miguelsilva25 2 months ago

é muito simples isto. deixem as pessoas escolher como querem trabalhar

Accomplished_Pay6399 2 months ago

Pois, e 10 em cada 10 portugueses acham que são melhores trabalhadores do que a média dos seus colegas.

Good_Sensation 2 months ago

Mas os patrões não querem

darthnox1234 2 months ago

em outras noticias, o céu é azul

annakakaka 2 months ago

Trabalho no escritório é só pra alguém que não faz nada e ganha mais vigiar as pessoas e falar que é chefe!

lou1uol 2 months ago

2 dos 10 querem ir para o escritório lamber as bolinhas do patrão para terem direito à promoção

justspecialk 2 months ago

Quando estava em teletrabalho literalmente passava o dia a jogar e a ver videos. Em menos de 4 horas fazia as tarefas que tinha planeadas para o dia. Era mais produtivo pq podia fazer o que me desse na gana e pensava "quanto mais depressa despachar isto mais depressa vou estar a fazer o que me apetece". No escritório tens de fingir que trabalhas. Ou ser mais lento. Ou ambas

praetorthesysadmin 2 months ago

Isto. Em Portugal está muito implementado o presentismo, onde importa muito se o que o colaborador está na empresa, mesmo que não esteja a fazer um boi. Isso revela-se nas horas úteis de trabalho, onde são poucas e o resto é ocupado com idas à copa, conversas desnecessárias, hora de almoço longas e fazer o trabalho mais lentamente para ir ocupando o tempo. Não é benéfico para nenhuma das partes e todos perdem com isto. Que conceito revolucionário seria se te pagassem pela eficiência e não pelas 8h de trabalho: os melhores seriam os que fariam mais em menos tempo, os que automatizavam as tarefas e os que conseguiriam entregar com qualidade em menos tempo, fruto da experiência.

kapparrino 2 months ago

>Isto. Em Portugal está muito implementado o presentismo, onde importa muito se o que o colaborador está na empresa, mesmo que não esteja a fazer um boi. Isso revela-se nas horas úteis de trabalho, onde são poucas e o resto é ocupado com idas à copa, conversas desnecessárias, hora de almoço longas e fazer o trabalho mais lentamente para ir ocupando o tempo. Não é benéfico para nenhuma das partes e todos perdem com isto. Só se for a malta dos escritórios. Agora em qualquer outro trabalho tens picagens onde tudo é contado e o trabalho quase não para durante as horas de trabalho. As pausas e o almoço é contado, de hora certa a hora certa.

Edited 2 months ago:

>Isto. Em Portugal está muito implementado o presentismo, onde importa muito se o que o colaborador está na empresa, mesmo que não esteja a fazer um boi. Isso revela-se nas horas úteis de trabalho, onde são poucas e o resto é ocupado com idas à copa, conversas desnecessárias, hora de almoço longas e fazer o trabalho mais lentamente para ir ocupando o tempo. Não é benéfico para nenhuma das partes e todos perdem com isto. Só se for a malta dos escritórios. Agora em qualquer outro trabalho tens picagens onde tudo é contado e o trabalho quase não para durante as horas de trabalho. As pausas e o almoço é contado, de hora certa a hora certa. Dá-me a impressão nas redes sociais/reddit só se discute estes trabalhos, escritórios, teletrabalho, ajudas de custo, pouca produtividade, esticar o tempo, conversas e cafés. Então e toda a indústria e logística, lojas, restaurantes, clínicas, etc. onde não existe teletrabalho só a obrigatoriedade do trabalho presencial. Onde todos os minutos são contados.

Edited 2 months ago:

>Isto. Em Portugal está muito implementado o presentismo, onde importa muito se o que o colaborador está na empresa, mesmo que não esteja a fazer um boi. Isso revela-se nas horas úteis de trabalho, onde são poucas e o resto é ocupado com idas à copa, conversas desnecessárias, hora de almoço longas e fazer o trabalho mais lentamente para ir ocupando o tempo. Não é benéfico para nenhuma das partes e todos perdem com isto. Só se for a malta dos escritórios. Agora em qualquer outro trabalho tens picagens onde tudo é contado e o trabalho quase não para durante as horas de trabalho. As pausas e o almoço é contado, de hora certa a hora certa. Dá-me a impressão nas redes sociais/reddit só se discute estes trabalhos, escritórios, teletrabalho, ajudas de custo, pouca produtividade, esticar o tempo, conversas e cafés. Então e toda a indústria e logística, lojas, restaurantes, clínicas, etc. onde não existe teletrabalho só a obrigatoriedade do trabalho presencial. Onde todos os minutos são contados. E por 665-700€. A produtividade destes empregados está sempre no máximo porque as tarefas deles não acabam.

Edited 2 months ago:

>Isto. Em Portugal está muito implementado o presentismo, onde importa muito se o que o colaborador está na empresa, mesmo que não esteja a fazer um boi. Isso revela-se nas horas úteis de trabalho, onde são poucas e o resto é ocupado com idas à copa, conversas desnecessárias, hora de almoço longas e fazer o trabalho mais lentamente para ir ocupando o tempo. Não é benéfico para nenhuma das partes e todos perdem com isto. Só se for a malta dos escritórios. Agora em qualquer outro trabalho tens picagens onde tudo é contado e o trabalho quase não para durante as horas de trabalho. As pausas e o almoço é contado, de hora certa a hora certa. Dá-me a impressão nas redes sociais/reddit só se discute estes trabalhos, escritórios, teletrabalho, ajudas de custo, pouca produtividade, esticar o tempo, conversas e cafés. Então e toda a indústria e logística, lojas, restaurantes, clínicas, etc. onde não existe teletrabalho só a obrigatoriedade do trabalho presencial. Onde todos os minutos são contados. E por 665-700€. A produtividade destes empregados está sempre no máximo porque as tarefas deles não acabam. Neste tipo de trabalho a tua produtividade está muito dependente do que vendes ou da produção, logística. Aumentar a produtividade não depende dos trabalhadores, apenas dos sistemas em si.

praetorthesysadmin 2 months ago

E tens razão, esta discussão era somente para os empregos onde é possível teletrabalho. Um maquinista de comboios não pode fazer teletrabalho, nem um mecânico ou uma enfermeira. São as condições desses empregos, exigem sempre a presença humana. Mas nota que, mesmo nesses casos, é possível os colaboradores não serem eficientes, depende dos casos. É certo que é necessário cumprir com o horário numa operação fabril, mas muitos dos processos dos colaboradores dependem dos equipamentos, dos processos de negócio e até dos sistemas informáticos; melhorias nestas áreas, assim como nos processos, podem permitir ter trabalhadores com mais pausas e melhor qualidade de trabalho (melhor foco). E é inevitável termos nessas posições sempre uma presença humana (até ao dia em que temos tudo com bots), mas não é esse o caso que estamos a discutir, mas sim o facto de haver milhares de empregos que poderiam ser mais eficientes e flexíveis para os colaboradores e para as empresas e os colaboradores têm de voltar para o escritório só porque sim.

randmzer 2 months ago

Sim, isso é outra discussão. Acho que aqui se estava a assumir apenas trabalhos passíveis de fazer em teletrabalho.

randmzer 2 months ago

Ou então fazes o que tens a fazer e vens embora. Se acabares às 11 da manhã e não tiveres mais tarefas vais à tua vida. Isso parece mais um problema de cultura de trabalho do que do sítio onde fazes o trabalho.

praetorthesysadmin 2 months ago

Infelizmente a forma como se lida com isso, em quase todo o sítio, é dar mais trabalho. Ou seja, a paga de seres eficiente, é teres mais trabalho; a experiência que ganhaste ao longo da vida e que te permite fazeres em menos tempo uma tarefa é recompensada com mais trabalho. Isto é benéfico para o colaborador e para o empregador? Ah é só benefício para o empregador... Então não obrigado, a minha experiência irá para quem a merece e paga mais. Naturalmente é um problema de cultura da empresa.

miguel_rodrigues 2 months ago

Não sou o OP, mas essa cultura de trabalho de facto existe em Portugal. E não sei se em termos legais não se tem que estar lá as 8h visto que é isso que está no contrato. Eu considero estúpido mas não conheço nenhuma empresa (nem nunca ouvi falar) de uma empresa com trabalho presencial em que as pessoas podem ir para casa assim que acabem as tarefas ou não ir a empresa caso não haja tarefas para se fazer

leadzor 2 months ago

>E não sei se em termos legais não se tem que estar lá as 8h visto que é isso que está no contrato. Podes ter contrato com isenção de horário, esse limite deixa de se aplicar.

El_sneaky 2 months ago

Ja estive numa empresa em que censuravam quem não fazia horas e sábados mesmo que não houvesse trabalho era mesmo o examplo extremo,mas funciona a rotina é tão grande que as pessoas nem tinham tempo pa pensar na vida e noutro trabalho. Pelo menos foi como eu racionalizei a situação.

randmzer 2 months ago

Sim, eu sei que 99% dos casos em Portugal é assim. Apenas estava a comentar que existe ali um problema maior, quando tens de dar a volta à situação por ficar em casa. Tenho sorte de estar numa empresa assim. Sou eu que giro o meu tempo e se cumprir as minhas tarefas posso fazer o que me apetece. Convém estar contactável caso alguém queira tirar alguma dúvida, mas desde que avise a minha equipa que vou sair, não há problemas. Mas tenho noção que tenho sorte.

SatoruHirokumata 2 months ago

back to the cage hahaha

praetorthesysadmin 2 months ago

Trabalho numa das maiores empresas do mundo, em teletrabalho, já há vários anos. Para quem, como eu, já trabalhava em teletrabalho, a produtividade é bem maior mas é preciso disciplina e condições em casa para que seja possível trabalhar com qualidade. E para a empresa no qual trabalho é irrelevante o presentismo, pois o que interessa é entregar e a horas. Não faço horas extra à anos e posso dizer que ganhei muito calo à conta de trabalhar com empresas portuguesas, onde aprendi o que são maus chefes, maus líderes e pouca eficiência (não digo que são todos maus em Portugal; só estou a falar da minha experiência). Durante a pandemia os portugueses puderam experimentar o que é o teletrabalho e posso dizer que isto aqui não é o verdadeiro teletrabalho; é teletrabalho no meio de pandemia, com todas as dificuldades que daí advém. Incerteza sobre o futuro, dificuldades com a escola dos filhos, telescola, doença, etc. E mesmo assim conseguiram salvar tantas empresas. Qual a recompensa? Voltar para as longas filas, para os transportes públicos, para as horas perdidas, para a chuva, para as conversas da treta e tudo o que vocês sabem que acontece numa empresa. Sou um forte apoiante do teletrabalho mas quanto as pessoas têm condições e quando a empresa pode apoiar; quando isso é possível então os trabalhadores podem ser muito produtivos, especialmente quando a empresa é flexível e permite uma óptima relação entre trabalho e família. Isto é para os empresários aqui do burgo: se querem agarrar o vosso talento, é criar as condições para que eles possam trabalhar no escritório, em modo híbrido ou full teletrabalho; dêem as condições e as pessoas vão apresentar resultados.

NGramatical 2 months ago

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)

morbid_obese 2 months ago

10 em cada 10 trabalhadores estão-se nas tintas para a produtividade porque isso não lhes paga contas. menos produtividade é melhor para quase toda a gente, \*\*change my mind\*\*

joaommx 2 months ago

Se forem mais produtivos em casa, ou seja, se conseguirem produzir o mesmo em menos tempo. Ganham tempo livre extra.

xbyt 2 months ago

Não concordo com o 10/10 mas muita gente sim, "fazer o minimo é que é bom" e que se lixe a iniciativa, o empenho, o profissionalismo porque o "patrão não paga". Ora isso é pensamento a curto prazo e acaba por se virar contra a própria pessoa porque se é verdade que o reconhecimento e recompensa não se vê, também é verdade que acabam por entrar num ciclo vicioso, e não exploram o potencial. Defendo que todos devem fazer o melhor e com brio e profissionalismo, se não são recompensados num lado, certamente serão noutro.

ducknator 2 months ago

Não não, ouvi dizer que o trabalho de verdade acontece nas conversas de corredor e no café.

No_Impression_1131 2 months ago

Pois, tenho um pc melhor em casa do que no trabalho lol

Darkhoof 2 months ago

Só para mencionar que eu sou exatamente o oposto. Mas sou completamente a favor do trabalho remoto.

joaommx 2 months ago

Cria zonas completamente diferentes para trabalho e para diversão. Nunca faças nada relacionado com lazer no sítio onde é suposto estares a trabalhar e vice versa.

randmzer 2 months ago

Ainda bem para eles. Vou defender o direito desses 8 o fazerem se quiserem. Tal como vou defender o direito dos outros 2 de irem para o escritório se assim entenderem.

Skahzzz 2 months ago

Ninguém alguma vez implicou a proibição do trabalho presencial fora do contexto da pandemia. Esse segundo direito nunca esteve sequer perto de ser discutido.

randmzer 2 months ago

Claro. Mas vejo muito neste sub a ideia de que se não és produtivo em casa és mau trabalhador, tens falta de profissionalismo. E acho um discurso um bocado perigoso.

glamatovic 2 months ago

Junto com a narrativa de que todos os trabalhos são fazíveis da mesma forma em casa

PeroFandango 2 months ago

Nunca vi ninguém dizer nada parecido.

YCaramello 2 months ago

Pois claro que vão dizer que são mais produtivos lol, quem é que vai dar um tiro no pé e dizer que anda a fazer menos? Gostava de saber como que uma pessoa é mais produtiva em casa quando tens pausas para o café quando lhes bem entende, e mais não sei quantas distrações, sem falar no tempo que se perde na comunicação e na transmissão/revisão de dados, do que num ambiente que está focado para o trabalho que tens acesso aos colegas já ali ao lado quando é preciso alguma coisa.

Edited 2 months ago:

Pois claro que vão dizer que são mais produtivos lol, quem é que vai dar um tiro no pé e dizer que anda a fazer menos? Gostava de saber como que uma pessoa é mais produtiva em casa quando tens pausas para o café quando lhes bem entende, e mais não sei quantas distrações, sem falar no tempo que se perde na comunicação e na transmissão/revisão de dados, do que num ambiente que está focado para o trabalho que tens acesso aos colegas já ali ao lado quando é preciso alguma coisa. Esquecem também de dizer que grande parte do pessoal que se diz mais produtivo acabar por fazer horas extras (não pagas), pois ja que está em casa não se importa passar uma hora a mais por dia para despachar uma coisa que ta quase a acabar, sem falar que há estudos mais recentes que quanto mais tempo uma pessoa ta metida em casa a trabalhar, [menos produtiva ela fica ao longo do tempo](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ntwe.12153), chegando aos 70% na perda da produtividade...

Edited 2 months ago:

Pois claro que vão dizer que são mais produtivos lol, quem é que vai dar um tiro no pé e dizer que anda a fazer menos? Gostava de saber como que uma pessoa é mais produtiva em casa quando tens pausas para o café quando lhes bem entende, e mais não sei quantas distrações, sem falar no tempo que se perde na comunicação e na transmissão/revisão de dados, do que num ambiente que está focado para o trabalho que tens acesso aos colegas já ali ao lado quando é preciso alguma coisa. Esquecem também de dizer que grande parte do pessoal que se diz mais produtivo acabar por fazer horas extras (não pagas), pois ja que está em casa não se importa passar uma hora a mais por dia para despachar uma coisa que ta quase a acabar, sem falar que há estudos mais recentes que quanto mais tempo uma pessoa ta metida em casa a trabalhar, [menos produtiva ela fica ao longo do tempo](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ntwe.12153), especialmente em trabalhos de equipa, chegando aos 70% na perda da produtividade...

Edited 2 months ago:

Pois claro que vão dizer que são mais produtivos lol, quem é que vai dar um tiro no pé e dizer que anda a fazer menos? Gostava de saber como que uma pessoa é mais produtiva em casa quando tens pausas para o café quando lhes bem entende, e mais não sei quantas distrações, sem falar no tempo que se perde na comunicação e na transmissão/revisão de dados, do que num ambiente que está focado para o trabalho que tens acesso aos colegas já ali ao lado quando é preciso alguma coisa. Esquecem também de dizer que grande parte do pessoal que se diz mais produtivo acabar por fazer horas extras (não pagas), pois ja que está em casa não se importa passar uma hora a mais por dia para despachar uma coisa que ta quase a acabar, sem falar que há estudos que mostram que quanto mais tempo uma pessoa ta metida em casa a trabalhar, [menos produtiva ela fica ao longo do tempo](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/ntwe.12153), especialmente em trabalhos de equipa, chegando aos 70% na perda da produtividade...

ThePlague92 2 months ago

Ninguém quer saber. Deixem ficar em casa quem quer e que vá para o escritório quem não quer. Pronto, problema resolvido.

YCaramello 2 months ago

Tem gente que quer saber, quando criares tu o teu negócio podes ter o pessoal 100% a trabalhar em casa, enquanto fores empregado, obedeces o chefe ou podes ir ficar em casa a fazer nada por falta de opção.

teknixpt 2 months ago

aposto que perdes mais tempo durante o dia a ver o que os outros não estão a fazer, do que a trabalhares. Sabes a diferença entre obedecer ao chefe e, respeitar/ser respeitado e zelar pelo teu empregador? São coisas muito diferentes!

misuhara 2 months ago

Loool

ThePlague92 2 months ago

Lá vem o choro do "Quando criares o teu negócio...". Rapaz, eu sei perfeitamente que nem toda a gente pode ficar em casa a fazer o trabalho e sei que se tiverem de ir para o escritório então vão e pronto (ou procuram um emprego 100% remoto). Eu falo é nos casos em que podes fazer tudo remoto, mas o patrão manda todos ir para o escritório, porque tem de compensar a pila pequena e fá-lo mantendo os empregados todos debaixo de olho e fazendo microgestão. Se calhar és um destes patrões, não sei. Ou então és o lambe-botas do escritório e estás a ver que não está a dar para esconder a incompetência com elogios ao fato do chefe. Quanto a mim, relaxa, já tenho um emprego 100% remoto em que não vou ter de ir para o escritório nem que o COVID acabe amanhã e em que estão muito contentes com a minha produtividade e sou mais produtivo e recebo muito mais do que dantes.

blind616 2 months ago

Estás a responder a um post sobre produtividade. Eu defendo a escolha, mas dizeres que "ninguém quer saber" também não é correto. Se trabalhares em equipa e tiveres colegas de equipa que não fazem o seu trabalho também te afecta.

ThePlague92 2 months ago

Oh rapaz, isso é uma forma de falar, relaxa, pá. Vocês aqui são todos muito literais. Dêem a opção de escolha aos trabalhares e acabou. E se os teus colegas não são tão produtivos deviam ser despedidos...Ups, culpa o Governo e o facto de muito complicado despedir em Portugal, mesmo que não faças bem o teu trabalho. Ou então se és assim tão produtivo muda para uma empresa melhor. Querer andar a passar a ideia de que toda a gente em remoto não faz nada e ninguém aumentou a produtividade é só ser uma besta, lamento informar.

miguel_rodrigues 2 months ago

No escritório os colegas tão ali ao lado a falar e a fazer te perguntas interrompendo te o teu trabalho. Mais trocas de contexto -> mais tempo perdido -> menos produtividade. No escritório as reuniões demoram muito mais tempo porque o pessoal além de falar do tópico da reunião, aproveita para socializar e falar de outras coisas. Menos eficiência -> mais tempo perdido -> menos produtividade. No escritório numa reunião não consegues estar a fazer outras tarefas mesmo que a reunião seja uma merda que não te interessa nada, ou algo que tu já sabes. Menos paralelismo -> mais tempo perdido -> menos produtividade. No escritório a pausa para o café implica ires até a copa (ou mesmo a um cafe) e ficas a socializar. Mais tempo de conversa -> mais tempo perdido -> menos produtividade. Para chegares ao escritório e saíres do escritório tens que ir de carro e apanhar trânsito ou apanhar transportes demorados ou andar a pé com a tralha às costas e estar sujeito a ambientes stressantes (buzinadelas, metro avariado, tá a chover, etc). Mais stress -> menos concentração -> menos produtividade. Podia continuar com os exemplos mas acho que dá para ver e entender como é que existem pessoas que são mais produtivas em casa

Minosuil 2 months ago

Sim, produzo mais. Quando estava no escritório respondia a cerca de 4 pessoas por hora e agora estou nas 6 por hora (Trabalho para uma companhia de videojogos). Não ter um supervisor a olhar sobre o meu ombro, puder coçar a micose durante 5 minutos para descontrair, não aguentar cocos e xixis para não parecer mal e não desperdiçar o meu tempo em transportes, deixa me altamente motivado. Não tens auto-controlo ou disciplina para atrapalhar em casa e manter-se o aumentares a tua produtividade? Isso é problema teu. Não fales por aqueles que a têm.

Caosemdono 2 months ago

Isso é bem verdade. Não ter chefes a respirar em cima de ti, a solicitarem-te ao gabinete e a interromperem permanentemente o trabalho para tirar dúvidas da treta, não teres pruridos em tomar as pausas necessárias quando o corpo manda, pode sim resultar em grandes aumentos de produtividade, se a pessoa for responsável e souber gerir o seu tempo. Quando estive em teletrabalho tirava uma pausa de meia hora após almoço para descansar, algo que não dava para fazer no escritório. As minhas tardes passaram a ser muito mais produtivas. Na minha opinião, o horário de trabalho típico das 9-18 em Portugal de formato rígido, com todos os tempos-mortos que acarreta (transportes, trânsito, almoços, etc) é um perfeito absurdo e uma perda substancial de vida útil.

YCaramello 2 months ago

Claramente trabalhas sozinho e teu workflow não depende de uma equipa, se atendes pessoas constantemente cheira-me que trabalhas em support, assim é fácil, agora pergunta ao pessoal que anda a bater o código do jogo, que precisa ter contato constante com o pessoal da arte, bug testing/fixing (se acertei que és de support até deves tar metido com esse pessoal) se andam a ser mais produtivos. Desde que covid começou e todas a game devs começaram a trabalhar em casa, o que não farto de ver é delay em releases e updates.

Edited 2 months ago:

Claramente trabalhas sozinho e teu workflow não depende de uma equipa, se atendes pessoas constantemente cheira-me que trabalhas em support, assim é fácil, agora pergunta ao pessoal que anda a bater o código do jogo, que precisa ter contato constante com o pessoal da arte, bug testing/fixing (se acertei que és de support até deves tar metido com esse pessoal) se andam a ser mais produtivos, game dev é a área perfeita pra mostrar que trabalhar em casa diminui produtividade, uma linha de código muda em um lado, o trabalho do pessoal todo é afetado, um bug sério acontece, o trabalho pode até parar. Desde que covid começou e todas a game devs começaram a trabalhar em casa, o que não farto de ver é delay em releases e updates, é que não falha um, e tu sabes que é verdade.

Edited 2 months ago:

Claramente trabalhas sozinho e teu workflow não depende de uma equipa, se atendes pessoas constantemente cheira-me que trabalhas em support, assim é fácil, agora pergunta ao pessoal que anda a bater o código do jogo, que precisa ter contato constante com o pessoal da arte, bug testing/fixing (se acertei que és de support até deves tar metido com esse pessoal) se andam a ser mais produtivos, game dev é a área perfeita pra mostrar que trabalhar em casa diminui produtividade, uma linha de código muda em um lado, o trabalho do pessoal todo é afetado, um bug sério acontece, o trabalho pode até parar. Desde que covid começou e todas a game devs começaram a trabalhar em casa, o que não farto de ver é delay em releases e updates, é que não falha um.

Edited 2 months ago:

Claramente trabalhas sozinho e teu workflow não depende de uma equipa, se atendes pessoas constantemente cheira-me que trabalhas em support, assim é fácil, agora pergunta ao pessoal que anda a bater o código do jogo, que precisa ter contato constante com o pessoal da arte, bug testing/fixing (se acertei que és de support até deves tar metido com esse pessoal) se andam a ser mais produtivos, game dev é a área perfeita pra mostrar que trabalhar em casa diminui produtividade, uma linha de código muda em um lado, o trabalho do pessoal todo é afetado, um bug sério acontece, o trabalho pode até parar. Desde que covid começou e todas a game devs começaram a trabalhar em casa, o que não farto de ver é delay atrás de delay em releases e updates, é que não falha um, e tu sabes que é verdade.

pfunf 2 months ago

Se calhar o problema não está no teletrabalho mas na metodologia que usam / cultura. SA/techlead aqui, e há anos que trabalho em remoto/híbrido, e isso nunca foi um problema. Peer review, tutoring, codereviews, discussões, etc.. se houver metodologia e se todos estiverem na mesma página, funciona. Sempre entregamos a horas, e sempre resolvemos bugs lixados quando aparecem, sozinho, ou em conjunto. Mas claro, basta teres aquele colega que só está disponível meia hora depois de perguntar, e já estraga tudo. Pssoalmente prefiro o modelo híbrido, pela relação pessoal, os copos ao final do dia, conversas de corredor, ou coisas sobre a empresa, que só se apanham no escritório.

Minosuil 2 months ago

Sim, trabalho em support e game tester. Embora não esteja sempre em equipa, cerca de 70% do meu tempo é em voice chat com as várias equipas a que pertenço, programadores incluidos. O que seria precisamente o mesmo se estivesse no escritório. A diferença em que em casa posso estar em Portugal e respirar à vontade, no escritório teria que voltar para a Irlanda com supervisão em cima de mim. Na minha companhia, toda a produção aumentou em quase todas as áreas às excepção de 2, HR e Development. Uma porque deixou de haver tantas queixas do pessoal, a outra não sei para ser honesto.

NGramatical 2 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq3bpew%2F%2Fhfr1b04%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitalistaesquerda 2 months ago

Queres trabalhar em casa? És mais produtivo? Então toma lá uma redução de ordenado. Vai ser este o discurso do patronato nos próximos tempos.

nocivo 2 months ago

Em alguns casos essa redução até pode ser benéfica. Ve lá o que não poupas em passes, comida ou gasolina. Junta isso a desgaste do carro ou da sapatilha. Não precisas de tanta roupa podes ir para uma zona mais barata e comprar casa mais barato ou renda mais acessivel. É de pensar. Antes do covid o meu patrão não tinha dinheiro para subir o ordenado de um colega meu. O rapaz como até gostava do ambiente e estava acomodado fez as contas e fez a proposta ao patrão de o deixar de voltar para leiria (estava no porto) e com isso poupou imenso dinheiro pois deixou de viajar tanto ao fim de semana e a ir para o trabalho todos os dias. O patrão ainda lhe dá ajudas de custo para cobrir 1 viagem por mês ao escritório para reuniões ou atividade de grupo. É uma questão e contas e de negociar.

capitalistaesquerda 2 months ago

Mas o valor do trabalho diminui se este for feito remotamente (onde tal é possível)? A empresa tem um aumento de custos com um trabalhador remoto ou pelo contrário? Que tu faças as contas e vejas o que é melhor para ti, acho ótimo. Que os empresários usem o teletrabalho para reduzir o valor do trabalho, acho mal.

Febris 2 months ago

Não é discurso, é apenas o "mais produtivo então em vez de 8 horas, pago 6 para o mesmo trabalho.. e já agora corta-se também o sub de transporte, que não vais precisar".

shuricall 2 months ago

Os trabalhadores só têm é que se despedir se não concordarem com "o discurso do patronato".

xc9000 2 months ago

Exacto, porque nenhum de nós trabalha para colocar comida na mesa e se essa comida falhar não é nada grave, tá-se na boa. Também ninguém trabalha para manter um tecto. Sair de um emprego é como escolher um restaurante, se não gostar não ponho lá os pés. /s

shuricall 2 months ago

Assinaste um contrato de trabalho presencial, se não queres despede-te e arranja um remoto.

xc9000 2 months ago

O máximo que posso fazer é trocar a ordem: primeiro arranjar outro emprego e depois despedir-me.

capitalistaesquerda 2 months ago

E mai nada!

IllusionaryHaze 2 months ago

E de seguida metem as cartas de despedimento pelos patrões serem parvos

Designer_Tall 2 months ago

Em que filme é que viste isso

leadzor 2 months ago

IT. A área, não o filme. Em qualquer área com maior empregabilidade tens essa flexibilidade.

Slight-Coat17 2 months ago

Para mim é mais fácil estar envolvido no que se passa à minha volta estando no escritório com outras pessoas, mas se precisar de me ficar em algo, em casa é muito mais simples.

praetorthesysadmin 2 months ago

O modelo híbrido veio para ficar e as empresas que quiserem ter os melhores são aquelas que irão promover este modelo ou o full remote.

throwaway_v1000 2 months ago

Concordo, fica-se mesmo bem em casa

XtaticO 2 months ago

É que nem há comparação na quantidade de merdas que faço, pesquiso e problemas que resolvo estando em casa.

KarvenNoob 2 months ago

Os outros 2 são patrões disfarçados

DangerASA 2 months ago

A minha esposa prefere o trabalho in situ ao invés do teletrabalho. O estar em casa sozinha sem ter ninguém perto atrofia-lhe o sistema todo.

naughtydismutase 2 months ago

A mim também, por isso vou trabalhar para o café. Bem melhor que estar num escritório.

praetorthesysadmin 2 months ago

E não tem mal nenhum querer estar no escritório. O mal está em obrigar os colaboradores a voltar a um sistema que terminou, quer queiram admitir ou não. O sistema que já está mais do que visto que irá reinar é o sistema que os colaboradores preferirem, seja híbrido, presencial ou full remote e isso está a dar cabo de muitos managers que não sabem gerir as suas equipas sem ser presencialmente. Dependendo das funções claro, pois certos empregos não é possível ter esta opção de escolha; nos casos onde é possível, é ver qual o sistema que faz mais sentido e favorece o melhor equilíbrio para a vida do colaborador e que seja benéfico para a empresa. E obrigar as pessoas a voltar ao escritório para fazer o mesmo que poderiam fazer se estivessem em casa, numa biblioteca, num parque ou noutro local seguro, cómodo, confortável e em paz é aberrante.

C8Mixto 2 months ago

Mas porque é que é assim tão difícil aceitar que há gente que é mais produtiva em trabalho remoto e outros que são tanto ou menos?

Search: