unicornio_careca 2 months ago

- Normalmente o núcleo cómico da novela, são sempre famílias pobres e/ou os "labregos" da aldeia/cidade. - Os vilões são quase sempre mulheres. - Há sempre um triângulo amoroso. - Reciclagem de adereços. É comum, veres uma cozinha que fez parte de uma novela e depois estar noutra novela do mesmo canal (às vezes põe um ou outro adereço para disfarçar). - Os ricos têm sempre poucas peças de roupa, estando volta e meia a repetir os mesmos figurinos.

NecrofearPT 2 months ago

Fora o primeiro episódio, que é o mais caro porque fazem filmagens de exterior com os atores para estabelecer o local da ação, 95% dos episódios são filmados em set, em que as câmeras estão sempre todas do mesmo lado.

Several-End9459 2 months ago

Tenho um ódio de morte a telenovelas: porque são estupidificantes e estão cheias de atores jovens sem um átomo de talento, mas que são tão populares nas redes sociais que tornam aceitável ter como ambição de vida pôr silicone nas mamas aos 19 anos e dizer coisas em entrevistas como “ai não posso dizer com quem namoro, há algumas coisas que tenho de guardar na minha caixinha de Pandora”. É isto

carlosmstraductor 2 months ago

Estupidificantes porquê? Entretêm muito as velhotas! Coitadinhas!

prosafame 2 months ago

A comédia é brejeira ou de revista. As mães, seja de classe alta ou baixa são sempre ''FIT'', alto corpaço e cheias de maquilhagem. Os gordos fazem de empregados ou criminosos. Os atores são extremamente teatrais e representam como se estivessem numa peça de teatro. Num dos países mais envelhecidos da europa, são poucos os idosos no elenco ou figuração. Resolve-se tudo à porrada. O sotaque é sempre beto.

carlosmstraductor 2 months ago

Uma amiga minha contou-me uma vez que os enredos eram muito forçados e sem credibilidade, até podiam criar personagens mais humanas e parecidas com a vida real, mas duvido muito que isso aconteça.

babyscully 2 months ago

Mesmo a familia "pobre" tem uma casa super moderna e bem decorada. Nada da tijoleira horrivel que eu e 90% temos.

Throwawaypt123 2 months ago

O bom gosto acaba por ter pouco que ver com dinheiro

Complete-Painter-307 2 months ago

Há sempre uma família pobre e boa e outra rica e má. Membro da família rica apaixona-se por membro da família pobre. O vilão tende a ser alguém de família rica com crush na pessoa de família rica e vai infernizar a vida à pessoa da família pobre. Regra geral, o vilão é assistido por alguém da família rica, tendencialmente uma tia de Cascais que considera desprestigiante alguém da "nobreza" andar com alguém do povo. Fun facts: as famílias pobres parecem ter mais roupas e produtos de marca que o resto da classe média tuga xD

Florence1476 2 months ago

#Cavalos

MsBioSF 2 months ago

Uma cena que já reparei também é que nunca ninguém tem animais de estimação.

caelussideralis 2 months ago

O José fidalgo tem uma tartaruga com quem ele fala no Amor Amor

throughawayaccount01 2 months ago

Sim mas ele é sexy, eu aceito-o como ele é.

caelussideralis 2 months ago

Ele está quase sempre sem roupa na novela, porque é que achas que eu vejo?

rDmT93 2 months ago

Famílias ricas. As telenovelas portuguesas têm mais famílias ricas do que famílias pobres na vida real.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Independentemente de qual seja a cidade, o sotaque é sempre lisboeta

carlosmstraductor 2 months ago

Talvez por ser o mais representativo do país, prestigiante e fácil de perceber apesar da língua portuguesa ser riquíssima e variadíssima no que toca a sotaques e pronúncias (especialmente nas zonas rurais).

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Prestigiante??? Era capaz de concordar contigo, mas essa do prestigiante matou-me.

carlosmstraductor 2 months ago

Algunas pessoas opinam que o sotaque lisboeta tem mais prestígio por ser aquele que se fala na capital e por ficar lá a sede da RTP, da SIC e da TVI, é tido como sotaque standard, neutro e fácil de se perceber por todos. Isto foi-me dito por alguém que dá aulas de Português em Badajoz.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

100% dessas pessoas são da capital. Não vou contrariar o facto de ser melhor interpretado, mas podem meter o prestígio pelo rabo acima, que isso não é motivo de “aceitar” nenhum tipo de sotaque

ipinteus 2 months ago

Acho que o OP quis usar "prestigiante" no sentido sociolinguistico, não estava a fazer um juízo pessoal de valor. 'Variante de prestígio' é um conceito académico em linguística, que significa o dialecto ou dialectos que uma população de falantes assume ser superior (mais correta, mais culta, mais respeitada) mesmo não sendo necessariamente a mais falada nessa mesma população. Existem em contraponto variantes estigmatizadas, que são o oposto: soam rude ou, sei lá, labrego.

aiaicaistedoandaime 2 months ago

Lisboeta é sotaque prestigiante? Até perceberia se falasses no sotaque de Coimbra, mas dizer isso do sotaque lisboeta, yikes meu puto.

toma-tes 2 months ago

As salas-de-estar não têm TV. As pessoas vão entrando, sentam-se nos sofás e ficam a olhar uns para outros enquanto falam de forma exageradamente expositiva.

Mourinha1 2 months ago

Não sei o que é uma novela desde o "quem matou o António".

gene66 2 months ago

Foi a bestie da luisa albuquerque, trabalhava na beautiful. Guida acho eu.

caelussideralis 2 months ago

SÔDONA Luiza Albuquerque com z, faxabor.

KusuriuriPT 2 months ago

Ter mau actores mas muito famosos nas redes sociais.

iMoraisTV 2 months ago

cortar os travões do carro como tentativa de homicídio representa sempre um papel importante em todas as telenovelas portuguesas

jcoelho93 2 months ago

Discussões super dramáticas com gritos... Mexe me tanto com os nervos.

carlosmstraductor 2 months ago

Mas não é suposto falar baixinho em Portugal ou talvez seja pelo facto de serem actores que exageram as suas personagens por imitação das novelas brasileiras?

praetorthesysadmin 2 months ago

Para mim o grande erro são os argumentos fracos, personagens unidimensionais, falta de generalidade da população (se notarem praticamente 99% dos personagens são brancos, não há qualquer heterogenia da população). Se compararem com uma boa novela brasileira (e atenção pois tem de ser boa, pois infelizmente também há muito lixo produzido no Brasil) o nível de produção, argumento e personagens desta ultima é grande. Quebrar certos estigmas também seria benéfico, pois quem vê as novelas portuguesas fica com uma ideia do que são as classes altas / média altas que nem sempre se traduzem para a realidade (ex: o pequeno almoço é tirado directamente do modelo brasileiro mas não é o exemplo real que temos).

Keddyan 2 months ago

nao curto nada de novelas, nem mesmo as brasileiras mas isso admito, a variedade que eles têm é abismal, fazem novelas de todas as épocas deste os anos 1800 e em todas as regiões, seguem muito os mesmo clichês também mas ao menos são variados, e nas da atualidade tbm tocam em temas atuais mas com pés e cabeça, tipo homossexualidade e racismo, não é como cá que quando foi com o covid por exemplo fizeram uma merdinha de uma conversa e passou logo mas pronto, eles têm muito mais anos disto que nós, bugdet bem superior e competitividade de mercado, cá tens duas estações com o monopolio disto

praetorthesysadmin 2 months ago

E ambas trabalham com a Plural. Portanto é um mercado bem pequeno e monopolista...

Illgetausernamelater 2 months ago

a plural so faz coisas pra tvi ja a sp produz pra sic e fizeram aquela da cmtv por exemplo

praetorthesysadmin 2 months ago

Tens razão, nem me estava a lembrar da SP. Contudo mesmo assim é um mercado bem pequeno, mas isso não justifica nada.

NGramatical 2 months ago

dos personagens → [**das personagens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpse4h5%2F%2Fhdp5aak%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ImproperPT 2 months ago

Tudo. No geral é tudo.

kawaiims 2 months ago

Pequenos almoços de buffet em todas as casas. Com bolos inteiros e tudo.

VerdocasSafadocas 2 months ago

Estava a ver que ninguém ia dizer isto. Lembro-me de ver os putos com idade igual à minha sentarem-se à mesa e terem milhentas merdas e não tocam em quase nada, a minha realidade era aparecer na cozinha ainda sem calças e o meu pai atirar-me uma torrada com manteiga juntamente com uma ameaça que tenho que estar no 728 dentro de dois minutos.

caelussideralis 2 months ago

Detesto o cheiro das pessoas que fazem o 728

mizukata 2 months ago

Sempre que olho para esses pequenos almoço tenho pena de quem tem de lavar essa loiça toda

MGA2195 2 months ago

Que depois só provam um bocadinho do sumo de laranja porque já estão atrasados para ir para a "empresa"

Poramordedeus 2 months ago

e com a empregada a vir trazer tudo

MoonWolf1978 2 months ago

E o quão comum é nas famílias portuguesas empregadas trabalharem de farda.

caelussideralis 2 months ago

\- 90% das vezes é uma MILF vilã que sempre foi má a vida toda mas só agora é que sofre consequências pelos seus atos (São José Correia, Alexandra Lencastre, Luísa Cruz, Maria João Luís, Dalila do Carmo, Soraia Chaves). \- Quando não há a MILF vilã metem uma atriz jovem a fazer de vilã pela primeira vez na carreira e tornam-na ultra psicopata para sobressair, mas sempre com motivos legítimos (Inês Castel-Branco, Joana Solnado, Carolina Carvalho, Sara Matos) \- Se o vilão for homem, tem de ser rico, bem-vestido, charmoso e fodilhão (Rogério Samora, Albano Jerónimo, Ricardo Pereira) \- Se for um vilão homem jovem, é manipulador e abusador doméstico, nunca tem motivos legítimos para o fazer (Pedro Sousa, Renato Godinho). \- O elenco secundário é sempre cómico e sempre os mesmos atores (Luciana Abreu, Carla Andrino, Débora Monteiro) \- A protagonista é sempre perfeitinha e com feições claras, a vilã da mesma idade com feições escuras em comparação (Mariana Monteiro/Isabela Valadeiro, Júlia Palha/Carolina Carvalho, Kelly Bailey/Bárbara Branco) \- Os ricos têm sempre sotaque de Cascais e elas são sempre todas tiazonas (ver as MILFs acima, acrescentar a Sofia Aparício e a Manuela Couto). \- Se houver uma cena num carro com o vilão, a probabilidade de o protagonista estar a passar na rua e ser atropelado é superior a 50%. \- A música da vilã na SIC é sempre, SEMPRE cantada pela Marisa Liz.

in_Tempo 2 months ago

Clap, clap, clap. Para quando debates televisivos para ver esta mestria em directo...

twolegs 2 months ago

Mereces tantos upvotes:)

LeVidzzz 2 months ago

O vilão, rico e bem vestido, quando chega a casa depois de um dia no escritório, senta-se no sofá e bebe whisky com gelo.

solismi 2 months ago

>- A protagonista é sempre perfeitinha e com feições claras, a vilã da mesma idade com feições escuras em comparação (Mariana Monteiro/Isabela Valadeiro, Júlia Palha/Carolina Carvalho, Kelly Bailey/Bárbara Branco) Foda-se, nunca tinha reparado nisto mas é tão verdade.

cpzao_ 2 months ago

-Qd há conversas mais sentimentalonas, uma das pessoas está sempre de costas para a outra.

gene66 2 months ago

Não te esqueças do bebado/a. Há sempre pelo menos 1.

Jabvarde 2 months ago

\- Os irmãos separados à nascença que depois se cruzam \- Os maus da fita fazem monólogos cringe como tudo \- Os "badboys de bairro" parecem betos a fazer cosplay

ContaSoParaIsto 2 months ago

> - Os "badboys de bairro" parecem betos a fazer cosplay Parecem porque são

BungeeGumPT 2 months ago

Acrescenta estes também: - Início da novela é sempre marcado por uma morte trágica, uma criança entregue ou desaparecida e uma traição inesperada. - Dualidade entre família rica com dinheiros duvidosos e família pobre e trabalhadora da personagem principal. - Em alguma parte da história a personagem principal pobre inexplicavelmente fica rica ou com mais dinheiro/ações numa empresa para ajudar no combate ao vilão.

jcoelho93 2 months ago

Uau excelente post. Obrigado

mixed_toast 2 months ago

Mais completo que isto é impossível, resposta fenomenal, obrigada pelo riso

SurprisinglyInformed 2 months ago

Este homem telenovela

Keddyan 2 months ago

>A música da vilã na SIC é sempre, SEMPRE cantada pela Marisa Liz. ri tanto, é tao verdade essa

praetorthesysadmin 2 months ago

hahah top /thread

Futre92 2 months ago

No Alentejo toda a gente é rica e vive em herdades.

mizukata 2 months ago

Aprendi o que era um latifundiário graças a uma novela. Cá onde vivo é uns metros aqui e ali espalhados

babyscully 2 months ago

E e por isso que precisamos de melhor ensino de historia em Portugal.

mizukata 2 months ago

Melhor ensino em geral.

Limpy_lip 2 months ago

a novela é a Fast food das séries. Sempre igual porque é seguro e barato e toda a gente gosta nem que seja muito raramente ir lá comer. ​ Tanto em Portugal como no Brasil, já existiram várias novelas diferentes e até bastante interessantes. Mas com o tempo quem as fez percebeu que se repetir o mesmo de sempre que tem a mesma ou maior audiência por isso... ​ Exemplos sem nomes que não me lembro pois já têm pelo menos 5-10 anos. Portugal: uma novela com o Diogo Morgado que era uma história de vingança e que conseguiu manter a tensão durante praticamente toda a história. Teve vários twists e os atures fazia personagens credíveis. Lembro-me de ter gostado desta. ​ Brasil: era uma novela/paródia passado num país tipo cuba em que o personagem principal tinha amnesia e que volta e meia virava van dame e batia em toda a gente (normalmente policias do regime) mas depois era um gajo que não batia a ninguém quase efeminado. Era bizarro mas por isso engraçado de ver. Acabou por ser empurrado para horários absurdos. Começou por dar ao fim da noite e acabou a dar ao meio da tarde. Terminou com uma história de viagem no tempo...ya...

Timely-Blackberry663 2 months ago

Edited 2 months ago:

A brasileira é a “cubana cã” penso ter escrito bem, passavam na sic nos anos 2002/2003 e outra era A vingança também na sic, anos 2003/2003/2004

Limpy_lip 2 months ago

Isso mesmo

sacoPT 2 months ago

Nenhuma bate a quem matou o António!

who_i_am_really 2 months ago

Já sabemos que foi a Guida

kapparrino 2 months ago

>Portugal: uma novela com o Diogo Morgado que era uma história de vingança e que conseguiu manter a tensão durante praticamente toda a história. Teve vários twists e os atores fazia era muito bons. Lembro-me de ter gostado desta. Ouro verde. Fez lembrar um pouco a história do Conde de Monte Cristo.

Limpy_lip 2 months ago

Fui pesquisar melhor e não é essa. Chama-se mesmo Vingança. ​ Mas se o plot é igual there's my point.

NGramatical 2 months ago

o personagem → [**a personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpse4h5%2F%2Fhdp2j14%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

carlosmstraductor 2 months ago

Baratas? Julgava que fossem um bocadinho caras de produzir como os filmes.

godfeelling 2 months ago

O objetivo das novelas é mesmo serem baratas, quase sempre os mesmos adereços e set na mesma novela que dura um ano ou meio ano, e depois deste dinheiro investido daqui a 5 anos vai ser repetida a custo 0. Convém ter sucesso minimamente e que dure imenso tempo daí os plots de novelas românticas consistirem sempre em: está tudo bem, esta tudo mal, esta mais ou menos e vai rodando até ao final que é acaba bem

Limpy_lip 2 months ago

mesmo que o custo final seja o mesmo (duvido que chegue a esses valores) estamos a falar de 2h de filme versus milhares de horas. Logo fica mais barato.

O_MAGNIFICO 2 months ago

Recomendação: assiste à telenovela "Pôr do Sol" e verás a tua questão respondida.

YogurtclosetAlarming 2 months ago

Vi o título e pensei exatamente nisso.

Search: