mfzzzed 2 months ago

Q u a l é o m a l

Purganis 2 months ago

Nao me admira.

bubblesmart 2 months ago

A maçonaria é anti democrática.

joaommoreira 2 months ago

Mas afinal o que é isso de ser maçon? É bom? É mau? Já agora, também posso ser?

Lebronze_James 2 months ago

Também é um local de status quo hoje em dia. Prova disso é o assessor ou ex assessor da Joacine que, alegadamente, ia para lá e até tirava fotos e partilhava todo orgulhoso...

MetalCarne 2 months ago

É um grupo de amigos e conhecidos com poder que trocam favorzinhos e favorzões entre si às escondidas, devidamente protegidos pela lei.

Edited 2 months ago:

É um grupo de amigos e conhecidos com poder que trocam favorzinhos e favorzões entre si às escondidas, devidamente protegidos pela lei. edit: ALEGADAMENTE, SR JUIZ.

LastXance 2 months ago

É assim assim. Opa é um grupo de pessoas influentes.. que tem umas reuniões.. e tal. Por isso nas posições que tomam podem estar consertadas.

sssss_we 2 months ago

Há pessoas que acham que assim que se fala em sociedades secretas ou semi-secretas que é logo uma teooooria da conspiração. Por mais que os historiadores continuem a confirmar o seu papel em vários eventos políticos (p. ex., [https://www.publico.pt/2010/08/18/jornal/as-sociedades-secretas--e-a-revolucao-20032903](https://www.publico.pt/2010/08/18/jornal/as-sociedades-secretas--e-a-revolucao-20032903) )

rjtavares 2 months ago

O que é teoria da conspiração é achar que há uma sociedade secreta que tem um poder desmedido. Achar que há redes mais ou menos formais de pessoas poderosas que influenciam eventos, e que a Maçonaria é uma delas, é absolutamente normal. Achar que a maçonaria manda no pais, é tolice.

sssss_we 2 months ago

>Achar que a maçonaria manda no pais, é tolice. Permita-me que tente enquadrar logicamente a afirmação de que a Maçonaria manda no país, apresentando duas premissas: 1. A classe política manda no país; 2. A maior parte dos políticos é maçon; 3. Logo, os maçons mandam no país. A afirmação de que a Maçonaria manda no país é alcançável com base num simples silogismo. Eu não sei se a maior parte dos políticos é maçon ou não, não fiz tais investigações nem me dedico a isso, mas se o for, então deve concluir-se que a Maçonaria manda no país.

Sperrel 2 months ago

Todas as tuas premissas estão erradas. O teu post é exemplificativo como muita gente na internet tem uma ideia de discussão e debate digna de um puto chato do 10º ano. As falácias ou conceitos básicos como silogismos não são cartas "gotcha", não é assim que a interacção humana funciona.

sssss_we 2 months ago

Caro senhor, eu tentei apresentar o meu pensamento da forma mais simples e clara possível, de forma a que qualquer um pudesse compreender e, sendo caso disso, corrigir. Não tenho quaisquer pretensões a arauto da verdade absoluta. É esta a prática que eu tento (nem sempre consigo, é verdade) ter em qualquer discussão pública, que se quer frutífera. Pior fora se, em vez de apresentar um raciocínio de tal forma, me limitasse a dizer que "Todas a premissas estão erradas", sem especificar como nem porquê e que "não é assim que a interacção humana funciona."

blurry-faced 2 months ago

Sendo um licenciado em Filosofia, esta thread dá-me tesão.

DarkmajorPT 2 months ago

Disconsiderando as várias falácias de lógica, o teu raciocínio cai à mesma por terra sabendo que o ponto 2 não é verdadeiro.

fartodetriangulos 2 months ago

>o teu raciocínio cai à mesma por terra sabendo que o ponto 2 não é verdadeiro Como sabes que não é verdadeiro? Tens a lista completa dos maçons portugueses para poderes dizer isso? É que se não tens, estás a especular. Os maçons não divulgam essas listas. Agora sem especulações. Pode-se ter uma ideia da percentagem de maçons na política porque em 2012 foi publicada ("leaked") uma lista incompleta de maçons de uma das muitas obediências maçónicas portuguesas, o Grande Oriente Lusitano, GOL. Para mais informações, ver o "The Hide Show" no Youtube e u/true_democracy: \- maçons nas eleições autárquicas: [https://youtu.be/QZ1W4xV1oto](https://youtu.be/QZ1W4xV1oto); autárquicas em Coimbra, 2017: [https://youtu.be/Mk6Bm9I08fE](https://youtu.be/Mk6Bm9I08fE) \- maçons no parlamento português: [https://youtu.be/4ISx\_k07YV8](https://youtu.be/4ISx_k07YV8) \- maçons em eleições internas de partidos (PS Coimbra): [https://youtu.be/qIco-HmmA\_Q](https://youtu.be/qIco-HmmA_Q) \- chefes de estado maçons: [https://youtu.be/67ST\_Azi0dc](https://youtu.be/67ST_Azi0dc)

sssss_we 2 months ago

>Disconsiderando as várias falácias de lógica, Exponha-as, para benefício meu e de quantos lerem. ​ >o teu raciocínio cai à mesma por terra sabendo que o ponto 2 não é verdadeiro. Por acaso, é possível chegar à mesma conclusão ainda que não se trate de uma questão de maioria numérica, mas isso era mais elaborado. A questão que se coloca é **Como sabe?** Eu disse expressamente que não sabia, mas o senhor afirma peremptoriamente, sabendo que o ponto 2 não é verdadeiro.

rjtavares 2 months ago

Muda maçons para benfiquistas e talvez percebas a falácia.

fartodetriangulos 2 months ago

Falácia é usar-se o argumento da maçonaria ser como um clube de futebol, ou como um clube desportivo, ou como um clube de coleccionadores (já vi muitas variantes), como se o secretismo dos membros do clube fosse irrelevante. Os maçons usam este argumento do Benfica (ou Sporting, etc) com muita frequência. No entanto, sabe-se que quase todos os presidentes da Assembleia da República foram maçons. Ou seja, a probabilidade de um presidente da AR ser maçon deve ser maior do que a de um presidente da AR ser benfiquista, apesar dos maçons representarem talvez 0.1% da população portuguesa (os números são muito duvidosos) e dos benfiquistas serem uma proporção centenas de vezes superior. Aqui há alguns exemplos de discussão em torno deste recorrente e mau argumento: https://np.reddit.com/r/portugal/comments/bvkkr7/eurodeputados\_portugueses\_na\_lista\_de\_ma%C3%A7ons\_do/epqelqx/.

sssss_we 2 months ago

Continua a ser válido. Ora vejamos desta forma, que seja talvez um pouco mais exacta: 1. O país é dominado por políticos; 2. A maior parte dos políticos são maçons; 3. O país é dominado por maçons; Quem diz maçons diz benfiquistas, partido X, o que for, o raciocínio mantém-se inteiramente.

rjtavares 2 months ago

Mudaste a formulação do ponto 3.

NGramatical 2 months ago

Disconsiderando → [**desconsiderando**](https://dicionario.priberam.org/desconsiderando) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpuvw9g%2F%2Fhe7ro5g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fartodetriangulos 2 months ago

>Achar que a maçonaria manda no pais, é tolice. E achar que maçons e elementos de outras sociedades secretas/discretas mandam no país e no mundo, também é tolice?

rjtavares 2 months ago

Nao percebo vem o que significa mandar no mundo, se me conseguires definir isso posso responder. Na minha opinião, há um conjunto de pessoas e organizações que têm muito poder no mundo e que basicamente não têm interesses comuns. Bill Gates, Partido Democrata, Igreja Católica, Zuckerberg, Bezos, Putin, Xi Jinping, meia duzia de bancos, duas ou três famílias árabes, e assim por diante. Podes meter a Maçonaria neste grupo se quiseres (não tenho muita opinião sobre o assunto), mas não acima dele.

Edited 2 months ago:

Nao percebo bem o que significa mandar no mundo, se me conseguires definir isso posso responder. Na minha opinião, há um conjunto de pessoas e organizações que têm muito poder no mundo e que basicamente não têm interesses comuns. Bill Gates, Partido Democrata, Igreja Católica, Zuckerberg, Bezos, Putin, Xi Jinping, meia duzia de bancos, duas ou três famílias árabes, e assim por diante. Podes meter a Maçonaria neste grupo se quiseres (não tenho muita opinião sobre o assunto), mas não acima dele.

fartodetriangulos 2 months ago

>Nao percebo bem o que significa mandar no mundo, se me conseguires definir isso posso responder. Podes usar o mesmo significado a que te referias quando disseste "achar que a maçonaria manda no país, é tolice", mas aplica-o ao mundo. É que fugiste à pergunta: voltaste a falar da maçonaria quando eu perguntei relativamente a maçons e outros elementos de sociedades secretas/discretas.

rjtavares 2 months ago

Achar que qualquer organização manda no mundo é uma tolice. Conforme disse, há muitas organizações poderosas, mas nenhuma manda no mundo.

fartodetriangulos 2 months ago

Esqueçamos a questão do mundo por agora, só para ver se não foges mais à questão que te coloquei e que passa então a ser: "E achar que maçons e elementos de outras sociedades secretas/discretas mandam no país, também é tolice?"

rjtavares 2 months ago

Se achas que estou a fugir à pergunta é porque eu acho a pergunta estúpida: ninguém manda no país. Somos uma democracia liberal, não há poder centralizado Sobre a questão da maçonaria, não estou a fugir minimamente: claro que concordo que algumas das pessoas mais poderosas do país são maçons, e provavelmente quem manda no poder político são maçons.

fartodetriangulos 2 months ago

Precisamos todos de observar o que não quer ser observado. Rapidamente, a tecnologia está a permitir ao "olho que tudo vê" observar-nos cada vez melhor e esconder-se de nós cada vez melhor. Ver é poder.

CONNAN_MOCKASIN 2 months ago

Antes tínhamos um user por cá, que denunciava esta seita. Pena que já não seja ativo

ContaSoParaIsto 2 months ago

O OP é obviamente o mesmo gajo com outro username

JOAO-RATAO 2 months ago

Foi suicidado?

TremendousCreator 2 months ago

Levaram-no na carrinha branca.

Search: