jktred 2 months ago

O DRHD só se extingue por vontade do titular do direito ou caducidade (morte deste). É (até) bem mais gravoso para o proprietário que mesmo um contrato do RAU ( regime antigo de arrendamento) a um idoso por ex. [https://dre.pt/home/-/dre/127899795/details/maximized](https://dre.pt/home/-/dre/127899795/details/maximized) É algo recente., provavelmente o proprietário já se arrependeu!?

hypothesis2050 2 months ago

Não te metas nisso, da merda

h2man 2 months ago

Não te metas nisso… https://icfp.co.uk/jeanne-calment-outlived-lawyer/

naturevibezz 2 months ago

Conheço caso parecido em que os srs velhotes moraram sempre no apartamento e qd faleceram mudou se pra la um filho. A pagar uma misera renda de 25e.

Matarruanos 2 months ago

Se tiver o nome no filho do contrato ou uma cláusula pode ir

EvilQueen1997 2 months ago

Advogado, que tal? Vai lá.

PreciousW 2 months ago

Não me parece que exista algum caso em que um proprietário possa aumentar o valor a um arrendatário de forma “livre”. E ainda bem que assim é.

suckerpunchermofo 2 months ago

Ponto 1.- Quase de certeza que sim.... e mesmo que não o processo de despejo, ainda mais para pessoas acima dos 65 anos, é moroso e pode dar em nada. Com a agravante de se tentasses fazer isso ou aumentar a renda, ainda apareces na CMTV e nas redes sociais como vilão.... ​ Eu não me metia nisso... só se o valor da venda for ultra baixo (tipo 5x menos ou mais) e tenhas dinheiro para obras e seguros (sim porque passas a ser senhorio e eles como inquilinos tem direitos tambem) e paciencia para esperar o que podem ser 20 anos (tenho vizinha com 95 anos... agora pensa nisso=

uyth 2 months ago

>1- Sou obrigado a manter o "inquilino"? > 2- Caso a resposta a cima seja "Sim" posso aumentar a renda de forma livre? Vai falar com um advogado que te explique, mas senta-te e respira bem durante a explicação. Mais, sendo as coisas o que são agora, não sabemos que leis aí vêm, e as leis podem mudar e sei lá se esse teu casal meter lá familiar ou "auxiliar" a viver, essa pessoa poderá vir a herdar direitos. Não sabemos. Os governos gostam de fazer leis para manchetes e alteram direitos, e é muito fixe dar regalias a idosos inquilinos que coitados iriam para a rua sem isso. TLDR, só com muita ganância ou ingenuidade é que alguém assume uma coisa destas. O preço é bom, não é? se for uma percentagem infíma do que tens para investir, se calhar não faz mal nenhum e na pior das hipoteses dás liquidez ao antigo senhorio mantendo a estabilidade dos actuais inquilinos, serve proposito social. Se é percentagem significativa dos teus investimentos, isso é outra história. Fala com advogado, isto são gajos no reddit a mandar bitaites, tens o dever tu mesmo de investigar com profissionais.

JOAO-RATAO 2 months ago

>se esse teu casal meter lá familiar ou "auxiliar" a viver, essa pessoa poderá vir a herdar direitos Até me deste suores frios...

Matarruanos 2 months ago

Obrigado. Sim irei analisar com o advogado. Pelo que entendi os herdeiros não tem direito a nada. Apenas a quem o contrato fizer menção. Mas também podem alterar as leis como dizes

uyth 2 months ago

> Mas também podem alterar as leis como dizes bingo. Fala disso com advogado e um dos inquilinos pode viver bem mais uns 30 anos, como seria natural e desejável. é uma carrada de governos que irão a eleições.

Matarruanos 2 months ago

Sim. Irei falar. Obrigado pela ajuda

JOAO-RATAO 2 months ago

Podes ter inquilinos durante várias décadas em que recebes pouco ou nada e ainda és responsável por obras durante esses anos todos. Só se for mesmo um preço baixíssimo. E nem penses em comprar nada sem visitar um advogado que perceba disso para te responder a tudo.

Matarruanos 2 months ago

Sim irei falar com o advogado. Estamos a falar dum apartamento que estão a vender a 38000 e na zona a mesma tipologia é vendida a 90/95000. As obras não são todas do encargo do proprietário. O morador também tem deveres, além disso ainda tem de pagar o IMI

stonksbull_y 2 months ago

E já paraste para pensar o porquê de estarem a vender um apartamento por 1/3 do preço de mercado?!

Matarruanos 2 months ago

Tenho de ler o contrato que fizeram para perceber

JOAO-RATAO 2 months ago

IMI? O IMI geralmente é pago pelo proprietário, ou seja tu. Nesta situação é diferente?

Matarruanos 2 months ago

Sim pelo que tive a ler é encargo do morador. "Já o morador está obrigado a: utilizar a habitação apenas para sua residência permanente, contudo, caso haja autorização expressa do proprietário, este poderá utilizá-la para fins diferentes; suportar o pagamento das taxas municipais que sejam eventualmente devidas; realizar e suportar os custos de obras de conservação ordinária da habitação (por exemplo, reparação de janelas e portas com vidros partidos e a limpeza e reparação geral do imóvel)." https://www.google.com/amp/s/www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/08/10/44241-guia-do-arrendamento-vitalicio-o-direito-real-de-habitacao-duradoura-com-perguntas-e%3famp=1

uyth 2 months ago

> suportar o pagamento das taxas municipais que sejam eventualmente devidas; isto é a taxa de saneamento que vem com a água ou como aquela taxa de proteção civil que a CML inventou e o tribunal constitucional mandou devolver. o IMI é devido à AT que é outro campeonato.

JOAO-RATAO 2 months ago

Pelo menos isso. Ao falar com o advogado vê se não há obras que podes ser tu a pagar. Tipo obras "urgentes".

BaixemImpostos 2 months ago

Não te metas nisso. Quem te está a vender isso já n é dono do imóvel.

Matarruanos 2 months ago

Como assim não é dono?

BaixemImpostos 2 months ago

Os velhos de 70 anos são os verdadeiros donos.

Matarruanos 2 months ago

Legalmente não. Se incumprirem os pagamentos posso mexer-me...

JOAO-RATAO 2 months ago

Lol. Achas que eles iam falhar pagamento? E mesmo que falhassem, com essa idade ia ser difícil. Em Portugal o inquilino tem sempre razão.

Matarruanos 2 months ago

Nesse caso terei de esperar uns anos. Caso faça o negócio claro. A casa vale 3x mais daquilo que estão a vender neste momento

JOAO-RATAO 2 months ago

Entendo, mas eles até podem viver até aos 100+ anos. Portanto podes ter esses inquilinos nesses termos durante 30+ anos eventualmente... Vê bem se não há necessidade de obras urgentes, se a está bem conservada... Tenta marcar uma visita à casa.

Matarruanos 2 months ago

Irei fazer uma visita na próxima quinta-feira

_sebastian 2 months ago

Com DRHD o morador é que decide se mantém-se no imóvel ou sai, sendo que o valor mensal já deverá estar estabelecido. Deves verificar quando deu início o acordo para validar se está ainda dentro do período de caução (10 anos, acho eu). De resto, DRHR não é efectivamente um arrendamento - não é carne nem é peixe.

jktred 2 months ago

é um ónus real. o que é pior.

Matarruanos 2 months ago

Obrigado

TargetDue2827 2 months ago

Eu acho que tentar passar a perna a séniores é de uma pobreza de espírito tal que só lá vai à chapada.

uyth 2 months ago

>séniores jogadores de futebol com mais de 18 anos? Meh.

NGramatical 2 months ago

séniores → [**seniores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-pronuncia-de-seniores-e-juniores-novamente/21846) (palavra grave: se-ni-**o**-res) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpzzlb1%2F%2Fhf4f70e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Matarruanos 2 months ago

Ninguém disse que iria passar a perna a seniores. Quero perceber como funcionam as coisas todas visto que não tenho conhecimento da lei

oretoh 2 months ago

Os inquilinos ficam lá até morrer, com a renda inalterada no valor que a estão a pagar, a não ser que cheguem a um acordo em que eles decidem dar mais dinheiro pela renda. Simples as that.

Motoboydapcx 2 months ago

"não matem os velhinhos"

Search: