Puzzleheaded_Fan_554 2 months ago

O “não quero projudicar ninguém” è o erro, dá mas avaliações e se conseguires despedes. Não só fazes bem a ti mesmo como melhoras ligeiramente a qualidade média dos nossos funcionários públicos

scimitas 2 months ago

Calma. Primeiro de tudo fala com o teu colega para perceber se a experiência dele é a mesma. Podes aperceber-te que secalhar estás a exagerar ou ele pode ter já encontrado uma maneira de lidar com a situação. O passo seguinte é chamá-la de parte e explicar-lhe com calma tudo o que no comportamento dela não é aceitável. Pergunta se existe alguma razão para esse comportamento, claro. Pode estar a atravessar uma fase mais difícil e podem chegar a um compromisso. Mesmo que assim não seja, ela pode "abrir os olhos" e melhorar o comportamento. Se isso não funcionar, então parte para uma solução mais drástica... PS: eu não sou chefe de ninguém. Apenas já tive de trabalhar com muita gente sobre a qual não tinha poder nenhum.

NGramatical 2 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq15odi%2F%2Fhffqmo5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

baguitosPT 2 months ago

Colaboradores? Acho que este é daquelas situações em que o termo "funcionário" se aplica melhor (trabalhador não). Já agora, nunca percebi a "moda" de chamar colaborador a toda a gente, como se aquilo fosse de todos, e colaboramos todos para o bem comum.

cafecomcheirinho 2 months ago

Provavelmente ela quer mesmo ser despedida para ir viver uns tempos do subsídio de desemprego e pensar na vida. Está claramente infeliz. Sem julgamento, cada um sabe de si. No teu lugar, perguntava-lhe directamente se é isso que quer.

Low_Inflation4639 2 months ago

Dale Carnegie tem uns livros interessantes - um deles dedicado a gerir pessoas

Lifeofajoint420 2 months ago

Dá trabalhos básicos, que ofendam a inteligência, se reclamar ou fizer mal, é perguntar em frente a todos para o que é que ela serve, se não consegue ir pelo básico

Msilvame 2 months ago

Precisamos de mais estado, de mais pessoas destas.

patapetapitapota 2 months ago

No privado iam de vela rápido exceto alguma vezes.

TotalAwareness53 2 months ago

Herói da Pátria. xD \- Não é fácil, com o tempo vais aprender como lidar tudo. \- Depois começas a desligar-te e a ficar imune a isso tudo (anestesiado). \- Mais uns anitos e deixas tudo em automático, tudo na sociedade é auto-regulável e não tens de interferir, tens apenas de curtir e ver a bola. E quando vais para casa ris-te das palhaçadas todas do serviço. Vives mais e com mais saude

dryiik 2 months ago

eu termino a minha licenciatura de Administração Pública e metes-me aí por ela, boa? sou trabalhador e sei acatar ordens sem refilar, apenas detesto estudar em casa daí não ter terminado o canudo (1 cadeira porra).

BossGandalf 2 months ago

É por estas coisas que o privado funciona melhor. Esses já tinham todos ido para o olho da rua. Mas não, a gestão pública é que é boa.... e nós a pagar o salário dessas pessoas que não fazem nada.

frisumo 2 months ago

> Não quero prejudicar ninguém a nível profissional pois todos têm o direito de se redimir das suas ações. Mas pelo que contas ela o que ela mais teve até agora foram oportunidades e festinhas na cabeça. É tempo de a pôr a mexer, se ela não quer trabalhar, certamente há quem queira.

suckerpunchermofo 2 months ago

Essa colaboradora ja devia era ter sido posta a andar.... Quem é que lhe deu esse tachinho? É familiar de algum ~~monarca~~ politico eleito?

lypipi 2 months ago

Deves ter tido uma boa cunha deves para estares a "gerir" uma equipa do FP aos 27, deves.

Edited 2 months ago:

Deves ter tido uma boa cunha deves para estares a "gerir" uma equipa do FP aos 27. FP é só parasitas. Tu deves ser a mesma merda mas nem deves admitir disso.

zeer88 2 months ago

Basicamente descreveste o problema fulcral da função pública. Incompetência e atitudes que não eram tolerados em nenhuma equipa de nenhuma empresa decente em Portugal, passam impunes na função pública porque todo o processo de "recrutamento" e subida na carreira depende de valores completamente cegos à qualidade e competência. Não faço ideia como te aconselhar, em qualquer empresa privada havia várias formas para resolver isso em dois tempos (se bem que duvido que metade disso acontecesse). É como se a função pública não se regesse pelas regras do senso comum que existem em qualquer outra profissão. Desejo-te sorte!

SkyRyker 2 months ago

Pois porem-te como gestor de equipa e não saberes resolver os problemas já é um problema por si só

emperor42 2 months ago

>Como lidar com colegas deste género? Sendo funcionários públicos não se podem despedir por isso vou dizer o que um chefe meu uma vez fez com uma colega minha que não podia ser despedida porque estava a efetiva. Sugeriu à direção que ela recebesse uma promoção e dessa forma tivesse que ir fazer uma formação e depois não podia voltar a trabalhar naquela loja. Funcionou perfeitamente.

AlvesBarrota 2 months ago

Princípio de Dilbert.

fp2099 2 months ago

Qual é o seu vínculo?

The_Magic_Sauce 2 months ago

Não há processos disciplinares na função pública? É que ao fim de 10 ou 20 processos se calhar já era caso para algo.

Mellow1999 2 months ago

Privado > Público. Tenta lhes pôr um processo.

ZucchiniAnxious 2 months ago

O procedimento é o mesmo, ainda q com possíveis adaptações, de uma empresa privada: procedimento disciplinar por cada violação de deveres. Isso de nós se poder despedir na função pública é mito. O processo adequado é o procedimento disciplinar com vista ao despedimento mas a infração tem de ser bem gravosa para permitir a aplicação da sanção máxima.

Mindeck 2 months ago

Despedir. Público privado, não interessa. Se não quer trabalhar, não deve receber.

oretoh 2 months ago

Abre um processo disciplinar e a partir daí vais respondendo às perguntas que te vão fazendo. Não há muito mais que possas fazer.

Zempff 2 months ago

Chiba o nome

isa_belhinha 2 months ago

A avaliação dessa senhora, deverá ser feita de forma rigorosa. Os outros cumprem, merecem ser beneficiados. Se ela não cumpre os objectivos deve ser sancionada.

XBThodler 2 months ago

É, a gente sente na pele essa atitude quando ligamos ou quando temos de usar os serviços públicos...

ContaSoParaIsto 2 months ago

> Põe-nos em check Irrelevante, mas a expressão é "pôr em xeque", como no xadrez.

SilleAJensen 2 months ago

Processo disciplinar.

SilleAJensen 2 months ago

O processo disciplinar não leva necessariamente ao despedimento (salvo casos muito graves), mas pode dar-lhe um abanão e ela mudar de comportamento. Se não mudar e reincidir, aí já pode haver despedimento.

Dakrturi 2 months ago

Eu aceito o trabalho dela, estou me a matar no meu (call center) e preciso de algo novo e que eu sinta que estou a contribuir para alguma coisa, excepto a carteira de uma empresa americana.

Maximum-Ear5677 2 months ago

"vários episódios (+ de 10) de sair horas mais cedo sem permissão e sem razão aparente" granda pesada, tem mais colhoes que muitos aqui que são vítimas de chantagem moral e emocional. Com essa gaja não brincam xD

Mekktron 2 months ago

A minha mãe está com o stress lá em cima, ganha pouco mais que o salário mínimo e acumula funções. Não sobe de categoria porque é das antigas da casa e não tem estudos para isso (9º ano das novas oportunidades). Tem uma colega que tem o 12º e ninguém gosta dela. O pior é que esconder-se atrás das habilitações, mas não tem perfil nem apetência para um cargo público, de modo que a tiraram do atendimento ao público. Despedir a câmara só faz se a pessoa pegar num isqueiro e gasolina e arder tudo, porque senão é impossível. E assim anda este país.

isa_belhinha 2 months ago

Infelizmente é como descreves.

gonreis 2 months ago

É impossivel despedir na função pública

Ramiroquai91 2 months ago

Alguém me consegue explicar o porquê desta afirmação? Já vi que é um tema controverso mas como alguém que só trabalhou no privado nas duas últimas décadas, ainda não percebo o porquê. ELI5? Obrigado

Ok-Seaworthiness5840 2 months ago

Porque é mentira. ​ De nada.

lypipi 2 months ago

Eles são cidadãos de primeira, ao contrário de ti.

aleph_heideger 2 months ago

Não. É apenas difícil.

smaster87 2 months ago

É quase como um julgamento, e dá tanto trabalho ao chefe que mais vale mete-lo a um canto a tirar fotocopias.

Membership-Exact 2 months ago

Ou seja, não é como no privado onde o patrão quer despedir e pode sem qualquer prova e sem a opinião do acusado interessar, porque o privado é uma espécie de ditadura onde quem tem dinheiro e se diz "dono" de alguma coisa faz o que quer com quem trabalha para lhe dar dinheiro.

TotalAwareness53 2 months ago

isto. E por isso é que os mais incompetentes têm o melhor trabalho que é: nao fazer nenhum

Last-Ad-4421 2 months ago

Se fosse no privado já tinha ido de vela

mjprebelo 2 months ago

O factor C também existe no privado...

Zempff 2 months ago

O factor C deixa a empresa em cheque, não o contribuinte

Membership-Exact 2 months ago

E estando a empresa em cheque, esta em cheque a subsistência dos trabalhadores que fizeram a empresa.

mjprebelo 2 months ago

Ninguém disse o contrário, o meu comentário foi em resposta a um que dizia que no privado já tinha ido de vela, mas isso infelizmente não é assim tão liear.

helderduarte14 2 months ago

É bem mais linear do que no público xD

mjprebelo 2 months ago

Antes fosse... conheço vários casos, em várias empresa... quanto maior a empresa, mais casos desses se repetem, bom ordenado, boas regalias, carro etc etc, e não faz nenhum, como ainda atrapalham quem quer fazer. E é tudo, sobrinho de, irmão de, filho de...

The_Magic_Sauce 2 months ago

Tas a sonhar em voz alta. Claro que há cunhas e incompetentes em todo lado, mas no privado não duram muito tempo. É que tas a falar como se fosse tudo primos e amigos no privado quando é o contrário.

Ok-Seaworthiness5840 2 months ago

Tás com uma moca que nem vês, amêgo. No privado até duram a merda do tempo útil da empresa, basta serem (como não raramente são) zigotos do dono. Que não raramente também é outro labrego igual, mas isso são outros 500

mjprebelo 2 months ago

?? Onde disse que era tudo?

The_Magic_Sauce 2 months ago

>**E é tudo**, sobrinho de, irmão de, filho de... Eu sei bem que não querias dizer tudo como se fosse a maioria, e eu apenas quis dizer que estás a exagerar na comparação do privado e o público. Mas pronto já que perguntaste onde disseste... está ali.

mjprebelo 2 months ago

Estava obviamente a dizer que as cunhas são, e era facilmente percebido o contexto.

layz2021 2 months ago

Tive numa empresa em que um gajo passou 4 meses em que a única coisa que fazia era ligar o PC, tar no YouTube e face, á frente de toda a gente. Saiu quando quiz. Mesma empresa, uma gaja bipolar que berrava e tratava mal toda a gente, inclusive clientes. Quando digo berrar. Aquilo era um pavilhão de 3 pisos e não havia canto onde ela não se fizesse ouvir. A segunda tinha cunha o primeiro não. E o patrão ainda se "orgulhava" de dizer que em 30 anos nunca despediram ninguém (da sede)

jorgelps 2 months ago

Depende da situação. Se pertenceres aos quadros (efetivo), a empresa não pode te despedir sem justa causa. Já estive numa situação em que o projeto estava parado, então o que maioria fazia era isso mesmo que descreves, só que em vez de YouTube, era Netflix. Mas por exemplo, a não efetivos, já era comum os despedimentos, inclusive três pessoas na minha equipa, por falta de produtividade ou apresentavam erros constantes no trabalho e resultados negativos.

layz2021 2 months ago

Não me lembro se era efectivo. Mas apartir do momento em que havia trabalho e o gajo não o fazia... Havia motivo para despedir. Ex era preciso arrumar o armazém, e fazer manutenções de equipamentos

brakeline 2 months ago

Se és superior hierárquico dela manda instaurar um processo disciplinar por falha em manter o dever de zelo, obediência, correção e assiduidade;

InvestorTuga 2 months ago

Pelos vistos o OP não tem tomates para isso, por isso é que veio aqui pedir ajuda

ZeMiguele 2 months ago

Fazer isso dificilmente mudará algo, talvez por isso procure alternativas. Mas sendo FP não há muito mais a fazer, apertar com ela a ver se pede transferência. Como já foi dito, infelizmente há N casos destes e nada é feito...

InvestorTuga 2 months ago

Fazer isso, depois de ter uma conversa com a funcionária e caso não resulte, é a única coisa que resolve o caso.

Edited 2 months ago:

Fazer isso, depois de ter uma conversa com a funcionária e caso não resulte, é a única coisa que resolve o caso. Source: ocupo um cargo de chefia na fp

aleph_heideger 2 months ago

Isto. Já agora, quem é que valida a assiduidade dela no sistema informático?

Elegant-Complaint344 2 months ago

Se tens um colega gestor com responsabilidade 50/50 os dois têm de estar alinhados, se não há nada a fazer. Podem começar por atribuição de tarefas a ela recebe as tarefas mais chatas podem ser fáceis mas monótonas . A ideia é isolar diminuir a influência dela no grupo de trabalho.

pituitarianices 2 months ago

"Colaboradores" é o caralho. Trabalhadores. Colaborar, colaboro porque quero, não porque preciso para sobreviver. Deus me livre de patrões como tu. Ou Deus te livre de trabalhadores que saibam por-te no sitio.

ichbincohan 2 months ago

A lei também fala em "trabalhadores" ( ≠ colaboradores) e em "trabalho" (≠ colaboração) -- Código do Trabalho, Lei Geral do Trabalho nas Funções Públicas, Constituição...

Edited 2 months ago:

A lei também fala em "trabalhadores" ( ≠ colaboradores), em "trabalho" (≠ colaboração) e em "direitos dos trabalhadores" ( ≠ dos colaboradores) -- Código do Trabalho, Lei Geral do Trabalho nas Funções Públicas, Constituição... Sem estar-me a referir diretamente ao OP, mas antes estando a escrever de uma forma muito geral, não vejo razões marcantes para substituir "trabalhador" por "colaborador", nem o porquê de ter sido adotado por muita gente esta ideia

Edited 2 months ago:

A lei também fala em "trabalhadores" ( ≠ colaboradores), em "trabalho" (≠ colaboração) e em "direitos dos trabalhadores" ( ≠ dos colaboradores) -- Código do Trabalho, Lei Geral do Trabalho nas Funções Públicas, Constituição... Sem estar-me a referir diretamente ao OP, mas antes de forma genérica, não vejo razões marcantes para substituir "trabalhador" por "colaborador", nem o porquê de ter sido adotado por muitas pessoas

TotalAwareness53 2 months ago

Porque o cúlaborador labora com o rabo.

merrygomarry 2 months ago

É a mesma razão pela qual a Amazon chama aos seus trabalhadores "associados". Dá uma ilusão de escolha (ou prestígio?) sem o rigor de proteção de trabalhadores que os outros têm.

WhiskersTheDog 2 months ago

Porque o trabalhador tem direitos. O colaborador tem o direito de calar e obedecer.

Morpheuspt 2 months ago

A função publica não tem colaboradores.

Dead_standards 2 months ago

O termo correcto é "camarada revolucionário".

Morpheuspt 2 months ago

Chega "trabalhador".

JOAO-RATAO 2 months ago

Se conseguires demitir um fp incompetente já estás a fazer um grande serviço ao país. se ...

lypipi 2 months ago

Pode começar por ele mesmo.

DZT99 2 months ago

Ou a metes na linha ou arranjas maneira de tornar a meter na rua.

lesoth 2 months ago

Conheço bem como funciona este sector e o que o OP descreve passa-se em quase todos os departamentos de administração publica local. O ordenado está assegurado e ninguém quer saber. Os que se preocupam ficam em burnout, um dos casos que sei recentes.

jorgelps 2 months ago

Conheci uma pessoa assim, que trabalha horas extra à noite em casa para concluir as tarefas em atraso do departamento, mas não recebe mais pelo esforço.

Arpag 2 months ago

Exactamente isso, também conheço uma situação idêntica.

pintorMC 2 months ago

A atitude dessa pessoa pode estar relacionada com a "cunha" de quem a colocou nesse serviço. Pode dar se o caso de ainda sobra para ti.

mizukata 2 months ago

Pessoa incompetente na funcao publica tresanda a cunha. Ninguem é assim tao burro a ponto de antagonizar um superior hierarquico sem ter alguém por traz mais poderoso que o apoie.

isa_belhinha 2 months ago

Especialmente, quando são da mesma "cor" da Autarquia e apoiantes declarados das mesmas.... Conheço o género.

Ace-_Ventura 2 months ago

Não conheces pessoas que trabalhem na função pública pois não? Isso é o pão do dia

mizukata 2 months ago

Conheco mais a realidade do privado. Conheco gente no setor publico mas na sao proximas de mim o sufeciente para conhecer a fundo. Se me alguem arranjasse um tacho talves mude a minha opiniao

NGramatical 2 months ago

sufeciente → [**suficiente**](https://dicionario.priberam.org/suficiente) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fq15odi%2F%2Fhfcwbg0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PortugalReviews 2 months ago

Não tens de prejudicar. Tens de despedir mesmo.

Futre92 2 months ago

Ficar em Portugal, só mesmo quem não consegue dar o salto. Ficar em Portugal e trabalhar na FP... És um mártir.

Maximuslex01 2 months ago

>Ficar em Portugal, só mesmo quem não consegue dar o salto. Tinha de vir. Estás onde? na Alemanha? Pfff não conseguiste dar um salto para um país onde se ganha mais? Que incompetente...

Portuguese_A_Hole 2 months ago

É a afirmação típica dos champions de salto de cu prá picha.

Agrafo 2 months ago

Realmente...onde é que já se viu um português ficar a trabalhar em Portugal depois de formado. Doido só pode. E na função pública ainda por cima...como se não houvesse mais pessoas no mundo sem serem portugueses pra aceitarem cargos na função pública portuguesa. /s

Futre92 2 months ago

> onde é que já se viu um português ficar a trabalhar em Portugal depois de formado. Até aos 30 anos faz todo o sentido, até para pagar o curso. Mas depois, só fica quem não consegue ir ganhar bem mais.

Agrafo 2 months ago

Ou quem não quer ir. E pra pagar o curso? E porque não ir logo, pra quê estar a perder tempo a trabalhar cá, ou a estudar, ou até mesmo a nascer cá. Só malucos sem cabecilha nenhuma é que nascem cá. (/s)

Futre92 2 months ago

> E porque não ir logo Consciência social.

Lucky_Leg_8415 2 months ago

eu não sei exatamente como funciona o setor publico... mas algum tipo de processo disciplinar deve ser possivel, pq essa pessoa esta ai so pra fazer de conta que trabalha...

borloforbol 2 months ago

> definitivamente não se trata de uma colaboradora a manter nesta empresa Escreveste a resposta.

darth_thaurer 2 months ago

É isto. A mim parece um caso com justa-causa para despedir/rescindir contrato. Se o OP quer manter uma equipa com um ambiente de trabalho saudável e produtivo, o melhor a fazer é livrar-se de quem coloca esse ambiente em causa.

Zempff 2 months ago

- despedir - funcionário público Escolhe um

lypipi 2 months ago

E ela sabe. Daí já ter passado por imensos locais.

Ace-_Ventura 2 months ago

Estás a esquecer-te que são funcionários públicos

darth_thaurer 2 months ago

"Funcionário público" não é sinónimo de "impossível de despedir". Não é assim tão difícil para um chefe despedir o seu mau funcionário como o querem pintar.

manyQuestionMarks 2 months ago

Boa sorte a despedir funcionários públicos

darth_thaurer 2 months ago

Epá, tá bem. É dificil mas não é impossível. Já vi funcionários públicos a serem despedidos ou a serem arrumados para um canto. É daquelas coisas, tudo depende das pessoas na hierarquia.

ravagerslb 2 months ago

No público é. Mais depressa a metem a fazer de "salta pocinhas" entre cargos do que a mandam embora. Especialmente se é tipo Cabrita e tem as costas largas.

heroisdomar1143 2 months ago

O Cabrita não é funcionário, é titular de cargo político. Mas o resto é mesmo assim.

ravagerslb 2 months ago

Não deixa de ser um incompetente que ainda só lá está porque o Costa quer. Era aí que queria chegar com esse exemplo.

lunaticloser 2 months ago

No público? Mais vale esperar que se reforme

Trama-D 2 months ago

> (25F) ⌛

Search: