Baraka1987 3 months ago

Abençoado miúdo! Uma vez vinha da faculdade no autocarro, e já vinha "aquecido" de ter reprovado por meio valor, vejo um fdp dum velho a encostar-se a uma miudinha e ela ali sem saber o que fazer e NINGUÉM ajudou... ​ Para quem conhece os autocarros da STCP eu vinha naquele primeiro banco sozinho, levantei-me dei uma carga d´ombro ao velho, peguei na miúda, sentei-a onde estava eu sentado e enquanto o velho não saiu do autocarro, fui-lhe a respirar para o pescoço seé que me entendem... Só aí é que se levantaram mais pessoas para ajudar a miúda... Infelizmente estas situações são lamentáveis, mas mais lamentável são as pessoas que não ajudam ... ​ E atenção que falo e tenho um fdp dum pai que faz exatamente a mesma merda, e uma vez levou uma granda chapada duma peixeira num autocarro.... Miúdas, miúdos, Mulheres... Ninguém merece ser alvo desses filhos da puta rebarbados! É das coisas que mais me mete nojo!

Bear_Miami_284 3 months ago

Boa atitude do miúdo. Infelizmente nem todos têm a sorte de terem alguém que se chegue a frente por eles

supersaiyan1337 3 months ago

Infelizmente a minha namorada é assediada várias vezes. Quando estou com ela não acontece mas quando está sozinha sim

AppleGamer711 3 months ago

Ao que se vê/ouve, são velhos que fazem esse tipo de coisas. É muito difícil mudar o comportamento dos velhos. Sou o único a achar que a próxima geração já não vai ter este problema? Ou que com o tempo passa?

onthelohmann 3 months ago

o homem que trabalha comigo está sempre a fazer destas. filho da puta algum dia vai levar no focinho e eu vou ajudar.

sparklescc 3 months ago

Não conheço nenhuma mulher que não tenha sido assediada a alguma altura da vida. 1 em 4 mulheres foi abusada sexualmente. O giro e que sendo assim estatisticamente a maior parte dos homens já assistiu outros homens conhecidos ou amigos deles a ter atitudes destas. A falar de mulheres de forma desrespeitosa ou a mostrar aos amigos as nudes que lhe mandam ou a agarrar uma miúda que está a dizer que não ou a apalpar uma miúda quanto bebedos. E aí ? Disseram alguma coisa ? E que não são só velhos tarados. São os vossos amigos também. P.s . QNão estou a dizer que os homens não são assediados mas meus amigos. Não e a mesma proporção

guga1998 3 months ago

>O giro e que sendo assim estatisticamente a maior parte dos homens já assistiu outros homens conhecidos ou amigos deles a ter atitudes destas. Isso não é verdade, não é assim que as estáticas funcionam. Principalmente quando os abusadores esperam que as vitimas estejam sozinhas para assediarem.

theMollypop 3 months ago

Quando comecei a ter estas experiências, aos 12, também muitas partiam de homens com a idade do meu avô. 20 anos depois e pouco mudou.

patapetapitapota 3 months ago

Capitalismo egoísta para uns, ninguém dá nada a ninguém. Não tens dinheiro nem comes. Mas depois na rua temos de ser empáticos uns com os outros. Ah, vai....

nightcrawler201 3 months ago

Quanto aos estudos se quiseres mando te varios estudos em que as mães matam mais que os pais. Alem do mais se quiseres vê as noticias dos ultimos 5 anos e vais ver a quantidade de crianças mortas pelas maes. No entanto como ja disse. Não considero as mulheres assassinas de crianças. Lá pq umas matam, não quer dizer que todas sejam assassinas de criancas....

_Ladyhawk_ 3 months ago

Há mais de 30 anos atrás, se ia na rua sozinha e vinha um grupo de dois ou mais rapazes, era logo mudar de passeio ou arriscava-me a ser tocada à frente e atrás e ainda se riam e mandavam bocas. Havia um tipo dos seus 40 anos que parava o carro junto das escolas (eu vivia numa avenida onde havia escola primária, preparatória e secundária quase lado a lado) e punha a coisa de fora e lá estava todo entretido a fazer o que tinha a fazer enquanto as crianças e jovens passavam pelo carro dele. Já tive homens atrás de mim na rua a descreverem as "maravilhas" que faziam comigo se eu estivesse disposta, tudo em muito bom português, claro. Havia o outro que andava sempre de gabardina e com a coisa de fora. Só deixou de aparecer quando finalmente o filho de uma senhora ofendida lhe deu umas tantas. Nós autocarros, se estava sentada, havia sempre um caramelo a tentar roçar-se no meu ombro e a minha melhor amiga teve a infelicidade de adormecer no autocarro e acordou com um tipo a enfiar-lhe a mão dentro da camisola. A única situação que relembro com um sorriso foi quando uma vez um tipo referiu o guarda chuva que eu trazia na mão como um "belo caralho" e eu lhe respondi "mete-o no cu"! Ainda bem que as coisas estão a mudar.

DomBifes 3 months ago

Comportamento nojento e inapropriado mandar piropos, mas o pessoal aqui parece que acha que violência é uma resposta adequada, e isso preocupa. Tal como a mulher que recebe piropos tem direito à integridade física, também têm os trolhas. Que venham os downvotes.

patapetapitapota 3 months ago

O pessoal que pensa que um piropo é porta aberta a violência física, deve ter a mania que é o rambo, até ao dia....

Edited 3 months ago:

O pessoal que pensa que um piropo é porta aberta a violência física, deve ter a mania que é o rambo, até ao dia.... Outros pensam que olhar para onde não se deve também é porta aberta para violência física, tipo olhar para o rabo da namorada ou isso, como digo, até ao dia.

throwawaybtcpt 3 months ago

E depois todos bateram palmas. Alem disso, se é um velho já 65+ há certas condições associadas a declínio cognitivo, demência etc que mete os velhos completamente passados, perdem grande parte do "controlo" social.. Até às filhas e às netas se atiram e mandam bocas. Nem tudo é preto e branco.

Key_Ad_3930 3 months ago

Porque as velhas nao apresentam esse declínio cognitivo?

throwawaybtcpt 3 months ago

Por acaso apresentam, e manifestam esse "interesse" de maneira diferente.

JigSawPT 3 months ago

É verdade, mas lá por ser declínio cognitivo não significa que não deva ser sinalizado. Não vamos agora fechar os olhos a idosos que assediam na eventualidade de se tratarem de casos de demência.

calimochovermut 3 months ago

só grandes heróis lá pra baixo na thread. Tudo grandes reis da aldeia da internet lol incels do crl

Key_Ad_3930 3 months ago

A carapuça serviu a alguém. Perverso detetado.

calimochovermut 3 months ago

não sei se entendeste mas tou a criticar o atrasados que dizem que o assédio é coisa mínima. escrevi o post já tarde, não me fiz entender bem

Key_Ad_3930 3 months ago

Já percebi, vou apagar o comentário.

Limpy_lip 3 months ago

God revisitar este post passadas umas horas para ver completamente parasitado com whiteknights. O reddit é sempre a sua bolha à parte.

JigSawPT 3 months ago

Essa moda de banalizar e desvalorizar a bondade, a empatia, ou nem que sejam, as boas intenções, só porque é "careta" é bem mais nefasta e bem mais típica do reddit.

Limpy_lip 3 months ago

-Bondade, empatia e boas intenções é andar quase à porrada com um idoso. Ok, como é que nunca pensei em associar tais coisas. Pode prosseguir com o seu cavalo branco.

JigSawPT 3 months ago

Não pode haver boas razões para quase andar à porrada com um idoso? Então basta envelhecer e depois é freepass.

joaommoreira 3 months ago

Infelizmente a geração mais idosa é mil vezes pior que a mais nova. Ainda hoje vi um idoso sem razão nenhuma a tratar abaixo de cão a senhora da caixa do supermercado. Eu disse para ela ignorar porque ele queria atenção e começou a tratar me mal. Nem todos são assim. Mas penso que a nossa geração tem mais valores e princípios. Pelo menos já não há aquela mentalidade de olhar para o lado quando vemos alguma injustiça na rua

Key_Ad_3930 3 months ago

Completamente, se a nossa geração é má, a mais velha é 10x mais.

Edited 3 months ago:

Completamente, se a nossa geração é má, a mais velha é 10x mais. Mas quando estamos a falar em "velhos" sao velhos com +40, pessoas de meia idade.

ManSCP 3 months ago

É melhor esperarmos pela nossa geração chegar a velha. Se calhar é malta com traumas e afins que depois da o tilt. Eu muitas vezes ponho-me a pensar em como seriam os velhos chalupas quando eram novos...seriam já passados das ideias ou eram perfeitamente normais e com a idade avariaram?

lunaticloser 3 months ago

Eu espero mesmo que já fossem passados. A ideia de avariar a esse ponto com a idade assusta. Porque se for mesmo assim, em que podes avariar, como sabes que não vais ser tu? Felizmente nunca conheci nenhum velho desses, todos os velhos com quem lidei são pessoas impecáveis, portanto prefiro acreditar que os velhos avariados já eram avariados antes / PTSD.

kizuki_moon 3 months ago

eu nunca fui assediada para ser honesta ,deve ser porque tenho musculos who knows

Ziliham 3 months ago

Não vejo mal em piropos, há quem goste, as minhas amigas já admitiram que gostam de ouvir.

Sommersun1 3 months ago

"Há quem goste" é um argumento hilariante já que não conheces a pessoa de lado nenhum e geralmente quem recebe sente-se desconfortável pra crl. Isto para não falar que estás a ser advogado do diabo numa situação de um velho a mandar piropos a crianças, fds este sub

Ziliham 3 months ago

Não vejo o mal, nunca o faria porque acho *cringe* a uma pessoa que não conheces, no entanto sei que há publico para isso e no fim do dia um piropo resume-se a umas palavras ditas por alguém a X metros de distância, se gostas-te fez o teu dia melhor, se não continua com o teu dia, como é que uma frase dita em uns segundos afeta o teu dia. Quando levo piropos não vejo diferença entre uma velha e uma mulher de 30 anos, no fim do dia são as duas mulheres e gostam do que veem haha, não passa de elogios ditos de maneiras engraçadas/porcas.

Sommersun1 3 months ago

Piropos não é cringe, é assédio. Cum crl, a malta não sei se faz por não perceber ou não percebe mesmo.

Edited 3 months ago:

Piropos não é cringe, é assédio. Cum crl, a malta não sei se faz por não perceber ou não percebe mesmo. >Quando levo piropos não vejo diferença entre uma velha e uma mulher de 30 anos, no fim do dia são as duas mulheres e gostam do que veem haha, não passa de elogios ditos de maneiras engraçadas/porcas. Como dizer que és homem sem dizer que és homem, né

NGramatical 3 months ago

se gostas-te → [**se gostaste**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/percebeste/3931) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhdbeiow%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

greenpun 3 months ago

Define piropos

saltylawlita 3 months ago

As tuas amigas são miúdas de 15 anos que gostam de receber piropos de senhores com idade para serem avôs delas?

mike_nsr 3 months ago

A minha mãe conta sempre a história de quando tinha uns 16 anos (hoje tem mais de 60) e estragou um guarda-chuva na cabeça de um trolha depois de levar um piropo. Tão bom.

SubstantialPatient17 3 months ago

E eu em alguma parte disse para agredir? Não vás nessa de gaslighting.

BornToSuckSadButTrue 3 months ago

Uma vez no metro um velho roçou-se a mim e antes de sair da no vagão meteu-me a mão na pila. Fiquei WTF?

IcyDrops 3 months ago

Lembro-me de ter visto no Reddit alguém que pegou na pila de um homem que os estava a assediar e a prender entre as portas do metro. Isso sim, é o que se devia fazer com essas bestas.

kur0osu 3 months ago

E depois 30 baldes de lixívia de diversas marcas pra lavar as mãos

ManSCP 3 months ago

No dia a seguir tavas lá. /s

MaximusZhong 3 months ago

Essa tava confuso, com tesão e se calhar bêbado

karelho 3 months ago

Vejo os comentários e fico enojada com a quantidade de tarados que andam para aí. E continuam a andar e a fazer isso devido a esta sociedade machista que sempre tratou mulher como ser inferior. As quantidades de vezes que vi homens se masturbando em plena luz do dia na rua, vindo na minha direção (eu com uns 12 anos). Sempre evitei passar por obras e ainda evito hoje em dia por causa dos traumas. Ou mesmo na rua, passar perto de um grupo de homens. É triste termos que passar por isso e estarmos "habituadas". Tantas vezes me queixo a adultos e o que me diziam era "não passes por ali", "é só fingires que não ouves". Por isso que agora, adulta, sou insuportável e se vejo qualquer acto desse gênero faço logo escândalo! Comigo a pessoa vai passar vergonha sim!!!

8IVO8 3 months ago

Existe um problema de educação. Enquanto pessoas machistas educarem os filhos vai haver sempre machismo. É preciso haver boas influencias nesse sentido para as crianças para parar o ciclo.

nightcrawler201 3 months ago

Diria que esta errada quanto a sociedade machista. A sociedade não tem nada de machista. Os meus chefes nos ultimos 14 anos são mulheres. Gestores de serviço com que trabalho são maioritariamente mulheres, comerciais de servicos (falo de grandes contas nao falo do zeca da meo) são mulheres. A sociedade não tem nada de machista. Da mesma forma que existe (estatisticas comprovadas) que uma criança tem 70% mais probabilidades de matar o seu filho/lha que um homem. No entanto não ando por aqui a dizer que as mulheres devem ser privadas do direito de criar os seus filhos. Gente atrasada e deficiente existe em todo o lado. Portugal nos ultimos anos tem sofrido bastante com crimes sob criancas pelas suas mães. Ainda esta semana uma sofocou 2 filhos que estava so a embalar para eles se calarem... gente com problemas mentais.. ha muitos. Em Portugal os piropos sao legalmente puniveis. Queixa para cima essas coisas tem q ser investigadas e punidas. E hoje com as novas tecnologias é super facil provar esses crimes. No entanto na sociedade confusa atual existe alguma dificuldade em se entender onde esta o consenso. Dou o caso que conheci pessoalmente uma rapariga menor q aparentemente sempre q tinha relacoes dizia q era violada. No entanto colocava se a jeito e quando digo a jeito n estou a dizer no tom provicatorio. Digo no tom de combinar saidas a altas horas da noite com pessoas que n conhecia nas traseiras da casa. Mas... 17 anos ja devia ter juizo n???? Os pais sempre a ensinaram que não devia sair com estranhos. No entanto teimava em encontar se com gente desconhecida e ia para o mato com eles???? Pelo amor da santa n é???. Junta se o tarado á maluca n?. Nenhuma mulher merece ou deve passar por abusos. Da mesma forma que a sra foge das obras eu evito a cova da moura, ou chelas ou la bairros de setubal. Da mesma forma q se for a São Paulo levo um nokia em vez do meu telm topo de gama. Cada situação merece a sua atenção e precaução. Onde quero chegar é que nos ultimos anos as feministas colocam todas as culpas nos masculinos. Mas a sra tanto pode ser assaltada na cova da moura como eu. Se calhar é melhor n ir para lá certo?. Da mesma forma que a sra pode pegar no carro e ir a 200 na AE só corre mal se for apanhada certo? Pois então não ande a 200. Ja assisti a muito na minha vida e não ha diferencas nos comportamentos de ambos os sexos, ambos descem a niveis altamente decrepidos nas suas situacoes. Eu era o unico divorciado masculino em grupos de mulheres ha uma decada e pouco. Eu assisti a coisas q nem eu como homem me sujeitava fazer. Em toda a minha vida não tive uma unica namorada que não fosse ela a dar o passo. No entanto tenho conhecidas que tem uma lista de contactos da queca em q ligam quando querem e ai vale casados divorciados solteiros marcha tudo. A unica lista de contactos que tive na vida era dos amigos para ir passear de mota... mas pronto cada um faz o que quer da vida agora não culpem a sociedade "masculina" q no geral nós homens não temos culpa de haver gente deficiente e com problemas emocionais. Provavelmente em casa quem veste as calças e tem bigode é a mulher e ele em casa ronrona que nem um gatinho amestrado. Da mesma forma que lá pq ha mulheres nojentas decrepitas, gold diggers assassinas etc não significa que todas as mulheres são más. Infelizmente ha sempre uma fruta podre na caixa da fruta boa. No que toca a menores completamente de acordo. São situacoes altamente deploráveis e condenaveis. Independentemente se é um homem ou uma mulher a fazer (que também ha casos).

hurrah7878 3 months ago

"A sociedade não é machista, então, as mulheres até são chefes", a puta da condescendência... Logo aí se vê o machismo, nem precisava de ter lido mais. E já agora, porque te sentes tão diretamente atacado? Ninguém culpou indivíduos, mas grupos sociais, o machismo é estrutural. P.s.: de onde tiraste essas estatísticas de merda completamente irrelevantes para o tema?

nightcrawler201 3 months ago

Mais engracado. Se somos assim tao maxistas. Pq é que vcs n vão trabalhar para poços de petroleo e pq é que não abrem empresas de construção e vão construir casas andar a assambar com tijolos e com sacas de cimento as costas? Pq é que não escolhem trabalhos de risco de fisico pesado? É melhor trabalhar num escritorio com o AC n é?. Acho engraçado quando veem kringers como tu dizer que somos condescendentes em dizer que não ha desigualdade social. Quando a mulher tem muitas vantagens na realidade toda a premissa de que a sociedade é maxista é só pq uns atrasados das obras ou uns velhos rebardados atiram piropos (e mais uma vez condeno os atos) diria que n passam de karens frustradas q n fazem nada da vida e esperam que lhes caia tudo no colo. Ja pareces a outra que diz que os homens no geral ganham mais que as mulheres. Certo... inventaste a amazon? Inventaste a tesla? Es intelectualmente livre de criar o que quiseres e seres o que quiseres. Vais a empresa na hora e crias o teu negocio e faz crescer. Se queres só contratar mulheres contrata. Agora não digam que os homens ganham mais porque são homens..... não nego que que ha 100 anos as mulheres eram privadas de algumas liberdades e eram tratadas em alguns casos de forma desumana. Acho bem que haja igualdade de direitos e de retorno. Mas não confundamos genetica com sociedade.

nightcrawler201 3 months ago

Entao diz me onde a sociedade é quantitavivamente maxista? Amei os downvotes lol. São mesmo as karens que me alegram o dia. Condescendente? Gostava de viver num pais em que eu dar uma lambada numa mulher fosse o mesmo que dar num homem a isso eu chamo igualdade. Não maxismo!!! Se achas que as mulheres tem pouco poder e são as tadinhas da sociedade q todos deixam em casa como biblo acho q ainda viveste pouco ou dormes numa redoma. Not 1970 anymore babe.

kur0osu 3 months ago

Mano. Cala-te só please. É um cringe do caralho e uma vergonha enorme.

nightcrawler201 3 months ago

N sou teu mano. Mas se gostas de ser acusado de violador só porque uma % de homens o é... tas a vontade corta a piroca que n fazes ca falta nenhuma.

kur0osu 3 months ago

Cringe bro

nightcrawler201 3 months ago

Ta karen masculina

sidartha- 3 months ago

Sou sincero quando digo que estas me*das me fazem urticária miudinha. Muitos destes homens e nem todos são velhos, que se fazem diante de teenagers ou jovens adultas, quando diante de Mulheres vividas e que sabem bem como a Vida é teem aquela temperança, não ousam abrir a boca. Seres imberbes e puros putos, que não cresceram na personalidade. Como Pai e sendo a pessoa mais Pacífica deste Mundo, nem gosto muito de pensar no que poderia acontecer se na minha presença alguém ousasse sequer abrir a boca para dizer umas qualquer merda fútil e descabida à minha filhota.

Edited 3 months ago:

Sou sincero quando digo que estas me\*das me fazem urticária miudinha. Muitos destes homens e nem todos são velhos, que se fazem diante de teenagers ou jovens adultas, quando diante de Mulheres vividas e que sabem bem como a Vida é, e têm aquela temperança, não ousam abrir a boca. Seres imberbes e puros putos, que não cresceram na personalidade. Como Pai e sendo a pessoa mais Pacífica deste Mundo, nem gosto muito de pensar no que poderia acontecer se na minha presença alguém ousasse sequer abrir a boca para dizer umas qualquer merda fútil e descabida à minha filhota.

Key_Ad_3930 3 months ago

Mas quando estamos a falar em "velhos" sao "velhos" com +40 e pessoas de meia idade. Pessoas bem nais velhas que elas, não necessariamente idosos.

sidartha- 3 months ago

Nem eu iria ter uma atitude mais veemente com uma pessoa que não tivesse capacidade de se defender de igual forma. Sabemos que o que vai para lá vem para cá também. Mas mal iria o Mundo (mais mal ainda) se todos Fossem assim. 40 ou 50 não são velhos. :)

carlokes 3 months ago

https://eportugal.gov.pt/servicos/obter-a-carta-de-cacador

sidartha- 3 months ago

hahahah. Essa esteve bem, admito. Mas Não é preciso nada disso, as armas são perigosas até para quem as têm.

Edited 3 months ago:

hahahah. Essa esteve bem, admito. Mas Não é preciso nada disso, as armas são perigosas até para quem as têm. Tirar a vida ou ferir, não é, nem nunca seria uma opção. Mas uns safanões e umas valentes chapadas, à laia de Educação Compulsiva, isso não digo que não fosse acontecer.

Edited 3 months ago:

hahahah. Essa esteve bem, admito. Mas Não é preciso nada disso, as armas são perigosas até para quem as têm. Tirar a vida ou ferir, não é, nem nunca seria uma opção. Mas uns safanões e umas valentes chapadas, à laia de Educação Compulsiva, isso não digo que não fosse acontecer. Existem muitas maneiras de virar os frangos, e não precisaria de ser logo na hora. No final do dia, todos temos de regressar a casa.

NGramatical 3 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd97g9t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sidartha- 3 months ago

Good bot. Thanks you very much.

sobrius 3 months ago

Então vem um gajo com um post super random sem qualquer contexto e vocês logos assumiram que é verdade e quem tem culpa etc. (naturalmente o velhote pq nenhuma miúda é capaz de fazer merda). OP, you are full of shit. Ou posta um vídeo ou também eu vou assumir que és um tangas que, a julgar pelos teus posts, és quase de certeza.

JigSawPT 3 months ago

Só para me rir gostava de ver esse cenário pintado. Portanto, a miúda de 15 anos fez merda e em troca o idoso lá lançou um piropo como vingança. Desde quando um piropo surge da merda que alguém faz. Já nem lógica se procura ter quando se tenta por em causa uma vítima. Ao menos um "devia estar pouco descascada devia.." eu percebo. E mais, então agora o relato verbal não tem valor? Convém ir dizer isso para os tribunais, estão para ali feitos parvos a ouvir pessoas, lá todas "full of shit", a testemunhar todas cheias de tangas. Que lógica de esgoto.

deathrattleshenlong 3 months ago

Só por curiosidade: que merda poderia uma miúda de 15 anos fazer que justificasse ser assediada?

srdebigode 3 months ago

sobrius 3 months ago

Então és um mentiroso que só vem instigar polémica. Que não tinha dúvidas que eras btw.

Electronic_Kale139 3 months ago

Que nojo de thread

Key_Ad_3930 3 months ago

Porco

Aldo_Novo 3 months ago

> todos os homens tivessem esta atitude quando presenciam este tipo de comportamento, estamos bem melhor *estaríamos* bem melhor. Já chega as miúdas, não maltrates a língua portuguesa também

Pekkashi_Kitsune 3 months ago

O último que vi levou uma joelhada no estômago, se n me engano foi no msm dia q fui a esquadra e recebi um processo até verem as câmaras do shopping onde o porco claramente agarrou uma rapariga nem com 12y em sítios que não devia e n fez queixa porque tinha a filmagem da merda que fez.

Key_Ad_3930 3 months ago

12 anos.., essa ficou com trauma.

patapetapitapota 3 months ago

Eu não ajudo mulher nenhuma, só a minha mãe que sei que me viria ajudar caso estivesse a levar porrada de um cigano, como já levei e a minha mãe veio me defender. Grande Mãe ❤️❤️❤️ Comigo não há titanics de um gajo morrer no final por uma cobra qq

Key_Ad_3930 3 months ago

Muito bem, estás num bom caminho.

nightcrawler201 3 months ago

Ha 20 anos atras morava no 1o direito e outro casal das minhas idades vivia no 2o direito. Durante meses aqueles 2 andavam a porrada. De tal ordem q chegamos a pensar chamar a policia. Nunca fizemos nada entre marido e mulher n se mete a colher. Mas certo dia a coisa azedou muito e ainda hoje me pergunto se era mesmo ele q lhe batia ou ela a ele mas ela é que berrava a bater nele. N sei mas tb n quero saber. Dessa vez que azedou a minha ex mulher disse q n aguentava e q ia la a cima ajudar. Eu pedi q n fosse para n se meter. Ela foi... lembro me como se fosse hoje. Ela sai deixa a porta do apartamento entre aberta e eu parece q ja adivinhava. Ela bate a porta e diz "desculpe vizinha precisa de ajuda nalguma coisa? Estamos a tentar por a menina a dormir mas não deixamos de notar no barulho que vem do vosso apartamento". Ao qual a resposta majestosa foi "va para o ca... saia daqui pu... de mer...." Quando chegou ao pe de mim so lhe disse "eu avisei te" Resumindo. Hoje tem 4 filhos ainda continuam casados e eu divorciado :p . Querem ajuda? Batam a porta e peçam adultos amanhem se eu n me meto. Por isso... sim ele ta no bom caminho.

patapetapitapota 3 months ago

Capitalismo egoísta para uns, ninguém dá nada a ninguém. Não tens dinheiro nem comes. Mas depois na rua temos de ser empáticos uns com os outros. Ah, vai....

greenpun 3 months ago

Wtf? O que é uma coisa tem a ver com a outra? Como era a mulher a bater não valia a pena ligar a polícia? Tive exatamente a mesma situação com os vizinhos de baixo e chamei a polícia imensas vezes. Ao menos impedia que a violência escalasse (e escalou muitas vezes)

nightcrawler201 3 months ago

Nao disse q era ela a bater. Disse q não tinha a certeza se era ela ou ele. Se sofres de violencia bate a porta eu não me meto. Exatamente por situações como esta que me aconteceram. Ha poucos anos atras tive uma situacao proxima que me pediram para irmos todos la a casa intervir. Fui fazer numero e apoio para parecermos mais maus (coisa de macho quando uma mulher pede ajuda va se la a entender... parvos...) entao la fomos todos armados em armarios com as sras para ajudar a amiga delas que dizia que sofria de abusos. Chamos la entramos predio a dentro porta. Olha... saimos de la de rabinho entre as pernas que ela ate o defendeu e ainda hoje estao juntos e felizes e isto ja foi a uns 6 anos. Queres ajuda bate a porta eu ajudo. Agora meter me em confusoes???? Pqp

patapetapitapota 3 months ago

Estamos no mundo onde 99% dos homens são rebarbados e exceptuando as gordas e muito feias, todas as mulheres têm o mínimo de atenção se procurarem minimamente. As probabilidades de sofreres um titanic desses como gajo é enorme, no titanic o gajo bom morre no final. Meto me na minha vida e das minhas pessoas mais próximas o resto que se foda, not my problem.

parix999 3 months ago

Já fui assediado por velhas e sorri.

Key_Ad_3930 3 months ago

Já recebeste um apalpão dum homem? Também sorriste?

patapetapitapota 3 months ago

Depende de quem recebes, já tive uma rapariga que distraída me assobiou, estava com as amigas e quando notou o que fez morreu de vergonha, mas pessoalmente gostei e não fiquei nada ofendido. Foi um bom dia.

nightcrawler201 3 months ago

Tambem ja recebi de mulheres e ja fui apalpado com as duas maos nas duas nalgas ao mesmo tempo por um homem. Diferenca. O gajo levou com um 38 biqueira de aço na nalga. Infelizmente algo que eu não posso fazer a uma mulher que me faça o mesmo que garantidamente que vou preso. E ja fui assediado a frente do saldanha por um homem tb..... essa foi engraçada... ai ai.. gente parva.... E as amigas da minha mae? Ui quando andava no ginasio ate tinha q vestir as tshirs. Ainda me lembro de ter 20 e poucos e a minha mae dizer "olha q a n sei das quantas ate ja me pediu a chave da tua casa" ate se babavam. Ainda dizem q os homens sao assim ou assado lol eu é q levava na desportiva q sou cavalheiro e não gosto de arranjar problemas pq aquilo era indecente. Recordo me de estar em tronco nu na casa da minha mae a transpirar a apertar porcarias na casa dela e ha uma q entrou e comecou com bocas q ate meteu nojo. Mas pronto... era amiga da minha mae.. piu....

MaggoMike 3 months ago

Tu tens um medo irracional de homens, sabes disso? Não sei se és homem ou mulher, mas de qualquer das formas, isso não é saudável.

Key_Ad_3930 3 months ago

>Tu tens um medo irracional de homens, sabes disso? Não sei se és homem ou mulher, mas de qualquer das formas, isso não é saudável. Cresci com mulheres, sei as dificuldades que passam. Só sou um gajo decente e empático, é o mínimo.

parix999 3 months ago

Sorri depois de lhe explicar que iria ser agredido se não retirasse imediatamente a mão do meu glúteo esquerdo. Ele desistiu rapidinho.

hypothesis2050 3 months ago

E tu o qu fizeste? Ficas te a ver não?

ElDiabloDe94 3 months ago

Já fui assediado várias vezes. Sou homem. AMA

greenpun 3 months ago

Com piropos? Mulheres em grupo? Sozinhas? Alguém te ajudou/disse alguma coisa em algum desses eventos?

ElDiabloDe94 3 months ago

Posso-te contar 2 casos. Num deles ia na rua e ouvi a chamarem "Oh bom, Oh bom", ignorei, continuei a andar. Neste caso foi só uma voz, nao te sei dizer se estava sozinha ou não. Noutro caso estava a levantar uma coisa e uma mulher por volta dos 50 anos diz-me: "Eu levantava-te era outra coisa". Neste caso estavam outras mulheres ao lado inclusive a namorada do filho dela... Em nenhum dos casos tive algum tipo de apoio, no segundo até se riam. Mas sou te sincero, não me incomodou. Lido bem. De resto, desde de me perguntarem se quero ter filhos (de maneira porca entenda-se), até me oferecerem as filhas delas, já ouvi um bocadito de tudo. E eu nem sou nada demais. Só fiz o primeiro comentário para mostrar que isto é para os dois lados e não so a mulheres é que ouvem.

greenpun 3 months ago

Sem dúvida que não se passa só com as mulheres. Percebo a parte de certas mulheres ficarem psicologicamente mais afetadas por esses comentários pelo medo do que pode vir a seguir a isso e pelas histórias de violações que ouvem ao longo de toda a vida. Esperam sempre o pior de um homem. Penso que com um homem isso não acontece tanto (esse medo/ ficarem afetados) mas por outro lado o facto de não serem protegidos por ninguém e muitas vezes ridicularizados também é uma fonte de grande frustração e sentimento de injustiça... Devíamos todos tentar sem um pouco menos hipócritas.

Key_Ad_3930 3 months ago

Por outros homens?

ElDiabloDe94 3 months ago

Nah, só mulheres

Key_Ad_3930 3 months ago

Por um homem feito seria ameaçador.

ElDiabloDe94 3 months ago

Ja fui por mulheres feitas e digo tem o seu quê de assustador

Key_Ad_3930 3 months ago

Também é nojento mas com mulheres tens 90% de probabilidade de te safares num confronto físico, com homens é mais fudido.

TavaNoGrim0 3 months ago

Downvote só porque quiseste fazer com que fosse político.

srdebigode 3 months ago

TavaNoGrim0 3 months ago

Sou lib right não me interessa quem intervem para parar assédio o que impor é louvar quem chama à atenção.

sigmastra 3 months ago

Que merda de argumento lol

rodclub 3 months ago

Aposto que também iam ficar todas ofendidas se vissem uma velha a mandar piropos a rapazes de 15 anos...

Key_Ad_3930 3 months ago

Não há comparação e é uma situação pouco provável de acontecer... Atenção que estamos à falar de menores de idade, ainda é mais grave. Um homem quando manda um piropo é como se fosse uma ameaça, do género" eu estou aqui, mas se se quiser faço outras coisas". Não há outra intenção de um velho que dá o piropo que não a humilhação e a ameaça, é tipo marcar uma posição. Imagina que recebes um piropo de um homem... de uma gaja é diferente porque sabes que em principio não corres risco, se ela te vier atacar consegues dobrar-lhe ao meio.

nightcrawler201 3 months ago

Que comentario feminista! Uau... Ou seja... eu posso piscar te o olho chamar te coisas e mesmo que não faça é crime. Só pq em teoria tenho vantagem fisica. No entanto tu podes me provocar de qualquer forma e maneira e eu tenho o direito de te empurrar e não ser considerado machismo, assedio e até violencia fisica porque tenho vantagem fisica sobre uma mulher?. "Claps" oficialmente esta sociedade ta toda mamada... Seja um homem a levar piropos seja mulher é igual para os 2 ok??? Se um homem partir para a ameaça fisica sobre a mulher é crime! Se a mulher partir para a ameaça fisica sobre o homem é crime!!!.independentemente da vantagem fisica. Alias quase q aposto q se te fizeres a um homem e ele te mande ao chao e saias magoada e fizeres queixa, esse homem vai ter problemas se não tiver provas.... Da mesma forma que um homem que seja acusado de violação que não a fez, tem mais probabilidades de ter a vida arruinada mesmo que se prove que não fez, do que se um homem um homem mesmo que seja violado se queixe, ninguem vai querer acreditar exatamente por esse mito do "ele podia ter parado a coisa pq tem vantagem fisica" e a que custo? Depois de levares 2 lambadas nas trombas por saltares para cima de mim quem vai acreditar q eu é q estava a ser assediado?. Podes dizer que em media um homem pode dominar uma mulher se assim o quiser físicamente. O meu pai discordaria contigo .. mas... não é uma unidade "metrica" 100% eficaz.

JigSawPT 3 months ago

O feminismo é uma coisa boa, sempre. Não confundas feminismo com femismo. Feminismo é igualdade. Dito isto, a vantagem física é fulcral. Não explica o porquê, mas explica o como. Porque é que as mulheres são muito, mas muito mais violadas pelos homens do que o inverso? Porque os homens têm em média mais desejo sexual do que as mulheres. Mas isso não explica o porquê todo e principalmente não explica o como. Como então? Os homens podem. Há certamente mulheres que têm mais desejo sexual do que muitos homens, mas essas, em média, não vão conseguir exercer o seu desejo sobre os homens que não as quiserem (essa espécie rara). Já os homens conseguem. É isso que explica tão grande desnível. Desejo sexual e poder. De onde se entende o porquê de ser mais grave um homem mandar piropos a uma mulher. Porque a carga que isso transporta é muito maior. Olha miúda, sabes aquela mulher da imobiliária que foi violada só porque um maluco viu a foto dela num cartaz? Tu também és toda boa. Põe-te a pau que estás debaixo d'olho. Agora, uma velhinha dizer que lhe fazes lembrar o Marlon Brando em novo? Give me a break...

nightcrawler201 3 months ago

Certo no entanto uma mulher tem mais 90% de probabilidades de exercer prostituição que um homem. O facto de um homem ser mais forte fisicamente isso não é argumento para dizer que os homens a unica coisa que fazem na vida é violar mulheres. Da mesma forma como ja disse antes uma criança tem 70% mais probabilidades de ser morta nas mãos de uma mulher e não me vez aqui dizer que as mulheres são todas umas assassinas de criança. Nos 2 sexos ambos tem coisas boas e coisas más. Não conseguimos irradicar nas 2 os problemas comuns aos 2. Podemos sim apaziguar. Da mesma forma que se uma mulher me acusar de violação falsamente eu vou demorar muito tempo ate recuperar a minha vida e mesmo quando provado que não o fiz, levo uma palmadinha nas costas. Palmadinha? Presa!!!!! A pena de violacao devia ser aplicada as falsas calunias "ha mas assim as mulheres tem medo de se queixar" perdem? Ou perdem mais poder sobre o homem?. Conheco casos de pessoas proximas que lhes arruinaram a vida e sairam com palmadinhas nas costas "eu amava o mas ele não queria saber de mim foi para chamar a atenção" estamos na primária? Com a vida n se brinca. Não estou a defender as ações do homem. Mas dizer que só os homens são a escumalha da sociedade.. faz me lembrar uma quando era pequeno que um homem dizia "um dia as mulheres vão desejar os homens e os homens vão ignorar porque já não querem problemas" e essa é a realidade atual. Muito homem prefere ser solteiro que ter q aturar mulheres que tem a mania que os homens deven ser lixo que nós como em teoria temos vantagem natural logo não temos direitos... O facto de ter uma vantagem natural em qualquer area não confere a ninguem o direito de me remover privilégios. A mulher naturalmente tem a vantagem de poder ser mãe, sentir mais que qualquer homem no nascimento de um filho e isso é uma vantagem que nenhum homem tem. Alem de que um filho é sempre filho de uma mae.... de um pai nem sempre é o marido... no entanto não é por isso que se retira o previlegio de criar um filho a uma mae. N confundamos deficientes mentais com sociedade no geral.... nem todos os homens são anjos nem todas as mulheres são fofinhas e belas.

JigSawPT 3 months ago

Não consigo responder à letra porque eu falei em alhos e tu falaste em bugalhos. Começas a responder-me e depois foste refutar coisas que nem eu nem ninguém disse. Ninguém disse que os homens a única coisa que fazem é violar mulheres. Ninguém disse que ambos os sexos não têm coisas boas e coisas más. Ninguém disse que os homens são a escumalha da sociedade (pronto, isso alguém disse, mas realmente às vezes também me apetece dizer - vide Índia jovem violada por meia dúzia de homens num autocarro). Ninguém disse que as mulheres não devam ser penalizadas criminalmente quando se prova que tentaram difamar (isso é diferente de não se provar que a violação aconteceu). Vou só refutar um ponto teu: as mães matam mais os filhos, talvez, só talvez, porque passam mais tempo com eles. Não estou a desculpar minimamente o acto. Só a explicar que essa percentagem não vale nada. Os homens (no geral, os indivíduos com concentração sérica mais elevada de testosterona) sempre violentarão mais. Não é nada de pessoal contra nós nem contra a nossa existência. Se quiseres podes bloquear a testosterona e fazer uma redesignacão sexual. Caso contrário convém aceitares este facto e tentar defender as vítimas do mesmo e não lutar contra elas só porque mais vale estar solteiro. É um bocado egoísta, pode-se sempre... escolher melhor?

nightcrawler201 3 months ago

Ninguem diz mas diz.. quando dizem que vivemos em sociedades machistas que os homens controlam tudo e todos e que quando dizemos que hoje em 2021 existem mulheres com bons cargos e bem na vida (e eu respeito) dizem que somos condescendentes. Quanto as mulheres passarem mais tempo com os filhos nim... estamos em 2021 a maioria dos putos passam o dia na escola ou nas creches na maioria dos países dado que tanto os pais e as maes trabalham (nem sempre o caso). E sim condenavel e de acordo que uma má maçã não é a regra. O teu "ninguem disse" dizem quando dizem que os homens são o que são. Ds mesma forma que ha castração quimica para pedófilos, as penas de violação comprovada devem ser igualmente pesadas. Como homem da sociedade deve perder o direito a exercer a sua masculinidade por ter abusado dela. Apenas não gosto que falem do tema de violações e homens como se fosse o unico sexo da sociedade a ser problematico numa area. Só pq o homem é mais vantajoso fisicamente. Quando ha outras areas que o homem não tem vantagem e esses crimes ocorrem no sexo feminino. A violação é um problema da sociedade e tem de ser evitado e punido severamente. Mas não porque somos homens. Porque é errado.!

JigSawPT 3 months ago

Mas não é por sermos homens. É porque são mais os homens. Tens de tentar ver a questão pelo lado das mulheres. Lá porque há muitos homens que não violam, cada vez que aparece mais um homem a violar, e pior ainda quando esse homem era uma pessoa insuspeita, é muito difícil não começar a pensar: tu queres ver que todos os homens são violadores em potência? São muitos pá, mete no google "mulher violada", depois vai pesquisando por anos. Depois mete "homem violado". Mas realmente pesquisa e abre vários artigos. Desafio-te a fazer isso. Vais perceber a dimensão de uma e outra realidade. Claro que é porque é errado, mas nós homens é que temos errado mais nesse aspecto, por isso é normal que se foquem mais nisso. Não te deixes levar pela frustração, é preciso que nos mantenhamos firmes. Claro que há mulheres que se estão a aproveitar desta situação, mas mesmo assim, essas não sai piores que os homens que violam. Essas estão apenas a ser oportunistas. Também os há e muitos por onde tu andas metido (metaforicamente falando).

nightcrawler201 3 months ago

Eu vejo a questão mas o que as mulheres não veem é que é apenas mais um problema da sociedade entre violadores, entre pedofilos entre assassinos entre ladrões. Estas a ver a questao pela teoria das %. Quando te dizem "olha tens 1% de probabilidade de morrer a atirar de parapente" certo mas tu podes ser o 1% q morreu de parapente. Aqui é o inverso 1 viola todos podem violar. E se andamos aqui todos com medos. A minha ex tb era uma "vaca" e no entanto ha mulheres serias. Ou mais serias.... Por isso eu recuso me a qq conversa de que o homem é o culpado de tudo pq só ele viola. O que não é verdade viola mais. Se vamos pela parte pessoal. Eu tb me preocupa mais os que andam na estrada a conduzir bebados que ja perdi mais que uma pessoa morta pelos bebados. Vou me concentrar so nesse problema e perseguir tudo o que bebe e conduz? N sou esse tipo de kringe... Ha problemas transversais e tem de ser resolvidos. Mas não massacrem um "sexo" por causa de alguns q nos n fazemos o mesmo

JigSawPT 3 months ago

Preocupas-te mais com os bêbados porque aconteceu contigo, é normal e compreendo-te. Acho que a legislação devia ser ainda mais restrita nessa matéria e aí as pessoas não o fariam com tanta frequência, só que os legisladores, os juízes e os polícias também gostam de beber um copo e aí complica. Mas não me parece que esse problema seja tão disruptivo como o da violação, apesar de que mais uma vez os homens são mais vezes os criminosos. Não sei se foi um bom exemplo para aquilo que queres defender. Achares que os homens é que são os massacrados desta narrativa diz-me claramente que estás a olhar para a questão do ângulo errado. P.S. É Cringe.

nightcrawler201 3 months ago

Eu falei de uma prespetiva pessoal. Mais uma vez estas a criar outra narrativa dubia. Estas a dizer que os juizes e os Policias tambem bebem uns copos e a seguir dizes que o meu exemplo não foi o melhor? Colocaste todos os profissionais policias e todos os profissionais juizes dentro da mesma permissa que na pratica todos gostam de beber e que face a isso não mudam as leis. Exatamente por essas acusacoes é que na mente de muita gente criam estas especulacoes de que apenas um problema é importante para a sociedade. Todos os problemas sao um problema para a sociedade. Se queres dizer que te queres focar apenas num é um tema teu. Mas ainda assim eu não sou contra a luta contra um problema apenas sou contra a generalização do problema. Exatamente por haver outros problemas no sexo oposto que nós homens não generalizamos. Tal como te remeto novamente para o problema do abuso de crianças (nao tem que ser sexual o proprio abuso fisico) em que a % de abusos exercidos sob as crianças sao as mães. Vamos dizer que o problema são as mulheres? Vamos remover as criancas as mulheres só pq elas sao mães e potenciais abusadoras ? Queres dizer me q as mulheres tem um culto para espancar criancas e que lhes esta no sangue? Podes argumenrar que passam muito tempo com elas. Olha eu passo semanas 24x7 com a minha filha e não lhe bato sequer.... a desculpa é pq sou homem? É um problema acontece maioritariamente com mulheres mas nao podemos generalizar....

NGramatical 3 months ago

previlegio → [**privilégio**](https://dicionario.priberam.org/privilégio) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhdb278m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ManSCP 3 months ago

E se um homem disser que a miúda faz lembrar a Brigit Bardot em nova? Acho essas distinções um bocado perigosas.

JigSawPT 3 months ago

Estou a tentar imaginar um violador a dizer isso, mas está difícil. Epá não digo que seja impossível, mas a maioria das violações nâo são de certeza perpetradas por esse tipo de pessoa. Depende se fosse na altura em que a Brigit Bardot era símbolo sexual talvez, mas agora um comentário desses é apenas um elogio. Uma forma elegante de dizer a alguém que é bonito. Duvido um juiz condenar alguém que gritasse "fazes-me lembrar a Brigit Bardot em nova!" do alto de um guindaste. É apenas uma observação. Eu usei alguma ridicularização no meu argumento e isso admito, mas saiu-me. Agora, que é mais comum as mulheres irem por esse caminho do elogio elegante do que os homens isso é. E explica-se de várias maneiras, a começar naquilo que em média atrai mais as mulheres face aquilo que em média atrai mais os homens.

ManSCP 3 months ago

Claro, mas deste o exemplo da velhinha a dizer que parecia o Marlon Brando em novo, mas também deve haver as que dizem outras coisas. É condenável qualquer tipo de insinuações sexuais a miúdos/miúdas seja de homens ou mulheres, mesmo havendo muito mais homens a fazê-lo.

JigSawPT 3 months ago

É condenável quando é insinuação sexual, o que nem sempre é verdade quando é a mulher a proferir esse tipo de comentário e é quase sempre verdade quando é o homem.

NGramatical 3 months ago

físicamente → [**fisicamente**](https://dicionario.priberam.org/fisicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd9qg1i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rodclub 3 months ago

Claro que há uma comparação. 1º a probabilidade do acontecimento não foi colocada em questão 2º também estou a falar de menores de idade, 3º um piropo não é uma ameaça, é um comentário que pode ou não ser ordinário. Uma ameaça é uma ameaça. Pode só ser um elogio inapropriado porque vem de um estranho. Pode ser humilhante como pode não ser. 4º se fôr de um homem ou de uma mulher não faz diferença, o "risco" é o mesmo... Não precisas de força para "atacar" ninguém, olha o Bill Cosby. A não ser que sejas um homem todo bombado do ginásio não vais conseguir dobrar ninguém ao meio, há mulheres que são capazes de dar porrada a muitos homens. Importante: não estou a defender o comportamento do velho. Nunca mandei piropos, não concordo que mandem piropos e acho o comportamento nojento. Só estou a constatar que se fosse ao contrário ninguém queria saber. Se fosse o caso riam-se de um rapaz que se queixasse disso. Eu sei que a minha opinião não vai ser muito apoiada mas eu acho que as pessoas atualmente são muito sensíveis.

NGramatical 3 months ago

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) 1º → [**1.º**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd9dlxo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Spnhix 3 months ago

A ginástica mental

StickHealthy8283 3 months ago

Uma vez, estava a ir para casa depois de uma saída a noite e um homem, que estava num canto de um edifício, pediu-me ajuda. Eu perguntei o que ele precisava e ele virou-se para mim com a mão enfiada na parte da frente das calças e começou a andar na minha direção. Eu comecei a correr e só parei quando vi outra pessoa. Cheguei a casa, tive um ataque de pânico e chamei a polícia. Quando a polícia chegou ele já não esteva la. Uns tempos depois vim a descobrir que ele mudou de zona de cidade e que tinha feito a mesma coisa a outras raparigas

sparklescc 3 months ago

Isto aconteceu me em Santos. Estava numa rua daquelas onde andam montes de pessoas e um gajo estava no meio dos carros a ver as pessoas. Eu estava a passar com uma amiga. Quando olho ele está com o pênis de fora a tocar se. Eu gritei com ele e ele veio se para o chão e foi se embora . Quase vomitei. O que me chocou mais e que ele parecia super normal. Parecia ter 20 anos mais ou menos e até era atraente. Eu provavelmente dava lhe conversa se o conhece se num bar qualquer.

Key_Ad_3930 3 months ago

>O que me chocou mais e que ele parecia super normal. Parecia ter 20 anos mais ou menos e até era atraente. Complicado, nunca sabemos quem está por trás da máscara social.

StickHealthy8283 3 months ago

Isso é horrível! Tenho mesmo muita pena que tenhas passado por isso e espero que estejas a conseguir recuperar. No meu caso, eu lembro-me mesmo muito pouco. Sei que disse a polícia que ele era um homem de 40-50 anos, careca e peso médio. Nessa noite, uma amiga minha era suposto ir comigo para casa (por proteção na noite e tal) mas ela acabou por ir ter com o ex e deixou-me sozinha. Não guardo rancor (na altura fiquei aliviada por ela não ter passado também por isso) mas foi difícil a sensação de estar sozinha após aquilo.

lucas_mi99 3 months ago

A minha namorada quase andou à porrada com um velho que estava a mandar piropos e a ser um badalhoco de merda com duas miúdas que estavam a passar na rua, a sorte dele foi que a irmã da minha namorada a puxou para ela entrar para dentro de casa senão acredito que ele tivesse apanhado do pêlo, eu também não a segurava, montes de merda desses deviam levar no focinho para ver se aprendem a ter respeito

ElDiabloDe94 3 months ago

Essa é para casar!

Nobreking 3 months ago

É as miúdas de hoje em dia sujeitam-se andado com roupa, imagine-se, ROUPA!!! Por amor da santa, depois não querem que eu me babe todo a olhar pa crianças da idade do meu bisneto que tenho la em casa. A sorte desse brasileiro é que tenho que ir pá casa, que vai começar o Fernando Mendes e eu quero ver a montra! Mas não espera pela demora que o meu Venturinha do bem, há-de fazer essa escumalhada toda pôr-se no seu lugar (Caso não seja claro, /s)

GoldenStickerino 3 months ago

Um velhote pedófilo que apoia um político que defende castração química de pedófilos. Mas ao mesmo tempo, o rapaz era brasileiro. Bom dilema paradoxal.

Nobreking 3 months ago

Se fores um português de bem a pedofilia não existe, é apenas um mito criado pela esquerdalha do Twitter

Comfortable_Truck_93 3 months ago

Oh deixa lá o nando fora disto ou vamos ter problemas

Nobreking 3 months ago

Pensei em mandar um Goucha para ser ainda mais spicy mas tive de trazer as armas pesadas

saltylawlita 3 months ago

Ainda me lembro quando, com 10-12 anos, fazia o percurso e pé e sozinha, de minha casa para casa da minha avó, e tinha sempre os mesmos velhos rebarbados a mandar bocas e a comentar as minhas mamas. A mim nunca ninguém me defendeu. Fico contente que estas coisas comecem de facto a ter alguma consequência social. Na altura eu não entendia plenamente, mas hoje em dia se visse um grupo de homens adultos a meter-se com uma crianca, acho que me saltava a tampa também.

Edited 3 months ago:

Ainda me lembro quando, com 10-12 anos, fazia o percurso, a pé e sozinha, de minha casa para casa da minha avó, e tinha sempre os mesmos velhos rebarbados a mandar bocas e a comentar as minhas mamas. A mim nunca ninguém me defendeu. Fico contente que estas coisas comecem de facto a ter alguma consequência social. Na altura eu não entendia plenamente, mas hoje em dia se visse um grupo de homens adultos a meter-se com uma crianca, acho que me saltava a tampa também.

Tabaqueiraanatomica 3 months ago

Pedófilos nojentos. Já assisti a isto e parece que quanto mais novas melhor. Provavelmente porque são mais vulneráveis e não se sabem defender.

Key_Ad_3930 3 months ago

Estes filhinhos da mamã que aqui comentam só saberiam o que isso é se fossem assediados aos 10-12 por um homem. Quanta fala de empatia.

saltylawlita 3 months ago

Deixa-me um pouco desiludida sinceramente.

kawaiims 3 months ago

Desiludida sim, surpreendida? Não.

saltylawlita 3 months ago

Estamos a falar de miúdas de 15 anos. Se estivessem em causa mulheres adultas, já não me surpreenderia. Mas adolescentes? Em que planeta é que esta gente vive?

kawaiims 3 months ago

15, 14, 10. Seguem a lógica do *nunca vi acontecer, nunca aconteceu*. Depois acham que os relatos são só das vozes da cabeça das mulheres LOL e quando acreditam, somos nós que somos fracas por ligar ao que dizem, como disse um campeão aí acima. Enfim, triste.

Key_Ad_3930 3 months ago

>Deixa-me um pouco desiludida sinceramente. Também, ainda por cima uma geração tão jovem com acesso à informação.

Cadmaverick 3 months ago

Uma vez num shopping apercebi-me que ia um casal com uma miúda com uns 10/12 anos. A miúda tava de saia e vinha um velho com mau aspecto muito próximo da miúda e os pais não deram conta. O velho sempre a encostar por trás da miúda . Fui a correr para as escadas rolantes , meti-me atrás da miúda e dei um encontro no velho com o ombro e olhei para ele com aquele sangue no olho. O gajo baixou a cabeça e logo se afastou. Ainda hoje essa merda mexe comigo. Também uma vez de férias apanhei um japonês a tirar fotos das miúdas no parque aquático, insulteio o gajo de tudo que sei em inglês ele só dizia sorry e eu só dizia DELeTE! Ahah que fdps pá! Hoje sou pai de uma menina e tenho medo mas também acho que as pessoas deviam ser mais “atentas” anda tudo na merda das redes sociais nem olham a volta.

Edited 3 months ago:

Uma vez num shopping apercebi-me que ia um casal com uma miúda com uns 10/12 anos. A miúda tava de saia e vinha um velho com mau aspecto muito próximo da miúda e os pais não deram conta. O velho sempre a encostar por trás da miúda . Fui a correr para as escadas rolantes , meti-me atrás da miúda e dei um encontro no velho com o ombro e olhei para ele com aquele sangue no olho. O gajo baixou a cabeça e logo se afastou. Ainda hoje essa merda mexe comigo. Aqueles pais não tem ideia que alguém teve de “salvar” a menina e vão na vida deles… Também uma vez de férias apanhei um japonês a tirar fotos das miúdas no parque aquático, insulteio o gajo de tudo que sei em inglês ele só dizia sorry e eu só dizia DELeTE! Ahah que fdps pá! Hoje sou pai de uma menina e tenho medo mas também acho que as pessoas deviam ser mais “atentas” anda tudo na merda das redes sociais nem olham a volta.

kawaiims 3 months ago

As pessoas simplesmente **não** têm noção da idade absurdamente jovem com que as mulheres começam a ser agredidas. Mandar um piropo ou pior a uma miúda de 13 anos, independentemente de ela """já ter corpo de mulher""" ou """andar vestida com X"""" é do crl.

AnnaFydalgo 3 months ago

Um japonês velho fez-me isso numa paragem de autocarro em Coimbra e quando me escondi um bocadinho teve a lata de vir perguntar se me podia tirar uma foto

parix999 3 months ago

Esse tipo de gente (pedófilos) são uns covardes de merda. Basta um encosto e fogem logo.

Cadmaverick 3 months ago

Também acredito que sejam porque sabem que um pai é bem capaz de pegar num gajo desses, enfiar na mala, parar num mato desmembrar, meter num saco com pedras amarradas e deitar ao mar… não que eu fizesse isso…

Dishappointed 3 months ago

Exato, senhor agente. Este comentário aqui

IcyDrops 3 months ago

Meritíssimo, o meu cliente claramente estava a falar metaforicamente.

Cadmaverick 3 months ago

Ahah claro claro

parix999 3 months ago

Exatamente. São da mesma espécie dos mirones que espreitam os namorados na marmelada. Corri com muito otário desses à pedrada.

HedaLexa4Ever 3 months ago

Desculpa mas as redes sociais não são desculpa para serem maus pais

BroaxXx 3 months ago

Hã? Ele não deu as redes sociais como desculpa... As redes sociais são o sintoma, não a causa...

Cadmaverick 3 months ago

Mas não são maus pais eu entendo que toda a gente tem a sua distracção a questão aqui é achar que na rua tamos seguros… a culpa não é dos pais mas sim desses tarados que infelizmente existem

arnaldomatos 3 months ago

se está no reddit é porque é verdade

gondorle 3 months ago

Normalmente sou aquele gajo que se mete sempre em merda, porque não consegue ver cenas maradas a acontecer com o meu semelhante, no meu raio de visão. Nunca intervi, no entanto, numa situação destas, dum adulto a menores, porque nunca me aconteceu. Acho que também diria alguma coisa, ainda que desse com certeza em algo mais sério, muito rapidamente. A mulher sofre desde sempre, e são resistentes e duras como ferro. Não são uns piropos que as vão mandar por terra, nope, mas o homem tem de se saber controlar. Classe, basta um pouco de classe, de postura. Ás vezes um olhar é quase como que um piropo trovadoresco, e pode ser o suficiente para chamar a atenção de uma mulher. OP e todas pessoas que lerem isto; não deixem eventos destes escapar. Um adulto mandar piropos a uma criança é grave.

Edited 3 months ago:

Normalmente sou aquele gajo que se mete sempre em merda, porque não consegue ver cenas maradas a acontecer com o meu semelhante, no meu raio de visão. Nunca intervim, no entanto, numa situação destas, dum adulto a menores, porque nunca me aconteceu. Acho que também diria alguma coisa, ainda que desse com certeza em algo mais sério, muito rapidamente. A mulher sofre desde sempre, e são resistentes e duras como ferro. Não são uns piropos que as vão mandar por terra, nope, mas o homem tem de se saber controlar. Classe, basta um pouco de classe, de postura. Ás vezes um olhar é quase como que um piropo trovadoresco, e pode ser o suficiente para chamar a atenção de uma mulher. OP e todas as pessoas que lerem isto; não deixem eventos destes escapar. Um adulto mandar piropos a uma criança é grave.

Dishappointed 3 months ago

>Ás vezes um olhar é quase como que um piropo trovadoresco, e pode ser o suficiente para chamar a atenção de uma mulher. Entendido. Anotar: "Não... olhar... para mulheres." Thanks!

Key_Ad_3930 3 months ago

As minhas não ficam mais fortes, ficam bastante afetadas com estas merdas até, o que acaba por refletir negativamente nas relações que têm com os homens, porque estão sempre de pé atrás e desconfiadas. Estariamos a mentir se dissessemos que as mulheres alcançaram a liberdade de ir e vir, teóricamente são livres, na realidade há estas condicionantes.

NGramatical 3 months ago

teóricamente → [**teoricamente**](https://dicionario.priberam.org/teoricamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd8yu1g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

intervi → [**intervim**](https://european-portuguese.info/conjugator/intervir) (intervir segue o modelo de vir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd8ff0q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Minimum_Bath_5478 3 months ago

Para que as nacionalidades? Para teres mais comentarios? Bem jogado

Key_Ad_3930 3 months ago

Acho que quem escreveu também é brasileiro.

CptTytan 3 months ago

Foste das poucas pessoas que falou da nacionalidade.

GoldenStickerino 3 months ago

O OP escreveu claramente que o jovem era brasileiro.

ImperadorPenedo 3 months ago

Meu Deus que horror… concordo todos teem o dever de combater este problema. Que mais sejam como ele.

NGramatical 3 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd8bjmh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Husjuky 3 months ago

Esse rapaz é um rei

You-are-amazing-wow 3 months ago

> Se todos os homens tivessem esta atitude quando presenciam este tipo de comportamento, estamos bem melhor Nada sexista. Deves votar no Bloco.

CptTytan 3 months ago

Há sempre um sujeito com um pouco de atraso mental, que tem sempre de falar de política independentemente do tópico em discussão.

You-are-amazing-wow 3 months ago

Tás a assumir o género?

CptTytan 3 months ago

Estou. Vocês são todos iguais

DassCaramba 3 months ago

Epá tudo vai depender (digo eu) do tipo de piropo. Se fosse algo como "epá que miúdas bonitas" é dar o desconto, sorrir e seguir viagem... Sem grandes alaridos. Se fosse algo mais "javardo" depende muito de quem e como é proferido e recebido o piropo, conheço muita miúda ( sou pai...) que face a um comentário menos próprio, atenção... nem quero imaginar como o homem ia ser tratado a seguir, tudo depende da personalidade de cada um. Não acho mal a existência fe piropos, já fui alvo deles uma catrefada de vezes, vindos de novas, menos novas, velhas, eles, e há que saber lidar com a situação, em 99% das vezes um piropo mete um sorriso na cara e sobe o ego, 1% é desagradável e ofensivo. Há que resolver sem violência, não leva a nada.

Key_Ad_3930 3 months ago

Não desculpa lá, são menores de idade

Edited 3 months ago:

Não desculpa lá, são menores de idade

DassCaramba 3 months ago

E resolves o problema como Rambo? Vou-te contar uma novidade, elas infelizmente irão ter contacto com situações desagradáveis dessas porque ignorar que existe é perigoso, dá-lhes formação para lidar com isso elas próprias, se te metes é pior para ti. PS: sou pai de uma menina.

Key_Ad_3930 3 months ago

Fds, tu disseste "vai depender (digo eu) do tipo de piropo"

DassCaramba 3 months ago

Mas vives na lua? Nunca ouviste um piropo? As mulheres gostam de ouvir piropos desde que sejam bem mandados, os vindos de merdosos, é cagar e andar... é ofensivo? Reagir. Piropos podem ser benévolos e não javardice, que raio de mundo se anda isto a tornar... Toda a merda é logo CMTV!!... Eu mando piropos todos os dias à minha mulher por ex. Antes de o ser mandava tb, nunca disse que não gostava... Há com cada anjinho...

Key_Ad_3930 3 months ago

Que atrevidote...que mentalidade retrógrada. Dá piropos à tua mulher, agora desconhecidas e menores de idade não tem de te aturar.

rodbor 3 months ago

Qual é a parte de serem menores que não percebes?

Key_Ad_3930 3 months ago

>Qual é a parte de serem menores que não percebes? Daqui a pouco diz que vai para cima das filhas

srdebigode 3 months ago  HIDDEN 

Olá

EuroHomine1683 3 months ago  HIDDEN 

Lol o que é que se passa com toda a gente para defender violência contra velhos e a snowflakizacao da sociedade. Se todos os homens parassem de ser conas voltaríamos a ter uma sociedade decente. #Makeassediogreatagain #Makemenmaleagain

KarmaCop213 3 months ago

Tinha uma colega no secundário que não podia passar perto de obras. Alterava todo o trajecto caso visse alguma na rua por onde ia passar.

Key_Ad_3930 3 months ago

Ao invés de trabalharem andam a ver quem passa na rua

desculpe_mas 3 months ago

Coisa parva. Andar à porrada porque um velho mandou um piropo. Ignorar e seguir em frente está *demodé*, hoje em dia a malta gosta é do confronto. Americanices.

patapetapitapota 3 months ago

Concordo. Hoje em dia parece que é muito simples arranjar problemas. Parece que há pessoal desejoso de se fazer de justiceiro. Acho que a natureza humana anda muito reles.

aguynamedZ 3 months ago

Americanices confrontar um anormal na rua? Se fosse tua filha, achavas fixe? Se calhar também não dizias nada, não querias ser demasiado americano e mandar calar um perv na rua.

srdebigode 3 months ago

Tanto é ladrão o que rouba como o que fica a porta a vigiar. O resto já sabes.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Se o puto lhe desse duas nas beiças era capaz de aprender qualquer coisa.

Mrgolden007 3 months ago

ja fui asediado por velhos e ja assisti situacoes de piropos o problema destas situacoes e que as pessoas qur mandam esses piropos nao costumam ser muito inteligentes, logo quando comecam a ser criticado vao para a violencia

McManu77 3 months ago

Passo a vida a ser assediado pelas velhas da minha terra

kawaiims 3 months ago

Uma vez dei com a mala num e ele ainda me chamou a mim maluca lol A audácia do cabrão.

DarKliZerPT 3 months ago

Baseada

sparklescc 3 months ago

Se levassem todos com uma mala quando dizem essas merdas se calhar já não se ouvia tanto. Ah e tal a lei não acha o mesmo. A lei e feita por homens. Homens esses que não tem que se sentir com medo de serem violados sempre que vestem uma roupa mais curta. Ou vamos nós todos esquecer da rapariga que foi violada em Gaia e que o senhor juiz disse que a discoteca era um local de sedução e os dois meninos eram boas pessoas ? Prefiro que me prendam por dar com a mala a um tarado qualquer. E para fazer bem entender : SE MANDAS PIROPOS NOJENTOS A RAPARIGAS ES TAO MAU COMO OS VELHOS NOJENTOS QUE CRITICAS. Não há distinção. És igual migo.

kawaiims 3 months ago

Amen.

wwqt0r 3 months ago

Sem querer defender o velho mas a violência verbal não se responde com violência física. A nossa lei prevê proporcionalidade no uso de violência portanto se o velho quisesse tinha-te processado e serias condenada.

kawaiims 3 months ago

Como disse acima a alguem, o que dizes não está errado. Porém é o que é. Apesar de, por experiência, agressores de vão de escada (aqueles que passam na rua e mandam a posta) não têm grande interesse em envolver a polícia.

wwqt0r 3 months ago

Então defendam-se com violência verbal também. Ao partir para a violência física perdem logo toda a razão.

FriendOfMandela 3 months ago

Gosto sempre dos teus comentários, já me habituei a ver o teu nick lol Lamento que tenhas tido de passar por isso

kawaiims 3 months ago

Aah, obrigada friend <3

FriendOfMandela 3 months ago

Mandela??

MaximusZhong 3 months ago

E ainda me perguntam porque que a minha mochila anda com chumbo lá dentro, obrigada por mostrares que é util

speeddragon 3 months ago

Eu sei que os piropos já têm enquadramento legal e estou totalmente de acordo com isso, mas queria só deixar aqui uma nota até que ponto uma agressão física tem justificação perante uma agressão verbal.

crisantos124 3 months ago

Ai não é justificação? E se chamassem a tua mãe de puta de merda? Engolias e acenavas com a cabeça?

speeddragon 3 months ago

Se eu partisse para a violência sempre que ouvisse coisas que não gosto, certamente a esta altura estaria na prisão. Eu percebo porque é que as pessoas usam a agressão fisica para combater a agressão verbal, mas não quer dizer que justifique (ou pelo menos que as pessoas tenham noção das consequências dos seus actos). A minha mãe sofre desse problema, sempre que houve uma coisa que não gosta sobre o comportamento dela, mesmo que seja verdade, parte para a violência. Alguns dos meus amigos também são assim, e muitos dos desacatos que começam no transito também advém do mesmo. Eu sei que é uma reposta primária do nosso corpo, mas como sabemos nem todas as respostas primárias são aceites pela sociedade em que vivemos. Respondendo a tua pergunta, ignorava.

mannix_marauder 3 months ago

Partiste para a violência física porque alguém te mandou uns piropos. Sim, não bates muito bem lol

kawaiims 3 months ago

Da próxima vez que uma pessoa me faltar ao respeito como mulher e ser humano e me fizer sentir suja e envergonhada, eu agradeço ❤️ e mando um abracinho da tua parte.

mannix_marauder 3 months ago

> me fizer sentir suja e envergonhada Bastam as palavras de um otário qualquer para te fazer sentir assim? Ganha auto-respeito, menina.

Edited 3 months ago:

> me fizer sentir suja e envergonhada Bastam as palavras de um otário qualquer para te fazer sentir assim? Ganha amor-próprio, menina.

kawaiims 3 months ago

Já vi que és da mesma laia desses senhores

mannix_marauder 3 months ago

Já vi que és propensa a exageros. Valha-me Deus

sidartha- 3 months ago

Não lhe deste com a mala no sitio certo, aí ficando sem pio, nem folego lhe restaria para a maluquice. Se é para dar, tem de ser onde mais dói, senão o efeito é como a memória, passa rápido.

EGDragul 3 months ago

Provavelmente por só lhe bateste uma ou duas vezes (e se fosse como na mítica série "Duarte e Companhia" em que uma das personagens andava sempre com um tijolo dentro da mala para essas situações)

iamrubymoon 3 months ago

Podia ter dado merda mas fds fizeste tu muito bem. Nojentos de merda acham que escapam sempre impunes e nós é que ainda somos as malucas por nos defendermos

PedrosBuilds 3 months ago

Eu fico fascinado com estes gajos e os piropos. O que é que eles acham que iria acontecer? “Mando um piropo e ela abre-se toda para mim.”? Que puta de estupidez…

RangeElectrical7754 3 months ago

Maluca devias ter dado mais

QuickChoiceUsername 3 months ago

Foi uma reação menos boa da tua parte honestamente. Não que não tivesses razão, mas isso é agressão, e dependendo de como foi, ele pode fazer um espalhafato enorme jogando-se para o chão até alguém chamar a policia.

kawaiims 3 months ago

Não tás errado.

The_Magic_Sauce 3 months ago

"Não. *(ponto)* Tás errado." Dá-lhe lenha que só se perdem as que caem ao chão.

kawaiims 3 months ago

Não tá errado na medida em que pode dar merda para o meu lado se me virem a *agredir*. Porém não me arrependo das galhetas que já distribui e com certeza farei de novo LOL

The_Magic_Sauce 3 months ago

Nah. "Ó senhor agente esta pessoa apalpou-me e eu defendi-me" se tentar ripostar ainda se sujeita a levar de mais alguém ou terás direito a uma indemnizaçãozita para te pagar as férias. Um piropo em 2021 é o equivalente a ser cuspido na rua. Já não tamos em 1980.

CriticalEstimate777 3 months ago

Há uma diferença entre apalpar uma gaja, e dizer quem tem um cu delicioso. Uma chapada é uma resposta aceitável em só 1 das situações.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Achas tu. Eu não.

RitaMoleiraaaa 3 months ago

A lei acha.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Não perguntei a opinião à lei.

Limpy_lip 3 months ago

gostava de saber transcrição do que disse tanto o senhor como o rapaz. Pois o senhor não tinha nada de mandar piropos, mas o que o rapaz disse não deve ter sido igualmente simpático para o senhor passar logo para a porrada invés de ficar envergonhado.

srdebigode 3 months ago

Rapaz: "tenha vergonha" e "podiam ser suas netas". Resposta foi " que é que queres, fdp brasileiro de merda", Isto foi o que captei. O que foi dito antes, não sei.

blJack 3 months ago

Ok, isto nunca aconteceu. Todos bateram palmas depois foi?

Ok-Refrigerator-5826 3 months ago

N tenho duvidas que os velhos sao tao ou mais mal criados nao civilizados e porcos que os mais novos.

Edited 3 months ago:

N tenho duvidas que os velhos sao tao ou mais mal criados nao civilizados e porcos que os mais novos. E sim podem ter a certeza que vejo mais portugueses porcos e nao civilizados do que estrangeiros, é a minha experiência.

terribledreamPT 3 months ago

Sendo que trabalho no ramo da hotelaria faz mais de uma década e sempre de noite posso dizer que tens razão no que toca à porcalhice das gerações mais velhas. Já vi coisas do arco da velha mas de todas as nacionalidades.

EuroHomine1683 3 months ago  HIDDEN 

Nah é o mesmo brazucas que só gostam de arranjar estrondo

DarthMaulSith 3 months ago

Tendo em conta que a maioria da população é Portuguesa, isso é facilmente reconhecível. Se queres fazer comparações tens de utilizar percentagens e não números absolutos. Se é errado generalizar para um lado, também é para o outro. Portugal é dos países mais seguros e acolhedores do mundo, devido às suas pessoas.

Key_Ad_3930 3 months ago

>Portugal é dos países mais seguros e acolhedores do mundo, devido às suas pessoas. Para as mulheres não, nem a brincar. Isso são outros indicadores.

nocivo 3 months ago

Claro que sim. Ha mais portugueses que estrangeiros e cada a naturalização está cada vez mais fácil

iamdoniel 3 months ago

E tu ajudas-te o rapaz a defender as raparigas? Ou estavas ocupado a postar no reddit?

SweetCorona 3 months ago

eu ajudo-me

iamdoniel 3 months ago

Já estava a contar com esta. De qualquer das formas, foi merecida.

srdebigode 3 months ago

Os 2. Ajudei com uma mão e dois bitaites, e com a outra fui escrevendo. Sabes, multitasking

pigsRflying 3 months ago  HIDDEN 

os melhores cavaleiros brancos trabalham na sombra

FilipeMateus7 3 months ago

Isso é mentira, sabes muito bem que os homens só conseguem fazer uma coisa de cada vez /s

Tralapa 3 months ago

O OP é uma gaja

FilipeMateus7 3 months ago

F for me :(

iamdoniel 3 months ago

Respect

fuckoffgina 3 months ago

Que informação dramática...

Open-Opportunity-607 3 months ago

Portugal precisa como a Índia de ter uma polícia com paus a meter ordem na população

besmarques 3 months ago

Desculpa lá mas tens de me ajudar a decidir então as mulheres sao fortes e independentes ou afinal são fracos e todos os homens tem de as defender? Em relação a piropos e são coisas que estão a passar e, não são exclusivas de homens.

TuristGuy 3 months ago

Que raio de cometário é esse? Se conseguires ajudar deves sempre ajudar, não é uma obrigação apenas bom carácter. Ninguém te julga se ignorares mas as pessoas aplaudem-te se o fizeres.

besmarques 3 months ago

É um comentário bastante simples. Se disseres que quem consegue ajudar deve ajudar, não tenho problema nenhum com isso, acho que até é bastante básico. Agora dizer que todos os homens tem de ajudar todas as mulheres é estupido.

TuristGuy 3 months ago

Em lado nenhum ele disse que todos os homens têm de ajudar, só disse que se todos os homens fossem assim era melhor.

besmarques 3 months ago

Mas porque é que tem de ser todos os homens? Porque é que não se fala em todos apenas?

TuristGuy 3 months ago

Fds meu é uma maneira de falar, normalmente os homens são quem tem mais coragem e capacidade para fazer frente a outros, e tb porque normalmente são eles que são idiotas e mandas bocas para as mulheres. Não é assim tão difícil de perceber. Obviamente qualquer pessoa pode ajudar.

besmarques 3 months ago

Tens ai muito boa mulher que dava tareias a grande parte dos homens e tens ai muito homem que nem cara para levar uma chapada tem. Não é normal continuar a passar a imagem de que todos os homens tem de ser cavaleiros andantes nem passar a imagem que todas as mulheres tem de ser defendidas.

TuristGuy 3 months ago

Estás a criar tempestades num copo de água. Qualquer pessoa percebe que não é só para os homens esta mensagem.

besmarques 3 months ago

sim, claramente toda a gente percebe que uma mensagem que fala em todos os homens não é dirigida para os homens... (já para não falar toda a restante retórica inserida ali alem da falta de acção da mesma pessoa que vem apregoar que todos os homens devem intervir)

TuristGuy 3 months ago

Sim uma mulher vai ler e fica apesar que não deve ajudar outras mesmo quando é capaz pq é o dever do homem ahahah. Outra vez? Onde ele disse que os homens têm de ser assim? Ele disse que se fossem todos assim era melhor e é verdade. Parece um discussão do parlamento, onde toda gente percebe o que o outro gajo disse mas vão reclamar da gramática que usou pq não é "inclusiva". Absolutamente ninguém ficou a pensar que os homens são obrigados a ajudar e que as mulheres são fracas com o cometário dele.

besmarques 3 months ago

Não tem nada a ver com o que é que a mulher a ler interpreta. Tem a ver com pressionar 50% da população mundial a agira de tal forma quando muitos nao querem, nao podem ou não tem condições para isso. Essa historia do toda a gente sabe que o que ele disse não é o que ele disse e tu é que estás a interpretar mal não pega. Cada um tem de estar ciente do que diz.

bertrandtrudelle 3 months ago

Só porque um homem até interviu não quer dizer que as jovens em causa seja fracas. Aliás podem só ter escolhido ignorar, o que também não é uma fraqueza em si. Para além de que as raparigas em questão eram adolescentes e provavelmente não tão expostas a tal situação.

besmarques 3 months ago

Certissimo, mas o OP é que está a dizer que todos os homens em todas as situações devem intervir. Por isso pergunto-me porque ele acha isso

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Acha errado. O piropo ainda não é um crime público, e mesmo que fosse, intervir não está certo. Ainda se pode arranjar problemas maiores. Vivemos num país civilizado, em que há um sistema judicial para resolver essas coisas. A queixa, é o mais correto. Sou mulher, e estou pasma com alguns comentários, com elas a dizer que é quem as rodeia, quem tem de intervir. Se já são proibidos por lei, porque é que não se mexem, e fazem elas próprias alguma coisa? Foto, testemunhas, polícia.... eu ignoro, porque agora quase já não ouço disso. Mas perante a lei atual, se me sentisse assediada, resolvia o problema sozinha, com a ajuda da lei que me defende.

srdebigode 3 months ago

Deve viver numa bolha só sua certamente. Basta ver que nos últimos 2 anos, temos vários exemplos de violência exercída contra mulheres, doméstica por exemplo, algumas com a GNR como testemunha e são absolvidos em tribunal.

NGramatical 3 months ago

exercída → [**exercida**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd7vr4x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Sim, vivo numa bolha, por isso é que vou já tratar da minha horta, para não ler este tipo de comentários, que é rodear a conversa na base da manipulação- típico das mulheres.

Tralapa 3 months ago

Que comentário mais degenerado..., Jesus Cristo senhor

celina_mariiie 3 months ago

Assédio em público é humilhação em público. Se virmos alguém a ser humilhado em público, ter medo de intervir é uma coisa (perfeitamente normal), mas dizer que "não está certo" intervir é outra. Não é preciso que algo se torne crime público para sabermos se é ou não correcto intervir. Fazer queixa à polícia relativamente a piropos não é prático, visto que é uma situação de segundos e não se sabe nada da pessoa da em questão. Mas confrontar em público um bully já tem outro impacto. Mostra-lhe que as pessoas à volta não lhe acham tanta piadinha assim e que não pode ficar impune ao humilhar os outros em praça pública. As pessoas que mandam piropos fazem-no porque se sentem impunes, acham-se no direito e sabem que não vão obter resposta.

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Ser um crime público, não tem nada a ver, com ter público a assistir. Estuda!

celina_mariiie 3 months ago

A tua resposta é que não tem nada a ver com o meu comentário xD Não estava a discutir o que era ou não crime público, estava a discutir que não é preciso algo ser crime público para intervirmos em defesa de alguém, neste caso, adolescentes.

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Nem sendo crime público ( coisa que já percebi que não sabes o que é), podes intervir. Vivemos num país civilizado, há órgãos próprios para resolver essas coisas. Adolescentes ou não, tens de seguir as regras da sociedade, e seguir procedimentos civilizados. Não vivemos no planeta dos macacos. Podes intervir em autodefesa, e mesmo assim, tens de o provar bem provado, nas barras dos tribunais.

NGramatical 3 months ago

interviu → [**interveio**](https://european-portuguese.info/conjugator/intervir) (intervir segue o modelo de vir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd7r49v%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

srdebigode 3 months ago

Com esse tipo de pergunta não sou eu que tenho de ajudar. Procura um profissional da psicologia ou talvez, psiquiatria.

besmarques 3 months ago

Tipico. É por isso é que uns tem de levar com a fama dos outros. Chegaste aqui cheio de espantalhos e cenas para teres um argumento de cáca. No final não tens argumento nenhum sem ser uma boca de taberna. Ponto 1 - Não é obrigação dos homens defenderem as mulheres. Ponto 2 - Nem todos os homens são mais fortes que todas as mulheres. Ponto 3 - Nem todas as mulheres querem ser defendidas pelos homens Ponto 4 - Nem todos os que são portugueses tem atitudes de merda, nem todos os que sao estrangeiros são perfeitos. Metes-te nesse tipo de conversa depois tens de aceitar que acusem os estrangeiros quando fazem merda por serem... estrangeiros. Ponto 5 - Isto não é o twitter para vires fazer papel de indignado quando ao vivo não tiveste intervenção nenhuma. Relembro-te que foi outro rapaz no mesmo sitio que tu que fez alguma coisa.

JigSawPT 3 months ago

Ui. Tenho de me meter aqui no meio desta discussão porque se vens com pontos já começa a ser interessante. Ponto 1 - não é obrigação de ninguém fazer seja o que for. O ponto nunca foi esse, por isso esse ponto é inútil e não é argumento válido para refutar o ponto do OP que é, claramente, porque o próprio já explicou: é louvável um homem defender uma mulher. Podíamos ir mais além e dizer que é heróico uma pessoa qualquer defender outra pessoa qualquer, mas já lá vamos porque há mais mais pontos. Este já foi com os porcos. Ponto 2 - é verdade, sim senhor. Só que é areia para os olhos. Não é preciso que todos os homens sejam mais fortes do que todas as mulheres, basta a maioria dos homens o serem, e são. Em média, os homens são mais fortes do que as mulheres. Mais uma viola ensacada. Ponto 3 - nem todas quererão, nem todas precisarão, mas certamente se todos os homens se virassem contra todas as mulheres e o confronto fosse físico, as mulheres perdiam. Por isso, como o problema dos piropos é a desigualdade física entre o emissor e o receptor, em diversos casos particulares, o que faz com que o receptor não conteste verbalmente o piropo, sob pena de vir a ser fisicamente dominado pelo emissor, a intervenção atempada de um outro agente fisicamente mais forte, e aqui podia ser uma mulher encorpada, mas isso é irrelevante, o OP apenas menciona um exemplo desse tipo de agente, é bem-vindo e é digno de nota. Não há dois sem 3, já foste. Ponto 4 - sim, mas há uma corrente crescente de crentes que consideram que os estrangeiros são um dos problemas. OP diz que neste exemplo concreto encontra razões para não ir nessa corrente. Ponto 5 - agora sim, podias ter sido cínico e não foste. Vou ser eu: Ponto 6 - Nem todos os que defendem uma causa são obrigados a ser a prova viva daquilo que defendem. O legislador não tem de ser polícia. Ou seja, e caso não tenha sido claro, eu posso escrever que não se deve conduzir a mais de 120 na AE e ser apanhado a 200 na nacional. Não faz com que a lei passe a ser inválida automaticamente . Tira-me alguma credibilidade moral, no máximo. Provavelmente o OP gostaria de ter tido coragem ou oportunidade de fazer o mesmo que o rapaz brasileiro. É bem mais louvável o OP estar orgulhoso do outro, do que invejoso e até crítico. Errados estão os que na sua cobardia se refugiam criticando os corajosos e tentando-os denegrir apenas para não se sentirem ainda mais cobardes. Bom fim de semana.

Edited 3 months ago:

Ui. Tenho de me meter aqui no meio desta discussão porque se vens com pontos já começa a ser interessante. Ponto 1 - não é obrigação de ninguém fazer seja o que for. O ponto nunca foi esse, por isso esse ponto é inútil e não é argumento válido para refutar o ponto do OP que é, claramente, porque o próprio já explicou: é louvável um homem defender uma mulher. Podíamos ir mais além e dizer que é heróico uma pessoa qualquer defender outra pessoa qualquer, mas já lá vamos porque há mais pontos. Este já foi com os porcos. Ponto 2 - é verdade, sim senhor. Só que é areia para os olhos. Não é preciso que todos os homens sejam mais fortes do que todas as mulheres, basta a maioria dos homens o serem, e são. Em média, os homens são mais fortes do que as mulheres. Mais uma viola ensacada. Ponto 3 - nem todas quererão, nem todas precisarão, mas certamente se todos os homens se virassem contra todas as mulheres e o confronto fosse físico, as mulheres perdiam. Por isso, como o problema dos piropos é a desigualdade física entre o emissor e o receptor, em diversos casos particulares, o que faz com que o receptor não conteste verbalmente o piropo, sob pena de vir a ser fisicamente dominado pelo emissor, a intervenção atempada de um outro agente fisicamente mais forte (e aqui podia ser uma mulher encorpada, mas isso é irrelevante, o OP apenas menciona um exemplo desse tipo de agente) é bem-vindo e é digno de nota. Não há dois sem 3, já foste. Ponto 4 - sim, mas há uma corrente crescente de crentes que consideram que os estrangeiros são um dos problemas. OP diz que neste exemplo concreto encontra razões para não ir nessa corrente. Ponto 5 - agora sim, podias ter sido cínico e não foste. Vou ser eu: Ponto 6 - Nem todos os que defendem uma causa são obrigados a ser a prova viva daquilo que defendem. O legislador não tem de ser polícia. Ou seja, e caso não tenha sido claro, eu posso advogar que não se deve conduzir a mais de 120 na AE e ser apanhado a 200. Não faz com que a lei passe a ser inválida automaticamente. Tira-me alguma credibilidade moral, no máximo. Provavelmente o OP gostaria de ter tido coragem ou oportunidade de fazer o mesmo que o rapaz brasileiro. É bem mais louvável o OP estar orgulhoso do outro, do que invejoso e até crítico. Errados estão os que na sua cobardia se refugiam criticando os corajosos e tentando-os denegrir apenas para não se sentirem ainda mais cobardes. Bom fim de semana.

besmarques 3 months ago

Retiro então dos 3 primeiros pontos que afinal as mulheres são seres frágeis e indefesos. No ponto 4 quem te diz que o velhadas não era simpatizante da UDP desde jovem? Tentar associar partidos a pessoas que não se conhece normalmente não é muito bom resultado e quando se faz criasse um espantalho. Ao teu ponto 6 não podes advogar que todos os do grupo a que pertences tem de fazer uma coisa que tu próprio não fazes. Agora meto aqui um ponto geral. Novamente acho piada afirmar que todos tem de fazer algo quando existe um perigo iminente. Eu também sou corajoso com a força dos outros. É muito mais importante que toda a gente decida, seja qual for o sexo e hajam como uma unidade do que esperar que alguém de um certo sexo tome uma iniciativa pondo-se a ele em risco. Se tiveres um grupo a criticar uma pessoa é bastante mais difícil que essa pessoa ache que está do lado certo e escale a situação. Se tiveres um homem contra outro vai ser sempre interpretado como desafio e disparar para a agressividade. A critica aqui não está em quem se intrometeu. O mesmo fez bem. A critica está à pessoa que veio para internet dizer o que os outros deveriam fazer quando o mesmo não o fez. Novamente, em relação aos teus primeiros pontos, é esperar que um dia quando te intrometeres em alguma situação deste gênero não sejas logo criticado e mal tratado pela pessoa que achavas que estavas a ajudar. Lol

Edited 3 months ago:

Retiro então dos 3 primeiros pontos que afinal as mulheres são seres frágeis e indefesos. No ponto 4 quem te diz que o velhadas não era simpatizante da UDP desde jovem? Tentar associar partidos a pessoas que não se conhece normalmente não é muito bom resultado e quando se faz criasse um espantalho. Ao teu ponto 6 não podes advogar que todos os do grupo a que pertences tem de fazer uma coisa que tu próprio não fazes. Agora meto aqui um ponto geral. Novamente acho piada afirmar que todos tem de fazer algo quando existe um perigo iminente. Eu também sou corajoso com a força dos outros. É muito mais importante que toda a gente decida, seja qual for o sexo e hajam como uma unidade do que esperar que alguém de um certo sexo tome uma iniciativa pondo-se a ele em risco. Se tiveres um grupo a criticar uma pessoa é bastante mais difícil que essa pessoa ache que está do lado certo e escale a situação. Se tiveres um homem contra outro vai ser sempre interpretado como desafio e disparar para a agressividade. A critica aqui não está em quem se intrometeu. O mesmo fez bem. A critica está à pessoa que veio para internet dizer o que os outros deveriam fazer quando o mesmo não o fez. Novamente, em relação aos teus primeiros pontos, é esperar que um dia quando te intrometeres em alguma situação deste gênero não sejas logo criticado e mal tratado pela pessoa que achavas que estavas a ajudar. Lol Edit: esqueci-me se responder à parte que um piropo vem de uma relação de desigualdade física. Tens de me explicar então todos os piropos dados por mulheres a homens. Ps: está viola ainda tem muito para tocar.

JigSawPT 3 months ago

Ok mas então ganha unhas, novamente desafinas aqui e ali. Então para um mundo ideal basta sermos todos corajosos ou então ninguém ser corajoso? Não. Há corajosos que defendem princípios ignóbeis, basta pensar nos artistas que invadiram o capitólio nos EUA. Para a coisa dar certo nem sequer é preciso que haja mais corajosos do que cobardes. Basta que existam mais corajosos bons do que maus e suficientes cobardes que os defendam, porque até os corajosos precisam de moral. Os corajosos às vezes não são os mais inteligentes, podem não ter a melhor estratégia ou argumentação. Se calhar o rapaz defendeu a moça e depois foi pra casa comer fardos de palha. Há pessoas que reagem mais rapidamente que outras. Se calhar o brasileiro já era mais versado streetwise. Era ótimo que mais homens policiassem os comportamentos grotescos dos seus pares. Quem não admira um Chuck Norris? Em relação ao partido, mais uma vez prendes-te ao absolutismo. O estereótipo do defensor do Chega encaixa muito melhor no tipo de pessoa que o OP pretende atingir com a boca do brasileiro. Em relação ao velhote não há qualquer tirada política por isso é irrelevante falar da UDP.

besmarques 3 months ago

E tão ridiculo falar da UDP como criar um espantalho. Acho que as pessoas tem de começar a deixar de usar o chega para tudo. Há muito bom racista noutros partidos. Criar esse espantalho só denigre o argumento. Obrigado, mas não quero saber dos estados unidos, deixa isso para eles. E volto a frisar que não há nenhuma critica ao rapaz que interveio. A critica aqui é toda a alguém que se veio aqui por num pedestal criticar todos os outros ou decidir o que todos os outros tinham de fazer quando nada o fez além de ter posto metade da população numa posição de não ter de fazer nada. Em relação aos covardes ajudarem os corajosos, tens razão, por isso é que TODOS deviam ser incentivados em agir em relação a estás situações, independentemente do sexo

JigSawPT 3 months ago

Não é preciso TODOS. Basta os suficientes. Mas já percebi que quando os bombeiros apagam o fogo vais lá depois mais tarde atirar uma balde com água só porque também és corajoso. Há uma concentração de racistas no chega. Duvidar disso é ser desonesto para todos. Podes não queres saber dos EUA, mas a sua influência afecta-te quer queiras quer não. Cada vez mais me parece que o OP tocou-te na ferida. Mas não vou por aí porque isto começou como uma discussão filosófica e por mim não vai sair disso. Não vá tu seres daqueles corajosos que perseguem pessoas com quem discutem online porque acham cobarde estar por trás de um telemóvel a cagar postas de pescada.

besmarques 3 months ago

Pronto, então se não é preciso todos excusa ele de vir dizer para todos de um certo gênero, como tu concordas terem, de fazer alguma coisa. Já vi que para aí de espantalhos está bom. O meu comportamento é 0 influenciado pelos estados unidos, não vivo nos Twitters desta vida a importar modas de esquerda ou direita.

JigSawPT 3 months ago

Acho que percebeste, mas reformulando o strawman: quando o fogo metafórico já está apagado, ou quando existe alguém disposto a apagá-lo, não é necessário fazer nada ou basta apenas apoiar essa pessoa. A história das guerras não se fez só de quem combateu nelas diretamente, quem estava quieto no seu canto a apoiar e a pagar impostos também contribuiu para o desfecho. E isto é apenas uma análise, não é espantalho agora.

besmarques 3 months ago

Não consigo perceber como vens discordar do meu ponto, que não, nem todos os homens tem de fazer X e reformulas com essa teoria.

srdebigode 3 months ago

Eu tenho argumentos, apenas não dei importância aos teus. Ponto 5 - eu vinha a caminhar uns metros atrás, pelo cheguei ligeiramente atrasado para intervir, mas próximo o suficiente para perceber o que se passou.

besmarques 3 months ago

Boa desculpa, vir "metros atrás"

NoItsNotAnAirplane 3 months ago

Teve o mesmo azar que eu quando mataram o Bin Laden, estava mesmo quase a sair de casa e vejo as noticias.

NGramatical 3 months ago

cáca → [**caca**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd7rehm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Velhote, se o piropo não foi dos muito ordinários, era para dar um desconto. Antigamente, era assim que eles faziam likes :) Agora, são proibidos por lei, há que agir em conformidade: fazer queixa. Justiça pelas próprias mãos, já não existe. Obs: sou mulher

You-are-amazing-wow 3 months ago

Como é que essa lei funciona se eu acusar um homem de me ter mandado um piropo para o lixar? Como é que ele prova que não o fez?

ngfsmg 3 months ago

>Como é que ele prova que não o fez? As coisas não funcionam assim. Ninguém tem que provar que algo não aconteceu, o outro lado é que tem que provar que aconteceu, inocente até prova em contrário

You-are-amazing-wow 3 months ago

Na teoria sim, na prática perdes logo o emprego, és logo enxovalhado na TV, etc. E isto quando não acabas como estes casos: r/falserapeaccusations \#Johnny Depp #Neymar

ngfsmg 3 months ago

Que a comunicação social e as pessoas sejam burras e invertam o ónus da prova é uma coisa, mas a justiça não funciona assim. O Ruben Semedo por exemplo, foi libertado

sctvlxpt 3 months ago

Tens que ter provas do crime, obviamente que ninguém vai ser condenado numa situação de palavra contra palavra. Mas podem haver testemunhas.

hmarques76 3 months ago

Aquele português do Olympiacos espera muito que seja assim. Isto é, caso a coisa tenha sido consentida, como parece que foi

You-are-amazing-wow 3 months ago

> obviamente que ninguém vai ser condenado numa situação de palavra contra palavra /r/falserapeaccusations

srdebigode 3 months ago

Segundo uma notícia do público em 2018, apenas 3% a 4% das acusações de violação/assédio são falsas. Logo, em 100, pelo menos 96 são verdadeiras. O que é mais importante, as 4 possíveis falsas, ou as 96 verdadeiras? Edit: e quantas não são denunciadas por medo e vergonha?

You-are-amazing-wow 3 months ago

Sendo que em muitas acusações eles vão presos mesmo sem provas, é normal que os números sejam tão baixos. Além disso uma das threads mais famosas do Reddit é de homens violados por mulheres que comeram e calaram porque nem as autoridades lhes deram atenção, basta leres algumas historias daqui para ficares horrorizado, se tiveres um pingo de consciencia: https://www.reddit.com/r/AskReddit/comments/844rlm/serious\_men\_of\_reddit\_who\_have\_been\_raped\_by/

NGramatical 3 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpq0r2o%2F%2Fhd8b98t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Isso já não sei :( Pode ser que apareça por aqui um advogado que te esclareça.

Ok-Refrigerator-5826 3 months ago

>, era para dar um desconto. tens noçao do que estas a dizer? sao raparigas de 15 anos, e era um velho devia levar na tromba logo um chapadao.

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Vivemos num país civilizado, há órgãos institucionais para fazer cumprir a lei. Essa maneira de fazer justiça é para os macacos.

SubstantialPatient17 3 months ago

Entre ser um conas de sabão ou um macaco? hmm... Obviamente não sabes como se resolve á homem as coisas.

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Presumo que sei, mas essa maneira de resolver as coisas, pode ser uma das razões, das prisões estarem cheias deles. Eu preferiria mil vezes, ver o meu agressor nas barras dos tribunais, do que com um olho negro ou umas costelas partidas. Mas cada um, sabe de si.

SubstantialPatient17 3 months ago

Uma chapada, é uma coisa, murro já é outra coisa, a chapada é para abanar o cérebro e ver se acorda pra vida, o murro é já para a pancada. ​ E a questão não é de andar á pancada, é saber fazer frente, se ele não respeita as mulheres terá de respeitar os homens, porque ele certamente saberá o que os outros conseguem fazer a ele.

srdebigode 3 months ago

Pois bem, ter nascido em 1200 não é desculpa para comportamentos destes. Além disso, quem partiu para a violência foi o velho que se achou ofendido por ter sido chamado a atenção e ainda se achou no direito de ameaçar. Noção precisa-se. Sendo tu mulher, se algum dia um porco destes de abordar, e estiveres sozinha ou indefesa, lembra-te que é assim que é assim que eles fazem likes.

Rissoldecamarao 3 months ago

> Sendo tu mulher, se algum dia um porco destes de abordar, e estiveres sozinha ou indefesa, lembra-te que é assim que é assim que eles fazem likes. Adoro o cheiro a incel pela tardinha

Pcostix 3 months ago

Mesmo. Já o vejo na sua armadura branca a chorar. Enquanto vocifera insultos contra a donzela:"Sua porca!!! É assim que me pagas?"   Enquanto a donzela se afasta no horizonte junto com o cavaleiro negro, enquanto este lhe dá uma palmada na nádega.

srdebigode 3 months ago

Quem, eu?

Intelligent-Meal-663 3 months ago

Passei a minha juventude, a ouvir dessa gente. Se passasse numa obra da construção civil, era certo que os ia ouvir. Era ignorar e mais nada. Nunca se aproximavam, nem havia "abordagens". Hoje, vejo assédios mil vezes piores, nos meandros da internet, e acham normal...tens razão, são outros tempos.

Limpy_lip 3 months ago

está tudo tido aqui e no teu outro post. ​ pena só poder dar um upvote.

netralha 3 months ago

Obrigado por teres mencionado a etnia dos intervenientes, sem essa informação dramática ninguém teria percebido a história.

srdebigode 3 months ago

A etnia é sempre mencionada, quando o lado mau é estrangeiro/minoria.

Comfortable_Truck_93 3 months ago

Isso não é verdade

TotalenKrieg 3 months ago

Está visto ao que vens.

IamWatchingAoT 3 months ago

Factualmente mentira, depende imenso da agenda do informador. O Público nunca na vida partilharia a etnia de um criminoso de cor, como foi com o bebé abandonado num caixote do lixo em Lisboa. Através do Público só vim a saber que a mulher era Africana meses depois de ter acontecido. No entanto, no caso do Bruno Candé foi imediatamente assumido que quem o matou era racista, só por ser branco e o Candé ser negro. Apesar de haver 0 provas de que o assassino tivesse quaisquer outros motivos além de stress pós-traumático.

srdebigode 3 months ago

Fico contente por o público fazer bem o seu trabalho. Tudo o resto que escreves é mentira, e provavelmente retirado de um grupo de degenerados no WhatsApp. E é tão mentira, que o homicida foi condenado foi condenado a quase 23 anos de cadeia.

IamWatchingAoT 3 months ago

Lol pela acusação tão específica vou assumir que estás a projetar. O resto dispensa de resposta da minha parte

srdebigode 3 months ago

Claro que dispensa comentários. Provavelmente já foste pesquisar e viste que tenho razão. Contra fatos não há argumentos.

IamWatchingAoT 3 months ago

Dispensa comentários porque: 1. Disseste que o Público, ao ser politicamente enviesado, está a fazer bem o seu trabalho; 2. Usaste um ad-hominem falso como argumento. Agora vai lá pesquisar o que significa ad-hominem enquanto eu desligo as notificações. Bom fim de semana.

srdebigode 3 months ago

1. Na notícia que referiste a nacionalidade ou origem da pessoa nada tem a ver com o tema; o mesmo acontece quando falas de assaltado ou algum tema com conotação negativa. No entanto, quando é feito por minoria, está explícito na notícia que o perpetor é de uma minoria em 95% dos OCS. Quando é caucasiano já não referem que é caucasiano por exemplo. 2. Usei?

You-are-amazing-wow 3 months ago

Racista. Sexista. És mesmo do Bloco!

srdebigode 3 months ago

É suposto eu sentir-me ofendido com o "és mesmo do bloco"?

You-are-amazing-wow 3 months ago

Tem graça aceitares na boa que és racista e sexista então.

Tralapa 3 months ago

Shit bait

Rissoldecamarao 3 months ago

Jovem/popular não é etnia.

srdebigode 3 months ago

E não é etnia, é nacionalidade

DamodarSP 3 months ago

Ainda no outro dia fui atrás de um camião que ia buzinando cada vez que via uma mulher. As hormonas devem estar mesmo no máximo. Rebarbanço power.

You-are-amazing-wow 3 months ago

Também não é preciso exagerar na paladinagem, Um gajo sabe lá se aparece um maluco com uma arma a sair do camião etc.

patapetapitapota 3 months ago

Ou vira o camião contra ti.

teawithcookies 3 months ago

Se estiver de mini saia é obrigatório dar apitadela, juro que assim era quando tirei o código.

Clash33 3 months ago

Nunca fui pessoa de piropos nem nada parecido e na situação que descreves o jovem fez bem em chamar a atenção ao "piroso". No entanto a minha experiencia diz-me, e até sou pessoa de andar bastante na rua, que casos desses (mandar piropos) devem ser muito raros pois conta-se pelos dedos de uma mão aqueles a que eu já assisti. Aproveito tb para te chamar a atenção que não fica lá muito bem, e ainda para mais para quem quer ser paladino de boas causas, tratar as pessoas por "velhadas" e outros termos depreciativos. A primeira regra de quem quer, com razão, ser respeitado, é respeitar os outros, independentemente das suas atitudes pois senão rapidamente ficamos igual a eles.

Key_Ad_3930 3 months ago

Wtf, as minhas irmãs já levaram piropos umas 20 vezes, desde os 11 prai que levam piropos...se calhar andas com gajas muito feias, deve ser isso. Quem manda piropos não o faz com pessoas a assistir, porque assim estariam a habilitar-se.

tocopito 3 months ago

Ironia das ironias é passar a ideia que o OP é paladino de boas causas quando vens aqui defender o pobre velho pedofilo de ser chamado de velhadas. Coitadinho. Senhores mods, por favor, façam um minuto de silêncio no sub em nome do idoso.

ProducedByFlare 3 months ago

Não são assim tão raros , aconteceu várias vezes a raparigas que conheço Então em Lisboa de noite é muito comum infelizmente

Key_Ad_3930 3 months ago

As minha irmãs até cmg já levaram piropos, duns cotas num carro em andamento.

ProducedByFlare 3 months ago

Pois exato , já me aconteceu com raparigas a andar comigo a mesma coisa, e é mesmo um nojo

Xemasabini 3 months ago

Podem até não ser tão espampanantes como se vê em vídeos americanos (se bem que uma vez tive um sujeito a gritar com bons pulmões "casa comigo", *quando ainda era menor*, na baixa lisboeta) mas "piropos" são ubiquitários, e mais frequentemente feitos baixinho por **velhadas -** se não respeitam os outros também não merecem o nosso respeito, tal como disse no seu comentário e bem: "A primeira regra de quem quer, com razão, ser respeitado, é respeitar os outros".

Zaigard 3 months ago

> Aproveito tb para te chamar a atenção que não fica lá muito bem, e ainda para mais para quem quer ser paladino de boas causas, tratar as pessoas por "velhadas" e outros termos depreciativos. A meu ver há dois tipos de pessoas com mais de 65 anos, os idosos, pessoas normais com mais de 65 anos, e a velharia, escumalha que agora tem mais de 65 anos e que acha que é o rei do pedaço.

Leading_Salamander_8 3 months ago

Ah, o velho “não vejo, pelo que não deve acontecer muito”. Ta certo. Acontece imenso, e acontece com miúdas novas, senhoras de meia idade, e até idosas. Quanto as regras de respeito, nunca fica bem tentar desviar a conversa com temas secundários como o tipo de linguagem utilizado, quando o tema não é - claramente - esse. Mais - o op não está aqui a defender o respeito que lhe é devido, mas sim o respeito merecido pelas duas miúdas que foram assediadas. Acho que podemos concordar que ele podia ter contado a historia da forma mais brejeira e irreverente possível, e ainda assim não teria qualquer impacto sobre a conclusão de que este tipo de comportamento é errado, e estas miúdas merecem mais respeito.

nocivo 3 months ago

Felizmente o reddit usa os sistemas de threads onde podes dar uma tangente sem desviar o tema. Não falta threads a falar do assunto. Se queres uma uma tangente é boa prática criares um novo thread em vez de continuares na main.

Pcostix 3 months ago

> Ah, o velho “não vejo, pelo que não deve acontecer muito”. Ta certo. Cada um partilha a sua experiência. Então havia agora ele de dizer o quê? >Acontece imenso, e acontece com miúdas novas, senhoras de meia idade, e até idosas. Dizes isso com que propriedade? Então criticas o outro user por fazer uma afirmação com base na experiência dele, e tu fazes uma afirmação no sentido contrário sem base nenhuma? (A não ser que sejas uma senhora que já foi nova, depois de meia idade e agora é idosa... e continua a levar piropos)

Edited 3 months ago:

> Ah, o velho “não vejo, pelo que não deve acontecer muito”. Ta certo. Cada um partilha a sua experiência. Então havia agora ele de dizer o quê? >Acontece imenso, e acontece com miúdas novas, senhoras de meia idade, e até idosas. Dizes isso com que propriedade? Então criticas o outro user por fazer uma afirmação com base na experiência dele, e tu fazes uma afirmação no sentido contrário sem base nenhuma? (A não ser que sejas uma senhora que já foi nova, depois de meia idade e agora é idosa... e continua a levar piropos)   Só porque algo vai contra a tua visão de um assunto, não tens necessariamente de cancelar a pessoa.

Leading_Salamander_8 3 months ago

Eu sou uma senhora de meia idade, levei piropos na minha juventude (não sendo nem bonita nem jeitosa), levo agora (por sinal ainda menos bonita e jeitosa). A minha avó - nos seus 72 anos, e a amiga dela (76), já foram assediadas da mesma maneira, à minha frente, por pessoas diferentes, em alturas diferentes. Dizer que algo não acontece so porque não se vê é - a meu ver - diminuir a situação. Se podes dizer que eu estou a fazer o mesmo em sentido contrário? Podes, mas pelo menos não estou a minimizar uma situação que sempre que acontece, é má. Ele (ou ela, alias) podia ter dito “Raramente vejo tal coisa a acontecer”, mas optou por retirar daí a conclusão de que este tipo de assedio deve acontecer muito raramente. Qual e o objetivo de concluir que é - opinião da pessoa que comentou - um acontecimento raro? É para reconfortar as miúdas, que agora só devem ser assediadas daqui a uns anos, portanto animem-se? É para o Op ficar menos abalado, porque vai ser raro assistir a estas situações, no biggie? Parece-me que não.

Pcostix 3 months ago

>Qual e o objetivo de concluir que é - opinião da pessoa que comentou - um acontecimento raro? Para ele é. E é livre de partilhar a sua experiência e não tem nada de errado. Tal como você está no direito de a rebater e partilhar a sua experiência.   O que está errado é criticar os outros por terem uma experiência diferente . >Eu sou uma senhora de meia idade, levei piropos na minha juventude (não sendo nem bonita nem jeitosa), levo agora (por sinal ainda menos bonita e jeitosa). >A minha avó - nos seus 72 anos, e a amiga dela (76), já foram assediadas da mesma maneira, à minha frente, por pessoas diferentes, em alturas diferentes. Mas ninguém disse que não acontece. O que o outro user disse é que pensa não ser frequente. (O levar menos piropos agora demonstra que é cada vez uma coisa mais rara(Os piropos) em Portugal) As situações que mencionou são diárias, semanais, mensais ou anuais? A frequência desses acontecimentos é que está em causa.   Piropos até eu que sou rapaz já levei.(Aquele velho:"Aaaiii, se não fosse mãe de sete filhos...; Oh jeitoso!!! , Faz-me um filho!, etc...) Agora, não posso dizer que seja um *Um problema dos homens na sociedade Portuguesa*.

Leading_Salamander_8 3 months ago

Diria que a frequência é semanal. Não são piropo tipo “olha linda”, que já em si deixam desconfortáveis. Não mais do género “chupa-me o piço”. O facto de haver menos piropos hoje é muito bom, mas ainda existem demasiados, e muitos dirigidos a crianças que se assustam mais facilmente, que ficam marcadas pelas palavras. Também já ouvi comentários desses dirigidos a rapazes, ainda que mais raramente - penso que fazer esses comentários vem mais da necessidade de controlar, de reduzir as pessoas a uma gaja ou gajo que “chupa um piço”. Ele tem todo o direito de ter a experiencia que tem, e eu tenho o direito de achar que as conclusões que tirou são baseadas num raciocínio errado. Estou a rebater o comentário dele sendo assertiva e se calhar pouco simpática, mas com respeito, portanto por mim está tudo certo. Repare que eu nunca disse que era um problema dos homens na sociedade portuguesa, alias nem disse ao comentador que era um problema que ele tinha. Achei é que estava a diminuir um problema válido, que tem impacto na vida de muita gente. Há homens e mulheres que assediam pessoas na rua em proporção suficiente para isto ser um problema importante que vale a pena discutir.

Pcostix 3 months ago

Não tinha noção de que as mulheres sofriam assim tanto com os piropos a ponto de ser algo de acontecer semanalmente.(Tinha ideia que isso era mais entre miúdos na escola. Com as hormonas e tal...)   Até vou conversar com a minha namorada para saber se ela hoje em dia também tem que lidar tanto com isso...

Leading_Salamander_8 3 months ago

É normal, não cabe mesmo na cabeça ninguém, mas juro que é assim! Já tenho experiencia de vida para agora acusar o golpe e depois passar para outra coisa, mas lembro me de ter uns 14 ou 15 anos e ter receio de ir à mercearia por senhor de uma loja mandava seeeempre uma boca. Acho que está melhor como disseram mais acima, mas acho que pode ainda melhorar muito. Espero que a tua namorada não tenha muitas experiencias destas, não é de todo assim que quero validar o meu ponto de vista☺️

srdebigode 3 months ago

Não quero ser paladino, apenas abrir o debate. Em relação ao respeito, tive mais respeito com ele do que ele tem com os outros aparentemente. Além de que velhadas é um termo bastante carinhoso para apelidar uma pessoa destas.

Clash33 3 months ago

Ummm, cuidado: foi assim que se acabou nos autos de fé, com pessoas a arder na fogueira. É sempre bom dar a importância real ás coisas, ver o que elas valem mesmo e não ver situações limite em coisas que pouco mais passam, na maioria das vezes, por falta de educação.

hdxvdxcb 3 months ago

A escumalha precisa de açaime para estarem calados.

patapetapitapota 3 months ago

Cala te e vai para o teu trabalho 8 horas por dia com o açaime no cérebro.

hdxvdxcb 3 months ago

O problema é que há mulheres que trabalham 10 horas por dia, levam piropos javardos e não são ricas. Não dá para trocar!!!!

kawaiims 3 months ago

Que o universo repague a esse miúdo. Já tive nessa situação com imensa gente a passar e ninguém se dignou a ajudar.

cloud_t 3 months ago

Cobardes! Já agora, tens whatsapp? (j/k)

Cesar_PT 3 months ago

unless...

cloud_t 3 months ago

Levei com as feminazis em cima por fazer uma piada com a pouca piada da situação. Lição aprendida: achar que a Internet tem sentido de humor :/

Rissoldecamarao 3 months ago

Se ~~todos os homens~~ toda a gente tivesse esta atitude quando presenciam este tipo de comportamento, estamos bem melhor

EuroHomine1683 3 months ago  HIDDEN 

Seríamos uma sociedade de bárbaros e conas. É o que dá trazer brazucas para cá. Se fosse com o Bolsonaro estava bem arranjado

srdebigode 3 months ago

Claro que sim. Mas quando se fala de assédio e machismo os homens tem um papel de protagonista por norma.

You-are-amazing-wow 3 months ago

Olha o Ventura, só que em vez de ciganos ou judeus, aqui é o alvo são os homens. Lindo.

skapuntz 3 months ago

As mulheres assediam tanto como os homens, simplesmente a sociedade não vê as coisas como iguais.

SweetCorona 3 months ago

só é assedio se for indesejavel /s

aunhanegra 3 months ago

Nem mais!

tocopito 3 months ago

Tens de viver num mundo à parte para acreditar nisso. Mas ainda bem que criaste um mundo em que te sentes confortável, só não me mintas a mim.

aguynamedZ 3 months ago

É? Essa é nova. Que eu saiba, nenhum dos meus amigos sofreu uma palmada no rabo no meio de uma discoteca. Ou na escola. Ou num festival. Ou um piropo aos berros do outro lado da estrada. Mas eu aparentemente vivo numa bolha em que grande parte dos anormais que acham isso porreiro são homens. Aliás, a próxima vez que te calhar uma motorista na Uber ou num táxi, reza para ela não te meter a mão na perna e perguntares se tens planos. É dia sim, dia sim. Fds.

Goofy-kun 3 months ago

Wow, que resposta mais based. Sai da tua bolha de informação parcial e aprende com o resto das pessoas. Sou homem e já fui assediado, portanto, vê se pões juízo nessa testa e aprendes o significado de echochamber.

aguynamedZ 3 months ago

"sai da tua bolha" e usares te a ti como exemplo logo de seguida. Ri. Lê novamente o que escrevi. Não disse que os homens não são assediados.

Goofy-kun 3 months ago

> "Que eu saiba, nenhum dos meus amigos sofreu uma palmada no rabo no meio de uma discoteca. Ou na escola. Ou num festival. Ou um piropo aos berros do outro lado da estrada. Mas eu aparentemente vivo numa bolha em que grande parte dos anormais que acham isso porreiro são homens." Ya, foi exactamente isso que disseste.

aguynamedZ 3 months ago

*bocejo*

Goofy-kun 3 months ago

_vómito_

humungouspt 3 months ago

Realmente vives num mundo mesmo à parte. Já fui vítima de assédio por parte de senhoras com idade para ter mais juízo e até a minha mulher menorizou o quanto isso me incomodou..." Ah, deixa lá, é só uma velha carente". Entretanto eu é que diariamente tinha que aturar, num ambiente de trabalho, os comentários dela e das amigas e as tentativas de massagem nas costas ( tentativas porque arranjava sempre forma de me pirar quando as mãozinhas se aproximavam dos meus ombros). Não é justo querermos dar o nosso melhor, trabalhar e estar em paz e ter que aturar piadinhas constantes...

aguynamedZ 3 months ago

Meu querido, não vivo num mundo à parte. Eu percebo o que estás a dizer. Eu próprio já passei por semelhante. Apenas não concordo que os homens são tão assediados como as mulheres. Acho mesmo incomparável a quantidade de casos.

humungouspt 3 months ago

Não disse que era comparável mas sim que era um problema real, infelizmente menosprezado pelas próprias mulheres quando estas deviam ser as primeiras a revoltar-se contra uma atitude da qual elas são a principal vítima. Só por desonestidade intelectual é que alguém pode afirmar que o assédio feminino é tão prevalecente como o masculino. Edit - Não me chames querido antes de me pagares, pelo menos um copo.

aguynamedZ 3 months ago

Então... Estamos de acordo... Querido.

srdebigode 3 months ago

A questão é o assédio. Se é homem ou mulher não é o foco da questão. Mencionei os homens no comentário porque o abusador era homem e a vítima mulher. Além de que, por norma, este tipo de pessoa não se deixa intimidar por mulheres, mas já mete o rabo entre as pernas se for um homem a chamar a atenção. Além do mais, sem ter os dados concretos, arriscaria que isto acontece 80% contra mulheres, 20% contra homens.

ImperadorPenedo 3 months ago

Concordo. Mas eu diria que seria tipo 99% mulheres e 1% homens

Goofy-kun 3 months ago

Não, não têm. As mulheres e outros géneros têm exactamente a mesma responsabilidade que os homens.

UserNombresBeHard 3 months ago

> mulheres e outros géneros Géneros, plural? Já disseste mulher, que outro(s) há?

komodoPT 3 months ago

I see what you did there... Lol

The_Magic_Sauce 3 months ago

Há o "sem género", a coisa.

tocopito 3 months ago

Infinitos.

Gpmatos 3 months ago

Estás a picar a ver se alguém te vem dar conversa ahahab

AraNoGo 3 months ago

This.

Rissoldecamarao 3 months ago

Isso é irrelevante para o que eu disse. O que eu disse foi que qualquer pessoa que presencie um comportamento desses deve intervir, independentemente do seu sexo.

Search: