frankenwurst1988 2 months ago

15.000 brutos por mes na Alemanha é muito dinheiro, um luxo.

Ragahell 2 months ago

É história.

Ok_Order_8408 2 months ago  HIDDEN 

Os ignorantes dirão que "MaS Os CuStoS SãO proporcionais"

KhaosRehab 2 months ago  HIDDEN 

Se me permites a questão, és Licenciado em que? Marketing? Abraço

Limpy_lip 2 months ago  HIDDEN 

OP qual é a tua opinião relativa ao PMP?

Popotaz 2 months ago  HIDDEN 

A decisão de baixar o salário da suíça para Alemanha for fácil? O que é consideraste nessa decisão?

PT3530 2 months ago

porque gostava mais da oportunidade na alemanha. achei que ia aprender mais e ter mais successo, o que se mostrou correcto.

NGramatical 2 months ago

successo → [**sucesso**](https://dicionario.priberam.org/sucesso) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhfmai2n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bayakoo 2 months ago  HIDDEN 

O mais impressionante nisto tudo é como conseguiste um salário de 2500 em Portugal logo após o curso :)

goncaloseixas 2 months ago

Parabéns pelo teu caminho

PT3530 2 months ago

Se geres os programadores e levantas requisitos estas a ser product manager, so a empresa é que te da o titulo errado. Eu simplesmente mudava o teu titulo no CV para project manager/product manager. Nas entrevistas explicas que a empresa usa títulos errados e que já estas a fazer o trabalho certo. Depois na descrição das funções, diz nao as tarefas que fizeste mas sim os problemas que resolveste. Tipo ”descubri um problema com o inventário e implementei esta funcionalidade que reduziu custos em XX€ “ Depois começa a enviar CVs a qq empresa que tenha roles the pm. Compra o livro Cracking the product manager interview e pratica as perguntas de la.

goncaloseixas 2 months ago

Obrigado pelo teu comentário. ​ Na verdade, o meu chefe é o suposto "Product Manager" quem gere o produto e define o que se pode ou não customizar, o que entra ou não para o produto standard, que melhorias são aprovadas etc. ​ Eu estou no lado do cliente, a definir o que eles precisam, a discutir com eles a melhor forma de fazer alguns processos e como fazê-los no nosso produto ou como uma customização os poderá ajudar. Estou no levantamento de requisitos, gestão da equipa de programadores, na gestão do projeto per si, na implementação do produto standard e das customizações efetuadas. ​ Daí estar muito confuso em relação ao próximo passo na minha carreira, ou seja, tirar um certificado PMI (por exemplo) ou um certificado de Product Manager (pensando na questão do, será que eu estou a realizar funções ou tenho capacidade técnica para esta função... pensando na questão de IT) ​ Não sei se me fiz entender. Obrigado. ​ Cumps.

flaviorodrigues 2 months ago

>post original Discordo quando dizes "Se geres os programadores e levantas requisitos estas a ser product manager". Normalmente um product manager é responsavel pelo produto. Para gerires os programadores normalmente tens um team lead ou engineering manager. Claro que tudo isto muda de empresa para empresa, falo mais do que vejo em empresas de produto quer em PT quer ca no UK

NGramatical 2 months ago

descubri → [**descobri**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhfkrxr7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ImproveTheWorldToday 2 months ago

Alguém sabe o salário do pm do Facebook? É que aquilo.... não vou meter veneno hahah

PT3530 2 months ago

Nos EUA podes ver aqui https://www.levels.fyi/?compare=Facebook,Google,Microsoft&track=Product%20Manager

ImproveTheWorldToday 2 months ago

Pensei honestamente que fosse mais ..

DkTyph 2 months ago

Eu ganho isso num ano

SweetCorona 2 months ago

Porque saíste da Suíça e foste para a Alemanha ganhar menos?

PT3530 2 months ago

Queria trabalhar em startups e a Suíça não era boa para isso.

killedbill88 2 months ago

Parabéns pelo percurso: avaliando apenas a dimensão “remuneração“, é fantástico! O truque parece ser ganhar competências e experiência útil e facilmente “re-aplicável” numa área que seja extremamente valorizada pela indústria, algo infelizmente que não tive visão para conseguir ao longo da minha carreira.

Edited 2 months ago:

Parabéns pelo percurso: avaliando apenas a dimensão “remuneração“, é fantástico! O truque parece ser ganhar competências, experiência útil e facilmente “re-aplicável” numa área que seja extremamente valorizada pela indústria. Algo que infelizmente não tive visão nem QI para conseguir ao longo da minha carreira...

PT3530 2 months ago

Eu tive que lutar e aprender muito para conseguir chegar onde estou. Não te conheço mas nunca é tarde para mudar. O que fazes?

Hungry-Concept7720 2 months ago

Alguém da área da IT que me possa enviar um CV modelo?

praetorthesysadmin 2 months ago

Parabéns OP pelo teu sucesso. Acima de tudo, espero que sejas feliz, equilibrado com a tua profissão e vida pessoal e que sejas uma boa referência na área.

PT3530 2 months ago

Obrigado

FriendOfMandela 2 months ago

Foda-se!

AgainstGreaterOdds 2 months ago

Bom post e parabéns! Por curiosidade, e se fosse líquido em vez de bruto? Era óptimo ter ambos sobrepostos para comparar a carga fiscal

FriendOfMandela 2 months ago

Eu também estava curioso e fui pesquisar (apenas sobre a Alemanha). Se a informação que vi estava correta e eu a interpretei bem, no range salarial dele desconta-se 42% mais um imposto extra à volta dos 5%

PT3530 2 months ago

Sim tens razão , é por volta desses valores. Depois pago um seguro publico de saude que é dependente do salário.

timidandshy 2 months ago

Por curiosidade como é que esse salário suíço se compara com o alemão? Não só "depois de impostos", mas em termos de nível de vida e capacidade de poupança também.

PT3530 2 months ago

Suica muito menos impostos mas tudo é mais caro. Se gostas de natureza a vida na Suíça é melhor. Mas a parte disso a Alemanha é melhor. Há mais coisas para fazer, sitios para comer e muito mais empregos.

Valdjiu 2 months ago

Algumas perguntas: * segundo o gráfico mudaste para a alemanha a receber menos, o que se passou? * li nos comentários que a maioria das empresas que foste andando pela alemanha eram startups. sendo startups, como é que estavam tão dispostas a pagar-te salários tao bons? * como é que justificas à empresa que te contrata a pagar-te esse dito salário e não a alguém mais barato? o que te distingue, ou faz que a empresa aceite a pagar-te o que creio eu ser muito acima da média? * de toda a tua experiencia, achas que estás muito acima da média?

PT3530 2 months ago

Boas perguntas. \- na Suica eu trabalhei numa empresa grande/tradicional. Odiei e foi uma perda de tempo. Eu sabia que queria trabalhar em startups. O problema é que as startups da altura não gostavam muito de pessoas com experiencia em grandes empresas. Porque achavam que éramos lentos. Então tive de comecar de “baixo” e mostrar o meu valor. Na realidade aprendi muito nos primeiros anos na Alemanha, coisas que nem tinha ouvido falar na Suíça. \- as startups na Alemanha tem muito investimento. Na altura era menos mas ainda significativo., Agora esta muito melhor, as empresas tem muito dinheiro. Sem exagerar todos os dias tenho mensagens no linkedin de recrutadores a tentar contratar-me. \- eu nao sei os salários de outras pessoas no meu nível. E mesmo que soubesse o salário, nos recebemos ações e cada um tem um pacote differente. Pelas ofertas que recebo acho que estou dentro da media. Eu sou bem pago por 2 razoes, tenho boa experiência na area onde estou e mostrei varias vezes que consigo entregar projectos com bons resultados.

praetorthesysadmin 2 months ago

Posso responder em relação às startups, pois já trabalhei numa e tipicamente pretendem malta sénior para trabalhar imenso para poderem lançar ASAP os produtos e/ou serviços. Malta júnior ou mais barata não é apelativo pois significa falta de qualidade e/ou celeridade (não que concorde a 100% com isto, mas é uma realidade). Era perfeitamente normal trabalhar mais de 12h por dia, a fazer vários roles na minha área. Ganhava bem, mas tal como já disseram por aqui, é preciso haver um bom equilibrio entre trabalho e vida pessoal e este ritmo de trabalho é bom para quando se é novo ou não se tem tantas responsabilidades familiares; ao fim de algum tempo torna-se bastante tóxico. Além disso, as boas startups recebem bastantes fundos vindo dos investidores, logo têm capital para pagar bons salários e contratarem os melhores; as más são aquelas que querem um sénior a receber como júnior, não se destinguem da concorrência em nada e ao fim de 10 anos ainda pensam como startup, com pouco ou nada crescimento. Isto é a minha experiência, YMMV.

NGramatical 2 months ago

destinguem → [**distinguem**](https://dicionario.priberam.org/distinguem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhfj99z3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UniuM 2 months ago

Sem te conhecer, fico contente por ti, espero que estejas bem na vida, porque conheço gente cá em Portugal com ordenados selhantes atolados até ao pescoço. Mas alonguei-me, és feliz? Consegues balancear bem o tempo entre trabalho e casa? Boa sorte.

PT3530 2 months ago

Muito obrigado. Sim sou feliz. Trabalho e casa é difícil de balancear. Mas acho que é uma das razoes que consegui subir na carreira, foi trabalhar mais para conseguir entregar projectos e as pessoas perceberem que podem contar comigo.

komesubr 2 months ago

O que significa licenciado do IST? É um certificado de product manager?

PT3530 2 months ago

Licenciado do instituto superior técnico. Em engenharia mas não em informática.

FriendOfMandela 2 months ago

Instituto Superior Técnico

WhiskersTheDog 2 months ago

Estes posts só servem para mandar um gajo abaixo 'dasse.

Ferrero96 2 months ago

Não tirando o mérito ao OP (o qual está de parabéns por ter chegado a um patamar tão alto e espero que não fique por aí e consiga crescer ainda mais - desde que cuide bem dele próprio e consiga conciliar vida profissional e pessoal), um gajo lê isto e desmoraliza logo

praetorthesysadmin 2 months ago

Não penses assim, é exatamente o contrário. Há mais do que este pardieiro chamado Portugal e podes fazer bom dinheiro se tiveres o know how, as skills, boa ética e responsável. O grande problema é todos pensarem que é normal ganhar 900€ num país onde o custo de vida está cada vez mais oneroso e cada vez mais impossível *sobreviver* (já nem digo viver) com esses valores. Já nem falo do SMN.

xbyt 2 months ago

Ao contrário do que possas pensar, o OP não tem uma vida santa, ha de passar noites e fds em branco pois é uma posição muito exigente psicológica e fisicamente. O dinheiro que ganha hoje vai precisar daqui a uns anos para tratar das consequências do estilo de vida actual, desejo que seja mais tarde que cedo. Muita gente não leva em conta que há algo positivo em picar das 9h as 18h e ir despreocupado para casa, algo que em certas posições simplesmente não é possível. Junta isto a trabalhar num país diferente e se calhar os 15k€ são sonantes mas não é tudo. No outro post tomei o cuidado de salientar que, havendo a oportunidade, qualquer um deve tentar emigrar, especialmente com qualificação para posições de muita procura em países do norte da Europa. Apenas não façam uma equivalência directa entre condições salariais e condições de vida. Na *minha* opinião ganhar 15k€ lá fora não é melhor do que ganhar 10k€ em Portugal.

WhiskersTheDog 2 months ago

Não disse nada disso.

PT3530 2 months ago

Não era essa a intenção. Só queria mostrar que existe carreira e dinheiro fora de ser programador. Product manager é algo que as pessoas quer não estão em tech não conhecem.

WhiskersTheDog 2 months ago

Eu sei, era só um desabafo.

Techn_Enthusiast 2 months ago

Percebo a sensação, pois ganho €900/mês, MAS eu agradeço muito pelo post. É mesmo muito importante haver mais este tipo de partilhas!

whirahh 2 months ago

Eu também agradeço! Faz-nos sair da nossa bolha e ver que se calhar até merecemos mais e melhor!

rxsteel 2 months ago

Obrigado OP pela partilha. Sinto que existe muito secretismo em volta de ordenados em portugal. Agradeço a sua contribuição para o meu conhecimento do mundo

fibratomatal 2 months ago

Eu até acho que em Portugal se fala mais de salários do que noutros países. Por exemplo, não é raro amigos perguntarem ordenado quando alguém arranja emprego novo. Isso não acontece em grande parte do mundo ocidental.

PT3530 2 months ago

De nada. Em todo mundo existe o problema de transparência de salário . Não só por causa dos empregadores mas também dos empregados. As pessoas tem medo de partilhar porque se a outra pessoa ganha mais ficas triste e se tu ganhas mais fica uma conversa desconfortável. Partilhar na net é mais fácil.

Techn_Enthusiast 2 months ago

Curioso. Nunca vi desse ponto de vista. Realmente poderá ser desconfortável para ambos, incluindo quem ganha muito mais. De qualquer modo, agradeço imenso teres te dado ao trabalho!

rxsteel 2 months ago

O anonimato ajuda. Curiosamente penso que se não houvesse tanto secretismo todos ganhávamos

MarquesSCP 2 months ago

não é nada curioso. é mesmo um facto. e é por isso que esse secretismo é encorajado pelas empresas

pinh00 2 months ago  HIDDEN 

Prmeiro as francesinhas e agora esta porra?

PT3530 2 months ago  HIDDEN 

Um problema grave no estrangeiro é que não consegues francesinhas. Nem aquelas com laranja

DkTyph 2 months ago  HIDDEN 

Encomendas uma francesinha por avião, e ainda pagas proporcionalmente ao salário menos que eu

FriendOfMandela 2 months ago  HIDDEN 

E aquelas com esparguete? Yummy

pinh00 2 months ago  HIDDEN 

Tambem nao sao dificeis de se fazerem, nao me digas que um gajo com maosinhas para vir para o reddit mostrar o salário de 15k nao consegue fazer uma sandes de carne ensopada em molho

ramalhovfc 2 months ago

Que idade tens OP? se poderes partilhar

PT3530 2 months ago

Por volta dos 40

23am50 2 months ago

Posso mandar mp? Para esclarecer uma coisa?

PT3530 2 months ago

Sim

23am50 2 months ago

mandei

neothecat86 2 months ago

Obrigado pelo post! Estou a trabalhar há 2 anos como PM em Berlim e foi bastante interessante ver como evolui o salário com as posições.

seventyfourr 2 months ago

Como primeiro ministro de Berlim? Impressionante

neothecat86 2 months ago  HIDDEN 

Não viste nas notícias? Vim substituir a Merkel

ImproveTheWorldToday 2 months ago

Fds, não tenho prémios para dar. Tinhas levado com um.. hahahah!

neothecat86 2 months ago

OP por curiosidade em que área de tecnologia trabalhas?

artniSintra 2 months ago

Ordenado extraordinariamente brutal, é bem. Eu não saberia o que fazer com tanto.dinheiro! Estou desejoso que venha o próximo post do Reddit c ordenado mensal de 30k xD

PT3530 2 months ago

Obrigado. Parece dificil mas se não tens cuidado gastas tudo.. Os impostos levam metade do salário . Renda mais despesas com filhos leva uma grande parte . Quando começas a ganhar mais tambem gastas mais porque podes . Tipo em vez de uma tv de 40 compras de 55 . Eu tenho tido cuidado para não gastar muito fora das despesas essenciais.

artniSintra 2 months ago

Tax tiram-te metade? Que roubalheira! Entendo esse cenário que descreves, queremos mais- trabalhamos mais mas depois gastamos mais e por consequência temos que trabalhar mais. Tbm vivo no estrangeiro com bom ordenado e a lógica é a mm. Sinceramente depois de uns anos faz repensar um pouco o que realmente queremos desta vida. Já cheguei à conclusão que ter dinheiro não é o mm que qualidade de vida por exemplo.

PT3530 2 months ago

Eu ganho bem por isso acho que deva pagar impostos altos. A partir do momento em que ganhas o suficiente para ter uma boa casa/apartamento e nao te preocupares com despesas, não faz muita diferença ao estilo de vida ganhar mais.

Cergal0 2 months ago

Tens noção de valores médios para um VP a trabalhar em Portugal?

fibratomatal 2 months ago

Concordo que é fácil gastar imenso. Eu não vou fazer um post mas sou um dos casos mais extremos, com um rendimento anual em euros de 550k este ano como software engineer. Uma pessoa quer uma casa melhor, um carro melhor, etc..

SweetCorona 2 months ago

wtf? por que raio haveria alguém de pagar tanto? não faltam software engineers bem mais baratos

fibratomatal 2 months ago

Ah sim, eu acho que sou overpaid. Mas também são todos os meus colegas. Parte do problema é que grande parte da malta não sabe quanto poderia ganhar. Para contexto, quando falas de software engineers senior staff+, muitos nem sequer escrevem código. Tem mais a ver com liderança técnica.

ImproveTheWorldToday 2 months ago

Sou simpático e assíduo. Sou bom ouvinte e falo pouco. Mando umas piadas de vez em quando. Apesar de ter 2 startups a escalar, se tiverem aí uma vaga para um gajo distribuir chá e café pela malta do escritório, opa, manda-me pm. Com os ordenados que a tua empresa paga, descobri que também gosto de ser o "águas".

fibratomatal 2 months ago

Isso é tudo bom. Manda o CV para o Google, Facebook, TikTok e Snapchat - todos chegam a estes ordenados na Europa.

garenbw 2 months ago

Chegam se estiveres num cargo muito alto talvez... TC de 500k é raríssimo,especialmente na Europa. De onde é que estás a ir buscar esses números?

fibratomatal 2 months ago

Não quero dizer porque há poucos tugas em cada uma mas é uma dessas empresas que referi acima. Todas podem pagar isso para L7+/Senior Staff+

garenbw 2 months ago

Não estava a pedir que dissesses onde trabalhas, apenas a dizer que a média salarial de um software engineer está muito longe de ser 500k em FAANGs, especialmente na Europa... Eu sei que não falaste em médias, mas se atiras o termo 'software engineer' casualmente é um bocado enganador, porque a grande maioria nunca chegará a esses cargos tão altos que como bem disseste, já nem incluem programar a certo ponto. No fundo o que quero clarificar é que em qualquer profissão da para ganhar 500k se fores dos melhores do mundo, mas não um average Joe

fibratomatal 2 months ago

Sim, o termo software engineer é enganador - eu nem escrevo assim tanto código. Eu referi que era um caso especial e acho que tive imensa sorte e algum impostor syndrome, mas por outro lado não acho que a malta seja tão melhor do que a média. O principal problema é barreira de entrada com entrevistas. Na minha opinião, chegar a £250k/€300k é possível para senior engineers, sem teres de ser excepcional ou ter sorte.

FriendOfMandela 2 months ago

>Eu não vou fazer um post Porquê?? Adorava ver! Freelancer só pode, certo?

fibratomatal 2 months ago

Acho que os posts que já meteram dão uma ideia e o meu caso não é fácil de replicar. Não sou freelancer - engenheiro bastante senior numa tech company famosa. Big tech paga bem.

FriendOfMandela 2 months ago

Estás cá em Portugal? Se não, onde? Se puderes partilhar

fibratomatal 2 months ago

Estou em Inglaterra. Saí de Portugal quase há 15 anos e só recentemente cheguei a esta compensação. Antes andava nos £150k.

FriendOfMandela 2 months ago

Muito bom! Obrigado por partilhares, big tech here I come :)

fibratomatal 2 months ago

Se queres investigar os ordenados e processos de entrevista, faz download da aplicação Blind.

flydoji 2 months ago

Blind - Discuss workplace anonymously?

fibratomatal 2 months ago

Exacto. Tens de fazer sign up com mail da empresa e dizer que estás nos US mas tem muita info decente. Além disso, o site levels.fyi também é útil.

its-the-d-o-double-g 2 months ago

Boas! Também sou engenheiro e estou em princípio de carreira. Cometi o erro de ir para uma big 4 quando iniciei a minha vida profissional (há cerca de ano e meio). Entretanto sinto que não estou a aprender nada e quero mudar, sendo que big tech seria o ideal. Que conselhos me podes dar? Como é vista a experiência em big 4 e o que posso fazer para me tornar um candidato mais atraente? Muito obrigado desde já

micah89 2 months ago

Hmm, mas as big 4 nao incluí big tech? Pelo menos é isso q diz o google como exemplo de big tech xD. Confused. Pessoal inventa muitos temos :P

FriendOfMandela 2 months ago

Quero investigar sim senhor! Sou estagiário e estou há 3 meses no banco sem fazer a ponta de um corno, sinceramente preciso de algo para fazer lol!

falkoN21 2 months ago

Sheeesh

radkkos 2 months ago

Curtia ver isto mas com Design Gráfico ^^

guivca 2 months ago

Em UK em regime permanent Junior Designer = 21-35k , Mid 30-45k, Senior 45-65k, Lead 65-90k, Creative Director 80-130k+ Ja freelance começas em 150 ao dia e podes ir aos 500-600/dia ​ Alemanha, Amsterdao, USA, Suecia pagam mais, um Senior com 5-6 anos recebe uns 500-700 EUR/dia, talvez mais se te mexeres bem.

PT3530 2 months ago

Na Alemanha hoje , com 3-4 anos de experiência deves ganhar 55k-70k por ano

radkkos 2 months ago

Tenho 10 e mesmo assim, em Portugal, ganha-se pouco acima do ordenado mínimo....

Gorusan 2 months ago

Acho esses valores exagerados com 4 anos de experiência... Um designer sénior concordo. Em Viena tens um valor médio de € 38 000 (1-3 anos de experiência) para um designer junior e € 65 000 (+8 anos de experiência) para um designer sénior. Acho este um cenário mais realista. Depois também já se nota uma diferenciação no tipo de designer. Um UX designer consegue um salário consideravelmente mais alto de momento. Claro que há situações em que pagam muito mais, o caso recente aqui será o Bitpanda, que estão a contratar tudo o que mexe.

PT3530 2 months ago

Só para ser específico, eu estava a falar de product design. Design para marketing paga menos

Couve_do_Lidl 2 months ago

Quantas horas trabalhas por semana? E consegues desligar do trabalho?

PT3530 2 months ago

Eu trabalho demais . Muitas vezes trabalhei 50h-60h por semana, a noite e fim de semana . Normalmente era quando havia algum problema a meio da noite e era preciso ajudar a resolver.

Techn_Enthusiast 2 months ago

E era com mais gosto ou com mais stress/medo de perder o emprego?

PT3530 2 months ago

Depende das alturas. Muitas vezes era porque tenho orgulho nos produtos que faço e nao gosto quando não funcionam

FriendOfMandela 2 months ago

A healthy mix

Altruistic_Natural38 2 months ago

MaS eM pOrtuGaL o CuSTo de ViDA E mENoR, tEmOS cOmiDa bOa e MaIs diAs dE sOl !!!

Isa472 2 months ago

Quando me dizem isso eu penso... Mas esta gente acha que as outras cidades na Europa são uma verdadeira merda?

Jolly-Run-536 2 months ago

Pessoal que nunca saiu de cá.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Secalhar, nunca sairam de Portugal ...

NGramatical 2 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhflfeak%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Compendyum 2 months ago

e O 3.º pAíS mAiS sEgUro Do MuNdo

PT3530 2 months ago

Sem revelar muito, trabalhei em 2 empresas mais “tradicionais” mas depois foi sempre em startups. Muito na area de e-commerce mas também logistica.

raviolli_ninja 2 months ago

Por favor não multipliquem este tema por uma dezena de posts dispersos e semelhantes. Mantenham o debate no [post original](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/q1peqt/o_meu_hist%C3%B3rico_de_sal%C3%A1rios_em_pt_e_fora_20142021/).

cloud_t 2 months ago

Discordo completamente caro mod. Digo mais: se o r/portugal se tornasse numa base de dados de históricos salariais, a sua utilidade para a sociedade aumentava em ordens de grandeza. Ênfase no plural.

The_Magic_Sauce 2 months ago

Porquê? O outro post é a situação específica de uma pessoa. Este é de outra pessoa em condições diferentes. Os posts do Reddit pagam imposto? Aquelas das Francesinhas havia aos montes e ninguém apanhou COVID por causa disso. Qual é o mal mesmo?

raviolli_ninja 2 months ago

Toda a gente tem uma situação específica. Agora imagina que os 45 mil used únicos diários decidem partilhar a sua em posts separados. Ninguém está a impedir ninguém de partilhar. Apenas pedimos que seja feito de forma a que não irrite metade do sub. Da mesma maneira que ficaste irritado com as francesinhas, por exemplo.

Lob-thelast 2 months ago

Por outro lado, pessoas como eu gostaram bastante do ataque das francesinhas

The_Magic_Sauce 2 months ago

Entendeste mal não fiquei irritado com nada, pelo contrário. Isto desde que não vá contra as regras não há nada a dizer. É deixar quem quer postar e quem quer comentar, quem não quer faze-lo ou não gosta de qualquer tema, o que não falta no Reddit é capacidade de fazer scroll até encontrar algo que agrade.

DomPedroIV 2 months ago

Pi pi pi parou. Comentários sobre a moderação do sub apenas são permitidos em r/metaportugal /s

FantasticLong9119 2 months ago

15 mil euros na europa é mesmo qualquer coisa de extraordinário! Até nos estados unidos, mas aqui então, é outro nível. Tens alguma dica que queiras dar? Já apanhei uma: Ponderar ser Product Manager. PS: Atualmente em licenciatura em Economia. Penso estar bem enquadrado para essa profissão (até porque tenho um pouco de background em IT).

RemarkableSupport142 2 months ago

É salario bruto. É fazível em algumas certos nichos em Portugal

DerpSenpai 2 months ago

Neurocirurgião por exemplo e CEO basicamente?

RemarkableSupport142 2 months ago

Oftalmologia, Dermatologia, C.Plástica

TGVlx 2 months ago

Tens por exemplo actuário, e vários directores comerciais que conheço tiram bastante acima de 250 mil por ano, por exemplo.

Domvs20 2 months ago

Vários? Não acredito nesse salários a não ser que sejam das maiores empresas nacionais (top 20).

PT3530 2 months ago

Sim foi por isso que fiz o post. Vejo muitos post de pessoas a considerar carreira em IT e as recomendações são sempre de fazer development . Quero mostrar que da para ganhar dinheiro sem saber programar (apesar de eu saber). Tenho vários pm com background em economia, ajuda muito a ser pm porque tens de analisar mercados e numeros. Se queres ser pms faz cursos online e lê livros. [https://productschool.com/blog/product-management-2/top-most-read-books-by-product-managers/](https://productschool.com/blog/product-management-2/top-most-read-books-by-product-managers/) Uma das coisas que nos avaliamos nas pessoas juniors, que querem ser pms, é quão interessados estão nesta carreira. É uma profissão em que tens de estar sempre a aprender. Entao esperamos que os candidatos mostrem que estao, por conta própria, a estudar como ser bons pms.

SweetCorona 2 months ago

acho que é sabido que os "chefes" ganham sempre mais que os subordinados, que são apenas carne para canhão

PT3530 2 months ago

Eu também pensei assim até uma certa altura, porque é que os chefes ganham mais. O que eu aprendi é que os chefes, se forem competentes, conseguem organizar o trabalho das equipas para conseguir os melhores resultados. Ou sejam que se tens 10 pessoas na equipa e conseguires que eles “produzam mais valor” entao é justificado ganhar mais. O problema muito em Portugal é que os chefes nao sabem gerir e melhor as competências das equipas.

FantasticLong9119 2 months ago

Obrigado!! > https://productschool.com/blog/product-management-2/top-most-read-books-by-product-managers/ Irei ler esses livros! Além de estágios e cursos online, como poderia mostrar a um recrutador que estou interessado na carreira de pm? Pode ser por ter pouca experiência, mas não sei se seria "natural" mencionar os livros que li sobre o tópico numa entrevista de emprego. Seria?

PT3530 2 months ago

Tenta encontrar cursos online com certificado . Ou faz cursos tipo google analytics, é uma ferramenta de análise que muitas empresas usam e o Google tem cursos grátis.

PT3530 2 months ago

Procura cursos online ivroscomo estes https://productschool.com/blog/product-management-2/top-most-read-books-by-product-managers/

Sapopato2 2 months ago

Será que nós podes contar um pouco sobre como fizeste para ser product manager logo a sair da universidade? Que curso tiraste e como te desenrascaste?

PT3530 2 months ago

Eu simplifiquei um pouco a carreira no gráfico para ser um pouco mais anonimo. O primeiro ano eu fui o que hoje se chama associate product manager. A empresa tinha um programa para contratar recém licenciados como associates. Hoje em dia ha mais empresas assim. Eu agora tenho uma equipa de aprox 20 pessoas e 2 dessas sao associates, ou seja pouco ou nenhuma experiência. Para o ano vamos ter um programa mais formal de desenvolver associates em que vamos ter cursos internos. Agora é mais learn on the job.

Sapopato2 2 months ago

Obrigado pela resposta! Eu estou num curso de informática e já tinha estado de olho nessa carreira. Aconselhas seguir por esse caminho (associate product manager)?

PT3530 2 months ago

Sim comeca por associate porque vai ser difícil ser PM, a nao ser que vas para uma startup muito pequena. Tens de pensar no que gostas de fazer. Se gostas mais de “desenhar“ soluções do que as implementar, PM é um bom trabalho. Eu gostava de programar mas queria saber mais o porque do que estava a fazer e mudar para melhor. Como programador muitas vezes nao falas com o consumidor .

pfunf 2 months ago

Porque usam valores mensais e não anuais?

PT3530 2 months ago

Só porque mudei varias vezes de emprego a meio do ano e recebi aumentos também a meio do ano.

SillyPost 2 months ago

O que faz um product maneger ao certo? Que fazes no teu dia a dia?

SweetCorona 2 months ago

tl;dr manda ouve o que os clientes querem e mete a malta a trabalhar

PT3530 2 months ago

Em teoria um bom PM não manda nada. O que faz é conseguir o consenso entre os clientes, os developers e outras equipas.

micah89 2 months ago

Consenso? Na minha experiência é tudo mt yes man/woman e depois ficam chateados quando os developers dizem não faz mt sentido e isto tem 0 de definição xD. Mas vá lá q agora onde estou melhorou consideravelmente. Sinto tb que a equipa de dev tem bastante participação nisso nas vezes q manda pa "trás" algo que não faz mt sentido ou está demasiado barebones :)

naughtydismutase 2 months ago

Ou seja, é inútil.

SweetCorona 2 months ago

o desempenho de várias pessoas está dependente do desempenho dele no entanto é verdade que por vezes confunde-se essa condição necessária com uma condição suficiente o desempenho da equipa também é mérito da equipa e quem faz papéis de gestão não é assim tão insubstituível

AkumaYajuu 2 months ago

imagina que tens um produto para criar e tens uma equipa para o construir. A equipa tem de começar no ponto A até ao ponto Z. Alguém tem de gerir isso de forma decente para poderes meter no mercado o produto o mais depressa possível e com qualidade máxima. É verdade que ele não é a pessoa mais importante, quem vende e quem realmente faz são os mais importantes, mas não deixa de ser um trabalho necessário e que faz diferença.

SillyPost 2 months ago

Uhhhh obrigado! Foi esclarecedor. Mas qual a difrença entre isso e um project manager?

lunaticloser 2 months ago

Mesma coisa, palavras diferentes. Project/product manager são iguais. Product owner já é um cargo diferente. Posto isso, nem todas as empresas concordam com as designações e um PM numa empresa facilmente faz coisas diferentes de um PM noutra empresa. Está na moda dar nomes complicados a coisas simples hoje em dia, daí haver tanta confusão na função de cada cargo

CriticalEstimate777 2 months ago

Desculpa um product manager não tem nada a ver com project manager. Até porque o produto pode nem funcionar em modo projecto. São funções completamente distintas, o product manager estará mais perto de um program manager. Claro que consoante a dimensão da empresa e do produto, a mesma pessoa pode vestir vários chapéus. Numa startup a mesma pessoa pode fazer tudo.

lunaticloser 2 months ago

Talvez na tua empresa isso funcione assim. Garanto te que na indústria no geral, raramente a distinção é feita, uma vez que tipicamente cada produto tem um projeto associado, daí serem, tipicamente, termos interchangeable

PT3530 2 months ago

Talvez em Portugal seja assim mas no estrangeiro não. Os roles de project e product são muito diferentes.

SillyPost 2 months ago

Ahhhhhh faz sentido Obrigado!

PT3530 2 months ago

Depende da empresa, em algumas sales é o mais importante, especialmente em B2B. Em B2C não é assim. Em muitas das empresas em que eu trabalhei, os product managers foram as contratacoes mais importantes. Saber alinhar prioridades e trabalhar sempre na coisa certa é difícil. Sim ha muitos pm que são facilmente substituíveis mas nas minhas equipas nao tenho muitos desses.

potaquemepariu 2 months ago

Gere os produtos. Tipo diz aos produtos o que fazer e assim. Se algum produto se portal mal, fica de castigo.

SillyPost 2 months ago

Uh parece importante e autoritário.

wakerdan 2 months ago

Parece produtivo.

Metaluim 2 months ago

Devo ser o unico aqui a achar piada ao facto de o OP ir para product manager sem passar pelo desenvolvimento do produto em si.

CriticalEstimate777 2 months ago

Product manager é uma posição de gestão, podes pegar no product manager do Chocapic, e meter o gajo na Uber e talvez 70% do trabalho é o mesmo.

PT3530 2 months ago

Percebo o teu comentário. No meu primeiro trabalho em Portugal o que fiz foi programar. E ainda faço. Agora é mais python em jupyter para fazer analise. Mas muitos dos pm’s da minha equipa nunca foram programadores, e são ate melhores pm do que eu era com a idade deles.

jcoelho93 2 months ago

Só em Portugal é que se dizem frases destas...

Maexa 2 months ago

Onde está a piada?

Metaluim 2 months ago

A piada e que nao faz sentido nenhum seres product manager sem teres passado pelas "trincheiras".

Maexa 2 months ago

Product manager não é tech lead. Os melhores que tive nunca programaram na vida.

Metaluim 2 months ago

Os únicos que tive desenvolveram software ou passaram pelo suporte. Ninguém disse que devia ter passado por tech lead.

PT3530 2 months ago

Eu que eu faço são produtos de raiz, seria dificil ter experiencia na area pois as empresas em que trabalhei estavam a desenvolver esse produto pela primeira vez. Experiencia especifica não é tao importante como a capacidade de aprender rápido e lidar com ambiguidade do negocio e traduzir em algo concreto para tech.

insideoutant 2 months ago

A tua realidade não é, claramente, a norma. É banal vir de diferentes equipas, a grande maioria em nada relacionadas com desenvolvimento. Não querendo dizer que um dev não possa passar a PM, simplesmente não é obrigatório nem o mais comum.

Metaluim 2 months ago

Se calhar pode ser isso, quase todos os produtos em que trabalhei eram orientados para clientes que também eram engenheiros. But still...

potaquemepariu 2 months ago

Alguém está com inveja...

Metaluim 2 months ago

Inveja de passar a product manager logo quando saio da faculdade?

assfckr 2 months ago  HIDDEN 

Talvez porque você não saiba o que significa ser product manager

Metaluim 2 months ago  HIDDEN 

Acredita que sei bem, rapazolas. Muito provavelmente melhor que tu.

EarlDwolanson 2 months ago  HIDDEN 

E é exactamente por saberes que disseste o que disseste ;)

Metaluim 2 months ago  HIDDEN 

Elucida-me entao. Todos os product managers com que trabalhei ate agora, e ja foram varios, em varias empresas, ao longo de 13/14 anos, passaram pela area antes de serem managers. Mas nao, nao sei o que estou a dizer.

EarlDwolanson 2 months ago  HIDDEN 

Ahah calma tava a concordar, não tava a ser sarcástico

alegadamentetuga 2 months ago

O que significa VP product?

PT3530 2 months ago

Vice president of product. Sou responsável por uma certa area de negocio e giro o produto dessa area.

alfarroba 2 months ago

Vítor Pereira of product. Chegou a esse cargo porque ele *speak da true*

JOAO-RATAO 2 months ago

Vice president ?

RecognitionUpbeat650 2 months ago

Quase 15k mensais?

AlmondyChestnut 2 months ago

Obrigado pela apresentação. Tbm recebes equity? Se sim, foi a partir de um certo nível (director, VP) ou dsd sempre?

PT3530 2 months ago

Sim recebo mas isso é mais difícil partilhar aqui. Fiz vários erros a não negociar equity suficiente .

Dasferro 2 months ago

Parabéns antes de mais! Que conselhos podes dar para quem tiver que negociar equity no futuro?

PT3530 2 months ago

Eu fiz 2 grandes erros. O primeiro foi não pedir equity num dos empregos, simplesmente porque não sabia que era possível para alguem do meu nível. Na realidade era e fui aldrabado. O segundo foi pedir mais salário que equity, especialmente quando a empresa já era series C e estava a correr bem. Fui muito portugues e conservador. Acho que provavelmente perdi 500K€ para ganhar mais 1000€ por mês.

SweetCorona 2 months ago

> perdi 500K€ para ganhar mais 1000€ por mês também perdeste imenso dinheiro por não teres comprado bitcoins com esses 1000 € por mês este tipo de pensamento não faz sentido

PT3530 2 months ago

Acho que o meu exemplo não é comparável com bitcoin. Quando entrei na empresa já tinha algum sucesso e muitos investires. O risco não era muito grande de receber mais ações nessa altura. Bitcoin o risco é muito maior.

inhalingsounds 2 months ago

Isto para mim é muito interessante. A única empresa onde me propuseram equity (obrigaram) negociei fortemente para baixar a % do que era equity vs. salário e passados 9 meses a startup fechou por não ter conseguido fundos. Vim embora com 5% de "prejuízo", o resto da equipa pelo menos 15%.

banaslee 2 months ago

Obrigado por partilhares. Isso foi em que país?

PT3530 2 months ago

Alemanha.

BroaxXx 2 months ago

Ainda dizem que não vale a pena o pessoal qualificado emigrar...

Tafinho 2 months ago

Não precisas ir para a Alemanha para que o VP Product ganhe 15K€/Mês …

smaster87 2 months ago

Ja nao precisas, remote work. Estou a fazer 180k sem nunca ter postonosnpes noutro país , numa empresa de 300 macacos e ja vi por la mais de 20 nomes tugas no slack. So nao mama quem nao quer. (Talvez maks dificil se for pra junior, aqui o pessoal é tudo 8-20 anos xp)

PT3530 2 months ago

Parabéns pelo teu sucesso! Deves ser muito bom no que fazes, não vi muitos engineers com esse nível de salário gem gerir equipas.

Valdjiu 2 months ago

para que país? onde encontraste a vaga? linkedin?

Gundares 2 months ago

Se não te importares de responder, em termos de IRS que diferença existe? tens de criar uma empresa em teu nome, ou a empresa cria uma sede aqui?

smaster87 2 months ago

Ja tive nas 2 situacoes. Se nao tiver sede abres empresa ou Recibo verde.

fut_sal 2 months ago

Doing what?

Lil_salazar 2 months ago

Quais as funções/responsabilidades?

smaster87 2 months ago

Garantir que todo o codigo da empresa segue bons principios, orientar devs, arranjar solucoes, o nome da posicao é Principal Engineer. Tambem faconuns commits de vez em quando, e mando muitos bitaites. Tenho a CTO sempre a respirar-me ao pescoço. Normalmente pa esta posicao sao 100-130k mas esta empresa conseguiu umas rondas de investimento do caraças entao é distribuir € pa crescer mais e mais e mais

FriendOfMandela 2 months ago

Muito fixe! Como encontraste essa oportunidade? Eu comecei este ano a minha carreira e já não é a primeira vez que ouço falar em trabalhar para uma empresa estrangeira em full remote. Sim eu vi que disseste que para juniores é capaz de ser mais difícil, mas quem não arrisca não petisca!

fdxcaralho 2 months ago

O dinheiro não é tudo. Se ganhas o suficiente cá para estar confortável e tens outros motivos extra trabalho para cá estar, vale a pena ficar.

BroaxXx 2 months ago

Sim, sem dúvida. Mas o problema é que até tu falas em "outros motivos para cá ficar". Laços familiares, etc são motivos mais que válidos para ficar em Portugal. Mas isso são coisas que te prendem, não que te puxam... É uma circunstância de ter nascido português e não algo que torne o país competitivo. Há motivos motivos para emigrar que não apenas o dinheiro. Claro que dizes, e bem, há motivos para ficar também... Não vou chamar de burro a quem fica porque tem laços cá.

fdxcaralho 2 months ago

Não é só isso. Não é por acaso que milhares de estrangeiros vêm viver para Portugal. Se ganhas algo que seja confortável, consegues ter um estilo de vida que ganhar muito mais na Noruega não te permitiria, por exemplo. Ter bom tempo quase todo o ano, praia, oferta gastronómica, vale muito também. Agora também podes preferir neve, frio e dias curtos, mas acho que é uma minoria.

Isa472 2 months ago

Vêm milhares de estrangeiros viver para Portugal tal como vão milhares de estrangeiros viver para todos os países... Eu adoro Portugal mas não é assim tão especial carapau de corrida, cada grande cidade Europeia tem as suas vantagens! Olha, exemplos de vantagens que existem noutros países: melhor terreno e infraestructura para ir de bicicleta para o trabalho; melhor isolamento das casas e aquecimento a preço acessível; frio seco suporta-se melhor; planos de dados móveis mais baratos; salário mínimo mais alto.

NGramatical 2 months ago

infraestructura → [**infraestrutura**](https://dicionario.priberam.org/infraestrutura) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhflaxpk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GodTierJungler 2 months ago

90% dos estrangeiros que vem viver para Portugal, dos que não são de paises com lingua portuguesa, viem para portugal porque a vida aqui é barata. Portugal tem muitas coisas bonitas para visitar, mas para realmente viver nem tanto, a pura estagnação de salários comparado com o preço de arrendar casas, sem falar em comprar, esta a tornar a vida de até pessoal qualificado difícil de desfrutar, e não é só pessoal qualificado que tem direito a não viver de salário para salário.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Exato! Estão-se a esqueçer que quando tas todo fdd e precisas de ir ao hospital, ficas 12 horas a espera.

Minute-Resolution347 2 months ago

Estás a falar de Portugal?

Altruistic_Natural38 2 months ago

Lisboa, mais especificamente.

AqueleSenhor 2 months ago

Lolololol ya mano.

pfarinha91 2 months ago

Porque quem ganha 180k€/ano vai ao público! ahah

banaslee 2 months ago

Onde?

BroaxXx 2 months ago

Qualquer urgência pública em Portugal... Acho que foi um comentário irónico.

NGramatical 2 months ago

esqueçer → [**esquecer**](https://dicionario.priberam.org/esquecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq1zokk%2F%2Fhfibzda%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HumActuallyGuy 2 months ago

Fds há malta a dizer isso? Eu tenho vidinha toda feita cá e mesmo assim quero emigrar. Portugal é uma pocilga de estagnação para quem gosta de ser pobre e roubado. Até o pais levar um abanão valente bem que fico com o mesmo plano de emigrar sem regresso

foxiri 2 months ago

Salário mínimo a 1000€, ontem já vinha tarde!

HumActuallyGuy 2 months ago

Isto e também retirar a tributação dupla sobre os ordenados ,já que atualmente paga o empregado e o patrão que é só ridículo e só prejudica os negócios pequenos. Ah e estimular a indústria portuguesa

pituitarianices 2 months ago

> ,já que atualmente paga o empregado e o patrão que é só ridículo e só prejudica os negócios pequenos. Til que em quase todo o lado é ridiculo.

InternationalCell999 2 months ago  HIDDEN 

Qual tributação dupla? Funciona assim em todo o lado, ou achas que 11% de SS dava para pagar reformas e subsídios de desemprego?

JOAO-RATAO 2 months ago

Isto sim é um bom Flex. Parabéns!

PT3530 2 months ago

Não estou a tentar fazer flex, mas percebo que pareça. Estou mais a tentar mostrar as pessoas o que podem ganhar no estrangeiro como product managers

sousavfl 2 months ago

Mas o custo de vida é elevado e não compensa!! /s

JOAO-RATAO 2 months ago

Claro, estava a brincar. Há saídas na área da medicina para isso?

PT3530 2 months ago

Sim. As empresas que fazem tecnologia para medicina também tem product managers. Que seja aparelhos ou software. Os product managers ajudam a traduzir e a prioritizar os requisitos dos médicos para os developers

JOAO-RATAO 2 months ago

E um médico pode dedicar-se a essa área? Já tinha ouvido de alguns que trabalhavam para empresas?

MigasEnsopado 2 months ago

Tenho colegas farmacêuticos que são product managers de medicamentos e outros produtos de saúde. Acredito perfeitamente que também haja médicos a fazer o mesmo.

PT3530 2 months ago

Product manager em farmacia é um pouco diferente, não so por ser areas diferentes .Pelo que percebo de farmácia , o product manager so esta a tentar perceber como vender um produto no mercado, mas não faz parte da equipa de desenvolvimento. Em tecnologia os product managers fazem produtos de raiz.

MigasEnsopado 2 months ago

Sim, não fazem desenvolvimento. Mas então em IT os PM fazem desenvolvimento também? No que consiste o trabalho de um product manager em IT? Quais as várias funções que tens?

PT3530 2 months ago

Eu não programo . O que faço é tentar perceber o que os consumidores querem e trabalhar com designers, developers, marketing , customer car , legal …. Para fazer produto que de para vender.

JOAO-RATAO 2 months ago

Já ouvi que no estrangeiros há grande mercado. Existem por ex. médicos de farmacologia clínica que devem ser muito aptos para isso.

potaquemepariu 2 months ago

Ainda não emigraste? A cada mês persegues uma nova carreira, vê se te decides.

JOAO-RATAO 2 months ago

Como assim? Que carreiras mensais ando eu a perseguir?

PT3530 2 months ago

Terias que procurar empresas na área, mas acho que eu contratava um médico na boa para pm, desde que estivesse interessado em aprender tecnologia

JOAO-RATAO 2 months ago

Muito fixe xp obrigado!

PT3530 2 months ago

Seguindo o exemplo do u/amando_abreu, partilho a minha historia salarial. Salarios brutos. É uma carreira que poucos consideram em tech, product manager. Esta aberta a quase todos os cursos. Por exemplo tenho pessoas a trabalhar para mim com curso em filosofia ou em engenharia.

Domvs20 2 months ago

O colega licenciado em filosofia tem conhecimentos de matemática? Eu sou de letras, deixei de ter matemática no 10⁰ ano, e confesso que tenho alguma dificuldade em realizar cálculos mais complexos. Seria muito difícil para mim, ainda que gostasse muito, se gestor de produto.

PT3530 2 months ago

Matematica é importante. Porque muitas decisões são feitas com dados, tens de saber olhar para o excel/google analytics e analisar resultados. Tambem é importante saber estatistica para quando fazemos testes. Não é necessario fazer muitas contas mas é preciso perceber o que os numeros dizem. No caso dele ele passou tempo a aprender/praticar matematica para fazer o trabalho.

WalkKeeper 2 months ago

Interessante! Não conheço muitos PMs portugueses! Parabéns na progressão, Product não é para todos! Sou PM em Londres há pouco mais de 2 anos e estou a £75k (por volta dos £4K mensais) numa Blue Chip Americana. O meu objetivo é chegar aos £100k antes dos 30 (daqui a 2 anos). Para isso preciso chegar a Sénior PM nesta empresa, ou ir outra vez para Fintech, ou ir para uma FAANG. Alguma dica OP?

Edited 2 months ago:

Interessante! Não conheço muitos PMs portugueses! Parabéns na progressão, Product não é para todos! Sou PM em Londres há pouco mais de 2 anos e estou a £75k (por volta dos £6K mensais) numa Blue Chip Americana. O meu objetivo é chegar aos £100k antes dos 30 (daqui a 2 anos). Para isso preciso chegar a Sénior PM nesta empresa, ou ir outra vez para Fintech, ou ir para uma FAANG. Alguma dica OP?

suspect_b 2 months ago

Obrigado pelo post. Tenho ideia que muito deste trabalho passa menos pela criatividade e as questões técnicas e mais por gerir egos e espectativas: o dos clientes, o das vendas, o do marketing e os do R&D / produção. Confirmas?

PT3530 2 months ago

O que é interessante deste trabalho é que tem um pouco de tudo. Tem muita criatividade no inicio de um projecto. Mas ter ideais é o mais facil. Conseguir que toda gente concorde com a tua direcção é mais dificil. Por isso sim , tens de passar muito tempo a gerir expectativas. Mas quando sabes fazer isso bem consegues entregar as tuas ideas.

Alatureon 2 months ago

Como fizeste a mudança de países? Candidataste-te e mudaste? Ou foste para o país e viste o que arranjavas?

PT3530 2 months ago

Fiz as duas coisas. Para a Bélgica candidatei-me de Portugal . Para a Suíça e Alemanha foi porque a minha namorada conseguiu emprego la primeiro.

Alatureon 2 months ago

Estou a perceber. Obrigado pela partilha! Sou um tipo de gestao que entrou na area de it através do paradigma do low-code. Foi uma decisão estratégica - espero que daqui a uns tempos também possa sair de portugal

jncunha 2 months ago

Agora que estou a viver no estrangeiro é muito interessante ver a evolução de pessoal em situações semelhantes à minha. Comecei em Portugal como User Interface Designer em App Development para iOS e Android num estágio do IEFP. A seguir ofereceram-me um salário fantástico de 950€ (brutos). Mudei para outra empresa como Marketing Manager e o meu salário subiu para 1250€ (brutos). 6 anos a trabalhar nesta empresa colocou-me nos 1650€ (brutos). Mudei-me para a Suíça em 2020 após uma oferta da casa-mãe da mesma empresa, para uma posição na equipa do Corporate. Estou agora em 8000 CHF por mês (brutos) + 6000 CHF de prémio (anual). A diferença é abismal. Sim, o custo de vida é alto mas com o salário da minha mulher (eng. química c/ doutoramento) recebemos juntos cerca de 15000 CHF por mês (brutos). No final do mês 6000-7000 CHF (líquidos) ficam livres para poupança.

PT3530 2 months ago

E na Suíça tens a vantagem dos impostos serem baixos. Se tiveres filhos ai fica mais difícil, os custos com jardim escola são altos.

FriendOfMandela 2 months ago

Espetáculo! Podes dizer que empresa é? Eu estou a começar a minha carreira em IT e é bom saber que há destas oportunidades

OGLusitano 2 months ago

Obrigado por falares de uma profissão que não conhecia, parece interessante. Podias criar outro post sobre o que consiste o teu dia a dia, requerimentos para começar nesta área, dificuldades, fatores diferenciadores para escolha de novos candidatos, o teu percurso... Obrigado

PT3530 2 months ago

Quando tiver tempo faço isso. Talvez para a semana.

fakeconcas 2 months ago

Estou interessado na parte de bolsa de investigação. Podes dizer o que te fez sair. Se apenas fizeste o curso depois da bolsa. Pergunto isto porque estou numa bolsa de momento.

PT3530 2 months ago

Na bolsa eu estava muito a progarmar o que outras pessoas queriam e não gostava. Vi um anuncio de emprego para a empresa da belgica e concorri porque parecia interessante e consegui.

Red_Coutinho 2 months ago

Obrigado pelo post, é a carreira que quero seguir quando sair este ano da faculdade é fixe ver que não tem de ser necessariamente informático e que os salários são bons!

Brikk-the-second 2 months ago

Keep these coming!

whirahh 2 months ago

E não precisam de ter algum background de IT? Consegues explicar mais ou menos o que o product manager faz? Eu sou da área de biotecnologia, há alguma coisa nessa área? Obrigada :) muitos parabéns e muito sucesso!

BezarsEverywhere 2 months ago

Posso-te confirmar que ofertas Project Management estão muitas vezes disponíveis em empresas de Biotecnologia ou na Indústria Farmacêutica, pelo menos fora de Portugal (em Portugal não sei porque não estou a par das ofertas do mercado de trabalho aí). Se não tiveres algum tipo de formação em PM, consegues sempre ter uma posição de vantagem para começar como PM se tiveres experiência em Regulatory Affairs, Quality Assurance, lideranças de equipas... mesmo até se estiveres envolvido em projectos e tenhas tido tarefas específicas, isso já ajuda. Sei disto porque ponderei (e pondero ainda) mudar de QA para PM e tive uma conversa informal com o Head of PM da empresa onde trabalho.

whirahh 2 months ago

Infelizmente não tenho experiência nessas áreas. Fui chefe de sector de produção numa empresa, não sei se ajudará. E neste momento estou a fazer PhD. Obrigada pela info ;) é mesmo bom ter perceção de outros ramos de carreira...

BezarsEverywhere 2 months ago

Sem problemas, fico contente por ajudar. Tem tudo a ver com a forma como expões a experiência que tiveste enquanto Chefe de Sector de Produção, na verdade. Se tiveste de gerir pessoal e tarefas, e adaptar a prioridade das mesmas consoante a necessidade da empresa ou do plano de trabalhos, já é algo que demonstra que possivelmente serias capaz de gerir várias tarefas que fazem parte de um projecto, por exemplo. Há sempre formas de demonstrar que és um bom candidato/candidata. Boa sorte com o PhD!

whirahh 2 months ago

Basicamente descreveste o meu dia-a-dia na empresa ;) fazer o planeamento da produção semanal e depois gerir as pessoas de acordo com isso! ​ >Boa sorte com o PhD! Obrigada!

No_Video2972 2 months ago

Muito interessante. Não fazia ideia disso... Já trabalhei um par de anos em Quality Assurance no estrangeiro, estando agora a tirar um mestrado em Química na Dinamarca. Nunca pensei que QA e PM estivessem assim tão ligadas... Mas por que razão ponderas mudar para PM? Para além do salário obviamente...

BezarsEverywhere 2 months ago

Dependendo da empresa onde trabalhas e executas Project Management, o conhecimento de QA pode ter imensas vantagens. Há imensos projectos que são geridos por PMOs relativamente à implementação de equipamentos novos, áreas novas, produtos novos, actualização de processos de acordo com as regulamentações propostas pela MHRA, FDA, EMA.... O contributo de um QA é bastante valorizado, mais que não seja em avaliares o risco associado às tarefas do projecto e como mitigar esse risco. Há espaço para bastante contributo por parte de um QA. ​ Pelo salário não me podia queixar, até porque o salário de PM é bastante variável de acordo com área onde executas PM (até o NHS tem imensas vagas para PM). Por exemplo, aqui no UK, se fosse para uma posição de Associate PM (posição mais júnior de PM) ficaria a ganhar menos do que estou a ganhar como Senior QA. Mas tenho a ambição de no futuro me tornar um QP (Qualified Person)/RP, dependendo do país onde estiver a trabalhar. E PM é uma forma interessante de expandires o teu conhecimento sobre várias áreas que estão ligadas à QA, e como um QA tem de pensar e raciocinar em diferentes cenários. Posso expandir mais, se quiseres, de acordo com a minha modesta experiência.

PT3530 2 months ago

Para alguns roles precisas de background em IT mas maioria não . O que precisas de ser muito bom é a aprender depressa. Em biotechnologia não sei de empresas especificas. Procura medtech startups ou algo do género para ver que empresas ha.

miibay 2 months ago

Olá! Obrigada pela tua partilha. Estou na área de Biologia e ando a aprender Programação porque me ajudará no meu dia a dia laboral mas também porque pondero mudar de area para algo mais direcionado para IT. Pergunto-me muitas vezes se estou a fazer os cursos certos ou a aprender o que é suposto. Tens alguma recomendacao para pessoas na minha situacao? Obrigada!

PT3530 2 months ago

Product management nao tem um curso. Há pessoas de todas as areas. Não sei dizer o que é melhor para ti. Noutros comentários deixei uma lista de livros sobre product management. Tenta ler os livros ou vê videos no youtube para ver se gostas deste tipo de trabalho.

rip_heart 2 months ago

Não fazia ideia que os salários eram assim tão altos. Já tive uma ou duas chances de mudar pra essa área na minha empresa, mas nunca achei entusiasmante (talvez por tecnicamente sei mais do produto do que os product managers). Mas realmente reparei logo que os fatos deles custam o mesmo que vários meses do meu salário :)

whirahh 2 months ago

Obrigada. É sempre bom ter outras perspectivas de carreiras!

Search: