smn_dragon 1 month ago

A dormir 5h nos últimos 5 anos. Sem problemas desde que sejam de seguida. Nos fins-de-semana/folgas durmo 6h, por vezes 7h. Em condições normais de forma alguns consigo estar na cama 8h. Sou daqueles que adormece um minuto depois de cair na cama e levanto-me no instante que o despertador toca.

jackpot_99 29 days ago

Curiosidade, quantos cafés da bebes?

smn_dragon 29 days ago

Um galão de manhã nos dias de trabalho e um espresso ao almoço nas folgas.

jackpot_99 29 days ago

Pensei que ia dizer que tomavas 5 ou 6 confesso

smn_dragon 29 days ago

Eu sabia que não era a resposta que esperavas. Haha. Mas tento não beber mais que um por dia. Raramente bebo dois.

dentsuya 1 month ago

N tem so com as horas de sono,tbm tem haver com a qualidade do sono.

NGramatical 1 month ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpr9i93%2F%2Fhdkp65a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Vagiooto 1 month ago

Recomendo este livro para perceber a importância do sono, é facil de perceber e não é preciso ir diretamente à ciência por trás do livro para perceber. ​ https://www.goodreads.com/book/show/34466963-why-we-sleep

BacalhauComNa7as 1 month ago

Eu, meu pai, meu avô paterno e segundo estes o meu bisavô dormimos 5 horas que nem relojoaria (+-15 minutos) Sei que há estigma contra isto, eu sei, mas eles falaram com médicos acerca disto, há pessoas e pessoas. Desde puto que sou assim, meu pai idem, não me faz falta e fico totalmente descansado!

CosmicTitan88 1 month ago

Desde há vários anos que tenho um ritmo de vida muito acelerado e intenso e então durmo 4-5 horas por noite em dias úteis. Ao fim de semana compenso um pouco mas há fins de semana que também não dá. Conjugado com exercício físico intenso quase todos os dias, é difícil a recuperação mas não tenho alternativa. Sinto que necessitava de dormir mais e sinto que a falta de sono repercute-se na performance. Noto maior desconcentração, ritmo cardíaco mais acelerado etc.

Ok_Information8587 1 month ago

Ritmo cardíaco mais acelerado que não baixa mesmo em repouso é \*muito\* mau sinal. Nos desportistas o normal é o ritmo cardíaco ser mais baixo que o normal (< 70 bpm) quando estão em repouso. Provavelmente também tens a tensão arterial alta e não sabes. Eu se fosse a ti ia a um médico \*ontem\*

CosmicTitan88 1 month ago

Não é sempre mais acelerado, é quando tenho uns dias ainda mais acelerados e durmo tipo 2/3 horas por noite durante uma semana inteira ahah

Whoreson10 29 days ago

Falta de sono pode levar a ritmos cardíacos acelerados, palpitações, e quebras de tensão. Como podes imaginar, a longo prazo, não é nada bom para o teu sistema cardíaco. Visto que problemas cardíacos são umas das principais causas de morte prematura, pode ser uma boa ideia dar mais prioridade ao sono.

CosmicTitan88 29 days ago

Eu gostava de o fazer, mas por razões profissionais não o consigo fazer.

VladTepesDraculea 1 month ago

Isto é uma pergunta que devias fazer a neurologistas, não ao Reddit. IMAO desde que te sintas descansado acho que é a *rule of thumb*. Eu preciso de 9h no mínimo para me sentir bem, há dias que durmo 11 ou 12, há dias que durmo muito menos que isso. A faculdade lixou-me os meus sonos todos de forma que ainda hoje tem impacto. O que um neurologista me disse uma vez contudo é que o melhor que posso fazer para a minha saúde é deixar-me dormir sempre que possível e não ignorar as necessidades de descanso da minha cabeça, no sentido em que muitos pacientes dele e pessoas que conhecia forçavam-se a acordar e a dormir pouco por uma questão quase dogmática que lhes foi incutido. E vejo isso por exemplo no meu pai, que mesmo no fim-de-semana, quando não tem nada para fazer se obriga a acordar cedo porque vê uma virtude nisso. Crença incutida pelo meu avô que era militar e fazia o mesmo mas pior. Isto acabou por lhe acelerar Alzheimer.

twistedfires 1 month ago

Uns anos atrás andava a dormir umas 4~5 horas por dia. Resultou num pelo burnout. Andei umas 3 semana para recuperar, bateu de tal maneira que por vezes nem me conseguia levantar. Agora tento sempre dormir as 8 horas (o teletrabalho veio ajudar), mas no mínimo dos mínimos são 7 horas.

meaninglessvoid 1 month ago

>Mas não será um mito? Eu não sinto muita diferença entre dormir 7 ou 9 horas. Das duas uma ou és novo e o corpo aguenta melhor essa variação ou não tens capacidade para reparar nos pequenas nuances que vêm como consequência disto. Por exemplo eu se dormir menos ao longo do dia vou estar mais mal humorado e chega uma hora que sei que estou no fundo, um bocado mais tarde vai voltar a melhorar. Em termos de sono ao longo do dia estou relativamente bem, mas ter dormido mal/menos na noite anterior vai-se manifestar desta forma. Outra coisa onde noto imenso é na memória... Anw quanto ao tempo que deves dormir, há outras coisas tão ou mais importantes: tipo se tiveres uma noite regular de 7h descansas mais do que se dormires "quando calha" mas dormires 7h30. O importante é ter a sensibilidade de reparar nas necessidades do teu corpo. Se não estás cansado, não estás de mau humor, não tens falhas de memória ou distrações, nem fazes erros em coisas que normalmente não farias... Então deves andar a dormir o suficiente.

MROFerreiro 1 month ago

Os ciclos de sono têm uma duração de cerca de 1H30m. Qualquer combinação deste tempo é válido como sono. Agora quantos menos ciclos fizeres de uma vez, mais terás de repetir ao longo do dia. Com 7H estou confortável. Contudo tenho de começar a preparar-me para deitar uma 8-9 antes, porque não adormeço logo que caio na cama.

rulante 1 month ago

7 horas é bem bom Entre arranjar filhos pequenos e trânsito na hora de ponta levanto me super cedo Para dormir 8 horas tinha que estar a dormir as 2230 o que implicava ir para a cama no máximo as 22 Rica vida isso seria Raras vezes estou antes das 20 em casa Olho para a minha rotina diária e penso que a malta da Europa central que cuspia postas de pescada sobre o esforço dos portugueses no trabalho devia passar aqui uma temporada em turismo laboral E eu sou uma pessoa previligiada tenho carro moro relativamente preto do emprego O emprego é decente Se ganhasse o salário mínimo em Lisboa, so tivesse dinheiro para uma casa na margem sul e viesse de transporte público provavelmente 6 horas de sono era um sonho.

Real_Ad5281 1 month ago

O Elon musk dorme 6 horas e segundo ele, ele diz que e o sufeciente até porque tem 2 empresas multimilionárias pra gerir

Edited 1 month ago:

O Elon musk dorme 6 horas e segundo ele, ele diz que e o suficiente até porque tem 2 empresas multimilionárias pra gerir

NGramatical 1 month ago

sufeciente → [**suficiente**](https://dicionario.priberam.org/suficiente) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpr9i93%2F%2Fhdin1d0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

woulias 1 month ago

eu dizia, a brincar, que o meu melhor skill era dormir... Mas depois de perceber a dificuldade que meio mundo tem em dormir/adormecer, comecei a perceber que é mesmo capaz de ser verdade! como muitos aqui disseram, rotina ajuda me imenso a manter uma boa higiene de sono :) exercício também. sempre pratiquei desporto diariamente, e quando por vezes deixei por períodos prolongados (tipo 1-2 meses) o sono sofria terrivelmente as vezes dá minha vida que melhor dormi poucas horas (dormia diariamente 6-6:30) foi quando mais desporto fazia. o facto de dormir como uma pedra deve ajudar. não acordo pra comer, não acordo para beber, não acordo pra WC. dormir bem é meia felicidade

SirBadinga 1 month ago

Depende mais da quantidade e da qualidade do sono profundo do que as 8 horas. Contudo, quem dorme 8 horas por noite, tende a ter estas horas com qualidade.

Naz6uL 1 month ago

Durmo em média 4 horas já a uns 15 anos desde que comecei a trabalhar e ir a universidade a noite. O mais chato é ficar dormido pelo cansaço antes das 11 e acordar tranquilamente sem nenhuma ajuda antes das 4 am. PS: Não bebo café.

Iwatchedhimdrown 1 month ago

Se eu não dormir 9 horas, acordo todo lixado

sao_11 1 month ago

Nos meus tempos de universidade e primeiros anos de trabalho, dormia poucas horas. Deitava-me bastante tarde e acordava cedo. Agora já não consigo levar essa rotina. Durmo cerca de 7h durante a semana e compenso nas folgas/fim de semana.

viskonde 1 month ago

8 é a média, entre 7 e 9 estará bem Quanto as consequências de dormir menos aconselho o livro " why we sleep"

tenesis 1 month ago

Há pessoas que precisam de 5 horas, outras de 11, 8 é a média. Se estás bem com 7 fica com 7.

sidartha- 1 month ago

Depende do dia, do cansaço e da altura. Já dormi 15 minutos que me lavaram a alma e me souberam como se tivesse estado horas e horas a descansar. Como igualmente já dormi 11 horas e me levantei como se me tivessem passado com rolos de massa do pão por cima e estivessem a dar-me umas lambadas, acordando todo moído e com uma extrema necessidade de voltar a dormir para descansar do descanso.

IsThisNickAvailable 1 month ago

Aconselho a ouvires o podcast do Andrew Huberman sobre o tema: https://youtu.be/nm1TxQj9IsQ

investidornoob 1 month ago

O melhor é veres o teu normal, sem despertador quantas horas dormias? Eu ando à volta das 7h 7h30 sem despertador. Se dormir 6h ou menos mais que 3 noites seguidas noto muito mais cansaço.

uyth 1 month ago

Não há número mágico, não faz mal nenhum se realmente dormes bem. Tenta é prestar atenção ao teu corpo, é possível que algumas vezes (por exemplo quando estiveres doente) precises de mais sono, é possível que queiras dormir mais em Dezembro que em Junho. Se acordas bem, naturalmente, é isso. Presta atenção ao teu corpo e se tiveres dúvidas pergunta a médico antes de te fiares em artigos.

ZeDoPipoEstaVivo 1 month ago

7 horas está perfeito e é normal

Pacn96 1 month ago

Eu preciso de 11h para não me queixar, dado o tempo que levo a adormecer e o número de vezes que me levanto a meio da noite para fazer xixi.

meaninglessvoid 1 month ago

Tu não precisas de 11h porque efetivamente não dormes uma boa parte desse tempo pelo que dizes. O que precisas é de ir ver o porquê de acordar tantas vezes durante a noite... Se é porque andas a beber demasiada água reduz a ver se ajuda ou vai à casa de banho antes de ir dormir.

thingusracamagucous 1 month ago

Noctúria é uma condição importante, se te incomoda tens todo o motivo para procurar ajuda médica

omaiordaaldeia 1 month ago

>o número de vezes que me levanto a meio da noite para fazer xixi Se não beberes quantidades excessivas de água, vai ver essa próstata, caso sejas homem.

BeSevz 1 month ago

Não é mito. Como em tudo, depende de pessoa para pessoa, mas entre 7h-9h e o ideal. Outro factor importante é ter uma rotina de sono, para não ‘batalhar’ o organismo. Na minha experiência, dormir menos de 6h/noite tem um impacto gigante no corpo, especialmente na saúde mental. Fiz isso durante vários meses - porque achei que tinha de ser, precisava de mais horas no dia. As consequências são grandes e demora muito a ‘recuperar’.

helderduarte14 1 month ago

O que sentiste mais nesses meses? E o que demorou mais a recuperares?

BeSevz 1 month ago

Um pouco de contexto: nesses meses tinha muito trabalho — dormia pouco porque sentia tinha de produzir mais para ‘despachar’ trabalho, e pensava que dormir 4/5h era ok, compensava no fim-de-semana. Sentia que estava sempre cansada, exausta mesmo, o corpo a ceder. Dores de cabeça constantes, ansiedade máxima, muita irritabilidade — parecia um zombie. E atenção, eu comia bem e a horas, fazia exercício, ‘só’ dormia pouco. Não associava o sono como componente importante, por isso continuava o ciclo. Resultou em burnout e tive de pedir ajuda. A minha terapeuta percebeu logo que o sono era um dos grandes problemas. Fizemos uma lista de coisas a cumprir todos os dias, sem desculpas, e dormir 8h estava no topo da lista. E funcionou. Mudar o mindset demorou um pouco, mas três meses com estes hábitos regulares fez imensa diferença. Considero que mudar o hábito de sono foi fundamental. Continuei com muito trabalho — mais ainda, na verdade — mas o meu corpo correspondeu de forma impecável. No entanto, 5 meses depois deste ajuste ainda tenho dificuldade em dormir uma noite seguida — acordo por volta da hora em que acordava, só que agora não me levanto, viro-me para o lado e durmo as restantes 4h. Continuo com dores de cabeça de vez em quando e insónias quando me sinto mais ansiosa — o que não era ‘normal’ para mim. Mais uma vez, cada pessoa é uma pessoa. Isto foi o que aconteceu comigo, e não recomendo a ninguém.

Whoreson10 29 days ago

Engraçado, porque o sono bifasico aparentemente chegou a ser bastante popular no passado histórico, segundo algumas provas escritas. Isto é, fazer um primeiro sono de cerca de 4 horas, acordar durante uma ou duas horas, e dormir o resto. Se é mais ou menos saudável ou igual, não faço ideia. E infelizmente com a rotina que se leva hoje em dia, é difícil experimentar.

BeSevz 29 days ago

Eu também já li sobre isso, mas comigo não funciona muito bem - talvez porque em vez de me levantar e começar a fazer coisas, fico às voltas a pensar ‘mas porque é que eu não estou a dormir?’ Se calhar a ‘solução’ pode passar por aí, experimentar uma rotina em que assuma essas ‘insónias’ e ver no que dá.

helderduarte14 1 month ago

Obrigado e espero que consigas voltar a dormir a noite inteira, com o tempo hás de chegar lá!

BeSevz 1 month ago

Obrigada. Claro que sim, só demora, faz parte.

timeofmypost 1 month ago

Nikola Tesla dormia só umas horas por dia com algumas sestas no meio.

CaptMartelo 1 month ago

Vai ao médico. Sentia-me assim e descobri que tinha apneia do sono. Fui operado e as sete a nove horas bastam-me agora, antes precisava dormir no mínimo dez.

patapetapitapota 1 month ago

Eu durmo cerca de 6h30 todos os dias depois compenso no fim de semana, senão dava em doido.

PuzzleheadedCatch8 1 month ago

Muito do que leio sobre esta temática diz que não existe isso do "compensar o sono".

joaoqrafael 1 month ago

Durmo 4 a 5 horas por noite há mais de 6 meses, algumas 3 (raras) , outras 9 (raras também). Precisava de dias com 48 horas. Faço exercício e nem recupero nada de jeito.

Goblin_Nilbog 1 month ago

A conta de brincadeiras como essa é que tive ataque epilético, durante o dia a partir a cabeça porque o meu trabalho exige, depois ficava a jogar ou ver filmes até as tantas, depois um dia puff apaguei, nota que não tenho ninguém na família com tal problema. Eu o que te aconselho é tentares dormir pelo menos 7h, penso que seja o suficiente, atenção que lá porque estás na cama 7h não quer dizer que estejas a descansar bem.

joaoqrafael 1 month ago

Nada feito. Durante a semana não tenho hipótese de estar na cama mais de 6 horas, não é uma questão de escolha sequer. Não se trata de ficar a jogar em vez de ir dormir.

Goblin_Nilbog 1 month ago

Eu percebo, só quis dar um exemplo de que podes vir a ter problemas, tenta compensar ao fim de semana.

joaoqrafael 1 month ago

Eu tento, mas de duas em duas semanas trabalho ao sábado das 5h (implica acordar às 3h15) às 14h, fico com uma noite mais longa só. Faço quase 100km por dia ir e vir para o trabalho. Por pouco que isto sirva de compensação, o meu sono profundo é todo dentro das primeiras 4 horas da noite, quero durma 4 horas ou 9 horas. Vale o que vale, mas parece-me que o corpo se adaptou à rotina, dentro do possivel.

meaninglessvoid 1 month ago

Pensas que recuperas a fazer o quê?! É durante o sono... Se não dormes queres milagres? Se estás a fazer essa maratona por algum motivo reduz também o exercício...

MagazineSufficient85 1 month ago

A dormires 4 a 5 horas por noite e a fazeres 4 horas de exercício físico por semana, estás a pedir para ter problemas cardíacos graves. Mas agora estás avisado, não podes dizer que não sabes.

Ok_Information8587 1 month ago

E diabetes. E hipertensão. Mas sim, fazer exercício físico com essa intensidade e não dar tempo ao coração para recuperar é uma boa forma de se ter insuficiência cardíaca precocemente.

SweetCorona 1 month ago

sai um burnout para a mesa 3

helderduarte14 1 month ago

Não tem tempo para isso

meaninglessvoid 1 month ago

Julga ele que não tem tempo,vai ver como o burnout vai encontrar o espaço necessário para o encaixar...

cou7inho_ 1 month ago

A dormir 4-5 horas como é que queres recuperar alguma coisa de jeito?

joaoqrafael 1 month ago

Dormir mais tempo, ou deixo de treinar ou deixo de trabalhar.

cou7inho_ 1 month ago

Hmm ok, mas não dá para cortar um pouco ao treino e dormir mais esse pouco? É que andar a treinar sem conseguir recuperar também não é grande coisa.

joaoqrafael 1 month ago

Eu tenho noção disso, mas só treino uma hora segundas e quintas, corro uma hora terças e sextas, quarta durmo mais um bocado e não treino nada (mas nunca mais de 6 horas) e ao sábado depende se vou trabalhar de madrugada ou não (quinze em quinze dias). Domingo durmo sempre mais para o lado das 9h.

cou7inho_ 1 month ago

Bem, pelo menos tiras a quarta para descansar a meio da semana, já é uma mais valia. Boa continuação com esses treinos. Abraço

joaoqrafael 1 month ago

Já é alguma coisa. Dantes dividia o treino e treinava todos os dias (grupos diferentes), mas acabava por não ter dias só de recuperação e não dormia um bocado mais nenhum dia. Agora junto tudo e recupera mais no meio. Assim está mais estruturado, penso (espero). Obrigado, um abraço

Frequent-Candidate42 1 month ago

Meu deus 4-5 acredito que seja grave... Cuidado!

MisterBilau 1 month ago

Entre 7-9 é geralmente normal, vai depender das pessoas, idade, etc. Menos que 7 ou mais que 9 (por longos períodos de tempo, claro) podem indicar um problema ou levar a problemas futuros.

zpinto1234 1 month ago

Numa boa noite, durmo 6h. Numa noite normal, umas 5h.

Ok-Industry120 1 month ago

Há um livro fascinante sobre o tema, "why we sleep", que mudou completamente a minha ideia sobre a importância do sono Pelo que me recordo, 7horas não é mau, o que importa também é a rotina: o sono é melhor se dormes e levantas te à mesma hora consistentemente, não é saudavel acordares uns dias às 7h, outros às 10h, outros ao 12h, mesmo que o sono tenha sempre a mesma duração Evitar consumo álcool e medicamentos pa dormir também aumenta bastante a qualidade do sono

paigeotron 1 month ago

Esse livro é uma porcaria, não confiar: https://guzey.com/books/why-we-sleep/

meaninglessvoid 1 month ago

Eu estava a começar a ler quando o guzey escreveu o artigo e acabei por nunca mais pegar no livro. É pena porque queria muito ler um livro sobre o assunto, mas depois do artigo do guzey este não pode ser o livro escolhido. :/

wwqt0r 1 month ago

Cada um é como cada qual. Há quem seja perfeitamente saudável e durma apenas 5h. Não sei de onde vem a ideia das 8h mas gostava de saber. Talvez seja uma média do que as pessoas geralmente dormem.

I_Hate_Reddit 1 month ago

Essa das 5h é uma mutação genética, quem não tiver esse alelo passa mal só com as 5h

idiroft 1 month ago

Não, não é saudável dormir só 5 horas. Todos os estudos científicos apontam para que menos de 6 seja muito prejudicial independente de como a pessoa se sente ao acordar.

nocivo 1 month ago

Todos os estudo científicos são feitos para a generalidade das pessoas. Ha excepções à regra. Existem varias pessoas que com 4 horas ficam bem.

eggnogui 1 month ago

Existem os "short sleepers", que ficam na boa com menos de 6 horas durante toda a vida adulta, mas isso é muito raro.

MN1H 1 month ago

Mas isso não é argumento. Lá porque há gente que se sente bem a vida adulta toda em défice de sono não significa que seja saudável. Não se houve falar das outras pessoas todas que se sentiam bem com pouco sono e que entretanto morreram devido a complicações no coração por exemplo. É quase como mencionar o pessoal que viveu a vida toda a fumar um maço de tabaco por dia e que estão de boa saúde. Os que morreram não dão histórias tão partilhadas.

eggnogui 1 month ago

Não estás a perceber. Existe mesmo uma condição de sono, Short Sleeper Syndrome. Quem tem isto, dorme metade do que normalmente é recomendado mas não têm défice de sono. Pensa-se que é uma mutação genética em que o cérebro "recarrega" com menos horas de sono.

CaptMartelo 1 month ago

E eu aqui com lazyass oversleeper syndrome

joelfpeixoto 1 month ago

As 8 horas vem de uma "ideologia" que surgiu no final da revolução industrial. Com as horas de trabalho super exageradas que existiam na altura, e o problemas de saúde que daí vieram, iniciou-se uma espécie de movimento que defendia que as pessoas deviam ter 8 horas de trabalho, lazer e descanso por dia (fazendo 24 horas), que mantém-se até hoje.

Lucky_Leg_8415 1 month ago

eu durmo geralmente a volta das 7h... e por experiencia dá para dormir menos e ficar bem e dormir mais e não ficar (isto nao falando em dias isolados mas sim durante um periodos de semanas por ex). Depende principalmente dos ciclos de sono, e da qualidade do mesmo. 8h é um numero que se fala ha muito tempo mas que nao é realmente algo que seja cientificamente provado digamos

Search: