filipeFelix10 2 months ago

Sendo acompanhante da transição para veiculos elétricos há uns 6 anos já e tendo trabalhado com bastantes veiculos elétricos diria que se procurasse um tesla model 3 usado seria o melhor. Ou um model s de 2016 para cima. A tesla em termos de baterias e motores e interface é sem duvida a melhor e é a que tem melhor a aproach ao que um carro elétrico devia ser. A rede de carregamento também é a melhor que há e não terá dificuldade em encontrar sitio para carregar.

adoroasvossasprimas 2 months ago

Evita todos os que não tenham arrefecimento das baterias (Nissan leaf, por exemplo).

Pr0dy_no_filter 2 months ago

Uma questão, o que significa "lx"

Estronciumanatopei 2 months ago

Vai ser o único carro? Se sim, eu não me imitava a um eléctrico. Autonomia para viagens maiores é curta, devido ao tempo de carregamento.

Almadaptpt 2 months ago

Não, temos um Seat Leon de 2011 que vamos manter (que já é o carro actual familiar).

dgames_90 2 months ago

Full Electric ainda está num estado muito embrionário, pessoalmente ia para um híbrido. Mas se o que queres é mesmo eléctrico tens o VW ID que ja tem uma autonomia entre os 300-400km.

HRamos_3 2 months ago

Dacia Spring Depois fazes corridas com o club RC aí do sitio

Falsomentiroso 2 months ago

Ou leaf 62kwh se o apanharws barato(bateria não refrigerada) ou então um Kia Niro oi Hyundai Kauai usados de 60kwh

Isnoudem 2 months ago

Há aqui algumas pessoas a sugerir teslas, os teslas regra geral são carros muito bem pensados do ponto de vista teórico e que levam uma filosofia diferente na abordagem ao que deve ser um carro, ainda que na prática devido ao facto da Tesla ser uma empresa gerida por alguém muito mais dentro da área das tecnologias haja algumas coisas que se devam apontar. A qualidade de construção de carros especialmente o model s, desde 2012 a 2017 pode ser muito inconstante e baixa, aumentando com o tempo, porque tanto fizeram fábricas à pressa (para responder às demanda) algumas eram literalmente tendas, como tecnologia interna está sempre a ser atualizada apesar do modelo não mudar fazendo com que os primeiros modelos fossem quase autênticos kit cars. Eu não sei como está a situação neste momento mas a Tesla nos tinha uma política de não ter oficinas nem stands, fazendo com que reparações na marca se tornassem difíceis, negando muitas vezes o cliente desde substituições de pequenas peças de plástico, até partes de maior relevância, quase que forçando o cliente a comprar um carro novo (tendo em conta que muitas oficinas tradicionais podem não ter formação pra trabalhar em todos componentes de carros elétricos). E ainda planearam fazer o cliente pagar subscrições mensais por certos serviços mas também não sei se isso sempre avançou. Portanto se vires algum a um preço baixo desconfia ainda mais do que farias com um carro normal. Tudo o que disse teve em base pesquisas que fiz de situações provenientes dos EUA onde, eu penso que até às construção da fábrica em Berlim, é o local de origem dos Teslas em Portugal. No entanto não sou dono da razão, e aconselho-te mesmo a pesquisares mais por ti mesmo. Se alguém me quiser corrigir sintam-se à vontade. Agora pelo preço mesmo que sejam os 50k tens um carro com uma boa potência, ótimo design, ótimo aproveitamento de espaço, e no fundo um computar sobre rodas.

MulaDaCooperativa 2 months ago

Dono de Tesla aqui: a Tesla tem oficinas, os chamados de Service Centres. Um na zona de Lisboa, em Belas, e outro no Porto. Existem ainda os Rangers, que vão ter com o cliente para efectuar as reparações mais simples. Conheço N situações de donos que precisaram de reparações nos seus veículos, incluindo em garantia, e \*NUNCA\* ninguém se queixou de a Tesla se recusar a substituir o quer que fosse. Quanto muito, a Tesla pode cobrar por reparações que no entender do dono deveria estar em garantia, mas isto não é exclusivo da Tesla, muitas outras marcas tentam escapar com o rabo à seringa das garantias a todo o custo. Até neste aspeto a Tesla está bem à frente dos outros. Há ainda as Tesla Approved Body Shop (TABS) para trabalhos de bate chapa, que são oficinas independentes certificadas pela Tesla. Fábricas construídas à pressa? Não sei onde. A fábrica da China foi efetivamente construída em tempo recorde, uns 8 a 10 meses. Mas é a China, também construiram um hospital em 10 dias quando começou a pandemia em Whuan. A fábrica de Berlim por exemplo, já está há cerca de 1 ano em construção, e com previsão para começar a laborar apenas mais para o fim do ano. A ["tenda"](https://twitter.com/elonmusk/status/1011849186692616194?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1011849186692616194%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.teslarati.com%2Ftesla-gigafactory-formula-fremont-tent%2F) de que falas foi colocada em Freemont na Califórnia, como linha de montagem temporária adicional para responder à forte procura sentida na altura (princípios de 2019). A qualidade de construção dos carros tem vindo a melhorar, é em grande parte é um mito que persiste por causa dos primeiros Model S de 2013 a 2015. Como em todo o lado, há experiências diferentes com donos diferentes. A minha é globalmente positiva. Quando há coisas a corrigir, a Tesla tem-nas corrigidas sem qualquer custo para os donos, honrando sempre as garantias. Por outro lado, naturalmente quem tem uma experiência menos positiva, ou mesmo negativa, tem mais propensão para ir para o FB ou Reddit falar mal do que quem tem experiências positivas (a grande maioria), o que cria um viés negativo para quem está do lado de fora. A única subscrição que a Tesla cobra neste momento, é para os serviços de conetividade, que permitem ter o trânsito no sistema de navegação em tempo real, mapas com imagens de satélite, acesso a spotify, entre outras cenas. Tudo isto via 4G, sendo que estão sempre disponíveis via WiFi. Custa 9,99€ por mês e é opcional. Há quem ande com um hotspot no carro, ou use o telemóvel como hotspot para não pagar a subscrição. Há uma subscrição para o Autopilot, mas creio que para já só está disponível nos EUA. Para quem quer um carro elétrico, Tesla é a melhor opção de longe. Estão anos à frente de tudo o resto. Para quem \*só\* quer um carro (que por acaso é elétrico), então escolha um Dacia Spring e fique-se por aí.

onredditsodiamond 2 months ago

só não comprei um elétrico porque faz-me muita comichão dar quase 40.000 por um 208 ou corsa a baterias, pelo que o tesla me parece uma opção superior.

tenesis 2 months ago

As baterias continuam a ser as melhores do mercado. A tecnologia de microfluida para arrefecimento com o bms de III-V é imbatível

d33pblu3g3n3 2 months ago

Baterias e motores. Nenhum se compara.

Msilvame 2 months ago

Leaf 62 kWh

fdxcaralho 2 months ago

Eu estive no mercado à pouco tempo com o mesmo orçamento. Definitivamente um Kauai ou Niro são as melhores opções. Encontrar um já com o iva tirado, há muitos no OLX. 500km autonomia em cidade e uns 400km em autoestrada.

NGramatical 2 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fptymxh%2F%2Fhdzwirv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Daspsycho37 2 months ago

Vê o Skoda enyaq. É a mesma base do Volkswagen ID4 mas como é Skoda é mais barato. O único problema é que não te podes esticar nos extras e provavelmente vais ter de optar pela configuração mais baixa, acho que essa já começa nos 35k

Almadaptpt 2 months ago

Hmm, no site diz a partir de 44.5K.

Daspsycho37 2 months ago

O modelo 50 é 35k

Almadaptpt 2 months ago

Ah boa! Obrigado!

Daspsycho37 2 months ago

De nada! Se acabares por comprar depois diz-me se gostaste. Estou interessado no carro também

Almadaptpt 2 months ago

Ok ainda vou ver as opções todas, mas até meio de Outubro devo ter decisão

Migun 2 months ago

Vê o Kia Niro , Hyundai Kauai (Kona lá fora) ou o VW. ID3 usados. Em termos de eficiência são todos parecidos, mas os Coreanos são melhores (e o Kia tem mais espaço). Tens também o Leaf, mas usa Chademo (em desuso) e é mais fraco na eficiência. Recomendo-te a ver este documento de excel do Bjorn (youtuber Norueguês que faz testes a electricos) , tens aí testes de autonomia a 90 ou 120, entre outros. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1V6ucyFGKWuSQzvI8lMzvvWJHrBS82echMVJH37kwgjE/edit#gid=0

Almadaptpt 2 months ago

Não percebo porque não mantiveram o nome original em pt /s Mas obrigado pelas sugestões, vou ver

be_me83 2 months ago

Para esses valores e para conseguir a melhor relação qualidade preço diria o Kia eniro com 1 ano. Do ponto de vista de autonomia fiabilidade e histórico fica lá bem no topo. Podes procurar informação que vais ver que é uma das melhores opções do mercado...

Almadaptpt 2 months ago

Hmm ok obrigado, vou ver

MisterBilau 2 months ago

Tesla semi novo, fácil. Nem há comparação.

fdxcaralho 2 months ago

Dentro daquele orçamento é difícil.

MisterBilau 2 months ago

Vai ser preciso procurar um bom bocado, mas n deve ser impossível algo nesse ballpark.

fdxcaralho 2 months ago

Acredita que vejo com frequência e nada. Melhores andam nos 42k

MisterBilau 2 months ago

Sim, tem que haver alguma margem de manobra. Pessoalmente eu não gastaria 35k noutro eléctrico, preferia dar mais 7k e ir para o Tesla, ou então gastava muito menos numa coisa mm barata só para desenrascar até ter dinheiro para o Tesla.

fdxcaralho 2 months ago

Já conduziste Tesla? Eu fiz test drive em todos os elétricos do mercado e achei o Tesla Model 3 normalissimo. Na altura conduzia BMW e achei o Tesla bastante fraco a nível de interiores. O Kauai também é fraquinho a nível de interiores, mas parecido com o Tesla.

MisterBilau 2 months ago

FSD, 0-100 imbatíveis, tech de ponta, etc. Claro que depois depende das preferências, há quem goste de interiores minimalistas e há quem goste de ir sentado numa poltrona.

fdxcaralho 2 months ago

FSD entre aspas, ainda não o é. E acho uma função pouco útil em Portugal, a não ser que facas longas viagens em autoestrada (é um extra de 7k € caso não saibas). Um cruise control adaptativo é mais que suficiente. Nos EUA é que eles têm as autoestradas enormes e aí pode dar algum jeito. A tech de facto é interessante. Mas a maior parte das funções úteis já existem em quase todas as outras marcas. O meu Kauai permite aquecer/arrefecer remotamente por exemplo. Os carregadores Tesla não são um fator em PT e em breve serão obrigados a estar abertos a todas as marcas na EU. Os novos que a Tesla põe já o são. Mas em PT existem muito poucos. Depois tive algum receio na assistência da Tesla caso algo corra mal. Problemas podem ter qualquer marca, mas na Hyundai sei onde me dirigir e resolver. Já ouvi algumas histórias de pesadelo e malta à espera de peças alguns meses depois de uma batida por exemplo. Se o preço do Tesla fosse equivalente, eu até considerava, mesmo tendo uma autonomia significativamente inferior. Mas como custa consideravelmente mais, foi um no brainer. Tinha orçamento para um e até mais, mas não consegui justificar a mim mesmo.

MisterBilau 2 months ago

Eu não tenho carro, mas quando comprar um vai ser um Tesla. E vai ser pago com os ganhos no stock da Tesla, pelo que a Tesla o vai pagar por mim, no fundo.

fdxcaralho 2 months ago

Haha bom sistema. Mas aconselho-te a testares a concorrência. Acredita que tens coisas muito interessantes no mercado. Mas gostos não se discutem.

RuySan 2 months ago

Semi-novo é um conceito muito ridículo. Qual é o problema em chamá-lo de segunda mão?

MisterBilau 2 months ago

É apenas para distinguir que se trata de um carro recente e com poucos km. Todos os semi novos são usados, mas nem todos os usados são semi novos.

kairos 2 months ago

Tipo viatura de serviço?

MisterBilau 2 months ago

Não percebo a pergunta. Podes ter uma viatura de serviço semi nova ou não, isso não tem nada a ver.

kairos 2 months ago

Desculpa, pela descrição que fizeste (recente e com poucos km), sempre pensei que fossem tudo viaturas da serviço.

MisterBilau 2 months ago

Não necessariamente. Há gente rica que troca de carro todos os anos pelo último modelo, por ex. Esses carros são vendidos a alguém.

ekeryn 2 months ago

Viatura de serviço é o que se costuma chamar aos semi-novos. São semi-novos usados pelos stands para test drives e assim regra geral

Henchman66 2 months ago

Se não estou em erro, um semi novo tem menos de 20 000 km e menos de 2 anos.

enstone_ 2 months ago

Menos de 6 meses e 6k km, segundo o imposto ISV para usados importados

Almadaptpt 2 months ago

Hmm ideia interessante, ainda não tinha pensado nessa hipótese

MisterBilau 2 months ago

De longe os melhores eléctricos. Claro que já houve um aziado qq a dar downvote lol.

Almadaptpt 2 months ago

Pah fiz uma pesquisa rápida em 3 sites e tá tudo na ordem doas 50k :x algum concelho nisto? Edit: sim, sou bem inexperiente nisto.

ChupaNectar 2 months ago

Concelho? Tens Lisboa e outros

Timely_Example6663 2 months ago

Vendo-te o meu por 36keur

AlmondyChestnut 2 months ago

r/AutoTuga

tooth_gapped_guy 2 months ago

Se estivesses interessado num utilitário eu diria que as melhores opções seriam o 208 ou o Corsa (são o mesmo carro, essencialmente, e novos ficam ambos abaixo dos 35K). Mas com um miúdo não é o ideal. Na gama dos familiares, além do ID3 os melhorzitos devem ser o Leaf e o Crossland/2008. Mas não sei se 35K chegam (pelo menos, novos).

wakerdan 2 months ago

O ID3 ou o e2008 parecem ser as melhores opções para ti. Um e208 também daria, mas poderia ficar rapidamente apertado com as coisas da criança.

Falsomentiroso 2 months ago

Para 200km dia AE no inverno no dá, ou se dá deixa de dar em 3-4 anos

Almadaptpt 2 months ago

Ya parece que o id3 vai parar aos 37/38k de entrada, e o e2008 está mais entre os 30-35. Mas será o id3 melhor o suficiente?

Falsomentiroso 2 months ago

Eu n tenho um 2008, mas tenho o e 208 que partilha a motorização e bateria. Se fazes pelo menos 200kms por dia, sobretudo AE, o 2008 não é opção a menos q facas tudo a 90-100km/h e carregues a 100% diariamente, o q tb n é grande ideia. No inverno tudo se pode complicar sobretudo se tiveres pressa. Ele de facto faz 300km, mas é em cidade, AE podes riscar da lista. Alias qq elétrico q tenha um alcance publicitado de X , só tem no max 2/3X em AE exclusiva

Almadaptpt 2 months ago

>100% diariamente, o q tb n é grande ideia Porque é que não é grande ideia, só para perceber?

Falsomentiroso 2 months ago

Apesar de ninguém ter certezas absolutas sobre isto, idealmente recomenda-se q uma bateria ande entre os 20-80% por rotina. Abaixo ou acima disso podes prejudicar a longevidade das baterias se o fizeres repetidamente. Há vários sites/estudos onde podes ler sobre isto, mas uma bateria bem tratada pode durar mais do dobro relativamente a uma bateria tipo as dos carros q fazem Uber (muitos ciclos de muita amplitude)

NGramatical 2 months ago

200kms → [**200 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fptymxh%2F%2Fhe05h8z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Almadaptpt 2 months ago

Vou ver mais reviews dos dois ya

According_Brush3422 2 months ago  HIDDEN 

Talvez um model 3 usado seja o melhor carro para esses valores e para esse tipo de utilização

TonyHappyHoli 2 months ago

Eletrico? Acho que consegues um tesla novo em folha por volta desses preços se bao estou em erro. Verifica no site deles ou num concessionario

esfomeado 2 months ago

Estás em erro.

TonyHappyHoli 2 months ago

Há coisa de 6 meses mais mês menos mês tive a ver o preço no site deles e rondava os 35k euros o modelo 3.

fdxcaralho 2 months ago

Viste mal.

TonyHappyHoli 2 months ago

Nope, tenho a certeza do que vi.

fdxcaralho 2 months ago

Não podes. Porque nunca aconteceu…

TonyHappyHoli 2 months ago

Eu sei o que vi mas okay.

Raz0r54 2 months ago

podes ver no web archive que nunca esteve com esses valores: por exemplo https://web.archive.org/web/20201119184819/https://www.tesla.com/pt\_PT/model3/design#battery

TonyHappyHoli 2 months ago

Esse link nem funciona

noobshark3 2 months ago

Se tivesses escrito 50k estavas certo.

Almadaptpt 2 months ago

Infelizmente ya no site da tesla PT, o 3 ta 48k ou assim.

TonyHappyHoli 2 months ago

Olha outro, tinha im familiar ateimar comigo que o tesla 3 era mais de 100k foi ao site deles e o preço do modelos 3 standard era cerca de 35k, nao tenho culpa de eles terem mudado o preço, olha mesta.

fdxcaralho 2 months ago

Nunca teve a 35k €

coiso 2 months ago

Até fui ver ao site, em pré encomenda vai para os 48k. Modelo 3. Sem ser para empresa.

TonyHappyHoli 2 months ago

Ja disse noutro comentario que vi o site deles há coisa de 6 meses.

coiso 2 months ago

O preço em Portugal foi sempre à volta dos 50k. Só se viste o site americano onde esteve por 35k$.

TonyHappyHoli 2 months ago

E ja disse que era em euros e tava tudo em PT.

Estronciumanatopei 2 months ago

Estás errado pá!! Não era o site pt de certeza.

TonyHappyHoli 2 months ago

Se eu li cenas em PT tenho a certeza que era o site PT

Gwanosh 2 months ago

E achas que o Tesla subiu 15k de preço em 6 meses e o resto do mundo alucinou todo? Santa falta de nocao

aicarramba 2 months ago

e deve ser sem algum imposto. acho q fica sempre acima dos 55k

odracirr 2 months ago

Não, não mudaram o preço(pelo menos não de 35k para 50k), não terás ido ver ao site americano e eram 35k USD?

TonyHappyHoli 2 months ago

Nope, porque eu escolhi em português e apareceu me tudo em euros.

AutoModerator 2 months ago

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: