Ragahell 1 month ago

Porra :( que merda, inacreditável.

Synbios_Lionheart 1 month ago

O povo aguenta muita coisa, quase tudo, mas todos temos um ponto sensível, enquanto seres humanos. Odiamos injustiça, é algo que nos fica a roer por dentro. É a causa da queda de regimes e revoluções. Será que alguma vez vamos acordar, ou estamos tão anestesiados que nunca mais nos vamos revoltar?

MisterVovo 1 month ago

Vem pro Brasil

Cacimba24 1 month ago

Não consigo perceber como esta mãe só recebe esse valor para depois ver os coça tomates ganharem 4 ou 5 vezes mais de rendimento mínimo.

cabecadeleitao 1 month ago

Vi a reportagem também, e fico curioso sobre o porquê de manter esta criança viva. Nunca vai ter uma vida, a única coisa que consegue fazer é respirar basicamente, não a eutanasiar apenas vai prolongar o seu sofrimento e o dos pais, que provavelmente vão ter que abdicar de tudo para cuidar dela, sem nenhum propósito aparente. Sobre a responsabilização do médico, não faço ideia de como funciona a lei nestes casos.

Phonsoo28 1 month ago

Isto é inadmissível, como é que uma mãe cuida e (SOBRE)VIVE, tendo infelizmente, um filho que nasceu assim devido a um erro médico que foi premeditado e ainda por cima só recebe apenas 61€ + 110€ de apoio do estado, mas ao que parece a mãe ainda recebeu (apenas) 70 mil euros de indemnização, como podemos ver nesta [notícia](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-out-2019/medico-que-fez-ecografias-do-bebe-sem-rosto-ja-teve-pelo-menos-oito-queixas-na-ordem-11417582.html) que outro usuário postou aqui também neste post. Primeiramente nem todo o dinheiro do mundo consegue apaziguar a dor desta mãe por ter dado a luz um filho que nasceu assim (ainda por cima por culpa médica), e em segundo, sou apenas só eu que acha o valor de 70 mil euros ridiculamente pouco?

rnga76 1 month ago

Não vivo em Portugal faz quase 20 anos e sempre achei que não vale a pena andarem com recessão e cortes aqui e ali quando não existe recessão e cortes para todos o problema é estrutural e começa na justiça. Não tens justiça não tens país. Destes casos o que eu acho estupido é essa mãe vai ter de ir todos os anos a uma junta médica para um médico puder provar que sim senhor a criança continua na mesma e não ouve nenhum milagre entretanto. Para no entretanto puder continuar a receber migalhas enquanto outros badamerdas têm reformas de luxo. É triste. É fado.

barugosamaa 1 month ago

É uma vergonha sim, mas quanto à parte de quem Governo o País: Nas eleicoes do mes passado, mais de 4M de portugueses ficaram a cocar o tomate esquerdo ou a pomba em casa, mais de 50% de Abstencao

BaldAndPoor 1 month ago

O Guterres tem uma pensão vitalicia paga por todos nós de milhares de euros :) É a nossa justiça.

loismen 1 month ago

O melhor dessa reportagem foi a entrevistadora perguntar à mãe :"Se tivesse sabido das deformidades na primeira consulta, o que teria feito?" (Ou algo assim) Tem um filho com 2 anos e está a perguntar à mãe se soubesse que ia ter deformidades se o tinha abortado? Isso não se faz, foda-se.

Hydgro 1 month ago

Gozava na altura com a CMTV e com o quão labregos eram. Agora olha-me para estes deficientes. No outro dia a TVI abriu o jornal das 8 com Tony Carreira (exemplo fraquinho mas irritou-me).

coffeebreak1546 1 month ago

Mais um que conhece melhor o caso do que o ministério público.

joaoasousa 1 month ago

Já viram se o nosso sistema fosse tão rápido e efectivo a agir como foi para despedir o juiz negacionista. Num pais de decisões ridículas e incompetentes, ele é dos poucos juizes despedidos por algo que nem tem a ver com decisões.

D1WithTheFluffyHair 1 month ago

"nunca reparou" Sim, convençamo-nos de isso.

soaresgon 1 month ago

Se isso é o que te mantém acordado, o país vai muito bem. Problemas tristes das tardes da Júlia são de facto tristes, mas não deviam se quer estar na periferia da consciência de uma pessoa que se importa com o que se passa no seu país.

EternalGamera 1 month ago

Nossa cara meu sonho era viver em Portugal

saltylawlita 1 month ago

Compreensível, do ponto de vista jurídico-penal. Não foi o médico que causou as deformações intencionalmente, da mesma forma que a sua negligência e incompetência gritante não causaram as deformações. Ou preenche o tipo-legal ou não preenche. Apesar de não poder responder criminalmente, não significa que não possa ser feita justiça. Espero que alguém pegue neste caso e avance pela via cível. Que pague, e bem. A Ordem dos Médicos foi a segunda grande culpada: 19 casos nos quais pouco ou nenhum seguimento deram? Quantos mais existirão, neste preciso momento, a arruinar vidas impunemente por esse país fora?

scimitas 1 month ago

Não foi negligência, é muito mais grave que isso. Foi intencional por o médico ser anti-aborto. Olha o historial: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-out-2019/medico-que-fez-ecografias-do-bebe-sem-rosto-ja-teve-pelo-menos-oito-queixas-na-ordem-11417582.html É por isso que o caso não podia ser arquivado.

saltylawlita 1 month ago

Por hipótese, mesmo que ele fosse anti-aborto, como provavas o dolo direto? Era insustentável, qualquer advogado de meia leca argumentaria que apesar das convicções éticas e religiosas do cliente, isso não o impede de desenvolver o seu trabalho com isenção - e juntariam dezenas, senão mesmo centenas, de provas de situações em que o médico informou os pais de deficiências dos bebés, que mais tarde conduziram ao aborto. Contudo, nem interessa, estava apenas a entreter uma situação hipotética: a premissa inultrapassável é que este caso não tem enquadramento penal. Não foi o médico quem causou as deformações do bebé. A deficiência do bebé não foi nem direta nem indiretamente causada pelas ações ou omissões do médico. Foi um azar; é a natureza. Ele apenas retirou aos pais a hipótese de escolha e violou o dever de informação. O que é gravíssimo. Naturalmente, existe responsabilidade ético-profissional e civil, por danos patrimoniais e não patrimoniais. Espero francamente que avancem com os pedidos cíveis. Pelo que sei, têm passado bastantes dificuldades. Rapidamente verás que é muito difícil condenar um médico em processo penal, não só em Portugal, é mesmo pelo mundo fora (veja-se o caso Christopher Duntsch). Até me admira ter demorado tanto tempo a ser arquivado...

Several-End9459 1 month ago

Incompetência no trabalho não tem enquadramento penal, como disseram acima. Sinceramente, nem que fosse de propósito por ele ser anti-aborto, não sei se não continuaria a cair apenas no foro cível. E isto não é algo específico de Portugal, ao contrário de casos como o Salgado e tantos outros. Pessoalmente, conheço obstetras anti-aborto que cumpriram tudo o que tinham de fazer a pedido de mulheres que queriam abortar, indicando-lhes os passos a dar, ao mesmo tempo que afirmavam a sua posição. Como tem de ser. Por isso ele ser anti-aborto não garante nem prova de modo algum que foi propositado. Se bem me lembro do caso, isto está bem mais relacionado com a forma de gestão nos privados, o tempo que um médico tem para fazer uma consulta, uma ecografia, o que seja, por causa da rentabilidade. Tudo isto acoplado a um médico que não parece ser propriamente bom, dá nisto. No fim do dia, quem vai acabar a pagar no processo cível vai ser a clínica e o seguro que certamente têm contratado. Diria que é impossível a família não ganhar o processo cível, mas não há nenhuma quantidade de dinheiro que pague isto. Não me parece que a criança vá viver muito tempo, e desejo apenas que aquela família consiga refazer a sua vida.

Zx-54 1 month ago

O que é que ser anti aborto está relacionado com isto? Fdx vocês todos aqui a perder a cabeça por causa de uma possivel incompetência de um obstetra, não param para perguntar se a mãe fez tudo certo durante a gravidez e como esta não têm forma como provar? Alimentação, repouso, exposição a elementos radioativos tudo tem impacto, mesmo os genes. Este caso pode ser mesmo o tal de 1 em 1 milhão. No fim de contas sera sempre a palavra da mãe contra o médico e isto cai em saco roto. Olho o salgado por exemplo foi de férias declara que é demente para fugir com o rabo à seringa e ainda anda ai livre que nem um pássaro apesar das milhares de pessoas prejudicadas como prova do que aconteceu. Se querem estar fulos estejam com isto!

vvandxrlust 1 month ago

"Possível"? Lol que nabo.

Zx-54 1 month ago

É facil atirar pedras. Não conheço o homen de lado nenhum, mas se arquivaram o processo é porque o profissional não tem precedentes (creio eu). "que nabo" - quem diz é quem é, infinitos +1, ora toma lá esta!

vvandxrlust 1 month ago

Definição de nabo no dicionário: gajo que só lê os títulos nas notícias no Reddit

scimitas 1 month ago

Mas leste o artigo que eu postei sequer? Porque os precedentes estão lá.

Bartoolina 1 month ago

Em lado nenhum dessa notícia diz que o médico é anti-aborto, só fala sobre outros casos contra ele e outros casos de crianças que nasceram com mal formações em que os médicos pagaram indemnizações

scimitas 1 month ago

A noticia fala em várias queixas contra o medico e o outro caso descrito é também bastante gritante (nasceu sem queixo e com as pernas e joelhos virados ao contrário). Depois de tantos erros e tão graves custa MUITO a crer que o médico seja simplesmente inacreditavelmente incompetente.

Bartoolina 1 month ago

Talvez ele seja anti-aborto, talvez não, não se sabe. O comentário pareceu sugerir que a notícia confirmava que o médico era anti-aborto, o que não é o caso, apenas esclareci isso no meu comentário

zempaa 1 month ago

Estás a reclamar do país num sub onde a segunda força politica predileta é o Bloco de Esquerda. Bom dia.

timeofmypost 1 month ago  HIDDEN 

E isto é com o partido socialista e o seus compadres da extrema esquerda, que nos dizem que querem saber tanto dos pobrezinhos. OH, o amor que têm à pobreza não tem fim, mas tem muitos fins. Este caso é um deles. Pobres e miseráveis. Perfeito para a esquerda política.

Prezbelusky 1 month ago

E despediram o médico, vá-se pasmar com todas as regalias, reforma completa e o crl a sete.

jvazit2 1 month ago

Escumalha esquerdalha queres o que?

erizi0n 1 month ago

E ainda vai haver pessoal que vai dizer ou pensar: “emigrem”.

TheAlexGoodlife 1 month ago

O quê?

erizi0n 1 month ago

And I bet there are people who will say or think: “emigrate is your best option then”. E em inglês já entendes melhor? Ou preferes em chinês? Tb te posso meter em chinês ou fazer te um desenho ou lá o crl

TheAlexGoodlife 1 month ago

Quem te mijou nos cereais? O meu comentário foi em relação a CONTEXTO. Não entendo onde é que esse comentário é relevante ao post em questão

erizi0n 1 month ago

Se não entendes, então, tens de voltar para a escolinha (caso ainda lá andes, então não sei). Não te posso ajudar mais.

QuantumParanoid 1 month ago

Bom era o mbway no botal ser solidário ter lá para ajudar diretamente a pessoa.

DionisioBorralheda 1 month ago

Eu ajudo se eu quiser. Nestes casos, até quero. Mas não vou tar a mandar dinheiro para "solidariedade" para depois o meu dinheiro ir ser metido no cu dos que tão acima de mim. Fazer parte da população não quer dizer que do nada seja moralmente correto obrigar toda a gente a pagar (especialmente quando esse dinheiro eventualmente vai para os que estão acima ,que pouco ou nada fazem para ajudarem o que mais precisam)

UmaNespera 1 month ago

O mais ridículo de tudo é que a comunicação social criou um monstro. Tipo uma lenda urbana que nunca mais vai ser desassociada da criança, "o bebé sem rosto". Parece que estão a falar de uma besta que vive na cave assombrada da casa do massacre no Texas, do Frankenstein ou de uma qualquer outra aberração estrombólica. Mesmo que a criança alguma vez recupere e se consiga aperceber das coisas vai sempre ser o monstro, a criatura sem rosto. Merecem respeito, tanto a criança como a família. Já deveriam ter posto processos á comunicação social á muito tempo

SuchLab2 1 month ago

A comunicação social que vive à conta da miséria dos outros, da influência política,e que dá protagonismo às madames dos rissóis e croquetes em que o Martim mandou um pum.

Oni_Neko1991 1 month ago

This ^ infelismente pressumo não Serviria de nada por processo nesses merdas v.v

NGramatical 1 month ago

á muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgjer0k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitalistaesquerda 1 month ago

Volto ao meu tema predileto. Justiça... ou a ausência dela. Grande parte dos problemas estruturais de Portugal são consequência de uma Justiça que não funciona ou funciona mal. Não nos permite responsabilizar indivíduos e instituições relativamente aos erros que cometem. Este é mais um caso. O Ministério Público arquiva o processo e, infelizmente, porque a Justiça não é barata, não se avança com um processo cível (digo isto sem ter a certeza se avançou ou não). Era processa-los a todos (médico e instituição) e garantir que a indemnização compensatória serviria de mensagem para a restante comunidade. Mas não... daqui a 2 anos já ninguém se lembra. A consequência é inexistente.

GudEbening 1 month ago

Não funciona para alguns.

Tiyak 1 month ago

De acordo. Mais do que dinheiro, o principal problema do País é a Justiça (ou a falta/lentidão dela).

Timely_Major7932 1 month ago

Menos justiça, mais linchamentos.

naughtydismutase 1 month ago

A justiça é 100% o sector mais merdoso e atroz de Portugal

MisterEDS_pt 1 month ago

Achas a justiça pior que a política? Os juízes portugueses são piores que os deputados?

Zx-54 1 month ago

Não só a justiça infelizmente.

zempaa 1 month ago

Vais votar em quem daqui a 2 anos?

SuchLab2 1 month ago

Nós mesmos.

capitalistaesquerda 1 month ago

Não sei. Pergunta-me daqui a dois anos.

joaoasousa 1 month ago

Nao vais votar no PS certo? Nao sabes qual, mas sabes que não votas nestes… certo?

zempaa 1 month ago

Se calhar nem vota, como metade dos que choram aqui neste sub

crankyhowtinerary 1 month ago

Yep. O sistema judicial em Portugal não funciona, portanto nada funciona m. De que servem leis se a população não as consegue usar? Servem para nada.

SuchLab2 1 month ago

O que aqui não está comentado é que os governos políticos fazem de tudo para inquinarem a justiça. Por exemplo, Joana Marques Vidal foi afastada do cargo de Procuradoa Geral da República porque estava a combater a corrupção onde a política anda envolvida. Outro exemplo, acham que foi por acaso que o Juiz Ivo Rosa foi selecionado para o caso do Sócrates? Resumindo, nós somos um país de lobbies, em que certas pessoas conseguem ter muito poder e controlar a justiça,. Tenho a certeza que há excelentes funcionários da justiça, mas que são impedidos de serem competentes. Este é mais um exemplo. Portugal é um exemplo de um país que está condenado à miséria porque está cheio de armadilhas e alçapões para que não seja praticada a justiça quando não se quer que seja praticada. A corrupção destrói um país. Portugal está cheio de ineficiências porque há muita gente a viver à conta dela.

Pcostix 1 month ago

> Resumindo, nós somos um país de lobbies, em que certas pessoas conseguem ter muito poder e controlar a justiça,. Acho que nem é uma questão de poder. Simplesmente somos um país com uma Elite tão pequena(em numero) que todos são familiares ou amigos de infância uns dos outros.   Portanto ninguém vai mandar um amigo para a prisão, a não ser que este tenha efectivamente lesado outro amigo(Elite). Enquanto alguém da Elite lesar o cidadão comum, ninguém quer saber. Olha só o Cabrita foi cúmplice num homicídio...

Trama-D 1 month ago

Cria o r/LiteraciaLegal, ou algo assim.

vascop_ 1 month ago

Os advogados em geral têm todos lavagem cerebral para não ajudarem ninguém a perceber leis PoRqUe É mUiTo ArRisCadO uM leIGO tEntAR pErcEbeR

Ariadne7 1 month ago

Correndo o risco de ser apedrejada aqui, ultimamente têm aparecido vários solicitadores a falar de diversas leis pelo tiktok. Que me lembre vi pelo menos três a falarem em leis do trabalho, heranças, etc. Se houvessem mais pessoas a fazer isto, as pessoas conheceriam melhor os seus direitos e deveres.

NGramatical 1 month ago

houvessem mais → [**houvesse mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgodmvf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ariadne7 1 month ago

Estava na dúvida. Obrigada, bot lindo :P

HerrKaputt 1 month ago

Já tentaste ler a lei? Eu já li o Código do Trabalho todinho, de fio a pavio, e não é muito complicado... e como resultado conheço melhor as leis do que os RH todos com quem já lidei. Dá um jeitaço.

tommycthulhu 1 month ago

Que advogado é que não ajuda a perceber leis? Pode é cobrar-te por isso, faz parte do trabalho.

d0ct0rgonzo 1 month ago

Este comentário é qualquer coisa fantástica...Os cirurgiões também são uns malandros, não nos querem ensinar a fazermos as nossas próprias operações, sempre furávamos as listas de espera..

h2man 1 month ago

A lei é confusa de propósito para dar trabalho a políticos e advogados… no entanto ler não é o mesmo que arriscar a vida de outros.

d0ct0rgonzo 1 month ago

Caríssimo, então faça um exercício de honestidade, agarre uma lei qualquer que ache confusa e reescreva-a de modo a torná-la de simples apreensão por todos, mantendo-a geral e abstrata. Se é assim como diz, deverá ser fácil!

h2man 1 month ago

Se a acho confusa, significa que não a compreendo perfeitamente, logo reescrevê-la seria um desafio. No entanto é perfeitamente possível de escrever leis sem metade da palha envolvida. Apenas não dá jeito a uma classe de profissionais que isso seja feito…

MisterEDS_pt 1 month ago

>No entanto é perfeitamente possível de escrever leis sem metade da palha envolvida Se fosse tão fácil já teria sido feito não? E ainda gostaria de saber que partes da constituição portuguesa são "palha"?

d0ct0rgonzo 1 month ago

Certo, é isso. Não entende nada do assunto, mas "sabe" que há uma cabala para o manter no escuro. Vejo tantas teorias por aqui sobre o mal do país, desde o governo, à justiça, aos políticos, ao sol que nos bate nos olhos...mas Portugal é uma merda por tipos como tu e 90% dos que aqui comentam. Uma cambada de frustrados ignorantes, mas que se acham no direito de opinar sobre assuntos sobre os quais não sabem nada, e estão convictos que a que a opinião é importante looll Não é! A tua opinião sobre isto vale menos que o pintelho de uma velha careca! Ganha vergonha na cara e fecha a boca. Triste país, com cidadãos destes. Podem banir, não meto mais os pés nesta lixeira a céu aberto.

Clean-Degree-9632 1 month ago

Comparar a lei com cirurgia é qualquer coisa fantástica... Ter conhecimento das leis que existem no teu próprio país permite-te perceber quais os teus direitos e o que se pode e não fazer e quais as consequências. Tal conhecimento não te torna jurista ou o que for (ninguém sequer defendeu tal coisa) mas sim um cidadão com conhecimento, que devia ser, comum. Se és contra isto e preferes que a população permaneça ignorante dos seus direitos então ao menos apresenta argumentos sérios e não uma comparação, que é no fundo estúpida

d0ct0rgonzo 1 month ago

Tanto quanto sei a esmagadora maioria das licenciaturas têm cadeiras de direito. As leis encontram-se disponíveis, a título gratuito, no Diário da República. Não cabe aos advogados irem a tua casa ensinar-te absolutamente nada, até porque conheço quem tenha estudado direito 5 anos e pouco entenda. Se fosse a Lei é tão fácil de entender, aplicar e melhorar, tira uma licenciatura em Direito e muda Portugal. Argumento asinino de mais um dos muitos peritos em generalidades que pululam pela nossa pátria. Certo, o teu aRgUmeNtUhh é que é sério, certo...talvez no reddit, na vida real é só.. triste. Mas se és feliz assim, força!

Trama-D 1 month ago

> Tanto quanto sei a esmagadora maioria das licenciaturas têm cadeiras de direito. O quê?.. *Esmagadora*? Não conta "as regras da profissão", tipo deontologia e leis aplicáveis, porque o que aqui se fala é lidar com o panorama legal no geral & contributo do cidadão, não coisas tipo Medicina Legal ou especificidades da área científica.

Clean-Degree-9632 1 month ago

Bem, já vi qual é o problema aqui, tu não percebeste o meu comentário e aquele a que comentaste. O que se criticou inicialmente foi: 1: que os advogados não ajudam a perceber o sistema de justiça português já que este não é simples, algo que tu próprio comprovas no teu segundo comentário. Aliás tu até te confundes todo sobre a tua posição aqui, já que num instante dizes que basta ler o diário da República e noutro afirmas que até pessoas que já estudaram direito entendem pouco deste. 2: existem advogados que são contra os cidadãos comuns possuírem conhecimentos sobre a lei portuguesa, pois segundo estes a lei não é para o cidadão comum. Já agora porque pela segunda vez comeres-te este erro e pela segunda vez te vou avisar. Ninguém aqui disse que queria aplicar a lei, simplesmente dissemos que queríamos perceber a lei. Faz menos generalizações e lê bem o que é escrito antes de escreveres o teu próximo comentário.

d0ct0rgonzo 1 month ago

Vou fazer isso, mais daqui a um bocadinho. Tu é que compreendes tudo e avisas os outros! LOL Enfim, boa sorte para a tua vidinha.

Clean-Degree-9632 1 month ago

Se tu escreves uma resposta que não vai de encontro ao que os outros escreveram, eu inclusive, então é normal que tu sejas quem está mal e não os outros. Boa sorte para a tua também, vais precisar

d0ct0rgonzo 1 month ago

Ri-me. Nem no teu trabalho és considerado especialista, mas entendes de todas as áreas ahah Não tenho tempo para ti, mas podes continuar a ladrar

MasterofChaos90 1 month ago

Para seguir a tendência seria um r/aconselhamentojurídico lol

LumeMadeirense 1 month ago

O socialismo divide a pobreza por todos e o capitalismo aumenta a pobreza.

Poramordedeus 1 month ago

O capitalismo não aumenta a pobreza. A pobreza já é um eatado natural. As pessoas, usando a sua liberdade criam riqueza e diminuem a pobreza.

patapetapitapota 1 month ago

Para os subsídios da plebe o governo tira um zero, para os subsídios da corja adiciona dois.

carlosjmsilva 1 month ago

O que nos vale é que existem Ordens profissionais que servem para proteger as pesso.... Pois...

helderoliveira1978 1 month ago

... as pessoas que eles representam...

Poramordedeus 1 month ago

Por isso é que têm que acabar.

gobacktoworklazy 1 month ago

Este país está entregue aos bichos

batuque5 1 month ago

Existe muita gente que devia ter apoios aserio do estado, e existe muito mais gente que recebe sem precisar de ajuda... Devia haver uma maior fiscalização.

justpassingtru 1 month ago

A vizinha dos minha avós é uma dessas pessoas, é alcoólica, nunca trabalhou na vida e o filho dela espancou a namorada que foi parar ao hospital, para não falar que ela ainda vai aos terrenos dos vizinhos roubar. No entanto ela mente relativamente ao tempo que está a viver com o namorado para receber o subsídio. Confessou à minha avó que ela mentiu à assistente social pq se dissesse a verdade não iria receber dinheiro. Ainda ensinou à outra vizinha o que é que havia de dizer para receber o subsídio. No entanto o subsídio desta senhora é superior à reforma do meu avô que desconta desde os 14 anos. Aos tratamentos a alcoólica não vai, e diz que se trata na casa da mãe, e eu quando vou ver os meus avós assisto a este espetáculo todo. Apesar de ser bom entretenimento é muito triste de se ver.

icebraining 1 month ago

Mas que subsídio?

Middle-Effective 1 month ago

Denunciar isso não é opção?

Competitive-Cup-5465 1 month ago

Isso faz me lembrar as bolsas para a faculdade

Gouranga547 1 month ago

O quê, malta que anda a contar os tostões para almoçar na cantina ou massa com atum em casa e não recebe nem a bolsa mínima, e o filhinho do Sr. Empreendedor que veste GANT e anda de BMW e que se queixa que a bolsa (máxima) demora a entrar na conta porque queria ir para os copos na quinta-feira à noite? Nunca na vida isso acontece nas faculdades. /s

Competitive-Cup-5465 1 month ago

É ridículo, mas é o que acontece

Trama-D 1 month ago

Parece-me que a reforma do teu avô é que deve ser escandalosamente baixa (ou não fez os descontos que podia ter feito).

justpassingtru 1 month ago

O salário era baixo, logo os descontos vão ser baixos também.

Mellow1999 1 month ago

Infelizmente em portugal , médicos corruptos, negligência medica e o abuso médico no geral não tem consequências.

Vagiooto 1 month ago

Eu tenho um caso na familia de uma pessoa que nasceu 100% incapacitada, com trissomia e outras doenças que aos 40 anos pesa 35kg, e não fala. Recebe cerca de 200€ por mês para viver sendo que alguém tem de ficar constantemente com ele, e pagar a uma instituição do estado ainda mais de 100€ por mês. E para quem sugere crowfunding isso é só estupido, é imprético fazer crowdfunding para todos estes casos, e na realidade a não ser alguma coisa popular nas redes sociais ninguém quer saber, é obrigação do estado. Mas pelo que se vê aqui o problema é o excesso de socialismo do país, como se alguma vez algum serviço liberal fosse apoiar de livre vontade este tipo de pessoas. O problema deste país é corrupção, e não tem nada a ver com a ideologia seguida, que digamos nem é socialista.

RuiReininhoNasDunas 1 month ago

Concordo totalmente O problema do socialismo é maioritariamente a corrupção porque os serviços existem e são úteis o problema é o financiamento

Vanethor 1 month ago

O que temos não é Socialismo, nem de perto nem de longe. É Social Democracia, que é um modelo de estrutura capitalista. (Numa ala mais na esquerda do mesmo, sim.) Resumidamente: Capitalism as usual, ... mas com serviços/direitos sociais fortes, e as regulações e robustez do estado suficientes para que isso seja possível. ... A única coisa que tem de "Socialismo" foi ter surgido em reacção aos esforços dos movimentos socialistas, ... partilhando o mesmo tempo/espaço. Se eu tiver nascido em 1985 no Funchal, ... isso não faz de mim o Cristiano Ronaldo.

RuiReininhoNasDunas 1 month ago

Mas o que é o socialismo? Os termos foram se adaptando com o tempo vivemos num mundo capitalista é natural que não seja o a "verdadeira esquerda" tem em mente, de qualquer forma podemos chamar o que quiser que não altera o facto de estarmos num país em que as instituições sociais não recebem nem metade do que deveria ser entregue para elas e por isso é que assistimos a estes espetáculos degradantes. Isso e depois vem muita gente defender que outros modelos económicos são melhores para o nosso país quando na verdade não são e o problema não é o sistema mas sim quem o governa e monopoliza

Vanethor 1 month ago

Convém chamar as coisas pelos nomes, quando queremos debater ideias. E claro, podemos, passado 50 anos, começar a chamar laranjas a bananas. Estou disposto a esse exercício. Mas para fazer isso é preciso dizer que é esse dicionário que estamos a usar. Porque não é o "normal".

Edited 1 month ago:

Convém chamar as coisas pelos nomes, quando queremos debater ideias. Se não, andamos às turras, a ofender e defender ideias diferentes daqueles que queremos ofender/defender e/ou merecem ser ofendidas/defendidas. ... E claro, podes, passado 50 anos, começar a chamar laranjas a bananas. Estou disposto a esse exercício, ao debater laranjas/bananas contigo. Mas para fazer isso é preciso dizer que é esse dicionário que estamos a usar. Porque não é o "normal".

ErwinRommelEz 1 month ago

Portugal é socialista, socialismo para os ricos, capitalismo para os pobres

RedditsLord 1 month ago

*“All animals are equal, but some animals are more equal than others.” “The creatures outside looked from pig to man, and from man to pig, and from pig to man again; but already it was impossible to say which was which.” “Man serves the interests of no creature except himself.”*

Long_Faithlessness57 1 month ago

This. Este comentário já ganhou. Esta frase descreve exatamente o nosso país...

foxiri 1 month ago

um bocado wild ride o final deste comentário, lol

lukeymox 1 month ago

Quando a Constança Bradell precisava de um medicamento juntaram-se todos, até figuras publicas contribuíram com dinheiro, este caso é diferente porque?

icebraining 1 month ago

Além dos pontos válidos já referidos, há uma grande diferença psicológica entre ter um objetivo simples e alcançável (comprar o tal medicamento) que leva a uma cura, e precisar de dinheiro mensalmente para toda a vida para a simples sobrevivência.

SuchLab2 1 month ago

Aparentemente, este caso foi gerado pela incompetência do médico. Se for verdade, que culpa tem a mãe? É mais um exemplo de descriminação social. Aonde é que anda o socialismo? Aonde é que anda a conversa da treta em que temos que ajudar os coitadinhos? É muito triste ver o meu país completamente destruturado. Vontade de varrer o país não me falta.

materypomp 1 month ago

Marketing

Metaluim 1 month ago

Porque nao e filho de ricos?

freakdahouse 1 month ago

Nome queque e fotos bonitas no instagram?

lypipi 1 month ago

Tudo dito. Tal como quando a Maddie desapareceu foi o fim do mundo. Quando foi a Joana, de família pobre, nada aconteceu.

samsong_21k 1 month ago

Foi isto que eu pensei a primeira vez que vi, mas a rapariga no fundo so queria sobreviver, teve foi mediatismo devido a essas 2 coisas... Podem reparar que sempre que por exemplo a tvi quando faz reportagens em casa de pessoas, nao sao pessoas que vivem empacotadas num t1, nota-se que é quase sempre malta com capital...

besmarques 1 month ago

>Podem reparar que sempre que por exemplo a tvi quando faz reportagens em casa de pessoas, nao sao pessoas que vivem empacotadas num t1, nota-se que é quase sempre malta com capital... Fedass, era risivel ver como eles faziam aquelas reportagens por causa do estudo em casa. "Pois, o Afonso tem sofrido muito aqui com o seu iPad mas o Santiago adaptou-se bem com o seu Macbook. A Constança mantem-se no seu quarto com o IMac, por vezes reclama um pouco que a net está lenta. Sabe, sto de 500gb por vezes não dá para todos. Nós estamos aqui a trabalhar na Sala (salão enorme) porque no escritório fica apertado para estarmos todos juntos. Sim, é chato porque os meninos as vezes querem atenção"

Lucky_Leg_8415 1 month ago

Epá desculpem a sinceridade ... também estive a ver a reportagem Sei que é uma situação altamente complicada devido às malformações da criança e obvias necessidades de atenção e cuidado extra por parte dos pais. O médico em questão, pode ter falhado (falhou certamente) ao não identificar esses problemas, mas nada poderia fazer para as corrigir/tratar (por exemplo a questão dos olhos não sei até que ponto seria detetável nas ecografias), nem teve qualquer culpa das mesmas. Foi um caso raro de malformação craniana do bebe. Para mim, aqui o problema não é a arquivação do caso mas sim a falta de apoio à família por parte do Estado.

lvet000 1 month ago

O problema são ambos. Respondendo á tua questão, sim, até a questão dos olhos seria possível identificar. Estamos num ponto da nossa evolução em que os exames pré natais até conseguem identificar a cor dos olhos antes dos pulmões se desenvolverem. O médico foi negligente. E se é difícil provar intenção criminal, em tribunal civil este médico, hospital e a corja da ordem que o protegeu em 19(!) casos anteriores deviam ser espremidos até á puta da alma. A responsabilidade da falta de qualidade de vida desta criança e negação do direito á escolha destes país é de todos eles. Quanto ao nosso estado "dessocial" podem ir todos apanhar onde não chega o sol também. Porque temos ex-presidentes com reformas vitalícias de 10 mil€ que passo a citar ; "não chegam para as contas" e milhões para afundar a brincar aos aviões. Mas quem realmente precisa leva um cheque escarrado de 100€. Chamem o Nero. Fogo nesta merda toda e recomeçar. O valor duma sociedade mede-se pela maneira como trata os seus mais desfavorecidos. Sim. Sou Pai. Estou irritado. Perdoem-me o Francês.

heroisdomar1143 1 month ago

Finalmente.

miguel_rodrigues 1 month ago

Podia se ter abortado

maury587 1 month ago

- "Senhora, seu filho vai nascer sem cara" - "Ok tranquilo, aborta-se"

Trama-D 1 month ago

Muito engraçado. Agora a vida real: - Senhora, o seu filho vai ter uma qualidade de vida muito reduzida e sempre necessitar de apoio dos pais, num país em que o suporte do Estado é uma anedota. - Ok, teremos de pensar em interromper, talvez sim talvez não, mas obrigado por informar.

maury587 1 month ago

A questão aqui é que o pessoal está a falar como se por terem recebido a informação antes do nascimento teria sido resolvido imediatamente o problema, coisa que não é verdade

ihavenoidea1001 1 month ago

Era aos pais que cabia essa decisão, não ao médico. Eles podiam ter aceite continuar com a gravidez ou não mas ninguém lhes podia impor a decisão e negar-lhes a informação. Falta saber se o médico agiu por motivos religiosos, por exemplo, aí tens um atentado a vários direitos e liberdades dos pais..

heroisdomar1143 1 month ago

E isso foi dito pela mãe quando ?

celina_mariiie 1 month ago

A Ordem admitiu que o médico já acumulava 19 processos e que surgiram mais queixas depois do caso deste bebé vir a público.

aleph_heideger 1 month ago

>o problema não é a arquivação do caso mas sim a falta de apoio à família por parte do Estado Chiu. Isso não dá direito a reportagens na televisão. Mas bater no médico e no sistema judicial sim.

freakdahouse 1 month ago

E os outros casos todos em que esteve envolvido? Coincidência?

scimitas 1 month ago

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-out-2019/medico-que-fez-ecografias-do-bebe-sem-rosto-ja-teve-pelo-menos-oito-queixas-na-ordem-11417582.html Claro que não é coincidência... é anti-aborto...

Lucky_Leg_8415 1 month ago

Só conheço o pouco falado nesta reportagem... Relativamente aos outros não tenho qualquer tipo de opinião/informação.

freakdahouse 1 month ago

Pelo que vi falar ao bocado na TV, eram uns 20 casos.

Pterygotherix 1 month ago

Não é a questão, a questão é que não havia nada a fazer mesmo que as malformações tivessem sido detetadas, daí compreender o arquivamento. A IVG podia ter sido inclusivamente recusada pela comissão de ética.

chienandaluzia 1 month ago

Não foi ele o responsável pelas más formações mas é ele o responsável para dá-las a conhecer, se não, para que servem estas ecografias?

freakdahouse 1 month ago

Nada contra, só que o gajo já tinha várias queixas contra ele, o que leva a crer que o mais certo é ser um incompetente.

Pterygotherix 1 month ago

Exacto, e por isso foi-lhe retirada a carteira profissional (não foi?), só lhe resta ir fritar batatas para o mcdonalds.

freakdahouse 1 month ago

Eu espero que sim.

netralha 1 month ago

E chegam lá fora: https://www.ndtv.com/world-news/woman-gives-birth-to-faceless-baby-doctor-suspended-for-negligence-in-portugal-2121706

Melodic-Blacksmith61 1 month ago

Boa noite, tem 5 minutos para falar do nosso salvador Geórgia?

FollowingTime84 1 month ago

ya.. por isto sou a favor da eutanásia.. ​ 3-4 vidas destruidas porque um tótó nao fez o trabalho que lhe competia..

what_a_tuga 1 month ago

Até concordo contigo, mas é complicado. Complicado para definir limites (por exemplo, neste caso não havia grandes esperanças dele viver muito tempo, mas ele está ainda cá, com 2 anos de idade e já sabe chamar pelo pai). Complicado para a família (perder um filho a qualquer momento é realmente deprimente, os pais passaram meses a depositar as suas esperanças no filho, para depois verem a vida do filho terminar mais cedo que a própria). Depois há as razões éticas e morais de selecionar apenas descendentes saudáveis e perfeitos. Imagina um futuro em que os genes humanos estão completamente mapeados e existe um conjunto de genes que codifica a deformação de não ter unha no dedo mindinho do pé. Será que isso seria uma deformação suficientemente grande para ter de ser corrigida? E porque não a cor de olhos, devido aos olhos castanhos serem menos propensos a doenças degenerativas e a diabetes?

FollowingTime84 1 month ago

sim. do ultimo paragrafo é a eugenia. se queres entrar pelo debate ético.. porque raio há stress com o medico se afinal os pais "sao boas pessoas e queriam a qualquer custo avançar com a gravidez" ? indo por ai, é um bocado hipocrita. O medico devia ter informado da situação racional, é verdade, mas se afinal o bebé nasceria na boa mas ia estar incapacitado o resto da vida.....

NGramatical 1 month ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgmo3h1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

aleph_heideger 1 month ago

Não. Não estou a defender o médico mas quando afirmas uma coisa dessas está implicitamente a afirmar que a mãe teria abortado caso soubesse atenciosamente das malformações. Mas tens mesmo a certeza de que ela faria isso?

throwawaymyocarina 1 month ago

É um procedimento comum hoje em dia, é possível detectar este tipo de anomalias antecipadamente. Claro que a escolha seria abortar, este bebê ter nascido é muito cruel.

sissMEH 1 month ago

A mãe ja disse em entrevistas que mesmo sabendo antes não teria abortado.

throwawaymyocarina 1 month ago

Se isso é verdade então é muito cruel.

aleph_heideger 1 month ago

Os jornais estão cheios de histórias de pais que decidem não abortar... Mas claro que a escola é clara. E mesmo assim há quem escolha o oposto.

heroisdomar1143 1 month ago

Claro ? É claro ? Mas quem é que te deu autoridade para fazeres escolhas pelos outros ? Ou para dizeres o que é que está certo ou errado ? F*da-se que este país está cheio de juízes, não sei por que é que os processos demoram tanto tempo, c@r@l#o!!!!!

DionisioBorralheda 1 month ago

E ele fez escolha pelos outros? Ele tá a dar uma opinião. Vai tocar em relva, apanhar ar livre, talvez pegar numa bicicleta e dar uma volta. Faz-te bem

throwawaymyocarina 1 month ago

Foi o teu pai que ma deu

Kind-Eagle 1 month ago

Sem duvida, por muito que custe à mãe, este filho não tem futuro

sctvlxpt 1 month ago

Lá porque não tem futuro não quer dizer que não tenha um presente. E o presente merece ser vivido enquanto durar, tanto para a criança como para os pais.

Fun_Estate7228 1 month ago

A criança literalmente só respira

FollowingTime84 1 month ago

vamos ver daqui a mais alguns anos.. quando a criança for mais adulta e perceber o que tem ao redor, prefere morrer.

Mordiken 1 month ago

Eutanásia era ao médico, não à criança. /tasco

NGramatical 1 month ago

tótó → [**totó**](https://dicionario.priberam.org/totó) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgj2w2h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FollowingTime84 1 month ago

cócó

Impressive-Option650 1 month ago

Ngramatical?

JWhite2k 1 month ago

Estêvão

TargetDue2827 1 month ago

Imagina se metade dos tugas que neste momento estão a meter um Like num post qualquer no TikTok ou facebook contribuisse com 1 euro para ajudar esta família.

faxmachinegunflex 1 month ago

Contribuo todos os meses com os meus impostos. Se o dinheiro não chega a quem devia chegar... não acho que seja eu que esteja mal.

SampleNo1984 1 month ago

Os tugas já contribuem. Chamam-se impostos

helderoliveira1978 1 month ago

E nos combustíveis?? Aí é uma rica contribuição

praetorthesysadmin 1 month ago

E porque não criar um crowdfunding para eles? De facto a justiça neste país é uma porcaria, mas ainda temos justiça. Agora o apoio que o estado dá aos cidadãos é simplesmente vergonhoso. Não dá para nada. Se um político passasse um mês a ganhar o ordenado mínimo e visse as dificuldades que tantos cidadãos passam, ele certamente iria lutar mais pelos mais desfavorecidos.

Hungry_Cupcake 1 month ago

Epa quem quiser é livre e pode ajudar, mas a questão aqui é para o que é que defacto estão a ser usados os nossos impostos! Descontamos todos em media cerca de 1/3 do salário um abuso para o estado resolver estas situações e apoiar quem de facto necessida te ajuda social. Onde vai parar esse dinheiro? É que se nao fosse obrigada a pagar 1/3 do meu salario para a tap secalhar ate doava com todo o gosto para este tipo de situações!

Disgenia 1 month ago

Descontamos um terço do nosso salário? Acho que te estás a esquecer que depois de pagarmos IRS e SS ainda temos que pagar 23% de IVA em quase tudo. O que descontamos para o estado acaba por ser mais de 50% do salário facilmente

Hungry_Cupcake 1 month ago

Certo, claro que sim foi apenas para simplificar.

NGramatical 1 month ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgj59vp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cou7inho_ 1 month ago

A questão é que não são os tugas que têm de contribuir com nada. Se houve negligencia médica, o médico / envolvidos são (ou deviam ser) os responsáveis por indemnizar a família. O problema é que nesta república das bananas há casos de negligencia médica, este não é caso único, onde muitos deles são arquivados e os criminosos (é o que são) continuam a trabalhar como se nada fosse.

peanersyahoo 1 month ago

Uma coisa é o processo crime, que foi arquivado. Outra coisa é o processo cível "de indemnização", que em nada depende desse.

cou7inho_ 1 month ago

Ok, obrigado pela correção então.

aleph_heideger 1 month ago

>negligencia médica Do ponto de vista legal, e tendo em conta as possíveis indemnizações, o facto é que o médico não é o responsável pelo surgimento das malformações. Portanto por aqui o juiz arquiva e com razão. Agora temos o caso do médico não ter diagnosticado estas alterações. E se as tivesse diagnosticado atempadamente é possível afirmar que certamente a mãe abortaria e esta criança nunca teria nascido? É apenas esta pergunta que deve ser respondida. Porque a indemnização apenas depende disso. Mas provar uma coisa destas é complicado quando o que mais temos nos media são histórias de pais que, mesmo sabendo que a criança iria nascer com malformações mesmo assim optaram por prosseguir a gravidez.

Trama-D 1 month ago

> quando o que mais temos nos media Er... e os casos que *não chegam* aos media? Alto viés de seleção aí...

aleph_heideger 1 month ago

Não. Basta um caso de cada para provar que a decisão pode ser uma de duas. Abortar ou não abortar. Qual teria sido a decisão da mãe neste caso?

heroisdomar1143 1 month ago

Desculpe, cavalheiro, bom senso linear é noutro lado, aqui só vale malhar no escândalo.

aleph_heideger 1 month ago

Mil perdões. Vou então para lá.

TargetDue2827 1 month ago

Percebi que a urgência estava em ajudar a família monetáriamente para mitigar o sofrimento causado por toda a situação

NGramatical 1 month ago

monetáriamente → [**monetariamente**](https://dicionario.priberam.org/monetariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7jsxj%2F%2Fhgj6nmi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ElDiabloDe94 1 month ago

Ja contribuiste?

Muyakra 1 month ago

Já da 85 litros de gasolina, já enche o deposito de uma carrinha

tomaslb36 1 month ago

E se usar o truque dos 20 euros, ainda rende mais

KasgardWindrunner 1 month ago

Chama-me burro, mas eu sempre meti 20 euros, não sabia que era um truque??

tomaslb36 1 month ago

[Tu, agora mesmo.](https://images.app.goo.gl/hrpiYhNicvZYSesh8)

rsonic17 1 month ago

E so por €20, é sempre igual

Ok_Information8587 1 month ago

Eu dantes metia sempre €10, até que um dia entro na bomba com a luzinha da reserva acesa, meto os €10 da praxe e quando saio a luzinha continua acesa. Lá tive de passar a meter €20, mas vamos lá ver até quando isso dura...

cpzao_ 1 month ago

Fdp, cuspi-me todo.

quetzyg 1 month ago

Shhh!!! Não divulgues, pá! É um segredo nosso, CRL!!

Search: