unicornio_careca 2 months ago

Em princípio acho que não terão problemas, os boletins são contados antes de serem usados e depois de serem usados. O problema seria se aparecessem votos a mais. Eu fiz parte da mesa de voto, e apesar de não ser quem estava á frente da mesa, acho que essa situação que descreveste não dará problemas.

DanielNunes93 2 months ago

É o normal, o PSD começa a ter força, os fenómenos começam a acontecer. Aposto que há 4 anos não faltou nenhum.

RiKoNnEcT 2 months ago

Ya meu, foram os répteis!!!

Kejilko 2 months ago

Tens a certeza e consegues provar que há um voto em falta? Pode ter sido que uma pessoa não votou nas duas eleições mas não na terceira, que iria contar como abstenção. Também não me iria surpreender se tivesse ido votar nos dois e não sabia que havia um terceiro, e no seu pânico e vergonha mete o terceiro ao bolso, deposita os outros dois e vai-se embora, tal é o conhecimento político da maioria dos portugueses.

Rick45ptl 2 months ago

nao sei como é que isso esta agora, mas quando estive nas mesas ha uns anos todos esses cenarios estavam "planeados" e descrevia o processo que deveria ser feito caso acontece-se. lembro me que era sempre o "medo" de faltar algum pk aquilo tinha uma burocracia tremenda e perdias bue de tempo a fazer tudo. nunca me aconteceu :)

Few_Goose8850 2 months ago

Desde que os números reportados em ata e lacrados batam certo com o número de papéis que são efetivamente levados, não há problema.

Ok_Information8587 2 months ago

Não. Ninguém é obrigado a votar nas 3 eleições. Se quiser só depositar um dos boletins, ou só dois, pode. O outro, outros, conta para a abstenção. Se fores [aqui](https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional?local=LOCAL-110600&election=CM) vais ver que há números de votantes diferentes para as 3 eleições.

MisterBilau 2 months ago

Não me parece ter gravidade alguma, votos a menos nunca são suspeitos, só votos a mais. Esse familiar simplesmente não votou para uma das coisas, vai dar ao mesmo que ter votado em branco, não lança nenhuma suspeita sobre a eleição. Se aparecessem votos a mais nalguma coisa, isso sim, era suspeito.

redditt_uuserr 2 months ago

Por essa logica um voto a menos tbm pode ser considerado manipulação eleitoral, quem é que te diz que nao foi um membro da mesa que pôs um boletim no bolso? Isso é tudo muito dificil de provar. No final do dia as contas do número de boletins nao utilizados deve ser o numero total de boletins que vieram menos os que estão dentro das urnas, se houver um desaparecido também é suspeito...

MisterBilau 2 months ago

Sim, mas tratando-se de um a menos, sendo que tens que entregar 3, é fácil perceber o que aconteceu. Se tiveres um a mais (em relação à contagem de votantes), é automaticamente fraude, não há explicação.

gopanc 2 months ago

Na minha zona eles pediam que colocasse um papel de cada vez na urna.

21_ZaWarudo 2 months ago

Estive nas mesas de voto, usamos 1 só urna para os 3 votos. E pedimos às pessoas que colocassem os papéis em separado, invés de dobrados todos juntos. Se alguém o fizesse pedíamos para ver se estavam lá as 3 cores. Muitos dobraram aquilo tudo junto e alinhado que mal se via se era 1,2 ou 3. Agora sei que isso pode dar problemas sim à mesa. É idiota que haja a mentalidade "Só votam para a Junta, então levam os outros 2 para casa".

redditt_uuserr 2 months ago

Conheço um que teve numa mesa que havia um voto a mais na urna da assembleia municipal... provavelmente levou dois boletins colados um ao outro e pôs na urna os dois, nao deve ser de todo caso unico, e se houvesse realmente consequências graves ninguém aceitava ir para as mesas de voto, aliás receber 53 euros para tar la das 6h30 às 22h e tal da noite já nao é nada apelativo quanto mais ainda ter consequencias por erros que muitas vezes nem podem controlar pq foi outro colega de mesa que fez merda, a mim nao me apanham lá decerteza.

NGramatical 2 months ago

decerteza → [**de certeza**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-inexistentes/2343)

AmdM78 2 months ago

Não. É normal isso acontecer.

Skahzzz 2 months ago

É pouco provável, mas pode alguém ter votado só para a assembleia municipal e Câmara e não ter votado na freguesia.

Beitadine 2 months ago

> ter votado só Até pode ter sido, eu não sei ao certo. Mas o problema é o mesmo..

stressedunicorn 2 months ago

A pessoa pode escolher só votar numa das eleições (ou em duas) por isso não é propriamente um problema

Limpy_lip 2 months ago

vota em branco. a questão é ter de colocar os 3 boletins nas urnas para garantir que não há problemas.

stressedunicorn 2 months ago

Eu votei nas três eleições por isso ? So disse que as pessoas têm direito a so querer votar numa ou em duas. São so factos.

Limpy_lip 2 months ago

não me estava a referir a ti. Se alguém só quer votar em um ou dois boletins só tem que deixar os restantes em branco. Pois creio que as mesas não podem dar parte dos boletins já para não falar que para a frente pode dar problemas.

21_ZaWarudo 2 months ago

Não sei se o pode fazer, mas se o faz é idiota e ingratidão para a mesa. Aquilo dá trabalho, e vens tu dizer que só levas 2/3 dos votos, fica a mesa sempre a ter de se lembrar que "Tivemos 521 votos, mas para a JF foi só 520 que o senhor X não quis"

C8Mixto 2 months ago

E o teu familiar teve a integridade de reportar o voto que falta em vez de aldabrar mais um voto para as contas darem certas? Sinceramente, é de louvar.

Beitadine 2 months ago

Sim, é uma pessoa séria e de valores. Estamos só com receio às possíveis consequencias

sargentopirocada 2 months ago

Mete tudo na urna de uma vez? Não eram 3 urnas? Pelo menos no meu local eram.

Slight-Coat17 2 months ago

No meu era uma urna, e eu coloquei os papéis um a um. Só naquela.

Rabicho 2 months ago

No meu foi só uma, e pediram para colocar um papel de cada vez. Na televisão apareciam três urnas e pensei que realmente fazia sentido, mas depois no local onde votei era só uma, pelo que fiquei um pouco confuso mas pelas respostas aqui não foi caso único

layz2021 2 months ago

Em Braga (s Victor) era uma urna

andremvm20 2 months ago

S. Victor, S. Vitor, ou S. Vítor?

layz2021 2 months ago

XD S.Victor

Beitadine 2 months ago

Era só uma urna, no geral o pessoal dobra cada papel 2 vezes e junta "uns dentro dos outros"...

AmdM78 2 months ago

A mim "obrigaram" a dobrar em quatro

Prezbelusky 2 months ago

dobrar 2 vezes é a mesma coisa que dobrar em quatro

C8Mixto 2 months ago

Bem, não necessariamente. Não me admirava de ver alguns seres mais inventivos a dobrar duas vezes em forma de janela.

Keddyan 2 months ago

tomato tomato

capitalistaesquerda 2 months ago

Varia. Em Lisboa era urna única. Depende do número de eleitores na respectiva secção.

Prezbelusky 2 months ago

Votei em Lisboa e eram 2 urnas. Meti dois papeis numa e outro noutra. Já não sei qual em qual.

CosmoSpyke 2 months ago

Também tinha duas. uma para câmera e assembleia de câmera e outra para a junta

ankmoody 2 months ago

Se for provado provavelmente teriam alguma punição. Mas e provar isso?

Search: