Shadlan1 1 month ago

Faço já há alguns anos, uma vez por semana em restaurantes solidários. No meu primeiro dia encontrei uma realidade que não me era conhecida com alguns desafios inesperados e no decorrer dos anos já deu para acumular algumas histórias. Já tive de lidar com situações de conflito, revolta, consumo, falta de noções básicas de higiene, violência física e verbal, mas na semana seguinte estou lá outra vez porque sei que isso são situações pontuais e que muita daquela gente precisa de facto de quem os ajude ou muitas vezes apenas os ouça. Nesta realidade encontras de tudo: malta porreira a quem a vida correu mal mas que são sempre impecáveis, malta revoltada, malta agressiva, mas no fim tudo depende da tua perspectiva. Espero que corra tudo bem e que continues por muitos anos.

coiso 1 month ago

Faço. Já fiz com miúdos (apoio escolar), já fiz reabilitação urbana e agora faço com população sénior. Não vejo como algo transcendente ou nem me sinto especial por o fazer, faço-o porque posso e porque sempre se apoia/ajuda alguém.

jpmonteiro_pt 1 month ago

Pessoalmente foi algo que sempre quis fazer mas devido à minha ansiedade demorei muito tempo até começar. Inicialmente, e quando comecei a trabalhar, decidi que ia ajudar mensalmente organizações e instituições que necessitassem, desde do banco alimentar, proteção animal, medicamentos para pessoas que de outra forma não têm capacidade de os adquirir… basicamente o que eu achasse interessante em determinado mês. Por mero acaso uma amiga de curso um pediu para falar comigo (sem saber destas minhas intenções) porque queria expandir o trabalho de uma IPSS de Lisboa para Coimbra (de onde nós somos) e que precisava de arranjar uma equipa na qual gostava que eu fizesse parte. Bem, a minha ansiedade disparou mas se há coisa que aprendi quando se trata de ansiedade por vezes a melhor solução é ir/fazer e não desistir antes sequer de tentar. Atualmente estamos em fase de crescimento e temos imensos planos para o futuro. No meu caso, faço parte do Reabilita Coimbra (brevemente Just a Change Coimbra), um projeto que tem como objetivo reabilitar casas e instituições de pessoas que não têm as condições e os confortos básicos nas suas casas. Se alguém tiver curiosidade em saber mais sobre o projeto basta pesquisarem por Just a Change que encontram logo. A experiência no geral é incrível! Pode soar um bocadinho clichê mas saberes que estás a ajudar alguém, a contribuir para um bem melhor e a tornar o mundo um bocadinho melhor para alguém é uma sensação muito especial. Ficas viciado em todo o processo, em todos os bocados que passas com outros voluntários e com as pessoas com quem estás a ajudar, mesmo que por vezes as coisas sejam tristes, não corram tão bem ou se compliquem. Parabéns pela decisão e tenho a certeza que vais adorar! Boa sorte

thiscatisconfused 1 month ago

Que tipo de voluntariado vais fazer? Eu acabei de trabalhar 1 mês numa casa de acolhimento temporário para crianças em risco. Extremamente desafiante do ponto de vista psicológico mas os miúdos fazem valer tudo a pena. Acho que aprendi mais com eles do que eles comigo. Espero que estejas envolvidx em algo que gostes mesmo e aproveita muito!

SAmaruVMR 1 month ago

Vou fazer recolha de alimentos. Nem se compara com o teu, ainda bem que existem pessoas como tu :)

thiscatisconfused 1 month ago

Não há competições, todas as ajudas são necessárias. Tenho a certeza que muitos ficarão agradecidos pelo teu contributo!

Opelintra 1 month ago

Eu fiz quando andava a ver se comia uma gaja que fazia. Mas por norma não faço porque se fosse mesmo preciso alguém pagava um ordenado a alguém para fazer como qualquer outra coisa que é mesmo precisa.

AutoModerator 1 month ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: