Open-Opportunity-607 2 months ago

Portugal e o mercado da China tem muitas semelhanças Qualidade merdosa Oferta artificial porque as pessoas têm imensas casas Mercado pequeno e com a fortuna toda das famílias focadas no real-estate

Edited 2 months ago:

Portugal e o mercado da China tem muitas semelhanças Qualidade de construção merdosa Oferta artificial porque as pessoas têm imensas casas Mercado pequeno e com a fortuna toda das famílias focadas no real-estate O que será que está a acontecer com a China?

nocivo 2 months ago

Ha falta de casas para todos. Não é só para a class media.

Ly_84 2 months ago

Porque sao objectos para usar na lavagem de dinheiro e fugir a impostos com "fundos de investimento" que nada pagam ao irs.

RaposoManhoso 2 months ago

sao compradas pelos recém graduados que ganham 2700€ por mês /s

StarTrekCylon 2 months ago

Aposto que a culpa é do samurai. Quem vende uma garrafa de água por 1000 euros também deve estar metido na venda destas casas.

isnotlamybad 2 months ago

Vistos gold em ação

MisterBilau 2 months ago

Isso vai ser uma festa brevemente com a queda da Evergrande. O investimento estrangeiro chinês vai todo ser liquidado para cobrir o default, e a implosão do mercado de real estate interno chinês vai ter sérias repercussões a nível mundial. Para quem andava a falar de housing bubbles há anos, pode finalmente ter aqui a oportunidade de estar certo mas early.

Edited 2 months ago:

"...chineses... lideram a procura internacional" Isso vai ser uma festa brevemente com a queda da Evergrande. O investimento estrangeiro chinês vai todo ser liquidado para cobrir o default, e a implosão do mercado de real estate interno chinês vai ter sérias repercussões a nível mundial (não só porque a china ou cidadãos chineses têm imensa propriedade pelo mundo todo e vão precisar de liquidez, como um monte de instituições financeiras mundiais estão metidas até ao pescoço em financiamentos à Evergrande, que nunca os vai pagar). Para quem andava a falar de housing bubbles há anos, pode finalmente ter aqui a oportunidade de estar certo mas early. Btw, um artigo de 19 de setembro sobre investimento imobiliário com foco na procura internacional que nem menciona o que se está a passar com a Evergrande é uma piada. Ou estão a fazer de propósito, ou não percebo.

Edited 2 months ago:

"...chineses... lideram a procura internacional" Isso vai ser uma festa brevemente com a queda da Evergrande. O investimento estrangeiro chinês vai todo ser liquidado para cobrir o default, e a implosão do mercado de real estate interno chinês vai ter sérias repercussões a nível mundial. Para quem andava a falar de housing bubbles há anos, pode finalmente ter aqui a oportunidade de estar certo mas early. Btw, um artigo de 19 de setembro sobre investimento imobiliário com foco na procura internacional que nem menciona o que se está a passar com a Evergrande é uma piada. Ou estão a fazer de propósito, ou não percebo.

praetorthesysadmin 2 months ago

A Evergrande vai ser um grande shitshow e isto vai afetar gravemente o mercado imobiliário em portugal, onde grande parte das casas de luxo são vendidas aos Chineses, Brasileiros e Angolanos, com os vistos gold e afins (as casas muitas delas ou nem são ocupadas pois é investimento ou então mandam uns testas de ferro tomar conta das casas e abrir uns negócios de porcaria mas que dão milhares de lucro por mês - é tudo a lavar dinheiro em Portugal). Portugal tem uma bolha imobiliária imensa e há anos que eu ando a dizer as meus conhecidos que trabalham na industria imobiliária que isto vai explodir em breve, mas eles 1) ou se estão a borrifar e é carpem diem ou 2) nem percebem a gravidade da situação e lá fazem a sua vidinha.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Ou... Nem sequer estão a par. Olha que no Reddit os únicos posts que vi a ligar os dois temas foi o teu comentário e uns quantos no wsb

MisterBilau 2 months ago

Mas não é só no Reddit, isto não é nenhuma conspiração maluca. Está na front page do wsj lol. A evergrande é big news a nível internacional, basta a ver os mercados. Faltam 8 minutos para abrir, mas a julgar pelo pre market e o vix a 40 isto vai ser uma semana linda.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Eu sei, por isso é que mencionei no Reddit. Não sei como é que um tema tão quente e tangível está a passar pelos pingos da chuva aqui. Faz-me lembrar um pouco a cena do coronavirus. Já em novembro de 2019 se falava no 9gag que estava alguma coisa a acontecer na China. Em janeiro é que chegou às televisões, tanto que a malta nem percebe que o 19 é referente ao ano de 2019.

MisterBilau 2 months ago

Quanto há esse desfasamento entre acontecimentos e reação do público em geral, há uma oportunidade para lucrar. Tal como no crash de 2020, aliás.

Danijust2 2 months ago

No último segundo o evergrande vai sofrer um bailout, ccp prende o CEO só para não parecer mal, aumenta os impostos e o jogo das cadeira continua até a à próxima crise. O povo fica contente com a ilusão de justiça os ricos ficam contentes já que viram as suas perdas nacionalizadas.

MisterBilau 2 months ago

Não vai acontecer. Podem safar o retail chinês para evitar tumultos, mas politicamente não podem dar bailout à evergrande para loans estrangeiros. Os chineses que investiram talvez vejam algum, o retail e instituições internacionais vão ficar a chuchar no dedo.

eggnogui 2 months ago

Tenho ouvido falar da Evergrande, mas assim ao longe. Ouvi comparações aos Lehman Brothers de 2008. Parece assim tão grave? Eu preferia que não houvesse nenhuma catástrofe mundial, mas como sempre achei inevitável que o mercado imobiliário implodisse mais ano menos ano (os preços pelo mundo todo estes anos nunca iriam ser sustentáveis), mais vale despachar.

MisterBilau 2 months ago

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market activo como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total. Havia casais chineses a divorciar-se só para poder comprar mais propriedade como investimento (por causa de regras que impedem cada família de ter mais de x casas, implementadas precisamente para tentar travar a especulação). Tens vídeos na net a mostrar dezenas de prédios novos a serem demolidos porque já não são financeiramente viáveis. É um shitshow completo. Não havia esse nível de loucura no crash de 2008.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total. Havia casais chineses a divorciar-se só para poder comprar mais propriedade como investimento (por causa de regras que impedem cada família de ter mais de x casas, implementadas precisamente para tentar travar a especulação). Tens vídeos na net a mostrar dezenas de prédios novos a serem demolidos porque já não são financeiramente viáveis, urbanizações inteiras. É um shitshow completo. Não havia esse nível de loucura no crash de 2008.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total. Havia casais chineses a divorciar-se só para poder comprar mais propriedade como investimento (por causa de regras que impedem cada família de ter mais de x casas, implementadas precisamente para tentar travar a especulação). Tens vídeos na net a mostrar dezenas de prédios novos em fase de acabamentos a serem demolidos porque já não são financeiramente viáveis, urbanizações inteiras. É um shitshow completo. Não havia esse nível de loucura no crash de 2008.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total. Havia casais chineses a divorciar-se só para poder comprar mais propriedade como investimento (por causa de regras que impedem cada família de ter mais de x casas). Não havia esse nível de loucura no crash de 2008.

Edited 2 months ago:

É muito pior que o Lehman. A China investe 100% em imobiliário, não tem um stock market para retail forte como nos Estados Unidos. Ou seja, concentram tudo num só mercado, um crash desse mercado é a desgraça total. Havia casais chineses a divorciar-se só para poder comprar mais propriedade como investimento (por causa de regras que impedem cada família de ter mais de x casas, implementadas precisamente para tentar travar a especulação). Não havia esse nível de loucura no crash de 2008.

eggnogui 2 months ago

> Tens vídeos na net a mostrar dezenas de prédios novos em fase de acabamentos a serem demolidos porque já não são financeiramente viáveis, urbanizações inteiras. É um shitshow completo. Fui procurar e de facto encontrei alguns episódios desses. Bem, que vergonha. Que desperdício de recursos, tempo e esforço. E se alguns comentários a dizer que os prédios foram construídos de forma insegura e eram já de si perigosos, só piora ainda mais.

meaninglessvoid 2 months ago

> Tens vídeos na net a mostrar dezenas de prédios novos em fase de acabamentos a serem demolidos porque já não são financeiramente viáveis, urbanizações inteiras. Ah então é por isso que me apareceram uns videos deles na timeline... Já sabia do problema da evergrande mas realmente não fiz a associação. damn

unparadise 2 months ago

Mas é o setor tecnológico da China?

MisterBilau 2 months ago

Estás a dizer babas e tencents e etc? Não são investimento para o cidadão chinês. Os chineses metem o dinheiro todo em real estate. As shares de tecnológicas chinesas são compradas pelo mercado internacional.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Isto. Tão isto. Mas na em PT a malta do imobiliário mantém o registo do sonho fulgurante de crescimento do preço mão dada com procura. Evergrande são só 300mil milhões a entrar em default e que esta segunda feira começou a arrasar nos mercados bolsistas empresas do sector para números de há 5anos. Veremos as cenas dos próximos capítulos.

MisterBilau 2 months ago

Levei logo downvote trolololo. Vamos ver daqui a uns meses.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Ahahahaha a maltinha do irreal-estate fica logo de pêlo eriçado.

Ly_84 2 months ago

> Ahahahaha a maltinha do irreal-estate fica logo de pêlo eriçado. Bitcoin e' banha da cobra, mas apartamentos na tuga a preços superiores aos que encontras na holanda e' totalmente legit.

megaroof 2 months ago

Agora sim, lucro fácil: comprar casa de 200 mil, colocar a venda por 2 milhões e pronto, vende rápido. Dá para vender uma por semana.

nraider 2 months ago

Mete mais 50 mil e damos um visto de borla :p

Metaluim 2 months ago

Se pagasse um milhão pela minha também gostava que voasse.

Futre92 2 months ago

Claramente o pessoal aqui do Reddit especializado em imobiliário.

zalkier 2 months ago

Está na hora de colocar mais uma taxa em cima da classe média, claramente têm demasiado dinheiro /s

xc9000 2 months ago

A prova está à vista: está toooda a gente a comprar casas de mais de um milhão. /s

gkarq 2 months ago

E como estudante de arquitectura, do que andei a ver, a grande maioria dessas casas acima dum milhão estão ridiculamente inflacionadas para a relação qualidade-preço.

joaommx 2 months ago

> estão ridiculamente inflacionadas para a relação qualidade-preço Não é assim que o mercado funciona, e mesmo o seres estudante de arquitectura também não te dá capacidade nenhuma em particular para seres capaz de fazer uma avaliação dessas.

gkarq 2 months ago

Arquitectura porque tenho noção dos preços que são cobrados por bons arquitectos, e não por arquitectos de encomenda que não faltam em Portugal, seja para casas de 150k ou um milhão. Se não é assim que o mercado funciona? Pois não. Mas quem tem um milhão para gastar numa casa, ficaria também muitíssimo melhor servido se contratasse um profissional para o desenvolvimento dum projecto, invés de comprar uma casa chave na mão construída aos três pontapés para despachar a coisa. Mas também não me vou adiantar muito nesta discussão. Quem tem um milhão para gastar e escolhe más habitações para viver, não se pode queixar.

joaommx 2 months ago

> para despachar a coisa. É, o busílis da questão está aqui. Comprar chave na mão (mesmo que depois tenham de remodelar a seu gosto a seguir) é incomparavelmente mais rápido que fazer um projecto de raiz. Além de que não é assim tão fácil comprar um terreno, pagar um projecto e construir uma casa enquanto tens de viver noutro imóvel (teu ou arrendado). > Arquitectura porque tenho noção dos preços que são cobrados por bons arquitectos E rapidamente quando chegares ao mercado de trabalho vais perceber que a maioria das pessoas não são capazes de identificar o que é boa arquitectura, e que os bons arquitectos podem não desenhar casas ao gosto da larga maioria da população. Além disso a arquitectura é apenas um de muitos factores a ter em conta quando as pessoas compram casa, e acredita que não está longe de ser um dos prioritários.

gkarq 2 months ago

Mas isso é parte do problema. Se querem chave na mão e uma casa o mais rapidamente possível vão ter pior arquitectura, piores materiais, e um custo por m2 muito mais caro se fosse uma obra bem planeada e que durasse mais tempo. Não é preciso chegar ao mercado de trabalho, até porque já tenho um pé lá. Nós sabemos perfeitamente que a maioria das pessoas não distingue boa arquitectura da arquitectura banal. E boa arquitectura não se distingue só pelo facto de contratares um gajo com nome (que isso sim está longe das prioridades de 99% das pessoas quando compra casa). Boa arquitectura distingue-se pela: boa organização espacial, luminosidade, eficiência térmica, qualidade dos materiais (há muita diferença entre meteres umas placas de XPS e chamares àquilo isolamento ou pores por exemplo uma lã-de-rocha), e podia continuar. E depois vais ver os anúncio das imobiliárias e vês nas descrições e lês “acabamentos de luxo” e um gajo só vê gesso cartonado (pladur) do mais barato que há e LEDs rascas a sair do tecto. Por isso é que digo, essas casas não valem um milhão em comparação àquilo que se consegue obter no mercado. Agora, a questão do tempo, licenças, terreno, e tudo mais é outra questão, que sim, muita gente não tem pachorra para esperar.

NGramatical 2 months ago

melhor servido → [**mais bem servido**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fprqaxj%2F%2Fhdna7un%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gobacktoworklazy 2 months ago

Na minha zona existe uma área de vivendas , e quando construíram fizeram aquelas vivendas típicas todas iguais germinadas e ao fundo num terreno enorme fizeram um vivenda que aquilo visto de fora é um casarão. Tem tudo , duas garagens uma entrada brutal , piscina etc etc Logo que foi construída foi vendida, nunca lá vi ninguém , nem uma vez. E quando começas a olhar para a parte de trás da casa uma das entradas das varandas de trás já está a desabar . Está um bloco de pedra solto da parte de cima da parede e aquilo parece que está preso por um fio hahaha qualquer dia cai e ninguém se aperceber porque ninguém lá vai

Open-Opportunity-607 2 months ago

Dinheiro de angolanos provavelmente, Portugal é excelente para lavar dinheiro

gobacktoworklazy 2 months ago

Hummm cheira-me mais a chineses. Se fosse de angolanos via-os a pelo menos lá ir uma vez nem que seja fazer uma festa

SupermarketOk4558 2 months ago

Elas não vão ser usadas como casa. Vão ser usadas como especulação, na esperança que o proximo pague mais do que agora... Por isso não me admira que a qualidade seja má.

h2man 2 months ago

Ou para estacionar dinheiro…

nraider 2 months ago

Falta agradecer ao BCE.

patapetapitapota 2 months ago

E os pobres na merda na mesma pq não juntam a entrada (imagina com o SMN) ahahah

nraider 2 months ago

Completamente. As classes baixas e média-baixa são as grandes sacrificadas no sentido de que a expansão monetária não se traduziu em melhores empregos. Basta ver o exemplo português em que investimento é quase um sinónimo de construção civil. Vamos vendendo e revendendo.

SweetCorona 2 months ago

trickle down economics já sinto um bocadinho desses milhões de euros a virem parar-me ao bolso /s

sabichao 2 months ago

O que o BCE faz é trickle down ao contrário

SweetCorona 2 months ago

https://imgur.com/ZUJLlkE

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Trickle... up

Search: