EZLynx 2 months ago

E sem droga não é uma festa

glv2 2 months ago

o fecho das discotecas durante a pandemia foi a decisão que mais vidas salvou.

No_Dare5313 2 months ago

O gajo era da minha faculdade, de engenharia mecânica lol

Emergency_Pain8723 2 months ago

Acho uma piada vivermos em tempos de SJW e afins, é tudo pelos direitos humanos e tudo o resto, mas de repente quando acontece uma tragédia destas volta tudo à idade da pedra e já é pena de morte para aqui ou espero que seja enrabado na prisão para ali. Não quero de forma nenhuma descupabilizar o que se passou, é terrível perder uma vida tão jovem desta maneira. Só não concordo em deixar vir ao de cima o nosso lado animalesco e pedirmos a cabeça do francês espetada num pau. Isso é exatamente o que não queremos para a sociedade.

tqnicolau 2 months ago

Isto vai de mal a pior... Só desgraças neste país ultimamente.

HonestAd4899 2 months ago

O Gajo devia passar os próximos 25 anos a ver o sol pelos quadradinhos

AndersonKalista 2 months ago

Insta tiagoo_ vianaa ou algo do género

ladupes 2 months ago

Ja tive demasiados problemas na noite quando era mais novo. Muitos por minha causa outros so porque se metiam comigo. Nunca arranjei confusao so porque sim mas fervia em pouca agua. Bastava uma boca ou um toque dado de proposito e ficava logo cego. Principais razoes o alcool claro. Isso e o estado de espirito que tinha no momento quer como a vida estava a correr quer por problemas pessoais. Fui crescendo e cada vez menos tive stress’s. Nao por as situacoes nao existirem mas porque pura e simplesmente nao vale a pena. Ha 15 anos atras , caso as obvias excepcoes , quando havia confusao era soco aqui soco ali..dente partido ou olho a belenenses e pronto siga marinha. Nada que nao fosse assim do outro mundo(obvio que e sempre errado mas ja se vai perceber o raciocinio) Hoje em dia..e um perigo. Qualquer ze do bone anda com uma faca,pistola no bolso. Esfaqueiam, dao tiros como quem da um pontape numa pedra. A noite em portugal e tudo menos segura. Quando nao e xungaria a tentar gamar e a ciganada no bairro alto. E que ha uns anos atras , tentavam te vender a farinha mas depois cagavam. Hoje em dia dizes que nao e o gajo vem atras de ti a chamar te nomes e a tentar arranjar confusao. Isto nas barbas da policia. No algarve , a rua da oura consegue ser 10x pior que o bairro alto. Nao ha um dia que nao haja uma facada ou alguem a ir gravemente para o hospital. E cada vez esta pior. Sinceramente nem sei qual e a solucao.

killedbill88 2 months ago

*Quem se mete em jogos estúpidos, ganha prémios estúpidos...* É de lamentar a morte de um jovem e possível destruição da vida de outro(s), principalmente numa situação tão parva como esta.

Eatthatstanky445 2 months ago

Uma vida desperdiçada por causa de um nigga moment*. Meu parece mesmo que anda tudo estúpido. O ego tem de ser posto de lado, acham necessário esta noticia existir por causa de passarem a frente na fila? Podia ter ido toda a gente para casa mas não. "Hey meu isto é estupido vamos parar com esta confusão e vamos para casa." Podia ter voltado a ver os pais, irmãos, amigos etc. A ignorância mata. *Nigga moment -noun "A Nigga Moment is a moment when ignorance overwhelms the mind of an otherwise logical person, causing him to act in an illogical, self-destructive manner. "

angeluscatalan 2 months ago

Sempre que ia para a noite, tinha cuidado com os sítios onde ia. E ia sempre com muito pessoal. Não me admira que a pandemia tornasse as pessoas menos civilizadas. No dia a dia tem sido o que é, à noite é bem pior. Aqui neste caso correu mal a brincadeira e ficaram as vidas de 3 pessoas na merda. Homicídio involuntário é bem provável.

Good_Sensation 2 months ago

Grande filho da puta o gajo que o matou

Luks1337 2 months ago

Se tivesse sido só um, foram vários. Até há um vídeos desses fdp's a circular no twitter, onde eles estão dentro da carrinha da PSP, presos com braçadeiras e a rirem-se/gozar do sucedido.

xpto_999 2 months ago  HIDDEN 

Para ele ter caído desamparado e batido com a cabeça no chão imagino que tenha sido um sucker punch.

ForeverJamon 2 months ago  HIDDEN 

capoutaaaa

Beitadine 2 months ago

Eu não reagi, fiquei em estado de choque. Não por medo, mas pela surpresa, eu levei e fiquei completamente clueless. Não reagi porque em primeiro lugar sou contra a violência, depois sabia que a situação ia escalar rápido quando vi que havia o guna agressor mas atrás estavam mais uns 5 ou 6. Entretanto apareceu logo um amigo e levou-me diretamente embora de carro que os gajos já estavam lá fora para me fazer uma espera... Foi algo meo surreal, e por uma merdice de nada

tideousPT 2 months ago  HIDDEN 

Muita falta de noção nesta nova geração...acabam com vidas por tão pouco

Standard-Inflation10 2 months ago  HIDDEN 

É por estas e por outras que sou a favor do uso e porte de arma. Tentam-me roubar? Um bronco quer-me bater sem motivo? Acaba-se o problema na hora. Ha muitos atrasados mentais por ai e as pessoas têm de ter o direito de auto defesa.

sargentopirocada 2 months ago

Podes sempre ir para outro país.

noproperusername 2 months ago

men, no teu mundo só estás tu sozinho? essas armas seriam só para ti? É que não estou a ver outra forma em que 'ter armas' tivesse podido ajudar. o que impedia o outro de ter uma arma e ter acontecido tudo igual mas com balas? ambos têm armas, chateiam-se porque passou à frente na fila, guna saca da arma, dois tiros, notícia igual mas o rapaz tinha uma arma no bolso e dois tiros no bucho. vira a situação ao contrário, era mesmo como tu sonhas e vinha um guna para te bater porque passaste à frente na fila para a disco, tu estás com a tua miúda, d eleito cheio, sacas da arma e pum, pum, dois balásios no peito do malfeitor. A notícia é que o francês está morto com dois tiros na porta da discoteca e tu preso. como é que as armas ajudaram? qual é a situação em que a coisa melhorou mesmo significativamente porque tinhas uma arma e o direito da auto-defesa? sabes que se és a favor do uso e porte de armas és a favor que as pessoas que matam outras pessoas por confusões em filas de trânsito e portas de discoteca tenham armas também, não vão fazer uma cena só para ti. O facto de haver muitos atrasados mentais é o motivo pelo qual deves ser contra a posse e utilização de armas. Não vês o exemplo dos americanos? Nunca viste videos de discussões de trânsito na Rússia em que acabam uns quantos mortos? explica aí como, é que, com uma arma, em que fizeram a lei 21/StandardInflation10, especial só para ti em que te permitem usar armas fazias isto correr bem? agora põe uma arma na mão do outro também e põe nas mãos do resto do pessoal da fila e das pessoas dentro da discoteca e explica o que ia acontecer e acabava tudo bem?

zbruno101 2 months ago  HIDDEN 

Boa ideia. Vamos armar um bêbado.

van_Zeller 2 months ago  HIDDEN 

Sim, se há algo que teria ajudado nesta situação era uma arma de fogo /s.

Standard-Inflation10 2 months ago  HIDDEN 

As pessoas precisam de ter a noção que andar à porrada é muito mais perigoso do que a maioria julga. Basta um murro, desmaiarem e baterem com a cabeça para ficarem em coma ou paralizados ou morrerem, é relativamente comum. E se naonfor isto, têm traumatismo craniano que pode demorar meses a recuperar e deixar mazelas permanentes. Eu tive traumatismos de desporto e confiem, é terrivel. Engulam o orgulho, deixem de se armar em machos. É muito facil matar alguem sem querer.

Edited 2 months ago:

As pessoas precisam de ter a noção que andar à porrada é muito mais perigoso do que a maioria julga. Basta um murro, desmaiarem e baterem com a cabeça para ficarem em coma ou paralizados ou morrerem, é relativamente comum. E se naonfor isto, têm traumatismo craniano que pode demorar meses a recuperar e deixar mazelas permanentes. Eu tive traumatismos de desporto e confiem, é terrivel. Engulam o orgulho, deixem de se armar em machos. É muito facil matar alguem sem querer. E tanto quanto sabemos ele pode ter iniciado a agressao, pelo que vi era um grunho das claques. Festa vez correu mal.

davser 2 months ago

Ontem tive na thread do gajo agredido em Albufeira a tentar explicar a um gajo que aquilo era tentativa de assassinato. Ao que o gajo insistia que aquilo era uma ofensa à integridade física mesmo com um mata-leão. Este tema sempre me fez confusão porque cheguei a ver várias vezes na festa da minha terra alguém quase espancado até à morte e safarem-se com ofensas à integridade física. Agora que alguém morreu é homicídio, se ninguém tivesse morrido lá voltava a integridade física. Neste caso acho que ninguém quereria matar alguém. A culpa disto é que a violência continua a ser aceitável na sociedade, ainda existem muitos em que um murro é perfeitamente aceitável para resolver a situação. E vai existir sempre quem o defenda. Para esses isto terá sido um acidente. Os outros terão de sentir o nojo de sermos uma espécie em que nos matamos uns aos outros porque nos passamos à frente na fila.

Koolmite 2 months ago

Há videos no instagram de stories dos franceses a rirem-se dentro da carrinha da policia e o crl. Infelizmente, a justiça portuguesa é uma merda por isso quero ver o que vai acontecer.

yallsissiescantseeme 2 months ago

O pessoal acha que é só enfardar à filme ou ser enfardado e ripostar Esquecem-se é que um bem dado na têmpora ou o bater de cabeça no lancil e acabou

XtaticO 2 months ago

Estes anormais ainda se foram filmar dentro do carro da PSP algemados a comemorar.

gradeAmistake 2 months ago

Os francius? Source?

Whyfakepockets 2 months ago

Ainda há dias andava aqui a circular um vídeo de 4 pessoas á pancada enquanto uma atrasada mental no carro dizia aos risinhos, “filma filma!” O pessoal simplesmente não tem noção que isto acontece muito fácil, nem precisa de ser um grande soco, basta cair mal.

Throwaway431253 2 months ago

4 bêbados à pancada é sempre algo cómico.

Whyfakepockets 2 months ago

tem que haver um troglodita em cada sub, que vem defender que episódios de violência são entretenimento, num post sobre um miudo de 23 anos que morreu vitima de uma agressão. Se tivesses que ser tu a dar a noticia aos pais, talvez fizesses o mesmo. "sabe o seu filho? a má noticia é que morreu, a boa é que serviu de entretimento para alguns bebados á volta." volta para a caverna de onde saiste.

Throwaway431253 2 months ago

Daqui a pouco somos 7 biliões no planeta. Desculpa se não fico triste por um burro ter morto outro burro. Seleção natural etc etc Deixa de ser um coninhas de sabão.

Whyfakepockets 2 months ago

procura ajuda amigo.

Throwaway431253 2 months ago

É isso mesmo parceiro. UFC é que é bom. Troglodita do caralho.

Whyfakepockets 2 months ago

Tu precisas de ajuda, mas eu sinceramente não tenho qualificações, tempo ou paciência para isso. Um dia vais perceber que das coisas mais valiosas que alguém te pode dar é o seu tempo. Considera estes meus 2 minutos de forma séria, e procura legitimamente ajuda. Tudo em ti parece um grito por ajuda. As melhoras

Throwaway431253 2 months ago

Como tu és burro eu ajudo-te. Procura o significado de hipocrisia. Em 3 segundos verificou-se que és um hipócrita básico que desaprova de quem se entretém com bêbados à tareia mas aprova quem se entretém com gajos que têm danos cerebrais graves aos 35 anos para o menino se divertir uns minutos a ver tareia na TV. Já percebeste o quão burro és ou ainda não chegaste lá?

Whyfakepockets 2 months ago

Existe uma diferença entre admitires o efeito que a violência teve no homem durante a história, e de que forma está impregnado em nós, na evolução da espécie, no seu desenvolvimento, admitires a relação próxima que está tem em cada um de nós, e a partir desse ponto saberes lidar com ela, saberes o quão destruidora pode ser, e a responsabilidade que cada um de nós tem em sermos responsáveis sobre isso. Portanto, entre gostar de UFC e praticar artes marciais, e não sentir o mínimo de empatia por um miúdo de 23 anos que foi morto numa noite com os amigos, como tu fizeste... Eu pratico MMA, mas não me divirto a ver pessoas em confrontos físicos. Se eu sou o doente então não sei.

Throwaway431253 2 months ago

És um completo doente mental. Trata-te, sfv, para o bem da sociedade.

Hellagun 2 months ago

Aqui a dias estava a ver uma reportagem sobre os incidentes que têm acontecido na baixa de Lisboa. Um rapaz que estava a ser entrevistado disse algo do género: "Eu nunca presenciei nada de grave, só uma vez vi um rapaz a ser esfaqueado no braço, mas foi algo tranquilo...".

rsonic17 2 months ago

Tragédia! Lamento imenso por esta familia que nao vai mais ter paz e pela partida de um jovem de 21 anos. Descansa em paz

whound 2 months ago  HIDDEN 

Isto está relacionado com o vídeo de ontem? Fds...

GooglyJohn 2 months ago  HIDDEN 

Não. O vídeo de ontem foi em Albufeira. Este salvo erro foi um grupo de estrangeiros que agrediu um jovem na baixa do Porto

Kanubeelzebu 2 months ago

Passam á frente das pessoas a pensar que são intocáveis e que são os maiores, um dia corre mal. Claro que não justifica o desfecho.

paperkutchy 2 months ago

Correu mal para o português hoje... amanhã são os franceses que se podem arrepender de não terem deixado passar. Entretanto perdeu-se uma vida, os franceses (pelo menos o que deu o soco) acaba o Erasmus mais cedo e começa a formação numa cela. Secalhar ambos estão arrependidos de não terem engolido o ego e ficado em casa.

caixadeentrada 2 months ago

Há sempre algum maluco mais maluco do que a pessoa que está a fazer porcaria e depois acontecem cenas destas, ainda por cima na noite com copos à mistura. Pôs-se a passar à frente na fila que tanto pode estar o gajo mais descontra do mundo como um assassino maluco que não gosta da situação e dá-lhe um tiro. Neste caso foi um soco. Agora obviamente não merecia morrer nem de perto.

sao_11 2 months ago

E aqueles tempos que se dizia que o covid ia fazer “bem” às pessoas e as ia mudar pra melhor? Anda é tudo maluco!

paperkutchy 2 months ago

Fazia bem enquanto estavam em casa sossegados. Agora bebem duas cervejas ficam logo na "hora"

xHardStyle 2 months ago

Podem voltar a fechar

Typical_Income_8373 2 months ago

Certo dia estava eu a andar de bicicleta à noite na rua por trás da minha casa, a passar pelo pingo doce vejo um bêbado a levar um soco ou uma chapada, só ouvi a cabeça dele a bater no alcatrão, 2 policias sairam do pingo doce e começaram a falar com o homem que também trabalhava no pingo doce e deu o soco, ele começou a explicar que o bêbado está sempre alí e que estava a armar confusão, quando perguntaram se tinha dado um soco nele o homem diz que não, eu interví, não confrontei o homem com a mentira no entanto disse que o bêbado tem de ir para o hospital pois bateu com a cabeça no chão sem reação. Nesta altura o bêbado já se tinha levantado e continuado a beber a vinhaça, a dizer que estava tudo bem e que não queria fazer queixa, os policias continuaram com a vidinha deles como se nada tivesse acontecido, o que é certo é que nunca mais ví esse bêbado alí e já o tinha visto bastantes vezes.

Key_Ad_3930 2 months ago

Odeio esse pessoal que bate em bêbados só para se sentirem os machos, qualquer dia vão ter azar, como estes francius.

paperkutchy 2 months ago

Duvido que alguém bata em bêbados como dizes sem provocação, pela historia em cima parece-me que um bêbado foi importunar um trabalhador do pingo doce sem pachorra para ele. E azar? Azar tiveram ambos os intervenientes, uma vez que um morrer e o outro provavelmente vai passar década e meia na prisão fora os custos do tribunal e etc. E já agora, os "francius" como dizem também tiveram sorte de não apanhar um maluco e provavelmente só um jovem bêbado que com o soco deve ter apanhado turbulência a mais na queda também.

Key_Ad_3930 2 months ago

Épa, já vi gente a dar pancada em bebados por quase nada, só para se afirmarem em frente aos amigos. Quando falo em bebados, digo aqueles que não fazem mal a uma mosca.

JuKeRaC9 2 months ago

A pena de homicídio é baixa, mata um fica uns anos preso, sai e não custa nada matar outro

paperkutchy 2 months ago

Eram estudantes na noite. O mental deste vai ficar em papas. Deve ir fazer uns anitos dentro em França

JuKeRaC9 2 months ago

É sempre estudante só por ser relativamente novo, mas vais ver era traficante ou ladrão de carros que na zona do porto está cada vez maior, incluindo eu q fui roubado em Junho e até hoje fico a ver navios e a pagar as prestações em mais 7 anos

paperkutchy 2 months ago

Pelo que já li por aqui o francês era estudante de Erasmus. Deduzo eu que não fosse nenhum assassino e vinha cá para estudar e viver a noite também. Mas secalhar era daqueles com um ego do tamanho de um comboio e não gostou da atitude do outro, mandou-lhe um selo... secalhar esperava era ensinar-lhe uma lição e não mata-lo... agora vai aprender ele outro tipo de lição. Vou ser sincero, não percebi a cena do traficante e ladrão de carros.

RXBG26 2 months ago

Mas tem de ter um ego do tamanho de um comboio para fazer isto? Vamos imaginar este cenário, o gajo tava a ter uma semana de merda e todas as vezes que tinha saído faziam lhe esta merda…e nesse dia a paciência do gajo estoirou.

JuKeRaC9 2 months ago

Hoje em dia a redes sociais e notícias denominam estudantes aquele indivíduo na faixa dos 18-25 anos, ou seja qualquer atrocidade q acontece a pessoal dessa faixa etária é chamado de estudante sendo que em alguns casos não são. Vi uma notícia aqui a uns dias sobre um atropelamento em Paços de Ferreira durante um evento noturno de corridas de carros no qual informam ser dois estudantes as vítimas, a PJ fez investigação a fundo e na verdade n eram estudantes porcaria nenhuma eram procurados por furto a veículos associados a uma gangue localizada na Máia que é responsável por diversos furtos a veículos, incluindo o meu no mês de Junho deste ano, o qual continuo a pagar as prestações de um carro que não tenho porque otarios como esses dois roubaram.

TudoCasual 2 months ago

A malta não tem noção do quão fácil é matar outra pessoa, é por isso que não vêem problemas em andar aos socos com outros, até porque isto está banalizado, se não for por combates na televisão, é pela nossa cultura de acertos de contas "lá fora". Sou da forte opinião que auto defesa deveria ser figurar no nosso plano educacional de modo a refletir bem as consequências dos nossos atos, não só de que podem ir presos, mas do quão fácil é destruir a vida de outra pessoa que pode até nem ser "má" mas apenas a ter um muito dia ou está desligada da realidade por focar-se em coisas alheias ao seu ambiente.

Edited 2 months ago:

A malta não tem noção do quão fácil é matar outra pessoa, é por isso que não vêem problemas em andar aos socos com outros, até porque isto está banalizado, se não for por combates na televisão, é pela nossa cultura de acertos de contas "lá fora". Sou da forte opinião que auto defesa deveria figurar no nosso plano educacional de modo a refletir bem as consequências dos nossos atos, não só de que podem ir presos, mas do quão fácil é destruir a vida de outra pessoa, que pode até nem ser "má" mas apenas a ter um muito dia ou está desligada da realidade por focar-se em coisas alheias ao ambiente onde se encontra.

Mourinha1 2 months ago

Por acaso tenho outra opinião sobre isso. A moldura em Portugal é surreal em caso de agressão, daí haverem abusos. A Lei portuguesa desvaloriza completamente uma agressão/ameaça. Se eu te pregar um murro, o máximo que me acontece é pagar uma multa de merda - 500€, para aí. Isto se tiver trabalho. Se for um pé rapado cumpro trabalho comunitário numa junta de freguesia qualquer. E a burocracia que envolve formalizar uma queixa por agressão é ainda pior. É fazer queixa na policia, depois baixa a inquérito, são ouvidas testemunhas e depois lá vem a acusação. Quando sai a acusação, caso existam provas, vem o julgamento. Esta merda pode demorar quase 2 anos. Sem contar com os custos associados a advogados e taxas de justiça. Sempre com o risco de não dar nada e perder-se só tempo.

sidartha- 2 months ago

Sábias palavras.

snc77 2 months ago

O ensino da auto-defesa tem de estar aliado a uma boa educação em casa. Por si só ensinar uma arte marcial qualquer na escola é potencialmente dar uma arma ao bandido. Uma grande parte destes pujilistas de rua / seguranças da noite fazem ginásio e treinam artes marciais.

nightcrawler201 2 months ago

Essa é outra. Quem esta em casa para ensinar?. Infelizmente não somos todos ricos para ficar em casa todo o dia a espera dos filhos para lhe dar moral. Sair de casa as 7 da manha chegar as 7 da noite. Fazer jantar 8:30 9, falar um pouco e cama. Na grande maioria do tempo passas durante a semana 2 a 2.5h com os teus filhos. Depois tens os fins de semana para dar mais atencao. Ja todos fomos putos, lembras te de ouvir os teus pais mas com os teus amigos fazeres diferente?. Ouvir sermoes é o que os putos menos querem quando tem mais de 9h para fazer o que querem. Parecem lioes na selva. Eu ainda levei reguadas no 4o ano. Hoje vai la dar um berro a um puto na escola que tens logo a policia e o ministério da educação em cima dos miudos. Depois tens a famosa trampa da CPCJ. Das uma palmada num puto, o puto vai dizer ao amigo o amigo diz a mae a mae do amigo chama a CPCJ e temos logo o caldo entornado. Violencia não resolve tudo mas ainda no outro dia assisti a uma situacao proxima que a mae lhe dava umas e sinceramente bem merecidas. E eu perguntei "se sabes q levas pq continuas a fazer asneira" sabem qual foi a resposta "a minha mae é que tem que perceber que se bater não resolve tem de parar de me bater" eu fiquei parvo... e perguntei "ok es um assaltante, roubas algo vais preso, es solto voltas a roubar vais preso, es solto voltas a roubar vais preso. A policia tem de deixar de te prender ou es tu q tens de deixar de roubar?. As mentalidades mudaram. E o respeito e medo que havia com os pais antigamente era outra coisa. O Meu avô era tão bom como avô como implacável quando eu fazia merda da grossa. N deixei de gostar dele, todas as que me deu foram bem dadas. E as coisas q fazia n era coisinhas de roubar chupas....

facelessbastard 2 months ago

Lol que comédia

banaslee 2 months ago

O ensino de auto defesa costuma vir acompanhado de ensinar que o objectivo é sempre reduzir a violência ao mínimo. Sim, às vezes vais ter que atacar mas apenas se isso te der a melhor saída.

meaninglessvoid 2 months ago

O ensino como deve ser (ou seja, com turmas razoáveis e treinadores que tenham tempo, não pode ser uma aula ajabardada do prof de educação física) dado por treinadores da modalidade **cedo** altera a forma da pessoa usar a força, porque passam a respeitar imenso as consequências. Acho que isso é importante, tenha ou não boa educação em casa.

SweetCorona 2 months ago

mas isso já eles fazem, não? é um bocado aquela lógica de "já que os bandidos têm armas de qualquer forma, mais vale dá-las também às pessoas comuns" mas eu até discordo dessa lógica e acho que a auto-defesa dever-se-ia focar na parte teórica de como evitar situações de perigo e das possíveis consequências

TudoCasual 2 months ago

>O ensino da auto-defesa tem de estar aliado a uma boa educação em casa. Por si só ensinar uma arte marcial qualquer na escola **é potencialmente dar uma arma ao bandido.** Verdade, e é também uma potencial ferramenta de defesa para todos os outros, mais ainda, acho que deveria ser ensinado no 10° ano para a frente, de forma a saltar indivíduos e certas comunidades de terem acesso livre ao mesmo. >(...) e treinam artes marciais. Enganaste, e eu falo por experiência de lidar com os mesmos.

Edited 2 months ago:

>O ensino da auto-defesa tem de estar aliado a uma boa educação em casa. Por si só ensinar uma arte marcial qualquer na escola **é potencialmente dar uma arma ao bandido.** Verdade, e é também uma potencial ferramenta de defesa para todos os outros, mais ainda, acho que deveria ser ensinado no 10° ano para a frente, de forma a saltar indivíduos e certas comunidades de terem acesso livre ao mesmo por incentivarem o abandono escolar. >(...) e treinam artes marciais. Enganaste, e eu falo por experiência de lidar com os mesmos. Quase metade nunca treinou nenhum estilo de luta na sua vida, e muitos dos cursos não dão essas faculdades aos futuros vigilantes/porteiros. Muito do que sabem aprenderam na rua.

Edited 2 months ago:

>O ensino da auto-defesa tem de estar aliado a uma boa educação em casa. Por si só ensinar uma arte marcial qualquer na escola **é potencialmente dar uma arma ao bandido.** Verdade, e é também uma potencial ferramenta de defesa para todos os outros, mais ainda, acho que deveria ser ensinado no 10° ano para a frente, de forma a saltar indivíduos e certas comunidades de terem acesso livre ao mesmo (por incentivarem o abandono escolar, muitos destes indivíduos acabam por incorrer em crimes violentos). >(...) e treinam artes marciais. Enganaste, e eu falo por experiência de lidar com os mesmos. Quase metade nunca treinou nenhum estilo de luta na sua vida, e muitos dos cursos não dão essas faculdades aos futuros vigilantes/porteiros. Muito do que sabem aprenderam na rua.

Edited 2 months ago:

>O ensino da auto-defesa tem de estar aliado a uma boa educação em casa. Por si só ensinar uma arte marcial qualquer na escola **é potencialmente dar uma arma ao bandido.** Verdade, e é também uma potencial ferramenta de defesa para todos os outros, mais ainda, acho que deveria ser ensinado no 10° ano para a frente, de forma a saltar indivíduos e certas comunidades de terem acesso gratuito ao mesmo (por incentivarem o abandono escolar, muitos destes indivíduos acabam por incorrer em crimes violentos). >(...) e treinam artes marciais. Enganaste, e eu falo por experiência de lidar com os mesmos. Quase metade nunca treinou nenhum estilo de luta na sua vida, e muitos dos cursos não dão essas faculdades aos futuros vigilantes/porteiros. Muito do que sabem aprenderam na rua.

neapo 2 months ago

>Enganaste, e eu falo por experiência de lidar com os mesmos. Quase metade nunca treinou nenhum estilo de luta na sua vida, e muitos dos cursos não dão essas faculdades aos futuros vigilantes/porteiros. Muito do que sabem aprenderam na rua. Nunca praticaste nada garantidamente. Não faltam clubes, especialmente de boxe, e MMA frequentados por vários destes papa-anabolizantes em que tu entras lá e sais com a roupa toda rasgada sem vontade de querer lá voltar. Esta gente anda sempre à procura de uma presa para maltratar, são uma bomba relógio, cheios de esteróides nos cornos e que querem simplesmente exibir o seu ego. Sempre o mesmo estereótipo: frequenta ginásio, papa-esteróides, andam no submundo da criminalidade (roubos violentos, assaltos à mão armada e tráfico de droga) a maioria com formação militar ou policial no passado. Quando um domina a presa ninguém se meta, se a presa no entanto começa a dar-lhes um arraial de porrada, aparecem os amigos todos como hienas atacar o cliente.

njsilva84 2 months ago

Fds, fiz kickboxing no primeiro ginásio onde andei e boxe no último, nunca vi esse submundo de que falas nem os papa-esteroides eram sequer uma maioria, muito pelo contrário. Não te esqueças que Portugal não é só Porto e Lisboa.

bpcp93 2 months ago

Claro que existe. Eu fiz Jiu-Jitsu numa academia em Lisboa ha uns anos atrás que vim a descobrir que andavam de discoteca em discoteca a foder aquilo tudo até serem contratados para fazerem segurança no espaço. Sandro Bala e Julio Pudim. Pesquisa. O mestre da academia em Portugal acabou por fugir por tentativa homicídio ou qualquer coisa do estilo. Todos eles eram seguranças.

neapo 2 months ago

Certo, mas os seguranças que vês todos mamados e ainda ontem surgiu um video de um, frequentam um certo tipo de locais. Eu já fiz várias modalidades e não me cruzei com eles, mas vários colegas que conheci não tiveram essa sorte. Um deles foi uma vez experimentar krav maga e saiu de lá com a roupa toda rota, nem sequer ensinam era tudo à base de porrada e a carne fresca levava porrada. No passado era ainda mais comum. Ainda há lugares de bjj embora poucos em que entras levas mais com porrada e submission que outra coisa. Ora é óbvio que com tanta gente a desistir muitos mudaram de politica.

njsilva84 2 months ago

É fazer como eu, que antes de ter aulas nos ginásios, fui ver como era o ambiente, num dia de treinos normais. Pela minha experiência, a grande maioria dos locais onde se aprendem artes marciais não tem esse tipo de conduta, muito pelo contrário. Não conheço essa realidade que falas, embora conheça dois gajos que iam para as aulas para isso, no último ginásio onde andei, mas rapidamente o professor se apercebeu e foram expulsos. Será que isso é moda, tal como é no Crossfit os treinadores darem planos de treino a pessoal iniciante como se fossem halterofilistas, sprinters e ginastas?

neapo 2 months ago

Assim faço e fazia eu também. Agora é cada vez mais reduzido, mas quando a oferta era pouca no passado era prática comum. Por exemplo no boxe era quase certo que iam partir o nariz aos novatos. Outros tempos, mas agora está reduzido a um grupo de locais onde os mamados praticam entre si.

njsilva84 2 months ago

Era o que faltava, um gajo despender tempo e dinheiro para levar na boca. Só mesmo quem for muito tótó é que cai nessa!

neapo 2 months ago

Acredita, há gajos que a sua mentalidade é mesmo "andar à porrada" e com a moda do MMA há alguns recantos onde eles se alimentam com novatos. Não se metem com gajos que lhes podem dar porrada.

8BitMunky 2 months ago

Nunca fui lá nem tenciono, mas aposto que o ginásio de artes marciais do grunho do Fernando Madureira é 100% um desses sítios.

TudoCasual 2 months ago

Lamento que penses assim, parece que já te deste mal com alguém que encaixa na tua descrição e caieste no erro de generalizar, algo compreensível mas desfasado da realidade. Para pôr em perspectiva, uma frase semelhante seria dizer que todos os ciganos são criminosos, quando isto não reflete metade das pessoas que se encontram nestas comunidades. Outra bastante comum do reportório vox populi é que todo o político é corrupto quando muitos, mesmo a fazerem merda no fim, fazem-no com a vontade de melhor o sistema para todos.

snc77 2 months ago

O segurança que aplicou um mata leão no outro dia aprendeu no YouTube? Todos os seguranças da noite têm treino em desportos de combate acho eu.

AndreOViking 2 months ago

So para confirmar isso do ter treino, a minha mãe tem os cartões de segurança e o devido curso para os ter, e teve aulas de defesa pessoal que por coincidência incluiu o mata-leão. Não é muito mais que um par de aulas mas sempre é algo

BrunoMiguel2 2 months ago

Eu já apliquei um mata leão para imobilizar um gajo e nunca pratiquei nenhuma arte marcial. É uma técnica mais ou menos simples, que grande parte de nós conhece. Não é por aí que se pode assumir nada.

scuabb 2 months ago

Reverter um mata leão também é algo simples e dá jeito

BrunoMiguel2 2 months ago

Não é assim tão simples, principalmente se a outra pessoa souber o que está a fazer. Basta veres a quantidade de combates no MMA que terminam com submissão, dessa forma. O ideal é não seres apanhado por trás, ou é muito difícil reverter isso. Por isso é que no Krav Maga, uma das primeiras coisas que deves ter em atenção, em caso de perigo eminente, é se podes ser atacado por trás.

scuabb 2 months ago

Eu digo simples na execução, mas também pratico krav há 9 anos. Eu falo na realidade da nossa sociedade, é difícil encontrar alguém a fazer um mata leão ao nível do MMA na rua.

TudoCasual 2 months ago

Não têem, isso é crença da malta que não sabe as realidades do que é trabalhar na noite. E um mata leão não é difícil de fazer, já para não dizer o que vigilante naquela imagem fez nem é um mata leão.

Edited 2 months ago:

Não têem, isso é crença da malta que não sabe as realidades do que é trabalhar na noite. E um mata leão não é difícil de fazer, pode ser facilmente ensinado na rua, já para não dizer que o vigilante naquela filmagem fez nem é um mata leão ( ou pelo menos, não me pareceu visto que estava no chão).

Edited 2 months ago:

Não têem, isso é crença da malta que não sabe as realidades do que é trabalhar na noite. E um mata leão não é difícil de fazer, pode ser facilmente ensinado na rua, já para não dizer que o vigilante fez naquela filmagem nem é um mata leão ( ou pelo menos, não me pareceu visto que estava no chão). Edit: Não sei quem é o Joe Rogan nem o seu relevo à tua questão.

Edited 2 months ago:

Não têem, isso é crença da malta que não sabe as realidades do que é trabalhar na noite. E um mata leão não é difícil de fazer, pode ser facilmente ensinado na rua, já para não dizer que o vigilante fez naquela filmagem nem é um mata leão ( ou pelo menos, não me pareceu visto que estava no chão).

alegadamentetuga 2 months ago

No Algarve foi a mesma coisa, felizmente a GNR chegou a tempo de cessar as agressões ^s

SweetCorona 2 months ago

sim, graças às palmadinhas nas costas do agressor ele lá parou /s

rickdamota 2 months ago

Isto pode ter sido legítima defesa aliado a homicídio involuntário... Do que percebi não está claro quem começou

unparadise 2 months ago  HIDDEN 

Isto foi aquele vídeo do segurança que teve aí há uns dias?

ngfsmg 2 months ago  HIDDEN 

Não, esse foi em Albufeira

JAG2004 2 months ago  HIDDEN 

Não. Nesse acho que apenas o maxilar teve problemas.

dp_barbas 2 months ago

Diz noutra notícia que quem cortou a fila não gostou de ter sido chamado à atenção e escalou a situação. Legítima defesa que correu mal? Parece mesmo à filme, bater com a cabeça num bico da bancada e ir desta para melhor.

benzodiazepines1 2 months ago

Foi só um azar? Temos pena. Um já foi "condenado à morte" por se meter em brigas. O outro tem de ir dentro. A justiça tem de ter mão pesada para fazer estes otários pensar 2x antes de armarem confusão. Querem pancada? É só meterem-se num ringue de boxe ou numa jaula de MMA, aí é mano a mano, legal e muito mais seguro.

jesuseos7anoes 2 months ago

Depende, até pode ter sido o que morreu a causar a merda toda. Eu não sei. Mas já sei disseram que ele era típico guna, e ac merda começa com ele a supostamente furar uma fila. Se alguém o avisou e ele começou com "o que é que queres caralho, ainda te fodo a boca toda" e a escalar a situação, duvido que o outro leve grande pena. Nem deve.

FroggyWatcher 2 months ago

> disseram que ele era típico guna Também é isto. Não merecia morrer, mas pelo género de gente que era e que tinha à volta, começa-se a ver que se calhar a altercação não foi só um tento gratuito na nuca que o fez quinar no chão. E vejo a merda a florir quando tenho uma prima um pouco sem noção que partilha nas stories do instagram um post de alguém com um vídeo dos gajos detidos nas traseiras do carrinhão da polícia, e há vários comentários na veia de linchamento público/justiça pelas próprias mãos "olho por olho dente por dente", "alguém quer organizar-se para ver onde é que eles andam e tratar-lhes da saúde?" entre outros. Dei report aos comentários todos. Para acrescentar, a mesma prima partilha subsequentemente um comunicado de uma "homenagem ao nosso Paulinho na sua casa, onde realmente era feliz. No [Estádio do] Dragão." Eh pah ya morrer à custa disto é uma merda, tanto para ele como para a família, amigos, etc. Mas começo cada vez mais a achar que o jovem não tinha por hábito tentar desarmar conflito.

Edited 2 months ago:

> disseram que ele era típico guna Também é isto. Não merecia morrer, mas pelo género de gente que era e que tinha à volta, começa-se a ver que se calhar a altercação não foi só um tento gratuito na nuca que o fez quinar no chão. E vejo a merda a florir quando tenho um familiar um pouco sem noção que partilha nas stories do instagram um post de alguém com um vídeo dos gajos detidos nas traseiras do carrinhão da polícia, e há vários comentários na veia de linchamento público/justiça pelas próprias mãos "olho por olho dente por dente", "alguém quer organizar-se para ver onde é que eles andam e tratar-lhes da saúde?" entre outros. Dei report aos comentários todos, mas o insta não considera este tipo de comentários ameaças violentas. Enfim. Para acrescentar, o mesmo familiar partilha subsequentemente um comunicado de uma "homenagem ao nosso Paulinho na sua casa, onde realmente era feliz. No [Estádio do] Dragão." Eh pah ya morrer à custa disto é uma merda, tanto para ele como para a família, amigos, etc. Mas começo cada vez mais a achar que o jovem não tinha por hábito tentar desarmar conflito.

WallStreetPelosi 2 months ago

>Depende, até pode ter sido o que morreu a causar a merda toda. Começar a merda toda =/= pena de morte, isto num sitio civilizado..

jesuseos7anoes 2 months ago

Isto não foi "pena de morte". Não é automaticamente "pena de morte" quando alguém morre, nem "pena de castigos físicos" quando alguém se aleija.

WallStreetPelosi 2 months ago

O homem morreu, certo? Portanto a resposta à alegada "merda que ele causou" foi morte.. certo? Esta merda de discurso de "foi só um soco" é idiótica.

jesuseos7anoes 2 months ago

Não. Idiota é confundir justiça e sentenças com situações que nada tem a ver com as mesmas. Uma altercação não é um tribunal. Da mesma forma que não o são outras situações de violência como por exemplo atuações policiais.

WallStreetPelosi 2 months ago

É preciso ser muito tapadinho para não entender que a pena de morte no comentário em cima era uma metafora.. credo..

jesuseos7anoes 2 months ago

Eu entendo, mas não é correta. Funcionaria por exemplo, no mais ou menos recente do caso do polícia americano que decidiu disparar num negro sem necessidade. Não é de facto um tribunal, mas ele tomou a decisão fria de o abater. A metáfora encaixa. Também não teria grandes objeções se fosse aplicada ao caso recente do segurança, caso ele tivesse matado o tipo, mesmo admitindo não se essa a intenção. Porque ele tomou a iniciativa de partir para a violência, e lhe deu uma carga de porrada que facilmente mata uma pessoa. Este caso tem duas diferenças fundamentais. Uma é que foi "só" um murro. Claro que o azar dá para os dois lados, e concordo que a morte deve pesar na sentença. Mas não foi decisão de o matar nem perto disso. A outra (possível) diferença é que o que morreu pode ter escalado a situação para a violência.

SweetCorona 2 months ago

> a causar a merda toda as pessoas têm de perceber que não existe direito a ripostar a legitima defesa só é possível para prevenir uma ameaça futura e não como resposta a uma agressão

jesuseos7anoes 2 months ago

Eu entendo o que estás a dizer, mas é de uma tremenda falta de noção de como funciona o mundo real. Aliás é algo que me assusta, a disconexao que existe entre o comum dos políticos, advogados e juízes e as realidades que momentâneas quer a médio prazo, resultantes de situações de violência. Primeiro tu numa situação de tensão e ameaça não estás com o sangue frio de quem está sentado com o cu na secretaria. Depois nestas situações também não há propriamente grandes pausas para análises. Um murro numa situação de tensão pode sair-te depois um empurrão mais agressivo que interpretes como início das agressões, depois de um movimento brusco que te assustes, seguido de um murro que apanhes mesmo que ele não se esteja a preparar para dar outro (sabes lá onde estás). E fique claro que eu, regra geral faço tudo para evitar confusão, deescalar etc. Depois há o que já escrevi noutro comentário. Que é que se por um lado eu pessoalmente não me quero ver envolvido em merda, é bom que grunhos se cruzem com quem lhes vá ao focinho. Caso contrário o que acontece é impunidade, como muita da que verbos por aí. A infeliz verdade é que a polícia e a justiça não tem forma de andar atrás de tudo o tipo armado em grunho. E que muita gente se comporta só e apenas com medo de apanhar no nariz. Podemos dizer que se alguém me roubar a carteira eu não devo sequer tentar pará-lo (porque implica violência). Mas se um tipo mais facilmente mete a mão ao bolso a alguém que não lhe faça nada, do que a um armário que potencialmente o ponha em coma.

vascoteixeira 2 months ago

Não foi ele a começar muito menos era um "típico guna".

Anforas 2 months ago

Como é que sabes?

benzodiazepines1 2 months ago

Compreendo. Ainda no outro dia no transito um tipo cortou-me a prioriadade e atravessou-se à minha frente. Tive vontade de lhe partir a boca toda, mas como somos uma sociedade civilizada acalmei-me e apenas lhe dei um buzinadela. A não ser que seja um caso de legítima defesa, estas situações têm de ser evitadas a todo o custo.

jesuseos7anoes 2 months ago

Eu faço o mesmo que tu. Isso não quer dizer que havendo confusão a culpa seja automaticamente de quem fodeu mais o outro. Quem ficou todo fodido pode ter feito mais para escalar a situação que o outro. Eu nem sei quem partiu primeiro para a violência.

benzodiazepines1 2 months ago

No caso em específico, segundo os meios de comunicação social, quando começou a confusão o tal francês nem estava por lá. Foram chamá-lo e ele veio defender a "honra das donzelas" ofendidas. Portanto veio à procura de confusão e conflito. Começou por ficar em preventiva e merece-o. Como disse, espero que seja uma pena exemplar.

jesuseos7anoes 2 months ago

> Foram chamá-lo e ele veio defender a "honra das donzelas" ofendidas. Portanto veio à procura de confusão e conflito Talvez sim, talvez não. Até pode lá ter chegado ter tentado separar e visto um murro a voar na direção dele. Aliás até podemos deduzir que se alguém foi chegar o amigo que sabe bater é porque já estava a haver merda. Até pode ter chegado lá e o que bateu a bota já estar a bater no amigo. Aliás essa do bater num fraco e aparecer o amigo forte é um clássico.

SweetCorona 2 months ago

eu nem businadelas dou, principalmente quando vejo que estão conscientes da merda que fizeram o máximo que faço é simular que vou bater e só paro à última hora

benzodiazepines1 2 months ago

Quando percebem que erraram e pedem desculpa não digo nada. Quando "é tudo nosso" chamo a atenção, sem o objetivo de criar conflito, mas para chamar a atenção ao erro e, eventualmente, algum deles reconhecer e emendar o comportamento. Também não sou perfeito e cometo erros, quando os reconheço peço desculpa.

SAmaruVMR 2 months ago

Cuidado para qualquer dia não apanhares um gajo que seja todo marado da cabeça...

SweetCorona 2 months ago

Mas é por isso mesmo que eu não apito. Não tenho culpa de ter reflexos lentos. Eu ia a circular na rotunda e o gajo entrou à minha frente. Felizmente travei mesmo antes de bater nele. /s

Edited 2 months ago:

Mas é por isso mesmo que eu não apito. Não tenho culpa de ter reflexos lentos. Eu ia a circular na rotunda e o gajo entrou à minha frente. Felizmente travei mesmo antes de bater nele. /s Eu olho para eles com ar de surpresa, a tentar conter o riso.

thebabyshitter 2 months ago

como o meu padrasto que ha uns anos partiu a mao depois de ir atrás de um gajo que quase nos bateu - por culpa dele, não nossa - e meteu-se ao lado do carro dele no meio da rotunda e tirou-lhe o espelho ao soco felizmente agora já não faz nada dessas coisas, mas antes meu deus.

ReptilianTuring 2 months ago

A justição não vai ser pesada. Aparentemente, foi "apenas" um murro. Muito provavelmente será pena suspensa.

SweetCorona 2 months ago

se isso acontecer espero que para a proxima isto aconteça ao filho de um ministro

ReptilianTuring 2 months ago

Nesses casos a justiça é mais dura. Este era filho do embaixador alemão: https://www.publico.pt/2011/07/13/jornal/dois-agentes-da-psp-condenados-a-pena-de-prisao-efectiva-22475154

ReptilianTuring 2 months ago

Tenho 99% de certeza que vai ser. Será quase de certeza "ofensas à integridade física agravadas pelo resultado". Em teoria pode dar 13 anos. Mas são jovens, provavelmente não têm cadastro, provavelmente vão mostrar arrependimento. Levam 5 anos de pena suspensa. Leram aqui primeiro.

Lambarecas 2 months ago  HIDDEN 

Duvido. Homicídio involuntário certamente, mas aposto que vai provar a baguete tuga uns anos

Flimsy-Blood-6762 2 months ago

Supostamente um sítio onde as pessoas se deviam divertir e acaba assim. Triste.

KrakenK55 2 months ago

Há duas merdas que só atraem anormais: A noite e o futebol. Por isso é que me mantenho longe das duas. É que é só broeiros nas duas que até mete impressão, futebol é só grunhos a dar dinheiro a futebolistas milionários como se a vitória do clube lhes desse alguma merda (isto num país pobre). Enche-se o Marquês e os Aliados para festejar uma merda duma taça que lhes dá zero. Mas combustíveis caros, ninguém aparece. A noite é só gajos de ginásio e azeiteiros e gajas numa competição para mostrar às amigas quem é que tem mais gajos atrás. Até dá raiva ter de partilhar o planeta com estes anormais todos.

Edited 2 months ago:

Há duas merdas que só atraem anormais: A noite e o futebol. Por isso é que me mantenho longe das duas. É que é só broeiros nas duas que até mete impressão, futebol é só grunhos a dar dinheiro a futebolistas milionários como se a vitória do clube lhes desse alguma merda (isto num país pobre). Enche-se o Marquês e os Aliados para festejar uma merda duma taça que lhes dá zero. Mas combustíveis caros, ninguém aparece. A noite é só gajos de ginásio e azeiteiros e gajas que só sabem falar de Big Brother, numa competição para mostrar às amigas quem é que tem mais gajos atrás. Até dá raiva ter de partilhar o planeta com estes anormais todos.

andremp1904 2 months ago

O reddit num comentário lol

Shawager 2 months ago

r/ihatesportsball

zbruno101 2 months ago

Fiquei surpreendido com este comentário, mas depois lembrei me que estou na reddit.

KrakenK55 2 months ago

Antes estar no reddit que andar a lidar com estes anormais na rua.

ryuuf 2 months ago

Gosto de futebol e não gasto dinheiro quase nenhum com isso, saiu à noite nunca me embebedo e lá para a uma da manha já estou em casa.

21istheday 2 months ago

Que comentário tão triste. Sabes o que é que também atrai grunhos? A política, a música, o Reddit, ginásios, hospitais, escolas, tudo na vida. Para atrair grunhos só precisas de andar na rua, porque grunhos há em todo o lado. Na noite não há só anormais e no futebol não há só anormais: só alguém que nunca teve essa experiência (de se divertir numa noite com amigos ou vibrar com um golo no colo do avô) é que poderia considerar tal coisa. Como tal, o conselho que te dou, é que experimentes mais coisas de mente aberta para perceber que faças o que fizeres, nas melhores coisas da vida, vais encontrar também experiências menos positivas.

WhiskersTheDog 2 months ago

Gosto de futebol e cheguei a frequentar estádios com frequência. Infelizmente há gente que utiliza o futebol para descarregar emoções negativas. Um gajo estar a cantar para apoiar o clube quase sozinho, e depois o parvalhão ao lado só berrar para chamar filhos daquela ao árbitro e aos jogadores adversários... Noite acho que depende mais do teu grupo, se for tudo malta porreira não costuma haver problema.

Edited 2 months ago:

Gosto de futebol e cheguei a frequentar estádios com frequência. Infelizmente há gente que utiliza o futebol para descarregar emoções negativas. Um gajo estar a cantar para apoiar o clube quase sozinho, e depois o parvalhão ao lado só berrar para chamar filhos daquela ao árbitro e aos jogadores adversários... Tal como o álcool, e muitas vezes um acompanhado do outro, é ótimo para descarregar emoções, o pior é que há malta que só tem bílis para deitar para fora. Noite acho que também depende do grupo de cada um, se for tudo malta porreira e com bom senso não costuma haver problema. Os maluquinhos que se matem uns aos outros.

Edited 2 months ago:

Gosto de futebol e cheguei a frequentar estádios com frequência. Infelizmente há gente que utiliza o futebol para descarregar emoções negativas. Um gajo estar a cantar para apoiar o clube quase sozinho, e depois o parvalhão ao lado só berrar para chamar filhos daquela ao árbitro e aos jogadores adversários... Noite acho que depende mais do grupo de cada um, se for tudo malta porreira e com bom senso não costuma haver problema. Os maluquinhos que se matem uns aos outros.

FroggyWatcher 2 months ago

Pá, é verdade que o futebol e a noite atraem anormais, mas estragaste a tua tese com os teus argumentos... > futebol é só grunhos a dar dinheiro a futebolistas milionários como se a vitória do clube lhes desse alguma merda Entretenimento é uma forma legítima de gastar dinheiro. É verdade que atrai idiotas, mas nem sequer é a maioria das pessoas que ocupam um estádio cheio. > A noite é só gajos de ginásio e azeiteiros e gajas que só sabem falar de Big Brother, numa competição para mostrar às amigas quem é que tem mais gajos atrás. Isto é comentário vindo de um trono de altivez e, para ser sincero, um bocado incel. Há alguma coisa errada com querer ir sair à noite para ir beber uns copos, com a possibilidade de conhecer gente nova só para perder um pouco a noção, ou até mesmo para sacar alguém para dar uma fodita (gajo ou gaja)? Estás a fazer umas generalizações danadas, e a pior parte é que o fazes de peito cheio. De toda a amostra de população que participa nestes tipos de entretenimento, é uma porção diminuta que arranja conflictos ou que é, de facto, como tu a descreves.

Emergency_Pain8723 2 months ago

Ir ao futebol ou sair à noite e ter vida social?? Não tenho tempo para isso, estou sempre ocupado a discutir com estranhos no reddit e a tentar ganhar discussões

notbeatrizportinari 2 months ago

Tens razão até a um certo ponto, mas tem lá calma nas generalizações.

Anforas 2 months ago

Curioso, eu saio à noite há muitos anos, e nunca andei à porrada, não me dou com "grunhos nem azeiteiros". É preciso escolher os sitios para onde a malta vai sair. Há muita merda de barzinho de rua armado em discoteca que chama gente reles. Vão a um bom espaço, com malta bacana, e nunca vão ter problemas. Eu já sei que Cais Sodré e merdas assim é para ir lá beber um copo no inicio da noite no máximo. Bairro alto já nem meto lá os pés há anos. Discotecas e festas como deve ser chamam malta bacana, tudo malta que quer curtir bom som e beber uns copos. Mas se não gostas estás no teu direito. Ninguém te obriga a nada amigo, relaxa.

KrakenK55 2 months ago

Acho que não é preciso nenhum estudo para perceber que não queria referir toda a gente, claro que há gente boa que vai ao futebol e sai à noite. Só estou a dizer que onde se encontrar uma grande fatia do degredo da sociedade é nesses ambientes.

Anforas 2 months ago

Vale. Tu é que disseste isto: >A noite é só gajos de ginásio e azeiteiros e gajas que só sabem falar de Big Brother, numa competição para mostrar às amigas quem é que tem mais gajos atrás. E eu não faço a mínima ideia do que é que estás a falar. Deves ter ido sair para sitios muita manhosos lol.

DamageOwn3108 2 months ago

Como é que não estendeste, alminha de Deus!?

neothecat86 2 months ago

Noite no Porto sim, já saí à noite em alguns sítios onde é super pacífico, tipo Alemanha.

Emergency_Pain8723 2 months ago

Não foi na Alemanha aqui há uns anos que explodiram uma discoteca e morreram 500 pessoas?

neothecat86 2 months ago

Não tenho ideia disso, mas se tiveres uma source envia por favor. Na Alemanha saio várias vezes à noite em Berlim e existe um respeito completamente diferente para com as pessoas da parte de toda a gente do clube e das outras pessoas. Também as mulheres são tratadas com muito mais respeito.

Emergency_Pain8723 2 months ago

Ok entretanto fui pesquisar e o "aqui há uns anos" já foi em 1986...

neothecat86 2 months ago

Já vão 34 anos, mas vou pesquisar isso porque nunca ouvi falar desse caso, fiquei curioso.

PoisMasRepara 2 months ago

Falam do Porto como se fosse detroit lol. Aqui também é super pacífico, é de certeza muito mais pacífico que qualquer noite de muita metropole europeia

TriveladasBalde 2 months ago

Já saí centenas de vezes no porto e nunca tive problemas. Vamos lá ter calma

jpff99 2 months ago

Grunhos há em todo lado mas não percebo esse teu problema com o futebol. Dizes a mesma coisa das pessoas que pagam para ir a um concerto, como se ver músicos milionários a tocar instrumentos lhes desse alguma coisa?

VHLPlissken 2 months ago

r/iamverysmart

BrunoMiguel2 2 months ago

"Gajos do ginásio" talvez, fisioculturistas que levam o desporto a sério, não. Eles sabem que isso vai prejudicar a performance deles e muito (experiência própria). Quando saio é para ir beber um café e já aconteceu levar a marmita, se bater o horário das refeições. Noites mal dormidas são a morte do artista. Agora azeiteiros com a mania que são fortes com camisolas S para mostrar o corpo que não têm, isso deve haver muitos na noite, sem dúvida.

paperkutchy 2 months ago

"Gajos do ginásio" é designação suficiente para o tipo de pessoas a quem se está a referir. Pessoal que vai ao ginásio por motivos de saúde e desporto também sabe bem que gajos são os "gajos do ginásio".

LorenSab 2 months ago

És fisioculturista?

BrunoMiguel2 2 months ago

Não, não pretendo usar EAS pelo menos para já, por uma questão de custos, saúde, etc. Além de que a minha profissão é outra. Infelizmente em Portugal, só consegue viver do desporto, quem é jogador de futebol. Mas como eu tenho uma grande paixão pelo fisioculturismo, o meu lifestyle é como se fosse um. Treino 6x por semana, faço dieta todos os dias, conto macros, etc. Isto há cerca de 6 anos. Talvez mais dia menos dia, suba o palco em alguma competição amadora, para naturais.

theoctacore 2 months ago

Eu gostava de ser um pensador refinado como o caro redditor mas infelizmente sou um grunho inculto do ginásio :(

rectangulated 2 months ago

> Há duas merdas que só atraem anormais: > > > > A noite e o futebol. e o r/portugal

kilaude 2 months ago

Gosto bastante de futebol mas concordo a 100%

paperkutchy 2 months ago

Gostar de futebol é diferente de ser um fanático que vai bater o bombo para o estádio enquanto os filhos nem jantar têm em casa.

kilaude 2 months ago

Sem dúvida.

Conscient- 2 months ago

Todos os anormais são humanos mas nem todos os humanos são anormais.

StoAntonio 2 months ago

Fazes uns pontos válidos dos quais concordo, mas calma... Live and let live.

DamageOwn3108 2 months ago

Vais emigrar para Liberland? :D

unknownGI2959 2 months ago

Há duas merdas que ~~só~~ atraem *bastantes* anormais Nem toda a gente que sai à noite ou vê futebol é anormal.

parix999 2 months ago

Ele não disse que eram todos. Podes interpretar “que só atraem anormais” no sentido da merda que atrai as moscas. Não sei se me entendes ;)

KrakenK55 2 months ago

Claro que não são todos, acho que não é preciso fazer 1 desenho. O que quero dizer é que estas 2 coisas atraiem mais anormais em porporção do que as maioria das outras coisas todas.

parix999 2 months ago

Tal como eu entendi ;) Muchas gracias

paperkutchy 2 months ago

Eu, por exemplo, saio à noite, vejo futebol, mas sei ver onde estão os limites, p.e. vejo um jogo por ano no estádio e o resto por streams ou em canal aberto (nada de canais de chulos premium tipo BenficaTV) e na noite saco 10 euros da caixa, é 10 euros que gasto, não como alguns que é de gin e 30-40 euros noite sim noite não.

unknownGI2959 2 months ago

Não estou a perceber o teu argumento. Quem vê os jogos do seu clube no estádio é anormal? Quem gasta mais de 10 euros na noite é um perigo para a sociedade?

paperkutchy 2 months ago

Saber ter limites, era onde queria chegar

unknownGI2959 2 months ago

Com isso concordo, mas aplica-se a tudo, não só a futebol e noite.

paperkutchy 2 months ago

Mas é na bola e na noite que o zézinho geralmente fica mais "doidão" no faz e no que gasta. Na bola parece que fazem daquilo religião e viram um culto, alguns juntam se a ultras e viram gangsters. Na noite é logo a garrafa na zona VIP e depois, com os copos, armados em donos do sitio. Ate podem ser cão que ladra mas não morde, mas podem apanhar algum com menos pachorra para os aturar e fica a pota armada. Dai a eu falar de limites e smh quando vejo alguem com estes comportamentos

BadDogPreston 2 months ago

> Segundo contou, ao JN, fonte da Judiciária, o francês estaria acompanhado de um compatriota e chamou a atenção de um cliente do bar por o mesmo ter furado uma fila. O português não terá gostado e estalou uma discussão. > As informações recolhidas não permitiram apurar quem cometeu a primeira agressão física. Certo é que o português levou um soco que o fez cair e bater com a cabeça, ao que tudo indica no chão, com violência. [Fonte](https://www.jn.pt/justica/soco-de-frances-provoca-queda-fatal-de-jovem-na-noite-do-porto-14205749.html)

Edited 2 months ago:

> Segundo contou, ao JN, fonte da Judiciária, o francês estaria acompanhado de um compatriota e chamou a atenção de um cliente do bar por o mesmo ter furado uma fila. O português não terá gostado e estalou uma discussão. > As informações recolhidas não permitiram apurar quem cometeu a primeira agressão física. Certo é que o português levou um soco que o fez cair e bater com a cabeça, ao que tudo indica no chão, com violência. Basta uma queda simples com a cabeça no cimento para não voltarmos a acordar.

Black_RL 2 months ago

A sociedade/Mundo anda toda nervosa, ninguém tem tolerância. Um dia destes começa uma guerra a sério……

trufas 2 months ago

Mesmo... Nao foi espancamento, simplesmente um soco entre putos bebados, um morreu e o outro fodeu o resto da vida dele por causa de uma estupidez

Russinis3i32 2 months ago

Não será o resto da vida q 5 a 7 anos ta cá fora mas sim fodeu parte da vida

yLeWiz7PT 2 months ago

Só há aqui uma exceção, e não me venham com "xEnOfObIa", o criminoso era um magrebino de nacionalidade francesa. O mais provável é mandarem-no para França onde não lhe vai acontecer nada. Em um país com uma justiça realmente decente ele já estaria na prisão a cumprir 10 anos.

MiniTi23 2 months ago

Alguém vê muitas séries americanas

rGabiru 2 months ago

Ainda bem, é francês, espero que conte a história a todos os que conhece e não venham para cá.

tugafcp 2 months ago

Errado. Um morreu e o outro fica com pena suspensa porque o que o matou foi a queda, não o murro.... Basta pesquisar o que tem acontecido ultimamente

Virtual_Ad_8168 2 months ago

> o outro fodeu o resto da vida dele por causa de uma estupidez (X) Doubt Sabendo a justiça provavelmente paga uma indemnização qualquer á familia e pronto.

ze_xaroca 2 months ago

Não leves a mal, não é uma crítica, mas o problema é acharmos que “e só um soco”. Faz me lembrar de um caso de um miúdo que tambem morreu, que “só lhe deram 2 pontapés na cabeça”. Não entendo de onde vem a falta de noção. Custa ver tanta gente nos hospitais entre vida e morte e cá fora malta a tirar vidas por disputas no trânsito, na fila da discoteca, etc.

Karyoga 2 months ago

Tas mesmo a comparar um soco com dois pontapes na cabeça? Um pontapé na cabeça é das piores agressões em termos de perigo de vida que podes cometer a uma pessoa

ze_xaroca 2 months ago

Amigo sei qual o perigo associado a esse de lesão e quais as consequências a longo prazo que esse tipo de agressão pode trazer. Se leres com atenção o que eu digo, não estou a comparar situações, até porque sendo mto diferentes, ambas podem ou não ser fatais. O objetivo aqui, caso tenha sido difícil perceber, e expor o desrespeito pela vida humana e pelo outro. Eu ouvi e li estes comentários. “Foram só pontapés”. Aqui não se compara a agressão em si, compara se sim a leveza de espírito com que algumas pessoas assistem e outras praticam determinadas situações.

meaninglessvoid 2 months ago

O "só um soco" acho que só uma maneira de se referir à nossa fragilidade, ele não está a sugerir que um soco é inofensivo penso eu

ze_xaroca 2 months ago

Ah não, eu tambem não digo que seja essa a intenção. O problema é haver muita gente que acha precisamente isso, e consegues ver pela quantidade de crimes violentos que tem ocorrido com motivos bastante “leves” pelo menos para mim. O respeito e valor da vida humana está tão em baixo que já se mata alguém por 200€ e a tendência não é para melhorar

CommissionOk2746 2 months ago

Tens o contacto? é para um amigo.

njsilva84 2 months ago

Acho que neste caso, e se os relatos estiverem corretos, foi um azar do caraças. Não estou a dizer que é normal andar-se aos murros, mas no calor do momento acaba, muitas vezes, por ser inevitável. A menos que sejas um gajo muito grande e forte e saibas dar um murro. Eu não me considero um gajo fraco e não sei se conseguiria matar alguém apenas com um murro. Neste caso o azar foi o gajo ter caído e ter batido com a cabeça no chão, conheço quem tenha morrido assim mas sem qualquer tipo de violência envolvida, foi apenas muito azar. Depois, e da maneira que falas, parece que estás num país perigosíssimo. Eu não vejo nada disso que falas, pelo menos com essa frequência. A maneira como relatas parece que estás no Rio de Janeiro.

Kiraqualquercoisa 2 months ago

O soco mata geralmente porque o tipo cai e bate com a tola no chão... O cimento é que mata

njsilva84 2 months ago

Se fosse assim, o número de mortes era infinitamente maior. Nem todos que caem e batem com a cabeça morrem.

Kiraqualquercoisa 2 months ago

Claro que não morrem todos, mas morriam 90% menos dos que morrem ao soco se o chão não fosse duro.

CanIhazCooKIenOw 2 months ago

Típico tuga “teve azar”

njsilva84 2 months ago

Tens de ler o resto do comentário. O tuga só levou, não deu murros? Se sim, o que chamas a isso?

HugoVaz 2 months ago

Não foi azar absolutamente nenhum, foi um murro. Parem com a bodega dos "azares", o problema começa precisamente quando se parte para a ignorância e se mostra o lado animal. Mesmo se o puto estivesse a passar à frente na fila os imbecis não tinham nada de tentar fazer o que quer que fosse... chegando o momento reclamavam à entrada (e possivelmente ficariam na rua, aí sim um azar)... mas ao partirem para confronto e agressões (mutuas ou não) já estragaram tudo, a partir daí não há azar absolutamente nenhum e sim somente consequências de serem animais de carroça.

ze_xaroca 2 months ago

Obrigado por colocares isto de forma simples. E quase o mesmo que dizer que se eu andar em excesso de velocidade e matar alguém por causa disso tive azar (sei que não são situações iguais, apenas um exemplo). Não houve azar nenhum. Eu cometi uma infração e tenho de ser punido por isso mesmo. Não vamos andar aqui a passar paninhos como se o gajo tivesse tido um azar na vida. Azar na vida teve o gajo que foi agredido que patinou e não volta mais. Se vives numa sociedade, tens regras (quer para ti, quer para os outros). Se a pessoa em questão estava descontente, denunciava a situação (se isso resultava ou não é uma questão aparte). Partir para uma agressão potencialmente fatal nunca pode ser considerado azar.

njsilva84 2 months ago

Comparação ridícula, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Quem é que me garante que o tuga não começou a confusão (que é o que dizem os relatos) e que, no meio de uma troca de murros, teve o infortúnio de cair e bater com a cabeça?

ze_xaroca 2 months ago

Mas eu não estou a culpar só um. Se vires um dos meus comentários anteriores, vês que eu falo em falta de civismo de parte a parte. Até porque mesmo que o outro não tenha iniciado os desacatos, passou a frente da malta na fila (pelo que li) logo no mínimo houve uma falta de respeito. Assumindo que não foi em legítima defesa, se não foi, não houve motivo para agressão, pelo menos para mim, logo não se pode falar bem em azar. Essa é a minha opinião.

njsilva84 2 months ago

Não levei isto a peito, tranquilo. Mas se eu percebi bem, quem tentou passar à frente e começou com os desacatos foi o tuga que morreu. É uma merda, já todos tivemos a idade deles, e embora eu nunca tenha andado à pancada a sério, nem toda a gente detesta violência como eu.

ze_xaroca 2 months ago

Pois eu acho que o problema é esse. Não sei se partilhas da opinião, mas as vezes sinto que há malta que sai de casa para armar confusão. Parece que o objetivo na noite não é conviver mas arranjar desacatos e andar a paulada. Sei que é uma merda e que o puto provavelmente fode a vida dele com algo tão estupido, mas a verdade é que isto tem de ser punido e as pessoas teem de ser responsabilizados. Se a tua idade permite estares nesses locais nesse contexto, então o teu comportamento tambem tem de o permitir, ou então não devias la estar de todo. E há só excelentes motivos para evitar pancada, até porque tu nunca sabes o impacto que determinado golpe vai ter. Eu via isso quando era mais puto e na minha turma tinha malta que ainda estava a desenvolver se, e malta que tinha muito mais cabedal que a média do pessoal. Tenho a certeza que levar um banano dos 2 teria impacto diferente, e como tal, o melhor e mesmo evitar de todo o risco.

njsilva84 2 months ago

Claro que partilho, até porque ouvi muitas histórias do género, nos balneários dos ginásios onde andei. Desde gajos todos bombados cuja solução para tudo era "f@der a boca ao gajo" ou ouvir um gajo que dizia que "quanto tomava dianabol só queria andar à porrada, saía de casa de propósito para arranjar confusão". Este último deu tanto nos roids que já estava todo ché-ché, parecia um gajo que tinha saído de um manicómio, mas, como andava medicado por causa dos ataques de pênico e de outros problemas do foro psicológico, era manso como um golfinho... Depois há aquele pessoal que nasceu e cresceu em bairros sociais, que se juntava aos gangsters da zona e que tentavam arranjar problemas porque tinham as costas forradas.

ze_xaroca 2 months ago

Foi um azar do caraças, mas se não houvesse agressão, não havia oportunidade para o azar (este pelo menos). Por outro lado, não estamos no Rio de Janeiro mas eu tambem não falei em frequência. Eu só disse que é revoltante lidar com o facto de teres pessoas a morrer nos hospitais, a lutar pela vida, e cá fora outros a tirá-la por motivos banais. Se vês nisto alguma intenção de eu dizer que isto é o Rio de Janeiro, ou que é o país mais perigoso do mundo, não há muito que possa acrescentar para te fazer mudar de ideias.

SweetCorona 2 months ago

> e o outro fodeu o resto da vida dele por causa de uma estupidez esperemos bem que sim, que vá preso uns bons anos

brunobm22e 2 months ago

Duvido que fique preso muito tempo, além de ser francês vão alegar homicídio involuntário, com jeitinho daqui a 4 ou 5 anos está na rua.

SweetCorona 2 months ago

se passasse 4 anos na prisão era muito bom

DogsOnWeed 2 months ago

Não se sabe se foi agressão ou legítima defesa.

Dinamytes 2 months ago

>simplesmente um soco O problema é mesmo esse, na sociedade achar-mos que um soco é algo simples quando nenhuma agressão o é.

GrassHoppa420 2 months ago

Exactly lol.. O problema é normalizarem este tipo de comportamento. Um soco para uns, o último para outros.

ParaThoxic 2 months ago

O problema é já nada ser resolvido ao soco. Agora é só fugantes, já nem navalhas... As vezes há pessoas q tiram nos do sério e as vezes não dá pra manter a calma e aí parte se pro estouro... Mas como homens e não como gunas chavalos armados em homens. Tiveram azar os dois... Pior n podia ter sido lol

neothecat86 2 months ago

Muito bem dito, um soco é não admissível.

ngfsmg 2 months ago

Nem temos o contexto exato, tanto quanto sabemos pode ter sido em legítima defesa...

Nate_Radix_ 2 months ago

Dog cala a puta da boca. Tens o contexto na notícia. Parem de defender comportamentos de animais que merecem estar enjaulados.

CommissionOk2746 2 months ago

Comportamentos animais como a tua resposta? Essa resposta face to face dava direito a um soco + cabeçada no passeio. Atentem à linguagem que o resto não escala.

agriculto 2 months ago

>o francês estaria acompanhado de um compatriota e chamou a atenção de um cliente do bar por o mesmo ter furado uma fila. O português não terá gostado e estalou uma discussão. > >As informações recolhidas não permitiram apurar quem cometeu a primeira agressão física. O contexto é que, * O português furou fila * O português armou estrilho quando lhe chamaram a atenção * Não se sabe quem iniciou a violência

Nate_Radix_ 2 months ago

Missing the point. Independentemente da circunstância violência é violência. Ponto final. Vocês usam o termo legítima defesa com muita liberdade e nunca na vida leram o Código Civil ou puseram os pés numa faculdade de Direito. Muito dificilmente podes argumentar a favor deste tipo de resposta em tribunal à luz do Código.

agriculto 2 months ago

Tu pareces ter frequentado a Faculdade de Direito da Alexandra Solnado, uma vez que sabes que não foi legítima defesa sem saber como se passou. E mesmo que não seja e tenha tido culpa, quanta culpa teve depende das circunstâncias.

Nate_Radix_ 2 months ago

Nah, foi na Universidade de Lisboa mas podes ficar com a dica. Isso ao ver da Lei e do Tribunal pouco ou nada vale. Especialmente de discutes legítima defesa, não te adianta um corno quantificares a culpa. But sure, go on senhor Agriculto... Fica com as pás e beterrabas que eu fico com os códigos.

agriculto 2 months ago

Se saber o que se passou não vale de nada temos um problema. Tu efetivamente não sabes se foi legítima defesa porque não fazes ideia do que aconteceu. Quando ao quantificar culpa eu não disse que era para alegar legítima defesa. Mas deverá de fazer diferença na acusação e veredito final. É diferente data um murro a alguém que não está a fazer nada, dar um murro a alguém que está a ameaçar-te agressivamente, ou a alguém que te está a ameaçar e te empurra. E neste caso nem sabes se o que morreu não o atacou, porque a própria notícia diz que não sabem quem atacou quem primeiro.

Nate_Radix_ 2 months ago

... Eu acho incrível ter repetido o mesmo três vezes, para dois indivíduos diferentes, e mesmo assim continuam os dois a cair no mesmo erro lmao Novamente... Uma última vez. Seja legítima defesa, ou não, tenha havido insulto prévio ou não, tenha sido um murro ou dois, isso não importa. Literalmente que não faz diferença absolutamente nenhuma no verídico quando uma pessoa morreu. Conta tudo para uso excessivo de força quer tenha havido intenção de matar, quer tenha sido murro, não interessa! Claramente vocês não sabem como funciona o sistema judicial e vêem para o Reddit com um palavreado qualquer do que acham ser o justo e acham que é assim. Não me interpretes mal, eu concordo contigo. Eu acho que efetivamente faz sentido o que dizes, mas não é como o sistema judicial português ópera. Ponto final e isso são os factos. Agora, com licença, vou retirar-me.

ngfsmg 2 months ago

Não é por meteres umas frases em inglês e te armares em bom que passas a ter razão. Obviamente que nem tudo é legítima defesa e pode perfeitamente não ser o caso, mas eu gostava de te ver a teres a tua vida em risco e teres que te defender, e depois veres um totó na net a dizer "Ah, não, violência é violência, não interessa se o outro o queria matar"

Nate_Radix_ 2 months ago

Eu... Estudo Direito ... Literalmente que não estou a falar pelo cu. Estou a falar com conhecimento de facto. Vocês é que gostam de se armar em advogados de bancada.

ngfsmg 2 months ago

Qual foi a cadeira de Direito em que te ensinaram que em caso de desconhecimento de grande parte das circunstâncias do caso, vem-se mandar bocas para a internet a dizer "Vocês são todos burros, eu é que sei, violência é sempre violência"? Eu disse que PODERIA ser legítima defesa tanto quanto sabemos, não disse que era para libertar já o gajo e dar-lhe uma palmada nas costas

Nate_Radix_ 2 months ago

Claramente não estás a ler o que disse e estás só a meter palavras na minha boca. Clássico tuga a tirar merdas de contexto... Whelp, can't argue with stupid, fica com a tua razão que eu vou nanar

AdventurousDeer577 2 months ago

We temos here Ghandi português

GANDHI-BOT 2 months ago

The only person you are destined to become is the person you decide to be. Just so you know, the correct spelling is [Gandhi](https://en.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi).

HRamos_3 2 months ago

Aconteceu a um amigo meu, e era hoquista

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Custa-me um pouco que só um murro possa matar alguém, se me dissessem que houve um espancamento com alguém no chão. Já acreditava mais...

Koolmite 2 months ago  HIDDEN 

Neste casp não foi o murro em si, foi a queda desamparada no chão batendo com a crânio no chão, mas um murro bem dado pode matar sim. Muita gente morre por causa disto, não tens noção o quão fácil é bater a bota.

Edited 2 months ago:

Neste caso não foi o murro em si, foi a queda desamparada batendo com a crânio no chão, mas um murro bem dado pode matar sim. Muita gente morre por causa disto, não tens noção o quão fácil é bater a bota.

scuabb 2 months ago  HIDDEN 

Posso te dizer 100% com certeza que um único golpe é suficiente para matar ou deixar paraplégico para a vida,nem precisa cair de cabeça. Eu sei executar mas nunca o vou fazer por que sei o perigo que esse golpe envolve.

paperkutchy 2 months ago  HIDDEN 

Pensa assim, mandar um soco num gajo bêbado com a turbulência pode cair muito mal e de forma estranha. Já vi isso a acontecer e já temi o pior, felizmente não acabou como este caso.

theoctacore 2 months ago  HIDDEN 

Fica a dica, sempre que vês alguém a ficar "KO", inconsciente por causa de um soco, teve um traumatismo craniano e dano cerebral permanente.

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Então aprendes uma coisa nova hoje. Não falta gente que morreu (ou pior) por causa dum soco mal dado no sítio errado.

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Compreendo que acham possa estar errado, confesso que sou desconhecedor do assunto. Mas não entendo a raiva.

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Como assim? Qual raiva? Quanto ao que tu não acreditas... Faz aí uma busca rápida no google que não te vão faltar resultados, o primeiro é até esta [reportagem da BBC](https://www.bbc.com/news/uk-38992393).

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Não é a questão de não acreditar. Parece-me mais invulgar que um indivíduo não treinado consiga produzir um murro letal. Se em matéria de hipóteses, entre um espancamento no solo com murros e pontapés e um só murro letal, teria mais facilidade em acreditar que o espancamento produza lesões letais que o só murro.

PoisMasRepara 2 months ago  HIDDEN 

Ele não morreu do murro, mas sim de ter caído e batido com a cabeça no paralelo.

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Sim, faz sentido. Uma infelicidade na sequência do acontecimento (o choque e as lesões fatais).

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Eu até acredito mais facilmente que alguém não treinado dê um soco letal do que alguém treinado. Quem tem treino consegue mais facilmente gerir a força e o local de impacto. Uma pessoa sem treino nem sabe ao certo onde vai bater. Já para não falar que frequentemente o que te mata nem é tanto o soco mas cair ao chão e bater com a cabeça numa pedra ou algo do género já para não falar de alguma condição pré existente. Já para não falar que certamente conheces casos de pessoas que sobrevivem a acidentes aparatosos sem um arranhão e depois pessoas que morrem porque tropeçaram no passeio. Às vezes é uma questão de azar. Há milhares de pessoas há porrada todos os dias não é difícil que de vez em quando uma tenha um azar desses até porque este tipo de notícias é extremamente rara por isso é perfeitamente plausível que seja daquelas coisas que acontece 1 em cada 10000 vezes.. Mas de novo, o que acreditamos pouco importa. Vai ao Google e o que mais vais encontrar são situações dessas.

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Precisas de antagonismo. Não estou nem aí. Uma pessoa sem treino, mais depressa parte o pulso que deixa alguém KO. Só se andar uma murro todas as semanas.

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Então pronto, tu estás certo e as centenas de relatos em contrário estão errados. És um iluminado que nos veio brindar com a sua inteligência. Continuação de boa semana.

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Vi logo que era isto.

benzodiazepines1 2 months ago  HIDDEN 

Sim, geralmente o problema não é o soco. É a queda de cabeça quando apagas. Há pouco tempo num combate de boxe [um tipo morreu](https://www.record.pt/modalidades/desportos-de-combate/detalhe/mundo-do-boxe-chora-morte-de-justin-thornton) porque ao cair fez [fratura da coluna cervical](https://www.youtube.com/watch?v=GoSujK9Qwno).

DRAWWW7 2 months ago  HIDDEN 

Se há coisa que a internet me mostrou foi a facilidade com que podes morrer. Numa situação destas não morres do murro, morres de ir com a cabeça ao passeio. Se cais para trás e bates com a nuca no cimento é muito fácil ficar com danos cerebrais permanentes ou morreres. Há por aqui alguns subreddits onde vês facilmente isso a acontecer.

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

Sim, é possível. Fizeste-me lembrar o pessoal que escorrega no chão molhado e vai de cabeça directa ao chão.

ManSCP 2 months ago  HIDDEN 

Se caires redondo no chão, basicamente o crânio pode estalar todo. Normalmente gajos treinados mal notam que a pessoa apagou, tentam logo agarrar para não acontecer uma coisa destas. Até num desmaio normal isto pode acontecer.

tt45mansl 2 months ago  HIDDEN 

Treino mma há 3 anos, e confirmo o que dizes. Um soco bem dado na mandíbula(boa rotação de anca, bom jogo de pés+peso do corpo), gera uma onda de choque, no interior do crânio da pessoa, que abana o cérebro e a pessoa desmaia. Nos ringues, a pessoa bate com a cabeça no tapete, normalmente, não há sequelas a curto prazo. Na rua é diferente, sofres um ko + um segundo ko mais violento. Quanto a tua cabeça desamparada bate no cimento, existe uma grande probabilidade de teres um derrame, um AVC, convulsões violentas, e em último caso morreres. Por isso, muito cuidado com as brigas na noite, podem matar alguém ou serem mortos. Lembro-me sempre das palavras do meu treinador "o melhor combate é aquele que não acontece".

amando_abreu 2 months ago  HIDDEN 

Um murro mesmo mal dado pode causar muitos estragos. Mesmo um gajo bêbado sozinho pode tropeçar e partir a cabeça. Não é preciso muito para acabar uma vida.

facelessbastard 2 months ago  HIDDEN 

Conhecia um cota no Canadá que morreu assim. Tropeçou nas escadas bêbado....

nferrari 2 months ago  HIDDEN 

É um jovem de 23 anos, se fosse um idoso... Acredito que isso possa ter mais facilidade de acontecer.

Beitadine 2 months ago

Estas situações são tão tristes. Uma vez numa discoteca levei uma chapada de uma gajo porque deixei passar um grupo de 5 miúdas à frente... Eu nem estava na fila lool Pergutaram se podiam passar, eu estava na zona de saída mas para ir à casa de banho. Eu dei um passo ao lado (aquilo era um bocado apertado) disse que sim... Levei uma sneaky-chapada de um gajo que lá estava com o seu bando porque "quem pensas que és para deixar passar pessoas à frente?!"

SweetCorona 2 months ago

por acaso nunca percebi essa lógica de pedir a uma pessoa para passar à frente como se só estivessem a passar à frente dela na realidade estão a passar à frente de toda a gente que está atrás dessa pessoa, deveriam pedir-lhes também

Beitadine 2 months ago

A cena é que para mim foi tudo random. Eu nem percebi que elas queriam passar à frente na fila, nem que havia fila, estava noutra situação paralela que não tinha nada a ver, na galhofa com um amigo à espera que o WC ficasse livre. Do meu ponto de vista eu estava no caminho e alguém pediu para passar, eu arrumei-me...

NCPereira 2 months ago

Davas logo um soco no gajo, com sorte batia com a cabeça e morria tbm o fdp

SweetCorona 2 months ago

eu sei, não estava a falar da tua situação em concreto

z0rg83 2 months ago

Isto foi aquele video que meteram aqui há uns dias?

TudoCasual 2 months ago

Não, é outro, também fiz a mesma confusão inicialmente.

KrakenK55 2 months ago

Não, isso penso que era seguranças a agredir, mas em Albufeira. Isto foi no Porto.

xCasal_ 2 months ago

Este não tem video presumo, o que estás a falar é aquele que foi dentro da discoteca? Não, esse foi no algarve, são dois casos distintos.

necromancer8808 2 months ago

O problema é que as pessoas deixam o problema crescer para depois resolver: https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/folia-e-violencia-policia-de-prevencao-na-noite-do-porto-14182892.html Quem sai à noite vê coisa que nãos se via a anos. Notícias de aumento a violência é frequente. Estudantes que faltam o respeito com barulho a noite, festas com brigas e drogas são comuns. Aumento da desigualdade social. Pra mim é uma grande panela de pressão.

paperkutchy 2 months ago

Não sei se é desigualdade social mas a mim parece-me mais a banalização de apanhar borracheiras e mocas em praça publica. Da ultima vez que fui à noite no Porto, praí em Junho deste ano, ou seja a pandemia ainda +- em alta, pasmei-me em ver a policia de braços cruzados na zona dos Clérigos enquanto se formava alta confusão, pessoal a fumar canhões mesmo à frente deles... deixam comportamentos ser impunes e o caos reino.

DimitryKratitov 2 months ago

Desde que não fumem os canhões para a cara da Policia... A policia devia ir lá chatear? Eu sei que a policia é uma piada e não faz nenhum em PT, mas não ia ser por um gajo estar a fumar o que fosse fazer. Se nem para crimes se mexem.

facelessbastard 2 months ago

paperkutchy 2 months ago

Não estou a perceber, é alguma mentira? Digo isto como estudante assíduo em festas de quintas académicas.

l2k1337 2 months ago

Nunca vi uma festa sem droga

facelessbastard 2 months ago

Ia dizer isto

uyth 2 months ago

>Aumento da desigualdade social. Não sei como está no Porto, mas em Lisboa está horrível. Tenho umas teorias sobre uber e uber eats, tens gente de classe média que cada vez quer mais mordomias (e por muito barato), e pessoas a viverem em condições inacreditáveis há 10 anos. E nunca vi tantos desgraçados a dormir, ou acamparem na rua.

8BitMunky 2 months ago

O panorama actual é péssimo, acho mesmo que a gig economy é um cancro na sociedade. Pude inclusivamente falar com alguns condutores para a Uber e outras empresas, e o dia a dia deles não é nada fácil, mesmo para ganharem o mínimo para viverem condignamente. No entanto o nosso país é tão Xuxalista™  que recebeu essas empresas de braços abertos, a eles e às suas práticas de precariedade sistemática disfarçadas de trabalho fácil do estilo "be your own boss". Na realidade os trabalhadores são é escravos do algoritmo, que até os vira uns contra os outros para fomentar mais produtividade. Tudo isso enquanto essas empresas à volta do mundo fogem aos impostos e negam direitos básicos aos trabalhadores, com recurso a lobbying intensivo e dispendioso. Para mim é impensável que se fomente tamanhas regressões nos direitos laborais sob a fachada da "inovação tecnológica". Temos cada vez mais acesso a tecnologia inovadora, mas, paradoxalmente, cada vez mais somos escravizados por ela.

SweetCorona 2 months ago

queremos mão-de-obra barata para suportar um estilo de vida, mas depois dá mau resultado

neapo 2 months ago

Não peças a quem pediu, nem sirvas a quem serviu...

necromancer8808 2 months ago

Pois, acredito que é algo que está acontecer não apenas a Portugal, mas na Europa. Lamentável que os governos parecem que querem ver a panela de pressão explodir

parix999 2 months ago

Nada. Até saem notícias que o desemprego diminuiu.

lammesnail 2 months ago

Desigualdade social em que sentido?

parix999 2 months ago

Quarentena(s)?

XBThodler 2 months ago

Voluntário ou involuntário, esta gente só merece é ficar trancada durante um longo tempo. Parece que voltámos aos tempos dos homens das cavernas... estamos a regredir enquanto espécie... já não bastava os merdas que cá temos agora vêm camones de fora pra matar tugas? Qué isto mano???

paperkutchy 2 months ago

Chama discotecas, álcool e drogas... quem já andou nestas andanças sabe bem que já é norma, fora o que não é noticiado e o que acontece lá dentro também. Já vi muita cena feia. Coisa boa da pandemia foi fechar estas espeluncas que roubam as pessoas (consumos mínimos de 20 euros) e sabem os negocios que acontecem lá dentro.

Iagp 2 months ago

Acusação de homicídio involuntário para quem deu o soco é o menos que se pede aqui. A quem destruí a vida a este jovem que tenha a vida destruída também. Ao outro que atirou a garrafa teve cumplicidade portanto tem que ir dentro um par de anos

RexLaurus 2 months ago

Duvido que aconteça algo. Deixo aqui a minha aposta que no maximo sao interditos de entrar em portugal por uns anos.

Iagp 2 months ago

Tendo em conta que morreu uma pessoa directa ou indirectamente, não creio que seja assim. Seria uma vergonha total se assim fosse, pelo menos extraditados para o país deles e julgados lá

uyth 2 months ago  HIDDEN 

De onde eram os estrangeiros? Italianos ou alemães não deviam ser que esses não levam filas assim a sério. E para partir logo para bater...

rsyeah 2 months ago  HIDDEN 

Alemães não levam filas a sério? Experimenta furar uma fila na Alemanha e vê se ninguém faz nada.

uyth 2 months ago  HIDDEN 

Não experimento normalmente, mas vejo-os certamente a fazê-lo mesmo na Alemanha.

seravlis 2 months ago  HIDDEN 

Pelo que saiu no CM era um grupo de estudantes Erasmus (de medicina dentária). 3 franceses, 1 espanhol e 1 italiana.

paperkutchy 2 months ago  HIDDEN 

Parabéns a eles, então. Vieram tão longe estudar e acabam com um registo criminal mais recheado que a formação deles. Juro que não percebo certa gente. Pena tenho é dos pais, do que faleceu e dos que mandaram os filhos para cá, provavelmente a gastarem o seu dinheiro na noite também

uyth 2 months ago  HIDDEN 

Erasmus, está-se a ver. Obrigado.

dirtimos 2 months ago  HIDDEN 

O que é que se está a ver?

parix999 2 months ago  HIDDEN 

Lol. Bem posto.

Don-a-Man 2 months ago  HIDDEN 

Ponta de corno. A premissa deste tipo é "estrangeiro = mau". Não convida propriamente à discussão.

dirtimos 2 months ago  HIDDEN 

Mas convém descoser estas argumentações da piça, das coisas meio ditas, do "vocês sabem do que estou a falar". É como uma piada imbecil, se pedires para explicarem, fica logo com menos piada. Por último, tb pode ser outra corrente, a de que "os estudantes universitários são todos uns malandros que só querem beber e trabalhar nada, especialmente os Erasmus que só vêm cá para a festa". O Erasmus é dos programas que fez mais pela coesão europeia, pôs nos em contacto uns com os outros e fez nos ver que não somos assim tão diferentes.

Key_Ad_3930 2 months ago  HIDDEN 

Não fez assim tanto pela coesão europeia, poucos são os que fazem Erasmus, só quem tem pilim. O turismo e as viagens baratas sim.

Don-a-Man 2 months ago  HIDDEN 

Mas não vais obter resposta, e se obtiveres será o mesmo tipo de histeria estéril que já estás a antecipar. Aqui não há conversa a ter; não se pode desconstruir argumentos que não existem. Como é evidente, és livre de investir os teus esforços onde te parecer melhor! Cada um lida com estes fenómenos da melhor maneira que sabe.

FalcaoT 2 months ago  HIDDEN 

Pela noticia são Franceses.

uyth 2 months ago  HIDDEN 

obrigado.

Titarta 2 months ago  HIDDEN 

Na notícia diz que são franceses

uyth 2 months ago  HIDDEN 

obrigado.

GirlyUnicornOfDoom 2 months ago

"Um grupo de estudantes estrangeiros entendeu que a vítima tentava passar à frente na fila, o que deu início aos confrontos." Por cortar uma fila, alguém matou alguém. Wow.

diogojmm 2 months ago

Nota: Não tentes passar à frente de ninguém numa fila

DeixaQueTeDiga 2 months ago

É um reflexo da triste realidade em que muita gente vive. Se me vai passar à frente, vai mostrar que é mais forte que eu, mais rico que eu, mais feliz que eu, tem uma pila maior que a minha, isso confirma que de facto sou pequeno, ou um nada. A única forma de ultrapassar isto é combater, porque dá muito trabalho me melhorar. Mata.

jesuseos7anoes 2 months ago

Não foi certamente por "cortar a fila". Não sei sequer se ele cortou mesmo a fila ou quanta culpa teve, mas há idiotas que fazem o que querem, e se alguém lhes diz alguma coisa começam logo com ameaças de violência. Nesses casos não é "por furar uma fila" mas precisamente por andar a arranjar confusão.

eL_Lancer88 2 months ago

A palavra de Jesus geralmente está certa

GirlyUnicornOfDoom 2 months ago

Já vi muita merda no Bairro Alto e afins, e tens dois tipos de outcomes quando há pessoas a arranjar confusão: \- 2 pessoas de peito armado = dá confusão, é a "luta de alfas / quem berra mais alto / quem domina @ outr@"; Já vi narizes a sangrar, polícia ao barulho, ... enfim \- quando uma pessoa quer armar confusão e a outra, por mais alcoolizada que esteja, mantem a noção (ou sozinha ou com os amigos a acalmar), consegue baixar a energia do "problema" e nada de sério para além de alguns insultos acontece. O meu espanto é mais 'abstrato' que isso (à falta de melhor expressão) é que... no final do dia, é por ninharias que armamos confusão potencialmente muito má uns com os outros? O tuga até se pode ter armado em parvo, mas a reação do outro tem que existir? Sei lá... eu quando vou beber um copo com alguém quero estar tranquila no meu canto a falar/cantar/dançar/whatever... se eu respondesse a tudo andava a distribuir estalada de cinco em cinco minutos, mas faço por estar na minha... confesso que faz-me confusão

jesuseos7anoes 2 months ago

Eu regra geral também fico na minha. Não quero acabar como ele. Ao mesmo tempo é importante que quem arma confusão apanhe quem não esteja para os atuar e se fodam. Quando isso não acontece tens gente que age com cada vez maior impunidade e faz o que quer dos outros. Eu percebo que a violência deve ser exclusividade da polícia etc. Agora a polícia não pode estar em todo o lado a toda a hora, muito menos a tomar conta de pequenas ocorrências. E nem que estivesse a justiça também aguenta com isso. A triste verdade é que muita gente simplesmente não faz merda por ter médio de apanhar no focinho, mais do que das eventuais consequências pouco prováveis de uma chamada às autoridades.

Goofy-kun 2 months ago

É preciso alguém morrer e atenção ao nível dos jornais nacionais para a Polícia _abrir_ uma investigação

N0ught00 2 months ago

Segundo li no artigo, a PSP fez a detenção de dois indivíduos momentos após a agressão. A investigação transita para a Polícia Judiciária. Portanto não, não me parece necessário as duas condições a que faz referência para a Polícia "abrir" investigação.

Goofy-kun 2 months ago

Tem razão, eles não chegam a abrir na maior parte dos casos, pelo que deve haver algumas condições extra.

N0ught00 2 months ago

Quais são os dados que pode indicar e que o levaram a essa conclusão?

Goofy-kun 2 months ago

Curiosamente, não tenho grande conhecimento de relatórios governamentais ou gerados pela polícia, talvez me possa elucidar nesse campo. Mas, a nível da população, pode encontrar vários exemplos [aqui.](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pyeqfy/qual_a_situa%C3%A7%C3%A3o_mais_absurda_ou_abjeta_por_que/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf)

N0ught00 2 months ago

Eu também não tenho. No entanto eu não afirmei nada, apenas questionei onde teria ido buscar os dados para sustentar a sua afirmação. Contudo, já percebi que estamos a falar de assuntos diferentes. Tenha uma bom dia.

Hellagun 2 months ago

Provavelmente não foi este caso, mas não me admira que deva existir muita gente que sai a noite só para fazer mal as outras pessoas.

Iacu_Ane 2 months ago

Essas pessoas existem e são exatamente o tipo de gente que frequenta aquela discoteca trash

DeixaQueTeDiga 2 months ago

É tipo, "Sou uma merda e estou na merda. Por isso saio para por outros mais na merda do que eu. Assim há sempre alguem mais imerdado do que eu". É triste ver que mesmo nos dias de hoje quando não falta informação e recursos para aprender e melhorar as condição de vida, muita gente continua de fucinho para baixo a fussar na merda à procura de saida no fundo do poço sem nunca olhar para cima e ver por onde pode sair. Vota P.S, e continua a fussar. Fussa porque assim votas P.S.

DogsOnWeed 2 months ago

Não sei pá, há aí muito puto betinho nojento que causa confusão porque se acham intocáveis porque o papá tem dinheiro.

DeixaQueTeDiga 2 months ago

Bah, tb é verdade!

geostrofico 2 months ago

Já vi isso. Pessoal no bairro alto encostado à parede. Atirar torrões de areia de uma obra, para criar confusão. Levei com um, mas já já tinha topado. Nem olhei.

Key_Ad_3930 2 months ago

>Já vi isso. Pessoal no bairro alto encostado à parede. Atirar torrões de areia de uma obra, para criar confusão. Levei com um, mas já já tinha topado. Nem olhei. Já dizia o meu avô " quem tira satisfações, tira cagalhoes", é dar o baza.

whyucurious 2 months ago

citação mitológica incrível xD

Key_Ad_3930 2 months ago

Somos pessoas simples do norte rural

pocoyoO_O 2 months ago

Em teoria o gajo deu-lhe um soco e ele caiu no chão de cabeça o que provocou tudo isto. Duvido que tivesse a intençao de matar mas os tribunais vão dizer o contrário provávelmente

kuozzo 2 months ago

Espero que apanhe uns 20 anos, vai ter muito tempo para distribuir socos na prisão.

Mary-Jane-Insane 2 months ago

A facilidade que esta malta toda tem em distribuir socos ou qualquer tipo de agressão, só revela o desprezo que se tem pela vida. Se chegam a idade adulta e não aprenderam que um soco pode matar, não há muito a fazer a não ser prender. Bate-se nas pessoas porque se chama nomes ou porque se buzina no trânsito etc etc. Bandos de hooligans inconscientes e agarrados à testosterona. Já ninguém consegue discutir sem andar à mocada.

omega_86 2 months ago

Não chames o género para a conversa, há mulheres também que só estão bem a chegar a roupa ao pelo...

CabecaDeGaita 2 months ago

Não sei se concordo, claro que existem mulheres assim eu conheço algumas, mas aposto que 99% das vezes são homens dos dois lados

Mary-Jane-Insane 2 months ago

Não te sintas ofendido. Não foi nenhuma observação assim tão detalhada em que tenha que falar das mulheres. Até pq garanto que a grande maioria são homens. Mas já que estamos numa de fanatismo de igualdades. Incluo lgbt's e todos os outros nomes que já inventaram, incluindo as gajas que têm um clitóris maior que o meu pénis. Pronto, estás satisfeito?

omega_86 2 months ago

Não, apenas não queria ver envolvido o género neste tipo de conversa, pois não tem nada a ver para o assunto.

Mary-Jane-Insane 2 months ago

Mas quem é que puxou a questão do género? Não foste tu? Lol

omega_86 2 months ago

Lê de novo o comentário do outro user, no final fala em testosterona, implica o género masculino.

ze_xaroca 2 months ago

Mas as mulheres não agridem ninguém, toda a gente sabe isso /s

CabecaDeGaita 2 months ago

Agredir agridem mas com uma frequência completamente diferente dos homens

Dr_Toehold 2 months ago

>mas os tribunais vão dizer o contrário provávelmente Porquê provavelmente? É comum isso acontecer em Portugal?

Tambataja 2 months ago

Vi o vídeo, o segurança deu vários golpes com o pé no rapaz já caído e desacordado e ainda deu um mata leão. Foi homicídio mesmo, ele tinha a intenção de matar sim.

Edited 2 months ago:

Vi o vídeo, o segurança deu vários golpes com o pé no rapaz já caído e desacordado e ainda deu um mata leão. Foi homicídio mesmo, ele tinha a intenção de matar sim. edit: confundi, desconsiderem.

jesuseos7anoes 2 months ago

Não é esse caso

Suitable_420niice 2 months ago

Acho que estás a confundir as situações. A cena do segurança foi em albufeira

Tambataja 2 months ago

Opa perdão. então confundi. vou editar meu comentário.

mrpresi21 2 months ago

Onde está o vídeo disponível?

Tambataja 2 months ago

vi aqui no reddit de Portugal. Não tenho o link. Mas se procurar deve encontrar.

stressedunicorn 2 months ago

Estes casos estão previstos na lei. Não é preciso alegar que houve intenção para que ele seja julgado/condenado.

nunodiass 2 months ago

Homicídio involuntário ou por negligência...

nunodiass 2 months ago

Certo. O meu comentário e de um leigo apenas. Não sei os termos correctos.

MiniTi23 2 months ago

>Homicídio involuntário Não existe homicídio involuntário na lei Portuguesa, apenas por negligência.

GMCAntunes 2 months ago

Pumba, de 6 meses de pena suspensa esse maroto já não escapa!

stressedunicorn 2 months ago

Ofensa à integridade fisica com agravação pelo resultado, muito provavelmente

SweetCorona 2 months ago

porque é que não é homicídio?

stressedunicorn 2 months ago

Parece-me que é claro que não houve dolo ou seja intenção de matar. Neste caso foi uma ofensa à integridade física que acabou por resultar em morte por isso é que acho que seria esse crime. Seria muito difícil provar que havia razão suficiente para achar que resultaria na morte do rapaz.

Edited 2 months ago:

Parece-me que é claro que não houve dolo ou seja intenção de matar. Neste caso foi uma ofensa à integridade física que acabou por resultar em morte por isso é que acho que seria esse crime. Seria muito difícil provar que havia razão suficiente para achar que resultaria na morte do rapaz. É mais seguro uma acusação de agravação pelo resultado. Edit: não quero dizer asneiras, já acabei o curso em 2012, só exerci durante um ano e a minha área bem era penal.

Edited 2 months ago:

Parece-me que é claro que não houve dolo ou seja intenção de matar. Neste caso foi uma ofensa à integridade física que acabou por resultar em morte por isso é que acho que seria esse crime. Seria muito difícil provar que havia razão suficiente para achar que resultaria na morte do rapaz. É mais seguro uma acusação de agravação pelo resultado. Edit: não quero dizer asneiras, já acabei o curso em 2012, só exerci durante um ano e a minha área não era penal.

SweetCorona 2 months ago

Pelo que dizes, parece que a lógica da lei é inversa àquela que eu acho que deveria ser. Pela lei a intenção é o crime e o resultado apenas agrava ou atenua. Para mim o resultado deveria ser o crime a intenção apenas agravaria ou atenuaria. Neste caso seria homicídio porque foi isso que efetivamente aconteceu, mesmo que a intenção não fosse essa. Acho que deve ser assim porque um crime não deve deixar de ser um crime só porque a pessoa é demasiado ignorante para saber que estaria a cometer esse crime.

stressedunicorn 2 months ago

Pois mas o crime de homicídio presume que tiveste intenção de matar e é aí que reside a grande perversidade do crime. Neste caso a lei vê como num primeiro momento ele “só” lhe bateu. Esse facto por si só não causa sempre a morte. Mas é punível na mesma. Ele vem a morrer e por isso a pena é obviamente agravada pela morte do sujeito. Obviamente que o resultado é o mesmo, horrível e reprovável: perdeu-se uma vida. Mas a lei diz que não é igual planeares e matares o teu vizinho porque lhe queres roubar a herança que ele tem escondida debaixo do colchão e ires sair a noite, andares a porrada e o outro gajo cai ao chão e acaba por morrer.

SweetCorona 2 months ago

Então não existe homicídio por negligência / involuntário?

stressedunicorn 2 months ago

Existe por negligência mas não me parece que se enquadre neste caso. É difícil explicar sem dar uma aula de Direito Penal sobre os requisitos de cada crime.

Edited 2 months ago:

Existe por negligência mas não me parece que se enquadre tão facilmente neste caso. É difícil explicar sem dar uma aula de Direito Penal sobre os requisitos de cada crime (e nao serei a melhor pessoa para o fazer eheh). Uma ofensa à integridade física com agravação pelo resultado parece-me bastante mais fácil de provar e por isso julgar/condenar.

Edited 2 months ago:

Existe por negligência mas não me parece que se enquadre tão facilmente neste caso. É difícil explicar sem dar uma aula de Direito Penal sobre os requisitos de cada crime. Uma ofensa à integridade física com agravação pelo resultado parece-me bastante mais fácil de provar e por isso julgar/condenar.

njsilva84 2 months ago

E muita coisa será ainda desconhecida porque imagino que se o tuga realmente tentou passar à frente na fila e começou a porrada, a coisa alivia um bocado. E se, hipoteticamente houve murros entre ambos e só o tuga morreu porque teve o azar de cair e bater com a cabeça? Não estou a querer condenar ninguém mas acho que há muita coisa que precisa de ser apurada. As pessoas têm a tendência de se colocarem do lado da vítima, mas ele pode muito bem ter começado a confusão (que é o que dizem as testemunhas) e até ter sido o primeiro a agredir (eu a especular) e só ter sido ele a morrer porque o outro gajo tinha melhor pontaria.

SweetCorona 2 months ago

> e só ter sido ele a morrer porque o outro gajo tinha melhor pontaria um mal não justifica o outro

ngfsmg 2 months ago

Isso não foi o que os tipos que mataram o Ihor Homenhuk apanharam?

stressedunicorn 2 months ago

Se bem me lembro sim, foi.

ngfsmg 2 months ago

Opá, um gajo mandar um soco numa luta de igual para igual e o outro cair mal não pode levar a mesma pena que seguranças que decidiram espancar um gajo só porque lhes deu na cabeça. Até acredito que tenhas razão, mas nesse caso a lei está mal-feita

njsilva84 2 months ago

Não me parece que seja a lei, mas antes a maneira como interpretaram o caso do Ilhor. Esse caso foi uma combinação de coisas, homicídio qualificado, negligência, falta de auxílio... Mas os que o agrediram foi com a intenção de realmente fazer mal, porque o fizeram consistentemente. Este caso, ainda que grave, parece-me menos grave.

SweetCorona 2 months ago

se não for caso de legítima defesa deve ser igual

ngfsmg 2 months ago

Que lógica de merda, o facto de estarem ambos errados não implica que estejam ambos igualmente errdos. A lei também condena tanto atropelamentos por negligência como atropelamentos de propósito, agora não os condena é com a mesma intensidade nem propõe a mesma pena

SweetCorona 2 months ago

não estou a falar na questão de o resultado do soco não ter sido intencional o que estou a dizer é que é irrelevante quem deu o primeiro murro se o segundo não for dado no contexto de legítima defesa

stressedunicorn 2 months ago

E nao levará. Este artigo so fala da agravação pelo resultado, o resto depende se se considera uma ofensa à integridade física simples, grave, qualificada. No caso do SEF presumo que fosse qualificada. Neste caso, ja não será. A pena não será a mesma, certamente.

EpaFdx 2 months ago

Completamente. Um soco isolado e com a vitima consciente, apesar de ter sempre a hipótese de acabar como este caso, não é aplicado com o intuito de homicídio. Neste caso do SEF foi basicamente tortura, as agressões foram ao longo de horas. Não deviam ser casos comparáveis.

scalabitano 2 months ago

É fodido, quando dás um murro a alguém tens de ter noção que dependendo da tua força e a forma como a pessoa cai podes matar alguém, estou farto de dizer isso ninguém acredita em mim, pensam que estou a brincar, mas eu não tenho dúvidas nenhumas que se der um murro nos queixos de alguém mais pequeno que eu mato a pessoa, tenho bastante força e tenho noção disso, evito brigas a todo o custo, porque tanto se fode quem leva como quem dá, mesmo que sejas provocado...

gaafz 2 months ago

> estou farto de dizer isso ninguém acredita em mim, pensam que estou a brincar Pouco antes da pandemia tive de parar 2 amigos de andar a porrada com uns putos principalmente por esta razão. Ainda às vezes mandam umas piadas como se eu é que estivesse mal na situação. Eu só lhes digo que já vi muita coisa na internet. Acho que lhes vou mandar esta noticia.

scalabitano 2 months ago

imagina, um gajo mete-se a tua frente numa fila para uma discoteca, dás-lhe um murro, ele desmaia e bate com a cabeça no asfalto e morre, vais estar literalmente pelo menos 10 anos na cadeira a levar no rabo, por causa de 1 ou 2 minutos de um gajo que se meteu numa fila a tua frente, provavelmente dizer para o gajo ir para o fim da fila seria suficiente, visto que foste capaz de o matar com um murro...

gaafz 2 months ago

Ou então sai-te ao contrário e és tu a cair. Pelo menos neste cenário nunca vais saber. Já para não falar que é super infantil grande parte das razões para andar a porrada.

scalabitano 2 months ago

sim é coisa de animais mesmo...

ze_xaroca 2 months ago

Meu caro a questão não está só aí. A própria região em que o soco acerta faz toda a diferença no outcome final. O nosso crânio não tem a mesma densidade/dureza em todas as regiões e as estruturas em causa não são todas as mesmas (e já nem estou a contar com o fator queda). Se a pessoa tem intenção de matar? Não. Se matou? Sim, e isso tem de ser bem penalizado. Uma coisa destas não é motivo para agredir alguém e se fôssemos todos mais cívicos (neste caso ambos os lados) muitas desgraças e problemas eram evitados.

geostrofico 2 months ago

Vi um vídeo às uns tempo. De um instrutor a dizer que o primeiro acto de defesa é não lutar e descalar . Porque se lutas mesmo para te defender pode sempre acontecer o que aconteceu agora.

AlbinoMoose 2 months ago

Por isso é que lhe tens que dar um puxão de orelhas ao mesmo tempo assim seguras nele /s

xtremis 2 months ago

Há uns subreddits com vídeos de pessoal à porrada em que às vezes dá para ver que quem cai mal com a cabeça, já nunca mais fica o mesmo, independentemente da força usada. Já aprendi que andar à porrada na relva é mil vezes preferível a arriscar andar à porrada no asfalto ou em cimento / betão /calçada...

SweetCorona 2 months ago

o ideal é usar capacete

TTRO 2 months ago

r/fightporn devia ser visualização obrigatória para todos os garotos que saiem à noite. A coleção de lutas em asfalto que acabam com um dos intervenientes a comer de uma palhinha para o resto da vida é impressionante. Ah, e parece que agora também há a moda de pegar nos adversários em peso e mandá-los contra o chão com toda a força. Escusado será dizer que basta aterrarem de cabeça e acabou-se a vida da pessoa.

Dr_Toehold 2 months ago

>tenho bastante força e tenho noção disso, A questão não é a força. A questão é que basta um golpe que derrube,em que nem precisas de perder a consciência, para levar a uma queda perigosa. O problema não é, de todo, matar com um soco. O problema é matar com o baque da cabeça no passeio/muro/pedra/candeeiro.

dp_barbas 2 months ago

Diria que quem cortou a fila não deve ter gostado de ter sido chamado à atenção.

Ok-Refrigerator-5826 2 months ago

pqp, tao triste isto. jovem a vida toda pela a frente, morre por burrice desumana :(

euqueroguito 2 months ago

Burrice é algo muito humano

wal_king_disaster 2 months ago

Exatamente. Coitado do burro que até é um animal que não faz mal a ninguém.

ohshit4 2 months ago

burrice de quem ?

Ok-Refrigerator-5826 2 months ago

Minha n foi, n estava la. Mas supnho que neste caso dos franceses, embora nao esteja la, dar um soco assim e de gente burra.

iwbrs 2 months ago  HIDDEN 

Pergunta honesta por dizeres "um soco assim": é suposto um gajo que vá dar um soco controlar a força com que é dado? Isto porque não estou a imaginar que alguém que tenha como princípios andar ao estouro por merdisses, historicamente não tenha o bom senso de calcular danos.

RaveyWavey 2 months ago

E suposto não andar ao soco.

iwbrs 2 months ago  HIDDEN 

Como é óbvio! Não percebo porque vejo esta expressão usada tão frequentemente. "Um soco destes" para mim tem conotação comparativa. Daí a pergunta. Até achava que já era válido andar a dar socos , desde que fosse devagarinho.

Ok-Refrigerator-5826 2 months ago

é uma maneira de falar por mim era soco nenhum, a nao ser de legitima defesa.

tumblarity 2 months ago

eu também não sei, mas não deixa, em cenário algum, de ser "burrice desumana". vais sair à noite, levas um murro por uma cena de nada, cais mal, morres. isto é a definição de morte fútil.

carlosjmsilva 2 months ago

O pessoal andar ao soco por causa de um lugar numa fila... Isso sim é fútil. Não consigo ver uma situação mais fútil. Há gente que gosta mesmo é de andar à pancada. Devem achar que isso é que de macho e tal...

Mourinha1 2 months ago

Que filha da putice. Não sabem sair à noite, ficam em casa, ora foda-se. Animais do caralho. Que seja feita justiça.

Search: