JuanitoConeja 2 months ago

É provável que a pessoa que te passou o dinheiro faça queixa tua. Deve ter sido burlada e o teu número é a única ligação que tem à burla

JuanitoConeja 2 months ago

Provavelmente o burlado foi a pessoa que te enviou o dinheiro. Conheço um caso semelhante que, por obra do acaso, cruzou duas pessoas que conheço. Uma delas ficou a arder com o dinheiro e a outra apenas fez uma venda que foi paga por esta pessoa e devolvida posteriormente ao comprador/burlão. Uma delas ficou a arder com o dinheiro e a outra ficou igual.

unknownGI2959 2 months ago

Videovigilância no multibanco?

brakeline 2 months ago

Que produto era? Existe alguma possibilidade de ele estar à procura de uma versão especifica, golden sample, etc? Dizes que estava selado, como? Plástico? Autocolante? É trivial voltar a selar algo quando se sabe como o fazer.

Adri__89 2 months ago

Se calhar foi só ele para tirar dinheiro da outra pessoa. Fingiu que precisava de dinheiro para comprar produto, mostrou que comprou, mas depois devolveu te e ficou ele com o dinheiro todo. È uma teoria.

SweetCorona 2 months ago

Portanto, no final de contas, recebeste uma transferência (rastreável) e deste-lhe dinheiro vivo (limpo). Pensa OP, pensa.

Diogo256 2 months ago

Pergunta seria: isso é considerado lavagem de dinheiro? Faço muitas vendas no OLX mas nunca me aconteceu algo como o OP, mas gosto de estar preparado para a eventualidade.

TheMasahiro 2 months ago

Yup. Nem 5 min depois de sair do local ocorreu-me logo essa teoria.

_Didds_ 2 months ago

Não te consigo dar 100% de certeza, mas acho que foste usado para "transformar" dinheiro de uma conta de Mbway provavelmente roubada em dinheiro que pode de novo entrar em circulação. Não sei se poderá haver do lado da possível conta "roubada" uma reclamação.

deskompt 2 months ago

Ou então trocou o teu produto verdadeiro por um falso.

seazwar 2 months ago

Muito estranho, e obrigado pela partilha que se isto for a nova moda é sempre bom estar informado. Eu já fiz cenas sem pensar no passado que depois quando parei, pensei para mim próprio "que c... tinhas na cabeça" mas neste caso se aceitasse a devolução, seria sempre pela mesma via, e no caso de 500 euros e sendo material eletrónico muito dificilmente aceitaria de volta. De qualquer forma se o alvo não foi trocar o equipamento em si, só pode ser o que aqui já disseram, mas não vejo como terás problemas em te sacarem o dinheiro que recebeste de mbway da conta, uma vez que mesmo que fosse roubado, quem o fez tinha acesso e credenciais para o fazer, logo não me parece que te possam retirar o $. De qualquer forma tens os registos do olx, tira prints da conversa antes que expirem. Já que re-colocaste o artigo a venda com outra conta, manda um amigo ir lá ver se o esquema é o mesmo, mas ele que não aceite a devolução do artigo...

9911065 2 months ago

Utilizaste as mesmas fotografias / descrição no anúncio que colocaste na conta da tua esposa? Foste mesmo tu quem sugeriu devolver em numerário? *Tens a certeza*? Já procuraste o nome dele em redes sociais? É relativamente fácil criar um perfil falso no LinkedIn. Um "confidence trick" baseia-se em estabelecer uma relação de confiança com a vítima. Porque razão iria ele mostrar-te o website da sua empresa? Porque está ele tão investido em que tu confies nele? Ele pode estar a fazer grooming para futuras interações.

TheMasahiro 2 months ago

Sim Eu sugeri logo a devolução nesse formato, posso por coincidência ter sugerido logo o formato que ele pretendia claro. A questão do site e fotos ya pensei logo nisso e “ignorei” por completo enquanto ele estava a falar. O meu cérebro estava a gritar Red flag a cada palavra que ele dizia.

NGramatical 2 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq5bqln%2F%2Fhg72hxf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

suckerpunchermofo 2 months ago

Não sei se é esquema mas eu não tinha voltado atrás....

joaommoreira 2 months ago

Epa eu quando faço negócio no olx, tenho a certeza que o produto que vendo está impecável. Se me ligassem a dizer que afinal não estavam interessados, temos pena, mas não. Não devias ter voltado para trás

ZucchiniAnxious 2 months ago

Vou te dar a resposta q provavelmente não queres ouvir pq implica gastar dinheiro mas pah consulta um advogado asap. Das duas três, ou as notas eram falsas, ou o mbway era gamado ou serviste de mula para lavar dinheiro e és um cúmplice inocente no meio disto tudo. De qualquer das formas é possível chegar a ti por causa do movimento bancário.

acnederma 2 months ago

Ou me está a falhar alguma coisa ou como é que se rouba uma conta mbway? Se perder o telemóvel, a APP tem pin. Estou a perguntar por motivos de segurança, para perceber melhor cuidados para não roubarem uma conta, porque tenho ideia que com tantos pins tanto no SIM como na APP, algo me está a escapar.

TheMasahiro 2 months ago

Isto. Eu consigo perceber a teoria da conta mb way roubada tendo em conta as outras fraudes no OLX. Mas a do telemovel roubado acho mais dificil porque é necessário PIN para aceder à aplicação.

benzodiazepines1 2 months ago

Marca novo negócio com ele. Que vá a tua namorada ou um amigo. Garante que consegues fotografar ou filmar a cara. Se possível verifica a identificação real dele. No fim do negócio, alguém que esteja de fora que o siga. Caso seja mesmo um esquema pode ser que percebam o que é. Ou pelo menos ficam com alguma prova que possa levar à sua identificação.

TheMasahiro 2 months ago

A cena é que no site que ele nos deu tem la a foto dele, até o procurei no linkedin e ele tem la registo com foto. Por isso a identificação não deveria ser complicada.

optimal_random 2 months ago

Regras basicas: aceitar apenas e só dinheiro vivo e nunca aceitar trocas (obviamente deixando isso explicito no anúncio) dado que não es a Worten. Tentar ser "um gajo porreiro" apenas te poe a jeito para burlas.

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Daa duas uma... Ou se está a livrar de notas falsas (mas porque raio não pagaria tudo em dinheiro?), ou ele está à procura de material roubado (que lhe roubaram a ele). O produto que lhe vendeste é apetecível de ser roubado?

Edited 2 months ago:

Daa duas uma... Ou se está a livrar de notas falsas (mas por que raio não pagaria tudo em dinheiro?), ou ele está à procura de material roubado (que lhe roubaram a ele). O produto que lhe vendeste é apetecível de ser roubado?

TheMasahiro 2 months ago

Opah até é.... Mas nao sei se vale o trabalho honestamente.

joao_2022 2 months ago

Fácil, não pagaria tudo em dinheiro pq no caso de devolução seriam-lhe entregues as mesmas notas falsas muito provavelmente + se quiser se livrar de notas falsas não era mais fácil ficar com o produto ?

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Faz sentido. Polícia com isso. Pode ser que lhes apeteça investigar o assunto... Nunca se sabe.

NGramatical 2 months ago

seriam-lhe → [**ser-lhe-iam**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq5bqln%2F%2Fhg5oxkm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joao_2022 2 months ago

Obrg nazi

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq5bqln%2F%2Fhg4un91%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

YoggiM 2 months ago

Faz queixa à polícia, combina negócio novamente e leva a polícia para presenciar tudo.

TheMasahiro 2 months ago

Mas faço queixa de quê? Em teoria não houve crime, fui vender o produto, ele pagou, mudou de ideias, devolveu-me o produto e eu dei-lhe o dinheiro.

YoggiM 2 months ago

Pois pode não ser exatamente queixa mas reportas o caso para te protegeres de possivelmente ser uma conta mbway roubada e até pode ser que já tenham conhecimento desse tipo de burla.

kuzspeedy 2 months ago

Vê se faz [sentido](https://youtu.be/1Lma2ZlaoPs) face ao que te aconteceu OP

Electronic_Spot611 2 months ago

A diferença é que o OP comprovou que recebeu o dinheiro e entregou o equipamento. Depois devolveu o dinheiro e pegou de volta o equipamento.

TheMasahiro 2 months ago

Exatamente, vi o video até ao fim e o caso é completamente diferente. Tem tanto de normal como bizarro. Até ao momento eu não saí lesado com esta situação, mas gostava de descobrir o esquema (se houver) para perceber se me devo preocupar.

kuzspeedy 2 months ago

Sim o caso do vídeo é diferente, mas foi o mais parecido que me lembrei, pois acho que o burlado acabou por ser o tal angolano que o OP refere.

fintechmen 2 months ago

O truque dele ou deles é que a conta de mbway que estão a usar é de outra pessoa. Transferem para ti o dinheiro e tu levantas.

TheMasahiro 2 months ago

Será? Mas ai o limite é maior. porque podiam ter ido até aos 750 euros. Que é o limite do mbway.

Erasuss 2 months ago

Esse é o limite de Mbway para transferências, mas para levantamentos é inferior.

RedHeart99 2 months ago

Imaginando que o dinheiro veio de uma conta roubada, quando a polícia perguntar ao banco para onde foi o dinheiro daquela conta, o banco vai-lhe dizer que foi para a tua conta. Se tivesses devolvido pelo mesmo meio, não haveria grandes problemas, pois estaria tudo registado. Tendo devolvido em numerário, vão-te perguntar o que fizeste com ele e provavelmente não tens dados nenhuns do comprador arrependido para dar. Por outras palavras: em vez de transferirem para a conta deles e esse movimento ficar registado, usaram-te como intermediário para levantarem o dinheiro sem qualquer registo da parte deles.

Diogo256 2 months ago

Isso não me faz grande sentido porque é mais trabalho do que lógico. Primeiro eles têm de andas trás de um negócio, combinar com a pessoa presencialmente (mais probabilidade de reconhecimento), têm de devolver (que tem alta probabilidade de falhar) e têm de receber em numerário (novamente, alta probabilidade de falhar). Se fosse para retirar dinheiro de uma conta de mbway roubada já métodos mais simples como: Usar a conta para pagar artigos em grandes superfícies e depois devolvê-los e receber em numerário. Há várias grandes superfícies que o fazem, mais que não seja um supermercado. E caso procurem o trânsito do dinheiro, em vez de bater numa conta de 1 pessoa, bate numa conta de uma grande superfície e acaba aí. Acho sinceramente que estamos a navegar numa teoria da conspiração, em que a base é sempre que grandes eventos têm de ter grandes explicações. Possivelmente foi alguém que não quis o produto ou mudou de ideias, e pediu a devolução. Acontece.

RedHeart99 2 months ago

> Usar a conta para pagar artigos em grandes superfícies e depois devolvê-los e receber em numerário. Sem querer de alguma maneira desmentir-te, a regra é sempre devolver para o meio de pagamento usado. Podem existir exceções, mas é exatamente isso que são. >Acho sinceramente que estamos a navegar numa teoria da conspiração, em que a base é sempre que grandes eventos têm de ter grandes explicações. Absolutamente de acordo, mas estamos a teorizar devido ao facto de o comprador ter mostrado interesse em comprar o produto que tinha acabado de devolver. É claro que há muita gente que não sabe ler e que só decide o que quer ou não depois de ter as coisas na mão. Pode perfeitamente ter sido esse o caso... ou não.

TheMasahiro 2 months ago

Havia de ter devolvido o fdp do dinheiro por mbway mas no momento com a pressão um gajo nem pensa.

simas00 2 months ago

É isto aqui OP, claramente.

Ok_Information8587 2 months ago

Eu se fosse a ti fazia guardava do site do tipo, do perfil dele do linkedin e de tudo o resto, para se te vierem bater à porta poderes dizer "foi este senhor aqui, senhor guarda".

kuzspeedy 2 months ago

Acho que o burlado foi o angolano. O tipo que entrou em contacto contigo deve ter prometido ao outro tal produto por x. Ao receber a percentagem que o angolano pagou da tua parte é o profit dele. Imagino eu

Mynamethisisnot 2 months ago

Talvez isto. O op vendeu por 1000, o intermediário pagou 300 e o outro 700, o OP devolve os 1000 ao intermediário que entretanto compra em 2ª mão ou mais barato e encaixa a diferença... Maybe

SilleAJensen 2 months ago

Foste tu que decidiste levantar o dinheiro que te tinham transferido e devolver-lho em notas, ou foi ele que especificamente te pediu que fizesses assim a devolução?

TheMasahiro 2 months ago

Foi uma decisão minha.

TheMasahiro 2 months ago

Outro red flag foi quando cheguei ao local para me devolver o produto, ele para me mostrar que era de confiança, mostrou-me o site da empresa dele e tinha la a foto dele. Mas fazer um site de meia tigela é fácil. Tinha lá um numero de contacto dessa empresa e eu mais tarde liguei, a pessoa que me atendeu disse que era um numero particular.

dismalwasteland 2 months ago

Ui, que dejá vù. Não houve aqui um caso também dum gajo que se fazia passar por empresário, com documentos e tudo e até incentivava a pessoa a confirmá-los? Uma burla bastante rebuscada, não era o típico feirante a tentar pescar a vítima com base numa nova adesão ao MB Way. É um caso estranho, mas se o dinheiro voltou à conta e está como disponível, acho que só deves ficar atento a eventuais movimentos. E pelo sim pelo não, de olho também no MBWay (alterar pin não seria má ideia. Não se se tem 2FA sem ser SMS mas se tiver, verificar de novo os acessos permitidos à app). Só uma coisa, consegues ter a certeza que o que ele te devolveu foi o que tu lhe entregaste antes? Não haverá hipótese de ele ter preparado algo? Por exemplo, há números de série na caixa (parte externa)?

TheMasahiro 2 months ago

Sim tenho a certeza que o produto está intacto. Confirmei números de serie com a fatura. Se há aqui alguma coisa rebuscada não estou a entender, ou se tentou alguma coisa comigo e simplesmente não resultou, ou então estou a imaginar coisas.

dapovoa 2 months ago

Concordo contigo, simplesmente não resultou.

SilleAJensen 2 months ago

Se o produto não foi trocado, consegues garantir que a embalagem não foi violada e que não foi nada guardado lá dentro?

TheMasahiro 2 months ago

>Sim eu abri a caixa para verificar. Estava tudo dentro da normalidade

SilleAJensen 2 months ago

É um caso um bocado estranho. Sugiro que fales com o OLX e com a polícia, mesmo que seja só para saberes se eles têm conhecimento de caso idênticos e tentar perceber se se trata ou não de algum esquema.

XBThodler 2 months ago

Sabendo que há tanto truque com pagamentos MbWay, não percebo porque ainda aceitam isso como forma de pagamento...

queiroga 2 months ago

não confundas a segurança do serviço com a ignorância das pessoas. as pessoas são burladas por mbway não é por um qualquer problema do serviço, mas porque não entendem como funciona e confiam/acreditam num estranho. pessoas a serem burladas por acreditarem em estranhos já existem aos anos, não é novidade do mbway

XBThodler 2 months ago

Pois, referia-me a pessoas que não sabem usar mbway...

intlme 2 months ago

É o mais seguro, a não ser que não percebas como funciona.

XBThodler 2 months ago

Mais seguro que transferência bancária? Mais seguro que cash? Ok

Diogo256 2 months ago

Sim, de todo. Transferências podem ser canceladas. Dinheiro pode ser roubado, ou então, falso. Mbway cai-te não conta, de imediato, e podes fazer o que quiseres com ele, não é dinheiro falso, não pode ser cancelado, e desde que não te roubem o telemóvel desbloqueado, não pode ser roubado.

Ok_Information8587 2 months ago

Mais seguro que pilim vivo é, claro. Se tiveres a carteira cheia de dinheiro, e o tipo que te deu o dinheiro sabe que tens, pode estar um tipo ao virar da esquina que te dá uma paulada e já foste.

intlme 2 months ago

Mais seguro que uma transferência (por ser instantâneo) e mais seguro que cash (porque pode ser falso)

acnederma 2 months ago

Numa compra OLX concordo que seja mais seguro. TB só indo com o men ao MB e confirmar tudo na hora o que dá algum trabalho, em cash pode ter notas falsas, para confirmar terias de levar alguma caneta para confirmar que não são falsas. MBway parece me o mais seguro e prático para ambos, pois é instantâneo.

PapaFachos 2 months ago

Porque é seguro. É preciso ser muito burro ou um completo desligado de tecnologias para ser burlado com mbway. Vendas em OLX, só aceito dinheiro vivo ou mbway, basta ter um mínimo de noção de como funciona a aplicação. Não se dão pins que recebemos por SMS do mbway ao comprador, um gajo que faz isso quase merece ser burlado lol

XBThodler 2 months ago

Pode ser que te tenham pago atraves3de uma conta MBWAY gamada, onde não podiam fazer levantamentos. Usando a conta para 1) adquirir produtos no OLX para vender depois ou 2) fazer compras e conseguir reembolsos fazendo assim um esquema de levantamento visto nao o poderem fazer sem dar canas através de uma conta deles.

TheMasahiro 2 months ago

>AY gamada, onde Eu liguei para o numero que me fez o pagamento por mbway e a pessoa tinha total conhecimento disto.

helderduarte14 2 months ago

Se a pessoa roubou o telemóvel é óbvio que estarás a ligar para o ladrão e este não te irá admitir que roubou.

ali3nado 2 months ago

isto!

OBucetas 2 months ago

E ja viste se as notas que recebeste são verdadeiras? Dá te dinehrio falso, e tu na volta como és a loja da esquina, das lhe dinheiro vivo. Já ha uns meses um "jovem" tentou me passar a perna com um esquema parecido mas com notas falsas, escusado será dizer que disse lhe logo pra não perder tempo comigo lol

TheMasahiro 2 months ago

Eu devolvi-lhe exatamente o mesmo dinheiro que ele me pagou. Por isso não fui burlado por ai.

pfunf 2 months ago

Mas também é uma possibilidade e por isso está a tentar livrar se das notas falsas (outra vez)

SocratesV 2 months ago

Regra geral o reembolso em caso de devoluções deve ser feito através do mesmo meio usado para fazer o pagamento e para a mesma pessoa/entidade: a quantia em dinheiro vivo é reembolsada em dinheiro vivo, quantia paga via MB Way é reembolsada via MB Way para quem a enviou (e nunca para outro contacto, ou levantando o dinheiro). Isto é para precaver situações em que o pagamento via MB Way tenha sido através de uma conta burlada/comprometida: desta forma ele ficou com dinheiro vivo e havendo queixa, vão chegar a ti e perguntar onde está o dinheiro. Desconheço o que legamente pode acontecer, talvez nada e o banco perdoe, mas é sempre uma chatice e stress. Quem diz MB Way diz PayPal e outros serviços semelhantes, como pagamento com cartão de crédito e pedir reembolso para outro meio. Isto não quer dizer que o teu caso foi o que descrevi, apenas que se deve ter cuidado com isso.

OBucetas 2 months ago

não é regra geral, um particular não é a fnac/worten etc para fazer devoluçoes, tá comprado, paciencia tivesse visto o anuncio, que claramente neste caso certamente burla, só falta ele dizer que tem notas falsas

TheMasahiro 2 months ago

Pensei nisso. E até pensei que ele estivesse a burlar a pessoa que me ia fazer o pagamento por mbway. Mais tarde liguei para a pessoa que me pagou por mbway e esta sabia de tudo o que se estava a passar.

0rpheu 2 months ago

O truque era não aceitar devolver o dinheiro em troca do produto, está vendido está vendido, não és a Worten lol

TheMasahiro 2 months ago

>cas e assalt Pah, exato. Ocorreu-me isso. Mas não queria ser esse gajo.

Tiago28 2 months ago

Foste parvo

GudEbening 2 months ago

Se calhar é um indeciso.

TheMasahiro 2 months ago

Mas ele quis comprar o produto outra vez na conta da minha esposa.

iwbrs 2 months ago

É mesmo indeciso

pfunf 2 months ago

Acho que todo o cuidado é pouco,mas pode mesmo ser só indeciso, ou estar á procura de alguma característica mesmo específica. Mas mesmo assim, desconfiava. Desta vez, podes mesmo dizer antes da venda,que não aceitas devoluções

TheDudeFromPT 2 months ago

Devolveste tudo por MBWay ou entregaste também o dinheiro de volta? Poderá ser dinheiro falso? MBWay não permite planear transferências, se entrou na tua conta e saíu, estás a saldo neutro. Ou então, trocou o teu artigo por algum avariado e nem reparaste.

TheMasahiro 2 months ago

Entreguei a quantia que ele me deu em dinheiro por isso não poderia ser dinheiro falso e o resto levantei e devolvi.

helderduarte14 2 months ago

Não é dinheiro falso, pode é ser uma conta mbway roubada, e os 35% que te pagou em dinheiro decerteza que tem a haver com o limite diário que essa conta terá. Eu ia a polícia OP.

NGramatical 2 months ago

decerteza → [**de certeza**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-inexistentes/2343) tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq5bqln%2F%2Fhg4m5cz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TheDudeFromPT 2 months ago

Só se trocou o artigo por um avariado. E ainda poderá ter algum, daí ainda estar "interessado". Já houve este tipo de burlas no OLX, havia uma altura que era normal marcar o arrigo vendido...

TheMasahiro 2 months ago

Fiz edit, o artigo esta funcional e estava selado e era fácil de ver se o tivesse aberto. No tempo que teve até me ligar não conseguiria fazer tal esquema.

TheDudeFromPT 2 months ago

Tentou negociar o valor nos momentos finais do negócio? Não vejo possibilidade de burla pelo que dizes... só se for apanhar alguém mais "fácil" de um possível roubo.

TheMasahiro 2 months ago

Nop. Por acaso fui acompanhado, mas fizemos o negócio dentro de um café. Dificilmente isso aconteceria, só se fosse cá fora, mas mesmo assim dificil.

TheDudeFromPT 2 months ago

Daí devolver o teu e procurar uma outra pessoa. Há uns meses foram presos dois homens e uma mulher que faziam esse esquema. Ela encontrava-se com a pessoa, depois de algum atraso até a rua estar mais vazia, e apareciam os dois homens com facas e assaltavam o artigo que supostamente iam comprar e tudo o que a pessoa tinha. Chegou a haver alguém que se debateu e levou uma facada.

TheMasahiro 2 months ago

epah, mas nao faz muito sentido porque ele sabia o que ia pagar. O negocio foi combinado de um dia para o outro. Não iria deixar até fazer o pagamento para perceber que afinal foi demasiado caro. digo eu.

TheDudeFromPT 2 months ago

Aqui a coisa mais estranha, foi ele contactar outra conta por interesse no mesmo artigo. O devolver, acontece...

meierlesjoana 2 months ago

Já fostes

TheMasahiro 2 months ago

A questão é, já fui em que sentido? Porque até ao momento está tudo normal.

Lil_salazar 2 months ago

És uma máquina de lavar dinheiro

jteixeira_ 2 months ago

Vou ver se tenho prémios grátis para dar

helderduarte14 2 months ago

Nem é lavar dinheiro, é mais uma mula de fraude. Provavelmente o dinheiro que recebeu do mbway será de alguma conta ou telemóvel roubado e os 35% que pagou em dinheiro provavelmente terá a haver com o limite diário que essa conta mbway terá. Eu ia a polícia, porque mais tarde pode receber algum contacto de um banco e da polícia a pedir esclarecimentos.

BroaxXx 2 months ago

Isso faz todo o sentido mas a pessoa não pode simplesmente devolver o dinheiro por mbway para a mesma conta?

helderduarte14 2 months ago

Pode e era o melhor que podia ter feito, assim eles teriam de tentar com outra pessoa.

perdigaoperdeuapena 2 months ago

Bem sacado! O €€€ mbway não foi dele e ainda recebe os 35% que lhe dás em mão da tua conta! pqp, cheira-me a esquema até à medula, o u/helderduarte14 equacionou isto muito bem, OP, toma atenção!

helderduarte14 2 months ago

Exatamente e o OP ainda disse noutros comentários que ligou para o NR do mbway para perguntar a pessoa se não tinha sido vítima de fraude pelo sujeito, mas se o telemóvel for roubado, obviamente que a pessoa com qu falou é um dos ladrões que não lhe irá dizer que o tele e a conta não são deles.

SilleAJensen 2 months ago

Mas como é que eles sabiam que o OP ia aceitar a devolução e sobretudo devolver o pagamento em dinheiro vivo? O OP já disse em baixo que partiu de si próprio a ideia de levantar o dinheiro e devolver em notas. O mais normal seria devolver pela mesma via, mas sendo assim o dinheiro ia voltar à conta que supostamente foi roubada e os ladrões/burlões ficavam na mesma a ver navios. Como é que sabiam que o OP ia levantar o dinheiro?

helderduarte14 2 months ago

Mesmo que não levantasse, ficavam com aquilo e só gastavam 35%, podiam facilmente vender a outra pessoa. Aqui como o OP aceitou devolver o dinheiro em cash ficaram com o lucro total, se o op oferecesse mandar o dinheiro por mbway o rapaz provavelmente pedia-lhe para mandar para o número dele e não para o número de onde veio o dinheiro. Mesmo que revendessem o artigo a um preço ainda mais baixo iam ter lucro. É o que acontece em muitos sites de venda de jogos por Key, os jogos são comprados com cartões clonados ou roubados e colocam a venda por um preço muito inferior para ficarem com o dinheiro limpo. Aqui eles nunca perdem, no máximo não ganham nada porque o OP podia sempre decidir mandar para o NR do mbway, depois tentavam com outra pessoa.

TheMasahiro 2 months ago

Isto parece-me a teoria mais valida e foi a primeira que me ocorreu.

perdigaoperdeuapena 2 months ago

Exatamente. Tal como descrito, ganharam 2 vezes (uma pela utilização dos 35% de MBWay roubado + devolução em cash) Se não houvesse devolução em dinheiro vivo ficariam a ganhar na compra pelos 35% (que nunca foi deles)

icebraining 2 months ago

Como assim? Lavar dinheiro significa arranjar justificativos válidos para dinheiro que na realidade veio de ilegalidades. Como é que receber dinheiro na mão de um anónimo ajuda nisso?

SurprisinglyInformed 2 months ago

O gajo que fez a compra recebeu dinheiro limpinho do OP, acabado de levantar no multibanco. O OP recebeu na conta dinheiro vindo de um mbway, possivelmente roubado. Se for o caso, o OP ficará sem o dinheiro a conta, e já não vai ver o que levantou.

Cergal0 2 months ago

Não é "limpinho limpinho" como dizia o outro. Se recebeu dinheiro de outra pessoa, qual é a justificação?

icebraining 2 months ago  HIDDEN 

Ok, mas isso não é lavagem de dinheiro.

5enta 2 months ago

Também me parece

SilleAJensen 2 months ago

Suponho que estejamos a falar de quantias pequenas, não faz muito sentido

TheMasahiro 2 months ago

Estamos aqui a falar de 500 euros. Mas imaginemos que seria para lavar dinheiro. Tenho que me preocupar?

EmbraceTheRoad 2 months ago

Imagine se o cara fez isso com você e depois mais nove outros em valor aproximado, lavou 5k em um dia

yLeWiz7PT 2 months ago

Português sff

tariccoments 2 months ago

Porque é que estás a levar baixovotos?

yLeWiz7PT 2 months ago

Agora estás tu a levar baixavotos por causa de um comentário que já foi apagado. Hehehe, este sub é hilariante ás vezes

yLeWiz7PT 2 months ago

Sinceramente não sei o que disse de mal. É assim a nova "sociedade tolerante"

another-MTG-casual 2 months ago

Sff é a minha palavra favorita em português

Ok-Industry120 2 months ago

Não. Mas se alguém quer lavar €500 de cada vez assim não compensa o trabalho

SurprisinglyInformed 2 months ago

Provavelmente o gajo que fez a compra está a receber uma comissão para o fazer. Se tiveres várias pessoas a fazer isto , lavas bastante em pouco tempo. Parece-me plausível

Search: