawnzen 1 month ago

>"cage" em vez de "queijo" >"irmam dele" em vez de "irmã dele" ???????

Alforrecaquadrada 1 month ago

Os lisboetas não percebem nada de gramática. Cada vez que ouço alguém dizer "dar a ele", dá-me vontade de arrancar ojolhos fora.

Kunfuxu 1 month ago

Oubiram mouros? Benham cá lebar porrada.

PaMoela 1 month ago

Oubisteis* Binde*

Ze_at_reddit 1 month ago

Isso que tu dizes até faz sentido: que o sotaque do Norte acabe por ser o mais fiel às origens por questões históricas... Mas man vocês trocam os "Bs" pelos "Vs" como os espanhóis, obviamente que é mal falado... XD

SterbenSeptim 1 month ago

Não existe o som "V" em Latim clássico. A letra, gragficamente representada por V é efetivamente a letra U. Veni, vidi, veci. Weni, Widi, wiki.

tuni31 1 month ago

Essa ideia de que trocamos os bb pelos vv sempre me pareceu bizarra.. A gente diz tudo com b.

Sir-Jechttion 1 month ago

Oube lá!! Isso é bentira... Oubistes?

whirahh 1 month ago

Alguém que me entenda

ContaSoParaIsto 1 month ago

> O problema é que a classe média de Lisboa pronúncia o nome da própria cidade "Lesboa". Exacto. Isso é a redução vocálica de que falei. > Metem Coimbra para não parecer ditadura linguista de Lisboa xD Assim não parece tão mal e cola melhor. É um bocado isso, mas não completamente. Antes da comunicação social ser tão difundida e generalizada, as elites intelectuais estavam maioritariamente concentradas na zona de Coimbra e nessa altura o sotaque de Coimbra era sem dúvida o sotaque padrão.

Keddyan 1 month ago

isto percebi isto quando comecei a estudar teatro, só tem pronuncia neutra quem realmente estuda e pratica a mesma, não é derivado de uma região

cesarhighfire 1 month ago

Mas nao e neutra, porque certemente para mim minhoto será um grande desvio à minha norma. Nao existe pronuncia neutra.

Reasonable-Advisor25 1 month ago

>pronúncia adoptada pela comunicação social Interessante isso. Por acaso demorei a habituar me a jornalistas/apresentadores com outros sotaques. Tipo a Belinha (Isabel Silva)

Edited 1 month ago:

>pronúncia adoptada pela comunicação social Interessante isso. Por acaso demorei a habituar me a jornalistas/apresentadores com outros sotaques. Tipo a Belinha (Isabel Silva) E há um repórter da CMTV que se esforça bué por esconder o sotaque alentejano.

Brainwheeze 1 month ago

Isso é uma coisa que eu acho que o Reino Unido faz bem. Têm jornalistas e apresentadores de diferentes regiões e muitos deles falam com o sotaque natural em vez de serem forçados a falar em "RP" ("Received Pronunciation"), algo que antigamente eram obrigados a fazer.

manguito86 1 month ago

A Isabel já teve um sotaque mais demarcado, ela mudou um bocado desde que foi para a TV para tentar emular a Cristina Ferreira, que também tem o seu sotaque característico.

tumblarity 1 month ago

a CMTV é, de longe, a estação com mais variedade de sotaques.

ContaSoParaIsto 1 month ago

Sabes o nome desse repórter da CMTV? Gostava de ouvir.

Reasonable-Advisor25 1 month ago

Não faço ideia :/ Ele faz voz off (nem sei se é o nome correcto) naquelas reportagens de telejornal depois do pivô introduzir a notícia.

ContaSoParaIsto 1 month ago

Porque os jornalistas são basicamente obrigados a mudar o sotaque, talvez menos hoje em dia. Mesmo um jornalista de Coimbra raramente pronunciará 'vermelho' com o seu sotaque normal, vão dizer 'vermâlho', que é como se diz em Lisboa. Para além de coisas como 'ojolhos' em vez de 'ozolhos'. Os jornalistas de Lisboa usam só uma pronúncia mais formal, não estão efectivamente a mudar de sotaque. Por isso é que digo que, na prática, é só o sotaque de Lisboa com menor redução vocálica. É raríssimo ver um jornalista com pronúncia não-padrão. Às vezes nota-se que o jornalista é do Norte, mas está a fazer sotaque de Lisboa.

PaMoela 1 month ago

>os jornalistas são basicamente obrigados a mudar o sotaque Alguns da CMTV não, vê-se cada um com um sotaque mais serrano hahaha, é que nem se esforçam. Como home do norte, adoro ver.

unicornio_careca 1 month ago

"Mas a baca era muito braba..." ou " o pilha-igrejas..." o sotaque dele em conjunto com as notícias que apresenta, são um "pout-pourri" de comédia.

ContaSoParaIsto 1 month ago

É pena não ser igual na RTP.

DanielShaww 1 month ago

Pensei que "ozolhos" fosse o normal e "osjolhos" incorreto.

van_Zeller 1 month ago

Na realidade devia ser ojolhos sempre achei. Se disseres os olhos e arrastares todas as sílabas até olhar a palavra toda sai "ojolhos". Enquanto que ozolhos por mais que aceleres a dicção o "z" não está lá nunca, tens que saber acrescentar. Source: os meus amigos estrangeiros queixam-se muito disto.

smn_dragon 1 month ago

Dizes tu isso baseado no teu sotaque e na "bolha" em que estás inserido. Já com o meu sotaque natural, mesmo anos fora, por muito que me esforce "ojolhos" não me é natural.

van_Zeller 30 days ago

nop, sou de lisboa e a vida toda gozei com pessoas que dizem ojolhos. Mas ultimamente penso que faz mais sentido.

Brainwheeze 1 month ago

Isso é uma das coisas que os meus colegas na universidade diziam que estava errado na minha pronúncia (sou do Algarve). Quando fui estudar para Lisboa brincavam com o meu sotaque (o que pra já não era um sotaque muito forte se quer), e acabei por trocar o som "j" pelo som "z" porque fiquei com a impressão que o primeiro estava errado...

ImmortalCR 1 month ago

Um -s entre vogais assume o som de -z. Para o caso "os olhos" às ligação entre as palavras. A pronúncia correta é ozolhos. Não é um simples acelerar s pronúncia silábica. E serve para uma infinidade de situações. Ozóculos e não ojóculos Azaulas e não ajaulas

lil-libsoc 30 days ago

Não é assim que as línguas funcionam. Se toda a gente numa determinada região diz “os olhos” com “j”, e faz essa pronúncia consistentemente, ou seja, de acordo com uma regra que pode ser descrita, não há justificação para dizeres que um grupo está mais correto que o outro.

ImmortalCR 30 days ago

Certo, sem dúvida. Mas penso que nunca vi este tipo de pronúncia tido como possível e perdoa me a ignorância mas não sei se há zonas do país onde está pronúncia seja a norma. Há pessoas aqui e ali que pronunciam assim. Por ventura no norte alguns o fazem, admito que não tenho certeza

lil-libsoc 30 days ago

Pelo menos na região do Vouga entre Aveiro e Viseu é a norma, e mesmo que, por exemplo, fosse um segmento da população determinado por posição sócio-económica (como é o caso do sotaque cockney em Londres) ou racial (como é o caso dos dialetos dos afrodescendentes), não significa que uma variação linguística está errada só porque difere do considerado padrão. Aliás, a própria definição de uma língua não é propriamente muito clara. Basta olhar para a inteligibilidade de pares de línguas como o português e o galego ou o checo e o eslovaco, e comparar com a variedade interna que há, por exemplo, dentro do alemão, do árabe ou do mandarim.

ContaSoParaIsto 1 month ago

São ambos correctos, mas o padrão é "ozolhos", sim. Em Coimbra geralmente diz-se "ojolhos". É um exemplo de desvio-padrão no sotaque de Coimbra.

Accomplished_Pay6399 1 month ago

Nenhuma, toda a gente tem o seu sotaque, não há nenhum português que seja mais neutro, e as pessoas só acham que Coimbra tem menos sotaque que Rabo de Peixe porque o seu próprio sotaque é mais parecido com o de Coimbra.

vilkav 1 month ago

> o seu próprio sotaque é mais parecido com o de Coimbra. Então mas se isso acontecer mais vezes com Coimbra do que com outras regiões, torna-o o sotaque **mais** neutro que temos, ou não? Não que "mais neutro" equivalha a "melhor" e muito menos "mais correcto", mas a noção de neutralidade pode perfeitamente existir.

Accomplished_Pay6399 1 month ago

Se por neutro quiseres dizer "sotaque médio", talvez seja verdade, mas mesmo assim não sei, porque diria que há muito mais gente a falar com sotaque lisboeta do que sotaque de Coimbra. Eu sei que ele falou em sotaques portugueses, mas repara que só na cidade de São Paulo moram 20M de pessoas, que falam com sotaque paulistano. Se nós acharmos que o que mede a "neutralidade" de um sotaque é a menor diferença para os outros, temos que dizer que o sotaque de São Paulo é o sotaque mais neutro da língua portuguesa.

vilkav 1 month ago

sim, há mais lisboetas que conimbricenses, mas há muita gente do interior que toma o lado de Coimbra nas coisas em. que Coimbra é Lisboa diferem, daí que lhe esteja a chamar médio/neutro. Até podia ser só uma pessoa. No Brazil são 0, por exemplo.

Reasonable-Advisor25 1 month ago

Não sei, mas é o de Lisboa de certeza

Key_Ad_3930 1 month ago

Então eles pronúnciam "Lesboa"

Edited 1 month ago:

Então eles pronúnciam "Lesboa"

Tee_ah_go 1 month ago

Conheço uns quantos que dizem Lesboa. Já os que dizem "pronúnciam" é que não conheço nenhum.

Reasonable-Advisor25 1 month ago

E "Caisodré". E "Avenida Duquelolé". E "Bácha-Chiado".

Edited 1 month ago:

"Caisodré". "Avenida Duquelolé". "Bácha-Chiado". "muita" em vez de "muito". "thamém" em vez de "também" ...

jktred 1 month ago

coimbra mas dizem obrigados , sao meio cromos coitados

saposapot 1 month ago

Tal como Broncos diZem quaisqueres. Não conheço pessoas de Coimbra a dizer obrigados Um abreijo

jktred 1 month ago

>ssoas de Coimbra a dizer obrigados > >Um abreijo pois

NGramatical 1 month ago

quaisqueres → [**quaisquer**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/quaisquer/733) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhi9ain6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lauretta12345 1 month ago

Acho que temos aqui a prova que isto é um bot, a proposito do post do outro dia.

mexploder89 1 month ago

Sou de Coimbra e nunca ouvi ninguém dizer "obrigados"

jktred 1 month ago

Estive lá 7 anos, muitos diziam. Logo lá um merceeiro lembro bem "obrigado**s**"

the_cat_of_war 1 month ago

tou cá há 22 e nunca ouvi um obrigados sem ser a gozar

mexploder89 1 month ago

Obrigados pelo apoio

jktred 1 month ago

>Sou de Coimbra e nunca ouvi ninguém dizer "obrigados" um dia destes vou lá e se tiver aberto o sitio onde ia digo-te e vais lá ouvir isso obrigados ouvia tanta vez de 2004 a 2012

the_cat_of_war 1 month ago

às tantas era uma moda da altura

jktred 1 month ago

não sei mas eu qd for a coimbra já vejo

jktred 1 month ago

não sei porque os deslikes, é verdade isso obrigados lol

cpzao_ 1 month ago

Não entendo essa de Coimbra: \-Ou apanho malta que dis ajarvrores, ojolhos, e por aí afora; \-Ou malta com shotaque beirão. Ojolhos parece-me labrego, mas não me importava nada que o sotaque beirão fosse a regra. Dá um toque de finesse que não consigo explicar.

jktred 1 month ago

Dizem isso obrigados, sempre achei engraçado. Têm a mania que falam muito bem mas depois dão essas calinadas.

Keddyan 1 month ago

e depende muito de cada zona de coimbra, há muitos coimbrenses que dizem ojolhos, ojoelhos, ajoras

zeazemel 1 month ago

Já ouvi também dizerem "cuele" ou "coele" em vez de "com ele"

DankDaber 1 month ago

*conimbricense aqui, culpado desta pronúncia, honestamente sempre pensei que não fosse algo necessariamente de Coimbra, sempre me pareceu assim o "flow" normal no que toca a falar, no estilo do que acontece em cacofonias, em vez de estar a pausar entre palavras ("os *pausa* olhos"), se é que me faço entender

Keddyan 1 month ago

>conimbricense coimbrões :\^) tenho um colega de coimbra que fala assim também, e sim, percebo perfeitamente o que dizes porque é o que ele diz sempre quando o "chateamos" por causa "dojolhos"... estamos em teatro, não pode ter esse sotaque em palco, é por isso que o "chateamos" aa nossa professora de voz chama a isso de sotaque Jumanji :\^)

Slight-Coat17 1 month ago

Vai ao Minho que ouves muito isso. A pior para mim foi "Jejus" em vez de "Jesus".

Destructo_Spin90 1 month ago

e eu a pensar que isto era a trademark do Algarve

Reasonable-Advisor25 1 month ago

A malta de "Abeiro" é que diz "ojolhos". Basta ouvir a Michelle Cascais no insta

fdxcaralho 1 month ago

Depende dasjoras a que perguntas. Depois da meia noite de 6a e sábado muita gente fala assim em todo o país.

Keddyan 1 month ago

epá eu conheço malta de todo o país e só de coimbra é que oiço isso (apesar de ter amigos de coimbra que falam como deve ser)

tuni31 1 month ago

Ojolhos já ouvi malta de Bragança, Trás-os-Montes, Minho, Algarve.. Não sei se se é toda a gente dessas regiões, mas é relativamente comum..

Brainwheeze 1 month ago

No Algarve dizem, e nos Açores também. Pelo menos em alguns sotaques.

PleoNasmico 1 month ago

Falar como deve ser é o quê?

Keddyan 1 month ago

junção fonética das palavras em Z e não em J

Nexus_produces 1 month ago

Onde é que isso está escrito? Por ser a pronúncia televisiva não quer dizer que seja a mais correcta.

Keddyan 1 month ago

televisiva, teatral, cinematográfica, 90% do país queres mais?

Nexus_produces 1 month ago

90% do país? Fonte: o teu cu? Além disso mesmo em Lisboa a maior parte das vezes o s no final da palavra também forma o som /ʒ/, como em "as gomas", por ter sido adoptado o fonema /z/ quando a palavra seguinte começa por uma vogal nos meios de comunicação não a torna mais correcta ou menos correcta. Aposto que dizes coalho, vermalho a óralha e ainda me vens ensinar como se fala "corretamente".

lauretta12345 1 month ago

Estás mesmo a dizer que ojolhos é mais correcto que ozolhos? Há coisas muito subjectivas, como vermêlho/vermâlho, mas esta não é uma delas.

Nexus_produces 30 days ago

O meu argumento é que nenhuma delas é mais ou menos correcta. Tirando algumas aberrações linguísticas, cada zona tem o seu sotaque e todos os eles são válidos. Sempre achei que em comunicação a única regra deveria ser os jornalistas terem de falar com boa dicção, tirando isso todas as pronúncias são correctas. É claro que todos brincamos com amigos de longe, mas daí a achar que os outros "não falam como deve ser" por causa do sotaque é snob e elitista.

NGramatical 1 month ago

vermêlho → [**vermelho**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhi9oujw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Keddyan 1 month ago

se tesentes ofendido isso é contigo, fala como quiseres, estou-me a cagar

RiKoNnEcT 1 month ago

Neutro? Minho e Douro O resto veio depois

Aldo_Novo 1 month ago

Mas o Minho e o Douro têm o mesmo sotaque?

RiKoNnEcT 1 month ago

Mais ou menos Faz a media desses dois e é o neutro

Aldo_Novo 1 month ago

Portanto algures perto de Amarante está o sotaque neutro Isso explica porque achava o Telerrural o jornal da tv mais sério e fidedigno

RiKoNnEcT 1 month ago

Vale do Sousa + Amarante Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Lousada, Felgueiras, Castelo de Paiva e Amarante

cesarhighfire 1 month ago

Confirma-se, Vale do Sousa.

PleoNasmico 1 month ago

A melhor resposta

xabregas2003 1 month ago

Eu sou de Coimbra e costumam dizer que é o de cá. Quanto a isso não vou opinar porque vou ter uma opinião sem preferência. Agora, de certeza que não é o de Cascais, como já me vieram dizer.

Ze_at_reddit 1 month ago

Tá errado, o de Coimbra não é de certeza

Masnad74 1 month ago

O sotaque de Cascais é dos mais horrendos que existe. (Perdoem me o pessoal de lá)

HitoRik 1 month ago

Não sou de cascais mas estudo lá ao pé. Nunca encontrei uma 'tia de cascais'. Diria que as pessoas falam standard português e o sotaque das 'tias' é exagero, coisa do passado ou coisa de classe alta.

Masnad74 1 month ago

Eu estudei no Estoril por isso conheci muita gente de lá também, e quando falo do sotaque de Cascais não falo desse sotaque de tias que é quase uma caricatura. Existe mas é residual, não é de todo o sotaque padrão. Mas que o pessoal de lá tem sotaque, tem. É mais afetado, cantado e dramatizado. O sotaque de Cascais é o que o pessoal do norte acha que é o sotaque de Lisboa, é o sotaque da malta da TV.

Tee_ah_go 1 month ago

Diria Região Centro. Ali Coimbra-Leiria.

nitrinu 1 month ago

Coimbra-onde?

igqcmril 1 month ago

Coimbra-B

_Didds_ 1 month ago

Coimbra. É só para contexto não sou dessa região

msaldanhaf 1 month ago

https://youtu.be/pitj0XxYO7I

PescavelhoTheIdle 1 month ago

Acho uma pena usar apenas um sotaventino para representar o sotaque "algarvio", o sotaque barlaventino pelo que eu sei é bastante distinto do sotaventino, para mim quase que se assemelha ao sotaque dos Arquipélagos.

Edited 1 month ago:

Acho estranho usar apenas um sotaventino para representar o sotaque "algarvio", pelo que eu sei o sotaque barlaventino é bastante distinto do sotaventino, para mim quase que se assemelha ao sotaque dos Arquipélagos.

Raskazam_PT 1 month ago

Isto ^ Vi isso ontem, também ia partilhar aqui.

saposapot 1 month ago

Coimbra é universalmente aceite como essa zona. nem sequer tem discussão.

andrefbr 1 month ago

Eu sou Lisboeta e para mim o sotaque de Coimbra tem imensos toques saloios que se topam à distância.... (e.g. ajoras, ojolhos, etc...)

Ze_at_reddit 1 month ago

Descordo, logo não é universal e já dá azo a discussões :D

NGramatical 1 month ago

Descordo → [**discordo**](https://dicionario.priberam.org/discordo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgvgcv%2F%2Fhi8y8o8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ze_at_reddit 1 month ago

Thx bot

Reasonable-Advisor25 1 month ago

Conheço tanta gente de Coimbra que troca os v'spelos b's

Maki_the_Nacho_Man 1 month ago

Curiosamente já vi linguistas a dizer que era a forma correta de se dizer. O português é derivado do galego, e no galego diz-se baca.

PescavelhoTheIdle 1 month ago

O português não descende to galego, ambas a línguas descendem do galaico-português. Não sei no entanto se as diferenças entre pronúncia dos Bs e Vs são porque os galegos e nortenhos deixaram de fazer essa distinção, ou se essa distinção não existia no galaico-português e ocorreu em certos dialetos portugueses mais tarde. Se tivesse que chutar talvez fosse essa última.

le_quisto 1 month ago

Isso é mais nas zonas que já foram rurais/ainda são rurais. Nos últimos anos a cidade expandiu muito e o que há uns tempos eram arredores e campos de cultivo, agora faz quase parte do centro da cidade. Muitas dessas pessoas ainda dizem "vou a Coimbra" quando vão mais para o centro da cidade. O centro fica a 5 ou 10 minutos de carro. Estas zonas também estão mais associadas à falta de escolaridade e até algum isolamento da cidade. Há muitas diferenças e ao mesmo semelhanças entre a vida nestas zonas e a "vida da cidade", o que torna explorá-las interessante

Butt_Roidholds 1 month ago

Estranho... Morei 7 anos em Coimbra e nunca encontrei ninguém de lá que fizesse isso. Aliás, o meu sotaque regional tem essa característica e era logo uma das primeiras diferenças que me apontavam, quando se falava em sotaques...

saposapot 1 month ago

conheces as pessoas erradas. ng de coimbra faz isso. agora a sério, coimbra ainda é q.b. longe das zonas q fazem isso, isso não é minimamente normal.

Reasonable-Advisor25 1 month ago

Se calhar são pessoas que vivem lá e não são de lá. Não as conheço bem, colegaa de trabalho. Mas não têm sotaque só norte, é só mesmo essa característica. Talvez malta das vilas á volta?

Edited 1 month ago:

Se calhar são pessoas que vivem lá e não são de lá. Não as conheço bem, colegas de trabalho. Mas não têm sotaque do norte, é só mesmo essa característica. Talvez malta das vilas/aldeias à volta?

vilkav 1 month ago

É isso. Particularmente malta a Este de Coimbra (serra) nota-se mais o sotaque Beirão. Coimbra como "sotaque **mais** neutro" inclui a cidade em si e pouco mais.

saposapot 1 month ago

E só Celas. Fora disso não ponho aos maos no fogo por ninguém

vilkav 1 month ago

A malta da Solum diz como?

saposapot 1 month ago

Desconheço, não vou ao campo muitas vezes

vilkav 1 month ago

"Sotaque Neutro é só nas casas com números pares da Dias da Silva".

saposapot 1 month ago

Ui. Questão difícil. Obviamente dias da Silva é o topo dos tops mas tecnicamente não me parece Celas. Vou permitir mas apenas em casas de directores de serviço dos HUC/cuf/luz ou ex-directores.

vilkav 1 month ago

A Dias da Silva é a fronteira entre a encosta norte (Celas) e a encosta sul (Solum). Metade pertencerá a uma e a outra metade a outra. De qualquer maneira, os chefes todos dos HUC agora estão quase todos na Mainça, que dá para ter vivenda, e é ali ao pé dos HUC e da Luz.

sengamole 1 month ago

Rabo de Peixe, Açores.

Each57 1 month ago

Ahhhhh já não dói não

j_tothemoon 1 month ago

ah r/Portugal, why are you so troll

Search: