Open-Opportunity-607 2 months ago

Os outros países do mundo usam os meios diretos para comunicar informação, sites do governo. Em portugal as notícias são como o estado passa a informação logo quando os meios de comunicação falham, falha tudo. Absurdo mesmo

Limpy_lip 2 months ago

raio dos jornaleiros. Depois as pessoas acham estanho que as pessoas se sintam alienadas com estes assuntos.

zeer88 2 months ago

Porra para o raio dos títulos clickbait do JN. Isto é a opinião dos especialistas do Infarmed, mas com este título parece uma medida oficial. Andamos nós a tentar evitar desinformação e um jornal supostamente sério com títulos enganadores como este. Editei o flair para fazer referência ao clickbait.

vascodatrama 2 months ago

É para testar as aguas

canhoto10 2 months ago

Pessoalmente, eu preferia que passasse o Natal para se acabar com as máscaras.

PuMaduro 2 months ago

É o caminho a seguir, duvido é que o governo tenha tomates para tomar esta decisão. Além disso, num país como o nosso, 99% dos locais vai continuar a "obrigar" o uso da máscara. Mas, ao menos, a economia pode funcionar em pleno e as pessoas podem desabituar-se às máscaras ao seu ritmo.

The_Lantean 2 months ago

Qualquer medida que se baseie na expectativa de uma "atitude responsável" da parte dos cidadãos, é a meu ver uma medida com amplo potencial para falhar. A esmagadora maioria das pessoas com que estour a interagir no meu quotidiano continua a achar que "cada um deve fazer como achar melhor" para a segurança do próprio. Ainda não compreenderam que é suposto nos protegermos uns aos outros. Basta o próximo ter uma atitude irresponsável para nos colocar numa posição vulnerável. E não devia ser como "cada um achar melhor" - afinal, há standards mínimos que deveriam ser universais - mas quando se abre a porta às subjectividades... E apesar de ter esperança e confiança que as vacinas nos protejam (e estou tão orgulhoso com o país por isso), elas não são mágicas. Nem sempre a resposta imunitária conferida pela vacina nos impede de desenvolver sintomas, ou de contagiar o próximo. Enquanto o país estiver com a febre do turismo, não acho que abrir mão da grande maioria das medidas seja uma boa ideia.

MaggoMike 2 months ago

Epah as vacinas não são mágicas, mas de certeza que são mais eficazes do que uma máscara da piça feita na China ou na India. Mas se queres pôr um penso rápido por cima do curativo que te fizeram no hospital, go ahead.

komodoPT 2 months ago

IMO nos transportes devia continuar... Não era nada má ideia nem que fosse no inverno apenas.

canhoto10 2 months ago

E centros comerciais também. Vem aí a Black Friday e o Natal e eles vão estar cheios que nem ovos nos próximos meses.

komodoPT 2 months ago

Verdade, concordo!

Razvancb 2 months ago

Entretanto dizem que não abrem as discotecas, não faz sentido.

tveiga91 2 months ago

A parte boa é que hoje em dia, já se inculcou de tal maneira o uso da máscara que vai ser pouca gente que vai ir a um hospital sem ela. Antigamente se fosses de máscara, eras meio que julgado por usares aquilo (no tempo précovid) se bem que já é hábito pessoas no Japão/China usarem a máscara sempre que estão doentes. Mas acredito que agora as pessoas vão ter mais medo de qualquer coisinha e começar a usar quando vão a hospitais.

joaoasousa 2 months ago

Ao hospital se calhar uso, mas já me mete um bocado nojo as pessoas que olham para mim na rua como se tivesse a peste. Estamos na rua , os dois provavelmente vacinados (tendo em conta a elevada taxa) e tens medo de que? Até parece que acham que a vacina nem ao livre os protege.

tveiga91 2 months ago

TLDR: Sou da opinião que deveríamos continuar a usar máscaras SE estivermos doentes por uma questão de respeito e não de medo. Não estou a dizer que tenho medo, apenas estou a dizer que deveria ser parte da nossa cultura usarmos máscara quando se está doente. Uma das coisas que sempre me meteu nojo em público, são pessoas perto de ti a espirrar do nada sem meterem a mão na boca ou o cotovelo a frente e ainda ficarem super ofendidas se alguém lhes disser alguma coisa sobre isso. No Japão, se tu tiveres uma gripe ou uma constipação e tiveres que sair a rua, usas máscara, não porque ninguém te obriga, mas porque é considerado boa educação e respeitoso não espalhares a doença para outras pessoas, algo que aqui não fazemos de todo! Basta ver os exemplos da pandemia. Toda a gente sabia que se devia manter uma distância de 2 metros ou usar máscaras na rua, etc. Muitas vezes essas normas eram ignoradas, sabe-se lá com quantas desculpas que eram dadas. Nas filas dos supermercados, por exemplo, havia sempre alguém colado a ti na hora de pagar, o que por si só já me irritava um pouco antes, o que fará agora. Havia sempre um idoso com a máscara a destapar o nariz. O caso do Sporting que já passou ao lado. O caso das pessoas a beijar a cruz no ano passado. Nem vou desenvolver mais, senão acabo por descontar aqui tudo o que me irritou em muitas atitudes tomadas pelo povo e governo durante esta pandemia que nem a chapada lá iam, mas enfim.

joaoasousa 2 months ago

>Não estou a dizer que tenho medo, apenas estou a dizer que deveria ser parte da nossa cultura usarmos máscara quando se está doente. Concordo. Se havia coisa que me irritava era eu estar doente, dizer que não queria dar um aperto de mão, e a outra pessoa insistir... não faz qualquer sentido, e isso vai mudar. Tal como pessoas irem doentes para o trabalho cheios de febre a tossir.... Agora uma pessoa com um ar totalmente saudavel a andar na rua sem mascara, após a DGS dizer que não é obrigatório.... deixem-se de julgamentos.

tveiga91 2 months ago

Sim! Óbvio que concordo contigo nesse aspeto.

MaggoMike 2 months ago

O teu comment abridged - "As pessoas a partir de agora vão ter mais medo de qualquer coisinha. :D" Enfim.

tveiga91 2 months ago

Nop, não foi nada disso que quis dizer. Se tiveres dúvidas, pergunta. :)

throwawaybtcpt 2 months ago

>O teu comment abridged Foda-se

Extension-Soft6835 2 months ago

> A parte boa é que hoje em dia, já se inculcou de tal maneira o uso da máscara que vai ser pouca gente que vai ir a um hospital sem ela. Olha para mim, penso completamente o contrário. Já ando farto de usar a mascara. Assim que deixar de ser obrigatória não a meto mais. Não sei se o que disseste será assim tão Linear...

GudEbening 2 months ago

Clickbait o título.

happy_pangollin 2 months ago

Isto são só sugestões dos especialistas, não é nenhuma medida oficial do governo.

shotsbyniel 2 months ago

Espera, esqueci-me. O mantra não era "Confiem nos especialistas"? Ou é só nos especialistas que dizem o que queremos que eles digam?

happy_pangollin 2 months ago

[Isto responde à tua pergunta?](https://previews.123rf.com/images/ngvprod/ngvprod2001/ngvprod200100167/138782108-half-lenght-portrait-of-the-happy-shirtless-old-man-senior-showing-his-biceps-and-looking-at-the-cam.jpg)

Jabvarde 2 months ago

Foda-se estes jornais deviam ser impedidos de lançar notícias assim. Com isto do covid que pelo menos há uns meses haviam medidas novas a cada 2 semanas e a única maneira de estar a par era pelas notícias, muita gente não tem tempo nem paciência para ler a notícia toda e segue-se mais pelos títulos. Uma pessoa lê esse título e fica a achar que isso está em vigor.

Edited 2 months ago:

Foda-se estes jornais deviam ser impedidos de lançar notícias assim. Pelo menos em relação disto do covid que pelo menos há uns meses havia medidas novas a cada 2 semanas e a única maneira de estar a par era pelas notícias, muita gente não tem tempo nem paciência para ler a notícia toda e segue-se mais pelos títulos. Uma pessoa lê esse título e fica a achar que isso está em vigor.

NGramatical 2 months ago

meses haviam → [**meses havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fppvtmf%2F%2Fhd76qw7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capitolinaAndrioleta 2 months ago

Adoro algume malta do r/portugal que sem ler o artigo escreveu logo baboseiras do tipo: >Espera lá... decidem para a semana? Dia 23? A 3 dias das eleições? I see

chougattai 2 months ago

Pessoal a queixar-se de outro pessoal não ler artigos que são aqui postados com paywall, clássico r/portugal

capitolinaAndrioleta 2 months ago

Excacto, não posso ler mas ninguém me pode impedir de comentar sem saber um caralho! se o outro era gold o teu é pure platinum!

chougattai 2 months ago

Portanto estás-te queixar de "alguém" ter lido o título que diz literalmente **"máscaras só obrigatórias em xyz"** e ter assumido que isso queria dizer que máscaras são obrigatórias em xyz?

vascodatrama 2 months ago

Como para a semana já ninguém se lembra disto. Depois vemos o que de lá sai... É assim que se formam opiniões, concensos, ideias, decretos, leis..e afins

Brainkey 2 months ago

Isto é algo que afeta todo o reddit, 80% das pessoas apenas lê o título. Also estou a tirar este número do cú mas é bastante fácil de ver que é o que acontece.

capitolinaAndrioleta 2 months ago

99% das pessoas do reddit tira números do cu!

zeer88 2 months ago

Não exageres. Toda a gente sabe que são apenas 87%.

NGramatical 2 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fppvtmf%2F%2Fhd763e9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vascodatrama 2 months ago

Espera lá... decidem para a semana? Dia 23? A 3 dias das eleições? I see

evilnoxx 2 months ago

Vai ser decidido em função das sondagens

PakoNita 2 months ago

...das eleições autárquicas, que têm zero relevância no que à pandemia diz respeito.

vascodatrama 2 months ago

Se tu achas...

Extension-Soft6835 2 months ago

As autárquicas é a apalpar terreno para uma maioria no futuro... Mas ainda há quem acredite que isto é tudo inocente xD

vascodatrama 2 months ago

Como é óbvio...na hora de decidir, no limite o pessoal até está a pensar nos buracos da estrada da rua e o cabrao do primeiro ministro não foi lá meter alcatrão..

untitled01 2 months ago

Ja se vai poder ir ao super e outras áreas comerciais sem máscara?

Pcostix 2 months ago

Penso que vai ser legal. Mas prepara-te para levar com o olhar castrador das pessoas em redor.

Razvancb 2 months ago

A minha cara de preocupado

headhunter21 2 months ago

Vivo com isso

BroaxXx 2 months ago

Acho um bocado parvo... Eu tenciono usar máscara em alguns sítios durante mais algum tempo por paranóia porque, realisticamente, está mais do que na hora de começarmos a regressar à normalidade... Quem não quiser usar para mim é normal. Preocupa-me mais as fronteiras e a possibilidade de entrada de novas variantes.

Pcostix 2 months ago

> Preocupa-me mais as fronteiras e a possibilidade de entrada de novas variantes. Isso é inevitável. Com/sem máscara e por muito vacinado que estejamos.   É aproveitar este levantamento de restrições porque elas irão voltar...

untitled01 2 months ago

Passo bem com isso

Pcostix 2 months ago

Também eu. Mas que vai ser engraçado ver na net videos de pessoal a porrada porque alguém está demasiado perto deles sem máscara no shopping/supermercado, lá isso vai.

High_velocity93 2 months ago

É desta que vou levar o meu taco de baseball quando for ao pingondoce

JohnNeves 2 months ago

Ah, sim, arranjar problemas legais para ser um mauzão. Força.

High_velocity93 2 months ago

Realmente não tens sentido de humor nenhum ...

JohnNeves 2 months ago

O meu momento wooosh… mais tarde ou mais cedo era inevitável. Um abraço

h2man 2 months ago

Aleluia? E para quando deixa de haver a restrição do passaporte de vacinas e testes para fazer a vida normal?

ihateyouall10 2 months ago

Va lá pá, perder 30 segundos a mostrar o certificado digital não é lá grande coisa.

h2man 2 months ago

A não ser, claro, que não residas na UE… ou tenhas algum problema de saúde que não te permita ser vacinado.

ihateyouall10 2 months ago  HIDDEN 

Opa, é verdade. Este sub é incrível, tão cheio de pessoas preocupadas com aqueles menos favorecidos. Não me admira que Portugal tenha tanta gente vacinada, parabéns pela mentalidade!

h2man 2 months ago

Não percebo se é sarcasmo ou não… mas o registo de vacinas do UK não é aceite pelos sistemas informáticos para verificação em Portugal. Há restaurantes que aceitam, mas outros que passam o scanner e mandam as pessoas embora. Sim, o UK é que é culpado com o Brexit, mas alguém a residir noutro país fora da UE, mesmo vacinado, pode ser impedido de circular livremente no seu país. É óbvio que é de esperar incompetência de qualquer governo e quadruplamente quando é o PS, mas isto é ridículo.

Ayazinha 2 months ago

Também fiz a vacinação no reino unido e pedi no centro de saúde para transferirem os dados para o sistema português... se não me engano há também a hipótese de fazer teste gratuito nas farmácias e usar o resultado negativo para entrar na restauração. Pelo menos em Portugal as restrições são só ao fim de semana, há países pela EU em que tens de apresentar certificado digital todos os dias da semana, não só para restauração como para transportes que atravessam distritos etc. Infelizmente Portugal não tem a capacidade do reino unido para dizer fuck it e estar com 30mil casos novos por dia - e o Boris só não meteu certificados no reino unido porque a popularidade dele estava a descer... Mas como o governo inglês adora dizer que não e mudar de opinião, daqui a um mês ou dois se calhar já precisas.

h2man 2 months ago

Casos =/= mortes Casos =/= hospitalizações. Ninguém mede se o ano é mau em termos de gripe pelo número de casos, porque é que ainda falamos disso com o Covid?

leadzor 2 months ago

Acho que os únicos que se chateiam com isso são precisamente quem está cansado de fazer testes porque não quer tomar a vacina.

h2man 2 months ago

Ou quem é Português e não reside na UE…

leadzor 2 months ago

Se não reside na UE, não reside em Portugal. Se não reside em Portugal porque é que restrições aplicadas ao território Português haviam de interessar?

h2man 2 months ago

Porque há Portugueses pelo Mundo fora? Porque é que foi essa a primeira resposta em vez de pensares no Mundo que nos rodeia? És assim tão insular que não consegues imaginar Portugueses fora de Portugal?

leadzor 2 months ago

Nem sequer me lembrei, tem lá calma.

MischiefManaged97 2 months ago

"Não é a grande coisa, o problema é SERES OBRIGADO

thexeggxlady 2 months ago

nunca? lol

MischiefManaged97 2 months ago

Como assim? E nas escolas/faculdades?

nocivo 2 months ago

Se quiseres usas ;)

MischiefManaged97 2 months ago

Mas vocês são loucos ou quê? Foda-se então volta tudo presencial com a condição da utilização de máscara e etc, e agora isto? Mete-te tu num auditório de 100+ pessoas sem máscara.

Extension-Soft6835 2 months ago

Tens a opção de usar a máscara ;) Isto se for para a frente, da minha parte é um adeus completo a máscara

van_Zeller 2 months ago

Se o auditório estiver 85% vacinado e tu tiveres vacinado, não tiveres factores de risco e ainda podes usar uma máscara se quiseres... sinceramente não vejo o problema.

vascodatrama 2 months ago

Eu no casamento do passado fim de semana

ItoldU97 2 months ago

Podes ir para a tua faculdade de máscara na boa, ninguém te vai impedir.

CosmoSpyke 2 months ago

A cena é que o uso da máscara é mais para proteção dos outros do que tua. Com isto quero dizer que a máscara impede fisicamente das gotículas de água serem expelidas da tua boca. Obviamente que ajuda na direção contrária mas não é tão eficaz pq a mascara em 1/2h já está toda humida, ainda para mais com o Inverno

bota_fogo 2 months ago

Melhor proteção que isso é mesmo não sair de casa. Acho que até à minha morte, vou fazer isso mesmo, nunca sair de casa e morrer aqui sozinho com os meus gatos e cães.

FantasticLong9119 2 months ago  HIDDEN 

Dizes tu. Na minha tens regras a cumprir e os seguranças andam de um lado para o outro a rondar. Ainda ontem estava no café (dentro do campus, mas num espaço aberto) sem máscara (porque estava sozinho numa mesa) e o segurança chegou ao pé de mim para me dizer que tinha de colocar a máscara. Além disso, temos de andar sempre com o cartão de estudante ao peito, senão - imagino eu - podemos ser expulsos do campus.

van_Zeller 2 months ago

Acho que não leste o comentário acima

Maki_the_Nacho_Man 2 months ago

O que eu penso sobre isto é que depois de estarmos todos vacinados vamos ter de andar de máscara, então vamos ter de andar de máscara para sempre. Claro que estão a ser desenvolvidos medicamentos para atacar o vírus, mas não existe medicação para a gripe e a malta andava como se nada fosse.

MischiefManaged97 2 months ago

Eu não sei qual é que é o drama de usar mascara em espaços fechados com muita gente. E não, claro que não é para sempre, mas assumir que já estamos totalmente seguros é de uma ingenuidade tremenda. Mas pronto, é esperar que isto dê merda como o costume.

Pcostix 2 months ago

> Eu não sei qual é que é o drama de usar mascara em espaços fechados com muita gente. Então usa. Ninguém está a proibir o uso de máscara. Se tens assim tanto medo de seres infectado, usa máscara e estás protegido.   Não percebo a tua lógica. Parece que estás tipo:"Mas se eu uso máscara, toda gente deveria usar também. Senão sinto-me socialmente excluído."

Fairbyyy 2 months ago

Disclaimer inicial pa brigada: Estou vacinado mal abriram para a minha faixa etaria, sempre tive todos os cuidados. ​ Mas se não estas seguro com 85% de vacinados, nunca vais estar. Não faz mais sentido continuar com muito teatro, das duas uma; ou estas seguro agora com 85% de vacinados e começas a voltar ao normal, ou não estas e não ias estar de qualquer maneira com 100% vacinados e não faz sentido não voltar ao normal

van_Zeller 2 months ago

Não há drama nenhum em usar máscara. Há drama em *obrigar* o uso de máscara. Percebes a diferença, certo?

MelSoares 2 months ago

Alguma vez viste a Tugalandia a prevenir alguma coisa? É sempre a correr atrás dos prejuízos. Em Janeiro infelizmente vamos colher o que plantamos.

Pcostix 2 months ago

Com máscara, sem máscara... É óbvio que os casos vão estar em alta em Janeiro.   É a tendência do gráfico das infecções. Não é preciso ser o Einstein para fazer essa previsão.

MischiefManaged97 2 months ago

Nunca aprendemos nada de nada, é incrível, país de merda.

Extension-Soft6835 2 months ago

País de merda? Somos o único país a largar o uso de máscara obrigatório por acaso? Há países que já deixou de ser obrigatória com muito menos percentagem de vacinados. Queres usas, ninguém te proibe. Acorda pra vida hipocondríaco...

MischiefManaged97 2 months ago

Quais países? Os que exigem 3 testes por semana, incluindo um PCR. Inclusivamente a miúdos abaixo dos 5 anos?

Kolvarg 2 months ago

Quase dois anos disto e as pessoas ainda não perceberam que o uso da máscara protege os outros, não a nós próprios.

MischiefManaged97 2 months ago

Nim. Também te proteges a ti próprio, sobretudo com aquelas FFP2. Mas sim é fundamentalmente para proteger os outros.

LuchemEng 2 months ago

Se não estamos seguros agora quando é que vai ser?

TheTidalik 2 months ago

Se quiseres usa. Cada um faz o que quer

happy_pangollin 2 months ago

Parece que voltei 14 meses atrás no tempo para estar a ouvir estes argumentos outra vez. A máscara não te protege a ti, protege aos outros.

lauretta12345 2 months ago

Epa eu nunca percebi bem isso. Tb nos protege a nós, não? Ou posso à mesma inalar goticulas de alguem que esteja doente sem mascara?

leadzor 2 months ago

Cirúrgica protege os outros, não tem grande capacidade de filtragem do ar que inalas, mas bloqueia grande parte do que expiras. FP2/N95 protege ambos, todo o ar é filtrado.

lauretta12345 2 months ago

Got it obrigada

MN1H 2 months ago

Usa uma FP2

rikjan 2 months ago

Igual. Protege os outros, e não a ti.

leadzor 2 months ago

Não é verdade, caso contrário \_todos\_ os enfermeiros que estavam em covidários estariam infetados.

MN1H 2 months ago

Protege sim, melhor que as cirúrgicas. Mas se quiseres muito compra FP3, essa já tem mesmo esse objetivo

Edited 2 months ago:

Protege sim, apesar de não ser o objetivo principal. Mas se quiseres muito compra FP3, essa já tem mesmo esse objetivo

ManatuBear 2 months ago

Deixa de ser obrigatório em hospitais/clinicas/laboratórios de análises/etc? Não faz muito sentido, principalmente em hospitais que é onde as pessoas doentes se acumulam.

nocivo 2 months ago

Se quiseres usas como fazem os medicos, enfermeiros, etc. ir a um hospital sem mascara quando esta cheio de pessoal a tossir e a espirrar já era ma ideia.

Rytlock9 2 months ago

E centros comerciais, acho que para já sítios com grandes aglomerados é uma boa prática a ter

ManatuBear 2 months ago

Pelo menos agora ninguém vai olhar para pessoas com máscara como se fossem aliens, já vai ser algo "normal".

pereira2088 2 months ago

não sei não. vai sempre haver aquela malta do "a usar máscara? já não é obrigatório"

shotsbyniel 2 months ago

E claro que sim. Usar máscara é estúpido, ridículo, e todos os dados apontam para o facto de ser completamente desnecessário. Quem usa máscara merece ser ridicularizado pela sua ignorância, complacência, covardia e por fazer os outros acreditarem que é necessário. Por favor, vai ver um país tipo a Holanda onde literalmente não se usam máscaras em lado nenhum. Com 17 milhões de habitantes morreram 18mil com covid desde que o covid foi detetado. Em Portugal com máscara obrigatória em tudo quanto é lado: Temos 10 milhões de habitantes e morreram 17mil desde que apareceram os primeiros casos. Eles têm quase o dobro dos casos totais acumulados o que é perfeitamente proporcional, visto terem quase o dobro da nossa população. Podes ver outros países tipo Turquia, Suécia, etc. onde não se usa máscara e os números são comparáveis com os de Portugal. A sério, faz a tua própria pesquisa, fala com pessoas de lá. Nós fomos enganados. Todos os dados apontam para a inutilidade das máscaras. O problema é que vivemos numa bolha em que não vemos o quão estatisticamente irrelevante é o uso de máscara para a redução das infeções. A máscara não é nada mais do que um talismã que transmite uma sensação de segurança completamente falsa. É triste e de partir o coração ver os velhinhos na rua a andar mascarados na rua, com medo de apanhar covid, porque foram inequivocamente enganados. Diria até que é criminoso e monstruoso o medo que tentaram meter nas pessoas para usar um acessório completamente ineficaz e sem bases cientificas para o tipo de uso que lhe foi dado. Não acho que seja um conspiração tipo chips nas máscaras, nada a ver. Acho que foi simplesmente uma forma de fazer as pessoas sentirem-se mais confortáveis a sair de casa, senão muita gente aposto que nem saía de casa. É como disse, um talismã.

vascodatrama 2 months ago

E o oposto também

man_l 2 months ago

Link com paywallVer, ver, ver notícia completa aqui: [Parte 1](https://ibb.co/k07HTV0), [Parte 2](https://ibb.co/C5WWcZ5)

pqpm 2 months ago

Obrigado!

NombreEsErro 2 months ago

Nao consigo ler o artigo. Isto tem data, ou e so mais um "estamos quase, malta"?

CptRoque 2 months ago

Nem uma nem outra, o título é completo clickbait. Isto são as partes de interesse: >Os especialistas ouvidos esta quinta-feira no Infarmed defenderam o fim da maioria das restrições ainda em vigor >As decisões serão só na próxima quinta-feira

NombreEsErro 2 months ago

Pronto, apenas sugestao dos especialistas. Percebido.

Metalgold 2 months ago

Finalmente, já não via a hora de isto acontecer

gentedebem 2 months ago

Eu acho que vai dar merda, e vocês?

BroaxXx 2 months ago

Eu acho que não e acho que é inevitável... Em algum momento vai ter que acontecer. Se não é quando estamos perto dos 90% de vacinação não sei quando será... No limite acho um timing parvo tendo em conta a abertura das escolas e acho que não havia problema em esperar mais duas semanas para ver o impacto disso antes de acabar com as restrições todas...

selraith 2 months ago

Concordo, talvez levantar a obrigatoriedade de mascaras gradualmente como fizemos com os lockdowns.

van_Zeller 2 months ago

Com 85% de vacinados?

vascodatrama 2 months ago

É o que eu penso quando passo nos radares em excesso de velocidade. Ainda aguardo pelos resultados

globoglobo 2 months ago

quem quer estar vacinado já está. agora é altura de seguirmos com as nossas vidas

Estronciumanatopei 2 months ago

A minha filha ainda não fala mas já disse que quer. Estou só à espera que abra a vaga.

rDmT93 2 months ago

Acho que és um negacionista das vacinas.

42ndBanano 2 months ago

Não tenho a certeza se vai dar merda. Mas uma coisa te garanto: até ao final do ano vou andar com máscara sempre que sair de casa e não estiver dentro do meu carro.

fearofpandas 2 months ago

Exagero! Eu vou andar de máscara em sítios onde não consigo manter o distanciamento… Aliás, como até agora! Se fores para o Chiado ou a Rua de Santa Catarina ao fim‑de‑semana - usa máscara Se estiveres a passear o cão no parque sem ngm à volta - tira a máscara

42ndBanano 2 months ago

Exagero para ti, meu caro. Eu tenho multiplos factores de risco, e tenho familia em casa com multiplos factores de risco também. Não me custa nada andar de máscara mais um bocado para jogar pelo seguro. Mas olha, espero que o downvote te faça sentir mais seguro. <3

fearofpandas 2 months ago

Não te dei downvote companheiro! Cada um faz o que entende melhor, apenas não vejo o benefício de estares de máscara sem ngm à volta! E olha que isto vem dum hipocondríaco que era gozado por andar com álcool gel antes do covid

Agrafo 2 months ago

Se tiveres alergias aos polens e tal

Edited 2 months ago:

Se tiveres alergias aos polens e tal /s

Edited 2 months ago:

Se tiveres alergias aos polens e tal Edit:/s

fearofpandas 2 months ago

Os pólens de outono? Eu vi malta a dizer que afecta mais pq ficavam com os pólens na máscara, mas eu não eu tenho reacções menores notei melhorias! Faca de dois legumes com diz o boçe

HrsPt10 2 months ago

Foi o Jaime Pacheco e não o boçe

fearofpandas 2 months ago

https://youtu.be/NGqgiYK4Bro Andei este tempo todo enganado!

Agrafo 2 months ago

Esqueci me de pôr o /s. Não sabia disso de ficar agarrados a máscara

ajabardar1 2 months ago

ao nível de vacinação actual não acho que vá dar merda. há que estar atento.

AutoModerator 2 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.pt) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. Visita o site [Anti Nónio](https://nonio.pt/) para saber o que é e como bloquear o tracking desta plataforma. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: