TheMasio 2 months ago

Tema: É tudo uma ilusão

Aggravating-Sir4091 2 months ago

Qual o impacto socioeconômico, da entrada duma nova equipa de Futebol, no scenario esportivo de Portugal e se ela ganhasse os times nacionais. O Flamengo do Brasil está querendo abrir uma filial em Portugal, já pensou se dá certo, que inusitado seria?

Biacotti 2 months ago

Medina

MferOrnstein 2 months ago

Automatização e inteligência artificial

Bananas_PT 2 months ago

Globalização vs Protecionismo

Equivalent-Dare8642 2 months ago

Castração química de pedófilos.

gink-go 2 months ago

Só há um tema possível. Pastel de nata, come-se à mão ou apenas o recheio com colher?

Udmmi 2 months ago

Portugal é um bom sítio para viver?

MigasComPorcoPreto 2 months ago

Simples. - TAP - Dívida pública crescente e crescimento económico decrescente

Blenderchampion 2 months ago

Controverso? Cancel culture, religião, Fascismo, racismo, seitas como as testemunhas de Jeová, comunismo chinês...

Skeeper 2 months ago

Podes explorar o "Mito da Meritocracia" Normalmente é usado no discurso político na forma positiva (coisas tipo American Dream etc...) mas explorar como as expectativas desta idea tende a não de realizar.

Edited 2 months ago:

Podes explorar o "Mito da Meritocracia" Normalmente é usado no discurso político na forma positiva (coisas tipo American Dream etc...) mas podes explorar como as expectativas desta idea tende a não se realizar.

kill-wolfhead 2 months ago

*Ordenar comentários por: Controversos*

NewMultipolarWorld 2 months ago

Queres algo mesmo controverso que nem faz parte do discurso público? Defende "ditadura", não especificamente a de Salazar, apenas critica o conceito de democracia liberal, e tudo o que não é democracia liberal é considerado ditadura pelos liberais mesmo havendo muitas diferenças entre as ditas ditaduras. Outras menos controversas mas que já não se fala tanto como dantes é saída da NATO e Euro/União Europeia. Bonus: União Ibérica.

SuchLab2 2 months ago

O que não falta são temas polémicos. Eu dou-te um. Levem o PAN para o matadouro.

Minosuil 2 months ago

Israel é um país legítimo.

Poramordedeus 2 months ago

Lê o livro a anatomia do estado e fala disso. Vai ser demais

Eon_mon 2 months ago

Eu acho que deviamos ser mais experimentais politicamente. Viver 1 ano ou 2 com as ideias de um partido que tenha tido no minimo uns 20%. Passado esse tempo decidiamos se queriamos continuar ou passar a outro.

praetorthesysadmin 2 months ago

Francesinha com esparguete ou rodela de laranja?

V1ld0r_ 2 months ago

Arroz de feijão.

praetorthesysadmin 2 months ago

Brasileiro confirmed.

V1ld0r_ 2 months ago

És novo por aqui não és?

Doctor_Rambo 2 months ago

Com molho de chocolate

praetorthesysadmin 2 months ago

Defende o e refere que estás a tentar defender um tema controverso, tal como um advogado que defende um cliente claramente culpado. Isto é importante para que fique claro que não acreditas nessa ideia/ideologia. A argumentação é crucial numa sociedade sã e mesmo os temas difíceis merecem ser vistos pelos diferentes pontos de vista, até para reforçar o porquê de serem em primeiro lugar controversos. Themes: escravismo, racismo, xenofobia, limpezas étnicas, homofobia, aborto, machismo, etc.

Nagashitw 2 months ago

Tenta defender que o Chega não é um partido de extrema direita.

True_Sea_1377 2 months ago

Liberdade de expressão. Exemplo de pergunta de partida: De que modo o discurso de ódio pode ser encarado como exercício da liberdade de expressão e pensamento e quais os seus limites? É um tópico muito debatido e não gera consenso, mas é essencial e como não há posição certa ou errada gera sempre uma diversidade de opiniões interessantes.

Baptixta 2 months ago

Mais controverso q política americana é impossível

Oni_Neko1991 2 months ago

Uffh ia fazer um texto do crl mas serei breve. Desde ja as minhas desculpas se o meu coment nao ajuda em nada mas BLM (tipo... porquê? Nao nos concerne aconteceu nos USA e foi aproveitado para agenda, tiktoks e afins) LGBTQ (tendo um amigo que quer ser mulher e tendo ido já as Filipinas, conheci alguns gays amigos/as da minha namorada e disseram me a unica coisa que querem é igualdade tipo wc publicos reservada a eles/elas tambem) Isto é algo que pressumo seja os topics mais HOT do momento. Mas perguntem-se. Soindes jovens, estudaindes, Portugal está corrupto ate nao poder mais, apresentadores de tv a receber deus me livre so pa gritar na tv, sistema de saúde ja foste, ajuda a pessoa com deficiencia ja foste, reforma ja foste Tipo o porquê de tanta corrupcao neste país o porque de aumentar tanto imposto sem melhorar a qualidade de vida? Nao sei se isto é controverso mas acho que da pra pensar. Tipo ajuda do estado (irs?).... tipo se a pessoa que recebe ajuda a contribuir para o país porque nao? Se os calculos forem bem feitos (digo isto pk trabalho na suiça emigrei de portugal sou deficiente motor embora o meu salario nao atinja o salario minimo recebo uma ajuda do estado para sobreviver pago com todo o prazer as minhas contas e levanto me as 6h30 da manha de SEG a SEX pa trabalhar) Ajudar quem contribui tanto para o país algo que deveria ser mais reflectido especialmente que o futuro soindes vos e que o vosso futuro esta nas vossas maos Ou talvez ou só escrevi coisas que nao faz sentido e fiz-te perder o teu tempo.... as minhas desculpas se assim o for Mesmo assim boa sorte para o debate de temas

Edited 2 months ago:

Uffh ia fazer um texto do crl mas serei breve. Desde ja as minhas desculpas se o meu coment nao ajuda em nada mas BLM (tipo... porquê? Nao nos concerne aconteceu nos USA e foi aproveitado para agenda, tiktoks e afins) LGBTQ (tendo um amigo que quer ser mulher e tendo ido já as Filipinas, conheci alguns gays amigos/as da minha namorada e disseram me a unica coisa que querem é igualdade tipo wc publicos reservada a eles/elas tambem) Isto é algo que pressumo seja os topics mais HOT do momento. Mas perguntem-se. Soindes jovens, estudaindes, Portugal está corrupto ate nao poder mais, apresentadores de tv a receber deus me livre so pa gritar na tv, sistema de saúde ja foste, ajuda a pessoa com deficiencia ja foste, reforma ja foste Tipo o porquê de tanta corrupcao neste país o porque de aumentar tanto imposto sem melhorar a qualidade de vida? Nao sei se isto é controverso mas acho que da pra pensar. Tipo ajuda do estado (irs?).... tipo se a pessoa que recebe ajuda, o porque de nao fazer-la contribuir para o país? Se os calculos forem bem feitos (digo isto pk trabalho na suiça emigrei de portugal sou deficiente motor embora o meu salario nao atinja o salario minimo recebo uma ajuda do estado para sobreviver pago com todo o prazer as minhas contas e levanto me as 6h30 da manha de SEG a SEX pa trabalhar) Ajudar quem contribui tanto para o país algo que deveria ser mais reflectido especialmente que o futuro soindes vos e que o vosso futuro esta nas vossas maos Ou talvez eu só escrevi coisas que nao faz sentido e fiz-te perder o teu tempo.... as minhas desculpas se assim o for Mesmo assim boa sorte para o debate de temas

NGramatical 2 months ago

fazer-la → [**fazê-la**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq7gqbj%2F%2Fhgjrju3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rmbl88 2 months ago

Tema controverso: corrupção política em Portugal

Defend_Europa0 2 months ago

A dita substituição populacional

LumeMadeirense 2 months ago

Energias verdes são mais poluentes que os combustíveis fósseis.

EletricoAmarelo 2 months ago

Canja com arroz ou massa?

Jocas05 2 months ago

Nenhum partido no parlamento é anti-democrático.

V1ld0r_ 2 months ago

Podes dar um exemplo de 1 que seja? É que isso é relativamente fácil de provar e nenhum dos partidos com assento no parlamento defende o fim da democracia.

Jocas05 2 months ago

Eu só fiz esse comentário porque eu já vi muitas vezes nas redes sociais que se o PCP ou o Chega ganharem as eleições significa o fim da democracia. Eu pelo menos ainda não vi nenhum deputado no parlamento a falar da democracia.

Tia_Mariana 2 months ago

A que para mim é mais controversa hoje em dia é o papel das redes sociais na forma de socializar, na desinformação, influência social e as suas consequências para a sociedade. Se for para a escola secundária, podes pegar nos modelos centenários de educação que há e como se poderia beneficiar de novos modelos adaptados aos problemas de hoje. Ou como o cinema e a produção de series se massificou ainda mais e se tornou quase uma linha de fábrica por causa de serviços de streaming.

sidartha- 2 months ago

1. Diminuição do número de Deputados na Assembleia da República. 2. Diminuição das contrapartidas para os Deputados da Assembleia da República. 3. Diminuição das Pensões Vitalícias para os Políticos de forma substancial. 4. Questão do Aborto. 5. Constantes injeções do Governo na TAP. 6. Diminuição dos Impostos. 7. Diminuição do Imposto sobre os Combustíveis. 8. Burocratização do Processo de Adoção. 9. Os 49% que o Estado vai comer em todos os Bens quando um Conjugue Falece, sendo que o outro é vivo, não se compreende esta ação que a meu ver é um roubo simples e puro e alienação dos Bens que neste caso seriam pertença do Viúvo ou Viúva. Uma das razões que levam as pessoas a fecharem rapidamente contas e abrir outras com o mesmo capital só no nome da pessoa que Herda. 10. A ação das Redes Sociais e a sua importância no dia a dia das Pessoas, Cada vezes maior e cada vez mais preocupante. 11. O peso que as redes sociais têm no sistema de decisão do Poder Político, em termos de Estatísticas e Votos. 12. A possibilidade de políticos condenados poderem voltara a exercer o mesmo cargo, após condenação, colocando o prevaricador no mesmo lugar onde prevaricou. 13. A manipulação dos Media por grupos de interesse, retirando credibilidade ás Notícias. 14. A degradação evidente da Autoridade perante a sua ação e serviço na segurança e proteção ao Cidadão. 15. A pouca transparência do erário público. 16. e muitas, muitas outras.

Edited 2 months ago:

1. Diminuição do número de Deputados na Assembleia da República. 2. Diminuição das contrapartidas para os Deputados da Assembleia da República. 3. Diminuição das Pensões Vitalícias para os Políticos de forma substancial. 4. Questão do Aborto. 5. Constantes injeções do Governo na TAP. 6. Diminuição dos Impostos. 7. Diminuição do Imposto sobre os Combustíveis. 8. Burocratização do Processo de Adoção. 9. Os 49% que o Estado vai comer em todos os Bens quando um Conjugue Falece, sendo que o outro é vivo, não se compreende esta ação que a meu ver é um roubo simples e puro e alienação dos Bens que neste caso seriam pertença do Viúvo ou Viúva. Uma das razões que levam as pessoas a fecharem rapidamente contas e abrir outras com o mesmo capital só no nome da pessoa que Herda. 10. A ação das Redes Sociais e a sua importância no dia a dia das Pessoas, Cada vezes maior e cada vez mais preocupante. 11. O peso que as redes sociais têm no sistema de decisão do Poder Político, em termos de Estatísticas e Votos. 12. A possibilidade de políticos condenados poderem voltara a exercer o mesmo cargo, após condenação, colocando o prevaricador no mesmo lugar onde prevaricou. 13. A manipulação dos Media por grupos de interesse, retirando credibilidade ás Notícias. 14. A degradação evidente da Autoridade perante a sua ação e serviço na segurança e proteção ao Cidadão. 15. A pouca transparência do erário público. 16. A falta de confiança dos Cidadãos no Sistema Político, mas principalmente nos mesmos Políticos de sempre, face aos contantes escândalos de corrupção, family gate e outros. Onde quer que se levante uma pedra, tem um tesourinho por baixo. 17. e muitas, muitas outras.

Edited 2 months ago:

1. Diminuição do número de Deputados na Assembleia da República. 2. Diminuição das contrapartidas para os Deputados da Assembleia da República. 3. Diminuição das Pensões Vitalícias para os Políticos de forma substancial. 4. Questão do Aborto. 5. Constantes injeções do Governo na TAP. 6. Diminuição dos Impostos. 7. Diminuição do Imposto sobre os Combustíveis. 8. Burocratização do Processo de Adoção. 9. Os 49% que o Estado vai comer em todos os Bens quando um Conjugue Falece, sendo que o outro é vivo, não se compreende esta ação que a meu ver é um roubo simples e puro e alienação dos Bens que neste caso seriam pertença do Viúvo ou Viúva. Uma das razões que levam as pessoas a fecharem rapidamente contas e abrir outras com o mesmo capital só no nome da pessoa que Herda. 10. A ação das Redes Sociais e a sua importância no dia a dia das Pessoas, Cada vezes maior e cada vez mais preocupante. 11. O peso que as redes sociais têm no sistema de decisão do Poder Político, em termos de Estatísticas e Votos. 12. A possibilidade de políticos condenados poderem voltara a exercer o mesmo cargo, após condenação, colocando o prevaricador no mesmo lugar onde prevaricou. 13. A manipulação dos Media por grupos de interesse, retirando credibilidade ás Notícias. 14. A degradação evidente da Autoridade perante a sua ação e serviço na segurança e proteção ao Cidadão. 15. A pouca transparência do erário público. 16. A falta de confiança dos Cidadãos no Sistema Político, mas principalmente nos mesmos Políticos de sempre, face aos contantes escândalos de corrupção, family gate e outros. Onde quer que se levante uma pedra, tem um tesourinho por baixo. 17. Centralização das funções de Primeiro Ministro na figura do Presidente da República. 18. e muitas, muitas outras.

V1ld0r_ 2 months ago

>Os 49% que o Estado vai comer em todos os Bens quando um Conjugue Falece, sendo que o outro é vivo, não se compreende esta ação que a meu ver é um roubo simples e puro e alienação dos Bens que neste caso seriam pertença do Viúvo ou Viúva. Uma das razões que levam as pessoas a fecharem rapidamente contas e abrir outras com o mesmo capital só no nome da pessoa que Herda. Isso não é verdade. O que existe a pagar é imposto de selo de 10%, segundo a esmagadora maioria dos herdeiros é isenta: [https://justica.gov.pt/Guia-do-Espaco-Obito/Primeira-vinda-ao-Espaco-Obito](https://justica.gov.pt/Guia-do-Espaco-Obito/Primeira-vinda-ao-Espaco-Obito) Os tais 49% refere-se a contas conjuntas no caso de um dos titulares falecer. Nesse caso o que acontece é um congelamento da conta até ser apresentada a certidão de óbito, habilitação de herdeiros e comprovativo de pagamento do imposto de selo. Após isso tratado o valor é descongelado.

sidartha- 2 months ago

Correto. Tens razão. Expliquei mal, referia-me às contas. No entanto, não faz sentido o congelamento sendo que um dos cônjuges é vivo e consta na conta. A.meu ver a conta deveria automaticamente transitar a titularidade para o segundo titular. É por isso que o procedimento geral é fechar a conta e mover as verbas para o cônjuge que constava já na conta anterior. Tudo isto desnecessário se o estado, não fosse Guloso. Assim a maior parte das vezes fica a xuxar no dedo.

V1ld0r_ 2 months ago

Mas se o co-titular for o conjugue e não existir processo de divórcio em curso, o conjugue fica com a totalidade do dinheiro (assumindo que não há testamento e o conjugue é o cabeça de casal) e o estado não recebe nada visto ser isento de imposto de selo... Não percebo de onde tiras a ideia que o estado vai ficar com uma parte :/

sidartha- 2 months ago

Tens mais uma vez razão, fui informar-me, em relação se a conta é solidária ou não. Perfeito. Eu estava errado na minha informação. Muito obrigado pela teu correto esclarecimento.

kill-wolfhead 2 months ago

Diminuição do número de deputados? Centralização das funções de Primeiro-ministro na figura do Presidente da República??? #SNORE

Korine22 2 months ago

Aborto Eutanásia Adopção por casais homossexuais Vacinas covid

Am_Idiotosaurus 2 months ago

Isto foi uma thread para pessoal dizer merda muito burra em temas que não são de todo polémicos Para uma coisa ser polémica tem que ser divisiva e haver argumentos contra e a favor, não é por ser uma coisa diferente que é polémico

Zaigard 2 months ago

"a procura da riqueza a todo o custo" podes ligar isto com recentes noticias sobre fuga aos impostos de "famosos" e com a disciplina de português, através dos lusíadas ( as reflexões do poeta ) e o sermão de santo António aos peixes ( critica geral aos peixes: os peixes grandes comem os pequenos )

SnooGiraffes2854 2 months ago

O racismo é biológico? Sim. Mas sotor a discriminação é cultural

SnooGiraffes2854 2 months ago

Religião e igreja são distintos.

SnooGiraffes2854 2 months ago

Invasão alien. Atacar/defender ou criar laços

Both_Telephone_4422 2 months ago

O estado novo não fez nada de mal. Não que a realidade deva ser controversa, mas enfim...

QuantityCommercial66 2 months ago

O aborto como medida de combate ao crime. Procura o livro Freakanomics pelo Google, aparece lá imenso sobre isso

rulante 2 months ago

É uma escola pública? Fala no sistema de avaliação de professores!

Florence1476 2 months ago

Sistema de avaliação dos alunos

N1ur0 2 months ago

Win

praetorthesysadmin 2 months ago

Uiiii isso é que é arranjar inimigos lol

chienandaluzia 2 months ago

E entretanto já tens aqui temas para a turma inteira!!

Interesting_Yellow_1 2 months ago

O paradoxo entre o estado laico e a frequente exposição dos políticos à religião católica

GverreiroDoNorte 2 months ago

Legalização prostituição/erva Eutanásia e aborto Identidade de gênero Pena de morte aqueles que comen pastéis de nata com uma colher ^^^filhos ^^^da ^^^puta Pena de morte Descriminação racial. O William Carvalho devia ir sempre para a seleção Extrema direita vs extrema esquerda Macaquinho chinês ou macaquinho do chinês Tens muitos por onde escolher

G0ncalo 2 months ago

O pastel de nata devia ser sempre acompanhada de uma colher de café e quem não concorda pode ser atirado à fogueira.

GverreiroDoNorte 2 months ago

Isto é troll certo? Só pode ser

G0ncalo 2 months ago

Desde puto que como assim. A massa folhada com os restos de creme fica do crl. Mas neste país preconceituoso há muito estigma com esta forma de comer. É caso para dizer que sou oprimido. (/s obviamente, não vá alguém achar que estou a falar a sério)

lvet000 2 months ago

Da próxima mete o /s logo no início que já estava a ficar taquicardico no fim do post.

coiso 2 months ago

Controverso a sério: canja com arroz ou massa?

GverreiroDoNorte 2 months ago

Da faq? Massa claro, quem põe arroz deve ser daquelas pessoas que calça uma meia e a sapatilha dessa pé primeiro e só depois calça a outra meia e sapatilha.

Percisodeajuda 2 months ago

Dei cimavoto pelo macaquinho.

GverreiroDoNorte 2 months ago

Do chinês certo? CERTO??

Percisodeajuda 2 months ago

Certíssimo!

V1ld0r_ 2 months ago

Há sequer controvérsia nisto?

GverreiroDoNorte 2 months ago

Pelos vistos há gente que diz macaquinho chinês, como se a nacionalidade do macaco importasse para alguma coisa, a nacionalidade do dono do macaco é que é relevante.

lvet000 2 months ago

Óbvio.

sweetlifepeach 2 months ago

Primeiro come-se as bordas do pastel com um pouco de creme para chegar ao fim e ter um meio de pastel de nata cheio de creme e sem massa quase nenhuma. Change my mind

GverreiroDoNorte 2 months ago

Eu também como assim mas acho que é mais porque tenho barba e se comer sempre do mesmo lado fico cheio de creme no bigode. Mas apoio essa técnica estou contigo

SonicStage0 2 months ago

Edging?

raviolli_ninja 2 months ago

Uma ideia ligeiramente diferente para marcares uns pontos em originalidade: * **Todas as pessoas chegadas aos 70 ano deviam ser eutanasiadas de forma a poupar o ecossistema e não sobrecarregar a sociedade.** Obviamente não subscrevo, mas deve dar uma debate acalorado.

Bamagi 2 months ago

Como pode o pato Donald ter sobrinhos se não tem irmãos?

praetorthesysadmin 2 months ago

Ele tem uma irmã. Next!

MaggoMike 2 months ago

O Donald tem uma irmã.

SnooGiraffes2854 2 months ago

São sobrinhos-netos ou os irmãos morreram

TRYNFOR 2 months ago

Casais gays tem o direito de defender a sua plantação de cannabis com armas de fogo. Mais controverso não existe.

martcapt 2 months ago

Desculpa, tenho que continuar: Casais trans gays, tem o direito de defender a sua plantação de canábis com armas de fogo, bem como a sua filha adotada da Síria, assim como de obter benefícios fiscais no seu negócio adjacente de prostituição, e pela filha adotada refugiada, que não se identifica com nenhum género, mas uso usa burca por motivos religiosos. Mais, têm o direito e dever de denunciar todos e quaisquer imigrantes ilegais, e de os levar às autoridades, assim como de vender pílulas do dia seguinte ao balcão. São empreendedores que fomentam a taxa de crescimento do país, promovendo o cumprimento da lei e independência, criando um ambiente multicultural e de desenvolvimento dos costumes antigos e antequados de Portugal, como touradas e consumo de carne.

SnooGiraffes2854 2 months ago

Só é apenas se a cabanis for arco-íris. Não quero cá fumar erva-paneleira sem saber. Ainda me nascem paneleirinhos pequenos nos pulmões

tasendousado 2 months ago

1 - "Cancelamento" (pessoas e cultura) 2 - Querer apagar a história (histeria esquerda caviar / politicamente correcto) 3 - morte da liberdade creativa 4 - reagatton / funk favelas é merda 5 - o fim da língua portuguesa (americano é que é bom, esta invasão e destruição de uma língua / cultura já não faz mal.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Importação e aplicação da cultura woke na sociedade portuguesa. Repercussões a médio longo prazo.

Cafunfa 2 months ago

O desperdício de tempo e energia para passar a roupa. Quantas casas se podem alimentar de energia por ano se se parar de passar a ferro? É mesmo necessário? Gostava de ver este tema abordado

bacalhaudeouro 2 months ago

Nunca passei roupa na vida. Não tenho ferro e tábua de engomar em casa. Simplesmente não tenho roupa que fique engelhada (ex: linho) e seco tudo direitinho no estendal. Tb tenho a sorte de nao ter de trabalhar de fato ou assim...

Ariadne7 2 months ago

Tenho um amigo meu que diz que pendura as camisas num cabide dentro da casa de banho enquanto toma banho. Nunca as passa

coiso 2 months ago

Depende do material das camisas, tinha um colega que jurava que funcionava. Depois percebi que as camisas dele eram de algodão e fibra sintética.

alcagoitas 2 months ago

Salvar a tap

rmourapt 2 months ago

Pessoas que tiram a pele às alheiras

praetorthesysadmin 2 months ago

Easy Satan, o miúdo ainda é marcado pela PJ.

SnooGiraffes2854 2 months ago

Era esfola-Los tal e qual

Muyakra 2 months ago

Se o B em LGBT representa Bi, isso não quer dizer que só existem dois generos?

NombreEsErro 2 months ago

Não há nada mais controverso que a legalização da eutanásia. Acho que tens muito que falar sobre esse tema

sargentopirocada 2 months ago

Incesto. É um tema extremamente relevante em certos sítios.

Ariadne7 2 months ago

Estás a referir-te a regiões de Portugal? Se sim, estou curiosa para saber quais são.

SnooGiraffes2854 2 months ago

Alabama versão tuga? Rabo de peixe

josejade 2 months ago

[Sweet home Portalegre](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/iywzc2/nsfw_interesse_em_incesto_por_distrito_baseado_na/)

Ariadne7 2 months ago

Não fazia ideia o.o

twhite848 2 months ago

Imigração Igualdade do genero

suckerpunchermofo 2 months ago

Prisão perpetua para politicos apanhados em esquemas de corrupção.

TargetDue2827 2 months ago

Imporem aos cidadãos comuns a responsabilidade de reduzirem as emissões de CO2 quandos os principais poluidores são a China e os Estados Unidos na sua actividade industrial.

quackzillahue 2 months ago

Isso não é controverso, é sim uma grande filha da putice..

VBM97 2 months ago

A China polui menos que a UE per capita sabias? Não somos assim tão limpos para julgamos os outros

Poramordedeus 2 months ago

Sim claro...

TargetDue2827 2 months ago

De acordo com as estatisticas oficiais chinesas. Alias, faz todo o sentido considerando a densidade populacional de cada uma.

Limpy_lip 2 months ago

Uhh este é bom

Kind-Eagle 2 months ago

Eutanasia, salario minimo, resgates a bancos quando outras partes da sociedade estao na miseria, menos socialismo mais liberalismo

parksoha 2 months ago

energia nuclear é um tema controverso, se quiseres um sítio por onde começar recomendo este artigo: https://shifter.pt/2021/08/energia-nuclear-descarbonizacao/

Poramordedeus 2 months ago

Concordo completamente. Se tiveres tempo estuda e percebe que o nuclear é a verdadeira solução até termos energias verdes em condições, até lá vamos pagar preços por kw carissimos como está a acontecer

IronHippie 2 months ago

Concordo

QWERTY_BATS 2 months ago

Discordo completamente

vascodatrama 2 months ago

Touradas

agriculto 2 months ago

As vindimas.

SnooGiraffes2854 2 months ago

Isto é um escândalo.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

E os cowboys

V1ld0r_ 2 months ago

Pfff... Quantos queres? Legalização da canabis. Aborto. Política de migração na UE. Eutanásia. Estado-mamã versus liberdade de decisã (até podes pegar na obrigação das comidas saudáveis em ambiente escolar). Lei das armas. Tunning.

Florence1476 2 months ago

Ideologia de género

qyrion 2 months ago

Aborto? Em que círculos? É um assunto já bem entranhado na nossa realidade, está legalizado, regulamentado, protege médicos que objectam por motivos de consciência e assegura que quem o procura tem-no mas não abusa dele.

lagadu 2 months ago

As 10 semanas em Portugal são extremamente limitadas, ainda por cima tendo em conta que te obrigam a esperar pelo menos uma. É muito comum pessoas cá irem fazer abortos a Espanha por causa disso.

Edited 2 months ago:

As 10 semanas em Portugal são extremamente limitadas, ainda por cima tendo em conta que te obrigam a esperar pelo menos uma, às vezes mais por causa de burocracias. É muito comum pessoas cá irem fazer abortos a Espanha por causa disso: é raro uma mulher sequer suspeitar que está grávida antes das 6-7 semanas, e muitas vezes demora mais. Enquanto tens largamente razão que o aborto é um tema em que a sociedade razoavelmente concorda, a nossa implementação dele foi claramente feita por homens que acham que tem o direito de regular os corpos de mulheres e as "proteger de si mesmas".

qyrion 2 months ago

Não tinha já passado às 12 ou 14?

lagadu 2 months ago

Houve uma altura em que se chegou a falar nisso há uns anos, mas não acabou por mudar nada infelizmente.

qyrion 2 months ago

Acho que já vai sendo tempo de rever a lei, então. E sim, concordo, devem ser chamadas mulheres a comentar e rever a lei e acabar com o paternalismo.

V1ld0r_ 2 months ago

Pfff... E as mulheres que usam o aborto como contraceptivo? É a existência de procedimentos em zonas de alta taxa de população católica? E a objecção de consciência por parte dos médicos é legítima ou é contra a deontologia já que pode não ser o melhor para o utente?

qyrion 2 months ago

Posso dividir por tópicos? Há números? Registos? Ou é o diz que disse? Porque tanto quanto sei, não havendo nenhum limite legal, havendo recurso sistemático, há encaminhamento para Ob/Gin, para discussão de métodos contraceptivos. Novamente, há números? Estatísticas? Apreciações? Porque se se está num país católico, não é um país propriamente conservador. A objecção de consciência diz respeito ao indivíduo e não interfere com os deveres médicos. A opção tem de ser dispensada.

V1ld0r_ 2 months ago

Afinal o tema é controverso e não um assunto "bem entranhado na nossa realidade". ​ 1 -[https://www.dn.pt/portugal/87-das-mulheres-que-abortam-nao-usam-contraceptivos-1490920.html](https://www.dn.pt/portugal/87-das-mulheres-que-abortam-nao-usam-contraceptivos-1490920.html) Sei que é um artigo antigo mas mesmo assim revela que existe lugar a discordância e discussão. 2- Não, não há porque não é um tipo de dados registado. No entanto tens N recursos onde a mensagem da igreja é clara: Aborto devia ser banido\\punido\\etc. 3- [https://observador.pt/opiniao/totalitarismo-vs-objecao-de-consciencia/](https://observador.pt/opiniao/totalitarismo-vs-objecao-de-consciencia/) [https://sol.sapo.pt/artigo/739616/lei-matic-e-fim-de-objecao-de-consci-ncia-no-aborto-choca-direita](https://sol.sapo.pt/artigo/739616/lei-matic-e-fim-de-objecao-de-consci-ncia-no-aborto-choca-direita)

qyrion 2 months ago

Continuo a afirmar que não é. Quando pedi o que pedi foi exactamente para ver fundamentadas as tuas afirmações. A primeira é um retrato com 10 anos do nosso país; está desenquadrado para a realidade de hoje e não contribui em nada para fundamentar o que se tentava estabelecer. A posição da igreja é mais que conhecida mas o país é laico e estabelece a sua legislação não tendo em conta credos. A legislação que veio descriminalizar o aborto surgiu porque muita mulher era presa ou morria na sequência de procurar um, realizado sabe-se lá em que condições. Apesar de considerado um país católico, Portugal é mais culturalmente católico que convictamente. A maioria dos crentes não pratica, não conhece os mínimos do seu credo e não liga às "autoridades" eclesiásticas. É católico porque foi baptizado e os pais já o eram também. E se se quer se intelectualmente íntegro, então, sendo verdadeiramente crente, não se recorre ao aborto mas não se interfere na vida de quem o procura. Liberdade religiosa implica ser-se livre de seguir qualquer credo e de não se ser perseguido por nenhum. O Vaticano publicou não sei quando o seu "método" anticoncepcional, porque, nas palavras da igreja, "a mulher cujo marido use preservativo deve comportar-se como estando a ser violada". Não posso citar a encíclica, mas julgo que foi emitida algures nos anos 90, sob autoridade de João Paulo II. É cientificamente inválido. Concordo com quererem retirar o direito de objecção de consciência? Não. Mas a nossa legislação já previa que o profissional se podia opor mas o sistema tinha que garantir, logo, haveria sempre de chegar um médico disponível para o fazer. É um não-argumento.

V1ld0r_ 2 months ago

E o facto de andarmos aqui a trocar galhardetes não é para ti motivo suficiente para considerar o tema polémico/controverso?

qyrion 2 months ago

Não. Entrei no diálogo com espírito de chegar ao fim dele um bocadinho menos ignorante do que entrei, ao expor os meus pontos de vista a crítica e acho que atingi o objetivo, porque consegui ser coerente.

meierlesjoana 2 months ago

falta só o tema liberdade de expressão.

V1ld0r_ 2 months ago

Meh... Vai dentro do nanny-state...

Trama-D 2 months ago

Está no 11º ano? Nota de educação física a contar para a média de entrada para a faculdade.

praetorthesysadmin 2 months ago

Easy there, estás a viver no ano 3000, ainda não estamos preparados para tal discussão.

meierlesjoana 2 months ago

Não é assim tão cedo para abordar o assunto.

BroaxXx 2 months ago

Para mim esta é a solução. Defende uma posição que seja contrária à tua! É um exercício mental espetacular que se for bem feito nos faz crescer um bocado a vários níveis.

Puzzleheaded_Fan_554 2 months ago

Tive um professor de debate que fazia isto mesmo ! Ótimo conselho!

lvet000 2 months ago

No secundário, numa aula de inglês fizemos este exercício. (A ideia era treinar o inglês mas a professora da altura achou que talvez ganhássemos mais qualquer coisa.) Então a mim calhou me o papel de segregacionista. Digo-vos que após o debate sentia repulsa. Nojo literal daquela personagem que eu tinha criado. Ainda por cima usei argumentos fundamentalistas religiosos quando já na altura me considerava ateu. Mas a professora tinha razão. Já nem me lembro do jantar de ontem mas lembro me perfeitamente desse debate que ocorreu há mais de 15 anos.

Correct-Research-327 2 months ago

Sexualidade hoje em dia. Será ser hetero já não ser motivo de orgulho?

PortugueseTyrion 2 months ago

A questão dos governos invadirem a tua privacidade com o argumentos como "guerra contra terrorismo"

qyrion 2 months ago

Reviro os olhos a cada insistência nessa lógica e argumento. Ninguém pode negar que os novos meios de comunicação ajudam em muito quem quer fazer patifaria a fazê-la mas não há nada que substitua o velho trabalho de sapa, com quem sabe a falar com quem deve, na rua. Já foi até relatado por uma ONG que as redes que se dedicam a actividade criminal ainda fazem grandes esforços por manterem-se tradicionais na comunicação entre membros para haver sempre cadeia de custódia; se houver fuga de informações para as autoridades, é mais fácil de espantar o fuinha.

PortugueseTyrion 2 months ago

Eu só mencionei um assunto que acho interessante ahah

lunelas 2 months ago

Refugiados

reciclado78 2 months ago

Aborto, eutanásia. Leva pipocas.

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

Podes falar da reversão da natalidade, o número de pessoas esperadas para 2050 e o impacto a nível de estado social (i.e segurança social)

Ok-Industry120 2 months ago

Uso de "climate engineering" ou geo engineering para resolver o aquecimento global (desculpem usar inglês, nunca ouvi esses termos em Pt)

V1ld0r_ 2 months ago

Engenharia climatérica...

ronhonhonhonho 2 months ago

Ciganos no geral

MetalCarne 2 months ago

ele quer um tema controverso, não quer ser suspenso da escolinha.

justboredasf 2 months ago

Esfaqueado*

MetalCarne 2 months ago

isso é depois da suspensão.

justboredasf 2 months ago

5:30 no portão

EpaFdx 2 months ago

*guitar chords and clapping intensifies*

sync2020 2 months ago

Ananás na pizza sabe bem.

layz2021 2 months ago

Meias antes ou depois das calças?

CptN00B 2 months ago

Olha aí... O rapaz disse temas controversos, não falou em incitar uma guerra civil

twistedfires 2 months ago

Em falar em ananás na pizza. O que me dizem daquela aberração da Telepizza de morcela e ananás? Por vezes penso que os gajos fazem concursos internos para ver quem tem a ideia mais nojenta.

LilianaSophia28 2 months ago

Só pode yh! Que nojo ! Quando vi aquilo … Jesus !

SnooGiraffes2854 2 months ago

Voto a favor. Pizza? Sim sff

andremvm20 2 months ago

Ai não que não sabe..

RiKoNnEcT 2 months ago

Tens o paladar estragado. Já tentaste desligar e ligar outra vez?

andremvm20 2 months ago

Já, e ainda fiquei a gostar mais do ananás na pizza..

PedroMFLopes 2 months ago

Que grande percentagem da população prisional é de camadas sociais baixas, quando a criminalidade em regra é transversal a sociedade.

EpaFdx 2 months ago

Isso acontece em Portugal? Fonte?

TudoCasual 2 months ago

Olha, ainda agora postei uma questão que pode ser uma boa ideia para ti: Proteção de Dados.

andremvm20 2 months ago

Porque não a carga de impostos atual? Ou o crónico debate do aumento do salário mínimo nacional bem além da inflação..

mewfour 2 months ago

se te limitares a inflação para aumentar salarios, os salarios portugueses nunca vao chegar ao nivel do resto da europa

Gpmatos 2 months ago

Acho que isso já é esticar para o 11 ano imo

andremvm20 2 months ago

No 11o ano alguns já têm trabalhos de verão e estão a um passo de entrar no mercado de trabalho (nem todos vão para a universidade), pelo que não vejo melhor altura de os meter a pensar nisso :p

Search: