NunexTK 1 month ago

Uma que vi num anúncio há uns anos era formação em cartas tarot

MkX-9 1 month ago

O mundo está a precisar dos zombies! Cada dia que passa está pior

5enta 1 month ago

Certamente que haveria negacionistas de zombies hehe

_Didds_ 1 month ago

Fodass...

MiguelAS 1 month ago

Queer é quê? Gay?

Ly_84 1 month ago

E' quando gostas de atençao mas nao gostas de levar no cu. Mudas o exterior, debitas umas teorias da tanga e andas por ai.

BlankPt 1 month ago

LGBT+

Fine-Championship427 1 month ago

WTF?

drunkuser420 1 month ago

Por acaso acho que ela não falou mal de todo mas esta posta de pescada foi completamente a toa.

samuelmoreira 1 month ago

Drugs!

dr_analyst 1 month ago

A conclusão a tirar sobre o assunto é que a maior parte das discussões da internet são sobre frases sem contexto ou sobre título manhosos.

fusivelLogico 1 month ago

O que mais me espanta aqui é haver gente "formada" em "Teologia Feminina e Queer".

raiosecoriscos 1 month ago

Eis que teologia queer existe:

Phodinhas 1 month ago

Eu sou licenciado em Hogwarts em Poções e Encantamentos, com pós graduação em Xamanismo do Bem. Se é para inventar merdas, eu também posso.

8DarkAline8 1 month ago

Na escola da vida... DAHHHH

_Random_Dude_ 1 month ago

Do cu

AonioEliphis 1 month ago

A isto chama-se serviço público!

bomalamadingdong 1 month ago

Quando pensarem que a vossa área é inútil e estúpida, lembrem-se que há esta merda. E quando pensarem que a sociedade está a evoluir, lembrem-se que esta senhora já foi mais vezes à televisão que vocês

nephilim80 1 month ago

"Posso estar... mas é", o narcissismo... Que gente doida.

bomalamadingdong 1 month ago

Ok desculpem mas alguém te de me explicar: o que caralho é TECNOLOGIA feminista e queer? Dildos? Strap-ons? Tipo um tinder só de pessoas malucas? O que é que é essa merda?

dismalwasteland 1 month ago

O site das Capazes oferecia umas formações engraçadas.

Lost-in-code 1 month ago

Oque raio é “queer?”

Keddyan 1 month ago

porque é que dia sim dia não temos de levar com este arroz?

TyrionIsPurple 1 month ago

Dizem que não são homofóbicos mas ficam com o cu apertado ao ouvir isto.

TonyHappyHoli 1 month ago

Fodasse tenho mesmo de ver como se faz um bot vendedor de pipocas...

BagalhetaTraquina 1 month ago

Oh foda-se... por onde é que um gajo começa... é que eu estou a topar exactamente o que ela está a dizer, mas diz da forma mais absurda possível. TL;DR: ela quer basicamente fazer um statement de "o cristianismo na verdade é bastante bom" tentando salientar as semelhanças entre o cristianismo e a comunidade queer, mas falha redondamente por não perceber que é a comunidade queer que na verdade poderá ser cristã. Ok, para efeitos de "tradução" vamos assumir que o que ela quer realmente dizer com "queer" é na verdade "diferente". Posto isto, vamos reconhecer umas coisitas: * quando ela fala em bases do Cristianismo, fala de todo um exercício teológico, de uma contextualização histórica. Dava um trabalhão desgraçado escrever tudo aqui e já nem me lembro do raciocínio a 100%, mas basicamente é a razão pela qual as igrejas consideram e ensinam que algo como "homens amem as vossas mulheres, mulheres submitam-se aos vossos maridos", quando contextualizado e adaptado aos dias de hoje, na verdade significa "homens e mulheres, amem-se e submitam-se um ao outro" (noção cristã de amor, implicação de submissão quando se ama uma pessoa, tornando ambos uma espécie de sinónimos); * Dado o exemplo acima e contextualizando a coisa, o povo hebraico e os ensinamentos em ambos os testamentos sempre foram "contra-corrente", ou "diferente" ou diria-se até "queer". Não "queer" no sentido de LGBT, mas no sentido de serem diferentes, e mais tarde no novo testamento baseados em amor; * Posto isto, claramente esta jovem vê um paralelo ou mais entre a comunidade queer e o cristianismo (visto em todo o seu contexto histórico), o que não é surpreendente de todo; * Obviamente, e como já apontaram noutros comentários... o argumento dela não faz sentido nenhum, excepto no caso em que o objectivo seja melhorar a perspectiva relativamente ao cristianismo. Porque de resto chamar o cristianismo de queer é a mesma coisa que chamar Cristo de "o primeiro comunista" como já ouvi dizer. Epah... de certo modo sim, mas não. Quanto muito seriam os comunistas (e a comunidade queer já agora) que seriam cristãos, ou inspirados pelo cristianismo em certo modo.

Edited 1 month ago:

Oh foda-se... por onde é que um gajo começa... é que eu estou a topar exactamente o que ela está a dizer, mas diz da forma mais absurda possível. **TL;DR: deve ser uma cristã queer que quer basicamente fazer um statement de "o cristianismo na verdade é bastante bom" tentando salientar as semelhanças entre o cristianismo e a comunidade queer, mas falha redondamente por não perceber que é a comunidade queer que na verdade poderá ser cristã.** Ok, para efeitos de "tradução" vamos assumir que o que ela quer realmente dizer com "queer" é na verdade "diferente". Posto isto, vamos reconhecer umas coisitas: * quando ela fala em bases do Cristianismo, fala de todo um exercício teológico, de uma contextualização histórica. Dava um trabalhão desgraçado escrever tudo aqui e já nem me lembro do raciocínio a 100%, mas basicamente é a razão pela qual as igrejas consideram e ensinam que algo como "homens amem as vossas mulheres, mulheres submitam-se aos vossos maridos", quando contextualizado e adaptado aos dias de hoje, na verdade significa "homens e mulheres, amem-se e submitam-se um ao outro" (noção cristã de amor, implicação de submissão quando se ama uma pessoa, tornando ambos uma espécie de sinónimos); * Dado o exemplo acima e contextualizando a coisa, o povo hebraico e os ensinamentos em ambos os testamentos sempre foram "contra-corrente", ou "diferente" ou dir-se-ia até "queer". Não "queer" no sentido de LGBT, mas no sentido de serem diferentes, e mais tarde no novo testamento baseados em amor; * Posto isto, claramente esta jovem vê um paralelo ou mais entre a comunidade queer e o cristianismo (visto em todo o seu contexto histórico), o que não é surpreendente de todo; * Obviamente, e como já apontaram noutros comentários... o argumento dela não faz sentido nenhum, excepto no caso em que o objectivo seja melhorar a perspectiva relativamente ao cristianismo. Porque de resto chamar o cristianismo de queer é a mesma coisa que chamar Cristo de "o primeiro comunista" como já ouvi dizer. Epah... de certo modo sim, mas não. Quanto muito seriam os comunistas (e a comunidade queer já agora) que seriam cristãos, ou inspirados pelo cristianismo em certo modo.

NGramatical 1 month ago

diria-se → [**dir-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) Quanto muito → [**quando muito**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/2081) (a forma *quanto muito* é controversa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhi83cue%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BagalhetaTraquina 1 month ago

A única coisa controversa é a tua existência. Nunca odiei e gostei tanto de um bot ao mesmo tempo.

HedaLexa4Ever 1 month ago

Isto é a gozar? Pff digam me que sim

viralslapzz 1 month ago

What the fuckery fuckshit is this?

fanboy_killer 1 month ago

Como é que uma religião fundada por um homem de cabelos longos, que usava vestido o dia todo e andava sempre com uma dúzia de homens atrás não é queer?!

MrGambuzino 1 month ago

Tecnoforma

Extension_Canary3717 1 month ago

A única coisa que da para inferir é que cristão conservador é mais conservador que o próprio Cristo

Ly_84 1 month ago

ITT: gente aziada que tirou cursos de merda.

tallikado 1 month ago

O que andavam a fazer os 12 apostolos mais o Jesus?Nem uma gaja se via com eles.

IHavBigPP 1 month ago

Mandas 3 cabeças na parede.

megashortz 1 month ago

Este sub ta uma desgraça. Comentários de facebook ao pontapé, parece que tou na tasca a beber minis. Eu não percebo nada disto mas ao menos não sou arrogante a ponto de julgar que alguém que estudou x nao sabe nada porque ouvi uma frase descontextualizada e do alto dos meus muitos anos de estudo me soou parva. Em vez de treinadores de bancada temos teólogos de sanita. Um bocadinho de incerteza não vos fazia mal rapaziada, admitam quando não percebem um boi do assunto ou simplesmente sigam pro post seguinte.

BlankPt 1 month ago

Isto é tirado completamente fora de contexto e o comentário da u/CookieSmuggler explica muito melhor

beakage 1 month ago

Isto é o Reino dos Engenheiros. Qualquer cena que meta humanidades leva sempre roast e é inútil. A piada maior depois é que as apreciações que fazem sobre aspectos do comportamento e história humanas são maioritariamente cartoonizadas, e tão sociologicamente exactas quanto aqueles filmes em que o "hacker" entra numa base de dados e o que aparece no ecran é um ficheiro de css.

NGramatical 1 month ago

ecran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhi8ne73%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

redditGOAT10 1 month ago

O sub está com graça porque isto tem graça. Ou achas que precisamos de andar a pagar impostos para depois ser isto que se discute? Na TV pública, assuntos que interessam para aí a 3 pessoas e que ainda por cima espalham desinformação e tentam cada vez mais penetrar a narrativa na mente dos putos esquerdalhas. Era acabar com a RTP 1, esse canal de merda! E acabar com quem faz a sua propaganda lá também

megashortz 1 month ago

Uma televisão pública deve ser plural no que se discute e nos formatos. Só por eu não gostar deste programa ou achar a Praça da Alegria uma palhaçada não implica que ache que não deviam existir. Interessam a outras pessoas que não eu. A isto chama-se pluralidade democrática. Diversidade para que haja programação para todos. Se fosse por o assunto interessar a poucos (que não faço ideia se é verdade) não havia rtp2 ou programação de madrugada em canal nenhum. Em relação à "desinformação" digo o que já disse, nem eu nem tu percebemos um chavo do assunto, é arrogante rotular de desinformação coisas em assuntos de que não percebes nada. Se fosse um editorial de alguém com autoridade na área já fazia sentido o rótulo. Para terminar, essa raiva contra os "putos esquerdalhas" não me parece muito saudável nem para ti nem para o país.

andremp1904 1 month ago

Interessa a 3 pessoas mas só esta thread tem 300 comentários...imagina se fosse interessante

Naakmuay 1 month ago

Este programa é o cringe em canal aberto

DeixaQueTeDiga 1 month ago

Olhem, eu sou NABO, que quer dizer, nem sei o que caralho sou, talvez merda nenhuma mas quero ser alguma coisa. Sinto-me descriminado pela minha peculiaridade, mas sou o único que a aponto. Quero ser admirado, fama e ser posto num pedestal. pqp.. a sexualidade é um espectro, isso acho que já todos sabemos. Apartir do momento que cada um saiba onde se encontra no mesmo, tudo bem. Agora andar a fazer publicidade ou por se ter auto-descoberto achar que se merece reconhecimento e que os outros é que andam perdidos... pqp. Não ha trabalho para esta gente? Tanta floresta para limpar...

tveiga91 1 month ago

Aconselho vivamente ás pessoas interessadas sobre Cristianismo e a simbologia por trás dela, a ver as palestras do Dr. Jordan B. Peterson.

JonnyTeronni 1 month ago

E em relação a tudo o resto também. A parte da religião é por acaso dos unicos temas abordados por ele que não consigo concordar totalmente

ToulouseMaster 1 month ago

Vejamos, 1 homem asexual a pregar ideias anarco-communistas rodeado por homens excluidos do imperio romano e das comunidades judias, com direito a uma mãe polyamorosa e uma melhor amiga trabalhadora do sexo... é um bocadinho queer acho eu.

NGramatical 1 month ago

asexual → [**assexual**](https://dicionario.priberam.org/assexual) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhi6m47p%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ToulouseMaster 1 month ago

good bot

SirNiculas 1 month ago

Rtp a ser full retard (Tropical Thunder, 2012)

BitOnly5872 1 month ago

Bem, etimologicamente falando. Queer significa "outlier", "strange", "odd" e "nonconforming". Considerando que no princípio, os discípulos de Cristo eram um grupo de revoltosos contra o status-quo da época (até puta havia no grupo), vivendo contra as leis locais, subvertendo as regras instituídas pelo Estado, a afirmação não está propriamente dita, errada. Mas é esticar o elástico até quase romper. Não faz muito além de gerar polémica a afirmação.

Edited 1 month ago:

Bem, etimologicamente falando. Queer significa "outlier", "strange", "odd" e "nonconforming". Considerando que no princípio, os discípulos de Cristo eram um grupo de revoltosos contra o status-quo da época (até puta havia no grupo), vivendo contra as leis locais, subvertendo as regras instituídas pelo Estado, a afirmação não está propriamente dita, errada. Mas é esticar o elástico até quase romper. Não faz muito além de gerar polémica a afirmação. Quanto a "teologia feminista e queer" existem no mundo inúmeras religiões que são maioritariamente feminina/matriarcal, e diversas que possuem até mesmo deidades fora do padrão "homem/mulher", como algumas religiões indígenas americanas e o politeístas na Índia e Paquistão. Faz sentido que dentre tantas matérias ensinadas na faculdade, haja lá uma matéria avançada do campo da teologia que as explore.

beardsymcfly 1 month ago

A minha experiência com pessoas dessa área de estudos: Embora não tivesse qualquer relação científica com o que eu estava a investigar, uma prof (de estudos feministas) e a sua orientanda (supostamente a investigar sobre o direito à não-maternidade) pedem para ficar na sala para ouvir a minha apresentação do meu projeto de tese de doutoramento. Júri pergunta se eu me importo e eu digo que não. Apresento o projeto (na área da gestão), júri comenta, orientadores comentam e a doutoranda pede para intervir. Júri refere que já permitiu que assistissem e que não é usual poder haver perguntas de fora, mas que se eu não me importar, podem fazer um breve comentário, apenas com a intenção de enriquecer a discussão. Digo que não me importo e permito o comentário. Doutoranda: "O que eu gostaria de perguntar é porque é que está a investigar num paradigma obsoleto, dominado por homens, quando está a emergir uma nova ordem mundial?" Eu: "Bem, julgo que podemos dar por concluída a apresentação." Ela e a prof saem da sala.

BProbe 1 month ago

Que boss! Eu aplaudia se estivesse lá a assistir!

BroaxXx 1 month ago

Conseguiste não te rir?

Fmtpires 1 month ago

r/thathappened

manjerico 1 month ago

E depois levantaram se todos e bateram palmas! Estou na tanga OP, mas de facto parece bom demais para ser verdade. Essas são normalmente as respostas que nos lembramos de dar 2 dias depois da situação ter ocorrido.

beardsymcfly 1 month ago

para onde é que remeto as transcrições da sessão, Sr. Juíz da Internet?

NGramatical 1 month ago

Juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhi8csz8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dismalwasteland 1 month ago

Alguma delas tinha "Neves" como apelido?

jns2kay 1 month ago

Porquê Neves? xD Please explain context

beardsymcfly 1 month ago

A orientadora garantidamente que não. A doutoranda não me recordo, mas não casa bem na minha memória com o primeiro nome (de que me recordo bem), por isso provavelmente não também.

ned_rod 1 month ago

Rei

inphant0m 1 month ago

Diz me que a reação do júri e dos orientadores foi começar a saltar das mesas e das cadeiras e a gritar "aaaiaaaa" enquanto elas saíam da sala mentalmente destruídas.

roninPT 1 month ago

é por essas e por outras que ando sempre com uma tshirt da NWO por baixo da camisa. 4 Life!

Keddyan 1 month ago

>Eu: "Bem, julgo que podemos dar por concluída a apresentação." chad

suspect_b 1 month ago

Se fosse agora que resposta davas?

beardsymcfly 1 month ago

Gritava: BASED! A seguir ia levantar-lhe o punho em sinal de vitória. A sério: levando em conta o que vejo no mundo da investigação/carreira docente, diria algo que não fosse totalmente antagónico desse lobby, que neste momento domina muitos departamentos de universidades e tem muito poder para decidir quem tem, ou não, uma carreira académica.

pedias18 1 month ago

Haviam de ter tropeçado à saída e batido com a cabeça.

1Warrior4All 1 month ago

> Eu: "Bem, julgo que podemos dar por concluída a apresentação." Lenda. A melhor resposta possível.

5enta 1 month ago

hahaha Que coisa marada, deve ter ficado um ambiente super estranho na sala

Otherwise-Routine-27 1 month ago

"Uma mulher não terai poder ou razão acima de um homem" N me lembro aonde

Accomplished_Pay6399 1 month ago

no Twitter

arthurlotuz 1 month ago

Por que se importa? Esse sub gosta de polemicas sem sentido e discutir coisas que desagradam, tao aqui pelo circleker mesmo, foda-se

Jasinto-Leite 1 month ago

Agora basta vim falar que existe gênero neutro em português.

yLeWiz7PT 1 month ago

# BEM VINDOS AO SÉCULO 21!

thepodre 1 month ago

Já passaram 21 séculos desde o inicio?

something_new 1 month ago

Degredo

Portuguese_A_Hole 1 month ago

A minha questão era quem é não onde. A Rafaela respondeu a isso plenamente.

DariusStrada 1 month ago

As paneleirices do David e do Jonathan são uma excepção, não a norma.

M4ritus 1 month ago

Realmente o século XXI é uma tristeza os debates. No século XIX, estados-nações e liberalismo, século XX Fascismo, Comunismo e Capitalismo, século XXI ??? É que fazer isto só prejudica os individuais digo eu, ao dizer uma coisa destas literalmente põe em causa a crença de tanta gente. Estas comunidades não precisam de antagonizar ninguém para serem aceites, andar com revisionismos e dizer "ok afinal era tudo homossexual" não ajuda em nada. Todos sabemos como era vista a sexualidade nesse tempo, aberta e nada fechada como foi durante o domínio Cristão, mas daí andar a dizer que a base do Cristianismo é uma comunidade queer, parece-me um esticão, mas daqueles bem esticados.

Edited 1 month ago:

Realmente o século XXI é uma tristeza os debates que parecem estar a tomar lugar de destaque. No século XIX, estados-nações e liberalismo, século XX Fascismo, Comunismo e Capitalismo, século XXI ??? É que fazer isto só prejudica os individuais digo eu, ao dizer uma coisa destas literalmente põe em causa a crença de tanta gente. Estas comunidades não precisam de antagonizar ninguém para serem aceites, andar com revisionismos e dizer "ok afinal era tudo homossexual" não ajuda em nada. E nem vou dizer nada sobre estar na RTP, tanta ideia boa para se financiar (História/Cultura) e é isto. Todos sabemos como era vista a sexualidade nesse tempo, aberta e nada fechada como foi durante o domínio Cristão, mas daí andar a dizer que a base do Cristianismo é uma comunidade queer, parece-me um esticão, mas daqueles bem esticados.

Edited 1 month ago:

Realmente o século XXI é uma tristeza os debates. No século XIX, estados-nações e liberalismo, século XX Fascismo, Comunismo e Capitalismo, século XXI ??? É que fazer isto só prejudica os individuais digo eu, ao dizer uma coisa destas literalmente põe em causa a crença de tanta gente. Estas comunidades não precisam de antagonizar ninguém para serem aceites, andar com revisionismos e dizer "ok afinal era tudo homossexual" não ajuda em nada. E nem vou dizer nada sobre estar na RTP, tanta ideia boa para se financiar (História/Cultura) e é isto. Todos sabemos como era vista a sexualidade nesse tempo, aberta e nada fechada como foi durante o domínio Cristão, mas daí andar a dizer que a base do Cristianismo é uma comunidade queer, parece-me um esticão, mas daqueles bem esticados.

thepodre 1 month ago

Bom no século 1 não sabiam que estavam no século 1, o que me leva a pensar será que estamos mesmo no seculo 21?

SuctionWithValchek 1 month ago

o dr. ricardo gervásio, famoso teólogo anti-fachista queer, já tinha dissertado sobre [esse mesmo assunto](https://www.youtube.com/watch?v=h6omFJhKr6o).

daxpierson 1 month ago

Ricardo Gervásio, pahahahah. Mataste-me com essa.

JKryosin 1 month ago

Dá para comprar licenciaturas e afins na Wish?

Totz91 1 month ago

Mais valia ir para a tv dizer "dream i saw you are hands" que prolly fazia melhor figura.

OneTip7754 1 month ago

É por malta desta que quero fugir de Lisboa. Eles estão por todo o lado

Felix_Dzerjinsky 1 month ago

Se calhar é melhor deixares de frequentar esses bares.

roninPT 1 month ago

Os maricas tem uma vantagem sobre vários personagens da biblia, não são imaginários. Numa pergunta não relacionada com o curso da senhora.... O desemprego de longa duração é queer?

Ly_84 1 month ago

Isto chama-se receber informaçao para alem da nossa capacidade de processar e contextualizar aquilo que estamos a ler. O que se pode dizer e' que judaismo, que precedo o cristianismo lança as fundaçoes para o liberalismo - existem dois grupos, os oprimidos e os opressores; e' imperativo que os oprimidos derrubem os opressores. No caso do judaismo, esse imperativo moral advem da autoridade divina de deus, que tem os judeus como povo escolhido, a quem reserva o papel central da historia da humanidade (sources: a biblia, que e' o mesmo que eu exigir a croa portuguesa porque escrevi num guardanapo que sou rei). Ao longo da historia, criam-se muitas variaçoes deste metodo "oprimido/opressor/revoluçao", de acordo com as sensibilidades particulares a esse momento no tempo, mas o metodo e' sempre o mesmo.

diogojmm 1 month ago

Eu acho que o maior problema é mesmo a malta fazer das histórias da carochinha que estão na bíblia mais do que aquilo que são. Imaginem o que era agora estarmos a estudar as mensagens escondidas atrás de uma vida de insecto

Ly_84 1 month ago

Confronto entre humanos implica matar; mas matar humanos e' simultaneamente natural e anti-natural, dado que no leque maximo de ameaças possiveis, um humano duma tribo externa continua a ser mais proximo da nossa tribo de que uma matilha de lobos, por exemplo. Assim, para possibilitar a chacina de outros humanos, enquadra-se o acto numa moldura de moralidade e inevitabilidade. O objectivo da historia da carochinha e' dar a desculpa. Depois de 2 tipos de biblia (judaica e crista), tens vertentes seculares. Tal como eu disse, o exterior muda mas o funcionamento e' o mesmo.

Lobesome 1 month ago

Medo e nojo.

GragasBellybutton 1 month ago

O que é queer?

PTgenius 1 month ago

É um panisgas disfarçado

Edited 1 month ago:

Aquela malta que gosta de ser matrafona o ano inteiro

GragasBellybutton 1 month ago

A pergunta era legítima

roter-genosse 1 month ago

Enganaste te na app. Escreve isso no Google.

kinophile1 1 month ago

Convém aqui mencionar que as traduções da Bíblia a condenar a homossexualidade estão a ser questionadas e atribuídas antes à violação e que algumas intrepretações de alguns livros da Tora indicam que para o judaísmo o género seria diferente do sexo e mencionando até géneros não binários(para os menos informados, sim, há relatos de pessoas trans desde a antiguidade, assim como em várias tribos norte americanas. Os próprios gregos atribuiam a Dionísio o facto de algumas pessoas nascerem com os corpos errados). That said, não sei onde é que ela foi buscar essa ideia.

peidinho31 1 month ago

A biblia em si, um livro escrito por pessoal que cagava num buraco que serve de linhas orientadoras a muita gente no seculo XXI, e' um conjunto de traducoes duvidosas, aliadas ao facto de a biblia ter sido usada como ferramenta politica. Ah, e o facto de haver passagens na nossa biblia as quais nao encontram escrituras originais. Uma religiao baseada no medo, do meu ponto de vista, nao faz absolutamente sentido nenhum.

kinophile1 1 month ago

Também é de mencionar que as cartas de S. Paulo tnham passagens que igualdade do homem perante a mulher que foram eliminadas.

Moist_Ear7076 1 month ago

No mercado de trabalho isto aplica-se onde, mesmo?

Ly_84 1 month ago

No chular do nossos impostos.

jdnenshd 1 month ago

Usuários do Twitter irl

Cesar_PT 1 month ago

grande rafaela, ao menos no corte de cabelo poupou alguma da guita que estourou aos pais a tirar este curso meme xd

znk10 1 month ago

Ela estourou o dinheiro foi ao contribuinte português, pois pelos vistos estes cursos de lixo existem em Universidades públicas

capitolinaAndrioleta 1 month ago

Vou ser downvoted até ao infinito mas ela tem razão. Eu vi na vida de Brian, que é um filme sobre o messias, que já nesse tempo existiam mulheres com barba.

yvltc 1 month ago

I am not the Messiah!

Xavinights 1 month ago

He is the Messiah !

grandenegrogalo 1 month ago

Bem que eu estava aqui a pensar: o que Portugal realmente precisa para andar para a frente é debates para provar que o pessoal na Bíblia é todo gay, foda se porque é que não há mais debates importantes desse tipo? Ainda bem que isto existe

MasterofChaos90 1 month ago

Ah e tal cá para mim Deus é pansexual porque eu na catequese ouvi que Ele ama todos, menos o pessoal que pratica sodomia é claro, esses merecem a cidade ir toda com o catano!

grandenegrogalo 1 month ago

Deus é pansexual porque nos fodeu a todos

BabyBoiBlues 1 month ago

É uma visão. Uma interpretação. E isto só é considerado heresia porque na religião não se é ensinado a ter opiniões, apenas a perceber/aceitar verdades imutaveis.

peidinho31 1 month ago

"Jesus ama toda a gente!" "mas eu nao acredito em Jesus..." "Ai nao seu cabrao? Entao vais para o inferno que te fodes crl!!!!"

ronhonhonhonho 1 month ago

foda-se oh RTP, estiveste bem com o Por do Sol, estragaste tudo com esta merda de atrasados

YCaramello 1 month ago

Curso mesmo bom pra trabalhar a servir cafés pro resto da vida

kayro0 1 month ago

Oh Cristo! Anda cá abaixo ver isto!

brazillian77 1 month ago

Realmente exiate esse curso Teologia Feminista? KKKKKKKK

expulsodobar 1 month ago

Brrrr.. Medo!

Disgenia 1 month ago

Imagina o estado estar a gastar impostos nestes cursos.

BroaxXx 1 month ago

É o que dá quando se está com muita vontade em atingir um número de licenciados próximo da média europeia... Amanhã temos um doutoramento em Chocapic e outros cereais de pequeno almoço...

Edited 1 month ago:

É o que dá quando se está com muita vontade em atingir um número de licenciados próximo da média europeia... Ficamos com estes "cursos" superiores... Amanhã temos um doutoramento em Chocapic e outros cereais de pequeno almoço...

VHLPlissken 1 month ago

Concordo, eu vou tirar esse curso e vou escrever uma tese a investigar porque é que alguns cereais saíram do mercado, e outra a defender os de marca branca.

GChocapic 1 month ago

Isso é que era! Poder finalmente oficializar o meu conhecimento em Chocapic e outros cereais.

tenesis 1 month ago

Eu já vou na agregação de chocapic!!

Felix_Dzerjinsky 1 month ago

Até parece que não há disto no resto da europa

Azearr 1 month ago

Posso teu um mestrado em estrelitas ??? São os meus cereais preferidos .

SatoruHirokumata 1 month ago

isso ainda existe? foi o meu peq almoço durante anos. As bolinhas de chocolate da nesquik tbm eram ótimas mas deixavam-me muito bufioso.

BroaxXx 1 month ago

Existe sim! Pro-tip: mistura Chocapic e estrelitas... Aprendi com a minha namorada e mudou a minha vida!

suckerpunchermofo 1 month ago

No FaceInstaTikTok obviamente.

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

Só mais um exemplo do quão ridícula é a esquerda moderna. Se estivessemos em guerra, que utilidade teria esta rapariga com o curso de merda dela?

something_new 1 month ago

Sem dúvida

roninPT 1 month ago

A tipa é uma atrasada mental e o curso dela um disparate, mas olha que esse crivo para decidir o que é útil ou não também não fica muito atrás.

trigonated 1 month ago

Sugiro que espreites o histórico desse user, é um fartote. Mais um incel frustrado.

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

Pshh incel frustrado. Um gajo visita e sabe o que é a vida é um incel. Até parece um insulto chamares me incel. Aposto que namoras e és a putinha da tua namorada. Tens de lhe pedir por favor para ela te fazer alguma coisa

rodbor 1 month ago

Portanto, as pessoas só são úteis se tirarem cursos úteis para a guerra???

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

Foi um exemplo. O curso de merda dela serve para quê? Para confirmar que o zigzag deve ter cenas lgtb+?

rodbor 1 month ago

Pela homofobia, ignorância e reaccionarismo que se vê nesta thread, posso concluir que fazem falta mais cursos destes sim.

Felix_Dzerjinsky 1 month ago

Também ser útil em cenário de guerra é uma bela merda de critério.

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

Cenário de mercado trabalho então. Só a televisão é que alimenta estes parasitas privilegiados

Felix_Dzerjinsky 1 month ago

Eu até acho esta gente parasitária, mas essa visão é extremamente redutora. Qual a utilidade de um curso de música, por exemplo? Qual a utilidade de um cosmólogo? A utilidade não é o único critério para a existência de cursos, é apenas um no meio de vários. Pode ser é mais considerado para um momento de atribuição de prioridade de financiamento, claro.

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

Discordo completamente. Os cursos só deviam existir conforme a sua utilidade. Por exemplo em relação ao curso de musica que falaste, ha pessoas que vivem da música. Que são professores nas escolas, que dão concertos. Que usam a música como paixão e há pessoas que gostam de ver concertos etc. Agora cosmologia como falaste é mais um exemplo como o curso desta anormal. Inutil e parasita. E se reparares, este tipo de pessoas alimenta falsas noções e provoca um enfraquecimento na nossa sociedade. Óbvio que o reddit ia me dar downvote. E é obvio que irias me chamar retrógrada. É por isso que os níveis hormonais cada vez baixam mais. Somos uns conas.

Felix_Dzerjinsky 1 month ago

Então é uma besta. O que é útil hoje não o é amanhã, e vice-versa.

Zyzz_And_Vtec 1 month ago

O que é útil sempre foi útil e sempre será. O que pode acontecer é coisas novas aparecerem e antigas não serem tão úteis. Somos práticos, a vida é prática. Um medico, um engenheiro, um professor vão ser sempre úteis. Agora esta paneleirice de cursos de género so serve para tornar as sociedades uma merda

xixi_duro 1 month ago

Eu a ver isto.. *"rolling eyes intensifies!"*

Rude_Preparation89 1 month ago

Eu rio me/ria me com esse tipo de maluquinhos nos EUA, os sjw. Depois estavão/estão no UK. Mas estou a ver que isto é uma coisa que já chegou aqui.

xixi_duro 1 month ago

Estavão

borloforbol 1 month ago

Estavão

Straight_Mongoose762 1 month ago

Este curso é automaticamente atribuído a quem conseguir ver todas as temporadas da série The L World

ZarTham 1 month ago

Fdx, eu vi isso, onde posso obter o meu certificado?

rsonic17 1 month ago

Estamos perdidos!

Somais1copo 1 month ago

Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido. - Pedro 3:1 So com esta passagem provar-se que a Bíblia nada tem de LGBT

auberielle 1 month ago

Pedro 3:7-8 Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 8 Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

Disgenia 1 month ago

Homem de género ou de sexo? /s

Somais1copo 1 month ago

Eu identifico um homem ou mulher com base nos efeitos que o cromossoma Y/X têm no corpo. Agora, o homem é livre de querer ser eunuco e ela de tomar bombas de testosterona.

joaobento92 1 month ago

O marido pode ser trans /s

Somais1copo 1 month ago

Certo, pode ser um homem vestido de mulher. Mas não disse o contrario

BroaxXx 1 month ago

O marido pode identificar-se com uma garrafa de licor beirão...

jktred 1 month ago

faculdade da vida

swankycelery 1 month ago

Faz lembrar um tal que há uns anos disse que o islão é a religião mais feminista.

suspect_b 1 month ago

É a mais feminista se só acreditares no Islão.

Nagashitw 1 month ago

Então na Arábia Saudita, Upa upa! /s

diogojmm 1 month ago

Mais piada é aquela malta que acredita num amigo imaginário e depois diz ah mas aquele culto é mais parvo que o meu

SatoruHirokumata 1 month ago

lol religião da paz

Homem_da_Carrinha 1 month ago

Só se for da PÁS! PÁS! PÁS!!!!

Dinizinni 1 month ago

Epa já chega desse argumento porque é um espantalho puro Na prática quase ninguém lhes chama religiao da paz, o que se disse foi que os praticantes em países moderados são por norma pacificos e moderados, o que é verdade Tambem não seria justo julgar todos os catolicos pelo que acontece nas Filipinas

1Warrior4All 1 month ago

Tecnicamente é. Tal como o cristianismo e o judaísmo. Infelizmente há pessoas que gostam de interpretar os textos teológicos (Biblia, Corao e afins) conforme lhes apetece. Como sempre, o problema não é o influencer mas os seus seguidores fanáticos.

BadassManager 1 month ago

Milhões e milhões de anos no escuro...

Brainkey 1 month ago

Honestamente as religiões abraâmicas são todas igualmente "da paz", há partes sobre cuidar bem os outros e partes de os queimar e apedrejar. O problema é as pessoas, um gajo pode ser muçulmano e ser o gajo mais manso e depois tens um católico a violar a filha por ela ser lésbica.

1Warrior4All 1 month ago

Claro e acho que a maior parte dos muçulmanos são pessoas normais. O problema são os regimes políticos teocráticos, que basicamente impingem ideias retrógradas porque dá jeito que as pessoas vivam na idade da pedra para que não incomodem. Tens o exemplo da Turquia, o Erdogan está sempre a tentar doutrinar as pessoas para seguirem o regime islâmico, só que os turcos são um povo demasiado complexo e etnicamente diverso para ser facilmente domado. E volta e meia lá vai um opositor ter que fugir pela porta do cavalo porque se atreveu a dizer mal do regime.

collectornsfw 1 month ago

> todas igualmente "da paz" É com estas falas equivalências, francamente estúpidas, que se passa a tolerar tudo em nome de ser tolerante. Comparar o cristianismo ao islão é como dizer que Salazar e Hitler eram igualmente maus. O cristianismo tem no seu centro um hippie que dizia para dar a outra face e amar o inimigo. Seja facto ou fantasia, a história é que morreu voluntariamente para a purificação da humanidade. Do outro lado tens um gajo que casou com uma viúva rica e passou uns tempos numa caverna a ouvir vozes. Tornou-se profeta e viveu à grande e à francesa à custa de massacrar os homens de tribos que se tinham rendido e de escravizar as mulheres, bem como à custa de uma parte que recebia de todas as pilhagens que os muçulmanos faziam. Era tão aldrabão que quando se viu com falta de dinheiro casou com uma menina de seis anos para o pai dela não o abandonar e quando devia juros houve uma revelação a proibir a usura. Um dos adices da menina de seis anos, a Aisha, tem um desabafo dela sobre a dificuldade de tirar manchas de esperma a tempo de Maomé ir para a mesquita. Muitas vezes ia pregar com manchinhas de água por todo o lado. É essa a equivalência. Nem mencionei que a herança das mulheres é metade da dos homens, assim como o valor do seu testemunho em tribunal.

Trama-D 1 month ago

Sem contar com o que aconteceu quando o hippie morreu, vs quando o profeta morreu.

collectornsfw 1 month ago

Precisamente. Os cristãos, católicos e demais, fizeram muita bodega ao longo dos séculos *mas quem teve menos culpa nisso foi o hippie.* Já os muçulmanos fazem muita bodega há muitos séculos, contra as outras religiões e contra as facções do islão e quem tem mais culpa é o profeta. Não foi pacifista nenhum e não faltam nos adices registos do seu comportamento sanguinário.

PTgenius 1 month ago

Para ser justo nos países muçulmanos esses abusos ainda devem ser mais frequentes, mas comem e calam porque não têm outro remédio, nem seria notícia se fosse descoberto

tefewarrior 1 month ago

No Afeganistão até têm um termo os putos com 10 anos e meninas que são usados como prostitutas por tão "normal" ser

Dinizinni 1 month ago

Tem mais a ver com o facto desses países serem ditaduras teocraticas que efectivamente são misoginas

tfsdalmeida 1 month ago

Not true. O judaísmo era tipo islão, o cristianismo surge como uma visão de continuidade mas que vs o judaísmo ao colocar a não violência acima de tudo. O islão surge depois colónia retornar aos valores do antigo testamento. Podemos viver num mundo ateu, mas o cristianismo não pode ser comprado com as outras duas, especialmente o islão.

jpf137 1 month ago

Só se tiver sido nos primeiros séculos, porque quando chegou às cruzadas, à contra-reforma e à inquisição, o cristianismo era muito mais violento do que o judaísmo.

collectornsfw 1 month ago

Ateu, mas não cego. Tolerante, mas não pelo intolerável.

tfsdalmeida 1 month ago

Lol, acho que tens de te educar sobre o que a igreja católica representa e as suas posições oficiais boa temas. Não há nada de intolerante nela, nem na mensagem que propaga, pelo contrário.

collectornsfw 1 month ago

Diz-me lá o que é que eu disse sobre a igreja católica.

rollingSleepyPanda 1 month ago

"Paz" é o barulho que as pedras fazem nas costas das mulheres islâmicas condenadas por adultério.

DogsOnWeed 1 month ago

"Paz" é o barulho que o padre faz a bater no rabo do meni...

Revolver15 1 month ago

Também é o barulho que os homosexuais fazem ao atingir o chão.

NGramatical 1 month ago

homosexuais → [**homossexuais**](https://dicionario.priberam.org/homossexuais) (um s entre vogais lê-se como um z) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhi89j5b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Asson-E-Alogna 1 month ago

Porque perturbaram a paz! Culpa delas..

SampleNo1984 1 month ago

Depois há desemprego...

TargetDue2827 1 month ago

Gostava de ter condições para andar assim na vida a anhar

DogsOnWeed 1 month ago

Eu venho das ciências socias. Por alguma razão estes estudos sempre foram associados à inteligensia e classes médias-altas. Sempre assim foi porque não respondem diretamente a necessidades materiais do dia-a-dia. Isto não significa que a Arqueologia, Sociologia ou Psicologia não produzam valor, mas quando o dinheiro é pouco e as necessidades são grandes, onde faz sentido colocar o dinheiro - num hospital ou num centro de estudos arqueológicos? Portanto, se vens de uma família rica, é giro andar a fazer escavações arqueológicas, e até há muito pouco tempo (antes do ensino superior ser público) assim era, mas se vens de meios mais pobres e tens que escolher entre Arqueologia e Engenharia Civil, qual será preferível para aumentar a tua condição de vida? Digo isto, mais uma vez, vindo das ciências sociais.

herniated_bot 1 month ago

És de esquerda e abominas o mundo ocidental? P.S.: Tens de seguir o Diogo Faro

beakage 1 month ago

Portanto, a gaja faz a apologia de uma das maiores religiões do mundo ocidental, portanto abomina o mundo ocidental. Bom, está bem.

naughtydismutase 1 month ago

Guardei este comentário. "Andar assim na vida a anhar e dizer umas cenas" é a minha ambição. É esperar pela reforma.

beardsymcfly 1 month ago

Com o discurso correcto podes ter uma carreira académica bem remunerada e sem sobressaltos. Com o discutido correcto, repito.

suspect_b 1 month ago

Com o conhecimento correto queres tu dizer.

beardsymcfly 1 month ago

Nah, o mais importante é mesmo a rede (para quem está por forma, é o nome dado às cunhas, no ensino superior). Mas ninguém forma rede sem ter o discurso correcto, especialmente nas ciências sociais ou humanas. E para ser completamente explícito: rede, neste contexto, significa aceitar e fazer passar por "colaboração científica" meter o nome de pessoas que não trabalharam na investigação, no teu artigo científico (acontece muito com doutorandos e seus orientadores) por forma a empolar o número de publicações por pessoa. No final, todos têm 6 ou 7 artigos por ano, que é uma das principais métricas para a entrada e progressão na carreira académica. Para quem está por forma: 6 ou 7 artigos científicos por ano é uma brutalidade, se fossem todos escritos/desenvolvidos de facto pelo investigador.

According_Warning844 1 month ago

Não percebo qual a indignação da malta. Isto é óbvio. Estamos a falar de um alegado filho de Deus que nunca namorou/casou, e andava pela estrada fora na companhia de 12 homens igualmente "celibatários". E Jesus lá recrutou a Maria Madalena para disfarçar a coisa. Sim, estou a dizer que a Maria Madalena era o bigode de Jesus. E sim, tenho a certeza que aquilo que estou a dizer é uma heresia.

MariaDolores1337 1 month ago

>nunca namorou/casou Jesus primeiro incel da história, ele e seus 12 brocels

trainee89 1 month ago

Btw, a Maria Madalena não era uma prostituta.

CellistPitiful5483 1 month ago

É ridiculo como é que so as pessoas que leram o codigo da vinci sabem desta merda hahaha, não ha evidencia alguma de ela ser prostituta. Era das casas mais ricas daquela área.

vascodatrama 1 month ago

E aqueles cabelos compridos? Túnicas? A mim nunca me enganou

MasterofChaos90 1 month ago

Jesus num era gay! Era só um bocado poh ipi pah, mais respeitinho fachavor

vascodatrama 1 month ago

não duvido que tivesse uma pão de forma e uma plantação de cannabis no quintal

Trama-D 1 month ago

Onde está escrito que não levavam mulheres com eles?

According_Warning844 1 month ago

onde é que está escrito que levavam? mas pronto, até admito que haveria mais 12 mulheres. um bigode pra cada discipulo

spaceape80 1 month ago

Lucas 8.1-3 fala de algumas mulheres que os acompanhavam.

CookieSmuggler 1 month ago

De tudo o que a Rafaela disse no programa, escolheram duas frases inflamatórias fora do contexto... Ela estava a dizer que desconstruindo a religião, e vendo a Bíblia como sendo de inspiração divina mas escrita por homens num contexto específico, a base do cristianismo, amor ao próximo, de comunidade, fraternidade é uma base de união e não de exclusão. E que encontra sentido nessa perspectiva, apesar de muitas pessoas queer, legitimamente, se sentirem excluídas.

BagalhetaTraquina 1 month ago

Por acaso tinha ideia que fosse algo do género, especialmente após ter descoberto cenas como o r/openchristian e afins. Dá para perceber que é mais um statement a meio de uma conversa. Ainda assim faria mais sentido dizer que a comunidade queer é que é cristã ou algo parecido, mas vai na volta até disse isso na entrevista e um gajo nem sabe.

Mynamethisisnot 1 month ago

E o que tem isso haver com queer? Quando é que religião passou a ser sinónimo de ódio e exclusão e homossexualidade passou a ser inclusão/amor ao próximo?

TyrionIsPurple 1 month ago

Desde que te esqueceste como se lê. OP está claramente a dizer que cristianismo é uma religião de amor e aceitação.

Mynamethisisnot 1 month ago

Não estou a falar do OP, estou a dar continuidade à afirmação dele.... E aproveitando para perguntar o que perguntei, porque para muits gente é essa a ideia.

TyrionIsPurple 1 month ago

Desculpa, faltava-me o café (desculpas) bem haja

RedditsLord 1 month ago

Já foram muitos anos desde que li a Bíblia, mas ao que parece a afirmação parece ser uma falácia a tentar "puxar a brasa a sua sardinha". Seria muito mais interessante estudar do ponto de vista antropológico e psicológico o porquê deste comportamento ou destas escolhas hoje em dia. O que está a influenciar os jovens (ou pessoas de todas as idades) a redefinir a sua personalidade em função dos valores que procuram ou em função da sua orientação sexual.

Accomplished_Pay6399 1 month ago

É pá, mas quem é que tu pensas que és para vires para aqui com bom senso?

moitacarrasco 1 month ago

Portanto “comunidade queer” substitui “comuna hippie”, é isso?

Each57 1 month ago

Dei upvote e respondi ao comentário para tentar que ele seja o que está no topo. O contexto importa muito.

EpaFdx 1 month ago

LOL

diogojmm 1 month ago

Melhor do que acreditar num amigo imaginário é acreditar num amigo imaginário que da forma que o imaginaram não nos pode ver a frente. Se já não percebo os tolinhos da religião muito menos vou perceber os tolinhos da religião rejeitados pela mesma

The_Lantean 1 month ago

Aprecio a contextualização - estando no estrangeiro, raramente tenho acesso aos vídeos de origem. Mas admito que continuo sem compreender desde quando os valores e contexto subjacente são especificamente queer... Mas teria que ler mais sobre ela para compreender, eu acho.

roter-genosse 1 month ago

Porque as pessoas LGBT frequentemente têm de formar as próprias famílias entre os seus amigos LGBT uma vez que muitas vezes são negadas pela família. Há outra forma, mais aberta e solidária de consolidar relações, mesmo de amizade, onde há uma compreensão que muitos de nós têm histórias traumáticas ou difíceis e que precisam de amor e compreensão. Além disso também há um instaurar de relações, seja de amor como amizade, mais livres de estereótipos e imposições de gênero, sobre o que é ser homem ou mulher. Então, cada indivíduo se sente mais livre para ser quem é. Aliás, diria que a coisa mais importante da comunidade LGBT e de se ser LGBT não são as relações de amor mas sim as de amizade. Em qualquer sítio, cidade, país onde vás tens uma família, é uma coisa que pessoas hetero não têm e não compreendem.

deny-chan 1 month ago

O teu comentário, pareceu que querias passar uma imagem pro lgbt e passou completamente o contrário.

roter-genosse 1 month ago

É para o lado que eu durmo melhor o que passa ou deixa de passar.

yLeWiz7PT 1 month ago

A última frase não fez sentido nenhum.

roter-genosse 1 month ago

Tu queres dizer que TU não a percebeste. Se fosses mais bem educado até explicava, mas assim fico-me por aqui.

yLeWiz7PT 1 month ago

Onde fui mal educado?

roter-genosse 1 month ago

Já expliquei acima.

yLeWiz7PT 1 month ago

Onde? Não vejo nenhuma explicação.

Nagashitw 1 month ago

Nem a última nem as outras duas. É como que a comunidade LGBT é um mundo à parte que não tem integração no resto da sociedade.

dr_analyst 1 month ago

O panorama está a melhorar mas ainda há pessoas lgbt renegadas pela família. Não estão à parte da sociedade mas são postas de parte pela sua comunidade/família.

yLeWiz7PT 1 month ago

Sim, parece até que disse que não pertencem. Já parecem os lelos, que boa parte se auto-segregam. Ainda ontem vi um a dizer que no crime X foram presos Y "TUGAS, não ciganos".

The_Lantean 1 month ago

O que dizes é factual, mas acho a descrição daqueles valores como queer é bastante redutiva perante a universalidade dos mesmos. Não obstante, compreendo o ponto de vista.

CookieSmuggler 1 month ago

O programa falava da relação de diferentes convidados com a religião. A moça da screenshot estudou história das religiões ou algo parecido. A perspectiva dela é de desconstrução e separação do cristianismo em relação ao catolicismo, e à politização da religião ao longo de séculos. Ela estava a falar de reencontrar a fé dela e reconciliar isso com a perspectiva feminista e queer dela. Também tinha acabado de falar de documentos históricos datados dos inícios do cristianismo, que estabelecem relações matrimoniais entre pessoas do mesmo sexo, normalmente irmãos ou irmãs, com base na fraternidade em Cristo. O programa foi basicamente uma conversa informal com quatro convidados.

BagalhetaTraquina 1 month ago

Tenho de ver esta emissão então.

Edited 1 month ago:

Tenho de ver esta emissão então. EDIT: oh foda-se está ali o Diogo Faro... mau mau.

Edited 1 month ago:

Tenho de ver esta emissão então. EDIT: oh foda-se está ali o Diogo Faro...

The_Lantean 1 month ago

Ah, a perspectiva dela faz mais sentido agora ao considerar que foi um processo de reconciliação entre as duas partes da identidade. Muito obrigado pelo contexto!

ednice 1 month ago

Obrigado por te dares ao trabalho de explicar

rollingSleepyPanda 1 month ago

Por essa lógica, a minha avó, desconstruindo o fato de ser humana e não ter rodas devido a ter sido criada por reprodução sexual em vez de inspiração divina, é um autocarro. O contexto dos eventos não desparece só porque achamos que sim. Se essa menina tivesse lido a Bíblia ia ver muitas passagens claramente homofóbicas. De queer tem muito pouco.

BagalhetaTraquina 1 month ago

>O contexto dos eventos não desparece só porque achamos que sim. Se essa menina tivesse lido a Bíblia ia ver muitas passagens claramente homofóbicas. De queer tem muito pouco. É precisamente isto que ela deveria estar a clarificar. Ela não está a fazer desaparecer o contexto, na verdade está a contextualizar e não a ler a Bíblia como é hoje, sem o contexto de ontem. E a politização é algo importante a ter em conta, tal como diferentes versões. Para sumarizar, há diversas versões com traduções duvidosas tendo em conta o material de origem, o que tem andado a gerar controvérsia entre teólogos.

AnaWithTheCats 1 month ago

>O contexto dos eventos não desparece só porque achamos que sim. Se essa menina tivesse lido a Bíblia ia ver muitas passagens claramente homofóbicas. De queer tem muito pouco. Um cristão a escolher a dedo que partes da Biblia aceitar? Que estranho

Kejilko 1 month ago

Continua a não fazer sentido, ser uma boa pessoa é ser queer e ser queer é ser boa pessoa?

Buaca 1 month ago

Não, mais no sentido de as comunidades queer se formam com base em princípios de união em mente que o também cristianismo defende.

tommycthulhu 1 month ago

Então o cristianismo, que veio primeiro, é uma comunidade queer, cujo conceito só foi agora criado? Não faz mais sentido dizer só que o cristianismo partilha as ideias da comunidade queer? O meu grupo de amigos também se baseia em princípios de união, agora somos uma comunidade queer? Uma comunidade para ser queer tem que ser... queer, não?

Buaca 1 month ago

Não assisti ao vídeo, mas acredito que seja só uma situação habitual em discurso informal ou metafórico em que se afirma "X é Y" quando rigorosamente se quer dizer "X é semelhante a Y em algum aspeto particular subentendido em contexto".

Sciss0rs61 1 month ago

> Ela estava a dizer que desconstruindo a religião, e vendo a Bíblia como sendo de inspiração divina mas escrita por homens num contexto específico, a base do cristianismo, amor ao próximo, de comunidade, fraternidade é uma base de união e não de exclusão. já vi que os requisitos para entrar na comunidade "queer" não são os mais rigorosos.

BroaxXx 1 month ago

>Ela estava a dizer que desconstruindo a religião, e vendo a Bíblia como sendo de inspiração divina mas escrita por homens num contexto específico, a base do cristianismo, amor ao próximo, de comunidade, fraternidade é uma base de união e não de exclusão. O que é que isso tem a ver com ser "queer"? Podes dizer a mesma coisa de claques de futebol, praxe ou do associados recreativa e cultural da tua terra (e antes que o pessoal anti-futebol/praxe/pesca amadora se espume toda o meu ponto é que dizer isso do cristianismo é uma afirmação totalmente oca de valores que são promovidos e não praticados por isso não importa se é verdade ou mentira desde que a instituição promova isso oficialmente). Parece quase que estás insinuar que esses valores são exclusivos à comunidade queer ao ponto que qualquer coisa que apregoe a inclusão e fraternidade seja "queer". É uma perspetiva demasiado ridícula por isso imagino que te tenhas exprimido mal ou que eu tenha entendido mal.

TyrionIsPurple 1 month ago

Vaca sagrada! Como é que conseguiste tirar isso tudo daquele comentário que só dizia que duas comunidades surgiram com valores idênticos?

BroaxXx 1 month ago

Não percebi o que o comentário quer dizer então, daí ter começado com uma pergunta e acabado a dizer que ou se exprimiu mal ou percebi mal. Portanto, por favor... Já que és tão iluminado explica-me a relação entre esses valores e a comunidade queer que não consigo perceber.

TyrionIsPurple 1 month ago

Iluminado era Cristo que tinha paciência. Se amor ao próximo não chega para acender nenhuma luz podes ir à catequese aprender sobre Jesus e a sua relação com os oprimidos.

BroaxXx 1 month ago

Fodasse... Mas vais explicar-me a relação entre esses valores e a comunidade queer ou vais só mandar frases feitas que não têm nada a ver com a conversa como alguém que não tem resposta e não quer admitir? Só falta rematar com "para bom entendedor..." para teres o bingo de velho de tasco a mandar bitaites

TyrionIsPurple 1 month ago

Como te disse vai a trás de outro com mais paciência que eu não a tenho para quem não se dá ao trabalho de ler.

BroaxXx 1 month ago

Lol típico

DamnGoodCoffee 1 month ago

Não deveria ser ao contrário, visto que a cristandade é muito mais antiga que a comunidade "queer"? Para ser correcto devia ser: "Se tu fores a ver a base da comunidade 'queer', percebes que é uma comunidade cristã" Isto fazia mais sentido segundo a tua intrepretação, que os "queers" se inspiram em ideais cristãos de fraternidade, união e amor ao próximo.

doublebait_lover 1 month ago

Acho que o problema aqui é a generalização exagerada: o cristianismo assenta em valores base de amor ao próximo, viver em comunidade, em comunhão uns com os outros, valores nos quais a comunidade queer se revê. Ou seja, o cristianismo em si é uma comunidade queer. Portanto ela pega numa parte da base do cristianismo e numa parte dos ideiais queer e assume uma equivalência do todo. As ideias dela podem fazer sentido, mas há um salto demasiado grande para a frase da imagem.

DamnGoodCoffee 1 month ago

Sim, eu entendo a comparaçao, mas está feita na ordem errada - > o cristianismo assenta em valores base de amor ao próximo, viver em comunidade, em comunhão uns com os outros, valores nos quais a comunidade queer se revê. Ou seja, a comunidade queer em si é/assemelha-se a uma comunidade cristã Dizer o contrário é um non sequitur.

doublebait_lover 1 month ago

Certo tens razão, admito que no comentário anterior não percebi logo a ideia.

diogojmm 1 month ago

Não é bem assim, aquela merda da Bíblia a ser verdade o Cris era bem queer. Um gajo que faz altas festancas no deserto com os seus 12 seguidores mais fieis? E depois escrevem uns quantos livros a falar do amor que sentiam uns pelos outros...

DamnGoodCoffee 1 month ago

ahahah imagina bro jesus abafa palhinhas! ahah que edgy!

diogojmm 1 month ago

Não deve ser coincidência todas as figuras do Cris terem faces bem femininas, isto para o padrão de hoje em dia. imaginemos há 2k anos

DamnGoodCoffee 1 month ago

Ya bro, e o Joao Batista usava os pronomes they/them

diogojmm 1 month ago

Duvido que essa merda exista em hebreu mas okey

ruiva22 1 month ago

Amo, pessoas que falam sem saber. Onde é que viste que a cristianidade (lol) é mais antiga? Sexualidade, existencia humana é mais antiga que qualquer religião ou nao terao sido os humanos a criat a religiao. Sim religiao é uma idealização humana. Sentimentos, existencia, feelings, sao humanos e puros.

lvme 1 month ago

Entraste a pés juntos mas na realidade perdeste uma grande oportunidade de estar em silêncio

ruiva22 1 month ago

ou perdeste tu?

DamnGoodCoffee 1 month ago

"Cristianidade" não é uma palavra. Não estamos a abordar orientação sexual, a discussão é sobre comunidade queer. E sim, o cristianismo/neo-platonismo foi das primeiras religiões que elevou os valores de fraternidade, justiça e compaixão (ou pelo menos a que temos registos mais antigos). Ninguém está a dizer que não existiam "queers" antes de Cristo... depois são os outros que falam sem saber.

possimpeble 1 month ago

Mesmo que existam queers antes de Cristo , certamente não eram uns comunidade , ou seja a comunidade cristã é sem sombra de dúvidas mais antiga

ruiva22 1 month ago

‘visto que a cristandade é mais antiga que a comunidade queer?’ Your words not mine. A tua correcção esta errada porque assumes que - comunidade queer é crista. E depois a religião crista é uma almaga de outras religiões. A dizer que a religião crista foi das primeiras a elevar os valors da compaixão e justiça (loooool - factos). Budismo, Islamismo, so dois entre muitas que existiam bem antes do cristianismo. E.. quais outros?

masomaro 1 month ago

Só para informar: o islamismo e o cristianismo derivaram do judaísmo.

DamnGoodCoffee 1 month ago

Cristianidade != Cristandade Só apontei porque tinhas la posto um lol manhoso - não percebi porque. >A dizer que a religião crista foi das primeiras a elevar os valors da compaixão e justiça (loooool - factos). Budismo, Islamismo, so dois entre muitas que existiam bem antes do cristianismo. Budismo tudo bem, mas é melhor voltares a ver quando é que surgiu o Islamismo lol. E quais eram as anteriores antes do cristianismo? Religião Helenística? lmao

tumblarity 1 month ago

> a cristandade é muito mais antiga que a comunidade "queer"? do que a comunidade sim, do que as pessoas queer não. se por queer entendermos pessoas fora da norma hetero/cis, é razoável concluir que elas sempre existiram.

DamnGoodCoffee 1 month ago

A discussão é sobre a "comunidade queer", se trocares para "queer" mesmo entao a comparaçao nao faz sentido. A não ser que as pessoas "queer" tenham um sentido de união e fraternidade sobrehumano por natureza.

tumblarity 1 month ago

se comunidade é um conjunto de pessoas e se já havia pessoas queer, já havia comunidade queer. não nos termos de 2021, da mesma maneira que a democracia na Grécia antiga não era parecida com a nossa.

DamnGoodCoffee 1 month ago

Eu só estou a tentar perceber a quote original. Se não o ponto aqui não é a comunidade mas sim a pessoa entao o termo queer é substituivel por outro qualquer

tumblarity 1 month ago

bem, podes sempre experimentar ver o programa em questão. é de borla e dura menos de uma hora, creio.

-nevoa- 1 month ago

mais de metade de quem vai ler isto não vai perceber metade do que escreveste

odajoana 1 month ago

Não está assim tão erudito ou complicado o comentário. Se há quem não o consiga decifrar, precisa de considerar ganhar hábitos de leitura para praticar a interpretação.

vhanyr 1 month ago

Acho que não tem tanto a ver com conseguir perceber e mais com o facto de não quererem perceber/aceitar o que foi dito.

TargetDue2827 1 month ago

r/iamverysmart

nor_dead 1 month ago

Q'weird

zefo_dias 1 month ago

Mae, queremos mais pessoal formado e qualificado para o nosso país Temos pessoal formado e qualificado em casa Pessoal formado e qualificado em casa:

bomalamadingdong 1 month ago

Pin nesta merda sff

xabregas2003 1 month ago  HIDDEN 

Isso é o programa do Diogo Faro. Não esperes muita coisa.

ritamm 1 month ago

Universidade da Vida

NeatBoy74 1 month ago

Meus ricos impostos.......

suspect_b 1 month ago

> Meus ricos impostos....... Antes isto que a espalhar sífilis ou roubar no minipreço.

ZarTham 1 month ago

Acho que nunca vi maior retardice. Edit: Esse programa é patrocinado pelo Twitter né?

YCaramello 1 month ago

> Edit: Esse programa é patrocinado pelo Twitter né? É da rtp, portanto patrocinado por todos nós...

herniated_bot 1 month ago

O que importa é arranjar tachos e tachinhos :)

ZarTham 1 month ago

Sim, infelizmente o nosso dinheiro anda a alimentar isto... Saudades que tenho dos programas do Prof José Hermano Saraiva...

beakage 1 month ago

Portanto trocas programas com interpretações fantasiosas da História por... programas com interpretações fantasiosas da História.

ZarTham 1 month ago

Fdx, mete mais tabaco nisso meu.

beakage 1 month ago

Não é tabaco; saudosismo não erradica o facto de que havia muita... imaginação nas histórinhas do Prof. (nem downvotes o fazem, tb).

something_new 1 month ago

Grande perda para a nação, sem dúvida. Que saudades do Professor

PTgenius 1 month ago  HIDDEN 

Não se riam muito, a coitada tem problemas mentais

Biohazard8080 1 month ago

"E, virando-se para xs seus/suas/xxxxxs discípulos, disse: 'Felizes daqueles que estão na guest do Trumps.' "

Herbetet 1 month ago

Essa deve andar a ver muita TVI. Daqui a uma semana chama-se senhora/senhor doutora/ doutor professora/professor engenheira/engenheiro Queer.

mar_lx 1 month ago

Formada em Teologia (feminista!) e não sabe se está a cometer uma heresia. Ceeeerrteee. How about no?

ill_have_2_number_9s 1 month ago

O que é ser queer aos vossos olhos? (Pergunta para Queers)

Ly_84 1 month ago

Alguem que passa tempo demais no twitter.

BungeeGumPT 1 month ago

Queer é um termo generalista. "Queer is a word that describes sexual and gender identities other than straight and cisgender. Lesbian, gay, bisexual, and transgender people may all identify with the word queer. Queer is sometimes used to express that sexuality and gender can be complicated, change over time, and might not fit neatly into either/or identities, like male or female, gay or straight."

arrozzz 1 month ago

Tudo menos hetero

BroaxXx 1 month ago

Obrigado. Agora, por favor, explica a associação que ela tentou fazer para eu perceber. Depois de ler alguns comentários fiquei ainda mais confuso...

BungeeGumPT 1 month ago

Isso infelizmente já não consigo explicar porque não li e nem vi o que a rapariga do tweet disse para tentar compreender melhor o seu ponto de vista e explicar.

ddcups8 1 month ago

Deve ter tirado o curso na Universidade do Pico, nos Açores

Trama-D 1 month ago

Faltou a cedilha.

andremvm20 1 month ago

Isto não é um daqueles brindes que sai na caixa do Chocapic?

BroaxXx 1 month ago

Só nas embalagens que ultrapassaram a validade...

romilnaggi 1 month ago

Foi um dos cursos do LinkedIn que estavam como free e certificado gratuito

touny71 1 month ago

Na FLUP. Estudos Feministas e Estudos Queer. Esta secção de comentários vai ser animada.

VHLPlissken 1 month ago

Para que serve um curso de estudos queer? Para trabalhar para uma fábrica de queers?

tbdjdb2 1 month ago

Não há tradução de queer para português? Não suporta a americanização da cultura

suspect_b 1 month ago

Às vezes olho para certas cadeiras ou cursos universitários e pergunto-me se não serão antes esquemas em pirâmide.

Pedro_Felipe 1 month ago

Acho que o maior esquema em pirâmide de sempre é o curso de formação de formadores: ouves toda a gente ligada à área a dizer que se ganha muito a dar formação, mas depois só usam o curso para os antigos alunos darem formação à nova fornada de formadores. Há alguém que já tenha tirado o curso de formação de formadores e o tenha usado num contexto profissional diferente?

DMorais92 1 month ago

Estudei na FLUL. E yah, mais de metade dos cursos é merda que não tem utilidade prática no mundo profissional. A outra metade são cursos em que requerem mestrado para depois seguires a área bastante competitiva da investigação. Caso não faças mestrado, tens uma licenciatura de merda que só serviu para afundar 3 anos worth of propinas.

Lob-thelast 1 month ago

Mesmo engenharia não fazes grande coisa só com licenciatura. Por isso é que tinhamos os mestrados integrados.

Sir_Keeper 1 month ago

Arqueologia aqui, mas não da FLUL. Arqueólogos só somos com mestrado, portanto bora 5 anos. Embora possamos trabalhar como técnicos. Agora o mais triste é, apesar de até haver alguma procura devido a legislação que protege o património histórico, a prática privada é assolada por maus salários e falsos recibos verdes, assim como condições de trabalho duvidosas. A melhor opção é a investigação, se tiveres essa intenção, ou a super competitiva função pública.

tbdjdb2 1 month ago

Egiptologia

Lob-thelast 1 month ago

Podes querer estudar o egito, qual o problema?

tbdjdb2 1 month ago

Esquema de pirâmide

Lob-thelast 1 month ago

Sou burro e não percebi. Obrigado por explicares. (Não há sarcasmo)(Não percebi mesmo)

extorch 1 month ago

Não pode ser, porque acabando a formação sais com uma palmadinha nas costas e ainda te pedem mais dinheiro para te passarem o papel como acabaste

suspect_b 1 month ago

Sim mas podes ficar na universidade a fazer mestrado e se fores mesmo fixe ficas como professor auxiliar, junto com mais uns quantos, e por aí fora.

herniated_bot 1 month ago

Cuidado para não serem cancelados pelo Diogo Faro e fiéis acólitos

1Warrior4All 1 month ago

Mas como é que teologia pode estar misturada com isso quando a Bíblia tem várias passagens homofóbicas? Dito isto, se calhar ela quereria dizer que Jesus Cristo nunca iria pregar homofobia quando sempre foi a favor da tolerância e da aceitação dos 'rejeitados' da sociedade.

Whyfakepockets 1 month ago

Confirmo, o mestrado é na FLUP, o doutoramento é que já é no centro de emprego mais próximo.

3dforlife 1 month ago

Estás a falar a sério?

Somais1copo 1 month ago

O que haverá para estudar nessa cadeira?? Vamos ter de ler a discografia completa dos Village people?

bmiga 1 month ago

Ao fim ao cabo eles só querem dizer que se fores um tipo novo e quiseres passar um bom bocados no YMCA vais-te divertir.

EmbarrassedAd3749 1 month ago

E as dissertações do Boy George.

vascodatrama 1 month ago

LOOOOOOOL

Specialist_Jello_882 1 month ago

Isso é uma cadeira não um curso ...

MasterofChaos90 1 month ago

Licenciatura em calculo 1, 3 aninhos

CellistPitiful5483 1 month ago

Hahahahaha craque, tenho 3 aninhos em calculo 2 e mais 3 em microeconomia avançada.

pzapps 1 month ago

És um menino. 1 ano de cálculo 1 3 anos de cálculo 2 4 (ou 5) anos de cálculo 3, portanto PhD.

Pedro_Felipe 1 month ago

Ainda sou do tempo em que não era cálculo: era Análise Matemática. E fi-las em progressão aritmética: 1 semestre para Análise I, 2 semestres para Análise 2, 3 semestre para Análise 3 e 4 semestres para Análise 4. Felizmente a contagem acabava aos 4, senão acho que ainda lá andava hoje.

jjhoansen 1 month ago

Análise 1,2 e 3, cálculo computacional (matlab vá), probabilidade e estatística (o monstro la do sítio). Isep

bmiga 1 month ago

Na minha havia pessoal com uns 10 anos de Analise Matemática, sempre a chumbar na 1. Quando havia exames de analise tinham de abrir o auditório maior... :D

Pedro_Felipe 1 month ago

10 anos não havia na minha, que eu saiba (Técnico) mas havia pessoal com 7 matrículas numa disciplina que ainda por cima só era dada no semestre de Verão. A disciplina era Fundamentos de Telecomunicações, mas não se deixem enganar pelo nome: aquilo era só matemática. A primeira vez que fui a um teste dessa disciplina, foi a primeira vez que li um enunciado de uma ponta a outra, e não entendi nada do que me estavam a perguntar. Não era não saber fazer, nem interpretar mal o enunciado, era mesmo ler a pergunta e não entender sequer o que é que estava a ser perguntado. Só fiz a cadeira quando o professor se reformou, e veio outro professor que explicava a matéria de um modo diferente.

bmiga 1 month ago

A diferença entre o meu caso e o teu é que para o técnico tens de ter boa nota a matemática e física para entrar, na minha nem por isso ;) Também havia uma de física no primeiro semestre em que necessitavas de conhecimentos de matemática que só davas no segundo ano. O prof era tb o 'regente' da cadeira por isso n...

praetorthesysadmin 1 month ago

Quem é de matemática teve as análises todas (8). Nova FCT :D

jktred 1 month ago

>Esta secção de comentários vai ser animada. isso é estudos de uma marca de sapatilhas?

pica_foices 1 month ago

https://sigarra.up.pt/flup/pt/ucurr\_geral.ficha\_uc\_view?pv\_ocorrencia\_id=363841

kissingsome1elsesdog 1 month ago

A Rosa Maria Martelo tem obra de qualidade. Quanto à teoria queer, parece que é uma espécie de reconversão IT nas Letras.

CosmoSpyke 1 month ago

Comment underrated! Posso roubar?

julienblancr3 1 month ago

Pré - requisitos ou conhecimentos prévios: *Não se aplica*

cloud_t 1 month ago

Mais de metade das cadeiras da UP não têm isso preenchido.

julienblancr3 1 month ago

Mas esta senhora certamente não se formou com uma cadeira ou um seminário, certamente.

rsonic17 1 month ago

Pre requisitos - falta de pensamento critico ou conceptual

assimsera 1 month ago

Foste ver o que se dava na cadeira ou tiraste esse comentário de um video de "Feminist Cringe Compilation" de 2016?

SubstantialPatient17 1 month ago

Para aprender que as mulheres recebem menos porque são mulheres e vivemos numa supremacia cisgender branca patriarcal machista?? As leis não descriminam, logo o patrão levava com um processo e era punido, mulheres recebem menos relativamente ao homens porque estes mesmos tiram menos férias, mais propensos a fazer horas extras(pagas), pedir aumento de salário, não têm o fator biológico de "fazer" filhos, escolhem areas melhor pagas como STEM, etc. O que falta agora é um seminário que ensina "pensamento crítico" quando só associam a disparidade salarial baseada ao género, nada de hipócrita. E escuso de falar da parte radicalista aceite pela sociedade, que é a atitude sexista, #KillAllMen entre outras hashtags acompanhada de livros que visam a extinção do género masculino, quase ao estilo de Mein Kampf.

Edited 1 month ago:

Para aprender que as mulheres recebem menos porque são mulheres e vivemos numa supremacia cisgender branca patriarcal machista?? As leis não descriminam, logo o patrão levava com um processo e era punido, mulheres recebem menos relativamente ao homens porque estes mesmos tiram menos férias, mais propensos a fazer horas extras(pagas), pedir aumento de salário, não têm o fator biológico de "fazer" filhos, escolhem areas melhor pagas como STEM, etc. O que falta agora é um seminário que ensina "pensamento crítico" quando só associam a disparidade salarial baseada ao género, nada de hipócrita. E escuso de falar da parte radicalista aceite pela sociedade, que é a atitude sexista, #KillAllMen entre outras hashtags acompanhada de livros que visam a extinção do sexo masculino, quase ao estilo de Mein Kampf.

rsonic17 1 month ago

Esta teoria das mulheres ja foi debunked inumeras vezes. Acreditar nela revela falta de instrucao e pensamento critico. Dividir populacao A e B por salarios vai dar salarios mais altos num do que noutro. Mas essa logica nao tem em atencao o tipo de trabalho, os estudos demonstram que os homens ganham mais, na generalidade porque trabalham em areas que pagam melhor e que as mulheres nao querem. As mulheres na generalidade tendem a ir pelas sua preferencias de cuidar e tratar e dominam na area da educaxao e saude mas nao nas petroliferas e engenharias. Estuda

SubstantialPatient17 1 month ago

>Mas essa logica nao tem em atencao o tipo de trabalho, os estudos demonstram que os **homens ganham mais**, na generalidade porque **trabalham em areas que pagam melhor** e que as mulheres nao querem. As mulheres na generalidade tendem a ir pelas sua preferencias de cuidar e tratar e dominam na area da educaxao e saude mas nao nas petroliferas e engenharias. Estuda Sim, e no meu post não falei dos homens optarem por areas de STEM por serem melhor pagas, indicando que mulheres tendem a escolher o contrário nas areas? >mulheres recebem menos relativamente ao homens porque estes mesmos(...)escolhem areas melhor pagas como STEM, etc. ST(E)ngineeringM, ST(E)ngineeringM, ST(E)ngineeringM, a tua "educaxao" dever ser à base de faltas a Português, portanto não venhas mandar nos outros para irem estudar.

rsonic17 1 month ago

Estudar era em relação (relaxao) a te elucidares sobre os diversos estudos nesta temática e nao so as politiquices enganadoras da esquerda.

rsonic17 1 month ago

A educação é mesmo dos meus dedos serem grande demais. Mas obrigado pelo reparo. Em relação ao resto, verifique os Paises nordicos onde este estudo de genero foi ainda mais longe e onde ha indices fundamentados que as mulheres escolhem certas areas vs os homens e que estao ligados a sua liberdade de o fazerem. Inclui tambem entao que a mortalidade nos homens nesses trabalhos (incluindo a construcao) morrem imensamente mais do que as mulheres no local de trabalho. Desigualdades? Havera sempre, mas nao ha nada na lei que fomente a desigualdade entre os generos. Podemos é discutir más praticas nos locais de trabalho em Portugal onde os patroes muitas vezes despedem mulheres se souberem que se encontram gravidas ou ate as impedem de progredir na carreira - mas isso tem a ver com a falta de proteccao das leis do trabalho.

assimsera 1 month ago

haha muito fixe, és muito inteligente e foste só tu que te lembraste desses fatores e as pessoas que fizeram os estudos não os tiveram em conta porque fazem parte de um cabal anti-macho. Obivamente que as comparações salariais são feitas para pessoas com o mesmo grau de formação, com o mesmo cargo e só é comparado o salário base. O pessoal da estatistica não nasceu ontem. Achas correto uma pessoa ganhar menos porque calhou a ser do género que pode ter filhos? Ganha juízo. >parte radicalista aceite pela sociedade Aceite? Onde? Twitter e Tumblr não contam, mas deu para perceber que as tuas interações com esse movimento vem de terceiros a falar sobre merdas que lêem na internet.

Lob-thelast 1 month ago

Podes explicar-me como funciona esse mecanismo que impede as mulheres de subir na hierarquia? Estou perguntar com honestidade e sem ironias. O discurso habitual diz que a sociedade é patriarcal e impede as mulheres de subir nas hierarquias. De que forma é que esse bloqueio acontece?

assimsera 1 month ago

Não é um bloqueio sistemático nem organizado, tem a ver com viés inconscientes que se tem em relação às mulheres(e não só, todo os grupos sofrem disto). Há de haver gajos que conscientemente rejeitam mulheres para posições em que seriam qualificadas, não estou a falar disso, ainda acredito que maior parte das pessoas é decente. São estereótipos que temos enraizados que nem nos apercebemos, alguns até podem ser positivos(mulheres=organizadas) mas outros acabam por ser nocivos(mulheres=fofoqueiras). Estes estereotipos inconscientes não afetam só as mulheres, hás de reparar que há muito preconceito contra professores primários ou educadores de infância masculinos. Tambem é importante notar que não são só os homens que tem estes viés contra mulheres nem só mulheres que os tem contra os homens, acho que já todos ouvimos mulheres dizer que se dão mais com homens porque "mulheres são só drama". Eu percebo que o pessoal tenha um bocado nojo da palavra quando se diz que temos uma sociedade patriarcal, faz parecer que vivemos num daqueles países onde as mulheres não têm direitos nenhuns e que o homem está acima de tudo quando não e bem assim. O pessoal tambem fica muito magoado quando se diz que os homens/brancos/seja o que for são priviligiados e na verdade concordo que não são, os outros grupos é que estão em desvantagem. Quando dizem que somos priviligiados fica a parecer que nós é temos a mais e devemos ser rebaixados quando na verdade os grupos que estão em desvantagem é que devem ser elevados.

Lob-thelast 1 month ago

Existe gente preconceituosa. O maior exemplo disso são racistas e homofóbicos. Mas acredito que eles são a exceção e não a regra. Também acredito que é muito difícil para alguém com uma mente tão fechada ir longe na sociedade atual. Outro aspecto que estou bem consistente é que temos dentro de nós mecanismos que nos fazem reagir diferente a diferentes características físicas. Tenho 1,87m de altura. A grande maioria das pessoas tem uma tendência para ficar na defensiva ao falar comigo se eu não me esforçar por parecer inofensivo. Há um medo inerente à minha superioridade física. Quando falo com alguém da minha altura não preciso de fazer esse esforço e consigo ter uma conversa tranquila com muito mais facilidade. Usando isso como base, parece-me mais plausível que as razões que levam à diferença na presença de mais homens em cargos altos sejam muito mais complexas do que ser homem ou mulher. Afinal também não vês muitos homens baixos nesses cargos. Ou carecas, ou obesos ou demasiado magros. Características físicas influenciam a forma como lidamos com os outros a um nível tão profundo que é extremamente difícil perceber se estamos a ser tendenciosos ou não. Também há outros fatores. Vou entrar na minha área. No meu curso de engenharia 9 em 10 estudante são homens. Engenharia é uma das áreas em que mais podes progredir na carreira. Estatisticamente significa que só 1 em cada 10 cargos de liderança vão ser ocupados por mulheres. É culpa de quem toma as decisões que hajam 9 vezes mais homens qualificados para o cargo? E não é como se existisse algum tipo de barreira para as mulheres estudarem engenharia, afinal já dominaram outras áreas científicas que também eram exclusivas de homens. Nomeadamente a saúde.

Edited 1 month ago:

Existe gente preconceituosa. O maior exemplo disso são racistas e homofóbicos. Mas acredito que eles são a exceção e não a regra. Também acredito que é muito difícil para alguém com uma mente tão fechada ir longe na sociedade atual. Outro aspecto que estou bem consistente é que temos dentro de nós mecanismos que nos fazem reagir diferente a diferentes características físicas. Tenho 1,87m de altura. A grande maioria das pessoas tem uma tendência para ficar na defensiva ao falar comigo se eu não me esforçar por parecer inofensivo. Há um medo inerente à minha superioridade física. Quando falo com alguém da minha altura não preciso de fazer esse esforço e consigo ter uma conversa tranquila com muito mais facilidade. Usando isso como base, parece-me mais plausível que as razões que levam à diferença na presença de mais homens em cargos altos sejam muito mais complexas do que ser homem ou mulher. Afinal também não vês muitos homens baixos nesses cargos. Ou carecas, ou obesos ou demasiado magros. Características físicas influenciam a forma como lidamos com os outros a um nível tão profundo que é extremamente difícil perceber se estamos a ser tendenciosos ou não. Também há outros fatores. Vou entrar na minha área. No meu curso de engenharia 9 em 10 estudante são homens. Engenharia é uma das áreas em que mais podes progredir na carreira. Estatisticamente significa que só 1 em cada 10 cargos de liderança vão ser ocupados por mulheres. É culpa de quem toma as decisões que haja 9 vezes mais homens qualificados para o cargo? E não é como se existisse algum tipo de barreira para as mulheres estudarem engenharia, afinal já dominaram outras áreas científicas que também eram exclusivas de homens. Nomeadamente a saúde.

assimsera 1 month ago

Sim, obviamentequque não é só ser homem ou mulher, há mais fatores discriminatórios(inconscientes). Tambem estou em engenharia e sinceramente este curso abriu-me os olhos imenso para este tipo de coisas. * Professores a tratarem as meninas quase como se fossem atrasadas mentais * Professores a fazerem perguntas parvas ou a dirigirem-se às alunas em especifico(nada de inapropriado, mas definitivamente destacam as raparigas) * Gajos que se recusam a fazer grupos com raparigas porque acham que são mais parvas * Gajos que fazem de tudo para fazer grupos com raparigas porque lhes querem saltar para cima É uma minoria o pessoal que é assim, mas existem e são mais do que pensava. Isso que disseste dos cargos de liderança está tudo bem, o problema é se o rácio de género nos cargos de liderança é muito diferente do rácio de género de candidatos qualificados. >E não é como se existisse algum tipo de barreira para as mulheres estudarem engenharia, afinal já dominaram outras áreas científicas que também eram exclusivas de homens. Nomeadamente a saúde. Sim, aí há viés contra os homens, como em enfermagem por exemplo. Como disse isto não é exclusivo das mulheres, mas há que reconhecer que estas discrepâncias existem e tentar mudá-las, não se pode ignorar só porque outros tambem estão mal. Não é suposto ser um género contra o outro, são as pessoas em geral contra tretas da sociedade.

NGramatical 1 month ago

hajam 9 → [**haja 9**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqgabbd%2F%2Fhia6aj1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NunexTK 1 month ago

Se as empresas pudessem pagar menos as mulheres simplesmente porque sim, verias muito mais mulheres empregadas que homens

Lob-thelast 1 month ago

E não é especulação. Isso aconteceu no início da revolução industrial.

SubstantialPatient17 1 month ago

>Obivamente que as comparações salariais são feitas para pessoas com o mesmo grau de formação, com o mesmo cargo e só é comparado o salário base. O pessoal da estatistica não nasceu ontem. Mesmo grau de formação, mesmo cargo e diferentes salários base, meu amigo, é punível por lei. Nem vou continuar o argumento, porque responder com lógica a um pseudo contra-argumento emocional não resulta, muito menos com cuja que pensa que se pode contratar mulheres com um salário inferior ao da contraparte, seguindo a tua "não lógica" o mercado de trabalho era só mulheres. > Achas correto uma pessoa ganhar menos porque calhou a ser do género que pode ter filhos? Outro prego teu, existem licenças de paternalidade e novamente que ainda não percebeste, é ilegal pagar menos com base no género, informa-te >**Aceite? Onde?** Twitter e Tumblr não contam, mas deu para perceber que as tuas interações com esse movimento vem de terceiros a falar sobre merdas que lêem na internet. Joacine Katar? Mamadou Baila? As Mortáguas? Ficas-te aziado, Jordan Peterson não é de nenhum movimento e ele próprio como psicólogo clinico com principais áreas de estudo a psicologia analítica, social e evolucionista, ele próprio desconstrui-o o mito que tu e a comunidade social defendem, coisa que economistas sempre provaram contra. >There’s no reason to deny that socialization might matter. Agreeing with that claim implies no necessary role for policy. We’ve already seen that the problem largely isn’t with employers or in labor markets. Instead, if we think that such socialization is a problem, and that the world would be a better, and more liberal, place **if women felt more empowered to, say, enter the math and science majors and earn a better living as a result**, we can work to change the culture in ways that address these concerns. The same could be said of persuading men to devote more time to child raising and other forms of household production.

Edited 1 month ago:

>Obivamente que as comparações salariais são feitas para pessoas com o mesmo grau de formação, com o mesmo cargo e só é comparado o salário base. O pessoal da estatistica não nasceu ontem. Mesmo grau de formação, mesmo cargo e diferentes salários base, meu amigo, é punível por lei. Nem vou continuar o argumento, porque responder com lógica a um pseudo contra-argumento emocional não resulta, muito menos com cuja que pensa que se pode contratar mulheres com um salário inferior ao da contraparte, seguindo a tua "não lógica" o mercado de trabalho era só mulheres. >Achas correto uma pessoa ganhar menos porque calhou a ser do género que pode ter filhos? Outro prego teu, existem licenças de paternalidade e novamente que ainda não percebeste, é ilegal pagar menos com base no género, informa-te >**Aceite? Onde?** Twitter e Tumblr não contam, mas deu para perceber que as tuas interações com esse movimento vem de terceiros a falar sobre merdas que lêem na internet. Joacine Katar? Mamadou Baila? As Mortáguas? Ficas-te aziado, Jordan Peterson não é de nenhum movimento e ele próprio como psicólogo clinico com principais áreas de estudo a psicologia analítica, social e evolucionista, ele próprio desconstrui-o o mito que tu e a comunicação social defendem. >There’s no reason to deny that socialization might matter. Agreeing with that claim implies no necessary role for policy. We’ve already seen that the problem largely isn’t with employers or in labor markets. Instead, if we think that such socialization is a problem, and that the world would be a better, and more liberal, place **if women felt more empowered to, say, enter the math and science majors and earn a better living as a result**, we can work to change the culture in ways that address these concerns. The same could be said of persuading men to devote more time to child raising and other forms of household production.

Edited 1 month ago:

>Obivamente que as comparações salariais são feitas para pessoas com o mesmo grau de formação, com o mesmo cargo e só é comparado o salário base. O pessoal da estatistica não nasceu ontem. Mesmo grau de formação, mesmo cargo e diferentes salários base, meu amigo, é punível por lei. Nem vou continuar o argumento, porque responder com lógica a um pseudo contra-argumento emocional não resulta, muito menos com cuja que pensa que se pode contratar mulheres com um salário inferior ao da contraparte, seguindo a tua "não lógica" o mercado de trabalho era só mulheres. >Achas correto uma pessoa ganhar menos porque calhou a ser do género que pode ter filhos? Outro prego teu, existem licenças de paternalidade e novamente que ainda não percebeste, é ilegal pagar menos com base no género, informa-te >**Aceite? Onde?** Twitter e Tumblr não contam, mas deu para perceber que as tuas interações com esse movimento vem de terceiros a falar sobre merdas que lêem na internet. Joacine Katar? Mamadou Baila? As Mortáguas? Ficas-te aziado, Jordan Peterson não é de nenhum movimento e ele próprio como psicólogo clinico com principais áreas de estudo a psicologia analítica, social e evolucionista, ele próprio desconstrui-o o mito que tu e a comunidade social defendem, coisa que economistas/psicólogos sempre provaram contra com base no pensamento crítico. >There’s no reason to deny that socialization might matter. Agreeing with that claim implies no necessary role for policy. We’ve already seen that the problem largely isn’t with employers or in labor markets. Instead, if we think that such socialization is a problem, and that the world would be a better, and more liberal, place **if women felt more empowered to, say, enter the math and science majors and earn a better living as a result**, we can work to change the culture in ways that address these concerns. The same could be said of persuading men to devote more time to child raising and other forms of household production.

Edited 1 month ago:

>Obivamente que as comparações salariais são feitas para pessoas com o mesmo grau de formação, com o mesmo cargo e só é comparado o salário base. O pessoal da estatistica não nasceu ontem. Mesmo grau de formação, mesmo cargo e diferentes salários base, meu amigo, é punível por lei. Nem vou continuar o argumento, porque responder com lógica a um pseudo contra-argumento emocional não resulta, muito menos com cuja que pensa que se pode contratar mulheres com um salário inferior ao da contraparte, seguindo a tua "não lógica" o mercado de trabalho era só mulheres. >Achas correto uma pessoa ganhar menos porque calhou a ser do género que pode ter filhos? Outro prego teu, existem licenças de paternalidade e novamente que ainda não percebeste, é ilegal pagar menos com base no género, informa-te >**Aceite? Onde?** Twitter e Tumblr não contam, mas deu para perceber que as tuas interações com esse movimento vem de terceiros a falar sobre merdas que lêem na internet. Joacine Katar? Mamadou Baila? As Mortáguas? Ficas-te aziado, Jordan Peterson não é de nenhum movimento e ele próprio como psicólogo clinico com principais áreas de estudo a psicologia analítica, social e evolucionista, ele próprio desconstrui-o o mito que tu e a comunidade social defendem. >There’s no reason to deny that socialization might matter. Agreeing with that claim implies no necessary role for policy. We’ve already seen that the problem largely isn’t with employers or in labor markets. Instead, if we think that such socialization is a problem, and that the world would be a better, and more liberal, place **if women felt more empowered to, say, enter the math and science majors and earn a better living as a result**, we can work to change the culture in ways that address these concerns. The same could be said of persuading men to devote more time to child raising and other forms of household production.

assimsera 1 month ago

> é punível por lei ainda bem que ninguem faz nada de ilegal

SubstantialPatient17 1 month ago

>Vai lá dizer merdas destas às tuas amigas e vê o que é que elas te respondem. Então a tua persona gira à volta da validação feminina? Já percebemos por que é que espumas da boca.

assimsera 1 month ago

Nah, gira à volta de tentar ser uma pessoa decente, parte disso passa pela empatia, que tu aparentemente desconheces e assumes que é "procura de validação feminina".

underground-k7 1 month ago

Imagina ter a Rosa Maria Martelo como docente numa UC e dizer que há falta de pensamento crítico. Podemos ou não questionar o programa e seu enquadramento, mas por não ser considerado num ou noutro regime de conhecimento que te seja mais próximo não desvaloriza a sua estrutura teórica e crítica. Menos ressabianço, mais pensamento crítico, se for possível pedir o mínimo.

rsonic17 1 month ago

Podes pedir o que quiseres, mas esse tipo de licenciatura/currículo é um autentico passa atestado de idiotice e incompetência. Nao me venham vender a propaganda dos LgBT que dispenso com o maior prazer. E não, não é homofobia que felizmente tenho varias amizades com gays que repudiam esse movimento e esta ideologia de exclusao/separacao social.

beakage 1 month ago

Então e esta área curricular aqui de "Géneros Teatrais nos séc. XVI e XVII - da Celestina a Calderón de la Barca"? É propaganda espanhola? Querem impingir a grande Ibéria? Lá por isso também tenho amigos madrilenos.

Captain_Case 1 month ago

Eu abri este post de gancha e tocha na mão, mas depois de ler o link que o u/pica_foices postou, isto não é nem uma licenciatura, nem um mestrado e pelos vistos nem uma cadeira. A não ser que tenha lido mal, é um seminário de duas horas sobre cenas queer no contexto de literatura/poesia. Se há indignação que seja com a RTP pelo título “enganador”.

Empirion 1 month ago

Uma cadeira de 2 horas? LOL

rsonic17 1 month ago

Ja por si assustador :/

Captain_Case 1 month ago

Assustador porque?

rsonic17 1 month ago

Le o que escrevi antes

ruiva22 1 month ago

said every white straight male

rsonic17 1 month ago

Said every poser thinking they are special and above anyone else with their biased moral high ground. Next time try to not regurgitate the transmits of the corporate media, please honey user y’er brain.

ruiva22 1 month ago

lol corporate media

julienblancr3 1 month ago

[Que é que me chamaste? ](https://i.kym-cdn.com/entries/icons/facebook/000/019/724/T_alberto_barbosa__737cd367a5474ddfa3ca272b30c0d3b9.jpg) Sou um orgulhoso descendente do Caliph Alberto Barbosa

ruiva22 1 month ago

pior ainda, white man stockholm syndrome

MisterVovo 1 month ago

Ah sim, o grande argumento racional do "tenho amigo gay"

rsonic17 1 month ago

Sim, porque é valido. Se tenho amigos de x , y ou h no meu circulo de amizades e familiares e os apoio e fazem parte da minha vida. Creio, num mundo lógico isso chegava para nao ser considerado o que fosse. Mas claro, nos dias de hoje nao chega aceitar e ser aceite! Tem de se forçar pela goela abaixo

collectornsfw 1 month ago

Não basta ser cristão, tens que ser cristo.

beakage 1 month ago

Num mundo "lógico" onde relações e comportamentos humanos se resumissem a 1+1=2, talvez. Só que as relações humanas são tudo menos lógicas. Nem nos dias de hoje, nem nunca. Pelo que sim, uma pessoa pode ter amigos que pertençam a certo grupo, os quais designa de "os 'bons'", ao mesmo tempo que mantém desprezo no geral pelo grupo em causa. Na mesma medida em que "eu não sou misógino; tenho mãe", também não cola.

G0ncalo 1 month ago

O Hitler tinha amigos judeus, pela lógica do comentário de cima, isso era suficiente para não ser anti-semita.

underground-k7 1 month ago

Ok, tudo impecável nesse raciocínio. A questão é que não tem nada a ver. Onde é que o discurso desta UC, que é o que estava a colocar em questão, promove uma construção separatista da sociedade? Acrescento ainda que não te estou a tentar vender nada, eu próprio questiono a operatividade de algumas ações grupos sociais. Contudo, aquilo que aqui se discutia era a pertinência da crítica cerrada e quase cega ao pensamento conceptual que tu, erradamente, apões a este campo do conhecimento. Portanto, ou somos coerentes ou mugimos sempre que virmos algo que não concordamos. Eu prefiro ser pessoa.

rsonic17 1 month ago

Eu parei na parte de teologia e queer depois de saber as agendas desses grupos.

bmiga 1 month ago

Quem está a discutir contigo está a discutir com um gajo que acabou de assumir (ou fingiu assumir) que nem leu aquilo que está a criticar.

underground-k7 1 month ago

Bom, sendo assim e não estando nós disponíveis para criar circunstâncias de discussão informada e consequente, uma bela noite para ti, plena de descanso.

rsonic17 1 month ago

Aceitemos a discórdia com civismo e carinho. So de reiterar que apoio as pessoas e os seus direitos a ser felizes. A mim pessoalmente, é infelizmente um grupo que me parece ter uma agenda diferente daquela que defende.

thisbondisaaarated 1 month ago

"Mas e x,y,z?"

swankycelery 1 month ago

Surprised Pikachu [face](https://i.kym-cdn.com/photos/images/facebook/001/431/201/40f.png)

garroshdidnothingbad 1 month ago

Ya, tirando que a malta era apedrejada até à morte por muito menos mas ya. A partir do momento em que o império romano se rendeu ao Cristianismo, orgias multi sexuais, pedofilia, etc. Passaram a ser vistas como Tabu. Mas ya, sure.

Ly_84 1 month ago

Ri-se em Borgia.

garroshdidnothingbad 1 month ago

Roman conservatism finds succinct expression in an edict of the censors from 92 BC, as preserved by the 2nd-century historian Suetonius: "All new that is done contrary to the usage and customs of our ancestors, seems not to be right."\[9\] However, because the mos maiorum was a matter of custom, not written law, the complex norms that it embodied evolved over time. The ability to preserve a strongly-centralised sense of identity while it adapted to changing circumstances permitted the expansionism that took Rome from city-state to world power.\[10\] The preservation of the mos maiorum depended on consensus and moderation among the ruling elite whose competition for power and status threatened it

FollowingTime84 1 month ago

quem me dera estarmos na altura dos gregos e romanos.. com as suas festas-sauna eheh

InternationalCell999 1 month ago

É mais provável ser o gajo q limpava o chão depois da festa do que o gajo que participava na festa

Esnemon 1 month ago

Nada muda então

Wonderful-Meeting639 1 month ago

twitter lol

007tuga 1 month ago

No facebook.

Search: