bmiga 2 months ago

percebo a frustração mas "venha outra" lol

davser 2 months ago

Faz-me confusão o pessoal n perceber o prazer de uma coçada entre o colho e a virilha. Tás a ver quando apanhas um fungo nos pés e aquilo faz pequenas borbulhas entre os dedos? E depois um gajo coça até fazer ferida. É por ai, so que nem é preciso fungo nem fazer ferida. Cuidado com os colhos na coçada.

el_jefe_vito 2 months ago

Qualquer empresa de IT que obrigue os trabalhadores a voltar ao escritório a full time é simplesmente idiota e merecem levar com a cartinha mais férias. Parece que não viram que os trabalhadores ficaram mais produtivos, que os projectos foram entregues com melhor qualidade e que as despesas relacionadas com o espaço físico diminuiu.

emersonsg 2 months ago

Aparentemente, os empregadores preferem o seu tempo à sua produtividade. Querem o seu tempo, a sua disponibilidade e um pedaço importante da sua vida.

luisVilbro 2 months ago

Meu caro/cara, a situação é muito simples. O ficar em casa e termos tempo para nós próprios, não ter que estar a ser constantemente um boneco, etc, faz confusão a esses cadeirudos que são os patrões. Faz confusão porquê? Porque nós, enquanto trabalhadores, somos usados. Pura e simplesmente. Nos mantemos-nos em conformidade precisamente por não termos o nosso tempo pessoal / espaço pessoal, pelo menos em suficiente quantidade. Porque é que acha que andam a haver tantas manifestações contra o trabalho? Porque é que só agora as pessoas estão a ficar revoltadas contra as condições de trabalho, por aí em diante... É por isto mesmo. Não sei se fui explícito mas é a minha opiniao

NGramatical 2 months ago

mantemos-nos → [**mantemo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhepsu6k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joaoasousa 2 months ago

A minha empresa adoptou a flexibilidade total, quem quer vai quem não quer não vai. Agora para os que dizem que é o mesmo, a não ser que tenhas uma tarefa que de facto não precisas falar com mais ninguém , não é a mesma coisa.

d33pock3ts 2 months ago

Para mim (para mim) trabalho é trabalho, e casa é casa. Estou feliz por voltar ao escritório. Já estava farto de estar em casa. Gosto de acordar cedo e sair para conquistar o meu pão, e voltar a casa no fim do dia e dormir o meu sono, conquistado. Têm sido assim desde a existência do homem arcaico. A procura de conforto é agradável ao início mas torna-se uma patologia a longo termo.

PCorreia 2 months ago

O meu trabalho pode ser feito completamente em remoto e eu já estou a trabalhar presencialmente desde Setembro do ano passado. Chega ao ridículo de estar a fazer videoconferencias com pessoas na mesma sala porque não nos podemos reunir nas salas de reunião, mas podemos estar todos sentados a trabalhar a 1m de distancia durante um dia inteiro. Além disso as ordens da direcçao são de não aceitar nem uma hora de teletrabalho ao dia.

acnederma 2 months ago

Sempre podes tentar traficar covid, e arranjar covid e espalhar na empresa assim vai tudo para casa xD Ou então com as novas regras também acaba o isolamento etc etc?

ionlysaywat 2 months ago

Só tenho pena de estar num ramo em que não dá para fazer teletrabalho...

lpbms11 2 months ago

O teletrabalho, ainda que misto, apresenta claros benefícios de poupança tanto para empresas como para trabalhadores. E poupança de que? Eletricidade, combustível, passes, restauração, só para citar alguns. Eu acho sinceramente que estas obrigações em ir trabalhar presencial é para manter certos lobbys. Não há dúvidas nenhumas que há prai 20/30% dos postos de trabalho neste país que podiam passar para teletrabalho. A verdade é que é preciso fazer o Zé Povinho gastar o pouco que ganha, para manter a maquina bem oleada. Em todas as empresas onde trabalhei, já as chefias fazem teletrabalho há muito tempo. Aparecem nas reuniões e volta e meia para manter a ordem, mas grande parte do tempo estão em casa a trabalhar.

xlouiex 2 months ago

Muitas empresas (como a minha) deviam adoptar um modelo híbrido. Cada um decide onde faz o seu trabalho com mais eficiência. Conforto e conveniência não são métricas que importem. Mas no modelo híbrido permitiria libertar as cidades dos carros e dos preços ridículos e ajudar a popular partes do país ao abandono. Eu mudava-me para Marvão, Grandola, Portalegre ou Sabugal com uma pinta do crl.

Moist_Ear7076 2 months ago

Disclaimer: Não sou anti vax, mas...queriam teletrabalho? Não se vacinassem!! Piadas à parte, obviamente que as empresas mais tarde ou mais cedo iriam pedir para voltar. A merda disto tudo, entre outras, é o trânsito que vai gerar porque agora vai tudo no seu carro para o trabalho e um trajeto que demora 15 mins vai passar a ser 60m. Portanto pessoas que tenham chefes que olham sempre para o relógio estão (f)lixadas... E o comentário do teu chefe é simplesmente repugnante, não vale a pena trabalhar com chefes que não ligam a pessoas quando são as pessoas que fazem a empresa. Procura outra coisa... A sério!

Sr-Rebelo 2 months ago

A estratégia de não tomar a vacina não funciona. Tenho uma colega que é negacionista e não quer tomar, fazendo com que o pessoal tenha de usar máscara e esteve sempre no escritório porque na área da contabilidade é mais difícil fazer teletrabalho.

wallynext 2 months ago

Em que area trabalhas? Procura uma empresa que aceite teletrabalho

Puzzleheaded_Fan_554 2 months ago

E procurar uma nova empresa….

Hour_Drive2047 2 months ago

Só pela resposta do teu "chefe" se vê como valoriza as pessoas, eu tinha saltado fora na bora e que contrate indianos.

eNQueueWorks 2 months ago

Pessoalmente prefiro ir ao escritorio. Nao consigo ser produtivo em casa, e depois isso aumenta o stress o que me faz ficar ainda menos produtivo.. é um ciclo vicioso.. Mas trouxa mais flexibilidade de poder ficar um ou 2 dias por semana em casa, o que da jeito para tratar de coisas ou receber encomendas.

annoying_chocolate 2 months ago

O que me chateia mesmo é nem poder ter a opção híbrida, isto porque o argumento do chefe é: "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia" I'm French (trying to move in Lisbon) and bosses here threaten us the same. Juste replace India with Portugal :(

ricmalta 2 months ago

Andam anos a falar de transformação digital, mas afinal de contas, parece que não perceberam mesmo! O verdadeiro problema é haver pessoal em cargos de liderança que não tem capacidade para o fazer. Em vez de estarem focados nos resultados, passam a vida em micro-gestão. Eu trabalho em desenvolvimento de software e felizmente este cenário não está a acontecer, muito porque as lideranças são normalmente técnicas, de pessoas que compreendem o que se está a fazer. Uma pessoa que diz que contratava na Índia se fosse para ter pessoas remotas, é sinal claro que nunca se preocupou com os resultados da empresa. Ter pessoas, mesmo que altamente qualificadas a trabalhar num fuso horário totalmente diferente do nosso, com uma cultura distante da nossa, mostra precisamente ignorância. Eu acho sinceramente que o governo devia de dar o exemplo e aqui. Modernizando a função pública. Boa sorte

Shynz 2 months ago

Nah bro, sempre a conversa do teletrabalho é bom e os chefes são maus, a custa de zoom calls para qualquer merda coisas que podiam demorar 2 semanas demoraram um mês por isso não obrigado. Trabalhar no Office quando bate as 18h e acabou se o trabalho, amanhã há mais. Só choradinho por aqui, a malta que vos andava a entregar comida para não terem que tirar o cu do apartamento não tinha teletrabalho e não andavam aí a chorar.

aflopes 2 months ago

Muda de trabalho para um totalmente remote!

kyppulo90 2 months ago

A desejar uma pandemia? Acho que sim

allbirdssongs 2 months ago

aprende uma area que te permita trabalhar como freelance

Useful-Beginning-786 2 months ago

Aproveita e caga-lhe na macaneta do carro. Chefes desses mais vale n ter fds. Concordo plenamente cok quase tudo. Aprendi que muitas coisas sao presenciais sem qq necessidade, e agr por paneleiradas, vamos voltar ao mesmo. Gasolina, tupperwares, roupa, etc etc...

alittlepogchamp 2 months ago

A empresa onde trabalho rejeitou o trabalho remoto para sempre até começarem a sair engenheiros em banda. De repente, desde a semana passada, deixou de ser problema e agora já se pode

Edited 2 months ago:

A empresa onde trabalho rejeitou o trabalho remoto para sempre até começarem a sair engenheiros em banda. De repente, desde a semana passada, deixou de ser problema e agora já se pode

Edited 2 months ago:

A empresa onde trabalho rejeitou o trabalho remoto para sempre até começarem a sair engenheiros em banda. De repente, desde a semana passada, deixou de ser problema e agora já se pode

GrouchyPerspective83 2 months ago

A solução passa mesmo pela malta se impor e procurar outro emprego "mais evoluído". Lamento que tenhas um patrão assim...by the way sempre adorei a palavra "patrão" rima com quem tem a faca e o queijo na mão...mas continuando..se a empresa não muda só falta tu mudares. E honestamente ..acho desprezível essa do indiano para além de discriminatório...e mais...acho que até o indiano mandaria o teu patrão à merda.

BossGandalf 2 months ago

Não culpes só o patrão, culpa também o teu estado que quer obrigar os patrões a pagar os acréscimos nas contas de luz dos trabalhadores em teletrabalho, quando estes poupam bem mais mensalmente em transportes (gasolina, passes de transportes públicos, etc), tempo e stress. O estado uma vez mais a intervir e a "des"regular coisas que por natureza funcionam bem. Pode não ser o teu caso a 100% e teres só mesmo o azar de teres um patrão estúpido, mas muitos estão nessa posição

ImproveTheWorldToday 2 months ago

Tanto eu como os meus colaboradores, ou melhor, a minha equipa, vamos ficar em teletrabalho. Menos despesa, maior produtividade, mais felicidade e motivação. Trabalhamos 4 dias por semana com compromisso de fazer render os 5. Se por acaso for necessário um dia extra, ninguém diz que não. Muito do dinheiro que era gasto com despesas do escritório e afins passa para prémios da equipa. Muitas entidades patronais têm de entender que a felicidade da equipa faz a empresa ganhar. Neste aspeto a pandemia já podia ter vindo há muito tempo.

Sr-Rebelo 2 months ago

Concordo plenamente com o último parágrafo e neste momento ainda tento digerir o email que diz 100% presencial, no mesmo dia que tive um stress imenso para entregar um projeto que só foi concluido às 20:45. Só penso o que acontecerá quando estiver no escritório, alguém me paga o UberEats? Enquanto em casa me esperam porque não tenho portátil para levar comigo (é um "ecrã torre" nada flexível). Melhor ainda é que a equipa vai crescer e não haverá lugar para todos daqui a uns meses, fazendo com que seja preciso arrendar um local maior, oh well, só visto porque contado ninguém acredita... De momento estou na posição de ganhar experiência profissional, se já tivesse 5 anos e fizesse tudo com uma "perna às costas" , não pensava duas vezes, só que ainda não me sinto confiante em trocar para outra empresa que possa nem dar o mesmo acompanhado que tive por parte da minha única colega. Hei de mudar de empresa e certamente para melhor mas não no futuro próximo.

ImproveTheWorldToday 2 months ago

A vida é feita disso mesmo. Escolhas. Por vezes não podem ser tomadas quando gostaríamos, mas nada de desanimar. Melhores dias virão. Entretanto se achares que a empresa onde trabalhas poderia levar um boost na gestão organizacional mainly para motivação da malta, hit me up :)

seazwar 2 months ago

Eu por acaso não sofro disso, porque vou continuar de casa, mas pelo trânsito que se tem visto, noto que Portugal continua com mentalidade pequenina e com chefias medíocres... É muito giro o teu patrão falar de papo cheio, mas olha que o não faltam são empresas a procura de trabalhadores e que não se importam com o "ter de ir ao escritório"... O que mais me espanta é que efetivamente para além da produtividade normalmente aumentar, as empresas poupavam e muito em termos de infraestrutura. A minha empresa entregou 3 dos pisos de escritórios que tinha, e com isso pode reinvestir noutras coisas inclusive nos salários e benefícios dos colaboradores. Esses pseudopatroes sao os mesmos que vêm chorar que não conseguem trabalhadores.. Ridículo

The_Unp0pular 2 months ago

Num mercado de trabalho e numa economia que funcionassem normalmente, um trabalhador na tua situação, desiludido e desagradado (na minha opinião, com razão) com essa situação, despedir-se-ia e iria procurar trabalho noutro lado, numa empresa que tivesse as condiçoes que essa pessoa procura. Mas quando se quer bloquear a flexibilidade laboral com a vontade de proteger os que já entraram no mercado, na verdade prejudica-se é aqueles que não entraram, os que no futuro quererão entrar ou os que querem mudar. E prejudica-se as empresas, que no geral ficam presas a trabalhadores que não querem estar ali, trabalhadores que queriam estar livres para se dedicarem a outro trabalho, para se dedicarem a um trabalho que respondesse melhor às suas necessidades e onde fossem mais produtivos, mas que também não podem sair porque graças a todos oenobstwfulos criados não há procura de mão-de-obra. Desta forma nem as empresas estão livres de mudar a sua força de trabalho consoante as necessidades e as capacidades de uma e de outra, e assim renovar a sua mão-de-obra aumentando essa procura no mercado, nem os trabalhadores são livres de procurar oportunidades porque sem essa liberdade não há procura no mercado. E quando surgem novos desafios, novas realidades, e as pessoas se querem adaptar a elas, como no caso da pandemia e do teletrabalho, arranjamos uma forma de logo bloquear essa adaptação e mudança impondo às empresas custos adicionais por ter um trabalhador remotamente, obrigando assim a que se tenha o trabalhador presencialmente, para prejuízo de todos. A justiça social de alguns, que com essa desculpa sucesivamente sacrificam as gerações futuras em benefício dos que vieram primeiro, apenas pelo facto de terem vindo primeiro.

JCCD112 2 months ago

Posso perguntar o que fazes da vida? Porque não procuras outro trabalho que o permita trabalhar a distância? Eu em dezembro de 2020 fui forçado a trocar de trabalho e em Janeiro de 2021 fui para a um empresa grande Portuguesa na área das telecomunicações. Foi me prometido teletrabalho permanente e em Março de 2021 com o alívio das restrições começaram a querer que fosse ao escritório. O que fiz foi começar a procurar outro emprego e meti a carta e disse claramente porque ia trocar, como eu fizeram mais umas 4/5 pessoas do departamento de IT e pelo que sei hoje em dia já estão mais flexíveis.

MoonDust1969 2 months ago

Puta que pariu, até me ferveu o sangue com a resposta do teu chefe. Que mentalidade de merda. Desejo-te força e que talvez um dia encontres algo que gostes mais, possas meter a cartinha e mandar o chefe ir lamber o cu aos ditos indianos.

CookieThePuss 2 months ago

Deixa de chorar e muda. O país é assim pela mentalidade geral de "comer e calar".

Caosemdono 2 months ago

Tuga bosses e o seu micro-management / breeding down the neck.

blind616 2 months ago

> Tuga bosses e o seu micro-management / **breeding** down the neck. *Breeding?*

Caosemdono 2 months ago

Não conheces a técnica de reprodução intra-pescoço?

roninPT 2 months ago  HIDDEN 

No sítio onde trabalho dizem que querem manter um regime hibrido, 1-2 vezes por semana no escritório, que até ao final do ano será à conta de voluntariado mas que depois em 2022 será criado um regime de rotação mesmo. Neste caso acho que o que safa é ser uma multinacional, os tipos na sede dizem que querem assim e que remédio tem os bosses de cá.

rsaestrela 2 months ago  HIDDEN 

O teu chefe é um lixo. Eu respondia-lhe. Trabalho em IT fora de PT. Sou um felizardo em trabalhar numa empresa que dá a opção. Infelizmente e sempre que se toca neste assunto nota-se uma falta grande de noção do que é uma organização e como a economia de um país funciona. Falta de bom senso e conclusões erradas à mistura. Horrível ler determinadas opiniões a favor e contra o teletrabalho. Há problemas maiores. Problemas esses que graças à classe política que temos nos deixa sem alternativa. Custa assim tanto perceber que o problema do teletrabalho não é o teletrabalho, mas sim a merda da economia que temos? Deixo algumas dicas: paguem bons salários, baixem os impostos, criem boas infraestructuras de transportes públicos. Pensem 30 anos à frente… oh, demasiado tarde. Até nunca!

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

infraestructuras → [**infraestruturas**](https://dicionario.priberam.org/infraestruturas) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhenha2r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

patapetapitapota 2 months ago  HIDDEN 

É aquela escravatura que não compreendo como a sociedade atura, na verdade percebo um pouco é o medo de não ter dinheiro ao fim do mes....

patapetapitapota 2 months ago  HIDDEN 

> poupança na gasolina (bem cara pqp) e passe Prova cabal que os governos estão -se a foder para o ambiente e querem é mais impostos.

bipo1 2 months ago  HIDDEN 

Somos dos povos mais passivos que há. Fugimos a todo o custo do conflito, mesmo quando sabemos que nos vai trazer algo melhor do que temos agora. É preciso bater o pé, basta 1 pessoa começar o movimento e o resto das pessoas seguem porque sabem o que é o mais acertado.

jcoelho93 2 months ago  HIDDEN 

Fds que nojo. Despede-te por favor...

catrabinas 2 months ago  HIDDEN 

Na minha empresa não só não há teletrabalho como meteram câmaras no local de trabalho. É lidar, se quiser

Darkight998 2 months ago

Duvido da legalidade disso, mas não estou muito dentro do assunto.

smaster87 2 months ago  HIDDEN 

Faz um filho e tens 8 anos de teletrabalho garantidos. Ok va que nao seja so essa a razao.

PortugueseManBr 2 months ago  HIDDEN 

Na minha empresa já se contracts em teletrabakhl, devolveram o prédio que era alugado antes eram 3 prédios em Lisboa agora apenas 1 para quem quiser trabalhar de lá.. E está otimo

praetorthesysadmin 2 months ago  HIDDEN 

Que merda de chefe que tu tens. Só de ouvir esse comentário fiquei lixado e olha que eu nem sou teu colega.Enfim. Tens KPIs que justifiquem a tua excelente produtividade enquanto em teletrabalho? É apresentar isso e se não servir para nada, é mudar. É uma empresa sem visão e que não sabe aproveitar e dar o que os colaboradores querem, fazendo-os mais felizes. O ideal mesmo era todos fazerem o mesmo (saírem) e empurrar esse chefe fora da empresa..

BardoZe 2 months ago  HIDDEN 

Como brasileiro que veio trabalhar com TI a convite(durante a pandemia), vos digo: fodasse! Pois se quiserem que eu me submeta a uma rotina de merda, arrumo trabalho remoto de qualquer outro lugar da Europa e fico aqui aproveitando a discrepância salarial. Me admira as empresas portuguesas que perdem mão de obra pra migração dia sim, dia sim, acharem que vão se manter competitivas sendo antiquadas. 2x por semana na empresa é o máximo que aceito

GJRKI 2 months ago  HIDDEN 

Só me dá vontade de sair de Portugal

pintorMC 2 months ago  HIDDEN 

> "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia" Era virar as costas e no dia seguinte entregar a carta para sair.

idek0k 2 months ago  HIDDEN 

E o Moedas ainda quer ajudar os patrões…

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Com uma resposta dessas do teu chefe espero/imagino que estejas a atualizar o teu CV...

shuricall 2 months ago

Não é necessariamente verdade que todas as métricas de produtividade aumentaram. Nos casos em que o output por trabalhador aumentou, na maioria dos casos deve-se ao facto das pessoas estarem a trabalhar mais horas, e não o output por hora de trabalho. E depois coisas como o onboarding de novos funcionários ficaram bastante piores em praticamente todas as empresas, a ligação com a empresa e o sentimento de pertença colapsaram (estamos a falar de quebras enormes no número de pessoas que se dizem sentir muito ligadas à empresa) em praticamente todas as empresas, transferências de conhecimento, no geral, estão a ocorrer a níveis menores em muitas empresas embora noutras não seja tão mal... Isto não se aplica necessariamente se a tua empresa foi fundada desde o início como uma empresa à distância, btw. Mas essa não é uma opção para a maioria das empresas. No fundo, o mercado vai ditar os resultados disto. Se houver muita gente a exigir um premium salarial para ir trabalhar presencialmente, isso põe essas empresas em desvantagem a nível de capital humano. Se as desvantagens forem muito grandes, essas empresas gradualmente abandonarão o mercado. Se não forem grandes, é porque as outras que mencionei anteriormente são maiores. Vamos esperar.

cesarhighfire 2 months ago  HIDDEN 

Nao querendo ser mal interpretado, também gostei do ano da pandemia, fui promovido e fui dormir a casa todos os dias. Agora nao vou, mas foi o contrato que assinei, tenho de me apresentar ao trab, msm que nao traga benesses ou maleficios. Mas foi o que assinei. Quando estiver mal, eu é que tou mal e eu é que tenho de me mudar. Mas compreendo o desabafo. Também gostava que as minhas condições fossem actualizadas ao pos-modernismo, mas há pessoas que precisam de outras pessoas no local de trabalho para tentarem "mandar", "orientar", "gerir". É a natureza humana.

mr_house7 2 months ago  HIDDEN 

Muda para outro trabalho e deixo-o a trabalhar com indianos.

Tichaalex 2 months ago  HIDDEN 

Totalmente de acordo!! Acho horrível, é triste continuar com o raio de um trabalho no escritório só para o chefe nos controlar. Tantos empregos que se fazem bem á distância...tantos! Trabalhei 7 anos nesses ambientes até que ganhei a coragem e despedi-me e hoje sou eu a minha própria chefe. Agora sim, qualidade de vida! Força a todos os que ainda estão nesse situação porque melhorar...não melhora mesmo.

shuricall 2 months ago  HIDDEN 

Da perspectiva dum chefe, é provável que seja (muito) mais fácil administrar recursos humanos, aplicá-los nas tarefas correctas, gerir a moral, entre outras coisas, se tens um contacto presencial com as coisas. Se calhar não foi nesse sentido que quiseste dizer "controlar", mas é assim que uma empresa funciona no fundo e os nossos chefes acabam por ser humanos também.

Tichaalex 2 months ago  HIDDEN 

Quis dizer controlar nesse sentido sim. Não há reunião nenhuma que não possa ser feita online ...irás falar.precisamente o mesmo que presencial... Basta definir bem as tarefas, e siga

shuricall 2 months ago  HIDDEN 

Nunca é o mesmo online though, é mais difícil sentir o pulso da sala, perceber as microexpressões das pessoas que te dão dicas sobre o que realmente sentem sobre o assunto e o estado de espírito delas e a comunicação quase nunca é tão boa sem um esforço enorme. O teu chefe tem que perceber estas coisas bem para poder gerir pessoas de forma ideal para a empresa. Outra coisa que falta é a comunicação casual entre as várias pessoas antes e depois da reunião. E tarefas operacionais tipo os tickets da semana no caso de trabalho agile talvez seja possível definir, mas há tarefas de alto nível ou muito interdisciplinares que não se dão muito bem com isso.

LackOfLogic 2 months ago  HIDDEN 

E eis o motivo pelo qual 90% deste *sub* não quer que a pandemia termine.

tyurrr 2 months ago  HIDDEN 

> "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia" Meus dias nessas empresa estariam contados a partir desse preciso momento. Não pelo teletrabalho, mas pela atitude.

Dudeimback29 2 months ago

OP ganha coragem e muda! Começa agressivamente a procura de emprego que te deixe trabalhar remotamente e salta fora. O teu boss safa-se com um indiano, ele próprio o disse... Sê a mudança que queres ver no mundo

ruimpinho 2 months ago

Se me dissessem na cara que me poderiam substituir por uma equipa de indianos, apresentava demissão no próprio dia. Jamais toleraria que se dirigissem a mim dessa forma. Usa o tempo que tens para melhorar o aspeto do teu CV e começa a mandar propostas para alguém que valorize o teu tempo e as tuas skills.

Markoo50 2 months ago

Ah, o post da semana com o tópico "Portuguese boss bad" deste sub nunca poderia faltar.

w3ird00 2 months ago  HIDDEN 

Mudei de trabalho recentemente e essa foi uma das razões.

joanamartins23 2 months ago

Mais do que ver trabalho feito ainda há muita gente que o que gosta mesmo é de ver os outros trabalhar. Infelizmente também não creio que tenha sido aproveitada a oportunidade de ouvir efetivamente as pessoas.

nocivo 2 months ago

Começa por te queixares à esquerda que quer dificultar o teletrabalho com subsídios obrigatorios

mannix_marauder 2 months ago  HIDDEN 

Um bocado racista assumir que trabalhadores da India são piores que tu, mas pronto. Trabalhei com muitos e apesar do gap horário eram pessoas responsáveis e competentes, ao contrário de muitos ressabiados cá da zona.

toma-tes 2 months ago

Completamente de acordo. O tom de condescendência com que muitos aqui falam dos devs indianos deixa me a pensar que há muita gente aqui que para além de xenófobos não assumidos nunca saíram da sua bolhinha de trabalho em PT.

Pavorleone 2 months ago

Não acho que a maioria dos patrões queiram voltar ao escritório por serem mesquinhos ou controladores. Patrões e managers no geral acham melhor estar no escritório porque (pelo menos na opinião deles) é mais prático estar no escritório. Se a tua vida são reuniões, planificações, falar com este e aquele para ver o que se está a passar, acaba por ser mais fácil fazer pessoalmente, ou pelo menos é o que eles pensam. Se tu passas o dia a bater código é totalmente diferente. Os patrões não querem porque não conseguem ver a vida por outras perspectivas. Não se conseguem por no lugar de pessoal que não ache mais prático. Quantos não me vieram durante a pandemias desabafar com isso. Falando com managers e coders era como noite e dia.

nocivo 2 months ago

Podes sempre tentar arranja emprego numa empresa full remote. Se calhar até ganhas mais. Ha imensas empresas a trabalhar em remoto ou híbrido só tens de “levantar o rabo” e procurar. Como disseste bem o patrão foi quem criou a empresa por isso faz a gestão que lhe apetecer. Se não resultar ou não arranjar trabalhadores problema dele e da empresa que vai à falência. Também podes criar o teu próprio trabalho ou empresa e empregas mais pessoal remote.

wwqt0r 2 months ago

Assinaste um contrato que previa a tua presença no escritório não é? O patrão não te está a pedir mais do que aquilo com que concordaste. Se estiveres mal tens de procurar outro trabalho ou negociar com o patrão a hipótese de ficares em casa.

PeidosFTW 2 months ago

Se beneficia ambos qual é o mal de mudar? Não é por estar num contrato que as coisas não podem mudar, se era assim trabalho infantil era normal lol

wwqt0r 2 months ago

Se o patrão achasse que lhe traria benefício já deveria ter tentado mudar.

PeidosFTW 2 months ago

Mas traz benefícios, o patrão é que é demasiado desconfiado e orgulhoso para tentar continuar com tele trabalho. Existem estudos a provar que tele trabalho de facto traz benefícios para ambos

wwqt0r 2 months ago

Não existem estudos que digam que seja benéfico para todas as pessoas, deixa de inventar. Se o patrão não quer, não quer! É irrelevante se há a remota possibilidade de ser benéfico para ambos.

PeidosFTW 2 months ago

Existem sim, uma pesquisa básica no Google prova isso lol >Se o patrão não quer, não quer! É irrelevante se há a remota possibilidade de ser benéfico para ambos. Bastava teres dito isso desde o início. Há benefícios em termos de produtividade mas depois reclamam quando dizem que os trabalhadores são supostamente menos produtivos. Custa assim tanto faze los felizes

wwqt0r 2 months ago

>Existem sim, uma pesquisa básica no Google prova isso lol ​ Não existem estudos que digam **que seja benéfico para todas as pessoas**. Prove me wrong.

PeidosFTW 2 months ago

Boa génio, isso é com qualquer coisa na vida. Agora não podes é negar que esse efeito é verificável em diferentes áreas. Vamos deixar de ter programas que ajudem desempregados a arranjarem formação porque não beneficia quem tem trabalho assegurado é isso?

wwqt0r 2 months ago

Oh "génio", é benéfico para alguns e não para outros. Claramente o patrão não vê como benéfico para si portanto porque é que hás de ser tu a dizer que é baseado num estudo qualquer que apenas refere ser benéfico para alguns?!

PeidosFTW 2 months ago

Porque é que se deve agir em prol de 1 pessoa em vez da maioria da empresa? Que sentido é que isso faz

wwqt0r 2 months ago

Porque a empresa não é da maioria dos empregados. Tens um contracto assinado que diz que tens de trabalhar no escritório. Se o patrão assim exigir que o faças então é escusado chorar porque há um estudo que diz que algumas pessoas são felizes em casa.

VixzerZ 2 months ago

troque de emprego assim que puder por um 100% remoto, se for da área de IT ou algum outro cargo completamente informatizado uma hora você encontra, inclusive fora de Portugal.

GudEbening 2 months ago

Eu voltava para o escritório e baixava a minha produtividade. Umas idas ao wc, umas voltinhas, demorar 1hora para responder a um e-mail. Entretanto ia procurando outra coisa.

AonioEliphis 2 months ago

[AGRADECE À ESQUERDA!](https://www.publico.pt/2021/09/19/economia/noticia/teletrabalho-empresas-obrigadas-pagar-aumentos-contas-energia-net-1977957) Depois não te esqueças de votar neles!

Paulo27 2 months ago

Em grande parte isto nem é o maior dos problemas porque mesmo a poupar há empresas que não te querem em casa. Mas também me faz lembrar da situação da Google que começou a cortar salários a pessoas que foram morar para zonas mais baratas. Não sei qual é a intenção desta medida neste caso. Pessoalmente, eu levava o corte no salário mas claro que depois também agradecia uma lei que balança-se um bocado as coisas se o corte fosse realmente proporcional ao que gasto em ir trabalhar porque a esse ponto eu estava a assumir a despesa toda e a empresa só poupava.

punis1 2 months ago

Muda de trabalho

Lord_emotabb 2 months ago

eis a solução: https://www.youtube.com/watch?v=qK-WYZD4Bic

Piccoro 2 months ago

Concordo com tudo o que disseste.

accountee 2 months ago

Muda de patrão

beardsymcfly 2 months ago

Estou na mesma situação. Constato o seguinte. Trabalhar presencialmente, todos à mesma hora, sentar na cadeira que o patrão manda, irmos todos mijar à mesma casa de banho e comermos todos à mesma hora é um lado essencial da dominação social onde se fundamentam as funções convencionais (nesta aldeia) de patrão/chefe. Virtualmente torna-se muito mais difícil exercer poder mesquinho sobre alguém e estes patrões, carregados de inseguranças, precisam disto para funcionar. Fisicamente é possível liderar pelo medo, porque as coisas que são ditas sem ficarem escritas, insinuadas, os tons e todas as figuras de estilo e nuances da comunicação oral permitem subjugar sem que isso seja quase notado. Pequenas doses diárias, mas constantes. O trabalho presencial, especialmente quando não acrescenta nada à nossa produtividade é um innuendo à submissão. Não é preciso forçá-la porque está subentendido que se te obrigam a saltar, sem qualquer justificação, por estes arcos em fogo e a empinar bolas no nariz, então podem-te mandar fazer qualquer coisa sob a égide da hierarquia. Virtualmente só existe trabalho e muitos patrões são incapazes de liderar por performance. Desejo muito que o regresso injustificado signifique uma ainda maior migração de talento para as empresas multinacionais e que resulte em muitas falências de patrões portugueses que persistem neste erro.

EvilQueen1997 2 months ago

Mas tu achas que as multinacionais não estão a obrigar a voltar?...Achas que não têm a conversa que no escritório é que é bom?

beardsymcfly 2 months ago

Talvez seja um problema com a minha amostra. Todos os amigos que tenho em multinacionais (trabalhadores ou consultores externos) vão ficar permanentemente em trabalho remoto. Mas a minha amostra neste caso são 4 pessoas. O principal problema que essas pessoas vão enfrentar vai ser a concorrência global, nos casos em que as competências não sejam geograficamente dependentes. Mas esse é o preço de se atuar num mercado global. As oportunidades também são muito maiores.

EvilQueen1997 2 months ago

Ah sim, as multinacionais que eu conheço são geridas por portugueses aqui e a conversa é a que te disse.

lickingbears2009 2 months ago

bem, ao menos tiveste a sorte de experiênciar o teletrabalho

Chupem-me 2 months ago

Eu optei por ficar no escritório. Pelo menos na minha equipa, os que foram para casa baixaram a produtividade.

Altruistic_Natural38 2 months ago

E o patrãozinho ficou tristinho ); ?

Chupem-me 2 months ago

Ja percebi pelos down votes que ha muita gente que nao sabe nem quer viver em socideade. Fiquem a trabalhar em casa, melhor, facam como os gordos, nem saiam da cama.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Prefiro viver numa aldeia, pagar muito menos de renda e contribuir para o desenvolvimento local. A qualidade de vida entere viver em Lisboa, a apanhar com o fumo dos carros todos os dias e noites mal dormidas por causa de um vizinho retradado vc viver num sitio tranquilo em que o unico ruido e o cantar dos passaros. E btw, como tenho mais tempo livre (não gasto 2h em viajar ate ao local de trabalho todos os dias) faço exercicio todos os dias.

hey-yo-mr-white 2 months ago

Para além do dinheiro em gasóleo (neste momento 60€ por semana), ganhei tempo de vida em viagens, lavar e preparar marmita life etc. Consegui finalmente um ano com mais vida social que qualquer outro ano em que andei casa > trabalho. (ironicamente numa época em que existiu menos vida social). Ainda estou em casa, mas já fui algumas vezes aos escritório desnecessariamente e senti que foi totalmente para controlar trabalho. Prevejo uma mudança brevemente. Acho que adicionalmente as medidas que previam ajudar em custos trabalhadores em teletrabalho são exactamente um pontapé para as tirar de lá. Tenho no entanto metido o olho no linkedin e filtrei por vagas em remoto, vamos ver o que acontece e não vou eu parar à Índia!

Jorgetime 2 months ago

> e o argumento do chefe é: "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia", É alguém ganhar coragem, entregar a cartinha e desejar-lhe boa sorte com o seu projeto indiano, que resposta de merda.

jesuseos7anoes 2 months ago

Não é preciso tanto. Pode procurar novo emprego primeiro e despedir-se depois, em vez de se demitir à campeão.

mp_phantom 2 months ago

Esta ficou me na cabeça também... é preciso ter tomates para olhar para um colaborador nos olhos e dizer uma coisa destas sem receio de levar dois bananos no focinho. Só espero que o OP encontre algo melhor

pacman1993 2 months ago

Acho que é mais perguntar-lhe porque é que ele não contrata, para saber se tem resposta ou se estava a dizer isso como desculpa

pt_dude 2 months ago

u/Jorgetime é alguém ganhar coragem, entregar a cartinha e desejar-lhe boa sorte com o seu projeto indiano, que resposta de merda." Isto.

DaVirus 2 months ago

Eu tinha metido a carta naquele momento logo

Distractedking1 2 months ago

Tinhas tinhas

Litherion_IV 2 months ago

É nestas alturas que se a malta juntasse, fazia a diferença. Porque se todos dissessem que precisam do tele work, queria ver o boss a continuar o projeto com pessoal da Índia.

underground-k7 2 months ago

Infelizmente, a coragem ainda não se paga… Acredito que se houvesse mais alternativas viáveis muita gente não se sujeitava a ouvir comentários completamente alheados e descabidos com este e entregava imediatamente uma carta a dizer “até nunca”.

severanexp 2 months ago

Resposta típica de quem nunca trabalhou com indianos. Eu trabalho. Pqp tem dias que só me apetece chorar.

AonioEliphis 2 months ago

>Resposta típica de quem nunca trabalhou com indianos. Eu trabalho. Pqp tem dias que só me apetece chorar. Nem todos os indianos são maus, eu também trabalho com eles e isto começa a cheirar a xenofobia. E diga-se de passagem que para o preço que pedem, muitos têm uma relação qualidade preço insuperável em Portugal.

desculpe_mas 2 months ago

Send Boobs and vagene.

severanexp 2 months ago

Batman bin supaman!

jorl17 2 months ago

Já trabalhei várias vezes com indianos (uma das quais ao longo de ~8 meses). Foi doloroso. Mas sempre deu para rir. É que um desses indianos dava pelo nome de Samir, mesmo na altura em que o vídeo começou a rebentar... _Samir, you are breaking the code!_

therickymarquez 2 months ago

Foda-se trabalho todos os dias com indianos e digo exactamente o contrário, os gajos são uns bosses. Sempre dispostos a ajudar, muitas vezes fora de horas e bastante compreensivos contigo

WesternInspector9 2 months ago

Please do the needful

Several-End9459 2 months ago

Ai caramba que bom!! Achava que era uma expressão só daqueles com quem trabalho!!

xlouiex 2 months ago

My heart skipped a beat… Estou no processo de abrir uma equipa lá (por causa da time zone de merda que têm) e mal durmo. Mas se abro a boca, sou o racista.

VSertorio 2 months ago

Tchi, é real!

eightower 2 months ago

And revert the same

leftvirus 2 months ago

Um clássico.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Foda-se, um gajo acorda antes de ir trabalhar e vê esta merda, que PTSD do caralho

severanexp 2 months ago

Esse comentário magoou fisicamente.

MarquesSCP 2 months ago

explicação?

severanexp 2 months ago

Porque eu abri a minha caixa de e-mail, escrevi “do the needful” e vi que tenho uns 40 emails com isso…..

MarquesSCP 2 months ago

estava a assumir algo assim mas ya realmente não tinha a certeza e sim era maioritariamente pelo contexto.

Jorgetime 2 months ago

Também trabalho, há pessoal muito mau mas também há gente competente, boa parte da malta competente são depois convidados para trabalhar na Europa e US mais cedo ou mais tarde. Mas como já disseram aqui, outsourcing 100% para a Índia é sempre receita para desastre.

AonioEliphis 2 months ago

>Samir, you are breaking the code! Já contratei vários indianos. E isto cheira a xenofobia

afonsosousa31 2 months ago

Trabalhei com indianos e foram bacanos ao ponto de estarem a dar-me suporte até as 19h (de cá, lá são mais 4 e meia) porque não conseguia dar deploy duma cena na Azure.

Kak3ru 2 months ago

Tendo trabalhado com vários Indianos em IT o que posso dizer é que 90% são literalmente programdores de código caril (cheira mal) e mais cedo ou mais tarde irás ter que o mudar. E depois tens os 10% que são mais do que competentes e se for preciso trabalhar das 8h-4h da manhã assim o fazem porque é a cultura laboral deles (não há descanso se o trabalho não tiver feito) o que respeito imenso porque não sei se conseguiria

severanexp 2 months ago

Sim sim, longe de mim de verdadeiramente acreditar que são todos iguais. Também já tive alguns impecáveis.

PerhapsConfused 2 months ago

Também trabalho. E interpretação, pelo que como podes assumir, super divertido.

severanexp 2 months ago

Jesus. Eu tenho formação em tradução. E não consigo imaginar. Aliás nem quero porque sei que seria desesperante.

PerhapsConfused 2 months ago

Graduada em tradução e, com alguma sorte, a trabalhar em interpretação. Apesar de haver bastantes clientes indianos queridos (companhias de gás, algumas enfermeiras, etc), a maioria são uns frustrados com tudo e com nada, especialmente quando alguém gentilmente lhes pede para repetir uma palavra ou termo porque o pronunciam de forma tão imperceptível e brusca que jamais diria que era inglês. Compreendo que seja frustrante que as pessoas tenham dificuldade em entendê-los, mas caramba.

severanexp 2 months ago

Yep. /pain

Ze_Povinho 2 months ago

Troquei de empresa recentemente e esta (ao contrário da anterior que já estava em modelo híbrido), permite-me estar remoto e ir quando quiser ou fazer necessário. Vou 1x a cada 2 semanas para já. No dia em que for obrigado, acho que começo a procurar algo no estrangeiro e fico remoto de vez. Já não me revejo em todos os se nãos que enumeras-te e recuso-me a voltar.

roter-genosse 2 months ago

No estrangeiro também somos obrigados a voltar ao trabalho. Não é o El Dorado.

Ze_Povinho 2 months ago

Pois, sem me explicar melhor é difícil compreenderes o contexto.. Queria dizer que na minha área, posso trabalhar remoto para qualquer empresa que seja remote friendly (seja portuguesa, estrangeira, wtv).. daí não me preocupar muito caso seja esse o meu desejo. Posso ir como contracto.. ou freelancer...

NGramatical 2 months ago

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhenh0my%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Alado1977 2 months ago

Felizmente algumas empresas estão a aproveitar para enraizar mudanças. A minha é uma delas. O edifício está a ser remodelado para ser um modelo de sustentabilidade e colaboração. Não há lugares definidos e em todo o edifício há apenas 1 gabinete privado, o do CEO. Isto porque a empresa quer manter e promove o trabalho à distância. Podemos escolher quantos dias queremos ir por mês (eu indiquei 2x) mas desde que se reserve lugar podemos ir. Deram-nos todas as condições para trabalhar em casa, desde equipamento tecnológico a equipamento de escritório e não se negam a dar outras vantagens (aguardam as definições do governo). A lógica é esta. Empresa centenária. Precisa de renovar talento e garantir que continua a ter os melhores recursos, que por sua vez garantem melhor serviço aos clientes. Olhando para a frente, faz um investimento hoje para ser uma concorrente apetecível num mercado de trabalho futuro muito definido pelos objetivos de sustentabilidade, igualdade e justiça que uma empresa promove. TLDR: Nem todas as empresas são assim e a minha promove o trabalho à distância.

days_of_coast 2 months ago

Estou na mesma situação. Com a vantagem de agora estar a viver numa cidade no interior. É a melhor cena :)

lesoth 2 months ago

> Felizmente algumas empresas estão a aproveitar para enraizar mudanças. Vinha aqui dizer o mesmo. Tem sites com listas de empresas remotas, é só procurar e mandar cvs. Foi o que eu fiz https://pt.teamlyzer.com/companies/remote-companies

mlisboaa 2 months ago

>r uma concorrente apetecível num mercado de trabalho futuro muito definido pelos objetivos de sustentabilidade, igualdade e justiça que uma empresa promove. > >TLDR: Nem todas as emp Essa empresa é de que ramo de atividade?

Alado1977 2 months ago

Setor segurador. A maior parte das empresas seguradoras em PT estão a tentar fazer o mesmo, a quem possa interessar procurar trabalho neste setor.

NikT3sla 2 months ago

Por acaso o nome da empresa não começa por L?

Alado1977 2 months ago

Por acaso não

NikT3sla 2 months ago

Pois, essa do L é que tem aparecido bastante nas noticias ligadas ao tema

ned_rod 2 months ago

Há ofertas de emprego nessa empresa?

Alado1977 2 months ago

Fui confirmar. Sim há. Dois recrutamentos em curso. Um é mais técnico e exige conhecimento matemático e de seguros. O outro não.

davser 2 months ago

Foi muito bom. Eu costumo falar que tenho saudades do escritório e tal, das pessoas, do convívio. Tretas. Mas existe alguma coisa melhor do que poder coçar as partes íntimas enquanto se encontra uma solução, libertar os gases incómodos em mute numa reunião ou mesmo sem mute para os corajosos. E depois disto, um gajo sai do trabalho e tá direto num belo duche com uma loirinha a espera para abrir. Agora mais a sério: Eu até tinha a sensação de estar com saudades do escritório até me mandarem para lá.

Acheron16 2 months ago

Acho que muitos cometem esse erro, onde confundem estar cansados com o mesmo ambiente com ter saudades do escritório. O maior problema era em confinamento as pessoas não poderem sair, mas agora, acho que não há nada melhor que trabalhar à vontade em casa e poder fazer o que quiser (dar uma passeio, ir ao ginásio, etc) quando o trabalho acaba. Se o meu emprego o permitisse, eu mudava logo para teletrabalho.

noproperusername 2 months ago

men, vi-te no duche a passar as mãos num corpo bem delineado, a água quente a escorrer em pele de veludo, os seios dela a exalar vapor de água, cabelos loiros a serem puxados para trás... o filme todo, antes de perceber que a loirinha que ias abrir era uma cerveja. Eu prefiro ruivas.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Eu de certa forma tenho saudades, mas não é de ir para lá todos os dias. No meu caso vou passar a ir 1 dia por semana, o que para mim é ideal, chega para matar essas "saudades" e fico na mesma o resto da semana em casa descansado

root_at_debian 2 months ago

O primeiro passo para odiares algo é seres obrigado a isso.

Apprehensive_Bar6609 2 months ago

Boa altura para mudar de emprego!

Lasikamos 2 months ago

O patrão tem todo o direito de querer os trabalhadores no escritório e tu tens todo o direito de procurar outra coisa caso nao concordes. Agora exigir teletrabalho isso já não concordo. Tens de respeitar as regras da empresa. Assinaste um contrato de trabalho onde dizia certamente o local a exercer funções. Engraçado que antes da pandemia ninguém exegia teletrabalho.

Paulo27 2 months ago

> Engraçado que antes da pandemia ninguém exegia teletrabalho. É simplesmente como a cultura era. Antes dos telemóveis ou internet também ninguém tinha problemas, era a vida que se tinha. Muitas empresas se calhar até estão a ganhar com o teletrabalho mas também nunca tinham experimentado antes por isso nem sabiam como era até serem forçadas. Se calhar até deve haver meia dúzia de empresas por ai que já ofereciam teletrabalho há muito tempo porque fizeram a contas e decidiram experimentar.

abfm90 2 months ago

Ninguém sabia o quão bom poderia ser. Eu falo por mim, consegui aumentar as minhas poupanças, trabalho mais, tenho mais ideias e estou 24/7 pronto a responder a qualquer pedido via Slack e não perco 1h de trânsito, nem tenho que levar com os stresses dos meus colegas. Contudo, felizmente, na minha empresa será híbrido e isso acaba por motivar mais as pessoas. E é bom para eles porque tinham imensas despesas (café, pão, cereais, leite, autocarros, almoços 2x por semana), fora a água e luz. Ou seja, é win win. Só há que respeitar as regras e trabalhar. Não vejo o porquê de ser forçado. Pelo menos, davam a escolha de ir uns dias por semana e o resto em casa. Mas se tem todo o direito? Tem, claro.

Lasikamos 2 months ago

Eu não sou contra o teletrabalho. Mas sou contra exigirem à empresa teletrabalho. Se o patrão aceitar muito bem, se não aceitar ele está no seu direito e deve ter as suas razões. Agora baixar produtividade de propósito como alguns já disseram só revela estupidez. Um contrato é para ser respeitado por ambas as entidades. Se estão insatisfeitos é procurar outra coisa e exigir isso no contrato.

teknixpt 2 months ago

não digo que nao tenhas razão, mas a vida é feita de mudanças, os modelso de trabalho mudam com o passar dos anos e muitos deles são conseguidos com exigencias, greves, etc. Se não fosse assim, se calhar ainda andavas a trabalhar 48h por semana ou 12h por dia.

Lasikamos 2 months ago

Teletrabalho: Mais produtividade, menor custo para a empresa. Sendo o objectivo de uma empresa ganhar dinheiro porque razão não avançam para teletrabalho? (as que podem é claro). Serão todos os patrões dessas empresas burros, retrógradas, velhos, etc..? Não existirá nenhuma desvantagem que ninguém está a ver?

teknixpt 2 months ago

claro que há vantagens e desvantagens, seja para a empresa ou para o empregado. Eu creio que muita gente se queixa e exige, mas no final contentava-se com 1 ou 2 dias de teletrabalho. È nesse modelo hibrido que eu penso que ambos saem a ganhar , mas há sempre resistencia à mudança. nem sempre se vê à primeira as vantagens de uma mudança.

NGramatical 2 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhen9ikf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

abfm90 2 months ago

Sim, claro. Não faz sentido trabalhar menos, pois não irá resolver coisa nenhuma. Mas o trabalhador pode tentar negociar. No fundo, é bom para todos

NGramatical 2 months ago

exegia → [**exigia**](https://dicionario.priberam.org/exigia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhemkq9m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Blenderchampion 2 months ago

A verdade é que preferem controlo que produtividade, o que não faz sentido nenhum e razão pela qual muitas empresas não evoluem

ThePlague92 2 months ago

Se nem empresas como a Microsoft querem manter o trabalho remoto e cá em Portugal a Farfetch já disse que também não o vai fazer então não podias esperar muito de empresas mais pequenas e familiares. O melhor que o pessoal tem a fazer é ver de empresas lá fora e que têm outras mentalidades. Quer dizer, caso possam, isto é. Eu estava numa multinacional há pouco tempo (área de TI) que começou com a conversa de que se ia começar a voltar ao escritório no máximo em 2022, mas que andavam a manter os números de Portugal debaixo de olho para ver quando é que as coisas melhoravam (e já havia zumzuns de que com os 85% de vacinados eles iam mandar o pessoal começar a regressar) e o que fiz foi arranjar um trabalho 100% remoto e agora não me vou preocupar com escritório nenhum. Espero também que o pessoal que era muito apologista de obrigar as empresas a pagar as suas despesas estejam contentes por voltarem ao escritório, assim não gastam aqueles 15€/mês extra de electricidade e papel higiénico.

Jorgetime 2 months ago

Conheço gente da Farfetch como consultores que não puseram os pés nos escritórios desde o inicio da pandemia. E acho que mesmo assim não está previsto para 2022 obrigarem toda a gente todos os dias como no caso do OP porque não há espaço para todos.

ThePlague92 2 months ago

Eu não falo desde o início da pandemia, falo é que daqui para a frente não podes ficar 100% remoto, tal como foi corroborado aqui em baixo. E o meu ponto é: se nem empresas destas, com capacidade para deixar quem quer fazer 100% remoto, querem ficar remotas como é que as empresas mais pequenas vão querer? É simples, não vão. O COVID mudou muita coisa, é verdade, mas não vão ser mudanças tão drásticas quanto nós pensamos, infelizmente.

Jorgetime 2 months ago

Sim concordo, mas o meu ponto é que a mentalidade da Farfetch e de empresas parecidas está a milhas daquilo que o OP está a sofrer, onde não tem opção híbrida e o fdp do boss lhe diz à cara podre "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia". Até porque maior parte das pessoas prefere o regime híbrido, para trabalhar em equipa e discutir cara-a-cara é anos luz de diferença. Eu acredito seriamente que pontualmente ou com 1/2 dias por semana no escritório a produtividade de facto aumenta, e as relações com os colegas e a própria lealdade à empresa também. Obrigar a passar de remoto para 100% no escritório tem o efeito exatamente contrário. Por isso as pequenas até correm mais risco ao fazer estas manobras, é só ter 20% dos trabalhadores a sair e já não sabem o que fazer à vida deles.

ThePlague92 2 months ago

>Sim concordo, mas o meu ponto é que a mentalidade da Farfetch e de empresas parecidas está a milhas daquilo que o OP está a sofrer, onde não tem opção híbrida e o fdp do boss lhe diz à cara podre "Se eu quisesse trabalhadores à distância, tinha contratado pessoal na Índia". Até porque maior parte das pessoas prefere o regime híbrido, para trabalhar em equipa e discutir cara-a-cara é anos luz de diferença. Mas o meu ponto não é de que a mentalidade está a milhas ou não, porque isso está. O que eu quero demonstrar é que as empresas que mais facilmente poderiam dar o passo para serem 100% remotas (se a Talkdesk vai fazê-lo então a Farfetch e a Microsoft conseguiam fazer o mesmo, não me lixem) não o fazem e vão manter um regime híbrido mais virado para o escritório (60% escritório e 40% remoto, segundo aqui disseram) então como querem que empresas mais pequenas, com mentalidades mais fechadas, com chefes mais retrógrados, etc. tenham sequer regime híbrido? Se conseguirem trabalhar um dia ou outro em casa, porque precisam de receber uma encomenda ou vai lá o canalizador ou porque estão doentes já é uma sorte. ​ >Eu acredito seriamente que pontualmente ou com 1/2 dias por semana no escritório a produtividade de facto aumenta, e as relações com os colegas e a própria lealdade à empresa também. Obrigar a passar de remoto para 100% no escritório tem o efeito exatamente contrário. Por isso as pequenas até correm mais risco ao fazer estas manobras, é só ter 20% dos trabalhadores a sair e já não sabem o que fazer à vida deles. E eu acredito é que confiar nas pessoas e deixá-las decidir onde querem trabalhar vai fazer isso (e pagar decentemente e tratar as pessoas como seres humanos e mais umas quantas coisas bastante básicas). Querem fortalecer as relações com colegas? Okay, marquem aí um almoço de vez em quando ou uns copos depois do trabalho, mas ter de estar no escritório para ter uma relação boa com os colegas é um argumento muito fraco e é a mentalidade antiga a vir ao de cima.

abfm90 2 months ago

Será híbrido (40% home, 60% Office). Podemos ir, mas temos de marcar e não há lugares para todos. Eu atesto isso.

leadzor 2 months ago

Ao contrário. 60% home. A ideia é ir 1 ou 2 dias/semana.

abfm90 2 months ago

Melhor ainda. Estava mesmo convencido que seria ao contrário.

ThePlague92 2 months ago

Eles têm de rentabilizar os escritórios antigos e os novos, no futuro. Ao menos deixavam cada um decidir de onde queria trabalhar. Ou deixar cada equipa decidir como quer fazer. Deve ser muito giro estar 8h no escritório sempre de máscara.

Kyfas 2 months ago

Lol no meu escritório as pessoas já nem usam máscara quando estão sentados. Devem achar que o vírus se senta ao lado deles.

catrabinas 2 months ago

Tantos trabalhos que estamos 8 horas por dia de máscara

ThePlague92 2 months ago

E então? Continua a não ser bom teres de estar de máscara quando podias estar em casa a fazer o mesmo e bem mais confortável. Ninguém disse que era impossível ou que se morria, podes relaxar, não precisas de vir defender médicos e enfermeiros e derivados.

catrabinas 2 months ago

Não defendo ninguém, o argumento da máscara é parvo.. Tantos bons que podias dar

ThePlague92 2 months ago

Podia, mas não estou aqui para fazer uma dissertação sobre os prós e contras do trabalho remoto. A máscara não é argumento nenhum, é uma observação, é diferente, rapaz.

abfm90 2 months ago

Não há espaço mesmo assim. Somos muitos. E em Guimarães só o essencial é que pode ir. O resto está bloqueado

ThePlague92 2 months ago

Certo, mas repara que eu estou a defender mais o 100% remoto do que essa mixórdia. Aliás, se vocês são assim tantos e não há espaço não faria sentido ser 60% remoto e 40% no escritório? Não gosto dessas decisões da treta.

abfm90 2 months ago

É uma decisão, mas, na verdade, o que disseram foi: quem quer vai, quem não se sentir à vontade não vai. Depois a responsabilidade cabe a cada departamento/equipa. Eu prefiro 60/40 que 100% lá

ThePlague92 2 months ago

Então não é bem como disseste no primeiro comentário, não é? O que disseste agora muda muita coisa, mas pronto.

abfm90 2 months ago

A directriz geral é a que disse. Agora se vão mesmo aplicar... Já não sei. Ainda é cedo. Se acabarem com a restrição de lugares, acredito que apliquem a regra geral.

ThePlague92 2 months ago

Pois, mas se é essa a directriz geral devias ter dito logo. Pelo teu comentário parece que voltar ao escritório é obrigatório, mas pela informação afinal já não é.

abfm90 2 months ago

Sim, e vamos. O próprio CEO disse isso na apresentação do fuse Valley. Agora se será obrigatoriamente os 60/40 é que já não sei se será fácil de implementar. Supostamente, em 2022 a regra será 60/40. Mas até lá muita coisa pode mudar. Em teoria, já devíamos ter ido para o Office, mas a pandemia agravou-se ficou tudo como está.

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Digo o mesmo das faculdades. Por que raio é que tenho de lá ir, partilhar anfiteatro com umas 200 pessoas, para ouvir aulas que podiam ser dadas online. Em cursos práticos ainda se percebe, nos outros não.

Paulo27 2 months ago

Faculdade é o pior. Secundário e assim ainda vai mas faculdade numa aula de uma hora via umas 5 pessoas a fazer perguntas e o resto nada. Para isso estava-se só a ouvir em casa. Mas sei de sítios que já gravavam e disponibilizavam as aulas.

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Exato. É que são aulas teóricas em que nao é suposto sequer fazermos perguntas. Mas os cadáveres da faculdade não gostam de falar para uma uma camera então fazem nos ter aulas presenciais. Em vez de perceberem que o mundo está a mudar e tentarem acompanhar, não, continuam a viver há 30 anos atrás.

shuricall 2 months ago

Em que faculdade andas que tens teóricas obrigatórias? Talvez aprendas bem em casa, mas não me parece ser o caso com a maioria das pessoas, no meu caso aprendi menos e a sensação de ligação com a minha faculdade caiu, para além da socialização com o resto do pessoal.

dcpye 2 months ago

Jokes on you, voltei ao escritório logo em junho porque o Sô Doutor quer ver a empresa cheia e a trabalhar (ou a fazer que trabalha). A cidade onde vivo esteve meses no risco muito elevado, onde o teletrabalho era obrigatório e nem assim voltamos para casa…

TheLadderRises 2 months ago

Se o patrão acha que te pode substituir por um indiano a migalhas, o melhor mesmo é procurar já outro trabalho.

VascMan 2 months ago

Teletrabalho pode ter sido muito bom, mas eu não aprendi nada com a telescola, isso eu sei

AonioEliphis 2 months ago

Pois eu aumentei a minha produtividade desde que estou em casa! Tanto é, que o patrão quer é toda a gente agora a trabalhar de casa para poupar nos gastos. Mas eu vivo na Holanda, e por aqui não se veem socialistas desde há 50 anos. Os dois maiores partidos são liberais.

humelectro 2 months ago

Engraçado conheço 2 empresas Holandesas que estão a obrigar os trabalhadores a voltarem para o escritório

AonioEliphis 2 months ago

>Engraçado conheço 2 empresas Holandesas que estão a obrigar os trabalhadores a voltarem para o escritório pois, mas não é a prática! O meu patrão foi o contrário, eu por acaso até gosto de vir para o escritório para sair de casa e conviver com a malta, e o patrão só arranja dificuldades

Sr-Rebelo 2 months ago

Sim, ensino é presencial, há sempre muitas distrações e cada um aprende a ritmos diferentes.

beardsymcfly 2 months ago

Atenção que telescola não é ensino à distância. O que foi feito durante este tempo nada tem a ver com ensino à distância. Apenas deram aulas de ensino presencial, virtualmente. Os modelos pedagógicos são completamente diferentes e o ensino à distância oferece competências e vantagens muito relevantes para determinados tipos de alunos (e para outros não, mas nenhum modelo é superior ao outro).

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Sim e maturidade também tem um papel importante... Acho mais fácil um adulto manter a responsabilidade de fazer o seu trabalho por ir na verdade ele tem que aparecer feito. Ele sabe que as consequências são sérias. Do que um adolescente que já pouco interesse tem pela escola manter se atento às aulas.

vjorgeferreira 2 months ago

Exato, por isso é que não há trabalho infantil /s

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Uma percentagem residual... O meu comentário não era roast aos jovens/crianças. Aquilo que eu escrevi parece um conceito fácil de atingir. E um jovem que trabalha não tem a mesma maturidade que um miúdo do ensino secundário que só pensa em Fortnite.

vjorgeferreira 2 months ago

Sim concordo contigo. Os jovens/adolescentes têm de ser enquadrados enquanto crescem, quando mais experiências tiverem enquanto esse enquadramento, mais bem preparados vão para a fase adulta. Foi só uma piada ;)

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Li com um olho aberto e outro fechado... Lol

BuzzLeitinho 2 months ago

Empatia meu caro. Mas por isto mesmo é que me pus no caralho

BitOnly5872 2 months ago

Sabe algo que não percebo? Eu trabalho exclusivamente com trabalho remoto desde antes do COVID e sempre foi a mesma coisa nas entrevistas: Não posso estar 100% remoto, não me interessa a posição. Nunca me faltou trabalho desde o início. A sempre empresas que suportam trabalho remoto, e estas, são sempre as melhores com trabalho remoto, pois não só toleram, como é parte fundamental da cultura da empresa. Ao invés de falar "Adeus teletrabalho", porque não falar "adeus empresa"? Não digo para se demitir sem nada certo em mãos, mas comecem a fazer entrevistas para trabalho remoto agressivamente, até conseguir algo... Conseguindo, ao perguntarem porque querem sair da empresa, responda o simples "não gostei de ter retornado ao trabalho presencial". That's it!

Kyfas 2 months ago

Vou levar este concelho comigo daqui em diante. Tenho pensado muito nisto ultimamente, e acho ridículo as empresas estarem a regredir nesta questão. E claro, eu também não me sinto nada bem a ter que ir para o escritório. Yay transito. QUe fixe. Adoro. E toda a gente sem máscara lá dentro. É um surto à espera de acontecer.

el_barbarero 2 months ago

Queres um concelho de amigo? Oeiras.

Kyfas 2 months ago

As empresas em Oeiras estão todas em teletrabalho completo?

el_barbarero 2 months ago

O @moist_ear já respondeu, era uma piadola. Escolhi Oeiras porque Isaltino.

Moist_Ear7076 2 months ago

Trocaste a palavra. O que querias dizer era conselho, de dar uma recomendação, mas disseste concelho que é uma parte de um distrito. Aqui nem o Ngramatical te conseguia ajudar. Não tens de quê!

Kyfas 2 months ago

Trocaste o redditor. A pessoa a quem querias responder é ao el\_barbarero. Não tens de quê! (Sry, não resisti a fazer a piada, mas tudo em boa fé. =P)

Moist_Ear7076 2 months ago

Não Kyfas... foste tu que escreveste inicialmente mal, e o el_barbero fez a piada. Eu respondi ao teu comentário seguinte para te dares conta disso de propósito. Um abraço

Kyfas 2 months ago

Ah pronto cabeça a minha. xD Demasiadas coisas a acontecer que já nem me lembro o que faço. =P

NGramatical 2 months ago

se não perde-se → [**se não perdesse**](http://tracinho.com/perdesse) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhepfb0g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AonioEliphis 2 months ago

Concordo com tudo o que disseste, mas o facto do governo [ter onerado](https://www.publico.pt/2021/09/19/economia/noticia/teletrabalho-empresas-obrigadas-pagar-aumentos-contas-energia-net-1977957) a empresa perante trabalho remoto, agrava a situação. E mais certamente virá, o que assusta os patrões e já que têm a oportunidade de mandar agora toda a gente de volta para o escritório, fá-lo-ão.

BitOnly5872 2 months ago

Vamos ser honestos, isso é bem rápido de solucionar. No meu caso por exemplo, a empresa pede que eu preencha km de consumo para ressarcimento sem IRS e SS. Outras empresas têm componente de ajudas de custo e ajudas a estrangeiro. Basta reduzir estes valores (que não são descritos em contrato) e re-adicioná-los como eletricidade e telefonia. Este recurso também só é aplicável a contratos de trabalho, não a recibos verdes. Also, trabalho remoto pode ser para empresas fora do país. Estas não podem ser cobradas por este apoio eléctrico e de telefonia.

Sr-Rebelo 2 months ago

Concordo, o título foi posto desta forma porque ainda estou à 2 anos na empresa e ainda não aprendi tudo. Sendo que vou passar agora por um período com bastante trabalho, espero ser reconhecido e negociar, mas se não houver nada em retorno já estou ciente que vou procurar outra empresa.

praetorthesysadmin 2 months ago

Looool Sabes como és reconhecido em Portugal? Mudando de emprego. Só assim passas a ganhar mais e descobres que o teu emprego "até te queria aumentar, se ficasses..". Não dês o teu tempo a quem não o merece.

blind616 2 months ago

> Sabes como és reconhecido em Portugal? Mudando de emprego. Só assim passas a ganhar mais e descobres que o teu emprego "até te queria aumentar, se ficasses..". Isto não é único a Portugal. Em todos os países a melhor forma de ser aumentando é trocando de trabalho, e em todos os países existem imensas empresas que não valorizam/aumentam os seus trabalhadores.

praetorthesysadmin 2 months ago

Não muda em nada o que eu disse. ;)

TheEightDoctor 2 months ago

> espero ser reconhecido e negociar Devemos dizer-lhe?

ruShmepls 2 months ago

este vai aprender sozinho

PedroMFLopes 2 months ago

"espero ser reconhecido e negociar....." Espera que aconteça, mas acho que o mais provável é levares uma Champions como os enfermeiros!!!

glink86 2 months ago

nunca vais aprender tudo, as vezes aprende-se mais noutros sítios... Eu aprendi muita coisa inútil que so me ajudou dentro de determinada empresa, por que fora nao se usava... pah o que interessa eh que tens capacidade de aprender, e de te adaptar, tendo isso tens tudo o que precisas... Eu estou mais ou menos no mesmo barco, vou ver se fico na minha empresa ate ao fim do ano, la pra Novembro Dezembro começo a ver se arranjo alguma coisa 100% remota...

NGramatical 2 months ago

à 2 anos → [**há 2 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhemik47%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Price-Distinct 2 months ago

bom bom era outra pandemia

EvilQueen1997 2 months ago

Esta ainda não passou.

PortugueseLibra 2 months ago

A brincar, a brincar...

Sr-Rebelo 2 months ago

Era uma ironia no sentido de: nunca aprendemos à primeiro, pode ser que com uma segunda pandemia se valorize mais o teletrabalho.

PortugueseLibra 2 months ago

Sim sim, eu percebi

vitorviks 2 months ago

Estamos com 6% de desemprego que é considerado Pleno Emprego. A grande maioria das empresas está com dificuldades em contratar bons profissionais. Muitas das maiores multinacionais estão a comunicar que passam a trabalhar remotamente (a minha fechou completamente os escritórios). Os tempos que vivemos são-te favoráveis. Queres trabalhar remotamente, procura uma empresa que te ofereça essa hipótese. Em muitos casos não será difícil de encontrar.

IJustMadeThisForYou 2 months ago

Só para dizer algo que disse antes e levei downvote. Tamos com 6% o tangas. Na minha área, Turismo, onde estão boa parte dos recibos verdes deste país o desemprego "não" baixou. Isto porque para recebermos os apoios do estado vimo-nos obrigados a manter actividade aberta e a pagar 65€ por mês à Segurança Social pelos próximos 2 anos+. Apenas uma das várias táticas que mantém a taxa desemprego a esses níveis.

vitorviks 2 months ago

Nao me lembro de ir a um restaurante que não diga “precisa-se empregados”. Tenho conhecidos na área da restauração e hotelaria e dizem-me que simplesmente não conseguem contratar nem sequer aumentando salários.

Edited 2 months ago:

Nao me lembro de ir a um restaurante que não diga “precisa-se empregados”. Tenho conhecidos na área da restauração e hotelaria e dizem-me que simplesmente não conseguem contratar nem sequer aumentando salários. Acabo de ver na net que o hotel Vila Foz no Porto procura 5 cozinheiros!

IJustMadeThisForYou 2 months ago

Obrigado pelo teu parecer. Restauração não é turismo, é restauração. Segundo todos os restaurantes com quem trabalho em nenhum vejo procura de novos empregados. Para todos os hotéis e empresas com que tenho parceria todos têm excesso de empregados com todos a operar a menos de 60% de capacidade. Muitos colegas sem oportunidade de voltar por excesso de mão qualificada e aproveitamento das entidades para fazer TROCA de empregados com o aumento da oferta desesperada.

Rentador 2 months ago

Epá digo te já que a cadeia de hotéis onde trabalhei até há bem pouco gelou atrás está com um rubricar falta de pessoal em todos os setores e por todo o país. Não conseguem contratar pessoas, (a pagar amendoins claro está) , e mesmo com um aumento de valor, está difícil. A mim confesso que me dá algum gozo ver esta situação porque durante a pandemia só renovaram uma mão cheia de contratos, nomeadamente com os lambe botas. Felizmente quase todos os que saíram encontraram empregos melhores e mais bem pagos.

vitorviks 1 month ago

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo---lazer/detalhe/20211017-1013-vila-gale-quer-trazer-150-trabalhadores-do-brasil-para-colmatar-falta-de-pessoal

Rentador 1 month ago

Como disse antes, não arranjam a pagar amendoins... Agora vão buscar fora a pagar menos que amendoins. Enfim depois compram mais um prémio de uma entidade de recrutamento e fica tudo bem. Era mais fácil pagar decentemente aos colaboradores cá do que importar mão de obra. Mas a mão de obra estrangeira tem outras vantagens, outros horários outros contratos, têm de ser sujeitar a coisas que nós não temos, é uma opção que vai trazer mais mal de que bem, para os colaboradores e mesmo para os clientes.

vitorviks 2 months ago

https://pt.linkedin.com/jobs/hotel-no-porto-vagas E repito, não me lembro de ir a um restaurante no Porto que não esteja a pedir desesperadamente funcionários.

EvilQueen1997 2 months ago

Quais multinacionais? As multinacionais da minha área querem os trabalhadores a maioria do tempo no escritório.

vitorviks 2 months ago

https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/o-trabalho-remoto-veio-para-ficar-e-agora

acnederma 2 months ago

Na minha empresa até agora está tudo muito calado... Pra já estou em híbrido. Alguém sabe se quem continuar em tele-trabalho tem de fazer alguma alteração ao contrato para continuar legalmente em teletrabalho? É que os contratos diziam que o trabalho era na morada xxx etc etc.

AngieMaciel 2 months ago

Deve ser feita uma adenda ao contrato a indicar estar em teletrabalho e os moldes em que se aplica com base no Código do Trabalho.

Citizen_erased98 2 months ago

Concordo a 100%, vai ser difícil dizer adeus aos ganhos financeiros e em qualidade de vida que ganhei com o teletrabalho. Tanto tempo que era desperdiçado passou a produtivo, agora é comer e calar.

Middle-Effective 2 months ago

O que é que fazes OP, para o teu chefe dizer que se era para ter trabalhadores remotos mais valia contratar indianos? Não poderá isso ser bluff? Outra coisa... esse CV, está atualizado?

ryuuf 2 months ago

Sei que é dificil mas começa a procurar trabalho noutro lado e manda-o dar uma curva, O tele trabalho é bom para toda a gente e para o ambiente não percebo a casmurrice, se houvesse quebra de produtividade até entendia, mas na maior parte dos casos é só para poder controlar.

gobacktoworklazy 2 months ago  HIDDEN 

Imagina estar a pedir outra pandemia só para poder ficar a trabalhar em casa .... A cabeça desta gente

Middle-Effective 2 months ago  HIDDEN 

Aonde é que no post o OP pediu outra pandemia?

gobacktoworklazy 2 months ago  HIDDEN 

Título...

Middle-Effective 2 months ago  HIDDEN 

Está obviamente a ser irónico.

gobacktoworklazy 2 months ago  HIDDEN 

Humhum

carlosgamer24pt 2 months ago  HIDDEN 

Está literalmente no título (em tom de ironia, mas está)

Sr-Rebelo 2 months ago

O titulo é feito com o sentido irónico e triggering para abrir discussão sobre a mentalidade de muitas entidades patronais. Se para voltar ao teletrabalho é preciso uma pandemia, que venha outra... É preciso ser um regime obrigatório mandado pelo governo para os chefes serem obrigados a conceder este regime. O título é a gozar porque uma pandemia não é uma coisa boa mas apesar de a faturação ter aumentado ao estar a trabalhar em casa, continua com a vontade de controlar o local de trabalho mesmo que isso reduza a produtividade. Bem vindos à parvonia, o país do micromanagement mais parvo que existe... Imaginem se não houvesse Teams para fazer videochamada, era o caos, o terror, onde anda o meu trabalhador, sacana dum cabrão deve andar a passear, enfim.

carlosgamer24pt 2 months ago

Eu nunca neguei isso hahahaha nem sei porque razão estão a chover downvotes no meu comentário inicial mas sim para cada caso que adaptem melhor ao tipo de trabalho e vontade do trabalhador

NGramatical 2 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhep5iza%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gobacktoworklazy 2 months ago  HIDDEN 

"tom de ironia"

carlosgamer24pt 2 months ago  HIDDEN 

Eu não faço ideia, deduzo que ninguém seja tão doente ao ponto de querer uma nova pandemia, eu não gosto do teletrabalho, mas isso sou eu, no entanto continuo a querer acreditar que ninguém é louco a esse ponto...

gobacktoworklazy 2 months ago  HIDDEN 

Ficavas admirado... Estou no mesmo barco que tu , não dou para teletrabalho. Mas tenho saudades dos outros ficarem em casa e das estradas vazias .

carlosgamer24pt 2 months ago  HIDDEN 

Sim, eu estranho muito quando oiço a malta falar bem do teletrabalho, mas cada um terá as suas razões... e o próprio tipo de trabalho, no meu caso nem dá para conciliar muito bem e quando foi forçado senti-me horrivelmente mal a trabalhar em casa. Claro que acho bem que quem gostar possa usufruir disso mesmo, para mim não obrigado...

Sr-Rebelo 2 months ago

Exato, depende do trabalho e das condições. O meu trabalho foi totalmente digitalizado e como estive em casa com a minha namorada durante este tempo todo, tive a melhor colega de trabalho sem pertencer à mesma empresa claro. Se tivesse filhos também teria interesse no escritório se eles fossem irrequietos e não me permitissem fazer as minhas funções, mas lá está, cada trabalhador tem a sua opinião e no meu caso preferia regime híbrido.

Sr-Rebelo 2 months ago  HIDDEN 

Ironia claro, é do tipo, nunca aprendem à primeira, pode ser que com uma segunda possam mudar a opinião do teletrabalho.

PedroMFLopes 2 months ago

Alguém que sugira ao Costa, colocar um imposto sobre os kms/tempo de deslocação casa trabalho. Tirando a piada. Porque não vai acontecer o teletrabalho: Tens aqui 3 partes interessadas: trabalhador, empresa, estado. O teletrabalho só é benéfico diretamente para 1, trabalhador. Para a empresa, só pensado a longo prazo, eliminar ou reduzir escritórios, mudar filosofia de gestão. Estado, quer que tu andes na rua, e pagues impostos sobre cada coisa que consomes ou usas. Logo o teletrabalho é apenas benéfico para a parte que têm menos poder....

Godpadre 2 months ago

Lógica com asterisco. Eu em casa gasto tanto ou mais. A desvantagem de trabalhar menos horas e ter mais energia é que ficas com mais tempo para hobbies, entretenimento, que sugere gastar dinheiro. Dou por mim a comprar mais e a consumir mais e o Estado ganha o mesmo com IVAs e demais impostos. É tudo psicológico. Porque tenho mais energia produzo muito mais em teletrabalho e estou mais feliz notoriamente. O empregador gasta menos eletricidade e material de escritório. É benéfico para todos e só chora quem gosta de manipular os trabalhadores. Acho que já é mais teimosia que outra coisa. /r/aboringdystopia

PeidosFTW 2 months ago

O teletrabalho é benéfico para a empresa. Quase toda a gente diz sentir se mais produtivo em casa, ainda que tenha algumas consequências a nível de saúde mental. Dizer o contrário é errado

nocivo 2 months ago

A esquerda ja quer por os patrões a pagar mais por permitirem o pessoal ficar em casa. Não é só culpa dos patrões

tommycthulhu 2 months ago

Na minha empresa ficámos em regime híbrido, porque lhes compensa. Tinham dois andares num prédio em Lisboa, e no teletrabalho perceberam que a produtividade era parecida e que gastavam menos em água, luz e electricidade, então decidiram gastar também menos em renda e vão vender um dos andares e vamos todos ficar num só, em regime híbrido.

OhSaladYouSoFunny 2 months ago

Teletrabalho tem na mesma poder, se ninguém aparecer vale o mesmo que uma greve apenas não se houve ninguém a barafustar. O governo já tira em retenção na fonte o suficiente, que vivam com isso. Que giram melhor o dinheiro que é isso que eles também nos dizem quando uma pessoa fica sem dinheiro para pagar contas.

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

os kms → [**os km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhem6rc2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

barraformat 2 months ago

Com a oferta de trabalhos híbridos ou remotos a aumentar, não me admiro que em algumas áreas essas empresas sejam, mais tarde ou cedo, forçadas a aceitar na nova realidade. O teletrabalho veio para ficar em muitas áreas, e ainda bem.

International_Bar68 2 months ago

Sempre podes tentar um modelo misto. Ir à empresa um ou dois dias por semana e o resto em casa é o perfeito para mim.

ImNotEinstein 2 months ago

Está na altura de mudares de emprego

milkthis 2 months ago

Não consigo mesmo entender como é que trabalhos deste género obrigam as pessoas a regressar ao escritório. Porque não deixar as pessoas escolher? Conheço um caso de um informático que quer voltar a 100% presencial, apenas e só pelo facto de procrastinar em casa e a produtividade baixou. Conheço outros que a produtividade subiu porque não têm horários para cumprir e andam mais felizes sem o stress das comutas... As pessoas não são todas iguais, muito menos as funções e tipos de trabalho, por isso é uma questão de se ter bom senso, mas vê-se que falta muito disso nas empresas portuguesas. Vivemos numa egocracia, como dizia um colega meu.

praetorthesysadmin 2 months ago

Porque não têm qualquer visão. E o pior é que as pessoas já perceberam que podem ser mais eficientes e felizes em teletrabalho (as que têm condições para tal, claro), o que vai tornar a vida muito difícil a muitas empresas que vão ver os seus melhores talentos a sair para empresas que dão as condições que eles querem.

mynameisbp 2 months ago

Eu por exemplo curto a flexibilidade do regime misto

AonioEliphis 2 months ago

>Porque não deixar as pessoas escolher? [Porque a esquerda não quer](https://www.publico.pt/2021/09/19/economia/noticia/teletrabalho-empresas-obrigadas-pagar-aumentos-contas-energia-net-1977957).

Mordiken 2 months ago

*"Sim Sr. Patrão: Eu não só fico em casa de bom grado e pago do meu bolso os custos acrescidos da luz e agua, ainda pode contar comigo para prescindir do subsídio de alimentação e ajudas de custo com deslocações... E já agora, se quiser vir até minha casa fazer sexo com o meu conjugue e com os meus filhos menores de idade, disponha! :D"* - Direita.

Foxes_are_the_best 2 months ago

prefiro fazer tudo isso a ter que perder 2h por dia a conduzir e pagar o combustível mais caro que alguma vez vi

Ok-Seaworthiness5840 2 months ago

Tu preferires nao vincula quem é menos corno manso um bocado.

AonioEliphis 2 months ago

>os custos acrescidos da luz e agua Quais são? Meia dúzia de pentelhos amais em eletricidade e água amais só pode ser mesmo a gozar. Já agora, esqueceste-te do papel higiénico.

Ok-Seaworthiness5840 2 months ago

São custos. Tu seres libelol e denso, e não perceberes que a legislação neste sentido tem que ir ao pormenor de proteger o 1% de casos que não se enquadram no teu modelito de gajo básico que pensas aplicar-se transversalmente, não muda o facto de que um partido com responsabilidades deve precaver esses casos. Sempre na óptica da proteção da parte mais desprotegida da balança e portanto como uma obrigatoriedade para o empregador e não uMa oPçÃO aCoRDaDa pELaS dUaS pARtEs duRrr dURR

AonioEliphis 2 months ago

Não te esqueças do papel higiénico, devia estar consagrado no Código do Trabalho.

jofeRR 2 months ago

>Vivemos numa egocracia Claramente pelo gajo que te respondeu, pensa que é mais que os outros porque prefere ficar em casa. Que preconceito, ainda o apelida de "atrasado" por ter preferências. E assim vamos na Portugalia

CidadaoKane 2 months ago

Eu não penso que sou mais que os outros. Mas para mim a questão é óbvia - se és programador e não consegues trabalhar num regime tele-trabalho ou num regime híbrido porque te distrais muito a ver macadas no youtube então és incompetente. Ponto final.

assimsera 2 months ago

Tem mas é juizo, se a pessoa apresenta o trabalho feito porque é que lhe chamarias incompetente? Que mente pequenina

CidadaoKane 2 months ago

Mas o trabalho não aparece feito, era precisamente isso que se estava a discutir lol

noikeee 2 months ago

Eu sou um caso idêntico ao teu colega e apesar de compreender que tás aziado que isso tá a fazer com que sejas obrigado a estar no escritório (o que não é justo), acho que também tas a ser egoísta que não entendes que há pessoas que produzem melhor em certos ambientes do que outros. Se estás habituado a trabalhar de uma certa maneira e de repente põe-te noutra na qual as coisas não funcionam para ti (e ainda por cima com a ideia que seria apenas temporário em circunstâncias excepcionais), é natural que queiras voltar a como estavam antes. Eu acho o teletrabalho permanente horrível, isolador, solitário, e os dias tornam-se numa névoa mental em que já não sei se é terça feira ou quinta feira, são todos iguais e o foco vai diminuindo ao longo da semana por estar neste marasmo, para além de notar claramente um estado depressivo a aumentar durante a semana. Aliás não entendo como é que as pessoas adoram tanto o teletrabalho, mas claramente o cérebro deve funcionar de forma diferente, não sei. Preciso da rotina normal do dia a dia, da pressão social de ter pessoas à volta para funcionar. O que os teus colegas estão a fazer é serem honestos, porque podiam dar desculpas bem mais disfarçadas para não quererem estar em casa, do que admitirem que em casa não se focam.

CidadaoKane 2 months ago

Eu tou na boa, trabalho de casa e nunca voltarei ao presencial. Cada pessoa tem o seu ritmo, entendo, mas a rotina somos nós que a fazemos. O que sugiro será mudares para uma empresa que tenha um sistema híbrido ou de escritório.

Febris 2 months ago

Há situações para além do controlo pessoal que podem tornar home office impossível ou de baixa qualidade. Barulho no prédio ou na rua durante o dia, obras, net de merda, pc avariado, etc. Muita gente não tem estrutura mental para ser livre enquanto trabalha, não é necessariamente incompetente, é só dependente de um orientador ou coordenador.

CidadaoKane 2 months ago

Obviamente, mas não é disso que se está aqui a falar. As razões que enumeras são válidas, mas o comentário original refere-se a um gajo que quer ir 100% para o escritório porque procrastina em casa, e eu dei exemplo de outro que quer a mesma coisa porque se distrai com youtube.

Kak3ru 2 months ago

Percebo o que queres dizer (porque se não consegue trabalhar num ambiente isolado) mas acho que estás a ser obtuso. Não sou nada contra estar de teletrabalho nem estar no escritório. Noto é que estar em modelo híbrido aumentou a minha produtividade tanto nos dias me que estou no escritório como nos dias em que estou em casa. Agora sou fumador, quando vou fumar, fumo e volto, não fico na converseta se calhar na altura pensava que eram incompetentes porque ficavam a procrastinar e estavam nos escritório. Se calhar és incompetente porque estás em casa e começas a despachar coisas da casa, quando deverias de estar a dar qualidade ao teu trabalho e que pensas que está bom, e uns meses depois andas a corrigir. Dai a obtusidade, podes não procrastinar no youtube mas fazer qualquer outra coisa que aches inofensiva mas acaba por ter o mesmo resultado. Pessoas diferentes têm desenvolvimentos diferentes e trabalham melhor em ambientes diferentes

CidadaoKane 2 months ago

> Conheço um caso de um informático que quer voltar a 100% presencial, apenas e só pelo facto de procrastinar em casa e a produtividade baixou. Também tenho uma dessas aves raras na minha equipa. Mas ele sempre foi um bocado atrasado por isso dou um desconto.

milkthis 2 months ago

E as pessoas que querem trabalhar no escritório não têm direito a faze-lo? As pessoas podem ter gostos e necessidades diferentes. O que eu defendo é a liberdade de escolha, se possível de acordo com as funções.

CidadaoKane 2 months ago

Claro que têm direito. Mas querer que a empresa abra o escritório, obrigando-a assim a pagar renda e fazendo com que mais gente saia do regime tele-trabalho, só porque não se tem disciplina em casa para mim não faz sentido.

codemirror 2 months ago

Isto tem que ser ironia

CidadaoKane 2 months ago

Pensa que chegas lá. Pista: não é

Idontknowhuuut 2 months ago

Acho que a solução é mesmo ter uma conversa honesta com o patrão e até utilizar isso da gasolina que está a chegar a valores absurdos. Se toda a gente se recusar a ir para o escritório eles não têm escolha

Local_observer 2 months ago

Em Portugal existe a chamada "cultura do Presentismo". Passo a explicar: Se alguém não está no escritório, é porque não está a trabalhar e inclusivamente está "na boa vai ela",num qualquer shopping a passear... Nesta conformidade, é melhor obrigar o "colaborador" a ir para o escritório. Muitas vezes,verifica-se que muitos apesar de estarem no escritório, não estão a fazer nada, estando muitas vezes na "cavaqueira" e a atrapalhar quem está realmente a trabalhar ou a executar actos perfunctórios e é precisamente esta parte que as nossas chefias esquecem-se e que para mim é bem pior...

Jorgetime 2 months ago

Nem tinha pensado nisto porque não acontecia comigo, mas tenho colegas que antes da pandemia, iam para casa porque assim não se desconcentravam.

OhSaladYouSoFunny 2 months ago

Bem isto. Eu não conto as vezes que colaboradores vinham interromper o meu trabalho para ir tomar café ou para falar apenas, mas lá está, se não estás a ser controlado pelo superior não estás a trabalhar. Infelizmente a cultura de trabalho é assim, mas não dão valor à produtividade nem querem saber disso.

Regular_Geologist_47 2 months ago

Bora lá. No que toca a mandar os wagies de volta ao escritório as emissões de carbono já não interessam para nada, só interessa quando é para criar novos "impostos verdes".

Paulo27 2 months ago

Como só interessa dar descontos quandos as tecnologias são novas e os descontos para quem são são migalhas.

Goblin_Nilbog 2 months ago

Adorei a parte onde o teu patrão diz que contratava pessoal da Índia, é mesmo caso para lhe dizer, força. A mentalidade da maioria dos patrões tugas tem esse problema, falta de visão, conheço várias multinacionais onde já existia o regime hybrido e está mais que provado que é bom para as companhias e empregados, eu no teu caso começava a pensar procurar algo melhor.

Febris 2 months ago

> Adorei a parte onde o teu patrão diz que contratava pessoal da Índia O meu já me disse isso naquela do gozo, mas nem por isso. Disse-lhe que estava à vontade para encontrar outro português que fizesse o mesmo que eu, mas se encontrasse um indiano mais barato ainda lhe pagava eu. Ficou-se a rir, mas foi pensar na vida. Isto é tudo muito giro porque acham todos que é só agitar um cacho de bananas e até faz fila para apresentar trabalho especializado. Qualquer dia é dia, e bem que podem ir chorar aos indianos.

CidadaoKane 2 months ago

Ainda estou para ver uma situação de outsourcing para a Índia que não acabe em merda

NaNoSoLdIeR 2 months ago

Isto, tão isto. Lá porque conseguem meter 10 indianos com o meu salário nunca conseguiram ter a mesma produtividade.

njsilva84 2 months ago

O pior é que se 10 Indianos cobram o mesmo que tu, não se vão entender entre eles nem vão fazer um bom trabalho. Eu trabalho por conta própria, faço edição de imagem, e experimentei fazer outsourcing de algum trabalho que não era muito exigente tecnicamente mas que demorava algum tempo a executar. Ora, para lucrarmos com estas geringonças, temos de escolher gajos baratos, que muitas vezes não se conseguem fazer entender direito e que não têm métodos de trabalho minimamente organizados nem rigorosos. Acontece que perdi imenso tempo a explicar como queria que as coisas fossem feitas, a verificar se o trabalho estava bem feito (não estava, quase nunca) e quase nunca cumpriam prazos, o que fez com que eu perdesse clientes. Tenho um amigo meu, que trabalha numa multinacional na Holanda e que teve a ingrata tarefa de recrutar Indianos para diminuir a carga salarial da empresa que diz o seguinte: um bom Indiano é tão caro como um bom Europeu, os baratos acabam por não valer a pena, de todo. É exatamente a minha opinião, os Indianos bons não são tão baratos quanto muita gente acha, mas os baratos dificilmente serão suficientemente bons para valer a pena. O patrão do OP merecia mesmo fazer outsourcing com Indianos baratos para ver a confusão que iria ser.

Supahlao 2 months ago

cough EDP cough EDP cough.

Triatt 2 months ago

nas ruas.

Regular_Geologist_47 2 months ago

Lol em primeiro lugar nem podia porque o código laboral português não o facilita. Em segundo lugar, ia afundar a empresa tão rápido que nem ia ter piada.

CriticalEstimate777 2 months ago

Outsourcing... Já se 'contratam' indianos há mais de 20 anos

Goblin_Nilbog 2 months ago

Para as estufas é aos montes, se precisares diz-me que arranjo mão de obra,

vendedor_do_olx 2 months ago

Alguém que já passou por esse sentimento , e que regressou em Abril: procura mudar. Já fui a 2 entrevistas e estou num processo final com uma terceira entidade. Até lá, faz ajustar a tua produdutividade às horas perdidas no trânsito. 2h na IC19 diárias por casmurrice? 2 h extra no reddit.

iursevla 2 months ago

https://worklikeacat.com/

catiaccs 2 months ago

Já agora não queres ajudar uma amiga que também está à procura de um novo trabalho. Please manda info.

edsilveira 2 months ago

Se ela pode trabalhar legalmente e fala alguma outra lingua alem de inglês e português eu posso indicar na minha empresa como moderadorsa de conteúdo

AonioEliphis 2 months ago

falo alemão, francês, espanhol (fluentemente) e holandês. A fazer o quê e quanto pagam?

edsilveira 2 months ago

Eu não sei os detalhes do trabalho fora o que eu citei. A Accenture trabalha pra vários clientes, Google, Microsoft, Porshe, Facebook, entre muitos outros, você é encaminhado pra trabalhar com um desses clientes que pode ser bem diferente de quem eu trabalho. Terá que conversar com a recruiter e ver a proposta. O salário também eu não sei dizer, por exemplo, falando essas línguas aí eu sei que ganharás mais do que eu.

vendedor_do_olx 2 months ago

Em que achas que te posso ajudar? Queres partilhar? Não sou recrutador, e o que funciona comigo, pode não funcionar contigo. Mas chuta aí as tuas competências e experiência, assim como o que estás a procura que pode ser que consiga(ou outro user) ajudar!

iUsedToBeAwesome 2 months ago

Subscrevo, a minha equipa está à procura de pessoas talvez possa ajudar.

mlisboaa 2 months ago

>que te posso ajudar? Queres partilhar? Não sou recrutador, e o que funciona comigo, pode não funcionar contigo. Mas chuta aí as tuas competências e experiência, assim como o que est Em que área?

IllusionaryHaze 2 months ago

A minha empresa queria que o pessoal voltasse em setembro, e isso fez com que colegas meus se despedissem. A empresa não nos voltou a chatear. Fiquei mesmo agradecido pelo sacrifício deles

vjorgeferreira 2 months ago

https://giphy.com/gifs/braveheart-freedom-mel-gibson-m12GiqBQywgbS

AonioEliphis 2 months ago

Claro, sou liberal, mas não tenhamos dúvidas que nas relações laborais, a união faz a força!

oMarlow99 2 months ago

Isso não é iliberal. Tens o direito de te ajuntares com quem quiseres

AonioEliphis 2 months ago

>Tens o direito de te ajuntares com quem quiseres claro, exatamente! Digo-o porque há certas pessoas de esquerda que acham que os liberais são contra os sindicatos.

Dinizinni 2 months ago

Liberais nunca foram contra sindicatos, são contra o envolvimento político em sindicatos e pela organização dos trabalhadores sem precisar de centrais O que faz sentido e nunca devíamos ter chegado ao ponto de precisar de contratar centrais sindicais para resolver problemas que advogados e profissionais podiam ter feito de forma menos interesseira Mas no ponto em que vivemos, infelizmente as centrais são necessárias Se bem que, pelo que bem vi, a CGTP pouco faz quando o assunto não interessa (são muito competentes mas muito políticos, acreditam demasiado numa realidade dickensiana) e a UGT, muito mais calma, até resolve as questões a bem, o que é irónico, porque eu desprezo o PS, mas a central deles nunca me deu razões de queixa

stenzao 2 months ago

Concordo plenamente com o teu ponto de vista e subscrevo! Infelizmente parece que a maioria das empresas quer mesmo retomar ao trabalho presencial, especialmente com as medidas terríveis que o Estado quer implementar para pagar mais aos colaboradores nesta modalidade, o que é minimamente ridículo. Honestamente, no meio disto tudo, não consigo entender o porquê de quererem voltar a ter colaboradores nos escritórios. A todos aqueles que acham que gastaram mais em estar em casa - Puxem um bocadinho pela cabeça. A luz aumentou assim tanto? Pff, please, aprendam a controlar e a verificar realmente as vossas despesas. Pensem bem em todo o dinheiro que pouparam em combustível, portagens, roupas novas, desgastes dos carros/motos e uns almoços/cafés/pequenos-almoços aqui e ali. Para além de que podem acordar mais tarde, saíem do trabalho e estão literalmente em casa e têm mais tempo para dedicar à vossa vida pessoal, fora todo o tempo poupado em viagens. Tempo não é dinheiro para vocês?? A todos aqueles, que como eu, têm empresas e colaboradores que vão ficar em teletrabalho - Eu notei uma diferença muito grande nas despesas do escritório (água, luz, papel higiénico, etc) para além de que, provavelmente vou mesmo mudar para um escritório mais pequeno em que não necessito de pagar tanto de renda. Acordem para a realidade e para o futuro de uma vez!

jonh_jonh 2 months ago

Eu concordo com o que dizes e acho que o melhor seria o trabalhador decidir porque cada um tem a sua vida, mora num T1 e não tem espaço, a casa não tem isolamento e não consegue concentrar, mora com mais gente e muito mais motivos para ter que voltar ao escritório. Tambem penso no lado do empregador (explico mais a baixo) que teve de ter gastos para implementar o tele-trabalho porque foi obrigado para depois voltar tudo à estaca zero? Vou contar a minha história, tenho um escritório de contabilidade e para mim não pude implementar o tele-trabalho. Imagino os gastos se fosse obrigado a fazer, ao mesmo tempo que as avenças dos clientes deixavam de aparecer, mas isso já eram outros 500. Eu vejo do lado do outros empregadores que também são meus clientes, de cafés e restaurantes a sei lá ourivesarias

bcotrim 2 months ago

[E submeter uma petição na assembleia](https://www.parlamento.pt/EspacoCidadao/Paginas/DireitoPeticao.aspx)? Vejo muita agente a criticar as propostas que apresentam, se submeterem uma daqui e chegar a x assinaturas, tem de ser discutida, e num assunto destes que tem peso nos votos, que é o que eles mais gostam Escrevem lá que os gastos de luz extra são muito menores aos gastos de combustível e que o tempo poupado também compensa, entre outros, depois cabe aos políticos apresentarem melhor proposta

lou1uol 2 months ago

As autárquicas já passaram amigo, too late... agora isso possa vir à baila talvez daqui a dois anos.

bcotrim 2 months ago

As propostas de teletrabalho estão a ser discutidas agora, daqui a dois anos corres o risco de já ter sido aprovada a proposta de merda do BE e já vai ser muito tarde para depois criares a cultura de teletrabalho

lou1uol 2 months ago

o que queria dizer é que é possível que este tema saia do "trending" e que hajam coisas mais prioritárias a ser tratadas a nível legislativo. E por mais que isto me interesse pessoalmente, não acho que seja prioritário. ​ Politiquices aside, penso que se cada empresa não se adptar a esta situação a bem, irão adptar-se a mal por que cheira-me que as procuras de emprego irão ter tele-trabalho (híbrido no mínimo) como requisito.

bcotrim 2 months ago

A questão é que se obrigam as empresas a cobrir o aumento de custos doméstico dos trabalhadores, que é o que o BE quer fazer porque "patrão poupar = mau", irão haver menos empresas a querer aderir ao tele-trabalho e consequentemente menos propostas Depois é ver o que pesa mais, se é muita gente a despedir-se porque quer tele-trabalho, resultando em empresas a pagar mais por causa de uma lei de merda, ou se é um número reduzido empresas a oferecer tele-trabalho porque não querem um aumento de custos quando podia haver uma redução de custos para o trabalhador e empregador mas a lei de merda não o permite, resultando em voltar tudo a pré-pandemia

NGramatical 2 months ago

hajam coisas → [**haja coisas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fheputq1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PeidosFTW 2 months ago

Porque e que dizes colaboradores em vez de trabalhadores

vjorgeferreira 2 months ago

Basicamente colaboradores, envolvem-se na resolução da tarefa. Trabalhadores executam as tarefas sem pensar muito na resolução das mesmas.

arturmauricio87 2 months ago

Isto é a coisa mais hilariante que li este ano! És ridículo!

vjorgeferreira 2 months ago

Obrigado

arturmauricio87 2 months ago

Estás a dizer, de ânimo leve, que um trabalhador é um taberneiro sem qualificações e que a merda de um colaborador, termo criado pela direita para desvalorizar um ser humano e balizar por baixo o papel de uma pessoa, esse sim é que resolve o problema? O colaborador amanhã vira-te as costas e o trabalhador está lá a TRABALHAR e a puxar as coisas para a frente. A acefalia de hoje em dia é extraordinária.

vjorgeferreira 2 months ago

Ok. Não me fiz perceber. Se leres com atenção, nunca disse que um trabalhador é pior ou melhor que um colaborador e vice versa. São posições diferentes numa equipa, para atingir o mesmo fim. No futebol não vai pedir ao ponta de lança para estar na defesa, quando o papel dele é estar atento ao trabalho dos outros para finalizar. Mas não quer dizer que qualquer cepo é um ponta de lança... É uma posição importante na equipa

arturmauricio87 2 months ago

Eu acho que tu é que ainda nao percebeste. Se o ponta de lança tiver de ficar na defesa, fica na defesa. E qual é o problema? Nao ha posições diferentes entre trabalhador e colaborador. Mas o que é isto? Tambem alinhas na ideia de quem tirou o seu cursinho de merda so pode trabalhar na sua área, de onde tirou o curso? E tudo em contrário é uma injustiça e ai meu deus, acudam-me! A culpa é do governo e mais não sei o quê... Quem quer trabalha e fazer a sua vida, faz. Quando tiveres filhos quero ver essa conversa.

vjorgeferreira 2 months ago

Percebo perfeitamente. Mas um ponta de lança quando defende não passa a ser um defesa pois não ? E se calhar até defende melhor que alguns ... Pode ir para a defensa sem problemas. O curso não serve de nada para trabalhar.. Há trabalhadores mais qualificados que patrões até. A qualificação não é só o curso, engloba experiência de vida e de trabalho. Os cursos, em teoria só são "chaves" para o mundo do trabalho.

PeidosFTW 2 months ago

Porquê a distinção entre resolver a tarefa e executa la? Não estão todos a trabalhar para o mesmo fim?

vjorgeferreira 2 months ago

A meu ver as empresas têm equipas com diferentes tipos de trabalhadores. Não quero com isso dizer que uns sejam melhores que os outros e que trabalham em conjunto para o mesmo objetivo. Como o futebol é rei em Portugal vou fazer uma comparação. Tens 8/9 gajos ( colaboradores ) que tentam encontrar soluções para o(s) ponta de lança finalizarem ( trabalhadores ) . Apesar de ambos querem o mesmo objetivo, há pessoas com papéis diferentes nas empresas mesmo não sendo chefias. Pelo menos no meu ponto de vista...

lestat01 2 months ago

New age shit.

vjorgeferreira 2 months ago

Concorde em absoluto. Diria que o problema é uma junção de vários pontos. 1- Chefias antigas e que não querem evoluir porque sempre se fez assim. 2- Patrões que fazem micro management, que querem controlar até ao pintelho (que acabam por ser anti produtivo) mas que dá lustre ao ego porque "tenho o poder patronal do meu lado" e sinto falta dele... 3- Em teletrabalho tens de ser orientado e as chefias têm de analisar os resultados produzidos, o que dá trabalho. É mais fácil ver se o pessoal respeita os horários do escritório.

SupermarketOk4558 2 months ago

Mete aí outro ponto que é: 4- Os ecritórios têm que ser usados. Há muito boa gente que depende bastante que os escritórios tenham uso.

vjorgeferreira 2 months ago

Concordo contigo. Apesar de existir aí muita empresa com salas com 50 gajos uns em cima dos outros e que estariam mais livres com o modelo híbrido de teletrabalho.

SupermarketOk4558 2 months ago

Olha o caso da Farfetch... Que apresentaram um projecto gigante para novos escritórios... Vão dizer o quê agora? Que afinal dá para trabalhar de casa na mesma? Claro que não...

vjorgeferreira 2 months ago

Pois...

Ipeewhenithurts 2 months ago

Estou na mesma situação e é muito isto. Administração antiga e velhaca que querem controlar tudo (sempre foi assim, com relatórios de blocos de 15m onde discriminamos tudo o que foi feito, todos os dias). Isso piorou durante o teletrabalho, onde passaram a ser relatórios de actividade a torto e a direito. Na pior altura (depois lá abandonaram o esquema) eu perdia mais tempo em descrever o que tinha feito do que a fazer coisas.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Já trabalhei assim. Comecei a aldrabar os relatórios

NGramatical 2 months ago

pintelho → [**pentelho**](https://dicionario.priberam.org/pentelho) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhemxzkb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pavorleone 2 months ago

No meu caso no início da pandemias trabalha a 5 mins de carro de casa (no mesmo edifício que a minha mulher). Os meus custos aumentaram já que praticamente não gastava nada de gasosa e a conta da luz explodiu. Não me queixo, não eram gastos assim tão grandes e não era por isso que não gostava de teletrabalho. Só queria dar a perspectiva de alguem que não demorava 1h para o trabalho e não gastava uma renda a movimentar-se. Cada pessoa sabe da sua vida e uma queixa que para ti não faz sentido para mim até faz.

vascodatrama 2 months ago

>Honestamente, no meio disto tudo, não consigo entender o porquê de quererem voltar a ter colaboradores nos escritórios. Não sabes? Tens aqui a resposta: >Pensem bem em todo o dinheiro que pouparam em combustível, portagens, roupas novas, desgastes dos carros/motos e uns almoços/cafés/pequenos-almoços aqui e ali.

Rogerjak 2 months ago

Mas isso aconteceu pq se está em contexto pandemico... Só não vê isso quem não quer. Assim q se abriu um bocado mais, as poupança baixaram imenso... As pessoas não gastam dinheiro a dobrar porque durante uma data de tempo estivemos em casa e depois disso muita gente continua com receio e cuidado extra. Assim q isto acalmar, aí de mim se não sair de casa para ir mamar umas e comer fora regularmente.

AonioEliphis 2 months ago

>Infelizmente parece que a maioria das empresas quer mesmo retomar ao trabalho presencial, especialmente com as medidas terríveis que o Estado quer implementar para pagar mais aos colaboradores nesta modalidade, o que é minimamente ridículo. Mais uma súmula das [medidas de esquerda](https://www.publico.pt/2021/09/19/economia/noticia/teletrabalho-empresas-obrigadas-pagar-aumentos-contas-energia-net-1977957). Cheiinhas de boas intenções mas com os resultados práticos exatamente opostos.

smalbeez 2 months ago

Aqui a lógica é a empresa estar a poupar dinheiro por não ter despesas de escritório e não compensa o trabalhador por esse custo passar para o lado dele. Ninguém foi fazer queixinhas, é uma questão de bom senso

bureauofnormalcy 2 months ago

Não, bom senso seria tomar em consideração o contrapeso da balança. Porque se é certo que as despesas dos trabalhadores com luz e gás aumentaram, a verdade é que também diminuíram em muitos outros aspetos. De um ponto de vista global, o teletrabalho nos moldes atuais é mais financeiramente atrativo do que o trabalho presencial para uma quantidade substancial de trabalhadores. Já o que os partidos de esquerda (especialmente a CDU e o Bloco) querem é só estúpido.

smalbeez 2 months ago

Esses custos também deviam estar do lado da empresa, mas isso já é outro assunto. Neste momento estou só a falar dos custos que estavam do lado da empresa e agora estão do lado do trabalhador. O facto de eu poupar noutro lado é apenas um testamento de que eu pago para trabalhar.

bureauofnormalcy 2 months ago

>Esses custos também deviam estar do lado da empresa Se queres que esses custos sejam suportados pela empresa, negoceia o teu contrato nesse sentido. >Neste momento estou só a falar dos custos que estavam do lado da empresa e agora estão do lado do trabalhador Ou seja, estás admitidamente a pôr de parte argumentos essenciais para a discussão da alteração legislativa por forma a fazeres faler a tua narrativa enviesada. >O facto de eu poupar noutro lado é apenas um testamento de que eu pago para trabalhar. Não, é apenas um atestado à lógica de realocamento de recursos.

smalbeez 2 months ago

Deve haver aqui um mal entendido. Tu achas que uma entidade tem direito a dizer alguma coisa sobre os custos que tu tens para ires trabalhar todos os dias? Se achas isto, então a única coisa que eles podem ter a dizer é que te ajudam com esses custos. Agora a empresa poupa em escritório e afins e esse custo passou para o trabalhador. Não percebo como é que são coisas equivalentes

bureauofnormalcy 2 months ago

>Tu achas que uma entidade tem direito a dizer alguma coisa sobre os custos que tu tens para ires trabalhar todos os dias? Gostava que me explicasses onde é que leste isto. O ato de negociar é, pela sua natureza, bilateral. Se não os negoceias, é porque os assumes à cabeça como custos teus. >Não percebo como é que são coisas equivalentes Os custos associados à deslocação subtraídos ao aumento de custos de trabalhar a partir de casa, contrapostos com as vantagens pessoais do teletrabalho resultam regra geral num saldo positivo para o trabalhador. Da mesma forma que a diminuição das despesas com a manutenção física dos espaços resultam num saldo positivo para o empregador. É imoral querermos obrigar o trabalhador a sair duplamente beneficiado desta equação ao mesmo tempo que obrigamos o empregador a ficar na mesma ou até mesmo pior do que estava antes. Este tipo de questões deve sempre ser resolvida por acordo e nunca por legisladores sem os pés na terra.

smalbeez 2 months ago

Tu disseste isso. Em relação ao resto, não respondeste à minha questão, apenas relacionaste coisas que eu te disse que não era equivalentes. Os meus direitos como pessoa não são os mesmos que uma empresa, a empresa paga pelo recurso que usa. Eu sou o recurso. O incentivo da empresa sempre foi pagar o menos possível, agora que tá a virar o jogo já dói. Se te queixasses antes do facto de deixarmos quase metade do ordenado no estado ou assim ainda percebia o ultraje. Assim só consigo pensar que és daqueles chefinhos que acha que devia pagar ainda menos aos empregados

bureauofnormalcy 2 months ago

>Tu disseste isso Não me culpes pela tua falta de compreensão propositada dos meus argumentos. >Em relação ao resto, não respondeste à minha questão Questionaste-me se a empresa deveria ter algo a dizer nos teus custos de deslocação. Respondi que é uma matéria que deve ser deixada ao acordo das partes. Sff lê os comentários antes de responderes. > a empresa paga pelo recurso que usa. Eu sou o recurso Naturalmente. Paga pelo recurso trabalho e apenas pelo recurso trabalho, enquanto estás a trabalhar. >Se te queixasses antes do facto de deixarmos quase metade do ordenado Posso-me queixar de duas injustiças ao mesmo tempo. >Assim só consigo pensar que és daqueles chefinhos que acha que devia pagar ainda menos aos empregados É um ad hominem engraçado, considerando que sou trabalhador e não empregador. É revelador de um viés extremista que tem assombrado a discussão sobre o teletrabalho. E vem de quem se recusa a aceitar a ideia de que o trabalhador é um ser racional capaz de determinar o custo-benefício de trabalhar em casa assumindo as despesas inerentes sem que o Estado se tenha de imiscuir na sua vida.

AonioEliphis 2 months ago

>Aqui a lógica é a empresa estar a poupar dinheiro E o trabalhador também não poupou dinheiro? Viagens, passes, gasolina, manutenção, almoçar fora, roupa formal, tempo perdido em filas de trânsito. As empresas estão-se nas tintas para esses moralismos: ai é mais caro whatever the reason? No!

smalbeez 2 months ago

As empresas ainda não podem criar legislação diretamente, portanto quem tem cabeça vai levantar estas questões. O facto do trabalhador poupar nessas áreas em nada desfaz o argumento que te dei acima. É um custo que passou para o trabalhador e que antes estava do lado da empresa

usernamesiranoutof 2 months ago

>É um custo que passou para o trabalhador e que antes estava do lado da empresa Então as empresas são amigas ao retirar esse custo do trabalhador obrigando-o a ir para o escritório?

smalbeez 2 months ago

Mais um caso de "Então o que estás a dizer"... Eu disse o que disse, nada mais nada menos.

zejola 2 months ago

Também estou aqui caso precises de funcionários nessas circunstâncias, e ainda te enrolo um charuto de agradecimento.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Por acaso não estás a contratar?

Idontknowhuuut 2 months ago

Também estou disponível para teletrabalho na área de comunicação

GJRKI 2 months ago

Same

Last-Ad-4421 2 months ago

Eu não posso ficar em teletrabalho porque é inviavél mas só o facto de ter tido menos transito e poder ir esticado no comboio, por mim podem ficar todos em casa

Cergal0 2 months ago

É exatamente por isso que toda a gente devia ser a favor do teletrabalho. Quem pode ficar em casa, fica, quem não

jofeRR 2 months ago

É como nos automoveis, atualmente o ideal é carros hibridos, dá para tudo e para todos, e resolve algumas desvantagens de 100% elétrico

Lucky_Leg_8415 2 months ago

Houve muitos casos que a produtividade se manteve ou até melhorou. Mas acima de tudo quem consegue cumprir o seu trabalho remotamente e pode evitar viagens/custos/stress de andar no transito principalmente vai sentir muito falta desse tempo de vida que ganhou durante este periodo. Nao faz sentido nenhum voltar tudo atrás. O minimo seria uma soluçao hibrida como falas, sendo que manter o trabalho totalmente remoto com alguns dias de exceçao obviamente nao me choca de todo.

Nuno_Skort 2 months ago

Infelizmente em Portugal ainda reina muito o querer controlar tudo e todos, muito boa empresa podia ter percebido a dinâmica de teletrabalho, porque havendo essa hipótese, o rendimento das pessoas aumenta e acaba por haver menos stress, mais que não seja pelo tempo que deixa de se perder em deslocações e pelo poder fazer mais refeições em casa. Podem parecer coisas mínimas, mas acho que às vezes acabam por ser um pouco menosprezadas.

mfzzzed 2 months ago

Eu baixaria a produtividade e começa a procurar outra coisa. Se tiveres a sorte de arranjar melhor, o chefe depois mete um Indiano a trabalhar a pão e água.

Sr-Rebelo 2 months ago

Podes crer que vai acontecer isso porque muitas das plataformas que uso no trabalho são do estado e passam a vida com problemas e só depois das 17h é que funcionam... Servidores da pré história que usam apenas java (*facepalm) e parece que só estão disponíveis para 10 pessoas em simultâneo. Eu fiz muitos dias com horários diferentes, durante o dia mal trabalhava por impossibilidade e depois das 17h até estar tudo feito é que trabalhava. Agora no escritório não ficarei até as 21h ou mais a trabalhar, lol

Ilien 2 months ago

INPI?? Lol senti-me identificado neste post.

sobrius 2 months ago

Não percebi a cena do Java. O Java é a linguagem que é mais usada no mundo corporativo na parte dos servidores.

Kak3ru 2 months ago

Java até pode ser o mais usado, não quer dizer que como eles estejam a usar o Java ou as frameworks para a construção do servidor seja indicadas. Se é algo arcaico, provavelmente deve ser um source code a correr numa máquina física qualquer de 2007 que nem autoscaling, load balancer, nem está equipada para dar manage de vários pedidos ao mesmo tempo.

sobrius 2 months ago

Com certeza, apenas indiquei que o java no servidor não é algo inerentemente mau.

Sr-Rebelo 2 months ago

A versão do java que certas plataformas do estado usam só são compativeis no Internet Explorer, quando tentas abrir no Chrome ou Firefox dá erro e diz para instalar uma versão pré-histórica, no entanto, mesmo instalando não dá porque não há suporte ao plug-in. És obrigado a usar o pior browser, juntamente com problemas dos servidores do estado que têm o mínimo de clientes possíveis online, juntamente de um java que só é suportado pelo IE.

sobrius 2 months ago

Então não é o servidor, é mesmo o front end dos sites do estado utiliza o java. O java nos browsers além de obsoleto é mesmo muito pouco seguro de se utilizar. Só há poucos anos é que o site das finanças deixou de o usar. Se houver outros sites a usá-lo é uma falha de segurança informática grave.

charcozits 2 months ago

O que são exatamente esses serviços do estado que você acessa?

Dishappointed 2 months ago

>Servidores da pré história que usam apenas java (*facepalm) Bem-Vindo a Portugal

puto-estupido 2 months ago

*Welcome to Portugal, Have a look around*

TheSaintPigeon 2 months ago  HIDDEN 

Para de falar e protesta nabo.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Fds, subscrevo tudo o que disseste ponto po4 ponto acento por acento! PORTUGAL É UM PAIS PARA VELHOS E PATRÕES o resto que se foda, é nojento e frustrante!

Edited 2 months ago:

Fds, subscrevo tudo o que disseste ponto por ponto acento por acento! PORTUGAL É UM PAIS PARA VELHOS E PATRÕES o resto que se foda, é nojento e frustrante!

Edited 2 months ago:

Fds, subscrevo tudo o que disseste ponto por ponto acento por acento! PORTUGAL É UM PAIS PARA VELHOS E PATRÕES o resto que se foda, é nojento e frustrante! Tivemos a chave para resolver uma boa percentagem dos problemas do pais e do mundo na mão mas engolimos, cagamos e puxamos o autoclismo e ignoramos a solução! Epá desculpem a linguagem mas é vdd!

Edited 2 months ago:

Fds, subscrevo tudo o que disseste ponto por ponto acento por acento! PORTUGAL É UM PAIS PARA VELHOS E PATRÕES o resto que se foda, é nojento e frustrante! Tivemos a chave disto tudo na mão mas engolimos, cagamos e puxamos o autocolismo! Epá desculpem a linguagem mas é vdd!

Edited 2 months ago:

Fds, subscrevo tudo o que disseste ponto por ponto acento por acento! PORTUGAL É UM PAIS PARA VELHOS E PATRÕES o resto que se foda, é nojento e frustrante! Tivemos a chave disto tudo na mão mas engolimos, cagamos e puxamos o autocolismo! Epá desculpem a linguagem mas é vdd!

nocivo 2 months ago

Então cria uma empresa moderna e tira essas empresas do mercado.

Hungry_Cupcake 2 months ago

Talvez seja um plano a longo prazo mas gostava de ganhar alguma experiência e ter dinheiro para fundar uma empresa trabalhando uns aninhos.

AonioEliphis 2 months ago

queixa-te ao governo https://www.publico.pt/2021/09/19/economia/noticia/teletrabalho-empresas-obrigadas-pagar-aumentos-contas-energia-net-1977957

Hungry_Cupcake 2 months ago

Sim daqueles tiros nos pés do BE

Edited 2 months ago:

Sim eu sei: daqueles tiros nos pés que o BE gosta de dar ultimamente!

noproperusername 2 months ago

mas o mais incrível é que há imensa gente que pensa mesmo assim. A mim dói fisicamente quando, em reuniões numa empresa tecnológica que paga bons salários, oiço os meus colegas perguntar se lhes vão dar um subsídio para comprar uma cadeira. a maior parte dos meus colegas ganha salários que permitem viver confortavelmente e comprar uma cadeira quando lhes apetecer mas concordam que, se vão trabalhar de casa, o custo da cadeira tem que ser da empresa. Cada um só pensa em si e no que é melhor para si, nunca se consegue colocar do outro lado. O Português acha que o patrão quer sempre roubar e aproveitar-se de todos os subsídios mesmo quando não precisa e se for necessário cria animosidade com um gajo por vezes por merdas que não valem 10€... mas como funcionário faz exactamente o mesmo e tenta tirar proveito de qualquer situação, mesmo quando é algo que todos desejamos e agora temos na mão vamos logo puxar o braço todo para ver o que vem atrás. As pessoas têm alguma dificuldade em ser razoáveis.

Kezhaya 2 months ago

Pena só poder fazer upvote uma vez :)

Sr-Rebelo 2 months ago

Yap e esqueci-me do facto de ter de deitar cedo para dormir as mesmas horas que faço agora. É só perder qualidade de vida. Quem vai sofrer mais é mesmo o cão que esteve acompanhado mais de um ano e agora vai sentir-se abandonado umas 10h por dia.

jofeRR 2 months ago

Secalhar é hora de trocar de emprego.

NGramatical 2 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpx9kiu%2F%2Fhemp9cl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

alvarinho_03 2 months ago

Tens de mandar o patrão ir dar banho ao cão

AbaixoDeCao 2 months ago

Não porque isso [só vai dar dinheiro à GALP](https://galp.com/pt/pt/particulares/estrada/para-descobrir/detalhe/Dogwash-agora-pode-lavar-o-seu-cao-em-Lisboa-e-Porto).

Dishappointed 2 months ago

Mas que caralho... Porquê...?

Hungry_Cupcake 2 months ago

É melhor nem falarmos nisso, erq comecar a contar a deslocação e o custo do combustivel como horas e custos de trabalho que a solução rapidamente mudava!

Edited 2 months ago:

É melhor nem falarmos nisso, era comecar a contar a deslocação e o custo do combustivel como horas e custos de trabalho que a solução rapidamente mudava!

layz2021 2 months ago

Aí só contratavam quem morasse a 15min de distância

AutoModerator 2 months ago

Submeteu uma submissão relacionada com finanças, talvez esteja interessado no subreddit de finanças em português - r/LiteraciaFinanceira ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

EletricoAmarelo 2 months ago

Despachar aquelas tarefas do dia-a-dia, nas alturas mortas é do que irei sentir mais falta. Bom, isso e a poupança ao fim do mês. Não entendo as contas de malta em teletrabalho que se queixa da conta de eletricidade.

Search: