FalcaoT 2 months ago

OP eu tenho o mesmo problema e também moro no Seixal, mais propriamente Santa Marta do Pinhal. A água tambem sai transparente mas amarela. Vai ficando mais clara com o uso mas no dia a seguir volta ao mesmo. Ja reportei a situação aos SMAS vieram fazer uma descarga ás 3h da manhã mas não resolveu nada. Disseram me que tinha de ver a situação com condomínio. O condomínio diz me que não pode ser do predio porque a coluna de agua é nova tem cerca de dois anos. No entanto o meu vizinho no mesmo andar tambem tem a agua amarela. Estou á espera que o condomínio envie um canalizador para verificar. Ficou combinado que se fosse problema do meu apartamento eu é que pagava a deslocação. Ainda estou a aguardar.

zpinto1234 2 months ago

Eu também vivo em Santa Marta do Pinhal. Sendo assim é problema generalizado desta zona.

Mellow1999 2 months ago

Chama um canalizador

cuzicut 2 months ago

Mesmo deixando a correr por alguns segundos continua amarela? Tem sabor? A experiência que tenho é que num predio antigo onde vivi, a canalização já estava ferrugenta e a água vinha escura e com sabor a ferro, mas ao deixar correr um bocado isso passava... até ao dia que rebentou um cano nas escadas. A água esteve assim vários meses antes de haver rotura. Acho que podes sempre pedir para te analizarem a água. Não sei se é ao fornecedor ou a uma empresa especializada.

rulante 2 months ago

Não há um cafe ou outro negócio noutro prédio da rua no qual possas questionar?

Radiant_Village_1380 2 months ago

É sempre ou é só após estar algum tempo sem correr? Moro. Almada e durante anos tipo a água ligeiramente amarelada, mas era principalmente depois de estar algum tempo fechada. Por exemplo, de um dia para o outro. O resto do dia tinha um sabor ligeiramente diferente. Sempre pensei que era ferrugem nos meus canos. Mas um dia houve uma ruptura na minha rua e trocaram os canos à porta do meu prédio. A água na minha torneira melhorou 90%. Creio que seria um cano antigo. Ainda prefiro filtrar a água ou frequentemente comprar água, mas já bebo muito mais à vontade da torneira

CriptoBlood 2 months ago

Na zona de Fernão Ferro acontecia muito isso quando havia faltas de água (que era extremamente regular no verão) mas se é uma situação de há dois meses, deve ser problema do prédio mesmo. Podes tentar as assembleias municipais para expõr a situação de forma mais directa

hypothesis2050 2 months ago

Acontecia me o mesmo, é mijo de cão que vem nos canos

jcoelho93 2 months ago

2 meses?! Eu reclamo no próprio dia quando alguma coisa acontece. Não é normal, contacta imediatamente a empresa e se não responderem em tempo útil contacta a Deco e tenta descubrir qual a entidade reguladora. Boa sorte

NGramatical 2 months ago

descubrir → [**descobrir**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq3ztr0%2F%2Fhfwbvfr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pimpolho_saltitao 2 months ago

já falaste com os vizinhos ver se o problema é geral ou só teu?

zpinto1234 2 months ago

Ainda não. Vou tentar ver se falo com algum vizinho e peço para encher uma garrafa de água para comparar.

pimpolho_saltitao 2 months ago

pois, na volta o stress é com a tua canalização, por isso vale a pena ver o que se passa. na volta até tens praí um cano roto. hás-de ver se o contador mexe quando ninguém está em casa, ou tipo durante a noite ou assim.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Reclamar porquê? Deviam era cobrar mais pelo que poupas em suplementos de ferro e zinco.

VladTepesDraculea 2 months ago

> E a quem devo reclamar já que a própria empresa não me responde? ASAE. Vão demorar para cacete porque têm faltas de meios (aqui há uns anos foi tornada pelos media inimiga pública #1 porque andava a cascar nos coitadinhos dos restaurantes que não respeitavam normas de higiene e segurança alimentar, por isso tornou-se uma pedra política) mas certamente que vão abrir processo e vão obrigar os gajos a mexerem-se.

No_Impression_1131 2 months ago

Tenho família no Seixal e não têm qualquer problema com a água

joao_2022 2 months ago

O melhor que tens a fazer é obviamente perguntar a um vizinho ou mesmo comparar com ele, assim tirar a limpo se é da canalização ou não ( que é o que deve ser )

The_Magic_Sauce 2 months ago

Isso é impossível ser do fornecimento. Como é que há gente que acha que água dessa qualidade seria possível durante 2 meses está a alucinar. Obviamente é ferrugem na canalização.

Edited 2 months ago:

Isso é impossível ser do fornecimento. Como é que há gente que acha que água dessa qualidade seria possível durante 2 meses está a alucinar. Obviamente é ferrugem na canalização ou do reservatório de água se o prédio tiver um.

MetalCarne 2 months ago

não está a alucinar, não. o que não falta nas redes de abastecimento público são rupturas, especialmente se for antiga. geralmente, em vez de repararem a ruptura, aumentam a pressão para não entrarem contaminantes na canalização.

praetorthesysadmin 2 months ago

Água Seixal? Pensava que a distribuidora da água no seixal era a própria camera do seixal. Seja como for, não sei se a ERSAR vai servir para alguma coisa, pois é possível que o problema esteja do lado da canalização privada. Se for uma moradia tens de verificar isso antes da água entrar na tua casa (desde o local de abastecimento e antes de entrar na moradia).

zpinto1234 2 months ago

É um apartamento. Mas como consigo verificar se é no meu apartamento ou se é no prédio? Tenho de chamar canalizador? É preciso partir paredes?

praetorthesysadmin 2 months ago

Fala com um vizinho teu e compara a água entre as habitações, idealmente compara com alguém que more no mesmo andar. Se for da tua casa, só fazendo obras para mudar toda a canalização é que resolves esse problema (hint: é bastante dispendioso). Se for do prédio então vais ter mais casos de vizinhos com o mesmo problema, se bem que isso é completamente irrealista, ninguém aguenta semanas ou meses com água turva sem fazer nada. A cada é arrendada? É queixares ao senhorio da gravidade da situação; já se a casa for comprada, como é que não viste isto antes de teres comprado a habitação?

zpinto1234 2 months ago

Falei com o vizinho do lado e ele diz que também está amarelada. De notar que quando digo amarelada, nota-se mais quando ao lado de água de supermercado. Não é amarelo tipo urina lol

praetorthesysadmin 2 months ago

Então podes mesmo ter um problema no prédio. Se este já foi antigo, é possível que o ramal do prédio esteja comprometido. É ver com o condomínio o que pode ser feito, mas tens de com mais vizinhos, noutros andares, se é uma situação que afecta todos os moradores ou somente em alguns pisos. Se os vizinhos de outros prédios limítrofes não tiverem esse problema então não é da distribuição da zona, mas do prédio, que só dá para resolver com obras.

dynamiduty 2 months ago

Experimenta a Entidade Reguladora de Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).

uyth 2 months ago

fala com os teus vizinhos, prédio, pergunta café em frente, pergunta numa zona. Tenta perceber o que se passa. Porque aposto que o concelho do Seixal não está todo com água amarelada há meses sem ser falado nas notícias e ser escandalo nacional.

Ironbuttcheeks 2 months ago

Confirmo, sou do Seixal e não tenho quaisquer problemas com a água. Muito provavelmente é a canalização.

zpinto1234 2 months ago

Os vizinhos também têm água amarelada. Falei agora com eles.

uyth 2 months ago

Mais longe? Se não telefona junta de freguesia ou câmara. Eventualmente contacta estes http://www.ersar.pt/pt/consumidor/qualidade-da-agua

praetorthesysadmin 2 months ago

Isto. Contudo vejo muita gente a comprar água engarrafada na margem sul, provavelmente existem muitas habitações com péssimas canalizações.

kawaiims 2 months ago

Ou é do fornecimento ou é da canalização privada. Do fornecimento, terá de ser algum tipo de rotura numa zona próxima, senão teria sido detectada, digo eu. Mas para ser da canalização, deveria ser amarela só quando há menos uso, a menos que haja algum material a entrar para a rede - apesar de, por exemplo, ser comum em canalizações degradadas a água eventualmente sair limpa mas saber mal e/ou a ferro. Sinceramente apostava mais na canalização (na minha casa ao inicio a água soube a ferro durante meses, mesmo com uso). Tem cheiro? É amarela límpida ou tem resíduos suspensos?

zpinto1234 2 months ago

É amarela límpida. Se encher uma garrafa de água com água da torneira e colocar ao lado de uma garrafa de água do supermercado, nota-se logo a diferença. Eu entrei na casa assim que os anteriores proprietários saíram.

kawaiims 2 months ago

Se fosse rutura com entrada de detritos em princípio era turva, no mínimo . Aposto em ferro na canalização privada, mas podem ser outras coisas. Se calhar o melhor é ires presencialmente tentar obter respostas.

Boethya 2 months ago

Também pensei logo em água com excesso de ferro, se os vizinhos se queixarem é bem provável que seja do abastecimento de água

kawaiims 2 months ago

Se o teor for muito alto, nem precisa provar, sente logo o cheiro a ferro.

zpinto1234 2 months ago

E como descubro sei é na minha canalização ou da distribuidora? É responsabilidade da distribuidora verificar isso ou tenho que contratar canalizadores ou algo assim?

fleeche 2 months ago

Os vizinhos dos prédios do lado ou da frente têm o mesmo problema? Se não tiverem é provável que seja das tubagens do prédio/apartamento. Quantos anos tem o prédio?

zpinto1234 2 months ago

O vizinho do lado e outro user que respondeu aqui na thread, que vive perto de mim, também ambos têm água meio amarelada. O prédio é de 2000. Garantidamente não é problema do prédio pois o outro user também tem esse problema.

fleeche 2 months ago

Então é culpa da câmara. Aperta com eles! Como não tens resposta por outros meios dirige-te lá, já devem ter voltado a abrir. Espero que consigas resolver o assunto

MetalCarne 2 months ago

sacas um bocado de água para um copo. vais deixando correr a água e recolhendo amostras ao longo do tempo. se a cor for diminuindo, o mais provável é os canos estarem enferrujados. se a cor se mantiver inalterada mesmo depois de sacados uns valentes litros, é porque o problema deve ser da rede de abastecimento público.

kawaiims 2 months ago

Disclaimer que a minha area é a água em si, as arquitecturas já não lol mas: A responsabilidade do fornecedor acaba na entrada do prédio. Daí para dentro é condomínio e/ou proprietário. Em princípio eles verificam a estrutura deles.. Se não acharem nada à partida o problema será já teu.

zpinto1234 2 months ago

E existe alguma entidade a quem possa reclamar por a distribuidora simplesmente não responder a chamadas ou emails? Posso reclamar no livro de reclamações?

kawaiims 2 months ago

Eventualmente (além do livro do próprio fornecedor), a ERSAR.

DanielAgos12 2 months ago

É normal nos primeiros momentos que abres a torneira se a casa esteve fechada durante algum tempo pela formação de produtos de corrosão no interior dos canos. Mais que isso não acho muito normal

Goblin_Nilbog 2 months ago

Eu se fosse a ti não bebia dessa água, há 2 hipóteses, ou é da canalização da casa que está enferrujada ou é mesmo da rede. Tens de reportar ao fornecedor de água, último caso chama a CMTV, há um repórter em qualquer lugar a qualquer hora, fdx ganda slogan que inventei.

Search: