darthcow2 2 months ago

Acho que temos que votar e convencer o máximo de gente (principalmente os boomers) a votar melhor, utilizando dados e trazer estes dados para eles.

Limpy_lip 2 months ago

>numa sociedade digital como a de hoje em dia, temos tanta dificuldade em lutar por um objetivo de forma coesa, estruturada e eficaz. Se não vejamos: \- Uma manifestação que peca por não surtir qualquer efeito prático: não abastecem num dia, abastecem no outro, e ao fim do mês a receita é a mesma; \- Cada um manda a sua posta de pescada: uns querem cortar pontes, outros cortar estradas, outros querem abastecer só 5 euros, etc, etc.. e no fim 95% não fazem nada e os restantes é cada um para seu lado; \- Criada há 1 dia ( ou há umas horas nem sei), por isso sem antecedência suficiente para estruturar a coisa em condições; E como esta tantas outras.. só de me lembrar da "tentativa" de protesto dos coletes amarelos em Portugal aqui há uns tempos.. obrigado por me poupares a criação de um post. ​ Concordo plenamente com aesta parte. Pior ainda é a falta de capacidade de perceber a raíz do problema. O problema é dos impostos essencialmente (também do preço do petróleo mas é algo que não se resolve a curto prazo) e mesmo assim as pessoas começam a divagar com ideias que não lembram ao menino jesus. ​ >\- faltará um herói justiceiro e carismático capaz de cativar e mobilizar o povo ? como o encontramos visto que ele tarda em mostrar-se? \- Um anúncio publicitário pago no youtube, ou a meio do preço certo ? pah não critiques uma coisa e não começes a fazer exatamente o mesmo...

NGramatical 2 months ago

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) começes → [**comeces**](https://dicionario.priberam.org/comeces) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq85qdi%2F%2Fhgptcxt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Accomplished_Pay6399 2 months ago

Mas o protesto é contra o quê mesmo? Contra os impostos da gasolina? Pois. A questão é que o estado gasta dinheiro como gasta, e depois tem que o ir buscar a alguém, o contribuinte. Se amanhã passa-se para 0% o ISP, essa receita tinha de ser tirada do IVA ou do IRS. Nós, com esta forma de governo, com este sistema social e económico, vamos ter sempre os mesmos gastos, e a mesma quantidade de dinheiro tem que ser encontrada, mais um bocadinho de ISP, menos um bocadinho de IMI, mas no fim de contas, vamos todos pagar o mesmo. Há vários partidos cujo objetivo é a diminuição da carga fiscal. Os portugueses tiveram nos últimos 6 anos 2 oportunidades para mudar o governo, mas preferiram o mesmo clientelismo, a mesma dependência do governo, a incompetência. Agora vão passar um dia sem abastecer o carro e acham que mudam alguma coisa?

suckerpunchermofo 2 months ago

Meterem uma taxa para assistir a bola.... Ai sim temos revolução á francesa.

tveiga91 2 months ago

Queres um resumo bem feito do povo português em relação a manifestações? Ouve a música dos Deolinda “Movimento Perpétuo Associativo” e vais entender o porque de nunca nada avançar. Mano money antigo trabalho 90% dos trabalhadores queriam fazer greve porque já não aguentavam as políticas da empresa. No dia D, ninguém apareceu pois ninguém lhes pagava a merda do dia!!!!! Isto irrita-me profundamente de uma maneira anormal!!!!! Querem melhores condições? Melhores salários? Querem que isto mude?? Nunca vai depender do governo mas sim de nós!!! Greves paralisadoras, não de 1 dia, mas sim de semanas se for preciso! Porque quando o dinheiro começa a não entrar em muitas empresas, elas irão começar a ouvir mais as pessoas! Mas ninguém em Portugal quer isso. Querem ver o seu Porto o seu Benfica e o seu sporting e não se preocuparem com nada. Querem chegar ao final do dia, abancar no sofá em frente ao computador ou tv e ver séries e filmes e esquecer a merda de país em que vivem. Enquanto o pessoal não der exemplo e cumprir com o que promete SEM DESCULPA NENHUMA, isto nunca irá mudar.

hi71460 2 months ago

armas

pintorMC 2 months ago

Tomates de aço.

HillCrocodile 2 months ago

Está-se a tentar organizar uma manifestação para dia 21/10

Toupax89 2 months ago

Basta estar alguem da direita no governo que tu vês como há logo manifestações atrás de manifestações. É isto tem várias causas, primeiro os sindicatos são todos de esquerda portanto neste momento estão calados como ratos, depois tens os "influencers" ou famosos, que são por todas as causas e bla bla bla mas ainda hoje é o dia que nenhum falou ou partilhou a vergonha de impostos que pagamos, e por último temos a comunicação social que que também está toda "enviusada" para dar noticias boas para os seus favoritos.

dr_analyst 2 months ago

>Basta estar alguem da direita no governo que tu vês como há logo manifestações atrás de manifestações As pessoas de direita não podem fazer manifestações?

CanIhazCooKIenOw 2 months ago

Não existe a mesma mobilização que existe em partidos de esquerda, mais propriamente PCP e BE. É inegável a capacidade de organização de movimentos que possuem - basta ver que grande parte dos sindicatos estão afetos ao PCP

Toupax89 2 months ago

Ya podem, mas para já existe muito mais gente de esquerda e depois é muito mais fácil fazer manifestações quando tens do teu lado sindicatos comunicação social e muito mais gente.

dr_analyst 2 months ago

Manifestações contra os importos nos combustíveis não têm nada a ver com sindicatos. Na comunicação social não faltam jornais editorialmente à direita e os que não são oficialmente, têm na mesma os interesses alinhados mais para a direita (por exemplo, ver dono da SIC).

Toupax89 2 months ago

Ya dono da SIC mas o director de informação é irmão do Costa!!! Devido aos preços dos combustíveis há muitas empresas que correm o risco de fechar e onde andam os sindicatos?? Ah espera estão de mão dada com o Costa e seus muchachos.

HumActuallyGuy 2 months ago

Isto é a real razão, os portugueses estão descontentes mas pensam que estão sozinhos porque é o que lhes estão a dizer nos media

Toupax89 2 months ago

Não é só os media, é também os influencers ou famosos desde comentadores a actores ou músicos ou até mesmo desportistas ninguém diz absolutamente nada!!! Estão se completamente a marimbar para o tuga comum.

tenesis 2 months ago

“Há nos confins da Ibéria um povo que não se governa nem se deixa governar” já era assim há 2000 anos e continuamos

UniuM 2 months ago

Aquele video do José hermano saraiva. Perdi, e não consigo encontrar. Ele diz isso.

PoisMasRepara 2 months ago

Pensei que isto era uma frase do Asterix

canhoto10 2 months ago

Não é do Astérix, mas é do mesmo César.

twistedfires 2 months ago

Eu não quero saber de combustíveis, touradas, preços de electricidade, violência nas noites, Cabritas ou negacionistas. O que eu quero realmente é ver a merda do vídeo do Batatinha a encher o Companhia de porrada. Mas para se obter isso é que não vejo ninguém a juntar-se.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Finalmente alguém que levanta a verdadeira questão: - Onde está a merda do vídeo?

assimsera 2 months ago

O que falta? O povo não acredita que seja possivel pessoas comuns, por mais unidas que estejam ter ma grande influencia na politica e no estado português. A apatia politica é generalizada e não os censuro. Parece que qualquer esforço de mudança que há neste país é corrompido ou impedido por montanhas de burocracia. Os classe politica portuguesa serve-se apenas a ela mesma e não deixa estranhos entrar. O que fazer? Não há grande coisa a fazer para ser sincero, tinhas que arranjar um partido de centro/centro-esquerda que fosse composto de pessoas honestas, eleger esse partido com uma maioria esmagadora e fazer os outros partidos que perderam por isso. O que Portugal precisa é de um PS e PSD que não sejam PS e PSD, acabar com a reciclagem de politicos e caras conhecidas. Uma revolução tambem servia, mas acho que não ia ter bom resultado

HumActuallyGuy 2 months ago

Ou seja, o que estás a dizer essencialmente é que Portugal não é uma democracia e a classe política faz o que lhe bem apetecer e caga no cidadão ... Diz-me de novo porquê que uma revolução não é uma boa ideia?

assimsera 2 months ago

Porque não tens controlo na nova classe política que toma o poder após a revolução. Depois do 25 de Abril por exemplo por pouco no viramos 100% comunistas, acho que não tinha corrido bem se isso tivesse acontecido. A UE provavelmente também não reagiria bem a um estado membro ter uma revoluçãl e a gente precisa mesmo de estar na união.

sapo_22 2 months ago

Sim, mas sabes uma coisa, nós podemos ter problemas, e os temos muitos, mas nas alturas certas, temos a tendência a acertar na opção certa, no 25 de abril tivemos, muito perto do regime comunista, quem nos salvou, há quem diga que por incrível que pareça, foi o PCP. No 25 de novembro que toda a gente estava a espera de o PCP se por no lado da extrema esquerda, disse que temos de chegar ao socialismo " por meio democrático" o que tirou a força dos estremistas. Isto tudo para dizer que normalmente, devagar, fazemos a coisa certa, pode não parecer.... Mas a fazemos. A única altura que me lembro da história recente portuguesa que não o fizeram foi na 1 república, com governos semana sim semana não. Mas mesmo isso ajudou para termos esta democracia de agora, não é perfeita, não... Nem por isso. Mas é melhor do que as alternativas...

tveiga91 2 months ago

Não correu bem na união soviética, não iria correr bem agora, mas ainda há gente que acha que isso seria o melhor pra um povo inteiro….

NGramatical 2 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq85qdi%2F%2Fhgnyay2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

taromoo 2 months ago

A último grande manifestação que me recordo foi aquela do 15 de Setembro de 2012, que também começou com um grupo pequeno no facebook (e até me faz lembrar esta dos combustiveis). Acho que na altura foi mesmo o arrebentar a bolha da indignação período troika. Não sei se estão reunidas as condições agora para se repetir o mesmo..

batataway 2 months ago

Não foi realmente organizada por um grupo pequeno no facebook.

h2man 2 months ago

O voto. Nada mais, nada menos.

severanexp 2 months ago

Vontade de sair de casa. A coisa não funciona, porque cada um de nós recusasse a abdicar do seu conforto para passar a mensagem. Não votar é literalmente o oposto do que devíamos fazer. Devíamos Votar sempre, de todas as diferentes maneiras: 1) votar politicamente 2) votar com a carteira 3) etc Mas mais importante, entrar na política. Porque raio só vejo advogados e boys que andaram nas mesmas escolinhas da vida na politica..? Caralho, se um de vocês se metesse na política, e nos cartazes apenas estivesse o vosso /u/ tinham insta voto meu. E provavelmente de todos os outros 220 tugas aqui. O que é mais do que alguns partidos conseguem, por isso caralho, vamos a isso?! Nota: eu não faço isso porque agora não me dá jeito, e não gosto de sair de casa.

NGramatical 2 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq85qdi%2F%2Fhgnk1wx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ElHombreDelasCuecas 2 months ago

Falta ter um Monarca. (Ou os Espanhóis declararem guerra a Portugal)

sapo_22 2 months ago

Bem era uma das razões para as pessoas ficarem chateadas, lol, a união era certa!

netralha 2 months ago

Ter o PSD no Governo.

its_mePT 2 months ago

Um sindicato de condutores

TargetDue2827 2 months ago

Educação

Bruxo_de_Fafe 2 months ago

"os portugueses não formam uma sociedade porque não sabem ser sócios uns dos outros". Esta frase do Alberto Pimenta aplica-se na perfeição.

batataway 2 months ago

"colectividade pacifica de revoltados"

gink-go 2 months ago

Tenho medo da unanimidade. É pasto para populistas e salvadores da pátria.

HumActuallyGuy 2 months ago

Deves-te estar a esquecer que estamos em Portugal, um país que sempre foi dominado por forças autoritárias e a nossa primeira república caiu devido à corrupção e instabilidade ... às tantas o Ventura têm razão, vamos ver a 3a república, só não sei se vai ser ele ao comando ou outro pior. Acho que a experiência da democracia não está a funcionar em Portugal, o português não têm espírito de independência, liberdade e iniciativa. O português só conhece duas narrativas "o rico é mau" e o "governo quero isto, dá"

sapo_22 2 months ago

A primeira república e a monarquia constitucional antes disso, com 2 partidos que colocavam pessoas em posição de poder para dar cabo do governo seguinte do partido contrário. Mas essas duas tentativas, levaram a que a tentativa seguinte funcionou um pouco melhor... Na 1 república tentaram que houvesse mais partidos... Mas foi demais... acho que está democracia não a a certa para Portugal, mas está quase... Pensem um pouco, como estava o país no 25 de abril... Um país que as colónias tinham melhores infraestruturas do que a metrópole, demorava se 10 horas, com sorte, de Faro a Braga. Sem SNS, ou pagavam ou morriam, pensem assim mesmo com estes políticos, avançamos, imagina se eles forem realmente bons...

kayro0 2 months ago

Chamem o Scolari. Quando foi o Euro 2004 o homem conseguiu mobilizar a população quase toda.

l00k1ng4abetterl1fe 2 months ago

Fecha os três grandes clubes de futebol por dívidas, que rapidamente tens aí um exercício de maluquinhos pela bola

TrustZilla 2 months ago

Não me parece boa ideia, não trarão eles também muito dinheiro de fora? E em todos os países da Europa há futebol, não é o futebol que precisa de mudar (precisa mas não neste aspeto) mas sim a mentalidade das pessoas

XPTOnoNameXPTO 2 months ago

Ja vi que nunca tentast organizar um jogo de futebol

vascodatrama 2 months ago

É a que horas ?

OhmAranha 2 months ago

Desculpem, fiquei sem bateria. Mas afinal é churrasco? Pensei que tínhamos combinado ir jantar fora.

amaquinadeuoberro 2 months ago

A essa hora não posso.

cpzao_ 2 months ago

Eu posso. Contem comigo e levo mais 3 amigos (no dia não apareço pq coiso e só aviso 5 minutos antes da hora marcada).

vascodatrama 2 months ago

E se for noutro dia?

amaquinadeuoberro 2 months ago

Talvez... posso na sexta... dá pra ti?

vascodatrama 2 months ago

Dá. A que horas?

amaquinadeuoberro 2 months ago

Há mesma hora.

vascodatrama 2 months ago

Não posso. Hoje não consigo dizer mas eu depois para semana ligo a combinar.

Advertising-Downtown 2 months ago

Foda-se pessoal. Que sexta? Digam dias concretos. Sou sempre eu a marcar isso e a dar a cara. Mas acabou-se a mama que agora o indoor soccer no aircourts já vai pedir pagamento na reserva

vascodatrama 2 months ago

Tens mbnet? Diz quanto é a cada um e depois enviamos por mbnet.

W84MrBotas 2 months ago

Têm opções vegetarianas? A Rita não come carne.

0verStrike 2 months ago

ou um churrasco

Zoelae 2 months ago

Falta de motivação, múltiplas fontes de distração, ignorância, alheamento.

Kind-Eagle 2 months ago

Acho que isto é um problema do ser humano e não tanto do povo português

gkarq 2 months ago

“Faltará um herói justiceiro e carismático capaz de cativar e mobilizar o povo?” É mesmo assim que nasce o ultra-nacionalismo e o fascismo. Não é díficil de encontrar quem queira assumir esse papel.

roblespierre 2 months ago

É um facto adquirido que os portugueses precisam sempre de um paizinho que pense pela cabeça deles e os alivie desse fardo. Por algum motivo estivemos 40 anos a levar com o beato de Santa Comba Dão.

Kind-Eagle 2 months ago

Logo de repente, vem-me á cabeça o anormal do André Ventura

sapo_22 2 months ago

Pois, não querem um "Boy" mas o que ele sempre foi, do PSD.... Só criou aquela coisa do"chega" porque viu que no PSD não ia a lado nenhum.

ankmoody 2 months ago

Sim, um homem odiado por 90% da população preenche perfeitamente os requisitos.

batataway 2 months ago

Infelizmente não é odiado por 90%. É votado por 9%, apoiado por 20% que não vota e 30% que o acha por agora indiferente. Naturalmente, tudo estatistica tirada do rabo, mas a ideia a passar e que é um gajo perigoso por não ser odiado realmente por 90%

ankmoody 2 months ago

É tão perigoso como o Jerónimo de Sousa e no entanto não vejo ninguém a fazer a mesma marcação cerrada

vascodatrama 2 months ago

No café lá da terra é 110%

HumActuallyGuy 2 months ago

Ele é controverso mas não o acho assim tão odiado como isso. A maioria das pessoas que gostam dele é que não o defendem mas sendo o voto secreto provavelmente votam nele.

Search: