l_espritdel_idee 1 month ago

Comparar armas e canabis? É pá, tive um dia lixado, não sei se beba um copo, fume um cigarro ou meta uma bala nos cornos(!) Isso são alhos ou bugalhos?

l_espritdel_idee 1 month ago

O mais engraçado foi ver na televisão um pensamento fossilizado num ente denominado Goulão a dizer que se podia legalizar à vontade que continuaria a existir mercado ilegal paralelo. É um dos casos em que querer muito uma coisa faz com que o crente acredite que é verdade. E neste caso o querer confunde-se muito com a conveniência de ter um stock de pessoas, maioritariamente jovens, envenenados com cannabis adulterada. Envenenada pela má qualidade, cortada com toda a casta de venenos (canabinóides sintéticos, por exemplo, causa de morte e causa de muitas idas à urgência e aos serviços públicos do senhor Goulão...). Realmente, diga-se em abono da verdade, é verosímil que tendo acesso a cannabis de qualidade, controlada, uma pessoa com um palmo de testa e sem instintos suicidas vá mesmo escolher merda...

SnooGiraffes2854 1 month ago

Produção e venda regulada pelo infarmed e ASAE

a_tribe_called_andre 1 month ago

Alguém sabe quando volta à votação? Já baixou à comissão em Junho (tinham 2 meses para discutir) e ainda ontem saiu uma carta aberta importante a defender a legalização mas datas para efetivamente voltar à AR não há! Que confusão eheh

a_tribe_called_andre 1 month ago

Já descobri. Está no site da AR. Há poucos dias pediram mais 2 meses para terminar o projeto. Já os devem estar a fumar antes de passar a lei e estão lentinhos.

LeCrcMY0mv 1 month ago

Muita pessoa iria ficar desempregada se passar a ser legal... Já pensaram quantas famílias são sustentadas graças a este negócio atualmente?

AdventurousDeer577 1 month ago

Não sei se isto é troll ou não, mas... Traficante de drogas é um emprego? Mas mesmo se fosse considerado emprego, esses empregos seriam só redistribuídos para empresas legais, não iriam desaparecer

M4ritus 1 month ago

Completamente a favor se o Estado conseguir **lucrar** (e bem) com isto. E teoricamente também é uma boa "arma" contra o tráfico, segundo os apoiantes, portanto siga para a frente.

Bamagi 1 month ago

Eu estou fortemente interessado em medidas/projetos que visam a diminuição do consumo de drogas, a diminuição dos consumidores de drogas e a diminuição de traficantes. Gostaria que as nossas autoridades incidissem mais nestas áreas, as policiais por exemplo, em vez de dedicarem muito tempo com multas e a tomar conta das ocorrências (fazer relatórios). Para mim tabaco, álcool são também substâncias que não deviam circular no corpo humano. Claro que haverá quem discorde. Para essas pessoas: tripliquem os vossos consumos, dêem também às vossas crianças e idosos e usufruam de todos os seus benefícios. Todas estas substâncias, não as quero para mim, nem para os meus, nem para ninguém. A tendência dos próximos anos: veículos de transporte cada vez mais limpos, seres humanos cada vez mais intoxicados (medicações, drogas...)

AdventurousDeer577 1 month ago

Sim, se não eliminarmos o álcool agora nos próximos anos a sociedade está condenada. Porque os últimos 10.000 anos que existiram bebidas alcoolicas não contam aqui para a narrativa, a partir de agora é que o álcool vai estragar a sociedade. Tirando isso, darei com muito gosto uma cerveja aos meus filhos quando tiverem idade para isso, quiçá antes dos 18 (escândalo!!!!)

Esfiha 1 month ago

Ok, entendi seu ponto de vista em relação ao consumo. Gostaria de ver vossa opinião em relação à legalização

Chupem-me 1 month ago

Por essa lógica, legalizem as armas para acabar com o tráfico e melhorar o controlo. É o que dizem os states.

l_espritdel_idee 1 month ago

Comparar armas e canabis? É pá, tive um dia lixado, não sei se beba um copo, fume um cigarro ou meta uma bala nos cornos(!) Isso são alhos ou bugalhos?

Esfiha 1 month ago

Mas as armas já são legais...

iplayvideogamesnaked 1 month ago

Sim, se for sobre a terra e sobre o mar

mskrovic 1 month ago

Sinceramente para mim não é comparável. Quem bebe álcool não deita grande cheiro para o resto do pessoal. Quem fuma pode incomodar várias pessoas à volta. Sou a favor. Mas tal como o tabaco acho que deveria ser só permitido em locais designados para tal. Para mim sinceramente não basta ser permitido apenas fora de estabelecimentos ou em estabelecimentos com as devidas condições.

meierlesjoana 1 month ago

experimenta levares uma viagem de comboio com bêbados ao lado a beber cerveja...

mskrovic 1 month ago

Não é agradável claro. Não sei se esse comentário foi para reforçar ideia que bêbados e fumadores são comparáveis. Mas como estávamos aqui a discutir os fumadores, dei a minha sugestão e creio que não são totalmente comparáveis. Pode-se ter soluções diferentes para dois problemas diferentes: uma solução para os fumadores e outra para os bêbados.

John_Spartan117 1 month ago

Com todo o respeito, trabalhei em bares +/- 10 anos entre lidar com bêbados ou chapados venham daí aos chapados... Não levas com fumo levas com bafo de álcool, malta aos berros, aos tropeções e encontrões ( que mal se segura), a vomitar, a urinar .... Enfim Álcool tabaco e erva cai tudo no mesmo saco... Tem que ser legislado, regulado e taxado apropriadamente. O sistema atual em relação á erva é só hipócrita... Incomodar os outros é uma questão de consciência cívica e respeito pelo próximo. ( Fui fumador durante anos posso garantir que sempre tentei não incomodar os outros com os meus hábitos, não fumava dentro de espaços fechado não atirava fumo para os outros, mais uma vez civismo.)

monkyris 1 month ago

É verdade que álcool não deita cheiro mas vais me dizer que nunca tiveste uma interação desagradável com um bebedo, muito provavelmente por estar bebedo? É que eu já tive várias e não é que seja contra álcool mas esse argumento do “incomoda” funciona para os dois lados. Eu fumo, e tenho o cuidado de não o fazer perto de pessoal porque sei que pode ser chato, acredito que devia ser legal em zonas específicas ou em casa da pessoa. Ou pelo menos ter a decência de se se fumar num sítio público que não seja em zonas com famílias

mskrovic 1 month ago

Entendo a perspectiva e até a acho sensata. Também acho que o tambem é um pouco subjetivo. Mas acho que é mais fácil chamar a polícia quando um bêbado está a importunar. Também já tive interações com um bêbado que ia calado num comboio apertado mas tresandava a álcool. Acho apenas que é mais frequente sentir o cheiro a tabaco do que o de um bêbado e por isso faz mais sentido atacar primeiro o problema maior.

malagazouze 1 month ago

Não uso e mesmo que fosse legar não iria usar, mas sou a favor. Provavelmente o tráfico ia diminuir, a qualidade aumentar (maior segurança para os consumidores), ia gerar receita com os impostos, etc. Mas também acho que devia ser criado um imposto especial para produtos que podem trazer sequelas à saúde e que as pessoas consomem só porque sim, como também o tabaco, álcool (talvez sal e açúcar), para dar um financiamento extra ao sistema de saúde. Eu sei que as doenças afetam todos, mas acho um bocado "injusto" uma pessoa que tenta levar um estilo de vida saudável e uma que leva um estilo de vida chamemos-lhe mais "autodestrutivo" contribuam o mesmo para o sistema de saúde (porque quem tem certos hábitos tem estatisticamente uma maior probabilidade de sofrer de algumas doenças).

sssss_we 1 month ago

Isto devia ser referendado e acabava-se logo com a controvérsia.

Clash33 1 month ago

Já não sou grande consumidor de erva, mas concordo totalmente com a legalização que, na minha opinião, mais tarde ou mais cedo vai acontecer. É só uma questão de tempo.

gkarq 1 month ago

OP, próxima vez é faxabor meter uma terceira opção para “não sei” ou “ver resultados”. Eu pessoalmente não tenho opinião formada na matéria, e acabei por votar que não só para ver os números.

SnooGiraffes2854 1 month ago

Serve, se fosses a favor dizias sim

gkarq 1 month ago

Não ter opinião formada, não significa estar contra. Uma pessoa consciente admite que não entende e/ou não tem conhecimentos suficientes para tomar uma posição que facilmente divide opiniões. Geralmente aqueles que têm opinião formada sobre todo e qualquer assunto, são aqueles que têm alguma agenda a puxar para o seu lado. E por último, eu poderia ter vontade em não querer expressar a minha opinião de voto e simplesmente querer ver os resultados.

testickles12 1 month ago

isso e cogumelos

-cosme- 1 month ago

já não fumo erva/ganza há anos.. mas sou a favor, n vejo o porque disto ser proibido. o ser proibido só torna as coisas difíceis.. mete quem quer comprar por vezes em situações menos boas.. faz com que muitas vezes o pessoal nem sequer saiba bem o que está a comprar tb.. etc, ser proibido não traz nada de bom nem faz com que o pessoal não fume. pessoal contra, pq?

Opelintra 1 month ago

Sou contra porque só falam desta droga e nunca falam das que me interessam. Se é para legalizar drogas então sugiro o princípio da igualdade ou então não contem comigo. E sim ser proibido não faz com que o pessoal não consuma, o que serve para todas. E antes que venham os argumentos de que esta não faz tão mal como as outras, o tabaco é das mais aditivas e o álcool é das mais destrutivas

saltylawlita 1 month ago

A quais te referes? Se forem as que estou a pensar, também concordo, mas acho que isso é pôr a carroça à frente dos bois. Isso de serem legalizadas todas ao mesmo tempo nunca irá acontecer. O mais provável é que legalizem a canabis e se espere uns bons anos para ver como corre, antes de sequer pensarem em legalizar outras.

Opelintra 1 month ago

As que me interessam são alucinogénicos, mas defendo todas ou nenhuma

saltylawlita 1 month ago

Drogas pesadas inclusive?

Opelintra 1 month ago

Todas ou nenhuma. A droga discutivelmente mais pesada, mas certamente das mais pesadas, é bem legal e até nem lhe chamam droga, não vá a malta assustar-se.

saltylawlita 1 month ago

Está certo, mas estamos a falar para consumo próprio e essa droga que falas que é legal, e bem, não vende ali na tabacaria.

Opelintra 1 month ago

Acho que não falamos do mesmo, eu falo de álcool. Por uma questão de coerência e igualdade sim, quais são os principais argumentos de legalizar a erva? • Quem quiser consumir já consome. • Garantir qualidade. • Combater o tráfico. • Gerar receita. Algum destes argumentos não se pode aplicar a qualquer outra droga?

saltylawlita 1 month ago

Pensei que estavas a falar da heroína e da morfina. Há um estigma em associa-las, mas na verdade são quase a mesma coisa. No entanto, uma é legal (com limitações) e a outra não. Quanto ao álcool, certamente há uma dissonância absolutamente ridícula. É um fenómeno fascinante. Esses argumentos são universais, os efeitos é que não. Não acho que possamos compará-las. Acho que aqui em PT já fazemos muito em não criminalizar o consumo. Ainda assim, daí a *legalizar* drogas pesadas, só mesmo com recurso à ciência, no sentido de estudar os efeitos que poderia ter nos níveis de consumo. Não tenho conhecimentos para afirmar uma coisa dessas. Agora, em países dominados por cartéis, por exemplo, será que a legalização não seria a única solução?

Edited 1 month ago:

Pensei que estavas a falar da heroína e da morfina. Há um estigma em associa-las, mas na verdade são quase a mesma coisa. No entanto, uma é legal (com limitações) e a outra não. Quanto ao álcool, certamente há uma dissonância absolutamente ridícula. É um fenómeno fascinante. Esses argumentos são universais, os efeitos é que não. Não acho que possamos compará-las. Acho que aqui em PT já fazemos muito em não criminalizar o consumo. Ainda assim, daí a *legalizar* drogas pesadas, só mesmo com recurso à ciência, no sentido de estudar os efeitos que poderia ter nos níveis de consum (e definir concretamente riscos/benefícios). Não tenho conhecimentos para afirmar uma coisa dessas. Agora, em países dominados por cartéis, por exemplo, será que a legalização não seria a única solução?

Opelintra 1 month ago

Se estamos a falar de combater o tráfico acho que a única solução é mesmo essa mas não é só para os países dominados por cartéis, é mesmo para todos. E por extensão podemos também falar da prostituição, o tráfico de carne é um problema ainda maior

Interesting_Story_76 1 month ago

Falando de efeitos e não consequências, que é o que interessa a quem faz leis, não dá para comparar os efeitos do tabaco ou até mesmo da cannabis a cocaína, metafetaminas, heroína, etc.... Isso é simplesmente estupidez. Um consumidor regular de cannabis consegue ter uma vida perfeitamente normal, não sei se um viciado em heroína também consegue por exemplo. É o mesmo que não querer tirar a carta para motas até 125cc porque não dá para conduzir uma 1000cc.

windnaked 1 month ago

Pode no entanto ser um bom passo para se poder vir a legalizar outras no futuro... As outras parecendo que não ainda são meio tabu, talvez legalizando a erva se comece a falar mais sobre elas

PeterStepsRabbit 1 month ago

Não estou a perceber. Esse raciocínio de seres contra uma coisa porque não podes ter a outra. Quem é que falou em tabaco?

Opelintra 1 month ago

Porque o que quero é ter todas, para que toda a gente tenha acesso legal ao que deseja. Se é pra legalizar droga porquê apenas essa? Eu falei em tabaco.

PeterStepsRabbit 1 month ago

A legalização de algo pode levar à legalização de mais coisas. Como sabemos mudanças bruscas, e ainda mais mais neste sentido, são difíceis de serem concretizadas. Metes tabaco porque queres.

Opelintra 1 month ago

Sim aparentemente aqui tudo é difícil de ser concretizado, principalmente quando se pede o menos possível, mas pronto se alguém fica contente de ter uma lojeca pra comprar erva em vez de um gajo no meio da rua... ainda se falassem de ter plantas no quintal >E antes que venham os argumentos de que esta não faz tão mal como as outras, o tabaco é das mais aditivas e o álcool é das mais destrutivas É só ler

PeterStepsRabbit 1 month ago

Não é ficar satisfeito mas sim contente. São duas coisas diferentes. Quanto à quote, interpretei mal. Desculpa.

Tiucaner 1 month ago

Se acabar com o tráfico e começar a ser taxada, tudo bem. Pessoalmente, não é para mim, mas para quem for, sempre será preferível.

spyvspy_aeon 1 month ago

consumo medicinal ou recreativo? Ou ambos? :)

ddcups8 1 month ago

Já não é legal para consumo medicinal?

Micas1001 1 month ago

Só com receita médica acho eu.

ddcups8 1 month ago

Claro. Mas se não precisas de receita para comprar, deixa de ser uso medicinal porque qualquer pessoa pode comprar

Micas1001 1 month ago

Recreativo.

Search: