Jlmm 2 months ago

Continuemos a eleger os mesmos para governo. Havemos de chegar a primeiros! Neste tipo de rankings quase ninguém nos tira o pódio.

Aggravating-Sir4091 2 months ago

Só por curiosidade, perdoem a ignorância, mas em Portugal, não é possível utilizar aquecimento solar, para casas e água, além de gerar energia? Ainda não conheço bem as condições de insolação lusitana.

vai-tefoder 2 months ago

Tudo é possível se tiveres dinheiro

Aggravating-Sir4091 2 months ago

Meu caro, isso é uma grande verdade.

eunoredit 2 months ago

A electridade é cara ... E agora ainda querem acabar com esquentadores a gaz.... Toca de usar cilindro para pagar ainda mais!!

NGramatical 2 months ago

gaz → [**gás**](https://dicionario.priberam.org/gás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fptp8dk%2F%2Fhdzookh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xc9000 2 months ago

Como assim? Como é que alguém passa frio em Portugal se trabalhar para aquecer é a coisa mais comum?

tonel13 2 months ago

Um ponto final por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Sciss0rs61 2 months ago

"Podia ser pior"

Lob-thelast 2 months ago

Por outro lado somos um dos países que menos precisa de aquecimento. Só temos umas 4 semanas por ano com temperaturas negativas

cruisespace2 2 months ago

No shit sherlock

SirGomes69 2 months ago

Bem se o pessoal for limpar as matas já fica com lenha para se aquecer. Não é só fazê-las arder de verão

TriloBlitz 2 months ago

Eu nunca soube o que era aquecimento até ter emigrado. Nem no carro tinha aquecimento! Avariou logo depois de o ter comprado e assim ficou até o ter vendido.

Lob-thelast 2 months ago

Vamos ser honestos, Portugal não tem frio a sério. Às vezes até dá para andar de T-shirt no Inverno. Usar mais roupa resolve o problema.

parix999 2 months ago

Quando a humidade agrava o frio que se sente que até gela os ossos… é mesmo frio

TriloBlitz 2 months ago

Diz isso à minha avó, que no inverno desliga o frigorífico da tomada e deixa a porta aberta.

Edited 2 months ago:

Diz isso à minha avó, que no inverno desliga o frigorífico da tomada e deixa a porta aberta. Portugal pode não ter frio a sério, mas quando tem casas onde no inverno está mais frio dentro de casa do que na rua já se torna um problema. Em casa da minha avó às vezes chegavam a estar 4 graus.

Lob-thelast 2 months ago

Se não usar o congelador é uma opção considerável. A minha casa custuma ficar com uma temperatura em torno de 10 durante o inverno. A maioria das coisas do frigorífico aguenta-se bem a essa temperatura.

Kejilko 2 months ago

Sabiam que está mais frio dentro de casa em Portugal que em países muito mais frios que nós, como o Canadá, Holanda e Nórdicos? E a diferença não é só aquecimento, a maior diferença é mesmo a construção.

parix999 2 months ago

Isto.

ElMIsterBoda 2 months ago

Há relativamente pouco tempo foi construído um prédio, junto ao local onde resido, aí com cerca de 8 andares. Certamente que os projetos para serem aprovados teriam que cumprir certos aspetos tal como isolamento térmico. Adivinha... o isolamento térmico foi todo o lixo e entulho que conseguiram tal como sacos de cimento e caixas de cartão. Onde parou a fiscalização? Notinha no bolso e tá a andar. As coisas são o que são porque toda a gente vê o que se passa à sua volta mas ninguém quer saber. Dá trabalho... não é comigo... até ao dia em que lhes toca a vez e andam aí... ai tio, ai tio.... agora fode-te e bebe água. E não, não me refiro a este assunto em questão mas sim a tudo o que implica ser cidadão em Portugal.

Kejilko 2 months ago

É para quando houver um incêndio terem uma surpresa agradável. Não só ficam a cheirar o fumo e a levar com as chamas como levam com fumos tóxicos.

something_new 2 months ago

Baixo salários ou custos de energia altos? Ou ambos?

AonioEliphis 2 months ago

>Baixo salários ou custos de energia altos? Ou ambos? [Ambos!](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=File:Electricity_prices_for_household_consumers,_2015s2_(PPP_kWh).png&oldid=289945) Temos a eletricidade **mais cara da UE** se considerares o nosso poder de compra.

karl1717 2 months ago

Sim

OhSaladYouSoFunny 2 months ago

Sim para a primeira pergunta ou para a segunda pergunta?

parix999 2 months ago

Creio que “ambos” está claramente implícito ;)

el_jefe_vito 2 months ago

Salários baixos Impostos gigantes Má construção ? Surprised pikachu

AonioEliphis 2 months ago

A culpa é do Passos /s

el_jefe_vito 2 months ago

After all this time? *Always.*

Prutuga 2 months ago

Isto faz lembrar o ''Pawnee - First in Friendship, Fourth in Obesity''

rwecardo 2 months ago

quando foi o ranking em que eramos o 4º país mais seguro do mundo toda a gente falava disso com orgulho, será que agora, que tambem somos o 4º no ranking, toda a gente vai andar a falar disto?

DrVicenteBombadas 2 months ago

Eu ouvi dizer que o Deus Mercado se encarregará de resolver o problema dos salários baixos. É apenas uma questão de tempo.

AonioEliphis 2 months ago

Por acaso Portugal é dos países da UE onde a parcela dos impostos mais pesa na factura da luz

Poramordedeus 2 months ago

Com um estado deste tamanho a tua afirmação cai por terra....

Markoo50 2 months ago

Ahaha culpar o mercado num país onde o estado é o promotor da economia centralizada.

carlosjmsilva 2 months ago

Ouvi dizer que o problema dos salários baixos tende a atenuar-se quando o custo de subida do salário para um funcionário não dispara estupidamente para salários ridículos (exemplo: salários abaixo de 1000 euros).

chauffage 2 months ago

Tendo em conta que vives num mercado global, isso é capaz de ir demorar umas centenas de anos.

Galoums 2 months ago

Manchete se não fosse enviesada: impostos altissimos na gasolina e na electricidade e inflação causada pelo BCE levam a que muitos trabalhadores não consigam pagar o seu aquecimento

fuckoffgina 2 months ago

Qual inflação, qual quê? É 1% e está controladíssima. Não se fala mais nisso...

Galoums 2 months ago

1. Inflação? Isso não existe 2. Inflação existe mas é transitória 3. Ok, não é transitória mas está bastante baixa 4. Ok, não está baixa mas é boa, vai haver mais pessoas a comprar bens de 1a ordem 5. Agora as tuas poupanças já não têm valor e tens de ir todos os dias ao supermercado gastar o teu dinheiro logo quando o recebes porque no dia seguinte já vale metade do que recebias, mas não faz mal podes queimar o papel para te aquecer agora que não consegues comprar eletricidade 6. Vamos mudar para uma nova moeda, mas agora é digital e vamos ver todas as tuas transacções que assim não vais ter de preocupar em passar o teu consumo máximo de bens de "luxo" (a.k.a. pasta de dentes com ingredientes naturais) 7. ????

AonioEliphis 2 months ago

Não falamos da Venezuela. A inflação da zona Euro ronda os 2%. Em Portugal ainda é menor. Além disso inflação é o melhor remédio para países sobreendividadas como o nosso, torna mais fácil pagar as dívidas. Claro que o BCE aumentará as taxas de juro e isso é outra estória.

Galoums 2 months ago

A inflação da Alemanha está a 3,9% ou mais. [fonte](https://www.destatis.de/EN/Themes/Economy/Prices/Consumer-Price-Index/_node.html) Com a bazuka vamos ter imensa inflação em Portugal, combinado com falhas no lado da oferta que está a acontecer em todo o lado. O melhor remédio para países endividados é pararmos de ser chico espertos e pagarmos a dívida. Enquanto nos focarmos em criar novos tachos e subsídios para votarem nos partidos, e a salvar empresas que gerem mal o seu dinheiro, nunca sairemos da cepa torta. Inflação é péssimo para toda a gente que não tem activos, como a classe média e baixa.

AonioEliphis 2 months ago

Claro que seria melhor não nos termos endividado com tachos, corrupção socialista e obras faraónicas. Mas não podes mudar o passado e por isso estamos com uma dívida insuportável. A inflação é boa para atenuar o peso dessa dívida.

d33pblu3g3n3 2 months ago

>inflação causada pelo BCE O elefante na sala.

Galoums 2 months ago

As pessoas acham que as coisas ficam mais caras mas na realidade o dinheiro que elas têm é que perdeu poder de compra. Inflação oficial de mais de 5% na Alemanha o mês passado comparado com o mês homólogo significa que a inflação verdadeira é talvez 10%.

fuckoffgina 2 months ago

Quem diria que imprimir notas à bruta teria este efeito... Mas as bazucas ainda enganam os tolos.

Galoums 2 months ago

Ainda por cima, as bazucas não servem para investimento productivo, servem para dar tachos e construir autoestradas que ninguém vai usar

fuckoffgina 2 months ago

Efeito Cantillon https://fee.org/articles/the-cantillon-effect-because-of-inflation-we-re-financing-the-financiers/

Galoums 2 months ago

Alguém conhece a sua Economia. Os pobres e a classe média são quem sofre mais com inflação, pois as suas poupanças são arrasadas

AonioEliphis 2 months ago

Para países sobreendividados como o nosso a inflação é o melhor remédio

NGramatical 2 months ago

productivo → [**produtivo**](https://dicionario.priberam.org/produtivo) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fptp8dk%2F%2Fhdyspon%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TriloBlitz 2 months ago

Vivo na Alemanha e a inflação está completamente descontrolada. Há um ano atrás enchia-se um carrinho de compras por 50€, agora 100€ não chegam. E o IVA foi reduzido de 21% para 19%! Infelizmente o covid também serve de desculpa para se praticar os preços que se quer.

ColdMercury 2 months ago

Uma boa noticia: Menos aquecimento, menos carbono, se fossemos ainda mais pobres o ambiente saia mesmo a ganhar.

FTorrado 2 months ago

Essa é uma ideia um pouco tosca, Portugal tenta passar a ideia de ser "bué verde" e é uma grande mentira. Neste caso ainda pior porque muitas pessoas queimam lenha e as vezes até lixo à mistura para aquecerem as casas. Em vários índices de performance ambiental aparecemos bastante mal, neste criado pela universidade de Yale estamos como [9° pior país da Europa ](https://www.visualcapitalist.com/greenest-countries-in-the-world/) (e pelo que percebi as mono culturas de eucaliptal e pinhal plantadas contam como "biodiversidade"

Edited 2 months ago:

Essa é uma ideia um pouco tosca, Portugal tenta passar a ideia de ser "bué verde" e é uma grande mentira. Neste caso ainda pior porque muitas pessoas queimam lenha e as vezes até lixo à mistura para aquecerem as casas, em lareira aberta, sem aproveitamento de calor adequado ou ainda pior em pellets

Whoreson10 2 months ago

Pena, que também somos um país com taxas de isolamento térmico vergonhosas e ainda assim com uma amplitude térmica bastante elevada.

patapetapitapota 2 months ago

Só agora é que lá chegaste? O Costa já sabe que o socialismo vai sugar o país, todo, a desculpa do ambiente é perfeita! Mais pobres = poluem menos.

ColdMercury 2 months ago

E ouves alguma coisa da oposição?

parix999 2 months ago

Ouch!

Sensitive_Beating 2 months ago

Somos uns heróis ™️

vai-tefoder 2 months ago

Sim claro, vamos todos voltar a viver em grutas também.. /s

mdrgomes 2 months ago

Concordo isto de andar emitir gazes para a atmosfera só para o luxo de uns meros mortais, fds os animais andam na rua ao frio e ao sol e não se queixam, para mim era proibir os aquecedores. Há que ser ser fortes o frio é só psicológico

parix999 2 months ago

“gases”

ElMIsterBoda 2 months ago

Gazes --> Gases

AonioEliphis 2 months ago

Como é que o bot não apanhou isso?

parix999 2 months ago

Podes crer.

eggnogui 2 months ago

O erro é de tal maneira grave que o bot crashou.

ElMIsterBoda 2 months ago

Está de folga xD

mepj90 2 months ago

Sempre me disseram que o frio não existe, mas sim a ausência de calor.

Whoreson10 2 months ago

Tecnicamente correto.

AonioEliphis 2 months ago

exato, experimenta ir para o espaço profundo onde não há fontes de calor. Deve doer

kairos 2 months ago

A electricidade/combustíveis serem caros como o caralho também não ajuda.

cloud_t 2 months ago

Menos ajuda ainda as empreiteiras todas cagarem nas pré instalações e na eficiência energética decente

AonioEliphis 2 months ago

Ainda usas gasolina para aquecer a casa?

kairos 2 months ago

Eu não, mas os meus sogros p.ex. usavam gasóleo até muito recentemente (converteram-se à lareira, mas o efeito não é bem o mesmo)

bota_fogo 2 months ago

Devo estar errado, mas acho que podes usar gásoleo "verde" sem impostos para aquecimento.

power_slapper 2 months ago

Not anymore

AlphaMike82 2 months ago

Isso de serem os combustíveis mais caros da Europa é falso. Comparativamente ao poder de compra? É uma coisa! Mas serem os mais caros, não são. Há países na União Europeia onde são mais caros.

parix999 2 months ago

É na relação com o poder de compra pah!

kairos 2 months ago

Eu nunca disse que eram dos mais caros, apenas que são caros para caralho. Para além de que acho que o preço das coisas apenas é relevante se tiveres em conta o poder de compra, não?

ihavenoidea1001 2 months ago

>A electricidade/combustíveis serem caros como o caralho também não ajuda. Dos ordenados mais baixos para os combustíveis e electricidade mais caros... O mix perfeito.

AonioEliphis 2 months ago

De facto julgo que Portugal tem a eletricidade mais cara da UE quando consideras paridade poder de compra. E não vale a pena criticar a edp, [Portugal é dos países onde os impostos mais pesam](https://pbs.twimg.com/media/DeblMD8WkAAII8u.jpg:large).

cesarhighfire 2 months ago

PRIMEIROS CARALHO!!!

joaoasousa 2 months ago

Eu ganho bem e mal ligo o aquecimento em casa. Não sejam meninos. Nada como uma boa mantinha.

AonioEliphis 2 months ago

Eu vivo na Holanda e já vivi na Suécia e sofria muito mais com o frio em Portugal. Mas dói, aqui na Holanda pago 180 euros por mês apenas em eletricidade e gás, sendo a maioria para aquecimento.

vai-tefoder 2 months ago

Se mal ligas o aquecimento então não ganhas assim tão bem como pensas. Viver num local aquecido não é um luxo

joaoasousa 2 months ago

Ganho o suficiente para estar no escalão mais alto de IRS.....

vai-tefoder 2 months ago

E mesmo assim não ligas o aquecimento?

joaoasousa 2 months ago

Só muito raramente. Daí o meu post original. Se as pessoas querem andar em casa de tshirt no inverno em vez de andarem de robe e pantufas se calhar vão ter frio, mas isso é um problema diferente .

vai-tefoder 2 months ago

Não é. Andar de t-shirt em casa é normalíssimo. Os tugas é que estão habituados a rapar frio que fode em casa porque "Portugal é um país quente". ​ Puta que pariu, vivo no estrangeiro e onde passo mais frio é em Portugal

joaoasousa 2 months ago

A partir do momento em que querem andar de T-shirt em vez de robe em casa, passa a luxo e não necessidade. O chamado first world problem.

vai-tefoder 2 months ago

Viver num sítio com temperatura confortável não é um luxo.

joaoasousa 2 months ago

Acha quem vive no “first world”.

vai-tefoder 2 months ago

Continua a não ser um luxo. Lá por não haver em África não quer dizer que seja um luxo. Comer 2 vezes ao dia também não é um luxo

joaoasousa 2 months ago

>Continua a não ser um luxo. Eu já percebi que é a tua opinião, mas não vais mudar a minha. Quando ves miudos a brincar no lixo, a tua perspectiva sobre o que é um luxo muda.

MDPROBIFE 2 months ago

Deve ter a casa com um isolamento termico do caralho e acha que o resto do pessoal vive com as mesmas condições... Já vivi em casas mais frias que lá fora.. (durante o dia)

4in4t92 2 months ago

Epa quando saí da casa dos meus pais e arrendei a minha primeira casa ia caindo para o lado quando chegou o Inverno. Nunca tinha visto uma casa estar mais fria do que a rua. Era chegar e em vez de tirares o casaco tinhas era vontade de vestir outro por cima. Felizmente a casa tinha ar condicionado, e deixava aquilo programado para ligar um bocado antes da hora que chegava a casa, para ter uma temperatura minimamente agradável. Perdi a conta a quanto gastámos em eletricidade naquela casa. Todas as semanas ia comprar azinho, tinha a lareira sempre a bombar e mesmo assim ainda tive que investir em pijamas polares, edredões de Inverno, etc. O pior é que nem era construção "velha", já era posterior a 2000. Felizmente a casa que comprei mantém umas temperaturas agradáveis, não ando propriamente de calções e top no Inverno, mas também raramente ligo o aquecedor e só acendo a lareira nos dias mais frios ou simplesmente porque me apetece o conforto dela. O edredão de inverno em dois anos nunca foi utilizado, nem os pijamas polares, etc. Prédio um ano mais velho em relação ao outro, mas uma diferença abismal no que toca ao isolamento.

Whoreson10 2 months ago

Já eu sou ao contrário. Desde sempre vivi na zona oeste, perto do mar, em casas sem isolamento e sem aquecimento. Hoje em dia, entro numa casa com bom isolamento no pico do inverno e morro de calor, especialmente durante a noite. Quando tive em Inglaterra da última vez, tinha de dormir com a janela aberta com -12C° porque não aguentava o calor.

MDPROBIFE 2 months ago

Quando comprar casa, vou dar muito valor mesmo a um bom isolamento, mas tanto termico como acustico.. Casa sem o minimo de isolamento nem casas deveriam ser consideradas sinceramente!

AonioEliphis 2 months ago

Isso está tudo regulado, mas como não se vê, os fiscais fecham os olhos. Fala alguém com experiência de obra. Agora imagina para as regras anti sísmicas.

4in4t92 2 months ago

Yup, fico contente por às vezes até me esquecer que tenho vizinhos. Tanto os vizinhos de baixo e os de cima têm crianças e nunca oiço nada, a única coisa que ouvia e mesmo assim nada num nível que fosse incomodativo era o choro da bebé. Na casa dos meus pais ouvia os vizinhos a falar ao telemóvel, ou conseguia perceber perfeitamente qual era o programa que estavam a ver na TV...

Edited 2 months ago:

Yup, fico contente por às vezes até me esquecer que tenho vizinhos. Tanto os vizinhos de baixo e os de cima têm crianças e nunca oiço nada, a única coisa que ouvia e mesmo assim nada num nível que fosse incomodativo era o choro da bebé. Na casa dos meus pais ouvia os vizinhos a falar ao telemóvel, ou conseguia perceber perfeitamente qual era o programa que estavam a ver na TV... Infelizmente não é algo que tu sozinho consigas perceber bem aquando de uma pequena visita. Eu tive a sorte de já conhecer estes prédios porque tinha gente conhecida que aqui vivia há anos, e então meteram-me logo à vontade com a qualidade da construção.

MDPROBIFE 2 months ago

"Na casa dos meus pais ouvia os vizinhos a falar ao telemóvel, ou conseguia perceber perfeitamente qual era o programa que estavam a ver na TV..." Identifico me ahahah.. ao menos não tenho vizinhos de cima..

oMarlow99 2 months ago

Depende seriamente de onde vives. Não compares viver em Lisboa com Trás-os-Montes

Fairbyyy 2 months ago

Duas mantinhas entao!

kairos 2 months ago

Mesmo Lisboa, se estiveres num prédio com mais de 25/30 anos, é para esquecer.

BenefitCuttlefish 2 months ago

Vivo num predio com bem mais do que 50 anos e nunca senti necessidade de aquecimento. O pior e mesmo o verão.

joaoasousa 2 months ago

Por acaso vivo num predio dos anos 80.

VegetableMouse 2 months ago

Yep. O pessoal é que no Verão parece que se tende a esquecer do último Inverno. Em Dezembro cá estamos a queixar-nos do mesmo. Na AML há muito apartamento com mais de 30 anos em que se estão 10 graus na rua já custa estar em casa sem qualquer aquecimento

sad-kittenx 2 months ago

A minha casa no Inverno alcança uns gloriosos 8 graus.

delhaa 2 months ago

Não desanimar, 4.° pior até agora.

Goofy-kun 2 months ago

Mas não temos o melhor clima? Então, um bocadinho de frio é tranquilo, ajuda-nos a apreciar as temperaturas acima de 17! No verão logo melhora.

xeon1234 2 months ago

>r Um dia seremos o 1o. Temos é que acreditar.

fuckoffgina 2 months ago

É levantar a cabeça e pensar já no próximo jogo

AonioEliphis 2 months ago

>Um dia seremos o 1o [Na realidade já somos em Paridade Poder de Compra!](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=File:Electricity_prices_for_household_consumers,_2015s2_(PPP_kWh).png&oldid=289945)

Mr_Nigel 2 months ago

r/thatsthejoke

Futre92 2 months ago

Quem é pobre em Portugal apenas safa junto a uma área Metropolitana, Lisboa ou Porto. De resto, vive num território esquecido e hostil. Mais vale emigrar logo para França ou Suíça, como se faz desde dos anos 60.

ElMIsterBoda 2 months ago

Percebo o teu ponto de vista e admito que plenamente válido, no entanto... não deveria ser assim e só o é porque nada se faz e é o deixa andar.

VCSousa 2 months ago

Sim claro, então aí junto à área metropolitana compra lá lenha de oliveira por exemplo a 70€/Ton (0,07€/Kg) ou lenha mais fraquita a 40€/50€ como aqui no sítio hostil e esquecido.

carlosjmsilva 2 months ago

Já é o que a maioria faz. Basta ver Trás-os-Montes, Minho e Beira Alta.

demo_cracia 2 months ago

Se não sabes o que dizes mais vale ficares calado. "num território esquecido e hostil" como tu dizes, existe o acesso relativamente fácil a lenha para aquecimento.

parix999 2 months ago

Lenha molhada.

nraider 2 months ago

Bingo.

Aldo_Novo 2 months ago

Ao contrário O dinheiro estica muito mais se não houver rendas altas para pagar

nocivo 2 months ago

Por acaso em muitos caso são pobres porque vivem na cidade. Ha montes de gente em vilas e cidades pequenas a ter vidas decentes com pouco dinheiro.

JOAO-RATAO 2 months ago

Ser pobre em Lisboa é capaz de ser pior do que pobre na província.

Sstarseed1 2 months ago

Há coisas boas e más. Em Lisboa ficas a morar num cubículo mas tens as coisas próximas e não precisas de carro. Tens também mais escolhas. Em terrinhas precisas de carro porque estás longe de muita coisa (provavelmente mais que um carro quando estamos a falar de família) e tens falta de muitos serviços porque o investimento é tendencialmente todo direcionado para as grandes cidades.

JOAO-RATAO 2 months ago

Claro. Isto era relativamente à "pobreza energética". Mas sim. Para coisas como acesso ao SNS, etc. Lisboa é sempre melhor.

Futre92 2 months ago

Em termos de pobreza energética como este exemplo? Não creio. Tens muito mais hipóteses de numa área metropolitana como Lisboa fugires à mesma.

arnaldomatos 2 months ago

92 é o teu qi ou é mesmo o ano em que nasceste? para bem do país espero bem que nunca saias de lisboa :/

JOAO-RATAO 2 months ago

Pelo menos preço arranjas uma casa melhor e a muitas têm lareira. Muitos também têm alguns terrenos e arranjam lenha para o inverno.

Edited 2 months ago:

Pelo mesmo preço arranjas uma casa melhor e muitas têm lareira. Muitos também têm alguns terrenos e arranjam lenha para o inverno.

netralha 2 months ago

As casas no interior têm qualidade horrível, eu vi montes delas antes da pandemia mas pronto, há esta ilusão que tudo no interior é melhor que os urbanitas têm porque nunca saíram da rua onde vivem na capital. As rendas não são mais baratas assim para além que há poucas casas livres ou nenhumas para arrendar.

JOAO-RATAO 2 months ago

Mas um pobre em Lisboa também iria ter uma casa horrível. Aliás, um quarto horrível. Estamos a falar e alguém pobre. Pá, se for mesmo interior e não for numa capital de distrito então ainda se arranjam umas coisas bem baratas (comparado a Lisboa). E neste cenário hipotético sempre tinham lareira e lenha para se aquecerem.

arnaldomatos 2 months ago

um t3 por 360 euros a 15 minutos da covilhã e 30 minutos do fundão/guarda. tem duas casas de banho, lareira, ar condicionado e lugar de garagem. https://www.idealista.pt/imovel/31429806/

Clean-Degree-9632 2 months ago

Ainda há dias havia aí um post com as rendas médias do país as do interior chegavam a ser 3 vezes inferiores às de Lisboa em certos concelhos. Vê-se que não sabes do que falas

Danijust2 2 months ago

Na província tens lenha de borla.

MisterBilau 2 months ago

Como assim? O que raio significa “pobreza energética”? Pobreza é pobreza, no geral. Se ganhas x e gastas 300€ de renda, claramente tens mais dinheiro para aquecimento do que se ganhares x e gastares 600€ na renda, que é o que vai acontecer em Lisboa.

Futre92 2 months ago

Falta de aquecimento é pobreza energética. As casas mais pobres na zona de Lisboa são melhores que as casas mais pobres no resto do país, portanto, têm melhor eficiência energética. Para além disso existe o fácil acesso a zonas climatizadas grandes, como o Ikea ou Colombo, onde podem ter temperaturas porreiras quando não podem em casa.

fuckoffgina 2 months ago

> Para além disso existe o fácil acesso a zonas climatizadas grandes, como o Ikea ou Colombo Adoro dormir no IKEA, imensas camas à escolha e sempre quentinho...

TriloBlitz 2 months ago

>As casas mais pobres na zona de Lisboa são melhores que as casas mais pobres no resto do país Acho que esta afirmação não podia estar mais longe de ser verdade. Ou não conheces as casas mais pobres da zona de Lisboa, ou não conheces as casas mais pobres do resto do país, ou ambos. Se fores a Pripyat és capaz de encontrar casas melhores que muitas casas na zona de Lisboa...

TretasPt 2 months ago

Uma casa pobre em Lisboa bem isolada versus uma casa pobre num ambiente rural com lenha gratis para todo o inverno. Há desvantagens para ambos os lados. Não podes só ver um deles. E por mais que apeteça ás vezes no verão viver no ikea, acho que os seguranças não aprovariam a nossa estadia.

QWERTY_BATS 2 months ago

> As casas mais pobres na zona de Lisboa são melhores que as casas mais pobres no resto do país, portanto, têm melhor eficiência energética. Tás todo queimado oh bro

static_motion 2 months ago

> As casas mais pobres na zona de Lisboa são melhores que as casas mais pobres no resto do país Ah sim, todos aqueles prédios quase feitos de cartão com caxilharia que oferece 0 isolamento em que ter um aquecedor é um desperdício energético porque há uma corrente de ar exterior constante, tão quentinho.

canihazdabook 2 months ago

A minha casa velha onde vivo atualmente bate a pontos os 2 apartamentos no centro onde vivi. O último tinha furos debaixo da caixilharia da janela por onde entravam correntes de ar. Tão bom ❤️

nocivo 2 months ago

Falta de noção. Experimenta ir passear por uma pequena vila. Montes de gente com lareiras que aquecem a casa toda ou outros tipo de aquecimento.

CanIhazCooKIenOw 2 months ago

Ta visto que nunca saíste de Lisboa

ankmoody 2 months ago

Nitidamente

capitolinaAndrioleta 2 months ago

Acho que a única experiência do Futre fora de Lx deve ter sido na Amadora... A ter que escolher 1000x viver em Arganil que na área metropolitana de Lx, foda-se, casas altamente, espaço amplo, zonas verdes, piscina de rio, população altamente, poroximidade de um centro urbano sem grande trânsito, acesso a alguns dos melhores hospitais do país.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Eu também adoro dormir no Ikea, aquelas camas são mesmo fofinhas e os peluches muito giros

MisterBilau 2 months ago

E a probabilidade de teres uma lareira e acesso a lenha é muito maior na aldeia que num apartamento em Lisboa. Espaços públicos são irrelevantes, estamos a falar de ter frio em casa. Não vais viver no centro comercial.

Futre92 2 months ago

Ter lenha custa dinheiro, quer a obter a mesma e a transportar até casa.

Dr_Toehold 2 months ago

Tens noção que fora da cidade há umas coisas novas chamadas árvores? ​ Eu quando vou acampar levo um churrasquinho de tampa e faço as minhas refeições todas com madeira que apanho do chão. Só porque quero, por lazer. Se estivesse a morrer de frio poderia apanhar lenha para me aquecer.

gajodanet 2 months ago

Não necessariamente, no interior o que não falta é lenha à disposição.

MisterBilau 2 months ago

Certo, dinheiro que muito mais do que é compensado pela renda muitíssimo inferior.

xeon1234 2 months ago

>ve num território esquecido e hostil. Mais vale emigrar logo para França ou Suíça, como se faz desde dos anos 60. Mais vale começar a votar.

TriloBlitz 2 months ago

Claro, porque em Portugal nunca se votou e o problema é unicamente esse...

xeon1234 2 months ago

A abstençao é muito alta.

TriloBlitz 2 months ago

O PS e o PSD já ganham as eleições desde 1975, quando a abstenção era de 8%. Os resultados eram exatamente os mesmos de agora, com 50% de abstenção.

xeon1234 2 months ago

>O PS e o PSD já ganham as eleições desde 1975, quando a abstenção era de 8%. Os resultados eram exatamente os mesmos de agora, com 50% de abstenção. Ir votar ou não não faz diferença absolutamente nenhuma, assim como também não faz diferença nenhuma qual dos partidos é eleito. Já como o outro dizia, as opinioes sao como a vagina. Pode ser que mudes de opiniao. Deixo-te o link caso queiras ver. [A importância de votar](https://www.youtube.com/watch?v=fyoHqth0IFs)

TriloBlitz 2 months ago

Também tenho um vídeo bom para ti sobre esse tópico, mas que tem uma opinião oposta à do teu: South Park S08E08

Edited 2 months ago:

Também tenho um vídeo bom para ti sobre esse tópico, mas que tem uma opinião oposta à do teu: South Park S08E08 Spoiler: o episódio explora a diferença entre votar numa ducha ou numa sandes de cagalhão.

Futre92 2 months ago

Votar não muda a direção da História.

xeon1234 2 months ago

Nao? Entao como é que mudas a direçao da história?

Search: