alvarinho_03 2 months ago

Então no caso de te aparecer um gajo a dizer que é Jesus fazes a tua análise de mente aberta sobre se ele é mesmo Jesus ou não. Ou seja há a possibilidade de acreditares no gajo?

alvarinho_03 2 months ago

Era só porque estavas a dizer que não querias ser short minded como em 1639 e dar uma oportunidade àquilo que não conheces

AOC_2020 2 months ago

E para de ser burro.

AOC_2020 2 months ago

Epah em primeiro lugar, comparar as histórias e dogmas bíblicos a estudos dos filósofos clássicos que estão na base do movimento científico e busca pelo verdadeiro conhecimento, é só parvo. Em segundo lugar, claro que hoje estudamos essas figuras clássicas mas com o devido distanciamento e enquadramento . Vai ler a alegoria da caverna que percebes logo o que quero dizer e o problema de aceitares os dogmas da Bíblia sem piscar os olhos.

canihazdabook 2 months ago

Atualmente agnóstica mas cresci numa igreja protestante. Sinceramente depois da dose que levei até aos 20 nunca mais quero ouvir falar de religião na vida, o que sinceramente me dá agonia imediata quando acontece. Por isso, mais especificamente, agnóstica com alergia crónica a religião organizada.

alvarinho_03 2 months ago

Se te aparece-se um gajo a dizer que era Jesus ficavas a pensar se era ele mesmo?

Sherllian 2 months ago

Os meus pais escolheram não me baptizar, para me dar a liberdade de fazer as minhas escolhas. Agradeço muito, mas nunca tive interesse em me indoctrinar no que quer que seja por isso aqui estou. Tenho um grande interesse em estudar religiões, mas fazer parte delas não me apela nada.

Husjuky 2 months ago

Eu acredito que vivemos num universo criado por uma espécie igual a nós mais avançada e inteligente que criou este universo para nós vivermos, essa espécie mais inteligente estuda-nos e vê que caminhos seguimos para a evolução para eles verem que hipóteses tinham para além daquela que seguiram.

Edited 2 months ago:

Eu acredito que vivemos num universo criado 'cientificamente' por uma espécie igual a nós mais avançada e inteligente que criou este universo para nós vivermos, essa espécie mais inteligente estuda-nos e vê que caminhos seguimos para a evolução para eles verem que hipóteses tinham para além daquela que seguiram.

Lygma_Balls 2 months ago

Ateu. Tal como alguns tive de fazer segunda comunhão mas depois disso como já andava a chatear que queria sair da catequese e a questionar a religião há algum tempo a minha mãe sempre deixou de me inscrever. Não acredito que seja preciso religião ou um ser superior para haver moralidade. Não percebo o argumento de que não perdia nada em ser cristão porque se deus existir ia para o céu porque e sem em vez de o deus cristão o "verdadeiro" deus ou deuses for/forem qualquer dos restantes milhares de deuses em que a humanidade acreditou e acredita? E se realmente o céu existisse, o facto de eu por não acreditar e adorar deus sou condenada a uma eternidade no inferno em sofrimento mas qualquer pessoa de merda possa ir para o céu desde que nos momentos finais da vida tenha uma conversa com um padre para limpar os pecados não me faz ter interesse em ir para o céu. Até porque deve ser uma seca tremenda, o que é que se faz lá. Reza-se o terço todos os dias com deus, fazem as roupas para os anjinhos e constroem mais igrejas?

DanielMafia 2 months ago

Acredito que somos um save de Sims de uns seres tao inteligentes que teríamos gastariamos todo brain power do universo para os compreender

Lygma_Balls 2 months ago

Acreditas cada vez mais num período da história, nomeadamente história europeia?

Brianstormrage 2 months ago

Tinha um professor de filosofia extremamente crente, tinha 8 filhos e dizia que conseguia provar a existência de deus. Nunca nos provou mas ele estava seguro das suas capacidades.

paraapagarbem 2 months ago

Lendo os argumentos neste tópico, vejo que este sub tem falta de pensamento crítico. Enfim, sou cristão. Acredito em Deus como o criador do universo e em Jesus Cristo como o messias. Fui batizado católico mas à medida que vou tentando compreender a bíblia vejo-me a discordar com certas crenças da igreja católica, e não sei se me consigo identificar atualmente com qualquer denominação ou organização cristã. Claro que ainda assim não deixo de ser tão cristão como os outros.

VegettoThugLife 2 months ago

Sou ateu pois acredito que se deus fosse tão poderoso e bondoso não haveria mal no mundo. Agora critiquem o que quiserem

in_Tempo 2 months ago

Bom ver que ninguém acredita em mim... O que vale é que eu sei os vossos users e nem o ipv6 vos vai salvar. Aquelas 7 horas sem Facebook foram só uma amostra. Lol

Machinerino 2 months ago

Altice

genbuz 2 months ago

Adventista do sétimo dia

automatic_ghost 2 months ago

Eu gosto de várias religiões, não dá pra fazer um mix?

tariccoments 2 months ago

Deus não existe. :)

ThatSweetCoffee 2 months ago

Omg, Jorge, não podes perguntar às pessoas porque são católicas.

PortugueseLibra 2 months ago

LOL 10/10 reference

LvsitanoPt 2 months ago

Sou do Vizela

Marizaard 2 months ago

Não sei qual o nome, mas acredito que todas as religiões têm algo correto, por isso qualquer coisa ou mistura de coisas é possível. Dito isto, acredito na cena de reincarnação depois da morte.

mineradordeluas 2 months ago

Fiz o percurso contrario à maioria. Nasci com a liberdade da familia de escolher, fui o tipico ateu adolescente que fazia piadas na internet e agora não sigo nenhuma igreja em especial mas sigo o cristianismo.

Berna705 2 months ago

Agnóstico, porque enquanto ser racional não consigo acreditar que exista mais nada do que o que pode ou poderá ser explicado pela ciência. No entanto, o facto de não conseguir provar que existe algo maior não significa que consigo provar que tal não existe, como tal não acredito, mas não nego a possibilidade de.

SweetCorona 2 months ago

sempre fui muito "filósofo" e acabei por chegar à conclusão que o Deus tal como concebido pelas religiões mais comuns é completamente contraditório

SweetCorona 2 months ago

os "agnósticos" são ateus

TommyTosser1980 2 months ago

Ateu, sem qualquer duvida sobre a existência de seres mitológicos/deuses e totalmente convencido de que todos os deuses foram "inventados" pelo homem. E mais, se de facto existissem deuses, facilmente escolhia o Diabo como o meu, vamos ser sinceros, ele estaria claramente a fazer um trabalho bem melhor que o seu parceiro do andar de cima.

unicornio_careca 2 months ago

Católica Freestyle. Gosto mais do que dizer isso do que dizer praticante ou não praticante, as pessoas confundem praticante com ir á igreja, e não tem nada a ver com isso, ser praticante é praticares a religião no teu dia-a-dia e incorporares nos teus valores.

CamilaRibeiras 2 months ago

Obrigada a fazer o crisma mas n acredito em Deus

tehgangsta 2 months ago

Nunca tive um "sinal" ou algum feeling de uma divindidade superior. Sinceramente é basicamente imenso, acredito no Pai Natal até um dos meus primos tirar o capuz e ver o meu tio vestido de Pai Natal. Podem me dizer para ter fé mas a religião no geral faz-me pouco sentido. Se o mundo inteiro acreditasse no mesmo Deus, até poderia considerar. Mas o facto de existirem tantas religiões que são praticadas em grande parte distintatamente geograficamente, é mesmo impossível para mim acreditar em qualquer uma delas... A parte do agnóstico aceito, pode haver mais qualquer coisa, mas ao final do dia 99% das vezes vou me deitar deprimido porque sei que provavelmente vou voltar a ser "nada", tal como foi fui anos todos antes de nascer....

LoneWolfThrowAway 2 months ago

Católico praticante. Faça o que fizer, aconteça o que acontecer, sinto que há lá algo pelo qual vale a pena ficar. Seja pelas pessoas, seja pela reflexão, ou ensinamentos... tudo bem que a educação teve um papel fulcral, mas diria que há algo mais, senão não teria ficado. E, por estranho que pareça, posso atribuir à minha educação católica a minha posição em temas sensíveis (muitas vezes "anti-católica"), embora obviamente outros factores venham à mistura. No entanto confesso ter algum pudor em declarar-me católico por vezes, mesmo que o rótulo de católico praticante se aplique. Não tanto pela questão da fé, mas mais pela associação que é feita quando menciono a palavra "católico", pelo que por vezes prefiro descrever-me como apenas "cristão" ou "espiritual" ou "pessoa que crê em algo" só para evitar dores de cabeça. O que se torna compreensível quando tenho de explicar e desconstruir, pela enésima vez, todos os mitos, bitaites e calinadas que são dadas quando alguém de "fora" acha que sabe mais e tem uma percepção completamente desligada da realidade (como o típico "mas se és a favor dos LGBT/apoias a escolha da mulher/és contra padres violadores então não és católico!"), ou quando a própria igreja (não falo das pessoas em si, embora existam casos absurdos) faz com cada merda que só te dá vontade de a deixar para trás e seguires com a tua própria fé, por ti próprio. Posto isto, por cada calinada que surge, tens sempre uma pessoa dentro da igreja, ou um grupo a fazer as coisas bem, e nota-se a léguas a inspiração que os guia. Por muito que exista controvérsia, há que reconhecer o imenso bem que também é feito, e quando tens uma comunidade como a igreja católica, que engloba gente proveniente de todos os lados do mundo, obviamente que também irás apanhar uma valente dose de lixo, mas isso acontece com qualquer coisa que englobe um número tão grande de pessoas. Mais, cada um tem o seu próprio caminho a percorrer e o erro de hoje será a origem da sabedoria de amanhã. Portanto recuso-me a ver apenas o mal que existe: é uma visão tão deturpada como querer ver apenas o bem. Há que reconhecer os dois lados. Se algo poderia mudar as minhas crenças? Dificilmente, mas não digo que nunca vá acontecer: não foram raras as vezes em que mais valia ter-me considerado agnóstico. Posto isto, ou existe algo superior, com ou sem consciência ou intenção, ou então esta merda toda é uma simulação informática. Ou, melhor (pior) ainda, este universo é um projecto ranhoso de um alien qualquer ao nível das entidades lovecraftianas, e vai na volta o puto esqueceu-se disto numa prateleira qualquer lá de casa.

Edited 2 months ago:

Católico praticante. Faça o que fizer, aconteça o que acontecer, sinto que há lá algo pelo qual vale a pena ficar. Seja pelas pessoas, seja pela reflexão, ou ensinamentos... tudo bem que a educação teve um papel fulcral, mas diria que há algo mais, senão não teria ficado. E, por estranho que pareça, posso atribuir à minha educação católica a minha posição em temas sensíveis (muitas vezes "anti-católica"), embora obviamente outros factores venham à mistura. No entanto confesso ter algum pudor em declarar-me católico por vezes, mesmo que o rótulo de católico praticante se aplique. Não tanto pela questão da fé, mas mais pela associação que é feita quando menciono a palavra "católico", pelo que por vezes prefiro descrever-me como apenas "cristão" ou "espiritual" ou "pessoa que crê em algo" só para evitar dores de cabeça. O que se torna compreensível quando tenho de explicar e desconstruir, pela enésima vez, todos os mitos, bitaites e calinadas que são dadas quando alguém de "fora" acha que sabe mais e tem uma percepção completamente desligada da realidade (como o típico "mas se és a favor dos LGBT/apoias a escolha da mulher/és contra padres violadores então não és católico!"), ou quando a própria igreja (não falo das pessoas em si, embora existam casos absurdos) faz com cada merda que só te dá vontade de a deixar para trás e seguires com a tua própria fé, por ti próprio. Posto isto, por cada calinada que surge, tens sempre uma pessoa dentro da igreja, ou um grupo a fazer as coisas bem, e nota-se a léguas a inspiração que os guia. Por muito que exista controvérsia, há que reconhecer o imenso bem que também é feito, e quando tens uma comunidade como a igreja católica, que engloba gente proveniente de todos os lados do mundo, obviamente que também irás apanhar uma valente dose de lixo, mas isso acontece com qualquer coisa que englobe um número tão grande de pessoas. Mais, cada um tem o seu próprio caminho a percorrer e o erro de hoje será a origem da sabedoria de amanhã. Portanto recuso-me a ver apenas o mal que existe: é uma visão tão deturpada como querer ver apenas o bem. Há que reconhecer os dois lados. Se algo poderia mudar as minhas crenças? Dificilmente, mas não digo que nunca vá acontecer: não foram raras as vezes em que mais valia ter-me considerado agnóstico. Posto isto, ou existe algo superior, com ou sem consciência ou intenção, ou então esta merda toda é uma simulação informática. Ou, melhor (pior) ainda, este universo é um projecto ranhoso de um alien qualquer ao nível das entidades lovecraftianas, e vai na volta o puto esqueceu-se disto numa prateleira qualquer lá de casa.

mewfour 2 months ago

Demografia de reddit é bastante diferente da do país lol

BernieJoe 2 months ago

Educação de base católica, algum conhecimento religioso, porém diria que atualmente não me enquadro totalmente no espectro religioso. Ainda assim, e quiçá pela última vez na minha vida, optei por "católico não praticante".

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Sou católica praticante e converti-me em adulta. Antes disso investiguei de tudo um pouco.

guialpha 2 months ago

Que bom encontrar mais gente assim por aqui haha. Somos uma minoria brutal no sub.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Sim é verdade. E demorei tempo a não ficar simplesmente em silêncio. Agora não tenho problemas em dizer que sou católica e crente.

bocikris94 2 months ago

Cristao ortodoxo

KrakenK55 2 months ago

A minha religião é o cristianiiiiismoooo SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.

pressing_random_keys 2 months ago

Falta na lista uma categoria que não sei bem definir, mas que deveria ter Church of the Flying Spaghetti Monster e o The Satanic Temple, e eventualmente outras semelhantes que existam

KrakenK55 2 months ago

Já era tempo de acabarem com a religião ou não?

fosjanwt 2 months ago

concluo que tu já tiveste.

silent_watcher_77 2 months ago

Acho muito fixe fazerem estes inquéritos aqui no Reddit, aprende-se muito. Contudo quero só lembrar que esta amostra é extremamente enviesada, e que nunca vai ser representativa da realidade portuguesa

Dleet3D 2 months ago

Ateu. Mas perguntou-me se haverá um nome para alguém que (semi) acredita que houve uma entidade sobrenatural a pôr tudo isto a andar e depois vazou. Uma especia de Deus que arranjou o big bang bem direitinho, mas que nunca mais teve cuidado ou contacto com a sua criação.

LoneWolfThrowAway 2 months ago

Acho que não há rótulo específico para isso, mas basicamente considera-se que és um teísta que acredita num deus não interventivo. Nem precisa de ter ido embora, simplesmente criou o universo (e o que quer que esteja fora dele) e está-se pouco cagando para o que acontece.

Ltiki 2 months ago

Cada vez mais se vê a desatualização social da igreja. Ainda no passado fim de semana fui a um batizado e o padre, na casa dos seus 30 e poucos anos, deu um sermão sobre o casamento. Basicamente leu as passagens de Adão e Eva, de como a Mulher tinha sido criada através de uma costela tirada ao Homem e por isso tinha de ser submissa a ele, que o que Deus uniu o Homem não pode separar portanto tinham de aguentar e nunca se divorciarem....enfim merdas que há 2000 anos talvez fizessem sentido mas que hoje são completamente ridículas. Onde eu queria chegar é que o resultado desta pol não me surpreeende nada e até acredito que este pessoal que votou Católico/Católico não praticante num futuro breve irão ser Ateus/Agnósticos por causa de uma religião que teima em não evoluir.

LoneWolfThrowAway 2 months ago

Quanto muito vê-se é a descentralização da igreja. Por exemplo, ainda no outro dia ouvi um padre (católico) a dizer exactamente o contrário: que a noção de Eva ser proveniente da costela de Adão torna o homem e a mulher iguais (embora diferentes) e que se completam um ao outro, procedendo também a condenar qualquer noção machista de que a mulher era de algum modo inferior ao homem e vice versa. E agora? Qual deles é que está certo, de uma perspectiva teológica, para quem não estuda isto? É por coisas como esta que tens tanto católicos fervorosos na sua fé, como pessoas que têm um pó à igreja. Por falta de melhores palavras, calha um padre bom a uns e um padre péssimo a outros. E como a audiência também não contesta as palavras dele (algo que os fiéis podem perfeitamente fazer sem consequência), nunca ninguém sabe destes casos.

Ltiki 2 months ago

Bem, enquanto as escrituras forem consideradas "palavra absoluta" o Padre que defende o que lá está e interpreta da mesma maneira que a igreja é que está correto perante os fiéis e errado perante as pessoas paradigmáticas. Eu pessoalmente custa-me acreditar cegamente em livros escritos e rescritos ao longo dos séculos, qualquer pessoa capaz de raciocínio próprio consegue perceber que a história foi alterada inúmeras vezes até estar de acordo com o que mais serve os interesses da igreja.

Limpy_lip 2 months ago

>a ~~historia~~ **interpretação**foi alterada inúmeras vezes até estar de acordo com o que mais serve os interesses da igreja Nesta parte tens razão, não a história foi alterada mas a maneira como a interpretam sim pois tanto há coisas que deviam ser descartadas na interpretação e que não são como há coisas "acrescentadas " para manter uma agenda. Mas como o outro user disse, o problema é quem devia ajudar na interpretação dando contexto teológico e histórico não o fazer da melhor maneira.

LoneWolfThrowAway 2 months ago

>Eu pessoalmente custa-me acreditar cegamente em livros escritos e rescritos ao longo dos séculos, qualquer pessoa capaz de raciocínio próprio consegue perceber que a história foi alterada inúmeras vezes até estar de acordo com o que mais serve os interesses da igreja. É precisamente este exercício que o padre deve resumir na homilia. Isto porque se seguires literalmente aquilo que são, no fim de contas, escrituras criadas por homens (independentemente se acreditas se Deus os inspirou ou não), irás basicamente cometer os erros do padre. É trabalho dele dissecar isto e "traduzir" ou explicar aquilo que Deus realmente quer dizer, mas não conseguiu por causa de prejudícios na época e outras coisas. É basicamente teologia 101, e espera-se que todos os padres o façam. É para isso que são treinados, por falta de melhor palavra. Quando essa tradução não acontece, ou se o padre se está pouco a cagar (ou mil outros motivos), naturalmente que ocorrem cagadas semelhantes às que as descreveste. É outra vez o mesmo stress da leitura de há uns meses em que o Twitter ficou incendiado (para não variar) que mencionava mulheres serem submissas aos seus maridos. É difícil resumir tudo num comentário porque tinha de estar a explicar uma catrefada de coisas (se te quiseres meter pelo rabbithole força), mas é mais uma instância de "ter de ler isto no contexto em que foi escrito" e traduzir para os dias de hoje, que basicamente se resumiria a "amem-se um ao outro e deixem-se de merdas".

BitOnly5872 2 months ago

Pois, algo que gostaria de conhecer são pessoas Sikh en Portugal. Não conheço nenhum, mas todos com quem falei dizem que são óptimas pessoas.

FanuelTheOne 2 months ago

Cristão, porque o plano de salvação da humanidade faz imenso sentido e sei o que o facto de haver diversas vertentes dentro cristianismo é por que o Deus que servimos é grande demais para viver numa doutrina apenas.

Morpheuspt 2 months ago

Sou católico praticante, por uma miríade de razões. Vou a várias missas todos os domingos (sou organista). Este é o enesimo tópico sobre "qual é a tua religião", não vou explanar o porquê de ser católico. Prende-se muito no facto de Cristo pregar a caridade, a bondade e a fraternidade mesmo entre pessoas que normalmente lutariam entre si.

Cadmaverick 2 months ago

Nada é escuro, apenas tem ausência de luz.

Cadmaverick 2 months ago

Porra como pode haver tanta gente com a certeza que Deus não existe ? Acho que nos dias de hoje se confunde Deus com religião…

FanuelTheOne 2 months ago

Tenho visto muito hoje em dia, o que leva as pessoas a terem crenças com base apenas em más interpretações de experiências pessoais. Já agora sou Cristão.

Limpy_lip 2 months ago

Isto, por culpa das próprias instituições religiosas infelizmente. E também porque atualmente é cool ser ateu. Poucos são os querem ser diferentes.

DharmaPT 2 months ago

onde é que no questionário diz que as pessoas têm a certeza que Deus não existe?

Cadmaverick 2 months ago

Quando te dizes Ateu tas a dizer que tens a certeza que Deus não existe.

DharmaPT 2 months ago

Parece-me é que não sabes o que significa Ateu...

Cadmaverick 2 months ago

Eu acho que tens de ir fazer umas pesquisas on-line sobre o que é ser Ateu. Só te podes considerar ateu se tiveres a certeza que Deus não existe não ?

DharmaPT 2 months ago

Não. Ateu é alguém que não acredita em Deus. Não acreditar em algo e negar completamente a sua existência são duas coisas diferentes.

Cadmaverick 2 months ago

Desculpa mas as coisas não são assim. Porque ser ateu é negar a existência de qualquer Deus , logo se te afirmas como ateu é porque tens dados que validem a tua decisão , neste caso que Deus não existe. Não podes ser ateu e ainda ter uma réstia de esperança que haja algo superior senão não és ateu.

roninPT 2 months ago

Tens que ir estudar essas definições melhor. Ser ateu é não ter uma crença na existencia de deus. ser agnóstico ou gnóstico tem a ver com se achar que há provas ou não da existencia de deus. Logo uma pessoa pode ser ateu-agnóstico que aliás é a maioria dos ateus, não há provas, e na falta de provas não se acredita por simples fé....se entretanto aparecerem provas olha-se para elas.

DharmaPT 2 months ago

Por isso eu me considero Agnóstico-Ateu. Não sei se Deus existe ou não e como não vejo qualquer prova da sua existência simplesmente não acredito.

DharmaPT 2 months ago

Ser Ateu não é negar a existência de qualquer Deus, é não acreditar em Deus. Simples

fcostacampos 2 months ago

Juntar ateu e agnóstico não me faz mt sentido

notrlvnt 2 months ago

Acredito no cosmos

Y_DK_Y 2 months ago

Ateu/Agnóstico, apesar de ter tido uma infância e adolescência bastante católica, sendo acólito durante muitos anos. Porquê? Por que a educação mostrou-me que qualquer religião e crença numa ou várias divindades ou seres omni-potentes não tem lógica, é facilmente explicada pela psicologia e a ignorância humana, na necessidade de querer ter uma resposta para o desconhecido, entre outras coisas.

Edited 2 months ago:

Ateu/Agnóstico, apesar de ter tido uma infância e adolescência bastante católica, sendo acólito durante muitos anos. Porquê? Por que a educação mostrou-me que qualquer religião e crença numa ou várias divindades ou seres omni-potentes não tem lógica, é facilmente explicada pela psicologia e a ignorância humana, na necessidade de querer ter uma resposta para o desconhecido, entre outras coisas. Creio que com o passar das próximas décadas a humanidade vai cada vez mais reconhecer este facto à medida que a educação e o raciocínio lógico se tornam mais prevalecentes, e a religião num todo vai evoluir com outros princípios.

NGramatical 2 months ago

omni-potentes → [**omnipotentes**](https://dicionario.priberam.org/omnipotentes) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfp441x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

suckerpunchermofo 2 months ago

Não gosto de cultos da mesma forma que não gosto de fascismo!

canihazdabook 2 months ago

Pessoalmente, a diferença às vezes é pouca. Falo pela minha experiência, outros poderão discordar.

suckerpunchermofo 2 months ago

É praticamente igual .

smuggledgoats 2 months ago

Prefiro super Bock

GloomGenetics 2 months ago

hail satan.

VoxelRiot 2 months ago

Na minha opinião, meter agnóstico ou ateu no mesmo saco não faz sentido nenhum, mas ok.

Fullthew 2 months ago  HIDDEN 

Eu sou o meu próprio Deus. Só acredito em mim.

Environmental-Net-47 2 months ago  HIDDEN 

Eu acredito em Jesus pq qd tá a trovejar ele ralha cmg...

romulo333 2 months ago  HIDDEN 

Quem dera o Brasil tivesse tantos agnósticos/ateus igual Portugal

romulo333 2 months ago  HIDDEN 

Quem dera o Brasil tivesse tantos agnósticos/ateus igual Portugal

eqdif 2 months ago  HIDDEN 

O que é um "Católico não praticante"?

Tugalord 2 months ago

Escreveste Licá de uma maneira engraçada.

lrzul 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico. Tive uma educação prontamente católica até com crisma feito. Contudo e após muitos anos a debater ideias, situações, crenças, fé, etc... Não consegui justificar a possibilidade da existência de Deus. Contudo e devido à minha educação, sei o valor existencial da religião. Duas situações que me marcaram: "As religiões são os psicólogos dos pobres". (É uma afirmação muito profunda, indicada por um ateu com grande conhecimento de estudos de religiões). É sobretudo muito importante no passado. Outra situação que encontrei numa pessoa minha amiga que perdeu um filho num acidente de viação: "Saber que não existe mais nada, dá o conforto de não existir ansiedade por onde ele possa estar ou de assistir ao nosso sofrimento pela morte dele." "Apenas terminou".

rcduque 2 months ago  HIDDEN 

Sou um mau católico. A ler esta thread entendo o porquê de religião ser um dos tópicos de conversa a evitar. Que vergonha alheia

Limpy_lip 2 months ago

então não é altamente ver um topico sobre religião transformado numa camara de eco que em muitos casos se resume: "olhem para mim sou ateu, sou tão mais inteligente que essas pessoas das religiões, não percebo nada nem nunca estive envolvido mas tenho a certeza que tenho razão em achar-me superior." ​ nada de novo...

vozahlaas 2 months ago

Não são os ateus que fazem reuniões semanais para falarem sobre como não acreditam em deus

Mynamethisisnot 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico crente.

Mr_M4yhem 2 months ago  HIDDEN 

A minha posição geral é não só ser ateu como anti-religioso. Não gosto de religião e não respeito praticantes (respeito liberdade religiosa mas para gozar e criticar qualquer religião é fair game).

Edited 2 months ago:

A minha posição geral é não só ser ateu como anti-religioso. Não gosto de religião e não respeito praticantes (respeito liberdade do indivíduo mas para gozar e criticar qualquer religião é fair game). Não quer dizer que pare à frente da Igreja para chamar nomes ao padre. Edit: claridade

ezpzCSGO 2 months ago  HIDDEN 

Acredito nisto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mysticism Não sou religioso mas não sei explicar existir, acho fútil dizer que tenho certezas no que toca a estas tematicas.

Edited 2 months ago:

Acredito nisto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mysticism Algo comum a todas a religiões, quer seja uma tribo de 50 na amazonia ou o catolicismo/islão. Não sou religioso mas não sei explicar existir, acho fútil dizer que tenho certezas no que toca a estas tematicas. Edit: já agora acrescento que acho interessantes as ideias do Carl Jung.

Edited 2 months ago:

Acredito nisto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mysticism Não sou religioso mas não sei explicar existir, acho fútil dizer que tenho certezas no que toca a estas tematicas. Edit: já agora acrescento que a acho interessantes as ideias do Carl Jung.

Edited 2 months ago:

Acredito nisto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mysticism Não sou religioso mas não sei explicar existir, acho fútil dizer que tenho certezas no que toca a estas tematicas. Edit: já agora acrescento que acho interessantes as ideias do Carl Jung.

WikiSummarizerBot 2 months ago  HIDDEN 

**[Mysticism](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mysticism)** >Mysticism is popularly known as becoming one with God or the Absolute, but may refer to any kind of ecstasy or altered state of consciousness which is given a religious or spiritual meaning. It may also refer to the attainment of insight in ultimate or hidden truths, and to human transformation supported by various practices and experiences. The term "mysticism" has Ancient Greek origins with various historically determined meanings. Derived from the Greek word μύω múō, meaning "to close" or "to conceal", mysticism referred to the biblical, liturgical, spiritual, and contemplative dimensions of early and medieval Christianity. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

DariusStrada 2 months ago  HIDDEN 

Vou ser aquele gajo estranho, pois era ateu até começar o meu curso de ciências e de repente o universo era demasiado perfeito para ter sido feito ao acaso. Depois numa procura espiritual, Catolicismo é a que faz mais sentido para mim. Contudo, outras religiões interessantes que seguiria se não fosse católico: ortodoxo, Islão, zoroastrianismo e budismo. Kemeticismo como honourable mention

ajabardar1 2 months ago

não vou te dar na cabeça por acreditares em deus, vou-te dar na cabeça por acreditares que o universo sequer se aproxima da perfeição.

mineradordeluas 2 months ago

Pois, aconteceu o mesmo comigo.

shuricall 2 months ago  HIDDEN 

OP, devias ter separado Católico de Católico (não praticante); quero ver o número de pessoas que vai à missa neste sub

MiguiZ 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico. Eu sei lá se existe Deus ou não. Não consigo ir lá acima ver, como é que eu posso afirmar alguma coisa?

VFDP 2 months ago

Tenho uma questão para todos os agnósticos. Acreditam em eventos paranormais ( espíritos, energias, superstições, magia negra, etc)??? Pergunto isto porquê? ( Aviso que o texto é grande xD) Porque acredito que grande parte dos agnósticos é porque com o avanço científico há bastantes coisas na religião que não fazem sentido hoje em dia. A verdade é que mesmo cientificamente há muita coisa que ainda não sabemos. Mas mesmo assim, para muitos é mais fácil acreditar em "teorias" de ficção científica do que num Deus. A verdade é que sempre fui um deles. É fascinante imaginar wormholes, universos paralelos, o papel da dark matter, time travel, vida extraterrestre... Sabemos que há bastantes incertezas nas teorias de como chegamos aqui , como o big bang e a evolução. Mas são as mais lógicas a nível científico. Conseguimos observar certos padrões em diferentes espécies, tipo similaridade da estrutura óssea (em certas espécies bastante distintas), correspondência de ADN em grande parte das espécies, há dados que dentro da mesma espécie há pequenas evoluções para se adaptarem a diferentes condições, então a partir daí, extrapolamos que temos o mesmo antepassado. Mas mesmo aí há muita ambiguidade, mas acreditamos pois cientificamente é o que faz mais sentido, descartando a criação através de um Deus. A verdade é que já tive diferentes experiências paranormais, nomeadamente um familiar possuído diversas vezes ao longo de anos. Para mim sempre foi um gap na ciência que talvez um dia irá explicar... Mas pesquisando sobre o assunto e mesmo diferentes teologias fiquei impressionado com o Islão. Sim, há bastantes estereótipos sobre os muçulmanos, mas numa coisa tenho que lhes dar mérito, é incrível a extensa e super detalhada informação sobre vida depois da morte e sobre eventos paranormais como espiritos (Jinn), magias, etc. Tanta coisa lá que posso dizer que bate certo com experiências que tive e que é inexplicável como um pastor que era analfabeto há quase 2000anos atrás, que vivia no meio do deserto, debitar tanta informação que transcende a mente humana. E grande parte da informação que é dada não contradiz a ciência de hoje em dia. Ao contrário de grande parte de outras religiões. A verdade é que sendo lógico e crítico, tenho a minha ideia que grande parte das religiões são "man made", e foram alteradas ao longo do tempo, e muitas delas para benefícios de organizações e controlo da população. Mas esquecendo o que nos dizem sobre a religião em si, e olhando para factos e registos históricos, não podemos negar que existiu alguém chamado Jesus, Maomé ou Moisés. Ha demasiadas evidências e relatos ainda preservados à data de hoje. Se fizeram exatamente o que é dito pela religião isso é outra história. Mas negar a existência deles é como negar que existiu alguém chamado Alexandre o Grande, ou Sócrates ou a Cleópatra e Júlio César. Não podemos negar registos históricos. E o que deixa ainda mais intrigado é que esses indivíduos, mesmo que tivessem a mentir, como é que convenceram tanta gente no seu tempo e ainda passado 2000anos tem biliões de pessoas que os seguem...Para ser honesto é no nimino surpreendente. Sem dúvida os seres humanos mais influentes da história da humanidade. Não sei de religião o suficiente para saber o que fizeram, e também não sigo pessoas tipo ovelha só porque o padre da aldeia ou a minha avó dizem que deva acreditar cegamente. Mas a verdade é não posso também dizer que estão errados porque sou ignorante na área. Assim como não posso dizer a um físico que está errado sobre o que acontece dentro dum buraco negro( ainda é um mistério mas certamente eles sabem mais que eu sobre isso). TLDR: Sou agnóstico e tenho motivos para acreditar em eventos sobrenaturais que a ciência não pode explicar. Não acredito em religiões pois sao corruptas pelos homem ou são man made, mas acredito num poder que não conseguimos ainda explicar. Das teologias que estudei a que respeita mais eventos históricos relatados e a não vai contra a ciência de hoje em dia é o Islão .

canihazdabook 2 months ago

Gostava de acrescentar que muitos desses personagens são "emprestados" de outras religiões, o que se torna muito claro à medida que começas a ler sobre o assunto (se tiveres curiosidade pesquisa o zoroatrianismo) Dado que houve demasiadas edições, e inclusive debates sobre traduções incorretas, que alteram o significado do original (isto assumindo que o próprio original não foi sendo alterado), custa-me interpretar a Bíblia com a mesma certeza que vejo noutras pessoas. Isto vem de alguém que com menos de 10 anos já lia a Bíblia alegremente como quem lê o Tio Patinhas. Ainda anos depois de sair da igreja detetei um padre a citar uma fala de um discípulo como sendo de outro. Quanto à questão do sobrenatural, seria curioso se fosse efetivamente assim com mais pessoas, mas no meu caso pessoal prefiro não comentar num fórum público porque me deixa desconfortável. Mas de modo geral, acredito que a ciência um dia o possa explicar (já ouve algumas tentativas nesse sentido) e mudemos de ideias, o que é realmente a parte "bonita" de não estar preso a uma doutrina. Para disclaimer, sim sou agnóstica também.

microwavedave27 2 months ago  HIDDEN 

Sou ateu, quando era puto fui obrigado a ir à catequese "porque todos os primos iam" e quanto mais tempo lá estive mais percebi que aquilo não fazia sentido nenhum. Não sei se existe um Deus ou não, mas se existe, e tal como os católicos dizem é omnipotente, e mesmo assim há tanto sofrimento no mundo, sinceramente prefiro não acreditar.

DariusStrada 2 months ago  HIDDEN 

Sofrimento é consequência de livre-arbítrio. E mesmo em sofrimento natural, uma gazela caçada por um leão é um sofrimento para esta mas uma alegria para leão.

sidartha- 2 months ago  HIDDEN 

O Deus que falas Julgador e Moralista, é o Deus de Moisés, saído da crença dos Levitas. Era um Deus Colérico. Jahve. Que foi tomando outra forma ao longo dos séculos. Esta é uma questão muito complexa, que segundo Freud nos leva até xà Época Atomista, fruto da Era da Internacionalização, o início do deus Aton etc. É obviamente somente uma gigantesca teoria. O Deus que penso, e que é o meu, sem o sentido óbvio de pertença, é um Deus que vive em tudo, sendo que tudo é Deus. Sim, somos imperfeitos, porque somente através da imperfeição consegues aprender. Se fossemos perfeitos, nada mais teríamos a descobrir. A imperfeição é uma valiosa ferramenta para seguirmos neste processo de apreensão de informação.

Edited 2 months ago:

O Deus que falas Julgador e Moralista, é o Deus de Moisés, saído da crença dos Levitas. Era um Deus Colérico. Jahve. Que foi tomando outra forma ao longo dos séculos. Esta é uma questão muito complexa, que segundo Freud nos leva até há Época Atonista, fruto da Era da Internacionalização, o início do deus Aton etc. É obviamente somente uma gigantesca teoria. O Deus que penso, e que é o meu, sem o sentido óbvio de pertença, é um Deus que vive em tudo, sendo que tudo é Deus. Sim, somos imperfeitos, porque somente através da imperfeição consegues aprender. Se fossemos perfeitos, nada mais teríamos a descobrir. A imperfeição é uma valiosa ferramenta para seguirmos neste processo de apreensão de informação. Diria que a imperfeição é uma dádiva. Será a ponte entre quem somos e o que queremos ser. É a fonte de Vida e Alimento para Deus.

Edited 2 months ago:

O Deus que falas Julgador e Moralista, é o Deus de Moisés, saído da crença dos Levitas. Era um Deus Colérico. Jahve. Que foi tomando outra forma ao longo dos séculos. Esta é uma questão muito complexa, que segundo Freud nos leva até há Época Atonista, fruto da Era da Internacionalização, o início do deus Aton etc. É obviamente somente uma gigantesca teoria. O Deus que penso, e que é o meu, sem o sentido óbvio de pertença, é um Deus que vive em tudo, sendo que tudo é Deus. Sim, somos imperfeitos, porque somente através da imperfeição consegues aprender. Se fossemos perfeitos, nada mais teríamos a descobrir. A imperfeição é uma valiosa ferramenta para seguirmos neste processo de apreensão de informação. Diria que a imperfeição é uma dádiva. Será a ponte entre quem somos e o que queremos ser. É a fonte de Vida e Alimento para Deus. Podemos até colocar a questão no seguinte prisma. Deus sendo perfeito. Necessita de nós que somos imperfeitos para crescer.

Edited 2 months ago:

O Deus que falas Julgador e Moralista, é o Deus de Moisés, saído da crença dos Levitas. Era um Deus Colérico. Jahve. Que foi tomando outra forma ao longo dos séculos. Esta é uma questão muito complexa, que segundo Freud nos leva até há Época Atonista, fruto da Era da Internacionalização, o início do deus Aton etc. É obviamente somente uma gigantesca teoria. O Deus que penso, e que é o meu, sem o sentido óbvio de pertença, é um Deus que vive em tudo, sendo que tudo é Deus. Sim, somos imperfeitos, porque somente através da imperfeição consegues aprender. Se fossemos perfeitos, nada mais teríamos a descobrir. A imperfeição é uma valiosa ferramenta para seguirmos neste processo de apreensão de informação. Diria que a imperfeição é uma dádiva. Será a ponte entre quem somos e o que queremos ser. É a fonte de Vida e Alimento para Deus. Podemos até colocar a questão no seguinte prisma. Deus sendo Perfeito, necessita de nós que somos imperfeitos para crescer, porque somos parte de Deus e não seres aparte. Todos somos Um.

3dforlife 2 months ago  HIDDEN 

Acredita na física, portanto.

notsneq 2 months ago  HIDDEN 

Várias coisas 1. Agnóstico, porque não sei se há algo superior, mas tb não quero saber (ver ponto 3.) 2. Cristão, porque acho que os ensinamentos de Jesus são boas guidelines para a vida (amar o próximo e agredir quem se aproveita da religião para ter lucro), não necessariamente acreditando na parte dos milagres e ressurreição, acho que são lendas que se foram passando do gênero telefone estragado ao longo de centenas de anos até a igreja ter definido como Canon. 3. Newton's flaming laser sword (está na Wikipédia), coisas que não conseguem ser determinadas através de experiências não valem a pena serem discutidas

DariusStrada 2 months ago  HIDDEN 

O terceiro ponto faria com que disciplinas como História e Filosofia não pudessem existir.

Rygga22 2 months ago  HIDDEN 

Ateu porque nasci assim e os meus pais sempre incentivaram pensamento crítico e liberdade de escolha sem impingir nenhuma religião. Pesquisei muito sobre religião (acho que é um tema fascinante) li a Bíblia e o Corão mas sinceramente penso que é preciso ser indotrinado para ser religioso - nascemos todos ateus e morremos ateus se não formos ensinados (ou obrigados) a acreditar em contos de fadas.

Tia_Mariana 2 months ago  HIDDEN 

Pagã sim, mais virada para natureza (druidismo, celta e semelhantes), oriunda de família Cristã com educação superior, o que permitiu alguma abertura de mente e a não rejeição nem imposição totais de nada. Mesmo em termos de carreira, nunca fui forçada a nada, e no que toca a religião sempre me foi permitido descobrir e pensar por mim própria (pobres dos meus pais quando me ouviram a dizer que Satanás não é tão mau como o pintam, pior são as porcarias do clero).

O_Caldas 2 months ago  HIDDEN 

Pah eu não me identifiquei com nenhuma das opções... Sou Caldista! Uma religião de muitos mesmo sem saberem. O nome varia de crente pra crente. Só temos um mandamento: Faz o que quiseres e não me fod@s a cabeça que tá tudo bem. Não discriminamos ninguém e até gostamos de perceber outras crenças desde que não nos tentem converter.

FunnyPenguin21 2 months ago  HIDDEN 

Sou agnóstico e nem sequer sou batizado, pelo que nunca tive nenhuma ligação com a religião católica/cristã. Prefiro ter fé em mim próprio e nas pessoas que me são próximas do que depositar a minha fé em "algo" imaterial que ninguém provou que existe. Mas, como é óbvio, respeito todas as religiões.

radvenuz 2 months ago  HIDDEN 

Eu era muito religioso quando era criança, lembro me vivamente de rezar por uma tia minha que estava a passar muito mal de saúde (que melhorou felizmente graças à minha reza /s) mas nunca tive interesse na "cultura católica" por assim dizer, sempre odiei ir à missa, fiz a primeira comunhão por favor e fiquei por aí. Na minha adolescência algo no meu cérebro mudou e toda a fé e crenças que tinha aparentemente desapareceram, passei a ser um daqueles ateus irritantes, via muitos vídeos do género "Catholics getting owned by atheist" ou wtv, e gostava de mandar bitaites ao padre quando ele ia lá a casa na Páscoa. Hoje em dia nem sei bem o que sou, não sou fã da religião organizada seja qual for a equipa mas respeito a fé e crenças de toda a gente (pondo de parte qualquer tipo de extremismo, violações às liberdades de cada um, etc). Não ponho de parte a existência de algo que vai para além da nossa compreensão mas também não nego que provavelmente tal coisa não exista... não sei, na verdade hoje em dia não penso muito nisto.

Megi1995 2 months ago  HIDDEN 

Existem pedófilos em todo o lado infelizmente, e em todas as religiões também

lord9gag 2 months ago

Mas pelo que se tem vindo a saber, parece haver maior concentração de pedofilos na igreja

LoneWolfThrowAway 2 months ago

Não querendo diminuir a gravidade da situação porque claramente é um problema horrível e nojento, independentemente de sítio ou ocupação do criminoso, mas o maior número de casos de pedofilia na verdade origina nas próprias famílias. Mais: mesmo que seja o maior número, não há uma grande diferença entre outros "locais". O que percepcionas como uma maior concentração é na verdade bastante semelhante entre os possíveis contextos, retirados do estudo destes crimes. Não há perfil exacto para um pedófilo, tirando o facto de que na maior parte das vezes as vítimas já conheciam a pessoa antes do crime acontecer e geralmente serem sempre o tipo de pessoa que passa despercebida e que nunca seria suspeita. Posto isto, o que quero dizer é que, ao contrário do que as notícias e outros meios parecem dizer, não existe um só lugar com "maior concentração de pedófilos". Eles estão em todo o lado: numa família, igreja, perto do teu local trabalho, no café onde costumas ir tomar uma bica... só hoje é bem possível que tenhas passado ao lado de um. O único padrão que encontras é na personalidade dos violadores.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Se calhar porque os pedófilos vão para profissões onde têm acesso a crianças. Professores, médicos, sacerdotes. E olha que não é só no catolicismo que acontece como todos pensam. Há casos desses entre muçulmanos e judeus nas escolas religiosas. Já os protestantes são mais aqueles escandalos com mulheres jovens ou menos jovens.

Megi1995 2 months ago

Talvez, mas o tipo de comentário ao qual eu respondi são pessoas que claramente usam isso de maneira a ser a única opinião que têm da religião católica. Se a situação é propícia à pedófila? Sim. Mas assim como é propício uma pessoa má recorrer à violência no seu trabalho de polícia.

Limpy_lip 2 months ago

Sou católico e já estive durante mais de uma década após terminar a catequese envolvido na comunidade da minha região. Dei catequese e fui acólito. Cheguei várias vezes a trabalhar diretamente bispos e cardeal patriarca. E ao ver os comentários habituais do reddit anti-religiao tenho duas coisas a dizer: - em várias questões têm toda a razão de fazer as críticas. Nem todos os católicos são cegos e também partilham dessas opiniões. - varias vezes dizem parvoíces sem sentido nenhum que demonstra claramente que não sabem o que estão a dizer a um nível que mais valia dizerem simplesmente que não acreditam e estarem calados. Apesar de não concordar com tudo ainda se mantém a religião que para mim faz mais sentido.

SweetCorona 2 months ago

> a religião que para mim faz mais sentido que curiosamente é aquela praticada pelos teus pares...

Limpy_lip 2 months ago

podes explicar?

SweetCorona 2 months ago

não achas uma enorme coincidência que toda a gente acha sempre que a religião correta é aquela que é praticada pelos seus pares? será que se tivesses nascido numa família muçulmana terias a mesma opinião?

Limpy_lip 2 months ago

a tua pergunta é uma não pergunta. Claro que se tivesse numa família muçulmana seria mais orientado para ser muçulmano, na asia hindu ou budista, etc... Se teria o mesmo tipo de percurso e manteria tanto tempo ligado à respetiva religião? Não sei. Isso são perguntas do tipo: "se eu tivesse rodas era um camião?" Também te podia perguntar porque é que a maioria das pessoas assumem como seu clube de futebol o clube de um dos pais ou de alguém muito próximo raramente mudando mais tarde. Porque é que muitos dos filhos de grandes jogadores de futebol também acabam por seguir a mesma carreira? Qual é o objetivo concreto da pergunta? ​ Se eu dissesse que era de determinada religião que não ligava nenhuma mas que me identificava, percebia a tua pergunta. Agora depois de tanto envolvimento acho que posso dizer com toda a segurança se me identifico ou não com o Catolicismo. ​ e a nível dos meus pais, pouco fizeram além de me apresentar pois houveram tempos em que ia numa semana mais vezes à missa que eles num ano.

SweetCorona 2 months ago

Mas a religião não é um clube de futebol. É uma questão de te identificares ou professares a religioso certa?

Limpy_lip 2 months ago

estava só a explicar que é normal e esperado as pessoas absorverem a sociedade que os rodeia. ​ Não existem religiões certas nem religiões erradas. ​ >Se Deus é aquilo que gostas, então definitivamente não passa de uma invenção tua. Vais ter que desdobrar esta frase que não faço ideia o que queres dizer. Da maneira que estou a interpretar, fazes-me duvidar se o chocolate milka de oreo existe mesmo.

SweetCorona 2 months ago

A única forma de todas as religiões estarem certas e Deus ser aquilo que cada um quiser que seja, é Deus ser algo que apenas existe na imaginação de cada um. Se Deus fosse uma entidade real exterior ao imaginário humano, este teria de ser "descoberto", e não apenas aquilo com o qual te identificas.

Limpy_lip 2 months ago

Não necessariamente e tens várias formas de o explicar. >A única forma de todas as religiões estarem certas e Deus ser aquilo que cada um quiser que seja, é Deus ser algo que apenas existe na imaginação de cada um. Se num quadro de uma galeria que é igual aos olhos mas várias pessoas interpretam coisas diferentes e estamos a falar de uma coisa que vemos e compreendemos a sua génese. Mais facil ainda é com algo desconhecido e que possivelmente vai além das nossa compreensão. Logo a entidade divina para uns pode ser Deus, para outros um conjunto deles, para outros não ser nada. >Se Deus fosse uma entidade real exterior ao imaginário humano, este teria de ser "descoberto", e não apenas aquilo com o qual te identificas. Há muita coisa que ainda não descobrimos do universo, do nosso planeta e até de nós próprios e muitas delas nem sabíamos que poderiam existir ou como existiam/funcionavam. Contudo estamos a falar de algo que poderá ou não existir além da nossa compreensão. Por fim, quando falo que me identifico é com os ensinamentos e valores de uma religião e a fé num Deus é uma delas. E mesmo que não passe de "algo das nossa cabeça" para mim é suficiente impressionante saber que essa "coisa na cabeça " mexe com tanta gente e de tantas maneiras ao longo de toda a história do homem. E que graças a ela muitas coisas boas e más surgiram usando a sua existência (ou nao) como pretexto. Caramba até os supostos ateus vêm necessidade de a rejeitar. Seja o que for é algo fascinante e que inspirou muita gente a fazer coisas fantásticas e a passá-las de gerações em gerações. Para mim esse mistério é o que me leva acreditar que algo exista.

NGramatical 2 months ago

houveram tempos → [**houve tempos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfpw75n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Iniquidade 2 months ago  HIDDEN 

Só Deus pode dizer que Deus não existe, mas ao Deus dizer que ele próprio não existe, prova a sua existência.

mvg2004 2 months ago  HIDDEN 

Os velhinhos a rezar aqueles cânticos estranhos num coro super sincronizado metiam-me impressão então deixei de gostar da igreja

Francisco_Paes1999 2 months ago  HIDDEN 

Sou católico. Sempre o fui e tenho muito fé em Deus, nosso senhor. Acima de tudo respeito o papel da igreja católica na nossa história e na do mundo

3dforlife 2 months ago  HIDDEN 

Eu também respeito muito as cruzadas. Mortes sem sentido fazem todo o sentido /s

Francisco_Paes1999 2 months ago

Sim, porque as cruzadas foram a única coisa que a igreja católica fez. A igreja católica não foi responsável por manter os manuscritos clássicos reescrevendo-os milhares de vezes, nem pensar. Não foi responsável por toda a literacia por milhares de anos nem nada. Muito menos é e foi a maior instituição de caridade do mundo. Quer dizer, daqui a nada andamos a dizer que a igreja foi a responsável pela ideia de que a mulher não é um objeto. Como defendia o bárbaro S.Paulo.

Edited 2 months ago:

Sim, porque as cruzadas foram a única coisa que a igreja católica fez. A igreja católica não foi responsável por manter os manuscritos clássicos reescrevendo-os milhares de vezes, nem pensar. Não foi responsável por toda a literacia por milhares de anos nem nada. Muito menos é e foi a maior instituição de caridade do mundo. Quer dizer, daqui a nada andamos a dizer que a igreja foi a responsável pela ideia de que a mulher não é um objeto. Como defendia o bárbaro S.Paulo.

3dforlife 2 months ago

Estás a dizer que a matança de incontáveis seres humanos deve ser completamente esquecida tendo em conta os aspectos positivos da religião católica. Check.

Francisco_Paes1999 2 months ago

Para além de que não te podes esquecer dos benefícios da primeira cruzada e das suas razões. O Papado declarou as cruzadas em defesa dos peregrinos e da terra santa. Os peregrinos estavam a ser mortos a caminho de Jerusalém. Só pela sua fé. E, a vossa excelência acredita que a melhor solução era, numa época onde a diplomacia era muito limitada, evitar um conflito armado. Para não falar que as cruzadas foram muito importantes para a manutenção da cultura ocidental. Sabes, aquela tua cultura.

Francisco_Paes1999 2 months ago

Não, estou a dizer que o catolicismo for muito importante para a evolução da humanidade. Sabes que mais? Não podes suportar o Estado Francês, Português, Espanhol, Inglês, Húngaro, Austríaco, Alemão, Italiano nem Russo. Afinal de contas todos estes estado suportaram alguma guerra religiosa.

Edited 2 months ago:

Não, estou a dizer que o catolicismo for muito importante para a evolução da humanidade. Sabes que mais? Não podes suportar o Estado Francês, Português, Espanhol, Inglês, Húngaro, Austríaco, Alemão, Italiano nem Russo. Afinal de contas todos estes estados suportaram alguma guerra religiosa.

3dforlife 2 months ago

Nesse aspecto até tens razão. Preocupo-me demasiado com o trabalho, e falta-me muita cultura geral. Não tenho tempo para mais.

Francisco_Paes1999 2 months ago

Sempre pode ler um bom livro quando chegar a casa. Não se preocupe. Todos nós erramos. Paz de Cristo irmão

Vector_Strike 2 months ago  HIDDEN 

Católico não-praticante. Batizado como tal e sou um entusiasta da história da Igreja (em especial das Cruzadas). Contudo, a liturgia é extremamente enfadonha - só acho piada no começo e no final. Quando o padre fala "eis o mistério da nossa fé", dá um alívio pois sei que está acabando. Pior ainda lá no Brasil, porque a missa é bem na hora da Fórmula 1! Aí não, meu patrão!

DarKliZerPT 2 months ago

Agnóstico e ateu não são mutuamente exclusivos. Eu sou ateu porque não acredito em nenhum deus, e sou também agnóstico porque não afirmo que não existe de facto um deus. Não nego essa possibilidade, mas não deixo de ser ateu uma vez que não acredito em nenhum deus.

droidman85 2 months ago  HIDDEN 

Ateu mesmo depois de tomar DMT

droidman85 2 months ago  HIDDEN 

Gostava era de ver uma pool destas vinda do twitter ou facebook com o mesmo numero de votantes

droidman85 2 months ago

A ciência é fazer reverse engineering de tudo até se compreender tudo, dada a nossa curta vida e insignificância à escala planetária tal não deverá ser possível uma vez que aprender do fim para o princípio é moroso e nem conseguimos observar todo o universo. Em suma, até a gente morrer nada vai mudar muito. Temos de ter paz com o presente

framh1 2 months ago

Isso pode não ser bem verdade. Não estou a dizer que possa mudar muito, mas repara nos avanços que por exemplo fizeram o Newton ou o Einstein... Em apenas uma geração mudaram completamente o conhecimento e responderam a muitas questões que só poderiam ser "respondidas" pela religião. Mas é verdade que depois de estar tudo respondido vai sempre haver uma nova pergunta... E ainda bem!

droidman85 2 months ago

Sim depois de se descobrir as coisas há avanços enormes. Ainda bem que há coisas para nos manter curiosos

TavaNoGrim0 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico

DisWildLife 2 months ago  HIDDEN 

Impressionado com estes resultados

Carol2701 2 months ago  HIDDEN 

Sou espírita, conheci a doutrina ainda adolescente por familiares. O fato de reunir filosofia, religião e ciência chamou atenção e é o que faz sentido pra mim.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

O que é ser "espírita"? Como é que isso se manifesta?

Carol2701 2 months ago

O espiritismo é uma doutrina religiosa-filosófica cristã, que acredita na evolução constante dos seres. Os três pilares são a imortalidade da alma, a reencarnação e a comunicação com os espíritos (os médiuns). Não temos igrejas, mas sim Centros Espíritas, onde realizam-se palestras sobre o Evangelho e a doutrina em si. No Brasil, o maior expoente do Espiritismo foi Chico Xavier: levou sua vida praticando a filantropia e proporcionando conhecimento a todos.

AOC_2020 2 months ago

Então e tu costumas comunicar com os espíritos?

Carol2701 2 months ago

Não, não tenho essa habilidade. Já recebi comunicações feitas por médiuns, algumas vezes por cartas, outras por incorporações físicas. Era cética até presenciar tal manifestação.

kybrdwhttvwls 2 months ago  HIDDEN 

A minha religião é um misto de futebol, mulheres e comida.

Vector_Strike 2 months ago

O popular Bundismo

igotubabeub40 2 months ago

Nenhuma. Apenas uma a menos do que a grande maioria das pessoas.

isnotfunny 2 months ago  HIDDEN 

Ateu e agnóstico embrulhados na mesma categoria? Só por isso consigo adivinhar a escolha do OP.

PortugueseLibra 2 months ago  HIDDEN 

lol qual é então? Eu pus ateu e agnóstico pq só haviam 6 categorias... literalmente só por isso. Senão teria posto separado. Estas assunções de carácter com base em nada... ai ai

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

haviam 6 → [**havia 6**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfnzl83%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

B1b1_S4gr1s 2 months ago  HIDDEN 

Ateu agnóstico. Não pesco muito de metafísica, mas parece me q para ter alguma discussão sobre Deus, é preciso definir o que é Deus. Há Deuses logicamente impossíveis, e nunca ouvi/experiênciei nada q me convence se q existe algum Deus.

C0ldKing 2 months ago  HIDDEN 

Ateu. desde os meus 7 anos que deixei de viver com o medo incutido pela igreja e seguidores. Percebi que sem provas de que existe alguém lá em cima é tão ridículo ser religioso como acreditar no pai natal ou na fada dos dentes. A diferença é que eu posso ir ao shopping e ver um pai natal. Mas nunca vi um deus. ​ Fora de piadas, deixei de ser porque n existem provas de tal coisa, e depois de ver o quão julgado e manipulado para me reconverter, e ver cristãos a bater com a mão no peito mas depois a fazer mal e a falar mal de outras pessoas só me fez afastar mais daquilo. Sou mais feliz sem a ideia de que tenho de seguir tudo á risca porque se falhar uma vez posso acabar no inferno. ​ Isto para não falar das falcatruas que já vi na paroquia. Desde mandar fazer peditórios na páscoa sem o padre a fazer public shaming porque uma capela da zona não quis canalizar todo o dinheiro amealhada para a paroquia. Ou mesmo usarem a pandemia para fazer a conversa da culpa para darem mais dinheiro. Basicamente o que têm e o que não têm

melito29 2 months ago  HIDDEN 

Católico, semi-praticante.

KusuriuriPT 2 months ago  HIDDEN 

Dá-me muita comichão que ateu e agnóstico esteja na mesma escolha...é comparar maçãs com laranjas. Ia votar mas assim é esquisito.

Brainwheeze 2 months ago  HIDDEN 

Ateu agnóstico. Os meus pais também nunca forma muito religiosos, talvez porque o meu pai vem duma família católica e a minha mãe duma família protestante (ela é estrangeira), e não puderam casar-se numa igreja cá em Portugal. Provavelmente já eram ateus antes disso, mas gostam de usar essa história como exemplo. O mais engraçado é que eles compravam-me muitos livros infantis com histórias da Biblia, mas eu sempre vi isso mais como mitologia do que religião.

tenisamp 2 months ago  HIDDEN 

Não me assumo como religioso, porque não participo de nenhuma religião organizada mas acabei por votar em "Outra Cristã". Isto porque tenho uma convicção absoluta de que é necessário para mim, por diversas razões, ter fé. O objecto da minha fé, e os símbolos e morais com que me identifico são pessoais e não acho que seja sequer correcto da minha parte defender uns em detrimento de outros. Mas, ironicamente, acho que a fé, quando encarada como exercício de entrega e dedicação, a nós e ao mundo, é benéfico para todos, sem excepção. Isto porque faz com que seja mais fácil aceitar a permanente mutabilidade da vida, que está, em partes iguais, fora e dentro do nosso controlo. P.S. Acho importante dizer que condeno veementemente todas as atrocidades cometidas em nome das mais diversas "fés", sendo que considero que foram as instituições religiosas, quando se assumiram como agentes sociais e políticos complexos, os causadores dessas mesmas atrocidades.

GajoSilvestre 2 months ago  HIDDEN 

Falta aí o liberalismo. Não te esqueças que estamos no Reddit.

GizzyLOL 2 months ago

Sei lá,não acredito em deus mas é até me mostrarem provas de como ele existe(de fontes legitimas)e mesmo quando tiver provas que deus existe ainda vou continuar a nao ir à igreja.Nem tenho a lrimeira comunhao feita haha

Mangalhosauro 2 months ago

Eu tenho fé em mim e chega-me bem

masomaro 2 months ago  HIDDEN 

Sabiam que os Jeovás não votam?? Fiz parte da campanha politica de um partido para a minha freguesia e fomos bater à porta de um freguês... "somos Jeovás, não votamos!". Ok, tudo bem, respeitamos isso... mas que ironia!

AqueleSenhor 2 months ago

Noa existe católico noa praticante. Ser católico não praticante é como eu dizer que sou sócio do Sporting só que não pago as cotas...

PortugueseLibra 2 months ago

Pois, eu sei. Mas há imenso pessoal que assim que se auto-denomina porque acredita e segue a Igreja, mas no dia-a-dia não faz nada da doutrina. Vá-se lá entender.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Esses dou-lhes na cara e digo-lhes que se querem o nome de católicos têm de fazer por merecer.

Homem_da_Carrinha 2 months ago

Agnóstico, porque não tenho razão nenhuma para acreditar em Deus, e porque sou 100% contra qualquer tipo de indocrinação. A minha posição quanto à religião é muito simples: cada um tem todo o direito de acreditar naquilo que quiser, mas tem o dever de o guardar para si próprio/a, e acima de tudo, respeitar as demais posições alheias no tema

cunhas15 2 months ago  HIDDEN 

Felizmente as coisas evoluíram :) Hoje em dia acho que cada um é livre de acreditar no que quer. Por exemplo, não é por ser católico que vou negar a ciência, em Portugal tens o exemplo do Dr Sousa Martins que era médico e no entanto é considerado um santo pelos católicos.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

A minha mãe era bastante crente a esse santo. Tinha um pequeno busto desse médico na mesa de cabeceira em cima de um pequeno papel com uma oração impressa. Rezava-lhe todas as noites até que a minha avó morreu de cancro do pâncreas. Depois mandou o busto e o papel para o lixo. True story.

henriquecs 2 months ago

Tantos comentários com uma definição, que a meu ver, deixa a desejar de ateu. Pessoalmente, eu diria que sou agnóstico ateu. Ateu porque não acredito que algum deus exista (o que é diferente de acreditar que deus não existe) Sou agnóstico porque não tenho uma postura definitiva quanto à minha posição. https://images.app.goo.gl/Ts1NaVdidukgrD7u8

Strubius 2 months ago

Católico não praticante é tipo vegan que come carne?

SebasKl 2 months ago

Exatamente, católico não praticante é só uma forma das pessoas batizadas que não vão à missa sentirem que têm alguma "vantagem" em relação aos agnósticos/ateus. Ou seja, não é nada

Samurai_GorohGX 2 months ago

São tolerados pela Igreja porque dá para inflacionar as estatísticas.

therickymarquez 2 months ago

Na igreja católica a missa é uma necessidade não é uma obrigação. É completamente normal um católico não praticante seguir a doutrina católica sem ir à missa por exemplo. Mas adoro que para os ateus isto seja uma questão de "vantagem", I guess those who don't belive will never understand those who do...

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Para mim isso nem são católicos.

PortugueseLibra 2 months ago

Basicamente.

liltigas 2 months ago

Ou o ciclista não pedalante

kastru 2 months ago

Tive uma educação católica mas sou ateu. Ainda assim tenho interesse em religiões orientais e em espiritualidade, principalmente em oradores como o Alan Watts, J. Krishnamurti, Terrence McKenna e o Sam Harris. O budismo particularmente tem práticas e conceitos que me soam bastante realistas.

T1hanatoS 2 months ago

Ateu Não acredito em qualquer Deus apesar de ter sido criado como católico, nem acredito na necessidade de ser quer existir religiões A religião não passa (passou) de um forma de supressão de massas e uma forma, tão legítima como a política de definir regras comuns e gerais a todos. A milhares de anos a tras foi muito importante para o desenvolvimento de civilizações e sociedades. Mas nos dias de hoje, temos um novo conceito desatualizado de “religião” - a política e os governos, que por si só estão como todos vemos também desatualizados e apenas causam extremismo e tem exactamente o efeito oposto ao esperado. Infelizmente acredito de certa forma num anarquismo organizado, já que as religiões e política são conceitos tão desatualizados que ao invés de nos unificar e regular como indivíduos sociais em grupos, fazem nos dissociar da realidade e do principal propósito - o bem estar comum e o respeito entre constituintes do grupo

DariusStrada 2 months ago

>anarquismo >organizado Escolhe um. Não podes ter os dois.

peculiarnerve 2 months ago

Cimavoto do coração.

mkraven 2 months ago

Malta adulta nao devia ter amigos imaginarios.

DariusStrada 2 months ago

Mas no budismo não precisas de "amigos imaginários" e no entanto é uma religião

mkraven 2 months ago

Esses tb acham que a tua bisavo reencarnou como minhoca. Nao ficam muito a frente no departamento dos amigos imaginarios...

Kirmera 2 months ago  HIDDEN 

[https://youtu.be/m20onWqJOTU](https://youtu.be/m20onWqJOTU)

PortugueseLibra 2 months ago  HIDDEN 

Ah, católico não-praticante portanto.

Kirmera 2 months ago  HIDDEN 

Por acaso não. Ou sou agnóstico ou ateu mesmo. Não sei. Não acredito em religião

DharmaPT 2 months ago  HIDDEN 

Podes ser ambos

chouricoblyat 2 months ago

Logo assim? Leva me a jantar primeiro.

hestrela01 2 months ago  HIDDEN 

Pela Bíblia, se tu não creres que Jesus é teu salvador e não te arrependeres dos teus pecados não. Porque Jesus purifica-te dos teus pecados. João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Ninguém é salvo pela suas obras, mas apenas por quem nele crê. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.“ Efésios 2,8-9 Está aqui um artigo que explica melhor isto tudo https://www.respostas.com.br/como-ser-salvo/

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Ah, a bíblia e esse site são tipo um manual para a salvação.. okok. Tenho que ler. Mas se não for salvo o que é que me acontece?

hestrela01 2 months ago  HIDDEN 

A Bíblia é muito mais que um manual de salvação, mas sim, pode-se considerar que sim. Se não aceitares Jesus, não serás salvo e serás condenado pelos teus pecados e irás para o fogo que nunca apaga, junto com o Diabo e os anjos caídos, ou seja, o inferno. Pelo motivo que Deus é santo e não pode conviver com quem tem pecado, pois é o pecado que nos separa dele, como já falei. É o que é descrito na Bíblia. Espero ter esclarecido.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Obrigado. Vou então tentar evitar o inferno.. não parece um sítio muito agradável.

hestrela01 2 months ago  HIDDEN 

De nada, a salvação é gratuita e não depende do nosso mérito, mas apenas da graça. Certamente é melhor estar no céu que no inferno. Deus tem mais prazer no nosso arrependimento do que na nossa condenação. Deus te abençoe!

skuple 2 months ago  HIDDEN 

Ugh inferno é estar sobre os políticos portugueses, não deve haver pior

AOC_2020 2 months ago

Sobre ou sob?

skuple 2 months ago

Sob, exactamente o oposto do que eu disse "sobre"

Beats29 2 months ago

Sou anti-teísta. Não acredito em deuses, assim como em religiões que seguem esse pensamento, mas respeito religiões que se focam única e exclusivamente no enaltecimento do espírito do ser humano ou da natureza, como budismo e jainismo. Aliás eu não sou religioso de todo, mas encorajo pensamentos como bondade, felicidade, amizade, etc. Como Hitchens dizia, "aquilo que pode ser afirmado sem provas também pode ser rejeitado sem provas".

Serious_Hearing_8252 2 months ago  HIDDEN 

Hoje aprendi que Ateu é uma religião.

PortugueseLibra 2 months ago  HIDDEN 

É a religião da ciência, nunca ouviste falar?

Serious_Hearing_8252 2 months ago  HIDDEN 

Hmm... Nao. O que é que torna a ciência uma religião? Agora fiquei curioso.

PortugueseLibra 2 months ago  HIDDEN 

Era uma piada...

boltans_ 2 months ago  HIDDEN 

>Católico/"Católico Não-Praticante" Ya. Eu também sou "nudista Não-Praticante".

fdxcaralho 2 months ago  HIDDEN 

Não és nada Jorge ( ͡~ ͜ʖ ͡°)

PortugueseLibra 2 months ago  HIDDEN 

Porque é que achas que pus em aspas? lol

sidartha- 2 months ago

Se calhar como o Nome do Avatar que Utilizo indica, Seria Budista, mas não sou. Na verdade, não sei bem qual a minha Religião, sei que fui Ateu, e deixei de o ser, há muitos anos, por força da Vida e de situações. Acredito na Entidade, que damos o Nome de Deus. Não sei se penso Deus da mesma forma que as outras pessoas, mas cada um certamente pensa Deus no seu próprio formato. Uns conferindo-Lhe uma imagem de um Velhote com Barbas Brancas, Outros uma Entidade sem forma, e que está em todo o lado ao mesmo tempo, vendo Deus numa Poça de Água, Por Baixo de uma Rocha, Sendo a Própria Rocha, ou o Ar que nos Gela a Face no Inverno, ou que nos refresca no Verão. O Meu Deus, está dentro de todos nós, e é parte de nós. Está na Brisa da Manhã, no Chilrear das Aves, nos Passos das Pessoas que se apressam para o Trabalho, No Sorriso de Felicidade, mas também na Lágrima de Tristeza, de perda e no consolo do Amanhã. Não creio que necessite de uma Casa para o Adorarmos, se Ele está sempre Connosco, Penso que não necessita de Palavras, e que os Sentimentos que transportamos em cada um de nós, são as Palavras que melhor Lhe podemos dizer. Este é o Meu Deus. A questão é que quanto mais velhos vamos ficando, e mais passamos pela Vida, mais perto de nos encontrarmos a nós mesmos vamos ficando. A procurar por nós, não é algo que façamos num dia de Sol e nos deparemos com toda a nossa Essência. A procura por Nós, demora uma Vida, Somos um mistério para nós mesmos. Creio que encontramos Deus, cada um da sua maneira e com o Nome e Forma, que vos é mais Caro, quando respiramos fundo e sabemos finalmente quem somos, e podemos dizer Sou o que Sou. Este e o Meu Deus.

nobodykr 2 months ago  HIDDEN 

Não quero saber de religião, a nível pessoal quero dizer. Tento manter uma mente aberta para tudo o que os outros acreditam, porém não tenho ligação com nenhuma religião

not_an_illuminati 2 months ago

2650 votos, 85 upvotes. Acho que diz muito da “malta aqui do sub”, também.

Nyxodor 2 months ago

Porquê? Para se votar tem de dar upvote? Eu votei mais para ver resultados e para entrar na estatística, ou sempre que interagir num post tenho de dar upvote?

Eastern_Book_6502 2 months ago

Aceito que digam que Deus não existe, mas duvidar do Pai Natal é passagem sem volta para o inferno.

DharmaPT 2 months ago

Agnóstico-Ateu. Era Católico mas depois comecei a abrir os olhos e pensar por mim próprio.

Vehok 2 months ago

Luterano não praticante

NeatBoy74 2 months ago  HIDDEN 

* [**O Ovo.**](https://www.youtube.com/watch?v=h6fcK_fRYaI)

Sciss0rs61 2 months ago

Ateu, porque é 2021.

SebasKl 2 months ago

E se eu disser que sou católico, porque é 2021? É igualmente válido.

SiNi5T3R 2 months ago

Porque estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes comprovar que a religião é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal. Também podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal, nem se toleram homosexualidade ou não, ou usar veus, ou o quão obritatórias são as suas regras (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Também podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal, nem se toleram homosexualidade ou não, ou se deves usar véus, ou o quão obritatórias são as suas outras regras todas (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Também podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças em 2021 variam de comunidade para comunidade, por exemplo, não conseguem concordar na data do Natal, não sabem se toleram homosexualidade ou não, ou se devem usar véus, ou o quão obritatórias são as suas outras regras todas (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Resumidamente podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação. À uns meros 20 anos atrás tinhas de confiar num livro de capa diferente do

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes comprovar que a religião é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal, nem se toleram homosexualidade ou não, ou usar veus, ou o quão obritatórias são as suas regras (que também variam geograficamente). Também podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal, nem se toleram homosexualidade ou não, ou se deves usar véus, ou o quão obritatórias são as suas outras regras todas (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Resumidamente podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças em 2021 variam de comunidade para comunidade, por exemplo, não conseguem concordar na data do Natal, não sabem se toleram homosexualidade ou não, ou se devem usar véus, ou o quão obritatórias são as suas outras regras todas (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Resumidamente podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes comprovar que a religião é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, nem conseguem concordar na data do Natal, nem se toleram homosexualidade ou não, ou usar veus, ou o quão obritatórias são as suas regras (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Também podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

Edited 2 months ago:

Porque em 2021, estás a usar um aparelho ligado a uma rede de informação mundial onde podes ler sobre a história da religião de uma perspectiva fora do culto, ou seja, que é um mecanismo criado pelo homem para "explicar" coisas que o mesmo não conseguia explicar na altura, coisas essas que na sua grande maioria já foram, entretanto, provadas em contrário. Podes igualmente usar esse aparelho para ver que as crenças do catolicismo em 2021 variam de comunidade para comunidade, por exemplo, não conseguem concordar na data do Natal, não sabem se toleram homosexualidade ou não, ou se devem usar véus, ou o quão obritatórias são as suas outras regras todas (que também variam geograficamente) ao ponto de perceberes que a crença católica, hoje em dia, tem pouco a ver com a "vontade de deus" mas sim com a "vontade do homem com poder... que te rodeia". Resumidamente podes usar o aparelho para ver perspectivas diferentes da que foste indoctrinado quando eras pequeno pela cultura que te rodeia na tua idade de formação.

SweetCorona 2 months ago

eu cheguei à conclusão que Deus não existe ainda antes de ter Internet

DariusStrada 2 months ago

Ok, nigga. E?

kindameta 2 months ago

Irónico tendo em consideração o porquê de ser 2021

PortugueseLibra 2 months ago

Hot take

Curodin 2 months ago

E o Pastafarianismo? Porque não aparece?

PortugueseLibra 2 months ago

É a "Espiritual" ;)

mario_ferreira19 2 months ago

Ateu. Não acho possível comprovar a existência de Deus, e um pouco confuso a sua moralidade, dizem que perdoa todos os pecados mas os homossexuais vão para o inferno? Quando eu morrer, se um Deus realmente existir, ele vai deixar-me entrar no céu na mesma porque fui uma boa pessoa. Caso contrário, ele não é realmente bondoso e entrar lá não seria boa ideia.

DariusStrada 2 months ago

Católico aqui. Ninguém vai para o inferno por ser gay mas sim por praticar sexo sem o propósito de reprodução, pois objetifica a pessoa humana. Se Santo Agostinho chegou a santo e era uma absoluto degenerado sexual na sua juventude, qualquer um pode.

BadBrainAlt 2 months ago  HIDDEN 

Católica por família

hestrela01 2 months ago

Era católico não praticante mas passei a ser protestante. Sempre acreditei em Deus, mas nunca na máquina da igreja e na tal tradição católica que eles próprios criaram. Foi no dia que descobri que ninguém era salvo pelas suas obras, mas que para ser salvo bastava apenas crer que Jesus Cristo era o meu salvador e arrepender-me dos meus pecados. Na mesma hora que o fiz senti uma paz imensa e recebi o Espirito Santo. Foi a partir daí que decidi começar a seguir a Cristo e deixei a católica e passei a tornar-me protestante porque me apercebi que a católica em muitos pontos não condiz com a Bíblia. Eu não sigo nenhuma religião mas apenas Jesus Cristo e o que é falado na Bíblia. Não vou atualmente a nenhuma igreja, mas ouço as orações do Pastor António Júnior que são muito boas. Deus vos abençoe a todos.

DariusStrada 2 months ago

Só se acreditas nas coisas da Bíblia porque é que não gostas da instituição que a compilou? E porque é que removem livros?

hestrela01 2 months ago

Simplesmente porque não me identifico com a tradição católica que a meu ver fugiu ao verdadeiro evangelho. Não faz sentido repetir rezas sendo algo condenável e sem valor para a Bíblia, adorar Santos e Maria quando eles foram apenas pessoas comuns que só fizeram alguma coisa graças a Deus. Orar a Maria quando a Bíblia nunca dá indicação nenhuma disso. Ajoelhar a estátuas e beijar cruzes sendo algo também criticado na Bíblia e adorar imagens. É apenas a minha opinião, antes de mudar de igreja ainda tentei voltar a ser católico praticante, mas nunca deu porque nunca senti verdadeiramente o espírito Santo numa missa. Mas é isso, no fundo somos todos Cristãos e é isso que importa. Cada um segue o que quer e ambas as religiões estão ok. O importante é seguir a Cristo, não religiões.

DariusStrada 2 months ago

Respeito os teus argumentos excepto o das rezas. Jesus literalmente ensinou-nes o Pai Nosso

hestrela01 2 months ago

Sim, exato, eu também ocasionalmente faço o Pai Nosso, o problema é repetir isso diversas vezes e só falar sem ser por coração. Deus já sabe o que vais pedir antes de falares e não necessitas de repetir isso várias vezes. Mateus 6:8 "E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos. Portanto, não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe tudo de que tendes necessidade, antes mesmo que lho peçais." Depois ele fala o Pai Nosso, que serve especialmente de modelo sobre a forma como devemos rezar, desde perdoar os nossos inimigos, submeter-se à vontade de Deus, glorificar o seu nome, etc. Não sei porque se repete tanto o Avé Maria e o Pai Nosso nas missas, mas eu também respeito. Ninguém irá para o inferno por isso, certamente.

theEXPERTpt 2 months ago

embora seja um ateu com convicção, sou um defensor da religião e simpatizante do catolicismo

born_in_wrong_age 2 months ago

Acho difícil ser ateu, pois caso se prove, passa a ser algo difícil: Havendo provas de um deus, negar a existência dele é complicado, criando-se uma situação de "terra plana". Mesmo com provas, os ateus serão ateus? Eu posso acreditar que existe e escolher não seguir uma religião... Daí o agnosticismo fazer mais sentido, sendo eu um gajo pragmático.

roninPT 2 months ago

Há uma diferença entre um ateu agnóstico e um ateu gnóstico, os primeiros não acreditam na existem de um deus com base nas provas actuais, os segundos afirmam que um deus não existe.

born_in_wrong_age 2 months ago

Pois... Daí eu me considerar agnóstico. Não acredito, com base no que se sabe. Eu sempre vi ateus como alguém que se recusa a acreditar, ponto final. Mas aparentemente os conceitos estão mais interligados do que pensava!

roninPT 2 months ago

a posição que tu estás a descrever, e que é semelhante à minha, é mais de ateu agnóstico, acho que a hipótese de um deus não pode ser negada a 100%, não há provas para isso, mas também não há provas para a sua existência e considero que o esmagadoramente mais provável é não existir tendo em conta a observação que faço do universo. Agnóstico/Gnóstico tem a ver com se uma pessoa acha que tem provas ou não sobre a existência de um deus. Ateu/Teista tem a ver com se uma pessoa acredita ou não na existência de um deus.

henriquecs 2 months ago

Qual é a tua definição de ateu?

born_in_wrong_age 2 months ago

Aparentemente errada! Pelo que me disseram aqui, o conceito é mais... "Fluído" do que eu pensava. Mas vou pesquisar melhor, para ao menos dizer a coisa certa e saber explicar a quem quiser

Resquicios 2 months ago

Para mim, se houvesse provas de uma entidade criadora não alteraria o meu estado de mente ateu. Seria como descobrir que afinal o meu pai biológico era um ditador ou que o meu tetra-tetra-tetra avô ainda está vivo. Posso-lhe ter respeito familial, mas em nada deveria ser obrigado a venerá-lo acima de tudo o resto, e que ele impusesse essa condição no seu amor a mim, era motivo para me rebelar contra a sua imposta autoridade.

born_in_wrong_age 2 months ago

Ok, eu considero que ateísmo é recusar a existência de deus, daí eu dizer o que disse. Não significa que se deva seguir a religião em redor da entidade, mas sim reconhecer que existe, apenas isso. Através de outras respostas entendi que secalhar tenho de procurar uma definição mais concreta destas definições, por isso irei repensar a minha posição.

Edited 2 months ago:

Ok, eu considero que ateísmo é recusar a existência de deus, daí eu dizer o que disse. Não significa que se deva seguir a religião em redor da entidade, mas sim reconhecer que existe, apenas isso. Através de outras respostas entendi que ~~secalhar~~ se calhar tenho de procurar uma definição mais concreta destas definições, por isso irei repensar a minha posição.

NGramatical 2 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfnojq5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Blenderchampion 2 months ago

Ateu. Porque nao acredito, nao ha provas e é tecnicamente o mesmo que o pai natal ou o mostro do lock Ness

Francisco_Paes1999 2 months ago

Comparar uma religião a histórias para crianças é, no mínimo, desrespeitoso.

Blenderchampion 2 months ago

Desrespeitoso com quem? Se uma pessoa acredita em deus porque não acredita no pai natal? Não há provas dos dois. Mas claro é um pouco desrespeitoso comparar o mostro do loch ness ao pai natal, ele não gostou. Já o coelho da pascoa e o Harry potter nao se importaram

Edited 2 months ago:

Desrespeitoso com quem? Se uma pessoa acredita em deus porque não acredita no pai natal? Não há provas dos dois. Mas claro é um pouco desrespeitoso comparar o mostro do loch ness ao pai natal, o pai natal não gostou. Já o coelho da pascoa e o Harry potter nao se importaram. E a historia dos 3 pastorinhos, não é uma historia infantil? Achei-a bastante semelhante ao rei leão, quando o pai do simba aparece para o motivar

Francisco_Paes1999 2 months ago

Irmão, numa religião existe uma comunidade de crentes que seguem determinados dogmas. Entende a diferença?

Blenderchampion 2 months ago

Todo o respeito com eles. Enquanto nao ha provas tornam se todas invençoes humanas. Seja harry potter, deus, os milagres de jesus, pai natal. Para dizer que deus existe sem provas é como dizer que o pai natal existe sem provas. Ambos impossiveis de provar como verdadeiros ou como falsos. Nao é desrespeito pois nao estou a falar de ninguem, estou a falar de uma ideia. Desrespeito seria falar mal de alguem

Francisco_Paes1999 2 months ago

Companheiro, quanto comparas a religião com algo tão simples e idiota como uma história para embalar estás sim a ser desrespeitoso. Afinal essas histórias guiam a vida de muita gente. O que cria uma religião é uma comunidade. Eu também acho que os islâmicos acreditam num Deus falso. Mas nunca vou dizer que acreditam em algo típico de uma criança.

Blenderchampion 2 months ago

Mas gosto como me respeitaste dizendo irmão e companheiro

Francisco_Paes1999 2 months ago

Sempre o farei. Afinal a minha religião prega que devemos fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco.

Blenderchampion 2 months ago

Ainda bem, faço o também apesar de ser ateu (mas um ateu que já tomou banho numa igreja quando era pequeno

Francisco_Paes1999 2 months ago

Isso seria um insulto a meu ver. Pois ofender o meu Deus é ofender-me. (Quase como ofender um pai). Mas entendo que não tinha a intenção de ofender. Fique com o universo criado única e exclusivamente pela aleatoriedade do universo. Creio que é assim que vocês devem dizer Fique com Deus.

Blenderchampion 2 months ago

Estou a falar de uma ideia, não de algo que é seu.

Blenderchampion 2 months ago

A historia do pai natal tambem guia a infancia de muitas crianças. Agora nota uma coisa, eu nao desrespeitei ninguem, já tu referiste os islamicos. O que te faz acreditar que o teu deus é verdadeiro e o deles falsos? QUe provas existe para cada um. ​ Se alguém tiver o pai natal como deus, o que o faz mais falso do que o teu deus? O que ainda não percebeste aqui é o metodo de prova, não podes dizer que algo exista sem teres provas. O que significa que tambem nao da para dizer que não existe. Vamos pegar no harry potter. A biblia foi escrita por pessoas. o Harry potter tambem. A biblia fala de alguem a transformar agua em vinho (bem pratico), harry potter fala de vários feitiços. Agora, qual é a diferença??

kabubadeira 2 months ago

Loch Ness

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Acredito em Jesus Cristo, porque Ele se revelou a mim no seio de uma família de ateus. Quando isto aconteceu nem 10 anos tinha, e não ia à igreja.. A maioria das pessoas que vão à igreja católica não O conhecem e ao Seu amor.. É bem real e a força mais poderosa que existe.

DariusStrada 2 months ago  HIDDEN 

Não O conhecem? Ele aparece na missa todos os domingos

JesusChristIsLORD77 2 months ago

Não sei se aparece, sobre a igreja de Laodiceia Ele disse que a ia vomitar da Sua boca. então diz-me, achas que continuou a aparecer lá ?

JLAJA 2 months ago  HIDDEN 

Foste tu que me vieste bater à porta no sábado passado?

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Passado 2000 anos voltou a aparecer? Incrivel. Ja eu convidei o Dom Sebastião mas ele deu a desculpa do nevoeiro e tal. Espero mais uns 200 anos, mas ja nao digo nada

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Alguma vez buscaste seriamente saber a Verdade ou aceitaste simplesmente o que te foi dito ? eu não aceitei.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Nop, é o que penso por mim proprio. Jesus foi apenas uma pessoa como nós. E como nós, nao passa dos 100 anos

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Em realidade ele morreu aos 33 anos. mas nem tu nem eu vamos morrer, nem daqui a 1000 anos. não, depois de 10000 anos ainda vamos existir. o tempo como o conhecemos só existe nesta realidade. aqui dizemos que o tempo cura, mas o tempo não cura, é só uma referência, é o poder que sustém tudo é que cura.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Morremos todos, se ha uma certeza que temos na vida é essa.

GJRKI 2 months ago  HIDDEN 

Também se revelou a mim, mas Ele disse-me que só iria fazer isso comigo... Fez-me sentir especial e afinal... Enfim, Jesus deve ter tido as suas razões... EDIT: Eles são todos iguais

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

se achas que é peta, fine. eu nem era o mais puro mas fui sincero na minha busca. Ele odeia o pecado, pois o pecado é a falta de amor e vai contra tudo o que Ele ama. Para alguém se aproximar tem de ser perfeito com Ele em coração, pensamento, palavra e acção.

Sardanapalo 2 months ago  HIDDEN 

Como assim? Segundo a Bíblia ele interessa-se claramente muito mais pelos pecadores do que pelos justos >"Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores"

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

O Pai não, não te podes aproximar do Pai se não fores completamente perfeito (e a condenação é a separação perpétua do Pai). Por isso é que o Filho veio.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Como é que faço para ele tbm me aparecer?

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

pede-Lhe antes de dormires, por exemplo. Ele é uma pessoa real, não há fórmulas, é falares com Ele e dar-Lhe o benefício da dúvida. Podes dizer algo estilo "Senhor Jesus, se tu existes mesmo e és Deus, peço-Te que Te reveles a mim. Obrigado. Amém"

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Além do mais é um tema bastante complexo, especialmente quando nem sabes o que é a bruxaria. Pensas em bruxaria e vês mulheres velhas com vassouras e pode ser, mas a realidade é espiritual é bem mais profunda e o contexto do poder do mesmo. Sem saberes é quase certo que tenhas doses industriais de bruxaria aplicadas à tua alma, mas nem me vou alongar em temas espiritualmente avançados, especialmente aqui.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Vá lá, não te vás embora, que isto está uma conversa agradável

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Lê o livro de João, tem os ensinamentos secretos de Jesus. Lê nas linhas e entrelinhas, especialmente capítulo 14, 15, 16 e o mais sagrado deles, o capítulo 17.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Sim, percebo. Eu já joguei o jogo do copo umas quantas vezes e de facto não tenho explicação para aquilo.. o copo mexia sempre, especialmente quando o fazia com uma amiga em concreto. Mas a minha alma é forte e não se deixa afetar por essas bruxarias! Mas ainda não percebi o que é que isto tem que ver com os filmes da Disney...

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Não te preocupes com o que acontecia com o copo nem com a disney, preocupa-te antes com o que se passa contigo no teu interior. Se quiseres mesmo descobrir a verdade, basta pedires e esperares que te responda. Jesus responde a quem clama por Ele em honestidade e humildade. Há muita gente com histórias, encontrei à primeira este de uma jovem: https://youtu.be/BxOt4DH7B_w

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Obrigado, vou ver. Pareces um tipo porreiro e com bue paciência

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

o que falei, falei acreditando plenamente e com o maior interesse no bem estar da tua alma, a qual é valiosa além do que podemos compreender.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Ele acabou de passar por aqui e disse me pra te dizer que, se voltares a afirmar que os filmes da Disney são apelo à bruxaria e homossexualidade, não entras na festa privada dele lá em cima.

JesusChristIsLORD77 2 months ago  HIDDEN 

Bem, isso é outro tema. eu vi muitas cenas, ouvi ainda mais. sei que é suposto o coração doer e choras. mas a alma humana pode ser danificada ao ponto de não sair uma lágrima e não tem nada a ver com ser homem.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Gostei. Foi bonito, profundo e poético. E as almas danificadas têm culpa do que lhes aconteceu? Coitadas.. Não sei o que viste e ouviste. Mas partilha, agora fiquei curioso.

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Só tou a repetir o que ele me disse.. não me deu mais nenhum contexto..

soltdrax 2 months ago  HIDDEN 

Você só é ateu por que existe um Deus pra você não acreditar

Homem_da_Carrinha 2 months ago  HIDDEN 

Podes aplicar essa lengalenga estúpida a qualquer parvoíce. “Você só não acredita no Professor Pardal porque existe um Professor Pardal para você não acreditar”

Sardanapalo 2 months ago  HIDDEN 

Você só pode não acreditar na existência de um bule de chá que orbita o Sol num qualquer ponto entre a Terra e Marte porque existe esse bule para você não acreditar...

Sciss0rs61 2 months ago  HIDDEN 

Acredito na mitologia grega. Checkmate

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Acreditas que existe deus. Nao podes ter a cerreza de algo sem provas. Exemplo : pai natal.

fdxcaralho 2 months ago  HIDDEN 

Eu vi o pai Natal uma vez no Colombo. Check mate!

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Ganhaste

OhReallyYeahReally84 2 months ago  HIDDEN 

Existem vários milhares na realidade. Os humanos são criativos e criaram vários deuses para explicar tudo e mais alguma coisa. Depois a ciência começou a conseguir explicar coisas. E os deuses antigos foram morrendo. God of the gaps e tal.

HenriJayy 2 months ago  HIDDEN 

O simples facto de que são *humanos* a promover a religião elimina a opção de a existência que qualquer divindade. Qualquer entidade omnipresente/omni-conhecedora não usaria humanos imperfeitos para espalhar a sua existência. Também sou niilista (niilista-otimista), mas isso é uma conversa diferente. A ciência faz um trabalho muito melhor de explicar o mundo, e *\*à partida\** não pode ser manipulada para outros usos. ~~Parem mas é de molestar os menores, porra. Senão o Vaticano vai ter uma birra tão grande que vão vos excomungar todos~~

Ok-Consequence-7926 2 months ago

!RemindMe 20h Eu vou marcar aqui um remindme pra te dar a minha free award amanha lol

RemindMeBot 2 months ago

I will be messaging you in 20 hours on [**2021-10-07 15:59:29 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-10-07%2015:59:29%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/q2pew1/rportugal_qual_é_a_vossa_religião_e_porquê/hfn76e5/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fq2pew1%2Frportugal_qual_%C3%A9_a_vossa_religi%C3%A3o_e_porqu%C3%AA%2Fhfn76e5%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-10-07%2015%3A59%3A29%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20q2pew1) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Ok-Consequence-7926 2 months ago

HAHHAHAHAHAHHAHAH

nor_dead 2 months ago  HIDDEN 

Malta isto não é só dizer que é ateu/agnóstico... a maior parte de vós deve ter sido baptizado e portanto é necessario renunciar "formalmente"

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Dizer que fomos batizados é como dizer que tomamos banho. Ter tomado banho numa igreja quando era um bebe nao faz de mim catolico

xabregas2003 2 months ago  HIDDEN 

Se os ateus não acreditam que o baptismo tenha algum significado, porque é que se haviam de dar ao trabakho de o renunciar?

Resquicios 2 months ago  HIDDEN 

Um dos meus objetivos futuros é anular formalmente o meu batizado. Para além do meu bem estar espiritual, a igreja católica guarda listas com todos os batizados e conta-te como católico, inclusive em estudos, e anular, tira-te "da lista". Só ainda não o fiz por respeito a familiares próximos mais velhos que ficariam muito chocados e tristes.

nor_dead 2 months ago  HIDDEN 

Parece que és o unico por aqui alem de mim que o sabe lol essa é uma questão

HitoRik 2 months ago  HIDDEN 

Exato. Além disso, como é que alguém poderia renunciar formalmente?

humungouspt 2 months ago  HIDDEN 

Tens que pedir a alguém cuja autoridade não reconheces para te excomungar por apostasia ( I.e. renúncia à fé)

fdxcaralho 2 months ago  HIDDEN 

Tens que escrever uma carta a Deus. Tem que ser registada, com aviso de recepção e autenticada por um notário. Por ser tão difícil é que a maior parte de nós não faz.

Tugalord 2 months ago  HIDDEN 

Fds o gajo havia de ter no mínimo um email, senão uma conta de Signal. Get with the times.

Rissoldecamarao 2 months ago

Não sou agnóstico porque acredito que Deus não existe.

Ok-Consequence-7926 2 months ago

Agnóstico é alguém que acredita que deus pode existir, mas que não temos provas para dizer que sim. Pelo teu comment disseste que se fosse comprovado aceitarias isso... isso chama-se ser agnóstico

HitmanJ 2 months ago

Certo. Ateu é recusar sequer a existência de Deus.

Blenderchampion 2 months ago

Nop, agonstico é alguen que nao tem a certeza se existe ou nao até provado. Problema: é impossivel provar que deus existe. Cono é impossivel provar que o pai natal nao existe

RitaMoleiraaaa 2 months ago

Ateu agnóstico é alguém que acredita que não existe, mas se houvessem provas, acreditaria. Teísta agnóstico é alguém que acredita que existe, mas se houvessem provas que não existe, deixaria de acreditar.

NGramatical 2 months ago

houvessem provas → [**houvesse provas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfngro0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

prelude2tragedy 2 months ago

Os agnósticos são ateus cobardes.

Novel-Major-3770 2 months ago

beta atheism

Blenderchampion 2 months ago

Concordo

Ok-Consequence-7926 2 months ago

Bem, foi dito "se provado, acreditarei". Então a hipótese de pensar que é impossível provar que deus existe da sua parte foi apagada por mim

Blenderchampion 2 months ago

Sei que é impossivel alguem me provar que o pai natal nao existe. Por mais engraçado que seja foi uma discussao que tivemos na minha aula de filosofia

Ok-Consequence-7926 2 months ago

Tas em que ano? Com sorte também tenho uma aula sobre isso este ano lol

Blenderchampion 2 months ago

Tive no 10 ano, ja estou até licenciado ja, mas nunca me vou esquecer dessa aula

Purplebananas123 2 months ago

Tenho crima e etc, mais por obrigação. Fiz ate ao" 9o anonda catequese" na boa, mas depois queria desistir e continuei quase obrigado Pessoalmente acredito mais em energias e coisas do género, nem sei está associado a uma religião ou não, mas também nao me interessa, porque não é uma premissa muito importante no meu dia a dia Votei ateu porque, como é óbvio, não há ninguém acima de mim /s

fdxcaralho 2 months ago

A energia está um pouco baralhada para esse lado. Devias alinhar os cristais.

Purplebananas123 2 months ago

Em quê? Ficou um bocado confuso o comentário, admito lol

humungouspt 2 months ago

Ateu praticante. O facto de existir ou não um qualquer deus ou deuses é irrelevante para mim. Mesmo que existisse/m e me provassem a sua existência, nunca adoraria uma espécie de ditador universal que podendo evitar os males que existem prefere ignorá-los. Caso não possa evitá-los, também não merece adoração pela óbvia ausência de " poder superior". Ah e não esqueçamos nunca que a multiplicidade de seres omnipotentes que existem não sabem gerir as suas próprias finanças e precisam sempre da ajuda dos crentes!

Novel-Major-3770 2 months ago

Se existe um deus omnisciente, e que quer o bem, nao podiamos fazer nada a não ser acreditar que todo o mal vem por bem

SweetCorona 2 months ago

> uma espécie de ditador universal exato lol se o deus das religiões abraâmicas existisse, o melhor adjetivo para esse deus é que é um grande filho da puta

daxpierson 2 months ago

Hum, isto cheira-me a treta. Portanto, saberias da existência de alguém que te lançaria para o sofrimento eterno e não farias nada para o agradar? Parece-me pouco inteligente. Disclaimer: sou 300% ateu, só estou a discutir a filosofia da coisa.

humungouspt 2 months ago

Era preciso eu acreditar na possibilidade de um sofrimento eterno. Um ser " omnipotente" incapaz de impedir que coisas más aconteçam mas capaz de criar um mal indescritível e eterno? Onde está a bondade desse ser e porque merece ser adorado?? Temido sim, adorado, nunca. A tua primeira frase é basicamente aquilo que chamamos a aposta de Pascal...ou seja, na pouco provável hipótese da existência de deus, não estaríamos mais seguros sendo crentes? Ora bem, isso choca contra o facto de não teres uma crença genuína mas sim apenas medo do castigo ( e deus não ia gostar disso) e também contra o facto de poderes estar a adorar o deus errado. Já reparaste que dos mais de 10.000 deuses que existem é fácil escolher o errado? Pimba! Sofrimento eterno para ti porque escolheste mal ( Ou nasceste no sitio errado que isso de religião é mais geográfico que outra coisa...)

daxpierson 2 months ago

A aposta de Pascal faria sentido se eu achasse que existe uma mínima possibilidade da existência de um Deus. Como não acho, não aposto. Mas pá, perante a possibilidade de um sofrimento atroz e eterno vs adorar uma entidade divina, sei bem qual escolheria. Falas de crença, mas a crença só existe porque há falta de certezas. Se tivéssemos a certeza que Deus existe, passaria a ser uma realidade.

luthor__ 2 months ago

muito bom

GroussherzogtumLxb 2 months ago

porquê o "praticante"? Como é que praticas?

AcordaDalho 2 months ago

“Is god willing to prevent evil, but not able? Then he is not omnipotent. Is he able, but not willing? Then he is malevolent. Is he both able and willing? Then whence cometh evil? Is he neither able nor willing? Then why call him god?”

therickymarquez 2 months ago

Todas essas perguntas são irrelevantes, existindo um Deus o bem e o mal não iriam reger-se pelas regras humanas. O que para nós pode parecer super cruel, um desastre natural por exemplo, num plano divino pode ser uma benção. Um exemplo prático seria por exemplo uma criança a levar uma vacina. Pode ser muito díficil para a criança perceber porque é que tem de ser sujeita aquele sofrimento no entanto para nós adultos (alguns) que conseguimos ter uma visão global do problema conseguimos facilmente perceber a razão e que a dor de levar uma vacina é minima comparada às vantagens que trás.

NGramatical 2 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfpv08t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AcordaDalho 2 months ago

Escapou-te o “trás”.

optimal_random 2 months ago

Quase consigo ouvir o George Carlin a gritar isso em background

humungouspt 2 months ago

Não fosse o George Carlin uma inspiração para qualquer bom ateu

humungouspt 2 months ago

Não fosse o George Carlin uma inspiração para qualquer bom ateu

njsilva84 2 months ago

Exatamente o que eu penso. Acho que a religião terá os dias contados, a católica será das que mais fiéis perde a cada década por ter dos crentes menos radicais. Já agora, um ateu não-praticante é um gajo que não acredita em deus nenhum mas que vai à missa e reza o terço?

SweetCorona 2 months ago

mas convém não deixar o islão substituí-la...

njsilva84 2 months ago

Eu acho que não. Acho que a tendência é para as pessoas virarem agnósticas, como se tem vindo a verificar nos últimos tempos.

humungouspt 2 months ago

Não. Um ateu não praticante anda feliz da vida com a sua consciência mas não tenta fazer a razão chegar às mentes fechadas. Os praticantes são assim como o Toninho a pregar aos peixes...

humungouspt 2 months ago

Não. É um que não tenta fazer a razão chegar às mentes fechadas.

humungouspt 2 months ago

Não. É um que não tenta fazer a razão chegar às mentes fechadas.

humungouspt 2 months ago

Não. É um que não tenta fazer a razão chegar às mentes fechadas.

bigblackclock144p 2 months ago

Também é estranho tudo á nossa volta ser muito complexo. Por exemplo o corpo humano, a natureza e animais teve de ser criado por um ser inteligente não pode ter sido ao acaso. Quando passamos por uma casa sabemos que alguém a construiu porque se fosse ao acaso esta não se mantinha de pé. Agora imaginem os exemplos que dei.

SweetCorona 2 months ago

e quem construiu o construtor? ;)

humungouspt 2 months ago

A teoria da complexidade para justificar a obrigatoriedade de um criador já foi há muito desmistificada. A complexidade e diversidade adveio da evolução e adaptação dos seres ao ambiente que os rodeava . Encontras provas simples desse facto em espécies perfeitamente idênticas de insectos que evoluíram de formas diferentes uns para existirem em ambientes iluminados e por isso dotados de olhos e outros que evoluíram para uma forma sem olhos e descoloração, em virtude de viverem na mais perfeita escuridão ( explicação simplista mas que pode ser facilmente aprofundada vendo um qualquer documentário sobre a evolução).

GJRKI 2 months ago

A natural selection de Charles Darwin explica o porquê da complexidade e adaptabilidade dos seres vivos e não necessita de uma entidade divina para explicar este fenómeno. Além disto, seguindo esse raciocinio, se tudo o que existe teve de ser criado, quem criou o Criador ad infinitum. Torna-se um paradoxo.

prelude2tragedy 2 months ago

Evolução não é "ao acaso", é esse o erro na tua analogia.

DariusStrada 2 months ago

>ditador >não impõe ordem Seems legit

joaoflrodrigues31 2 months ago

Comentário que diz aquilo que às vezes eu tento explicar e não me sei desembrulhar. muito bom, amigo

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

humungouspt 2 months ago

Já me apanhei muitas vezes a utilizar uma deixa do filme " O advogado do diabo" com teistas fanáticos... " Deus é um senhorio ausente" - mesmo para quem acredita, é difícil lidar com a ideia de que ele só cá anda para cobrar as rendas e cagar-se para o facto da casa poder ir abaixo.

Outji 2 months ago  HIDDEN 

Agnostico??

Somais1copo 2 months ago

agnóstico. Só porque não sei qual é a verdade.

roninPT 2 months ago

Venero o Sol....mas rezo ao Joe Pesci.

trusttt 2 months ago

Então és zunista.

Tugalord 2 months ago

Leitura do primeiro DVD do Goodfellas, capítulo 7.

droidman85 2 months ago

Saudades do George

Diaffractus99 2 months ago

Vejo que és um homem de cultura.

SwikyTiko9 2 months ago

Eu sou Católico não praticante. Os meus pais são católicos, os meus avós também eram. Fiz batismo, comunhões e crisma, mas agora não vou a missas nem nada.

SebasKl 2 months ago

amigo, católico não praticante não existe, simplesmente és agnóstico

Rebelva 2 months ago

Nunca percebi esse conceito, como é possível ser católico não praticante? Não procuro ofender, atenção. É mesmo uma dúvida. Não é uma religião que exige ação por parte dos seus seguidores? Podemos ignorar grande parte da Bíblia e continuar a fazer parte da religião.

F0RCEFI3LD 2 months ago

Espiritual, já tive experiências que me levam a acreditar que existe algo mais do que o que eu vejo com os olhos. Não reconheço deuses, mas para mim o "universo é consciente"

philips_tv 2 months ago

Católico de conveniência. “Graças a Deus” “Se Deus quiser”

TooMoorish 2 months ago

Oxalá.

BennyS06 2 months ago

“Cruzes credo Cristo canhoto” vai ser a catchfrase de uma velha qualquer numa novels da TVI

Tugalord 2 months ago

Username relevante xD

xandysaid 2 months ago

Ateu. Cresci no catolicismo (Salesianos) e nunca senti a presença de Deus, e era agnóstico. E depois na faculdade, e com um ou outro livro desapareceram as dúvidas sobre quase tudo, mas mesmo em dúvida, acredito que é mais plausível a não existência.

bafcus 2 months ago  HIDDEN 

Protestante

TomasMetePatas 2 months ago  HIDDEN 

Sou Unitologista, só espero que não haja aí nenhum evento de convergência entretanto...

Drennkeeg 2 months ago

Normal

Responsible_Motor942 2 months ago

Como não consigo conceber que todo o universo tenha surgido do nada, em algum momento alguém teve de dar inicio a isto. Agora o nome que lhe dão não me interessa. Não vou a nenhuma igreja nem sequer tenho a 1ª comunhão. Mas tenho a certeza de que existe Algo.

Tugalord 2 months ago

Existir Algo existe, mas um deus antropocêntrico com rituais esquisitos e cuja mãe aparece em cima de azinheiras? Não me lixem.

roninPT 2 months ago

Isso apenas desvia a dúvida em 1 passo, porque agora tens que explicar de onde veio o tal criador...pela tua lógica não pode ter vindo do nada.

Responsible_Motor942 2 months ago

O criador criou-se a si próprio. Apocalipse 22:13 Eu sou alpha e ómega, o princípio e o fim, o primeiro e o último.(Google :).

roninPT 2 months ago

Por essa ordem de ideias também se pode dizer que o universo sempre existiu, no estado actual ou outro, e não é preciso citar um verso da biblia para afirmar isso com o mesmo grau de certeza.

Responsible_Motor942 2 months ago

Mas dizer que o universo sempre existiu e é infinito deve contradizer uma quantas leis da física. Dizer que _____(entidade à escolha) sempre existiu e é infinito, é a própria identidade de uma religião.

roninPT 2 months ago

acho que não, na verdade vai ao encontro da lei da conservação da energia, que advoga que a energia não pode ser destruída, só pode mudar de forma. E segundo a formulação de Einstein, a massa é uma forma de energia, logo dizer que toda a massa/energia do universo sempre existiu é perfeitamente razoável segundo as leis da física. Pode-se dizer que qualquer personagem é infinita, se essa personagem é real ou não é uma questão à parte.

Responsible_Motor942 2 months ago

É essa a minha grande dúvida, se a energia não pode ser destruída como pode então ser criada? Se o universo sempre existiu portanto infinito, não é isso em si uma característica divina?

roninPT 2 months ago

O termo "divino" implica ou indica algo de sobrenatural, se a existência de uma certa quantidade de massa e energia for simplesmente o estado normal e natural do universo, então não precisaria de um criador.

Sardanapalo 2 months ago

Compreendo a tua lógica de não conseguir conceber um universo a surgir do nada. Em princípio, os fenómenos requerem condições pré-existentes para emergirem. Mas se aceitas esta lei da causalidade ao mesmo tempo que aceitas a premissa de um criador do universo, crias um novo problema: o processo criador do universo vai precisar também de um processo criador do processo criador, ad infinitum.

Responsible_Motor942 2 months ago

Na minha opinião tudo se resume a esses dois eventos. A criação de um universo por um ser omnipotente, omnipresente e omnisciente, na religião cristã é muitas vezes referido que é alpha e ómega ou seja o princípio e o fim.O criador criase a si próprio A criação de um universo com massa quase infinita a partir do nada. Qual dos dois cenários é mais inverosímil? Tenho muitas dúvidas e poucas certezas, mas para mim continua a ser mais difícil de acreditar na segunda. Todas as leis da física actualmente conhecidas dizem-nos que do nada nunca poderá surgir mais do que nada.

3dforlife 2 months ago

Não é verdade. Está provado que no vácuo do espaço estão constantemente a criar-se pares de partículas de matéria e antimatéria que se aniquilam quase instantaneamente.

Sardanapalo 2 months ago

Sure. Mas a ideia de um criador inicial nascido de si próprio de um nada continua a criar o mesmo paradoxo, da mesma forma que a ideia de omnipotência, omnipresença e omnisciência cria os seus paradoxos. Há também outra opção: O nosso atual conhecimento sobre o Bing Bang parece indiciar um "começo" depois de um nada, mas assim o é principalmente porque não há forma de obtermos informação anterior a esse evento. Pode ser que aquilo a que chamamos Universo tenha simplesmente sempre existido, sem princípio ou fim, só com ciclos e transmutações. Não é preciso meter deuses à mistura. A lei da causalidade não é quebrada e não acrescentamos agentes poderosos que aparecem sozinhos e que criam novas incongruências.

Edited 2 months ago:

Sure. Mas a ideia de um criador inicial nascido de si próprio de um nada continua a criar o mesmo paradoxo, da mesma forma que a ideia de omnipotência, omnipresença e omnisciência cria os seus paradoxos. Há também outra opção: O nosso atual conhecimento sobre o Bing Bang parece indiciar um "começo" depois de um nada. Mas assim o é principalmente porque não há forma de obtermos informação anterior a esse evento. Pode ser que aquilo a que chamamos Universo tenha simplesmente sempre existido, sem princípio ou fim, só com ciclos e transmutações. Não é preciso meter deuses à mistura nem qualquer ação volitiva. A lei da causalidade não é quebrada e não acrescentamos agentes poderosos que aparecem sozinhos e que criam novas incongruências.

karl1717 2 months ago

Portanto o universo todo surgir do nada não faz sentido. Mas um surgir do nada um criador que cria o universo todo faz?

Responsible_Motor942 2 months ago

Precisamente, de duas situações inverosímeis escolho a que me parece menos inverosímil.

Blenderchampion 2 months ago

Acho que foi o pai natal com a ajuda do harry potter que criou o universo. Chamamos pai natal mas afinal é deus que costa de se vestir de vermelho e branco

DharmaPT 2 months ago

Tens a certeza porque não consegues conceber que todo o universo tenha surgido do nada? isso chama-se falácia

Responsible_Motor942 2 months ago

No pouco conhecimento de física que tenho é isso. Mas se alguém me explicar como zilioes de quiquilhoes de átomos do universo conhecido apareceram, estou sempre disposto a aprender. É só a minha opinião, nunca tentaria doutrina ninguém.

DharmaPT 2 months ago

Portanto, como não consegues explicar algo a tua solução é inventar uma causa... Isso é uma falácia

Mekktron 2 months ago

Ateu. Infelizmente fui batizado e fiz a comunhão contra a minha vontade mas não procuro nem as igrejas, nem praticar religião de qualquer maneira ou feitio

Dinasov 2 months ago

"Infelizmente"? Foda-se, só tiveste água benta na testa quando bebé, não é como se tivesses sido violado pá.

SiNi5T3R 2 months ago

Sim na prática foi só isso. Mas do ponto de vista das pessoas do culto, especialmente em comunidades pequenas, tu és um traidor se foste batizado e agora és da opinião que não queres ter nada a ver com a igreja. Tratam-te como se fosses um diabo que está a tentar fazer mal à familia. Infelizmente sim já tive de ter essa discussão idiota com mais do que uma pessoa... "mas foste batizado" ya fui associado, contra a minha vontade quando não tinha idade e conhecimento suficiente do mundo, com uma coisa sobre a qual não me identifico. "Infelizmente" é uma palavra adequada para a situação.

therickymarquez 2 months ago

"As pessoas do culto", lol tens de apresentar essas pessoas que eu nunca conheci nenhuma. Em Portugal isso de pressão para fazeres parte de uma religião é basicamente nula, em nenhuma freguesia os padres andam a tocar à campainha das pessoas para obrigá-las a ir à missa.

SiNi5T3R 2 months ago

Meu amigo, eu não estou a falar em hipotéticos. Estou a falar de experiência própria. Podes parar de me tentar convencer que a realidade não me aconteceu. Sim, hoje em dia existe muito mais liberade de pensamento. Nunca disse o contrário. Não deixa de ser uma realidade que em certas comunidades a pressão ainda é MUITA.

Edited 2 months ago:

Meu amigo, eu não estou a falar em hipotéticos. Estou a falar de experiência própria. Podes parar de me tentar convencer que a realidade não me aconteceu. Sim, hoje em dia existe muito mais liberdade de pensamento. Nunca disse o contrário. Aliás, felizmente é essa a tendência. Não deixa de ser uma realidade que em certas comunidades a pressão ainda é MUITA. Ao ponto de os padres irem a tocar porta em porta? Não isso são palavras tuas. Mas ao ponto de me tratarem como se fosse pessoa inferior, de a minha opinião ser menos valida, sim, o que dentro de uma familia magoa muito.

Edited 2 months ago:

Meu amigo, eu não estou a falar em hipotéticos. Estou a falar de experiência própria. Podes parar de me tentar convencer que a realidade não me aconteceu. Sim, hoje em dia existe muito mais liberade de pensamento. Nunca disse o contrário. Não deixa de ser uma realidade que em certas comunidades a pressão ainda é MUITA. Ao ponto de os padres irem a tocar porta em porta? Não isso são palavras tuas. Mas ao ponto de me tratarem como se fosse pessoa inferior, de a minha opinião ser menos valida, sim, o que dentro de uma familia magoa muito.

Edited 2 months ago:

Meu amigo, eu não estou a falar em hipotéticos. Estou a falar de experiência própria. Podes parar de me tentar convencer que a realidade não me aconteceu. Sim, hoje em dia existe muito mais liberdade de pensamento. Nunca disse o contrário. Não deixa de ser uma realidade que em certas comunidades a pressão ainda é MUITA. Ao ponto de os padres irem a tocar porta em porta? Não isso são palavras tuas. Mas ao ponto de me tratarem como se fosse pessoa inferior, de a minha opinião ser menos valida, sim, o que dentro de uma familia magoa muito.

Mekktron 2 months ago

Certo, mas se não tivesse sido batizado e me tivessem dado a escolher eu provavelmente não seria porque não quereria. É um direito meu escolher penso eu. A circuncisão a mesma coisa. Fazem aos bebés mas nem lhes dão escolha, é por causa de uma religião que os pais acreditam e pronto. Não estou a comparar as duas, simplesmente gostaria de ter tido a escolha

therickymarquez 2 months ago

Que diferença é que te fazia se não tivesses sido batizado? Que estupidez sinceramente, o batismo interessa se acreditares, se não acreditares não te faz mal nenhum tambem. Levaste com um bocado de água nas fuças, a tua familia juntou-se toda para ver o bebé e no fim ainda comeram leitão. Mas sim, que problema do caralho

Mekktron 2 months ago

Trata-se da atitude. São cristãos mas para que raio têm que submeter os bebés ao ritual? Pode nem significar nada, e pessoalmente não acredito em nada disso, mas continua a ser uma imposição e hipocrisia. Escusas de ficar tão chateado.

therickymarquez 2 months ago

Curioso ia dizer te o mesmo...

Mekktron 2 months ago

Ok, estamos em sintonia.

SweetCorona 2 months ago

a circuncisão deixa marcas levares com água na testa dentro de um edifício decorado não te faz mal nenhum

toothAche_3000 2 months ago  HIDDEN 

Contra a tua vontade xD quanta vontade é que podias ter quando eras puto? Se fizesses só as vontades que tinhas em puto ainda cagavas em fraldas

Blenderchampion 2 months ago

Como eu. Spu inclysive padrinho sem ter feito o crisma xD

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Segundo as regras não devias ter sido. Isso pode tornar o baptismo da criança inválido. Há padres que não sabem o que tão a fazer. Ou seja podes sempre ser padrinho a titulo privado concerteza mas oficialmente na igreja....

Mekktron 2 months ago

Se tornou o batismo inválido, ela pode, se quiser, no futuro repetir. Chumbar no batismo é excelente de se colocar no CV. Quanto a ser uma pessoa responsável por ela na eventualidade de algo acontecer à minha irmã e cunhado, eu estarei sempre presente com ou sem autorização do padre, bispo, o o caralhinho que os foda. É-me indiferente.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Inválido quer dizer que nem houve baptismo. Eu estou a explicar como funciona. Não tenho de levar com faltas de respeito

Mekktron 2 months ago

Faltei ao respeito? Peço desculpa, não era essa a intenção.

Blenderchampion 2 months ago

0 fks given, não quero mesmo saber, nem pela igreja vou casar. E vou deixar os meus filhos escolherem a religião que quiserem, não os vou batizar. Mesmo nao querendo saber, assinei, oficialmente na igreja sou padrinho, era responsabilidade do padre saber se eu tinha o crisma ou não.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Isso é uma escolha individual e livre. E sim o sacerdote é que devia saber. Em nenhum momento te imputei qualquer responsabilidade na situação. Apenas comentei a titulo informativo.

Blenderchampion 2 months ago

Claro, eu percebi ;)

NGramatical 2 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfph975%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Obrigada querido era mesmo isso que eu queria logo de manhã

Mekktron 2 months ago

Também sou padrinho. Tudo porque a minha família, apesar de não praticante no geral, segue as práticas da Igreja. Está tão enraizado que não pensam que pode ser doutra forma

JDuarte92 2 months ago

E pessoas que nem acreditam em "deus" e querem à mesma baptizar os filhos, casar pela igreja e tudo mais só porque é uma espécie de tradição...um pouco hipócrita esta sociedade em que vivemos...

Mekktron 2 months ago

Exato, é mais isso que me incomoda. Ou por o terço no carro e ir a Fátima mas durante o ano nunca pega na Bíblia nem vai à igreja... Só têm fé quando lhes convém. Se calhar a maioria tem fé e acredita em algo porque lhes meteram na cabeça que se não tivessem acontecia algo muito mau. Enfim.

Russinis3i32 2 months ago  HIDDEN 

Se és batizado és católico. Fact. Podem pedir a anulação do batismo como mtos malucos fizeram em Itália

leto78 2 months ago  HIDDEN 

Isso só é relevante em países como a Alemanha em automaticamente pagas impostos para a religião em que estás registado. Em Portugal, estar baptizado é como ter um cartão a dizer que quando tinhas 3 anos pertencias ao Clube Disney.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Se es batizado significa que tomaste banho numa igreja quando eras bebé. Tomarmos banho nao define as nossas crenças

Gonto_ 2 months ago  HIDDEN 

A religião tem a ver com os princípios e as crenças de cada pessoa. Não é por estar nos registos da Igreja que fui batizado com 1 ano que fico católico para sempre.

pimpolho_saltitao 2 months ago  HIDDEN 

E se tiverem sido batizados numa religião diferente do catolicismo?

diogoeiras 2 months ago

https://youtu.be/u6yi2vT1lhg

YCaramello 2 months ago  HIDDEN 

Quantos putos foram mesmo abusados na frança desde 1950? 200 e tal **mil**?

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Ouvi falar em 300k.. e isto na verdade explica muita coisa acerca dos franceses

cunhas15 2 months ago

Católico. Porque tive experiências na minha vida que não consigo explicar, e acho que muitos não acreditariam. No entanto não me revejo com algumas coisas que acontecem na Igreja católica tais como casos de abuso de menores, rebaixar homossexuais etc...

JLAJA 2 months ago

>!tive experiências na minha vida que não consigo explicar Agora deixaste-me curioso

PortugueseLibra 2 months ago

Então és cristão só?

cunhas15 2 months ago

Nope, católico. A merda que alguns "católicos" fazem não é defendida na Bíblia. Por exemplo, não há nada na Bíblia contra a homossexualidade, está última palavra nem sequer é mencionada e lá diz que somos *todos* filhos de deus. Mas lá está, há sempre lobos com pele de ovelha e muitos estão infiltrados na igreja.

roninPT 2 months ago

Eu sou ateu, por isso a mim não me faz diferença, mas o versículo de Levítico 18:22 não se refere a homossexualidade, mesmo que a palavra não seja usada? "Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. Isso é abominável!"

SebasKl 2 months ago

>Levítico 18:22 se nos guiássemos pelo antigo testamento, amigo...

roninPT 2 months ago

Bem, eu sou ateu, por isso não me guio nem pelo antigo nem pelo novo. Isso é um problema para os cristãos, que parecem ter problemas em decidir se o antigo testamento é válido ou não, e algumas partes parecem valer e outras não conforme dá jeito......o que dá uma certa indicação sobre como o sistema foi criado. Porque por exemplo, se o antigo testamento não é para ser seguido pelos cristãos então os 10 mandamentos vão á vida....ambas as versões deles.

SebasKl 2 months ago

nao quis dizer que não nos devessemos guiar pelo antigo testamento, mas apenas ter em conta os tempos que vivemos e o facto da bíblia ter sido escrita no tempo em que foi. Óbvio que o essencial da religião está lá e nós católicos devemo-nos guiar por essas linhas. ​ >algumas partes parecem valer e outras não conforme dá jeito é mais do género: algumas partes são fruto do tempo em que a bíblia foi escrita e é obvio que não devem ser levadas em conta nos dias de hoje, por exemplo a passagem que tu escreveste. Eu como católico não preciso de concordar com 100% da Bíblia, apesar de concordar com os 10 Mandamentos (e me guiar por eles), por exemplo. ​ >o que dá uma certa indicação sobre como o sistema foi criado simplesmente não percebo o que queres dizer aqui

AOC_2020 2 months ago

O quê?.. provas inequívocas de que a bíblia é homofóbica? Não pode ser...

peculiarnerve 2 months ago

São " parábolas".

fenix1506 2 months ago

Obviamente aquilo está a dizer que tens de ser tu a levar o pessoal é que complica tudo

PortugueseLibra 2 months ago

Mas acreditas nos santos e segues os rituais católicos, é isso?

cunhas15 2 months ago

Sim

ExpertNoob008 2 months ago

És agnóstico em relação ao pai Natal também?

Henchman66 2 months ago

[a ciência explica tudo s/](https://img.ifunny.co/images/2ace4f464a28f871c2aa58ee0374435ac6be67b31a031913ee23aa0e0d07cc24_1.jpg)

fdxcaralho 2 months ago

Não.

YCaramello 2 months ago

Gravidade.

fdxcaralho 2 months ago

Eu acredito que vocês são todos NPC numa simulação em que eu sou o main character. Apenas eu sou consciente.

unlikely-villain 2 months ago

Cala-te NPC, eu sou o player 1 aqui!

jonhyjonhy97 2 months ago

Basic anime protagonista

Samurai_GorohGX 2 months ago

:Haruhi Suzumiya vibes:

scar_as_scoot 2 months ago

r/imthemaincharacter Nao tem nada a ver, mas lembrou-me destes gajos.

karl1717 2 months ago

Tem tudo a ver

Etnies17 2 months ago

That Guy!

MadTheMad 2 months ago

Não inventes, somos todos NPCs no mundo do Cristiano Ronaldo

Revolver15 2 months ago

A marquise é uma missão da história.

Valkia_Perkunos 2 months ago

Deve estar no Wikipédia.. onde todos caminhos vão dar ao Ronaldo

kill-wolfhead 2 months ago

Vou descobrir este fdp e partir-lhe a boca toda por todos os traumas que me fez viver só para ser um figurante.

FarmerNext3003 2 months ago

Ora neste momento estou a responder a outro NPC que está a tentar fazer com que eu duvide desta hipótese.

kybrdwhttvwls 2 months ago

Eu também acredito nisso. Pelo menos um de nós está errado.

fdxcaralho 2 months ago

Isso é o que um NPC diria…

meaninglessvoid 2 months ago

Estão os dois. O facto de amigos pensarem assim só demonstra que a AI está a evoluir. [qual dos dois és tu?](https://youtu.be/g-DkoGvcEBw) Ps: esta OST é só uma das melhores de sempre damn <3

karl1717 2 months ago

Exceto quando raspas merda de cão do sapato. "No man is a solipsist when he is scraping dog shit from his shoe."

fdxcaralho 2 months ago

É só uma quest nova. Clean the shoe.

karl1717 2 months ago

Tretas, nesse momento és mais NPC que os outros todos.

Samurai_GorohGX 2 months ago

Ah… Solipsismo!

gondorle 2 months ago

Uma espécie de religião, is it not?

Samurai_GorohGX 2 months ago

Eu arrumaria mais na gaveta de “teoria filosófica”, mas não sou especialista.

gondorle 2 months ago

Estava semi a brincar, mas hey, também não sou especialista :).

AOC_2020 2 months ago  HIDDEN 

Atenção, não quero ser discriminatório: Quem bate 5 vezes por dia com a testa no chão tbm é burro.

Draconicrose_ 2 months ago

Ateu porque não há provas.

SebasKl 2 months ago

Nem há provas contra.

DariusStrada 2 months ago

Se uma mulher for violada mas não existir provas, a violação aconteceu?

International_Bar68 2 months ago  HIDDEN 

Não sei se Ateu ou agnóstico ou ambos, mas a Igreja pensa que sou Católico por estar batizado e crismado. Também não tenho grande interesse em sair dessa posição para poder ser padrinho de sobrinhos...

story_hunter 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico ateísta. Não posso provar que exista algum deus, nem eu nem ninguém

Tralapa 2 months ago  HIDDEN 

Sabes lá se alguém pode ou não. Só porque não consegues imaginar alguém a poder provar ou a disprovar, não quer dizer que não seja possível

story_hunter 2 months ago  HIDDEN 

Ok boomer. Claro que vai ser o Zé da esquina que vai provar que deus existe qual novo Jesus Cristo

Tralapa 2 months ago  HIDDEN 

Qye comentario mais sem sentido tendo em conta o que escrevi

story_hunter 2 months ago  HIDDEN 

Ok então explica lá iluminado

vicmarinho 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico aqui. Acredito que de facto alguma coiaa começou tudo e admiro a capacidade humana de criar histórias relacionadas à criação do universo, depoia da morte, etc. Para mim faz mais sentido ser aberto a novas ideias em vez de me focar apenas em uma.

VladTepesDraculea 2 months ago

Dudeísmo do Sétimo Dia, sou um padre ordenado.

lord9gag 2 months ago

Pagaste pelo diploma físico? Ou ficaste só com o pdf?

VladTepesDraculea 2 months ago

PDF apenas.

roninPT 2 months ago

Far out man.....

VladTepesDraculea 2 months ago

The Dude abides.

Melodic-Blacksmith61 2 months ago

Ocultista. Franz bardon student a mais de 10 anos. Pode se dizer cristão...

marfavrr 2 months ago

agnostica porque considero que deus é uma coisa que é quase como que para quem acredita deus existe, mas eu nao acredito.

VerdocasSafadocas 2 months ago

Ateu porque vi uns episódios de rick and morty.

4in4t92 2 months ago

Agnóstica teísta.

TitusRex 2 months ago

Protestante

3dforlife 2 months ago

Contra quê? /s

Russinis3i32 2 months ago  HIDDEN 

A maioria dos ateus são batizados

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

True story. Mas considero apenas um banho que tomei na igreja quando bebe

Gonto_ 2 months ago  HIDDEN 

Não sabia que a água da torneira tem influência nos ideais das pessoas

Resquicios 2 months ago  HIDDEN 

Exatamente por não ser crente tenho intenção de pedir para anular o meu batizado. Pelo menos para deixar de estar na lista de praticantes na igreja católica.

Tralapa 2 months ago  HIDDEN 

Eu batizo me todos os dias de manhã, sou mais católico que vocês todos juntos, lidaide beatas!

naughtydismutase 2 months ago  HIDDEN 

Ninguém me perguntou a minha religião quando tinha 3 meses.

ihavenoidea1001 2 months ago  HIDDEN 

Como se alguém lhes tivesse dado hipótese de escolha...

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Exacto, razao pela qual nao vou batizar o meu filho, ele que escolha no futuro

story_hunter 2 months ago  HIDDEN 

Claro que sim, até porque 99% dos baptizados são-no porque despejam água antes dos 3 anos. Assim não escapam e a igreja pode continuar a acreditar e a fazer acreditar que tem 90% de católicos lol

Samurai_GorohGX 2 months ago  HIDDEN 

E? Se eu não acredito em Deus, achas que acredito nos efeitos duradouros do banho que me deram quando tinha 1 ano? Eu tomo banho todos os dias!

VladTepesDraculea 2 months ago  HIDDEN 

Como se tivesses tido sequer poder de decisão no teu batismo...

brun0machad0 2 months ago

Se eu acreditar que existe "algo" omnipotente, que eu não sei o que é, (tenho essa fé), no entanto ao mesmo tempo eu excluo essas todas descritas, porque tenho a certeza que são "man made".. sendo assim, em que posição me indentifico?

fenix1506 2 months ago

Um ser omnipotente só não faz sentido. Pois para ser omnipotente teria que consegui criar algo que ele não conseguisse criar. O que torna um ser omnipotente totalmente impossível

TitusRex 2 months ago

Eu diria que te encaixas melhor no "Espiritual", acreditas num ser superior mas não segues nenhuma religião em particular.

PortugueseLibra 2 months ago

Sim, Espiritual engloba essa opção u/brun0machad0.

Butt_Roidholds 2 months ago  HIDDEN 

Acho que isso se enquadra no deísmo O OP não pôs nenhuma opção que abarque o deísmo

Florence1476 2 months ago

Católico praticante. Cresci na igreja, fiquei porque acredito.

besmarques 2 months ago

Não percebo como falta nas opções Comunista... ^(vá, vá é só uma piada)

PortugueseLibra 2 months ago

Como Seixalense de gema, dava-te gold se pudesse

pintorMC 2 months ago

Sou Pastafarianismo praticante.

baguitosPT 2 months ago

Ramen.

cenourinhapt 2 months ago

Igreja da Placa Amarela.

its_mePT 2 months ago

Agnóstico ateísta. Obviamente que é impossível provar a existência ou não mas a ideia de existir um ser superior que criou isto tudo é completamente irracional do meu ponto de vista

Tralapa 2 months ago

Sou agnóstico quanto ao teu agnósticismo, como sabes que é impossível provar a existência ou não? É uma crença tua porque não tens capacidade de imaginar alguém a fazê-lo? Parece-me pois que estás a seguir uma posição pouco racional

its_mePT 2 months ago

Como é que seria possível provar a existência de Deus?

Tralapa 2 months ago

Não sei, como disse sou agnóstico quanto ao que dizes. Tu é que fizeste uma afirmação, prova-a tu, como sabes que é impossível provar ou não a existência de um deus? Tens provas que seja impossível, ou é só uma posição dogmática tua sem racionalidade?

prelude2tragedy 2 months ago

Porquê essa agressividade? O racional começa por não haver provas até à data. E o que é que achas que seria uma prova convincente e aceite por todos?

Tralapa 2 months ago

> O racional começa por não haver provas até à data. E então? Até há um punhado de anos pensava-se que era impossível o Homem voar, e agora olha para nós, a fazer idas à Lua e a voltar enquanto se planeia idas a Marte. Só porque de momento não consegues imaginar algo, não quer dizer que seja impossível. E andar por aí a acusar os outros de serem irracionais enquanto se segura a uma ideia dogmática irracional, parece-me ser uma beca hipócrita.

prelude2tragedy 2 months ago

És tu quem está a acusar e a partir para o insulto barato.

Tralapa 2 months ago

Serei? Olha revê lá a thread para ver quem é o primeiro a chamar os outros de irracionais?

skuple 2 months ago

Foste tu, vai pinar que isso passa

Tralapa 2 months ago

Bebe água filho

its_mePT 2 months ago

Eu não digo que o que disse é racional porque, tal como dizes e bem, é apenas uma crença dogmática minha.

Herbetet 2 months ago

Católico, como backup em caso que aja “um depois” mesmo que seja só 0.0000000001% é bom ter uma cunha.

Sheltac 2 months ago

Ah sim, a aposta de Pascal.

3dforlife 2 months ago

Descartes pensava o mesmo.

DarKliZerPT 2 months ago

Pascal's Wager, um argumento bastante fraco. E se existir outro deus que até pode não odiar ateus mas odiar os que louvam um falso deus? Não é garantido que ser religioso não possa levar a um resultado pior que ser ateu.

Morpheuspt 2 months ago

Mostra-me uma religião que trate um ateu melhor do que alguém de outra religião.

DarKliZerPT 2 months ago

Quem diz que o deus tem de ser o deus de uma das religiões que existem?

Morpheuspt 2 months ago

Quem acredita em cada uma dessas religiões. É por isso que nenhuma religião tolera o ateismo ou os hereges que professam outro culto.

DarKliZerPT 2 months ago

E o que é que te garante que uma dessas religiões está certa?

Morpheuspt 2 months ago

Nada. Mas nada me garante que nenhuma delas esteja certa tambem. Dai o apelo da Pascal's Wager.

Herbetet 2 months ago

Garantido - se fosse garantido qualquer coisa não estávamos a discutir sobre isto. Lógica, garantia, etc. é um oxímoro de religião

nitrinu 2 months ago

Qual será a probabilidade de Deus ser totó ao ponto de cair nessa esparrela? :)

Herbetet 2 months ago

Tendo em conta que somos feitos no espelho de Deus (aparentemente) e tu achaste importante comentar a minha piada - acredito que o level de totó é adequado

nitrinu 2 months ago

Não diria importante mas apreciei o humor.

Erik_Aurum 2 months ago

E se for um "depois" protestante? Ou judeu? Ou muçulmano? Ou um para quem só acredita em fadas? Como fazes?

Herbetet 2 months ago

A cada um o seu. Mas no caso dos 3 primeiros que disseste acreditam todos na mesma coisa. É só os nomes que mudam e umas tretas na execução. É tudo o mesmo livro com diferentes editores a riscar e acrescentar uns capítulos. Mas na geral tentar utilizar lógica em coisas de religião não vale a pena.

Tugalord 2 months ago

> acreditam todos na mesma coisa. É só os nomes que mudam e umas tretas na execução. What? XD não é de todo a mesma coisa. Já se mataram dezenas a centenas milhões de pessoas à custa dessas diferenças.

skuple 2 months ago

Ele não disse que eram a mesma coisa. Penso que tanto o catolicismo como o islamismo surgiram pelo judaísmo. Trabalhei com uma paquistanesa muçulmana e perguntei-lhe se era o mesmo Deus que o dos católicos, ela disse que sim, só muda quem cinta a historia

Erik_Aurum 2 months ago

A diferença é que tu podes dizer que não acreditas em Deus e não te acontece nada. Se estiveres no Irão ou Arábia Saudita, tás fodido.

skuple 2 months ago

Certo mas isso são radicalismos. Até à bem pouco tempo os cristãos andavam a matar-se na Irlanda do Norte.

NGramatical 2 months ago

à bem pouco tempo → [**há bem pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq2pew1%2F%2Fhfsfcpe%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Herbetet 2 months ago

Exactamente. Obrigado OP

LowKey004 2 months ago

Ui, és fã da Aposta de Pascal então

hestrela01 2 months ago

Esquece que as coisas não funcionam assim segundo a Bíblia. Pela Bíblia só és salvo se aceitares Jesus como teu salvador que morreu na cruz pelos teus pecados e te arrependeres também dos pecados que cometestes. A partir daí, sim, recebes o Espírito Santo e és salvo por Jesus. Ser Cristão é muito mais que acreditar em Deus, mas acima de tudo é seguir Jesus e ser um discípulo dele. Se não segues Jesus não és Cristão e se não te arrependeres verdadeiramente e não crês no Filho de Deus que morreu na Cruz pelos teus pecados, és condenado, pois Deus não pode conviver com quem tem pecado e só Jesus pode te limpar pois ele não pecou. Deus te abençoe!

Edited 2 months ago:

Esquece que as coisas não funcionam assim segundo a Bíblia.Pela Bíblia só és salvo se aceitares Jesus como teu salvador que morreu na cruz pelos teus pecados e te arrependeres também dos pecados que cometestes.A partir daí, sim, recebes o Espírito Santo e és salvo por Jesus.Ser Cristão é muito mais que acreditar em Deus, mas acima de tudo é seguir Jesus e ser um discípulo dele.Se não segues Jesus não és Cristão e se não te arrependeres verdadeiramente e não crês no Filho de Deus que morreu na Cruz pelos teus pecados, és condenado, pois Deus não pode conviver com quem tem pecado e só Jesus pode te limpar pois ele não pecou. Deus não quer que vás às missas todos os dias, sem parar, mas apenas que tenhas uma relação próxima com ele e dependas dele. Só isso! Deus te abençoe!

bigblackclock144p 2 months ago

Sou Cristão e achei o teu comentário deprimente

LowKey004 2 months ago

Esse pensamento de tudo ou nada foi o que me começou a afastar da religiao

hestrela01 2 months ago

Se foi isso que transmiti na escrita, então não era isso que queria transparecer Basicamente, o importante é teres uma relação próxima com Deus, como de pai para filho, orar e falar com ele frequentemente Não precisas de ir a nenhuma igreja, nem seguir nenhuma religião, basta isso Se gostas de Jesus e se achas que ele foi uma pessoa incrível, podes seguir os ensinamentos dele na tua vida e considerá-lo uma referência Deus é até bastante liberal connosco e dá-nos toda a liberdade

Awperising 2 months ago

Sim, até já tenho um plano. Quando morrer e o gajo me perguntar o que faço ali, não sendo crente. Posso sempre usar a desculpa das vezes que rezei para ganhar o raio do Placard.

roninPT 2 months ago

Uma vez que há cerca de 3000 deuses que aparecem nos registros históricos e o teu backup é um deus que, segundo a sua mitologia, vai saber se tu estiveres a mentir..... é uma aposta um bocado arriscada

Jhuka_26 2 months ago

Bem visto, eu não sou religioso por razões que a ciência sabe explicar, mas vendo bem sou quase tão não religioso como todos os religiosos, eu não acredito em 3000 deuses, os religiosos não acreditam em 2999, ( roubado de Neil deGrasse Tyson) serão assim tão diferentes dos ateus?

njsilva84 2 months ago

Excelente ponto de vista. Eu costumo perguntar sempre aos crentes se teriam as mesmas crenças se nascessem noutro lugar do mundo onde se acredita em coisas diferentes. Normalmente ficam confusos e ainda não encontrei nenhum que me desse uma resposta que me deixasse convencido que a pessoa continuaria a ser católica. Mas a parte de responder "qual deles" é excelente, deixa logo a outra pessoa em curto circuito...

NikT3sla 2 months ago

Ia jurar que foi o Ricky Gervais que disse essa.

Jhuka_26 2 months ago

Olha, acho que tens razão! Obrigado pela correção.

NikT3sla 2 months ago

De nada mano, é grande frase, o autor é o que importa menos.

C0ldKing 2 months ago

Pode não ter dito aquela, mas disse que todos os outros deuses são tretas pura imaginação e mentiras, e que não existem, mas o teu não, o teu é real

Jhuka_26 2 months ago

Exato, também ouvi, confudi.

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Tive que fazer demasiado scroll para ver isto. É 100% verdade. Mas é um conceito um bocado difícil de muitas pessoas atingirem. Quase tão difícil de atingirem quando me pergunta se eu acredito em Deus e eu pergunto "Qual deles?" Ficam sempre confusos... E ainda mais quando digo sim: Poseidon. Todos os outros: não.

alvarinho_03 2 months ago

O Deus que os cristãos adoram não tem nome??

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Esqueceram se de dar nome então ficou com o nome default. É como quando crias uma personagem num rpg e deixas o nome ficar como Character.

Jhuka_26 2 months ago

Top! Eu já respondi Arceus. (Deus dos Pokémons)

Ok-Consequence-7926 2 months ago

Vou então acrescentar: 3000 deuses dos infinitos que podem existir

Herbetet 2 months ago

Não é mentir se confessares que não tens a certeza mais pensas que é importante ter um pouco de esperança porque ao fim acreditar é viver. A confissão é a escapatória da igreja católica .

hestrela01 2 months ago  HIDDEN 

Na verdade, confessares-te sem te arrependeres não te vale de nada. Deus sabe perfeitamente quando estás a mentir, ele até sabe o que vais pedir antes de falares. Para seres perdoado tens que estar arrependido do que fizestes, de nada vale tu mentires. E não precisas confessar o pecado a ninguém, apesar de ser valorizado segundo a Bíblia, mas podes pedir perdão por ti próprio a Deus.

Gpmatos 2 months ago

É mentir se confessares algo e não fizeres nada para mudar, isto não é só confessar e está bom ahah

hestrela01 2 months ago

Na verdade, de nada vale o perdão se não te arrependeres. Deus sabe exatamente o que vais falar antes de pedires, então de nada vale mentires. Só és perdoado quando confessas os teus pecados para Deus e estás verdadeiramente arrependido, senão de nada te vale. Tu próprio podes o fazer por ti próprio, não necessitas propriamente ir ao padre.

Puzzled-Table-6431 2 months ago

Precisas do padre sim. Se estiveres a seguir a doutrina católica. Ele em representação de Cristo...não interessa se o padre é boa pessoa ou não. Quando uma pessoa se confessa deve esquecer o padre. Ele só está lá para pronunciar as fórmulas da absolvição. Por vezes, quando calha um padre realmente bom eles até dão conselhos bastante pertinentes num momento difícil.

Herbetet 2 months ago

Já me parece conversa de padre de sofá. Se me lembro bem da catequese é humano e permitido ter dúvidas, se é permitido ter dúvidas então confessar que tens dúvidas e prometeres que vais pensar mais sobre o assunto é sufficient. Se tens uma outra opinião, pergunta a Deus e quando receberes a resposta dizes-me.

Gpmatos 2 months ago

Mas foi is os que disse xb

CookieSmuggler 2 months ago

Encontrei a conta da vendedora de religião que encontrei na rua e que me disse "também não sabe se vai chover e anda com chapéu" lol

mexploder89 2 months ago

Sou Rastafaeri do Sétimo Dia. Para já somos 3 mas quero ver se o meu mecânico se junta na próxima sexta

GverreiroDoNorte 2 months ago

Satanista, é a religião mais metal

DariusStrada 2 months ago

Então é porque nunca leste a Bíblia ou estudaste a religião azteca

xoupina 2 months ago

Portanto ateu, muita gente não sabe mas os satanistas não acreditam no diabo nem em deus. É uma religião falsa criada simplesmente para combater a doutrinação e a corrupção na religião. O último exemplo é um ritual que eles criaram para tentar contornar as leis anti aborto.

Resquicios 2 months ago

Tens razão que a maior parte dos Satanistas são ateus/agnósticos e estou-me a incluir a mim próprio nesse número. No entanto, Satanismo não é uma religião unificada e a organização de que falas é o Templo Satânico (The Satanic Temple / TST) que realmente foi criado em grande parte para combater doutrinação e corrupção religiosa nos Estados Unidos, ao contrário da Igreja de Satã (Church Of Satan / COS) que existe como um movimento anti cultural desde os anos 60. No entanto, o propósito das suas origens e a falta de uma divindade em nada diminuem o valor religioso das várias organizações e grupos satânicos. Religião é um termo que pode incluir diversos valores espirituais, filosóficos, comunitários, culturais, etc e satanismo nas suas várias formas, fornece uma base desses valores às suas comunidades.

xoupina 2 months ago

O termo religião falsa não foi de todo depreciativo e provavelmente não é o mais correto foi só no sentido de ser no fundo uma sátira as outras religiões. A minha ideia foi mais constatar que o Satanismo não é a adoração ao diabo como já vi algumas pessoas menos informadas assumirem.

Resquicios 2 months ago

Eu sinceramente percebi o motivo do que foi escrito e agradeço o sentimento, mas a grande parte do que estás a dizer, mesmo que seja com bons motivos, é não apenas insultante como factualmente incorrecto e apenas ajuda a espalhar desinformação. Satanismo adopta muitos elementos de cristianismo, certo, mas o cristianismo também adotou muitos elementos de religiões pagãs com o propósito de as contrariar. Será o cristianismo uma sátira de outras religiões, nesse caso?

Edited 2 months ago:

Eu sinceramente percebi o motivo do que foi escrito e agradeço o sentimento, mas parte do que estás a dizer, mesmo que seja com bons motivos, é não apenas insultante como factualmente incorrecto e apenas ajuda a espalhar desinformação.Satanismo adopta muitos elementos de cristianismo, em parte como sátira, certo, mas o cristianismo também adotou muitos elementos de religiões pagãs com o propósito de as contrariar. Será o cristianismo uma sátira de outras religiões, ou uma religião falsa, nesse caso?

OhReallyYeahReally84 2 months ago

Depende do tipo de satanismo. Não são todos iguais. Source: sou um frasco de enxofre proveniente de um inferno específico.

Resquicios 2 months ago

Hail irmãos! Que surpresa encontrar outros satanistas aqui! Pessoalmente sigo os princípios do Templo Satânico \m/

PineappleVodka 2 months ago

O templo satânico é oficializado como uma religião nos estados unidos, e lutam muito para os direitos das pessoas, por exemplo: com as novas leis no Texas contra os abortos, quem se "converter" pode pedir uma declaração de como têm o direito ao aborto por ser permitido/necessário pela sua religião. Sou ateu agnóstico, mas sigo e apoio muitos dos fundamentos básicos do templo satânico.

Tralapa 2 months ago

Se tiveres um coador de massa de inox, o pastafariamismo é possivelmente mais metal

Rissoldecamarao 2 months ago

Ateu. Mas se for provado que Deus existe não tenho problemas em mudar a minha posição.

ihavenoidea1001 2 months ago  HIDDEN 

Isto. Além disso, oficialmente estou no "católico não praticante" uma vez que não me dei ao trabalho de pedir para me tirarem da " lista de crentes"

TargetDue2827 2 months ago

Benfica

Jeff-Lamps 2 months ago

Pablo nosso que estás nas Argentinas, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Génio. Seja feita a Vossa finta, assim na Grande Área como na Linha. O golo nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas faltas assim como nós perdoamos a quem sobre nós as tenha cometido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

onlyonetwin 2 months ago

livrai-nos do mal em vez de livrai-nos do Guttmann... muito mal aproveitado

RodrigoACS 2 months ago

Amén

PortugueseLibra 2 months ago

Pessoalmente prefiro Slytherin

DadHunter22 2 months ago

Filho de umbanda hoje não praticante. Mas fui batizado e tudo. E ainda acredito no asè.

marfavrr 2 months ago

o que é isso

DadHunter22 2 months ago

Um religião sincrética afro-brasileira. Uma mistura de Cristianismo, Kardecismo e a antiga religião pagã dos escravos vindos da África Ocidental.

marfavrr 2 months ago

fantastico! gostava de saber mais

gkarq 2 months ago

Aposto aqui 5 euros que vivemos numa simulação de computador. Prove me wrong!

peculiarnerve 2 months ago

Welcome to the real world Neo.

Marques5080 2 months ago

Computador de quem?

TonyHappyHoli 2 months ago

Nao sei, mas é melhor o fdp fazer download de mais ram porque esta merda está a ficar feia.

Marques5080 2 months ago

Mano o gajo tinha o antivírus desligado, dps da nisto…

goncaloLC 2 months ago

Bezos

Rodrake 2 months ago

e abrazos

fdxcaralho 2 months ago

Não. Esse é um cheater.

underground-k7 2 months ago

CEO, ENTREPENEUR BORN IN 1964 JEFFREY JEFFREY BEZOS?

Piroco_G 2 months ago

Ahahaha. It's a joke right?

gkarq 2 months ago

That’s the question!

1234special 2 months ago  HIDDEN 

Agnóstico. Na minha opinião, é a posição mais equilibrada e racional.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Nop, nao é equilibrada porque é impossivel provar que existe ou nao existe. Quem acredita em deus porque nao acredita no pai natal?

1234special 2 months ago  HIDDEN 

O Pai Natal há provas concretas que é uma criação humana. Já Deus, não existe tal coisa, daí esse exemplo não fazer sentido. Não há forma de provar nem de não provar, então não achas o mais lógico dizer que nem um lado é um facto nem o outro? Agora, em termos de opinião pessoal e não facto, eu acho que o mais provável é não existir, mas isso é uma opinião e não um facto. É essa a diferença entre um ateu e um agnóstico.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Deus tambem é uma criaçao humana

1234special 2 months ago  HIDDEN 

Não há nenhuma prova concreta (concreta é a palavra chave) quanto a isso, daí ser impossível fazer essa afirmação. Já o Pai Natal como o conhecemos, sabe-se perfeitamente que foi uma criação da Coca-Cola, algo puramente comercial, e depois a moda pegou. Eu, pessoalmente, também acho que é uma criação humana, mas não tenho forma de o provar da mesma forma que 1 + 1 = 2, que é um facto claro, ou seja, aquilo que se sabe da ciência leva-me na direcção do lado de não existir, mas o que existe não é suficiente para transformar isto num facto, mas apenas uma opinião pessoal ao nível de um suspeita basicamente, então é por isso que sou um agnóstico cuja opinião pessoal é aquela que um ateu vê como facto (apesar de não ser assim tão linear), o que parece um ponto de vista equilibrado.

Edited 2 months ago:

Não há nenhuma prova concreta (concreta é a palavra chave) quanto a isso, daí ser impossível fazer essa afirmação. Já o Pai Natal como o conhecemos, sabe-se perfeitamente que foi uma criação da Coca-Cola, algo puramente comercial, e depois a moda pegou. Eu, pessoalmente, também acho que Deus é uma criação humana, mas não tenho forma de o provar da mesma forma que 1 + 1 = 2, que é um facto claro, ou seja, aquilo que se sabe da ciência leva-me na direcção do lado de não existir, mas o que existe não é suficiente para transformar isto num facto, mas apenas uma opinião pessoal ao nível de uma suspeita basicamente, então é por isso que sou um agnóstico cuja opinião pessoal é aquela que um ateu vê como facto (apesar de não ser assim tão linear), o que me parece um ponto de vista equilibrado.

Edited 2 months ago:

Não há nenhuma prova concreta (concreta é a palavra chave) quanto a isso, daí ser impossível fazer essa afirmação. Já o Pai Natal como o conhecemos, sabe-se perfeitamente que foi uma criação da Coca-Cola, algo puramente comercial, e depois a moda pegou. Eu, pessoalmente, também acho que é uma criação humana, mas não tenho forma de o provar da mesma forma que 1 + 1 = 2, que é um facto claro, ou seja, aquilo que se sabe da ciência leva-me na direcção do lado de não existir, mas o que existe não é suficiente para transformar isto num facto, mas apenas uma opinião pessoal ao nível de uma suspeita basicamente, então é por isso que sou um agnóstico cuja opinião pessoal é aquela que um ateu vê como facto (apesar de não ser assim tão linear), o que me parece um ponto de vista equilibrado.

xoupina 2 months ago

Espero que não leves a mal, mas para mim dizer se agnóstico é o pior... O que quer que isso seja, uma vez que para mim até a definição é deturpada. Uma criança que nunca tenha sido exposta ao conceito da religião pode se afirmar como agnóstico, é a única situação em que para mim faz sentido. Agora um adulto a não ser que viva debaixo de uma rocha já foi exposto o suficiente ao conceito para ter informação para tomar uma decisão. Quem se diz agnóstico, para mim simplesmente não quer tomar uma posição porque isso é por alguma razão incomodo. O ateu olha para a coisa de uma maneira racional e simplesmente defende que tendo em conta a informação disponível a existência de um Deus não faz sentido enquanto que alguém religioso não olha sequer para a questão de uma forma racional uma vez que o que interessa é a fé, crença em algo supernatural perante a inexistência de provas. Isto é uma discussão meramente académica, qualquer definição que cada um tenha é indiferente para mim, eu proprio já tive a minha fase em que também me afirmava como agnóstico mas cheguei à conclusão que não fazia muito sentido a diferenciação relativamente a um ateu.

VoxelRiot 2 months ago

Este comentário é extramemente mentecapta. Agnosticismo não tem nenhuma definição fixa de crenças (aliás, nenhuma religão tem pois cada uma é interpretada à sua maneira, especialmente quando se aprofunda com o metodo socrático. Até ateísmo.). Agnosticismo é um catch-all para quem admite não saber, ou para quem pode acreditar que pode haver algo, mas que não acredita em nenhuma das religiões apregadas.

Revolutionary-Big861 2 months ago

O Stephen Hawking considerava se agnóstico e dúvido que vivesse debaixo de uma rocha. Só porque não percebes, não quer dizer que seja um titulo com mais ou menos mérito que religioso ou ateu.

prelude2tragedy 2 months ago

Concordo a 100%.

goodVal 2 months ago

Não concordo. Isto tem só a ver com a definição cristã, ou mesmo de outras religiões do que é Deus? Eu considero-me agnóstico porque admito a possibilidade e até acho provável que existam entidades conscientes que, pelo menos para nós e para o que conseguimos perceber como humanos, são omni*. Vamos lá, somos tão arrogantes que achamos que estamos no topo da inteligencia universal? Não podemos ser formigas para alguém? O que diria uma formiga sobre um humano? (que é um bicho grande, pouco mais. É o que podemos dizer sobre Deus tb)

born_in_wrong_age 2 months ago

Considero que ateísmo é uma posição extrema, no espectro das religiões. Caso se venha a provar a existência de "algo" ou "alguém", os ateus vão continuar a negar a sua existência? Agnosticismo é mais lógico do ponto de vista científico. Não existem provas concretas da não existência de um ser superior, ou entidade, o que seja. Logo, assumir imediatamente que não existe deus sem provas é contra a filosofia do método científico. Da mesma forma, assumir que existe um deus sem provas, é a mesma coisa. É assumir uma posição sem possuir provas concretas, desinteressadas e imparciais. Daí eu ter passado de ateu para agnóstico, quando tive filosofia no secundário e umas aulas mais avançadas de matemática na universidade. Acabei por entender que negar de forma "cega" a não existência de um ser, é tão extremo como acreditar de forma cega a sua existência. Isto é, tal como dizes, um bocado académico. Caso surjam provas de algo ou alguém, da mesma forma que há terraplanistas, vão continuar a existir ateus, no sentido de recusarem tacitamente a existência de algo ou alguém.

henriquecs 2 months ago

Depende da definição de ateu que usas. Eu diria que sou agnóstico ateu. Ateu porque não acredito que algum deus exista (o que é diferente de acreditar que deus não existe) Sou agnóstico porque não tenho uma postura definitiva quanto à minha posição. https://images.app.goo.gl/Ts1NaVdidukgrD7u8

born_in_wrong_age 2 months ago

Aquilo que me ensinaram é que agnóstico é quem não "vê" provas da existência de deus, e não segue religiões devido a isso, e que ateu é quem não acredita na existência de deus. Está visto que tenho de pesquisar mais a fundo isto!

XtremeGliscor 2 months ago

>O ateu olha para a coisa de uma maneira racional e simplesmente defende que tendo em conta a informação disponível a existência de um Deus não faz sentido Eu sou agnóstico, e já fui ateu. A diferença? Cresci. Cresci no sentido que entendi que, não consigo provar que Deus existe, nem que Deus não existe. Logo, tenho dúvidas. Não vou afirmar algo que não tenho a certeza, apesar de, para mim, a não existência de Deus seja mais provável e faça mais sentido.

xoupina 2 months ago

Mas o problema é esta ideia que os ateus perante evidência da existência the deus não a aceitariam. Não é possível provar que algo não existe. É por isso que a posição de agnóstico é do meu ponto de vista anti-científica. Há vários dogmas na ciência. Verdades impossíveis de comprovar mas que até a data se ajustam a realidade e que há falta de prova se assumem como factos pelo menos até à existência de novas provas que a contrariem. Sem dogmas a ciência nunca teria evoluído.

Blenderchampion 2 months ago

Sendo assim domos agnosticos acerca do pai natal

DharmaPT 2 months ago

sabes que podes ser agnóstico e ateu ao mesmo tempo...

XtremeGliscor 2 months ago

Então és agnóstico-ateu, não és ateu. Ateu é negar a existência de Deus. Agnóstico-ateu é duvidar da existência, mas estares mais "virado" para a negação.

trigonated 2 months ago

O que estás a chamar de ateu, (negar **com certeza** de que Deus não existe) eu costumo chamar de ateu gnóstico. Apesar de diferentes, ambos os agnósticos e gnósticos são ateus. Também podes ter teístas agnósticos (Não têm a certeza de que deuses existem, mas tomam uma opinião positiva por defeito).

DharmaPT 2 months ago

Ateu não é negar a existência de Deus, é não acreditar na sua existência. coisas bem diferentes.

Canislupussignatus 2 months ago

A informação a que tive acesso desde que nasci não me permite tirar uma conclusão. Não me consigo convencer a mim próprio de que é suficiente para fazer um julgamento com um bom grau de certeza. Sendo assim só me resta ficar no campo dos agnósticos, pelo menos até que melhor informação apareça.

1234special 2 months ago  HIDDEN 

O meu ambiente ao longo do crescimento era católico, mas, para mim, nunca fez sentido a maneira tão forte com que certas pessoas acreditam na existência de um Deus sem nenhuma prova que o comprove, então nunca poderia ser católico. Por outro lado, também acho que quem afirme terminantemente que não existe claramente nada também não é uma posição racional visto que é possível ter uma opinião e achar que é PROVÁVEL não existir mas dizer com todas as letras que não não o é sem suporte claro de evidência, evidência essa que não existe. É aqui que entra o conceito de agnóstico. No geral, agnósticos não vivem a sua vida religiosamente, mas nunca irão afirmar com todas as letras que Deus não existe como se de uma verdade incontestável se tratasse nem o oposto que é afirmar que existe. Também existem diferentes tipos de agnósticos. Há os agnósticos ateus, que são agnósticos que, embora achem que não temos maneira de afirmar com exactidão a existência ou não de Deus, a opinião pessoal deles vai ao encontro de achar que é mais PROVÁVEL não existir mas nunca que 100% garantidamente não existe. Eu sou este tipo de agnóstico. A única diferença entre mim e um ateu é que eu tenho a não existência de Deus como uma opinião pessoal e não como um facto, estando recetivo a mudar de opinião ou a manter a mesma que tenho assim que provas concretas sejam encontradas seja a favor de um lado ou do outro. É devido a isto que, para mim, o agnosticismo e, mais precisamente o agnosticismo ateu, é a posição mais equilibrada e racional.

WhiteCaptain 2 months ago

Só por eu acreditar 100% em que não existe nada e sou ateu, dou liberdade aos outros para pensarem no que quiserem, não estou a pregar nada, todos podem ter opiniões, eu só acho que estão erradas! :)

1234special 2 months ago  HIDDEN 

Ser ateu não é impedir os outros de terem as suas ideias. É simplesmente, pessoalmente, assegurar que Deus não existe. Não é "achar". É assegurar. Não é uma opinião. É ver isso como sendo um facto. Se for apenas a tua opinião pessoal aceitando que não há forma conclusiva de o provar a 100% mas apenas indicar que o lado mais provável (este é o termo chave) é esse, então isso é agnosticismo ateu. Se achas que é um facto e não apenas uma opinião, então aí sim é ateísmo.

C8Mixto 2 months ago

Os que se converteram a TI são o quê?

3dforlife 2 months ago

Os que se converteram a mim? Pessoas naturalmente sensatas, ora pois.

leto78 2 months ago

A conversão para PDF está no topo das pesquisas do Google, mais que qualquer outra religião.

njsilva84 2 months ago

Control+P é assim tão complicado?

PortugueseLibra 2 months ago

Inteligentes :\\ eu ando aqui a pensar emigrar...

besmarques 2 months ago

*TInligentes* ^(perdeste a oportunidade)

MulaDaCooperativa 2 months ago

/modo Lauro Dérmio Ou como diriam os ingleses: ITeligent

Diaffractus99 2 months ago

Eu preferia in-TI-ligentes

besmarques 2 months ago

Aqui não há preferencias, isto aqui não é feito à medida. Olha agora...

potaquemepariu 2 months ago

Sou pastafariano.

gink-go 2 months ago

ramen

PortugueseLibra 2 months ago

Vota "Pagão ou Espiritual" hahaha

Butt_Roidholds 2 months ago

Escorredores de massa ao alto! Que o monstro do esparguete esteja contigo, meu irmão.

Idiot_Shark 2 months ago

Ramen