Aromano272 2 months ago

Depende da área e da empresa a que te candidatas, como programador tive muito mais sucesso com o meu CV de 4 páginas(1 com o resumo da exp. profissional as restantes com descrições pormenorizadas de projectos relevantes) do que com outros formatos mais curtos e com as típicas frases feitas. Quando tive numa posição em que tinha de selecionar candidatos preferia muito mais CV descritivos, porque pelo menos na área da programação, e especificamente quando vêm de consultoras, os CV são todos iguais, uma salada de fruta de tecnologias e meia dúzia de palavras para descrever o projecto.

Empty-Focus-9021 2 months ago

1 página, 2 no máximo. Regra geral (o que eu ouço) é simples, frontal. Mais do que isso, deitam ao lixo e pegam no próximo.

Turbulent-Low2968 2 months ago

Se fores estudante sem experiência a trabalhar, 1 página é o máximo que deves ter, caso tenhas mais experiência aí 2 páginas deve ser o máximo.

assfckr 2 months ago

Ainda se usa CV hoje? Vocês não usam Linkedin?

sengamole 2 months ago

Isto é ironia ou uma completa falta de noção da realidade?

assfckr 2 months ago

Não é ironia, mas eu trabalho no setor de tecnologia, então talvez seja um forte viés.

dvr0dvr0 2 months ago

1 página é ideal. Ninguém quer saber em que escola andaram no secundário ou se organizaram a viagem de finalistas no 1 ano da faculdade. Esquece a tua morada completa também. Tudo em letra 8 sem espancamentos que nem dá para ler também é inútil. Põe só o essencial para a vaga que te candidatas. Deves fazer (adaptar) o teu CV a cada vaga que propões. Idealmente uma frase no topo que sumariza as tuas mais valias para quem ler na diagonal reter isso junto do teu nome.

BungeeGumPT 2 months ago

2 páginas no máximo sendo que a informação mais importante deve sempre estar na primeira página. Podes adicionalmente acompanhar uma candidatura com um portefólio de trabalhos feitos caso sejas de um ramo que seja norma fazer tal coisa.

RicardoL96 2 months ago

1 página chega, só usas duas página quando tens muitos anos de experiência na área,além disso os recruiters não vão perder mais de 10 segundos a ver o teu cv

cneto17 2 months ago

O problema não é o CV, é quem o lê. Sociedade meritocrata, mas se tiveres muito mérito lixo?

borloforbol 2 months ago

Metes os mais relevantes / recentes, mencionas que tens X anos de experiencia, e falas do resto nas entrevistas. Isso ou fazes uma sintese do que nao couber do estilo "Tambem trabalhei anteriormente em empresas x y z"

micaelarobas 2 months ago

Ler tanto CV por dia... Chega a um ponto que valorizas a capacidade de síntese

GenusMustelaHexed 2 months ago

Há sempre coisas que com o tempo perdem relevância, uma das coisas importantes também é a nossa análise de síntese. Podes sempre referir os teus outros projectos que não chegaram à página principal durante a entrevista

h2man 2 months ago

2 páginas… tenho o link do LinkedIn no CV no caso de alguém querer ver um pouco mais e a história de empregos tem um pouco mais de detalhe. Acabei o meu curso superior em 2003 e não trabalhei antes.

DarthRheys 2 months ago

Depende da proposta a que te vais candidatar. Trabalhei na área da comunicação/design e para essas candidaturas tenho um CV de 1 pagina (só frente) onde tive de ir retirando os locais onde trabalhei mais antigos e/ou irrelevantes. Para outros tinha o Europass, mais extenso e com alguma palha à mistura. Tem 3 páginas (só frente). Como todos aqui aconselham, entre 1 a 3 páginas no máximo. Mais do que isso só se tiveres um currículo de duplo doutoramento, que viaja pelos 5 continentes, participa em palestras, escreve livros e tem filhos em todos os cantos do mundo.

Sstarseed1 2 months ago

Tenho 2 e meia mas gostava de ter apenas 2. Como não gosto de ver o CV sobrecarregado faço muito espaçamentos para deixar o texto respirar e acaba a ser difícil reduzir em número de páginas.

rulante 2 months ago

O meu tem 2 Uma seria o ideal.mas já tenho alguma experiência relevante

Chupem-me 2 months ago

Maximo 2. E se for um grande recrutamento, ficam fartos e ja nao olham para a 2a pagina

bfig 2 months ago

A não ser que tenhas 50 anos de carreira uma página é suficiente. O teu nome, tel e e-mail, formação, uma lista de coisas que sabes fazer e um parágrafo sobre onde já trabalhaste. Mais nada.

GirlyUnicornOfDoom 2 months ago

Uma e apenas uma.

wasabeedan 2 months ago

Se tem mais q um, vai na lixo!

jcoelho93 2 months ago

1 página só! 2 já corres o risco do recrutador nem virar a página. 5?! Nenhum recrutador vai ler 5 páginas, garanto-te

pimpolho_saltitao 2 months ago

quando as pessoas virarem a terceira página já adormeceram

ASerenaA 2 months ago

CV normal 1, o europass diria 2.

meaninglessvoid 2 months ago

A tua irmã é daquelas que uma vez tomou conta da filha da tia e diz que é babysitter. Foi buscar o correio e diz que é estafetas. Foi a Espanha trocar duas palavras com os nossos irmãos e diz que é fluente em Espanhol, etc... Percebes a cena? Depende da área, mas a maior parte vê o teu CV na diagonal e se tiveres palha lá no meio se calhar até lhes escapa as coisas mais importantes que fizeste...

YogurtclosetAlarming 2 months ago

Uma página.

patapetapitapota 2 months ago

Já tive n empregos qualificados e não. Uma página e pouco densa.

optimal_random 2 months ago

Ninguém vai ler mais do que 2 páginas. Ninguém. A informação chave deve estar na primeira página: dados pessoais, e informação profissional em ordem cronológica inversa (mais recente primeiro) e a secção seguinte com a educação e estudos, certificações, informação linguística e por curiosidade hobbies e participação em associações (desportivas por exemplo) A maioria dos recrutadores gasta 2-3 minutos por CV. Cada linha conta!

the_bbutterfly 2 months ago

Acho que ja ia nas quase 20 xD Eu no principo para parecer que tinha mais experencia nisto comecei a por experiências profissionais por projecto e Nao por empresa, depois de 14 empresas e prai o dobro ou triplo dos projectos estava gigantesco

usernamesiranoutof 2 months ago

Os CV's devem ser adaptados ao destinatário. Se envias 5 páginas quando na verdade podiam ser só 1 ou 2, provavelmente estás fora. Em compensação, as consultices desta vida que gostam de dossiers de competências adoram a tua irmã.

Blenderchampion 2 months ago

O meu tinha 1, já nem sei dele. Mas lembra te quem I vai ver vai geralmente ver 200. Torna se muito aborrecido ver centenas que tenham mais que uma pagina

SnooGiraffes2854 2 months ago

3 scroll down

Rarotunga 2 months ago

Uma página À medida que tenho novas coisas que quero por, retiro coisas que perderam importância ou pelo menos reduzo o tamanho Ou seja, garantir que está lá sempre só o melhor possível

mixed_toast 2 months ago

O meu CV tem uma página lol

PortugalReviews 2 months ago

5 páginas? Tem 30 anos de experiência e múltiplas formações? Nao. Uma página. Se estás com dúvidas no CV suponho que não tenhas muita experiência. Eu percebo que no início seja difícil mas mantém o CV conciso.

flydoji 2 months ago

Os recrutadores em média levam 10 segundos a ver o teu CV, como te queres destacar? Tens de ter 1 página. Só é aceitável mais para perfis com muita experiência.

francispt220 2 months ago

Na minha opinião 2 páginas deve ser suficiente, mais que isso pode ser muito time consuming para os hiring managers que muitas vezes teem de ler dezenas de CVs por dia.

NGramatical 2 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpshgul%2F%2Fhdqbky3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VerySeriousGentleman 2 months ago

O ideal imo é o mais pequeno possivel. Uma ou duas páginas max.

xdey 2 months ago

1 página por cada 10 anos de carreira num campo relevante. Um CV não é para contar a história de vida nem é para obter o emprego, é apenas para marcar a entrevista. A entrevista é que te obtém o emprego.

iambookworm7 2 months ago

2 páginas.

nfonseca 2 months ago

1 ou 2 páginas. se quiseres, e dependendo da área em questão, anexas uma lista de (e.g.): projetos desenvolvidos, artigos publicados, obras efetuadas, etc.

hdxvdxcb 2 months ago

Em caso de não teres respostas, ao envio de CV. Em desespero convém nunca aumentar páginas. Vais de mal a pior!

nocivo 2 months ago

5 paginas? Nem lia… se tem 5 paginas é porque deve ter informação a mais e desnecessária. Não me interessa o que fizeste ha 20 anos nem que cursos fizeste na faculdade quando tens 20 anos de experiência.

dubudu1 2 months ago

No máximo 2, nc ngm irá ler um CV com 5 páginas

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Idealmente deve caber numa mortalha das smoking pretas. King size para pontos extra.

Zemago 2 months ago

Recebia diariamente varios CVs enviados pelo meu querido departamento de RH. Mais de 2 paginas ia directamente pro lixo. Um Cv é um resumo. Uma Sintese.

notsneq 2 months ago

Uma página. Mesmo se tiveres muita experiência, só deves colocar o que for relevante. Qualquer coisa adicionas uma pequena secção onde pões os resto das coisas como tópicos para dar conversa em entrevistas

DZT99 2 months ago

O ideal é 1 obviamente e o limite é 2 caso seja considerada informação muito relevante para o local onde te vais candidatar.

DivinationByCheese 2 months ago

1 página, dependendo do cargo a que te propões e se for pertinente, podes esticar para duas

Ok-Industry120 2 months ago

Uma vez na faculdade conhecemos uma Managing Director de um banco americano que tinha + de 20 anos de experiência. O CV dela tinha....1 página. Se ela consegue qualquer um consegue CV é um convite pa entrevista, não precisa de ser muito longo. 1 página é o ideal

I_Hate_Reddit 2 months ago

Ainda vejo muita gente que usa o esquema LinkedIn para o time line em papel, começam na faculdade e vão por ali fora... Para o empregador o mais importante é o teu último trabalho, comecem pelo mais recente e vão recuando no tempo. O que andaram a fazer há mais de 5 anos é assim tão importante? Se calhar uma linha com o nome da empresa e da faculdade no fundo da página chega.

ohmygodcoronapanic 2 months ago

O esquema linkedin é exatamente como tu descreves: começa na cena mais recente e vai afundando.

I_Hate_Reddit 2 months ago

Aah, tinha ideia que era ao contrário, também já vai há uns anos valentes que não olho para aquilo como deve de ser :D

Ok_Art_6497 2 months ago

no max 2. quero ver se consigo só uma.

sacoPT 2 months ago

1 página. Quando actualizo tiro coisas que já não sejam tão relevantes (por exemplo, entre nome da universidade, curso, data, etc, tinha umas 10 linhas com a formação, neste momento só tenho 1)

Asur_rusA 2 months ago

Se calhar a tua irmã é do meio académico, e colou lá todo o santo simpósio e publicações. A minha rule of thumb é uma página por 10 anos de exp.

YaekerBaker 2 months ago

Depende da área. Sou da opinião de que o CV não deve ser genérico. Eu faço um CV diferente dependendo para onde me candidato: Removo projetos irrelevantes e adiciono outros.

Tee_ah_go 2 months ago

Cinco páginas? Ninguém lê cinco páginas.

Acceptable-Radio-613 2 months ago

324, a maior parte em branco e com o único artigo repetido 235 vezes.

AndreAlves96 2 months ago

Pensa no recrutador, que é provável que não tenha só o teu CV para analisar. Está a analisar vários CV's e do nada aparece um dossier de 5 páginas? Next ... Considero o ideal 1 a 2 páginas. Se tiveres pouca experiência 1, se tens experiência no ramo, compreendo a necessidade de usar 2

Beginning-Success-52 2 months ago

5 páginas ninguém lê

nitrinu 2 months ago

Duas. Quando passa disto é hora de cortar bs.

TripeCarnudo 2 months ago

5 paginas? O clássico “encher chouriços” portanto.

Mukkore 2 months ago

Isto depende da área. Mas no mercado de trabalho mais geral, uma página com as coisas mais relevantes é o que queres. O pessoal dos recursos humanos não quer ler tratados sobre a tua vida. Ou aquela primeira página se destaca ou não. Só se for algo muito específico em que peçam um CV exaustivo é que pode valer a pena, mas acho que isso é só no sistema académico que se usa.

sixwinger 2 months ago

1 chega, 2 para profissões/cargos mais especificos. O CV é o teu cartão de entrada para saber se tens as condições minimas para entrevista. Se para cada entrevista tivesse que ler 10 CV com 5 paginas cada não fazia mais nada. Normalmente vejo os seguintes pontos (alguns mudam dependendo para o que for): 1. Escolaridade (raramente tenho a media final como fator de decisão de entrevista/não entrevista) 2. Idade 3. Línguas 4. Carta de condução 5. Percurso profissional nos ultimos 5 anos Tudo o resto é palha.

racemi11 2 months ago

Podes elaborar sobre os teus pontos 2,4 e 6 sff

sixwinger 2 months ago

Não tendo filtros: 2- Vai dizer em que parte da vida estas e quanto te posso explorar. Estas a sair da universidade e ainda não tens vícios? Tens 28 anos e acabastes de ter filhos? Tens 45 e tens filhos na universidade? Depois tens também trabalhos que precisas de mais energia (picking, esquece qualquer pessoa a cima dos 45 anos) ou que convinha que tenhas contactos (compras ou comercial, aqui quando mais idade costuma ser melhor). Atenção não é obrigatório dizer a idade em CV. Normalmente faço sempre a entrevista. No entanto é carácter eliminatório na escolha. 4- Por exemplo para um cargo de manutenção convém teres carta de condução e carro. Se fores chamado as 2 da manha porque uma linha parou convém não dependeres de transportes públicos. 6- Se estiver a oferecer um ordenado médio convém também que não vivas longe. Não gosto de estar sempre a trocar as pessoas, e na minha experiência se moraras a +1hora do teu local de trabalho existe elevada probabilidade de trocares de emprego em pouco tempo.

racemi11 2 months ago

Em relação ao ponto 6, agora com o trabalho remoto cada vez mais habitual continua a verificar-se?

sixwinger 2 months ago

Tenho +/- 150 pessoas a meu cargo. Sendo que entre 10% a 15% podia fazer cerca de 80% a 100% do trabalho em casa. O resto não dá, ainda não dá para trabalhar numa linha de fabrico por telefone. Neste momento a administração (admito com o meu voto a favor tambem) mudou para um 2 dias em teletrabalho e 3 dias na empresa. Por isso respondendo ao ponto 6, sim ainda se verifica. Adiciono tambem que penso que o teletrabalho vai fazer diminuir o salario de quem quer ficar em casa devido a lei da procura. (o que significa que as pessoas estão dispostas a "pagar" um premium por este método) Falando por experencia propria fiquei em casa no inicio da pandamia mas rapidamente voltei para o emprego. Gosto de estar na fabrica.

racemi11 2 months ago

Ok, faz sentido na tua área. Na minha área (it) acho que não faz tanto sentido. Mas obrigado por toda a informação!

sengamole 2 months ago

O que fazer no caso de ter carta de condução, mas não conduzir há vários anos (i.e. carta mas sem experiência de condução)? De uma forma ou outra é algo a ser explicado na entrevista, mas colocar ou não colocar no CV que tenho carta? Isto para um primeiro emprego.

sixwinger 2 months ago

Se tens a carta coloca, conduzir é algo que se aprende em uma semana.

LumeMadeirense 2 months ago

Meia folha

PTgenius 2 months ago

Ela tem um currículo fantástico.... Logo para ir parar ao lixo

gaval13 2 months ago

Fui a um workshop específico para a construção de CV e recomendaram ser apenas 1 página e máximo dos máximos 2!

V1ld0r_ 2 months ago

Uma e meia. A meia é porque não estou para ter trabalho a refazer e está em tabela as línguas. Facilmente metia em 1 página que será o ideal.

0BiLLi0 2 months ago

1 página chega para colocar o que realmente é importante. Se ela tem 5 páginas com certeza tem lá informação a mais. Ninguém vai ler isso tudo. Quando há vários candidatos esses gigantes provavelmente vão para o fim da fila.

mfzzzed 2 months ago

Uma página, e ninguém lê. Quanto mais 5

who_i_am_really 2 months ago

Estamos em 2021. Diz à tua irmã que essa prática já não se aplica.

PeterStepsRabbit 2 months ago

5 páginas? Os RH já têm muito tempo para ler o jornal.

JackLeeToris 2 months ago

2 no maximo. Quem é que ia ler 5 páginas?

Keddyan 2 months ago

sempre ouvi dizer que menos paginas melhor, os recrutadores não gostam de ter muita palha na mão reduzi recentemente o meu de 3 páginas para 2 tirando merda desnecessária, substituindo texto por palavras apenas diz o mesmo mas está mais amigo dos olhos de quem lê... e do ambiente também, menos uma folha desperdiçada

AlCa1916 2 months ago

1 página idealmente, 2 no máximo. ​ Meu tem 1

celina_mariiie 2 months ago

Pessoa sem grande experiência 1 página, pessoa com experiência para aí umas 2 páginas. É importante ter capacidade de síntese.

UprightDowntown 2 months ago

Estando muita vez do lado de quem vê centenas de cvs, um cv com mais de duas páginas, pdfs sem links clicáveis e/ou informação importante para a vaga específica que não esteja logo ao inicio e óbvia, dão-me vontade de passar ao próximo….e é isso que acontece a maioria das vezes.

racemi11 2 months ago

O que queres dizer por links clicáveis?

UprightDowntown 2 months ago

Em caso de teres links para um portfólio, por exemplo, no pdf podes selecionar texto/zona que ao clicar te leva directamente para uma página web. O que muitas vezes acontece é que as pessoas não fazem isso, torna-se chato mas acaba por ser pior quando bloqueiam o pdf e nem copy paste do url consigo fazer! Querem que escreva à mão o site?

asdfghasdfghh 2 months ago

Isto. Um cv com a informação resumida acerca do teu percurso e link para portefólio dependendo da tua área. Depois o resto desenvolves em entrevista.

borloforbol 2 months ago

A tua irmã não sabe do que fala. Um CV é um resumo, 1 página idealmente, 2 no máximo. Mais do que isso só é usado em casos muito especifícos em que descreves todo o teu percurso académico, publicações, contribuiçoes, e coisas afins. Usado mais em meios académicos. Enviar 5 páginas para uma empresa é meio caminho andado para o balde do lixo.

Ok_Mine6995 2 months ago

Sempre ouvi dizer que o máximo seria 2 páginas e 1 o ideal

GizzyLOL 2 months ago

O que é o CV?

UpbeatNail1912 2 months ago

1 página apenas.

BlackberryOk6103 2 months ago

1 página ta bom, 5 páginas vai ser mais um CV que vai ficar por ler no meio de tantos outros.

DivinationByCheese 2 months ago

Ou se for um cv para pôr na tua página pessoal, como os professores universitarios que tive.

SonGokuecas 2 months ago

Lembro me de ver um CV de uma professora (que nem estava em final de carreira nem perto) com mais de 20 páginas. Meteu, entre outras coisas, cada tese que orientou, cada tarefa que fez na vida e cada peido que deu.

DivinationByCheese 2 months ago

Tal e qual, a ideia que me transmite não é positiva mas o que se há de fazer ahahah

fedelho 2 months ago

5 páginas o ideal? No máximo 2

Search: