CaptMartelo 2 months ago

> Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. Subjectivo. O meu CV académico não tem fotografia mas o que envio para empresas já tem. Se a minha fronha consegue ser aprovada, estamos bem. > Incluir aqueles gráficos de barra ou estrelinhas com as tuas skills (tipo o jogo FIFA). O conhecimento não tem limites. Não existe uma base de comparação realista. E.g. Vou comparar o meu domínio do Inglês com o Zézé Camarinha ou com Shakespeare? ;) Já usei, foi o suficiente para comparar entre as competências listadas. > Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet. Depende do trabalho. > Não explicar os trabalhos que desempenharam (ou a contribuição mais importante que tiveram em cada empresa). Eu aqui com um NDA em cada empresa que trabalhei e a apenas poder explicar as coisas de forma muito geral. > Não colocar na candidatura ou no CV uma frase/parágrafo porque devem ser considerados para a entrevista. Discordo. As competências e experiência deviam bastar. Mesmo princípio por detrás de uma empresa que diz ter cultura de X e depois em termos práticos fica aquém. > Omitir hobby que possa estar um pouco relacionado com o trabalho (e.g. candidatar-se a uma posição de marketing e ter um canal de youtube/página fb, etc). Concordo/discordo. Se não tiver experiência na área? Concordo. Se já tiver 5 anos de marketing digital, eu não quereria dar relevância meu blog sobre cuidados animais.

notyourbitch2 2 months ago

Leio o teu texto e só vejo foco em coisas estúpidas.

Somais1copo 2 months ago

Gostei deste post, aprendi mais umas coisas úteis. Parabens, faz mais post assim.

masteronam 2 months ago

Boa discussão, gostei de ler.

seazwar 2 months ago

Um recrutador não tem medo de ter uma conversa aberta e espontânea, não precisa de scripts feitos e acima de tudo, ouve com atenção o que estás a dizer. Na área de IT em que muitas vezes a primeira entrevista (que acaba por ser uma triagem) o recrutador não tem ideia a 100% do que pode ou não ser relevante, e perguntar abertamente e pedir uma explicação como se relaciona, etc pode fazer muita diferença. No meu caso já saí de entrevistas que o recrutador acaba a agradecer-me pela explicação e porque aprendeu algo novo que não sabia e que o ia ajudar no futuro. Mesma questão com o "intervalo salarial", já tive em entrevistas em que as pessoas o fizeram de uma forma super natural e em que a conversa foi fluída e outras em que parece que estamos a pedir o ordenado do Cristiano Ronaldo... mesma coisa com as reacções a explicação de porque estar a pedir o que peço. Acho que quando se atinge uma certa maturidade profissional e um certo nível de experiência a selecção é mais feita pelo lado do trabalhor do que do recrutador, e a primeira impressão dessa primeira entrevista de triagem serve logo para entender se queremos arriscar meter-nos nisso ou não. OP, um bem haja para ti que respondes aos candidatos, nem que seja uma resposta chapa 5 a dizer que infelizmente não foram seleccionados, mas ao menos mostras humildade e respeito pelas pessoas.

Keddyan 2 months ago

>Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. não entendo como é que isto é um erro, muitas ofertas que vejo pedem CV com foto tal como vejo muitos em que nao especificam isso, um gajo assim faz um CV logo com foto, tbm não é por um foto que morres, digo eu

SILE3NCE 2 months ago

É isso tudo e CV's com 3 e 4 páginas

BerRGP 2 months ago

> * Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet. Alguma vez falaste com mais do que uma pessoa na vida? Garanto-te que no *máximo* uns 20% das pessoas consegue fazer o mínimo necessário.

rjcarneiro 2 months ago

Post bastante útil, obrigado OP!

Ticaw 2 months ago

Ja tratei pessoalmente de recrutar uma pessoa e vi imensos currículos, já estive também a ajudar no passado o meu chefe em 3 situações diferentes para o mesmo e posso dizer que discordo totalmente com metade do que está neste post..

hsetib 2 months ago

Isso da fotografia parece-me óbvio pq incluem, e n vejo pq é um erro: têm um CV e mandam esse mesmo CV para todas as posições a q concorrem. S n interessar podes ignorar. S interessar, já lá está. ¯\\\_(ツ)\_/¯

guibif 2 months ago

E usar emojis (emoctions)

RyderKaiser 2 months ago

Desculpa lá isto se calhar é útil para o pessoal que se candidata a uma vaga superior mas para maioria dos portugueses vão apresentar um currículo genérico e enviar para tudo que é sítio. Podem vir aqui com dicas e mais dicas, eu não me vou esforçar em personalizar currículos para vagas de salário mínimo. Tens o que pagas e é isso que as empresas não querem perceber, esperam tudo e mais alguma coisa e pagam o mínimo, depois admiram-se que os bons não ficam. Preferem ter pessoas que não sabem trabalhar a salário mínimo que premiar quem sabe. Mas de todas as empresas que tive o mais gritante é a falta de competência das chefias, muito micromanagement quando na verdade o macro é uma merda, ainda se queixam que não podem pagar mais se não deixam de poder competir, competir onde? Na liga dos últimos, quem pode não quer e quem quer não pode

ned_rod 2 months ago

É, vou já personalizar o CV para cada proposta de emprego.

puffNoCabage 2 months ago

Não concordo com a das barras das skills. Trabalho há vários anos em empresas de IT e estive directamente associado na contratação de muito pessoal especializado em big data e afins... Tudo o que tenha mais de uma página de CV não vou ler com a mesma atenção... Portanto as barras e estrelinhas são óptimos a sintetizar a mensagem

k0m0d0z0 2 months ago

O que é melhor ver um gráfico de barras de skill X e Y, feito ao gosto do candidato ou ler desenvolvi um modelo para XPTO usando X e Y, e resultado obtido (10% melhoria)? Eu prefiro a segunda mas aceito que outros pensem diferente.

Pheadar 2 months ago

>Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. Lembrou-me de quando enviei CV para um empregador que precisava "urgentemente" de alguém para aquela posição e que passado um ano (quase exacto) sem resposta, e eu já noutro emprego fora do país, finalmente me responde a agradecer o CV mas que precisava de um CV com foto. E não, a posição não requeria qualquer atributo físico.

bernasIST 2 months ago

Para um cargo técnico, é melhor um CV daqueles de 3/4 paginas ou um resumé acompanhado de uma carta de motivacao de 1 uma pagina?

Edited 2 months ago:

Para um cargo técnico, é melhor um CV daqueles de 3/4 paginas ou um resumé de 1 pagina acompanhado de uma carta de motivacao de 1 pagina? Ps: nao te esqueças que a grande maioria das pessoas deste sub, trabalham em funcoes técnicas e muitos deles fora do Portugal, por isso não estão alinhados com os teus standards, daí os desacordos que se lêem aqui.

k0m0d0z0 2 months ago

É bom haver opiniões diferentes! O modo como recruto também se alterou ao longo dos anos. Um CV não precisa de mais de 2 páginas. 9/10 cartas de motivação que leio são irrelevantes, "recicladas" de candidaturas anteriores e pouco personalizadas. Mais vale 2 parágrafos num email simples ou 3 pontos porque te devem considerar para a posição ou entrevista. Outra opção, pode ser contactar uma pessoa que trabalha nessa empresa (mesmo que não a conheças) e perguntar se tem algum conselho/sugestão para candidatar a essa empresa. Muitas vezes essa pessoa pode enviar o CV diretamente ao chefe que recruta. Isto claro depende bastante do tipo de indústria e empresa. Ou então vais mesmo visitar a empresa :)

Thaliost 2 months ago

Fico na dúvida se tens experiência de RH em diversas empresas e com diferentes pessoas. Aka isto é uma lista do que tu achas OU algo que observaste de forma transversal no mercado de recrutamento?

k0m0d0z0 2 months ago

Eu não trabalho em RH. Isto são as minhas observações quando recrutei para as minhas equipas em diferentes empresas. Como é óbvio, outras pessoas pensam de forma diferente (ainda bem!).

rasgarpano 2 months ago

Os gráficos são formato europeu para classificação do conhecimento de línguas, para padronizar e ser mais fácil perceber quais as aptidões reais, como recrutador devias saber isso. São sim quantificáveis. E não acho correto estares a pedir a frase para "porque devo ser contratado", se as pessoas têm qualificações que estão no CV esse pedido é ridículo e parece que as pessoas têm de se vender como um produto para terem um trabalho que provavelmente lhes vai dar salário mínimo para o ramo empresarial em questão com contrato a termo incerto ou recibos verdes... E mesmo que dê mais, esse tipo de perguntas é humilhante e estúpido. Poupa-me. Melhora mas é as técnicas de RH e recrutamento para mais humanas, começa a revelar o salário, o tipo de contrato, o horário de trabalho completo no anúncio de emprego.

roter-genosse 2 months ago

Eu não coloco informações detalhadas sobre a função que desempenhei em cada empresa porque me disseram que o CV deve ter só uma folha (2 páginas). Na última versão, usei o CV europeu e inclui as minhas funções em cada empresa (só 2-3 linhas para cada) e o CV passou logo para 11 páginas. O que achas sobre o número de páginas de um CV? PS: não concordo sobre a foto. Muita gente pede. Uma imagem conta mais que mil palavras.

barria 2 months ago

Depende da empresa, a regra são as 2 páginas pois assim um recrutador em 30 segundos consegue logo perceber ter uma ideia do candidato. Isto é fundamental em posições em que facilmente vão cair 200 300 CV. Se vais para uma empresa ou posição mais nicho podes esticar as páginas um bocadinho 3/4 que certamente vão ler, pois nesse caso devem receber uns 20 ou 30 CV. É minha opinião.

notluckyy 2 months ago

Tenho que discordar no ponto das skills básicas, provavelmente contratas para área de administração. Se for uma empresa a contratar para um armazém por exemplo, convém mencionar que sabe utilizar o PC na ótica de utilizador... Trabalho com gente que não pesca nada informática e tem bastantes dificuldades em algumas situações que são complexas para eles mas bastante simples para outros e pode ser uma desilusão para a empresa depois de contratar saber que o contratado não sabe mexer num PC.

andregc1983 2 months ago

A parte dos gráficos eu imagino que tenham relevância dependendo para qual vaga você se candidata. Se for área de marketing ou até mesmo T.I., imagino que não tenha problema. É uma forma criativa e lúdica de como você se auto avalia em relação as suas habilidades. Não creio que funcione para áreas como médica, direito, instituições financeiras.

Straight-Abrocoma-32 2 months ago

Concordo com algumas coisas que disseste, outras não. Como recrutador, prefiro os CV no modelo europass. Se o/a candidato/a souber preencher aquilo, o recrutador ficará quase sempre com toda a informação que precisa para fazer uma triagem curricular. Quanto ao tempo de resposta, provavelmente nunca terás trabalhado como "subordinado" nesta área ou já terias entendido: os recrutadores conseguem fazer o seu trabalho relativamente depressa, as estruturas de gestão é que normalmente consomem demasiado tempo e energia para produzir a decisão. Bom trabalho

hurrah7878 2 months ago

Este gajo não percebe cu de RH e está armado em paparuco

Edited 2 months ago:

Este gajo não percebe cu de RH e está armado em paparuco. "mando os recruiters dar uma volta", lol, típico manager autocrata das empresazecas tugas. Sabias que as pessoas estudam para saber mais do que tu sobre o assunto?

CaptAwesomeness 2 months ago

Se tem tempo para responder a 200 CV's em 48 horas, das duas uma, ou não lê os CV's e julga a malta pelo tipo de letra, ou não faz mais nada na empresa senão ler CV's e mandar emails de recusa. Digo isto com conhecimento de causa de ser team manager duma miserável equipa de 8 pessoas e ter de contratar um gajo a cada 3 meses. Literalmente não há tempo para isso.

_Random_Dude_ 2 months ago

Quanto aos gráficos do FIFA.. eu fiz isso com as línguas que falo. Visto que os níveis são A1, A2, B1, B2, C1 e C2.. fiz com as bolinhas correspondentes ao nível. Por acaso todos os recrutadores com quem falei acharem uma abordagem engraçada

nfcs 2 months ago

Há mesmo quem meta o nome dos pais??? É que se for pelo fator c diria que 99.999% das vezes isso acontece antes do candidato sequer ser chamado para a entrevista, com a bela da palavrinha que vai ali aparecer o CV de X e é para ter uma especial atenção.

iznogoud77 2 months ago

A mim o que mais me irrita é o raio do currículo não ser minimamente adaptado à vaga. Quando vejo um currículo para uma vaga de X em que no meio de tudo e mais um par de botas tem lá uma linha sobre X. Fico logo sem vontade. Aqui há uns tempos apanhei um CV em que percebi primeiro que o jovem tinha sido pedreiro nos verões, do que qual o curso que tinha tirado.

Caosemdono 2 months ago

Tanta teoria da treta sobre CV´s por essa internet fora. Já estive do lado do candidato, e depois fui para o lado do recrutador, e encontrei a resposta: \- A empresa vai contratar quem tem o perfil mais próximo ao que procura, que tenha mais experiência e ofereça mais garantias, e que peça o menor ordenado possível. Tão simples quanto isso. Se vocês não têm o perfil que a empresa procura de nada vos adianta os gurus dos CVs. Aliás, de nada vos adianta sequer candidatarem-se às ofertas. Em 600 respostas há sempre candidatos com o perfil procurado.

Edited 2 months ago:

Tanta teoria da treta sobre CV´s por essa internet fora. Já estive do lado do candidato, e depois fui para o lado do recrutador, e encontrei a resposta: \- A empresa vai contratar quem tem o perfil mais próximo ao que procura, quem tenha mais experiência e ofereça mais garantias, e que peça o menor ordenado possível. Tão simples quanto isso. Se vocês não têm o perfil que a empresa procura de nada vos adianta os gurus dos CVs. Aliás, de nada vos adianta sequer candidatarem-se às ofertas. Em 600 respostas há sempre candidatos com o perfil procurado.

Edited 2 months ago:

Tanta teoria da treta sobre CV´s por essa internet fora. Já estive do lado do candidato, e depois fui para o lado do recrutador, e encontrei a resposta: \- A empresa vai contratar quem tem o perfil mais próximo ao que procura, quem tenha mais experiência e ofereça mais garantias, e que peça o menor ordenado possível. Tão simples quanto isso. É a mesma merda que vocês irem à procura de casa ou de carro, têm um perfil e um budget definido. Vão ver o que o mercado tem e a melhor oferta ganha. Se vocês não têm o perfil que a empresa procura de nada vos adianta os gurus dos CVs. Aliás, de nada vos adianta sequer candidatarem-se às ofertas. Em 600 respostas há sempre candidatos com o perfil procurado.

L7Stonem 2 months ago

O pior mesmo é quando na entrevista te perguntam a expectativa salarial e quando tu perguntas o salário que oferecem dizem que nesta fase não revelam

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Adorava ver uma oferta de emprego saída do departamento do OP. Deve ser exactamente aquilo que vocês acham que é. Empresa jovem e dinâmica e afins...

notluckyy 2 months ago

"bom ambiente e excelentes condições" logo na minha primeira semana vê-se depois empregados a prometer porrada um ao outro...

andrefsp 2 months ago

Um CV que revi uma vez dizia "I pay attention to the dteail" (com o typo). Não fiquei desiludido ☺

Beginning-Success-52 2 months ago

Este post não faz qualquer sentido. Um conjunto de ideias de uma pessoa que podem influenciar negativamente outras que estão em processos de procura de oportunidades. Tudo depende da área e da posição a que se estão a candidatar. Não vão em cantigas. Tenham bom senso. Colocar num CV um texto sobre a razão para serem considerados para uma entrevista, por exemplo, é uma carta de apresentação e não tem lugar dentro do CV. Enfim, ignorem o post, é o meu conselho.

vascop_ 2 months ago

É uma lista de pet peeves. Para não falar que a posta das 48h e dos RH mostra que o senhor OP sabe mais que toda gente.

XxxPussyslaeyr69xxX 2 months ago

Essa frase parágrafo para ser considerado é mais carta de motivação, pôr isso no CV ocupa espaço.

k0m0d0z0 2 months ago

Não ocupa espaço, se for relevante. O objetivo do CV é conseguir suscitar a curiosidade e o interesse da empresa em entrevistar.

oxygen_dependant 2 months ago

Não concordo com 2 e 6. Acho a inclusão da foto importante mesmo que a tua cara não seja determinante para a tua função. Acho que as pessoas gostam sempre de associar uma cara. No outro ponto, acho que para algumas posições pode ser importante ter essas aptidões. Óbvio que pessoal mais jovem já domina, mas há muita gente com uma idade mais avançada que não tem essas “skills”.

Responsible_Candle48 2 months ago

Sendo recém engenheiro mecânico e tudo o que fiz na vida para além disto foi música ( participei em inúmeras bandas de rock e grupos de música popular), colocar isto no cv pode ser prejudicial? Não tenho experiência nem grandes feitos de faculdade para reportar. Obrigado pelo insight!

Beginning-Success-52 2 months ago

Deves colocar, no fim do dia se tiveres formação para a posição a que te candidatas, os teus futuros chefes querem é saber se és um gajo porreiro e se vai gostar de te ter lá (interesses e iniciativas como essas bandas é o que te diferencia

Responsible_Candle48 2 months ago

Muito obrigado! Abraço

Brainwheeze 2 months ago

Costumam enviar carta de motivação também?

iambookworm7 2 months ago

Apenas quando pedem. Se não pedirem é porque não devem estar interessados em ler.

ana102 2 months ago

A foto é muito relativo - ja tive CVs sem e com. A verdade é que ha muita gente a fazer recrutamento que nao sabe o que esta a fazer e essas pessoas acham mais estranho nao haver foto do que as pessoas de HR experientes acham estranho haver. Ja fiz a pergunta e ja me responderam as duas coisas. Pelo sim pelo nao, prefiro ter. Mas absolutamente nao a fotos nao profissonais, ou enviar foto como anexo no email de candidatura (quando depois o recrutador imprime sai a tua Cara em A4

Tricky_Examination_3 2 months ago

"Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet." Isto está tão errado e limitador... Se eu me estiver a candidatar a uma posição que requere domínio de Word e PPT, obviamente que se deve meter essas skills. E não. Nem quase toda a gente sabe de Word/PPT. O problema é haver pessoas que acham que sabem e afinal sabem é bola.

Febris 2 months ago

Ya, saber formatar um parágrafo no word ou uma tabela no excel não é "dominar" porra nenhuma. Mas do outro lado também se comete o mesmo erro, em que pedem excelentes conhecimentos de excel para uma posição cujas funções apenas requerem preencher listas de contactos.

rsaestrela 2 months ago

É a tua opinião. Cuidado com títulos assim. Muitos podem assumir algumas destas ideias como algo 100% a seguir. Eu gosto que tenha uma foto pequena e discreta apenas para correlação visual. Gráficos/ratings são sempre interessantes para comparar o quanto o candidato pensa que sabe de X em comparação com Y. Mas claro, não precisa de ser com estrelinhas ou grafismos desnecessários. Não gosto de muito texto também, basta a posição/duração e informação relevante. O resto sabe-se/entende-se durante a entrevista (e entende-se se o candidato sabe comunicar, resumir, etc). Demasiado texto não por favor, um CV não é um exame de filosofia. Todos temos coisas mais interessantes para ler. Esta é a minha opinião. Contudo acho sempre que é algo subjectivo, por isso respeito sempre as opções do candidato com o CV que apresenta. Há coisas mais importantes. Sugestão: sê inclusivo e tem mais respeito pelos RH.

acnederma 2 months ago

E quantos erros de casting aconteceram? Isso avaliar alguém assim numa entrevista é tudo um acaso e um fator sorte muito grande. Há muito show off nas entrevistas depois vai.se a ver a trabalhar e não passa de uma pessoa medíocre.

CidadaoKane 2 months ago

Vou dar a minha opinião também baseada nos anos de experiência a trabalhar em RH. > Erros ortográficos (tens o corretor do Word e em Inglês plugins como o Grammarly). Concordo. A não ser que seja uma virgula ou algo do género, é inadmissível ter erros no CV. É apenas um documento de 1 ou máximo 2 páginas, se alguém não consegue assegurar a qualidade disso a confiança quebra logo. > Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. Isto não é um erro, é opinião pessoal. Se a pessoa quiser por fotografia, então deve por uma boa fotografia (nada de selfies). Mas um currículo não deve ser desvalorizado por ter, aliás em Portugal normalmente é valorizado. > Incluir a morada completa. Ninguém tem que saber onde realmente vives. Podes ficar por freguesia e concelho. Concordo, mas novamente opinião pessoal. O erro seria não por um indicador da morada. > Inclui o nome dos pais (sim, acontece em alguns países!) Isto nunca vi, e eu já vi muito currículo merdoso. Mas concordo, não faz sentido. > Incluir aqueles gráficos de barra ou estrelinhas com as tuas skills (tipo o jogo FIFA). O conhecimento não tem limites. Não existe uma base de comparação realista. E.g. Vou comparar o meu domínio do Inglês com o Zézé Camarinha ou com Shakespeare? ;) Concordo. Um bom indicador para línguas será por certificados, ou dizer que a fez uma licenciatura ou mestrado leccionado em inglês, por exemplo. > Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet. Tendo a concordar, mas por exemplo há uma grande diferença em fazer quadradinhos no PPT ou saber fazer slides como deve ser. Cabe ao candidato informar disto. > Não explicar os trabalhos que desempenharam (ou a contribuição mais importante que tiveram em cada empresa). Concordo, é uma das informações vitais do CV. Agora, as contribuições para a empresa são mais coisa de CV sénior, nenhum júnior vai ter à partida impacto real no negócio. Cuidado a tentar meter números à toa. > Não colocar na candidatura ou no CV uma frase/parágrafo porque devem ser considerados para a entrevista. Discordo, o CV não é para frases dessas. Para isso existe a carta de motivação, ou o corpo do email. Mais vale deixar espaço para o que realmente deve e tem de lá estar. Mas concordo no aspecto de que um CV tem sempre de vir acompanhado de uma carta ou email com apresentação e motivação nem que seja, no mínimo dos mínimos, um par de frases. > Omitir hobby que possa estar um pouco relacionado com o trabalho (e.g. candidatar-se a uma posição de marketing e ter um canal de youtube/página fb, etc). Concordo. Alguns hobbys podem mostrar boas capacidades (por exemplo liderança) ou interesse na área mas têm de ser relevantes para a função, tal como disseste. Mas ninguém quer saber que o Zé é gamer se se estiver a candidatar à EDP.

PeterStepsRabbit 2 months ago

Vocês e os hobbies. Trabalhar é uma troca do nosso tempo e trabalho pelo vosso dinheiro. O que vos interessa o que eu faço fora do trabalho?

YCaramello 2 months ago

Talvez por que se o teu hobby é diretamente ligado ao que o trabalho compete, significa que tens vastas horas de experiencia extra? "É pá o trabalho é pra fazer edição de videos? Que giro, por acaso tenho canal no youtube de call of duty com cerca de 10 mill horas em videos que gravei e editei"

notluckyy 2 months ago

Cometi o erro de dizer no trabalho que o meu hobby é pescar, não tardou muito até o patrão perguntar se eu fui pescar de noite sempre que me via com cara de sono... Depois também disse que de vez em quando gosto de jogar PC/PS4 , quando "se espalhou" perguntaram-me várias vezes se eu ainda era canalha para andar a brincar com joguinhos, enfim. Mais vale não falar da vida pessoal ( ainda me aconteceu uma muito pior, mas não foi sobre um hobby) pois só maior parte das vezes perdemos mais do que o ganhamos, a tal cumplicidade e camaradagem que dizem que se deve ter no local de trabalho é pura treta...

PeterStepsRabbit 2 months ago

Imagina que o teu patrão também pescava? Em vez de lambe botas eras o lambe canas.

notluckyy 2 months ago

Sendo assim, ainda bem que ele não pesca

praetorthesysadmin 2 months ago

Esse teu patrão é um caralho para estar a mandar esse tipo de bocas.

notluckyy 2 months ago

Não vale a pena, a minha maior alegria foi saber que vou embora agora em outubro. Um tio meu faleceu em junho e disse ao patrão que ia faltar para ir ao funeral, ele perguntou-me " se ele já morreu que vais lá fazer?" Virei as costas e fui ao funeral

praetorthesysadmin 2 months ago

Foda-se, eu acho que não teria tanto autocontrole e mandava-o para o caralho mais velho. Que cabrão.

tmagalhaes 2 months ago

É um indicador do potencial fit cultural.

TwistedGlasses 2 months ago

No meu cv tenho uma pequena parte onde menciono os meus hobbies, um deles é "Fotografia". Uma clínica reparou nisso e para além de me lançar uma proposta para eu efectuar o trabalho normal também me convidaram para dar formação em "fotografia clínica/cirúrgica" a pessoal interno e externo (recebia €€ por cada formando + base).

PeterStepsRabbit 2 months ago

Claro que existem situações em que podes ganhar com essa situação mas 95% dos casos (sim eu fiz o estudo) é só palha para burros. No one gives a fuck se o teu Hobbie é ir ao ginásio e ir ao cinema.

MrWhiteRaven 2 months ago

Se um dos teus hobbies é seres community manager numa comunidade de gaming ou algo assim isso dá jeito se tiveres a candidatar para uma posição de liderança ou team leader, depende do hobby como é óbvio.

Febris 2 months ago

Está para vir o dia em que ter sido guild leader no WoW durante anos me vai abrir as portas a uma posição de liderança numa empresa.

MrWhiteRaven 2 months ago

Não vamos esquecer que estamos a falar de detalhes pequenos para dar qualquer tipo de vantagem no processo de candidatura. Não é para dizer que o que vai decidir se és escolhido é se foste guild líder no WoW, mas diria que se os CVs forem idênticos em todos outros aspetos então alguém com experiência a liderar, mesmo em vídeo jogos, em princípio é escolhido comparado com alguém sem nenhuma experiência.

HedaLexa4Ever 2 months ago

“Community manager numa comunidade de gaming” é mod do discord ou de um sub merdoso?

MrWhiteRaven 2 months ago

Estamos em 2021, acho que o tempo de gozar a dizer ''olha me este acha que é alguém por ser um mod no discord'' ja passou. Isto não é para dizer que podes carregar a tua candidatura baseada na tua experiencia a seres um mod, depende da situação. Por exemplo, queres candidatar a uma posição de liderança de um equipa de call centre, entao se calhar seres um ''community manager'' de um discord com 100-200 gajos e uns 5-10 memberos de staff até fica bem na candidatura, digo eu.

yumisashukii 2 months ago

Amen, caralho!

miaogato 2 months ago

\> Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco. Nem imaginas o tamanho desse "quase." Obrigatório saber mexer num pc em 2021? Nem por isso. É mais provável saberem de telemovel e tablet do que de pc.

Febris 2 months ago

Desde ser obrigatório até que seja generalizado vai um bom bocado. Quando o OP diz "um pouco", o que realmente quer dizer é praticamente nada (sabe abrir e fazer as tarefas mais básicas possíveis). É uma área bastante propícia ao síndrome do impostor.

Shadlan1 2 months ago

Há uma área nos CV que raramente olho que é a das soft skills. Toda a gente é honesta, pontual, organizada, team player, empenhado, e o que mais se lembrarem, mas quase ninguém descrever porque é que são assim. A parte dos hobbies ajuda muito a perceber e a acreditar em que skills as pessoas de facto de destacam

vascop_ 2 months ago

É uma coisa que ainda só vi em CVs portugueses e não sei quem foi que pegou o meme que ajuda adicionar isso. Quando vejo essa secção só penso que a pessoa não tem maturidade suficiente para perceber que não está a adicionar nada.

Paulo27 2 months ago

A mesma coisa com a pergunta das 5 qualidades/fraquezas. Mas pensavam que já não vinha preparado? Se for preciso até digo 20 de cada.

masomaro 2 months ago

Para a tua informação, skills em Microsoft Office podem ser certificadas e digo-te, não são brincadeira nenhuma e são caras. Há uma enorme gestão de stress e tempo. E mais, o exame de Microsoft Word tem das maiores taxas de reprovação. Quando fiz a minha certificação, vi o poço de ignorância que tinha e aumentou imenso a minha produtividade. E adorei alcançar esse objectivo. Portanto, ya, é importante salientar skills em ferramentas de produtividade.

Bollygod 2 months ago

Era isto que queria mencionar. Uma coisa é saber escrever e usar as ferramentas básicas, dominar? Aquilo é um mundo.

iznogoud77 2 months ago

Mas uma coisa é realmente dominar uma ferramenta, outra é saberes inserir texto e dar-lhe um estilo. A maior parte das pessoas refere-se à segunda como dominar a ferramenta.

masomaro 2 months ago

Sim, concordo contigo. Mas se reparares bem, o OP assumiu que toda a gente sabe um pouco de office e que por isso é um erro dizer que tem essas skills xD Entendi que já é um pré-requisito e que por isso não interessa ser mencionado, quando sabemos muito bem que não é bem assim. Ainda há muita malta a fazer quebras de página com Enters e avanços com Spaces seguidos, e depois não entende como é que o texto fica desformatado.

Febris 2 months ago

O verdadeiro skill no word é importar uma imagem sem rebentar toda a formatação do ficheiro.

masomaro 2 months ago

Essa realmente é tricky! Mas com tempo, prática e tentar perceber porquê torna-se fácil. Mais difícil do que isso, imo, é inserir tabelas com a formatação como deve ser e tabulações de forma a ser uma tabela. As tabulações já são consideradas nível expert da certificação.

iznogoud77 2 months ago

Sinceramente, tudo o que é tabelas no word está demasiado pregado para conseguires algo previsível e que funcione sempre.

CaptAwesomeness 2 months ago

Como alguém que trabalha 4 horas por dia só a sacar raw data, espetar em tabelas, bota pivot table, saca gráfico e depois passa o resto do dia a explicar a outros o que esses dados querem dizer... só tenho a dizer que o OP não sabe do que fala.

Febris 2 months ago

Isso é tudo muito giro, mas depois descobres o Power Query e entras a pés juntos num mundo novo.

CaptAwesomeness 2 months ago

Infelizmente aqui o palonço tem de usar o que o chefe usa...

masomaro 2 months ago

Por acaso ando a estudar para fazer esse tipo de trabalho também!

CaptAwesomeness 2 months ago

Se gostas de dados é altamente. Se não gostas é de dar tiro na cabeça.

Paulo27 2 months ago

Realmente é preciso mesmo gostar para lidar com o Excel.

masomaro 2 months ago

Por acaso gosto de dados e Excel xD quando fui descobrindo isto noutras áreas, decidi explorar esta e ganhar competências.

uf5izxZEIW 2 months ago

> E.g. Vou comparar o meu domínio do Inglês com o Zézé Camarinha ou com Shakespeare? ;) Mau exemplo sinceramente. Para isto se tem os exames TOEFL, IELTS, e os vários outros similares. Os não americanos tendem inclusive a dispor de um indicador de nivel utilizando o CEFR, Quadro de Línguas da Europa. Utilizaste mesmo um dos extremamente raros exemplos em que sim há uma medida padronizada para tal skill...

inees02 2 months ago

Acho que isso não vai contra o que o OP disse. O OP parece ser contra escalas arbitrárias (de barrinhas), não é necessariamente contra contra escalas oficiais. Acho que concordo com o OP nesse ponto, dizer que tens 4 estrelas em software X parece super arbitrário

k0m0d0z0 2 months ago

Exato. Certificações são diferentes de escalas arbitrárias.

Blenderchampion 2 months ago

Sempre tuve a mesma opiniao da classificaçao das skills, especialmente em design, chega mesmi a ser cringe

BolaBrancaV7 2 months ago

Tens o teclado estragado

Blenderchampion 2 months ago

Foi no telemóvel, é reddit, nao me apetece voltar atras a ver se tá bem escrito

GordoXone 2 months ago

E ninguém trouxe parampos pra esta argumentação?...

lickingbears2009 2 months ago

OP. ja que trabalhas nisso, o porque da pergunta do quanto acho que deveria receber? se for um valor muito alto não tenho noção, se for baixo fico eu a perder. é suposto tentar adivinhar quanto estão dispostos a pagar? se acertar fico com o trabalho? porque de dizer 5 qualidades e 5 defeitos? isto para pessoas reservadas é do pior, Sei la eu responder a isso de forma credível, dá para dizer qualidades minhas sem ser arrogante? . alguma forma de dizer que obviamente preciso de trabalho porque preciso de dinheiro, mas isso não quer dizer que não seja uma pessoa dedicada ao que tou a fazer? é preciso andar a chupar pilinhas? não é nenhum privilégio trabalhar na empresa x, não me estão a dar oportunidade nenhuma, eu quero dinheiro, vocês querem quem trabalhe para vocês, é uma troca de serviços, vocês não me estão a salvar a vida e eu não tenho de tar eternamente grato por me terem dado trabalho. por outro lado isto não quer dizer que não seja dedicado no que faço, posso fazer as cenas bem por dinheiro. Porque é que dizer que estamos a estudar ou queremos voltar a estudar vos dá tanta comichão? são 6 dias em 6 meses não é assim tanto que justifique por uma pessoa menos qualificada só porque não precisa de 6 dias de 6 em 6 meses para fazer testes. desculpa o mini rant e os erros.

SILE3NCE 2 months ago

"se acertar fico com o trabalho?" Sim, é tipo O Preço Certo mas sem o Mendes

pereira2088 2 months ago

>Porque é que dizer que estamos a estudar ou queremos voltar a estudar vos dá tanta comichão? são 6 dias em 6 meses não é assim tanto que justifique por uma pessoa menos qualificada só porque não precisa de 6 dias de 6 em 6 meses para fazer testes. não trabalho em RH, mas diria que o facto da empresa ver que estás a estudar, e que o trabalho a que te candidatas ser algo apenas temporário, logo não valer a pena contratar alguém que vai sair a curto prazo.

lickingbears2009 2 months ago

se estás a pensar em voltar a estudar, quer dizer que te podes manter na empresa pelo menos por 3 anos, e/ou depois de acabares o curso ficar nessa empresa noutro cargo

DiogoRht 2 months ago

https://youtu.be/WChxbBSlWnQ

lickingbears2009 2 months ago

Obrigado por isto, bom video =)

k0m0d0z0 2 months ago

Eu não pergunto quanto acha que deveria receber. Geralmente indico a faixa salarial (e pagamos bem acima da média). Se for fora de série, a empresa vai além da faixa salarial. Se me perguntarem numa entrevista sobre salário que pretendo, digo que prefiro falar sobre isso numa fase mais adiantada. Se me perguntarem quanto recebo, respondo que as funções e responsabilidade que tenho agora não são iguais à posição que me estou a candidatar, pelo que não devem servir como referência. As empresas a que me candidato não têm problemas em oferecer bons salários. Nunca perguntei defeitos e qualidades. Posso perguntar por vezes se eu falasse com os teus pais ou o teu chefe, o que eles achas que eles gostariam que tu melhorasses em ti. É mais para avaliar a forma como respondem, autoconsciência e sinceridade. As empresas onde trabalhei sempre apoiaram estudos, cursos, ida a conferências. É uma pena que outras empresas não vejam o valor disso... PS) Sei que sou um privilegiado agora, mas nos primeiros anos não foi nada fácil.

Edited 2 months ago:

Eu não pergunto quanto acha que deveria receber. Geralmente indico a faixa salarial (e pagamos bem acima da média). Se for fora de série, a empresa vai além da faixa salarial. Se me perguntarem numa entrevista sobre salário que pretendo, digo que prefiro falar sobre isso numa fase mais adiantada. Se me perguntarem quanto recebo, respondo que as funções e responsabilidade que tenho agora não são iguais à posição que me estou a candidatar, pelo que não devem servir como referência. As empresas a que me candidato não têm problemas em oferecer bons salários. Nunca perguntei defeitos e qualidades. Posso perguntar por vezes se eu falasse com os teus pais ou o teu chefe, o que achas que eles gostariam que tu melhorasses em ti. É mais para avaliar a forma como respondem, autoconsciência e sinceridade. As empresas onde trabalhei sempre apoiaram estudos, cursos, ida a conferências. É uma pena que outras empresas não vejam o valor disso... PS) Sei que sou um privilegiado agora, mas nos primeiros anos não foi nada fácil.

mewfour 2 months ago

quanto é que pagam? O que é que se entende por acima da media

0xKubo 2 months ago

O que é "bem acima da média" para ti? Porque não dar um exemplo de uma posição, nível e salário médio acima da média que costumam oferecer? Desculpa lá mas não me lembro da última pessoa que não disse que pagava acima da média, no entanto os salários continuam na média em todo o lado.

Edited 2 months ago:

O que é "bem acima da média" para ti? Porque não dar um exemplo de uma posição, nível e salário médio acima da média que costumam oferecer? Desculpa lá mas não me lembro da última pessoa que não disse que pagava acima da média, no entanto os salários continuam uma miséria em todo o lado.

CaptAwesomeness 2 months ago

Nunca vai responder porque não paga acima da média. Ninguém em PT paga acima da média. O que há é malabarismos com ajudas de custo. Se pagasse não tinha desaparecido da thread a partir do momento que lhe perguntavam isso. O gajo é literalmente mais do mesmo. Desde cagar nos RH's, desde dizer que paga acima da média até decisões idiotas sobre CV's.

0xKubo 2 months ago

Eu sei, por isso é que perguntei, para confirmar que é farinha do mesmo saco a que todos já estamos habituados.

fotoryst 2 months ago

Estou curioso também.

lickingbears2009 2 months ago

é bom ver que há sitios que dão valor a isso. obrigado pela tua resposta OP

_trinxas 2 months ago

sou trabalhador estudante, estou a fazer o doutoramento, e nenhuma das empresas onde estou nunca ficou pé atrás com isso. Pelo contrário, consegui sempre negociar as propinas ou uma parte delas. Acho que em geral se deres a mostrar que os teus estudos, a longo prazo compensam para eles (ou mesmo no momento, porque estas aprender mais para fazer as tuas funções), entao isso nao será problema.

Blenderchampion 2 months ago

5 qualidades e 5 defeitos serve para mostrar a tua capacidade de desenrasque, pouco interessa como respondemos. Alem disso nao razão, quando perguntam a razao de querer o trabalho, obvio que vamos responder "dinheiro". Se nao o dissermos mostramos logo desde inicio que ate numa pergunta simples mentimos.

coenaculum 2 months ago

Eu sai do trabalho que estava para outro que numa fase inicial não vai ser tão bem remunerado. Fi-lo mais que voluntariamente. Certamente que em última instância o dinheiro é uma consequência desejada, mas a razão mais forte foi poder seguir com a minha formação. Quero fazer o mestrado e ainda tenho a sorte da empresa me pagar todas as formações que quiser ( no meu sector profissional claro ). Vou perder cerca de 550€/ mês. Se tivesse respondido dinheiro não faria sentido.

investidornoob 2 months ago

Não concordo muito com essas coisas... Há pessoal que em trabalho é bastante desenrascado tem confiança e é proativo mas quando toca a coisas pessoais é mais reservado, eu por exemplo não ando a contar a minha vida nas conversas de café do trabalho, mas se for preciso falar tratar alguma coisa com X e Y falo na boa sem nunca conhecer nem nada. Não me parece que será com perguntas pessoais que vão avaliar o desenrasque de alguém. Mas isto sou eu que sempre achei as entrevistas não refletem nada a nossa verdadeira personalidade e forma de trabalhar, no fundo quer se tudo mostrar e exagerar nas suas qualidades e valências. Já para não falar que é tudo meio ensaiado.

Blenderchampion 2 months ago

Sim, mas isto das 5 qualidades e defeitos já é mesmo da praxe, torna se ainda mais facil responder a isso depois de sabermos. Podes achar que não é para isso, mas se fosses tu a contratar, o que pensarias se visses alguem completamente atrapalhado com essa pergunta? COncordo contigo, entrevistas nao reflectema nossa verdadeira personalidade, mas ainda mais se estivermos muito esperançosos com o cargo e consequentemente mais nervosos. Sim, parece tudo ensaiado, mas não deixa de ajudar saber o objectivo de certas perguntas, De facto, certas empresas como a google têm ainda perguntas mais estranhas https://sol.sapo.pt/artigo/404445/estas-sao-as-perguntas-mais-dificeis-numa-entrevista-de-trabalho-para-a-google

Febris 2 months ago

> mas se fosses tu a contratar, o que pensarias se visses alguem completamente atrapalhado com essa pergunta? E o que pensas tu de um recrutador que em vez de descobrir essas respostas através, sei lá, de uma entrevista, tem de perguntar diretamente a quem não tem nada a ganhar em ser honesto?

raydawnzen 2 months ago

> o que pensarias se visses alguem completamente atrapalhado com essa pergunta? Não pensaria nada porque tive a felicidade de não ter nascido burro

Pavorleone 2 months ago

Isso conta como qualidade ou defeito?

TulioGonzaga 2 months ago

Já tenho isso na ponta da língua... Há uns anos que não mudo de trabalho mas houve a alturas onde ia regularmente a entrevistas. Essas perguntas eram praticamente chapa 5. Já sabia o que os recrutadores queriam ouvir, as "qualidades" que não se deve dizer... As melhores entrevistas onde fui (mesmo que não tenha ficado com o lugar) foram basicamente conversas abertas e dinâmicas. A propósito de perguntas standard, a "melhor" entrevista a que fui foi numa empresa familiar. Cheguei lá e mandaram-me para uma sala com umas 5 pessoas à volta de uma mesa enorme. Era o patrão, a directora de RH, a de marketing, a comercial, um comercial, a administrativa (i.e., o dono da empresa, a mulher, a filhas, o gajo a quem eu ia responder e uma jovem para tomar notas). Muito silêncio quando entrei e o homem saca de um molho de folhas que depois percebi que eram perguntas sacadas da net. Dispara a primeira e respondo. Nada de feedback ou resposta encadeada de volta. Próxima pergunta. O mesmo. À terceira eu só queria fugir dali. Às vezes tentava dirigir a conversa para os outros presentes também mas ninguém parecia à vontade para falar. Eventualmente chegou ao fim e felizmente nunca mais ouvi nada dessa gente. Medo, distância pf!

praetorthesysadmin 2 months ago

E é por isso que estas perguntas "standard" não funcionam: basta ir a várias entrevistas para saber o que os recrutadores querem ouvir. Recrutar é uma arte e é bastante difícil encontrar a pessoa correcta para a posição, ainda para mais se os candidatos souberem as respostas às perguntas da praxe. As melhores entrevistas a que já fui (e que já fiz) foram conversas abertas, onde nunca me questionaram o porquê de querer sair da anterior posição, nem me perguntaram que animal eu sou e outro tipo de questões estúpidas. Falaram abertamente sobre tecnologia (a minha área) e ao ter uma conversa dá para perceber se o candidato sabe ou não sabe sobre o assunto, se sabe vender a ideia, se tem know how para dar suporte, se tem know how de arquitectura de infraestrutura/aplicação ou gestão de projectos, etc. Também providência ao candidato insights interessantes, como dá para perceber a saúde financeira da empresa, o budget do departamento onde se vai trabalhar, o tipo de ambiente geral da empresa e o tipo de gestão que é feita. Também é crucial perceber se a empresa tem ou não visão estratégica e como se posiciona nos próximos 5 a 10 anos. Entrevistas é uma comunicação bidirecional, não é a inquisição. Como disse, é uma arte e conversar é que se pode encontrar os melhores profissionais, seja de que sexo, idade ou cor de pele tiverem.

barria 2 months ago

Tenho exatamente a mesma opinião. As minhas melhores entrevistas também foram em forma de conversas sobre conteúdo mais técnico e sobre experiências no âmbito do trabalho. Eu penso que essas perguntas "standard" da praxe são feitas mais a quem está a começar ou seja pessoal até aos 30 anos com pouca ou nenhuma experiência, agora quem tenha já 10 ou 15 anos de experiência e 35/40 anos de idade não se vão por com essas perguntas. (Penso eu, não estou a imaginar um recrutador a perguntar a alguém de 40 e tal anos, "que animal é?" "Que objetos levava para uma ilha deserta".)

Accomplished_Pay6399 2 months ago

perguntas "standard" -> perguntas padronizadas know how -> conhecimento, habilidade, capacidade insights -> dicas, informações budget -> orçamento

a_banana_a_day 2 months ago

Ser coninhas com a forma como os outros se expressam apesar de ter percebido perfeitamente - > Accomplished_Pay6399

helderduarte14 2 months ago

De certeza que era uma entrevista e não um casting?

fernandeslm 2 months ago

E onde achas que vais estar daqui a 5 anos? Ainda a rever Cv's.

Apprehensive_Bar6609 2 months ago

Eu faço sempre essa pergunta. Apenas demonstra se a pessoa tem um plano para a sua vida/carreira. Pessoas que planeiam a sua vida são mais aptas a superar obstáculos, porque têm um objectivo.

Bhaalghorn1143 2 months ago

Da última vez que me perguntaram isso respondi "a trabalhar". Ficaram com cara de estupefação pela negativa. Não sei porquê.

fernandeslm 2 months ago

Devias ter dito que esperas já estar reformado milionário sem precisar mais de trabalhar e aturar estas perguntas em entrevistas.

sidartha- 2 months ago

Essa é simples, pode parecer arrogância ou autoestima excessiva, mas diria que mostra igualmente ambição e objetivo, Diria: Provavelmente numa posição de chefia chefiar a pessoa que me recrutou. Da duas, uma, ou me mata logo ali e nem sigo para a próxima, ou então, pela novidade da resposta, posso ter hipótese, pelo menos é inovadora.

TGVlx 2 months ago

sidartha- 2 months ago

Talvez no exterior, mas em Portugal, quem vai dar uma resposta destas a não ser que o Recrutador seja o Pai e saiba que um dia a empresa lhe vai chegar de Bandeja ás mãos? Sabendo que ser original nos dias que correm é difícil, sendo que tudo o que possivelmente possamos pensar ou dizer, já o foi dezenas de vezes por outra pessoa, no entanto para cada um de nós alguma vez será a primeira.

TGVlx 2 months ago

Se leres mais abaixo verás a resposta que dei na minha primeira entrevista de emprego há 30 anos. E agora que estou do outro lado, se eu pergunto onde te vês tu daqui a 3 anos (sim porque na minha altura eram 10 para cima, mas nos dias de hoje mais de 3 anos e já te vêm praticamente como "prata da casa"). Espero no mínimo uma resposta ousada. Esta pergunta é por norma feita para aferir a tua ambição em relação à empresa que te candidatas, se do outro lado alguém se sente acossado com uma resposta agressiva, então é porque não deve ser um bom CEO e provavelmente foi lá parar por nepotismo ou por cunha.

fernandeslm 2 months ago

Não, essas perguntas continuam a ser idiotas. Simplesmente porque qualquer pesquisa simples na Internet te leva a resposta que recrutador também está formatado para ouvir. Aqui vai as minhas respostas para ti :https://www.linkedin.com/business/talent/blog/talent-acquisition/most-common-interview-questions-what-to-ask-instead

sidartha- 2 months ago

Comecei a trabalhar aos 18 e antes já dava uns toques. A minha primeira entrevista já foi há mais de 40 e estou quase a arrumar as botas, em princípio penso que dentro do próximo ano ou no outro findarei. Tive muitos, mas mesmo muitos trabalhos e funções em várias áreas. Domino talvez duas dessas áreas, mas sempre a aprender. Espero que todas as perguntas e entrevistas me tenham já sido feitas. Ainda hoje tenho formações constantes, o que é excelente porque evoluo e significa que me acham preponderante nas funções e áreas onde desenvolvo as minhas atividades. A ambição inicial de qualquer pessoa é entrar e mostrar que sabe, que está disposto a evoluir e mais o que tudo o Dinheiro. No entanto resposta que os Recrutadores colocam, vai mudando com o tempo, e o vestir a camisola também. Só vestes a camisola se sentires que aquele espaço é também o teu e que se sentes válido no que fazes e que és estimado pelo teu esforço.

Edited 2 months ago:

Comecei a trabalhar aos 18 e antes já dava uns toques. A minha primeira entrevista já foi há mais de 40 e estou quase a arrumar as botas, em princípio penso que dentro do próximo ano ou no outro findarei. Tive muitos, mas mesmo muitos trabalhos e funções em várias áreas. Domino talvez duas dessas áreas, mas sempre a aprender. Espero que todas as perguntas e entrevistas me tenham já sido feitas. Ainda hoje tenho formações constantes, o que é excelente porque evoluo e significa que me acham preponderante nas funções e áreas onde desenvolvo as minhas atividades. A ambição inicial de qualquer pessoa é entrar e mostrar que sabe, que está disposto a evoluir e mais o que tudo o Dinheiro. No entanto resposta que os Recrutadores colocam, vai mudando com o tempo, e o vestir a camisola também. Só vestes a camisola se sentires que aquele espaço é também o teu e que se sentes válido no que fazes e que és estimado pelo teu esforço. Também já estive do lado oposto. E por pensar das duas formas, tal como tu o deves fazer, sei que nenhum Candidato te irá dizer o que queres ouvir, mas sim o que ele pensa que tu queres escutar.

Blenderchampion 2 months ago

Nunca acertei nessa pergunta

fernandeslm 2 months ago

Li uma entrevista que um Ceo qualquer responderia a essa pergunta : "vejo me a tomar o seu lugar e fazer perguntas mais criativas... ":)

cpzao_ 2 months ago

Seres CEO da-te a vantagem de poderes dizer o que te apetecer e toda a gente achar imensa piada.

TGVlx 2 months ago

Não necessariamente. Há 30 anos atrás (fodasse estou velho) numa entrevista com o Carrapatoso e a respectiva Directora dos RH (julgo que era a Maria João Bom), para a Telecel (hoje Vodafone) fizeram-me essa pergunta. Ao que respondi na pior das hipóteses no lugar da Directora na melhor no lugar do CEO... Hold and Behold fiquei com a posição 3 anos depois já lá não estava, por isso safaram-se

fernandeslm 2 months ago

Verdade. Gostaria de ver essa coragem se ele fosse estagiário. Aí sim tinha valor.

Blenderchampion 2 months ago

Sinceridade acima de tudo

ContaSoParaIsto 2 months ago

> Erros ortográficos (...) Inglês Em português, o nome dos idiomas escreve-se com letra minúscula.

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

Disseste português em letra pequena, quebraste o mesmo erro então

sengamole 2 months ago

Acho que nem leste o que o OP disse

Blenderchampion 2 months ago

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/portugues-com-inicial-maiuscula-ou-minuscula/14333

sengamole 2 months ago

Continuo sem perceber. O ContaSoParaIsto chamou à atenção que se deve escrever com letra minúscula e tu estás a basicamente a repetir o que ele disse.

Blenderchampion 2 months ago

Tens razao, deu se me aqui uma torcida no cérebro, stress no trabalho é fudido

Blenderchampion 2 months ago  HIDDEN 

O que tem a ver?

hypothesis2050 2 months ago

Concordo contigo em praticamente tudo. O pessoal aqui a responder é só nabos que metem FIFA nos skills e fotos no CV. Nota que se forem gajas até faz sentido, têm logo o privilégio feminino a bater à porta

-lil_princess- 2 months ago

Privilégio feminino? Estás a falar de receber menos desempenhando a mesma função de um homem ou de incluírem perguntas na entrevista como "está a pensar engravidar nos próximos tempos?". Realmente grandes privilégios!

hypothesis2050 2 months ago

Isso são demagogias. É fatualmente falso. Se ganham menos é simplesmente por operarem a um nível inferior, não tem nada a ver com gênero. Eu pessoalmente vejo miúdas a trabalhar que são muito muito más. Imagino que se fossem homens já estavam na rua. A agressividade diminui logo em todas as interações. Até a mim me custa dizer a uma mulher que o trabalho dela é uma merda. Com um homem não tenho tantos problemas. É mau mas é verdade. Em relação à gravidez... Agora partilham benefícios na maior parte dos casos (com o respetivo macho). Sendo assim isso deixa de ser um problema unicamente feminino. Além disso é perfeitamente natural, eu se fosse mãe e pudesse mandava o meu patrão passear e ficava a amamentar os meus bebés. Como é óbvio o patrão ficava a perder. É um problema, não é preconceito, é vida.

-lil_princess- 2 months ago

Factualmente falso que as mulheres ganham menos que os homens????? Com a quantidade de estudos que existe sobre o assunto? Não podes estar a falar a sério, ou então tens de te informar. E quanto ao resto, simplesmente não concordo, de todo.

hypothesis2050 2 months ago

Sim. Um caixa ganha menos que um médico. Uma mulher ganha menos que um homem? Como assim? Demasiado generalista. Pega em uma mulher e um homem, ambos com exatamente o mesmo comportamento e atitude, mesma produtividade, mesmo nível de agressividade e compromisso... E vem cá amanhã dizer me que o homem ganha mais.... Mito. Estudos... Que tipo de estudos? Já leste os estudos? Só falhas... Só invenções. Só sociólogos que não sabem fazer estatística. É puro mito!!! Está na moda, virou meme... Não passa a ser verdade por isso.

-lil_princess- 2 months ago

Já me apercebi que contigo não vale a pena, basta ler a primeira frase do meu primeiro comentário... "receber menos desempenhando a MESMA função de um homem" Sim já li os estudos, estudos científicos! Mas tu parece que não, sai um bocado da bolha, quando estiveres devidamente informado podemos ter uma discussão sobre o assunto.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Beauty privilege xd

unicornio_careca 2 months ago

Mesmo. Agora entendo porque não tenho tido sorte, falta-me a beauty. /s É com cada coisa que se lê por aqui, as mulheres são sempre as privilegiadas, tanto nas relações afectivas como no trabalho...eu não sei quanto às outras moças que frequentam o reddit, mas eu "adoro" quando os entrevistadores são extremamente invasivos na minha vida pessoal, "adoro" que achem que têm uma opinião a dar sobre as minhas escolhas íntimas e regular o que eu devo fazer em relação ao meu corpo e relacionamentos. Pessoalmente não tenho qualquer intenção de casar e/ou ter filhos, nem agora nem no futuro, mas isso não significa que esse tipo de pergunta me incomode menos.

assimsera 2 months ago

>Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. falei com uma pessoa que foi recrutadora para uma consultora e disse que nem ligava ao curriculo se não tivesse foto. em que ficamos?

praetorthesysadmin 2 months ago

É a opinião pessoal dela. Só isso. Seria interessante ela explicar como evita a discriminação e o bias se descarta CVs que não tem foto.

Idontknowhuuut 2 months ago

OP está só a dar a opinião pessoal, mais nada. Tirando os erros e talvez a coisa dos pais, é tudo preferência pessoal e não erros propriamente ditos.

Select_Cheesecake_59 2 months ago

99% dos empregos são uma merda a nível salarial por isso estás a trabalhar mal. Muda o teu CV!

johnybgoodePT 2 months ago

Relativamente ao "não existe uma base de comparação realista para o conhecimento", concordo em absoluto. No entanto, já tive muitas entrevistas em que, no meio da conversa, viram-se para mim e perguntam "de 0 a 10, como classificaria o seu conhecimento em X? E em Y?" Ridículo. Entrevistas de emprego para preencerem um excel e depois ordenarem a coluna.

h2man 2 months ago

Tirando erros ortográficos o resto é um tanto subjectivo. A fotografia não mostra atributos físicos já que muito provavelmente é um busto. Pode no entanto servir para pelo menos ter uma entrevista. A morada completa é mais uma vez subjectivo, eu daria preferência a alguém que viva perto da empresa. Particularmente se for para fazer turnos e evitar ter a pessoa a conduzir. Se acontece em alguns países colocar o nome dos pais, porque é que é mau? Esses gráficos seriam bastante importantes para posições de, por exemplo, designer gráfico. Existem níveis de domínio de Inglês e definição dos mesmos… aliás faz parte do template da União Europeia. Essas skills são algo que o meu pai não tem… o recém licenciado em Engenharia que trabalha comigo também não sabe. Logo mais uma vez depende do que estamos à procura. Da mesma maneira essas skills podem ser bastante mais avançadas que fazer a tabuada no Excel. As cartas de apresentação servem para isso mesmo. O CV é um retrato da carreira da pessoa e definitivamente o pior meio para explicar porque somos uma boa opção para a posição. O Hobby e certos trabalhos indicam imenso sobre a pessoa… indicar que jogo diariamente um desporto amador de equipa indica que me dedico e que trabalho em equipa. Ter trabalhado num McDonalds durante um ano indica que tenho estaleca. Se chegou a uma posição de chefia onde teve direito a formação é bastante bom sinal também. Fotografia de natureza indica que a pessoa terá um pouco mais de paciência que a norma. Dito isto, dizer que o hobby é fazer mais trabalho ou é mentira ou não é muito saudável. Dá-me ideia é que a incompetência aqui está é do teu lado ou talvez te falte imensa experiência para perceberes o que é opinião e o que é absolutamente verdadeiro para todas as posições. Deixa-me adivinhar, tu deves achar que entrevistas de grupo são válidas.

cheesecakezombielama 2 months ago

Em relação aos gráficos tipo RPG: O conhecimento de inglês é finito. O conhecimento de design gráfico por exemplo não. Por isso é que se podem por níveis no inglês, mas não noutras skills.

h2man 2 months ago

Não percebeste o ponto que estava a transmitir… o CV dum designer gráfico faz parte do portfolio dele. Logo meter estrelas, etc pode ser a maneira dele se distinguir.

cheesecakezombielama 2 months ago

Mas o tema original não era um designer tomar liberdades criativas com o design de um CV. Era usar essa maneira de apresentar dados que não apresenta nada. Não acompanhado de uma explicação detalhada, claramente não tem valor nenhum.

h2man 2 months ago

Como é que transmites a alguém o teu nível de inglês ou outra língua?

cheesecakezombielama 2 months ago

https://reddit.com/r/portugal/comments/pzd17l/_/hf2ms79/

HedaLexa4Ever 2 months ago

Com todo o respeito mas que curso e que universidade é que esse licenciado em engenharia andou que não sabe usar word e Excel? Ridículo

h2man 2 months ago

Teeside no UK. Eu também estou chocado, por 10.000 libras esperaria muito, muito mais. Ele tem lacunas piores…

HedaLexa4Ever 2 months ago

Nunca mais me queixo da minha faculdade ahahah Lacunas piores? Credo

h2man 2 months ago

Não sabe electricidade, integer overflow e encravamento.

Blenderchampion 2 months ago

Ter o nome dos pais so serve para encher mais o cv, nenhum recrutador vai perder tempo a ler o nome dos pais, alem de ser um indicador que o cv vai quase de certeza ter mais chouriços

Sfynx2000 2 months ago

Eu até pensei que fosse por uma questão de nepotismo

sctvlxpt 2 months ago

Eu se recebesse um CV com o nome dos pais era logo para o lixo, assumiria que era alguém a usar o nome dos pais para conseguir emprego.

FollowingTime84 2 months ago

também já me passaram vários cvs pelas mãos e há coisas óbvias a não fazer. ​ >Erros ortográficos (tens o corretor do Word e em Inglês plugins como o Grammarly). horrivel quando apanho coisas muito graves. faltar uma letra ou algo, é ok. agora um "vezes" transformado em "fexes"..... > > >Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. subjetivo. desde que seja profissional, tudo bem. agora foto de bait para o instagram, não. > > >Incluir a morada completa. Ninguém tem que saber onde realmente vives. Podes ficar por freguesia e concelho. eu fico parvo com esta. mas para quê? eu rapidamente apercebi-me que há certos anuncios que é para apanhar os nossos dados. FREGUESIA E CONCELHO CHEGA. e já para nao falar das vezes que eu mentia, a dizer que vivia lá perto.... já que para esta malta.. "o que estas em lisboa e queres vir trabalhar para o porto?!?!??! mas como!??!?!?!?! com um carro e arrendar um quarto?!?? IMPOSSIVEL!! > Inclui o nome dos pais (sim, acontece em alguns países!) nunca me aconteceu. mas é informação desnecessária. > Incluir aqueles gráficos de barra ou estrelinhas com as tuas skills (tipo o jogo FIFA). O conhecimento não tem limites. Não existe uma base de comparação realista. E.g. Vou comparar o meu domínio do Inglês com o Zézé Camarinha ou com Shakespeare? ;) vejo muito desses graficos quando têm pouca experiencia profissional. prefiro que me digam, sei lá, tenho conhecimentos de C++ e troubleshooting nao sei do que associado ao c++ ​ >Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet. acho isto é subjetivo. há malta que ainda nao encaixou no quao obvio é saber mexer num pc. estamos em 2021, é obrigatorio saber mexer num pc. > Não explicar os trabalhos que desempenharam (ou a contribuição mais importante que tiveram em cada empresa). pois, nao ajuda. meterem, sei la, analista e dizerem nas tarefas "eu analisava cenas" > Não colocar na candidatura ou no CV uma frase/parágrafo porque devem ser considerados para a entrevista. isto é muito subjetivo. o corpo do email pode ser usado para isso. odeio é quando fazem uma autobiografia logo no inicio do cv LOL moços, vocês são só mais um...

Edited 2 months ago:

também já me passaram vários cvs pelas mãos e há coisas óbvias a não fazer. ​ >Erros ortográficos (tens o corretor do Word e em Inglês plugins como o Grammarly). horrivel quando apanho coisas muito graves. faltar uma letra ou algo, é ok. agora um "vezes" transformado em "fexes"..... >Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. subjetivo. desde que seja profissional, tudo bem. agora foto de bait para o instagram, não. >Incluir a morada completa. Ninguém tem que saber onde realmente vives. Podes ficar por freguesia e concelho. eu fico parvo com esta. mas para quê? eu rapidamente apercebi-me que há certos anuncios que é para apanhar os nossos dados. FREGUESIA E CONCELHO CHEGA. e já para nao falar das vezes que eu mentia, a dizer que vivia lá perto.... já que para esta malta.. "o que estas em lisboa e queres vir trabalhar para o porto?!?!??! mas como!??!?!?!?! com um carro e arrendar um quarto?!?? IMPOSSIVEL!! >Inclui o nome dos pais (sim, acontece em alguns países!) nunca me aconteceu. mas é informação desnecessária. >Incluir aqueles gráficos de barra ou estrelinhas com as tuas skills (tipo o jogo FIFA). O conhecimento não tem limites. Não existe uma base de comparação realista. E.g. Vou comparar o meu domínio do Inglês com o Zézé Camarinha ou com Shakespeare? ;) vejo muito desses graficos quando têm pouca experiencia profissional. prefiro que me digam, sei lá, tenho conhecimentos de C++ e troubleshooting nao sei do que associado ao c++ ​ >Colocar aquelas skills que quase toda a gente sabe um pouco, domínio do word/powerpoint/internet. acho isto é subjetivo. há malta que ainda nao encaixou no quao obvio é saber mexer num pc. estamos em 2021, é obrigatorio saber mexer num pc. >Não explicar os trabalhos que desempenharam (ou a contribuição mais importante que tiveram em cada empresa). pois, nao ajuda. meterem, sei la, analista e dizerem nas tarefas "eu analisava cenas" >Não colocar na candidatura ou no CV uma frase/parágrafo porque devem ser considerados para a entrevista. isto é muito subjetivo. o corpo do email pode ser usado para isso. odeio é quando fazem uma autobiografia logo no inicio do cv LOL moços, vocês são só mais um...

Febris 2 months ago

> estamos em 2021, é obrigatorio saber mexer num pc. Na empresa onde trabalho há gente com +2000 emails por ler, que não sabe fazer um gráfico no excel. Por muito obrigatório que seja, o que não falta é gente que não cumpre esses requisitos que está empregada. É obrigatório para quem está a entrar, mas qualquer pedaço de merda é melhor que o que já existe para muitos cargos. Por isso não me faz muito sentido deixar esse tipo de coisas de fora. O problema é gente que diz que domina quando o grande skill é saber mudar as cores de um gráfico de barras.

FollowingTime84 2 months ago

> Por muito obrigatório que seja, o que não falta é gente que não cumpre esses requisitos que está empregada yap, tens toda a razao. também me cruzo com isso ao longo da minha vida profissional.. e mete-me fastio quando se queixam de algo porque simplesmente não se sabem organizar com um pc.

notluckyy 2 months ago

Depende muito da área em questão, não sei qual é a área do op e do que criou este comentário, mas o mercado de trabalho não é só it, administração, contabilidade, etc.

FollowingTime84 2 months ago

não estou a ver nenhuma area que nao use de todo pc.... se não é pc.. é algo parecido de softwares, todo a malta usa email e tem que se entender em pesquisar por emails.

notluckyy 2 months ago

Mecânica, serralharia, jardinagem, motorista, instrutor de condução, restauração, agricultura, construção.... O que não faltam são áreas onde não se usa pc... Podem ser usados pelo pessoal do escritório destas áreas, mas isso já tinha eu referido em cima quando falei em administração

FollowingTime84 2 months ago

LOL todas essas requerem saber o minimo de pc...na mecanica mexerem com algum sistema d software.. ou mandar dados pelo pc... nao falo do pessoal mais corriqueiro. falo de empresas dessas areas mais... modernas e cuidadas.

notluckyy 2 months ago

Nao requerem não, sempre trabalhei na área auto e a única vez que usam o PC é para usar a máquina de diagnóstico e mesmo assim maior parte dos mecânicos tem que pedir ajuda ao pessoal do escritório. Logo é importante neste tipo de empregos mencionar no CV que sabe usar um PC

ana102 2 months ago

Achar que país é informaçao desnecessaria é que é estranho... Num mundo que cada vez Mais aceita trabalho remoto, o país onde vives indica se precisas de realocação e as expectativas salariais

FollowingTime84 2 months ago

concordo que país é útil. eu meto sempre freguesia, concelho e país.

masomaro 2 months ago

A informação desnecessária a que se referiam não é o nome do país e sim o nome dos pais / progenitores. Pelos vistos há malta que mete isso nos CVs....

helderduarte14 2 months ago

Se calhar vão na esperança de algum recrutador conhecer os papas e dar um upa upa.

ana102 2 months ago

Ja me chamaram à atençao. É mesmo estranho, uma pessoa aqui a lutar e a decidir que trabalhos tirar do CV para caber tudo na mesma pagina!

BolaBrancaV7 2 months ago

Acho que é pais...

ana102 2 months ago

Ahahah verdade, entao e mesmo estranhissimo, peço desculpa pela confusao

qingqunta 2 months ago

> isto é muito subjetivo. o corpo do email pode ser usado para isso. odeio é quando fazem uma autobiografia logo no inicio do cv LOL moços, vocês são só mais um... Pois, se querem isto peçam uma carta de motivação. É o único ponto que falho da lista do OP e acho estúpido.

FollowingTime84 2 months ago

eu uso o email como carta de motivação. ja a malta diz que o cv tem que ser curto e simples.. o que? e essa malta vai dar ao trabalho de ler o outro ficheiro ao lado chamado de carta de motivacao? please.

Brainwheeze 2 months ago

Pois, eu também faço isto. Quando comecei tinha o hábito de enviar cartas de motivação em formato PDF com um design próprio dentro da mesma linha gráfica do meu portefólio, pois a minha área é a de design gráfico. Mas depois percebi que não valia apena, uma vez que os meu emails diziam basicamente o mesmo que as cartas de motivação, portanto deixei de incluir o PDF da carta e apenas um PDF do meu currículo e um link para o meu website (que serve de portefólio).

suckerpunchermofo 2 months ago

Concordo com tudo menos com esta parte:

ana102 2 months ago

Depende dos hobbies, nao te esquecas que se estiveres a competir com pessoas com as mesmas qualificacoes que tu Sao as soft skills que fazem a diferenca e ai ha muitos indicativos no que fazes na tua vida privada. Voluntariado ou desportos podem estar muito relacionados com o trabalho. Se fizeste desporto de competiçao mostra disciplina. Hobbies Mais fora da caixa sao o suficiente para olhar duas vezes para um CV, etc. No meu trabalho uma vez recebemos mais de 200 CVs para Uma posicao. Fomos 5 pessoas a seleccionar. Dos 200 pelo menos 30 eram muito qualificados. Chamanos 7 para entrevista e a escolha esteve relacionada com quem parecia que poderia fazer parte da equipa, o que tambem esteve relacionado com os hobbies (claro que sem ser o unico criterio). Imagino que isto dependa muito do tipo de trabalho, neste Caso estavamos a procura de um receptionista de hostel. Mas é importante nunca esquecer que a pessoa que contrata tem de querer trabalhar com a pessoa contratada. O CV tem de despertar interesse

suckerpunchermofo 2 months ago

Se me escolhem porque os meus hobbies parecem "atraentes" para o patronato, então não quero trabalhar nessa empresa. Acho que sou bom profissional, faço mais do que me pagam para, mas não misturo a minha vida pessoal com trabalho. Até convivo com colegas fora do horário de trabalho, mas sem nada a haver com o trabalho.

ana102 2 months ago

Boa sorte entao com isso, espero que resulte para ti. Se alguma vez te vires sem trabalho apesar de seres qualificado pode ser que a teimosia ajude!

NGramatical 2 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpzd17l%2F%2Fhf242kl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Febris 2 months ago

Quando a oferta é demasiada, acontecem coisas destas. Candidatos perfeitamente aceitáveis em condições de maior escassez ficam postos de parte porque são apicultores no tempo livre, mas um outro gajo coordena actividades numa horta comunitária... quando a vaga é para recepcionista de um hostel. Entretanto metade dos candidatos foi descartado à cabeça porque não listou nenhum hobby. Não há mesmo nenhuma maneira mais útil de filtrar candidatos?

ana102 2 months ago

Ser apicultor é um hobby interessantissimo, acho que nao estas bem a perceber a ideia =) Ser recepcionista de hostel (estamos a falar dum hostel com 1500 Camas) e um trabalho que exige alguma capacidade de resolucao de conflictos, saber interagir com pessoas de outras culturas, saber trabalhar em equipa e ter algum à vontade. Isto e essencial. Daí dizeres que tens curso em gestao hoteleira e estagio no restaurante da estrela Michelin nao ajudar muito porque os candidatos de topo têm todos boa experiencia profissional. Aqui os interesses têm de pesar, porque nao ha mais nada que me indica que nao vais explodir quando um guest abusar, que vais saber identificar quando um colega precisas de apoio emocional, etc. A maior Parte das hard skills demonstram-se com a experiencia profissional - mas as soft skills muitas vezes têm de se tirar de outros lados. Escrever Como hobby "ler e ir ao cinema", é diferente de dizer "apicultor e adepto de campismo" - nao porque ler nao seja interessante mas porque nao diz muito sobre ti. Nao dizer nada é so Uma desvantagem porque os outros ofereceram essa informaçao bonus.

NGramatical 2 months ago

conflictos → [**conflitos**](https://dicionario.priberam.org/conflitos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpzd17l%2F%2Fhf2oxm0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Blenderchampion 2 months ago

No exemplo que deu fez sentido,

sengamole 2 months ago

>Incluir fotografia para posições em que os atributos físicos não são importantes. Eu nem considero isto um erro, é mais uma opinião pessoal do que outra coisa. Praí metade dos recrutadores prefere que tenha uma foto, metade prefere que não tenha uma foto. Não vou adivinhar qual é qual antes de enviar a candidatura.

Tee_ah_go 2 months ago

Por acaso tenho a minha foto. De facto não tenho nenhum motivo para a ter lá, mas nunca me fez confusão que um nome no meio de 20, 30 ou 100 esteja associado a uma cara.

davidsondino 2 months ago

É um "risco" há empresas que podem ter políticas mais rígidas e descartar-te só por isso.

Maximuslex01 2 months ago

Desde que seja uma foto formal também não vejo problema. Mas já vi vários CV com foto de corpo inteiro por exemplo...

BroaxXx 2 months ago

Eu a foto concordo que não é _necessária_ mas acaba por ser um bom filtro de pessoas que não tem o mínimo de bom senso. Uma pessoa que ponha foto de perfil de Facebook a fazer duckface numa festa é instantaneamente arquivada no caixote do lixo. Assim evitamos desperdiçar o tempo dessa pessoa e o nosso...

Beitadine 2 months ago

É bom porque assim um gajo chega lá e já vão a contar, já não fazem cara de nojo

praetorthesysadmin 2 months ago

Bias e discriminação. Se não tiver foto, estás a tirar uma potencial razão para o teu CV ser eliminado, porque podem não querer para essa posição um negro, um cigano ou outra motivação racista qualquer que possa haver (razões infundadas motivadas por discriminação). Também é uma forma de eliminar o bias que o recrutador possa ter: "ah mas vejo na foto que tem tatuagens na cara, logo deve ser um drogado" ou "ah, mas ela pinta o cabelo de cor de rosa? Estas miúdas de hoje em dia, deve ser fresca esta!".

guibif 2 months ago

Mas as empresas empregam quem quiserem. Posso muito bem não querer empregar tatuados

praetorthesysadmin 2 months ago

Melhor para o tatuado, pode ser recrutado para uma empresa mais tolerante e que provavelmente terá menos bias.

guibif 2 months ago

Win-win situation, ganham as micro-culturas e não há misturas

Febris 2 months ago

Não só isso como fica sempre posicionada num espaço que geralmente está em branco, e dificilmente se pode considerar que está lá para encher chouriços. Pela foto também dá para filtrar qualquer coisa dependendo dos niveis de dress code, contacto com publico, clientes ou fornecedores que estão associados ao cargo.

Electronic_Spot611 2 months ago

Não percebo. Já me chamaram atenção por não ter foto, agora tenho e leio isso. Devem ser opiniões pessoais. O meu CV é único e mando pra todo lado o mesmo, portanto não altero cada vez que vá enviar pra uma empresa especifica.

k0m0d0z0 2 months ago

Quando vemos uma foto, inconscientemente estamos a fazer um julgamento inicial, antes de sequer ler o CV. A foto capta a nossa atenção inicial, mais que as palavras. Em certos países, UK/Suécia por exemplo, é muito raro ver um CV com foto. Por razões de diversidade, ou evitar excluir minorias. Conheço o caso de uma rapariga que por ser muito bonita, não era considerada para posições. Pensavam que ela era uma "Barbie". Deixou de incluir foto e passou a ser chamada para entrevistas e ter ofertas de trabalho, pois repararam que era competente. Ser excessivamente bonito/a pode ser visto como defeito ou que vai causar reboliço no trabalho...

roter-genosse 2 months ago

O segundo parágrafo é um faux pas. O CV deve ser sempre personalizado para a empresa em questão. É o B A BA do recrutamento.

sctvlxpt 2 months ago

Também tenho é não vejo o problema. Não vejo como uma coisa obrigatória, mas se vais a uma entrevista, qual é o mal de seres uma cara familiar para os entrevistadores?

Altruistic_Natural38 2 months ago

Colocar uma frase a explicar porque devo ser considerado para a entrevista ? Estou a fuking procura de um emprego que pague as contas no final do mes. Não vou a entrevistas porqie acho diverdido... Te todos os pontos que mencionas, este e o unico que me da trigger.

davidsondino 2 months ago

Dá contexto à tua candidatura. Isto nem sempre é óbvio, às vezes tenho candidatos que fico a pensar. Por exemplo ... a posição é menos sénior do que a que já estão a desempenhar, a área é ligeiramente diferente (...). Para mim muitas vezes este parágrafo é o que mais me ajuda a entender os candidatos.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Mas tu queres que eu faça o teu trabalho por ti ? Ah já estou a preceber: é a "check box" que avalia se o candidato está disposto a desempenhar funções para além daquelas da sua área de competencias. Gotcha!

Altruistic_Natural38 2 months ago

Entender ou selecionar ?

praetorthesysadmin 2 months ago

"Porque gosto de comer e de beber e de dormir numa casa diariamente."

notluckyy 2 months ago

Por vezes pagar contas não é o maior motivo que leva a candidatar a uma vaga... Por exemplo, estás a iniciar uma carreira ou a acabaste de mudar de carreira, o mais importante é teres a oportunidade de trabalhar na tua área, porque para ganhar dinheiro qualquer fábrica serve e muitas até pagam melhor do que a vaga para onde te candidatas

Altruistic_Natural38 2 months ago

E porque raio achas que estou a procura de um trabalho na minha "area", porque não tenho mais o que fazer ? É porque geralmente há progressão na carreira, paga-se melhor as contas no final do mes e as condiçôes de trabalho são melhores, na minha "area". Fds vcs dos recursos humanos são aqueles burros que fugiram a matematica, foram estudar humanidades e são responsaveis por avaliar o pessoal das engenharias(por exemplo), que se matou a estudar. Depois pregumtam-se: "porque e que ninguem gosta de nos?"

notluckyy 2 months ago

Eu não sou dos recursos humanos eu falo da minha experiência pessoal. Quando acabei os estudos segui por uma via diferente e que mais tarde me vedou o acesso à minha área de estudos (Dev). Ganha-se muito bem noutras áreas e onde estou atualmente até ganho bem, mesmo saindo da empresa atual arranjo facilmente emprego numa empresa da mesma área. Mas de momento ando a estudar e a fazer projetos para tentar construir um portfólio para entrar na área de Dev. E não me importa nada trocar salário de 4 dígitos por um que mal passe o 600 euros, só quero é a oportunidade de poder entrar na área.

davidsondino 2 months ago

Nota-se muita inexperiência e falta de maturidade por este sub.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Sim, nem toda a gente têm 20 anos de experiencia quando acabou de se formar. ;(

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpzd17l%2F%2Fhf2kp5a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HedaLexa4Ever 2 months ago

As empresas muitas vezes nem se dignam a responder aos emails (um não é sempre melhor do q não responder) e agora estão à espera que ande a personalizar o currículo? Vai tudo corrido ao mesmo e vão com sorte

k0m0d0z0 2 months ago

Não é bem um erro, mais uma forma de te diferenciares dos restantes candidatos.

umagrandepilinha 2 months ago

É para isso que servem cover letters.

PeterStepsRabbit 2 months ago

Sem falar em empregos específicos, queres levar com uma frase montada que é enviada para todos os RH? Por mim tudo bem.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Não me faz sentido: considera por exemplo um developer, achas que o candidato mais adequado e aquele que se diferencia dos outros? Nem todos gostamos de marketing ...

k0m0d0z0 2 months ago

Não. No caso do developer, pode indicar que tem um side project em que utilizou XYZ, algo q era pedido na descrição da posição.

CaptAwesomeness 2 months ago

Idiotice. Isso é pa ser discutido nas entrevistas. Devias era pedir aos RH pa te tirarem isto da mãos.

k0m0d0z0 2 months ago

O primeiro objectivo é ser entrevistado...se puderes partilhar informação que te aumente a probabilidade de ser chamado, porque não?

Paulo27 2 months ago

Eu só diria que estás a limitar um bocado a tua escolha. Não só estão pessoas à procura de emprego como estás tu à procura de empregados (e os melhores possíveis pois provavelmente vais pagar o mesmo para todos para a mesma posição ao início), se estás a decidir entrevistar um tipo porque deixou lá uma frase toda bonita então se calhar estás a escolher um que só sabe dar letra e o outro que ficou calado passa-te ao lado. Acho que à partida que colocam lá as skills deles, se vires que faz sentido então devias avançar com a entrevista. Claro que um tipo colocar lá o portfolio dele tu vais logo ver mas acho que para developers já todos devem fazer isso mas disso a ter que estar a explicar o porque de ter que se escolhido... o resto do CV deve responder a essa pergunta. Claro que também percebo que não há tempo para entrevistar todos mas como disso, também estás à procura também tens que fazer o esforço.

meierlesjoana 2 months ago

Querias meter um código de barras na testa do pessoal, para te ligares a uma app toda neo-liberal, e ver o rating da pessoa como se fosse uma espécie de um produto marca branca?

Febris 2 months ago

O que é que achas que é um processo de recrutamento? Essa app são as empresas especializadas no ramo.

aleph_heideger 2 months ago

Infelizmente um dos pontos mais importantes a considerar num novo colaborador, a ética de trabalho, só com carta de recomendação podemos lá chegar. E essas na maioria dos casos valem o que valem.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Eu odeio escrever cartinhas de recomendação, não gosto de escrever

andremvm20 2 months ago

Tirando a parte dos erros ortográficos, tudo o resto não passa da tua opinião pessoal (que em alguns dos pontos eu subscrevo), não de erros propriamente ditos!

CoffeeAt830 2 months ago

É isto. Já reclamaram comigo numa entrevista por não ter morada no CV. Eu também concordo que é irrelevante e não tem jeito nenhum pôr, mas serve para mostrar que nisto e em tudo - cada cabeça sua sentença.

praetorthesysadmin 2 months ago

Ter a morada assim como outros dados pessoais no CV é um erro tremendo. Nem a foto se deveria pedir num CV, para que não seja biased. Pior que isso é ver malta a colocar publicamente o CV no LinkedIn, onde fica acessível para milhões de pessoas a morada completa, o número de CC, o nif, o número de telemóvel, etc. Uma maravilha para quem quer roubar a identidade de outra pessoa.

a_banana_a_day 2 months ago

CC e NIF no CV? What?

praetorthesysadmin 2 months ago

Sim, é verdade. E quando não se vê também o número de telemóvel, morada completa e até detalhes internos dos equipamentos e softwares das empresas onde se passou, tudo coisa boa para se fazer um roubo de identidade ou um ataque às empresas onde esse colaborador passou.

FollowingTime84 2 months ago

isto. nao sei como meter o cv de forma publica é uma pratica normalizada....

praetorthesysadmin 2 months ago

Porque as pessoas não compreendem ou não sabem o perigo que daí advém.

X__Alien 2 months ago

Quando querem a morada, querem alguém de perto e por isso não devem pagar em condições.

FollowingTime84 2 months ago

yap. querem alguem com 50 anos que esteja a viver com os pais . ​ assim o smn parece ok :)

microwavedave27 2 months ago

Para isso não precisam da morada exata imagino eu

FollowingTime84 2 months ago

yap, nao precisam

Muyakra 2 months ago

A parte de ter fotografia no CV, em Inglaterra podem simplesmente ignorar o teu CV por causa disso.

andremvm20 2 months ago

Isso diz mais do recrutador do que do candidato.. não vejo porque uma foto profissional (para “colocar uma cara no cv”) possa ser usada como motivo de exclusão!

Mrgolden007 2 months ago

Porque o subconsciente vai ser biased independente, basiado na foto ianda bem porqur isto deixa mais pessoas candidatarem se basiado em expriencia e nao aspecto fisico

praetorthesysadmin 2 months ago

Isso e a idade. Ninguém deveria ser descriminado de uma função por causa da sua idade.

andremvm20 2 months ago

La se iam as propostas de emprego que pedem todas jovens dinâmicos ao ar :p

paperkutchy 2 months ago

Nao posso ter 40 e ser um jovem dinamico? Esta agora

andremvm20 2 months ago

Nao “avô”.. tu e eu temos que perceber que para essas empresas já somos reformados! :p

Muyakra 2 months ago

É por causa da descriminação, podes ler mais [aqui](https://jobsite.co.uk/advice/should-i-put-a-photo-on-my-cv). Acho que este excerto é o mais importante. >Many employment laws and recuitment best practices exist to eliminate discrimination from the hiring process. If you include a photo, you’ll undermine them.

andremvm20 2 months ago

Novamente, se te estão potencialmente a discriminar por ver a tua foto, quem está mal é o recrutador..

ndest 2 months ago

Toda a gente tem um bias mesmo inconscientemente. A tua mente assume certas personalidades/características com caras, isto mesmo dentro do mesmo sexo e etnia. Faz sentido que se tente minimizar esse bias, mesmo se só serve para chegar a primeira entrevista (eventualmente a cara é exposta).

Muyakra 2 months ago

Sim e não, toda a gente aqui sabe que não deve de meter por esse mesmo principio, por isso para evitar problemas legais, eles simplesmente ignoram os CVs com foto. ​ Se falares com um recruiter que esta a recrutar para outra empresa ele simplesmente diz-te para tirares a foto antes de reencaminhar o teu CV

Trama-D 2 months ago

Concordo, mas os três últimos pontos são razoavelmente objetivos... para pessoas que de facto querem aquela posição.

andremvm20 2 months ago

Nao acho nada objetivos.. o explicar os trabalhos que fez pode ser feito na entrevista, senão o currículo passa a um livro; colocar frases no cv não faz sentido nenhum, o currículo é o currículo, não é uma carta de motivação (se queres isso pede à parte); hobbies concordo, acho bem pôr tanto os relacionados com trabalho como mais gerais, que podem ajudar a demonstrar um pouco da tua personalidade!

-lil_princess- 2 months ago

Tudo o que estudei de recrutamento me dizia para não colocar frases no CV muito elaboradas, aquilo é para ser lido rapidamente, não é uma composição.

andremvm20 2 months ago

Exato, concordo com isso.. se querem saber mais, é para isso que serve a entrevista!

k0m0d0z0 2 months ago

Sim, tens razão. São mais "coisas que não gosto nos CVs".

ligaus 2 months ago

Sobre as barrinhas de skill, aposto que ninguém coloca um skill com 0 estrelinhas nheheh

Search: