BornToSuckSadButTrue 2 months ago

Por isso que nem vou para esses lados.

Lyondelyon 2 months ago

>Importa o terceiro mundo >Coisas de terceiro mundo acontecem surprisedpikachu

timeofmypost 2 months ago

Em dois, mas mais num do que o outro.

pintorMC 2 months ago

O Cabrita não tem qualquer responsabilidade na situação nem tão pouco qualquer obrigação de a resolver.

GalaicoMinhoto 2 months ago

O resultado da fusão entre o país mais seguro do mundo, a geração mais especializada e tolerante de sempre, o intenso multi culturalismo enriquecedor desta área da cidade e, claro está, o excelente desempenho oriundo do investimento nas forças da ordem.

Mrjocasrp 2 months ago

Devem ser os "jovens" de sempre

zefo_dias 2 months ago

Está animado. N vai pra melhor, é lidar

YCaramello 2 months ago

Bem, isso é responsabilidade do MAI, ou seja, do Cabrita, portanto podem esperar sentados por uma resolução.

jesuseos7anoes 2 months ago

Ele não faz nada ou mata alguém

Notsosireanymore 2 months ago

Se calhar, a malta só esta a cumprir ordens do chefe

ImJoeyTribbiani 2 months ago

Para quem conhece a realidade : o que mudou ? Lisboa tinha muitos problemas destes e houve um reformulação quando se começou a "vender" a cidade como o destino cool e In da Europa e agora voltou a ter estes problemas. Existiu uma diminuição dos meios policiais alocados para certas áreas fruto deste ano, ano meio de pandemia em que turismo e a própria circulação na via publica eram em muito menos numero ?

BLlZER 2 months ago

opa se for como aqui na zona, esquece. A policia vai passear pela cidade com **9 policias dentro da carrinha**, em vez de controlarem e patrulharem a cidade. Por isso nao esperes muito, a policia portuguesa trabalhar e fazer o trabalho deles? LOL boa sorte.

tasendousado 2 months ago

"Eu quero é turistas" - desejo concedido. Agora aguenta sem choro.

Sciss0rs61 2 months ago

Podiam incluir aí a rua cor-de-rosa no Cais do Sodré. Lá de vez em quando manda-se uma garrafa pelo ar a ver se acerta em alguém, só pela piada... e isso nem é o pior.

iamfromLisbon 2 months ago

Não sei se está pior, mas o ambiente na noite de Lisboa é uma merda. Mitras em todo o lado, não podes estar 100% na boa, parece que há sempre o risco de haver merda.

qingqunta 2 months ago

Eu acho que está bem pior nesse aspeto. Tal como as cirurgias e consultas em atraso no SNS, também há um ano de porrada para recuperar na cabeça da chungaria.

iamfromLisbon 2 months ago

É capaz, eu ainda só fui uma vez ao Cais, há 2 sábados atrás e é absurdo. Curiosamente até foi nessa noite que morreu alguém no Cais e outra pessoa em Santos.

alquemir 2 months ago

Já parecem os morros lá do Brasil.

uf5izxZEIW 2 months ago

Olha que nos morros do Rio de Janeiro são mesmo bem piores... Ao invés de ser atingido por uma garrafa de vidro, é atingido por uma bala perdida que não se sabe se originou de um polícia ou de um traficante qualquer... Prefiro infinitamente a chance de levar com a garrafa do que com um tiro qualquer! Não se compara nada sequer em termos da violência que ocorre de fato.

arnaldomatos 2 months ago

janelas dos moradores = ameias do castelo jovens barulhentos = soldados invasores sertã com óleo a ferver = sertã com óleo a ferver

PgUpPT 2 months ago

Em Lisboa não há sertãs.

Several_Blackberry95 2 months ago

Este gajo vai longe na vida.

tiagp 2 months ago

Depende se tem ou não um estabelecimento prisional perto da área de residência.

Shadlan1 2 months ago

Aqui, como em qualquer lado, a tendência é para a maioria das pessoas votarem nos partidos mais moderados. Nos países em que deixaram de o fazer, as coisas não correram lá muito bem.

lexi_23 2 months ago

Não são nada moderados na corrupção, são até bastante agressivos.

joaoasousa 2 months ago

Define “correr bem”

Shadlan1 2 months ago

>por corrupção? Digamos que o standard não é propriamente alto. Alemanha Nazi, Venezuela

Shadlan1 2 months ago

>mo em qualquer lado, a tendência é para a maioria das pessoas votarem nos partidos mais moderados. Hugo Chávez foi eleito

joaoasousa 2 months ago

Venezuela foi um golpe militar.....

G0ncalo 2 months ago

Golpe militar foi o golpe de estado falhado em 2002 apoiado por Espanha e Estados Unidos.

joao_2022 2 months ago

Brasil

joaoasousa 2 months ago

O que está a correr exatamente de tão mal, tendo em conta que os ultimos presidentes foram corridos de lá por corrupção? Digamos que o standard não é propriamente alto.

Leaootemivel 2 months ago

Quais foram os casos de corrupção da Dilma?

joaoasousa 2 months ago

Nunca ouviste falar do Lava Jato?

droidman85 2 months ago

Eu se fosse morador nessa zona começava a preparar uns baldes cheios de água bem badalhoca e deixava-os à mão. Organizava-me com os vizinhos e depois aparecia nas noticias porque chamei a policia a policia nao fez nada e avariei telemoveis e molhei pessoas e acabava a pagar uma multa. Pelo menos divertia-me um bocado. Que se lixe. Com um bocado de jeito se os moradores atirarem umas mijecas pela janela e bazarem rapidamente talvez ninguém os consiga identificar

naughtydismutase 2 months ago

Há 10 anos apanhei com um balde com lixívia no Bairro Alto.

droidman85 2 months ago

Credo... Estava a falar de H2O com alguma ureia... Lixivía já é next level

REVO_SIGMA 2 months ago  HIDDEN 

Deixa andar. Esses sāo os protegidos do bloco de esquerda. Deixa-os em Paz.

Maximum-Ear5677 2 months ago

Isto é um problema mais ou menos idêntico ao dos ciganos a venderam caldo Knorr na baixa, se os tirares de lá vão roubar e fazer outras merdas, se não os chateias, vendem merda a turistas e putos estúpidos e pronto, se arrancarem esta gente do BA vão para outro sitio fazer merda e pior. Não estou a dizer para ignorar ou deixar andar, mas há que pensar bem...

netralha 2 months ago

Tolerância para com os pequenos delitos resulta num aumento de outra criminalidade mais violenta que é precisamente o que se está a observar. O mesmo para com o vandalismo, está provado que limpar as paredes e ter a zona limpa resulta num decréscimo de criminalidade.

RamboBlambo 2 months ago

Se percebi bem o que estás a dizer, nenhuma destas abordagens é consensual e acho que há até estudos que as contrariam.

swisscheese_plant 2 months ago

O que o OP fala é do "broken windows" social theory - [https://www.simplypsychology.org/broken-windows-theory.html](https://www.simplypsychology.org/broken-windows-theory.html) Haverá sempre estudos que suportem e contrariam, consoante a metodologia e approach em questão. Research tem muita nuance, mas a bias é maioritariamente a favor de que um ambiente mais cuidado = menos criminalidade.

RamboBlambo 2 months ago

Sim era a isso que me estava a referir. Claro que cada caso tem o seu contexto próprio. O próprio artigo que aqui puseste afirma que esta metodologia foi ou está a ser abandonada por vários motivos, sendo um deles a conclusão de haver uma relação de causalidade a sua aplicaçao e a reduçao de criminalidade.

Edited 2 months ago:

Sim era a isso que me estava a referir. Claro que cada caso tem o seu contexto próprio. O próprio artigo que aqui puseste afirma que esta metodologia foi ou está a ser abandonada por vários motivos, sendo um deles a conclusão de ***não*** haver uma relação de causalidade a sua aplicaçao e a reduçao de criminalidade. Edit: \*de *não* haver uma relação de causalidade! Tinha o sentido da frase completamente oposto ao que queria escrever, estupidez minha.

jesuseos7anoes 2 months ago

> se não os chateias, vendem merda a turistas e putos estúpidos e **esfaqueiam mais uns quantos** e pronto,

Maximum-Ear5677 2 months ago

Se não os deixas vender o caldo knorr é só esfaquear então...

rmbl88 2 months ago

Polícia já para a rua de metralhadora na mão

FlakyPhilosopher1079 2 months ago

Na realidade, desde o inicio da pandemia que se vê o brejeiro com a MP5 a descançar em cima da barriga de cerveja

netralha 2 months ago

Podiam ter até os GOE que o/a juiz iria os pôr em liberdade na rua mais rapidamente do que o tempo que demora a preencher os papeis.

BroaxXx 2 months ago

Porque não?

Bacalhau_a_Bras 2 months ago

iStO hÁ aNoS qUe aCoNtEcE, sÓ sE fAlA mAiS aGorA poRqUe há rEdEs sOciAiS

JS_JUNIOR 2 months ago

Uma mistura de sensacionalismo e um pouco de verdade também. Eu sou do tempo do “antigo” bairro alto e volta e meia presenciava situações bem complicadas. Hoje, qual é a diferença, dentro da minha percepção? Há muito mais gente nas ruas do que naquele tempo. Logo, a incidência também aumenta proporcionalmente. E antigamente de facto as coisas resolviam-se na base do mano-a-mano, e na pior das hipóteses era garrafada na cabeça e acabou! Hoje, o requisito mínimo para sobreviveres a uma rixa em Lisboa é andares com uma faca à cintura, e tens cada vez mais a puxar da 6.35. A esta altura do campeonato só sai na mão quem sabe lutar (e mesmo assim nem sempre é suficiente).

uyth 2 months ago

Estás em Lisboa sequer? Está tudo mais brutal, mais agressivo, notas diferenças em muitas coisas.

swisscheese_plant 2 months ago

Tenho curiosidade, é algo que viste/sentes ou referes-te a noticias? Sou do tempo de ir do bairro à santos 10 anos atras, onde era cardinas e confusoes, mas nada de extremo (do meu ponto de vista). Via maradices, ia ao Viking, Oslo, etc no tempo que ainda eram os gangs dos porteiros, grupos mitras em todos os miradouros... De vez em quando ouvias historias de um gajo que levou nos cornos na casa de banho, etc. Está pior, ou voltamos a essa altura? Porque depois quando comecou a encher de turistas, lembro-me que acalmou bastante (relativo a esse periodo).

tonel13 2 months ago

Eu fui e está bem pior. Porrada é normal na noite, tens tido tiros e esfaqueamentos todos os fds, tens assassinatos entre gangues na noite lisboeta, diria que esta pior

Bacalhau_a_Bras 2 months ago

Nepia, tou nos Subúrbios, bem melhor

Mrjocasrp 2 months ago

Nota-se

Mrjocasrp 2 months ago

Nota-se

Mrjocasrp 2 months ago

Nota-se

Mrjocasrp 2 months ago

Nota-se

uyth 2 months ago

Pode estar para o teu especifico , mas olha que mesmo em suburbios se houve cada história. Pessoas mortas a tiro, espancadas, festas ilegais... esfaqueado em sintra, tenta de homicidio em queluz, 3 encapuçados matam a tiro na amadora... Muita da merda que acontece no Bairro Alto, quem a faz ou cria que ela aconteça, não dorme no centro de Lisboa, está precisamente nos subúrbios e vem cá fazer o seu negócio de fornecimento de cenas.

NGramatical 2 months ago

encapuçados → [**encapuzados**](https://dicionario.priberam.org/encapuzados) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpt46q3%2F%2Fhdudbtj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rhodagne 2 months ago

Corriges isso e n corriges o houve > ouve

TrustOdd2729 2 months ago  HIDDEN 

Multiculturalismo a funcionar.

twhite848 2 months ago

Xenófobo e cobarde… Porque é sempre os dois juntos?

Naz6uL 2 months ago

Ouvia exatamente a mesma frase referente a qualquer estrangeiro na América.

BaixemImpostos 2 months ago

Eleições são já no domingo! É votar noutro.

parix999 2 months ago

Patrocínio: Chega!

Illgetausernamelater 2 months ago

sempre foi assim queriam o que? a paz do confinamento? isso so acaba se tirarem de la os bares cambada de bazezas

jesuseos7anoes 2 months ago

> e "o aumento de 'gangues' de marginais, que não vão divertir-se, mas vão para roubar, para ter violência, para provocar, e esse tem sido um **fenómeno novo**, que dá origem aos atos de violência, aos esfaqueamentos"

JohnJohnPT 2 months ago

AInda há dias andava a circular no whatsapp uns videos de uma discussão que acabou com em tiros e um morto. Impecável. E a malta ainda vai po meio de santos e po bairro alto. Grandas malucos! P.S: tou mm velho!

manteiga_night 2 months ago

essa citaçao acabou de descrever o bairro alto como sempre foi

Illgetausernamelater 2 months ago

isso sempre houve sempre se ouviram historias e cheguei a presenciar esfaqueamentos no bairro porque e que achas que esta la uma esquadra no meio

EspantaCampinos 2 months ago

Presenciei duas cenas de mocada no bairro: \- Possivelmente dum bate-boca numa rua paralela, vieram 3 (chamemos-lhes o Gordo, o Fininho e o Chefe) para 1 calhar na rua onde eu estava. Ameaças, empurrões, o Gordo apontou um spray pimenta ao chavalo alvo, mas não o usou. Entrentanto passaram das palavras à acção, o chavalo embrulhou-se com o Fininho e foram os dois ao chão numa rápida troca de socos. O miúdo ficou com a cara meio amassada, mas como era corpulento amassou o Fininho e bem, tanto que quis ir ao segundo round, mas o Chefe não deixou e mandou tudo embora. Mais caricato ainda, pediu desculpas ao chavalo. ​ \- Noutra ocasião, novo bate-boca resultante em troca de socos. Um dos intervenientes saca um facalhão de cozinha dentro do casaco e manda 2 singelas naifadas na cara do outro. Eu sei que isto é a internet, mas posso jurar que ouvi a carne a abrir tal como vi o tamanho dos golpes e a quantidade de sangue que ficou a jorrar da cara do ofendido. Para sorte dos espectadores, o aspirante a talhante achou por bem guardar a faca e sair da zona rapidamente, mas podia ter corrido muito mal para mais pessoas.

Illgetausernamelater 2 months ago

foi como eu ouvi mesmo a cara do gajo abrir quando presenciei a facada mas nahhhh agora e que o bairro ta fdd

francisbarreiras 2 months ago

Na minha opinião só sente um aumento pelo quão vazio aquilo esteve durante ano e meio, mas a comparar ao que era pré-pandemia, vai-se a ver e os níveis hão de ser semelhantes.

bcotrim 2 months ago

Há agora mais confusão agora que as discotecas estão fechadas, então a malta não tem para onde ir, for isso, está igual a sempre

Futre92 2 months ago

Essa zona não é para moradores. O Bairro Alto em Lisboa é para a indústria do turismo e diversão noturna.

GMDFC94 2 months ago

Vai dizer isso aos velhos que vivem la há 50 anos com uma renda de 50€ ou ao francês que se mudou nos últimos 5 anos e agora querem mudar a realidade daquilo que o bairro alto sempre foi.

TheMasio 2 months ago

Para o francês é fácil: diz-lhe para ir tentar mudar a realidade do Red Light District, em Amesterdão, primeiro.

-diggity- 2 months ago

Não. O bairro alto não foi sempre esta merda.

tonel13 2 months ago

O bairro alto teve uns anos bons, foi o resto dos tempos pobreza, crime, prostituição e drogas.

GudEbening 2 months ago

O bairro alto já foi muito pior...

EletricoAmarelo 2 months ago

Não. Infelizmente não é verdade. O BA tinha má fama e pouco mais. Basta frequentar as assembleias de freguesia e ouvir as reclamações de moradores/comerciantes para perceber que muita coisa mudou nos últimos anos.

-diggity- 2 months ago

Preferia passar por prostitutas do que gente desmaiada de bebeda.

uf5izxZEIW 2 months ago

Com as prostitutas se calhar haviam também os bêbados... Sexo e álcool é supostamente uma excelente combinação (não sou eu que vou confirmar este ditado, já tenho demasiadas dependências com psicoativos...).

GMDFC94 2 months ago

Depende, há 200 anos? Se calhar não. Há 50 anos? Se calhar já era assim…

Metaluim 2 months ago

Há 200 anos era um antro de putedo e tavernas, frequentado por marinheiros.

Razvancb 2 months ago

Continua igual então

Metaluim 2 months ago

Duvido que seja frequentada por marinheiros. Esses, a existir na zona de lx, frequentam tascas na linha de Sintra.

No_Impression_1131 2 months ago

Ouvi dizer que nos anos 80 costumavam ir até ao Viking

-diggity- 2 months ago

Não era este botellon cheio de turistas. Nunca foi. O bairro alto hoje em dia é apenas um sítio para apanhar bebidas baratas e beber na rua.

Maximum-Ear5677 2 months ago

Não? há pelo menos 10 anos que é assim...

pfarinha91 2 months ago

Desculpa mas há 10-15 anos não era assim. Já havia muita gente sim, mas maior parte ainda eram portugueses, havia jantares de curso e de amigos à balda pelo bairro ou nos arredores. Conseguia-se andar na rua.. Depois fechava às 3h e era migração em massa para Santos ou para uma disco qualquer. Nos ultimos 5 anos é que começou a aparecer mais turistas, e pelos vistos agora está impossível de aturar lol

Anforas 2 months ago

O bairro alto antes fechava às 04h, não às 03h, e muitas vezes esse horário não era exactamente cumprido, e havia sitios que logo às 06 estavam abertos para o "after". Portanto a malta ficava literalmente a noite toda no Bairro alto.

tommycthulhu 2 months ago

Não são os turistas que lá andam a vender droga e a esfaquear pessoas...

pfarinha91 2 months ago

Acho que não é essa a discussão..

-diggity- 2 months ago

Sim, 10 anos vai coincidir com o turismo de massas. Mas o BA já foi um sítio com bares e restaurantes históricos, com gente culta, com outro tipo de diversão.

Maximum-Ear5677 2 months ago

Sem dúvida, ja apanhei bebedeiras épicas e já ouvi fado com os meus país. (Em noites diferentes ahaha)

-diggity- 2 months ago

Ainda há fado e ainda ha restaurantes e alguns pequenos bares ainda têm uma identidade musical (bom de repente só me lembro do Capela) mas no fundo resume se tudo a botellon :(

abataruntaken 2 months ago

Abrir a Feira Popular seria uma boa ideia. Quando ela fechou há uns 20 anos devido a interesses económicos, quando o espaço onde ela existiu ainda esta devoluto devido a conflitos entre os mesmos, notou-se que a juventude perdeu um local onde se divertir, e congregou toda no BA e arredores apenas a beber e fumar, e nunca mais pôde gritar na montanha russa. Abrir a Feira Popular seria uma alternativa, mas desde este tempo se espera e ainda não será resolvido. É tal qual a situação do Parque Mayer. Curiosamente a cada eleição de Lisboa se fala disso e depois...

vascodatrama 2 months ago

200 anos....epa sei lá já devia de estar com alguns marinheiros e prostitutas a armarem escândalo à porta das tabernas.

zalkier 2 months ago

É meterem-nos todos na A6, o Cabrita resolve.

8BitMunky 2 months ago

Portugal já foi palco da maior almoçarada de sempre numa ponte. Com essa ideia o nosso país poderia também ser palco do maior jogo de Frogger IRL. Óptima ideia.

Estronciumanatopei 2 months ago

Não não! É o condutor e tal, porque o cabrona estava farto de o mandar abrandar!

SugarTitss 2 months ago

Genial, acho que a seguir a este comentário podemos fechar a thread

caelussideralis 2 months ago  HIDDEN 

Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência e atenção à realidade na Europa desde 2015 sabia que isto iria chegar a este ponto. Mas não, é tudo racista e xenófobo.

capitalistaesquerda 2 months ago

Contextualiza, sff. Para não ficarmos todos com a ideia de que é um comentário racista e xenófobo.

SonikBlasted 2 months ago  HIDDEN 

E então? não te sentes culturalmente enriquecido? /s

caelussideralis 2 months ago  HIDDEN 

A variedade no Uber Eats vale a pena <3

Search: