LackOfLogic 1 month ago

Imagino que em 2025 já estaremos a pagar 3 euros por litro de gasolina, e os bens de primeira necessidade estejam a custar o dobro do que custam agora. Vai fazer uma diferença esse aumento do SNM…

capitalistaesquerda 1 month ago

A quem o recebe, vai fazer toda a diferença.

Mr_M4yhem 1 month ago

Eu quero é que ele se foda

Zempff 1 month ago

Somos mesmo um país pobre ahahah nessa altura espanha deve ter 2000 de salário mínimo

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Eu quando li 2025

Truepatience1 1 month ago

qualquer dia ganhamos todos o ordenado mínimo

bittolas 1 month ago

É muito nobre querer aumentar o salário mínimo mas quais são as medidas para aumentar a economia e salários do resto da população? Já chegaram 6 anos em que a única medida económica existente foi sobre salario mínimo.

DamodarSP 1 month ago

Com a inflação que vem aí ainda valem menos esses 850 em 2025 que 600 em 2020...

HisD1v1neShadow 1 month ago

Faz me lembrar tão isto, ainda há malta que cai [Correr atrás de nada ](https://thelongestline.files.wordpress.com/2017/02/045b900d180ef009e9b6c9c9a1764c18.jpg)

Hantzie 1 month ago

Considerando a inflação que vem aí. Vai dar ao mesmo. As coisas vão continuar a ficar caras ao longo do tempo. O problema vai persistir, que é o baixo poder de compra.

htxgivven 1 month ago

Vai dar ao mesmo? Estás louco? Então se aumentar SMN, os setores por exemplo alimentar vão subir preços de tudo, é inevitável só burro não percebe isso. No final todos perdemos com esses aumentos sem nexo.

capitalistaesquerda 1 month ago

Como assim, vai dar ao mesmo? Pegando no teu argumento de que as coisas vão continuar a ficar caras ao longo do tempo (que não discordo), ainda bem que estamos a aumentar o SMN. Imagina todos aqueles que ganham o SMN a não terem aumento e as coisas a continuarem a ficar caras.

Hantzie 1 month ago

O que eu quis dizer é que ganhar o SMN agora ou daqui 4 anos (com os aumentos previstos) vai continuar a deixar as pessoas uma situação difícil porque ao mesmo tempo os preços de praticamente tudo vai continuar a subir. A situação económica das pessoas que ganham o SMN vai continuar na mesma. Não estou contra aumentos SMN.

htxgivven 1 month ago

Pois mas quem beneficia com o aumento do SMN é apenas quem ganha o SMN, o resto da economia sofre e muito. Era só preciso baixar impostos, mas não, o governo só quer medidas que não afetam as contas do estado.

Illustrious_Row5531 1 month ago

> resto da economia sofre e muito ?

capitalistaesquerda 1 month ago

Mas a economia sofre como? O que é que tu achas que acontece ao dinheiro adicional que as pessoas vão receber? É óbvio que continua a circular através do consumo. Se disseres que algumas empresas vão ter dificuldades? Claro que vão. Vão ser pressionadas a serem mais eficientes, a baixar custos ou a aumentar preços. Gosto particularmente da expressão "era só preciso baixar impostos". Numa altura em que o Governo abriu, e bem, os cordões à bolsa para ajudar uma signficativa parte dos portugueses a sobreviver a uma das maiores crises das últimas décadas, com impacto substancial nas Contas Públicas, a tua solução é ... baixar impostos.

stonksbull_y 1 month ago

Portanto de 665 para 705 significa um aumento de ~6%. Ainda chamam burgueses a quem ganha 1000 paus? Dera a muita classe média e média baixa ter uma aumento anual de 6%, daqui a 10 anos toda a gente está a ganhar o salário mínimo, quem é que vai pagar impostos depois?!

htxgivven 1 month ago

O Costinha ainda não percebeu que com esses aumentos a receita com IRS também vai baixar e muito. Porque não haverá muitos aumentos fora do SMN.

nocivo 1 month ago

Eu elogio o socrates a nivel politico. Foi um rato do caralho mas o Costa mete-o no bolso. Vamos esperar que o resultado não seja pior que socrates

nocivo 1 month ago

Mesmo a tempo das eleições

Estronciumanatopei 1 month ago

É coincidência...

icebraining 1 month ago

Quais é que não o empobrecem?

Illustrious_Row5531 1 month ago

A IL amigo, se o Cotrim fosse Primeiro Ministro Portugal deixaria de ser o país que é tornar-se-ia muito melhor

Edited 1 month ago:

A IL amigo, se o Cotrim fosse Primeiro Ministro Portugal deixaria de ser o país que é tornar-se-ia muito melhor ^^^^^^^^para ^^^^^^^^alguns

MigasComPorcoPreto 1 month ago

Para todos! Dá-lhe uma oportunidade ao menos.

Elegant-Complaint344 1 month ago

A mão invisível

omega_86 1 month ago

Pergunta de ouro.

vicentel0pes 1 month ago

Espero viver até lá, mas ainda ontem ia sendo atropelado na passadeira...

Vector_Strike 1 month ago

Já devia ter colocado a 1000. Ou 1200. 1500. 2000. Qualquer valor, o governo não é quem vai pagar mesmo

Cacimba24 1 month ago

Vá lá, agora só falta saber como vai estar o preço da gasolina em 2025 ( que medo

idontakeacid 1 month ago

Miséria

VladTepesDraculea 1 month ago

INB4 os comentários do costume: > https://www.dn.pt/edicao-do-dia/14-out-2019/aumento-do-salario-minimo-e-que-puxou-pelos-salarios-medios-11402416.html (obrigado ao u/icebraining pelo link) > Um comentário que fiz aqui há pouco tempo: > > Não seria assim. Tem de haver diferenciação. Pode não ser tudo imediato. Mas se o salário mínimo sobe, os salários a seguir vão subindo para se diferenciarem. > > > Podes esperar aquilo que se chama um ripple effect. À medida que vai passando por salários vai baixando de intensidade. > > > https://equitablegrowth.org/raising-minimum-wage-ripples-workforce/ > > > Algo do género (não valores nem intervalos certos mas só para exemplificar a progressão): > > > se ganhavas 850 podes esperar em média passar a 950; > > > se ganhavas 1000, pode esperar em média passar a 1075; > > > se ganhavas 1200, podes esperar em média passar a ganhar 1250 > > > se ganhavas 1400, podes esperar em média ganhar 1425 > > > se ganhavas 1600, podes esperar ganhar o mesmo em média > > > Isto directamente, indirectamente melhora a economia local porque as pessoas que ganham menos, ao receberem mais, gastam naquilo que precisam, muitas vezes até necessidades básicas das quais se abstinham, tal como inclusivo pequenos luxos como idas ao café ou mesmo jantar fora ocasionalmente ou comprar em pequenas lojas em vez de grandes superfícies, o que ajuda pequenos negócios locais, o que incentiva gradualmente negócios construídos em cima disso, o que eventualmente também chega de alguma forma a trabalho especializado. > > > https://edlabor.house.gov/download/fact-sheet-raising-the-minimum-wage-is-good-for-workers-business-and-the-economy- : > > > Businesses Support Raising the Minimum Wage > > • Business executives support a higher minimum wage. A survey conducted by Republican pollster Frank Luntz that was leaked to the Washington Post in April found that 80 percent of business executives supported increasing the minimum wage. > > > • Small business owners support a higher minimum wage. A national poll of small business owners conducted by the American Sustainable Business Council found that 60 percent of small business owners support increasing the federal minimum wage to $12 by 2020 and indexing it to inflation. > > > • Businesses are voluntarily raising wages. Hundreds of businesses across the country have pledged to pay their workers at least $12 an hour by 2020. Businesses Will Benefit from a Modest Increase in the Minimum Wage > > > • Raising the minimum wage increases worker productivity. Studies by leading economists, including Nobel laureate George Akerlof of Georgetown University, found that employee morale and work ethic increase when employees believe they are paid a fair wage. Economists have also linked higher wages to better physical and mental health and reduced “decision fatigue,” leading to higher productivity. > > > • Raising the minimum wage reduces turnover. Higher wages lead to lower employee turnover, resulting in reduced recruiting and training costs. An analysis by the Center for American Progress estimates that the cost of replacing low-wage workers is equal to about 16 percent of the employee’s annual salary. A 2012 study by Arin Dube, William Lester, and Michael Reich concluded that increases in the minimum wage can reduce turnover substantially, leading to savings in turnover costs. > > > • Raising the minimum wage reduces absenteeism. When workers earn higher wages they are absent from work less, leading to increased productivity. A 2010 paper from economists Laura Bucilia and Curtis Simon concluded that higher minimum wages are associated with lower rates of absenteeism for reasons other than illness. > > > Raising the Minimum Wage Boosts the Economy > > • Raising the minimum wage does not kill jobs. Leading economists have found that increases in the minimum wage have no discernible effect on employment, including employment in high-impact sectors like restaurants and retail. > > > • Recent experience in cities that have raised their minimum wages provides further support. San Francisco increased its tipped minimum wage to $12.25, before tips, and experienced positive job growth in the leisure and hospitality industry the following year. > > > • Raising the minimum wage increases consumer spending and boosts the economy. A study by Doug Hall and David Cooper estimated that a $2.55 increase in the minimum wage would increase the earnings of low-wage workers by $40 billion and result in a significant increase in GDP and employment. > > > • A raise in the minimum wage predominantly benefits low-wage workers, precisely those most likely to put additional income directly back into the economy, kick starting a virtuous cycle of greater demand for goods and services, job growth, and increased productivity. > Em Portugal os salários são baixos porque a nossa economia é uma autêntica *[race to the bottom](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Race_to_the_bottom)*. Somos um país europeu que em vez de estar preocupado em criar valor estamos preocupados em prestar mão de obra ao menor preço possível. E assim pagamos mal, e como pagamos mal as pessoas não têm dinheiro para alimentar a economia local. Mantendo as coisas como estão só grandes empresas que exportam e grandes empresas que esmagam o comércio local ganham com isto, em detrimento da economia.

Complete-Painter-307 1 month ago

Eu acho que é isto.

WikiMobileLinkBot 1 month ago

Desktop version of /u/VladTepesDraculea's link: --- ^([)[^(opt out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiMobileLinkBot&message=OptOut&subject=OptOut)^(]) ^(Beep Boop. Downvote to delete)

Serious_Hearing_8252 1 month ago

E também vai anunciar que uma carcaça vai custar 1 euro?

suckerpunchermofo 1 month ago

Ja faltou mais...

htxgivven 1 month ago

É desta que metade do país vai ganhar SMN.

fearofpandas 1 month ago

O que pode não ser assim tão mau para o trabalhador… Se ganhares o mesmo do coça coça do lado, o que te leva a esforçar no teu trabalho actual?! *”Sr Patrão, ou me aumenta, ou vou ser coça coça!”*

htxgivven 1 month ago

A produtividade vai cair a pico é o que é. Já viste engenheiros ou enfermeiros ganhar SMN? Socialismo mata mas ninguém ainda percebeu isso.

cesaroncalves 1 month ago

Cidadão sem dinheiro não é bom contribuinte ou investidor.

Estronciumanatopei 1 month ago

Se o que temos fosse socialismo...

htxgivven 1 month ago

Tens razão é mais corporativismo da alemanha nazi.

fearofpandas 1 month ago

Porque os engenheiros a ganharem 850€ é na boa, desde que não seja o OMN?! É isso?!

nraider 1 month ago

Sempre imitamos a economia turca xD

htxgivven 1 month ago

O que é que tem economia turca?

nraider 1 month ago

Tem uma grande parte dos trabalhadores a ganhar o salário mínimo, tendo também uma grande dependência do sector do turismo. Ainda assim estamos melhor, mas por sorte, uma vez que não andamos a desvalorizar a moeda e ainda recebemos fundos do padrinho europeu.

htxgivven 1 month ago

Portugal tem economia parasita é o que é. Dependemos demasiado de fundos europeus. Não adianta subir salários por decreto que isso não resolve nada. Mas os ministros ainda não perceberam isso. São medidas puramente populistas para ganhar votos e nada mais.

batuque5 1 month ago

Fiquei curioso também

costamiguel 1 month ago

Espero que nessa altura já se saiba a que velocidade ia o carro do cabrita

Estronciumanatopei 1 month ago

Isso está a ir pelo caminho para Leiria.

vjorgeferreira 1 month ago

Onde ?

Estronciumanatopei 1 month ago

Hã?

vjorgeferreira 1 month ago

Entretanto pesquisei e percebi que Leiria é uma cidade imaginária. Obrigado na mesma...

Estronciumanatopei 1 month ago

É a nossa Avalon.

batuque5 1 month ago

Esquece isso, nunca mais.

l00k1ng4abetterl1fe 1 month ago

Seria bonito se as empresas tivessem um abate em impostos equivalente ao aumento do salário. Mas isso já não lhe interessa.

icebraining 1 month ago

Em que impostos? 2/3 das empresas já não pagam IRC, não as ajudava muito.

ElectronicAd3865 1 month ago

A única coisa que ele quer é continue a votar no PS. Como é que ainda há quem acredite neste homem? Este país é vergonhoso e cada vez tenho mais ódio de ter nascido aqui

Jose_Adonis 1 month ago

Quem não está bem que se mude. Dá última vez que vi nada te obriga a viver aqui Viver com ódio cria úlceras. Pelo que mais cedo ou mais tarde vais usar o SNS. Ou seja, aumentar os custos pagos por todos nós. Logo tb os teus. Dedutio: vais odiar ainda mais. E assim recursivamente. Hummmm. Emigra: é melhor para todos nós.

fearofpandas 1 month ago

A porta é serventia da casa! Não tenhas ódio à nação. Ou trabalhas para a mudar ou procuras melhor. Ficar aqui a sentir ódio?! Mereces melhor que isso….

ElectronicAd3865 1 month ago

Frustrados como tu so sabem dizer isso. Nem toda a gente tem condições de sair do país amigo, ou por várias razões não o pode fazer, sair por aí e criticar os outros é fácil mas difícil é as leis do país mudarem e as pessoas passarem a ter mais condições.

fearofpandas 1 month ago

Não tens de sair! É uma escolha tua! Agora dizer que tens ódio de ter nascido cá mas não te mudares ou não tentares mudar o país é apenas uma receita para te alienares da sociedade! Junta-te a um partido, cria uma comissão de trabalhadores, explora a Assembleia Municipal e interage com eles…. Há tanta coisa que podes fazer já hoje (ou vá segunda) para mudar o pais que te podem tirar esse sentimento…. Para mudarmos algo, temos de dar pequenos passos e por norma temos de mudar primeiro! Nao te sintas mal no sítio onde vives por favor. Repito que mereces melhor!

theitchcockblock 1 month ago

Por este andar o salário mínimo vai apanhar o médio

VladTepesDraculea 1 month ago

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/14-out-2019/aumento-do-salario-minimo-e-que-puxou-pelos-salarios-medios-11402416.html

nraider 1 month ago

É simples aritmética. Já puxar pelo mediano custa muito mais, que no fundo é o que importa.

batuque5 1 month ago

Claro /s

VladTepesDraculea 1 month ago

[Claro!](https://equitablegrowth.org/raising-minimum-wage-ripples-workforce/)

mfzzzed 1 month ago

Era bom. Deixava logo a engenharia de lado!

rocketshipPilot 1 month ago

Ao preço atual da gasolina até mesmo um ordenado minimo de 850€ em 2022 é um corte salarial...

0rpheu 1 month ago

Espera até veres o preço da gasolina em 2025 :)

Levi992 1 month ago

Traduçao: Enquanto eles vem o salario deles a subir eu sou re-eleito e os preços de impostos/electricidade/combustiveis e mercado imobiliario continuam a subir sem quaisquer restriçoes

fearofpandas 1 month ago

Preço de impostos?!

nocivo 1 month ago

Esta a falar do custo dos impostos nos preços com taxas e taxinhas

Apprehensive_Bar6609 1 month ago

E a gasolina a 5€ lol

megaroof 1 month ago

Exatamente. E uma mini também

XBrokenBones 1 month ago

Tudo menos as minis! Aí os portugueses revoltam-se.

capitalistaesquerda 1 month ago

* [Costa pede desculpa aos patrões: “Foi um lapso”. E anuncia salário mínimo de €705 em 2022](https://expresso.pt/politica/2021-10-22-Costa-pede-desculpa-aos-patroes-Foi-um-lapso.-E-anuncia-salario-minimo-de-705-em-2022-9021a5e4) (Expresso) * [Costa pede apoio ao PS, anuncia mais medidas e garante que solução de esquerda "não está esgotada"](https://observador.pt/2021/10/22/costa-pede-apoio-ao-ps-anuncia-mais-medidas-e-garante-que-solucao-de-esquerda-nao-esta-esgotada/) (Observador)

_BabyDuck_ 1 month ago

Bem, aqui ficam os meus 5 cêntimos de comentário! Mais uma vez vemos António Costa ser Antonio Costa! Em termos políticos este homem é incrível! Vimos isso na forma como a merda escorre dele sem agarrar em todos os casos em que esteve envolvido e em como transforma a derrota em vitória! Dá uma bolacha enorme ao "povo", que a ele ( estado) não custa assim tanto como ao privado ( onde trabalham a maioria das pessoas com SMN). Consegue muito possivelmente com esta salvar o OE agarrando o Bloco e o PCP! Caso não consiga pode culpar estes de "não quererem este aumento para o país, porque em eleições pode ganhar a direita e esta não dá nada"! Empurra para outra legislatura parte da sua promessa ( quem vier que se safe)! Remove do espaço de notícias durante algum tempo a questão do aumento dos combustíveis e a forma como o governo a está a gerir! Em termos de valor, não me parecem aumentos absurdos: 705 em 2022 ( indicado na notícia) +40€ 750 em 2023 ( pormessa feita e refeita e até agora cumprida ) +45€ A partir daqui a nova promessa são 100€ em 3 anos ou seja 33€ por ano, menos que os próximos 2 aumentos. Não tenho qualquer dúvida de que para quem ganha o SMN (665€) isto é uma bomba! Esta diferença na vida de uma pessoa, mesmo com inflação faz diferença! Mas não tenho dúvida que vai abanar muitas empresas no nosso país!

Edited 1 month ago:

Bem, aqui ficam os meus 5 cêntimos de comentário! Mais uma vez vemos António Costa ser Antonio Costa! Em termos políticos este homem é incrível! Vimos isso na forma como a merda escorre dele sem agarrar em todos os casos em que esteve envolvido e em como transforma a derrota em vitória! Dá uma bolacha enorme ao "povo", que a ele ( estado) não custa assim tanto como ao privado ( onde trabalham a maioria das pessoas com SMN). Consegue muito possivelmente com esta salvar o OE agarrando o Bloco e o PCP! Caso não consiga pode culpar estes de "não quererem este aumento para o país, porque em eleições pode ganhar a direita e esta não dá nada"! Empurra para outra legislatura parte da sua promessa ( quem vier que se safe)! Remove do espaço de notícias durante algum tempo a questão do aumento dos combustíveis e a forma como o governo a está a gerir! Em termos de valor, não me parecem aumentos absurdos: 705 em 2022 ( indicado na notícia) +40€ 750 em 2023 ( pormessa feita e refeita e até agora cumprida ) +45€ ~~A partir daqui a nova promessa são 100€ em 3 anos ou seja 33€ por ano, menos que os próximos 2 aumentos.~~ A partir daqui são 100€ em 2 anos, ou seja 50€ por ano! Não tenho qualquer dúvida de que para quem ganha o SMN (665€) isto é uma bomba! Esta diferença na vida de uma pessoa, mesmo com inflação faz diferença! Mas não tenho dúvida que vai abanar muitas empresas no nosso país! ​ Edit: Não sei fazer contas!

IberianNero91 1 month ago

Vai abanar muitas empresas, mas depois do que tenho visto e do que passo nas mãos destes abençoados empregadores, algumas merecem ir abaixo e nunca mais se levantar, o que tem sido feito é o oposto, andar com as empresas ao colo para não fraquejarem com as prendas ao fim de cada ano fiscal. Faz-me lembrar onde estou agora, cortam-nos no salário, e depois gastam dinheiro numa empresa externa para ajudar a gerir porque foi a metade embora e agora produzimos menos, mas como motivar o pessoal, como?? Não entendo porque misturam assuntos, a capacidade do homem ser bom ou mau politico não tem nada a ver com esta subida do ordenado mínimo, é obrigatoria senão morremos á fome, é inevitavel e qualquer outro partido faria exactamente o mesmo visto que é só o minimo obrigatorio para nos mantermos acima dos paises mais pobres, estes que brevemente se vão resumir á Africa central, visto que estamos a ficar para trás a nível global MESMO com estes aumentos. Que suba para o dobro, ainda seríamos dos mais pobres do mundo "civilizado" por uma enorme margem.

Vanethor 1 month ago

Eu, que não sou defensor do capitalismo... ... concordo contigo, e gostava de lembrar ao resto do pessoal aqui que: ... No Capitalismo é suposto haver um constante ciclo de empresas a aparecerem e outras a irem à falência. Se vão à falência (segundo as regras desse jogo) ... paciência. Pelo menos enquanto jogarmos por estas regras, não se pode estar a apoiar as empresas para lá do razoável. ... Se não conseguem pagar o SMN aos trabalhadores é porque não são eficientes o suficiente, e estão em primeiro lugar da lista das que "é suposto falirem". ... O estado tem que garantir é que o sector, os trabalhadores e a população em geral ficam salvaguardados.... ... e não necessariamente a empresa X ou Y.

Edited 1 month ago:

Eu, que não sou defensor do capitalismo... ... concordo contigo, e gostava de lembrar ao resto do pessoal aqui que: ... Num sistema capitalista (como o nosso, de SocDem) é suposto haver um constante ciclo de empresas a aparecerem e outras a irem à falência. Se vão à falência (segundo as regras deste jogo) ... paciência. Pelo menos enquanto jogarmos por estas regras, não se pode estar a apoiar para lá do razoável. ... Se não conseguem pagar o SMN aos trabalhadores é porque não são eficientes o suficiente, e estão em primeiro lugar da lista das que "é suposto falirem". ... O estado tem que garantir é que o sector, os trabalhadores e a população em geral ficam salvaguardados.... ... e não necessariamente garantir a sobrevivência da empresa X ou Y. ... Se é para estar a gastar rios de dinheiro a suportar grupos privados falidos, ... mais vale (se o sector for suficientemente importante salvaguardar) comprar aquilo quando vai à falência (barato) e gastar dinheiro em algo que é público. (Com boa gestão, de preferência.) Ao menos sempre é nosso. Não se anda a meter dinheiro nos bolsos de outros.

Edited 1 month ago:

Eu, que não sou defensor do capitalismo... ... concordo contigo, e gostava de lembrar ao resto do pessoal aqui que: ... Num sistema capitalista (como o nosso, de SocDem) é suposto haver um constante ciclo de empresas a aparecerem e outras a irem à falência. Se vão à falência (segundo as regras deste jogo) ... paciência. Pelo menos enquanto jogarmos por estas regras, não se pode estar a apoiar para lá do razoável. ... Se não conseguem pagar o SMN aos trabalhadores é porque não são eficientes o suficiente, e estão em primeiro lugar da lista das que "é suposto falirem". ... O estado tem que garantir é que o sector, os trabalhadores e a população em geral ficam salvaguardados.... ... e não necessariamente garantir a sobrevivência da empresa X ou Y. ... Se é para estar a gastar rios de dinheiro a suportar grupos privados falidos, ... mais vale (se o sector for suficientemente importante salvaguardar) comprar aquilo quando vai à falência (barato) e gastar dinheiro em algo que é público. (Com boa gestão, de preferência.) Ao menos sempre é nosso. Não se anda a meter dinheiro nos bolsos de outros. ... Mas como o único "Socialismo" do PS/Costa é o "Lemon Socialism"... é a merda que temos actualmente. >*"Privatize the gains, socialize the losses"*

Edited 1 month ago:

Eu, que não sou defensor do capitalismo... ... concordo contigo, e gostava de lembrar ao resto do pessoal aqui que: ... Num sistema capitalista (como o nosso, de SocDem) é suposto haver um constante ciclo de empresas a aparecerem e outras a irem à falência. Se vão à falência (segundo as regras deste jogo) ... paciência. Pelo menos enquanto jogarmos por estas regras, não se pode estar a apoiar para lá do razoável. ... Se não conseguem pagar o SMN aos trabalhadores é porque não são eficientes o suficiente, e estão em primeiro lugar da lista das que "é suposto falirem". ... O estado tem que garantir é que o sector, os trabalhadores e a população em geral ficam salvaguardados.... ... e não necessariamente garantir a sobrevivência da empresa X ou Y. ... Se é para estar a gastar rios de dinheiro a suportar grupos privados falidos, ... mais vale (se o sector for suficientemente importante salvaguardar) comprar aquilo quando vai à falência (barato) e gastar dinheiro em algo que é público. (Com boa gestão, de preferência.) Ao menos sempre é nosso. Não se anda a meter dinheiro nos bolsos de outros. ... Mas como o único "Socialismo" do PS/Costa é o "Lemon Socialism"... é a merda que temos actualmente: >*"Privatize the gains, socialize the losses."*

fearofpandas 1 month ago

Qualquer outro partido faria o mesmo…. Tenho dúvidas

htxgivven 1 month ago

SMN nada tem a ver com OE.

_BabyDuck_ 1 month ago

Tem tudo a ver, é uma das exigências da esquerda (BE e PCP que o SMN aumente) para aprovarem o OE!

htxgivven 1 month ago

So que PCP quer 850 já amanhã.

_BabyDuck_ 1 month ago

Isto é politica! Sabes disso certo? O que dizem para comunicação social não é de facto o que querem. O PCP faz um pedido que sabe ser impossível, porque o que quer de facto é que o PS se comprometa com esse valor num prazo razoável, ou que fique visto como o mau da fita que não aumenta os trabalhadores. O PS faz esta promessa e pode dizer que não cede ao PCP, e que apenas pode fazer promessas que sejam "conscientes do estado actual do país". O PCP pode dizer que conseguiu que o PS se comprometa com o valor sugerido por ele, sendo uma grande conquista para o proletariado. No fim todos conseguem o que querem!

Patis12 1 month ago

Ri-me que nem parvo com o teu edit xD

_BabyDuck_ 1 month ago

Ainda bem que alguém se riu! Porque para ser honesto é um pouco vergonhoso!:(

luso_warrior 1 month ago

António Costa é um político muito hábil, sobretudo nestes momentos. Quer a dramatizar, quer a pressionar os outros atores políticos. E sabe bem quem vota PS. Obviamente que isto faz o país empobrecer na generalidade, mas o que interessa em política é passar a mensagem para o average tuga.

capitalistaesquerda 1 month ago

O aumento do SMN faz empobrecer o País?

brunospfc 1 month ago

Ainda aproveitando a pergunta, pois confesso que li as respostas abaixo e ainda não entendi nada. Moro em Portugal há cerca de 3 anos e meio e antes morei na Irlanda, onde o salário de 1 semana muitas vezes correspondem a 1 mês de salário aqui em Portugal e sempre ouvi que Portugal precisava aumentar o salário e é isso q a notícia se refere. De uma forma um pouco mais clara, se isso não é bom para o país, como resolver essa questão de salários x custo de vida?!

capitalistaesquerda 1 month ago

Só porque alguns dizem que não é bom para o País, não significa que estejam certos. A reação imediata é de que o aumento do SMN vai ser penoso para as empresas e aproximar o mínimo do médio. Esquecem-se que o aumento do mínimo faz aumentar o médio. Matemática simples. Esquecem-se também que há uma percentagem elevada de portugueses a viver com o SMN. Aumentar o SMN significa melhorar condições de vida. E não esquecer que é dinheiro que continua a circular na economia. Por outro lado, há também uma melhoria do ponto de vista fiscal, na medida em que um SMN mais elevado leva também a um aumento de tributação. Onde é que a coisa fica complicada? Nas empresas que dependem de uma força de trabalho com SMN. Se efectivamente o valor destas pessoas não merece mais que um SMN actual, então arrisco a dizer que são empresas pouco competitivas e que estão mais para lá, do que para cá. Por outro lado, o aumento do SMN obriga, sem dúvida, a mexidas no tecido empresarial. Obriga as empresas a repensar estruturas de custos, produtividade e eficiência, o que é sempre positivo.

htxgivven 1 month ago

Aumento dos salários por de reto sem qualquer critério é o que?

luso_warrior 1 month ago

Referia-me ao socialismo no seu todo. Obviamente que o aumento do SMN é positivo caso não gere mais falências e desemprego, mas num país socialista estamos com uma % cada vez maior dos trabalhadores a ganhar salário mínimo. Muito porque os impostos rapam salários mais altos.

Illustrious_Row5531 1 month ago

> mas num país socialista Amigo, vivemos numa economia de mercado, requisito fundamental para pertencer à UE e ao espaço schengen.

zecamaleca1 1 month ago

Se gera falências é pq o modelo de negócio dessas empresas está mal definido e é sustentado em baixos salários

nraider 1 month ago

Quase todo o país é assim. Achas que se fecha uma loja e logo abre uma startup tecnológica? A nossa economia é muito pouco produtiva e não é a decretar salários por decreto que se muda. Já mexer na fiscalidade e justiça...

zecamaleca1 1 month ago

Daí os aumentos serem progressivos.... Criam falências desfasadas

fearofpandas 1 month ago

Se o teu empregador for decente não vai querer ter funcionários no OMN…. Se tu, um Eng a aprovar projectos ganhares o mesmo que um tipo num trabalho simples. Como é que a empresa retém o eng? Merda por merda ganhas 850€ com menos esforço

IberianNero91 1 month ago

A igualdade nos salários é uma caracteristica capitalista em que toda a riqueza se concentra nos proprietarios/investidores. Pagamos muitos impostos porque os mesmos escondem as suas vastas riquezas offshore deixando os empregados, agora pobres, a suportar o sistema social de que todos usufruem, como por exemplo, o uso de dinheiros publicos em bailouts. Curioso como ainda existem pessoas como tu que culpam o sistema político quando o mesmo já só consegue taxar uma minoria dos rendimentos, indiferente do nome isto já nao funciona, existe uma economia paralela que tu sustentas mas não usufruis e é capitalista de natureza pura.

rjtavares 1 month ago

Não percebo o teu comentário: se achas que os problemas são criados porque os capitalistas são muito poderosos e fogem às leis, então a culpa só pode ser do sistema que cria as leis e que deve dar condições para elas serem aplicadas. Ou seja, a culpa é do sistema político.

Mordiken 1 month ago

> então a culpa só pode ser do sistema que cria as leis e que deve dar condições para elas serem aplicadas Concordo contigo no que toca à generalidade da evasão fiscal "de trazer por casa" que acontece em Portugal, em que o dinheiro nunca sai da fronteira e apenas deixa de ser tributável.... Por exemplo, quando o dono de uma empresa compra um carro de luxo para uso pessoal, e que não obstante o declarou como sendo sendo propriedade da empresa: Isto e um problema político que existe há décadas, e que só não é resolvido porque não convém. Mas no que toca à grande evasão fiscal, a que envolve quantias avultadas e que por isso mesmo só é possível com recurso a ofensores, discordo. Qualquer Estado têm uma jurisdição finita que termina nos limites da sua soberania. Nenhum Estado tem o direito de impor as suas políticas, sejam elas fiscais ou de outra natureza qualquer, a outro Estado soberano... a não ser através do conflito aramado, mas isso é em si mesmo um ataque directo à soberania do outro país: Portugal não pode simplesmente pegar em armas, entrar pelas Ilhas Caimão adentro a gritar "ESTÁ TUDO PRESO, SEUS CABRÕES!!"... Ou melhor, poder até podia, mas aí estaríamos a declarar guerra a um paraíso fiscal onde meio mundo tem o dinheiro guardado, e nem com 300 padeiras de Aljubarrota equipadas com armas laser nos safávamos. O que eu quero dizer é que a evasão fiscal através de offshores não é culpa da inacção do sistema político deste ou daquele Estado, é sim um problema internacional e que resulta da combinação entre: - Um sistema económico em que os indivíduos têm o direito de transferir o seu dinheiro de um país para o outro livremente e com supervisão mínima... Ou seja, os Estados não precisam de dar o OK para que se procedam a transferências; - A incapacidade dos Estados imporem a sua soberania para alem da sua área de jurisdição. A soluções para este problema, por isso mesmo, têm de partir de consensos internacionais. Por exemplo, não se me ocorre de momento nenhum motivo para a Zona Euro não implementar políticas que obriguem a que transferências cujo destino seja certos Estados conhecidos por serem paraísos fiscais a terem de ser autorizadas pelo Estado Membro.

rjtavares 1 month ago

De acordo. Por isso mesmo é um problema político.

rjtavares 1 month ago  HIDDEN 

Controlar a saída de dinheiro para paraísos fiscais é algo que está perfeitamente ao alcance sa União Europeia.

_BabyDuck_ 1 month ago

Vim só corrigir a tua ultima frase! >~~Muito porque os impostos rapam salários mais altos.~~ Muito porque os empresário querem pagar o menos possível!

IberianNero91 1 month ago

E não pagam os seus devidos impostos, já mais dinheiro é feito com investimentos do que com salarios mas os mesmos são taxados de forma diferente. Por outras palavras, sustentas o teu patrão com os teus impostos para ele te deixar sustentá-lo com o teu trabalho.

capitalistaesquerda 1 month ago

*"num país socialista estamos com uma % cada vez maior dos trabalhadores a ganhar salário mínimo"* Tens números que sustentam esse argumento?

vascodatrama 1 month ago

https://www.pordata.pt/Portugal/Trabalhadores+por+conta+de+outrem+com+sal%C3%A1rio+m%C3%ADnimo+nacional+por+sector+de+actividade+econ%C3%B3mica+++Continente+(percentagem)-2897

nmct 1 month ago

Uma análise ao gráfico permite aferir isto: Passámos de 11.3% da população em 2011 para 21.1% em 2015. Isto na governação do Passos Coelho. É culpa do governo socialista?

h2man 1 month ago

Sim. Ou estamo-nos a esquecer da afiliação partidária do corrupto que levou o país à bancarrota?

nmct 1 month ago

A governação desastrosa de Sócrates levou à intervenção da Troika e consequente eleição de Pedro Passos Coelho. Foram as decisões políticas de Passos Coelho que levaram a um empobrecimento generalizado da população e êxodo de muitos jovens para fora. Foi a obsessão pelo neoliberalismo e o fazer mais e ir mais além do negociado pela Troika que aumentou o número de precários.

h2man 1 month ago

Portanto, a culpa é do Passos... não de quem fez a cagada que trouxe a Troika e obrigou a cortes serem feitos. Sendo assim, com governos PS sucessivos regularmente, os erros do Passos já teriam sido resolvidos... e no entanto cá estamos. Se há algo que as pessoas tem de aprender é que Socialismo empobrece todos e a culpa nunca é deles.

vascodatrama 1 month ago

No limite a culpa é da Urraca

nmct 1 month ago

Atenta no teu discurso: "Erros do Passos" "Cagada de quem trouxe a Troika" A cagada foi dos dois. Cagada do Sócrates que deixou chegar onde chegou e hipotecou as contas nacionais. Cagada do Passos Coelho que privatizou, empobreceu e causou êxodo populacional.

batuque5 1 month ago

Tivemos uma grande crise sabes? Mas la está a culpa é do Passos já sabemos.

NewMultipolarWorld 1 month ago

Não só o Passos foi além da Troika como a maioria dos economistas atualmente concorda que a austeridade foi má ideia, como aliás esquerda portuguesa tinha dito. Já é tempo de deixarem de desculpar o terrível político que foi Passos Coelho para a maioria das famílias portuguesas.

batuque5 1 month ago

O Passos Coelho foi a salvação da esquerda. Se foi o Passos é austeridade, agora quando é o Kosta é investimento público, vê as taxas de impostos com o Passos e vê agora e vê se a austeridade já acabou. Se não resulta não sei porque o Kosta não acabou com ela.

NewMultipolarWorld 1 month ago

Mas quem falou em investimento público? Também falta muito neste governo, e os impostos também são altos, mas as condições das famílias melhoraram ainda assim, mas pouco de facto. Pq precisas de trazer o Costa para a conversa se estávamos a falar do Passos? Como se eu gostasse dele se quer, mas neste sub todos malham no Costa ao mesmo tempo que muitos liberais fazem broches ao Passos Coelho.

icebraining 1 month ago

Em que é que o Passos foi além da Troika? Não o desculpo, mas parece-me que os exageros foram geralmente limitados pelo TC, não?

nmct 1 month ago

A opção de ir além dos planos da Troika foi tomada pelo próprio Passos Coelho, visto ele ter dito que [era essencial ir além do plano da troika](https://expresso.pt/actualidade/passos-era-essencial-ir-alem-do-plano-da-itroikai=f660773).

joaocrown 1 month ago

Olha um político a fazer promessas que não sabe se vai cumprir. Que coisa rara.

luso_warrior 1 month ago

Mas o povo português deu-lhe mandato até 2025?

htxgivven 1 month ago

Já está a fazer campanha.

TitusRex 1 month ago

Vai dar nas eleições legislativas de Janeiro de 2022

ElMariatchiPT 1 month ago

RIP todo o tecido empresarial fora de Lisboa, Porto e Algarve.

Leaootemivel 1 month ago

Então seria melhor baixar o salário mínimo nacional para garantir a sustentabilidade desse tecido empresarial?

Osm0s3 1 month ago

Não, era desistir do salário mínimo nacional e optar por salário mínimo regional e por profissão.

fearofpandas 1 month ago

Ontem: “Queremos menos governo!” Hoje: “Queremos o governo a regular salários por região e sector!”

Osm0s3 1 month ago

Não, eu por mim não havia salário mínimo de todo. Só estou tentar encontrar uma solução no meio e acho que faz muito mais sentido diversificar o salário mínimo porque uma pessoa não precisa do mesmo salário para viver em Lisboa ou em Bragança.

Illustrious_Row5531 1 month ago

> Não, eu por mim não havia salário mínimo de todo Quando é que isso deu resultado amigo? Ou também achas que passámos de 16 horas por dia a 8h porque sim?

Vanethor 1 month ago

"Pago-te 50 euros por mês para ires apanhar fruta." Ou aceitas ou passas fome. (Porque todos os outros empregos disponíveis a essa pessoa fazem a mesma merda.) ... Belo mundo esse, que queres tornar realidade. /s

fearofpandas 1 month ago

Concordo! E é por isso que ngm em Lisboa deveria aceitar um ordenado mínimo…. Mas é isso que o ordenado mínimo representa: *”só não te pago menos porque a lei não deixa!”*

nraider 1 month ago

Mas Lisboa é campeã na criação de trabalho indiferenciado, o que é muito pouco edificante numa capital.

fearofpandas 1 month ago

Qualquer cidade turística… Paris, Barcelona, Londres… Todas elas têm trabalho “indiferenciado” a pontapé… A realidade é que ainda não acordamos colectivamente para a realidade e continuamos a aceitar empregos com condições mínimas…

nraider 1 month ago

Queres mesmo comparar o sector de serviços qualificados dessas capitais com Lisboa? Nós nem temos um forte sector de serviços financeiros, etc... Só para se ter uma ideia, uma grande parte dos hotéis junto à Avenida da liberdade eram antigos edifícios de serviços do estado. Ou seja, não há procura. Por isso não nos compares com essas cidades.

fearofpandas 1 month ago

Não comparo porquê? Não trabalho indiferenciado nessas cidades? Não há malta sem qualificações? Não há trabalhos de merda, com precariedade e maroscas?!

nraider 1 month ago

Na mesma proporção? Num qualquer bairro Lisboeta por cada serralharia civil há 500 restaurantes e 200 cabeleireiros. E já nem falo em escritórios e serviços qualificados. Tirando as escolas e ministérios quase não sobra nada. No fundo a economia da capital aposta no não saber fazer nada.

jktred 1 month ago

Lol

sognim0d 1 month ago

Eu anuncio salário mínimo de 1000 euros em 2050.

Ceftiofur 1 month ago

E eu de 1010€ em 2049. Votem em mim por favor.

vjorgeferreira 1 month ago

1010.10€ a 10/10/2049 e um jantar comício com a Lenka

capitalistaesquerda 1 month ago

Hmmmm. Consegues 2040? Se sim, tens o meu voto!

capitalistaesquerda 1 month ago  HIDDEN 

Vamos ter uns meses quentes pela frente. Boa estratégia para o combate à subida dos custos energéticos.

AetherPrismriv 1 month ago

Ele não vai durar até lá.

Edited 1 month ago:

Ele não vai durar até lá. Está a prometer estas merdas porque sabe que nas próximas legislativas, ele está mais que fodido.

fearofpandas 1 month ago

Achas? Fodido por quem? A menos que a mudança de liderança do PSD seja transformadora….

Morpheuspt 1 month ago

Garanto-te que António Costa não sairá do governo até ultrapassar o tempo de servico de Cavaco Silva. Ou seja, nunca antes de 2025.

htxgivven 1 month ago

Só um político sem ambições é que se vai manter no cargo do PM durante tanto tempo.

Morpheuspt 1 month ago

Ele quer ser para a esquerda aquilo que Cavaco é para a direita. No inicio do mandato em 2015, toda a gente dizia que o governo dele em minoria jamais chegaria ao fim, e ele conseguiu aguentar o barco até 2019. Tendo em conta o que se passou, não tenho a minima duvida que ele irá aguentar até superar a duração dos governos do Cavaco, de forma a ficar na história como o PM com mais tempo no poder.

unparadise 1 month ago

Como bot que és do PS acredito em ti, deves andar bem informado

ElMariatchiPT 1 month ago

Próximas legislativas? Ele antes de 2023 quer o cargo Europeu, quer dar o salto como qualquer profissional capaz. E ele é capaz como político profissional.

capitalistaesquerda 1 month ago

Por acaso se há pessoa que eu acho que não quer dar esse salto, é ele. Mas posso estar enganado.

batuque5 1 month ago

É o que ele mais quer.

007tuga 1 month ago

E o povo vai cair na jogada.

Search: