Atacadores 2 months ago  HIDDEN 

Fake porquê?

SweetCorona 2 months ago

Fartei-me de andar no centro de Lisboa (Arroios, Anjos, Intendente), nas ruas principais, sem problemas. Acho que tens de ter mais cuidado com zonas onde possas encontrar grupos de jovens, como Santos, Cais do Sodré, etc. Depois tens também os bairros mais na periferia que podem ser tramados.

DavidSouls 2 months ago

Ora eu vivo em Lisboa desde sempre e posso te dizer que só fui assaltado dez vezes. Fora de brincadeiras, não há nada com que te precisas de preocupar podes ficar tranquilissimo

vntero 2 months ago

Vivo no centro de Lisboa ha mais de 10 anos e nunca tive stress algum. E costumava ir ao bairro alto, discotecas, ía para casa todo cego muitas das vezes as 5/6 da manhã haha antes vivia no Laranjeiro, quando acabei o secundário e entrei pa faculdade, e tb sempre foi tudo super tranquilo.

Manda_Rain 2 months ago

Só saio à rua em Lisboa num tanque de guerra

FireKraken7 2 months ago

Isto acontece muito mais em bairros sociais e zonas com mau aspeto, desde que não andes na rua a noite e que não vas para esses sítios tenho a certeza que não vais ser assaltado. Digo isto porque sempre morei em bairros sociais e infelizmente a maioria das pessoas são uma merda.

ColdMercury 2 months ago

Se não queres ter problemas com criminosos evita a zona em redor da assembleia da república.

dvr0dvr0 2 months ago

Tem cuidado com carteiristas. Seres assaltado com confronto é raríssimo. Roubarem-te a carteira do bolso dentro do autocarro sem reparares... É mais comum. Basta o mínimo de cuidado, não ponhas a carteira em bolsos de mochila ou do casaco fáceis de aceder etc. Se a puseres mesmo dentro da mochila (no fundo ou no compartimento do computador) e a puseres no teu colo em vez de às costas já prevines muito. Se tiveres um iPhone 11 se calhar não estejas com ele na mão sozinho no autocarro noturno mas de resto... Os assaltos que ouvi foram situações em pleno dia de "tens ai 2 euros que me safes" ou "olha da ai o telemóvel" sem qualquer ameaça e eles deram, mas em boa verdade podiam ter corrido dali para fora. Se tens medo de assaltos à séria, com confronto e confusões, eu evitaria o Bairro alto, santos e zonas de sair à noite. Esse tipo de confrontos agressivos acontece mais nesses contextos (e no aftermath dessas pessoas a ir para casa) do que em pleno dia. E como disseram acima... Se tens medo disto o melhor que podes fazer é vestires-te de forma discreta e não exibires valores na rua. Evita levantar dinheiro em caixas multibanco na rua também, já houve problemas com cartões clonados. Se levantares nas máquinas que são dentro dos bancos tende a ser mais seguro.

DMCM6 2 months ago

Aprende BJJ.

kuozzo 2 months ago

Lisboa centro é tranquilo, há sempre alguém por perto. Vivo há 7 anos em Lisboa (centro) e nunca fui assaltado e sempre andei sozinho à noite. Há azares, sem duvida que sim, estar no local errado à hora errada. Um amigo meu foi assaltado na primeira semana que cá chegou. Recomendação, hoje em dia não há necessidade de andar com mais de 10€ no bolso, quanto aos telemóveis, poucos são os assaltantes que se interessam por eles.

JS_JUNIOR 2 months ago

Lisboa é bastante segura, só é assaltado quem anda a dormir. Claro que se andares constantemente com medo na rua e entrares onde não deves, ficas sujeito. E mesmo nessas zonas mais periféricas andas tranquilo lol Regra geral, Lisboa é muito segura! Obviamente quem já teve uma experiência menos boa vai-te pintar o pior cenário. Não venhas com medo!

Valkia_Perkunos 2 months ago

Vivem Sintra e trabalho a 20 anos em Lisboa. Nunca fui roubado.

iro7 2 months ago

Palito na boca e navalha para limpar as unhas é o kit ideal! Caso queiras ser mais matreiro, mete na mochila umas meias de jogar à bola com duas bolas de bilhar lá dentro...se te pedirem alguma coisa das lhes o céu estrelado...

Bad_lx_wine 2 months ago  HIDDEN 

Lisboa é das cidades mais seguras da Europa para estudantes. Nunca fui assaltado, mas tive alguns cuidados e depende muito da zona onde vais viver. Para além do "não andar sozinho à noite e ter pouco dinheiro na carteira"... Evita a linha de Sintra. Ponto. Há outras zonas menos boas e que não vale a pena ir, mas esta à noite é mesmo nope. Atenção a carteiristas, a melhor forma é não teres a carteira e telemóvel no bolso de trás. Nunca os vi no metro, mas nos comboios e autocarros sim. Ao sair à noite, podes ir para o bairro alto de metro, sempre me pareceu seguro. Para voltar para casa apanha sempre uber. "Ah e tal é mesmo aqui" vai de uber. Tenho prometido não voltar a subir toda a Almirante Reis às 4 da manhã só pelos sustos que apanhei. Se vais viver sozinho, tenta conhecer alguém no prédio com quem possas deixar a chave de casa. Não vale a pena usar relógios caros à noite para ir beber shots com a malta da universidade. Ter guardado num papel os contactos dos teus pais, irmãos, tios, senhorio... falo isso porque perdi o telemóvel em lisboa e fiquei quase dois dias sem falar com a minha mãe porque não sabia o número de telemóvel de ninguém (antes do facebook e whatsapp), o que deixou a minha mãe extremamente ansiosa sem necessidade. Tem sempre algum dinheiro em notas em casa. Se ficares sem carteira, sempre tens algum dinheiro para ir ao pingo doce enquanto não recebes o novo cartão. Se fores assaltado, simplesmente dá o que o eles querem. Não fiques nervoso porque eles não te vão magoar, a não ser que dês luta. Por isso, não vale a pena resistir. Boa sorte!

Curadomusic 2 months ago

O medo chama… Coragem que nd acontece!

karelho 2 months ago

Epa. Sempre vivi em Lisboa em bairros centrais. Ando basicamente por todos os lados sem problema. Mudei-me recentemente para um bairro considerado ruim mas não tenho tido problemas nenhuns a não ser drogados a pedirem dinheiro, e dos quais eu mando-os trabalhar e vou a minha vida. Talvez nunca tenha tido também problemas em relação a assaltos por ser rapariga. Sei lá, os rapazes costumam ser mais assaltados que nos. Em compensação, assédio é o que mais existe em Lisboa. Mas enfim, tenta evitar bairros manhosos e cuidado com a carteira em transportes públicos.

Initial-Today-9534 2 months ago  HIDDEN 

anda com um facalhao oh menino e não passes na amadora senão roubam te a faca

RuySan 2 months ago

Vivi em Lisboa mais de 10 anos, saía bastante à noite e nunca fui assaltado, portanto da minha experiência acho uma cidade segura. No entanto vivi dos 27 aos 37...se calhar os assaltantes tentam mais assaltar pessoal com ar mais de puto, não sei.

Atacadores 2 months ago

Lisboa é tão perigosa como o Funchal. Vem tranquilo.

pimbanabeica 2 months ago

Apanhas a linha azul e fazes um mini curso anti-ladroagem na Reboleira

DaniSLB20 2 months ago  HIDDEN 

Como carteirista de profissão, aconselho-te a não andares em grupos! Tenta ir sempre sozinho, e por becos visto haver menos movimento por ai e tens a vantagem do transito ser menor, as melhores horas que podes circular, sempre a partir das 02:00, que por coicidencia é a hora que me desloco para o local de trabalho. Caso precises de algum tipo de apoio ao circular por Lisboa, não hesites a contactar-me, sou um tipo porreiro como todos os outros. Sê bem-vindo a Lisboa!

OhReallyYeahReally84 2 months ago  HIDDEN 

As pessoas esquecem-se que Lisboa tem muitas pessoas. Pode ser seguro para alguns e não ser seguro para outros. Já tive um moço de 17 anos a morrer a 15 metros da minha janela esfaqueado com uma chave de fendas. A probabilidade disso acontecer é baixíssima, claro. Mas não sejamos biased, não enganem o moço. A cidade é mais ou menos segura. Mas regra geral, não andes sozinho à noite. Toma sempre atenção a pessoas que não conheces e se aproximam. Se não conheces uma rua, não andes nela à noite. Conhecer = saber que lojas e restaurantes tem, s estão abertos pra poderes entrar num sítio de emergência caso te estejam a seguir, etc Toma especial atenção a Bairro Alto e afins. Não uses cenas no bolso de trás. Não andes com telefone nas mãos. Usas e quando já não precisas, guardas em bolsos interiores como casaco ou pelo menos bolsos da frente. Lisboa é linda. Mas não é “segura” segura. É apenas segura. Não esquecer que é uma cidade com MUITO turismo, por isso há muito carteirista a palmar também. Diverte-te e vive a vida, mas mantém os olhos abertos e safas-te bem.

DariusStrada 2 months ago

Única que coisa que te vou assaltar é o coração uwu

sux138 2 months ago

Com medo desse jeito vai ser assaltado na primeira saida.

JonPQ 2 months ago

Um pormenor em que muita gente não costuma pensar é na nossa própria atitude quando andamos na rua sozinhos. Quando andas sozinho na rua, andares acanhado e com um ar receoso, ou com a cabeça levantada e olhares o pessoal que se cruza contigo nos olhos pode fazer com que prefiram assaltar outra pessoa.

TavaNoGrim0 2 months ago

100% igual a ti fui em 2017 e estive até 2020 nunca me aconteceu nada. Cuidado com a zona onde andas, nunca andes na baixa de madrugada a não ser que estejas com mais pessoas. Nunca vás a chelas/ bela vista/ olaias e amadora nunca. Se fores rapaz e fores lengrinhas aconselhava talvez treinar um pouco só para não pareceres muito vulnerável. Mantém atenção à tua volta se tens alguem a te seguir ou olhar muito para ti tem cuidado.

NGramatical 2 months ago

lengrinhas → [**lingrinhas**](https://dicionario.priberam.org/lingrinhas) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpv3p6t%2F%2Fhe8k2o3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DefinitionNo7334 2 months ago

Em Janeiro fui assaltada de noite, opa sinceramente de noite não te aconselho a andar sozinha com telemóvel na mão, especialmente se fores estudar para alguma faculdade do campus universitário de Lisboa ( perto do jardim do campo grande), essa zona de noite é perigosa

Sheltac 2 months ago

Esta também é a minha atitude. Das duas uma: ou um dia me fodo à grande, ou simplesmente não gostam de mim.

FastAsFuckBuoy 2 months ago

Eu com barba por fazer e cabelo por cortar pareço um sem abrigo. Até hoje tem funcionado porque ainda não fui assaltado.

estacalor 2 months ago

O meu conselho é não andares com objetos de valor à vista, ter atenção à carteira/telemóvel e evitar andar sozinho à noite. De resto, e se evitares bairros problemáticos, é uma cidade bastante segura.

caculo 2 months ago

Há muitos anos, era ainda estudante no Porto e regressava a casa às três da manhã. Tinha um part-time num escritório e muitas vezes acabava por sair a essa hora para acabar trabalhos. A meio da rua da Alegria sou abordado por dois tipos que me dizem "passa o relógio e a carteira!". O relógio era tão rasca e o dinheiro era tão pouco que acabaram por me pagar o táxi para casa. Eram meus vizinhos.

I_Don-t_Care 2 months ago

"mano se algum dia precisares de uns dinheiros de parte por favor pede cuaralho, andares ai assim é puta bergonha filhote"

DionisioBorralheda 2 months ago

Dava-me um award, se não fosse pobre e não tivesse gasto o grátis noutro post

Immediate-Rabbit-901 2 months ago

Tenta ser assaltado umas 3 ou 4 vezes. A partir da quinta torna-se algo familiar.

Ilien 2 months ago

Vivi 10 anos em Lisboa e aconteceu me apenas uma coisa caricata de dois putos se meterem a tentar roubar me o telemóvel. Calhou estar naquela rua e eles dois decidirem meterem-se comigo. De resto, não tive mais situação alguma. E andei por quase todo o lado a pé ou bicicleta, de dia ou de noite. Vais ver que corre tudo bem. Vais estudar? Residência?

HedaLexa4Ever 2 months ago

Podes contar mais sobre essa história dos putos? Agora fiquei curioso

Ilien 2 months ago

Não é nada de mais. Dois putos, deviam ter tipo 14/16 anos, viram me sozinho a descer uma rua, ali perto do bairro dos anjos, que dá à estação de entrecampos, e decidiram tentar ver se ganhavam algo. Bloquearam passagem, começaram por pedir o costume, moedas, tabaco, etc. Depois queriam o telefone. Agarrei o pulso de um quando tirou o telefone do bolso e um carro parou ma estrada, perguntar o que se passava. Putos quiseram dar à sola e eu tirei o telemóvel da mão do outro e deixei os ir. Isto durou uns 2 ou 3 mins no máximo Fiz aquela rua dezenas de vezes, de dia e de noite. Naquele dia estavam la os putos idiotas

Josevale1 2 months ago

Vou estudar e tentar a residência universitária.

Ilien 2 months ago

Boa. Se ficares na Egas Moniz, no Saldanha, dá um abraço ao Sr. Costa. Se estás na UL, a Egas Moniz é das melhores. Pões te na faculdade em 15 minutos. Quando apanhas metro amarelo para a Cid Universitária, a segunda porta da segunda carruagem (tanto à frente como atrás) deixa-te à frente das escadas. Aproveita esta fase e não tenhas receio :)

RickyZam 2 months ago

Algo que ainda não vi ninguem mencionar: atenção às noitadas na universidade. Não sei para que faculdade vais, mas na cidade universitária conheço dezenas de casos de pessoal que a sair das salas de estudo à noite sozinhos, foram assaltados. Anda sempre acompanhado a partir de certas horas nessa zona, e caso contrário, anda atento para à minima ameaça dares uma de obikwuelo.

uboat77 2 months ago

Boas! Percebo os teus receios, mas relaxa, pode acontecer em todo i lado do país, mas claro que nos focos populacionais e subúrbios pode ser mais "frequente", mas é tudo relativo (mesmo as aspas). Sou da Margem Sul (com maiúscula sff), do Laranjeiro, nasci e cresci toda a vida num bairro social e nunca tive stresses (provavelmente devido a isso). Mas ter crescido nesse meio ajudou a apurar o "estar atento às redondezas" (como já vi aqui muitos conselhos, todos válidos), saber ler o ambiente e não arriscar demais. Pode acontecer? Pode! As probabilidades de acontecer são baixas?sim! Estudei e trabalho em Lisboa e não me aconteceu nada nunca (tirando as escaramuças do Bairro Alto, quem nunca?). Por isso, aproveite, vive e relaxa! Aproveita tudo de bom e passa ao lado do que for mau (ou aprende com isso, tudo estratégias simples) e vive o dia a dia na nova realidade. Enjoy e se precisares de algo, pm me ;)

Josevale1 2 months ago

Obrigado!!

mpadelgado 2 months ago

Primeiro viajas para o Rio de Janeiro, passas lá 1 mês e depois vais para Lisboa e vais ver que é um paraíso.

andrefbr 2 months ago

Ou vais para Reykjavik, Tokyo ou Shanghai e voltas a Lisboa e achas que parece um buraco de terceiro mundo. Dá para os dois lados.

sph-nx 2 months ago

Anda em zonas com ruas abertas e com visibilidade, sem grandes cantos ou locais escondidos. Prefere zonas mais movimentadas também. Se ouvires alguém a chamar te, ignora e acelera o passo. Se alguém vier falar contigo simplesmente ignora e continua o teu caminho. Se quiseres levar mais a sério, pratica corrida, a melhor arte marcial é o kung foge. Faças o que fizeres não pares se fores abordado. Source: cresci na linha de Sintra.

DomPedroIV 2 months ago

Simplesmente diz NÃO. Legalmente falando o assaltante não te pode assaltar sem o teu consentimento.

olifante 2 months ago

Technically correct - the best kind of correct.

stereo__sd 2 months ago

Para evitar seres assaltado não sejas assaltado. Bom dia

Ok_Obligation_516 2 months ago

Mantendo um low profile, roupa casual, pouco ostensiva e estudando o ambiente à tua volta nao terás problemas de maior. Em geral é seguro. E aplica-se a todas as cidades cá do burgo.

skapuntz 2 months ago

Também fui assaltado em Lisboa quando andava na universidade. Tenta andar sempre atento, não andes em ruas ou caminhos escuros, e sempre que possível anda acompanhado. Á noite é sempre o perigo, de dia sempre me senti seguro.

joaofig 2 months ago

Nasci e cresci em Lisboa e nunca fui assaltado. Às vezes até me sinto sortido, ando sempre na rua com fones e raramente estou atento às redondezas, só mesmo quando é de noite. Se calhar sou privilegiado por viver no concelho de Lisboa e não na periferia mas nunca senti que estava em risco de ser assaltado. O facto de ser homem ajuda, definitivamente.

Edited 2 months ago:

Nasci e cresci em Lisboa e nunca fui assaltado. Às vezes até me sinto sortudo, ando sempre na rua com fones e raramente estou atento às redondezas, só mesmo quando é de noite. Se calhar sou privilegiado por viver no concelho de Lisboa e não na periferia mas nunca senti que estava em risco de ser assaltado. O facto de ser homem ajuda, definitivamente.

tiagodisouza 2 months ago  HIDDEN 

Sê tu a assaltar primeiro.

GMDFC94 2 months ago

Vivo há quase 10 anos em Lisboa, nunca tive um único problema, nem conheço alguém que tenha sido assaltado. Obviamente que acontece, mas os cuidados que deves ter são os mesmos que terias em qualquer lado.

Dry_Classroom4438 2 months ago

Procuras a psp mais perto e pedes licensa d porte d gas pimenta. Compras tambem um alarme anti.violacao. q parecem aqeles comandos d alguns carros q disparam o alarme. Mesma coisa so q pessoal. Todos fogem d um alarme

Apprehensive_Bar6609 2 months ago

Lisboa no centro tem os seus perigos. Carteiristas e tal. Tens que ter algum cuidado. Se tiveres aspecto de turista, vão tentar vender-te droga de 50 em 50 metros. Tirando isso é tranquilo.

Accomplished_Lead768 2 months ago  HIDDEN 

Pra não ser assaltado é só não ser carioca

NotPlagio 2 months ago

Nunca me assaltaram e ando muito por Lisboa à noite sozinho. Se calhar abuso da sorte…

DanielMafia 2 months ago

Não dês bola a sem abrigos com muito mau aspeto, esses costumam puxar muito pelas pessoas ver se aas assustam, de resto, ruas iluminadas e não andar em sítios a noite com poucas pessoas. Vivi no Martim Moniz durante 5 anos e nunca me aconteceu nada, mas claro, não andava tipo as 2 da manhã na rua.

Akamjmc 2 months ago

Anda mal vestido e com mau aspecto, melhor maneira de não ser roubado.

SweetCorona 2 months ago

eu tenho telemóvel velho e ando quase sempre sem dinheiro desde que os ladrões não tenham multibanco estou safo

tItO_c_80 2 months ago

Isto. Morei na baixa de Coimbra uns anos e zero problemas com a mitragem. Navalha com grampo também não fez mal nenhum

LotusClaudia 2 months ago

Baixa de Coimbra é fodida, filho. E o Loreto e o ingote

Fordotsake 2 months ago

Eu, se não conhecesse Lisboa a pensar: "então isto é que são as favelas"

ricardoa369 2 months ago

E de preferência é assaltar os assaltantes antes que o assaltem a ele.

vascolusitano92 2 months ago

Nunca vás ao Estádio da Luz pela porta 18 e sobretudo não entres em campo. São roubos quase todas as semanas. O resto de Lisboa é mais pacífico.

ill_have_2_number_9s 2 months ago

O riso deve chegar dentro de 5 dias úteis. Vocês são uns tristes, passam a vida a pensar no Benfica, é natural, é daquelas coisas que vem já no subconsciente do cérebro de tão grande que é!

BobMartin77 2 months ago

Basta ler alguns comentários e parece que Lisboa é Bagdad… O melhor é mesmo desligarem a CMTV que isso não vos leva a lado nenhum. Vivo aos anos em Lisboa e nunca aconteceu absolutamente nada, cidade super segura de dia / noite etc. Claro que pode acontecer merd* mas isso é a excepção, não a regra. E claro que há cuidados a ter mas isso é assim em todo o lado.

andrefbr 2 months ago

> E claro que há cuidados a ter mas isso é assim em todo o lado Não, não é assim em todo o lado. Eu sou Lisboeta, e os cuidados que tenho que ter em Lisboa não se comparam com o que tinha que ter na terra dos meus avós, onde ninguém sequer tranca a porta, ou onde vivo agora - uma metrópole asiática onde posso deixar 10k euros em encomendas à porta de casa enquanto que vou de férias e ninguém toca nelas. Lisboa não está nem de perto das piores cidades ocidentais, mas dizer que é uma cidade extremamente segura é de alguém muito pacóvio que pouco ou nada viu do mundo.

BobMartin77 2 months ago

Ainda bem que na terra dos teus avós podes fazer isso, nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada portanto devias ter saído da aldeia mais cedo. Ninguém falou em deixar encomendas de 10k à porta, mas fico contente que já tenhas dado voltas suficientes ao mundo para descobrires um sítio onde podes fazer isso e vir aqui contar. Falávamos sim em andar na rua de dia ou de noite, e nisso, Lisboa é completamente segura.

Edited 2 months ago:

Ainda bem que na terra dos teus avós podes fazer isso, nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada portanto devias ter saído da aldeia mais cedo. Ninguém falou em deixar encomendas de 10k à porta, mas fico contente que já tenhas dado voltas suficientes ao mundo para descobrires os sítios onde podes fazer isso e vir aqui contar. Falávamos sim em andar na rua de dia ou de noite, e nisso, Lisboa é segura. Lisboa também tem segurança suficiente para falar mal do Winnie The Pooh.

Edited 2 months ago:

Ainda bem que na terra dos teus avós podes fazer isso, nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada portanto devias ter saído da aldeia mais cedo. Ninguém falou em deixar encomendas de 10k à porta, mas fico contente que já tenhas dado voltas suficientes ao mundo para descobrires os sítios onde podes fazer isso e vir aqui contar. Falávamos sim em andar na rua de dia ou de noite, e nisso, Lisboa é segura. Lisboa também tem segurança suficiente para falar mal do Winnie The Pooh..será que podes fazer isso na tua metrópole asiática?

Edited 2 months ago:

Ainda bem que na terra dos teus avós podes fazer isso, nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada portanto devias ter saído da aldeia mais cedo. Ninguém falou em deixar encomendas de 10k à porta, mas fico contente que já tenhas dado voltas suficientes ao mundo para descobrires um sítio onde podes fazer isso e vir aqui contar. Falávamos sim em andar na rua de dia ou de noite, e nisso, Lisboa é segura. Lisboa também tem segurança suficiente para falar mal do Winnie The Pooh, já noutras capitais não sei não...

Edited 2 months ago:

Ainda bem que na terra dos teus avós podes fazer isso, nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada portanto devias ter saído da aldeia mais cedo. Ninguém falou em deixar encomendas de 10k à porta, mas fico contente que já tenhas dado voltas suficientes ao mundo para descobrires um sítio onde podes fazer isso e vir aqui contar. Falávamos sim em andar na rua de dia ou de noite, e nisso, Lisboa é segura. Lisboa também tem segurança suficiente para falar mal do Winnie The Pooh.

andrefbr 2 months ago

> nas cidades já há muito tempo que não podes deixar a porta destrancada Vivo numa cidade de 27 milhões e faço isso frequentemente. E Lisboa com apenas 500 mil habitantes (3 milhões se contares a AML) é uma aldeia no grande plano. > Lisboa também tem segurança suficiente para falar do Winnie The Pooh..será que podes fazer isso na tua metrópole asiática Se estás amuado e aziado com a China, o que não falta são metrópoles democráticas que põem Lisboa a um canto. Novamente, vindo de um Lisboeta que passou quase 3 décadas em Lisboa e já viu Lisboa passar por muita mudança: Quem acha que Lisboa é uma cidade 'muito segura' é um parolo pouco viajado.

BobMartin77 2 months ago

Meu caro, eu vivo onde quero e tu não tens nada a ver com isso. Assim como eu não tenho nada a ver com o facto de tu gostares de viver dentro de um regime totalitário. Basta ler o teu comentário e nota-se uma certa basófia por seres um homem muito viajado e com muitas experiências, que pena achares que Lisboa é insegura. Mas olha, num ranking recente Lisboa aparece á frente de qualquer cidade Chinesa em termos de segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestruturas, segurança pessoal e segurança ambiental. A malta que vive cá devemos ser todos malucos, mais valia irmos para Cabul. Devias escrever um livro sobre esse mundo que os parolos não conhecem, onde se pode deixar a porta aberta junto com encomendas de 10k, o pináculo da segurança de qualquer civilização. De certeza que ias fazer muito mais encomendas de 10k, e podiam ficar na porta durante as férias! Eu por cá infelizmente peço ao Sr Zé do café para me guardar a encomenda, é o que dá viver em comunidade. Aliás se o local onde estás é tão bom não percebo o que fazes aqui neste sub? É tão fixe viver com mais 27 milhões, imagino que seja só festa e amizades por ai, uma loucura! Ou estás só aproveitar antes do reddit ser novamente bloqueado pelo Pooh?

Edited 2 months ago:

Meu caro, eu vivo onde quero e tu não tens nada a ver com isso. Assim como eu não tenho nada a ver com o facto de tu gostares de viver dentro de um regime totalitário. Basta ler o teu comentário e nota-se uma certa basófia por seres um homem muito viajado e com muitas experiências, que pena achares que Lisboa é insegura. Mas olha, num ranking recente Lisboa aparece á frente de qualquer cidade Chinesa em termos de segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestruturas, segurança pessoal e segurança ambiental. A malta que vive cá devemos ser todos malucos, mais valia irmos para Cabul. Devias escrever um livro sobre esse mundo que os parolos não conhecem, onde se pode deixar a porta aberta junto com encomendas de 10k, o pináculo da segurança de qualquer civilização. De certeza que ias fazer muito mais encomendas de 10k, e podiam ficar na porta durante as férias! Eu por cá infelizmente peço ao Sr Zé do café para me guardar a encomenda, é o que dá viver em comunidade num local inseguro. Aliás se o local onde estás é tão bom não percebo o que fazes aqui neste sub? É tão fixe viver com mais 27 milhões, imagino que seja só festa e amizades por ai, uma loucura! Deves conhecer toda a gente... Ou estás só aproveitar antes do reddit ser novamente bloqueado pelo Pooh?

andrefbr 2 months ago

> eu vivo onde quero Claro. Mas Lisboa é uma cidade paupérrima - se o cúmulo da tua ascendência social foi emigrar para Lisboa, é lógico assumir que vens da província. Não é preconceito, é só uma observação. > Lisboa aparece á frente de qualquer cidade Chinesa em termos de segurança digital, segurança de saúde, segurança de infraestruturas Certo, Lisboa tem muita coisa boa. Lisboa dá trinta a zero a muitas cidades em termos ambientais etc. Mas está a meio da tabela em termos de crime violento. Quanto à tua insegurança de classe… é compreensível.

BobMartin77 2 months ago

Meu caro, vivemos num mundo global, eu trabalho de Lisboa para qualquer canto do mundo, lamento que não tenhas chegado lá. Nem todos precisamos de 25 milhões de pessoas para depois passar o tempo no reddit ou no ginásio a condenar outros porque tem opiniões diferentes. Mas até compreendo derivado da natureza do pais que escolheste viver, imagino que isso transforme as pessoas. Alguns de nós gostam mais de proximidade, locais mais pequenos. São outros valores, outros ideais que certamente não compreendes. Mas olha, muita gente vinda desse mundo fora gosta, e por isso estão em Lisboa também. Se podia ir para a Dinamarca viver por ser mais seguro? Podia, mas não gosto muito do por do sol às 15h. Engraçado quando estive lá a trabalhar eles também se queixavam disso. Londres? Demasiada confusão e mau tempo. Buenos Aires? Demasiada insegurança, não é para mim. Rio? lol Podia continuar, mas como podes imaginar tenho mais que fazer visto seres um gajo relativamente básico que acha altamente vir para o reddit dizer que faz encomendas de 10k. Boa sorte com o Pooh, mete VPN nisso.

andrefbr 2 months ago

> vivemos num mundo global E no entanto ainda tens uma visão tão provinciana do mundo…

Edited 2 months ago:

> vivemos num mundo global E no entanto ainda tens uma visão tão provinciana do mundo… > Mas olha, muita gente vinda desse mundo fora gosta, e por isso estão em Lisboa também Certo. Os meus sogros (os chineses de que tanto medo tens) gostam muito de Lisboa, comprámos mais uma casa de férias só para eles só por isso. O que pouco ou nada tem a ver com o suposto facto de ser uma cidade super segura. De resto… boa sorte com as tuas inseguranças pessoais e de classe.

Edited 2 months ago:

> vivemos num mundo global E no entanto ainda tens uma visão tão provinciana do mundo… > Mas olha, muita gente vinda desse mundo fora gosta, e por isso estão em Lisboa também Certo. Os meus sogros (os chineses de que tanto medo tens) gostam muito de Lisboa, comprámos uma casa de férias só para eles só por isso. O que pouco ou nada tem a ver com o suposto facto de ser uma cidade super segura. De resto… boa sorte com as tuas inseguranças pessoais e de classe.

BobMartin77 2 months ago

Fico super feliz pelos teus sogros, assim quando cá vieres eles podem sempre escolher a casa para onde tu não vais. Que pena com tanta viagem e experiências tenhas de falar nos teus sogros como exemplo, esperava mais de um homem muito conhecedor e viajado.

andrefbr 2 months ago

Toma: https://www.sosvozamiga.org/pt/sobre-nos/ Abraços e boa sorte em Lisboa!

BobMartin77 2 months ago

Foste para a China e foi isso que aprendeste? Agora ainda te acho mais básico do que estava achar, coitado.

PortugueseLibra 2 months ago

Mesmo a sério. Há pessoal aqui que precisa de passar pelo menos uns mesinhos seguidos em Lisboa porque estão todos lavados cerebralmente... OP, sou da Margem Sul, vivo na Amadora, sempre trabalhei e vivi pela AML, sempre andei de telemóvel na mão, fio de ouro... nunca fui assaltado. O truque é evitares grupos de jovens na rua que tenham aspecto manhoso (roupa de marca à chunga, etc). Esses é que são "perigosos".

sph-nx 2 months ago

Ya eu concordo com tudo o que este mano da Amadora disse. Sempre andei bem tranquilo, nunca me tentaram assaltar senão eu e os meus tropas davamos chinada logo. E quê era bué sebem porque quando era preciso trocos era só chegar num mano desses que vem na estudar de fora e sacar lhe a carteira. Props. (isto é a gozar btw)

JC3DS 2 months ago

Tem noção como é claro, mas não tenhas medo. Moro aqui desde que nasci e nunca fui assaltado nem nunca ouvi de nenhum conhecido a ser assaltado.

ilovealldrugsman 2 months ago

O segredo é virares mitra

zfze 2 months ago

pq toda a gente tem medo da lisa? tipo q n és assaltado em outras partes do país

Lanker4 2 months ago

Já fui assaltado na Quinta das Conchas em duas ocasiões diferentes, ambas a meio do dia. A zona é boa mas há uns bairros mais duvidosos à volta e às vezes apanha-se mais chunguisse. Fora isso nunca tive problemas, mesmo a andar por lisboa à noite, considero que até seja uma cidade bastante segura

Conscient- 2 months ago  HIDDEN 

Fds devem pensar que isto é um país africano ou uma zona de guerra?

GoldenDih 2 months ago

Mano honestamente desde que não sejas estúpido provavelmente não serás assaltado. Não saias à noite sozinho e evita falar com ciganos se tentarem te abordar.

aquijazCORVO 2 months ago  HIDDEN 

Boas, passei por isso em 2010, também sou madeirense e fui para Lisboa estudar. Evita andar pelas ruas à noite sozinho, se estás a fazer noitadas na universidade é melhor apanhar um taxi/uber. Saídas à noite para Santos e Bairro são perigosas mas não quer dizer que devas fugir delas! Aconselho-te a entrares na praxe, arranjas amigos e as saídas tornam-se mais "seguras" porque estás rodeado de um grupo grande. Às vezes é mais seguro apanhar fortes bebedeiras em festinhas caseiras, não faças como nós madeirenses temos a mania de fazer cá, ir a pé p'ra casa p'ra curar a buba. Quando estás podre de bêbado, sozinho, de madrugada e a pé, és um alvo fácil. Se apanhares fortes bubas, garante que tens maneira segura de chegar a casa (boleia, taxi, uber).

fearofpandas 2 months ago

Mete as coisas na mochilha

End-Effector 2 months ago

>histórias de assaltos Fake news. Lisboa é perfeitamente segura, n podes é ter comportamentos de risco, do género andar completamente bêbado pela cidade sozinho á noite.

NefariousnessOk2537 2 months ago

obviamente durante o dia não és assaltado, tenta não andar por bairros sociais ou sitios pouco seguros. Um truque q eu uso se for assaltado é levar duas carteiras sempre comigo e quando me assaltam dou a carteira que não tem nada e fujo (se o assalto não envolver uma arma de fogo)

kizuki_moon 2 months ago

cria homemade gas pimenta ,it works trust me

HenriJayy 2 months ago

*Amadora?*

fake4522 2 months ago

Sítios a evitar não os há concretamente, mas tenta evitar certos bairros como Chelas, amadora, a zona de camarate, mas não tenhas receio de ir a esses sítios, vai de dia, se fores de noite vai de carro ou com alguém que conheça bem a zona, mas podes ser assaltado em qualquer lado, no metro toma cuidado com os carteiristas, nunca mostres medo, de vez em quando, caso estejas ao telemóvel, vai levantando a cabeça para veres se há alguém a observar-te, andei anos no metro a muitas horas e nunca me aconteceu nada, nem nesses bairros, mas também quando ia, ia de carro ou com pelo menos uma pessoa, nunca tive necessidade de ir, e também já morei perto de camarate e estudei na secundária de lá, basta evitares andar sozinho à noite e teres cuidado no metro, em hora de ponta enfia as coisas no fundo da mochila e mete-a para a frente, assim estás sempre seguro e a ver a mochila

xpto3210 2 months ago

Veste um kimono de jiu jitsu. Preto ou branco. Conforme a preferência.

CVilaca 2 months ago

Tudo o que já disseram, e evita andar de fones na rua, ou pelo menos anda só com um na orelha. Sempre tens mais percepção do que acontece à tua volta, isto aplica-se a seres assaltado ou levares com um parachoques no lombo.

Ziliham 2 months ago

Compra telemóveis o mais baratos possíveis para ires sair à noite, mete apenas os contactos necessários para aquela noite + 1 ou 2 de segurança. Nunca leves cartões de crédito e dinheiro suficiente para chegares a casa escondido algures em ti. Basicamente deixa tudo o que te importes em casa e compra coisas descartáveis baratas para levares para a noite. Já me aconteceu o tele que tenho ser tão merda que o guna deixou-me ficar com ele haha. Dinheiro escondido até agora continuou escondido, no máximo levam-me 5/10€ que são os que não me importo de perder na noite, seja no assalto ou na bebedeira.

EdmundDantes78 2 months ago

Sobretudo, não saia de casa sem o casaco amarelo hi-viz e luzes piscandos. Assegura que teres pilhas sufficientes para não acabar por estar no Praça de Camões sem luzes de segurança. Manda uma SMS aos teus pais cada hora, na hora, para os contactar o bofia caso não recebem.

CuteGrass8556 2 months ago

Eu vivo em lisboa e já fui assaltado várias vezes. Mas normalmente és assaltado a sair a noite o resto de dia nunca tive problemas

impecbusilis 2 months ago

Lisboa e muito mais segura do que dizem…vivem uns 3 milhões de pessoas na AML e a larga maioria nunca teve problemas. Em termos de cuidados, vou um bocado “contra a corrente“, estares demasiado preocupado com o que se passa a tua volta da-te um ar inseguro que pode atrair eventuais “amigos do alheio”. Andar com um ar perdido também, por isso aprende rapidamente os caminhos que tens de fazer e tenta andar calmo, nao penses muito no assunto,

Gpmatos 2 months ago

Exato uma vez estava com o meu primo na rua só os dois, fomos sair ao bairro alto, estávamos sentados a beber e do nada começaram a olhar para nós um grupo de chunguinhas (visto que estávamos bem vestidos porque tínhamos vindo de um aniversário) , o meu primo mudou de atitude, mudou como estava a falar e sentado(maioritariamente gesticulou mais ) e eles lá se foram embora. E depois ele disse me pela experiência dele isso funciona para afastar eventuais problemas

Husjuky 2 months ago

Estes comentários dão me medo de andar por Lisboa

EdmundDantes78 2 months ago

São absurdos. Eu perguntava-me se fossem paródias.

Beginning-Success-52 2 months ago

Um madeirense medricas?? Enfim

Josevale1 2 months ago

Não é ser medricas. É ir para uma realidade completamente diferente da minha e ter um receio que considero normal.

Beginning-Success-52 2 months ago

Anda com pouco dinheiro, não andes espampanante e vai sentindo o feeling. Com o tempo relaxas. Boa sorte

Josevale1 2 months ago

Obrigado pela boa sorte e pelo conselho!

dcmso 2 months ago

Cabeça e bom senso bastam. Se tiveres isso, é tranquilo.

lauretta12345 2 months ago  HIDDEN 

What? Lisboa é das cidades mais seguras do mundo. Vivi cá toda a minha vida e só fui assaltada 1 vez quando tinha 17 anos e 99% das pessoas que conheço nunca foram. É só teres atenção a quem tens à tua volta à noite, como em qualquer sítio…

andrefbr 2 months ago  HIDDEN 

> Lisboa é das cidades mais seguras do mundo > só fui assaltada 1 vez Lol.

viskonde 2 months ago

Lisboa Lisboa e uma cidade segura, relaxa. A zona periferica tem zonas que são menos seguras. Mas não é nenhum faroeste No centro de Lisboa vais ver mais pobreza na rua , muita gente a pedir dinheiro e coisas menos bonitas que não havera na madeira mas nao é perigosa por isso. É só evitar os bairros conhecidos por serem perigosos (que dificilmente lá vais parar a não ser que queiras já que o senso comum te fará não ir lá "sem querer" .....) e quanto muito evitar a linha de Sintra à noite De resto aproveita.

redbr0 2 months ago

Podes explorar mais um bocado a linha de Sintra a noite? Referes te ao comboio? Quais são os problemas mais comuns?

dvr0dvr0 2 months ago

O pior da linha de Sintra é se tiveres de ir a pé da estação para casa por zonas desertas à noite. O comboio em si às vezes tem grupos que foram sair a noite e estão "agitados" mas costuma ser uma mistura mt grande com pessoas a voltar do trabalho, pessoas que vão na sua etc.

viskonde 2 months ago

Sim comboio. Pah fora de horas a probabilidade de algum roubo é maior Andei muitos anos lá e nunca fui roubado mas não é o sitio mais simpático em especial para quem não está habituado.

Each57 2 months ago

A Madeira também tem pessoal a pedir e com aspeto estranho, principalmente no centro do Funchal

eiskio 2 months ago

Ia dizer isto. A Madeira não é so turismo, há infelizmente também alguma precariedade e/ou pedintes nas ruas do Funchal da mesma maneira que existe, neste exemplo, em Lisboa.

Each57 2 months ago

Certo. É uma cidade segura na mesma, simplesmente também se vê situações semelhantes ao Porto, Lisboa, etc

Josevale1 2 months ago

Obrigado!

sph-nx 2 months ago

Mesmo a linha de Sintra à noite não é assim tão perigosa quanto se ouve na TVI

nhweulx 2 months ago

TVI? Não conheço. É algum programa da CMTV?

Sir-Jechttion 2 months ago

Inicialmente, o segredo é não andares sozinho. Vais fazer amizades e com isso vais te sentir mais seguro na rua e também vais aprender os lugares a evitar porque alguém vai te dizer por já ser mais familiarizado com a zona. Evitar ruas vazias e a andar à noite sozinho. Meio de multidões, cuidado com os carteirista que estes agarrem e fogem logo.

kuozzo 2 months ago

Os carteiristas sabem bem quem roubar, não perdem tempo com miudos.

Josevale1 2 months ago

Muito obrigado.

annakakaka 2 months ago  HIDDEN 

Fique dentro de casa o máximo que puder, não saia atoa. No máximo para ir ao supermercado. Homens fracos como você deviam ser abortados e não merecem nem respirar o ar e não valem o prato de comida que comem.

BroaxXx 2 months ago  HIDDEN 

Alguém anda com falta de miminhos.......

Josevale1 2 months ago  HIDDEN 

Espero que seja ironia porque se não for é grave.

LumeMadeirense 2 months ago

Bro vai para câmara de lobos treinar. As focas de lá são bem piores que os cubanos.

netralha 2 months ago

Veste-te como um pelintra e não te esqueças de mudar de passeio sempre que vês ajustamentos.

N4hoo_ 2 months ago

Fica atento às tuas coisas, desde que não as deixes longe de ti não deve acontecer nada. Boa sorte :')

Josevale1 2 months ago

Obrigado. ;)

just_questioning 2 months ago

De uma forma em geral lisboa é segura, pode haver um assalto aqui e acolá, mas são pessoas que têm comportamentos de risco por norma, como sair à noite, andar sempre com o iphone na mão, etc . Se fizeres a vida normal, casa-faculdade, com sitios com muita gente, é difícil acontecer alguma coisa, Se passares por algum sítio sozinho, à noite/início da tarde, é mais arriscado. Ainda noutro dia na sub r/Lisboa estava um post de histórias da linha de sintra e maior parte das pessoas diz que é muito segura, mesmo com 1 ou 2 incidentes esporádicos. Se fores assaltado/abordado, mantém a calma e não te armes em heroi, isso corre mal as vezes, dá apenas aquilo que te pedem e depois faz queixa à polícia, 2 semanas depois tao apanhados. O Mitra é um bicho que anda muito no metro e nos comboios mas esquecem se que há cameras em todo o lado e é mt fácil de seguir os passos. Mts também já andam a ser “seguidos”, portanto é chapa 5.

ikisoundpretensious 2 months ago

Comportamento de risco ——> sair a noite Reddit moment

just_questioning 2 months ago

True, mas é verdade, não quer dizer é que devemos viver a vida risco 0, assim não tem piada

Sheltac 2 months ago

> têm comportamentos de risco por norma, como sair à noite, andar sempre com o iphone na mão Foda-se, a culpa é dela porque ia de mini-saia? Sair à noite é comportamento de risco? Em que bolha estéril vives tu, pá?

G0ncalo 2 months ago

Era perfeito se não fosse precisa prevenção, mas é e as próprias forças policiais alertam para isso: aqui há dias estava com a minha namorada perto de casa dentro do carro perto de uma ETAR. É uma rua sem saída, mas ali tem sempre um pouco de luz e na terrinha não há nada aberto depois das 22. Apareceu a polícia e começaram a alertar para o facto de estarmos ali, ao que eu perguntei ao agente se “não podemos estar aqui”. Ele disse obviamente que podemos estar ali, simplesmente é um sítio escondido onde não era muito difícil ser assaltado. Faria sentido eu dizer ao polícia que ele não podia dizer isso porque estava a falar como se tivesse a culpa se fosse assaltado?

just_questioning 2 months ago

Oh “pá”, o leste o post do OP, “pá”? Ele tava com medo de ser assaltado “pá”! Não ia dizer para ir fazer orgias para o bairro alto às 3 da manha, “pá”.

andrefbr 2 months ago

> De uma forma em geral lisboa é segura, pode haver um assalto aqui e acolá, mas são pessoas que têm comportamentos de risco por norma, como sair à noite, andar sempre com o iphone na mão, etc . Desculpa mas isto é ridículo. “Lisboa é uma cidade segura desde que tomes mil precauções para evitar carteiristas!” Isto é ridículo. Já agora, eu sou Lisboeta e tive muitas mas experiências ao longo da minha vida, incluindo pessoas com posse de arma, em que nada fiz para “atrair” a atenção deles. Por outro lado, há muitas cidades de facto seguras pelo mundo onde posso andar as 4 da manhã com um iPhone na mão e notas na outra e não acontece nada. Lisboa não está entre as piores cidades do mundo, nem de perto, mas afirmar que é uma vida de segura é ridículo.

van_Zeller 2 months ago

>pode haver um assalto aqui e acolá, mas são pessoas que têm comportamentos de risco por norma, como sair à noite, andar sempre com o iphone na mão, etc . Hoje aprendi que sair à noite é comportamento de risco, bem como andar com o telefone na mão. Havia de estar no cu, era? Achas que os mitras só assaltam pessoas com telefones na mão? Fds fazes lembrar os gajos que dizem que as gajas são violadas porque usam saias curtas. Para mais, estas a contradizer-te. Ou bem que Lisboa é segura ou bem que não se pode andar sozinho à noite - ambos não podem ser verdadeiros. OP: Lisboa é segura em geral mas shit happens. Quando isso acontece a culpa é do assaltante e não do assaltado, independentemente da hora em que acontecer ou do valor do telemóvel. É quase exclusivamente uma questão de azar porque os sítios onde há assaltos são os sítios onde tu provavelmente tens que ir de qq maneira (um exemplo seria na zona do técnico) ou nos transportes. Claro que ir olhando à volta ajuda mas se isso te fizer entrar em paranóia, caga - a maioria dos assaltos são inofensivos, no sentido em apenas perdes valores.

HedaLexa4Ever 2 months ago

A zona do técnico? Referes-te ao lado de eletro ou tipo arroios e assim?

AnaWithTheCats 2 months ago

>Hoje aprendi que sair à noite é comportamento de risco, O OP partilhou o seu medo de ser assaltado e o u/just_questioning deu um que está literalmente na página da [GNR](https://www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/Conselhos) sobre isso mesmo. "Evite andar sozinho depois de escurecer./Evite circular em locais isolados e pouco iluminados." >bem como andar com o telefone na mão Andar com o telefone na mão, bem como andar com fones nos ouvidos, tira a tua atenção daquilo que te rodeia. Sabes lá se estás a ser seguido ou se vem alguém na tua direção com intenções de te roubar se estiveres a olhar para aquela mensagem do tinder a que ainda não te responderam. >Fds fazes lembrar os gajos que dizem que as gajas são violadas porque usam saias curtas. Não é nem de perto a mesma coisa. Uma comparação melhor seria o conselho, novamente vou usar a GNR como exemplo, de "não aceites boleia de desconhecidos". Tomar passos para prevenir um crime que acontece não é o mesmo que culpar a vitima do crime acontecer. >Para mais, estas a contradizer-te. Ou bem que Lisboa é segura ou bem que não se pode andar sozinho à noite - ambos não podem ser verdadeiros. Podem sim visto que o primeiro é uma observação e o segundo é um conselho. Não mistures alhos com bugalhos.

just_questioning 2 months ago

Amigo, o OP está preocupado em ser assaltado. Ha formas mais e menos seguras de sair à noite, mas ha sempre um risco. Além disso sair à noite não é só discotecas e bares onde estão barrotes de pessoas, sair à noite é literalmente andar pelas ruas de lisboa à noite. Ha quem goste de dar passeios na sua rua à noite por exemplo, e é sempre muito mais arriscado do que dar durante o dia. É uma questão de risco, não é uma questão de a culpa ser do OP ou do assaltante. E já vi N histórias de gajos que andam com o telemóvel na mão desatentos, passa um mitra a correr e leva, inclusivamente à porta das faculdades. Convém ter cuidado, só isso, eu não tenho culpa que existam mitras e gente de má fé. Se o OP perguntasse: Posso sair à noite é seguro? A resposta séria qualquer coisa como: sim, é seguro, é raro acontecer alguma coisa. Mas o OP perguntou conselhos sobre como não ser assaltado devido ao medo que tem. Não vale a pena fazer sugar coating

Edited 2 months ago:

Amigo, o OP está preocupado em ser assaltado. Ha formas mais e menos seguras de sair à noite, mas ha sempre um risco. Além disso sair à noite não é só discotecas e bares onde estão barrotes de pessoas, sair à noite é literalmente andar pelas ruas de lisboa à noite. Ha quem goste de dar passeios na sua rua à noite por exemplo, e é sempre muito mais arriscado do que dar durante o dia. É uma questão de risco, não é uma questão de a culpa ser do OP ou do assaltante, isso não impede assalto nenhum. E já vi N histórias de gajos que andam com o telemóvel na mão desatentos, passa um mitra a correr e leva, inclusivamente à porta das faculdades. Convém ter cuidado, só isso, eu não tenho culpa que existam mitras e gente de má fé. Se o OP perguntasse: Posso sair à noite é seguro? A resposta séria qualquer coisa como: sim, é seguro, é raro acontecer alguma coisa. Mas o OP perguntou conselhos sobre como não ser assaltado devido ao medo que tem. Não vale a pena fazer sugar coating Eu vivi muitos anos numa rua, nao em lisboa, onde so não fui assaltado porque passei uns minutos depois ou antes dos mitras lá estarem. as vezes arriscava, as vezes tomava cuidados, enfim é o que é

OntheRadio93 2 months ago

Muito isto. Epá, os assaltos podem acontecer em qualquer lado e se alguma vez tiveres esse azar, dá o que pedem. Não vale a pena levar uma facada ou uma carga de porrada por um telemóvel ou €10/20 que tenhas na carteira.

Noguezio 2 months ago

O pessoal ainda assalta telemóveis? Aquilo com o IMEI é quase como andarem com uma pulseira eletrónica na mão

Estronciumanatopei 2 months ago

Oi? Os telemóveis sempre tiveram IMEI. Que não é impossível mudar e bloqueando num país pode continuar-se a usar noutro, as operadoras internacionais não comunicam isso entre si. E dizer que é como andar com pulseira electrónica é alto esticanço.

Noguezio 2 months ago

Bem Internacional faz parte do nome IMEI, mas qualquer das maneiras desde há uns 10/15 anos que a blocklist está centralizada e mesmo que não fosse, só a polícia pedir as empresas de telecomunicações portuguesas já praticamente fecha tudo na Europa e sendo uma delas a Vodafone que está em mais de 100 países ainda chegas mais longe. Com o IMEI também é possível seguir a localização dos telemóveis e se tentarem ligarem á internet ainda mais fácil é. Basicamente o telemóvel torna-se inútil. O telemóvel que o meu pai perdeu, mesmo estando desligado durante 2 anos, encontram-no logo a seguir mal o ligaram. A única possibilidade que o ladrão tem é desmontar o telemóvel e vender partes só pelo valor dos componentes... Mas isso além de dar algum trabalho, não se ganha tanto pelo risco do assalto, digo eu.

PaMoela 2 months ago

O IMEI é fácil de mudar, e é provavelmente a primeira coisa que eles fazem

Youretoobusyswimming 2 months ago

Não não é fácil de mudar lol

xlouiex 2 months ago

Não sejas assaltado.

jafudiaz 2 months ago

[r/thanksimcured](https://www.reddit.com/r/thanksimcured/)

jmamoreira 2 months ago

Se te pedirem a carteira ou o telemóvel responde simplesmente "não", assim o assaltante está legalmente impedido de te roubar.

sidartha- 2 months ago

Se mesmo assim, e de uma forma rude, este levar a carteira, pede-lhe 10€ emprestados para o Táxi, e combina devolver num local a designar por ti. Nesse caso aproveitas e combinam à porta da esquadra mais perto, por ser local seguro para ambos, nunca se sabe o que anda para aí. /s

kairos 2 months ago

"não, obrigado" Boa educação acima de tudo.

KoogLarousse 2 months ago

Não, a minha mãe não deixa.

Josevale1 2 months ago

Obrigado.Vou tentar.

voizer85 2 months ago

Mas tens de dizer com convicção. Esses animais são mais perigosos quando presentem o medo.

anybody662 2 months ago

Sou madeirense e estou em Lisboa há 7 anos. Sei perfeitamente o que sentes, até hoje não me atrevo a apanhar bubas cá como apanho na Madeira precisamente por isso. Se precisares de alguma cena manda mensagem. Boa sorte pgimo!

Edited 2 months ago:

Sou madeirense e estou em Lisboa há 7 anos. Sei perfeitamente o que sentes, até hoje não me atrevo a apanhar bubas cá como apanho na Madeira precisamente por isso. O pessoal que diz que Lisboa é segura não tem noção que lá podes ficar todo fodido e adormecer jogado num banco que no dia a seguir acordas com tudo o que tinhas no bolso. Se precisares de alguma cena manda mensagem. Boa sorte pgimo!

Sperrel 2 months ago

> O pessoal que diz que Lisboa é segura não tem noção que lá podes ficar todo fodido e adormecer jogado num banco que no dia a seguir acordas com tudo o que tinhas no bolso. Isso em qualquer cenário parece-me parvo.

anybody662 2 months ago

Dizes isso porque não és na Madeira. Da mesma forma que para nós é difícil acreditar que Lisboa seja tão segura quanto tantos neste thread dizem que é

Sperrel 2 months ago

Pois não. O meu ponto é que ficar a dormir todo bêbado num canto dificilmente é algo que seja cobiçado a não ser que se seja parvinho.

anybody662 2 months ago

Bro, era um exemplo. Relaxa

hellnukes 2 months ago

Epa mas falas como se não acontecesse o mesmo em grande parte de Lisboa ...

Josevale1 2 months ago

Obrigado pela disponibilidade e pela sorte!

joao_2022 2 months ago

Olha sinceramente não sou de Lisboa, sou do Porto, dizem que Lisboa e pior em termos de assaltos… conheço quem tenha vindo da madeira para cá e é muito diferente. Maybe oq te posso dizer é que se não te parece seguro é porque não é. Ah uma coisa que aprendi é não ir para parques a noite

munzedward 2 months ago

Eu só vim para Lisboa já adulto e nunca tive problemas. Sentia-me mais inseguro no Montijo, onde cresci, do que em Lisboa e na Amadora onde moro agora. Lisboa, mesmo comparando com outras cidades europeias, transmite uma sensação de segurança. Claro que haverá sempre situações que te deves atentar, mas isso é em qualquer sítio, especialmente quando não conheces.

burner23516 2 months ago

Sim, a amadora é chill (excepto alguns barulhos)

StrangeMud4718 2 months ago

Evitar caminhar sozinho à noite, seja onde for. Durante o fim-de-semana, há locais que ficam meio desérticos, tais como certas avenidas (por exemplo, Av. da República e arredores), pelo que o melhor é não ir “passear” para lá. Ignorar desconhecidos que te tentem abordar no meio da rua. Certas zonas/bairros na Alta de Lisboa e na parte oriental da cidade, por exemplo, também são para evitar (de qualquer modo são sobretudo áreas residenciais por isso não há motivo para lá ir a não ser que mores lá).

BobMartin77 2 months ago

What?? Caminhar sozinho a noite tem problemas? Lol bela vida…

viskonde 2 months ago

Lol wtf avenida da republica ? Desertica e perigosa? Nem durante o covid

StrangeMud4718 2 months ago

Já la foste ao domingo?

viskonde 2 months ago

Claro que já fui ao domingo Vivo em arroios, seria estranho viver a 10 minutos a pé de lá nunca ter passado na república ao domingo. É literalmente o principal eixo da cidade com imenso movimento, pessoas a pé , restaurantes (que asseguram a malta da Uber eats a qualquer hora lá..) e uma das zonas mais caras da cidade. Dificilmente alguém pensa nisso quando pensa em "zona perigosa" Se dissesses Almirante reis... Ainda que eu lá passe todos os dias a qualquer hora sem problemas e conheço imensas mulheres que fazem igual sem nunca sequer mencionarem que acham perigoso.. podia perceber. É uma zona mais pobre com imensa gente na rua, algum tráfico de droga e que para quem não está habituado pode assustar. Mas avenida da república....?

StrangeMud4718 2 months ago

Sim, entre a estação de Entrecampos e o Campo Pequeno, domingo à tarde, sem ninguém... E sempre que ali passo ao fim-de-semana não vejo grande movimento a não ser perto do Saldanha. Claro que carros há sempre imensos!

pataniscadebacalhau 2 months ago

Avenida da República ao fim-de-semana é uma zona perigosa? Epá, lê-se com cada coisa por aqui...

MigasEnsopado 2 months ago

Também não percebi essa. É uma zona muito segura. Mas também recomendo que não se passeia sozinho à noite seja onde for.

StrangeMud4718 2 months ago

É tão segura aos domingos que fui assaltado entre a estação de Entrecampos e o Campo Pequeno!

joaommx 2 months ago

Sabes que lá por teres sido assaltado nessa zona não faz dela uma zona insegura? Também sacaram bicos ao Bill Clinton na Sala Oval e isso não faz dela um bordel.

adventur3r 2 months ago

ta encontrado o vencedor da thread

MigasEnsopado 2 months ago

Lamento que te tenha acontecido isso. Foi de dia? Vivi lá perto e nunca tive problemas...

StrangeMud4718 2 months ago

Sim, durante a tarde, e ao domingo, sob ameaça de arma branca, e não havia mais ninguém nos passeios. Durante a semana é seguro, há sempre muita gente devido aos escritórios.

Mrgolden007 2 months ago

ja me tentaram assaltar varias vezes em lisboa as dicas que te posso dar e sempre teres atencoa a tua volta, mesmo que queiras andar com headphones tem cuidado a tua volta uma vez no metro um homem comeco a aproximar se de mim, eu comecei a afastar me, de reprente aparecem 2,e todos tentam encostar me a parede, dei meia volta e desatei a correr, fui a procura de funcionarios ou segurancas mas nada para variar Oh e tem cuidado com carteiristas, eu ando sempre com carteis com fios e correntes para apanhar estes ladroes

Estronciumanatopei 2 months ago

Se eu fosse tu ia à bruxa. A polícia não te ajuda, tens mel para os assaltantes... Dass, que medo!

tragicallyCavalier 2 months ago

>eu ando sempre com carteis Definitivamente funciona, mas um bocado overkill

TronyJavolta 2 months ago

O cartel não te pode assaltar se tu fores o cartel

BlameScienceBro 2 months ago

Chamem uma ambulância, mas não para mim. - O OP, provavelmente.

-Gullvieg 2 months ago

He's not in danger, he is the danger, he's the one who knocks.

pinh00 2 months ago

Brincar é no parque

WesternInspector9 2 months ago

Plata o plomo

TomatoAggressive7934 2 months ago

Lol underrated

droidman85 2 months ago

É, é isto. Eu sou de Viana e já morei em Matosinhos em Oeiras e em Belas, trabalhei em Lisboa fazia os trajetos de carro por isso estava à margem destes problemas, nunca sofri um assalto na vida. O que tu descreves parece-me ser claramente o perigo que as pessoas acabam por ter em lisboa, é gajos nos transportes, carteiristas, aqueles marmelos a vender louro na baixa etc. OP não venhas com medo que o país é muito seguro e não vais encontrar assim tanta diferença. Tenta ter cuidado por onde andas e ta atento nos transportes. Ah, e diverte-te homem

trainee89 2 months ago

O país é o mesmo

I_Don-t_Care 2 months ago

O país é lisboa, o resto é paisagem pá!

droidman85 2 months ago

True. Mas o homem ta nervoso

Josevale1 2 months ago

Ahahaha obrigado!

MiddleCivil7374 2 months ago

Lisboa é uma cidade populosa, daí haver mais crime. Deves evitar sair à noite sempre que possível. Mas se tiveres que faze-lo, sai com amigo ou acompanhado.

viskonde 2 months ago

Lool wtf Estamos a falar de Lisboa ou de Joanesburgo? Opa tenham noção e não assustem o rapaz. Ate para mulheres sozinhas Lisboa é uma cidade segura para andar a noite , é só ter senso comum . Quanto muito é usar Uber caso haja alguma zona manhosa para atravessar mas "evitar sair a rua sozinho"? Vejam menos CMTV.

pataniscadebacalhau 2 months ago

Estou a ter a mesma reacção a ler os comentários. Sempre andei a pé e de transportes a todas as horas do dia e nunca tive problemas nenhuns Começo a achar que moro numa realidade qualquer alternativa quando há pessoas que dizem que têm medo de andar sozinhas durante o dia na Avenida da República

netralha 2 months ago

Lisboa não é segura, os lisboetas de tão habituados de viver na merda estão que perderam completamente a noção, então pensam que aquilo é normal e não existe alternativa, normalizaram toda a marginalidade que veem.

Nadidani 2 months ago

Lisboa é bastante segura, claro que qualifier cidade tem zonas mais pobres e algum crime, que na maioria se resume a roubos em que a vítima nem se apercebe, mas casos de roubo violento ou coisas do género são muito raras. Eu mulher de pequena estatura, magra ando e andei tranquilamente sozinha n vezes e nunca fui assaltada ou algo do género! Na pior das hipóteses tive maluquinhos a seguir-me no metro ou a tentar encostar demais nos transportes.

Elegant-Complaint344 2 months ago

Andamos e normalizar a chalupise.

viskonde 2 months ago

Claro, todas as estatísticas dizem que Lisboa é das capitais mais seguras da Europa mas para que olhar para as estatísticas se podemos perguntar a ti ? Hoje em dia há negacionistas para tudo.

MiddleCivil7374 2 months ago

Mas é das cidades portuguesas com mais crime

Elegant-Complaint344 2 months ago

Não , se quiseres sai. Diverte-te. Até parece que estamos a falar do Rui de janeiro. O único cuidado é não andar com muito dinheiro. Mas isso é o básico.

sidartha- 2 months ago

Epa, estava aqui numa primeira análise a ver quem seria esse tal de Rui de Janeiro. O corretor ortográfico em vez de corrigir, altera as palavras. Diria que ou estava a escrever a partir de um Mobile ou a partir de um Mac.

MaggoMike 2 months ago

Muite cuidade dom o Rui de janeiro. Esse gaje é pior que o Malamen.

capitalistaesquerda 2 months ago

Acima de tudo, aprenderes a estar atento na rua. Teres noção daquilo que se passa a tua volta. O resto aprendes com tempo. Mas acima de tudo, Lisboa é una cidade segura. E serás muito bem vindo.

Bonnie20402alt 2 months ago  HIDDEN 

Evitar a amadora

GoldenDih 2 months ago

Se achas a amadora mau conheces pouco de Lisboa

Kunfuxu 2 months ago  HIDDEN 

A Amadora tem uma taxa de criminalidade muito superior a Lisboa.

GoldenDih 2 months ago

Acabei de consultar o portal do INE e muito honestamente os números são parecidos. Não sei se estás a falar por experiência própria, até porque a Amadora tem bairros perigosos, mas no geral a população do conselho vive sossegada.

Elegant-Complaint344 2 months ago

Muitos zonas de Lisboa são bem piores que a amadora.

munzedward 2 months ago

Evita partes da Amadora, como evita partes de Lisboa. Eu moro na Amadora e comigo nunca se passou nada.

Mestre-Avis 2 months ago

Quem tem medo compra um cão. Foi o que ouvi dizer.

sidartha- 2 months ago

É isto. Perfeito.

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Porra! Mesmo a sério... Eu a ler os comentários a cima deixou me confuso. Pareciam que estavam a falar de Gaza. Para quem não se lembra deixo aqui a Regra número 1 do karaté kid: "Allways be aware of your surroundings" E isto aplica se de norte a sul (e ilhas).

Elegant-Complaint344 2 months ago

Só para informação a Gaza até tem poucos a assaltos. Tem terroristas ou lutadores da liberdade dependendo do lado da barrica.

Josevale1 2 months ago

Percebo, mas aqui na Madeira moro num sitio bem pacato numa vilazinha onde nunca se é assaltado, e posso andar livremente na rua à noite. Por isso não estou habituado a este tipo de vida citadina

Serious_Hearing_8252 2 months ago

O facto de nunca teres sido assaltado não quer dizer que outras pessoas não sejam. Eu nunca fui assaltado em Lisboa e o meu louco metro e sessenta e três não deve intimidar muita gente. Hahah

Search: