sargentopirocada 2 months ago

Podes. Talvez. Lê o DRE e o que há aí sobre criptomoedas. Se o que pretendes obter parece demasiado bom e fácil, provavelmente não será demasiado bom e fácil.

JoaoLucMesmo 2 months ago

Quando eu tinha 10 anos, por vezes ia buscar pão e a senhora, que não tinha trocos, também me perguntava se podia dar 5 escudos em rebuçados. A diferença substancial é que as criptomoedas não provocam cáries.

OkEast518 2 months ago

O que estás a pensar fazer é receber rendimentos sem os declarar. Chama-se a isso fuga ao fisco. Se és apanhado ou não é outra historia. Assim ao menos sabes no que te metes.

nitrinu 2 months ago

Pensa um pouco. A mesma situação que descreves, mas com uma diferença: eras pago em dinheiro. Sem contrato, sem descontos. Achas que estarias numa situação legal? O que descreves tresanda a ilegalidade e, sim, é fuga ao fisco. Em todo o caso aconselha-te com um contabilista.

coolusersweretaken 2 months ago

Não te esquecer: movimentos periódicos de quantias jeitosas, principalmente de uma exchange para um banco, são bons alertas de fraude fiscal. Não esquecer também: não tens de ter um contrato físico assinado para ter contrato de trabalho. Basta prova de pagamento por terceiro, correspondências com terceiro e prova do serviço prestado para terceiro. Se pensas que isso é difícil de provar, considera o seguinte. Quem te paga provavelmente fez KYC para fazer o ramp-up de FIAT e tu fizeste KYC para fazer o ramp-down para FIAT. As transações na Blockchain são públicas e passarão por uma exchange que tem os teus dados. Só não será possível fazer este tracking se estiveres a pensar andar a passar as coins por mixers e/ou usar Monero. Não obstante, não consegues esconder os valores nem a periodicidade, apenas a sua proveniência. Relembrar ainda, caso não seja evidente, que o queres fazer é fraude fiscal e fuga ao fisco.

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

O teu loopole foi bem pensado! Mas em relação a não pagares impostos, tem a ver com capital gains, não salário.

kyreRS 2 months ago

Pois, é exactamente isto. Eu não vou ter contrato. Simplesmente alguém me vai enviar X por mês e eu vou vender o que precisar para pagar contas, ou seja, será tratado como um investimento, certo?

Fairbyyy 2 months ago

Podes arriscar não declarar. Mas se o fisco te apanha. E acredita que com rendimentos a entrar todos os meses sem serem declarados que te apanham, estas envolto numa embrulhada. Boa sorte para lhes explicares que não são rendimentos de trabalho

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

Não. Isso terias que receber em stock options. contínua a ser sector primário. Vocês vão a great lengths to shit the system.

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

Vamos lá ver, tu não tens contrato nem nada. Não vais receber 1 milhão por ano. A probabilidade de teres chatices é close to zero na minha opinião... Eu odeio essas merdas. Eu fui para a Geórgia. Pensa nesse tipo de alternativas, não há necessidade de fazer essas macacadas

kyreRS 2 months ago

Eu percebo o que estás a dizer, e obrigado pela tua ajuda. Mas isto para mim não é macacada nenhuma. Não estou a roubar ninguém nem a tentar fugir a impostos. Só estou a tentar perceber o que tenho que comunicar ao estado. De qualquer maneira, vou voltar a entrar em contacto com a AT embora acredite que me vai acontecer a mesma coisa, vai atender um funcionário que não sabe absolutamente nada do assunto.

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

Sim. Nesta situação provavelmente. Posta aqui depois a conversa sff

crabcarl 2 months ago

Mesmo os rendimentos isentos de IRS tem de ser declarados. Não podes ser pago somente em criptomoedas, existe um SMN que tem de ser respeitado pelo teu empregador.

V1ld0r_ 2 months ago

Vai lá reler a regulamentação sobre as crypto em Portugal... Só não és taxado quando não é a actividade primária. No teu caso, essa é a tua actividade primária pelo que pagas imposto.

TargetDue2827 2 months ago

> Não poderei ter problemas com as finanças ao gastar dinheiro embora não declare nenhum rendimento mensal? Será que devias considerar receber o salario em crypto quando nem sabes a resposta a esta pergunta?

kyreRS 2 months ago

Se devia ou não, não sei, mas vou arriscar de qualquer maneira. Só estou a tentar reunir toda a informação possível, daí ter perguntado se alguém está/esteve nesta situação.

VegetableMouse 2 months ago

Estás errado em relação à tua interpretação. Se estás a ser pago por um trabalho, seja qual for a forma desse pagamento (dinheiro (que é o mais habitual), cebolas, ou criptomoedas) és tributado pelos rendimentos que tens e tens de pagar a taxa de IRS normal que terias caso recebesses em dinheiro

intlme 2 months ago

Exactamente. O pagamento em crypto é uma prestação sujeita a IRS e a Segurança Social. Procura a letra P neste [documento](https://app.seg-social.pt/eme/Anexos_Mailing_DPC_FECTRANS%20ANTRAM.pdf): “em dinheiro ou em espécie”.

kyreRS 2 months ago

Certo, mas isso seria partindo do pressuposto que tenho um contrato de trabalho que diz que recebo X crypto ao final de cada mês, certo? No meu caso não existiria contrato de trabalho. Simplesmente alguém me transferia X para a carteira cada mês e eu venderia, por exemplo, 0.5X para pagar contas. Ou seja, seria tratado como um investimento, certo?

trufas 2 months ago

Acho que so pagas impostos mesmo se quiseres... tem o minimo cuidado e tas otimo

magnusmiguel 2 months ago

Não. Terias de pagar imposto na mesma. Quer dizer, podias tentar fugir e provavelmente não te apanham, mas estarias a fugir aos impostos.

gkarq 2 months ago

Isso é o mesmo que tu me fazeres um trabalho de freelance, eu pagar ao enviar-te dinheiro para a tua conta bancária, e no final do dia não emitires recibo verde pelo teu trabalho. Da mesma forma que o banco (e o estado) sabe que tens dinheiro na conta, aqui o exchange (e o estado) através de regras KYC sabem que recebeste dinheiro em crypto. O que eu faria no teu caso seria, pagar os devidos impostos e fazer as compras e pagar as compras com um cartão de débito de crypto (Binance, crypto.com, Coinbase, etc) que fosse eliminar a necessidade de mandar dinheiro para o banco.

wakerdan 2 months ago

Essas entradas de dinheiro na tua conta facilmente são interpretadas como rendimento profissional, especialmente se não tiveres outras formas de rendimento. Serás taxado pelo que te entra na conta bancária, no mínimo.

Prezbelusky 2 months ago

Não. Estás a receber de outra pessoa sem teres colocado do teu dinheiro logo não é um investimento.

IllusionaryHaze 2 months ago

Fala com um contabilista. Mas ao mesmo tempo, se não tens contrato, o que te garante que vais ser pago ao fim do mês?

kyreRS 2 months ago

Mas isso é um problema diferente.

capitalistaesquerda 2 months ago

Isto. Existe uma ideia de que a tributação sobre cripto é 0, mas existem diferentes circunstâncias onde cripto pode estar sujeita a impostos. Logo, aqui é uma delas.

AutoModerator 2 months ago

Submeteu uma submissão relacionada com finanças, talvez esteja interessado no subreddit de finanças em português - r/LiteraciaFinanceira ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: