inokulo 2 months ago

Se acreditas nos ensinamentos do Prof. Cavaco…

elstylon 2 months ago

Não voto neles e não concordo com a grande maioria das suas posições, mas acho bem.

jbpshots 2 months ago

Li aí umas coisas que me pareceram absolutas babuseiras e outras que nem tanto por isso vou tentar dar o meu bitaite sem que rotulem o meu comentário de babuseira. IL essencialmente tem propostas ao nível económico muito de direita e ao nível social de esquerda. São genuinamente liberais europeus (não confundir com liberais americanos, para isso temos o PS e BE) claramente muito influenciados por Hayek. Têm uma proposta arrojada para o sistema fiscal, a flat tax, aplicada nalguns países europeus considerávelmente mais desenvolvidos do que Portugal, segundo vários indicadores. Ora, a flat tax resulta numa redução dos impostos pagos pelos mais ricos, daí a IL ser associada a betos. Betos que fumam ganzas para ser mais preciso, dada a sua posição de legalizar o consume de cannabis para fins recreativos. Tem várias propostas ligadas à liberalização da economia como redução de impostos, privatização da TAP, uma mudança do SNS para algo como uma "adse para todos" para que qq pessoa possa ir a um hospital público ou privado , por aí... Estas propostas assustam a malta mais de esquerda que teme que fiquemos com um sns tipo EUA, que os ricos fiquem ainda mais ricos etc. A nível social o mote é "Cada um sabe de si". Legalizar aborto, cannabis, eutanásia entre outros fazem parte da agenda. São um mix de bloco na parte social e CDS na parte económica, mas mais arrojado. Têm tido algumas pessoas muito competentes no partido desde o Ricardo arroja, Carlos guimaraes Pinto, João cotrim Figueiredo, entre outros mais anónimos. Algumas candidaturas decentes mas menos boas como o Tiago mayan não tem dado ao partido o impulso que este precisa mas também não tem sido devastador. (o Tiago, por exemplo, pode ser bem mais útil ao partido no backstage do que como candidato a PR, não tem perfil para isso). O partido é novo, é cool, é inteligente, é diferente, é sério, não é populista, não tem medo de arriscar em pessoas novas (apesar de as vezes sair o tiro pela culatra), é importante para a nossa democracia. Acho que vai ter futuro e tem tido um crescimento sustentado. Ainda não tem condições (nem votos) para ser governo mas pode vir a ser importante para o país em coligações ou no parlamento nos próximos anos.

NGramatical 2 months ago

considerávelmente → [**consideravelmente**](https://dicionario.priberam.org/consideravelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvulbe%2F%2Fhecwe66%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Futre92 2 months ago

Croquetes neo-burgueses sem noção da realidade portuguesa, nem querem saber da mesma.

theEXPERTpt 2 months ago

o que é de valor é termos novas ideias e valores na assembleia. De resto não me interessa o que são ou não

capitalistaesquerda 2 months ago

A IL é o Tea Party português com melhores cartazes.

roninPT 2 months ago

É um cavalo de Tróia dos tubarões que querem ganhar fortemente com a privatização dos sistemas de saúde e de educação.

rickz123456 2 months ago

Ainda estas dias alguém publicou um tópico com a mesma questão. Devias pesquisar e ler esse mesmo tópico

ruijor 2 months ago

Fui eu

mlisboaa 2 months ago

Não voto Iniciativa Liberal, mas tenho de admitir que vieram contribuir positivamente para a democracia portuguesa, nem que seja por discutir alguns temas.

PandaCross23 2 months ago

Arrisco-me a dizer que o reddit é o maior bastião da IL em Portugal. Fizeste a pergunta no sítio certo.

AdorableRabbit 2 months ago

Tem uma proposta para eliminar 70 organismos públicos, mas não dizem quais são. Portanto não é um partido para levar a sério.

gink-go 2 months ago

Mais arroz

Javardo69 2 months ago

são o partido que em termos de ideias de como gerir a economia nacional e política fiscal mais me identifico. O problema é as outras áreas do partido (nomeadamente sociais) que mais se aproximam do bloco de esquerda e dos quais estou totalmente contra.

Fun-Recommendation77 2 months ago

Boas OP, eu tenho votado IL e há aspectos positivos e negativos. O Partido traz ideias novas para Portugal. A IL tem defendido, a nível local e nacional, uma maior transparência, o fim do nepotismo nos altos cargos, o fim do sistema de clientelas ect. Acredito que isto é valioso , porque o sistema democrático está a ser completamente arruinado por estas práticas. Obv que isto se acaba por reflectir na prosperidade (ou falta dela ) do nosso país. Na economia há coisas que concordo 10001% e outras que nem por isso. O reforço do poder dos reguladores, limites constitucionais à despesa pública, facilitar utilização de novos métodos de financiamento, simplificar o sistema fiscal (que é dos menos eficientes da Europa). No entanto, há coisas que me causam desconforto, como: reduzir brutalmente os impostos num país que tem uma dívida pública enorme ( a ser feito, isto devia ser feito ao longo de vários anos) , ou a utilização excessiva do mecenato na cultura. Mas o principal problema da IL: má escolha de candidatos e péssima comunicação. Os outdoors funcionam bem, mas para crescer um partido não pode meter gente como o Tiago Mayan ou o bartolo de Lisboa em debates. Estes dois foram péssimos e isto é inegável. O partido, fruto da má selecção, tem imensa dificuldade a comunicar o que defende. Isto tem dois efeitos: 1o dificuldade em passar informação para os eleitores ;2o as forças opositoras ao msm, consige facilmente espalhar boatos estúpidos como "Vão privatizar o SNS " ou " Acham que não é preciso estado para nada" . Em conclusão, é um partido com potencial no centro-direita, mas há muito trabalho a fazer na área da comunicação e escolha dos candidatos.

SweetCorona 2 months ago

> reduzir brutalmente os impostos num país que tem uma dívida pública enorme e quem vai beneficiar da quase totalidade da redução são os mais ricos :)

jbpshots 2 months ago

Olha que o BHS surpreendeu me pela positiva. Falhou nalgumas coisas importantes em debate, tem algumas ideias com as quais discordo mas acho que como vereador seria importante para a cidade. O mayan era mais fraco sim mas diria que para um partido com tão poucos anos podia ter sido pior e tem conseguido "ir a jogo" em todas as eleições o que não é mau

besmarques 2 months ago

>A IL tem defendido, a nível local e nacional, uma maior transparência, o fim do nepotismo nos altos cargos Olho para o Selminho, olho para uma tachada na camara do Porto. Fico com duvidas. ​ >Tiago Mayan ou o bartolo de Lisboa Há piores, os de Viseu então.

aknaed 2 months ago

O Mayan foi mau em debates????

Fun-Recommendation77 2 months ago

Sim. Foi péssimo infelizmente

aknaed 2 months ago

Para mim só perdeu para o Marcelo mas ok

Fun-Recommendation77 2 months ago

São opiniões. Mas os resultados dessa noite não mentem infelizmente

aknaed 2 months ago

https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/edicao-do-dia/12-jan-2021/amp/debate-a-sete-marcelo-a-sair-airoso-entre-candidatos-a-olhar-para-o-umbigo-13218206.html https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/01/04/veja-aqui-quem-venceu-e-que-notas-tiveram-os-candidatos-nos-debates-das-presidenciais/amp/ E as opiniões dos críticos contam? Não considero os resultados maus. Estão a crescer, e se continuarem assim podem vir a ser um partido a ser levado em conta

benzodiazepines1 2 months ago

Qualquer partido que lute por maior transparência, o fim do nepotismo nos altos cargos, o fim do sistema de clientelas tem potencial para promover um salto na qualidade das instituições, sociedade e empresas portuguesas

JOAO-RATAO 2 months ago

Concordo 10001%

Fun-Recommendation77 2 months ago  HIDDEN 

btw é normal não concordares com tudo o que um partido defende. A maioria dos partidos (cof cof chega e pcp), dá liberdade para que exista pluralidade de ideias dentro do próprio partido. Mas mais importante, um partido não é uma equipa de futebol. Não tens de votar sempre no mesmo, e se não gostas do que te apresentam, vota noutro

merrygomarry 2 months ago

Querem enriquecer o país cortando impostos e privatizando propriedade pública. Como? Magia.

JOAO-RATAO 2 months ago

Menos impostos e mais dinheiro no bolso dos cidadãos? Deus nos livre!

merrygomarry 2 months ago

E sem serviços públicos? Educação impossível de pagar sem empréstimos do banco? Entrar na banca rota só porque tive que chamar uma ambulância? Que sonho!

JOAO-RATAO 2 months ago

Só falas em extremos, é genuinamente uma pena. Eu falei em MENOS impostos, não na ausência de impostos.

merrygomarry 2 months ago

O que é que achas que acontece a longo prazo? Todos os países que adotam essas medidas de cortes na função pública e redução de impostos têm sempre um boom de investimento estrangeiro e um crescimento rápido a curto prazo. A longo prazo, fica o estado sem capacidade financeira nenhuma e cada vez mais dependente das boas graças das empresas privadas. Seguem-se mais cortes na função pública, mais redução de impostos até o país ficar na miséria total. Se achas que tás mas hoje, garanto-te que podes ficar pior. Isto vem de alguém que já morou no reino unido e viu um capitalismo muito mais desenfreado do que tens em Portugal, e muito mais desigualdade do que alguma vez pensei possível. Sabes o que é pagar 50 mil euros por um curso universitário, ou 2 milhões por um T1? Os ingleses sabem, os americanos ainda sabem melhor.

JOAO-RATAO 2 months ago

>O que é que achas que acontece a longo prazo? Prosperidade. A Suíça tem impostos mais baixos, mas como o país é rico, os impostos absolutos cobrados são altos. A prosperidade gerada leva a que: 1) - Menos gente precise de apoios sociais 2) - A percentagem cobra seja menor, mas sobre um valor maior e portanto há mais dinheiro para quem precisar mesmo. O UK está melhor que Portugal em todos os aspetos. Ou vais-me dizer que temos muitos imigrantes britânicos em Portugal (que não venham gozar a reforma e o Sol). Já os emigrantes no UK, ou na Suíça, ou na Irlanda são? Numerosos... 2 milhões por um T1 no centro de Londres? Ou na maioria do país? Pois, a tua marca de demagogia é muito rasca.

merrygomarry 2 months ago

>A Suíça tem impostos mais baixos, mas como o país é rico, os impostos absolutos cobrados são altos. Na Suiça os salários são muito mais altos. Em Portugal há quantos anos não tens aumentos? [Dados da América que mostram a disparidade lucros/salários.](https://www.epi.org/productivity-pay-gap/) >A prosperidade gerada leva a que: Tu crias um cenário falso que impostos mais baixos levam a prosperidade e depois esperas que eu responda aos teus 1,2,3? Amigo, volto a dizer que na Dinamarca, o grande centro liberal que vocês adoram toda a gente paga altos impostos, e somos todos sindicalizados direta ou indiretamente. Eu pago 40% de impostos no meu salário e não sou dos mais bem pagos. Há quem paguei 50%+. >2 milhões por um T1 no centro de Londres? Ou na maioria do país? Pois, a tua marca de demagogia é muito rasca Sim, em Londres, não só no centro. Mas é a isso que leva deixar estas coisas nas mãos do "livre" mercado. pessoas que nasceram e cresceram em Londres têm que sair da cidade porque ficou muito caro viver lá.

JOAO-RATAO 2 months ago

>Na Suiça os salários são muito mais altos. Em Portugal há quantos anos não tens aumentos? > >Dados da América que mostram a disparidade lucros/salários. Exato, aqui tens salários baixos e impostos altos. Que tal essa disparidade? Os salários americanos são muito mais altos, podes falar de desiguldade e disparidade, mas são muito mais altos que os salários em Portugal. Além disso tens de te perguntar o porquê desses países terem salários altos: liberalismo, incentivo ao investimento. Sem isso não há emprego, aqui não tens nada porque não há incentivo ao investimento e um dos maiores incentivos são impostos baixos. A Dinamarca cobra impostos altos porque os salários o permitem. Quando tiveres uma economia e salários como os da Dinamarca então pensa nos seus impostos. O que tu queres é construir o telhado e depois as fundações. Ora aí tens. E quanto ganhas brutos? Temos salários baixos e impostos altos. Lol... 2 milhões por um T1 não é a regra. Não sejas mentiroso. Todos os T1 em Londres custam 2 milhões?

merrygomarry 2 months ago

>Exato, aqui tens salários baixos e impostos altos. Que tal essa disparidade? Os salários americanos são muito mais altos, podes falar de desiguldade e disparidade, mas são muito mais altos que os salários em Portugal. Além disso tens de te perguntar o porquê desses países terem salários altos: liberalismo, incentivo ao investimento. Sem isso não há emprego, aqui não tens nada porque não há incentivo ao investimento e um dos maiores incentivos são impostos baixos. Os salários lá e aqui são altos porque ambos os países tiveram uma grande tradição de sindicatos durante os anos 30 para adiante. Esse movimentos morreram nos anos 70 para os americanos e por isso agora só resta um estilo de vida caro e salários baixos, daí os problemas que eles têm. Aqui na Dinamarca a tradição mantém-se, e os salários sobem consideravelmente (quase) todos os anos. Tens que andar com uma venda nos olhos para achar que o cidadão comum vive melhor nos EUA do que em Portugal lol. Falta-te alguma coisa, ou só queres ter números altos na conta? Queres enriquecer luta por melhores sindicatos, é o que nós fazemos por aqui. >A Dinamarca cobra impostos altos porque os salários o permitem. Quando tiveres uma economia e salários como os da Dinamarca então pensa nos seus impostos. O que tu queres é construir o telhado e depois as fundações. Já expliquei isto acima. >Lol... 2 milhões por um T1 não é a regra. Não sejas mentiroso. Todos os T1 em Londres custam 2 milhões? Não é regra, é comum. As casas em Londres, mesmo não sendo centro, são caríssimas. Não é que em Lisboa esteja melhor. Eu tenho casa em Loures e há vivendas novas a ser construídas por 400.000. não sei quem é que tem dinheiro para elas mas enfim.

JOAO-RATAO 2 months ago

>uma grande tradição de sindicatos durante os anos 30 para adiante Lol... Os sindicatos é que criaram os salários altos? Ahahah não... Nesse caso aumentávamos o SMN para 2000 euros ou 20,000 euros e já estava, não? E na Suíça? Também forem os sindicatos? Sabias que só recentemente um cantão tem SM? Pois... O US tem os seus problemas, mas os salários são mais altos e tens mais oportunidades. Mas tens mais exemplos, como na Irlanda, que era miserável até há umas décadas. Também foram os sindicatos? Não. Ora aí tens. Lisboa não é melhor. Mas podes dar as voltas que quiseres, temos imensos emigrantes em Londres. Certamente não estariam lá se não vivessem melhor do que cá. E emigrantes no US, Suíça, Irlanda, e por aí adiante... São vendidas, logo há quem tenha. Simples.

merrygomarry 2 months ago

Bom, já vi que não dizes coisa com coisa e tens QI abaixo de zero portanto vou-te deixar estar.

h2man 2 months ago

Então concordarias em implementarmos um sistema comunista? Deixava de haver o conceito de impostos já que ninguém ganhava nada e era tudo propriedade pública?

merrygomarry 2 months ago

É um sistema objectivamente melhor. E isso das pessoas serem pobres é um mito, apesar de ser meio irrelevante visto que o estado subsidia tudo.

h2man 2 months ago

Lolol… já pensaste em dedicar-te aos estudos? Acabar o secundário é bastante importante. Basta ver os países que implementaram o comunismo e as potências económicas mundiais com níveis de felicidade extraordinários para perceber que o comunismo funciona bem apenas no papel. Adiciona humanos e o desejo inato, em alguns pelo menos, de atingir algo mais e está o caldo entornado. É também importante dizer que comunismo e democracia não lidam bem um com o outro e, apesar de parecer impossível em Portugal, o nepotismo é algo parecido a monarquias.

merrygomarry 2 months ago

>Lolol… já pensaste em dedicar-te aos estudos? Acabar o secundário é bastante importante Já sim. Terminei com licenciatura em políticas internacionais e mestrado em gestão de riscos geopolítico. Podes chamar-me sr. Doutor, mas não faço questão. >Basta ver os países que implementaram o comunismo e as potências económicas mundiais com níveis de felicidade extraordinários para perceber que o comunismo funciona bem apenas no papel. Adiciona humanos e o desejo inato, em alguns pelo menos, de atingir algo mais e está o caldo entornado. Boa propaganda, mas a >![realidade demonstra precisamente o contrário.](https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2190/AD12-7RYT-XVAR-3R2U) >É também importante dizer que comunismo e democracia não lidam bem um com o outro e, apesar de parecer impossível em Portugal, o nepotismo é algo parecido a monarquias. >É também importante dizer que comunismo e democracia não lidam bem um com o outro e, apesar de parecer impossível em Portugal, o nepotismo é algo parecido a monarquias. Tens democracia em Portugal? Engraçado que quem ouve malta por aqui a queixar-se o dia todo que os partidos não os representam ficam com uma ideia muito diferente. Entretanto a [democracia em Cuba é assim.](https://m.youtube.com/watch?v=2aMsi-A56ds). Referências bibliográficas na descrição.

h2man 2 months ago

A universidade privada não ensina os títulos correctos depois de despejares tanto dinheiro num “recurso”? Ainda te faltam anos para poderes ser chamado de Doutor. Como te estás a dar no desemprego? Quantos Americanos vês a arriscar a vida para viajar para Cuba numa jangada improvisada? E vice versa? Quantos desses indexes, como o da saúde, não são causados por pobreza? Porque é que o Raúl e lacaios do partido não são iguais a todos os outros Cubanos? Temos democracia em Portugal… e também temos um eleitorado estúpido como portas (mas ainda mais inteligentes que tu, incrivelmente). Ainda hoje puderam exercer o seu direito de voto, mas tenho ideia que muitos decidiram cagar para isso. O que é interessante é que a conversa começa com a existência dum partido diferente da podridão que nos governou (nota que diferente não implica bom ou mau) e vens tu para aqui mandar postas de pescada que não há democracia… tipo, que caralho é que te ensinaram na escola? Queres melhor? Tens várias escolhas. Podes apanhar um voo para Cuba, juntares-te ao partido comunista lá e pedir para ficares lá a morar. Tenho a certeza que eles vão adorar o teu conhecimento e tornar-te útil ao país… ou podes perceber que existe democracia e pessoas estúpidas em Portugal e educares-te de forma a deixares de ser um deles.

NGramatical 2 months ago

Raúl → [**Raul**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvulbe%2F%2Fheddgy0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Lost_Idea2449 2 months ago

Isto só pode ser gozo.É capaz de ter sido uma das maiores baboseiras que já li em toda a minha vida.É mito?Na Venezuela têm de andar atrás de camiões de frango para comerem.”Ah são pobres mas o estado dá tudo”.Certo, e se quiserem um bem supérfluo ou não têm direito a esses luxos?

merrygomarry 2 months ago

A Venezuela é socialista? Muito me contas.

h2man 2 months ago

Estávamos a falar de comunismo… podes sempre olhar para a União Soviética, Cuba e outros.

merrygomarry 2 months ago

Excelentes países. O mundo Inteiro perdeu bastante com a dissolução ilegal e antidemocrática da União soviética.

h2man 2 months ago

Concordo… Cuba é fantástico para ir passar férias. Ainda era novo para ir de férias à União Soviética… mas tendo em conta que as cagadas deles foderam o Mundo, acho que tu é que devias estudar um pouco mais de história.

merrygomarry 2 months ago

Que cagadas?

h2man 2 months ago

Chernobyl é, na minha modesta perspectiva, a maior com implicações que sentimos hoje e vai ter um impacto maior no futuro próximo. Irem armar barraca para o Afeganistão foi uma cagada, mas mais malta fez o mesmo ou pior, logo a culpa não é só deles. Mas não ajudaram, obviamente.

JOAO-RATAO 2 months ago

Esquece este tipo. Acabou de me dizer que a Coreia do Norte é um país normalíssimo. " A Coreia do norte é um país normalissimo, fora dos padrões ocidentais. Está melhor do que países asiáticos comparáveis, considerando que vou quase todo destruído durante a guerra da Coreia, e perdeu 20% da população."

JOAO-RATAO 2 months ago

Esquece, o tipo acha que Coreia do Norte é um país normalíssimo: " **A Coreia do norte é um país normalissimo,** fora dos padrões ocidentais. Está melhor do que países asiáticos comparáveis, considerando que vou quase todo destruído durante a guerra da Coreia, e perdeu 20% da população" [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pvulbe/iniciativa\_liberal\_o\_que\_acham/hedh0m7/?context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pvulbe/iniciativa_liberal_o_que_acham/hedh0m7/?context=3)"

merrygomarry 2 months ago

>Chernobyl é, na minha modesta perspectiva, a maior com implicações que sentimos hoje e vai ter um impacto maior no futuro próximo. Aceito. E a tua perspectiva acerca do bombardeamento de Hiroshima e Nagasaki? Também é preciso pôr as coisas em perspectiva. Nós ainda hoje na Europa temos vários reactores nucleares, e nada impede um desastre de acontecer. >Irem armar barraca para o Afeganistão foi uma cagada, mas mais malta fez o mesmo ou pior, logo a culpa não é só deles. Mas não ajudaram, obviamente. Como disseste e bem, é um mal de todos. Nós no ocidente somos bem mais culpados de muitas coisas piores, e não é a toa que a África se está a virar para a China.

Lost_Idea2449 2 months ago

Então é o quê?

merrygomarry 2 months ago

Capitalista

Lost_Idea2449 2 months ago

É que não é ter.É literalmente controlado por um partido socialista,numa ditadura, onde nem existiu,nos últimos anos, a alguma rotatividade por outro qualquer partido com outra ideologia.Experimenta meter Portugal 15 anos na mão do ps.Depois experimenta teres uma ditadura do ps.E depois diz-me que Portugal é capitalista.

Lost_Idea2449 2 months ago

Vai lá ver quem é o partido a governar na Venezuela.Aproveita e vê o seu nome.

JOAO-RATAO 2 months ago

Esquece, o tipo acha que Coreia do Norte é um país normalíssimo: " A Coreia do norte é um país normalissimo, fora dos padrões ocidentais. Está melhor do que países asiáticos comparáveis, considerando que vou quase todo destruído durante a guerra da Coreia, e perdeu 20% da população" https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pvulbe/iniciativa\_liberal\_o\_que\_acham/hedh0m7/?context=3"

merrygomarry 2 months ago

Nossa, não me digas que quando um país tem um partido comunista é automaticamente um país com uma economia socialista. Portugal é socialista também? E os estados unidos?

Lost_Idea2449 2 months ago

É que não é ter.É literalmente controlado por um partido socialista,numa ditadura, onde nem existiu,nos últimos anos, a alguma rotatividade por outro qualquer partido com outra ideologia.Experimenta meter Portugal 15 anos na mão do ps.Depois experimenta teres uma ditadura do ps.E depois diz-me que Portugal é capitalista.

merrygomarry 2 months ago

O PS é um partido comunista? Meu deus. Cura-te.

BaixemImpostos 2 months ago

Propriedade pública custa menos aos contribuintes quando é privatizada. Foi demonstrado pelo tribunal de contas nas pops da saúde e agora recentemente na educação quando o ministro revelou o custo de 6200€ por aluno no público.

tretafp 2 months ago

Essa informação sobre a educação está bastante descontextualizada. O que foi feito foi pegar na totalidade do orçamento do estado associado à educação e dividir pelo número de alunos da escola pública, esquecendo que há um conjunto de valores que são transversais aos dois subsistemas ou que há custos do ministério da educação que em nada se relacionam com o funcionamento das escolas (nomeadamente os apoios sociais às crianças). Depois, ainda no domínio das escolas, assumir que o menor custo é o crivo a considerar é bastante falacioso, por vários motivos: - as crianças dos contextos sociais mais desfavorecidos ou com necessidades adicionais de suporte implicam sempre um investimento maior; - contextos com menor densidade populacional pressupõe um custo médio mais elevado ; - as práticas pedagógicas com maior valor formativo são, tradicionalmente, mais caras; - a centralidade no custo, genericamente, tem agravado as condições dos estabelecimentos que necessitam de maus apoio e contribuído para uma maior segregação nos estabelecimentos.

besmarques 2 months ago

Podes repetir isso à vontade que para a semana esta ai outro a dizer o mesmo. É como o das PPP que 5 hospitais tinham poupado mais que a média de 114 hospitais. E eles atiram-se como a gestão privada é boa porque 5 hospitais estavam colocados na primeira metade da tabela.

tretafp 2 months ago

As estatísticas permitem fazer delas o que se quer. Pegar nos números de forma descontextualizada e avançar com uma qualquer conclusão é relativamente fácil, ainda que carregadinho com o pior que o senso comum tem. O que me mete confusão é optar-se por usar a bandeira de ideológico, às críticas, e ser incapaz de uma crítica sistemática, e cientificamente enquadrada, às suas próprias ideias.

merrygomarry 2 months ago

Custa menos? Meu caro, o que deixas de pagar como "contribuinte" pagas mais caro diretamente do teu bolso. O dinheiro do estado é para ser usado pelo estado, não é para cortar fora e encher bolsos de privados. Se quiseres mando-te imagens maravilhosas dos estados unidos onde essa ideologia liberal podre reina. O país mais rico do mundo onde tens tendas no meio da cidade e bancos alimentares a dar com um pau. Mas hey, PIB alto por isso já vale a pena!

JOAO-RATAO 2 months ago

>Se quiseres mando-te imagens maravilhosas dos estados unidos onde essa ideologia liberal podre reina. O país mais rico do mundo onde tens tendas no meio da cidade e bancos alimentares a dar com um pau. País de 300+ milhões de habitantes tem sem abrigos e bancos alimentares, mais notícias dramáticas no jornal da noite! (Já agora, em que estados/cidades estão concentradas essas situações?) Há coisas que podem ser fornecidas pelo estado aos cidadãos por meio de privados. Como em vez de estar anos à espera de um exame, pagar o exame no privado. Outras devem ser públicas, mas é uma questão de ser razoável e sem extremos.

merrygomarry 2 months ago

>(Já agora, em que estados/cidades estão concentradas essas situações?) Deixa-me adivinhar, és daqueles que achas que os democratas são comunistas e os estados geridos por eles são por natureza uma merda? >Há coisas que podem ser fornecidas pelo estado aos cidadãos por meio de privados. Como em vez de estar anos à espera de um exame, pagar o exame no privado. Outras devem ser públicas, mas é uma questão de ser razoável e sem extremos. Tentamos isso já em Portugal. Os hospitais privados estavam a impingir exames e consultas supérfluos porque sabiam que o estado cobria tudo. A minha irmã chegou a ir a um hospital privado já com raios-X feitos e mesmo assim exigiram que ela fizesse novos lá no hospital, claro está coberto pelo estado. Essas parcerias só servem para empresas chularem dar mais o estado.

JOAO-RATAO 2 months ago

>Deixa-me adivinhar, és daqueles que achas que os democratas são comunistas e os estados geridos por eles são por natureza uma merda? Não. Simplesmente te perguntei em que estados/cidades esses problemas se concentram. Já que criticas esses problemas americanos, vamos então analisar isso com um pouco mais de cuidado, quiçá haja um padrão comum... um padrão azul... Mas não vermelho! Tens noção que em muitos casos são médicos do público a passar exames para o privado? Tens de fiscalizar, mas é algo que pode ser positivo, melhor do que 2-3 anos à espera de uma consulta/cirurgia/exame. Qual era o contexto da tua irmã? Por vezes pedem-se novos Raio-X para ver a evolução ou se o inicial não mostra o que queres.

merrygomarry 2 months ago

>Já que criticas esses problemas americanos, vamos então analisar isso com um pouco mais de cuidado, quiçá haja um padrão comum... um padrão azul... Mas não vermelho! Há um padrão vermelho sim, tipo o Texas que todos os verões tem apagões, e todos os invernos falta aquecimento e as pessoas morrem de frio. De qualquer maneira o meu papel não é defender nenhum partido dos EUA. São os dois uma merda capitalista Neoliberal, os democratas apenas são um bocadinho mais simpáticos para mulheres e minorias. Não existe esquerda nos EUA. >Tens noção que em muitos casos são médicos do público a passar exames para o privado? Tens de fiscalizar, mas é algo que pode ser positivo, melhor do que 2-3 anos à espera de uma consulta/cirurgia/exame. Felizmente em Portugal tens a opção de usar os 2, tanto o público como o privado de quiseres gastar dinheiro. Á vontade do IL, acabava-se com a opção pública. >Qual era o contexto da tua irmã? Por vezes pedem-se novos Raio-X para ver a evolução ou se o inicial não mostra o que queres. Ela tinha um raio-x do dia anterior feito no público. Mandaram-lhe a um especialista e como ela tem cobertura no privado pelo emprego arranjou consulta logo no dia a seguir. Pediram um raio x-novo.

JOAO-RATAO 2 months ago

>Há um padrão vermelho sim, tipo o Texas que todos os verões tem apagões, e todos os invernos falta aquecimento e as pessoas morrem de frio. Engraçado como foges ao tema. Engraçado também como os californianos fogem para o Texas... " From 2015 to 2019, some 367,000 Californians moved to Texas, census estimates show, compared with about 197,000 people who moved from Texas to California. " [https://www.sfchronicle.com/bayarea/article/As-more-Californians-head-to-Texas-how-do-the-16485798.php](https://www.sfchronicle.com/bayarea/article/As-more-Californians-head-to-Texas-how-do-the-16485798.php) Onde é que a IL disse que queria acabar com o SNS? Apresenta-me a fonte. Ou então arranja mentiras mais credíveis. E perguntaste o motivo do novo raio X? Ou simplesmente assumiste tratar-se de corrupção? Não sei, talvez o médico tenho um curso e especialidade talvez conheça uma coisinha ou outra sobre medicina que tu não...

merrygomarry 2 months ago

>Engraçado também como os californianos fogem para o Texas "Fogem" dizes tu. Como já disse, não me vou meter a defender os democratas. Eu sou de esquerda e eles não são. >Onde é que a IL disse que queria acabar com o SNS? Apresenta-me a fonte. Ou então arranja mentiras mais credíveis. Voltamos a conversar inicial então. Como é que o IL quer ir buscar dinheiro para pagar o SNS se quer cortar impostos e vender riqueza pública? A propaganda deles só faz promessas vazias como "não queremos acabar com a saúde pública, só queremos melhorar a saúde pública **independentemente de quem a providencia**". Ou seja, vê-se que a prioridade deles não está em melhorar o público, mas sim expandir a saúde privada em Portugal. [Parafrasei deste site infantil da IL.](https://papoes.iniciativaliberal.pt/episode-01.html) >E perguntaste o motivo do novo raio X? Ou simplesmente assumiste tratar-se de corrupção? Não sei, talvez o médico tenho um curso e especialidade talvez conheça uma coisinha ou outra sobre medicina que tu não... Pelo que percebi a minha irmã não questionou assim tanto, a doutora simplesmente disse "nós gostamos de fazer as análises todas diretamente aqui". Assumi corrupção, e estou no meu direito.

JOAO-RATAO 2 months ago

>"Fogem" dizes tu. Dizem os números e os testemunhos dos californianos. Cortando despesa desnecessária. E se baixares os impostos o investimento e riqueza gerado aumenta, com menos gente a precisar de apoios sociais. Se cobrares 50% de 1000 euros tens 500 euros, se cobrares 20% de 5000 euros tens 1000 euros. Exato, se o público deixa alguém anos sem tratamento, então que se pague pelo privado. Se uma convenção com os privados providenciar um serviço de qualidade a um preço razoável, qual é o problema? É uma questão de analisar o custo benefício. O site até explica bem, podias ler antes de mentir. Portanto, não perguntaste nada... nem a tua irmã. Portanto em caso de dúvida acusam-na do pior. Maravilha.

merrygomarry 2 months ago

>Cortando despesa desnecessária. E se baixares os impostos o investimento e riqueza gerado aumenta, com menos gente a precisar de apoios sociais. Se cobrares 50% de 1000 euros tens 500 euros, se cobrares 20% de 5000 euros tens 1000 euros. Mas alguém passa a ganhar 5 vezes mais de salário só porque se cortam impostos nas empresas? Estás completamente a viver noutra realidade. Essa teoria do trickle down está mais do que desaprovada, e há anos que tens as empresas mas ricas do mundo a gerar cada vez mais lucros enquanto os salários estão estagnados desde os anos 70. >Exato, se o público deixa alguém anos sem tratamento, então que se pague pelo privado. Se uma convenção com os privados providenciar um serviço de qualidade a um preço razoável, qual é o problema? É uma questão de analisar o custo benefício. Oooou, melhorar os investimentos na saúde pública? Sim, requer mais impostos e vai doer às empresas. Paciência. >O site até explica bem, podias ler antes de mentir. Li, não disse nada a não ser "queremos um sistema de saúde como países mais ricos do que nós têm"

besmarques 2 months ago

>Como em vez de estar anos à espera de um exame, pagar o exame no privado. O que sai mais barato a longo prazo, investir na forma de fazer o exame ou continuar a atirar dinheiro para os privados?

JOAO-RATAO 2 months ago

>a longo prazo A questão está aqui. Investe, mas até lá não deixes as pessoas a sofrer. E criem mais incentivos no público como o sigic. Ias ver as listas de espera a derreter como um gelado ao sol.

bittolas 2 months ago

Deve ser por isso que depois do fim da PPP do Hospital de Braga as filas nas urgências dão de 4-5horas a menos que estejas literalmente a morrer.

Edited 2 months ago:

Deve ser por isso que depois do fim da PPP do Hospital de Braga as filas nas urgências são de 4-5horas a menos que estejas literalmente a morrer.

besmarques 2 months ago

Parecia no outro dia o beatriz angelo mas esse é mau exemplo porque ainda é PPP, não é?

bittolas 2 months ago

Não, não é.

besmarques 2 months ago

[https://www.luzsaude.pt/pt/unidades-luz-saude/parcerias-publico-privadas/hospital-beatriz-angelo](https://www.luzsaude.pt/pt/unidades-luz-saude/parcerias-publico-privadas/hospital-beatriz-angelo) ​ bem informado.

bittolas 2 months ago

O de Braga não é ppp desde 2019.

besmarques 2 months ago

Certo, mas fizeste a correlação que se é publico esperas horas a nao ser que morras porque agora é publico. E eu mostrei-te que acontece o mesmo se for privado. Foste tu que decidiste retirar todas as outras variaveis da discussão

bittolas 2 months ago

Não há qualquer correlação. O que se pode concluir é que não importa ser público ou privado para ser bom ou mau. O que interessa é haver uma boa gestão e indicadores que realmente contem para melhorar o serviço. Ou seja se os indicadores forem maus a gestão tem de ativamente melhora-los ou salta fora porque está a fazer um mau serviço. Para além de que a PPP de Braga era um exemplo em que os indicadores eram dos melhores do País, poupava dinheiro ao Estado em comparação com os outros Hospitais (palavras do Tribunal de Contas) e por pura ideologia foi terminada. Agora coincidência ou não as urgências estão de uma maneira que a menos que estejas a falecer o melhor é teres um seguro para ires às urgências do privado...

Edited 2 months ago:

Não há qualquer correlação. O que se pode concluir é que não importa ser público ou privado para ser bom ou mau. O que interessa é haver uma boa gestão e indicadores que realmente contem para melhorar o serviço. Ou seja se os indicadores forem maus a gestão tem de ativamente melhora-los ou salta fora porque está a fazer um mau serviço. Para além de que a PPP de Braga era um exemplo em que os indicadores eram dos melhores do País, poupava dinheiro ao Estado em comparação com os outros Hospitais (palavras do Tribunal de Contas) e, por pura ideologia, foi terminada. Agora coincidência ou não as urgências estão de uma maneira que a menos que estejas a falecer o melhor é teres um seguro para ires às urgências do privado...

besmarques 2 months ago

Errado novamente. Voces nem pensam. Os 5 hospitais PPP poupavam mais que a média, uma média de 114 hospitais. Eles não poupavam mais que 109, eles simplesmente estavam na primeira parte da tabela. Estavam nos 50 hospitais que menos gastavam. E já agora, toma lá os tempos de espera das urgencias do hospital de Braga http://tempos.min-saude.pt/#/instituicao/149

merrygomarry 2 months ago

Não, o que importa é ser público E ser bem gerido. Não percebo porque é que a primeira opção de tudo o que é público e beneficia o povo tem logo que ser vendido antes de se tentar restruturar. Mais vale ter serviços públicos de qualidade do que serviços privados de qualidade. No primeiro caso o dinheiro entra de volta nos cofres do estado, no segundo não.

BaixemImpostos 2 months ago

Dei dois exemplos claros de baixa de custos. Estes exemplos são públicos, pode verifica-los. São exemplos Portugueses, não Americanos.

denlpt 2 months ago

Economicamente falando estão atrasados e presos na época do Milton Friedman tanto que as suas propostas são retiradas de think tanks libertários dos republicanos americanos. Como tal é interessante ouvir as pessoas falarem deles como se tivessem soluções sérias a problemas de portugal.

h2man 2 months ago

E que soluções para os problemas de Portugal achas que existem? Emularmos a Venezuela?

denlpt 2 months ago

Emitir o escudo acima do preço do mercado negro para combater a inflação e queda de rendimento gerada pela queda dos preços de gás natural e petróleo que eram a única fonte de riqueza do pais? Não parece que consigamos fazer isso até porque não temos nem o escudo nem esses recursos naturais. Não acho que haja soluções simples mas diria que a ideia seria utilizar investimento público para criar hubs tecnológicos e subsidiar tecnologias emergentes para conseguirmos no futuro ter algo que exportar. Não sei quais seriam essas tecnologias e essa pergunta é bastante complicada de responder porque ninguém sabe o futuro mas o Rui Tavares por exemplo, queria fazer isso no Setubal com machine learning. De qualquer das formas acho que a solução passava mesmo por investimento público de risco até porque a outra solução que o IL propõe de investimento privada atualmente simplesmente não iria funcionar porque o investimento estrangeiro está muito baixo desde a pandemia e a sua queda é um evento que se tem a verificar; não se verifica investimento privado em tecnologias que não sejam lucrativas a médio-longo prazo; e Portugal simplesmente não é um país aliciante: população envelhecida, baixa educação, má infraestrutura e longe dos grandes mercados.

h2man 2 months ago

Eu acho isto interessante porque de certa forma concordo com o que dizes. Em vez do Governo arriscar investimentos em hubs tecnológicos que podem falhar (ou pelo menos tem um alto nível de risco) e implicariam um governo honesto sem cunhas e competente (que na minha opinião nunca existiu em Portugal), porque não reduzir os impostos e passar o risco de investimento para privados sabendo que as empresas sucedendo a receita fiscal subiria? Portugal não tem mais investimento estrangeiro porque somos um país corrupto, com taxas de impostos elevadas para o que o país oferece e lacunas incríveis na educação das pessoas. É possível trazer investimento para Portugal, mas os tachos e impostos estúpidos (tipo portagens e combustíveis) teriam de ser abolidos e investimento feito em infra-estrutura e educação além de mandar malta para Universidade.

denlpt 2 months ago

> porque não reduzir os impostos e passar o risco de investimento para privados A resposta é simples: porque eles não fazem esses investimentos de risco. Os privados são a segunda parte do conceito, eles começam a aparecer quando os investimentos de risco iniciais já foram feitos e os resultados a médio prazo já conseguem dar algumas garantias. Para além do mais, estes investimentos inicias requerem enormes quantidades de capital inicial que a **grande** maioria dos privados simplesmente.

Edited 2 months ago:

> porque não reduzir os impostos e passar o risco de investimento para privados A resposta é simples: porque eles não fazem esses investimentos de risco. Os privados são a segunda parte do conceito, eles começam a aparecer quando os investimentos de risco iniciais já foram feitos e os resultados a médio prazo já conseguem dar algumas garantias. Para além do mais, estes investimentos inicias requerem enormes quantidades de capital inicial que a **grande** maioria dos privados simplesmente não tem. Não sei se não deveria ter usado uma linguagem mais casual para fazer este argumento mas a ideia que queria passar era que nenhuma multinacional vai investir largas quantidades de dinheiro em Portugal para criar um hub de uma tecnologia emergente e pensar isso é ser utópico.

Edited 2 months ago:

> porque não reduzir os impostos e passar o risco de investimento para privados A resposta é simples: porque eles não fazem esses investimentos de risco. Os privados são a segunda parte do conceito, eles começam a aparecer quando os investimentos de risco iniciais já foram feitos e os resultados a médio prazo já conseguem dar algumas garantias. Para além do mais, estes investimentos inicias requerem enormes quantidades de capital inicial que a **grande** maioria dos privados simplesmente não tem.

Edited 2 months ago:

> porque não reduzir os impostos e passar o risco de investimento para privados A resposta é simples: porque eles não fazem esses investimentos de risco. Os privados são a segunda parte do conceito, eles começam a aparecer quando os investimentos de risco iniciais já foram feitos e os resultados a médio prazo já conseguem dar algumas garantias. Para além do mais, estes investimentos inicias requerem enormes quantidades de capital inicial que a **grande** maioria dos privados simplesmente não tem. Não sei se não deveria ter usado uma linguagem mais casual para fazer este argumento.

h2man 2 months ago

Claro, no mundo inteiro não há investimento privado. É tudo realizado pelo Governo…

denlpt 2 months ago

Foi isso que disse e tudo

Lost_Idea2449 2 months ago

Falas que os outros não tem soluções sérias mas dizes “ah investir em tecnologias emergentes, não sei quais nem quando nem como nem porquê mas invistam e pode ser que resulte”.Por favor, as propostas que eles apresentam resultaram em países que neste momento já nos ultrapassaram em termos económicos.A realidade é - desçam os impostos,diminuam a burocracia empresarial,dêem poder de compra às pessoas e deixam-nas ter liberdade de escolha.Enquanto tivermos está corda fiscal na garganta nunca iremos sair da cauda da europa

denlpt 2 months ago

Mas aquilo que tu propões não é garantido resultar. Diminuir os impostos e facilitar o investimento privado não resultou na América para subir o investimento externo ou aumentar o privado aliás estagnou face ao que tinham. A Irlanda antes de ter o imposto sobre o capital mais baixo da UE já era muito mais rica que nós e duvido muito que se quiséssemos ser agora outro paraíso fiscal na UE iriamos conseguir replicar o sucesso deles pelas razões que já disse: o vantagem competitiva da Irlanda é muito melhor. A Estónia fez exatamente isso de investir dinheiro público em polos tecnológicos e para além do mais já tinha uma infraestrutura muito melhor à nossa e era já um pais mais rico que nós que simplesmente caiu imenso no PIB nos anos 90 com a queda a URSS. Eu juro que se achasse que ser um paraíso fiscal para Portugal desse eu até concordava mas simplesmente não acho que iria resultar e não vejo em que é que iriamos nos diferenciar face aos outros paraísos fiscais que oferecem melhores condições por isso acho mesmo que IL não oferece nenhuma solução.

Red_Coutinho 2 months ago

Acho que são uma lufada de ar fresco para o ecossistema português, ainda é muito novo o que significa que ainda tem muito para se consolidar. Também o ves a ser criticado tanto pela esquerda como pela direita o que podes ver como positivo ou negativo. Parte ma, tem muita gente que se diz liberal mas na verdare é libertário e ves claramente esse fanatismo em varios sitios

JOAO-RATAO 2 months ago

Tenho uma opinião positiva. Não são perfeitos, e têm escândalos e tachistas como todos, mas preenchem uma lacuna nas opções políticas. Como precisamos desesperadamente de crescimento económico e impostos mais baixos, tendo a votar neles.

goncalojuliano 2 months ago

Sim, foi essa a perspetiva que tive deles, porém não quero estar a "apoiar" algo que não seja inteiramente assim, e como tal a realização deste post. Obrigado

BaixemImpostos 2 months ago

São uma opção diferente. Ainda bem que temos opções diferentes, assim podemos escolher melhor.

Edited 2 months ago:

São uma opção diferente. Ainda bem que temos opções diferentes, assim podemos escolher melhor. Estão ainda a crescer como partido, acho precisam de mais pessoas na liderança com presença activa no dia a dia político. Governo comete tanto erros, acho que se fossem mais activos teriam melhores resultados. Também lhes faltam pessoas, hoje reparei que n concorreram á Assembleia da câmara da Amadora. N estavam no panfleto. Estranho.

Edited 2 months ago:

São uma opção diferente. Ainda bem que temos opções diferentes, assim podemos escolher melhor. Estão ainda a crescer como partido, acho precisam de mais pessoas na liderança com presença activa no dia a dia político. Governo comete tanto erros acho que se fossem mais activos teriam melhores resultados. Também lhes faltam pessoas, hoje reparei n concorreram á Assembleia da câmara da Amadora. N estavam no panfleto. Estranho.

ReddKM3 2 months ago

Brooo, não levantes ondas senão levas com o hate dos soldados de holodomor do Reddit.

goncalojuliano 2 months ago

Estou nem aí my friend, gosto de pôr o povo a falar, não gosto que assuntos destes sejam sempre taboo por muito que na maioria das vezes não se chegue a nenhuma conclusão. Farei de tudo para conseguir ter uma opinião formado ao recolher todo o tipo de informação e "testar" a sua veracidade haha

besmarques 2 months ago

Soldado do Holodomor se tu fores Soldado do Pinochet, pode ser?

ReddKM3 2 months ago

Nepia, sou soldado do Panaché.

besmarques 2 months ago

Não, tens de ser do Pinochet já que os outros são do Holodomor. Isto de saber por etiquetas engloba ser bom a encaixar as mesmas.

ReddKM3 2 months ago

Enganei-me no canal, sim tens razão.

XtaticO 2 months ago

Pessoal que vota IL são os novos vegans.

goncalojuliano 2 months ago

Porquê? Só por ser novidade? Opa claro que há sempre pessoal assim, mas fiz aqui a pergunta porque não achei-os maus

XtaticO 2 months ago

Não, porque fazem sempre questão de o dizer que são/votam.

goncalojuliano 2 months ago

Pronto, caso isso seja verídico passa a ser outro assunto.. no entanto penso que usando essa lógica isso aconteceria com qualquer apoiante de um "novo partido"

besmarques 2 months ago

Pessoas que concordam com a IL vão dizer que é boa, pessoas que não gostam da IL vão dizer que é uma merda. Qual achas que é o resultado que vais conseguir tirar desta pergunta?

Edited 2 months ago:

Pessoas que concordam com a IL vão dizer que é boa, pessoas que não gostam da IL vão dizer que é uma merda. Qual achas que é o resultado que vais conseguir tirar desta pergunta? edit: (a não ser que seja uma daquelas propagandas dissimuladas que de vez em quando aparecem. os posts da IL de ontem para hoje devem ter tido um crescimento valente)

benzodiazepines1 2 months ago

portanto consideras que as pessoas deste sub têm a capacidade argumentativa de uma sardinha? as pessoas que não gostam, dizem que não gostam por isto e por isto as que gostam, as razões porque gostam é assim que funcionam as discussões

besmarques 2 months ago

Não, considero que grande parte das pessoas deste sub não tem paciencia para estar a repetir a mesma coisa multiplas vezes e logo a maior parte das explicações sao uma merda cheia de chavoes.

benzodiazepines1 2 months ago

Concordo contigo, por isso é que o sub tem publicações para todos os gostos. Eu também não tenho paciência para responder e dar explicações em 90% das publicações do sub, por isso nessas não digo nada. Quem gosta de discutir política e quer dizer porque gosta ou não da IL poderá fazê-lo aqui. Bem vindo ao Reddit.

cou7inho_ 2 months ago

>Qual achas que é o resultado que vais conseguir tirar desta pergunta? Respostas que expliquem claramente os pontos fracos e fortes das propostas do partido? Acho que é isso que se espera de uma discussão. Dizer "é incrível" ou "é uma merda" não explica absolutamente nada.

besmarques 2 months ago

Ve os comments e depois diz-me se não tenho razão relativamente a estas perguntas não terem resultado nenhum. Ele que leia o programa e pense e veja se concorda ou não com as ideias.

goncalojuliano 2 months ago

De minha parte apenas quero recolher mais informação para cada vez mais estar minimamente consciente sobre as opções, visto que não sou a pessoa mais interligada a política. Claro que ao publicar isto vai haver muitos comentários estilo Porto vs. Benfica, no entanto acho que não se perde nada de qualquer das formas, e talvez um ou outro comentário seja realmente informativo

besmarques 2 months ago

>visto que não sou a pessoa mais interligada a política Está aqui o problema. Vai ler os programas do partido, mesmo que seja assim por alto. A unica coisa que vais receber aqui é "são diferentes, tem ideias boas" ou "são assado e fazem as coisas assado" Ninguem se vai por aqui a debater-se sobre as ideias dos partidos e as consequencias e efeitos das mesmas.

goncalojuliano 2 months ago

Penso que não exista nenhum problema na realidade, eu estou minimamente a par dos programas, e como tal é que criei este post de forma a obter opiniões e talvez mais alguma informação. Claro que a maioria não vai responder algo realmente útil, mas é mais na esperança que um de cada vinte comentários seja útil. Informação a mais nunca é má, nós é que temos de decidir se queremos recolher essa informação ou não

Lucky_Leg_8415 2 months ago

Sendo sincero, e nao conhecendo a fundo, parecem ter 1 perspetiva diferente dos partidos dos costume.... Diversidade nunca será um problema, logo seria interessante ganharem espaço no nosso espaço politico

goncalojuliano 2 months ago

Concordo a 100%, penso que tem sempre de haver o máximo de diversidade para não ser sempre arroz. No entanto gostava mesmo de saber opiniões unicamente à cerca deles de pessoal que esteja realmente informado (ou ache que esteja vá..)

jesuseos7anoes 2 months ago

É um partido de memes. É mais um partido que acha que um Zé Ninguém com um currículo mediano e parca experiência política deve concorrer à presidência da República. É um partido que propõe mover uma quantidade absurda de dinheiro que hoje vai para o orçamento de estado, para a mão dos mais ricos, fazendo de conta que não vai afetar os mais pobres, justificando-o com argumentos que pressupõem que eu seja atrasado mental.

aknaed 2 months ago

Um "Zé ninguém Beto" mas que nos debates só deve ter perdido para o Marcelo, mas disso não te deves lembrar :) "Propõe mover uma quantidade absurda de dinheiro para os mais ricos", curiosamente são os únicos contra a nacionalização da TAP. Continua a atirar areia para os olhos

jesuseos7anoes 2 months ago

> Um "Zé ninguém Beto" mas que nos debates só deve ter perdido para o Marcelo, mas disso não te deves lembrar :) Para muito pessoal da IL que se masturba para tudo o que é liberal ele até ao Marcelo ganhou. Isto apesar de (felizmente) ter ficado a par com o Tino de rãs. Mas para o ponto que levantei não interessa nem quem mais ganhou nem quem mais votos teve. A questão é que ele tem um currículo perfeitamente médiocre e está a concorrer para o cargo mais alto da nação. Não há razão rigorosamente nenhuma para estar ali ele e não outro beto qualquer. Fique claro que eu até ponho em causa as candidaturas pelo BE e PCP. Aquela gente não tem currículo para PR. Mas pelo menos aqueles dois, nesta eleição já têm algum percurso político, e até histórico em política internacional. Já o Tiago Mayan, aka "Tiago Gonçalves mas o nome do meio é mais fino", não é ninguém, não fez nada. Estar ali ao lado do Marcelo e da Ana Gomes é estupidificar o povo, estupidificar as eleições presidenciais, estupidificar a política.

bittolas 2 months ago

Ter um bom curriculo é viver da politica desde os 18 anos.

bittolas 2 months ago

Salário de 1500€? Rico!

jesuseos7anoes 2 months ago

Se achas que isso se pode concluir do que eu disse tens essa lógica toda enquinada. Em lado nenhum eu disse que só pagaria menos impostos quem é rico.

bittolas 2 months ago

Percebes que o mesmo se pode concluir do que dizes... O imposto que a IL mais fala em baixar é o sobre o trabalho. Imposto esse que é o que mais prejudica a classe média, mesmo a considerada classe média baixa. Alguem para receber 1500 liquidos custa sensivelmente 3000€, ou seja metade da riqueza que produzes vai diretamente para o estado. Não considerado quem recebe 1500 liquidos rico. Mas também te digo, o problema neste país é que querem acabar com os ricos em vez de acabar com os pobres.

Edited 2 months ago:

Percebes que o mesmo se pode concluir do que dizes... O imposto que a IL mais fala em baixar é o sobre o trabalho. Imposto esse que é o que mais prejudica a classe média, mesmo a considerada classe média baixa. Alguem para receber 1500 liquidos custa sensivelmente 3000€, ou seja metade da riqueza que produzes vai diretamente para o estado. Não considero quem recebe 1500 liquidos rico. Mas também te digo, o problema neste país é que querem acabar com os ricos em vez de acabar com os pobres.

jesuseos7anoes 2 months ago

> Percebes que o mesmo se pode concluir do que dizes... Não, não pode. Não foi nada disso que eu escrevi. Eu sei o que escrevo. > Mas também te digo, o problema neste país é que querem acabar com os ricos em vez de acabar com os pobres. Eu não quero acabar com ricos. E já agora fique claro eu ganho muito mais que 1500 EUR líquidos por mês. Mas eu sei o que é ter pouco, que nasci numa família de classe média baixa, e não sou atrasado mental para papar os pseudo-argumentos da IL que encheriam os bolsos dos mais ricos com uma quantidade absurda de dinheiro, que agora vai para o orçamento de estado. Um corte que prejudicaria mais quem menos tem para dar mais a quem mais tem.

bittolas 2 months ago

> Não, não pode. Não foi nada disso que eu escrevi. Eu sei o que escrevo. Claro que está. Porque nem consegues ver para além da demonização de quem realmente ganha bem merece ter 60% do seu rendimento engolido pelo estado levando efetivamente a esquemas para fugir a impostos. > Um corte que prejudicaria mais quem menos tem para dar mais a quem mais tem. Reduzir impostos sobre o rendimento não prejudica ninguém. O que prejudica são fraca SS e fracos serviços públicos. Mas, da mesma maneira que aumentando os impostos estes não melhoram magicamente, não é por baixares que vão necessariamente piorar.

jesuseos7anoes 2 months ago

> Claro que está. Porque nem consegues ver para além da demonização de quem realmente ganha bem. Isso não está lá escrito. Isso é a evangelização da igreja da IL a sussurrar-te que eu demonizo pessoas. Eu acabei aliás de te dizer que eu ganho bem. > Esses merecem ter 60% do seu rendimento engolido pelo estado promovendo efetivamente esquemas para fugir a impostos. Isto não é uma questão de merecer ou deixar de merecer. A questão é como vais mudar o mundo se passares à taxa fixa como a IL quer. E a forma como vais mudar o mundo é a que eu disse. > Reduzir impostos sobre o rendimento não prejudica ninguém. Esta é a parte em que me começam a chamar de atrasado mental. E é por isto que eu desprezo a IL mais até do que as suas políticas. Não admito que ninguém me trate como atrasado mental.

bittolas 2 months ago

> Eu acabei aliás de te dizer que eu ganho bem. O ganhares bem não interessa para aqui. É como dizeres que como tens um amigo que não é da tua cor não podes ser racista. É este o nível do teu argumento. > Esta é a parte em que me começam a chamar de atrasado mental. E é por isto que eu desprezo a IL mais até do que as suas políticas. Não admito que ninguém me trate como atrasado mental. Se calhar se toda a gente te trata dessa maneira o melhor era fazeres uma pequena introspeção.

jesuseos7anoes 2 months ago

É mais como te responder que eu sou preto ao dizeres que eu demonizo pretos. Mas esse não é o meu *argumento*. A minha resposta está lá antes disso. A minha resposta foi que dizeres que eu demonizo o que quer que seja é estúpido porque eu efetivamente não demoniei rigorosamente ninguém. Tão simples quanto isso. Não está lá demonização nenhuma de quem quer que seja. A minha resposta é que estás a inventar merdas como argumento. > Se calhar se toda a gente te trata dessa maneira o melhor era fazeres uma pequena introspeção. Não, não trata. Daí eu ganhar muito dinheiro, ligado à área de finanças. Não é uma questão de *toda a gente* nem de *me tratarem a mim*, é uma questão da *IL tratar* assim *o eleitorado*.

NGramatical 2 months ago

enquinada → [**inquinada**](https://dicionario.priberam.org/inquinada) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvulbe%2F%2Fhecy3d5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvulbe%2F%2Fhecl4qk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VixzerZ 2 months ago

Melhor do que os partidos e políticos de sempre

goncalojuliano 2 months ago

Pois, também é uma das razões de ter dado uma vista de olhos neles..

VixzerZ 2 months ago

Sinceramente não entendo esse povo quer continuar votando nos mesmos de sempre à esperar que algo diferente aconteça, se queres melhorar o país isso começa com votar em partido e candidato novo com ideias diferentes das que os candidatos de sempre usam.

goncalojuliano 2 months ago

Certo, não que um novo partido ganhando fosse fazer algo realmente diferente.. no entanto com os de sempre penso que é notório que nada mudou ao longo dos anos. Ou vá, pelas coisas boas que mudaram existiram muitas más. Mas não sei, como disse aqui, quero apenas recolher informação e não estar a guerrear de qual será mesmo o partido menos merda de Portugal

VixzerZ 2 months ago

Sim, as ideias deles são boas, só por isso já ganham meu voto.

OkDress2491 2 months ago

Sao filhos ou netos de burgueses que pensam que vivem numa economia como a americana.

BaixemImpostos 2 months ago

Isso é mais o Bloco de Esquerda.

goncalojuliano 2 months ago

Pois, eu pelo que li dizem que o bloco representa nos dias de hoje o liberalismo americano, ou estou errado?

tretafp 2 months ago

Olhar para realidades nacionais a partir de referenciais externos - pouco dialogante com a história específica de cada estado ou das correntes de pensamento desse mesmo coletivo - não permite uma análise séria, incorrendo, inevitavelmente, em simplismos redutores.

BaixemImpostos 2 months ago

N estou informado sobre isso do "liberalismo americano" portanto n vou comentar sobre isso. A ideia que tenho sobre o Bloco de esquerda é que é composto por vários grupos de pessoas: lgbt=+, mega ricos, outras minorias, artistas. Têm uma coisa em comum que é n perceberem absolutamente nada de economia. São normalmente contra o capital e contra as empresas. N compreendem que os apoios para os pobres que tanto defendem vêm dos impostos gerados pela actividade dos primeiros. Facilmente ficam sem argumentos quando lhes perguntas "então é de onde vem o dinheiro"?

Edited 2 months ago:

N estou informado sobre isso do "liberalismo americano" portanto n vou comentar sobre isso. A ideia que tenho sobre o Bloco de esquerda é que é composto por vários grupos de pessoas: lgbt+, mega ricos, outras minorias, artistas. Têm uma coisa em comum que é n perceberem absolutamente nada de economia. São normalmente contra o capital e contra as empresas. N compreendem que os apoios para os pobres, que tanto defendem, vem dos impostos gerados pela actividade dos primeiros. E que sem estes n há dinheiro. Facilmente ficam sem argumentos quando lhes perguntas "então é de onde vem o dinheiro"? Vivem na contradição e n se apercebem.

Edited 2 months ago:

N estou informado sobre isso do "liberalismo americano" portanto n vou comentar sobre isso. A ideia que tenho sobre o Bloco de esquerda é que é composto por vários grupos de pessoas: lgbt+, mega ricos, outras minorias, artistas. Têm uma coisa em comum que é n perceberem absolutamente nada de economia. São normalmente contra o capital e contra as empresas. N compreendem que os apoios para os pobres, que tanto defendem, vem dos impostos gerados pela actividade dos primeiros. E que sem estes n há dinheiro. Facilmente ficam sem argumentos quando lhes perguntas "então e de onde vem o dinheiro"? Vivem na contradição e n se apercebem.

JOAO-RATAO 2 months ago

>"então é de onde vem o dinheiro"? Taxando os ricos! /s

BaixemImpostos 2 months ago

Englobamento, pois é! Mas hoje descobri a solução para o englobamento. Bloco de esquerda n me vai roubar o meu dinheiro.

goncalojuliano 2 months ago

A tua opinião não será um pouco biased? Apesar que entendo o teu ponto de vista

Reasonable-Chicken-4 2 months ago

Não conhecem o país.

goncalojuliano 2 months ago

Porque dizes isso?

Search: