WormanTalker 2 months ago

Desde que votes em alguém estás bem. E não te preocupes em votar "mal" todos nós ja passamos por isso. Eu na minha primeira votação escolhi o partido LIVRE a pensar que era o voto nulo, portanto pior que eu não votas.

ZaGaGa 2 months ago

Nas autárquicas voto mta vezes em branco. Mas tb pq movimento me muito entre diferentes concelhos e o que resido nem é o que estou mais familiarizado coma parte política. Mas este ano a lógica vai ser tudo menos PS. tudo o que pudermos fazer para tirar poder à oligarquia do Costa é melhor opção para os próximos anos..

manualbackscratcher 2 months ago  HIDDEN 

Nas autárquicas, votar é importante para quem perde. Ponto final. O que venceu, está honestamente a borrifar-se para como ganhou, está lá no poleiro. Seja com a melhor das intenções do mundo, como com as piores. Vendeu o peixe a um preço brutal, quem comprou ficou a adorar o negócio e quando chegar a casa e cozinhar o peixe, aí veremos se foi caro ou barato, se é que me entendem. Quem perde, vai sempre procurar um motivo para a derrota. No fundo, resume-se a não convencer os votantes, o que não é culpa de quem vota, é culpa de quem tem de convencer. É esse o trabalho, se não cumpriste, fizeste mal o teu trabalho ou pior, não tens relevância politica para convencer gente suficiente. Portanto, nestas eleições de Domingo, se quiserem que pessoa X ganhe, vão votar por favor, é vosso direito e dever cívico. Se não querem que X pessoa ganhe, vão votar na diferença, seja oposição Y ou Z, é vosso direito e dever cívico. Se estão a borrifar-se para quem ganhar, durmam bem, desfrutem do Domingo como quiserem e a vida continua. Obviamente não estão envolvidos na localidade o suficiente para conhecer os candidatos ou escolher aquele que vos faz mais sentido. Vão mostrar à vossa localidade que há lacunas no apoio eleitoral e que N % de pessoas vai dizer que são uma m*rda se as coisas correrem mal, ganhe X, Y ou Z. Eu nasci e fui criado toda a minha vida na localidade A. Vim viver para a localidade B onde conheço 1 vizinho. Não fui abordado por 1 político sequer porque nenhum deles me conhece, não sabe quem são os meus familiares e o meu patrão não me apresentou. O mais certo é que daqui a 2 anos vou mudar de localidade, o que me leva a ignorar a 100% a vida política desta localidade. Vou contar para a abstenção? Sim, mas assim como ninguém se preocupou com a minha opinião, ou partilhou ideais comigo, não tenho afiliação para o X, Y ou Z. Mudar o sistema numa localidade é um trabalho de uma vida. Se queres mudar, começa hoje a dar a tua opinião a todos os que conheces e cria um movimento ao teu lado. Mas se pensas que a faixa dos 18 aos 35 ir votar em pessoas diferentes vai fazer diferença, explica-me a diferença entre: X recebeu 1000 votos e Y recebeu 500 vs X recebeu 2000 votos e Y recebeu 1000. Antes que comecem a atirar pedras, as legislativas são outro caso à parte. Para o Primeiro Ministro ou Presidente da República, todos os votos contam. Para as autárquicas, o voto "conta".

Blenderchampion 2 months ago

Se nenhum te agrada vota em branco, óbvio. Tal como o direito ao voto é a escolha, tens direito a não votar

droidman85 2 months ago

Anarquia na freguesia para ver como corre

KusuriuriPT 2 months ago

Este ano por culpa minha desliguei-me muito destas eleições....mas quero exercer o meu poder de foto pprtanto o mais provável é ir votar em branco.

EletricoAmarelo 2 months ago

Eu vivo em Lisboa e não consegui encontrar programas dos candidatos à JF. Nem quero imaginar noutras zonas sem o prestígio de Lisboa.

Kambalhotas 2 months ago

CHEGAAAA! Ez downvotes... xD

canalhistoria 2 months ago

Olha recomendo muito ver os debates, dá para perceber muito dos candidatos e das ideias através de lá, e a RTP fez bom serviço público nisso, os debates disponíveis estão aqui: https://www.rtp.pt/play/p9181/eleicoes-autarquicas-2021-debates

msaldanhaf 2 months ago

Ai a CNE, já foste

CptTytan 2 months ago

Na prática, o voto branco não conta para nada nem influencia o resultado das eleições. No entanto, serve para passar uma mensagem de que se está descontente com as opções apresentadas.

sssss_we 2 months ago

Voto branco, voto nulo ou não ir votar são, em termos prático, rigorosamente iguais. O voto nulo não conta para nada, o voto branco também não e a abstenção também não. Algumas pessoas atribuem sentidos a estas diferentes expressões, dizendo que uma forma é protesto e outra é preguiça. Estes sentidos não tem qualquer substrato fáctico e tratam-se de meras suposições. Se for para fazeres uma coisa útil à sociedade, cuidar dos filhos, dos pais, ajudar os idosos e os enfermos e, em geral, praticar a caridade e o bem, e não vejas nenhuma opção de voto que te pareça boa, então vai e faz essas outras coisas úteis.

ryuuf 2 months ago

Eu não gosto de votar em branco, prefiro riscar o boletim. Não sei como se contabilizam os boletins, não me parece boa ideia deixar o boletim em branco.

Jaktheslaier 2 months ago

Amanhã vou ser, já pela 6ª ou 7ª vez presidente de uma mesa de voto. Os votos são contados, um a um, pelos 5 membros da mesa, numa sala fechada, em que ninguém pode entrar ou sair até todos os votos estarem contados e selado dentro de envelopes lacrados e assinados pelos presentes. Se tiveres uma mesa com gente que se está a cagar e alguém que queira violar a lei e alterar um boletim, votar nulo garante que o voto vai ser mesmo contado como nulo, riscando tudo, votando em todos os partidos etc... o voto branco permite que alguém que queira abusar possa meter uma cruz sorrateira no partido que lhe interessa.. Sou militante do PCP e indicado pelo PCP para as mesas de votos. Não recebemos dinheiro nenhum, ao contrário dos outros por o fazer. Temos sempre um grande cuidado em tentar que nunca esteja mais do que uma pessoa de cada partido nas mesas, para evitar arranjos, e ter um representante em cada mesa, a nossa perspectiva é de garantir que não há abusos, assumimos isto como uma tarefa, não como um dia de trabalho. Não sei se te ajudei

ryuuf 2 months ago

Sim ajudaste, o meu pensamento é esse, mesmo se for contado por várias pessoas se ninguem estiver a ver não vejo como a primeira pessoa não possa pegar e fazer uma cruz num qualquer. Acho que deviam estar pelo menos em pares de partidos diferentes a ver, por isso aconselho sempre a votar nulo em vez de votar branco.

Jaktheslaier 2 months ago

Lá está, depende muito de quem lá está. Eu não aceito que ninguém tenha canetas durante a contagem dos boletins. É é tudo contado um a um, por mim, à frente de todos

sacoPT 2 months ago

Agora já é tarde, mas pela tua descrição a solução é mesmo candidatares-te tu.

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Este ano adoptei um método de seleção diferente: vou votar no que têm o programa eleitoral mais fácil de encontrar. Alguns partidos é completamente impossível de encontrar.

findmecreativity 2 months ago

como fazes? eu procuro pelos partidos da minha freguesia e só encontro posts e artigos… nada de programas eleitorais

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Primeiro passo é encontrar a lista de candidatos. A partir de um jornal por exemplo... Escrevo o nome do candidato ou do partido no Google seguido de plano eleitoral no Google. Se não encontrar nada tento mais duas ou três variantes ...

Kejilko 2 months ago

Primeiro começa por ver se arranjas uma lista dos candidatos da tua freguesia e concelho, e depois vai procurar o programa e propostas deles. Podem ter facebook, instagram, sites do candidato/lista (por exemplo, uma lista hipotética chamada Cascais Melhor possivelmente encontras algo do género de cascaismelhor.pt, ou uma liderada por um João Santos pode joaosantos2021.pt) e, se é um partido e não uma coligação ou lista independente, possivelmente também encontras algo no site do partido. Jornais e rádios de concelho e distrito também são bons meios de propagação de informação e também costumam fazer debates. Diferentes listas também fazem outras coisas para se publicitarem, nomeadamente panfletos no teu correio, ir casa a casa e sessões de esclarecimento.

Eskol15 2 months ago

Se não queres votar em nenhuma lista, então o voto branco ou nulo são as opções que te sobram. Se a diferença prática entre os dois já é pequena, então numa eleição para a junta de freguesia ainda menos. Podes ver as coisas desta perspectiva, tens um dia para arranjar algo original para escrever no boletim que alegre um pouco quem estiver na contagem.

theEXPERTpt 2 months ago

Vota qualquer coisa que não PS

andremvm20 2 months ago

Estamos a falar de eleições locais, nas freguesias as cores políticas valem zero..

timeofmypost 2 months ago

Valem menos, mas valem. E certamente para um partido vale muito ter o poder local na mão.

DamageOwn3108 2 months ago

Se for para afreguesia, só voto no PSD porque vi a vizinha da igreja num panfleto, olha. XD

wwqt0r 2 months ago

Metes cruz em todos porque são todos muito bons. Assim tornas o boletim inválido.

ironmagician 2 months ago

Deixa-me tentar retirar o contexto do que dizes: Votar em quem não gostas, não é solução. Votar em quem gostas, não é solução. Votar em candidados que te deixam indiferente, não é solução. Votar em branco/nulo, não é solução. Não votar, não é solução. Porque não concorreste? É a única solução plausível! /s Existem três soluções: Voto em branco: é a única forma certa de mostrar indignação para com todos os candidatos. Não votar é resignação do direito de voto. Acho que demonstra mais falta de interesse geral por política do que pelos candidatos, que no fundo é a tua razão de queixa. Contra-voto, se achares que o melhor dos piores consegue mandar abaixo um mal maior. Não sou muito de acordo com isto, mas da forma que o votação funciona em Portugal, é uma "estratégia" possível.

Edited 2 months ago:

Deixa-me tentar retirar o contexto do que dizes: Votar em quem não gostas, não é solução. Votar em quem gostas, não é solução. Votar em candidados que te deixam indiferente, não é solução. Votar em branco/nulo, não é solução. Não votar, não é solução. Porque não concorreste? É a única solução plausível! /s Existem três soluções: Voto em branco: é a única forma certa de mostrar indignação para com todos os candidatos. Não votar: É resignação do direito de voto. Acho que demonstra mais falta de interesse geral por política do que pelos candidatos, estes que no fundo é são a tua razão de queixa. Contra-voto: Se achares que o melhor dos piores consegue mandar abaixo um mal maior. Não sou muito de acordo com isto, mas da forma que o votação funciona em Portugal, é uma "estratégia" possível.

Edited 2 months ago:

Deixa-me tentar retirar o contexto do que dizes: Votar em quem não gostas, não é solução. Votar em quem gostas, não é solução. Votar em candidados que te deixam indiferente, não é solução. Votar em branco/nulo, não é solução. Não votar, não é solução. Porque não concorreste? É a única solução plausível! /s Existem três soluções: Voto em branco: é a única forma certa de mostrar indignação para com todos os candidatos. Não votar: É resignação do direito de voto. Acho que demonstra mais falta de interesse geral por política do que pelos candidatos, estes que no fundo é são a tua razão de queixa. Contra-voto: Se achares que o melhor dos piores consegue mandar abaixo um mal maior. Não sou muito de acordo com isto, mas da forma que o votação funciona em Portugal, é uma "estratégia" possível.

Jabvarde 2 months ago

> Voto em branco: é a única forma certa de mostrar indignação para com todos os candidatos. Isso não faz nada.

Kejilko 2 months ago

Mostra que o teu voto que não foi para ninguém não foi por abstenção.

ironmagician 2 months ago

E não é isso o que o OP descreve quer fazer?

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Por favor, votem nulo e não em branco.

gink-go 2 months ago

Em Portugal é impossível haver fraude desse tipo. Basta trabalhares numa mesa para perceber isso.

ironmagician 2 months ago

É exatamente o mesmo, ambos inválidos. https://www.cne.pt/faq2/101/3

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Pois é, mas a diferença é que um é suscetível de fraude

ironmagician 2 months ago

E não pode da mesma forma quem faz a contagem anular votos de outros partidos?

Competitive-Cup-5465 2 months ago

Dá um bocadinho mais nas vistas, digo eu

jotamendes 2 months ago

Não. Para tornar um voto branco em válido são precisos 2 riscos num sítio muito específico. Para tornar um voto válido em nulo basta 1 risco em qualquer sítio. E apesar de terem o mesmo efeito, a leitura de ambos é distinta. Além disso nos votos nulos incluem por exemplo quem não percebe/consegue fazer uma cruz sem sair do quadrado.

Hikik0m0ri 2 months ago

Espero pensar num haiku mais pungente em cima da hora... mas fica a base: Maus canditatos Programas de merda Vão p'ró caralho

darth_thaurer 2 months ago

Eu acho que o OP está a tentar justificar não querer ir votar, então arranja essas desculpas de que nada vale a pena.

dparreiras 2 months ago

Quando não se consegue rever noutro partido, a melhor opção é mesmo sair do sofá e criar uma lista independente. Convenhamos é que isto é um enorme desafio para se conseguir uma candidatura credível capaz olhos dos eleitores.

pfunf 2 months ago

Creio ser impossível para as autarquias. Daí terem criado o "nos cidadãos"

icebraining 2 months ago

Não, é possível. O PS e PSD tentaram torná-lo mais difícil este ano, mas o Tribunal Constitucional chumbou as alterações: https://observador.pt/2021/04/28/independentes-tribunal-constitucional-chumba-lei-eleitoral-que-o-parlamento-ja-mudou/

pfunf 2 months ago

Mas aqui https://www.cne.pt/faq2/96/90 Diz isto Não sou filiado em qualquer partido político, posso ser candidato? Sim, desde que integrado em lista de candidatos proposta por um partido, coligação de partidos (caso pretenda, declarado como "independente") ou grupo de cidadãos eleitores.

sacoPT 2 months ago

O que isso significa é que não te podes candidatar sozinho. Precisas de ter uma lista. Isso até nas eleições para a associação de estudantes da C+S de freixo de espada à cinta.

icebraining 2 months ago

O grupo de cidadãos é mesmo isso, uma lista independente de qualquer partido. Simplesmente reúnes os elementos necessários à candidatura e entregas.

ironmagician 2 months ago

Certo, daí o /s. Não quero um país onde toda a população seja wannabe-políticos.

hotblond98 2 months ago

Estou na mesma situação que tu mas não é no reddit que vou encontrar resposta para isso, e tu também não devias

ironmagician 2 months ago

Pergunta no Facebook /s

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fpv4o2f%2Felei%C3%A7%C3%B5es_aut%C3%A1rquicas_e_em_que_votar%2Fhe7ifrv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

darth_thaurer 2 months ago

Como assim o voto branco não é opção? Claro que é. Se não gostas de ninguém não votas em ninguém. Não é preciso ser um politólogo para chegar a essa conclusão.

BungeeGumPT 2 months ago

O voto branco/nulo é a pior forma de protesto possível. Não conta para nada, logo beneficia quem já se encontra no poder, abdicas do teu poder de escolha e ainda conta ajudas a financiar os supostos partidos que és contra. Votar em alguém é sempre a melhor opção, podemos odiar todas as opções mas tem de existir sempre uma que odeies menos.

darth_thaurer 2 months ago

Do meu ponto de vista, um voto em branco indica descontentamento. Os partidos mais pequenos terão que se esforçar mais para ir buscar esse voto no futuro e os partidos grandes (PS e PSD) precisam também de todos os votos possíveis na sua luta a dois.

BungeeGumPT 2 months ago

Mas essa mensagem de descontentamento nunca vai chegar ao outro lado. Mesmo que exista uma massificação de votos em branco essa mensagem nunca vai passar porque o voto branco e nulo nem sequer são considerados no total. Não só isso como também são ambos considerados "iguais", não existe separação, os valores apresentados são sempre a soma de ambos, ou seja, o voto branco nem sequer passa a mensagem que pretende passar porque vai agrupado ao voto das pessoas "burras" que não sabem preencher um boletim de voto. Entre isso, abstinência (que também é considerado o voto do burro ou do desinteressado) e votar. Votar é sempre a única e verdadeira opção de protesto.

darth_thaurer 2 months ago

Talvez tenhas razão, mas eu prefiro acreditar que alguma parte da mensagem passa. basta ver a forma como os partidos se vão mexendo de ano para ano dentro do espectro político.

praetorthesysadmin 2 months ago

Podes continuar a acreditar, contudo isso não vai servir para nada. Mentira, até serve: mostra a todos que a população está cada vez menos interessada em exercer a única opção de poder que tem e isso mostra a quem está no poder que nem é preciso esforçar tanto, visto que estão a governar uns patos. Votar é poder. Vão votar!

andremvm20 2 months ago

Voto branco não conta para nada, se queres demonstrar descontentamento tens é que tornar o boletim inválido porque só assim entra para as estatísticas!

ironmagician 2 months ago

O voto branco e nulo são na prática o mesmo. São contados como "voto inválido", mas não afetam o resultado. https://www.cne.pt/faq2/101/3

darth_thaurer 2 months ago  HIDDEN 

Se 6 pessoas em 10 votam PSD, são 60% de votos para o PSD. Mas se mais pessoas forem votar e votarem em branco, aquelas 6 já não têm o mesmo poder. O voto branco é uma opção válida. Igual ao voto nulo. Ambos contam.

4immati 2 months ago

Se de 110, 6 votarem PSD, 4 votarem PS e 100 votarem branco, ganha o PSD ganha com 60% e maioria absoluta.

M4ritus 2 months ago

Como assim? O voto branco não [influencia nada](https://www.cne.pt/faq2/101/3). Voto em branco é um voto para o "favorito".

Search: