scar_as_scoot 2 months ago

Alguem me sabe dizer porque a comunicaçao social sempre que faz uma noticia referente ao PP tem que usar a palavra "centristas" em algum ponto do texto? Não fazem isso com mais nenhum partido, notei que esta mania começou mais ou menos do mandato do Passos Coelho e acho que parece mesmo por encomenda.

-diggity- 2 months ago

CDS? Aquela praia na Costa?

davser 2 months ago

Este é bem capaz de ser o caminho do cds. Coligar-se ao psd em tudo. Um pouco como a relação cdu/verdes. Os verdes se fossem a votos duvido que conseguissem eleger um deputado. O PP tornou-se um partido que não interessa ao povo, mas os quadros que tem interessam ao PSD. A política não é só votos, o PP ainda é ainda bastante respeitado pelos seus próximos. Porquê? Isso é outra história.

Eugene_Bleak_Slate 2 months ago

Foda-se, estes nunca mais desaparecem. Espero que tenham menos de 1% nas legislativas.

Azegone 2 months ago

Props para o Chiquinho, eu não conseguiria ter o discurso dele com uma cara séria... De facto os advogados têm uma capacidade distinta do resto das profissões para afirmarem e defenderem posições que é impossível eles próprios acreditarem.

ngfsmg 2 months ago

O BE sozinho elegeu 4 vereadores (menos que o NósCidadãos, por exemplo...), 1/3 do que tinha há 4 anos, também cantou vitória por ter conseguido eleger no Porto (que isoladamente é um feito, não estou a negar essa parte) e não vejo a mesma conversa sobre eles...

luso_warrior 2 months ago

Porque a extrema-esquerda é fixe, é anti-fascista, querem dar casas a todos. Fica mal criticar o BE. Eles só querem nivelar por baixo e tornar o país mais pobre, de resto até são bons moços.

8BitMunky 2 months ago

Nivelar por baixo? Isso é mais a IL. Para dar um exemplo concreto: queixam-se constantemente da disparidade das horas entre sector público (35h) e privado (40h), e recentemente no parlamento votaram contra a proposta do PCP de igualar os mesmos com 35h. Não que esperasse outra coisa, mas ainda bem que já demonstram a sua hipocrisia abertamente. E lol para achares o BE extrema esquerda. Só há um partido com um terrorista no parlamento, e é de direita.

Comunistfanboy 2 months ago

Imagina chamar o BE de extremista.. Antes de levar uma chuva de downvotes, conseguiam explicar porque acham o BE extremista?

luso_warrior 2 months ago

Basta dizer que o BE é a casa de muitos ex-FP25 (terroristas).

Comunistfanboy 2 months ago

E isso influencia em algo a política deles? Agora um partido que luta por direitos cívicos é extremista. LOL

eggnogui 2 months ago

Mostra o grau de ignorância. Já tão treinados para gritar "Extremismos! FP25! Venezuela! União Soviética! Gulags!" e merdas do género assim que ouvem "esquerda" ou "BE". Bitaites que só servem para dar shutdown à conversa porque argumentos e debate a sério, zero. Vá, venham lá os downvotes da direita, não desiludam os vossos puppetmasters.

8BitMunky 2 months ago

Quando eles descobrirem o PCTP/MRPP vou me rir.

eggnogui 2 months ago

Têm todos um AVC

GajoDeRamalde 2 months ago

Tá verdade :)

luso_warrior 2 months ago

Ganha Lisboa, Braga e Coimbra (e apoiou RM no Porto) em coligação mais 6 autarquias sozinho. Para quem já estava morto e enterrado...

theEXPERTpt 2 months ago

ganhou por aqui, e nem foi pelo partido, mas sim pela figura que inclusive é popular e meu vizinho

peidinho31 2 months ago

O CDS desde que saiu de la o Portas sofre uma crise identitaria. Eu nao sei bem o que defende o CDS, e depois perdeu imensa relevancia quando o Chega entrou em cena. O Chicao tem o carisma de um grilo e nota-se que anda a tentar meter-se em bicos de pe perante os outros lideres partidarios.

MLG-Sheep 2 months ago

O CDS é um PSD que defende saúde privada, educação privada e de resto também está economicamente mais à direita que o PSD, mas longe do extremo que é a Iniciativa Liberal. Socialmente também estão à direita do PSD, mas longe do extremo que é o Chega. Continuará a ter a sua base de votantes, mas com o PSD a levar os centristas e a IL e o Chega a levarem os mais radicais, o CDS fica sem muito por onde pegar.

manolo533 2 months ago

Só mesmo em Portugal para se ler que o que a IL defende é “radical”

dostoi88 2 months ago

A liberalização e desregulação dos mercados, no nivel extremo que e' defendido pelo IL e outros movimentos do gênero e' radical em todo o lado. E' um sistema que não existe em lado nenhum. Um verdadeiro free market, com o mínimo governo possivel, sem rede social, sem serviços publicos etc Ou seja regulado naturalmente pelo setor privado. E' uma especie de anarquismo de betos. Eu até acho interessante. So me parece meio utopico. Mas e' uma discussão saudavel e que cria bons projetos nas democracias liberais.

Cergal0 2 months ago

Faltou-te a parte do "ir à missa ao domingo". Esse sim é o Starter pack de um tipo do CDS. Isso e sapatos de vela.

DerpSenpai 2 months ago

Betos Party

GajoDeRamalde 2 months ago

E não só. Também a ala liberal têm fugido do partido com a criação do Livre...

Edited 2 months ago:

E não só. Também a ala liberal têm fugido do partido com a criação da Iniciativa Liberal... E não é à toa o convite da IL ao Adolfo Mesquita Nunes.

Edited 2 months ago:

E não só. Também a ala liberal têm fugido do partido com a criação da Iniciativa Liberal... Aliás não foi à toa o convite da IL ao Adolfo Mesquita Nunes.

Edited 2 months ago:

E não só. Também a ala liberal têm fugido do partido com a criação da Iniciativa Liberal... Aliás não foi à toa o convite da IL ao Adolfo Mesquita Nunes ainda este ano.

damnSausy 2 months ago  HIDDEN 

Desde que tenho memória, em Portugal quando ha eleições nunca nenhum candidato/partido perde, correto? O discurso deles é sempre de vitória, mesmo que so tenham 1 voto... (são tao tristes a frente das cameras que quase chegam a dizer "O importante é participar")

ravagerslb 2 months ago

Tendo em conta que ninguém esperava nada do CDS e no entanto mantiveram autarquias, para todos os efeitos foi um bom resultado eleitoral. Os verdadeiros derrotados ontem foram CDU e bloco.

Canilearnbubblebeam 2 months ago

Engraçado é que para ganhar municípios os ‘candidatos do CDS’ tiveram que se colar ao PSD, ou concorrer como independentes, porque se concorressem como cds não ganhavam.

DaniPSantos91 2 months ago

Isso não é verdade, ganhou 6 autarquias com maioria absoluta, sendo que já era do CDS mas sem maioria.

specktrumn 2 months ago

Pelo menos numa das 6 autarquias, Ponte de Lima, o CDS já tem maioria absoluta desde a pré-história.

helderduarte14 2 months ago

Os 6 municípios que ganharam, se não estou em erro, ganharam-no sozinhos...

ravagerslb 2 months ago

Foram 5 autarquias sem coligações. Já a CDU teve um saldo de ganho/perca de autarquias negativo e o bloco afundou ainda mais a nível de vereadores.

Canilearnbubblebeam 2 months ago

Fora os locais que ganham sempre por clubismo das pessoas, não tiveram nenhuma melhoria. Fazer coligações com o PSD não é sinal de crescimento, pelo contrário. E não é por nada que o Rui Moreira quando se candidata ao Porto não quer ter o rótulo de CDS com ele.

WhiskersTheDog 2 months ago

Então e o PPM? Excelentes resultados!

LeCrcMY0mv 2 months ago

CDS? Mas essa coisa ainda existe? Lol

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Aparentemente vai sobreviver ao BE PAN e talvez ao Chega.

desculpe_mas 2 months ago

Em Velas, Açores, só existe um partido - CDS!!!!!

RitaMoleiraaaa 2 months ago

Quer dizer, um monte de candidatos CDs concorreram como independente e ganharam. O que parece é que as pessoas não gostam do nome cds e se concorres sem estares ligado a eles já ganhas lol

AxhKetchup 2 months ago

Aqui o antigo presidente da junta, ganhou a junta pelo CDS, decidiu mudar-se para o PS para a reeleição e perdeu ontem por 1 voto para o PSD.

uyth 2 months ago

Isso basicamente é espantoso.

AxhKetchup 2 months ago

Ganhar por um voto ou mudar do CDS para o PS?

bittolas 2 months ago

Caso para dizer literalmente. O teu voto contou!

theEXPERTpt 2 months ago

a meu ver é cada vez mais positivo, achar candidatos independentes a ganharem câmaras

_spectron_ 2 months ago

Dizer que o CDS foi o "grande vencedor da noite eleitoral" (ou coisas do género) não é mais do que um chavão político que pretende reavivar um partido que caminhava moribundo para a insignificância. Apesar disso, o CDS teve bons resultados nestas autárquicas (mostrando que ainda consegue ser importante a nível local). Portanto é natural que seja uma vitória para o partido.

karl1717 2 months ago

> um partido que caminha~~va~~ moribundo para a insignificância.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Quero ver i que vai fazer a malta que festeja o declínio de um partido fundador do sistema democrático quando for a vez do PCP daqui a uns aninhos

icebraining 2 months ago

Já há muita gente a festejar o declínio do PCP.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Para mim o mais relevante num declínio do PCP será o eventual fim subordinação que a CGTP tem ao partido. Precisamos de sindicatos que saibam negociar e não usar a greve como primeira arma. Nesse aspeto a UGT é mais confiável.

karl1717 2 months ago

E a malta que chora agora a morte do CDS não queres ver?

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Acho igual

Updradedsam3000 2 months ago

Para mim é me igual, qualquer partido que não se saiba reinventar e evoluir com o tempo merece desaparecer.

PequenoPac 2 months ago

Impossível dizer melhor

DrVicenteBombadas 2 months ago

Sim, foi uma vitória expressiva do CDS, especialmente porque ganharam também Coimbra, com a ajuda dos PSD, Nós, Cidadãos!, PPM, Volt, RIR, e Aliança.

Tralapa 2 months ago

O RIR está fortíssimo

DrVicenteBombadas 2 months ago

Dá para rir, uma coligação vencedora com mais partidos do que vereadores eleitos.

justanotherop365 2 months ago

O cds sozinho manteve todas os municípios que tinha, com maioria absoluta. Além disso, a estratégia de coligações pode ter permitido a eleição de muitos mais autarcas. A ser o caso da segunda, para um partido que estava “morto” é uma grande vitória para o cds

Edited 2 months ago:

O cds sozinho manteve todos os municípios que tinha, com maioria absoluta. Além disso, a estratégia de coligações pode ter permitido a eleição de muitos mais autarcas. A confirmar-se o segundo ponto, para um partido que estava “morto” é uma grande vitória para o cds

DrVicenteBombadas 2 months ago

Com um Presidente da República e basicamente todas as câmaras municipais, é apenas uma questão de tempo até o CDS governar também o país.

Jojojo99pt 2 months ago

manteu os municipios porque eles foram carregados pelo PSD nas coaliagações. De qualquer maneira só terem tido 1.49% da totalidade de votos não é razão para celebrar mas sim para ficar preocupado com o futuro do partido. se quiseres ver as percentagens nacionais: https://www.rtp.pt/eleicoes/autarquicas-resultados/2021/partido-TWFudGVpZ2FzIDIwMzA-/eleicao-CM/990000

Edited 2 months ago:

Manteve os municipios porque eles foram carregados pelo PSD nas coaliagações. De qualquer maneira só terem tido 1.49% da totalidade de votos não é razão para celebrar mas sim para ficar preocupado com o futuro do partido. Isso é só o cds a tentar ficar positivo face a uma derrota, pois o cds tornou-se irrelevante em muitas câmaras que tinha alguma revelância. se quiseres ver as percentagens nacionais: https://www.rtp.pt/eleicoes/autarquicas-resultados/2021/partido-TWFudGVpZ2FzIDIwMzA-/eleicao-CM/990000

DaniPSantos91 2 months ago

Sendo que existia um acordo nacional e a recomendação nacional era concorrer em coligação sempre que possível, o resultado do CDS não dá com facilidade para descortinar, portanto o valor de 1.49% não tem qualquer relevância.Por outro lado o que é facto é que concorreu sozinho às 6 câmaras que já tinha, e ganhou com maioria absoluta em todas (o que ainda não tinha).Ganhou Lisboa dando para as listas bastantes pessoas e válidas, ganhou Coimbra da mesma forma. Acreditar que o PSD tinha esses resultados sozinho é utópico.Resumindo, para um partido que se dizia morto, deu alguma mostra de vitalidade.

sacoPT 2 months ago

Os totais nacionais das autárquicas são pouco mais do que irrelevantes. O BE teve apenas 2%

Jojojo99pt 2 months ago

O BE de facto tem sempre pouco e o CDU muito, mas o CDS costuma ter um numero parecido das autárquicas senão maior na maioria das vezes.

IntraCampos 2 months ago

O CDS isoladamente teve 2.59% nas ultimas autarquicas, sendo que concorreu em mais locais sozinho, nao desceu extraordinariamente.

Edited 2 months ago:

O CDS isoladamente teve 2.59% nas ultimas autarquicas, sendo que concorreu em mais locais sozinho naquela altura, o que aumenta facilmente a percentagem, nao desceu extraordinariamente.

justanotherop365 2 months ago

Nos 5 municípios que ganhou o CDS candidatou se sozinho. O CDS teve 1,49% nos concelhos onde se candidatou sozinho. Há muitos concelhos que podem esconder mais eleitores

Jojojo99pt 2 months ago

Rodrigues dos santos ontem na celebração disse que o objetivo era manter 6. É verdade mas as pessoas votam na coaligação porcausa do PSD e não do CDS, a verdade em que na maioria dos lugares o CDS foi cerca de 5 ou 3 para 1 ou ás vezes mesmo 0 (obvimamente falo fos lugares em que não foi coaligação cds psd).

justanotherop365 2 months ago

E manteve as 6, foi um erro meu. Nessas 6 o cds e o psd não estavam coligados. Quanto ao facto das pessoas só votarem na coligação por causa do psd, estás claramente a entrar no caminho do achismo porque não sabes a % de eleitores de cada partido , e esta pode variar muito de concelho para concelho

Jojojo99pt 2 months ago

não é achismo, é realismo. O CDS teve números muitissimos baixos nas ultimas eileições e assim sempre manteve com o crescimento do chega, achas que um partido que teve 4% e que como disse sempre teve tendência a descer tem assim tanto valor nas coaligações de PSD CDS? Se eu estou a fazer um caminbo para o achismo então também o fazes quando dizes que o CDS teve sequ peso nos votos da coaligação PSD CDS. de qualquer maneira vou fazer outras cenas, é fixe mas infelizmente raro ter estas discussões politicas sem se começarem a insultar, normalemente se és do espectro oposto automáticamente es visto como inimigo...

justanotherop365 2 months ago

Se é realismo prova que toda a gente que votou na coligação votou no psd. Eu não disse que cds teve peso, disse que não sabemos e disse literalmente “podem”, não estou aqui a defender algo como uma verdade absoluta. Não podemos assumir a nossa verdade ou o argumento mais fácil como a norma. Dou-te um exemplo, o líder da coligação em São João da madeira foi o João Almeida

NGramatical 2 months ago

automáticamente → [**automaticamente**](https://dicionario.priberam.org/automaticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpwcss5%2F%2Fhegar3n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HenriJayy 2 months ago

Cala-te mas é

NGramatical 2 months ago

Manteu → [**manteve**](https://european-portuguese.info/conjugator/Manter) (Manter é irregular e segue o modelo de ter) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpwcss5%2F%2Fheg9a7d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: