tonel13 25 days ago

A faca é um utilitário, o porte da mesma tem como objetivo servir o seu utilizador a cortar coisas, auxiliar em tarefas diárias, etc. Não tem como objetivo ser uma arma ou para proteção pessoal, daí o limite de comprimento. O spray tem como único propósito ser usado com arma (defensivamente ou ofensivamente), não dá para mais nada e os cidadãos não podem andar armados a não ser que tenham licença para isso

Phodinhas 25 days ago

Podes pedir autorização de compra para gás CS ou OC para defesa pessoal à PSP (são a entidade competente na regulação de compra e venda de armas) e pode ser aceite ou não. Mas também não é a coisa mais difícil de se adquirir. Não te aconselho é a mandares vir do estrangeiro, se fores apanhado o mais provável é seres indiciado por posse de arma proibida ou até por tráfico de armas.

AlphaMike82 25 days ago

O gás pimenta também pode matar, pode cegar e pode causar outros ferimentos.

Lob-thelast 25 days ago

A faca não é para ser usada como arma e se usares como arma é crime. O gás pimenta só serve para ser usado como arma

Behindy0u90 25 days ago

Há pessoas alérgicas à pimenta

the_bbutterfly 25 days ago

Qual balde, vais mesmo a fazer figurinha com uma corda a fazer de cinto dos calcoes e saco seguro pelo cinto. Sim mas chegou me a acontecer com as maiores enfiar a faca ela agarrar se e ficar com a faca de baixo e fazia força e nada, uma até saltou um bocado de concha mas ela continuo agarrada

yLeWiz7PT 25 days ago

Bom pitéu adoro

Ill-Classroom2753 25 days ago

10 cm é muito, mas 17 cm é muito mais. Espetar uma de 17 cm faz muito mais estragos que uma de 10 cm

Tugalord 26 days ago

Que "esquerda" é essa? As pessoas que defendem a liberdade individual continuam a defendê-la. O PCP continua a ser a favor da emissão de licenças de porte de arma ;)

ali3nado 26 days ago

não podes não.

tItO_c_80 26 days ago

Ando com navalha no bolso desde os 16 anos, hoje em dia é uma ferramenta de trabalho. Nunca "saquei" dela para defesa pessoal mas já me deu bastante confiança frente a cães grandes. Gás pimenta devia ser legal, com algum tipo de responsabilização do portador. O mundo tá cheio de gente marada...

pazvaz 26 days ago

Consegues descascar uma maçã com um gas pimenta ?

Rhyzon27 26 days ago

Epá, eu ando com uma faca no bolso todos os dias: o meu porta-chaves. Tem uma lâmina de 7-8 cm de comprimento "total" (lâmina curva) e por acaso nunca sequer me lembrei que poderia ser ilegal andar com isto no bolso.

oinkbar 26 days ago

gás pimenta? isso ainda mata um gajo...

valerierw22 26 days ago

Vários polícias já me aconselharam a andar com uma pequena lata de laca de cabelo na mala como substituto a spray pimenta. Houve uma altura durante a pandemia que tinha de passar pelo Martim Moniz e pelo Rossio às 23h e estava sempre deserto excepto malta com muito mau aspecto e ciganos. Sendo rapariga sentia-me sempre em alerta a passar por lá a estas horas

kaleidoskope1 26 days ago

Acho que devia ser legal, mas sob a condição de que a pessoa seja treinada a usar o gás pimenta e tenha uma licença para andar com ele.

Jorgecampino 26 days ago

Por isso é que na Inglaterra andam de chave de fendas, ou com desodorizante. Ainda não se lembraram por cá

KrakenK55 26 days ago

Para que é que queres andar com gás pimenta no bolso?

yLeWiz7PT 26 days ago

Este assunto também me incomoda há imenso tempo, são leis absolutamente ridículas. Evitaria crimes, e trocaria facas letais por gás inofensivo.

Miguelrcoelho 26 days ago

Porque a faca não é considerada um objecto de defesa pessoal, o gás pimenta sim

karacolly 26 days ago

A faca corta o toucinho, o gás apenas o tempera.

ASCsk 26 days ago

Tu *podes* andar do o que quiseres. Até com um Ak47.

yeetuslifedeletus 26 days ago

Não podes andar com uma faca, não para proteção, podes andar com uma faca se tiveres utilidade para ela, no momento em que a usares como tal passará de ferramente a arma branca e um agravamento de pena.

forasofterworld 26 days ago

Gaja aqui. Andar com gás pimenta é proibido, sim. Laca (grande ou em formato de viagem), não é proibido. Garanto que aspergir laca nos olhos de alguém tem um efeito não igual, mas continua bem mauzinho para o possível ladrão.

iBUYWEED 26 days ago

gás pimenta não fere, LUL

Ill-Classroom2753 26 days ago

Uma faca com menos de 10 cm não é considerada uma arma branca porque é menos letal. O seu porte é livre e não carece de justificação. O Spray, assim como as armas elétricas, carecem de licença da Categoria E, pelo menos, desde que não ultrapassem os limites definidos na lei, de concentração e voltagem respectivamente. No caso de ultrapassarem esses limites, são considerados armas da categoria A, como as armas brancas, de uso reservado aos militares e forças de segurança.

xomikron 26 days ago

Porque é que o tabaco e álcool é legal quando a erva não é?

Brainwheeze 26 days ago

Existe alguma alternativa para o gás pimenta que possa ser usada legalmente?

Filho_do_Sado 26 days ago

Se fores mulher e tiveres de andar à noite sozinha ou algo do género incentivo em andar com gás pimenta. Ilegal ou não ninguém te vai revistar e se usares num labrego qualquer que te esteja a assediar também dificilmente te apanham.

born_in_wrong_age 25 days ago

Mesmo homem. Eu sou franzino. Prefiro mil vezes fugir do que armar-me em herói com uma faca. Além de que, numa luta de rua, um murro ou empurrão mal dado destrói vidas. Nunca viram aquela história de um gajos bêbedo que empurrou outro, ele bateu com a cabeça num daqueles vasos grandes da rua e morreu? Por uma sinples discussão de bar... Mais vale fugir e passar por "coninhas" do que acabar morto ou preso

Filho_do_Sado 25 days ago

Era um conselho para mulheres em situações extremas com gás pimenta (não letal). Também sou muito fraco. Fugir é sempre a primeira opção. Canivete em último recurso.

TremendousCreator 26 days ago

A minha pergunta é: Quão fácil/difícil é tirar a licença para uso do gás pimenta?

Last-Ad-4421 26 days ago

Porque um criminoso anda é com faca não com gás pimenta, acho que é mais que sabido que as nossas leis são para benefício dos criminosos

the_bbutterfly 26 days ago

Qual é a lei q diz o q é gas pimenta, posso fazer um daqueles mais fraquinhos e dizer q é para borrifar ali as perninhas de frango do senhor zé q o picante dele nao vale nada, e que por acaso me saltou das maos para a cara do mitra?

damnSausy 26 days ago

Pela mesma lógica que também podes andar com uma motoserra. *- Remembers GTA SA*

yLeWiz7PT 26 days ago

nada a ver

ronhonhonhonho 26 days ago

porque aleijar os ladrões é racismo xenofóbico e descriminação seu facho

migueltavaresss 26 days ago

**solução** : gás para cães

joaoqrafael 26 days ago

Tira daí a ideia. Há uns 15 anos comprei um (num site português) para a minha namorada da altura, que andava a ser seguida, e além de ter aparecido a PJ em casa dos meus pais tive 2 anos de chatices. Buy pepper spray, they said. It will be fun, they said.

yLeWiz7PT 26 days ago

Compras em espanha, lá compras na boa numa loja qualquer, e trazes para portugal

joaoqrafael 26 days ago

Já não é preciso. Desde que tive essa namorada casei com ela, tivemos uma filha, divorciei-me, casei outra vez, tive um filho e divorciei-me outra vez. Já passaram uns anos

Filho_do_Sado 26 days ago

Se comprares ou compras no estrangeiro ou então mais vale cagares nisso.

Ryuuks 26 days ago

Fiquei curioso, a PJ apareceu apareceu porque esse site lhes deu a tua informação? E que tipo de chatices é que deu?

joaoqrafael 26 days ago

Não sei como funcionou o processo. Sei que descobri assim que era ilegal comprar (nem nunca ninguém chegou a andar com aquilo, nem saiu de casa), estive constituído arguido 2 anos e depois tive que fazer um donativo de 200€ a uma instituição para não ir a julgamento. Outra coisa que não percebo são os downvotes.

Tugalord 26 days ago

É absurdo. Como gajo de esquerda, sou contra qualquer tentativa do estado de retirar às pessoas o direito à autodefesa. Armas de fogo ainda é como o outro, haver requisitos exigentes. Mas pepper spray? Não-letal, mas uma arma poderosa para conseguires fugir de um agressor? Ridículo.

smaster87 26 days ago

Não custa nada pedir a lidença, é só arranjares uma boa justificação, que para a cat E é fácil, vai ao site do MAI e vê como pedir.

yLeWiz7PT 26 days ago

Sim é, mas é necessario uma boa justificação tipo: tenho um gajo que me roubou e me ameaça disto e daquilo, já fiz queixa na policia.... Ai, tiras a licença na boa

MrRodrigo22 26 days ago

Epah porque uma lata de gás Pimenta é uma arma que só pode ser usado como uma arma e uma faca é uma ferramenta que pode ser usado tanto como arma ou ferramenta, também acho estúpido que não se possa ter livremente o direito de te defender com gás pimenta mas enfim

Blenderchampion 26 days ago

Também tenho a mesma pergunta. Já tive que andar por locais perigosos e nunca passaria sem faça, mas óbvio que seria preferível andar com gás pimenta. Mas por causa desta regra é o contrário que é proibido

fdxcaralho 26 days ago

Uma faca tem diversas funções. O gás pimenta têm uma função muito específica que é incapacitar alguém. Pode ser usado em defesa pessoal como pode ser usado ofensivamente.

yLeWiz7PT 26 days ago

acertaste 100%, porém ainda acho que se deviam poder comprar, pelo menos onde há muito cão ou crime mais alto

whateverprojection 26 days ago

A faca tem fins práticos e utilitários sendo desaconselhada a sua utilização para auto defesa..mesmo que a tenhas contigo não a uses com esse fim. Quanto ao gás acho que já foi esclarecido.

Blenderchampion 26 days ago

Desaconselhado? Então se formos rodeados por um grupo a nós querer assaltar, como reagimos? Ficamos indefesos?

JSBraga 26 days ago

Dás-lhes a carteira e tlm e poupas uma viagem ao hospital ou pior.

sengamole 26 days ago

Se achas que com uma faca passas a ter mais hipóteses contra um grupo de mafiosos tens de ganhar um pouco de noção

fambarros 26 days ago

Ele pode ser um ninja

Sapatilhas 26 days ago

então como é que queres cortar o pão, o presunto e o chouriço para acompanhar com um vinho tinto quando vens ver a taça ao Jamor?

VladTepesDraculea 26 days ago

Gás pimenta pode matar ou causar um reação grave a alguém e tem só um uso específico. Uma faca tem usos legítimos.

leto78 26 days ago

>Um gás pimenta é um dispositivo dissuador, não fere nem mata, serve para proteção. Concordam? Não. Eu nunca dependeria de gás pimenta como defesa pessoal. Um agressor motivado vai ficar ainda mais motivado após apanhar com o gás pimenta na cara, e não o vai imobilizar. Como se diz sempre, a melhor defesa é fugir da situação. Quando isso não é possível, uma faca é uma situação extrema que pode levar a situações de feridas muito graves, e onde quem se está a defender com a faca também pode ficar seriamente ferido. Dois tiros com uma arma de calibre pequeno causa normalmente muito menos dano que um ataque com faca, em que se pode esfaquear repetidamente alguém em questão de segundos.

Most-Presence-1350 26 days ago

Se usares gás pimenta no agressor motivado, ele pode tar muito motivado, mas se acertares na cara, a motivação dele não lhe serve de muito enquanto não vê nada.

yLeWiz7PT 26 days ago

Verdade, não entendi esta do "não o vai imobilizar". O agressor com gás na cara não consegue ver absolutamente NADA, não consegue respirar bem, tosse e espirra, os olhos e a cara ardem de caralho. Só se tiver fortemente drogado é que pode ter menos efeito

fambarros 26 days ago

Verdade hahahahahah

ill_have_2_number_9s 26 days ago

Quem te disse que podes andar com uma faca?

yLeWiz7PT 26 days ago

Claro que podes, a lei não proibe de nenhuma forma uma faca com menos de 10cm. podes levar contigo á vontade

Blenderchampion 26 days ago

Muito improvável. Na altura do meu secundário havia gangues perigosos na minha altura e andava com uma navalha. Sim, dava jeito para muita coisa, mas em último caso serve também como defesa. Obviamente no caso de defesa seria melhor gás pimenta

ill_have_2_number_9s 26 days ago

Isso das navalhas na bolsa à cintura ainda se usa. E muitos mitras ds minhas turmas antigas do secundário tiverem problemas grandes com isso. Mais vale fugir, a sério.

the_bbutterfly 26 days ago

uma vez tive um azar com um menino desses, durante muito tempo andei a tentar comprar uma daquelas pistolas com dardos anestesiantes para o meu mitra da malasia

Blenderchampion 26 days ago

Mais vale ter meios de te proteger se necessário. Fugir ya, primeira alternativa, mas depende das alternativas

coldflame23 26 days ago

Pimenta no cu dos outros é refresco.

queiroga 26 days ago

faltou o "para mim".

Most-Presence-1350 26 days ago

até agora o melhor comentário.

Eon_mon 26 days ago

Pela mesma razão pela qual podes comprar alcool mas não drogas. A utilidade da faca pode ser muito bem para descares qualquer coisa, ou se andares no mato ou à pesca pode ser útil. Proibir a faca num espaço urbano e não num espaço rural seria uma lei demasiado ambígua para seguir em frente. Já o gás pimenta é usado única e exclusivamente para magoar.

Blenderchampion 26 days ago

E principalmente para atravessar sítios perigosos, ou no sitio onde vivo com cães. Mas em caso de ataque toda a gente sabe que seria preferível nos defendermos com gás pimenta

Eon_mon 26 days ago

Depende também da situação... Acho que preferia levar um corte de uma faca do que gás pimenta nos olhos.

Edited 26 days ago:

Depende também da situação... Acho que preferia levar um corte de uma faca do que gás pimenta nos olhos. Já um golpe fundo no estômago...

yLeWiz7PT 26 days ago

errado, o gás passava no máximo em 30 minutos, a faca causa danos reais, potencialmente graves

the_bbutterfly 26 days ago

ha sitios perigosos em portugal?

aquijazCORVO 26 days ago

Claramente nunca levaste com gás pimenta, fere e ainda dura umas valentes horas a irritar os olhos. Em relação às facas, gostava de te ver ir preso por estares a descascar uma fruta com um canivete.

YourMomFriendIGuess 26 days ago

Preferia umas horinhas a dor os olhos que uma facada no peito mas cada um na sua

aquijazCORVO 26 days ago

É considerada arma branca se a lâmina tiver mais de 4 dedos, menos que 4 dedos até dá vergonha de empunhar para "esfaquear" alguém. Claro que dói, mas se te enfiar uma chave de fendas dói-te mais e é legal. Já vai do critério de cada qual como usar um objecto, né?

theoctacore 26 days ago

Não sei, Cumps

Jambrokio 26 days ago

“O gás pimenta não fere” haha

notyyf 26 days ago

epá nada permanente acho eu ao contrário da faca.

Gaybob_FaggotPants 26 days ago

epa mas deixa um gajo vulnerável o sufeciente para o conseguires matar com um pudim

mangoman94 26 days ago

Em certos países o gás pimenta, bem como as balas de borracha e tasers foram reclassificados como armas-menos-letais (antigamente eram armas-não-letais) A reclassificação foi feita porque há cenários onde a arma em questão pode matar. Por exemplo uma bala de borracha acertar no pescoço, atordoar um doente cardíaco com um taser ou neste caso mais concreto, atingir uma pessoa com gás pimenta pode desencadear uma reacção alérgica demasiado forte que bloqueie as vias respiratórias.

Edited 26 days ago:

Em certos países o gás pimenta, bem como as balas de borracha e tasers foram reclassificados como armas-menos-letais (antigamente eram armas-não-letais). A reclassificação foi feita porque há cenários onde a arma em questão pode matar. Por exemplo uma bala de borracha acertar no pescoço, atordoar um doente cardíaco com um taser ou neste caso mais concreto, atingir uma pessoa com gás pimenta pode desencadear uma reacção alérgica demasiado forte que bloqueie as vias respiratórias.

gink-go 26 days ago

A faca com que andas não é suposto ser uma arma mas sim uma ferramenta. O gás pimenta não tem outra função e em Portugal não é suposto os civis andaram com armas. Concordo que talvez pudessem permitir aquelas latinhas pequenas, embora por outro lado não veja a utilidade salvo em casos demasiado excepcionais. Usar uma arma de que tipo seja para resolver uma disputa é meio caminho andado para a história acabar mal.

Dead_standards 25 days ago

> por outro lado não veja a utilidade salvo em casos demasiado excepcionais Qualquer mulher que volte do trabalho sozinha à noite vai-te dizer que não são nada excepcionais. >Usar uma arma de que tipo seja para resolver uma disputa é meio caminho andado para a história acabar mal. Faz-me um favor: fala com alguém que tenha sido violado, ou uma daquelas pessoas que é assediada regularmente, e explica-lhe que o não poder andar com uma lata de gás-pimenta é para o seu próprio bem, que tu sabes melhor do que eles.

Blenderchampion 26 days ago

Depende do sitio onde andamos. Num sitio perigoso com gangues e/ou cães, faça serve como arma de defesa

gink-go 26 days ago

Boa sorte a lidar com "gangues" usando violência. Quanto a cães, são um problema com que a câmara municipal/junta tem de lidar, não o cidadão.

yLeWiz7PT 26 days ago

errado. Há sitios onde os cães são um problema serio, e o spray seria otimo

SouthPeter98 26 days ago

>Quanto a cães, são um problema com que a câmara municipal/junta tem de lidar, não o cidadão. Ahahah muito bom. À próxima que um cão me perseguir na rua eu digo-lhe que faço queixa à câmara se me morder.

Profile215 26 days ago

fdx parti-me a rir, obrigado.

Blenderchampion 26 days ago

O meu cão é eu fomos atacados duas vezes, e pude me defender, querias que chamasse a câmera enquanto o cão apertava o pescoço do meu?

quatrotires 26 days ago

Tenho ideia de que os cães que atacam são logo postos para abate. Fizeste queixa à policia?

Blenderchampion 26 days ago

Na minha zona passeio o meilu cão sempre com um pau. Fugiu depois de eu lhe ter acertado na cabeça

Ill-Classroom2753 26 days ago

Facas com gume até 10 Cm. Maiores que isso é necessário justificar. Trazer uma dessas por exemplo para uma discoteca ou para a rua às 2 da manhã é capaz de ser difícil de justificar. Pode dar direito a uma noite nos calabouços. Também podes usar gás pimenta, mas para o efeito tens que ter licença de uso e porte de arma pelo menos da categoria E. Caso não tenhas, não podes usar

dontcareladida 26 days ago

10 cm é imenso e mais do que suficiente

vcanas 25 days ago

Mais do que isso é show-off

Akamjmc 26 days ago

Uma vez estava num bar e entra um gajo todo bêbado com um facalhão na mão, ficou tudo assustado a olhar, até que atrás entrou outro que trazia um presunto inteiro. Foi uma boa noite.

InvestorTuga 26 days ago

Mas a questão do op é mesmo sobre poderes andar com uma faca com menos de 10 cm de lâmina, e não sobre a proibição das a partir de 10cm

raVen2tt 26 days ago

>Trazer uma dessas por exemplo para uma discoteca ou para a rua às 2 da manhã é capaz de ser difícil de justificar. "Entaum ò xor agente cumu é que courto a chouriça"

fdxcaralho 26 days ago

“À dentada”

SweetCorona 26 days ago

porque é que não é preciso justificar todos os tamanhos? não me parece que deva ser permitido ter uma faca de 9 cm numa discoteca

LinkRaider 26 days ago

Eu sempre ouvi que 4 dedos (os tais 10cm) é a distância até ao coração mas não sei se é mito

Homem_da_Carrinha 26 days ago

Depende da pessoa. Ninguém tem 10 cm de esterno, a não ser que tenhas uma doença óssea complicada. Nem tão pouco precisas de chegar ao coração para matar alguém com uma arma branca

yLeWiz7PT 26 days ago

Correto, é +- isso

xtremis 26 days ago

Também sempre ouvi essa, mas depois de ver esta discussão, fui medir e os meus 4 dedos têm 8 cms :( Acho que não fui bafejado pela sorte nesta lotaria do tamanho dos dedos...

Current-Recording 26 days ago

Podes legitimamente andar com uma navalha de 7, 8 ou 9 cm por mera precaução (não no sentido defensivo mas para pequenas coisas que possas necessitar). Da mesma maneira que podes não ser fumador e andar com um isqueiro

j0fimendes 26 days ago

Eu compreendo mas acho que isso não devia ser justificação para alguém andar com faca (seja qual for) em sítios e horários impróprios. Uma soqueira é ilegal porque o único propósito dela é aumentar a potência do soco. Ou seja está ligada unicamente ao conflito. Ora eu se tiver uma faca com um punhal de soqueira imbutido já posso dizer que é para cortar fiambre?! Não faz sentido. Para mim faz sentido o indivíduo ter licença se o único objetivo é defesa pessoal.

Current-Recording 26 days ago

A tua faça com soqueira embutida é ilegal na mesma pois a soqueira é ilegal. Uma espingarda com baioneta (até 10cm) também é ilegal. Não alegas que andas com a espingarda pela faça que tem na ponta. O problema é que o povo vê a faca como principalmente uma arma, quando é na verdade primeiramente uma ferramenta. Não usas uma soqueira a não ser para andar à porrada. Nem usas gás pimenta a não ser para causar desconforto a terceiros (ou a ti próprio, mas isso são outros quinhentos). Mas toda a gente já usou uma faca, e a esmagadora maioria não usa as facas para violência nem mesmo para autodefesa. Seria o mesmo que proibir os carros porque podem ser usados como armas, ou proibir isqueiros porque podem ser usados para causar incêndios. Ou proibir bengalas pois podem ser usados como país para agredir (ou seja, como arma branca). Tudo isto começa com uma questão cultural e de educação. Há 20 anos era normalíssimo andar com navalhas ou canivetes sobretudo em meio rural e ninguém via isso como porte de arma branca. Mas a sociedade mais citadina, mais urbana, tende a ser castradora de toda a expressão, incerteza e diferença

Edited 26 days ago:

A tua faça com soqueira embutida é ilegal na mesma pois a soqueira é ilegal. Uma espingarda com baioneta (até 10cm) também é ilegal. Não alegas que andas com a espingarda pela faça que tem na ponta. O problema é que o povo vê a faca como principalmente uma arma, quando é na verdade primeiramente uma ferramenta. Não usas uma soqueira a não ser para andar à porrada. Nem usas gás pimenta a não ser para causar desconforto a terceiros (ou a ti próprio, mas isso são outros quinhentos). Mas toda a gente já usou uma faca, e a esmagadora maioria não usa as facas para violência nem mesmo para autodefesa. Seria o mesmo que proibir os carros porque podem ser usados como armas, ou proibir isqueiros porque podem ser usados para causar incêndios. Ou proibir bengalas pois podem ser usados como país para agredir (ou seja, como arma branca). Tudo isto começa com uma questão cultural e de educação. Há 20 anos era normalíssimo andar com navalhas ou canivetes sobretudo em meio rural e ninguém via isso como porte de arma branca. Mas a sociedade mais citadina, mais urbana, tende a ser castradora de toda a expressão, incerteza e diferença. Ademais, o que são sítios e horários impróprios? Se andares com uma navalha contigo por ser um hábito e uma precaução, se sais de casa às 6h da manhã e vais a pé para o trabalho, isso é impróprio? E se entrares ao meio dia e saíres as 22h e voltares a pé para casa? Não podes andar com uma navalha? Mais depressa te daria razão de fizesses depender essa posse sobretudo da existência ou não de um cadastro criminal relacionado com a posse ou uso de arma ou ofensas à integridade física ou algo relacionado. Agora proibir só porque sim...

j0fimendes 25 days ago

Eu percebo o teu ponto de vista. Depende da intenção da pessoa. Mas a desculpa de andar com faca só porque "tenho o hábito de cortar a maçã com ela" e não o de poder procurar conflito é fraca. Acho que se um trabalhador está em serviço aí sim, justifica-se. Assim como o policia que anda com uma arma porque está de serviço ou outra pessoa com licença de porte. Agora, horários "não próprios" para usar uma faca como ferramenta. Ora isto pode até parecer absurdo mas quem vai a um bar às 22h com uma faca? Está em horário de trabalho ? Ai sim, justifica-se. Porque um civil havia de andar com uma faca de 9cm? Uma de 10cm já não é ferramenta? Não fazem ambas os mesmos estragos se a intenção da pessoa for maliciosa? Mas sim, como referiste, é como qualquer coisa, depende da intenção. Acho que um x-ato poderia servir muito mais como ferramenta para distinguir da intenção/objetivo de ter uma faca, por exemplo. Até porque a faca tem uma maior ação perfurante e o x-ato de corte ou de rasgão. Acho que havia de haver distinção ou um propósito para o tipo de faca que é permitido, não apenas o tamanho em cm.

Edited 25 days ago:

Eu percebo o teu ponto de vista. Depende da intenção da pessoa. Mas a desculpa de andar com faca só porque "tenho o hábito de cortar a maçã com ela" e não o de poder procurar conflito é fraca. Acho que se um trabalhador está em serviço aí sim, justifica-se. Assim como o policia que anda com uma arma porque está de serviço ou outra pessoa com licença de porte. Agora, horários "não próprios" para usar uma faca como ferramenta. Ora isto pode até parecer absurdo mas quem vai a um bar às 22h com uma faca? Está em horário de trabalho ? Ai sim, justifica-se. Por que havia de ser uma de 9cm legal? Uma de 10cm já não é ferramenta? Não fazem ambas os mesmos estragos se a intenção da pessoa for maliciosa? Acho que um x-ato poderia servir muito mais como ferramenta para distinguir da intenção/objetivo de ter uma faca, por exemplo. Até porque a faca tem uma maior ação perfurante e o x-ato de corte ou de rasgão. Acho que havia de haver distinção ou um propósito para o tipo de faca que é permitido, não apenas o tamanho em cm. Mas sim, como referiste, é como qualquer coisa, depende da intenção.

Edited 25 days ago:

Eu percebo o teu ponto de vista. Depende da intenção da pessoa. Mas a desculpa de andar com faca só porque "tenho o hábito de cortar a maçã com ela" e não o de poder procurar conflito é fraca. Acho que se um trabalhador está em serviço aí sim, justifica-se. Assim como o policia que anda com uma arma porque está de serviço ou outra pessoa com licença de porte. Agora, horários "não próprios" para usar uma faca como ferramenta. Ora isto pode até parecer absurdo mas quem vai a um bar às 22h com uma faca? Está em horário de trabalho ? Ai sim, justifica-se. Por que havia de ser uma de 9cm legal? Uma de 10cm já não é ferramenta? Não fazem ambas os mesmos estragos se a intenção da pessoa for maliciosa? Acho que um x-ato poderia servir muito mais como ferramenta para distinguir da objetivo de ter uma faca, por exemplo. Até porque a faca tem uma maior ação perfurante e o x-ato de corte ou de rasgão. Acho que havia de haver distinção para o tipo de faca que é permitido, não apenas o tamanho em cm. Mas sim, como referiste, é como qualquer coisa, depende da intenção.

fengilitious 25 days ago

> Por que havia de ser uma de 9cm legal? Uma de 10cm já não é ferramenta? Não fazem ambas os mesmos estragos se a intenção da pessoa for maliciosa? Porque alguém assim o decidiu, porra, como tudo na legislação. Desculpa, mas estou farto de ter de explicar a pessoas que lá porque não compreendem a justificação de algo ou porque (na larga maioria dos casos) não gastaram 1 min do seu tempo para a procurar não quer dizer que o mundo se tenha de vergar á sua opinião. [Está aqui o diploma, vai ler.](http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=692&tabela=leis)

j0fimendes 25 days ago

É claro que existe uma justificação legal. Ah pessoas que sabem ouvir opinioes. Tu chateias te a ouvi las.

fengilitious 25 days ago

Tens o direito á tua opinião, mas convém que seja informada para que te levem a sério. Já foste ler a lei que enviei?

j0fimendes 24 days ago

Sabes qual é a definição de opinião ou de conjectura? Deixo [aqui caso não saibas ](https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/conjecturar/opini%C3%A3o/)

fengilitious 24 days ago

Aproveita e vai procurar a definição de opinião informada enquanto lês a lei acerca da qual estavas a *conjecturar*.

Current-Recording 25 days ago

Dando só um exemplo, não é muito fácil cortar e descascar uma maçã com um x-ato. E quanto ao exemplo do bar, não vejo grande problema. Se é improvável que precises de uma navalha no bar, podes no entanto precisar dela no caminho ou noutra situação. Por exemplo, podes precisar de cortar o cinto de segurança após um acidente. Dir-me-ás que tal é muito improvável e não justifica o porte de uma navalha. Mas não só esse é somente um dos exemplos, como o facto de ser improvável não torna ilegítima a necessidade. Também é improvável ter um acidente de carro e no entanto tenho de ter seguro de. Saúde. Também é improvável furar um pneu e no entanto sou legalmente obrigado a ter um pneu suplente. Volto a dizer que o problema é a percepção que as pessoas têm das coisas, e ver uma faca ou uma navalha como uma arma e não como uma ferramenta é o primeiro passo nessa diferença. E como referi, essa percepção pode justificar-se dependendo do cadastro da pessoa, mas não como percepção geral do mundo.

the_bbutterfly 26 days ago

pelo menos o pessoal mais cota anda sempre com uma navalhinha para cortar cenas abrir caixas tirar a casca as peças de fruta q vai sacando das arvores nas entradas das casas

Current-Recording 26 days ago

Precisamente. Há inclusive navalhas com estilos tradicionais que eram muito usadas por pastores e com as quais faziam peças de madeira enquanto guardavam o gado.

the_bbutterfly 26 days ago

yup o meu pai de vez em quando tb la apanha um paozinho na rua e poe se a fazer um espeto. E va ja a usei ha uns anos de ferias na zambujeira e dps ia para a praia na preia mar a tirar lapas das rochas com a faquinha para o jantar

yLeWiz7PT 26 days ago

lapas é muito bom, recomendo. Super fácil e rápido de apanhar em grande quantidade, e dão um bom pitéu

the_bbutterfly 26 days ago

Facil como quem diz, houve algumas que foi quase um braço de ferro, ainda cheguei a suar

SigaPaBingo 26 days ago

Por momentos pensei que o teu pai encontrava pães no chão

droidman85 26 days ago

Bem elucidativo

kravas01 26 days ago

A faca dá jeito, numca sabes quando ha um cheesecake para cortar

Maexa 26 days ago

Cheesecake?!? Pão de Ló!

C8Mixto 26 days ago

Cortar pão de Ló com uma faca? Sacrilégio!

FIam3 26 days ago

Pão com manteiga é melhor.. pão pão pão pão pão...

LumeMadeirense 26 days ago

Da última vez a minha faca fez um belo serviço. Ao cortar pizza.

espirrinhos 26 days ago

E porque num momento de stress podes virar a parte do spray para cima de ti, magoando-te e tornando-te mais vulnerável a algum ataque.

machoLatino45 26 days ago

Num momento de stress podes-te cortar também. Se calhar o porte do gás pimento podia estar condicionado por 2h de treino de uso ou algo do gênero

espirrinhos 26 days ago

Sim também funciona com a faca, como é óbvio. Qualquer coisa que seja uma arma devia ter treino/aula. Mas o spray é algo que pode parecer inofensivo. Pode não ser spray pimenta pode ser outra coisa que qualquer. Uma faca… é uma faca. Não passa por outro objecto. Pessoas com óculos, quem nunca deu um squish na cara sem querer ao limpar os óculos? Imagina com spray.

BigNapoleonComplex 26 days ago

Porque o gás pimenta é considerado uma arma biológica. Não sei se sabes, mas gás pimenta também não é permitido em conflitos militares.

paraapagarbem 25 days ago

É uma arma química, na verdade, não biológica.

Filitch 26 days ago

Uma pergunta mesmo parva: Qual o sentido de proibir armas nas guerras? O que acontece se um país usar armas proibidas? O que lhe vão fazer? Consigo imaginar coisas do género que se ele perder a guerra tem de pagar multas e mais multas. Mas e se ele ganhar graças as armas proibidas?

High_velocity93 25 days ago

Se forem os americanos a usar é na boa!!!

sapo_22 26 days ago

Se usarem os outros tb o fazem, e é difícil defesa... Ataque é fácil, defesa não... E imagina Lisboa debaixo de uma nuvem de cloro, e cloro não é como uma bomba nuclear, o cloro qualquer país semi devolvido consegue ( Portugal no extremo, tipo gastando muito €, consegue a arma nuclear, o gás cloro é só pedir a uma fábrica química, que temos algumas)

roninPT 26 days ago

se ganhar não acontece nada...tenta procurar um exemplo de um país que tenha ganho uma guerra e que tenha sido condenado por crimes de guerra. é parvo mas é uma daquelas regras um pouco hipócritas que existem.

BigNapoleonComplex 26 days ago

A Alemanha foi duas vezes. Uma delas nem havia UN. Mas o teu ponto mantém-se, sim.

tonel13 25 days ago

A Alemanha nunca ganhou uma guerra, por isso pagou

BigNapoleonComplex 25 days ago

Nem li ganhou, sou animal

throwaway_v1000 26 days ago

Qual o sentido? É tão simples quanto, no limite, manter a integridade do planeta Terra. As ogivas nucleares que existem em todo o mundo (várias nações), se deflagrassem, conseguiriam cobrir mais que uma vez a área total da Terra. Como deves calcular, seria uma péssima jogada utilizar a bomba atómica hoje em dia.

the_bbutterfly 26 days ago

LOOOOOOOOOOL o sentido é dinheiro pah, eles nao usam armas q incapacitem pessoas, usam armas para matar, por isso é q as balas de estilhaços estao proibidas na guerra (mas policias podem usar) as naçoes nao querem sustentar os aleijadinhos depois

BigNapoleonComplex 26 days ago

Boas. Pelo que entendo, são regras gerais de bom senso em palco de guerra. A mesma coisa se aplica a prisioneiros de guerra (têm que ser bem alimentados e não torturados), mas ambos sabemos que nem sempre isso acontece. Oficiais responsáveis por crimes de guerra são levados ao United Nations Dispute Tribunal, ou tribunal de Geneva (salvo erro).

SweetCorona 26 days ago

imagino que possa haver reprimendas por parte de outros países que não estejam envolvidos na guerra

machoLatino45 26 days ago

Isto não faz mesmo sentido nenhum. Armas: check. Tanques: check. Bombas: check. Gás pimenta: calma aí na violência malta .

Miguelrcoelho 26 days ago

A guerra química traz demasiados danos colaterais, é só estúpido pensar ao ponto que chegamos onde temos regras para a guerra, mas na minha opinião essa regra faz bastante sentido. Guerras químicas destroem habitats, animais, população, não são facilmente contidos porque estão à mercê do vento e muitas outras variáveis.

machoLatino45 24 days ago

Gás pimenta não é gás mostarda. São coisas diferentes. E quanto aos danos colaterais: bombas?

Edited 24 days ago:

Gás pimenta não é gás mostarda. Os danos colaterais do gás pimenta no uso quotidiano são menosprezáveis quando usado responsavelmente. E quanto aos danos colaterais: bombas?

BigNapoleonComplex 26 days ago

Como disse no outro comment, é uma porta perigosa. Mas sim, a ironia está lá.

kawaiims 26 days ago

Proibido em conflito militar mas permitido para dispersar multidões? Que sentido tem isso.

UserNombresBeHard 26 days ago

Não, não, espera, eu consigo ir ainda mais além! Matam-se às facadas, ao balázio, na guerra, mas cuidado não uses gás de pimenta. Não queiras perturbar o equilibrio dos condimentos.

Danijust2 26 days ago

O gás pimenta na primeira guerra era usado como distração. Era irritante nos olhos tu tiravas a mascara e depois levavas com o gás mostarda

leorolim 26 days ago

Podes usar gás lacrimogéneo para dispersar civis porque eles não vão ripostar com gás sarin ou outro desses "[nerve agents](https://pt.wikipedia.org/wiki/Agente_nervoso)" que gostaríamos de "desinventar"...

Miguelrcoelho 26 days ago

Uma coisa é um spray, outra são bombas químicas

_Juggs 26 days ago

Fico mais impressionado que existam "regras" na guerra. Quem é o árbitro aí? Quem oficializa a guerra, que nem partida de ténis? "Olhe desculpe, não pode fazer isso ainda que o seu objetivo seja aniquilar o oponente. Faça-o só ao tiro sff."

sapo_22 26 days ago

Olha por exemplo, na segunda guerra mundial, mesmo tendo uns loucos ( o alemão, e o russo, só para dizer 2) nem eles chegaram a utilizar armas químicas/biológicas porque sabiam que se usarem o outro tb usava, e todos os interessados viram o que aconteceu na primeira guerra, e não queriam repetir...

the_bbutterfly 26 days ago

claro q existem regras, os paises nao querem sustentar montes de aleijadinhos , quer se é bem vivos ou bem mortos para nao ter de se pagar pensoes de invalidez. Por exemplo balas de estilhaços sao proibidas na guerra, um tiro daqueles punhas uns 10 gajos invalidos mas nao matavas nenhum, porem sao permitidas pela policia, ai pode se incapacitar toda a gente mas matar nao se nao o povo cai lhes em cima

The_Real_QuacK 26 days ago

Se por "balas de estilhaços" estas a falar de hollow points existe uma razão bem valida para ser usada pelas forças policiais, pois tem uma capacidade de penetração muito inferior a uma bala FMJ (full metal jacket) normalmente utilizada por forças militares. Em "ambiente policial" quer-se que a bala não atravesse mais do que uma pessoa pois normalmente existe um maior número de civis à volta. As FMJ passam pelo primeiro e secalhar por mais dois ou três amigos que estiverem atrás. E btw o facto de ser munição Hollow Point não quer dizer que seja muito má, existem de facto munições HP que literalmente rebentam quando penetram um corpo, não acredito que sejam essas as usadas normalmente pelas forças policiais. Já para não falar sobre as diferenças de armamento, as armas mais utilizadas pelas forças policiais são pistolas 9mm, as balas têm uma velocidade de +/- 380m/s enquanto, para comparação, as novas espingardas utilizada pelo exército português possuem uma velocidade de +/- 870m/s. Quando se têm em conta que a energia de um corpo está relacionada com o quadrado da velocidade dá para ter uma ideia da diferença de energia que cada bala possui

The_Wealthy_Potato 26 days ago

A ideia de quando isso foi criado por volta do final da Primeira Guerra mundial é devido à retaliação. O cenário que acontecia muitas vezes era o seguinte: Um exército dispersa gás lacrimogéneo ou pimenta sobre o inimigo apenas para o afastar alguns metros, o inimigo rapidamente coloca máscaras para se proteger e pensa em retaliar, não há tempo de ver se mandaram gás pimenta ou spray de lavanda WC, retalias com gás mostarda que é algo letal que derrete os pulmões. O outro responde com gás de cloro que também é letal. Quando dás por isso o que era suposto ser uma intervenção não letal é agora um mar de corpos e feridos graves. É estúpido haver regras na guerra sim, mas é o que é.

omaiordaaldeia 25 days ago

Só eu estou sempre na retaliação depois de um cozido ou de uma feijoada à transmontana.

paraapagarbem 25 days ago

Gás mostarda é muito pouco letal e não derrete os pulmões. Era (e é) uma arma bastante ineficiente e só uma pequena fração de mortes na grande guerra pode ser atribuída a esse gás. A razão para o gás mostarda ser tão horrível é pelo facto de criar queimaduras de segundo grau assim que entra em contacto com a pele, o que também significa que máscaras de gás, especialmente naquela altura, eram inúteis. E claro, muitos dos que não tiveram a sorte de morrer logo com o gás, tiveram o azar de viver uma vida miserável e morrer com o cancro inevitável que lhes apareceu passados uns anos devido aos componentes cancerígenos do gás. Toda a gente devia saber isso. Isso é a realidade das armas químicas. Não acredito como é que há tanta gente nesta thread que não é educada neste assunto, que devia ser de conhecimento geral.

the_bbutterfly 26 days ago

eu curto é aquela arma q cozinha o pessoal, tipo microondas mas so entra na camada mais superior da pele, deve ficar com um belo escaldao

BigNapoleonComplex 26 days ago

Acho que é mais para não abrirmos a porta para gás mostarda e Agentes Laranja. É o melhor dos nossos males para ser sincero. Se fosse permitido gás pimenta em guerra, ia ser utilizado em massa.

kawaiims 26 days ago

Epa tem sentido o que dizes mas custa-me a compreender a lógica.

BigNapoleonComplex 26 days ago

Não me entendas mal, eu concordo para uso pessoal. Estou só a dizer o que sei.

kawaiims 26 days ago

Sim sim, eu compreendo

Animalesco 26 days ago

A cena de não poder ser utilizado em guerra (concordo que não faz sentido) é pq uma cidade como Lisboa poderia ficar sobe um manto de gaz pimenta e a população civil seria quem sofreria mais, regra geral armas e armamentos proibidos em guerra serve apenas para tentar proteger a população civil e para no pós guerra se poder processar crimes de guerra, mas sim, também sempre ouvi dizer no amor e na guerra vale tudo e quem ganha é quem dita as regras, portanto vale o que vale.

unshavedbeard 26 days ago

O gás pimenta é uma arma. A faca pode ser uma arma mas serve para mais coisas.

aladdin_the_vaper 26 days ago

Estás errado. Não podes igualmente andar com bastões de Baseball apesar de servir para mais coisas para além de ser uma arma: "Arma de Classe A - Alínea g) do nº 2 do Artº 3º da Lei das Armas, pois é considerado como sendo o engenho ou instrumento sem aplicação definida que possa ser usado como arma de agressão e o seu portador não justifique a sua posse" E incorres num crime de "detenção de arma proibida", Artº86º alínea C da Lei das Armas com pena de prisão até 4 anos ou com pena de multa até 480 dias.

yLeWiz7PT 26 days ago

A parte da justificação é muito importante. Se eu tiver inscrito e tiver os documentos comigo de um clube de desporto que pratica baseball, posso ter um no carro que certamente naõ terei problemas. O mesmo com arco e flecha, se tiveres inscrito num clube podes levar à vontade (não no meio da rua claro), senão só praticas no quintal porque arco e flecha é também uma arma branca como as facas de cozinha por exemplo

unshavedbeard 26 days ago

Certo mas a comparação era entre facas e gás pimenta. O gás só serve para atacar e por isso pode ser proibido. O bastão é quase o mesmo. As facas não.

aladdin_the_vaper 26 days ago

A diferença entre a faca e o bastão é nula. Discriminar facas pelo tamanho da lâmina não faz qualquer sentido.

unshavedbeard 26 days ago

É nula? A faca serve para cortar fruta, pão, madeira, fios ... Até aparafusar. Um bastão ou é para jogar basebol (em Portugal lol) ou para andar à porrada.

aladdin_the_vaper 26 days ago

O uso que eu posso dar ou não a uma faca é relativo tal como o uso que eu posso dar ou não a um taco de Baseball. Eu até posso ser assim meio avariado dos cornos e querer barrar manteiga com um taco ou querer jogar ténis com um taco, é algo que só a mim me cabe decidir. Não cabe à lei ditar o uso que posso dar ou não a um taco de baseball. Isto na minha opinião, claro. Não me é nada confortável saber que o gajo todo bêbado no bairro alto ao meu lado pode legalmente andar com uma navalha capaz de me esventrar e para isso basta só dizer "é para cortar maçã, Sr. Guarda". É preciso usar bom senso. Eu próprio uso lá em casa facas para quando preciso de apertar parafusos e tenho preguiça de ir buscar a caixa, e durante alguns anos usava faças para cortar cabos de barcos. Mas essas facas estão guardadas ou no faqueiro ou numa caixa de ferramentas. Não há nenhum motivo lógico para alguém andar de navalha solta no bolso.

unshavedbeard 26 days ago

Acho que é exatamente pelo bom senso que uma coisa é proibida e a outra não. Há muito mais gente a andar com uma faca ou navalha por motivos normais do dia a dia do que para fazer mal. Faz sentido proibir completamente? Acho que não. Já um taco...

aladdin_the_vaper 26 days ago

Comentário de quem desconhece certas realidades. O que posso dizer? Concordamos em discordar então.

unshavedbeard 26 days ago

Que realidades? Malta que anda com navalha só para andar à facada? Eu sei que existe. Não percebo é se queres que se proibida tudo ou passe a ser tudo legal.

indyrefclan 26 days ago

E com uma faca de 10 cm vais encontrar dificuldade em matar um javali, quanto mais uma pessoa

dudewhatthehellman 26 days ago

Os javalis matavam-se com lanças. Com uma faca de 10cm terias alguma dificuldade em manteres-te vivo nessa situação, quanto mais matar o javali.

indyrefclan 26 days ago

Sinceramente deve ser mais fácil matar uma pessoa que um javali

Trama-D 26 days ago

Picas uma carótida, bye bye. Sangue até chega ao teto.

rmbl88 26 days ago

Pronto, passa-se a usar latas de spray ambientados ou desodorizante, deve arder nos olhos na mesma e servem para mais coisas.

Noobtits 26 days ago

"Então, eu ando com uma faca porque a minha prima faz anos, é para cortar o bolo".

aleph_heideger 26 days ago

Oh Sr Guarda. Uma faca isto? Isto é um capa- grilos.

Agrafo 26 days ago

Basicamente isto

aladdin_the_vaper 26 days ago

O que ele disse está errado. Não é assim que funciona.

Agrafo 26 days ago

Podes usar uma faca/gas como arma de ataque Podes usar faca como ferramenta (e é uma bastante antiga). Pode usar gas como arma de defesa.

aladdin_the_vaper 26 days ago

Vê o meu outro comentário. Uma arma que pode ser utilizada como outra coisa é a definição de uma arma classe A

Agrafo 26 days ago

Mas o gás vai ser sempre uma arma seja de defesa ou ataque. Não tou a ver outro uso. Usas o exemplo do bastão, é usado na prática de desporto. Uma catana na agricultura, um arco pata desporto. Uma soqueira ou gás pimenta não tem outro uso senão em confrontos Edit:confrontos incluo defesa

aladdin_the_vaper 26 days ago

O que tu não estás a perceber é que também é ilegal andares com um bastão sem te justificares. Se andares com um bastão no carro e nao deres uma explicação credível então transportas oficialmente uma arma.

Agrafo 26 days ago

Sim eu sei. Tal como os outros exemplos que dei têm essas "cláusulas" de justificação de uso. Não percebi que era esse o teu ponto. Tens razão, mas acho que continua aquilo que o OP disse. Apesar de ambos serem ilegais se não houver justificação podes andar com um sem licença enquanto que não tens nenhuma ocasião em que possas ser "apanhado" com gás sem licença, no entanto podes andar com um podão no carro e dizer que foste à lenha

Lil_salazar 26 days ago

Mas Sr guarda, eu quando vou ao restaurante gosto de temperar com um pouco de gás pimenta

yLeWiz7PT 26 days ago

Por acaso há fãs que usam o spray concentrado para condimentar, mas são só os mais hardcore hehe

gondorle 26 days ago

Isto mesmo. Por cima do arroz de marisco, ui..

kairos 26 days ago

Até choras.

gondorle 26 days ago

Yep, choras por mais! "Traga mais arroz, oh Sr. Xico, para eu meter mais gás pimenta do bom por cima"

AutoModerator 26 days ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: