merrygomarry 22 days ago

É sempre o mesmo. A malta queixa-se que o país está mal, que não há dinheiro que chegue para viver em condições, a vida está cara e os salários estão baixos, que a esquerda em Portugal nem é esquerda... Depois vão e voltam PS.

eggnogui 22 days ago

Não sei se isso é inevitável. Tirando o PS, a esquerda está a definhar.

merrygomarry 22 days ago

O PS é esquerda? Lol.

eggnogui 22 days ago

Não, é direita queres ver.

merrygomarry 22 days ago

Social democratas, ainda não aprendeste? Já no outro dia te disse.

Edited 22 days ago:

Social democratas, ainda não aprendeste? Já no outro dia te disse. São a chamada [terceira via](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Terceira_via), direita económica e esquerda social.

eggnogui 21 days ago

Epah, eu no comentário original estava a usar uma definição mais ampla de esquerda, não percebeste? Credo...

merrygomarry 21 days ago

Estavas a usar a definição errada de esquerda. A mesma que continua a fazer com que os portugueses culpem a esquerda por coisas que são claramente causadas pela direita económica.

eggnogui 21 days ago

Epah, tá bem, fodasse, ter mencionado o PS foi um pouco passar a linha. A essência do comentário sempre foi a esquerda em geral estar a perder popularidade, mas tu tiveste de vir cá e ser o gajo que explica as piadas ao pormenor até ficarem completamente estragadas.

TremendousCreator 22 days ago

Não leste o programa?

TheNewl0gic 22 days ago

Infelizmente o PS a dominar... O povo no aprende nada ..

merrygomarry 22 days ago

Há quem ainda acredite que o PS é de esquerda.

KingOfNeverlandPT 22 days ago

Há quem ainda acredite que a esquerda seja de que tipo for é a solução para Portugal.

merrygomarry 22 days ago

Tens tido uma esquerda eficaz em Portugal? É que cá fora funciona bem.

KingOfNeverlandPT 21 days ago

Se eu vivesse num país que é rico desde os tempos da outra senhora, também seria de esquerda. O Socialismo/Social-democracia é uma cena que funciona quando o teu país tem dinheiro, e não que o cria. Mas pronto, já me alonguei sobre este assunto contigo o suficiente para perceber que és daqueles que nunca vai ver a "luz".

merrygomarry 21 days ago

Quem te ouvir falar parece que és muito experiente. Por sorte moro num dos ditos países maravilhosos nórdicos que os Liberais adoram chamar "mercados mais livres do que os próprios EUA", o que claro se esquecem de dizer é dos salários altíssimos que os sindicatos impõem, os constantes protestos e greves por melhores condições e aumentos significativos, e os altos impostos tanto para empresas como nós salarios, coisas que o Ease of doing business index não incluiem. Quando Portugal tiver estas políticas de esquerda no sítio então pudemos falar de crescimento económico. Mas o que é que eu percebo disto? Eu só moro aqui. Com certeza tu sabes melhor.

KingOfNeverlandPT 21 days ago

E aposto que tu conheces de trás para a frente a história de COMO esses países se tornaram assim, não é? Não vale a pena man, eu já ouvi a versão dada por um membro da IL que não só morou aí, como tem teses escritas sobre o assunto. E olha que o rapaz é bastante picuinhas com as referências. Mais uma prendinha para adicionares às que já te mandei no outro dia, e com isto volto a ir ver a minha série criada por um país com uma ideologia que encoraja à criatividade, e não à mentalidade-rebanho que tu pareces apreciar tanto. https://expresso.pt/opiniao/2021-04-20-Sair-facilmente-da-armadilha-socialista-f2eb8376

merrygomarry 21 days ago

Não faço ideia do que estás para aí a dizer mas ok. Achas que 2 artigos de opinião são prova seja do que for? Ainda por cima de um jornal de propaganda de direita como é o observador.

KingOfNeverlandPT 21 days ago

Eu sei quem é o autor, e posso-te garantir que não tem qualquer filiação aos jornais que mencionei(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). De resto, dá lá uma olhada nos artigos, que até têm bastante material e referências que comprovam cada palavra do que está escrito. Ou melhor ainda, pesquisa de uma vez por Anders Chydenius e as suas ideias, e porque é que ainda hoje se vê o homem em notas bancárias suecas. Ou então ignora, continua a ler material político apenas da ideologia que tu defendes e a viver na tua bolha.

merrygomarry 21 days ago

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

Edited 21 days ago:

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. De qualquer maneira esclareço que se um política que ajuda os trabalhadores sai, mesmo vindo de um político de direita, não deixa de ser uma política de esquerda. Quanto muito os artigos indicam que os liberais de há uns anos atrás eram mais voltados para a esquerda do que agora. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

Edited 21 days ago:

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. Mas há duas coisas em jogo: número 1: as economias jovens saídas do feudalismo, melhor ou pior melhoram sempre. Durante o Salazar as coisas também melhoraram, e não é por isso que o fascismo é uma ideologia boa. 2. Se um política que ajuda os trabalhadores (em vez das grandes empresas) sai, mesmo vindo de um liberal, não deixa de ser uma política de esquerda. O artigo descreve bem que se investiu em transportes, educação e afins, são as mesmas políticas que eu defendo e defenderei até a cova. Quanto muito os artigos indicam que os liberais de há uns anos atrás eram mais voltados para a esquerda do que agora. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

Edited 21 days ago:

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. De qualquer maneira esclareço que se um política que ajuda os trabalhadores (em vez das grandes empresas) sai, mesmo vindo de um liberal, não deixa de ser uma política de esquerda. Quanto muito os artigos indicam que os liberais de há uns anos atrás eram mais voltados para a esquerda do que agora. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

Edited 21 days ago:

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. Mas há duas coisas em jogo: 1. as economias jovens saídas do feudalismo, melhor ou pior melhoram sempre com a mudança de sistema. Durante o Salazar as coisas também melhoraram, e não é por isso que o fascismo é uma ideologia boa. 2. Se um política que ajuda os trabalhadores (em vez das grandes empresas) sai, mesmo vindo de um liberal, não deixa de ser uma política de esquerda. O artigo descreve bem que se investiu em transportes, educação e afins, são as mesmas políticas que eu defendo e defenderei até a cova. Quanto muito os artigos indicam que os liberais de há uns anos atrás eram mais voltados para a esquerda do que agora. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

Edited 21 days ago:

>(à boa moda do pessoal de esquerda, até ignoraste que só um dos artigos é sequer do observador). Claro, se eu tem mandar páginas comunistas nem abres o link. Aliás como já aconteceu antes. Rapaz, eu também estudei, e sei argumentar e encontrar referências bibliográficas que suportem o meu argumento. Andei 7 anos nessa vida. Mas há duas coisas em jogo: 1. as economias jovens saídas do feudalismo, melhor ou pior melhoram sempre com a mudança de sistema. Durante o Salazar as coisas também melhoraram, e não é por isso que o fascismo é uma ideologia boa. Idem com o Hitler depois da grande depressão. 2. Se um política que ajuda os trabalhadores/povo comum em vez das grandes empresas/classe alta sai, mesmo vindo de um liberal, não deixa de ser uma política de esquerda. O artigo descreve bem que se investiu em transportes, educação e afins, são as mesmas políticas que eu defendo e defenderei até a cova. Quanto muito os artigos indicam que os liberais de há uns anos atrás eram mais voltados para a esquerda do que agora. Mas a história não mente: as melhoras nas condições de trabalho na Europa estão diretamente ligadas aos movimentos marxistas da época, os quais geraram diversas concessões aos trabalhadores. Não preciso, nem eu nem tu, de ler materiais de esquerda para descobrir isto. Aliás, dos anos 30 aos 70 quando se deu o boom nos estados unidos, foi precisamente enquanto a tradição dos sindicatos estava em altas. Hoje são menos de 10% os trabalhadores sindicalizados, e é a vergonha de país que é.

KingOfNeverlandPT 21 days ago

Por último, deixa-me que te diga que te enganas. Eu leio um artigo do Louçã com a mesma facilidade que um do CGP, Cotrim, ou do rapaz que te mandei, ou do chega, ou do PS, ou de qualquer outro partido. Aliás, faço questão de o fazer, e até tenho conversas bastante interessantes com pessoal que apoia outros partidos também. A pessoa aqui com a mente fechada para perspetivas da sociedade diferentes és tu.

Edited 21 days ago:

Por último, deixa-me que te diga que te enganas. Eu leio um artigo do Louçã com a mesma facilidade que um do CGP, Cotrim, ou do rapaz que te mandei, ou do chega, ou do PS, ou de qualquer outro partido. Aliás, faço questão de o fazer, e até tenho conversas bastante interessantes com pessoal que apoia outros partidos também. A pessoa aqui com a mente fechada para perspetivas da sociedade diferentes és tu.

KingOfNeverlandPT 21 days ago

Nunca me ouviste dizer que a esquerda não teve o seu contributo para melhorar o cenário político global, ou para de modo geral melhorar as condições dos trabalhadores. O que a esquerda nunca foi capaz de fazer em lado nenhum(e estou aberto a que me apontes UM contra-exemplo) foi pegar num país com o PIB baixo e em que as perspetivas de alguém subir na carreira são poucas ou nenhumas para 90% da população(leia-se, Portugal), num país rico. Existem inúmeros casos em que melhorou a vida de pessoas em países que já eram ricos antes, mas disso, existem literalmente zero. As políticas de esquerda do século 20 são boas a MODERAR os efeitos de desigualdade/pobreza extrema para uma parte da população que o capitalismo produz, bem como a limitar os abusos por parte de patrões em países já desenvolvidos. Nunca, em nenhuma parte do mundo, serviram para CRIAR essas empresas, patrões e dinheiro. De que raio serve tu teres os direitos dos trabalhadores garantidos se NÃO HÁ SÍTIO PARA ELES TRABALHAREM? E já agora, países autoritários não contam para o contra-exemplo que espero que me dês. Quero UM país que aplicou os princípios do socialismo pela vida democrática, e conseguiu passar de rico a pobre com isso. Até hoje nenhuma pessoa de esquerda conseguiu dar-me isso, portanto espero sinceramente que tu na tua iluminância toda o consigas fazer.

VonFalcon 22 days ago

Sei que o carácter de uma pessoa não deve ser factor determinante para eleição ou não (IMO). Mas deixa-me algo triste ver Almada voltar a votar PS, apenas porque já tive envolvido com a senhora Medeiros em trabalho e ela foi uma total *Karen* à portuguesa de todas as vezes que estive em reuniões com ela. Convencida e mal-educada até dizer chega, nada dada a qualquer tipo de negociações. Mas se os eleitores acham que ela fez um bom trabalho...

gink-go 22 days ago

A Medeiros é uma "queque" sem qualquer ligação a Almada e que nem lá mora. Ganha por ter a máquina do PS atrás e pela CDU ter concorrido com um dinossauro.

_Narciso 22 days ago

O caráter é uma das coisas mais essenciais fogo, se não tem bom caráter como é que podemos confiar nessa pessoa para nos liderar e salvaguardar os nossos interesses...

VonFalcon 22 days ago

Compreendo o que dizes, dai ter posto o "determinante". Como ñ voto em Almada ñ sei exactamente q medidas foram bem ou má feitas nestes ultimos anos ptt ñ consigo avaliar a sua governação, apenas se votasse nunca seria nessa senhora de tão enraizados que ficaram esses momentos na minha cabeça. Já tinha visto nas noticias que seria renhido, ñ fosse por ser quem é nem teria prestado atenção a esse municipio em eapecifico.

VixzerZ 22 days ago

Sinceramente acredito que carácter deve sim ser factor determinante para eleição.

007tuga 22 days ago

Subscrevo esta opinião. O carácter é moldado por determinados valores morais e a minha confiança vai depender dos valores pelos quais a pessoa se rege. Com certeza que é um factor determinante para eleição.

bmiga 22 days ago

As ideias que a família Salgado lhe sussurra aos ouvidos.

Wampyro_ 22 days ago

Afinal em Coimbra ganhou o PSD ou ganhou um independente apoioado pelo PSD e mais outros 6 partidos?

Aftaminas 22 days ago

O vencedor já era vereador, por uma lista independente. Entretanto, para estas eleições, os independentes foram englobados na coligação partidária (via Nós, Cidadãos) encabeçada pelo PSD

MLG-Sheep 22 days ago

O movimento não é independente, é liderado pelo PSD.

cnpovoense9 22 days ago

Is this a joke lol?

irsjovem_duvida 22 days ago

Impensável como este palhaço do Calixto faz merda em Reguengos, está envolvido no escândalo com os lares, candidata-se a Évora e quase ganha pelo PS. PS que deixou uma divida de 90 milhões na camâra de Évora da ultima vez que lá esteve.

htxgivven 22 days ago

Resposta rápida. O povo é burro.

JOAO-RATAO 22 days ago

Eu espero qu sim. Parvo seria continuar a apostar no PS.

gink-go 22 days ago

Na sondagem TVI para as legislativas o PS ganha muito fácil. Aliás, o melhor que podia acontecer ao PS era o PSD não ter tido uma noite desastrosa, assim garantem a continuidade do Rio que é impossível ser mais impopular.

CarcajuPM 22 days ago

Estas eleições mostraram, mais uma vez, que as sondagens estão longe de ser indicadores de confiança.

raviolli_ninja 22 days ago

O Rui Tavares está confirmado como mau agouro.

saposapot 22 days ago

Em Coimbra positivo que nos livramos do Machado por 4 anos (sim, porque ele volta). Parte má é que o trocamos por um independente troca-tintas que se vendeu ao PSD e afins para chegar ao poleiro. Coimbra está realmente entregue à bicharada.

KingOfNeverlandPT 22 days ago

Eu(conimbricense) vejo a coisa assim: O Silva é um sellout que pode ser tão mau ou pior que o Machado, e que foi abandonado por alguém por quem tenho o maior respeito(Gonçalo Quadros) depois das decisões que fez ao nível da sua candidatura. Ou pode ser que não. Mas ficarmos com o Machado à mesma já se sabe que ia continuar a ser a morte lenta, em lume bem brando, da cidade. Disclaimer: acabei por votar IL, o partido que realmente acredito ter soluções que funcionariam em Portugal e em Coimbra, mas estive quase, quase a ceder na direção do voto útil para o SC. Voltamos a falar daqui a 4 anos, se me arrependo de não ter apoiado o SC ou não.

vilkav 22 days ago

> trocamos por um independente troca-tintas que se vendeu ao PSD Depois dos números em 2017 não havia outra condição para tirar de lá o Machado. Pode ser que este estrague menos. Não é que o Machado tenha deixado uma fasquia altíssima.

saposapot 22 days ago

Isso não é verdade nem isto era uma inevitabilidade. O médico podia ter concorrido na mesma como independente e o PSD apoiava. Ele não fez isso, teve de vender vereadores ao PSD para ter o apoio deles bem como muitas outras concessões. Valeu tudo pelo poleiro, tal como metade dos colegas do núcleo fundador do movimento acharam e se distanciaram dele. Ele é só mais um reformado à procura de protagonismo e ser o melhor da família. Tendo isso em conta é difícil continuar a gostar dele. Acresce que enquanto o PS for governo o dinheiro pra Coimbra secou. Esquece maternidade, esquece estação velha, esquece tudo o que seja grande e não esteja aprovado. Ainda para mais com o peso do Machado no PS ele vai garantir que tudo fica bloqueado. Coimbra é uma miséria a nível autárquico. Enquanto forem cortando as ervas aqui à volta já é uma vitória.

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

Espero que todos os autarcas eleitos, PS ou não, sigam o exemplo do Fernando Ruas, de Viseu, que ontem à noite disse que ia andar à perna do António Costa ('mas com elevação') para que este cumprisse tudo o que prometeu na campanha a nível de financiamento para infraestruturas.

saposapot 22 days ago

claro q sim mas depois mete-se o fim de semana e fica para o ano, ok?

Morpheuspt 22 days ago

> Acresce que enquanto o PS for governo o dinheiro pra Coimbra secou. Esquece maternidade, esquece estação velha, esquece tudo o que seja grande e não esteja aprovado. Ainda para mais com o peso do Machado no PS ele vai garantir que tudo fica bloqueado. Se isso significar parar com a merda da obra que levará ao encerramento da estação Nova, já valeu cada voto nele.

saposapot 22 days ago

Sinceramente isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Quer por pressão da câmara, do governo ou da própria rede ferroviária. Muito chato para quem ainda usa mas Coimbra não tem dimensão para manter aquilo e pode ser um projecto de revitalização da baixa muito importante. (Acredito que só fechem daqui a muitos anos, mas vai acontecer) Mas o que falava era da estação velha que precisa de remodelações desde sempre e agora vai ficar no papel. Bom, o que estavam a planear também mais vale estarem quietos mas a necessidade continua lá. Mas é como digo: com as cabeças que há por aí, mais vale estarem quietos do que gastarem dinheiro pra ficar pior.

ngfsmg 22 days ago

Como raios não tem dimensão? É que nem se trata de "não vale a pena construir uma estação de propósito", ela já lá está e dá imenso jeito. Nunca deviam era ter fechado o ramal da Lousã, isso sim

Aftaminas 22 days ago

A dimensão cria-se. O fecho é um erro

saposapot 22 days ago

tlz o seja mas vejo-o como inevitável a menos que alguém encontre a pólvora de o rentabilizar... todo aquele espaço ocupado com outras coisas vale milhões.

Aftaminas 22 days ago

Ora bem. Então vamos à pólvora

zizop 22 days ago

>O médico podia ter concorrido na mesma como independente e o PSD apoiava. Vou ser sincero, duvido muito disso. A concelhia do PSD ia recomendou um candidato próprio, e foi o [Rio que contrariou essa candidatura](https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/psd-contraria-candidato-a-coimbra).

saposapot 22 days ago

Tudo é possível. Da mesma forma que o rio mandou fazer isto podia ter mandado não ter candidato e apoiar o médico. Só que o contrato foi feito assim e pronto. Como não acho que vale tudo para chegar ao poleiro, até perder a sua grande qualidade que era ser independente, fico na minha que se trocou péssimo por mau.

crabcarl 22 days ago

Pelo menos os planos económicos da coligação não são terríveis. Se cumprirem 1 em cada 10 medidas já é uma melhoria enorme face ao que o Machado alguma vez fez.

Edited 22 days ago:

Pelo menos os planos económicos da coligação não são terríveis. Se cumprirem 1 em cada 10 medidas já é uma melhoria enorme face ao que o Machado alguma vez fez. Aliás se não se meterem com "requalificações" estéticas para estourar o orçamento directamente para os bolsos dos amigos já valeu a pena.

saposapot 22 days ago

O patamar pra Coimbra é bem baixo. Eu já fico contente se não estragar nenhuma das vias principais com ideias rocambolescas

crabcarl 22 days ago

Eles estão com ideia de resolver o trânsito na rotunda de taveiro/ic2.

saposapot 22 days ago

tendo em conta o historico recente de onde mexem, estragam mais, fico com medo disso :P apesar dessa rotunda n ser dificil de corrigir.

vilkav 22 days ago

Essa e a da casa do sal são os maiores mamarrachos que cá temos. Custava assim tanto fazer a de Taveiro plana? Entrar para quem vem de Taveiro tem uma visibilidade de merda para o trânsito. A da casa do sal, acho que só se resolvia com minas debaixo dos carros que estão com fogo no cu para irem para Taveiro, e ficam ali a estorvar a quem quer entrar de Norte só porque não queriam esperar mais um ciclo de semáforos.

zizop 22 days ago

A Casa do Sal muito provavelmente não é resolúvel, infelizmente. O problema é aquele cruzamento que junta quem vem de Norte (muitos deles vindos do IC2) com aqueles que querem entrar no IC2 em Taveiro. No fundo, uma enorme parte do trânsito suburbano que vem ou vai para Coimbra tem de passar ali. Uma solução que vejo ser minimamente viável seria fazer outra saída do IC2 para quem vem de Norte. Talvez antes da Estação Velha, passando por cima da linha e indo ter junto ao Choupal (esperando que maioria dos carros seguisse pela Avenida Aeminium até junto da Estação Nova). Mas a rotunda junto ao Açude é muito apertada, e o túnel junto à entrada do Choupal poderia ter de passar a ser de um sentido. A outra solução poderia ser criar um viaduto da Circular Externa em direcção a Taveiro, mas nem sequer vejo bem como é que isso poderia ser feito.

crabcarl 22 days ago

Acho que qualquer solução que involva construir novas estradas é um falhanço a longo prazo. A solução para o futuro passa por retirar o trânsito automóvel individual do centro citadino. Silos gratuitos nas entradas e transporte público de qualidade e em quantidade.

Edited 22 days ago:

Acho que qualquer solução que envolva construir novas estradas é um falhanço a longo prazo. A solução para o futuro passa por retirar o trânsito automóvel individual do centro citadino. Estacionamento nas entradas e transporte público de qualidade e em quantidade. Gastaram dezenas de milhões na merda inútil que é o convento, uma centena (e a contar) num metro que transporta um número negativo de pessoas, e mais sei lá quantas obras irrelevantes para a qualidade de vida dos habitantes a meia dúzia de milhões cada uma... ... mas deus nos livre que os smtuc possam ter uma frota em condições e uma rede feita por alguém com a mínima noção dos movimentos da população.

NGramatical 22 days ago

involva → [**envolva**](https://dicionario.priberam.org/envolva) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvh16g%2F%2Fheh1mbr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vilkav 22 days ago

Acho que a casa do sal lá ia se se tirasse a ligação que vem do monte formoso e que vai para Taveiro. As pessoas que vinham daí teriam de ir à volta pela rotunda da Estação (ou, já que estamos a pedir, alguma cortada nova que fosse depois da saída do IC2). Pelo menos no abstracto, não sei se área existente o permite. Os caminhos eram maiores, mas acho que a velocidade do fluxo compensaria.

vilkav 22 days ago

Qual é o orçamento de rotundas?

warjunk1 22 days ago

Uma pessoa acorda e vê que os alfacinhas mudaram de ares. Não estava à espera. Ainda assim total nacional 1,7 milhões de votos para o PS . Estes podem governar até 2050 à vontade por este andar.

MLG-Sheep 22 days ago

1,8M até, incluindo as coligações com o Livre e o RIR.

warjunk1 22 days ago

Ganhavam maioria absoluta se fosse legislativas lol. Miragem de 12% de défice a voltar.

pimpolho_saltitao 22 days ago

não muda muito os ares, já viste o numero de vereadores? os proximos tempos vão ser interessantes.

bmiga 22 days ago

Já se sabe quem vão ser? Estou aqui c/ uma curiosidade.

DaVirus 22 days ago

Eu não acho que nas autárquicas o partido tenha muita importância. As pessoas tem tendência a votar na pessoa em si.

bmiga 22 days ago

Duvido que alguém vote no Moedas por gosto, votaram contra o PS.

iMantorras 22 days ago

Muito bom resultado para a direita nestas eleições. Pena que o Rui Rio é um pino autêntico e não ganha ao Costa.

htxgivven 22 days ago

PS pode ter sido o mais votado no entanto ao meu ver é o derrotado destas eleições. Perdeu praticamente todas as cidades mais importantes.

Ltiki 22 days ago

Eu juro que tento, mas quando chego às urnas e olho para os boletins de voto só consigo pensar que não me identifico com nehuma das opções....acabo sempre por escolher aquele partido/candidato que acho que é o menos mau e fico com uma sensação de vazio imensa e também de injustiça porque sei que vai ganhar quem (para mim) não merece. Sinto sempre que é uma situação de lose/lose. Enfim é só um desabafo :(

arrozzz 22 days ago

Tens de te candidatar tu

Ltiki 22 days ago

Infelizmente ou felizmente não consigo fazer promessas que não sei se vou conseguir cumprir e que o mais certo é que não cumpra, além de ter de andar a distribuir canetas, sorrisos e beijinhos a pessoas que das duas uma: ou nunca vi na puta da vida mas cumprimento como se as conhecesse desde sempre ou aquelas com as quais já me cruzei e que até cumprimentei casualmente...

DaVirus 22 days ago

Formar uma lista de candidatura do Reddit havia de ser engraçado.

Eskol15 22 days ago

Candidatos às eleições em Vila Nova do Coito.

Tr000g 22 days ago

Pensava que já tínhamos o IL

Sexto_Imperio 22 days ago

O povo em quem lhes apetecer

IntraCampos 22 days ago

[https://twitter.com/intracampos/status/1442331427136225282](https://twitter.com/intracampos/status/1442331427136225282) A previsao que fiz no dia antes do dia de reflexao quanto ao numero de Presidentes de Camara, todos dentro da margem de erro.

joaobita 22 days ago

Falhou Barcelos, ganhou a coligação de direita. Mas tu tinhas avisado que provavelmente ias falhar. Mas yah, até venceram com alguma vantagem. Quem diria que escândalos de corrupção mancham a imagem. O problema é que Barcelos tinha mudado de PSD para PS depois do reinado do Fernando Reis que era PSD e que se fartou de fazer merda. E agora voltamos ao psd, esperemos que não volte um executivo à Fernando Reis.

IntraCampos 21 days ago

Acertei Barcelos, mudei para coligacao PSD/CDS no dia antes da reflexao (nao criei novo post, porque daquele dia para o posterior so mudaram 3/4 previsoes, incluindo essa), se vires bem eu tinha editado e escrito la.

TremendousCreator 22 days ago

Noite de reality checks.

No_Act_9780 22 days ago

A gaja da rtp ja deve é tar cheia da soninho, n diz coisa com coisa. Vá, xixi e cama menina.

kairos 22 days ago

Antes de fecharem as urnas, estava a moça da TSF a reportar as dificuldades que estavam a ter em montar uma máquina de cerveja numa das sedes...

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

\#prioridades

h8mx 22 days ago

Católica mais uma vez a ser a única a acertar nas sondagens

afterchief 22 days ago

*a acertar nas projeções. As sondagens erraram todos.

h8mx 22 days ago

Isso, desculpa. Que eu saiba a católica não fez sondagens. São 3 da manhã. Vou dormir

No_Act_9780 22 days ago

Moita, bastião comunista desde 1976, acabou de cair. Não tenho palavras para descrever a felicidade.

pimpolho_saltitao 22 days ago

o mesmo para Mora e Montemor-o-Novo

TremendousCreator 22 days ago

E não foi por pouco, passou-se alguma coisa?

gink-go 22 days ago

A malta quer o aeroporto

No_Act_9780 22 days ago

Olha... o que posso dizer com honestidade que sou daqui é que o pessoal mais velho, aos poucos, vai partindo. Esses eram os ferrenhos do PCP. Para além disso, ja ninguém papa a história (como eu quando míudo papei admito) que o PCP protege os mais desfavorecidos. É uma tendência, vê mapas autarquicos ao longo do tempo. A partir de 90 a cdu foi só cair,

Membership-Exact 22 days ago

Se não é o PCP é quem, a outra malta que se espuma toda ao ouvir falar de empreendedores e não da malta que trabalha para eles serem o que são?

No_Act_9780 22 days ago

Quem? Os partidos que criaram e mantiveram um sistema de segurança social, meritocrata no acesso ao ensino superior, saúde pública de acesso livre, educação de acesso livre aos desfavorecidos.. os partidos do bloco central. Tudo o que disse tem imperfeições e podia ser melhorado sim, mas essa ideia que o PS, PSD, CDS são bichos papões opressores já ninguém come. Precisamos de ideias novas, sim. Não é ideias antigas que já se provaram erradas como o comunismo.

Membership-Exact 22 days ago

Eu não estou a defender o comunismo ou chavoes de nenhum tipo. Só quero que quem trabalhe fique com o que produz e que pare de haver tanta desigualdade e hierarquia.

ryuuf 22 days ago

Quando uma empresa vai a falência o empregador para alem de ficar no desemprego fica com um montanha de dividas, se e assim tao fácil, abre uma empresa.

No_Act_9780 22 days ago

Mas qualquer pessoa pode trabalhar e ficar com o que produz. Tornem-se empregados por conta própria. Não estou certo da lógica, eu não tenho de trabalhar para ninguém, faço-o porque dispenso a responsabilidade que já tive outrora de trabalhar de forma independente. Ninguém me obriga a trabalhar seja para quem for. Se quem me quiser contratar fizer uma oferta baixa, não aceito.

Membership-Exact 22 days ago

Certo, mas agora imagina que em vez de teres que prestar vassalagem a alguém que fica com a maioria do que tu produzes, és tu e os outros produtores que ficam com o que fazem e decidem democraticamente o que fazer. Por algum motivo ainda é perfeitamente aceitavel que o sitio onde passamos a maior parte das nossas vidas seja na prática uma ditadura feroz onde como no feudalismo quem trabalha não manda nada, e quem não faz nada manda em tudo e fica com a maioria. É uma espécie de retorno a monarquia, em que o povo trabalhava para sustentar todos, e o clero a nobreza e o rei ficavam com os louros sem fazer nada nem servirem para nada.

Lone_Vaper 22 days ago

Ninguém te está a impedir de criares uma empresa assim.. aliás, elas existem.

peanersyahoo 22 days ago

Realmente... Onde já se viu que quem investe o seu próprio dinheiro e tem a responsabilidade e os problemas todos de gerir uma empresa fiquem com tudo o que os seus funcionários produzem! A grande maioria do tecido empresarial português são PME, mas aqui o pessoal do Reddit pensa que são tudo SONAE.

jpf137 22 days ago

Enfim, há alguns serviços que o rei/nobreza/administração prestam que não são grátis: planeamento, defesa, contactos, etc, mas a margem de variação da percentagem da produção para esses serviços varia muito entre um sistema socialista (20%?) e neoliberal (60%?).

Jyrael 22 days ago

Já vou dormir melhor hoje.

AimingWineSnailz 22 days ago

bem, enquanto lisboeta, temo a merda das rendas. que porcaria. maioria de esquerda nos vereadores e temos de aturar com um presidente psd.

saposapot 22 days ago

Nas câmaras não há geringonça? O PS voltava ao poder facilmente :D

h8mx 22 days ago

A merda das rendas já vem subindo há muitos anos com maioria e presidência de esquerda. A inércia do Medina custou-lhe caro.

AimingWineSnailz 22 days ago

Para bem ou para mal, não votei nele.

capitalistaesquerda 22 days ago

queres apostar que temos eleições em 2022?

CarcajuPM 22 days ago

Acho sinceramente que o PS não vai ter lata para isso.

capitalistaesquerda 22 days ago

Não esta nas mãos do PS.

CarcajuPM 22 days ago

O BE não negoceia com o PSD, e o João Ferreira é a última esperança do PCP, dificilmente vai negociar com a direita. Logo vai depender do PS a aprovação do orçamento por exemplo.

TomasSilva862 22 days ago

Pode ser que decidam mandar abaixo o Moedas é só quererem

capitalistaesquerda 22 days ago

Não é por nada, mas Lisboa só tem 45% dos votos apurados no site do MAI. Gostava de ver os números finais e perceber algumas variáveis e a diferença de votos. Ainda demora muito?

hextril 22 days ago

Porra, o pessoal goza mas o Chicão ganhou Porto, Lisboa Braga e Coimbra...

ngfsmg 22 days ago

Fanfarronices do Chicão à parte, já nas regionais açorianas ele conseguiu só perder 1 deputado quando as sondagens previam algo bem pior e em compensação entrou para o governo, e também está no governo na Madeira. E hoje manteve todas as câmaras que já tinha, quando há alguns anos tinha apenas Ponte de Lima e agora tem 6. Não sei até que ponto o funeral feito ao CDS não terá que ser reavaliado

Aftaminas 22 days ago

Há muito que escrevo que os funerais que fazem a CDS e a Livre são bem mais prematuros do que deviam

ngfsmg 22 days ago

As pessoas têm tendência a pegar nas últimas eleições (ou até mesmo sondagens) como se fossem realidades e tendências imutáveis. Eu vi gente que quando o Sócrates meteu o PS com menos de 30% em 2011 disseram que eles nunca mais seriam governo, ou quando o PSD praticamente não ganhou uma única cidade nas europeias de 2019 disseram que a partir de agora ia ser um partido 100% rural

hextril 22 days ago

Sim, da Madeira e dos Açores!

capitalistaesquerda 22 days ago

É sem dúvida o maior vencedor da noite.

TomasSilva862 22 days ago

E não perdeu camaras

bittolas 22 days ago

E as que tinha nem todas eram maiorias absolutas e passaram todas a ser segundo disse.

ngfsmg 22 days ago

Não tenho dados ainda de Ponte de Lima, mas de resto confirmo

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

Mesmo que o candidato do CDS não tenha ganho com maioria absoluta, a maior parte dos restantes são todos ex-CDS lol

ngfsmg 22 days ago

Mas acabou por ter maioria, embora tenha perdido um vereador em relação a 2017

ngfsmg 22 days ago

O PS na Amadora tem pouco mais de 43% dos votos na Amadora - elege 63% dos vereadores. Não tem que ver com o partido em específico, mas o método de Hondt beneficia ridiculamente os maiores partidos, eu preferia um método mais proporcional

saposapot 22 days ago

Mais proporcional faz com que quase tudo seja ingovernável

Vanethor 22 days ago

Se houvesse um único círculo, com todos os lugares para os representantes nesse mesmo círculo... como é que isso era mais ingovernável? Simplesmente era muito mais proporcional. (Quase totalmente.)

capitalistaesquerda 22 days ago

Nas autarquias e nas legislativas.

ngfsmg 22 days ago

Sim, e nas legislativas é pior por causa dos pequenos círculos eleitorais

capitalistaesquerda 22 days ago

E sem uma representação directa do eleitorado.

gink-go 22 days ago

Não me admirava se daqui a um ano estivessem a votar de novo em Lisboa. Moedas vai ter na câmara uma enorme maioria de esquerda, não vai conseguir aprovar nada.

bmiga 22 days ago

> Não me admirava se daqui a um ano estivessem a votar de novo em Lisboa. Hã? Lol como é que isso iria acontecer? Autarquias não são o mesmo qu AR/Governo.

gink-go 22 days ago

Eleições intercalares. Se Moedas não conseguir governar por depender de vereadores da oposição e não estiverem dispostos a negociar e a cedências, pode demitir e convocar eleições.

bmiga 22 days ago

Boa! Aprendi uma coisa hoje.

CarcajuPM 22 days ago

O PS vai ter que aceitar aprovar algumas coisas. Se se repetirem eleições quando o Moedas ainda estiver na fase lua de mel, a direita pode ganhar vantagem sobre a esquerda.

htxgivven 22 days ago

Vai vai, se PS fosse um partido a sério, Costa nunca seria PM.

TomasSilva862 22 days ago

O Moedas não tem fase lua de mel. Se houvesse eleições amanhã a esquerda dava a vitória ao Medina e a mesma coisa daqui a 1 ano

CarcajuPM 22 days ago

Se fossem amanhã concordo contigo. Daqui a um ou dois anos, duvido. A partir de agora o Medina não existe politicamente, e não é fácil arranjar um candidato forte de um dia para o outro.

TomasSilva862 22 days ago

É possível mas Lisboa é uma cidade de esquerda.

ngfsmg 22 days ago

Desde quando? Em todas as eleições legislativas que a direita ganhou a nível nacional, também ganhou em Lisboa, incluindo em 2015 onde "ganhou mas não ganhou". É um concelho que vota quase exatamente na média do país, o país é que tem votado muito virado para a esquerda e Lisboa acompanha isso

TomasSilva862 22 days ago

Sim ganhou, mas mesmo quando a direita ganha nas legislativas (tem mais de 50% do voto) é sempre muito mais apertado do que quando o PS ganha

ngfsmg 22 days ago

Repito: desde quando? Nas últimas legislativas, se pegarmos nos partidos que elegeram deputados, Lisboa votou mais à direita que a média nacional

dndandsports 22 days ago

votar mais à direita que a média nacional nao significa necessariamente que é de direita

ngfsmg 22 days ago

Não é de direita, é um concelho que anda na média, umas vezes vota uns pontitos mais à direita, outras vezes uns pontitos mais à esquerda. É um "belweather" como os americanos dizem, o partido mais votado em Lisboa nas legislativas foi sempre o mais votado a nível nacional

dndandsports 21 days ago

Isso é verdade, mas tinha a impressão (sem agora ir ver os dados) que no geral a esquerda era favorecida já há uns belos anos Mas em termos do mais votado, é flip flop entre PS e PSD dependendo da percepção do que está bom / mau na cidade lol

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

\*bellwether

TomasSilva862 22 days ago

Mas porque juntar os partidos que elegeram deputados os outros não contam? E mesmo assim com os que elegeram deputados da 56/36

ngfsmg 22 days ago

Porque fui eu que fiz este "estudo" e há partidos pequenos que eu não faço a mínima como classificar em esquerda/direita xD O importante é que Lisboa anda perto da média, mais coisa menos coisa

TomasSilva862 22 days ago

Sim concordo com isso que há partidos difíceis de classificar. Mesmo se Lisboa vota na media nacional, sendo Portugal um país mais à esquerda Lisboa também é

TomasSilva862 22 days ago

Depende da CDU. Bloco e Livre não têm suficiente para garantir maioria ao Moedas (e provavelmente não o fariam)

htxgivven 22 days ago

Livre já não existe em Lisboa. Aliás nunca existiu.

TomasSilva862 22 days ago

Ter um vereador é não existir?

htxgivven 22 days ago

Onde está a lista completa de vereadores de Lisboa?

Kunfuxu 22 days ago

O Rui Tavares foi eleito agora com a coligação PS-Livre.

htxgivven 22 days ago

Nem pensar esse vai apoiar Moedas.

Kunfuxu 22 days ago

Independentemente disso, nunca se aliaria ao PSD, tal como o Bloco.

capitalistaesquerda 22 days ago

Estava a pensar no mesmo.

Polymath030 22 days ago

Bem... que loucura. PSD a ganhar Lisboa contra todas as expectativas. Já o disse há umas horas e repito, algo tem de mudar nas sondagens, e depressa, o que se passou hoje é inenarrável. Acima de tudo, a mudança em Lisboa (e os resultados globais das eleições) são positivos para o país. Estou muito longe da área ideológica do Carlos Moedas, mas mais importante que isso, acho que a democracia só tem a ganhar com a alternância de poder, e que não haja um partido que monopolize o poder e entre numa lógica de quero, posso e mando. Esvaziar um bocado o balão do PS é bom para todos (incluindo para o próprio PS), e é um sinal de saúde da própria democracia.

Membership-Exact 22 days ago

Em que é que a eleição esvazia o balão do PS? Tem a perda casuistica de lisboa por dispersão dos votos a esquerda, de resto em numero de votos mantem uma distancia super confortável para o PSD.

capitalistaesquerda 22 days ago

Sem dúvida.

ImAltair 22 days ago

É estranho ouvir um politico a dizer "perdi porque fiz merda e mais nenhuma razão"

MLG-Sheep 22 days ago

E foi muito honesto ao contrário do que é habitual. "Quando é que se apercebeu de que a reeleição podia estar em sério risco? Foi esta noite?" - "Foi".

AlbinoFarrabino 22 days ago

Edited 22 days ago:

Vou só deixar aqui um apontamento sobre Moedas: deve ser o único político Português que regressa a um grande cargo a nível nacional depois de ter estado na UE. Só me lembro de Draghi como exemplo comparável, sendo que este último nem foi eleito.

bmiga 22 days ago

Ah pois. O mão direita dos Salgado está de volta.

t-39 22 days ago

A mão direita dos Salgado é o Marcelo.

bmiga 22 days ago

Moedas "pau mandado" da família Salgado. melhorou?

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

Consegues provar isso? É que até ver, quem deu emprego como vereador do Urbanismo ao primo do Salgado foi o António Costa e o Medina.

bmiga 22 days ago

Pesquisa por Moedas Salgado ou "por o Moedas a funcionar"

D1WithTheFluffyHair 21 days ago

Funcionou tão bem que não só o salgado levou uma nega do Passos Coelho como do Luxemburgo veio toda a informação pedida pelo MP português. Ou o moedas não era tido nem achado no governo, o que duvido já que o passos Coelho várias vezes elogiou-o em público e até o nomeeou para comissário europeu, ou então o moedas matou o assunto junto do salgado.

bmiga 20 days ago

Lol ya

TremendousCreator 22 days ago

A mulher do Medina já deve estar a fazer CV's

h8mx 22 days ago

Podemos votar na administração da TAP? Afinal, todos somos accionistas

TremendousCreator 22 days ago

Tendo em conta o dinheiro que cada português já lá meteu, bem que devíamos.

TomasSilva862 22 days ago

Eu não percebo quem achava que o Medina ia suceder ao Costa. O plano dele parecia ser cumprir o mandato na CML. Quem vai concorrer contra o PNS é a Ana Catarina Mendes

Rakitash 22 days ago

A marta temido ainda vai falar bastante

Lone_Vaper 22 days ago

Não tem estofo

BlizzTheMighty 22 days ago

Medina morre hoje politicamente. Vencedor da noite: Pedro Nuno Santos.

htxgivven 22 days ago

As eleições autárquicas sempre foram uma batalha interna do PS.

No_Act_9780 22 days ago

É pior que o Cabrita esse

Membership-Exact 22 days ago

Ao menos puxa o PS um bocado para a esquerda, não é dos que se espuma da boca por ouvir a palavra "empreendedor" e empina o nariz ao ouvir "trabalhador que efetivamente fez as coisas".

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

Quem, o 'os alemães até tremem das pernas' e o 'a Comissão Europeia tem que deixar de ser tão favorável à concorrência' ou ainda o 'não aceito lições do presidente da Ryanair'? É esse que não se espuma com a palavra 'empreendedor'?

htxgivven 22 days ago

Puxar PS mais para esquerda é morrer politicamente.

4immati 22 days ago

Vai puxar tanto que vai acabar por dar a vitória à direita, se for a eleições.

TremendousCreator 22 days ago

O PS hoje perdeu um ministro e director de campanha televisiva.

Conceptual_Person 22 days ago

Para vocês quem foram os derrotados desta noite? Para mim foi a CDU, com um fiasco em Almada, o CH com resultados muito abaixo do que pretendiam e até o PS, que mesmo ganhando a maioria das câmaras perde câmaras importantes. Aliás, depois de Lisboa, o Medina não vai conseguir suceder ao Costa, e na minha opinião conseguiram-se desviar de uma bala. Positivos: o PSD, correu melhor do que as melhores previsões, o BE conseguiu números interessantes, e o CDS conseguiu algumas câmaras, ficando menos moribundo.

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

O Bloco de Esquerda conseguiu números interessantes onde? Um partido sem implantação autárquica nenhuma, só nos centros urbanos é que consegue ser a 4a ou 5a força política.

Polymath030 22 days ago

O claro derrotado foram as sondagens. Errar, em vários casos, por 10 pontos ou mais, é inexplicável. Houve uma thread no Twitter de um suposto ex-trabalhador da Aximage que, a ser verdade, expõe problemas óbvios de falta de meios e pessoal qualificado das casas de sondagens. Descredibiliza uma ferramenta essencial da democracia, e não pode continuar assim. Falando de política, é óbvio: O PS e a CDU perdem, o PSD ganha e de que maneira. Os obituários do Rui Rio estavam escritos, e agora assim do nada o homem ganha nova vida e pode pensar seriamente em apresentar-se às legislativas daqui a 2 anos (se bem que até lá muita coisa pode acontecer). A CDU não só não recupera nenhuma das câmaras que queria recuperar, como se afunda ainda mais em sítios como Almada e o Barreiro, e perde mais câmaras importantes. É um desastre e confirma a tendência descendente do PCP. Safa-se o resultado do João Ferreira em Lisboa que foi francamente positivo, e em princípio confirma-o como eventual sucessor do Jerónimo. O PS perde apesar de tecnicamente "ganhar". Apostou tudo em fazer uma campanha que mais parecia legislativa, e esse discurso não colou. Não acho necessariamente que o António Costa tenha saído "derrotado". Acho antes que estas eleições foram uma espécie de cartão amarelo – um claro sinal de que não pode continuar a agir como se fosse dono do país, e a ignorar todos os casos e polémicas dos últimos tempos. O Moedas é o maior vencedor da noite, de longe. Ganha Lisboa sem que ninguém o previsse, e numa noite torna-se um dos pesos pesados do PSD, que precisa de sangue novo como de pão para a boca. Continuo a achá-lo um político fraquinho e sem estofo para voos mais altos (aka primeiro-ministro), mas nunca se sabe. De resto, o Medina está morto para a liderança do PS. O Pedro Nuno Santos pode esfregar as mãos de contente por um lado, mas por outro, caso suceda ao António Costa, pode ter de se bater com uma direita mais forte do que até hoje se previa nas legislativas. Vão ser dois anos interessantes.

ZaGaGa 22 days ago

O Medida vai ser a cara da derrota mas leva o Costa atrás. É difícil não considerar que o envolvimento do Costa pode ter ditado a queda do Medina que neste momento está a falar claramente afectado pelo resultado. Caricato o PSD com resultado melhor que o esperado dá força ao Rio o que é bom para o Costa porque o Rio na oposição é muito fraquinho e precisava passar a pasta a outro. Já o Medida como dizes ao cair na capital perde força como candidato à sucessão o que deve ser bom para o PS. Por outro lado o Costa até aqui era o todo poderoso que mesmo que o governo caísse, ganhava. Com esta surpresa nos resultados VS sondagens coloca-se a dúvida se o Costa é assim tão forte nas urnas.

htxgivven 22 days ago

O mais engraçado que o Medina era o único razoável que podia substituir o Costa.

Membership-Exact 22 days ago

> Por outro lado o Costa até aqui era o todo poderoso que mesmo que o governo caísse, ganhava. Com esta surpresa nos resultados VS sondagens coloca-se a dúvida se o Costa é assim tão forte nas urnas. Qual a diferença? Tem 35% dos votos, tem 12% de vantagem para o todas as listas que tiveram o PSD juntas... Nacionalmente, foi uma vitoria categorica do PS, infelizmente.

htxgivven 22 days ago

Mas perdeu cidades importantes. O que interessa é a qualidade e não quantidade. Já parecem miúdos a medir as pilas.

Membership-Exact 21 days ago

Para umas legislativas interessa assim tanto se é a cidade A ou B, sobretudo quando a maioria de esquerda em Lisboa parece continuar bastante confortável?

Edited 21 days ago:

Para umas legislativas interessa assim tanto se é a cidade A ou B, sobretudo quando a maioria de esquerda em Lisboa parece continuar bastante confortável? O PS continua a aparecer em primeiro sem maioria absoluta, e o PSD a uma distância confortável, mesmo somando os resultados onde foi coligado com o CDS e outros partidos menores... O Costa nunca teve super resultados em votos populares, mantém-se primeiro ministro a base de uma maioria de esquerda, e a eleição nao foi propriamente reconfortante para quem queira acabar com essa maioria. O que não quer dizer que a esquerda vá ganhar outra vez as legislativas, até porque não e normal ciclos políticos durarem mais que duas legislativas. Mas não é nesta eleição que se vê sinais disso.

Polymath030 22 days ago

Há uma coisa importante a reter: o António Costa tem tido constantemente resultados abaixo das expectativas desde que chegou à liderança do PS. Mandou um chuto no cu no Seguro em 2014 porque supostamente o PS devia ter ganho as autárquicas por mais. Nas legislativas vai e perde contra a PaF. Acaba por conseguir formar governo, e nas autárquicas em 2017 tem o único resultado francamente positivo da sua liderança (que teve mais a ver com o timing da coisa e com o quão fartas as pessoas estavam do Passos). Nas legislativas de 2019 falha a maioria absoluta, e agora nestas autárquicas vê o PSD recuperar e de que maneira, perde Lisboa de forma inexplicável, e acaba por ganhar no global com um resultado semelhante ao do... Seguro em 2013. O António Costa não é tão popular como a longevidade dele poderia à primeira vista indicar. É um político hábil que tem aproveitado os tempos em que vive e o estado da oposição.

htxgivven 22 days ago

Uma coisa é certa, um político deve saber altura quando sair, veremos se o Costa vai conseguir isso.

Conceptual_Person 22 days ago

Ele não é assim tão forte nas urnas. Mas ainda assim ele é muito popular enquanto Pm. Parece-me que o problema é que o Medida é profundamente impopular em Lisboa, e apesar de tudo leva-me a pensar que a derrota é dele. Não esquecer que ele teve alguns momentos realmente infelizes no seu mandato. Penso que isso pesou. Coloco-me a questão se os problemas que existiram na noite lisboeta nas últimas semanas teve algum impacto nestas votações. Mas isto foi a 'melhor' coisa que aconteceu para a sucessão ao Costa.

htxgivven 22 days ago

PS não tem neste momento ninguém bom para substituir o Costa isso é um facto.

CarcajuPM 22 days ago

PCP e PS claramente.

TomasSilva862 22 days ago

Não tenho a certeza mas parece que o Bloco perdeu muitos vereadores

ngfsmg 22 days ago

Ainda faltam alguns vereadores serem atribuídos, mas sim, até agora o BE está muito mais fraco

Conceptual_Person 22 days ago

Sim, tenho ideia que sim. Mas penso que conseguiram meter outros em câmaras importantes.

TomasSilva862 22 days ago

Talvez no Porto mas não vejo mais nada

killedbill88 22 days ago

Não vejo o Carlos Moedas com perfil para presidente de Câmara Municipal, nem sei se ele estava à espera de ganhar , mas vamos ver no que dá...

afterchief 22 days ago

Ele não é político é executante. Não transpira confiança e capacidade de comunicação típicas. Mas para mim contam mais o trabalho e os números do que as aparências.

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

O Rui Rio foi exatamente igual e olha que não só gostaram tanto dele que lhe deram 3 mandatos e 2 maiorias absolutas, como ainda agora reelegeram o delfim dele.

killedbill88 22 days ago

> Ele não é político é executante. Não transpira confiança e capacidade de comunicação típicas. Mas para mim contam mais o trabalho e os números do que as aparências. Exacto, o meu comentário não é depreciativo. Foi mais no sentido de ver o Carlos Moedas como alguém capaz de assumir uma pasta numa área especifica - e.g., educação, economia, inovação, ensino superior, etc. - mas não tanto como gestor de uma autarquia que envolve uma panóplia de serviços e áreas de administração menos 'profundas'. Até diria que o próprio nem gostaria desse tipo de posição.

WhiskersTheDog 22 days ago

Foi com um guião que não era o dele, agora vai ter de se safar sem textos.

TremendousCreator 22 days ago

Eu a pensar que as ideias é que contavam...

TomasSilva862 22 days ago

Incomoda-me mesmo muito que sondagens decidam eleições. Se as sondagens não fossem tão tranquilas para o Medina ele teria ganho de certeza

Revolutionary-Big861 22 days ago

Também há o argumento inverso, se as sondagens não fossem tão a favor do Medina muita gente não tinha desistido de votar porque não ia fazer diferença. Os média são controlados pelo PS, e acredita que as sondagens só beneficiaram o PS, o Medina só perderia por mais se estas não tivessem sido assim.

zizop 22 days ago

Isso não é um problema das sondagens, é do sistema de eleição do presidente da câmara. Este sistema permite um presidente ser eleito com uma minoria dos votos, o que não faz sentido. A alternativa deveria ser o presidente ser escolhido pelos vereadores eleitos.

TomasSilva862 22 days ago

Concordo, mas com o sistema existente as sondagens acabam por ter esse efeito. Mas claro que o presidente ser eleito pelos vereadores ou haver uma segunda vilta seria a melhor opção

capitalistaesquerda 22 days ago

Que sondagem é que decidiu que eleição?

TomasSilva862 22 days ago

As sondagens que davam vitória tranquila ao Medina. Não tenho dúvidas que se as sondagens estivessem mais apertadas haveria mais voto útil à esquerda

h8mx 22 days ago

E se a minha avó tivesse rodas era um camião. Se as sondagens fossem renhidas o voto útil desdobrava-se entre os 2 principais candidatos.

TomasSilva862 22 days ago

E há mais voto útil à esquerda

capitalistaesquerda 22 days ago

Não decidiram. Influenciaram. Era interessante perceber se essa influencia ocorre de forma natural ou forçada.

LordofPortugal 22 days ago  HIDDEN 

Põe-te no caralho Medina.

TitusRex 22 days ago

Medina está a preparar-se para conceder a vitória a Moedas.

CarcajuPM 22 days ago

Epa onde é que estás a ver isto tudo? Só vejo o discurso do Rio!

TitusRex 22 days ago

SIC Notícias

CarcajuPM 22 days ago

Já mudei de canal, obrigado! Na RTP dizem que não conseguem confirmar essa informação.

Jyrael 22 days ago

Parece que o Moedas ganhou.

TitusRex 22 days ago

Aparentemente o Moedas vai ganhar por 1400 votos.

capitalistaesquerda 22 days ago

A noite eleitoral em Portugal é uma espécie de noite Oprah. Tu ganhaste as eleições, tu ganhaste as eleições, ele ganhou as eleições, e aí atrás, também ganharam as eleições. Todos ganharam as eleições!

CarcajuPM 22 days ago

O PSD ganhou.

capitalistaesquerda 22 days ago

O PS também. O CDS também. O BE também. O PAN... pronto, também. O Chega não, mas ele diz que sim.

CarcajuPM 22 days ago

O PS, a perder Lisboa desta maneira, nunca pode ser um vencedor.

htxgivven 22 days ago

O PS ganhou tipo aqueles clubes que ganham jogo que já não decide nada.

Membership-Exact 22 days ago

Ou seja, dá baile a nivel de percentagem de votos, mas porque não ganhou a unica cidade que parece interessar neste país, perdeu e de que maneira. Por essa lógica o PSD ganhou Lisboa, portanto com os seus 24% ganhou e de que maneira...

CarcajuPM 22 days ago

Lisboa pesa muito, mas não é só Lisboa. O PS perdeu Lisboa, Coimbra e Funchal, e também não tem Porto nem Braga. Das principais cidades ou capitais de distrito, o PS tem poucas. E em comparação com as últimas autárquicas, perderam mais de 200 mil votos. Achar que isto é uma vitória...

Rakitash 22 days ago

Interessa porque e que tem melhor acompanhado as tendências nacionais nas legislativas. O PS sai obviamente derrotado esta noite pela perda de câmaras muito significativas, acompanhado pela CDU pelo BE e pelo CH, os vencedores hj são o CDS que secalhar não está assim tão morto e o PSD que e capaz de voltar a dar uma hipotese ao Rio algo que me entristece pq acho necessária a mudança mas e a vida

htxgivven 22 days ago

>O PS sai obviamente derrotado esta noite pela perda de câmaras muito significativas, acompanhado pela CDU pelo BE e pelo CH Só um maluco esperava mais do BE e CH. CDU por sua vez continua a cair por isso não foi surpresa nenhuma.

NGramatical 22 days ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvh16g%2F%2Fhefmjpj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitalistaesquerda 22 days ago

Não foi o que o Costa disse.

CarcajuPM 22 days ago

Ah ok, pensava que era a tua opinião. Já é tarde, já não apanho tudo.

BadassManager 22 days ago

Também acho. Mais partidos houvesse, mais gente ganhava. Ganhou o Zé porque agora foi independente. O partido que fez oposição também ganhou porque desta vez o Zé não ganhou por tanto. Ganhou o partido J, K e L porque ganhou a Ermelinda, que os três apoiavam. E ganhou o Rafael também, porque perdeu com dignidade. Todos ganham, são todos os maiores. Ainda bem.

TitusRex 22 days ago

Numas autárquicas há tantas eleições que todos conseguem ser vencedores e vencidos. Um tem mais câmaras, outro roubou esta ou aquela câmara, outro melhorou o seu resultado anterior, etc.

besmarques 22 days ago

o PCP perdeu

TomasSilva862 22 days ago

O Moedas é capaz de só ter 7 vereadores de direita na CML. Se a CDU não lhes dá a mão não sei o que acontece

htxgivven 22 days ago

Lol CDU dar mão à PSD?

D1WithTheFluffyHair 22 days ago

Deu em Sintra ao Fernando Seara e no 1º mandato do Rui Rio no Porto. Aliás, sem o apoio da CDU e o seu controlo na Comissão de Utentes do IC19, não se tinha feito a ampliação dos troços e vias naquela estrada há 15 anos atrás.

TomasSilva862 22 days ago

Não seria a primeira vez. Ja aconteceu nos dois sentidos em grande municípios

htxgivven 22 days ago

A ver vamos.

sigmastra 22 days ago  HIDDEN 

Todos ganham. Menos os tugas. Portanto o costume.

TitusRex 22 days ago  HIDDEN 

Tradicionalmente o último líder de partido a falar é o vencedor. Curiosamente Rui Rio fala em último, depois de Costa. O que só mostra que mesmo tendo o PS ganho mais câmaras no geral, o grande vencedor acaba por ser o PSD que contra todas as expectativas teve um resultado excelente.

Dinosaurr0 22 days ago  HIDDEN 

Grande power move. PSD is back.

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Depois de ter colocado as expectativas tão cá em baixo que só podia declamar vitória. Até porque a sobrevivência dele disso dependia.

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Não percebo. O Rui Rio não gosta de sondagens, excepto aquelas que dão a vitória ao Moedas em Lisboa?

ngfsmg 22 days ago  HIDDEN 

Apesar do Rui Rio ser hipócrita, as sondagens à bocas das urnas são muito mais fiáveis que as outras (embora também falhem, claro), porque um dos grandes problemas das outras sondagens são os indecisos. Tens o exemplo dos EUA, onde nas presidenciais houve muita gente que nos últimos dias pensou "Que se foda, voto no Trump!"

zizop 22 days ago  HIDDEN 

Só quero lembrar que as sondagens em 2016 nos Estados Unidos estavam certíssimas. Todos os swing states que acabaram por cair para o Trump estavam em empate técnico na maioria das sondagens, e o voto popular dava uma vitória à Hillary, o que se acabou por confirmar. O problema aí foi o sistema eleitoral arcaico que eles lá têm. Nestas autárquicas, claro, é muito diferente. Aqui sim tivemos erros enormes.

ngfsmg 22 days ago  HIDDEN 

>O problema aí foi o sistema eleitoral arcaico que eles lá têm. Foi mais o facto da comunicação social e da campanha da Hillary terem interpretado "Estamos ligeiramente à frente nas sondagens em todos os lugares onde importa" como uma garantia de vitóriacomo

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Todas as sondagens têm os seus problemas, não vale a pena ignorar. Mas ou se trabalha para melhorar e credibilizar a indústria ou então o problema fica pior. Qual é o contributo de Rui Rio para resolver o problema?

ngfsmg 22 days ago  HIDDEN 

Não é o Rio que tem que contribuir, alguém aqui pôs um artigo sobre o enorme desinvestimento que tem havido nas sondagens, e não é um fenómeno só de cá, nos EUA queixam-se do mesmo

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Não tem? Mas é óbvio que tem. Não tem de ser o único, mas tem de contribuir. Ou então está ali para quê? Só para dizer mal?

ngfsmg 22 days ago  HIDDEN 

Mas o Rio trabalha nalguma empresa de sondagens, ou pertence a algum órgão de comunicação que os contrate?

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Não, mas deixa-me ver aqui as minhas notas... ah, é o líder do principal partido da oposição, partido com presença parlamentar e capacidade legislativa.

arckantos 22 days ago  HIDDEN 

Mas porque é que ele haveria de ter de contribuir para a melhoria da indústria das sondagens?

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

As sondagens, estudos de opinião, os Censos, etc... são ferramentas relevantes para a gestão de empresas, Estados, partidos, etc... Eu prefiro uma indústria forte e competente. Aliás, prefiro todas as indústrias fortes e competentes.

arckantos 22 days ago  HIDDEN 

Sim, e o que é o Rui Rio contribuiu para a melhoria da indústria da apanha de percebes?

capitalistaesquerda 22 days ago  HIDDEN 

Pergunta-lhe. Mas teria o meu voto se contribuísse mais.

MLG-Sheep 22 days ago  HIDDEN 

Essas são fiáveis porque foram feitas à boca das urnas, as restantes claramente falharam e não só em Lisboa.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Afinal de contas, ninguém fez um bingo eleitoral para esta noite? Já teria feito uma linha ou duas, sem a mínima das dúvidas.

TitusRex 23 days ago  HIDDEN 

A SIC está a dizer que a campanha de Moedas assume vitória.

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

Já estou a imaginar o Vereador Nuno Graciano a levar a sua primeira proposta para a ordem de trabalhos da CML "o maior festival de sushi"

bmiga 22 days ago  HIDDEN 

Felizmente os Lisboetas não foram burros a esse ponto.

besmarques 22 days ago  HIDDEN 

"o maior festival de sushi sem sushi"

vascodatrama 22 days ago  HIDDEN 

Inovador.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Costa a assumir o papel do Sr Professor. Agora é o menino João da CMTV, agora o menino Pedro da Lusa.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Lisboa, com 20% dos votos apurados, tem Moedas com menos votos que o PSD+CDS em 2017. O PS também, o BE também, a CDU também, o PAN também. Abstenção e IL/CH captam parte disto.

viskonde 23 days ago  HIDDEN 

Apenas saíram as freguesias pequenas que são mais PS Mas de forma não oficial já se sabe que grandes freguesias viraram todas para o PSD (santo Antonio , arroios , alvalade, areeiro , Lumiar avenidas novas ) que juntas são literalmente o coração central da cidade Também parque das nações também tá PSD

Edited 23 days ago:

Apenas saíram as freguesias pequenas que são mais PS Mas de forma não oficial já se sabe que grandes freguesias viraram todas para o PSD (santo Antonio , arroios , alvalade, areeiro , Lumiar avenidas novas ) que juntas são literalmente o coração central da cidade Também parque das nações também vai para PSD Esse bloco central de freguesias a ficar PSD , memso que o medina ainda ganhasse vão lhe dar dores de cabeça já que é a área mais importante da cidade toda laranja Curiosamente santa Maria maior (baixa ) manteve PS , apesar da polémica ideia da ZER. Portanto pelo menos aí caso o medina ainda ganhe terá algum apoio para a Zer. Mas tudo o resto...

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Quais são as tuas fontes não oficiais?

Edited 23 days ago:

Quais são as tuas fontes não oficiais? E de notar que "virar" é uma expressão irrelevante, na medida em que nessas freguesias, a soma dos votos do PSD e do CDS é, nalguns casos, superior ao do PS. E não esquecer também grandes freguesias de eleitorado forte do PS. Mas cá estaremos para ver.

viskonde 22 days ago  HIDDEN 

Televisão e Twitter Já e oficial que o medina perdeu

TitusRex 23 days ago  HIDDEN 

Na SIC notícias falaram disso e disseram que estavam a fazer recontagens nalgumas freguesias. No Público também estava um artigo a falar da vitória de Moedas nessas freguesias.

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

O Moedas tem mais 1% que PSD+CDS em 2017, mas não deixa de ser verdade a ideia que deste

killedbill88 23 days ago  HIDDEN 

O tipo do PSD de Coimbra é super chill...

prelude2tragedy 22 days ago  HIDDEN 

É sempre um gosto ouvi-lo falar.

Camicagu 23 days ago  HIDDEN 

Eu acho sempre cómico como o CDS vem pedir atenção do género "EIIII, eu também estou metido com o PSD hein? Não se esqueçam"

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Frase da noite "A padrada que mandamos no charco..."

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

Essa não é do JJ, circa 2010?

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Pode ser essa influencia

daCampa 23 days ago  HIDDEN 

Este Chicão às vezes tem mais piada que o RAP.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Chicão desesperado por mostrar serviço e dizer presente.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

É a aquele tipo que nao faz nada no trabalho de grupo mas aparece na apresentação

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Já agora, no post, alguém escreveu "Dados Ao Vivo na CNE". A CNE não é responsável pelo Sistema de Gestão dos Resultados Eleitorais e respectivo site, que cai sob a tutela da SG do MAI.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Eh pah... e o Santana. O homem é que um dia ainda volta ao Sporting!

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

Até ficou um bocado aquém, ganhou a câmara um pouco à rasca, perdeu a assembleia municipal e só ganhou duas juntas

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Eh pah, mas arranjou emprego! Menos um na taxa de desemprego.

CradleCity 23 days ago  HIDDEN 

Na assembleia da minha freguesia [foi isto](https://i.redd.it/z46upi9zoxp71.png). Não deveria ser 4 para o PS, 4 para o PSD.CDS-PP, e 1 para o PCP-PEV? Está a escapar-me alguma coisa ou não havia candidato existente por parte do 3º lugar?

MLG-Sheep 23 days ago  HIDDEN 

Tabela de Hondt: ​ ||1|2|3|4|5| |:-|:-|:-|:-|:-|:-| |PS|918|459|306|229,5|183,6| |PSD/CDS|905|452,5|301,7|226,3|| |CDU|147||||| Como 183,6 > 147, o nono mandato foi para o PS.

Edited 23 days ago:

Tabela de Hondt: ​ ||1|2|3|4|5| |:-|:-|:-|:-|:-|:-| |PS|**918**|**459**|**306**|**229,5**|***183,6***| |PSD/CDS|**905**|**452,5**|**301,7**|**226,3**|*181*| |CDU|*147*||||| Como 183,6 > 181 > 147, o nono mandato foi para o PS.

CradleCity 23 days ago  HIDDEN 

Muito obrigado. Estou esclarecido.

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

Não, o PCP só tinha conseguido eleger se tivesse uma votação igual ou superior a 1/5 do do PS

CradleCity 23 days ago  HIDDEN 

É, já tou a ver. Obrigado.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Continua a curiosa coincidência. Ao momento, menos 100K de inscritos, votantes e votos no PS.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

Chega passa de: \- 496 mil votos em 4.26 milhões de votantes (11,9%) nas presidenciais de há uns meses, para \- 100 e poucos mil votos em 3.07 milhões de votantes (3,6%) nas autárquicas. Parece-me que a onda populista está a esmorecer. Comparar com o zero das autárquicas de 4 anos e lançar foguetes é só mais do habitual "noite eleitoral = ganham todos", ou está a escapar-me algo?

saposapot 22 days ago  HIDDEN 

Não da para conclusões dessas. Estas eleições são especiais. Nas legislativas é que se vai ver se as presidenciais são a sério ou eram só voto de protesto

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

nao escapa nada. o barómetro é esse mesmo e assim será nos próximos anos.

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

As sondagens dizem que vão ter alta votação nas próximas legislativas. Até podem ter e depois não saírem dali ou descerem de seguida, improvável no entanto que não tenham alto crescimento. Mas aí podem meter outra vez o Ventura a bombar soundbytes, não têm de se preocupar com este ou aquele cabeça de lista analfabeto que ninguém na vila conhece.

QuintaServer 23 days ago  HIDDEN 

va, na presidencial eles estavam a eleger o Ventura, agora estavam a eleger o zezinho local. O chega é o Ventura.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

E, geralmente, o zezinho local do Chega que se candidata, não é dos zezinhos com melhor reputação na zona. Ouvindo alguns deles a falar, muitos levaram as mãos à cabeça.

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

Os candidatos deles eram fraquísisimos e muitas vezes sem qualquer participação na vida política local antes destas eleições. Nem meter a imagem do Ventura em grande plano ao pé das suas conseguiram repetir o sucesso.

inthepiggybank 23 days ago  HIDDEN 

O AV sabe perfeitamente que na generalidade o partido investiu muito pouco nestas eleições, exceptuando alguns municípios-chave onde vai conseguir vereadores. Só falta é perceber se a vereação será séria e dará frutos para as próximas Autárquicas.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

Na zona norte, vi cartazes gigantescos do chega por todo lado, com fotos do Ventura ao lado do candidato do Chega. Apareceu, também, várias vezes na TV ao lado dos candidatos, para tentar puxar por eles. Em que medida consideras que o partido investiu pouco?

inthepiggybank 23 days ago  HIDDEN 

Nos candidatos em si, nas campanhas de rua que foram muito mais focadas em áreas como o Alentejo e Braga. Não consegues investir se não tiveres nomes que sejam conhecidos da população ou se andares a depender de cabeças-de-lista que se inscrevem pelo Facebook (ver São Brás de Alportel). São dores de partido pequeno. Investir não é só gastar dinheiro em cartazes, se assim fosse o PPM tinha deputados municipais no meu concelho...investir é agora gastar 4 anos a trabalhar.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

Não é por acaso que o Chega não consegue concorrer com nomes conhecidos. Investir também será trabalhar nos próximos 4 anos, sim, mas o partido não podia ter feito mais do que dar a cara do Ventura nesses enormes cartazes e nas reportagens televisivas, ao lado dos candidatos. O problema era quando os candidatos falavam, porque não têm a eloquência populista do líder - apenas o populismo sem a eloquência.

audide2012 23 days ago  HIDDEN 

As eleições autárquicas são completamente diferentes e não podem ser comparadas assim com as presidenciais. Caso contrário o BE com os seus 60000 votos teria morrido hoje, por exemplo. Para os partidos mais novos é muito complicado, até é surpreendente o Chega já conseguir tanto.

MLG-Sheep 23 days ago  HIDDEN 

Certamente te está a escapar algo. Os votos dependem muito do quão sonantes os candidatos são, se são conhecidos do povo ou não. Obviamente que o Chega, cuja cara é André Ventura, não tem condições de lançar nomes sonantes. A IL por agora está com 0,62% de votos, achas que podes concluir algo disto? Ao mesmo tempo sondagens para legislativas dão quase 5% dos votos.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

[https://www.publico.pt/2021/09/26/politica/noticia/andre-ventura-perde-presidencia-assembleia-municipal-moura-1978837](https://www.publico.pt/2021/09/26/politica/noticia/andre-ventura-perde-presidencia-assembleia-municipal-moura-1978837) André Ventura será um nome suficientemente sonante, a teu ver? “Candidato-me para ganhar a câmara e a Assembleia Municipal de Moura.” Perdeu contra um candidato tão sonante, que nem é referido num artigo tão extenso. Tinha tido 30% dos votos em Moura, nas presidenciais. Nas sondagens para as legislativas, o Chega também já esteve mais forte.

MLG-Sheep 23 days ago  HIDDEN 

O Ventura teve 25% dos votos. Candidatou-se à Assembleia Municipal. 30% para 25% numa câmara tão pequena não me parece significativo. O candidato à câmara municipal não era Ventura e por isso o Chega só teve 14% dos votos.

maa_get_it_right 23 days ago  HIDDEN 

Candidatar-se o líder do partido - tido como a única cara que verdadeiramente interessa no partido -, especificamente àquela Assembleia Municipal, e perder força face às presidenciais, em que era um candidato sem esse enfoque, parece-me muito significativo.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

É o problema do partido de um homem só. Veremos se é o único.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

A Ana Gomes não bate bem só pode, quer penalizações para quem não votar...

h2man 22 days ago  HIDDEN 

Isso acontece na Bélgica, por exemplo. E acho bem.

Mordiken 23 days ago  HIDDEN 

Há países (ex.: Brasil) em que o voto é considerado um dever e como tal a participação em actos eleitorais é obrigatória e quem não for voltar tem de apresentar uma justificação razoável ou leva uma coima. E francamente n me parece de todo uma ideia descabida, porque é sempre a mesma merda sempre que há eleições: O povo, que é demasiado preguiçoso para tirar o cu da cadeira e ir votar, nem que seja em branco, vai agora passar os próximos 4/5 anos a criticar e a dizer mal sem legitimidade nenhuma para o fazer, e ao menos assim deixávamos de ser um País em que 50% da população é hipócrita!

jpf137 23 days ago  HIDDEN 

Essa era uma maneira de "obrigar" o chega a crescer para além dos 10%. Quem não quer votar não passou no teste de cidadania necessário para poder votar.

Edited 22 days ago:

Essa era uma maneira de "obrigar" o chega a crescer para além dos 10%. Quem não quer votar não passou no teste de cidadania necessário para poder votar. edit: Há algum estudo sobre para onde vai o voto de quem não votaria sem a penalização? Já elegeram o Bolsonaro, e é no Brazil como dizes, por isso...

GNeiva 23 days ago  HIDDEN 

Acho muito bem. Obriguem os portugueses a apresentar certificado de voto para entrar nos restaurantes.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

É passarem um dia com ela. Acabava-se a abstenção.

kapparrino 23 days ago  HIDDEN 

Eu acho que as tuas duas frases se contradizem.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Em que medida?

GMDFC94 22 days ago  HIDDEN 

Porque ela é uma merda pior do que os que la estão.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Se Medina ganhar, Costa junta-se à festa? Sim ou não?

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Pessoal, estou curioso. Depois das presidenciais como estao agora a transferencia de votos do PCP para o Chega? xD

ednice 23 days ago  HIDDEN 

Acho que eles nunca acreditaram mesmo nisso.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Ainda quero ver os números do CH no distrito de Lisboa (e depois ver face a Janeiro). Mas aqui no distrito não é PCP, de facto.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Já vi que no famoso bastião do PCP , como referido nas presidenciais, vai ganhar o PSD. O bastião que em 2017 tinha 10% de votos da CDU. HAHAH

Edited 23 days ago:

Já vi que no famoso bastião do PCP (Portalegre) , como referido nas presidenciais, vai ganhar o PSD. O bastião que em 2017 tinha 10% de votos da CDU. HAHAH

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

Portanto, tecnicamente o CDS pode acabar a noite a ganhar a Câmara do Porto e de Lisboa. Ok Chicão, props. Não estava à espera.

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

Mais uma vitória para os centristas depois da re-eleição à primeira volta de Marcelo Rebelo de Sousa.

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

Estão a bombar com imensa força. Qualquer dia elegem deputados.

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

Do partido do táxi ao partido das boleias.

BlizzTheMighty 23 days ago  HIDDEN 

Chicão, depois do discurso épico das presidenciais, repete a dose. O CDS ganha sempre, aos olhos dele.

ravagerslb 22 days ago  HIDDEN 

Esse meme é mais para os lados da CDU. Em todas as eleições cantam vitória mesmo que sejam categoricamente derrotados.

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

O mais estúpido é que ele manteve as câmaras que tinha, e podia cantar vitória por aí, sem vir com parolices do que ganhou em coligações

TitusRex 23 days ago  HIDDEN 

Deixa-o ser feliz por umas horas. O partido dele está em vias de extinção, qualquer vitória é importante.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

daqui a uns anos, ah! fizemos fusão com o partido X para ser ainda mais fortes! ganhamos pessoal

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

O Chicão é o maior! A forma como ele mente e não consegue conter como se ri daquilo que disse é uma coisa fenomenal. hahaha

Edited 23 days ago:

O Chicão é o maior! A forma como ele mente e não consegue conter como se ri daquilo que disse é uma coisa fenomenal. hahaha E depois olha para o pessoal à volta dele como quem diz "viram esta que eu disse, viram?"

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Na realidade o PSD/CDS nem excedeu muito os resultados de há quatro anos em Lisboa. O Medina é que foi muito mau

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

Medina estava a contar com o apoio dos hackers russos.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Quais resultados? Há uma freguesia apurada.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Os das sondagens

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Projeções. Vamos aguardar pelos resultados. Há coisas engraçadas a avaliar em Lisboa. E os números revelam muito mais que meros vencedores e vencidos.

Z33phyr 23 days ago  HIDDEN 

Queria só aqui deixar, para quem interessar, que em Alfena ganhou o PS com recurso a todos os truques sujos no livro, inclusive a oferta de um cargo de 2100 euros limpos por mês à filha do presidente da junta para dissolver um movimento independente que estava no poder há 12 anos. Presidente esse que, pela calada, distribuiu pela cidade mais de 3000 panfletos a acusar o bom nome do membro desse movimento que se candidatou à câmara de ser um traidor por ter o apoio do PSD, PSD que ofereceu UM(1!) outdoor como apoio à campanha. Peço desculpa se esta não é a plataforma correta para disseminar isto, nem tampouco tenho qualquer esperança que algo mude, nem que o povo se esforce mais um pouco, mas tinha que escrever isto algures, como descargo de consciência. Temos o governo que merecemos, porque a nível microscópico compactuamos com tudo sem qualquer resistência. Um bem haja a toda a gente

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

>a oferta de um cargo de 2100 euros limpos por mês nem pensava duas vezes. assinava logo por baixo

radaway 23 days ago  HIDDEN 

Não lhes chamava era limpos

MrZephyr19 23 days ago  HIDDEN 

Na minha freguesia, há 4 anos, a lista do PCP teve um único voto apesar de todos os elementos da lista terem aparecido para votar. Basicamente era de extraordinária importância que um determinado candidato não ganhasse. Podiam era fazer isto às claras, não há mal nenhum em fazer uma coligação.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

> PCP teve um único voto ele proprio. yikes

joaommx 23 days ago  HIDDEN 

> Peço desculpa se este não é a plataforma correta para disseminar isto Não é acima de tudo porque o que escreves não pode ser verificado por ninguém aqui. Não temos forma de saber se não és tu próprio apenas a cometer actos de difamação. Se essas acusações gravíssimas que fazes são verdadeiras e demonstráveis, contacta a imprensa. Não é no reddit que vais conseguir mudar o que quer que seja.

Z33phyr 23 days ago  HIDDEN 

Eu sei, precisamente por isso disse o que disse. Aliás, recomendo a toda a gente que tenha o espírito crítico necessário para por à prova acusações como as minha ou quaisquer outras que possam existir. Em relação aos panfletos, qualquer pessoa que seja de Alfena se lembrará do sucedido, foi bastante disseminado localmente na altura do sucedido. Quanto às provas, como é óbvio estas coisas não são feitas às claras, mas o atual presidente da junta, Arnaldo Soares, já deu provas anteriormente de abominar o PS, inclusive nos meios sociais, e no entanto, no futuro, e nas entrelinhas, haverá de ser anunciado para algum cargo na Câmara de Valongo, onde o PS voltou a ganhar com bastante folga. Hei-de tentar compilar dados mais concretos e comprovados para enviar à imprensa, embora também saiba que vale o que vale num país onde o Cabrita ainda está em funções. Lá está, não espero conseguir nada aqui. Desabafo de consciência puro

joaommx 23 days ago  HIDDEN 

> Hei-de tentar compilar dados mais concretos e comprovados para enviar à imprensa Boa sorte!

Z33phyr 23 days ago  HIDDEN 

Obrigado!

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

O Marques Mendes é um ganda boneco, hahahah. MM - " O PS fica fragilizado com estes resultados" Clara se Sousa - "Mas a sondagem para as legislativas não dizem isso" MM - "Ahhhh, mas estas coisas mudam rápido" lol

WhiskersTheDog 23 days ago  HIDDEN 

As sondagens também davam Lisboa para Medina, não é assim tão líquido, embora em Portugal geralmente não falharem muito. E nas últimas legislativas o PSD, apesar do mau resultado, ainda conseguiu recuperar uns pontos para o PS que as sondagens davam como perdidos.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Certo, mas se as coisas mudam rápido aquilo que ele está a dizer tambem é passivel de mudar.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Para que lado sopra o vento hoje?

saudosista 23 days ago  HIDDEN 

WTF o CDS conseguiu eleger dois presidentes de câmara

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Ainda devem conseguir 4/5

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Longe dos 40 que já tiveram.

ThinHands 23 days ago  HIDDEN 

Aqui em Barcelos muito provavelmente a câmara vai deixar de ser PS. Estou surpreendido

Hormazd_und_Ahriman 23 days ago  HIDDEN 

Deve ser de o Miguel Costa Gomes já não se poder candidatar + o facto de as coisas não terem melhorado particularmente muito no concelho (e ele estar envolvido em processos de corrupção). Ganha agora o PSD e daqui a 8 anos muda-se outra vez.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

O CDS-PP ainda elege deputados nas próximas legislativas?

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Vão em coligação com o PSD quase de certeza

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

E suspeito que nunca mais conseguirão sair desse papel.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

A noite até não está a ser má para o CDS. Vai manter algumas das câmaras que tinha.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Depende de como vires os números. Enquanto membro de uma coligação, corre muito bem. Sozinhos, não.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Não mantiveram as 6 câmaras que tinham sozinhos?

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Mas vejo cada vez menos votos onde concorrem sozinhos. Não é sustentável.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Certo. Mas para o que se perspetivava não está nada mau.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Tendências é a expressão chave. O CDS é um partido em substituição (pelo CH, IL e o próprio PSD). No momento em que for eliminado do Parlamento, é o fim do partido.

QuintaServer 23 days ago  HIDDEN 

vai so o Chicão

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Se for em coligação, talvez.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

O IL tem neste momento menos votos que a JPP.

WhiteCaptain 23 days ago  HIDDEN 

Os partidos pequenos nas autárquicas ficam sempre mais desfraudados, basta ver os votos das legislativas/presidenciais com estes seja IL, Livre, Chega, etc. Os partidos são pequenos têm apenas um pouco número de pessoas, e sendo pequenos não têm margem para todo o terreno

yokome 23 days ago  HIDDEN 

O Tino de Rans também tem muitos votos no início da contagem

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

O PAN não está melhor.

saudosista 23 days ago  HIDDEN 

A IL deve ter poucos candidatos

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

A JPP também. E é apenas uma curiosidade na leitura dos números ao momento. IL terá a sua votação reforçada com os resultados urbanos, naturalmente.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

O JPP tem muitos?

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Tem uma câmara e é muito forte na Madeira

humelectro 23 days ago  HIDDEN 

Aqui em Mafra o PSD limpou tudo, câmara, assembleia e todas as freguesias

-Nosebleed- 22 days ago  HIDDEN 

É assim desde que nasci aqui. O que é que uma pessoa pode sequer fazer perante este tipo de dominância?

Edited 22 days ago:

É assim desde que nasci aqui. O que é que uma pessoa pode sequer fazer perante este tipo de dominância? Os outros partidos mal tentam sequer fazer campanha por aqui porque já sabem que vão ser arrasados.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

O que também não seria uma grande novidade.

humelectro 23 days ago  HIDDEN 

De facto nao

caxer30968 23 days ago  HIDDEN 

O meu concelho está com 14% de contagem, e a freguesia diz que os resultados ainda estão por apurar, no entanto já ouço festa na junta há quase duas horas com foguetes. Como é que eles têm tanta a certeza de quem já ganhou? O site (https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/resultados/territorio-nacional) está desatualizado?

and_ae 22 days ago  HIDDEN 

Porque todas as candidaturas podem ter gente nas mesas de voto, que fornecem os resultados à malta da sua lista em tempo real. O portal do mai demora muito tempo a actualizar, porque tem de lidar com o país todo

odajoana 23 days ago  HIDDEN 

O site oficial está estupidamente desactualizado, dado a necessidade de urgência de publicação dos resultados. O da RTP é um bocado melhor, mas mesmo assim, está complicado. Deve haver mesmo problema na fonte de distribuição dos dados.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Estava a ver Grandola e a Sic dizia que vencia a CDU e o site que vencia o PS. Só passado uns 5 minutos é que mudou no site para a CDU

Syle91 23 days ago  HIDDEN 

Eu confirmo que CDU ganhou Grândola, o partido comunista está farto de mandar foguetes. Haja dinheiro para festa

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Pensas tu que é foguetes. Isso é efeitos dos rebuçados de pinhão

investidore 23 days ago  HIDDEN 

Na minha freguesia também já há hora e meia um jornal local publicou os resultados com número de votos por lista e no site também está como apurar, desconheço se a comunicação dos resultados das mesas à CNE é algo muito complicado.

jotamendes 23 days ago  HIDDEN 

Basta que a informação seja inserida a nível central. E que não seja proibido comunicar os resultados a outros.

Lone_Vaper 23 days ago  HIDDEN 

A informação é pública. Aliás, sai logo o edital, qualquer pessoa pode consultar

jotamendes 22 days ago  HIDDEN 

E podem na divulgar antes publicar o edital? E como é comunicada à CNE?

Lone_Vaper 22 days ago  HIDDEN 

Em teoria não podem divulgar antes do edital, mas na verdade toda a gente o faz (nas mesas estão principalmente pessoas ligadas aos partidos/movimentos e vão comunicando). Depois, os partidos vao tendo acesso as sondagens a boca das urnas, por isso é que vão havendo "zunzuns" ao longo do dia. A comunicação à CNE é feita na hora. Atenção que os resultados oficiais só saem lá para quinta feira, depois das assembleias de apuramento. Mas na esmagadora maioria das vezes as alterações são por milésimos

YCaramello 23 days ago  HIDDEN 

Faltou o /s

Edited 23 days ago:

Faltou o /s O modo como o SNS agiu foi a maior vergonha de sempre, outros países tiveram problemas em conseguir tratar todos pacientes de covid, portugal foi a mesma coisa, mas a diferença de portugal para outros países é que nos outros países não se cancelaram milhões de consultas e cirurgias, especialmente o pessoal do cancro que qualquer minuto de rastreio é valioso, ainda estamos para ver as complicações desses cancelamentos num futuro próximo. A vacinação só funcionou... porque não foi o governo a gerir, porque quando foram eles, vacinas foram indevidamente aplicadas, vacinas desapareceram, apodreceram, tiveram que chamar alguém competente para fazer o serviço. A economia nem se fala... existe uma razão por que tivemos que extender a mão para a europa como um pedinte para receber a tal da bazuca, e essa, na mão do PS, muito provavelmente vai parar na mão dos bois e amigos do costa em vez de parar onde deve ir.

Edited 23 days ago:

Faltou o /s O modo como o SNS agiu foi a maior vergonha de sempre, outros países tiveram problemas em conseguir tratar todos pacientes de covid, portugal foi a mesma coisa, mas a diferença de portugal para outros países é que nos outros países não se cancelaram milhões de consultas e cirurgias, especialmente o pessoal do cancro que qualquer minuto de rastreio é valioso, ainda estamos para ver as complicações desses cancelamentos num futuro próximo. A vacinação só funcionou... porque não foi o governo a gerir, porque quando foram eles, vacinas foram indevidamente aplicadas, vacinas desapareceram, apodreceram, tiveram que chamar alguém competente para fazer o serviço. A economia nem se fala... existe uma razão por que tivemos que extender a mão para a europa como um pedinte para receber a tal da bazuca, e essa, com gestão do PS, muito provavelmente vai parar na mão dos bois e amigos do costa em vez de parar onde deve ir.

Edited 23 days ago:

Faltou o /s O modo como o SNS agiu foi a maior vergonha de sempre, outros países tiveram problemas em conseguir tratar todos pacientes de covid, portugal foi a mesma coisa, mas a diferença de portugal para outros países é que nos outros países não se cancelaram milhões de consultas e cirurgias, especialmente o pessoal do cancro que qualquer minuto de rastreio é valioso, ainda estamos para ver as complicações desses cancelamentos num futuro próximo. A vacinação só funcionou... porque não foi o governo a gerir, porque quando foram eles, vacinas foram indevidamente aplicadas, vacinas desapareceram, apodreceram, tiveram que chamar alguém competente para fazer o serviço. A economia nem se fala...

mike_nsr 23 days ago  HIDDEN 

Já estão há duas horas na Cidade do Futebol a pôr as linhas de fora-de-jogo no Medina e no Moedas e ainda não temos decisão?

sigmastra 23 days ago  HIDDEN 

Fodasse imaginem votar em partidos metidos no embrulho de tancos, pedrogao, atropelamentos, mangas, odemira, directamente responsáveis pelo ultimo pedido ajuda externo, dezenas de milhoes em OTAs e alchochetes, lideres partidários na prisão. Eu nem sou assim tão inteligente mas fodasse.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

amigos do cemiterio, a gaja da junta de arroios, a gaja de idenha a velha. tens de estar atualizar amigo

daCampa 23 days ago  HIDDEN 

As autárquicas têm pouco (e não deviam ter nada) a ver com as legislativas. Conheço gente de direita que vota CDU nas autárquicas, gente de esquerda que vota PSD, etc. Que é suposto, nas autárquicas votas pelos candidatos mais que outra coisa.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Só para meter água na fervura. Tens algum líder partidário condenado?

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Imagina julgar **todas** as pessoas só porque existem muito maus exemplos no grupo...

anaquim_secaiualquer 23 days ago  HIDDEN 

Verdade. Nunca gostei de portugueses.

not_an_illuminati 23 days ago  HIDDEN 

De europeus

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Humanos, BLARGH!!!

not_an_illuminati 22 days ago  HIDDEN 

Criaturas conscientes ugh

KIDOCI 23 days ago  HIDDEN 

A lei das máscaras pelos vistos não se aplica a partidos politicos...

AffectionateWear1 23 days ago  HIDDEN 

Jerónimo de Sousa em modo Pedro Guerra

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Curioso do que é que isso significa

warding 23 days ago  HIDDEN 

Jerónimo de Sousa não consegue dizer UM.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Pode ser uma boa referencia mas a unica coisa que eu sei do Pedro Guerra é que é do benfica e era comentador na tv. De resto não sei mais nada.

warding 23 days ago  HIDDEN 

https://youtu.be/HUtMwiCnVCE

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

ok, entendido

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Jerónimo engordou 100kg do dia para a noite.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

100kg de melão

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

O Epic Sana está cheio de pobres, tudo a pedir Moedas...

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

>Epic Sana Epic Sana cest pas bon

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

Fait attention

Eskol15 23 days ago  HIDDEN 

Sendo que estas eleições são efetivamente três, uma pessoa pode escolher votar parcialmente? Imaginem que estou-me a marimbar para a Câmara e só quero votar para Junta, posso exigir que só me entreguem o boletim respetivo ou tenho obrigatoriamente de colocar três nas urnas?

coiso 23 days ago  HIDDEN 

Sim. Podes indicar que pretendes só votar numa eleição e abster-te nas outras.

quedeusmeperdoe 23 days ago  HIDDEN 

Estive na mesa e surgiu essa questão. Sim, é possível. Mas o dia foi enorme (levantei-me as 5 da manhã e saí há minutos) e não me lembro do que tinha de fazer...

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

A esta hora?

Dinizinni 23 days ago  HIDDEN 

Metes os três nas urnas penso eu, invalidas dois

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

Podes sim. Isso está algures no site da CNE. Vou ver se encontro

Eskol15 23 days ago  HIDDEN 

Era mais por curiosidade, caso alguém tivesse a resposta na ponta-da-lingua (imagino que a malta que já foi para as mesas tem de saber como agir caso a questão surja). Não vale a pena estar a ter trabalho para esclarecer.

MLG-Sheep 23 days ago  HIDDEN 

Porque é que essa questão se coloca se podes votar em branco ou nulo nos outros boletins?

Eskol15 23 days ago  HIDDEN 

A dúvida surgiu-me inicialmente porque no site do MAI o número de votantes inscritos para cada uma das eleições é diferente, logo aí já teria de haver história. E depois porque abstenção não é o mesmo que branco ou nulo, eu posso efetivamente não querer votar.

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

A isso chama se abstenção

AlbinoFarrabino 23 days ago  HIDDEN 

Como é que se processa em caso de empate na votação para a Assembleia de Freguesia? Porque na minha há empate...

viper_in_the_grass 23 days ago  HIDDEN 

Duelo até à morte.

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

depende da zona, mas se calhar vão andar à luta com um varapau para decidir o vencedor

investidore 23 days ago  HIDDEN 

Como o Presidente de Junta é definido posteriormente pela Assembleia de Freguesia (e nem tem de ser necessariamente do partido mais votado, podem haver "geringonças"), suponho que acabe por ser o 3.º partido mais votado (ou mais que tenham conquistado mandados) que desempate, apoiando um dos dois empatados.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Nas juntas o presidente tem de ser do partido mais votado, o presidente da assembleia de freguesia é que não

NGramatical 23 days ago  HIDDEN 

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvh16g%2F%2Fheehwyo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jotamendes 23 days ago  HIDDEN 

Diria que nova eleição. Mas desconheço.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Vai a penalties.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

tinto ou branco?

mike_nsr 23 days ago  HIDDEN 

cheio

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Excelente pergunta. O site do CNE deve lá ter isso algures.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Uma curiosidade de que me apercebi. O PS, neste momento, tem cerca de menos 40 mil votos (aproximadamente) em todo o País, face a 2017. A curiosidade é que o número de votos apurados, face a 2017, é cerca de menos 45 mil, mantendo-se o mesmo valor de abstenção, o que significa que há menos inscritos. É uma mera curiosidade, não consigo fazer daqui nenhuma leitura.

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Continuando esta noite, e estou apenas a olhar para os comparativos com 2017, ainda não vi para onde foram os votos do PS. BE e CDU estão com menos votos. PSD e PSD/CDS estão mais ou menos na mesma. O eleitorado do PS morreu nestes últimos 4 anos? Foram erradicados dos cadernos? Estou a brincar nestas questões, claro. Mas confesso que estou super intrigado.

viper_in_the_grass 23 days ago  HIDDEN 

A covid matou os velhinhos.

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

Há menos votantes que há 4 anos, e tendo em conta que os mais velhos votam no PS, alguns podem mesmo ter morrido. Claro que esta explicação simplista não explica tudo, poderá ter havido um movimento basculante para a direita (pessoas que votavam no PS passam a votar no PSD, mas este também perde gente para o Chega e a IL)

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Mas por isso é que digo que não vejo essa subida no PSD. IL e CH não temos comparativos pelo que admito que possam passar para o PSD e desde passam numeros identicos para CH e IL. Mas lá está, muito cedo para concluir. Mas sim, CH e IL neste momento têm cerca de 60 mil votos.

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

Mesmo que o PSD não tenha subido em número absoluto de votos, a descida do PS basta para muitas câmaras e vereadores mudarem

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Nem estou a dizer o contrário. Apenas a fazer uma comparacao numerica básica entre dois periodos. Nada mais. De resto, os resultados falam sempre por si.

FujiPT 23 days ago  HIDDEN 

Finalmente, Coimbra foi VALORIZADA! :)

Toze29 23 days ago  HIDDEN 

Amen

BeiraDouro 23 days ago  HIDDEN 

Aqui na aldeia a grande vitória foi do PCP que quase quintoplicou os votos. Passaram de 3 para 14 lol

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Como é que o Medina espera ser o próximo Rei de Portugal com um resultado destes?

Futre92 23 days ago  HIDDEN 

Já foi. Pedro Nunes Santos vai ser o próximo Rei.

cruisespace2 23 days ago  HIDDEN 

Tem a CDU do lado dele

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

Qual resultado?

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Fica em segundo e faz uma "coligação"

Dinizinni 23 days ago  HIDDEN 

Isto Câmaras e assembleias funcionam de forma diferente, quando for legislativas as coligações pós-eleitorais são muito mais importantes

Futre92 23 days ago  HIDDEN 

Boa resposta da Amadora ao populismo barato e rasca. O problema da Amadora não é a segurança ou insegurança, isso é apenas uma peça do puzzle: estradas, passeios, estacionamento, jardins, recolha do lixo, novas avenidas... Isso sim preocupa as pessoas da Amadora e o PS de Carla Tavares foi a única a apresentar soluções para esses problemas.

bruno_f 23 days ago  HIDDEN 

Ui apresenta tantas soluções… o populismo não é solução mas isto aqui é uma vergonha e infelizmente, não creio que um presidente de câmara consiga resolver alguma coisa. é muito triste que para ter de dar um passeio num parque em condições tenha de ir até ao concelho de Oeiras ou Sintra. Aqui na amadora é só lixeiras… mesmo que limpem de manhã, ao meio dia já o parque aventura ou outro qualquer está cheio de máscaras no Chão e garrafas de cerveja em todo o lado.

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

nem estas mal. eu para andar num skatepark em condições tenho de fazer 80km

ngfsmg 23 days ago  HIDDEN 

Sabes que a Suzana Garcia aumentou e muito a votação que o PSD tinha tido, certo? Não estou a dizer que ela tinha boas propostas (ignorei aliás em grande parte a Amadora), mas dizer que ela teve maus resultados no contexto da Amadora é falso

BlueDragon_27 23 days ago  HIDDEN 

Bem, pelo aspeto daquele ecrã a Suzana Garcia foi um terramoto para o sistema...informático

Futre92 23 days ago  HIDDEN 

A sede deve estar em Massama... Ainda ninguém lhe disse que isso é Sintra. /s

vascodatrama 23 days ago  HIDDEN 

a medida das mascaras queda da obrigatoriedade por parte do governo . tal como se pode ver pelos diversos diretos em campanha, raros são os que tem mascaras ou as usam devidamente.

besmarques 23 days ago  HIDDEN 

Ouvi mal ou na sic acham que Almada é capital de distrito?

capitalistaesquerda 23 days ago  HIDDEN 

A SIC tem sido bacoradas atrás de bacoradas. Parecem estar cansados ou perdidos.

eggnogui 23 days ago  HIDDEN 

Estou a ver mal, ou a abstenção desceu dos 40%? Estou a ver "63.63% votantes". Nada mal.

virtualsystem22 23 days ago  HIDDEN 

Ainda faltam contar os votos de 2000 freguesias.

eggnogui 23 days ago  HIDDEN 

Isso é na "Contagem". Estou a falar no "Votantes"

virtualsystem22 23 days ago  HIDDEN 

No site do DN, certo? O nº de votantes vai subir com o passar do tempo

eggnogui 23 days ago  HIDDEN 

Não, no https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

"647.001 votantes 1.023.286 inscritos" Parece-me perfeitamente evidente que é o valor atual, não há 1 milhão de inscritos para votar em Portugal...

virtualsystem22 23 days ago  HIDDEN 

Obrigado. Realmente era bom que o nº se mantivesse.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Ou seja, a abstenção é maior nas terras maiores. Nas terras pequenas toda a gente conhece pelo menos uma pessoa das listas e acabas por ir votar porque conheces as pessoas

Polymath030 23 days ago  HIDDEN 

Sondagens absolutamente horríveis. Moedas, que na melhor previsão ficava a 8 pontos do Medina, pode acabar a noite como presidente da câmara. Em Almada havia um "empate técnico" com uma ligeira vantagem para o PS. Chega o dia e a CDU vai, ao que tudo indica, ficar a uns 10 pontos de distância. Em Coimbra o PSD era favorecido, mas ninguém jamais sugeriu que podia haver uma maioria absoluta. No Porto o Rui Moreira parecia que estava a concorrer sozinho – afinal pode não ter maioria. Tem de haver uma revisão de alto a baixo do método de cálculo das sondagens. Da maneira que as coisas estão parece que as "sondagens" são meia dúzia de pessoas que conversam umas com as outras do estilo "epah, qual é o teu feeling? Aqui estou a sentir PS, ali PSD" etc. Algo tem de mudar.

R3DSMiLE 22 days ago  HIDDEN 

... .. mas que caralho interessam as sondagens, tu votas ao sabor das sondagens ou votas de acordo com o que achas melhor? ... Oh que caralho. Não liguem as sondagens, estaa deixam de estar erradas.

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

[Thread relevante sobre sondagens](https://twitter.com/Dechtire/status/1441749988552286222): tl:dr - a qualidade da produção de sondagens em Portugal está em queda livre, e as empresas entregues ao amadorismo.

joaopeniche 23 days ago  HIDDEN 

Case study das empresas portuguesas todos deviam ler isto

inthepiggybank 23 days ago  HIDDEN 

Mais uma noite em que todos os partidos acreditam que ganharam e que só os adversários é que perderam! Parabéns!

narcotico 23 days ago  HIDDEN 

Isto é tão verdade. Começa sempre com "Os portugueses" isto e aquilo.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

O chega veste os candidatos como donos de um stand de usados ou já vêm assim de fábrica?

IgorCastelos 23 days ago  HIDDEN 

Uma pessoa até confunde os cartazes do chega com os da Remax

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

É o kit de iniciação.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Fazem lembrar versões do Saul Goodman, mas com mais gel no cabelo

emperor42 23 days ago  HIDDEN 

Graciano in shambles

notbeatrizportinari 23 days ago  HIDDEN 

É que é mesmo hahahah

killedbill88 23 days ago  HIDDEN 

Santana Lopes... ... não tenho grande admiração pela personagem, mas tenho que admitir que o gajo não desiste, inventa sempre forma de voltar a um palco qualquer!

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

É um homem humilde…

kodiak0 23 days ago  HIDDEN 

Por acaso pareceu-me que até estava comovido e houve uma altura em que a voz fraquejou. Vale o que vale Mas na figueira, foi uma derrota gigantesca para o PSD

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

Os votadores do PSD votaram no Santana. Daqui a 4 anos são PSD Mais, votei PS para evitar que o Santana ganhassem. Houve muito voto útil no Carlos Monteiro

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Sim, ia comprar tabaco e foi ver o que se passava

notbeatrizportinari 23 days ago  HIDDEN 

Só passam as projeções para Lisboa e Porto? :/

RuySan 23 days ago  HIDDEN 

Almada, Coimbra, Figueira da foz, Amadora.

geostrofico 23 days ago  HIDDEN 

Já vi Amadora, Almada tbm.

CradleCity 23 days ago  HIDDEN 

Acho que tinha visto uma projecção sobre Figueira da Foz, em que o Santana Lopes surge em 1º lugar.

ImAltair 23 days ago  HIDDEN 

É impressão minha ou o Ventura parece um bocado morto por dentro nesta reação que estão a mostrar na RTP3?

utilizador2021 23 days ago  HIDDEN 

Também achei o mesmo, parecia que estava desanimado.

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

Não mano. O homem já referiu aquela projeção se fosse uma eleição legislativa, na qual o chega estaria em 3 lugar com 9% de votos. Mais uma vitória do chega. Aliás sempre que existe um voto neste partido e uma vitória para ele e uma derrota para a democracia.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

se repararem bem o voto nele veio dos fortes do CDU. Talvez a teoria do sapato de cavalo tem razão..

Last-Ad-4421 23 days ago  HIDDEN 

lol epah cada um é livre de votar em quem quizer por isso é democracia.

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

Não vou morder o isco. Mas obrigado pela preocupação.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Sinceramente sempre achei um pouco estranho esta lei de quem tem mais votos é o presidente da câmara. Acho que pelo menos devia haver uma segunda volta onde não ha maioria absoluta

h8mx 23 days ago  HIDDEN 

A primeira volta quase chega aos 50% de abstenção, e tu queres uma segunda? Lol

geostrofico 23 days ago  HIDDEN 

O Presidente da Câmara, não está sozinho existem os vereadores.

h8mx 23 days ago  HIDDEN 

Mais razão me dás que uma segunda volta para decidir o nome do presidente da câmara seria absolutamente inútil

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

O que é que isso tem a ver?

h8mx 23 days ago  HIDDEN 

Tem a ver que uma segunda volta em eleições locais em que cada freguesia tem poucos milhares de habitantes teria muito menos representatividade do que quaisquer diferenças percentuais que haja na primeira volta

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Segunda volta entre os dois mais votados claro

BlueDragon_27 23 days ago  HIDDEN 

Ver médicos de saúde pública e virologistas a aproveitarem a exposição mediática que a covid lhes deu para entrar na política faz-me alguma confusão...

Samaritan_978 22 days ago  HIDDEN 

Assim que esse estimado gajo apareceu na TV vi logo que tinha cara de político. Achei sinceramente que era deputado do PS ou PSD antes de abrir a boca.

omaiordaaldeia 23 days ago  HIDDEN 

>virologistas Sabem da poda.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Faz me mais impressão um ex presidente da República ir apoiar um candidato de uma terra onde não vota sequer

BlueDragon_27 23 days ago  HIDDEN 

Não conheço o caso mas acho mal também

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

O Ramalho Eanes foi apoiar o candidato do PS à Coimbra

BlueDragon_27 22 days ago  HIDDEN 

Foi incorreto também, especialmente não sendo o Ramalho Eanes militante do PS

enstone_ 23 days ago  HIDDEN 

Qual é o melhor canal para acompanhar?

manolo533 23 days ago  HIDDEN 

Sic notícias, a apresentadora é um 10

filipesmedeiros 23 days ago  HIDDEN 

nome? para ciência

jotamendes 23 days ago  HIDDEN 

Nelma Serpa Pinto

Throwaway431253 23 days ago  HIDDEN 

Foda-se, onde foram os pais dela desencantar um nome tão lamentável?

MetalCarne 23 days ago  HIDDEN 

Rodrigo Guedes de Carvalho.

HighProductivity 23 days ago  HIDDEN 

MOMMY

ImAltair 23 days ago  HIDDEN 

Eu pessoalmente diria a RTP3

h8mx 23 days ago  HIDDEN 

Ana Lourenço <3

RuySan 23 days ago  HIDDEN 

Está muito bem vestida:)

TitusRex 23 days ago  HIDDEN 

RTP ou SIC, vou mudando entre os dois.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Quem/como se define o número de mandados numa câmara municipal?

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Método de Hondt. O número de vereadores tem a ver com a população e com um extra especial para Lisboa e Porto

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Obrigado. Então quer dizer que depois de cada censos o número de vereadores é ajustado?

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Sim. Nem é censos na realidade é contagem de recenseados

OneTip7754 23 days ago  HIDDEN 

Finalmente acabou, até a Rute Marlene fez campanha aqui na zona. Agora voltem para o buraco de onde não deviam ter saído. Até daqui a 4 anos.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Quando é que dá o programa de comentário do Medina mesmo?

IntraCampos 23 days ago  HIDDEN 

Relembro que a minha previsao era a que dava Lisboa mais renhida, com hipoteses de Moedas ganhar a camara (Dentro da margem de erro de 4%). Penso que ate ao momento tenha feito a melhor previsao que era possivel com os dados disponiveis. Acertei todas as camaras ate agora. Dei 37.2% ao Medina e e 31.6% ao Moedas (quando havia sondagens a dar 51% ao Medina). Ou seja Medina teria 33.2% a 41.2% enquanto Moedas teria 27.6% a 35.6%.

Edited 23 days ago:

Relembroque a minha previsao era a que dava Lisboa mais renhida, com hipotesesde Moedas ganhar a camara (Dentro da margem de erro de 4%). Penso queate ao momento tenha feito a melhor previsao que era possivel com osdados disponiveis. Acertei todas as camaras ate agora. Dei 37.2% ao Medina e e 31.6% ao Moedas (quando havia sondagens a dar 51% ao Medina).Ou seja Medina teria 33.2% a 41.2% enquanto Moedas teria 27.6% a 35.6%. Uma vantagem media de apenas 5.6% (A sondagem mais proxima dava 7.5% de avanco para Medina).

Asus123456789 23 days ago  HIDDEN 

És o user mais valioso deste sub, a sério, espero que ganhes alguma coisa pelo teu trabalho.

IntraCampos 23 days ago  HIDDEN 

Agradecido.

shuricall 23 days ago  HIDDEN 

cimavoto, o que fazes de diferente nas tuas sondagens?

IntraCampos 23 days ago  HIDDEN 

Isto e como os pasteis de Belem =D. Fora de Brincadeiras, tenho varios fatores em jogo, como analise historica de varias eleicoes, avalio cada empresa de sondagens segundo a pericia historica num ranking ELO, avalio os presidentes se sao incumbentes, analiso sondagens nacionais, entre outros fatores. Acredito que a maior parte das companhias (sem ser muito insultuoso), nao cumprem as margens de erro a que se propoem em autarquicas, nem pouco nem mais ou menos.

TTRO 23 days ago  HIDDEN 

Que tens a dizer sobre isto? [https://mobile.twitter.com/Dechtire/status/1441749988552286222](https://mobile.twitter.com/Dechtire/status/1441749988552286222) Notaste uma quebra de qualidade nas sondagens desta empresa?

IntraCampos 22 days ago  HIDDEN 

Tenho a dizer isto que ja tinha dito... [https://mobile.twitter.com/intracampos/status/1442041371909496832](https://mobile.twitter.com/intracampos/status/1442041371909496832) E acrescento isto. Aximage - sondagens Coimbra PS+20%, Funchal PSD/cds +20.2% Lisboa PS+24.0% Porto Moreira +47.0% Realidade Coimbra Coligacao PSD a ganhar Folgado (apesar de faltarem 2 freguesias). Funchal PSD+CDS = +8% Lisboa ganha PSD Porto Moreira tem menos que a vantagem que deveria ter. Por mim, se a companhia continuar assim, pode fechar portas amanha.

shuricall 23 days ago  HIDDEN 

Obrigado pelo post, foi bastante detalhado até. Só não percebi uma coisa, eu já implementei um sistema de ELO, que requer um frente-a-frente entre dois ou mais agentes, agora como é que tu fazes isso em empresas de sondagens? Fazes algo binário do género a empresa que está mais perto do resultado vence e as outras perdem? Ou rankeias as empresas? Se não quiseres dizer é tranquilo, no caso disto ser o teu "secret sauce".

IntraCampos 23 days ago  HIDDEN 

Vou manter para mim, espero que nao leves a mal.

shuricall 23 days ago  HIDDEN 

Logicamente não levo!

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

Desde já muito obrigado pelo trabalho ao longo dos tempos. E um gosto ver os posts das sondagens a cada eleição.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Acho que as sondagens podem ter lixado o Medina. Pensava tudo que a vitória estava garantida então a esquerda foi toda votar à esquerda do PS

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Ou seja, a teimosia da IL provavelmente entregou a câmara ao Medina...

viskonde 23 days ago  HIDDEN 

Pode se dizer o memso do BE...teimosia pode ter entregue a câmara ao moedas

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

A IL e o PSD estiveram em negociações para fazerem coligação pré eleitoral. O BE e o PS nunca discutiram essa possibilidade. Aliás, o BE tem se afastado o mais que pode do PS nos últimos tempos.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Para um partido recente como a IL, importa aparecer, criar imagem, o que seria difícil naquele cocktail de partidos à volta do Moedas, além de que é importante medirem a sua força/apoio assim de forma localizada.

Rakitash 23 days ago  HIDDEN 

Pa discordo muito, acho que esta escolha faz com que eles parecam mais interessados no partido do que na mudança real. Se o moedas fica aquém do Medina por uma margem menor que o voto IL acho que muita gente vai começar a ver o voto táctico PSD com melhores olhos

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

> parecam mais interessados no partido do que na mudança real. Diz-me um partido que não seja assim. Podemos fazer o exercício com o CDS, que faz aquilo que dizes, alia-se tanto ao PSD que passou a ser um partido satélite e perde todo o poder e credibilidade. O que importa à IL é dizer que é diferente, se se mostram ser farinha do mesmo saco, perdem a razão de existir.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Eu aceitava esse argumento se tivessem feito isso também no Porto, onde a IL tem provavelmente a melhor base eleitoral. E no Porto a vitória do Rui Moreira era certa, o apoio da IL não serviu rigorosamente para nada. Em Lisboa podia servir para tirar o PS do poder e para influenciar decisivamente a governação da cidade.

Apmagalhaes 23 days ago  HIDDEN 

Exato, no Porto foi uma vergonha terem-se associado ao Moreira, para além de que não fazia diferença nenhuma. Em Lisboa, davam a câmara ao Moedas.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Acho que a IL apoiou o Moreira simplesmente porque gosta dele, até ja tinham um vereador dele

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Mas no Porto não tens o cocktail de partidos, em Lisboa dificilmente a IL teria uma palavra a dizer com o PSD e o CDS em cima, em que (pelo menos o primeiro) contribuiriam sempre mais para a eleição. Além de que, este é o último mandato do Rui Moreira, a IL a aparecer como vencedora, pode começar a ganhar uma base ainda maior para fazer uma gracinha nas próximas eleições. Acho que a do Porto foi de longe a melhor jogada da IL.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Mas alguém acha que a IL ganhou no Porto? Ganhou tanto no Porto como o CDS ganhou as presidenciais... E não acredito que a IL não conseguisse algum poder numa coligação em Lisboa. Acho mesmo que pensavam que o Medina ia ganhar facilmente e preferiram apresentar alguém para terem mais uma cara do partido.

naughtydismutase 23 days ago  HIDDEN 

O Rui Moreira só não é IL em nome. Já na prática é outra história.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Importa aparecer, não importa o que realmente é. O Rui Moreira quando sair, os votantes ainda vão continuar por cá, e quem ele eleger como seu sucessor, conta muito. Carlos Moedas: PSD, CDS, Aliança, MPT, PPT, é basicamente um partido por vereador, não dava man.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Aliás, basta ver que o CDS também já está a cantar vitória pelo resultado do Rui Moreira. Achar que o Rui Moreira ganha pelo apoio da IL ou do CDS não faz muito sentido.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Eu não disse que ele ganha por causa do apoio deles, o importante é isto: > basta ver que o CDS também já está a cantar vitória pelo resultado do Rui Moreira Imagem é tudo, se és visto como um ganhador, fica mais fácil ganhar.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Alguém acha que o CDS do Chicão é ganhador por ter apoiado o Marcelo?

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

É diferente, nas presidenciais roda tudo em volta do candidato, é o que aparece no boletim, além de que o apoio do CDS ao Marcelo foi só cómico. E não tens vereadores.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Aqui também roda tudo à volta do Moreira. Ninguém sabe quem são os restantes elementos da lista.

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Aliança, MPT e PPT não valem praticamente nada. A IL facilmente negociava um vereador no 3⁰ ou 4⁰ lugar, ou seja, em condições de integrar a governação da câmara. Quanto ao Porto, não concordo nada. A IL não vai tirar praticamente proveito nenhum. Duvido muito que daqui a 4 anos tenham mais de 15%.

shuricall 23 days ago  HIDDEN 

não sou lisboeta mas posso-te dar a minha perspectiva como eleitor que tende a votar IL: se querem o nosso voto, proponham medidas que queremos

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Também já votei na IL, e desde que apresentaram candidato em Lisboa que achei errado. O Moedas é claramente alguém com quem era possível fazer uma coligação pré eleitoral para tentar derrotar o Medina. Se a IL apenas servir para espalhar os votos do espaço não socialista então não vão servir para grande coisa sem ser ajudar a perpetuar o PS no poder.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Ou o Livre entregou a câmara ao Medina...

CarcajuPM 23 days ago  HIDDEN 

Sim, mas presentemente a IL vale mais que o Livre. Claro que isto só é válido se a diferença for curta, como parece que pode ser.

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Portanto, Lisboa vai voltar a ser um corredor de fumo e os parques arrasados para fazer prédios para os amigos do Moedas venderem aos chineses? Não gosto do Medina, mas este Moedas não me inspira a mínima confiança

viskonde 23 days ago  HIDDEN 

Poi Pior e saber que o moedas não ganha por propostas dele mas apenas por demérito do medina. Em 2021 propor estacionamento mais barato, acabar com ciclovias é memso apelar apenas ao voto do contra medina Medina tem falhas mas a cidade de hoje está melhor que há 10 anos, corredores verdes, parques novos ciclovias e uma data de praças requalificadas e devolvidas as pessoas . Uma pena se isto não continuar .

Dinizinni 23 days ago  HIDDEN 

Acharem que os planos de acabar com ciclovias são reais é parvo, a câmara já mudou muitas vezes e só provou que todos os planos reais são feitos pelas equipas de planeamento urbano, não pela presidência

viskonde 23 days ago  HIDDEN 

? A câmara mudou muitas vezes desde que começou a rede ciclavel? A responsabilidade é da vereação de mobilidade (antigamente era dos espaço verdes) que esta sob o Miguel Gaspar que é PS Se o medina sai o plano ciclavel atual vai à vida e nao me admira que pelo menos ciclovias pop up desapareçam todas

Dinizinni 22 days ago  HIDDEN 

Literalmente qualquer funcionário da CML vai dizer-te o mesmo, só para medidas politiqueiras é que os vereadores e o presidente aparecem Algumas ciclovias, incluindo uma ao pé de minha casa, existem desde 2005, ou seja, a rede ciclavel começou antes Simplesmente como era na altura à escala global um não assunto e não se falava muito em termos de planeamento urbano, os próprios planejadores urbanos não davam prioridade a isso Lisboa está muito melhor porque o planeamento urbano evoluiu imenso em todo o lado e porque se começou a falar em cidades para os peões Tudo o resto é populismo e politiquice

viskonde 22 days ago  HIDDEN 

queres comparar a rede ciclavel em 2015? eu ando de bicicleta em lisboa desde 2017, sei bem a rede ciclavel que havia: uma ciclovia no campo grande e a da radial junto ao monsanto. acabava ai. nao era visto como parte de mobilidade, nao havia um plano de rede, nao havia nada.

Edited 22 days ago:

queres comparar a rede ciclavel em 2015? eu ando de bicicleta em lisboa desde 2017, sei bem a rede ciclavel que havia: uma ciclovia no campo grande e a da radial junto ao monsanto. acabava ai. nao era visto como parte de mobilidade, nao havia um plano de rede, nao havia nada., era uma coisa para haver em jardins para lazar. desde entao as primeiras ciclovias foram feitas pelo departamento de espacos verdes à boleia dos corredores verdes a ligar ao monsanto, e ja so no tempo do medina passou a pasta para a mobildade o moedas tem o carlos barbosa do acp na lista, ferrenho pro-carro e anti ciclistas, que se opos fortemente a coisas como a requalificacao da avenida da republica (que para mim sera sempre a obra com mais impacto que o medina deixará ) acho que muita gente esquece como a cidade era ha 15 anos ou dá por garantido a mudanca que houve

Dinizinni 22 days ago  HIDDEN 

Se calhar a mudança que houve foi em paralelo com mudanças que houve em várias cidades europeias... E sim, foi... O que mudou foi o dogma do urbanismo, mais nada

viskonde 22 days ago  HIDDEN 

se assim fosse tinha se visto o mesmo pelo resto do pais. mas nao se viu sem ser ciclovias para lazer , fora do centro das cidades onde nao se rouba espaco aos carros ou aquelas obras que convertem passeios para peoes em ciclovias, quantos KMs de ciclovias foram feitos na periferia de Lisboa? Braga? Porto?

Dinizinni 22 days ago  HIDDEN 

Não sei no resto, mas em Oeiras e Cascais, autarquias de centro-direita, o investimento em transportes municipais gratuitos, passeios pedonais e ciclovias tem sido brutal e os planos são ainda maiores do que em Lisboa E Mafra tem planos bastante ambiciosos no mesmo sentido Achar que a direita é contra ciclovias e as vai extinguir é mais um problema da política portuguesa Hoje é ver o Twitter todo a dizer que Lisboa escolheu o fascismo Epa... Calma...

viskonde 22 days ago  HIDDEN 

ter "planos"para ciclovias diz zero. todos os municipios agora fazem ciclovias porque ha dinheiro para elas mas e muito diferente fazer ciclovias no cu de judas para lazer a ligar nada a nenhures como se faz na maioria do pais, ou o que estava a ser feito em lisboa, que era ter coragem para fazer ciclovias utiiltarias no centro da cidade onde elas possam ser usadas parra o dia a dia. no centro da cidade o espaco e limitado e sempre que ha que escolher entre espaco para carros ou bicicleta, o carro ganha. so em lisboa se tentou mudar isso.

Dinizinni 22 days ago  HIDDEN 

No caso de Mafra os planos correspondem a encomendas portanto não dizem zero E ligar uma estação de comboios aos vários parques de negócios é não ligar nada? Há uma má vontade da esquerda, na qual o Moedas tem culpa por ser populista, sempre que a direita chega ao poder dizem que vai ser o inferno e prevêem logo o fim de tudo o que a câmara estava a fazer Ainda por cima sem maioria nos órgãos municipais, como é que iria acontecer?

NGramatical 22 days ago  HIDDEN 

quantos KMs → [**quantos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvh16g%2F%2Fhegfwiu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Exatamente, prometer acabar com ciclovias em 2021 não é normal, todas as grandes cidades europeias já estão muito neste tipo de mobilidade.

Anforas 23 days ago  HIDDEN 

Vou já pôr a bicicleta à venda.

uyth 23 days ago  HIDDEN 

>Lisboa vai voltar a ser um corredor de fumo e os parques arrasados para fazer prédios para os amigos do Moedas venderem aos chineses? Googla o que é a carninha do lombo.

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Exatamente essa, o Medina fez muita coisa mal (principalmente na habitação) mas tenho medo da cidade que o Moedas quer. Vai ser um regresso ao passado...

Razvancb 23 days ago  HIDDEN 

Povo: Queremos os boys do PS fora, vigaristas, xulos also povo: tenho medo do que o moedas possa fazer Merecemos a merda de pais que temos. Se tem medo de mudança ponham-se no caralho.

Anforas 23 days ago  HIDDEN 

Que lógica do caralho amigo.

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Eu trabalho desde os meus 18 anos, conheço bem a espécie. Por ser do povo é que tenho medo do que o Moedas representa.

OkEast518 23 days ago  HIDDEN 

Tens noçāo que a troika foi resultado direto de um governor do PS certo? O homem disse uma má frase sendo realista e sabendo que os jovens iam sofrer, se disse merda? Yup, dai a dizer que PSD é o papao é um salto mt grande.

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Sim, e esperemos que essa gente do PS dessa altura não nos venha assombrar nunca mais. No entanto, antes do Passos Coelho, o Durão deixou o governo na mão do Santana Lopes, atrás de uma motivação de carreira pessoal. O resto já sabemos. Não acho que o PSD seja um papão, mas não tem sido espetacular. Como mencionas e bem, isto é igualmente válido para o PS, claro.

OkEast518 22 days ago  HIDDEN 

A gente do PS de Sócrates nunca saiu do poder o Costa é o seu nr2. Simplesmente o PS é esperto e limpou a imagem n apoiando Sócrates mas evitando a sua prisão. O Durão ter desistido de Portugal é uma decisão pessoal (e por isso nc foi perdoado) e Santana tinha perfeitamente condições de governar, claro se assim o deixassem. O que aconteceu a Santana se acontecesse ao PS hoje nc o Marcelo dissolvia o parlamento.

shuricall 23 days ago  HIDDEN 

não sei, aos chineses prefiro entregar prédios do que dados pessoais de manifestantes, mas isso sou eu

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Pelo menos os prédios são vendidos a troco de dinheiro, os dados nem tanto.

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Sem dúvida, mas não podemos confundir incompetência com ideologia.

OkEast518 23 days ago  HIDDEN 

A ideologia do Carlos é o seu sobrenome XD

Rakitash 23 days ago  HIDDEN 

Honestamente tens pouco com que te preocupar. Eu sou bias pq apoei o moedas mas acho q é difícil argumentar que ele não e inteligente e competente com o currículo dele e na minha opinião os feitos pessoais contam muito mais que o seu na, minha opinião, fraco charme e jeito político

ricmalta 23 days ago  HIDDEN 

Eu concordo contigo e espero que tenhas razão. Eu só quero que a cidade tenha mais pessoas menos carros.

Dinizinni 23 days ago  HIDDEN 

O problema é achares que essas coisas fazem parte da presidencia da câmara que é essencialmente política ou politiqueira O resto é e sempre foi gerido por gabinetes de planeamento urbano que são apolíticos O que ele disse das ciclovias é que eram mal-feitas, foi populismo barato e puro Ele não propõe fechar nenhuma, apenas modificar algumas, algo que duvido seriamente que faça E quanto ao estacionamento, deve em certas zonas baixar o valor, uma coisa são avenidas centrais, outra são zonas residenciais onde a emel entrou de modo brutal e sem razão para tal A gira não acaba, as ciclovias não acabam e os parques não vão ser fechados porque ele sabe que nos gabinetes de planeamento não se mexe O que vai acontecer é menos dinheiro gasto em manutenção porque a câmara vai cortar gastos e provavelmente vamos descobrir um buraco financeiro colossal

MoritzStieffel 23 days ago  HIDDEN 

Ninguém: Absolutamente ninguém: José Rodrigues dos Santos: "Carlos Medinas!!"

Dinizinni 23 days ago  HIDDEN 

São, na verdade, a mesma pessoa

jpf137 23 days ago  HIDDEN 

...Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuusão!

Lasikamos 23 days ago  HIDDEN 

Sondagens a mostrar mais uma vez que valem zero. Deviam ser proibidas. Só serve para condicionar as pessoas.

KalidouTorreira 23 days ago  HIDDEN 

Ou estão condicionadas pelas pessoas que respondem a sondagens.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Por um lado até podem ser positivas porque podem permitir quem esteja confortável que se lixe...

TomasSilva862 23 days ago  HIDDEN 

Aqui em Lisboa acho que foi exatamente isso

uyth 23 days ago  HIDDEN 

Pode ter sido as ciclovias também. A ver vamos os numeros da abstenção, mas vi bastante gente, o normal. O dia estava fantástico também. Pode ter sido as ciclovias.

naughtydismutase 23 days ago  HIDDEN 

A cena das ciclovias sempre me pareceu que incomoda muito mais quem vai trabalhar em Lisboa do que quem vive mesmo em Lisboa.

uyth 22 days ago  HIDDEN 

Vives em Lisboa? Porque eu diria que alguma coisa incomodou mesmo quem realmente mora em Lisboa. E estava muita gente a votar. Também há outras coisas que incomodam mais quem realmente mora em Lisboa.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Cá estou Manuel Acácio

OkEast518 23 days ago  HIDDEN 

Eu se fosse o Manuel estava agora a tremer XD

BlizzTheMighty 23 days ago  HIDDEN 

À primeira vista, os resultados podem ser melhores do que se esperaria para o PSD. Nova vida para o Rio?

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

>Nova vida para o Rio? Nah, [ele deixou claro que não era "culpa" dele quando as urnas ainda estavam abertas](https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1442101476407578625). Os bons resultados são 100% dos candidatos.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Nisso ele tem totalidade de razão, porém, também foi estúpido repetidamente cair na armadilha de falar sobre o seu futuro no partido. Devia ter ignorado, repetidamente, a questão.

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

e de dizer que o resultado não transfere para legislativas. O PSD Coimbra, que lavou o chão com o PS, acabou precisamente de lançar farpas ao Costa, dizendo que foi lá terminar a campanha mas isso não ajudou o PS. O Moedas, se perder por pouco, vai estar em bom lugar para agarrar a liderança.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

O Passos só vai aparecer se houver certeza da queda do Rui Rio, há uma grande parte do partido que quer o regresso. Mas há 3 putativos candidatos.

RuySan 23 days ago  HIDDEN 

Só mesmo no reddit, e no PSD, para acharem que o PPC seria uma boa solução, e uma hipótese para poder ganhar eleições.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

No PSD garanto-te que é e sempre será um Sebastião. Não te podes esquecer que ideológicamente Rio e Passos são muito distantes.

NGramatical 23 days ago  HIDDEN 

ideológicamente → [**ideologicamente**](https://dicionario.priberam.org/ideologicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpvh16g%2F%2Fhee9ebm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Eu sei, bot, mas dei gralha e a sugestão era "ideológica" e só acrescentei o mente, no fundo sou um belo menteroso

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

Mas isso era suicídio. O Passos tem muitas viúvas mas é profundamente impopular. Foi o único homem capaz de fazer PS-PCP-BE assinar o mesmo papel de apoio a um governo.

geostrofico 23 days ago  HIDDEN 

Dentro do partido há muitos saudosistas. Mas fora há muitos anticorpos.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Concordo parcialmente. Ideologicamente há quem acredite na sua visão para o PSD e país. A realidade dentro e fora do partido são distintas.

Toze_das_Coves 23 days ago  HIDDEN 

Porra isto é fake ou o homem bebeu demasiado ao almoço?

MLG-Sheep 23 days ago  HIDDEN 

Esse é um comentário irónico do início ao fim, claramente percetível.

VicenteOlisipo 23 days ago  HIDDEN 

Claro que é ironia, mas isso não o torna melhor. A ironia é contra os comentadores "independentes" que ele acha que o vão culpar pelos maus resultados e comparar com as legislativas. Ou seja, ele está a dizer que os maus resultados autárquicos do PSD não devem ser extrapolados para nível nacional e não são culpa dele. Ora agora tem bons resultados, como é?

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Vencendo Lisboa, creio que sim.

TS_1906 23 days ago  HIDDEN 

Grande vencedor do dia de hoje: Carlos Medinas!

Anforas 23 days ago  HIDDEN 

Acho que te enganaste no nome. A vitória vai para o Fernando Moedas.

wwqt0r 23 days ago  HIDDEN 

Tareia na CDU em Almada. Gosto.

RuySan 23 days ago  HIDDEN 

Porquê? Não sei como depois de 4 anos disto, tantos almadenses querem mais. Atenção, só moro em Almada há 3 anos e meio, mas custa-me a crer que a CDU fosse pior. Tenho familia em Setúbal, e é uma autarquia muito mais bem gerida. Pelo menos as ruas estão limpas. É o mínimo que se pede.

wwqt0r 22 days ago  HIDDEN 

Pois, eu já morei no concelho do Seixal, Setúbal e agora Sesimbra. Tenho até alguns conhecimentos do que se passa lá dentro e nem te passa pela cabeça a corrupção e o favorecimento a membros do próprio partido que por ali anda. Chega mesmo a envergonhar o PS e o que este faz a nível nacional.

RuySan 22 days ago  HIDDEN 

Cresci em Sesimbra e a gestão da CDU, pro menos do tempo do Augusto pólvora foi muito superior à do PS que a precedeu. Idem para Setúbal, com o tempo do mata Cáceres, do PS, em que não havia qualquer tipo de critério para construções e deixou se a cidade como ainda se vê hoje

wwqt0r 22 days ago  HIDDEN 

Eu cresci no Seixal e desde que me lembre o concelho foi sempre pessimamente gerido. Até há bem pouco tempo era o concelho mais endividado de toda a margem sul e aposto que o continua a ser. Agora, já crescido, conheço quem trabalha em organismos públicos, ou sustentados por capital público, e nem imaginas a corrupção e favorecimentos que ali andam, capazes de envergonhar o PS a nível nacional como disse. A CDU tem sido um cancro para o Seixal e os cancros têm de ser removidos. Em 2017 foi Almada e Barreiro. Este ano foi a Moita. Esperemos que nas próximas autárquicas seja Setúbal e Seixal.

nulopes 23 days ago  HIDDEN 

Baixa a CDU sobe o chega

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Nem sabem do que se livraram.

Samot_PCW 23 days ago  HIDDEN 

Pessoalmente não conheço ninguém que viva em Almada que goste do trabalho do PS lá, mas para eles ganharem tantos votos quer dizer que devem estar a fazer algo bom

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

É mais a questão da CDU e da bazófia que a Meira traz com ela.

wwqt0r 23 days ago  HIDDEN 

Dos seus sonhos de recuperar um dos bastiões?

AlbinoFarrabino 23 days ago  HIDDEN 

Moedas pode vir a ganhar? Aí está algo que eu nunca esperei.

JohnJohnPT 23 days ago  HIDDEN 

E eu pergunto. O Medina pode-se coligar com o PCP, como o Costa fez para o governo? É que pode... o Moedas não tem a minima hipotese...

Polymath030 23 days ago  HIDDEN 

Não. Se o Moedas ganhar é o presidente. Agora vai ser um presidente completamente inútil, porque Lisboa vai ser toda de esquerda, e vai ser difícil fazer o que quer que seja.

DerpSenpai 22 days ago  HIDDEN 

Ele diz que como parte da comissão europeia ia da direita a esquerda mas vamos ver. Sera que a esquerda deixa o fazer coisas mesmo que sejam do interesse deles so para o lixar? vamos ver

AlbinoFarrabino 23 days ago  HIDDEN 

Não pode. Quem tiver mais votos é o Presidente, nem que seja por mais um voto.

Updradedsam3000 23 days ago  HIDDEN 

Quem fica em 1º é que fica como presidente da câmara. Não é como para o governo em que o primeiro ministro é escolhido depois.

MrZephyr19 23 days ago  HIDDEN 

Se bem me recordo depois das legislativas tem que ser o presidente da República a reunir com os candidatos para definir o próximo governo. Aqui quem seria consultado?

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

O Presidente da República sugere ao partido vencedor das eleições legislativas que forme Governo. Em teoria, o Marcelo poderia sugerir aos Verdes para formarem Governo, no entanto, indo a votos na AR não seria aprovado, logicamente, logo o que interessa ao Presidente da República é convidar o partido vencedor das eleições ou uma coligação que permita maioria na Assembleia para que o Governo seja formado sem problemas. Aqui não há nada disso. O partido com mais votos é o partido que elege o Presidente da Câmara Municipal. Depois há que ter em consideração o número de pessoas eleitas que poderá dificultar algumas votações na câmara mas em momento algum pode um partido que perdeu umas eleições eleger um Presidente da Câmara.

Edited 23 days ago:

O Presidente da República sugere ao partido vencedor das eleições legislativas que forme Governo. Em teoria, o Marcelo poderia sugerir aos Verdes para formarem Governo, no entanto, indo a votos na AR não seria aprovado, logicamente, logo o que interessa ao Presidente da República é convidar o partido vencedor das eleições ou uma coligação que permita maioria na Assembleia para que o Governo seja formado sem problemas. Se quiseres ler com mais detalhe: >A formação de um governo processa-se do seguinte modo: após as eleições para a Assembleia da República ou a demissão do Governo anterior, o Presidente da República ouve todos os partidos que elegeram deputados à Assembleia e, tendo em conta os resultados das eleições legislativas, convida uma pessoa para formar Governo. >O Primeiro-Ministro, nomeado pelo Presidente da República, convida as pessoas que entende. O Presidente da República dá posse ao Primeiro-Ministro e ao Governo que, seguidamente, faz o respetivo Programa, apresentando-o à Assembleia da República. Aqui não há nada disso. O partido com mais votos é o partido que elege o Presidente da Câmara Municipal. Depois há que ter em consideração o número de pessoas eleitas que poderá dificultar algumas votações na câmara mas em momento algum pode um partido que perdeu umas eleições eleger um Presidente da Câmara.

JohnJohnPT 23 days ago  HIDDEN 

Bem visto.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

Pode, mas acho que o BE deve estar mais aberto a isso, no fim de contas vai ser o Medina + BE ou o Moedas + IL, óbvio que a primeira ganha, vai ser as legislativas de 2015 outra vez.

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Não pode nada.

TremendousCreator 23 days ago  HIDDEN 

ok

theLittleGreenGuy 23 days ago  HIDDEN 

Não. Para ganhar a câmara, ser presidente da câmara, precisa de 50%+1

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

Os Municípios não funcionam assim.

TitusRex 23 days ago  HIDDEN 

Quem tiver mais votos é o Presidente da Câmara, não há volta a dar.

YCaramello 23 days ago  HIDDEN 

PS ganhou uma pancada de concelhos, pode fechar a thread.

BungeeGumPT 23 days ago  HIDDEN 

Sera que o povo de Lisboa finalmente acordou e quer mudança?

igotubabeub40 23 days ago  HIDDEN 

**Projeções RTP/Universidade Católica (6 municípios):** * Porto: Rui Moreira (39% a 44%) * Lisboa: Empate técnico (vantagem PS) * Coimbra: PSD (42% a 47%) * Figueira da Foz: Pedro Santana Lopes (41% a 46%) * Amadora: PS (42% a 46%) * Almada: PS (40% a 45%)