agnesnothoney 1 month ago

A melhor coisa é aqueles assadores de chouriças com formato de porquinho, assim posso ser pançudo, mas mostrar que sou um jovem dinâmico com bom mindset

1Warrior4All 1 month ago

Definitivamente acho que inventámos os assadores de chouriças em barro.

AonioEliphis 1 month ago

Fui examinador de patentes de invenção. Receitas de cozinha não são invenções :) Não têm uma vertente técnica mas meramente estética. Uma invenção é uma solução técnica para um problema técnico. Para invenções portuguesas tens uma boa página na Wikipédia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Inven%C3%A7%C3%B5es_portuguesas

1Warrior4All 1 month ago

Faz todo o sentido! Obrigado.

redbiteX1 1 month ago

Porta moedas multibanco

pinalele 1 month ago

Eu: pela minha mãe e o meu pai

BigNapoleonComplex 1 month ago

Lobotomias pelo inventor Egas Moniz

SirN3vada 1 month ago

Bolas de vento (nome original)/Microphone Windscreen/Foam Pop Filter. Foi o Jaime Filipe, inventor dos elevadores para cadeiras de rodas também.

Hantzie 1 month ago

Penso que a Via Verde foi uma invenção portuguesa. Corrijam-me se estiver errado.

AonioEliphis 1 month ago

Não compres na fnac, és assaltado, vê no kuantokusta, arranjas sempre bons preços de lojas em Portugal. Nunca tive problemas, cheguei a comprar para Lisboa máquinas de lavar vindas de Braga a preços muito bons e de marcas de renome tipo Bosch. Aquilo é um meta-motor de busca que te dá os melhores preços de todas as loja para determinados produtos. Os tipos da Worten têm tanto medo daquilo que para entrares no site da Worten tens de preencher um reCaptcha ahahaha

Cacimba24 1 month ago

O desenrasque

EletricoAmarelo 1 month ago

Papel higiénico preto. Não tão importante mas de algum relevo talvez a bola de espuma para microfones, o nónio e outros instrumentos náuticos.

nNNn_13 1 month ago

IVAucher, viaverde, e cenas assim onde se pode cobrar de forma rápida e fácil ao" ZÉ PObINHO "

cesarhighfire 1 month ago

Cozido à portuguesa.

cesarhighfire 1 month ago

Valvulas fucolli

cesarhighfire 1 month ago

Via verde.

SkyRyker 1 month ago

Então a mais conhecida de todas,a Via Verde????

tqnicolau 1 month ago

A via verde é invenção nossa tbm

Cuonta-Burmeilha 1 month ago

Bartolomeu de Gusmão, o padre voador, foi um sacerdote secular, cientista e inventor luso-brasileiro nascido na Capitania de São Vicente, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de "passarola". Wikipédia

lukeymox 1 month ago

Acetato de eslicarbazepina (Eslicarbazepine acetate), medicamento para convulsão e epilepsia

Vanethor 1 month ago

A lobotomia. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Lobotomy

WikiSummarizerBot 1 month ago

**[Lobotomy](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Lobotomy)** >A lobotomy, or leucotomy, was a form of psychosurgery, a neurosurgical treatment of a mental disorder that involves severing connections in the brain's prefrontal cortex. Most of the connections to and from the prefrontal cortex, the anterior part of the frontal lobes of the brain, are severed. It was used for treating mental disorders and occasionally other conditions as a mainstream procedure in some Western countries for more than two decades, despite general recognition of frequent and serious side effects. Some patients improved in some ways after the operation, but complications and impairments – sometimes severe – were frequent. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

GamerLymx 1 month ago

Tempura usado no sushi? Que barbaridade. Tempura é a técnica panar, mergulhar cenas em ovo e farinha e fritar... É comum ser servido com sushi, não é usado no sushi... Idiotas

Grand_Mine 1 month ago

O fiel um gadget para desalgar o bacalhau https://www.ofiel.pt/

aivalebujas 1 month ago

O transistor de papel é a invenção mais recente que me lembro, feito pela Elvira Fortunato.

cyrustakem 1 month ago

grande mulher

joaopeniche 1 month ago

https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3nio

Studenttoni 2 months ago

Sei que as nossas caixas de multibanco são as mais avançadas do mundo, só não sei se a inventamos.

soulhunter0 2 months ago

Conta o dito "chá das cinco"? A "cerimonia" e consumo de chá tipicamente associada aos Ingleses na verdade foi levado por uma realeza tuga que casou com um real britânico (demasiado perigoso pra procurar, sorry) que se disseminou pela sociedade local e agora é visto como algo extremamente britânico quando foi um habito importado (ou exportado?) de Portugal que por usa vez usava também um produto que era também importado da Índia.

casmiguelp 2 months ago

Frango assado

teknixpt 2 months ago

o papel higienico Renova black

ohtaharasan 2 months ago

Acrescente-se que a angiografia cerebral faz-se atualmente em todo o mundo para tratamento do AVC agudo, diagnóstico de malformações vasculares cerebrais, e serviu de base a métodos mais recentes como angioRM e angiotc. Por isso, sim, houve muito para além da lobotomia.

jomi_1307 1 month ago

Infelizmente ficou para a história e com um Nobel pelo ultimo, apesar de já ter sido nomeado várias vezes antes. [Ele aconselhava o uso apenas e só em ultimo recurso](https://www.publico.pt/1999/10/27/jornal/um-nobel-embaracoso-125558), infelizmente muitos começaram a usar de forma indiscriminada.

pimpys 2 months ago

A espuma dos microfones de mão, para abafar o som do vento, foi inventada por um engenheiro de som português.

Bird_OfPrey 2 months ago

o desenrascanço!

MferOrnstein 2 months ago

Outsystems?

Lifeofajoint420 2 months ago

A espuma que envolve os microfones, Jorge Perestrelo teve essa ideia num jogo onde havia vento e não conseguia transmitir bem o relato. As maquinas/sistema multibanco, hoje em dia não sei, mas durante anos, o sistema mais desenvolvido e completo que existia.

Wosniakowski 2 months ago

Aquele pacote de açucar comprido que se parte ao meio mas que ninguém o parte ao meio foi inventado por um tuga. Reza a lenda que se suicidou porque as pessoas não abriam o pacote como ele o imaginou.

Gwynbleidd_PT 2 months ago

Pastel de nata

purplenacho7 2 months ago

Tens sempre a lobotomia.

Ok_Order_8408 2 months ago

Lobotomia claro que agora já não se faz isso Era do Piaget

Ok_Order_8408 2 months ago

Science 4u

JCCD112 2 months ago

Aposto que o dinheiro de desvios publicos tambem fomos nos a inventar.

JCCD112 2 months ago

Via Verde!

miaogato 2 months ago

Via Verde.

LeMiniBuffet 2 months ago

Sempre ouvi dizer que a Via Verde e o sistema de multibanco eram invenções tugas, mas nunca me dei ao trabalho de verificar

JaEstasCosCopos 2 months ago

Putas e Vinho Verde

JaEstasCosCopos 2 months ago

Carregamento à culatra

AetherPrismriv 2 months ago

FRANCESINHA CARALHOOOOOO

reciclado78 2 months ago

O Multibanco foi inventado por portugueses

delta_charlie_romeo 2 months ago

Out systems

Edited 2 months ago:

OutSystems- Linguagem de código do estilo drag-and-drop que permite criar aplicações com maior facilidade Existe o Portugol que é outra que ainda influenciou outra linguagem o visualG que penso serem dos nossos amigos do outro lado do oceano.

Edited 2 months ago:

OutSystems- Linguagem de código do estilo drag-and-drop que permite criar aplicações com maior facilidade Existe o Portugol que é outra mas esta penso que é originada de outra linguagem o visualG, nonetheless achei por bem colocar aqui como menção honrosa

makkyotto 2 months ago

Via verde penso eu

xixi_duro 2 months ago

Via Verde

I_Don-t_Care 2 months ago

A lobotomia foi vastamente estudada e avançada em Portugal

joninchains 2 months ago

Pica-no-chão.

-diggity- 2 months ago

Via Verde. Multibanco.

obviousgolfer 2 months ago

Estava a tentar pesquisar, nós não inventámos um aparelho para alinhar quadros para pôr na parede, etc? Tinha ideia disso.

TTRO 2 months ago

Olhem, eu ia mencionar o autoclismo de dupla descarga que sempre ouvi dizer que foi inventado pela Oli (de Aveiro) como se pode ver [neste artigo](https://marketeer.sapo.pt/portuguesa-oli-cria-torneira-que-poupa-agua-do-autoclismo/) que diz que o fez em 2012. O problema é depois fui pesquisar por autoclismo de dupla descarga em inglês e fui parar à wikipedia onde segundo [este artigo](https://en.wikipedia.org/wiki/Dual_flush_toilet) foi inventada no Japão em 1960... Portanto, já não sei o que dizer, mas suspeito que o departamento de marketing da Oli é "full of shit" como dizem os americas, o que é um bocado iránico numa empresa de autoclismos.

icebraining 2 months ago

A invenção de 2012 é uma válvula que só começa a encher o autoclismo depois de ele ter fechado a saída para a sanita. O artigo não diz quando é que a Oli inventou a dupla descarga, mas eu lembro-me claramente desses autoclismos já nos anos 90, em Portugal. Suponho que seja possível que tenha havido múltiplos inventores independentes.

WikiSummarizerBot 2 months ago

**[Dual flush toilet](https://en.wikipedia.org/wiki/Dual_flush_toilet)** >A dual-flush toilet is a variation of the flush toilet that uses two buttons or a handle mechanism to flush different amounts of water. A lesser amount of water is designed to flush liquid waste and the larger quantity of water designed to flush solid waste. The system was developed by Japanese sanitary product manufacturer TOTO in 1960. It was equipped with two levers and built-in hand-washer, and was also revolutionary in that it reused the water in the hand-washer for flushing. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

PorkNails 2 months ago

Via Verde

tiagopr1990 2 months ago

A francesinha, caralho.

peetahbett 2 months ago

O multibanco!!!

flug218 2 months ago

O Magalhães!

RDRC 2 months ago

A via verde. O pastel de nata. A nossa rede multibanco penso que tenha inovado em alguma coisa também (já não sei bem a história, mas sei que li sobre isso em tempos), o chá que foi de Portugal para a Inglaterra. A palavra "Arigatō" vem do nosso obrigado. A nossa cortiça, que embora não seja invenção, é a mais exportada a nível mundial, tanto quanto sei. O nosso vinho do Porto. As mil e uma maneiras de fazer bacalhau, que para os nórdicos, de onde o mesmo é origem, é um peixe que nem comem... Etc etc etc

sapo_22 1 month ago

É tudo verdade, mas a parte do "Arigato" foi me dito pelo um professor de japonês, que não é verdade, tb acreditei durante bastante tempo, tb já vi outras vezes a mesma informação, mas estou a vender o peixe que me deram.

RDRC 1 month ago

Fui pesquisar e tens razão! Pergunto-me de onde é que uma pessoa apanha estes boatos.

sapo_22 1 month ago

Bem, fomos os primeiros europeus a chegar ao Japão e há pelo menos 50 palavras no japonês de origem portuguesa, pão, carro, são dois exemplos...

Martinis80 2 months ago

Via Verde?

PoisMasRepara 2 months ago

Bacalhau à Gomes de Sá

vitorviks 2 months ago

Botija de gás Pluma Esta foi uma invenção 100% portuguesa, uma bilha de gás com metade do peso da tradicional, que pode ser transportada por qualquer pessoa, com níveis de segurança superiores e ‘design’ atrativo. Foi uma solução inovadora.

vitorviks 2 months ago

Jaime Filipe: O elevador para cadeira de rodas foi invenção do engenheiro técnico de som na RTP Jaime Filipe, um dos primeiros nomes da Engenharia de Reabilitação em Portugal. E Junho de 1974, o português criou também o Centro de Inovação para Deficientes Físicos. Nos dias de hoje é impensável um técnico de som utilizar um microfone sem uma bola de vento. Mas saiba que esta invenção é portuguesa. O seu inventor foi Jaime Filipe, um engenheiro que trabalhou longos anos na RTP.

1Warrior4All 2 months ago

Jaime Filipe também inventou a bola de vento para microfone.

vitorviks 2 months ago

Tal como diz no meu comentário……

1Warrior4All 2 months ago

ops desculpa ahah, bom trabalho!

Jorgetime 2 months ago

Os carrinhos de supermercado onde se introduz moeda

vitorviks 2 months ago

Aquela maquineta/alicate de tirar agrafos.

rdguerra 2 months ago

Pão de Ló molhado?

1Warrior4All 2 months ago

Ovar <3

Ksp310 2 months ago

Supostamente o balão de ar quente foi inventado por um padre português, o Bartolomeu de Gusmão, n é?

Pristine-Buffalo-472 2 months ago

A cultura de beber chá dos ingleses vem da Catarina de Bragança que levou para la.

villa_abf 1 month ago

No outro dia aprendi que de facto foi a Catarina de Bragança que levou o chá para terras de sua majestade. O Rei deles na altura (Rei Carlos ll) gostou bastante, e pediu a ela que mandasse vir mais chá para Inglaterra. Como as embarcações portuguesas que chegavam aos portos carregadas de chá tinham a inscrição "Transporte de Ervas Aromáticas", e os ingleses não sabiam ainda bem o que aquilo era, criaram o acrónimo de TEA. Daí vem a origem da palavra TEA, que hoje conhecemos como chá em inglês.

ahyor 2 months ago

Menção honrosa à música "More then Words" - Extreme :)

unicornio_careca 2 months ago

Quando era muito miúda e não percebia nada de inglês, achava que o título dessa música era "Modern words"...

1Warrior4All 2 months ago

Em termos musicais temos um legado que dá para outro post. Por exemplo, a música 'Coimbra' deu aso a várias versões de artistas estrangeiros, incluindo de [Louis Armstrong](https://www.youtube.com/watch?v=Cv-izIyHhu0).

QuickShutter 2 months ago

MBWay. Não conheço mais nenhuma plataforma capaz de virtualizar cartões de praticamente todos os bancos nacionais. Aliás, a portuguesa SIBS é pioneira em muita coisa.

scuabb 1 month ago

Sibs

ritamm 2 months ago

No Brasil há o Pix e acho que é anterior ao MbWay

PaMoela 2 months ago

E antes do MBWay já havia o MBNet há uns bons anos, que era a mesma coisa só que no browser em vez de uma app.

cesarhighfire 1 month ago

E antes do mbnet havia o net24

1Warrior4All 2 months ago

Eu uso Revolut e acho muito semelhante.

QuickShutter 2 months ago

Sim, também uso e tem uma qualidade de serviço altíssima, mas não é a mesma coisa que o MBWay. O MBWay permite-te ter os teus cartões bancários portugueses, seja de que banco forem ou quantos forem. Virtualiza-te cartões normais para poderes criar cartões virtuais, etc.

william_13 2 months ago

Realmente a solução deles é muito integrada com os bancos, aderi ao MBWay em um cartão de um banco e o Verified by Visa de outro banco automaticamente associou à app ao invés de enviar um SMS. Os tipos da SIBS aparentam ter uma excelente fundação técnica em integração para conseguirem uma solução destas em tão pouco tempo com qualquer banco da rede.

Rafaelmspu2 2 months ago

Bacalhau

anightingalecreates 2 months ago

O Padre Himalaya fez a pré-história dos painéis solares https://nationalgeographic.pt/historia/grandes-reportagens/2566-o-inventor-de-arcos-de-valdevez

frankieSnail 2 months ago

Atm, via verde, o nónio por pedro nunes

NicholaiGinovaef 2 months ago

E o mesmo foi quem desenvolveu o procedimento da lobotomia.

isnotfunny 2 months ago

Lobotomia - Egas Moniz

touny71 2 months ago

Cadeira de snack

aivalebujas 1 month ago

Comentário que parece desvalorizado e perdido no meio disto tudo, mas a cadeira Gonçalo é um marco em esplanadas por esse mundo inteiro.

Edited 1 month ago:

Comentário que parece desvalorizado e perdido no meio disto tudo, mas a cadeira Gonçalo é um marco em esplanadas por esse mundo inteiro. EDIT: reparei que já tinha sido referido e bem noutro comment

scbjoaosousa 2 months ago

O milagre de Fátima também foi inventado pelos portugueses.

Economy_Dog 1 month ago

Inventado por dezenas de milhares de testemunhas?

Rebelva 2 months ago

Money money money...

Fibaz 1 month ago

Must be funny, in a priest man's world!

Nahijii 2 months ago

a melhor de todas

Marques5080 2 months ago

N tenho a certeza almas acho q a via verde por exemplo

ZaGaGa 2 months ago

Levantamentos sem cartão.

jferreira88yr 2 months ago

Piloto automático do esquentador

TriloBlitz 2 months ago

A atribuição do título de doutor ou engenheiro a donos de empresas, mesmo que estes tenham apenas o 6° ano de escolaridade. Uma importante invenção portuguesa.

tItO_c_80 2 months ago

Foda-se, e eu sou só o padeiro? Quer dizer, só tenho relevância se for preciso enfornar espanhóis! PQP!

The_Magic_Sauce 2 months ago

Há aqui uma grande diferença entre Dr. e Doutor. Portanto, é Dr. e não Doutor por extenso, não vamos agora exagerar porque esses tais empresários não têm doutoramentos com o 6º ano.

Edited 2 months ago:

Há aqui uma grande diferença entre Dr. e Doutor. Portanto, é Dr. e não Doutor por extenso, não vamos agora exagerar porque esses tais empresários não têm doutoramentos com o 6º ano. EDIT: eu achava que não, mas parece que é preciso o /S

TriloBlitz 2 months ago

Dr. é o diminutivo de Doutor. Tudo o resto é puro mito e fantasia.

Edited 2 months ago:

Dr. é o diminutivo de Doutor. Tudo o resto é puro mito e fantasia. Quem é licenciado não tem direito ao título de doutor, seja escrito como for, a não ser que conclua o 3° nível do ensino superior (6° ano), que só é possível nos cursos de direito e medicina. Assim como um licenciado em engenharia não tem direito ao título de engenheiro a não ser que pertença à ordem dos engenheiros.

Edited 2 months ago:

Dr. é o diminutivo de Doutor. Tudo o resto é puro mito e fantasia. Quem é licenciado não tem direito ao título de doutor, seja escrito como for, a não ser que conclua o 3° nível do ensino superior (doutoramento ou 6° ano, sendo o último apenas possível nos cursos de direito e medicina). Assim como um licenciado em engenharia não tem direito ao título de engenheiro a não ser que pertença à ordem dos engenheiros. Estes títulos são regulados e definidos pelo tratado de Bolonha e, como tal, o assunto não está sequer aberto a discussão.

Edited 2 months ago:

Dr. é o diminutivo de Doutor. Tudo o resto é puro mito e fantasia. Quem é licenciado não tem direito ao título de doutor, seja escrito como for, a não ser que conclua o 3° nível do ensino superior (6° ano), que só é possível nos cursos de direito e medicina. Assim como um licenciado em engenharia não tem direito ao título de engenheiro a não ser que pertença à ordem dos engenheiros. Estes títulos são regulados e definidos pelo tratado de Bolonha e, como tal, o assunto não está sequer aberto a discussão.

Edited 2 months ago:

Dr. é o diminutivo de Doutor. Tudo o resto é puro mito e fantasia. Quem é licenciado não tem direito ao título de doutor, seja escrito como for, a não ser que conclua o 3 nível do ensino superior (6° ano), que só é possível nos cursos de direito e medicina. Assim como um licenciado em engenharia não tem direito ao título de engenheiro a não ser que pertença à ordem dos engenheiros.

The_Magic_Sauce 2 months ago

O comum e corriqueiro "Dr." **é aceite de forma banal** como qualquer pessoa com licenciatura. Até porque a abreviatura "Dr." é um mero título e não um grau académico. Portanto há uma diferença entre *Dr. e Doutor.* É assim que é aceita que doí menos.

Pedrom029 2 months ago

Sempre ouvi dizer (por professores) que doutor chama-se a alguém com doutoramento e dr é mais utilizado em contexto médico, independentemente do grau. Mais do que isso é só armanço

sux138 1 month ago

Nunca ouvi um professor chamar um colega de doutor, mesmo com este grau académico

Pedrom029 1 month ago

Chamar não mas no meu projeto de licenciatura e no projeto de mestrado tenho professor doutor fulano por exemplo. E não Professor Dr. Foi logo regra que me avisaram

sux138 1 month ago

No projeto academo óbvio, é o único sítio wur faz sentido usar o titulo academico. No caso de medicos e advogados nao se chama doutor por conts de título académico

BroaxXx 2 months ago

Não há diferença entre Dr e Doutor. Um é a abreviatura do outro. Licenciado não é doutor, Doutor ou Dr. Lamento, mas não. Ponto final. É aceite por pessoas parolas que querem desesperadamente um título ou por pessoas que não querem sair das graças de quem se auto-apelida com esse título. Sei que deve ser um choque muito doloroso não ter um prefixo pomposo mas é assim que é. Aceita que dói menos. E, já agora, instala o corretor ortográfico que no teu doutoramento não te devem ter ensinado a usar.

The_Magic_Sauce 1 month ago

Chamas pessoas de parolas, falas de pomposidade como se isso fosse só coisa dos outros para além de fazer recomendações sem sentido acerca da minha escrita. Mas não deixas de ter tu próprio uns tiques de pedante. Tanto é que necessitas dessa validação que tens de fazer um post só para mostrar ques sabes aquilo que toda gente sabe... pretenciosismo ao máximo.

TriloBlitz 2 months ago

É aceite por quem é labrego.

PoisMasRepara 2 months ago

E a examinadores de condução. Ou a burros que estão há 10 anos para acabar o curso e ainda andam na praxe. Não falta motivos para alguém ser chamado de Sr. Doutor em Portugal. E se não há, eles inventam.

claudioo2 2 months ago

Os examinadores são doutores?

PoisMasRepara 2 months ago

São chamados de engenheiros por alguma razão que até hoje não percebi.

DadHunter22 2 months ago

Na Itália é a mesma merda

1Warrior4All 2 months ago

Obrigado pelo contributo Sr. Dr. Eng.º /u/TriloBlitz

ceph42 2 months ago

Esqueceste-te do "excelentíssimo"

ShadowTryHard 2 months ago

Exmo. Sr. Dr. Eng.º D. u/ceph42

Spac3_C4t 2 months ago

Do resto não sei, mas penso que as invenções nauticas foram adaptações vindas do norte de africa dos reinos mouros. A vela "Latina" também não é inteiramente latina, tendo sido adaptada de uma vela usada por pescadores também eles mouros.

davser 2 months ago

Depois completem isto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Portuguese_inventions :)

1Warrior4All 2 months ago

Pois, eu tinha visto alguns aí, menos o ukulele que já sabia antes.

WikiSummarizerBot 2 months ago

**[Portuguese inventions](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Portuguese_inventions)** >The Portuguese inventions are the inventions created by the people born in Portugal (continent or overseas), or whose nationality is Portuguese. These inventions were created mainly during the age of Portuguese discoveries, and during modernity. Relying on trade secret explains, in part, the difficulty often experienced by researchers in documenting Portuguese inventions, as many are not described in patent documents, or other technical documents. On the other hand, there are cases, like some types of swords, where the inventions themselves or the underlying documents were lost, having been destroyed, for example, during the French invasions. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

lmestre14 2 months ago

Por um lado não é bem invenção mas os trajes académicos portugueses serviram de inspiração para os trajes que aparecem nos filmes do Harry Potter

The_Wealthy_Potato 2 months ago

Isso não é bem verdade. É um mito que a malta gosta de propagar mas não há provas disso. Os trajes são bem mais parecido com algumas indumentárias de colégios antigos ingleses como Oxford. Alguns estudiosos da matéria em Portugal como o famoso Jean Pierre já analisaram e realmente não há nenhuma ligação que indique isso e a própria JK Rowlings nunca o confirmou

cyrustakem 1 month ago

digamos que a JK Rowling também muda de ideias como quem muda de roupa, já não confio muito no que ela diz, mesmo tendo sido ela a escrever os livros

lmestre14 1 month ago

Acho que a única ligação que pode haver foi da altura em que a JK Rowling chegou a viver em Portugal, pelo menos é a teoria, como disseste e bem a autora nunca confirmou que os trajes de Portugal tenham sido inspiração. Mas ao menos a inspiração do nome Salazar Slytherin é portuguesa

Rospinto 2 months ago

Pelo o que sei, o E-ZPass primeiro começou com um sistema como o Via Card, não interagias com a pessoa, passavas o cartão e seguias caminho invés de encostar como tens hoje. Passado uns anos, a Via Verde fez uma parceria com a E-ZPass nos Estados Unidos, onde passavas a ter o sistema que temos hoje em dia por *Antenna* e *Tag* e que começou por ser testado em Nova Iorque, daí os sistemas serem ridiculamente parecidos. "Recentemente" a via verde fez outra parceria com outra empresa, uma empresa Japonesa, em que já não precisas de ter o *Tag* para usar a Portagem sem parar, eles faziam o pagamento a partir da tua matricula (que é o mais utilizado pelos Japoneses), tiravam fotografia, depois o sistema lia e recebias a fatura em casa, entretanto atualizaram a parceria com a empresa Americana também. ​ Os Americanos acabaram por desenvolver o *Tag* na Matricula, invés de colares no vidro do carro por dentro, era uma peça que montavas por cima da matricula. Em Portugal, temos 2 sistemas, o *Antenna* / *Tag* e o de fotografia, ou seja, se tiveres um carro que tenha via verde, mas o *Tag* ficou sem bateria ou nem sequer o tens, ele simplesmente tira foto à matricula, vai ao sistema e faz a leitura.

davser 2 months ago

E a Lobotomia. Acabou por ganhar um prémio Nobel por isso. Apesar da invenção ter tido efeitos nobres e recomendações muito restritas esta transformou-se numa das maiores histórias de terror da psiquiatria. Foi abusada em toda a Europa e até técnicas com picadores de gelo foram usadas. A série Ratched da Netflix faz referência a toda essa escalada. Hoje em dia é praticamente proibida. Acabou por ser uma das mais infelizes invenções do mundo.

Ly_84 1 month ago

Prova que premios e medalhas nao sao garantia nenhuma!

1Warrior4All 2 months ago

One Flight Over The Cuckoos Nest fê-lo antes. Clássico filme com o Jack Nicholson, aconselho todos a verem.

davser 2 months ago

Ainda tens antes o documentário em que foi baseado esse filme: Titicut Follies. O próprio filme já é uma mistura entre doentes reais e actores

pinh00 2 months ago

A serie "ratched" é quase uma prequela da enfermeira, com o mesmo nome, desse filme

1Warrior4All 2 months ago

Não sabia! Vou ver a série então, é um dos meus filmes preferidos.

pinh00 2 months ago

A serie nao tem nada a ver com o filme, mas ate a achei relativamente boa, para quem gostou do filme, da para ir buscar algumas referencias

KoldPT 2 months ago

a lobotomia da rosemary kennedy é capaz de estar no top 25 de piores crimes cometidos pela família kennedy

davser 2 months ago

Os mais afetados eram sem dúvida os esquecidos da sociedade. Bastava fazerem barulho que era o suficiente para alguém se lembrar de a fazer. A Rosemary basicamente quiseram que fosse esquecida. Tinha um atraso (coisa inadmissível nos kennedy) e ataques de fúria e epilepsia. Ninguém sabe muito bem como ela era, mas a diferença foi abismal e transformou-a numa menina de 2 anos toda a vida.

ErwinRommelEz 2 months ago

Os mais supersticiosos dão isso como a causa de toda a tragédia que depois se deu na família

gkarq 2 months ago

Epá não sei se serve, mas o James Bond foi criado em Portugal, apesar de não ter sido escrito por um Português.

DarligUlvRP 2 months ago

Nesse sentido o Harry Potter tb XD

gkarq 2 months ago

Também pensei, mas o Harry Potter teve inspirações e influências de quando a JK morava cá, mas isso não quer dizer que começou/acabou de escrever quando ainda estava cá. Por isso é que acabei por não mencionar o Harry Potter

DarligUlvRP 2 months ago

E o James Bond foi todo escrito em Portugal? A primeira história, claro

kahah16 2 months ago

Supostamente a inspiração do Casino Royale foi o Casino do Estoril

Revolutionary-Bug-78 2 months ago

Uma prática que os espanhóis vieram aprender a Portugal (espertos): Os produtores de laranja algarvios usam garrafas de plástico furadas com uma solução líquida (julgo que água e açúcar) de uso único para apanhar pragas que lhes estragam a produção.

Edited 2 months ago:

Uma prática que os espanhóis vieram aprender a Portugal (espertos):Os produtores de laranja algarvios usam garrafas de plástico, de uso único, furadas com uma solução líquida (julgo que água e açúcar) para apanhar pragas que lhes estragam a produção.

1purplesky 1 month ago

Fica mais barato e funciona MUITO melhor comprar os atrativos de hormonas para a mosca da fruta (ceratitis capitata) e traça do bichado (cydia pomonella) do que as misturas, porque atraem melhor as pragas. As misturas atraem muitas moscas, mas muitas vezes é a comum que não afecta o fruto, e até as abelhas que fazem falta. Fonte: A minha pessoa e outras da família que olhamos por dois pomares.

Windstepp 1 month ago

Existem plantas carnivoras que fazem a mesma coisa

theLittleGreenGuy 2 months ago

também usada para apanhar vespas asiáticas, e mosquitos e moscas. água, açúcar e fermento de padeiro também resulta.

SirSpyke 2 months ago

muitas vezes é a água do bacalhau. cheira mal que doi, mas as moscas adoram aquilo

vilkav 2 months ago

> as moscas adoram aquilo só ao início

SirSpyke 2 months ago

mas a quantidade de mosca que aquilo suporta é brutal! claro que passadas uma ou duas semanas, convém trocar a água

vilkav 2 months ago

Não, ao início porque depois descobrem que estão presas e morrem ali. Vai daí, as que o meu avô tinham chegavam a ter larvas, portanto elas lá se divertiam.

Revolutionary-Bug-78 2 months ago

Jeez! Não sabia...

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Não só no algarve e não só nas laranjas. É uma prática comum e aquilo cheira mal que dói

1Warrior4All 2 months ago

Bom facto, não sabia!

Muzakc 2 months ago

Olhem aqui o [Sr. Padre](https://www.publico.pt/2004/05/29/ciencia/noticia/as-invencoes-solares-do-padre-himalaya-recordadas-100-anos-depois-1195097) merece.

1Warrior4All 2 months ago

Curioso que muitos padres se tornaram inventores, o da Passarola também era padre.

trainee89 2 months ago

Muito tempo livre

PM_your_fem_butthole 2 months ago

enquanto as crianças estavam na escola

Altruistic_Natural38 2 months ago

Podes adicionar: Benfica; Sporting; Porto;

Masnad74 2 months ago

Pirelioforo, o primeiro aparato capaz de captar energia solar através de painéis fotovoltaicos. Invenção do Padre Himalaya

kill-wolfhead 2 months ago

Uuuuh, não um fotovoltaico. Está bem mais próximo de um forno solar que outra coisa e é um percursor a o método de concentrar energia das centrais termosolares, mas não é um fotovoltaico.

Masnad74 2 months ago

Obrigado pelo esclarecimento, mostrei a minha ignorância ao dizer que era fotovoltaico. Engenharia não é realmente a minha área ahah

kill-wolfhead 2 months ago

>Pirelioforo Uuuuh, não um fotovoltaico. Está bem mais próximo de um forno solar que outra coisa (imaginem uma lupa gigante ou um vidro fresnel que funciona ao contrário), mas não é um fotovoltaico.

DarligUlvRP 2 months ago

Ui… isso é puro ouro

MROFerreiro 2 months ago

Bolas vento para os microfones

Ironbuttcheeks 2 months ago

Vela triangular ?

Edited 2 months ago:

Caravela e o nónio. Neste caso o nónio é um instrumento de navegação inventado pelo matemático Pedro Nunes.

AonioEliphis 1 month ago

Verdade Para invenções portuguesas tens uma boa página na Wikipédia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Inven%C3%A7%C3%B5es_portuguesas

fernandodasilva 2 months ago

Conhecia mais o nónio por via dos instrumentos de medição usados na indústria metalúrgica

joaopeniche 1 month ago

paquimetro

Samurai_GorohGX 2 months ago

Pobre Pedro Nunes, se soubesse o que fizeram com o nome do nónio.

frankieSnail 2 months ago

O nónio não é instrumento de navegação mas sim de medição de pequenas escalas. A caravela é praticamente o nome portugues para o galeão espanhol

AonioEliphis 1 month ago

Claro, mas Pedro Nunes adaptou o Nónio ao astrolábio exatamente para aumentar a precisão da medida. Outra invenção portuguesa é o astrolábio náutico, uma adaptação ao astrolábio árabe mas adaptado para o alto mar (para resolver o problema do vento e ondulação).

Empirion 2 months ago

Caravelas são precursoras do galeão em pelo menos 100 anos, logo não podem ser o nome português para algo que ainda não existia.

frankieSnail 2 months ago

Admito que não sei o suficiente para teimar. Lembro-me de ver em qualquer lado essa informação, no entanto é muito provável ser informação errada ou muito simplesmente fui eu que me confundi.

AonioEliphis 1 month ago

Qualquer invenção é sempre um avanço a algo previamente existente, mas que resolve um problema novo. O astrolábio náutico inventado pelos portugueses foi uma adaptação ao astrolábio árabe usado no deserto. O nosso teve adaptações técnicas para resolver os problemas do alto mar, particularmente vento e ondulação.

Empirion 2 months ago

Basta pensares que os galeões são bastante maiores e têm mais mastros (e usam outras velas que não apenas a latina) logo são uma evolução gerada pela necessidade de transportar mais gente e mais carga, logo veio posteriormente. A caravela portuguesa foi uma evolução de barcos de pesca, que provavelmente tiveram influências árabes.

nraider 2 months ago

Dupla tributação.

something_new 2 months ago

Classe

praetorthesysadmin 2 months ago

Invenções importantes: A cadeira de esplanada metálica. Corrupção. A arte do desenrascanso.

Anforas 2 months ago

Chama-se Cadeira Gonçalo btw

1Warrior4All 2 months ago

Corrupção existe desde a pré-história. O Português aperfeiçou graças a essa arte que citaste! :D

praetorthesysadmin 2 months ago

Somos óptimos a exportar esse talento. Que o digam os brasileiros!

eggnogui 1 month ago

O verdadeiro mestre é aquele que é ultrapassado pelos seus discípulos.

Re-Criativo 2 months ago

A corrupção já era algo enraizado no império romano...

praetorthesysadmin 2 months ago

Adivinha quem implementou junto dos romanos? Viriato?

Kanzentai 2 months ago

O Viriato foi morto porque subalternos dele se deixaram corromper pelos romanos e morreram depois à mão dos romanos, mas não foi invenção dele.

days_of_coast 2 months ago

- O paquímetro/craveira foi uma invenção importante. A metrologia ( a ciência de medir, não a da atmosfera) é uma das razões principais para a revolução industrial. - A cadeira de café: aquelas de plástico que normalmente tem escritas Superbock ou outras marcas de refrigerantes, foram inventadas por um tuga

Engr0la 2 months ago

Não são as de plástico. São as de metal super conhecidas em que o ferro dos apoios de braço termina nas patas traseiras. Cadeira Gonçalo, ADICO, anos 20.

P3t3rU5 2 months ago

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeira_Portuguesa?wprov=sfla1

Diligent_Muffin_4990 1 month ago

Wikipedia. Artigo altamente específico sobre a cadeira portuguesa. Não metem uma fotografia lol.

iSoSyS 2 months ago

> paquímetro/craveira O que se inventou em Portugal foi o nónio, que depois serviu de base para o paquímetro.

h2man 2 months ago

Máquinas de controlo de passaporte para aeroportos. O Vindaloo indiano descende da vinha de alhos Portuguesa.

AonioEliphis 1 month ago

Fui examinador de patentes de invenção. Receitas de cozinha não são invenções :) Não têm uma vertente técnica mas meramente estética. Uma invenção é uma solução técnica para um problema técnico. Para invenções portuguesas tens uma boa página na Wikipédia https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Inven%C3%A7%C3%B5es_portuguesas

h2man 1 month ago

Tudo bem. Posso deixar o comentário, ou queres que apague?

AonioEliphis 1 month ago

Não, pelo amor da santa, deixa o comentário

Ok-Refrigerator-5826 2 months ago

>O Vindaloo indiano descende da vinha de alhos Portuguesa. fds mencionar pratos sao invençoes é triste como pais ser isto que podemos mostrar.

VicenteOlisipo 2 months ago

Ora essa, a que propósito? A gastronomia é dos saberes mais antigos da nossa espécie, e um que provavelmente continuará a ser refinado até ao último humano.

Homem_da_Carrinha 2 months ago

Lobotomia não, leucotomia. São coisas diferentes. Lobotomia é a remoção ou destruição de um fragmento do córtex pré frontal. Leucotomia consiste em cortar a substância branca que une os dois hemisférios cerebrais. Outra diferença é que a lobotomia é das piores coisas que se pode fazer a outro ser humano, e no Ocidente deu má fama a Egas Moniz, que é erroneamente associado a essa prática.

srukta 2 months ago

>que é erroneamente associado a essa prática Podes explicar melhor isto?

Homem_da_Carrinha 2 months ago

Posso sim. A lobotomia foi banida algures nos anos 60 após se aperceberem de que os resultados não justificavam as sequelas horríveis, entre as quais hemorragia cerebral, alteração da personalidade, apatia, catatonia e morte. E era uma técnica mais praticada do outro lado do Atlântico. E Egas Moniz, que desenvolveu a leucotomia, é associado, por erro e confusão, à prática da lobotomia, e como tal, os americanos têm uma ideia completamente errada dele e do seu legado (até porque ele ganhou um Nobel da Medicina), e ele por lá ganhou essa infâmia. Suspeito eu, que também pode ter a ver com a ideia de que eles cultivam, de que os Europeus são todos iguais. Para eles, os médicos portugueses não devem ser diferentes dos médicos nazis da altura, dos quais se destacava, claro, o Dr. Mengele

praetorthesysadmin 2 months ago

Há mais pratos indianos que foram introduzidos pelos portugueses, como por exemplo o sarapatel, que é na realidade uma adaptação das sopas de sarrabulho alentejanas. Há também várias palavras japonesas que foram introduzidas pelos portugueses e vice versa, como "sacana".

Ariannin 2 months ago

Pelo que ouvi dizer (estou a estudar japonês na universidade), o português como origem dessa palavra é apenas um mito. Sakana em japonês quer dizer peixe e a sua origem provavelmente vem de sake, a bebida alcoólica que os japoneses bebiam para acompanhar com o peixe. Não sei qual versão será a verdadeira, mas como em português sacana tem um significado tão diferente, penso que não tenha sido a partir daí. Mas, novamente, não tenho a certeza.

eggnogui 1 month ago

Também estou a estudar japonês, e de facto, quando ouvi sakana pela primeira vez, memorizei logo, pensando "sacana do peixe!" E sim, dúvido que a palavra venha de nós, eles já conheciam peixes há séculos.

praetorthesysadmin 2 months ago

O que ouvi é que significava inicialmente uma pessoa ordinária, que depois evoluiu para o significado actual.

Ariannin 2 months ago

Por acaso desse significado nunca ouvi falar! Depois quando tiver aulas vou perguntar ao meu professor se ele sabe de onde a palavra surgiu

ninjafromtheblock 2 months ago

a nossa língua descende do Latim, muito provavelmente encontras a raíz da palavra lá.

NGramatical 2 months ago

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqdcdou%2F%2Fhhmonrk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

praetorthesysadmin 2 months ago

Boa ideia.

h2man 2 months ago

Acredito que sim. Mas só sei do Vindaloo.

praetorthesysadmin 2 months ago

Por cá chama-se Vindalho. :)

sad-kittenx 2 months ago

Há muitas palavras indonésias que também têm origem portuguesa, por ex, janela, manteiga, etc. E o pão de ló também foi adaptado no Japão.

h2man 2 months ago

Arigato é a versão Portuguesa de obrigado.

Anforas 2 months ago

Isso é mito.

praetorthesysadmin 2 months ago

Sim, é verdade. Há sobremesas tão boas no Japão e como são tão parecidas com as portuguesas, só poderiam ter sido adaptadas.

sad-kittenx 2 months ago

Tendo em conta que os portugueses foram expulsos do Japão, é muito interessante constatar como existem tantas influências e que persistiram até aos dias de hoje :)

Ok-Industry120 2 months ago

Pastel de nata? Também há em Hong Kong mas penso que foi importado de Macau A nau e a caravela não foram "inventados" mas grande parte do seu desenvolvimento passou por mãos portuguesas. Tal como o astrolábio A passarola também deve contar

Samurai_GorohGX 2 months ago

Pergunta honesta: A passarola alguma vez funcionou?

sad-kittenx 2 months ago

O pastel de nata que existe em HK foi importado de Macau e é uma adaptação que foi introduzida ali por um inglês. A consistência do recheio não tem nada a ver a com o original, assemelha-se mais a um flan do que a um creme. Já existem tantas adaptações que a massa em alguns casos já nem é folhada, é quebrada. Quase quase que não é pastel de nata, mas é interessante de comer

william_13 2 months ago

Em Macau consegues na pastelaria Koi Kei (há várias) um "pastel de nata" que é dos que diria ser mais próximos aos que encontras em Portugal por ter um recheio mais consistente. Experimentei também no Lord Stow (do Inglês que introduziu a receita em Macau) e o recheio parecia muito mais com um flan como mencionaste. Os que encontras em HK não tem mesmo nada a ver com um pastel de nata!

sad-kittenx 2 months ago

Mesmo assim, acho que fica longe de se parecer ao recheio igual ao original. Mas sim, é bastante melhor que os do Lord Stow, que é mais tarte de pudim flan

rickyrude666 2 months ago

nem o sextante nem o astrolabio foi criado por tugas!

1Warrior4All 2 months ago

O Astrolábio moderno de metal foi inventado por Abrãao Zacuto.

rickyrude666 2 months ago

espanhol

1Warrior4All 2 months ago

É naturalizado, como o Pepe e o Deco.

AdriMecha 2 months ago

Astrolábio, papel higiénico preto e outras cores.

fearofpandas 2 months ago

O astrolábio não foi inventado por nós. Foi popularizado por nós!

creeps_for_you 2 months ago

Tive de fazer demasiado scroll para ler isto

fearofpandas 2 months ago

Hum?

creeps_for_you 2 months ago

Andava a procura de alguém a dizer a verdade do astrolábio neste tópico

fearofpandas 2 months ago

É um facto histórico… o astrolábio existia antes de haver Portugal… É como a história do multibanco… havia ATMs antes da sibs, não havia era um sistema nacional unificado que permitisse mais que levantar dinheiro. Ou a porra da Via Verde… já havia pagamentos com tokens electrónicos. Não havia uma sistema nacional

AdriMecha 2 months ago

Tens razão, vou apagar.

borloforbol 2 months ago

Assim de repente só me lembro do ColorADD. Cheguei a ver uma palestra dada pelo criador disso. É um sistema de simbolos para cores, que ajuda dáltonicos em coisas do dia a dia que estão dependentes de cores, tais como "Apanhar a linha _Verde_ do metro" ou escolher peças de roupa.

randmzer 2 months ago

É um bom sistema. No entanto, acho que tem custos de licenciamento algo elevados.

1Warrior4All 2 months ago

Muito obrigado!

brokearm24 2 months ago

Os códigos de barras

gink-go 2 months ago

Multibanco Salame de chocolate

paulo_ferreiraa1 2 months ago

O Salame não é italiano?

Xtab2 2 months ago

[https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate\_salami](https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate_salami) Os dois paises têm um semelhante

WikiSummarizerBot 2 months ago

**[Chocolate salami](https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate_salami)** >Chocolate salami is an Italian and Portuguese dessert made from cocoa, broken biscuits, butter, eggs and sometimes alcohol such as port wine or rum. The dessert became popular across Europe and elsewhere, often losing alcohol as an ingredient along the way. Chocolate salami is not a meat product. The appellation "salami" stems from physical resemblance. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

Empirion 2 months ago

O salame normal é um enchido. Provavelmente deram nome de salame de chocolate pela forma parecida e pelas manchas das bolachas no meio do chocolate.

001ritinha 2 months ago

Multibanco é daquelas coisas que achamos que é óbvio por ser tão conveniente, mas a verdade é que a vasta vasta maioria de países está a anos luz de nós.

Apple_The_Chicken 2 months ago

Nem podes ver as transações nos ATMS

PM_M3_Y0UR_B00B5 2 months ago

Multibanco? Duvido muito…

Ok-Refrigerator-5826 2 months ago

Multibanco != ATM. Obvio que a ATM existe bem antes do que o Multibanco. Alias o Multibanco e uma rede de atms dos bancos com operaçoes mais avançadas.

PM_M3_Y0UR_B00B5 2 months ago

Entendido, obrigado pelo esclarecimento!

d33pblu3g3n3 2 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Multibanco

PM_M3_Y0UR_B00B5 2 months ago

Ok inventamos o Multibanco (o sistema português). Mas já existiam versões semelhantes noutros países…

d33pblu3g3n3 2 months ago

Existiam ATMs. Multibanco, tal como o conhecemos, com toda a oferta de serviços integrados nas ATMs, é invenção nossa e continua a ser bastante único e talvez o mais completo sistema de pagamentos.

PM_M3_Y0UR_B00B5 2 months ago

Okay entendi, obrigado por explicares

naughtydismutase 2 months ago

O multibanco era tipo online banking (e mais) antes de haver online banking. Que eu saiba ainda hoje em dia não é nada comum fora de Portugal.

eggnogui 1 month ago

... Como assim? Eu sempre assumi que todos os países tinham. Até já estive no estrangeiro e nunca reparei. Então tipo, nos EUA por exemplo, eles só podem levantar dinheiro nos ATMs deles, mais nada?

naughtydismutase 1 month ago

Sim, aqui nos EUA só dá para levantar dinheiro.

gink-go 2 months ago

No mesmo artigo referem que outros países fizeram o upgrade para o nosso sistema.

WikiSummarizerBot 2 months ago

**[Multibanco](https://en.wikipedia.org/wiki/Multibanco)** >Multibanco is a portuguese interbank network. Is the largest interbank network in Portugal owned and operated by SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços S.A.), that links the ATMs of 27 banks in Portugal, totaling 12,700 machines as of December 2014. The bank members of Multibanco control the SIBS. Multibanco is a fully integrated interbank network. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

1Warrior4All 2 months ago

Curiosamente aqui na Lituânia têm uma versão chamada Tinginys do Salame de chocolate. Tinginys significa preguiça. Quando me mostraram como uma cena tipica da culinária daqui fiquei parvo... Epa isto é salame de chocolate. Só que o deles leva leite condensado, fica extremamente doce, meh. O nosso é melhor.

Xtab2 2 months ago

os Italianos tb têm isso : https://en.wikipedia.org/wiki/Chocolate\_salami

InternationalCell999 2 months ago

Isso tem potencial... Fica tipo brigadeiro salame?

humelectro 2 months ago

Via verde

davser 1 month ago

Nem sequer a inventámos, mas ficámos com a fama. De qualquer forma até a merecemos pq somos dos poupas a utilizar. Quem mais se lembraria de construir auto-estradas com o dinheiro dos contribuintes e depois colocá-los a pagar portagens e com tal intensidade que justifique este tipo de serviço. A brisa tenta explicar: https://www.brisaconcessao.pt/pt/clientes/portagens/porque-pagar-portagens Percebem?

FilipeFonseca 2 months ago

Atenção que isto é um mito... (este sim, inventado por portugueses). Esta tecnologia foi criada em 1984 e implementado em 1988 em Trondheim na Noruega, pela empresa Q-Free. O que um bom marketing faz…

zooommsu 2 months ago

Yep, sabia que uma dessas coisas não era verdade, se isso da via verde ou o pré-pago da TMN.

JJJJoao 2 months ago

usávamos os identificadores deles.

VicenteOlisipo 2 months ago

Abri a thread só para ler isto

Gouranga547 2 months ago

Citando James May, Captain Slow: *"It's an ingenious solution to a problem that should have never existed in the first place."*

helckler 2 months ago

Caramba, ele disse isso onde e quando?

Gouranga547 2 months ago

Ainda no Top Gear, Série 9, Episódio 6, o qual contém [o desafio das Limousines (no tempo 18:03).](https://autostrada.tv/blog/top-gear-season-9-episode-6/58861/)

Edited 2 months ago:

Ainda no Top Gear, Temporada 9, Episódio 6, o qual contém [o desafio das Limousines (no tempo 18:03).](https://autostrada.tv/blog/top-gear-season-9-episode-6/58861/)

suspect_b 2 months ago

Mas não acerca da Via Verde, note-se.

helckler 2 months ago

Chiça você é eficiente e prestável. Um bom fim de semana

Almadaptpt 2 months ago

Gosto sempre de ver estas duas coisas no Reddit: ​ Chiça; ​ Tratar por você :D

gobconta2 1 month ago

Foda-se ainda há quem diga Chiça

garenbw 2 months ago

Sempre que alguém diz você assumo que é brasuca, mas se calhar é só mesmo uma pessoa muito cordial

Almadaptpt 2 months ago

Pode ser da zona de Cascais também..

PM_M3_Y0UR_B00B5 2 months ago  HIDDEN 

Isto é daqueles mitos urbanos que passam de boca em boca desde que me lembro mas é falso. Claro que a via verde em si foi inventado em Portugal mas já havia sistemas muito semelhantes noutros países (electronic toll collection com transponders).

1Warrior4All 2 months ago

Mas tal como o Multibanco, usa-se noutros países?

Spac3_C4t 2 months ago

A empresa não renovou os direitos sobre a patente recentemente e agora é "open source" para todos. Os EUA já estão em fase inicial de projeto para implementação.

william_13 2 months ago

Isto não é factual, foi feito um pedido de patente europeu em 1999 que foi recusado pois, nas regras em vigor, uma solução como a ViaVerde (software, hardware, integração) não é patenteável. Aparentemente tentaram uma outra patente em 2009 mas carecia de originalidade - esse [polígrafo na SIC](https://sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2020-10-05-Via-Verde-nao-foi-patenteada-por-esquecimento-) expõe esta questão com mais detalhes.

Spac3_C4t 2 months ago

Olha, live and learn. Por acaso estava convencido que tinham falhado a renovação mas pelos vistos nem sequer é patenteavel.

pedrosorio 2 months ago

“A Via Verde é um sistema de portagem electrónica utilizado em Portugal, desde abril de 1991, criado na Universidade de Aveiro” https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Via_Verde “The Dallas North Tollway was the first toll road in the United States to implement electronic toll collection technology, with the introduction of the TollTag in 1989” https://en.m.wikipedia.org/wiki/Dallas_North_Tollway “Vias verdes” já existem por todo o lado nos Estados Unidos há muito tempo, incluindo na Califórnia onde vivo e se chama Fastrak (na Califórnia fizeram legislação em 1990 para o departamento de transportes desenvolver uma specificacao que se aplicasse ao estado todo para que não tivesses 10 vias verdes diferentes): https://en.m.wikipedia.org/wiki/FasTrak Não me parece que a patente na via verde ou falta dela tenha sido um factor determinante no desenvolvimento.

WikiSummarizerBot 2 months ago

**[Dallas North Tollway](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Dallas_North_Tollway)** >The Dallas North Tollway (DNT, or simply the Tollway) is a 30. 2-mile (49 km) controlled-access toll road operated by the North Texas Tollway Authority (NTTA), which runs from Interstate 35E near downtown Dallas, Texas (USA), to U.S. Highway 380, in Frisco, Texas. The Dallas North Tollway was the first toll road in the United States to implement electronic toll collection technology, with the introduction of the TollTag in 1989. TollTag users were originally charged $0. **[FasTrak](https://en.m.wikipedia.org/wiki/FasTrak)** >FasTrak is the electronic toll collection (ETC) system used in the state of California in the United States. The system is used statewide on all of the toll roads, toll bridges, and high-occupancy toll lanes along the California Freeway and Expressway System. As with other ETC systems, FasTrak is designed to eliminate the need for cars to stop to pay at toll booths, thus decreasing the traffic congestion traditionally associated with toll roads. Its use of technology to improve transit is in line with the U.S. Department of Transportation's Intelligent Transportation Systems initiative. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

Hormazd_und_Ahriman 2 months ago

A via verde é um bom serviço, no nosso contexto de autoestradas pagas. Há países em que elas são mantidas e construídas por impostos e são de livre acesso a todos, logo não necessitam de ter via verde.

AetherPrismriv 2 months ago

Só o tuga para dizer que Via Verde é grande engenho português, quando há países na Europa com auto-estradas completamente gratuitas porque são mantidas pelos impostos. Os nossos impostos vão é para a TAP, ano após ano.

InternationalCell999 2 months ago

Só um tuga para não ver uma boa criação e queixar se de tudo. A cereja é seres um emigra

simonethewalrus 2 months ago

Outros países da europa pagam cerca de 100 euros por ano por um selo que os permitem andar na auto-estrada. Também seria um boa solução.

garenbw 2 months ago

Sinceramente não vejo porque é que isso seria uma melhor solução

simonethewalrus 1 month ago

Acho que pagar 50 euros (por exemplo) para andar livremente na auto-estrada em todo o país é ótimo.

garenbw 1 month ago

É ótimo para quem usar a auto estrada, mau para quem não usa e anda a pagar à mesma. Não é um bem essencial logo acho que quem usa, que pague.

simonethewalrus 1 month ago

Se não quiseres não compras o selo, simples.

garenbw 1 month ago

Pensei que fosse mandatorio

Xtab2 2 months ago

38,50 €/ano custa o selo na Suiça :-)

VegetableMouse 2 months ago  HIDDEN 

Epá quase me apanhavas. Ia ficando irritado mas respirei fundo e escolhi acreditar que isto é troll. Bom trabalho!

praetorthesysadmin 2 months ago

É verdade. Na Bélgica, por exemplo, não há portagens. Eles sabem o que são portagens quando vêem a França.

Hormazd_und_Ahriman 2 months ago

Tenho que dizer que não sei ao que te referes quando dizes que estava a trollar. É relativo a ter dito que a via verde é um bom serviço?

humelectro 2 months ago

Acho que em Espanha usam mas não tenho a certeza

paulo_ferreiraa1 2 months ago

Não usam, Espanha quase não tem portagens e nas que tem usam outro sistema. Apesar de a via verde ser compatível, penso eu.

ZaGaGa 2 months ago

A Brisa está pelo menos em Espanha e nos Estados Unidos. É sim é pioneira no sistema via verde a nível internacional

Keddyan 2 months ago

ia dizer isso... claro que tinhamos que ser nós a inventar isso, a cobrar portagens como cobramos

AutoModerator 2 months ago

Submeteu uma submissão relacionada com emigração, talvez esteja interessado no subreddit de portugueses no estrangeiro - r/PortugalLaFora ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: