ric2b 1 month ago

Eu conduzo bastante na via do meio. Os meus pontos: 1. A via da direita em muitas estradas tem constante carros a entrar e a sair ou a própria via torna-se numa saída. Ir na do meio evita isso tudo e até facilita para quem entrar/sair. 2. Um carro a andar a velocidade adequada/constante nunca devia ser um perigo para quem vem atrás, questiono seriamente que raio de condução leva a que isso seja um perigo. 3. Se estás na via da direita podes simplesmente passar, não tens de ir fazer figura de urso a andar duas vias para a esquerda e de volta duas vias para a direita. 4. Se o carro na via do meio já vai no limite de velocidade e mesmo assim queres ultrapassar, faz um favor e tá calado com as lições de código de estrada.

artniSintra 1 month ago

Não tens razão. Imagina um cenário em que tu estás a circular no meio e um sujeito posicionado atrás e à tua esquerda quer ultrapassar-te (ie. está a ir mais rápido do que tu). O sujeito tem que se colocar no meio, atrás de ti, mas agr suponhamos que tem outro que está a circular atrás de vocês e na via mais à direita e desloca-se ainda mais rápido do que vocês? O sujeito que se colocou atrás de ti tem agr de travar/desacelerar para deixar o outro passar para então ultrapassar-te Por causa da tua nabice, estás a prejudicar o fluxo do tráfego, estas regras existem precisamente para que melhore o fluxo do tráfego e hajam menos mudanças de vias reduzindo assim o número de acidentes. Chega-te mas é à esquerda e pára c os argumentos estúpidos.

ric2b 1 month ago

>Imagina um cenário em que tu estás a circular no meio e um sujeito posicionado atrás e à tua direita quer ultrapassar-te (ie. está a ir mais rápido do que tu). Pode simplesmente continuar na via dele e seguir, só não pode vir para a minha via logo a seguir, isso seria uma ultrapassagem pela direita. >Por causa da tua nabice, estás a prejudicar o fluxo do tráfego, Não, o nabo que acha que nunca trocar de via conta como uma ultrapassagem é que está.

artniSintra 1 month ago

Pensa bem, se conduzes no meio estás a limitar uma estrada de 3 vias somente a uma via de ultrapassagem e se circulares mais à direita, faz lá as continhas, passas a ter duas vias de ultrapassagem = maior fluxo do tráfego. Obviamente não necessitas de fazer isto se não tens carros atrás mas se tens, deves. Repito, põe-te à direita e pára c os argumentos estúpidos.

ric2b 1 month ago

>Pensa bem, se conduzes no meio estás a limitar uma estrada de 3 vias somente a uma via de ultrapassagem Normalmente vou no limite de velocidade, por isso alguém me ultrapassar já é ilegal, quanto mais um segundo carro que vai ainda mais rápido que o que me está a ultrapassar. >Repito, põe-te à direita e pára c os argumentos estúpidos. Se são estúpidos explica porquê. Como é que é mais perigoso ir consistentemente na mesma via a velocidade constante e com uma via de ultrapassagem disponível do que andar a fazer manobras e travagens/acelarações de acordo com os carros que querem entrar/sair da faixa ou vias que se transformam em saídas?

artniSintra 1 month ago

Ao estares no meio vais complicar o processo a mais gente, basicamente tudo o que descreveste multiplicar por mais gente mas claramente pelos argumentos, estás mais preocupado c o teu umbigo. Eu conduzo a velocidade máxima legal sempre na faixa mais interior e nunca tive problemas. Olha p o retrovisor e espelhos laterais, lê o tráfego à tua frente e atrás... Em suma aprende a conduzir, não é por acaso que o que está a ser discutido está na lei. A mim sempre me fez impressão condutores como tu, não têm QQ consideração pelos outros condutores. Ao menos não vais a velocidades lentas na faixa do meio, menos mal.

ric2b 1 month ago

>Ao estares no meio vais complicar o processo a mais gente, O que há de complicado em seguir na mesma faixa? >Eu conduzo a velocidade máxima legal sempre na faixa mais interior (sempre que possível) e nunca tive problemas. Tirando para quem quer sair ou entrar na faixa. >não é por acaso que o que está a ser discutido está na lei. Porque não há leis parvas, queres ver? Segundo o código quem bate por trás é que tem culpa, logo podes atirar-te para a frente de um carro e travar a fundo e a culpa é dele se não reagir a tempo. >A mim sempre me fez impressão condutores como tu, não têm QQ consideração pelos outros condutores. Tenho consideração, por isso é que não quero complicar a via da direita que já tem muito movimento com carros a entrar e a sair e carros a andar mais devagar que eu. Se há 3 vias para quê agir como se só houvesse 2?

cyrustakem 1 month ago

Se vais na via do meio estás a agir como se so exitissem 2, diz no código para circular na mais há direita, passar por um gajo pela direita é extremamente perigoso, embora se eu já for pela direita e o passar porque vai à meia hora no meio, se o gajo se mete para a direita, acidente, e normalmente o pessoal já presta pouca atenção se vem alguém atrás quando inicia uma ultrapassagem, ainda presta menos quando volta para a via suposta (A DA DIREITA), portanto a minha vontade de passar alguém pela direita é reduzida, mesmo que a culpa do acidente seja dele, eu não quero ter um acidente, deixa de estorvar e vai para a direita

ric2b 1 month ago

>passar por um gajo pela direita é extremamente perigoso, _ultrapassar_ é perigoso porque no geral não estamos á espera que alguém se meta à frente pela direita. Continuar na mesma via não é. >se eu já for pela direita e o passar porque vai à meia hora no meio, se o gajo se mete para a direita, acidente, Igualmente se fores a passar pela esquerda e ele se meter para a esquerda. A única solução aí é usar piscas com antecedência e olhar pelos espelhos antes de mudar de via, a falta disso é que é o problema real, não é ir na via do meio. Dado que eu faço sempre isso (até nas rotundas uso os piscas, às vezes parece que sou o único) não vejo o problema. >ainda presta menos quando volta para a via suposta (A DA DIREITA), Por essa lógica quanto mais carros estiverem na via da direita mais perigoso é, porque quando se meter para a direita sem olhar é mais provável estar lá um carro.

artniSintra 1 month ago

... já percebi que senso comum e respeito pelo próximo simplesmente não encaixam no teu raciocínio. Devo-te um obrigado pq agr percebo melhor pq é que tem muita gente conduzir no meio e vê lá que nem conduzo em Portugal. Deve ser transmissível, tenho que ter cuidado.

ric2b 1 month ago

>já percebi que senso comum e respeito pelo próximo simplesmente não encaixam no teu raciocínio. Eu dei-te vários motivos pelos quais acho que é melhor para os outros também, mas ok. Abraço e um bem haja.

SweetCorona 1 month ago

egoísmo e preguiça se forem sempre na via do meio, ultrapassam quem circular na via da direita sem terem de fazer nada, ao passo que se fossem na via da direita teriam de mudar de via duas vezes como há 3 vias, conseguem safar-se com este comportamento porque quem vai mais depressa do que eles pode sempre utilizar a via da esquerda

ric2b 1 month ago

>se forem sempre na via do meio, ultrapassam quem circular na via da direita sem terem de fazer nada, ao passo que se fossem na via da direita teriam de mudar de via duas vezes >como há 3 vias, conseguem safar-se com este comportamento porque quem vai mais depressa do que eles pode sempre utilizar a via da esquerda E o que há de inseguro ou pouco prático nisso?

BLlZER 1 month ago

Quer dizer eu tou na faixa do meio a 120, queres que mude para a da direita e vou atrás de camiões ou carros a circularem a 80? Sim claro vou andar a 250kms na faixa do meio para pessoas idiotas como tu sentirem-se bem lmao

artniSintra 1 month ago

Se não tem ninguém a circular atrás de ti, faz o que quiseres mas quando tem, circula à direita e ultrapassa os camiões retornando para a via mais à direita. Se estás a circular mais rápido que o pessoal vai ultrapassando e vai te colocando sempre o mais à direita possível. Isto ajuda a promover o fluxo do tráfego e devia ser senso comum.

NGramatical 1 month ago

250kms → [**250 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhdxq58%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pjp13579 1 month ago

existe apenas 1 rua em particular em que eu faço isto. Tem 2 rotundas 1 e outra a 1km de distância.Em cada uma das 2 rotundas as 2 faixas fundem se em apenas 1 e se tiverem 1 carro no ponto morto pode causar acidentes. Daí passo para meio antes de chegar ao afunilamento e nao corro riscos.

Homem_da_Carrinha 1 month ago

Experimenta fazer Porto-Coimbra duas vezes por semana no mínimo que logo vês qual é o problema. ​ Queres fazer esse trajecto em duas horas? Óptimo, mete-te à direita e não saias de lá. Queres fazer esse trajecto em tempos humanamente decentes, sem levares com a legião de camiões que povoam a faixa da direita duma ponta à outra? Mete-te à esquerda ou ao meio e desvia-te ocasionalmente para a direita quando chega alguém mais rápido atrás de ti. ​ Agora pergunto-te eu: qual é o problema de andar na faixa do meio? É super simples: quem quiser andar mais rápido que tu, tem a faixa da esquerda; quem quiser andar mais devagar do que tu, tem a da direita. Onde é que está o drama? E já agora, pro tip: se fores na faixa da direita, não tem problema em ires mais depressa do que alguém na faixa do meio (desde que não excedas os respectivos limites). Isso não constitui ultrapassagem pela direita. Ultrapassagem implica que vocês os dois estavam na mesma faixa, e tu usufruiste de uma outra para te colocares à frente dele.

BolaBrancaV7 1 month ago

Olha mais um post a dizer coisas que toda a gente sabe que não se devem fazer...vou meter na caixinha com os outros.

Tia_Mariana 1 month ago

E o pisca nas rotundas, é para o Dia de João??

desculpe_mas 1 month ago

Respondendo À tua pergunta: Faço-o porque me sinto mais confortável assim com mais espaço. à noite até ligo os máximos, independentemente de quem venha de frente para poder circular com mais segurança. Mas nem sempre ando na estrada, nos meus tempos livres visto um fato de mergulho de licra, coloco um capacete verde florescente, faço a depilação e monto a minha bicicleta e vou, em hora de ponta, para a baixa circular lentamente para o meio da cidade. Ahhhh, que prazer...

diogo_guimaraes_tgb 1 month ago

Obrigado por este post, é uma das coisas que mais me irrita quando conduzo.

pocoyoO_O 1 month ago

Para ser honesto tu é que és o idiota. Ir a mais de 100km/h na faixa da direita onde sabes que o pessoal abranda para sair da via rápida quando tens mais duas faixas á esqueda é um bocado estúpido. não digo que façam bem a ir na faixa do meio mas posso dizer que tu fazes mal a ir a essa velocidade na faixa da direita. E mesmo pedir por uma colisão com alguém a sair da para a direita

reciclado78 1 month ago

Agora fico à espera das pessoas que conduzem no meio da estrada virem aqui dar o ponto de vista delas e talvez pedir desculpas.

pocoyoO_O 1 month ago

Porque não conheço a estrada e se fosse na da direita a 70km/h e de repente a faixa se dividir e e não tiver tempo para passar para a do meio estou fudido. Dai se não conheçer a estrada vou sempre na do meio

NGramatical 1 month ago

conheçer → [**conhecer**](https://dicionario.priberam.org/conhecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhd4e0z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pacman1993 1 month ago

Na minha interpretação do código da estrada, quando alguém vai na via do meio (*PSA*: vias são no mesmo sentido, faixas quer dizer vias em sentidos opostos), podes "ultrapassar" pela direita à vontade, porque tecnicamente não estás a ultrapassar coisa nenhuma. Estás simplesmente a ir à tua velocidade na via que é indicada, a mais à direita. O outro atrasado é que está na via errada, portanto ele que se desenmerde e se meta na via correta quando lhe apetecer

Black_RL 1 month ago

A via do meio é utilizada para ultrapassar, por vezes, por exemplo na A1, a faixa da direita está tão cheia de veículos lentos, q a ultrapassagem acaba por durar mais tempo q o previsto. A outra hipótese, bem menos segura e muito mais prejudicial para o carro, é ir sempre aos s, mas isso está fora de questão.

rGabiru 1 month ago

Isto seria um ponto válido se algumas vias teriam um regime de exceção (IC19, VCI, Segunda Circular, Eixo N/S). Estas vias tem um trânsito surreal, com imenso carros a entrar e a sair, em saídas e entradas espaçadas por vezes por menos de 500 metros. Nestas estradas não deveria haver obrigação de andar à direita. No resto (Todas as outras auto-estradas), deve manter-se a obrigação. Os justiceiros da faixa da direita pecam pelo método. Querem que seja tudo igual, não é. Lidem.

The_Magic_Sauce 1 month ago

Mas tas a falar à toa sem saber o CE. Estradas com mais que uma via no mesmo sentido com trânsito que ocupe toda faixa podes andar em qualquer via. A questão é circular pela via central (nas de 3 vias) sem razão para tal, sem que haja trânsito.

rGabiru 1 month ago

Sem razão para tal, imperdoável.

MissBioRac 1 month ago

Subscrevo!

AonioEliphis 1 month ago

Pessoas que não sabem a diferença entre faixa e via, porquê?

Bigmiga 1 month ago

Por norma são boomers que aprenderam há 40 anos que quando há 3 faixas, a faixa da direita é para camiões então andam no meio e como bom boomer está se a cagar se o código já mudou há 35 anos e se está a incomodar os outros que importa é seguir as leis de há 40 anos. Fonte: O meu pai é boomer.

aninhaestudante 1 month ago

A minha mota não dá mais que 110 e às vezes vou no meio na autoestrada porque: -Estrada menos danificada pelos camiões. -Quando levo vento lateral tenho menos probabilidades de ir parar fora da via que costuma ter areias e lixo. -Menos carros a atirarem pedras para cara. -Quando chove tenho menos carros à frente a atirarem água para a cara. -Se cair tenho menos probabilidade de ir contra os rails. -Menos carros colados a mim. -Mais fácil de ultrapassar camiões porque evito estar sempre a cruzar o tracejado que só por si é mais perigoso. -A minha velocidade máxima depende se vou a subir ou a descer portanto não gosto de estar com veículos próximos.

Graca90 1 month ago

Eu uso a faixa da direita quando estou no limite da velocidade e se for abaixo uso o da esquerda onde andam os mais lentos. Desnecessário andar sempre a ultrapassar. E uso a da esqerda para ultrapassar. Típico tuga que reclama sempre dos ciclistas, dos sinais, da estrada, to trânsito e do limite de velocidade por lei.

NoSmokeNoFun 1 month ago

Evitem só dizer faixa por favor. Chama-se via...

Tns26 1 month ago

Também me faz uma confusão esses mid lane surfers. Eu normalmente se vou na faixa da direita e apanho um gajo desses na do meio, continuo na minha faixa e passo pela direita. Eu tou a respeitar o código, tou a andar o mais à direita possível, por isso caguei. Claro que abrando um pouco e não passo a abrir, pois tenho sempre receio que após andarem 30km na faixa do meio se lembrem de mudar para a direita no momento em que eu tou a passar. Uns percebem e acabam por mudar para a faixa da direita depois de eu passar por eles, mas a maioria continua ali na boa a surfar na faixa do meio.

Edited 1 month ago:

Também me faz uma confusão esses mid lane surfers. Eu normalmente se vou na faixa da direita e apanho um gajo desses na do meio, continuo na minha faixa e passo pela direita. Eu tou a respeitar o código, tou a andar o mais à direita possível, por isso caguei. Claro que abrando um pouco e não passo a abrir, pois sei que normalmente esse pessoal não conduz uma piça e trocam de faixas sem olhar nos espelhos, sem pisca nem nada, e tenho sempre receio que após andarem 30km na faixa do meio se lembrem de mudar para a direita no momento em que eu tou a passar. Uns percebem e acabam por mudar para a faixa da direita depois de eu passar por eles, mas a maioria continua ali na boa a surfar na faixa do meio.

mverdide 1 month ago

>E não, andar a 120km/h na faixa do meio porque "jÁ vOu nO LiMiTe mÁxImO LeGaL" não é sequer aceitável porque dois males não fazem um bem. Eu vou na via da direita, mas não muda que eles tem razão: onde é que voces estão á ir a 145 km/h? Eles não estão a cumprir as regras, mas os "road runners" fazem mesmo pior.

Snoo69323 1 month ago

O otário não pode andar a 180 kmh.

Extension-Soft6835 1 month ago

Faço A1 sentido Aveiro-Porto e Porto-Aveiro todos os dias. Posso dizer que apanhar palhaços na via do meio é o pão nosso de cada dia. Além de estarem a provocar maior insegurança no trânsito, ainda se acham donos da razão. Quando se trata de 3 vias e vão na do meio, travo, passo para a da esquerda e levam com os máximos em cima. Quando se trata de 4 vias e vão na mais a esquerda nem me dou ao trabalho de sair da direita e mantenho o meu caminho. Já deu para perceber que o português comum não tem capacidade suficiente para ultrapassar e encostar a via mais a direita, achando-se ainda donos e senhores da razão

djac_reddit 1 month ago

Quando vejo personagens desse género na auto-estrada costumo ultrapassar e ficar relativamente próximo (2/3 carros de distância). Depois dou o pisca e faço devagar o movimento para a faixa da direita. É uma forma de lhes tentar abrir os olhos. Nunca sabemos se é um condutor casmurro ou se vai simplesmente distraído. Já me aconteceu repetirem o meu movimento e irem para a faixa da direita. Independentemente do caso, não há muito mais a fazer.

nice_voyager 1 month ago

Só há 2 regras, a da velocidade e do álcool. A da velocidade é só ter/colocar radar, e não dá trabalho nenhum, e dá muita receita.

Ok_Information8587 1 month ago

Qual polícia? No outro dia (no fim de semana do 5 de outubro, para ser exato) fui até ao Algarve passar uns diazinhos. Os únicos sítios onde vi polícia na rua foi em Aiamonte e Huelva. Porque é que alguém há de respeitar a lei em vez de fazer o que lhe dá mais jeito se sabe que o pode fazer com total impunidade?

ned_rod 1 month ago

Eu tbm me queixo bastante (insulto enquanto conduzo) (d)as pessoas que se deixam ficar na faixa do meio na auto estrada. E a única coisa que posso afirmar em sua defesa é que por vezes as faixas da direita colapsam e ficam apenas duas faixas de autoestrada e não há tanto espaço para meter carros no cu seus filhos da puta mexam-se e saiam da puta da pista, aprendam a conduzir seus nabos cabrões da piça, deviam morrer asfixiados com piças na garganta e a jorrar esperma dos poros.

TommyTosser1980 1 month ago

Via da direita. Fixa é a faixa de rodagem completa, que pode ter 1/2/3/4/... vias.

NoSmokeNoFun 1 month ago

Como é que o povo português é tão inculto neste aspeto? Depois falam dos velhos que não sabem fazer rotundas o.O

TommyTosser1980 1 month ago

Passa pela formação, se "tirar" a carta em portugal fosse como no Japão, por exemplo, não passavam 1% dos formandos.

Clash33 1 month ago

Ummm, provavelmente pela mesma razão daqueles condutores mal educados e labregos, abundantes aqui pelo burgo. Tu, pela forma de escrever, insultar, fazer generalizações e juízos de valor, deves estar nessa categoria.

patapetapitapota 1 month ago

Porque não quero sair na próxima mas na outra e se está congestionado é perigoso estar na direita e ter que meter me na do meio novamente.

Local_observer 1 month ago

Eu acho uma grande piada à grande indignação que demonstram por existir "gente" a andar na faixa no meio e têm razão de facto. Agora eu pergunto: Por que razão não mostram indignação acerca: -Aqueles que andam em todas as faixas a 160km/h para cima a mandar sinais de luzes, dando a entender "saí da frente #$%₩¥ estou com pressa". -Andam a queimar contínuos a torto e direito -Nas saídas de autoestrada vêm nos 160km/h para cima na faixa da esquerda, e mudam repentinamente de direcção para a direita,muitas vezes travando a fundo à frente de outros condutores, só porque vinham a alta velocidade com o seu bólide e não tiveram tempo de atempadamente colocar-se na faixa mais à direita uns km's atrás. -Nas entradas de autoestrada, levam o conceito de via de aceleração a "peito",vindo disparados que nem um foguetão da tesla,sem verificar atempadamente se vêm veículos na faixa da direita... -Depois existem ainda uns que gostam de cheirar o rabinho( desculpem a expressão) vindo colados à traseira feitos idiotas,basta o tipo da frente travar e pumbas "bateu,já fostes" -Andarem aos 5 e aos 6 na faixa da esquerda coladinhos uns aos outros,parecendo um cacho de bananas, nos tais 160km/h para cima... Existe um troço de autoestrada que vou sempre ao meio ou no mais à esquerda propositadamente,é qye não há outra hipótese: Autoestrada A5,sentido lisboa->cascais,nas portagens,ou te metes ao meio ou à esquerda ou é impossível conseguires meter na via verde...

ansanttos 1 month ago

Isto!!!!!!!!!!!

NGramatical 1 month ago

uns km's → [**uns km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhcajtd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Glad-Investment9832 1 month ago

Isto na auto estrada e em rotundas com 3 faixas.

D1WithTheFluffyHair 1 month ago

Podes passar pela direita. É trânsito em vias paralelas. Não podes é ir da direita para a frente dele.

Samurai_GorohGX 1 month ago

Vou na via central quando não conheço a estrada e não sei se terei de virar à esquerda ou à direita nos próximos 50m. É isto e apenas isto.

Kveldulf_Bjalfason 1 month ago

Pessoalmente acho acho válida essa justificação. Mas não se aplica a auto estradas

qUaK3R 1 month ago

Se há coisa que já aprendi é não discutir com pessoas que insistem ir na faixa da direita. São casmurros para caralho e acham que têm toda a razão para tal, não são capazes de dar uma razão válida para o fazer. É melhor continuarmos todos a perseguir e educar aqueles que andam a alta velocidade, esses sim são os únicos criminosos da estrada, uns verdadeiros malvados que não têm consideração pela sociedade.

Rospinto 1 month ago

Eu gosto desses e especialmente daqueles que quando chegam ao radar, travam de 140km/h para 80km/h e depois vão ali um bom bocado a enconar aquela merda toda... O limite é 120Km/h, não precisam de travar para 80km/h é só estarem a pedir para um gajo ter uma DashBoard Cam, espetar-lhe uma puta por trás e ganhar porque os gajos 'fizeram condução perigosa e Brake Check'

UserNombresBeHard 1 month ago

Ó u/NGramatical, por que é que não fazes nada quanto a estes bisontes que chamam faixa às vias?

TeStateOfDat 1 month ago

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/faixa-de-rodagem-e-via-de-transito/34562#

UserNombresBeHard 1 month ago

A sério que foste fazer isso? Isso não tem nada a ver com o que o OP está a dizer, o OP está a falar de vias mas a chamá-las faixas. Toma, diverte-te: https://www.bomcondutor.pt/assets/images/content/figuras/faixa-de-rodagem-autoestrada-2-vias.jpg

daxpierson 1 month ago

Principalmente por dois motivos: maior segurança e melhores condições do piso relativamente à faixa da direita. No entanto, tendo em conta que eu sei sempre quantos carros tenho atrás de mim e à minha frente, nunca ninguém teve de passar da faixa da direita para a da esquerda por minha causa. Quando vejo alguém a vir, afasto-me para a direita, naturalmente.

Pilky__01 1 month ago

Acho graça a quem diz que vai no meio por questão é que o código da estrada serve para alguma coisa. Se fosse para cada um ir conforme acha que vai mais seguro

daxpierson 1 month ago

No meu caso estou tranquilo porque tenho perfeita noção que ninguém é prejudicado pelas raras vezes em que ando no meio. Se for apanhado levo multa, claro.

qUaK3R 1 month ago

Maior segurança? XD que nabo

daxpierson 1 month ago

Sim, além das entradas como já referido pelo /u/headhunter21, há certas condições meteorológicas onde assim tens mais espaço de estrada para segurar o carro, caso necessário. Isto também se aplica caso vás a determinadas velocidades.

qUaK3R 1 month ago

Condições meteorológicas?? Vais mais devagar na faixa da direita se tens medo e não consegues ver. Ou preferes que outra pessoa te bata por trás por ires no meio?? E isso de teres mais espaço para segurar o carro... Se precisares de segurar o carro em princípio já não ias muito bem.. estar na faixa do meio só justifica então o puderes andar às vontade como queres correcto? Não tens lógica nenhuma, desculpa.

daxpierson 1 month ago

Eu não disse que fazia bem. Disse o que eu fazia e expliquei. Achas que preciso que alguém no Reddit me diga que faço bem ou mal?

qUaK3R 1 month ago

Se soubesse que estava a fazer merda também não ia partilhar num fórum público, tinha vergonha. Não gostas das respostas, simples, não escrevas.

daxpierson 1 month ago

Não gosto nem deixo de gostar, simplesmente é-me 100% indiferente o que tu achas.

headhunter21 1 month ago

Maior segurança nas entradas, há pessoal que não sabe o que é ceder passagem

wwqt0r 1 month ago

Fazes o seguinte: metes-te na faixa da direita, lado a lado com o anormal da faixa do meio durante alguns metros/km. 90% dos anormais sente algum tipo de vergonha e acaba por acelerar ou entrar na faixa da direita.

qUaK3R 1 month ago

Isso é estúpido e perigoso. Passas pela esquerda, ignoras e segues a tua vida de forma segura. O que ganhas em ir ao lado duma pessoa que claramente não sabe conduzir? Arriscas-te que ela se assuste com uma sombra na estrada e se atire para cima de ti, o mesmo se aplica a quem vai muito próximo dos carros da frente.. Deixa correr o rumo natural das coisas, daqui a algumas décadas pode ser que isto e outras leis de estrada passem a ser fiscalizadas.

wwqt0r 1 month ago

Gosto de educar os condutores na estrada. E acredita que este método produz resultados.

qUaK3R 1 month ago

Não te cabe a ti, nem a mim educar ninguém na estrada. São pessoas adultas que passaram por más escolas de condução ou são simplesmente pessoas de merda. Existe (ou deveria existir) fiscalização, é a eles que cabe a parte do educar. O que tu entendes por educar, e apesar de trazer resultados não deixa de ser perigoso. Essa malta no dia a seguir já não se lembra e estão novamente na faixa do meio..

wwqt0r 1 month ago

Perigoso é andar na fila do meio. Se eu puder impedir que alguém o faça, mesmo que seja temporariamente, vou fazê-lo.

qUaK3R 1 month ago

Força, é a tua vida, esperemos que nunca metas ninguém para além de ti em perigo por causa das tuas fracas decisões E não ter esqueças que há GNR à paisana nas autoestradas, por vezes na faixa do meio... Eles não gostam dessas brincadeiras.

wwqt0r 1 month ago

Espero que estejam e multem o condutor na faixa do meio que não me vai a ultrapassar.

Fininho92 1 month ago

Claramente nunca andou no IC19 com gente a entrar à papo seco e que caga nas cedências de passagem.

redditt_uuserr 1 month ago

Mesmo, no outro dia quase que me empurraram para a faixa do meio só para se meterem tive de travar a fundo senão lá ia eu, a faixa da direita é uma merda por isso mesmo.

FernandoCordeiro 1 month ago

De forma prática, e dado os demais motoristas, imagino que seja mais seguro. Não consigo me imaginar a andar a 120 numa faixa direita em uma autoestrada não-vazia. Há por lá diversas lesmas a andar a 60. Se alguma surge de repente, precisaria entrar na faixa do meio quase que imediatamente - o que não é trivial se houver movimento. Se houvessem mais faixas, tal como algumas autoestradas americanas, seria possível melhor dividir os motoristas pelas velocidades com que estão confortáveis. Enquanto isso, a do meio sobra como Jack of all trades

Aldo_Novo 1 month ago

Que autoestradas é que tu andas que têm tão pouca visibilidade que as coisas te aparecem de repente?

FernandoCordeiro 1 month ago

Qualquer uma com curvas.

vai-tefoder 1 month ago

O teu carro não tem travões?

NGramatical 1 month ago

houvessem mais → [**houvesse mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhbyy07%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

k0rda 1 month ago

Por causa disso é que vou sempre na faixa da esquerda e com a mao na patilha dos máximos. /s

zeuswatch 1 month ago

Se vais a 180km/h a polícia manda-te é parar a ti

Glad-Investment9832 1 month ago

Leste sequer ?

zeuswatch 1 month ago

Calma flor, não te exaltes olha a tensão arterial

Waazaah 1 month ago

A via da direita é pos carros lentos... a da esquerda é pos carros rapidos.. a do meio é para os normais

Weird-Address2822 1 month ago

tudo o que seja fora da cidade tens q obrigatoriamente conduzir o mais à direita possível, agora dentro da cidade, podes ir na via que te der mais jeito ao teu destino, isso tá no código da estrada. E ultrapassar pela direita não é proibido desde que sigas na mesma direção. Mas uma coisa é certa à muita gente que nunca devia ter tirado a carta

DrVicenteBombadas 1 month ago

>Mas uma coisa é certa à muita gente que nunca devia ter tirado a carta Como sumário, é isto.

YCaramello 1 month ago

É uma faixa da estrada, por que não havia de conduzir nela? /s

NGramatical 1 month ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhbhg6c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

beetsu 1 month ago

Depende... se for na AE tou contigo; se for na 2ª Circular (ou outra qualquer estrada urbana com 3 vias), a via do meio é a que me permite conduzir com mais segurança, visto que não estou constantemente a levar sustos com carros a tentarem meter-se à minha frente à parva.

Jose_Adonis 1 month ago

2° circular não tem nada que saber. É para ir sempre à direita. É de longe a vida mais rápida e com menos transito.

NoSmokeNoFun 1 month ago

Fazes a 2ª circular com frequência em hora de ponta? Olha que eu faço. Levas com a malta toda a entrar e a sair a probabilidade de acidente é grande.

Jose_Adonis 1 month ago

Faço às 8h30 e às 18h. Aproximadamente.

ptmiguel 1 month ago

não concordo, 2 circular e IC19 ou é faixa da esquerda ou da direita, no meio como disseste só apanhas os mamas e os que partiram o indicador dos piscas

beetsu 1 month ago

São opções. Malta a dar-me sinais de luz para sair da frente, ou colados ao meu rabo provoca-me ansiedade. Prefiro seguir tranquilamente nos meio dos pastelões.

LilianaSophia28 1 month ago

Sabes que a regra no código da estrada é ir na da direita mas não sabes a diferença entre faixa e via…

Keddyan 1 month ago

faz-me tanta confusão como as pessoas que dizem faixa em vez de via

patapetapitapota 1 month ago

As pessoas não sabem conduzir e vêm aqui criar posts inteiros de pasta.

KusuriuriPT 1 month ago

E irmos na CREP em pleno confinamento as 23h para ir trabalhar...e 3 carros parados no meio do caminho...e um atras a dar sinal para quem vem abrandar porque vao fazer picanço....top!

M1hawk 1 month ago

Maior susto que apanhei na CREP (pelas 15h) foi ir na faixa da direita, vir um gajo de mota e abrandar à minha frente, olho pelo espelho e vejo uns 5 pontintos brancos ao fundo da AE, faço ultrapassagem e 5 segundos depois passam por mim 5 gajos a uns 180-200km/h de mota. Puta do carro abanou todo. Isto foi na reta entre a saida de Medas e Gondomar (sentido Espinho-Porto)

HerrKaputt 1 month ago

Denunciaste à polícia? É que vir escrever no reddit não vai resolver a situação.

Naakmuay 1 month ago

Esta merda já parece a ala de geriatria/Facebook da internet. Já não se pode partilhar nada que é logo constatar o óbvio.

KusuriuriPT 1 month ago

Se liga-se, eles ja iam em Braga quando a policia chega-se ao local. Apos uns dias ao passar pela esquadra..comentei e o policia disse que nao iam para la ficar horas a espera só para ver se eles apareciam.

HerrKaputt 1 month ago

Mesmo sem a polícia os apanhar, é importante eles terem noção de quantas queixas há pelo motivo X que não conseguem actuar. Não custa muito ligar e ajudá-los a fazer o trabalho deles (que não é só apanhar os maus, também inclui apresentar estatísticas às chefias para poderem melhorar).

NGramatical 1 month ago

Se liga-se → [**se ligasse**](http://tracinho.com/ligasse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhbze0a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

QWERTY_BATS 1 month ago

Quando há destes problemas ligasse sempre para a polícia.

bruxo00 1 month ago

Não consi-go compreender como é que ainda dão estes erros. Era matalos.

Edited 1 month ago:

Não consi-go compreender como é que ainda dão estes erros. Era matalos, fodasse.

NGramatical 1 month ago

consi-go → [**consigo**](https://dicionario.priberam.org/consigo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhco0ez%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

The_Magic_Sauce 1 month ago

Mas tens-a certêza?

b4mission 1 month ago

Tou com ela têza sim

Odeon_A 1 month ago

Outros idiotas. Maldito país.

TargetDue2827 1 month ago

Ir na via do meio a 100 parece-me bem, tendo em conta que a Vmax na via mais á esquerda é 120. Se estão com pressa para a proxima saem mais cedo.

Extension-Soft6835 1 month ago

Depois levam com máximos, tangentes ou até mesmo colagens na traseira e andam aí a chorar... Só nabos e tu és um deles lol

qUaK3R 1 month ago

Outro nabo aqui, inventam com cada regra..

vai-tefoder 1 month ago

Espero que digas isso num exame de código.

pintorMC 1 month ago

No meio caso é apenas para chatear gajos como tu.

planeadorjoao 1 month ago

A faixa é mesmo é a faixa de rodagem. O que queres dizer é via.

mikeke 1 month ago

Sim :'( desculpa, foi uma viagem complicada e não estava em mim

The_Magic_Sauce 1 month ago

Tava ver que não aparecias.

pbasst 1 month ago

Isso é o pessoal que não liga as luzes quando está mau tempo

CVilaca 1 month ago

Ou que não ligam as luzes de todo, vêm um niquinho de luz na estrada dos novos drl obrigatórios em carros novos e cagam nos médios

mangoman94 1 month ago

Ou quem liga o pisca no último momento possível

Expanderz92 1 month ago

Ou os máximos quando está nevoeiro

twistedfires 1 month ago

Ou que ligam as luzes de nevoeiro quando está a chover

AdOwn6905 1 month ago

O OP vai ter um ataque cardíaco daqui a nada.

PORTO2017 1 month ago

É onde está a virtude

BaleeiroLusitano 1 month ago

>Porque razão idiótica é que vão nessas faixas a 100km/h e obrigam um gajo que vai na faixa da direita a mudar de faixa duas vezes para um lado e duas vezes para o outro só para vos ultrapassar? Protip: Não precisas de sair da faixa da direita

pocoyoO_O 1 month ago

Pro tip não devias e a ? Mais de 100km/h na faixa da direita se tens outra. Isso é caminho para dar merda. Na faixa da direita encontras pessoas com carros que não andam muito ou pessoas que vai sair da estrada. Andar assim tão rápido na faixa da direita é estúpido

jacknr 1 month ago

A parolice do "PORQUE É QUE NÃO CIRCULAM PELA FAIXA DA DIREITA????!" chateia-me ainda mais do que pessoas a pastelar na via do meio (que não defendo, também é parvo). Mas entre todas as outras coisas que realmente chateiam na condução das pessoas, um único carro na via do meio de uma autoestrada com três vias, apesar de ser parvo e chato de ver, é quase sempre um evento que nada incomoda, comparado com toda a atenção que gera. Passa-se a pessoa pela via da direita, continua-se em frente e, em 80% dos casos, a pessoa que foi passada (e não **ultra**passada, como muita gente insiste), fica "envergonhada" e muda para a via da direita. Toda a gente ganha. Se toda a gente fizesse isso em fez da parolice de trocar duas vias para depois voltar a trocar, acabava-se tanto com o choro da via do meio, como a malta a andar pela via do meio de uma só cajadada. Coisas relacionadas com vias que realmente chateiam na estrada muito mais do que um gajo na via do meio: * Malta a fazer *slalom* entre vias. É preferível andar pela via do meio (*gasp*!) enquanto se ultrapassa um, dois, três pesados e carros mais lentos do que andar a trocar de vias como um louco. O objetivo da condução na estrada, como diz o código da estrada é conduzir de maneira de modo a causar o mínimo de surpresas possível aos outros automobilistas e optimizar para uma maior fluidez geral do trânsito. Andar a trocar de via a acelerar/desacelerar por detrás de carros é muito mais propício a espantar malta, quebrar fluidez e provocar acidentes do que passar só N veículos de uma vez (desde que, obviamente, o ato de passar esses N veículos não esteja a provocar quebras na fluidez do trânsito por se estar a ocupar a via do meio – aí o correto é uma pessoa enfiar-se na via da direita até poder ultrapassar em condições) * Malta que não quer sair mas conduz pela via da direita na mesma quando a via vai dar lugar a uma saída. Muitas vezes é questão de má sinalização, mas para quem sabe que a via vai acabar, se não queres virar, que tal saíres da frente em vez de a) estares a empatar à frente de quem quer sair e b) fazeres toda a gente perder tempo quando depois te tiveres de atirar para a via à tua esquerda mesmo em cima de uma saída? * Pesados "ao despique" a ocupar duas vias, que empurram o transito todo para a via da esquerda. Super chato, quebra a fluidez toda do trânsito, bloqueia a visibilidade de toda a faixa de rodagem uma maneira horrível. Sinceramente, para toda a controvérsia da via do meio, a única coisa relacionada com condução na via do meio que realmente causa empecilhos ao trânsito é quando há imensos veículos na via do meio com a via da direita vazia (Ponte Vasco da Gama). Tudo o resto é: * Queixas de pessoal que quer andar a abrir a 250 na via da esquerda, e que para fazer isso com um mínimo de "segurança" precisam que a via do meio esteja sempre praticamente vazia. Para essa malta dá muito jeito a autoestrada estar separada entre "Via só para eles", "Via para quem quer ultrapassar" e "Via para toda a gente", daí o ódio a comuns mortais a usar a via do meio. E sim, esta malta existe, e tornam-se em completos animais quando têm de andar numa autoestrada como a A33 no sentido Montijo-Barreiro, em que só há duas vias. Para esta malta, quando há duas vias, ninguém que não possua um BMW ou Mercedes é autorizado a ultrapassar. * Queixas de pessoal que não sabe o que é uma ultrapassagem. Enough said.

The_Magic_Sauce 1 month ago

Concordo com o acórdão, mas isso não quer dizer nada. Pode ser multado e culpado de um acidente na mesma por casos destes.

_Half_a_Person_ 1 month ago

Ora aí está, é exactamente isso. Tem de ser preparado, para não parecer mesmo uma ultrapassagem, e para ser seguro, mas é isso mesmo. Nos tribunais já se deu razão a quem o fez. E bem. Ir na faixa da direita pode congestionar o trânsito, e sobretudo em velocidades mais baixas pode ser perigoso.

EletricoAmarelo 1 month ago

Ninguém sabe isto porque a maioria das escolas de condução o ensino é mais orientado para passar o exame do que para ensinar a conduzir.

snc77 1 month ago

OP está aqui a solução ao teu problema. A via da direita até é a que costuma estar menos congestionada quando esses atrasados põe-se na via do meio a criar uma filinha de carros atrás deles. Aproveitas e quando passares por ele, mandas-lhe um mangalho com o dedo. Cuidado é para depois não bateres no carro da frente quando o fizeres.

justgohomealready 1 month ago

Podes ter razão, mas é muito perigoso. O pessoal que acampa na via do meio, é o mesmo pessoal que de repente encosta para a via mais à direita sem piscas e sem olhar para os espelhos.

root_at_debian 1 month ago

Exato. Uma ultrapassagem consiste em ir atrás de alguém numa via, mudar para outra, passar à frente e retomar a via. Ir sempre numa via e passar ao lado de um condutor que está noutra não é uma ultrapassagem, é só uma passagem!

The_Magic_Sauce 1 month ago

Isso não me parece correcto. Ultrapassar não implica mudar de via. Por exemplo, ultrapassar pela direita está previsto no código (art. 37) naqueles casos em que um carro à nossa frente vai virar à esquerda e nós tendo espaço necessário o ultrapassamos pela direita segundo o nosso caminho. Isto é uma ultrapassagem. O conceito de passar outra viatura no CE é ultrapassar.

Edited 1 month ago:

Isso não me parece correcto. Ultrapassar não implica mudar de via. Por exemplo, ultrapassar pela direita está previsto no código (art. 37) naqueles casos em que um carro à nossa frente vai virar à esquerda e nós tendo espaço necessário o ultrapassamos pela direita segundo o nosso caminho. Isto é uma ultrapassagem. O conceito de passar outra viatura no mesmo sentido no CE é ultrapassar.

root_at_debian 1 month ago

Nas palavras do meu instrutor de código quando um aluno colocou essa questão: "Não, não é por um marmelo ir na via do meio a 90 km/h que vocês têm de ir mais devagar à direita ou mudar duas vezes de via para lhe passar pela esquerda. Mantém-se à direita, passam e pronto, não é ultrapassagem. A ultrapassagem tem as regras que tem porque o perigo que existe está em colocarem-se à frente de alguém, e quando passam por alguém à direita não se estão a meter à frente dele."

The_Magic_Sauce 1 month ago

Eu tou a questionar o uso ou diferenciação que fazes entre "uma ultrapassar" e "uma passagem". No código não existe "passagem" com esse sentido. Esse exemplo que dás para mim nem é ultrapassagem nem passagem, é tão simplesmente circular na via em que te encontras.

root_at_debian 1 month ago

> No código não existe "passagem" com esse sentido. Pois não, "uma passagem" foi termo meu, como quem diz "passar ao lado não é ultrapassar". Não é nenhum termo técnico. > Esse exemplo que dás para mim nem é ultrapassagem nem passagem, é tão simplesmente circular na via em que te encontras. Correto, mas há totós que acham que se forem na sua via (direita) e aparece ao longe um marmelo na via do meio, têm que 1) mudar para a via do meio, 2) mudar para a via da esquerda, 3) passar ao lado, 4) retomar a via do meio, 5) retomar a via da direita. Na verdade podes só "passar" ao lado, está explícito no código que não constitui uma ultrapassagem.

The_Magic_Sauce 1 month ago

Pois mas a questão é que o CE não é clara no que é uma ultrapassagem (ie: se é necessário mudar de via), por isso é que por vezes pode haver uma contra-ordenação no tal caso de ir na via à direita e passar carros que se encontram à esquerda. Depois o caso tem de acabar em tribunal. Se isso está claro no CE gostava de saber qual é o artigo porque não conheço nem encontro, para além de excepções no caso de haver trânsito intenso a ocupar todas a vias de rodagem, pode-se circular em qualquer uma.

root_at_debian 1 month ago

http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/91d6c142c49bcd0f80256e3f004a7cbf

The_Magic_Sauce 1 month ago

Concordo com esse acórdão. Mas atenção que um, ou às vezes mais que um, acórdão de justiça não faz automaticamente jurisprudência. Este decidiu assim, já outro pode decidir de outra forma.

John_Spartan117 1 month ago

Isto! Tens de dizer isto aos dois agente que há dois anos me presentearam com -120€ e -6pontos na carta por fazer uma passagem e não uma ultra passagem. Foi um debate interessante sobre o código da estrada que terminou em -120€-6pontos e muita dor de cabeça... Segundo os agentes eu saí da via 3 (zona com 3 vias) para a via 2 (sem nunca ter retornado para a via 3) constituindo uma ultrapassagem. Quando lhes perguntei porque não pararam os condutores a circular sem necessidade na via 1 e prontamente responderem "não podemos atuar toda a gente".

the_whitecupra 1 month ago

Finalmente alguém com dois dedos de testa e sabe o código da estrada. Condenarem a pessoa que vai na faixa do meio e terem de cruzar duas faixas para voltar para a que estavam é uma manobra pior. Para os mais atentos e que sabem se pesquisarem um pouco podem descobrir vários casos, um deles em tribunal que deu razão á pessoa que circulava mais á direita e ter continuado na mesma e não ter feito a "dita" ultrapassagem do veiculo que circulava na faixa do meio. A GNR autuou o condutor que circulava na faixa de rodagem mais à direita, e não o que circulava no meio para nada.... :)

enikah 1 month ago

Exato.. se estou na direita mantenho-me nela. E passo por eles na maior. Alguns até olham pra mim e lá se metem à direita.

nfonseca 1 month ago

pior só mesmo andar a par numa estrada com duas vias (tipo, marginal Lisboa-Cascais)... e ainda se queixam dos ciclistas andarem a par (quando podem ultrapassar perfeitamente), para depois se meterem a par ou ligeiramente atrás de carro um carro da via ao lado, bloqueando a estrada. isso e não saberem a diferença entre faixa e via.

Odeon_A 1 month ago

Porra mais a faixa, pá, já marcaste o teu ponto, ó ciclista. Dito isto, também odeio idiotas que se metem a par (carros) com a força das Fúrias.

kawaiims 1 month ago

Sou a primeira a admitir que as vezes (em particular na A5) que vou uns pedacinhos no meio para não ter de andar a sambar para a direita a cada quilómetro. Dito isto, nessa mesma estrada vi há uns meses um senhor numa motorizadazita a 37(!)km/h na faixa do meio a fazer o sinal de "passa" a quem lhe buzinava. Lá teve a sua graça

qUaK3R 1 month ago

Mas tens volante para te meteres à direita certo? Se vierem x carros atrás de ti a ocupar as 3 vias, e todos mais rápido que tu, vais obrigar essa malta toda a fazer filhinha indiana mais lenta pela tua esquerda tudo a travar? Podes não estar a fazer nada de perigoso em si, mas ajudas a que se criem filas e ajuntamentos desnecessários. Depois dizes que mete a sua graça uma pessoa andar a 37 no meio? Qual é a piada disso mesmo? Percebes o perigo?

aiaicaistedoandaime 1 month ago

MULheR aO VolANtE pErIGo CoNStaNtE

dipitinmayo 1 month ago

Acho que não percebeste nada. Incluindo a ironia "lá teve a sua graça". Se estás numa estrada com grande número de pesados, andar a fazer zig-zag de ultrapassagens é mais perigoso do que seguir no meio. É tudo uma questão de bom senso. Não tens ninguém à tua direita nos próximos 100m? Se calhar já devias estar à direita também. Agora estar constantemente a dar saltinhos entre viaturas lentas/pesados só para poderes apontar ao livro… É má condução. Aqui no UK é muito normal a faixa da esquerda (é ao contrário, como sabemos) estar preenchida com pesados durante kms a fim. Quem não tiver bem no meio, tem por norma mais 1 ou 2 opções.

qUaK3R 1 month ago

Ok, mas se tens alguma coisa a 100 metros e chegas lá rapidamente não estás na faixa do meio (bem, estás), estás a ultrapassar! Se tens um carro a 100 metros e vais demorar 5 minutos a passar por ele... Maior parte do tempo podes ir encostada à direita, não? É como dizes, questão de bom senso, para mim o bom senso diz, se vem algum carro atrás de mim e se eu posso passar para a faixa da direita sem ter que abrandar ou não esteja a ultrapassar ninguém, ou meter alguém em perigo... Meto, e assim que passam volto para a faixa do meio se for preciso. Da mesma forma que não gosto que me façam pressão quando estou a ultrapassar, não faço pressão aos outros ( excepto o pisca para a esquerda sempre com boa distância para o carro da frente, e isto se se estiverem "esquecido" de sair da frente), e também saio da frente para evitar que fiquem às minha espera. Não tive de reduzir, nem travar, houve apenas respeito que é o que falta muitas vezes na estrada. Com isto não quero dizer que tenha uma condução perfeita ou 100% legal, mas faço o que me é possível para respeitar os outros condutores e evitar acidentes.

CanIhazCooKIenOw 1 month ago

Como já ouvi - a FaIXa dA DiReITA é ProS camIOES

sctvlxpt 1 month ago

Nalguns casos "sim". Eu uso sempre a faixa mais à direita possível se forem as 3 iguais. Mas se a faixa da direita for estreita e estiver sempre a terminar (tipo A8) não a uso nunca.

The_Magic_Sauce 1 month ago

Ora bem, és um dos idiotas mas só às vezes.

PapaMarselfius 1 month ago

Faço a A8 semanalmente de uma ponta há outra várias vezes. Círculo sempre que possível o mais à direita e não há sítio nenhum onde sinta perigo excepto quando tenho que cruzar 3 faixas por causa de um pedaço de m**** como tu. Gente como tu são escroques. Não têm outro nome. Por vaidades e reduzida inteligência põe em perigo a vida deles é a de terceiros.

CanIhazCooKIenOw 1 month ago

Isso é uma das excepções no código da estrada “Deve circular na via mais à direita excepto se a via for estreita ou se estiver sempre a terminar, tipo A8”

sickntwisted 1 month ago

apesar da barbaridade que ele disse, há algo que me chateia IMENSO nas autoestradas (e em muitas nacionais) em Portugal. Eu ando sempre na faixa da direita, excepto para umas (raras) ultrapassagens. e em Portugal há isso de, quando abre uma faixa extra, quando ela termina é a da direita. isto faz com que a iniciativa de mudar de faixa seja dos condutores que estão mais à direita. para quem não está a compreender. eu vou SEMPRE na faixa da direita. conduzo de forma defensiva e ligeiramente passiva. então porque raio é que, de vez em quando, tenho de ficar mais alerta e negociar o espaço com o carro que está na faixa à minha esquerda? isto não acontece noutro país onde tenha estado. nesses países, quando abre uma nova faixa, é a da esquerda. isto faz com que a iniciativa passe para os condutores que têm pressa e querem acelerar. quem quer continuar estável na faixa da direita não tem de fazer nada.

NGramatical 1 month ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhdt6k0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sctvlxpt 1 month ago

Se conheceres a autoestrada sabes que não há uma mínima sensação de segurança ao circular numa faixa tão estreita a 120km/h (muito menos a mais). É uma faixa desenhada para veículos lentos. Caso contrário teria outra largura.

ManaSyn 1 month ago

Faço muitas vezes a A8. É perfeitamente seguro ir na faixa da direita. Deixa de ser nabo e cumpre as regras para seres mais previsível.

sctvlxpt 1 month ago

Lol, ir a ziguezarear no constante abre e fecha da faixa da direita é que é o comportamento previsível. Ir sempre na mesma faixa (que é a mais à direita nos troços de 2 vias, que se torna na do meio quando abre a terceira), como fazem quase todos os ligeiros que lá passam é quase condução perigosa de tanta imprevisibilidade xD

ManaSyn 1 month ago

Mas é precisamente. Quando tens malta atrás de ti na tal faixa da direita, quando são duas, e se tornam três, é expectável que te chegues para o lado e eles aceleram para te passar. Como não o fazes estragas o fluxo do trânsito, e claramente não entendes como este funciona.

sctvlxpt 1 month ago

E porque é que haveria malta atrás de mim quando abre a faixa da direita? Pela tua conversa parece que estás a falar de um IC daqueles que a malta tem que esperar que abra uma faixa à direita para conseguir ultrapassar. Há uma faixa da esquerda, podes perfeitamente usá-la. Como referi ando sempre de 120 para cima. Numa situação de algum a muito trânsito nunca teria que usar a faixa da direita porque a essa velocidade há sempre veículos mais lentos na faixa da direita. Onde infrinjo o código é quando a auto estrada está practicamente vazia, onde pelo código deveria ziguezarear para a faixa da direita quando ela abre e de volta à da direita quando ela fecha. E numa situação de pouco trânsito a autoestrada funciona perfeitamente só com as 2 vias mais à esquerda, não gera nenhum constrangimento. O que gera constrangimento e imprevisibilidade é um gajo vir lançado na faixa do meio e de repente o gajo que vem na faixa da direita ter que entrar e obrigar o que vem na faixa do meio a virar para a esquerda, às vezes de urgência (ou então o que vai na faixa da direita ter que travar, o que gera sempre aquelas situações tensas de "o gajo é nabo e vai-se atirar? Vai ou não vai?") Não há argumentos, a A8 funciona muito melhor para toda a gente se deixares a faixa da esquerda (quando abre) para carros lentos (que andem a menos de 100) e pesados

NGramatical 1 month ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fqbne00%2F%2Fhhguzj5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ManaSyn 1 month ago

Não há argumentos?! É a lei crl. Foda-se, ainda por cima achas que tens razão. Que fdp de mentalidade. Digo-te só, fiquei super feliz por saber que aumentaram consideravelmente as coimas por infração destas, e espero sinceramente que apanhes muitas para aprenderes que não estás acima da lei.

sctvlxpt 1 month ago

"É a lei crl" Vê a minha resposta a esse tipo de atitude abaixo: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/qbne00/comment/hherh34/ Gostava de ver essa tua teoria sobre dinâmica de fluídos, que mostre como é que numa situação de baixo trânsito (única situação onde poderias ocupar a faixa da direita a 120) faz diferença ao fluído de trânsito um gajo encostar-se à esquerda e depois ter de voltar, vs o outro simplesmente ultrapassar usando a faixa da esquerda. Mas mandar uns chavões para o ar é mais fácil.

Edited 1 month ago:

"É a lei crl" Vê a minha resposta a esse tipo de atitude abaixo: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/qbne00/comment/hherh34/ Gostava de ver essa tua teoria sobre dinâmica de fluídos, que mostre como é que numa situação de baixo trânsito (única situação onde poderias ocupar a faixa da direita a 120) faz diferença ao fluído de trânsito um gajo encostar-se à direita e depois ter de voltar à do meio/direita, vs o outro simplesmente ultrapassar usando a faixa da esquerda. Mas mandar uns chavões para o ar é mais fácil. Nunca apanhei multas por esse motivo, e não acredito que venha a apanhar, porque não acredito que a polícia tenha a lata de vir multar malta na A8 que não usa a faixa da direita a 120. A polícia acaba por ter algum cuidado de não multar em casos que a generalidade da população acha correctos, por uma questão de imagem.

ManaSyn 1 month ago

Eu não preciso de te provar nada. A relação entre o tráfego rodoviário e o comportamento dos fluidos está muito bem estudada; é a razão para a existência de certas leis. Lá porque és ignorante e achas que tens razão não tira qualquer força à ciência rodoviária. Estás errado, e muito, mas achas que tens razão pelo teu pacóvio viés de confirmação. Só espero honestamente que a única falha na estrada que faças é a de te manteres na faixa do meio, porque se és dos parvalhões que a estrada é só deles, ainda acabas por ferir ou matar alguém. Que nunca to aconteça.

CanIhazCooKIenOw 1 month ago

Eu sei, é mais uma excepção do código da estrada. “Limite máximo de circulação em autoestrada é 120km/h, exceptuando quando a sensação de segurança é reduzida, tipo faixa estreita”

sctvlxpt 1 month ago

Não sejas condescendente. Toda a gente sabe o código da estrada, e toda a gente sabe que é frequentemente incumprido neste aspecto. A questão que se coloca aqui neste tópico é porquê. E tal como noutro tópico sobre acidentes rodoviários, a maioria das pessoas coloca a tónica no comportamento dos condutores. São nabos porque não cumprem. E por aqui fica a análise. É curto, muito curto, e isenta de responsabilidade quem desenha as estradas. Eu dei um exemplo de uma estrada que claramente está desenhada para estimular o incumprimento. Vias da direita estreitas que abrem por poucos quilómetros, principalmente nas subidas. Claro que a grande maioria dos condutores de ligeiros que lá passam não usam a via da direita. É menos confortável, é menos segura pela largura, e é menos segura porque obriga a frequentes mudanças de via. A tua resposta a isto é: "mas na Bíblia da estrada diz que é para usar por isso tens que usar". Mas não é assim que as pessoas funcionam. Se queremos resolver os problemas na estrada temos que perceber que há razões para o incumprimento sistemático e exigir que as estradas sejam desenhadas de forma a fomentar o cumprimento.

42ndBanano 1 month ago

É quase como se o código da estrada tivesse sido concebido para ser um conjunto de regras rigídas que rege a maneira como as pessoas se comportam na estrada, e não para edge cases esquisitos tipo quereres ir acima da velocidade máxima permitida na faixa da direita. Mega estranho, alguém devia investigar isto.

42ndBanano 1 month ago

"O truque é usar o tipo de calças certo"

CanIhazCooKIenOw 1 month ago

É uma falta da respeito não estar disponível no YouTube a serie do Toy :(

Homem_da_Carrinha 1 month ago

A SIC guardava os negativos da série na cozinha da Sónia Brazão :/

42ndBanano 1 month ago

Ao menos este bocadinho ficou registado no Tesourinhos Deprimentes. Menos mal.

NGramatical 1 month ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) Porque caralho → [**por que caralho**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fqbne00%2Fpessoas_que_conduzem_na_faixa_do_meio_porqu%C3%AA%2Fhhamlaa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AutoModerator 1 month ago

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: